BR112021016049A2 - Veículo de montar em selim - Google Patents

Veículo de montar em selim Download PDF

Info

Publication number
BR112021016049A2
BR112021016049A2 BR112021016049-3A BR112021016049A BR112021016049A2 BR 112021016049 A2 BR112021016049 A2 BR 112021016049A2 BR 112021016049 A BR112021016049 A BR 112021016049A BR 112021016049 A2 BR112021016049 A2 BR 112021016049A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
opening
radiator
vehicle
cover
vehicle body
Prior art date
Application number
BR112021016049-3A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112021016049B1 (pt
Inventor
Chikashi Takiguchi
Ryuichi NAKANISHI
Original Assignee
Honda Motor Co., Ltd.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Honda Motor Co., Ltd. filed Critical Honda Motor Co., Ltd.
Publication of BR112021016049A2 publication Critical patent/BR112021016049A2/pt
Publication of BR112021016049B1 publication Critical patent/BR112021016049B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62JCYCLE SADDLES OR SEATS; AUXILIARY DEVICES OR ACCESSORIES SPECIALLY ADAPTED TO CYCLES AND NOT OTHERWISE PROVIDED FOR, e.g. ARTICLE CARRIERS OR CYCLE PROTECTORS
    • B62J23/00Other protectors specially adapted for cycles

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Automatic Cycles, And Cycles In General (AREA)

Abstract

veículo de montar em selim. a presente invenção refere-se a um veículo de montar em selim (11) que inclui uma cobertura do radiador (94) que cobre um radiador (85) a partir de um lado e que define um percurso de fluxo de ar (95) para o radiador (85). o percurso de fluxo (95) inclui uma primeira abertura (96), segundas aberturas (97) e uma terceira abertura (98). a primeira abertura (96) é coberta por uma cobertura do corpo do veículo (13) em uma vista lateral do veículo. as segundas aberturas (97) são formadas por fendas que são mais estreitas do que a primeira abertura (96) na direção dianteira-traseira do veículo e que são pelo menos parcialmente expostas ao exterior da cobertura do corpo do veículo (13) na vista lateral. a terceira abertura (98) é dividida por membros de placa (102, 103) em espaços menores do que a primeira abertura (96) na direção dianteira-traseira do veículo e é pelo menos parcialmente exposta ao exterior da cobertura do corpo do veículo (13) na vista lateral. esta estrutura provê uma cobertura do radiador que contribui para a introdução eficiente de vento de deslocamento enquanto efetivamente impede a entrada de substâncias estranhas.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "VEÍCULO DE MONTAR EM SELIM".
CAMPO
[0001] A presente invenção refere-se a um veículo de montar em selim que inclui um motor, um radiador e uma cobertura do radiador. O motor é sustentado por um quadro do corpo do veículo e é pelo menos parcialmente coberto por uma cobertura do corpo do veículo a partir de um lado. O radiador circula refrigerante entre o motor e o radiador para liberar energia térmica do motor para a atmosfera. A cobertura do radiador cobre o radiador a partir do lado e define um percurso de fluxo.
ANTECEDENTES
[0002] A Literatura de Patente 1 descreve um veículo de montar em selim que inclui um motor resfriado a água. O motor é conectado a um radiador. O radiador circula refrigerante entre o motor e o radiador. O radiador libera energia térmica que é transmitida ao refrigerante do motor para a atmosfera.
LISTA DE CITAÇÕES LITERATURA DE PATENTE
[0003] Literatura de Patente 1: Pedido de Patente Japonesa Não Examinada Japonesa Aberta à Inspeção Pública No. 2009-132356
BREVE SUMÁRIO PROBLEMA TÉCNICA
[0004] O radiador é coberto por uma cobertura. A cobertura do radiador define um percurso de fluxo que se abre para o exterior de uma cobertura do corpo do veículo em uma vista lateral. Múltiplas lâminas são dispostas na abertura do percurso de fluxo. À medida que os espaços entre as lâminas aumentam, a relação de abertura da abertura é aumentada, e o vento de deslocamento é introduzido de forma eficiente a partir da abertura. Por outro lado, o alargamento dos espaços entre as lâminas pode ocasionar a entrada de substâncias estranhas em direção ao radiador.
[0005] A presente invenção foi criada tendo em vista destas circunstâncias, e um objetivo da presente invenção é o de prover uma cobertura do radiador que contribui para a introdução eficiente do vento de deslocamento enquanto efetivamente impede a entrada de substâncias estranhas.
SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA
[0006] Um primeiro aspecto da presente invenção provê um veículo de montar em selim que inclui um motor, um radiador e uma cobertura do radiador. O motor é sustentado por um quadro do corpo do veículo e é pelo menos parcialmente coberto por uma cobertura do corpo do veículo a partir de um lado. O radiador é configurado para circular refrigerante entre o motor e o radiador de modo a liberar energia térmica do motor para a atmosfera. A cobertura do radiador cobre o radiador a partir do lado e define um percurso de fluxo de ar para o radiador. O percurso de fluxo inclui uma primeira abertura, uma segunda abertura e uma terceira abertura. A primeira abertura é coberta pela cobertura do corpo do veículo em uma vista lateral do veículo. A segunda abertura é formada de uma fenda que é mais estreita do que a primeira abertura na direção dianteira-traseira do veículo e é pelo menos parcialmente exposta ao exterior da cobertura do corpo do veículo na vista lateral. A terceira abertura é dividida pelos membros de placa que são dispostos em espaços menores do que a primeira abertura na direção dianteira-traseira do veículo. A terceira abertura é pelo menos parcialmente exposta ao exterior da cobertura do corpo do veículo na vista lateral.
[0007] Em um segundo aspecto, além da configuração do primeiro aspecto, a primeira abertura e a segunda abertura podem ser dispostas adiante de um plano vertical que contém um eixo de rotação de um virabrequim incorporado no motor. Além disso, a terceira abertura pode ser disposta para trás da primeira abertura e da segunda abertura na direção dianteira-traseira do veículo e pode estar voltada para o radiador no lado traseiro do plano vertical.
[0008] Em um terceiro aspecto, além da configuração do segundo aspecto, a cobertura do radiador pode incluir um corpo de placa que define a primeira abertura e a segunda abertura enquanto se estende em paralelo ao radiador.
[0009] Em um quarto aspecto, além da configuração do terceiro aspecto, a cobertura do radiador pode incluir um corpo de quadro que se projeta para fora na direção da largura do veículo à medida que avança para trás e que sustenta os membros placas.
[0010] Em um quinto aspecto, além da configuração do quarto aspecto, o veículo de montar em selim pode ainda incluir uma peça de protrusão que se projeta a partir da superfície interna da cobertura do corpo do veículo em uma posição voltada pelo menos para a primeira abertura ou a segunda abertura.
[0011] Em um sexto aspecto, além da configuração de qualquer dos primeiro ao quinto aspectos, a cobertura do corpo do veículo pode incluir um ressalto que cobre a primeira abertura enquanto se estende para cima a partir de uma base de um estribo em tandem que se projeta para fora a partir da cobertura do corpo do veículo.
EFEITOS VANTAJOSOS
[0012] No primeiro aspecto, a primeira abertura, que é coberta pela cobertura do corpo do veículo, pode ter uma grande relação de abertura em comparação com a segunda abertura e a terceira abertura, enquanto impede que substâncias estranhas entrem em direção ao radiador. Desse modo, a primeira abertura contribui para a introdução eficiente de vento de deslocamento, de acordo com um aumento na relação de abertura.
[0013] No segundo aspecto, o eixo de rotação do virabrequim está em uma posição que corresponde à posição central do radiador. Desse modo, a primeira abertura e a segunda abertura são dispostas à frente da posição central do radiador. O vento de deslocamento flui da primeira abertura e da segunda abertura para o radiador de maneira adequada. Embora a terceira abertura seja disposta para trás da posição central do radiador, a direção de entrada de vento de deslocamento é ajustada pelos membros de placa. Desse modo, o vento de deslocamento flui também da terceira abertura para o radiador de maneira adequada.
[0014] No terceiro aspecto, o corpo da placa guia o ar que flui da primeira abertura e da segunda abertura para a cobertura do radiador ao longo do radiador. O vento de deslocamento que flui da primeira abertura e da segunda abertura se espalha não apenas para o lado dianteiro, mas também para o lado traseiro do radiador. Desse modo, o desempenho de resfriamento é melhorado.
[0015] No quarto aspecto, à medida que o corpo de quadro avança para trás, os membros de placa são dispostos para fora na direção da largura do veículo. Desse modo, os membros de placa capturam efetivamente o vento de deslocamento que flui na direção dianteira- traseira. Uma maior quantidade do vento de deslocamento flui da terceira abertura para o radiador. Isto melhora o desempenho de resfriamento.
[0016] No quinto aspecto, o ar que flui ao longo da superfície interna da cobertura do corpo do veículo flui para a primeira abertura e a segunda abertura pela ação da peça de protrusão. A quantidade de fluxo de ar que entra a partir da primeira abertura e da segunda abertura é aumentada. Isto melhora o desempenho de resfriamento.
[0017] No sexto aspecto, quando da pilotagem por um passageiro em tandem, o pé do passageiro em tandem será colocado no estribo em tandem. Neste momento, a cobertura do corpo do veículo impede que o pé entre em contato com a cobertura do radiador.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0018] A Figura 1 é uma vista lateral esquerda que esquematicamente mostra uma estrutura de uma motocicleta do tipo scooter de acordo com uma concretização da presente invenção (Primeira Concretização).
[0019] A Figura 2 é uma vista em seção ao longo de uma linha 2-2 na Figura 1 (Primeira Concretização).
[0020] A Figura 3 é uma vista lateral ampliada de um motor, conforme visto a partir de uma seta 3 na Figura 2 (Primeira Concretização).
[0021] A Figura 4 é uma vista lateral direita ampliada da motocicleta do tipo scooter (Primeira Concretização).
[0022] A Figura 5 é uma vista em perspectiva ampliada de uma cobertura do radiador (Primeira Concretização).
[0023] A Figura 6 é uma vista em perspectiva ampliada nas proximidades de um estribo em tandem, que esquematicamente mostra um ressalto de uma cobertura do corpo do veículo (Primeira Concretização).
LISTA DE SINAIS DE REFERÊNCIA 11 veículo de montar em selim (motocicleta) 12 quadro do corpo do veículo 13 cobertura do corpo do veículo 24b estribo em tandem 26 motor 42 virabrequim 85 radiador 94 cobertura do radiador 94a corpo da placa
94b corpo de quadro 95 percurso de fluxo 96 primeira abertura 97 segunda abertura 98 terceira abertura 102 membro de placa (peça de placa superior) 103 membro de placa (peça de placa inferior) 105 ressalto Rx eixo de rotação (do virabrequim) VP plano vertical
DESCRIÇÃO DETALHADA
[0024] Uma concretização da presente invenção será descrita adiante com referência aos desenhos anexos. Nas descrições a seguir, uma direção dianteira-traseira, uma direção para cima-para baixo e uma direção direita-esquerda representam as direções conforme vistas por um passageiro que pilota uma motocicleta. Primeira Concretização
[0025] A Figura 1 esquematicamente mostra uma motocicleta do tipo scooter de acordo com uma concretização de um veículo de montar em selim. Uma motocicleta 11 inclui um quadro do corpo do veículo 12 e uma cobertura do corpo do veículo 13 ajustada ao quadro do corpo do veículo 12. O quadro do corpo do veículo 12 apresenta um tubo frontal 14, quadros principais emparelhados esquerdo e direito 15, um tubo transversal 16 e quadros traseiros 17. Os quadros principais 15 se estendem para baixo a partir do tubo frontal 14 atrás de uma roda dianteira WF, se curvam na extremidade inferior, e se estendem então para trás em paralelo à superfície do chão. O tubo transversal 16 é unido a partes traseiras dos quadros principais 15 e se estende na direção da largura do veículo. Os quadros traseiros 17 continuam a partir dos quadros principais 15 e se elevam na frente de uma roda traseira WR,
os quadros traseiros 17 se curvam então nas extremidades superiores e se estendem gradualmente para cima em direção a um lado traseiro na direção dianteira-traseira do veículo. O tubo frontal 14 sustenta de maneira direcionável um garfo dianteiro 18 e um guidão de direção em forma de haste 19. O garfo dianteiro 18 sustenta a roda dianteira WF de maneira rotativa em um eixo.
[0026] A cobertura do corpo do veículo 13 apresenta um assento de passageiro 21 que é montado sobre os quadros traseiros 17. A cobertura do corpo do veículo 13 inclui uma cobertura dianteira 22, uma proteção de perna 23 e um estribo de piso 24a. A cobertura dianteira 22 cobre o tubo frontal 14 a partir de um lado dianteiro. A proteção de perna 23 continua a partir da cobertura dianteira 22. O estribo de piso 24a continua a partir de uma a extremidade inferior da proteção de perna 23 e é disposto acima dos quadros principais 15 entre o assento de passageiro 21 e a roda dianteira WF. Um motorista que está sentado no assento de passageiro 21 pode colocar seu pé no estribo de piso 24a.
[0027] Um estribo em tandem 24b é disposto à frente da roda traseira WR, sob o assento do passageiro 21. O estribo em tandem 24b é fixado ao quadro traseiro 17 de maneira dobrável. O estribo em tandem 24b se projeta para fora a partir da cobertura do corpo do veículo 13 na direção da largura do veículo. Um passageiro em tandem que está sentado no assento do passageiro 21 atrás de um piloto pode colocar o pé no estribo em tandem 42b.
[0028] Uma unidade de potência do tipo suspensão unitária 25 é disposta em um espaço sob o quadro traseiro 17. A unidade de potência 25 inclui um motor resfriado a água de cilindro único 26 e uma unidade de transmissão 27. A unidade de transmissão 27 é conectada ao motor 26 e à roda traseira WR de modo a transmitir a saída do motor 26 para a roda traseira WR. Um eixo da roda traseira WR é sustentado em cada extremidade, em uma extremidade traseira da unidade de potência 25 de maneira rotativa em um eixo horizontal.
[0029] O motor 26 inclui um cárter 28, um bloco de cilindros 29, uma cabeça do cilindro 31 e uma cobertura frontal 32. O cárter 28 sustenta um virabrequim (posteriormente descrito) de maneira rotativa em um eixo de rotação Rx que se estende paralelo ao eixo da roda traseira WR. O bloco de cilindros 29 é unido ao cárter 28 e é posicionado na frente do cárter 28. A cabeça do cilindro 31 é unida ao bloco de cilindro 29. A cobertura frontal 32 é unida à cabeça do cilindro 31. A roda traseira WR é disposta para trás do cárter 28.
[0030] O cárter 28 é acoplado ao quadro traseiro 17 de maneira rotativa em um eixo paralelo ao eixo de rotação Rx. O cárter 28 é acoplado a um suporte 33, que é unido por um elo a uma região curvada do quadro traseiro 17 por um elo 34. Uma caixa de transmissão 27a da unidade de transmissão 27 é unida ao cárter 28. Uma unidade de amortecimento traseiro 35 é disposta entre o quadro traseiro 17 e a unidade de potência 25 em uma posição longe do elo 34 e do suporte
33. A unidade de potência 25 assim montada funciona como uma unidade de suspensão da roda traseira WR.
[0031] A cabeça do cilindro 31 é conectada a uma unidade de admissão 37 e uma unidade de escape 38. A unidade de admissão 37 inclui um filtro de ar 29 e um corpo de borboleta 41. O filtro de ar 39 é sustentado pela caixa de transmissão 27a, e o filtro de ar 29 suga e purifica o ar externo. O corpo de borboleta 41 é um componente do sistema de admissão para conectar o filtro de ar 39 à cabeça do cilindro
31. A cabeça do cilindro 31 apresenta uma parede lateral superior na qual é montado um injetor de combustível 42. A unidade de escape 38 inclui um tubo de escape 43 e um silenciador (não mostrado). O tubo de escape 43 se estende para trás a partir da parede lateral inferior da cabeça do cilindro 31 via um lado inferior do motor 26. O silenciador é conectado a uma extremidade a jusante do tubo de escape 43 e é acoplado ao cárter 28.
[0032] Conforme mostrado na Figura 2, o cárter 28 é dividido em um primeiro meio corpo 28a e em segundo meio corpo 28b. O primeiro meio corpo 28a e o segundo meio corpo 28b definem cooperativamente uma câmara de manivela 44. A câmara de manivela 44 aloja uma manivela de um virabrequim 45. Um rolamento 46a é montado no primeiro meio corpo 28a de modo a rotativamente sustentar o virabrequim 45. Um rolamento 46b é montado no segundo meio corpo 28b de modo a rotativamente sustentar o virabrequim 45.
[0033] O bloco de cilindros 29 define um diâmetro do cilindro 47. Um pistão 48 é deslizavelmente inserido no diâmetro do cilindro 47 ao longo de um eixo do cilindro C. O pistão 48 é acoplado à manivela do virabrequim 45 por uma haste de conexão 49. O eixo do cilindro C é inclinado de modo a ser ligeiramente levantado em um lado dianteiro a partir de uma direção horizontal. O bloco de cilindros 29 guia o movimento alternado linear do pistão 48 ao longo do eixo do cilindro C. O movimento alternado linear do pistão 48 é convertido em movimento de rotação do cárter 45. Uma câmara de combustão 51 é definida entre o pistão 48 e a cabeça do cilindro 31. Uma mistura de ar-combustível é introduzida na câmara de combustão 51 via a unidade de admissão 37. O gás de escape na câmara de combustão 51 é descarregado via a unidade de escape 38.
[0034] O bloco de cilindros 29 e a cabeça do cilindro 31 são formados com jaquetas de água 52a e 52b. As jaquetas de água 52a e 52b guiam fluxos de água de resfriamento em torno da câmara de combustão 51. A jaqueta de água 52a do bloco de cilindros 29 é definida em torno do diâmetro do cilindro 47 ao longo de uma superfície correspondente relativa à cabeça do cilindro 31. A jaqueta de água 52b da cabeça do cilindro 31 continua para a jaqueta de água 52a do bloco de cilindros 29 e se estende ao longo de uma parede de teto da câmara de combustão 51.
[0035] A unidade de transmissão 27 apresenta uma transmissão continuamente variável do tipo correia (adiante denominada de "transmissão") 57 e um mecanismo de engrenagem de redução 59. A transmissão 57 está contida na caixa de transmissão 27a e tem uma correia V 56 enrolada em torno de uma polia motriz 53 e uma polia acionada 55. A transmissão 57 continuamente varia a velocidade de rotação devido à potência rotativa transmitida a partir do virabrequim 45. A polia motriz 53 é montada no virabrequim 45 que se projeta de uma superfície externa do segundo meio corpo 28b. A polia acionada 55 é montada em um eixo acionado 54. O mecanismo de engrenagem de redução 59 é contido na caixa de transmissão 27a e transmite a potência rotacional da transmissão 57 do eixo 58 da roda traseira WR depois de desacelerar a rotação devido à potência de rotação.
[0036] A caixa de transmissão 27a inclui um corpo principal 61, uma cobertura do caixa 63 e uma cobertura do engrenagem 65. O corpo principal da caixa 61 continua a partir do segundo meio corpo 28b do cárter 28. A cobertura da caixa 63 é presa ao corpo principal da caixa 61 para definir uma câmara de transmissão 62 para alojar a transmissão 57 entre o corpo principal da caixa 61 e a cobertura da caixa 63. A cobertura da engrenagem 65 é presa ao corpo principal da caixa 61 para definir uma câmara de engrenagem 64 entre o corpo principal da caixa 61 e a cobertura da engrenagem 65. A câmara da engrenagem 64 aloja o mecanismo de engrenagem de redução 59.
[0037] A polia motriz 53 inclui um meio corpo da polia 66 e um meio corpo da polia 67. O meio corpo da polia 66 é fixado coaxialmente com o virabrequim 45 e apresenta uma superfície interna cônica voltada para o segundo meio corpo 28b. O meio corpo de polia 67 é sustentado coaxialmente com o virabrequim 45 de maneira rotativa na direção axial do virabrequim 45 entre o meio corpo da polia 66 e o segundo meio corpo da caixa 28b, e o meio corpo da polia 67 apresenta uma superfície interna cônica voltada para a superfície interna cônica voltada para a superfície interna do meio corpo da polia 66. A correia V 56 é enrolada ao redor entre a superfície interna do meio corpo da polia 66 e a superfície interna do meio corpo da polia 67. Uma superfície externa do meio corpo da polia 67 é formada para ficar voltada para uma placa de retenção de peso 68 que é fixada ao virabrequim 42 de maneira axialmente não deslocável. Um peso centrífugo 69 é mantido entre uma superfície de came 67a do meio corpo da polia 67 e a placa de retenção de peso 68. A superfície de came 67a é separada do meio corpo da polia 66 como sendo separada do eixo de rotação Rx do virabrequim 45 na direção centrífuga. A rotação do virabrequim 45 gera uma força centrífuga no peso centrífugo 69. A força centrífuga desloca o peso centrífugo 69 na direção centrífuga. À medida que o peso centrífugo 69 é deslocado na direção centrífuga enquanto rola os contatos com a superfície de came 67a, a polia do meio corpo 67 é acionada em direção ao meio corpo da polia 66. Desse modo, de acordo com a rotação do virabrequim 45, o meio corpo da polia 67 axialmente se move em direção ao meio corpo da polia 66, resultando em um aumento no raio enrolado da correia V 56.
[0038] A polia acionada 55 inclui uma luva interna 71, um meio corpo da polia 72, uma luva externa 73 e um meio corpo a polia 74. A luva interna 71 tem uma forma cilíndrica coaxial com o eixo acionado 54 e é coaxialmente ajustada no eixo acionado 54. O meio corpo da polia 72 é coaxialmente fixado à luva interna 71 e apresenta uma superfície interna cônica voltada para a cobertura da caixa 63. A luva externa 73 tem uma forma cilíndrica coaxial com o eixo acionado 54 e é coaxialmente ajustada na luva interna 71. O meio corpo da polia 74 é coaxialmente fixado à luva externa 73 entre o meio corpo da polia 72 e a cobertura da caixa 63 e apresenta uma superfície interna cônica voltada para a superfície interna do meio corpo da polia 72. A correia V 56 é enrolada em torno entre a superfície interna do meio corpo da polia 72 e a superfície interna do meio corpo da polia 74. A luva interna 71 é relativamente sustentada rotativamente pelo eixo acionado 54. A luva externa 73 é relativamente sustentada rotativamente pela luva interna 71 de forma relativamente deslocável na direção axial. De acordo com o relativo axial deslocamento da luva externa 73 com relação à luva interna 71, o meio corpo da polia 74 se move para próximo e para longe do meio corpo da polia 72.
[0039] Uma embreagem centrífuga 75 é montada ao eixo acionado
54. A embreagem centrífuga 75 inclui uma placa de embreagem 75a que é fixada à luva interna 1. Uma mola helicoidal 76 é disposta entre a placa de embreagem 75a e o meio corpo da polia 74. A mola helicoidal 76 exerce uma força elástica para empurrar o meio corpo da polia 74 em direção ao meio corpo da polia 72. À medida que o raio enrolado da correia V 56 aumenta na polia motriz 53, o meio corpo da polia 74 se afasta do meio corpo da polia 72 contra a força elástica da mola helicoidal 76, resultando em decréscimo no raio enrolado da correia V 56, na polia acionada 55.
[0040] A embreagem centrífuga 75 inclui uma placa externa 75b que é fixada ao eixo acionado 54. A placa externa 75b é formada para ficar voltada para a placa de embreagem 75a. Durante a rotação da placa de embreagem 75a, a placa externa 75b é unida à placa de embreagem 75a pela ação de uma força centrífuga. Desse modo, a rotação da polia acionada 55 é transmitida para o eixo acionado 54. A embreagem centrífuga 75 irá estabelecer um estado de transmissão de potência quando um número de revoluções de motor exceder um número definido de revoluções.
[0041] O mecanismo de engrenagem de redução 59 inclui uma engrenagem motriz 77, uma engrenagem final 78, e engrenagens intermediárias 79a e 79b. A engrenagem motriz 77 é fixada ao eixo acionado 54, que se projeta para a câmara de engrenagem 64. A engrenagem final 78 é fixada ao eixo 58 da roda traseira WR. As engrenagens intermediárias 79a e 79b são dispostas entre a engrenagem motriz 77 e a engrenagem final 78. As engrenagens intermediárias 79a e 79b são fixadas a um eixo intermediário comum
81. A engrenagem motriz 77 é engrazada com a engrenagem intermediária 85a, ao passo que a engrenagem final 78 é engrazada com a engrenagem intermediária 85b. Desse modo, a rotação do eixo acionado 54 é transmitida para o eixo 58 da roda traseira WR enquanto é desacelerada.
[0042] Um gerador de corrente alternada (ACG) 82 é acoplado a uma extremidade do virabrequim 45. O gerador de corrente alternada 82 inclui um rotor cilíndrico 82a e um estator 82b. O rotor 82a é fixado à extremidade do virabrequim 45, que se projeta da superfície externa do primeiro meio corpo da caixa 28a. O estator 82b é disposto em torno do virabrequim 45 enquanto é circundado pelo rotor 82a. O estator 82b inclui múltiplos núcleos de estator anularmente dispostos que são fixados ao primeiro meio corpo da caixa 28a. Cada dos núcleos de estator é enrolado com uma bobina. O rotor 82a inclui um ímã configurado para seguir uma órbita anular radialmente fora do núcleo de estator. A rotação do rotor 82a com relação ao estator 82b faz com que o gerador de corrente alternada 82 gere energia elétrica. O gerador de corrente alternada 82 pode ser usado como um motor de arranque ACG.
[0043] Uma cobertura do gerador 84 é unida ao primeiro meio corpo da caixa 28a para prover uma câmara de gerador 83 entre o primeiro meio corpo da caixa 28a e a cobertura do gerador 84. A câmara do gerador 83 aloja o gerador de corrente alternada 82. A cobertura do gerador 84 define uma entrada de ar 84a em uma posição voltada para a extremidade do virabrequim 45. Um radiador 85 é montado na entrada de ar 84a. O radiador 85 é acoplado ao cárter 28 em uma posição no eixo de rotação Rx que se estende da extremidade do eixo de cames
45.
[0044] Na câmara do gerador 83, um ventilador centrífugo 86 é unido à extremidade do virabrequim 45 de modo a girar no eixo de rotação Rx do virabrequim 45. O ventilador centrífugo 86 é contido em um espaço dentro do primeiro meio corpo da caixa 28a que circunda a câmara do gerador 83. O ventilador centrífugo 86 inclui um corpo rotativo 86a e múltiplas pás 86b. O corpo rotativo 86a é fixado ao rotor 82a do gerador de corrente alternada 82. As pás 86b se elevam a partir da superfície do corpo rotativo 86a na direção axial do eixo de rotação Rx e são dispostas na direção circunferencial em torno do eixo de rotação Rx. Durante a rotação do ventilador centrífugo 86, o ar é arrastado para a superfície do corpo rotativo 86a na direção axial do eixo de rotação Rx e é enviado na direção centrífuga. O ar que flui para o ventilador centrífugo 86 na direção axial passa através do radiador 85.
[0045] Uma bomba de água 88 é montada no motor 26. A bomba de água 88 é acoplada a um eixo de came 87 para acionar uma válvula de admissão e a válvula de escape e descarrega a água de resfriamento em conjunção com a rotação do eixo de came 87. Para acionar para girar o eixo de came 87, uma corrente de came 91 é enrolada em torno de uma roda dentada 89a do eixo de came 87 e uma roda dentada 89b do eixo de came 45.
[0046] A bomba de água 88 circula a água de resfriamento dentro de uma passagem fechada que passa através do radiador 85. Conforme mostrado na Figura 3, esta passagem é composta de um primeiro tubo 92a, um segundo tubo 92b e um terceiro tubo 92c. O primeiro tubo 92a conecta a jaqueta de água 52a do bloco de cilindros 29 a uma saída 88a da bomba de água 88. O segundo tubo 92b conecta uma entrada do radiador 85 à jaqueta de água 52b da cabeça do cilindro 31. O terceiro tubo 92c conecta um termostato 93 a um orifício de descarga do radiador 85. O termostato 93 é conectado a um tubo de admissão 88b da bomba de água 88.
[0047] A água de resfriamento que é descarregada a partir da bomba de água 88 é introduzida a partir do primeiro tubo 92a na jaqueta de água 52a do bloco de cilindros 29. A água de resfriamento circula através da jaqueta de água 52a do bloco de cilindros 29 e da jaqueta de água 52b da cabeça do cilindro 1 e assim resfria o motor 26. A água de resfriamento que é descarregada da cabeça do cilindro 31 flui para o radiador 85 via o segundo tubo 92b. O radiador 85 troca calor da água de resfriamento para a atmosfera. A energia térmica do motor 26 é liberada para a atmosfera. A água de resfriamento que é resfriada pelo radiador 85 flui do terceiro tubo 92c para o termostato 93 e retorna para a bomba de água 88. O motor 26 é assim resfriado.
[0048] Conforme mostrado na Figura 2, o radiador 85 é coberto pela cobertura do radiador 94 a partir de um lado. A cobertura do radiador 94 define um percurso de fluxo 95 de ar para o radiador 85. O percurso de fluxo 95 é conectado à entrada de ar 84a.
[0049] Conforme mostrado na Figura 3, o percurso de fluxo 95 inclui uma primeira abertura 96, segundas aberturas 97 e uma terceira abertura 98. A primeira abertura 96 e as segundas aberturas 97 são dispostas adiante de um plano vertical VP que contém o eixo de rotação Rx do virabrequim 45. A terceira abertura 98 é disposta para trás da primeira abertura 96 e das segundas aberturas 97 na direção dianteira-traseira do veículo e está voltada para o radiador 85, em um lado traseiro do plano vertical VP. A primeira abertura 96 é formada de modo a ter um contorno quadrado com uma diagonal sendo na direção vertical. As segundas aberturas 97 são dispostas para trás da primeira abertura 96 e são formadas de fendas que são mais estreitas do que a primeira abertura 96 na direção dianteira-traseira do veículo. Conforme mostrado na Figura 2, a cobertura do radiador 94 inclui um corpo de placa 94a que define a primeira abertura 96 e as segundas aberturas 97 enquanto se estendem em paralelo ao radiador 85. Conforme mostrado na Figura 4, a primeira abertura 96 é coberta pela cobertura do corpo do veículo 13 em uma vista lateral do veículo. As segundas aberturas 97 e a terceira abertura 98 são pelo menos parcialmente expostas ao exterior da cobertura do corpo do veículo 13 na vista lateral do veículo.
[0050] Conforme mostrado na Figura 2, a cobertura do radiador inclui um corpo de quadro 94b que continua para trás a partir do corpo da placa 94a enquanto se projeta para fora na direção da largura do veículo à medida que avança para trás. O corpo de quadro 94b circunda a terceira abertura 98. Conforme mostrado na Figura 3, uma viga 101, múltiplas peças da placa superior (membros de placa) 102, e múltiplas peças da placa inferior (membros de placa) 103 são unidas ao corpo de quadro 94b. A viga 101 divide a terceira abertura 98 em duas partes superior e inferior. As peças da placa superior 102 se estendem para cima a partir da viga 101 e dividem a terceira abertura 98 no lado superior da viga 101. As peças da placa inferior 103 se estendem para baixo a partir da viga 101 e dividem a terceira abertura 98 em um lado inferior da viga 101.
[0051] As peças da placa superior 102 são deslocadas para a frente à medida em que elas são separadas para cima da viga 101. As peças da placa superior 102 são dispostas em paralelo entre si. Conforme mostrado na Figura 5, as peças da placa superior 102 são dispostas em espaços menores do que a primeira abertura 96 na direção dianteira- traseira do veículo. As peças da placa superior 102 são deslocadas para fora à medida que elas se aproximam das bordas dianteiras. As peças da placa superior 102 se aproximam do radiador 85 à medida que elas são separadas para cima da viga 101. Desse modo, as peças da placa superior 102 controlam a direção do vento de deslocamento para um plano horizontal contendo o eixo de rotação Rx do virabrequim 45 e para o radiador 85.
[0052] Conforme mostrado na Figura 3, as peças da placa inferior 103 são deslocadas para a frente à medida que são separadas para baixo da viga 101. As peças da placa inferior 103 são dispostas em paralelo entre si. Conforme mostrado na Figura 5, as peças da placa inferior 103 são dispostas em espaços menores do que a primeira abertura 96 na direção dianteira-traseira do veículo. As peças da placa inferior 103 são deslocadas para fora à medida que elas se aproximam das bordas dianteiras. As peças da placa inferior 103 se aproximam do radiador 85 na medida em que são separadas descendentemente da viga 101. Desse modo, as peças da placa inferior 103 controlam a direção do vento de deslocamento para o plano horizontal contendo o eixo de rotação Rx do virabrequim 45 e para o radiador 85.
[0053] Conforme mostrado na Figura 2, uma peça de protrusão 104 é formada de maneira protuberante em uma superfície interna da cobertura do corpo do veículo 13, em uma posição voltada pelo menos para a primeira abertura 96 ou para as segundas aberturas 97. A peça de protrusão 104 é formada de uma parede internamente curvada em uma borda da cobertura do corpo do veículo 13. A peça de protrusão 104 guia o vento de deslocamento que flui ao longo da superfície interna da cobertura do corpo do veículo 13 para a primeira abertura 96 e as segundas aberturas 97.
[0054] Conforme mostrado na Figura 6, a cobertura do corpo do veículo 13 inclui um ressalto 105 que cobre a primeira abertura 96 enquanto se estende para cima a partir da base do estribo em tandem 24b. O ressalto 105 pode ser integralmente formado com a cobertura do corpo do veículo 13 em um corpo ou pode ser um corpo separado. O ressalto 105 divide a primeira abertura 96 do espaço acima do estribo em tandem 24b.
[0055] A seguir, será descrito o procedimento desta concretização. Enquanto o motor 26 opera, o refrigerante circula entre o motor 26 e o radiador 85 de acordo com a operação da bomba de água 88. O refrigerante absorve a energia térmica do motor 26 e flui para o radiador
85. A energia térmica do motor 26 é liberada do radiador 85 para a atmosfera.
[0056] O ventilador centrífugo 86 gira de acordo com a rotação do virabrequim 45. O ventilador centrífugo 86 gera um fluxo de ar do percurso de fluxo 95 da cobertura do radiador 94 para a entrada de ar 84a da cobertura do gerador 84. O vento de deslocamento flui da primeira abertura 96, das segundas aberturas 97 e da terceira abertura 98 para a cobertura do radiador 94. Desta maneira, enquanto a motocicleta 11 está se deslocando, vento de deslocamento fresco é suprido para o radiador 85. Isto acelera o resfriamento do refrigerante no radiador 85.
[0057] Nesta concretização, a primeira abertura 96, as segundas aberturas 97 e a terceira abertura 98 são formadas na cobertura do radiador 94. As segundas aberturas 97 são formadas das fendas mais estreitas do que a primeira abertura 96 na direção dianteira-traseira do veículo. A terceira abertura 98 é dividida pelas peças da placa superior 102 e pelas peças da placa inferior 103, que são dispostas em espaços menores do que a primeira abertura 96 na direção dianteira-traseira do veículo. A primeira abertura 96, que é coberta pela cobertura do corpo do veículo 13, pode ter uma grande relação de abertura comparada com as segundas aberturas 97 e a terceira abertura 98, enquanto impede as substâncias estranhas de entrar em direção ao radiador 85. Desse modo, a primeira abertura 96 contribui para a introdução eficiente de vento de deslocamento, de acordo com um aumento na relação de abertura.
[0058] A primeira abertura 96 e as segundas aberturas 97 são dispostas à frente do plano vertical PV que contém o eixo de rotação Rx do virabrequim 45. Por outro lado, a terceira abertura 98 é disposta para trás da primeira abertura 96 e das segundas aberturas 97 na direção dianteira-traseira do veículo e voltada para o radiador 85, no lado traseiro do plano vertical PV. Nestas condições, o eixo de rotação Rx do virabrequim 45 está em uma posição que corresponde à posição central do radiador 85 e, portanto, a primeira abertura 96 e as segundas aberturas 97 são dispostas adiante da posição central do radiador 85. O vento de deslocamento flui da primeira abertura 96 e das segundas aberturas 97 para o radiador 85 de maneira adequada. Embora a terceira abertura 98 seja disposta para trás da posição central do radiador 85, a direção de influxo do vento de deslocamento é ajustada pelas peças da placa superior 102 e pelas peças da placa inferior 103. Como resultado, o vento de deslocamento flui também da terceira abertura 98 para o radiador 85 de maneira adequada.
[0059] A cobertura do radiador 94, de acordo com esta concretização, inclui o corpo da placa 94a que define a primeira abertura 96 e as segundas aberturas 97 enquanto se estende em paralelo ao radiador 85. O corpo de placa 94a guia o ar que flui da primeira abertura 96 e das segundas aberturas 97 para a cobertura do radiador 94, ao longo do radiador 85. O vento de deslocamento que flui da primeira abertura 96 e das segundas aberturas 97 se espalha não apenas para o lado dianteiro, mas também para o lado traseiro do radiador 85. Desse modo, o desempenho de resfriamento é aperfeiçoado.
[0060] A cobertura do radiador 94 inclui o corpo de quadro 94b que se projeta pra fora na direção da largura do veículo à medida que avança para trás e que sustenta as peças da placa superior 102 e as peças da placa inferior 103. À medida que o corpo de quadro 94b avança para trás, as peças da placa superior 102 e as peças da placa inferior 103 são dispostas fora na direção da largura do veículo. Desse modo, as peças da placa superior 102 e as peças da placa inferior 103 capturam efetivamente o vento de deslocamento que flui na direção dianteira-traseira. Uma maior quantidade de vento de deslocamento flui da terceira abertura 98 para o radiador 85. Isto melhora o desempenho de resfriamento.
[0061] Nesta concretização, a peça de protrusão 104 se projeta da superfície interna da cobertura do corpo do veículo 13 na posição voltada pelo menos para a primeira abertura 96 ou para as segundas aberturas 97. O ar que flui ao longo da superfície interna da cobertura do corpo do veículo 13 flui para a primeira abertura 96 e para as segundas aberturas 97 pela ação da peça de protrusão 104. A quantidade de fluxo de ar que entra a partir da primeira abertura 96 e das segundas aberturas 97 é aumentada. Isto aperfeiçoa o desempenho de resfriamento.
[0062] A cobertura do corpo do veículo 13 de acordo com esta concretização inclui o ressalto 105 que cobre a primeira abertura 96 enquanto se estende para cima a partir da base do estribo em tandem 24b que se projeta para fora da cobertura do corpo do veículo 13. Quando da pilotagem por um passageiro em tandem, o pé do passageiro em tandem será colocado no estribo em tandem 24b. Neste momento, a cobertura do corpo do veículo 13 impede que o pé entre em contato com a cobertura do radiador 94.

Claims (6)

REIVINDICAÇÕES
1. Veículo de montar em selim, caracterizado pelo fato de compreender: um motor (26) sustentado por um quadro do corpo do veículo (12) e pelo menos parcialmente coberto por uma cobertura do corpo do veículo (13) a partir de um lado; um radiador (85) configurado para circular o refrigerante entre o motor (26) e o radiador (85) de modo a liberar a energia térmica do motor (26) para a atmosfera; e uma cobertura do radiador (94) que cobre o radiador (85) a partir da lateral e que define um percurso de fluxo (95) de ar para o radiador (85), o percurso de fluxo (95) incluindo uma primeira abertura (96) coberta pela cobertura do corpo do veículo (13) em uma vista lateral do veículo, uma segunda abertura (97) formada de uma fenda que é mais estreita do que a primeira abertura (96) em uma direção dianteira- traseira do veículo e pelo menos parcialmente exposta a um lado externo da cobertura do corpo do veículo (13) na vista lateral, e uma terceira abertura (98) dividida pelos membros de placa (102, 103) que são dispostos em espaços menores do que a primeira abertura (96) na direção dianteira-traseira do veículo, a terceira abertura (98) pelo menos parcialmente exposta ao lado externo da cobertura do corpo do veículo (13) na vista lateral.
2. Veículo de montar em selim, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de a primeira abertura (96) e a segunda abertura (97) serem dispostas à frente de um plano vertical (VP) que contém um eixo de rotação (Rx) de um virabrequim (45) incorporado no motor (26), e de a terceira abertura (98) ser disposta para trás da primeira abertura (96) e da segunda abertura (97) na direção dianteira-traseira do veículo e voltada para o radiador (85), em um lado traseiro do plano vertical (VP).
3. Veículo de montar em selim, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de a cobertura do radiador (94) incluir um corpo de placa (94a) que define a primeira abertura (96) e a segunda abertura (97) enquanto se estende em paralelo ao radiador (85).
4. Veículo de montar em selim, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de a cobertura do radiador (94) incluir um corpo de quadro (94b) que se projeta para fora na direção da largura do veículo à medida que avança para trás e que sustenta os membros de placa (102, 103).
5. Veículo de montar em selim, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de adicionalmente compreender uma peça de protrusão (104) que se projeta a partir de uma superfície interna da cobertura do corpo do veículo (13) em uma posição voltada pelo menos para uma dentre a primeira abertura (96) e a segunda abertura (97).
6. Veículo de montar em selim, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de a cobertura do corpo do veículo (13) incluir um ressalto (105) que cobre a primeira abertura (96) enquanto se estende para cima a partir de uma base de um estribo em tandem (24b) que se projeta para fora a partir da cobertura do corpo do veículo (13).
BR112021016049-3A 2019-03-28 Veículo de montar em selim BR112021016049B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/JP2019/013655 WO2020194678A1 (ja) 2019-03-28 2019-03-28 鞍乗り型車両

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112021016049A2 true BR112021016049A2 (pt) 2021-10-05
BR112021016049B1 BR112021016049B1 (pt) 2024-07-02

Family

ID=

Also Published As

Publication number Publication date
JP7128955B2 (ja) 2022-08-31
JPWO2020194678A1 (ja) 2021-12-09
CN113396100A (zh) 2021-09-14
CN113396100B (zh) 2022-12-20
WO2020194678A1 (ja) 2020-10-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP4922080B2 (ja) 排風ダクトを備える車両搭載内燃機関
JP4812636B2 (ja) 水冷式内燃機関の冷却水通路構造
JP5362015B2 (ja) 水冷式パワーユニット構造
JP2013136273A (ja) 鞍乗型車両のラジエータの導風構造
JP4731498B2 (ja) 自動二輪車用ラジエータ装置
JP5215962B2 (ja) 遠心式冷却ファンの騒音防止構造
JP5898047B2 (ja) 鞍乗り型車両の水冷式内燃機関
JP6971174B2 (ja) パワーユニット
JP2009019581A (ja) 小型車両用エンジンの冷却装置
JP4953951B2 (ja) 小型車両用ラジエータ装置
BR112021016049A2 (pt) Veículo de montar em selim
BR112021016049B1 (pt) Veículo de montar em selim
JP4530928B2 (ja) 小型車両のラジエータ装置
JP2002127976A (ja) 車両におけるラジエータ搭載構造
JP2002129960A (ja) 車両用ラジエータ装置
JP6770546B2 (ja) ベルト式無段変速機の冷却構造
JP6795644B2 (ja) スイングユニット式のパワーユニット
JP6893524B2 (ja) 無段変速装置
EP2014890B1 (en) Cooling system of engine for motorcycle
JP4675341B2 (ja) 内燃機関の動弁機構
JP2014084843A (ja) 鞍乗り型車両の水冷式内燃機関
JP2011157977A (ja) 排風ダクトを備える内燃機関が搭載された車両
CN110949577B (zh) 鞍乘型车辆的动力单元
JP4970171B2 (ja) 車両用ブローバイガス換気装置
JP2005009499A (ja) 車両用ラジエータ装置

Legal Events

Date Code Title Description
B06W Patent application suspended after preliminary examination (for patents with searches from other patent authorities) chapter 6.23 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 28/03/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS