BR202013027029Y1 - Conjunto para higiene de bolsa de colostomia - Google Patents

Conjunto para higiene de bolsa de colostomia Download PDF

Info

Publication number
BR202013027029Y1
BR202013027029Y1 BR202013027029-1U BR202013027029U BR202013027029Y1 BR 202013027029 Y1 BR202013027029 Y1 BR 202013027029Y1 BR 202013027029 U BR202013027029 U BR 202013027029U BR 202013027029 Y1 BR202013027029 Y1 BR 202013027029Y1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
bag
colostomy
hygiene
toilet
funnel
Prior art date
Application number
BR202013027029-1U
Other languages
English (en)
Other versions
BR202013027029Y8 (pt
BR202013027029U2 (pt
Inventor
Leda Pessanha da Mata
Original Assignee
Lm Da Mata - Me
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Lm Da Mata - Me filed Critical Lm Da Mata - Me
Priority to BR202013027029U priority Critical patent/BR202013027029Y8/pt
Publication of BR202013027029U2 publication Critical patent/BR202013027029U2/pt
Publication of BR202013027029Y1 publication Critical patent/BR202013027029Y1/pt
Publication of BR202013027029Y8 publication Critical patent/BR202013027029Y8/pt

Links

Landscapes

  • Orthopedics, Nursing, And Contraception (AREA)
  • Non-Flushing Toilets (AREA)

Abstract

resumo conjunto para higiene de bolsa de colostomia refere-se o presente modelo de utilidade a um conjunto portátil para higiene de bolsa de colostomia que compreende uma mesa (1) com um orifício (2) em sua superfície plana, dotada de pernas (3) que podem ser rebatidas junto à face inferior da superfície plana e, adicionalmente, permitem que a altura da mesa (1) seja ajustada à altura da pessoa em pé. para o direcionamento dos dejetos para o interior do vaso sanitário, um funil (4) de material descartável é adaptado no orifício (3) da superfície plana e uma mangueira (5) que serve para efetuar uma lavagem final tanto no interior da bolsa quanto do funil antes do descarte. 1/1

Description

CONJUNTO PARA HIGIENE DE BOLSA DE COLOSTOMIA CAMPO DE APLICAÇÃO
O presente modelo de utilidade encontra seu campo de aplicação dentre os conjuntos portáteis destinados ao descarte do material acumulado em bolsas de colostomia e sua higienização.
ESTADO DA TÉCNICA
Colostomia, em uma abordagem bem simples, é a retirada cirúrgica de uma porção do intestino grosso de um paciente.
Este tipo de cirurgia é indicado no caso de doenças gastrointestinais crônicas, severas e intratáveis, tais como colite ulcerativa grave, doença de Crohn, em certos tipos de câncer de cólon ou, ainda, na ocorrência de algum acidente que destrua o intestino grosso ou parte dele. Assim sendo, este tipo de cirurgia pode ser de caráter definitivo ou de caráter temporário.
Retirada a parte afetada, ou mesmo todo o intestino grosso, o restante do intestino é ligado à parede abdominal por uma abertura artificial, a qual recebe o nome de ostomo. Externamente, a esta abertura é ligada uma bolsa que tem como finalidade coletar e acumular os dejetos resultantes da digestão do paciente.
Os cuidados necessários com a higienização da bolsa de colostomia são objeto de trabalho de equipes multidisciplinares, as quais atendem o paciente e seus cuidadores. São necessários cuidados de enfermagem sobre a higienização da bolsa e do ostomo, orientações sobre a alimentação, controlando-se a consistência das fezes e garantindo a nutrição adequada após a cirurgia, até que o paciente se acostume a fazer a higiene do interior da bolsa sozinho.
Para o colostomizado que não necessita de cuidados especializados e permanentes o procedimento para esvaziar e higienizar a sua bolsa de colostomia normalmente cumpre algumas recomendações e etapas de caráter geral que serão enumeradas a seguir:
- Uma bolsa de colostomia deve ser esvaziada sempre que ela for preenchida com um terço do seu volume total de modo a evitar vazamentos e um possível escape de mau cheiro para o ambiente próximo.
- Em posição sentada no vaso sanitário, deve-se levantar a bolsa por sua borda inferior e retirar um grampo que fecha essa borda.
- Deve-se dirigir a saída da bolsa em direção ao interior do vaso sanitário e, com os dedos, empurrar para baixo todas as fezes contidas na bolsa.
- É recomendável limpar a face interna da região da saída da bolsa com papel higiênico e examinar a bolsa cuidadosamente para identificar algum furo pequeno rasgo eventual e, caso encontre, substituir a bolsa imediatamente.
- Para enxaguar o interior da bolsa, um copo descartável com água deve ter sido previamente reservado antes de começar todo o procedimento, em seguida segurar a saída da bolsa para cima e despejar um pouco de água, fechar com os dedos a saída, promover uma leve agitação e esvaziar a bolsa no interior do vaso sanitário repetindo, se necessário, até a limpeza estar completa.
- Para terminar o procedimento, dobra-se a saída da bolsa e fechase sobre a dobra com o grampo.
A rotina acima descrita pode ser executada dentro da residência do paciente com um número mínimo de problemas associados a ela.
No entanto, existem pessoas colostomizadas, tanto do tipo temporário quanto do tipo permanente, as quais depois de passado o tempo de recuperação inicial, retornam à vida ativa e trabalham, passeiam, vivem enfim, e passam uma boa parte do dia fora de casa. É exatamente durante esse período que os inconvenientes surgem, como por exemplo, toaletes cuja higiene é duvidosa, frequentemente sem assentos ou com assentos quebrados e reservados de pequenas dimensões que dificultam
3/9 a movimentação.
A técnica tem tentado minimizar o desconforto em termos de esvaziamento e higienização das bolsas de colostomia.
O documento Pl 9901688-5 descreve um equipamento projetado para higienização em bolsa de ostomia drenável que compreende uma bacia de drenagem acoplada a um tubo de descarga, a qual é fixada a um braço articulável chumbado à parede de um banheiro e permite o deslocamento do conjunto desde uma posição rente à parede a uma segunda posição sobre o vaso sanitário. Fixa à canalização d'água do banheiro, também faz parte do equipamento um sistema de mangueira e esguicho para higienização da bolsa de ostomia. Neste caso a grande desvantagem é o equipamento estar fixado em uma parede de banheiro, como o da própria residência, uma vez que não existem banheiros públicos que estejam adaptados a essa necessidade, limitando a liberdade do portador da bolsa, fora da residência, ao tempo de enchimento desta bolsa e da necessidade de higienização.
O documento US 4,429,424 apresenta um dispositivo portátil para drenagem e recolhimento dos resíduos de uma bolsa de ostomia, a qual tem a forma de uma plataforma que é apoiada sobre as pernas do usuário.
O dispositivo é compacto e possui diversos compartimentos organizadores que podem conter artigos tais como guardanapos, panos, recipientes de descarte, tampas, etc.
O dispositivo tem um recipiente de descarga acoplado, o qual se localiza entre as pernas do usuário e, desta forma, libera as mãos deste para manipular a bolsa de ostomia durante o procedimento de drenagem. O recipiente de descarga contendo os resíduos da bolsa pode ser armazenado temporariamente e, em seguida, liberado para o lixo ou rede de esgoto.
Embora apresente a vantagem de não limitar o tempo do usuário fora de casa e permitir que desfrute de uma liberdade maior, a colocação
4/9 do dispositivo sobre as pernas não parece oferecer uma estabilidade tão grande assim, principalmente porque a posição sentada não é a mais confortável para esse procedimento de esvaziamento. Por outro lado, observa-se que a higienização do interior da bolsa não é possível imediatamente e que o resíduo drenado necessita de uma etapa intermediária de descarte final.
O documento GB 2 216 779 apresenta um dispositivo para ser utilizado por pessoas portadoras de ostomia que compreende uma estrutura que pode ser sob a forma de uma moldura ou em forma de uma armação tubular, colocada no colo de um paciente sentado, e uma calha destinada a ser utilizada para estender-se entre as pernas e as coxas do paciente. Uma abertura na moldura comunica-se com uma calha de escoamento para permitir que o conteúdo de uma bolsa de ostomia possa ser depositado pelo interior destas. Um comprimento de fita se conecta por uma de suas extremidades com a extremidade inferior aberta da calha e tem a sua outra extremidade acessível a partir do nível da moldura. O paciente puxa a fita adesiva para cima para fechar a calha e assim facilitar a transferência da calha para dentro de um saco de eliminação. As desvantagens são similares às do documento anterior.
SUMÁRIO
Refere-se o presente modelo de utilidade a um conjunto portátil para higiene de bolsa de colostomia.
Este conjunto compreende uma espécie de mesa com um orifício em sua superfície plana e dotada de pernas que podem ser rebatidas junto à face inferior da superfície plana e que são formadas por segmentos telescópicos que permitem ajustar a altura da mesa à altura da pessoa em pé. Para o direcionamento dos dejetos para o interior do vaso sanitário, no orifício da superfície plana é adaptado um funil confeccionado de material descartável.
/ 9
Adicionalmente o conjunto possui uma mangueira a qual tem um dispositivo de encaixe flexível em uma de suas extremidades para adaptação em qualquer modelo de torneira e que serve para efetuar uma lavagem final tanto no interior da bolsa quanto do funil antes do descarte.
O principal objetivo é proporcionar conforto e segurança no esvaziamento de uma bolsa de colostomia, descarte dos dejetos e lavagem higiênica da bolsa em qualquer toalete seja dentro ou fora de casa.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
As características do conjunto portátil para higiene de bolsa de colostomia, objeto do presente modelo de utilidade, serão mais bem percebidas a partir da descrição detalhada que se fará a seguir, a mero título de exemplo, associada aos desenhos abaixo referenciados, os quais são parte integrante do presente relatório.
A FIGURA 1 mostra uma representação em perspectiva de uma concretização para o conjunto do presente modelo de utilidade.
A FIGURA 2 mostra uma representação em vista frontal da mesa com o funil descartável adaptado e detalhe de rebatimento e regulagem de altura das pernas da mesa.
A FIGURA 3 mostra uma representação em perspectiva da mesa posicionada sobre um vaso sanitário.
A FIGURA 4 mostra uma representação em vista frontal da mesa sobre um vaso sanitário, com o funil adaptado e da mangueira de enxague acoplada a uma torneira.
DESCRIÇÃO DETALHADA
Refere-se o presente modelo de utilidade a um conjunto portátil para higiene de bolsa de colostomia.
Não é raro que o esvaziamento de uma bolsa de colostomia na posição sentada cause respingos ou sujidade, principalmente nas pernas do paciente, caso este não tenha se protegido previamente cobrindo as / 9 pernas com algo impermeável. O mesmo pode acontecer durante a lavagem do interior da bolsa.
Estas ocorrências podem ser, embora naturais e comuns, extremamente desagradáveis e depressivas para o paciente. É muito difícil para um usuário superar qualquer ocorrência deste tipo, mesmo que seja muito esclarecido sobre a sua real condição. Normalmente esses pacientes desejam se isolar da convivência com o mundo externo e rejeitam a presença de amigos e mesmo familiares por preconceito próprio e insegurança com relação ao equipamento ligado a eles.
O presente modelo de utilidade vem minimizar ou mesmo eliminar esses efeitos negativos descritos mais acima, permite que a higiene seja cumprida normalmente e que o usuário não suje partes do seu corpo. Por outro lado o conforto dado para a limpeza dá ao paciente a segurança de que o procedimento é executado de forma correta, não restando motivos para que imagine estar exalando algum mau cheiro que seja perceptível por outras pessoas. O fato de ser portátil também quebra definitivamente uma barreira que separa o paciente do mundo externo. Estas vantagens reunidas melhoram o estado psicológico do paciente, fundamental para sua recuperação mais rápida, facilita sua reinserção na vida ativa em sociedade e traz qualidade de vida.
O principal objetivo deste modelo de utilidade é permitir que a higiene de uma bolsa de colostomia possa ser executada em qualquer tipo de toalete, seja residencial ou público, de uma forma segura, tanto durante o procedimento de esvaziamento dos dejetos do interior da bolsa, quanto para o enxague do interior da bolsa, caso as condições do toalete permitam este último procedimento.
O conjunto para higiene de bolsa de colostomia será descrito a seguir e seus componentes poderão ser observados com o auxílio das Figuras 1, 2, 3 e 4. A bolsa de colostomia não está representada em / 9 qualquer uma das figuras e, por isso não está acompanhada de referência numérica ao longo do texto.
O conjunto para higiene de bolsa de colostomia (Figura 1) compreende:
- uma mesa (1), substancialmente retangular, possui um orifício central (2) em sua superfície plana com um ressalto circular (21) de mesmo diâmetro do orifício central (2) sobre a superfície superior (11) da mesa (1), na superfície inferior (12) da mesa (1), (Figura 2), em cada um dos vértices (V), é ligada uma perna (3) por meio de um dispositivo com articulação (31), que permite a esta perna (3) ser rebatida e alinhada a esta superfície inferior (12) (Figura 2 seta A) e onde estas pernas (3) são compostas de módulos telescópicos (32) os quais se estendem e retraem (Figura 2 seta B) e propiciam um ajuste da altura da mesa (1) a uma altura próxima do quadril de uma paciente;
- funis (4) (Figuras 1, 2 e 4) em material impermeável e descartável são ajustados e fixados no ressalto circular (21) (Figuras 1 e 3) sobre a superfície superior (11) da mesa (1) e serve para direcionar o fluxo de dejetos desde o interior da bolsa ao interior do vaso sanitário (S);
- uma mangueira (5) (Figuras 1 e 4) com uma terminação (51) flexível em uma de suas extremidades para adaptação em qualquer modelo de torneira (T), serve para efetuar uma lavagem final tanto no interior da bolsa quanto no funil (4) antes do descarte.
A mesa (1) apresenta dimensões compatíveis para que possa ser transportada em uma sacola discreta ou uma pequena maleta. Apenas como sugestão, as dimensões podem variar na faixa entre 25 cm a 35 cm de comprimento e 20 cm a 30 cm de largura, por exemplo.
Em uma grande parte dos locais públicos os toaletes possuem uma pia (P) em seu interior. Outros locais já se encontram adaptados para oferecer toaletes especiais para deficientes, os quais também possuem uma pia (P) no interior dele para higiene das mãos, por exemplo, toaletes / 9 para cadeirantes. Estes tipos de toalete são os mais indicados para que o conjunto seja aproveitado integralmente. No entanto, o conjunto pode ser utilizado parcialmente, sem a lavagem, em toaletes nos quais a pia seja do lado de fora do reservado e de uso comum para homens e mulheres. Neste caso a lavagem da bolsa pode ser executada em outra ocasião e o funil descartado normalmente no recipiente para lixo destinado ao descarte de papel higiênico.
Ao ser necessário o esvaziamento da bolsa de colostomia, o paciente deve: entrar no reservado e permanecer de pé; abrir a maleta ou bolsa; retirar a mesa (1), rebater as pernas (3) para uma posição ortogonal em relação à superfície inferior (12) e, em seguida; estender os módulos telescópicos (32) ajustando a altura da mesa à altura do quadril; posicionar a mesa sobre o vaso sanitário (S) de modo a coincidir o orifício (2) com a boca do vaso sanitário (S); adaptar o funil (4) ao ressalto circular (21); desenrolar a mangueira (5) e adaptar a terminação à torneira; levantar a bolsa por sua borda inferior e retirar o grampo que fecha essa borda; dirigir a saída da bolsa em direção ao interior do funil (4) e, com os dedos, empurrar para baixo todas as fezes contidas na bolsa; segurar firme a saída da bolsa ainda direcionada para o interior do funil (4); direcionar a extremidade livre da mangueira (5) para o interior da bolsa; abrir a torneira (T), com o jato d'água lavar o interior da bolsa e; terminar o procedimento fechando a torneira, dobrando a saída da bolsa e fechando sobre a dobra com o grampo. Para guardar, retira-se o funil (4) descartando-o no lixo destinado a papéis higiênicos e invertem-se os passos de montagem do conjunto.
Embora a presente invenção tenha sido descrita em sua forma de realização preferida, o conceito principal que norteia o presente modelo de utilidade, que é os conjuntos portáteis destinados ao descarte do material acumulado em bolsas de colostomia e sua higienização, se mantém preservado quanto ao seu caráter inovador, onde aqueles usualmente / 9 versados na técnica poderão vislumbrar e praticar variações, modificações, alterações, adaptações e equivalentes, cabíveis e compatíveis ao meio de trabalho em questão, sem, contudo se afastar da abrangência do espírito e escopo do presente modelo de utilidade, que 5 estão representados pelas reivindicações que se seguem.

Claims (2)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. CONJUNTO PARA HIGIENE DE BOLSA DE COLOSTOMIA caracterizado por compreender:
    - uma mesa (1), substancialmente retangular, possui um orifício central (2) em sua superfície plana com um ressalto circular (21) de mesmo diâmetro do orifício central (2) sobre a superfície superior (11) da mesa (1), na superfície inferior (12) da mesa (1), em cada um dos vértices (V), é ligada uma perna (3) por meio de um dispositivo com articulação (31), que permite a esta perna (3) ser rebatida e alinhada a esta superfície inferior (12) e onde estas pernas (3) são compostas de módulos telescópicos (32) os quais se estendem e retraem e propiciam um ajuste da altura da mesa (1) a uma altura próxima do quadril de uma paciente;
    - funis (4) em material impermeável e descartável são ajustados e fixados no ressalto circular (21) sobre a superfície superior (11) da mesa (1) e serve para direcionar o fluxo de dejetos desde o interior da bolsa ao interior do vaso sanitário (B);
    - uma mangueira (5) com uma terminação (51) flexível em uma de suas extremidades para adaptação em qualquer modelo de torneira (T), serve para efetuar uma lavagem final tanto no interior da bolsa quanto no funil (4) antes do descarte.
  2. 2. CONJUNTO PARA HIGIENE DE BOLSA DE COLOSTOMIA de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a mesa (1) apresentar dimensões para que possa ser transportada em uma sacola discreta ou uma pequena maleta.
BR202013027029U 2013-10-21 2013-10-21 conjunto para higiene de bolsa de colostomia BR202013027029Y8 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR202013027029U BR202013027029Y8 (pt) 2013-10-21 2013-10-21 conjunto para higiene de bolsa de colostomia

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR202013027029U BR202013027029Y8 (pt) 2013-10-21 2013-10-21 conjunto para higiene de bolsa de colostomia

Publications (3)

Publication Number Publication Date
BR202013027029U2 BR202013027029U2 (pt) 2015-11-03
BR202013027029Y1 true BR202013027029Y1 (pt) 2019-03-26
BR202013027029Y8 BR202013027029Y8 (pt) 2019-04-24

Family

ID=54543716

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR202013027029U BR202013027029Y8 (pt) 2013-10-21 2013-10-21 conjunto para higiene de bolsa de colostomia

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR202013027029Y8 (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US11148845B1 (en) 2020-12-04 2021-10-19 Revokable Trust for Benny R. & Beverly M. Ellis Ostomy pouch waste channel accessory

Also Published As

Publication number Publication date
BR202013027029Y8 (pt) 2019-04-24
BR202013027029U2 (pt) 2015-11-03

Similar Documents

Publication Publication Date Title
NL1039286C2 (en) Portable non-invasive urinary aids for women.
US3601125A (en) Body-worn urinal for females
US6070275A (en) Portable urine holding system
WO2009023878A1 (en) Disposable female urinary aid
US10568473B2 (en) Portable easyP urinal
US9687382B2 (en) Support device for male genitalia
US20170156554A9 (en) Portable easyp urinal
US20030229324A1 (en) Closed drainage system for irrigating ostomies
JP2017526491A (ja) ユーザーの尿及び糞便を回収する用具
US20060106354A1 (en) Ostomy bag
WO2013038038A1 (es) Dispositivo colector de orina de uso masculino
CN112118813B (zh) 用于对造口袋进行卫生排放的装置
US20200154960A1 (en) Portable easyp urinal
ES2246517T3 (es) Elemento de revestimiento de uso unico con gelificante, adaptable a las chatas higienicas.
BR202013027029Y1 (pt) Conjunto para higiene de bolsa de colostomia
US20160309970A1 (en) Ultra portable restroom system
KR102038702B1 (ko) 소변 배출장치
EP2213271A1 (en) Apparatus for facilitating washing of a bedridden person
US20170273818A1 (en) Potty Cap
JPH09313518A (ja) 排出物採取具
DK146103B (da) Vandkloset for patienter med stoma til direkte optagelse af affoering fra anus praeter og rengoeringsvaeske
JP2019076342A (ja) 介護のための排泄物受けユニット及びこれを装着するための介護用ガーター
JP3088124U (ja) 便器補助具及び便器補助具装置
JP6880535B2 (ja) 腰掛式水洗便器
JP2585231Y2 (ja) 芳香放出の男女尿便器

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08E Application fees: requirement for complementation of annuity fee
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B04C Request for examination: reinstatement - article 33, solely paragraph, of industrial property law
B08H Application fees: decision cancelled
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 15 (QUINZE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 21/10/2013, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B16C Correction of notification of the grant

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 15 (QUINZE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 21/10/2013, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) REFERENTE A RPI 2516 DE 26/03/2019, QUANTO AO NOME DO TITULAR.