BR112021007370A2 - método e equipamento para armazenar e transportar componentes emissores de gás quentes - Google Patents

método e equipamento para armazenar e transportar componentes emissores de gás quentes Download PDF

Info

Publication number
BR112021007370A2
BR112021007370A2 BR112021007370-1A BR112021007370A BR112021007370A2 BR 112021007370 A2 BR112021007370 A2 BR 112021007370A2 BR 112021007370 A BR112021007370 A BR 112021007370A BR 112021007370 A2 BR112021007370 A2 BR 112021007370A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
container
equipment
anode
central chamber
gas
Prior art date
Application number
BR112021007370-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Are Dyrøy
Morten Karlsen
Albert Berveling
Tore Øren
Original Assignee
Norsk Hydro Asa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Norsk Hydro Asa filed Critical Norsk Hydro Asa
Publication of BR112021007370A2 publication Critical patent/BR112021007370A2/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C25ELECTROLYTIC OR ELECTROPHORETIC PROCESSES; APPARATUS THEREFOR
    • C25CPROCESSES FOR THE ELECTROLYTIC PRODUCTION, RECOVERY OR REFINING OF METALS; APPARATUS THEREFOR
    • C25C3/00Electrolytic production, recovery or refining of metals by electrolysis of melts
    • C25C3/06Electrolytic production, recovery or refining of metals by electrolysis of melts of aluminium
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C25ELECTROLYTIC OR ELECTROPHORETIC PROCESSES; APPARATUS THEREFOR
    • C25CPROCESSES FOR THE ELECTROLYTIC PRODUCTION, RECOVERY OR REFINING OF METALS; APPARATUS THEREFOR
    • C25C3/00Electrolytic production, recovery or refining of metals by electrolysis of melts
    • C25C3/06Electrolytic production, recovery or refining of metals by electrolysis of melts of aluminium
    • C25C3/22Collecting emitted gases

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Electrochemistry (AREA)
  • Materials Engineering (AREA)
  • Metallurgy (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Electrolytic Production Of Metals (AREA)
  • Packaging Of Annular Or Rod-Shaped Articles, Wearing Apparel, Cassettes, Or The Like (AREA)
  • Solid-Sorbent Or Filter-Aiding Compositions (AREA)
  • Filling Or Discharging Of Gas Storage Vessels (AREA)
  • Feeding, Discharge, Calcimining, Fusing, And Gas-Generation Devices (AREA)

Abstract

MÉTODO E EQUIPAMENTO PARA ARMAZENAR E TRANSPORTAR COMPONENTES EMISSORES DE GÁS QUENTES. Um método e equipamento para armazenar e transportar componentes emissores de gás quentes retirados de uma célula de eletrólise para a produção de alumínio, a célula sendo do tipo Hall-Héroult com ânodos pré-cozidos, os componentes compreendem pelo menos um dentre; ânodo(s) gasto(s); material de banho, material de cobertura de ânodo, o equipamento compreende um recipiente fechável de topo aberto que é fechável por meio de tampa(s), e meios adicionais para permitir que um material adsorvente de fluoreto seja vertido no(s) dito(s) componente(s) que foram trazidos para uma câmara central (C) do recipiente. O equipamento compreende adicionalmente pelo menos um registro(s) de ar fluidizante disposto(s) no exterior do recipiente onde o material está prontamente disponível para o(s) dito(s) registro(s) de ar como material pré-armazenado em compartimento(s) no equipamento ou prontamente disponível por fornecimento externo de material durante a operação de cobertura. O(s) registro(s) de ar distribuem o material adsorvente de fluoreto, por fluidização do material, através de uma ou mais aberturas de entrada (O) em uma ou mais paredes laterais (2) do recipiente, ainda mais para dentro da câmara central (C) e finalmente cobrindo o(s) dito(s) componentes(s) com material.

Description

1 / 12
MÉTODO E EQUIPAMENTO PARA ARMAZENAR E TRANSPORTAR COMPONENTES EMISSORES DE GÁS QUENTES
[001] A presente invenção refere-se a um método e equipamento para armazenar e transportar componentes emissores de gás quentes, tal como resíduos de ânodo de um sistema de célula de eletrólise pré-cozido. O equipamento compreende, como um componente principal, um recipiente de armazenamento fechável e transportável. Em adição aos ânodos quentes consumidos (resíduos de ânodo), outros materiais emissores, como material de cobertura de ânodo e material de banho, devem ser removidos das células e operação, em particular durante mudança de ânodo ou outras operações de manutenção. A invenção também inclui uso do equipamento para transporte de novos ânodos para as células.
[002] Em conexão com a operação de um sistema de eletrólise moderno para a produção de alumínio, existem requisitos extensos para o transporte de vários materiais para as células, por exemplo, óxido, fluoreto, ânodos, etc. Além disso, a operação envolve a remoção dos ânodos consumidos, crostas e outros materiais das células em adição ao metal produzido.
[003] Parte desse transporte é à base de guindaste, isto é, os objetos são manipulados por meio de um ou mais guindastes que podem servir as células no pavilhão de eletrólise em conexão com operações específicas. Outra parte do transporte é realizada por meio de veículos com rodas. Em particular, caixas fechadas para transporte de resíduos de ânodo são comumente transportadas por meio de veículos com rodas. Os veículos podem ser conduzidos por um operador ou veículos guiados automaticamente também foram propostos.
[004] Um problema com sistemas de células de eletrólise que são construídos de forma que as células fiquem dispostas em duas fileiras paralelas com uma fileira de colunas de suporte no espaço entre as fileiras é
2 / 12 que pode ser difícil manobrar os veículos de uma maneira eficaz no sistema. Quando, por exemplo, os ânodos consumidos e outros materiais são removidos de uma célula de eletrólise, é importante que eles podem ser transportados rapidamente para fora do pavilhão ou para um armazenamento temporário de modo que a atmosfera do pavilhão não seja prejudicada devido ao atraso desnecessário em remover os ânodos ou materiais indicados, que emitirão gases após sua remoção da célula. Se um armazenamento temporário for usado, é importante que isso seja disposto de modo que a operação do resto do sistema de célula de eletrólise seja afetada o menos possível, enquanto a distância ao longo da qual o material quente é transportado é limitada a um mínimo.
[005] DE 4344036A1 mostra um método e uma disposição para mudar ânodos em conexão com eletrólise de fusão de alumínio com recuperação de calor. A disposição compreende recipientes de transporte que são projetados para reter os ânodos consumidos e material de banho. Os recipientes de transporte nos quais os ânodos consumidos/material de banho são colocados são transportados para uma câmara em um sistema de trocador de calor. O calor residual do material nos recipientes indicados é utilizado para pré-aquecer novos ânodos. Um dispositivo de filtro é disposto para impedir que gás de fluoreto escape do recipiente.
[006] DE 4221882 A1 refere-se a um dispositivo de transporte para ânodos residuais quentes. O dispositivo de transporte compreende um recipiente fechado no qual os ânodos consumidos são inseridos. Para limitar as emissões de gases contaminados como fluoreto na atmosfera do pavilhão durante o transporte para fora do pavilhão, o recipiente é montado com um filtro que pode ser feito de alumina para ligar quimicamente fluoreto no gás a fim de reter tais gases. O recipiente compreende tampas giratórias para permitir ânodos a serem inseridos/removidos.
[007] EP 0838540 mostra um armazenamento temporário para
3 / 12 ânodos usados e material de banho que consiste em um recipiente que é conectado a um abertura na superestrutura de uma célula de eletrólise.
[008] US 6.161.307 descreve um sistema de leito fluido para resfriar resíduos de ânodo gastos quentes. Os resíduos são trazidos a uma câmara de resfriamento de leito fluidizado alongado compreendendo partículas de alumina e meios transportadores para transportar um resíduo de ânodo gasto e quente através do leito fluidizado. Já que os resíduos de ânodo quentes emergindo das linhas de forno estão, naquele ponto, emitindo fluoretos em um ritmo muito rápido, é importante trazê-los ao leito fluidizado assim que possível, e os resíduos de ânodo quentes podem ser transportados em um portador móvel fechado, que é tipicamente uma caixa móvel, independente e autossuficiente. Ele é adaptado para reduzir o contato entre o resíduo de ânodo quente e ar atmosférico quente antes do resíduo ter resfriado o suficiente para evitar a geração de HF, e emissões de fluoreto durante o transporte podem ser adicionalmente minimizadas cobrindo os resíduos quentes com alumina. Os resíduos de ânodo quentes têm uma crosta de banho solidificado que é afixada ao topo de cada resíduo.
[009] EP2507413B1 descreve um processo para mudar ânodo usado e um suporte e sistema para temporariamente armazenar tal ânodo usado, onde o resíduo tendo pedaços de cobertura de banho sobre o mesmo é colocado em um suporte e um pó de abafamento, tal como alumina, é vertido sobre o ânodo gasto para limitar a emissão de gás fluorado. O suporte pode ser associado funcionalmente a um tanque que é preenchido com pó e que é aberto quando um ânodo gasto está no suporte de modo que o pó flua em direção ao ânodo gasto pela força gravitacional. Em uma outra modalidade, o pó pode ser vertido sobre o ânodo gasto por meio de uma ponte rolante comumente disponível equipada com um conduto de descarga de pó para cobrir o ânodo com pó. Tal equipamento é comumente usado para cobrir novos ânodos substituindo um gasto em uma célula.
4 / 12
[0010] EP2710170B1 descreve um método e dispositivo para processar resíduos de ânodo, cobrindo os ditos ânodos com alumina capaz de adsorver fluoreto, em que o resíduo é imerso em alumina que é fluidizada para facilitar a imersão, de modo que o resíduo seja coberto por alumina estática até o fim de seu transporte a uma estação de resíduo de ânodo para processamento adicional do resíduo. O dispositivo compreende uma bandeja contendo alumina não fluidizada em quantidades suficientes para cobrir o resíduo de ânodo e meios de fluidização dessa alumina. O fundo da bandeja pode ser feito de material capaz de reter alumina acima do mesmo enquanto forma uma câmara de distribuição de ar para gás fluidizado abaixo do mesmo e tendo porosidade suficiente para cumprir a função de um tecido de fluidização.
[0011] O próprio WO03/042618 da Requerente descreve um método e uma disposição para a operação de um sistema de célula de eletrólise , compreendendo um pavilhão com células de eletrólise que usam ânodos do tipo pré-cozidos para a produção de alumínio, compreendendo armazenamento temporário dos ânodos consumidos e outro material que são removidos das células em disposições de armazenamento fecháveis dispostas no pavilhão, onde as disposições de armazenamento são conectadas a um sistema de extração, as disposições de armazenamento são dispostas a uma distância das células de modo que as operações realizadas nas células não sejam obstruídas pelas disposições de armazenamento e as disposições de armazenamento também são projetadas para serem conectadas a um sistema de extração colocado a uma distância das células.
[0012] Um desafio dessa solução é evitar oxidação ao ar do material à base de carbono nos resíduos, devido ao ar circundante ser sugado para dentro da disposição de armazenamento. A oxidação ao ar não é desejada já que envolve a perda de material reciclável e prolongação do período de resfriamento devido à combustão ocorrendo.
5 / 12
[0013] Isso pode ser remediado pelo menos parcialmente pelo cobertura dos ditos resíduos vertendo pó de alumina sobre eles e para limitar o contato entre os resíduos e gás contendo oxigênio. No entanto, para ser capaz de aplicar pó de alumina, pelo menos uma ou mais tampas devem ser abertas e há um alto risco de, primeiro, perfurar o sistema subpressurizado dentro da disposição de armazenamento e, segundo, que pelo menos parte do pó de alumina, que pode conter algum ar devido à fluidização anterior, expandirá ao atingir os resíduos quentes e que um gás contendo tanto pó de alumina quando fluoreto pode vazar da disposição de armazenamento durante essa operação e acabar no ar ambiente.
[0014] Isso pode ser evitado pelo presente método e equipamento onde alumina ou material adsorvente de fluoreto semelhante é trazido para cobrir os resíduos de ânodo e outro componentes quentes emissores de gás enquanto o próprio recipiente é fechado, isto é, com as tampas ou outros meios de fechamento semelhantes encerrados. Em uma modalidade, o recipiente pode estar conectado a um sistema de sucção e ser subpressurizado pelo menos durante a operação. Ele pode estar conectado a um célula e ser subpressurizado pelo sistema de extração de gás da célula ou a um sistema de extração de gás separado. Além do mais, o equipamento compreende um sistema para distribuição do material adsorvente de fluoreto dentro do recipiente que permite que o material flua de uma maneira gentil e cubra os componentes emissores quentes sem polvilhamento pesado.
[0015] Essas e outras vantagens podem ser alcançadas com a invenção como definida nas reivindicações anexas.
[0016] A presente invenção será descrita em detalhes adicionais a seguir por meio de exemplos e figuras, em que: a figura 1 mostra, em perspectiva, um equipamento de acordo com a presente invenção, onde as tampas de um recipiente estão na posição aberta e com dois ânodos no mesmo,
6 / 12 a figura 2 mostra, em perspectiva, um equipamento de acordo com a presente invenção, onde as tampas de um recipiente estão encerradas e com dois ânodos no mesmo, a figura 3 mostra, em uma vista de topo, um equipamento com as tampas encerradas e uma indicação das vistas em corte transversal A-A e B-B na figura 4 e 5 respectivamente, a figura 4 mostra uma vista em corte transversal do equipamento ao longo da linha A-A na figura 3 e com nenhum ânodo no mesmo, a figura 5 mostra uma vista em corte transversal do equipamento ao longo da linha B-B na figura 3 e com nenhum ânodo no mesmo, a figura 6 mostra uma vista em corte transversal do equipamento ao longo da linha A-A na figura 3 e com dois resíduos de ânodo no mesmo, a figura 7 mostra uma porção ampliada E da área circulada na figura 6, a figura 8 mostra os princípios de operar os elementos fluidizantes ou registros de ar da figura 7, a figura 9 mostra os princípios de operar os elementos fluidizantes da figura 7,
[0017] Na figura 1, é descrito, em perspectiva, um equipamento 1 de acordo com a presente invenção, onde as tampas 3, 4 de um recipiente 2 estão na posição aberta e com dois ânodos parcialmente mostrados no mesmo. As hastes 5, 6 dos ânodos são suportadas por uma estrutura de armação 7 com suportes 8, 9.
[0018] Na figura 2, o equipamento é girado 90 graus no sentido anti- horário e as tampas 3, 4 estão encerradas.
[0019] A figura 3 mostra, em uma vista de topo, o equipamento 1
7 / 12 onde a armação 7 foi removida e com as tampas 3, 4 encerradas e uma indicação das vistas em corte transversal A-A e B-B na figura 4 e 5 respectivamente, Pode ser visto aberturas fecháveis 10, 11, 12 comunicando- se com compartimentos circundando o recipiente para encher pó adsorvente de fluoreto, como alumina, no recipiente 2, que será explicado posteriormente. Adicionalmente, as tampas têm vedações 13, 14 que podem ser vedações de rebordo macio que precisamente fecham a abertura entre uma fenda nas tampas e nas hastes de ânodo 5, 6.
[0020] A figura 4 mostra uma vista em corte transversal através do equipamento 1 ao longo da linha A-A como descrito na figura 3, onde há compartimentos 23, 24 para receber e armazenar um pó adsorvente de fluoreto, como alumina. que podem ser enchidos através das aberturas fecháveis 10, 11, 12. Ver também a figura 3 onde dois compartimentos adicionais são indicados na posição 27 e 28. Nos compartimentos de recebimento 23, 24, existe elementos fluidizantes 25, 26 adicionalmente dispostos para fluidizar o material durante a operação de enchimento para ser capaz de distribuir o material para todos os espaços disponíveis nos compartimentos. Os compartimentos 23’, 24’ não são enchidos durante essa operação de enchimento, apenas parcialmente devido ao ângulo de repouso do material. Durante de cobertura dos resíduos com pó, materiais podem ser transportados através e partir desses compartimentos 23’, 24’ e para a câmara C do recipiente através de uma ou mais aberturas O nas paredes do recipiente 2 pela ativação dos elementos fluidizantes 25’’, 26’’ junto com os elementos 25, 26 e 25’, 26’(ver também figura 7). Juntos, esses elementos fluidizantes servem como registros de ar a bordo para transportar o material de seu armazenamento para a câmara C.
[0021] O equipamento 1 pode ser provido com tanques para gás de fluidização pressurizado 15, 16. O tanque 16 não tem, para fins de explicação, um corte transversal e a referência 17 é um acoplamento para encher gás
8 / 12 pressurizado acessível a partir do exterior do recipiente. Caso o ar pressurizado seja acessível no ponto de carregamento/descarregamento, não é necessário prover o equipamento com tanques para ar pressurizado, apenas uma junta de enchimento de gás será suficiente.
[0022] De maneira similar, a figura 5 mostra uma vista em corte transversal através do equipamento 1 ao longo da linha B-B como descrito na figura 3, em que os compartimentos 27, 28 para receber e armazenar um pó adsorvente de fluoreto, como alumina, podem ser enchidos através de pelo menos uma abertura fechável 10, 11, 12. Nos compartimentos de recebimento 27, 28, existe elementos fluidizantes 29, 30 adicionalmente dispostos para fluidizar o material durante a operação de enchimento para ser capaz de distribuir o material para todo o espaço disponível nos compartimentos. Os compartimentos 27’, 28’ não são enchidos durante a operação de enchimento. Os materiais podem ser transportados através e a partir desses compartimentos 27’, 28’ e para a câmara C através das aberturas O nas paredes do recipiente 2 pela ativação dos elementos fluidizantes 29’, 30’ semelhante ao explicado na figura 4 e 7. Os tanques 18, 19 com gás de fluidização pressurizado são providos no equipamento fora das paredes do recipiente. O gás pode ser controlado por uma ou mais válvulas e transportado através de canos 18’ para os elementos fluidizantes. A liberação do gás pode ser feita manualmente ou controlada por um PLC. Um sensor registrando a presença de um resíduo e possivelmente o fechamento das tampas pode ser usado para controlar a ativação do gás de fluidização e enchimento do pó na câmara C.
[0023] A figura 6 mostra uma vista em corte transversal do equipamento 1 ao longo da linha A-A na figura 3, e com dois ânodos no mesmo, tendo hastes de ânodo 5, 6, jugos de ânodo 5’, 6’ e blocos de carbono de ânodo 5’’, 6’’. Os ânodos são suportados pela armação 7, e componentes principais adicionais do equipamento 1, como o compartimento 2,
9 / 12 compartimentos 23, 23’; 24,24’, tanque 15, acoplamento 17, câmara central C, são mostrados.
[0024] A figura 7 mostra uma porção ampliada E da área circulada na figura 6 e nela é mostrado o compartimento 23 para receber e armazenar um pó adsorvente de fluoreto, como alumina. que pode ser enchido através das aberturas fecháveis. No compartimento de recebimento 23, existe elemento fluidizante 25 adicionalmente disposto para fluidizar o material durante a operação de enchimento para ser capaz de distribuir o material para todos os espaços disponíveis nos compartimentos. O compartimento 23’ não é enchido durante a operação de enchimento, isto é, a parede de divisão D servirá como uma trava semelhante a uma trava de água. Os materiais podem ser transportados através e a partir do compartimento 23’ e para a câmara C através da abertura O na parede do recipiente 2 pela ativação dos elementos fluidizantes 25, 25’ junto com o elemento fluidizante 25’’. A tubulação 18’ e o tanque 15 também são mostrados, assim como uma haste de ânodo 5, jugo de ânodo 6’ e bloco de carbono de ânodo 6’’ em parte.
[0025] A figura 8 e 9 mostra uma modalidade de operar os elementos fluidizantes da figura 7, em que a figura 8 se refere a material de enchimento no compartimento 23 da caixa durante ativação do elemento fluidizante 25 e 25’ para intensificar a distribuição do material M através dos registros de ar a bordo para os vários compartimentos. A tubulação 18’’ e fornecimento de ar é disposto de modo que os elementos fluidizantes 25’ e 25’’ podem ser operados separadamente.
[0026] Na figura 9, o teor de materiais do compartimento 23 deve ser direcionado para a câmara central C. Os materiais M podem ser transportados a partir do compartimento 23 através do compartimento 23’ e para a câmara C através da abertura O na parede do recipiente 2 pela ativação simultânea dos elementos fluidizantes 25, 25’ e 25’’ que têm uma função como registros de ar a bordo.
10 / 12
[0027] A abertura O dever ser disposta em um nível que garante cobertura completa dos resíduos na câmara C. Para obter isso, o ângulo de repouso do material dever ser considerado, assim como alturas variáveis dos resíduos e também a presença variável do material de cobertura de ânodo ACM no topo dos resíduos.
[0028] O método refere-se a armazenamento e transporte de componentes emissores de gás quentes a partir de uma célula de eletrólise para produção de alumínio, a célula sendo do tipo Hall-Héroult com ânodos pré-cozidos, os componentes compreendem pelo menos um dentre; ânodo(s) gasto(s); material de banho; material de cobertura de ânodo. Em adição, novos ânodos podem ser transportados no equipamento. No entanto, eles não precisam ser cobertos por um material adsorvente.
[0029] De acordo com o método, componente(s) são removidos da célula de eletrólise e colocados em uma câmara central (C) de um recipiente fechável de topo aberto provido com tampa(s) que podem ser fechadas imediatamente após colocar o(s) componente(s) no recipiente para limitar as emissões de gás para o ar ambiente. Então o(s) dito(s) componente(s) é/são coberto(s) com uma camada de um material adsorvente de fluoreto que pode ser alumina. A(s) tampa(s) pode(m) ser automaticamente ou manualmente fechada(s) e, para operar o equipamento, o PLC pode ser integrado no equipamento e também remotamente controlado por disparo manual das ações.
[0030] O material adsorvente de fluoreto pode ser vertido na câmara central do recipiente por pelo menos um buraco de alimentação disposto no topo do recipiente onde o buraco de alimentação é fechado após a operação de enchimento.
[0031] Alternativamente, o recipiente é provido com compartimentos no seu exterior, os ditos compartimentos tendo registros de ar a bordo para distribuição do material adsorvente de fluoreto para a câmara central (C) onde
11 / 12 o(s) componente(s) emissor(es) de gás quente(s) é/são colocado(s). O transporte é realizado pela fluidização do material, que então flui por gravidade para a câmara (C) através de uma ou mais aberturas O na(s) parede(s) do recipiente 2. O material adsorvente de fluoreto está prontamente disponível para os ditos registros de ar como material pré-armazenado em compartimentos do equipamento ou prontamente disponível por enchimento externo durante a operação de cobertura.
[0032] O material adsorvente de fluoreto pode ser alumina que é ramificada do transporte de alumina comum para as células e descarregada por uma mangueira de enchimento ou semelhante, ou pode ser alumina carregada em um reservatório em um guindaste ou um veículo, o dito reservatório tendo uma mangueira de descarga.
[0033] Durante enchimento de material adsorvente de fluoreto, a câmara central (C) do recipiente pode ser submetida a uma subpressão por meio de um sistema de extração de gás, que pode ser o sistema de extração de gás de uma célula onde a câmara central é conectada a esse sistema por meio de uma mangueira ou semelhantes.
[0034] Geralmente, o equipamento compreende um recipiente fechável de topo aberto que é fechável por meio de tampa(s), e compreende adicionalmente meios para permitir um material adsorvente de fluoreto a ser vertido sobre o(s) dito(s) componente(s) que foi/foram trazido(s) para a câmara central (C) do recipiente. O equipamento pode adicionalmente compreender compartimentos com registros de ar fluidizantes dispostos a bordo no exterior das paredes do recipiente 2, onde o material está prontamente disponível para os ditos registros de ar como material pré- armazenado em compartimento(s) no equipamento ou prontamente disponível por fornecimento externo de material durante a operação de cobertura. Os registros de ar distribuem o material adsorvente de fluoreto, por fluidização do material, através de uma ou mais aberturas de entrada (O) em uma ou mais
12 / 12 paredes laterais do recipiente 2, ainda mais para dentro da câmara central (C) e finalmente cobrindo o(s) dito(s) componentes(s) com material.
[0035] O recipiente pode ter registros de ar e aberturas de entrada correspondentes dispostos ao longo de um, dois, três ou todos os seus lados que, em uma modalidade preferencial, são quatro paredes laterais.
[0036] Os compartimentos para material pré-armazenado são dispostos no equipamento, ao longo de pelo menos um lado da parede do recipiente 2.
[0037] O equipamento pode compreender tanque(s) para gás de fluidização pressurizado, em que o(s) tanque(s) pode(m) ser preenchido(s) por um acoplamento acessível pelo exterior do equipamento, ou pode(m) ter acoplamento(s) acessível(is) para fornecer ar pressurizado.
[0038] O recipiente pode ser termicamente isolado por materiais apropriados. O isolamento pode ser disposto no interior ou no exterior das paredes do recipiente.
[0039] Um Controlador de Lógica Programável pode ser incluído no equipamento para controlar operações como o fechamento de tampas, ação de verter o material adsorvente de fluoreto controlando as válvulas entre os tanques para gás de fluidização pressurizado e os elementos fluidizantes, etc.
[0040] Após o uso, o equipamento pode ser virado de cabeça para baixo para a remoção do material adsorvente de fluoreto e outros fragmentos de material.

Claims (15)

REIVINDICAÇÕES
1. Método para armazenar e transportar componentes emissores de gás quentes de uma célula de eletrólise para a produção de alumínio, a célula sendo do tipo Hall-Héroult com ânodos pré-cozidos, os componentes compreendem pelo menos um dentre; ânodo(s) gasto(s); material de banho, material de cobertura de ânodo, em que o método compreende remoção do(s) dito(s) componente(s) da célula de eletrólise e colocá-los em uma câmara central (C) de um recipiente fechável de topo aberto provido com tampa(s) que pode(m) ser fechada(s), caracterizado pelo fato de que a(s) tampa(s) são fechada(s) imediatamente após colocar o(s) componente(s) no recipiente para limitar as emissões de gás para o ar ambiente, seguido por cobertura do(s) dito(s) componente(s) com uma camada de um material adsorvente de fluoreto que pode ser alumina.
2. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a(s) tampa(s) podem ser fechada(s) automaticamente ou manualmente.
3. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o material adsorvente de fluoreto é vertido na câmara central do recipiente por pelo menos um buraco de alimentação disposto no topo do recipiente onde o buraco de alimentação é fechado após a operação de enchimento.
4. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o recipiente é provido no seu exterior com registros de ar a bordo para distribuição de material adsorvente de fluoreto para a câmara central (C) onde o(s) componente(s) emissor(es) de gás é/são colocado(s), o transporte é realizado por fluidização do material, que então flui por gravidade para a câmara (C) através de uma ou mais aberturas na(s) parede(s) do recipiente.
5. Método de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que o material adsorvente de fluoreto está prontamente disponível para os ditos registros de ar como material pré-armazenado em compartimentos do equipamento ou prontamente disponível por enchimento externo durante a operação de cobertura.
6. Método de acordo com a reivindicação 3 ou 5, caracterizado pelo fato de que o material adsorvente de fluoreto é alumina que é ramificada do transporte de alumina comum para as células e descarregada por uma mangueira de enchimento ou semelhante, ou pode ser alumina carregada em um reservatório em um guindaste ou um veículo, o dito reservatório tendo uma mangueira de descarga.
7. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a câmara central (C) do recipiente durante o enchimento do material adsorvente de fluoreto é submetida a uma subpressão por meio de um sistema de extração de gás.
8. Método de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que a extração de gás é realizada conectando a câmara central (C) do recipiente ao sistema de extração de gás de uma célula de eletrólise por meio de uma mangueira ou semelhante.
9. Equipamento para armazenar e transportar componentes emissores de gás quentes retirados de uma célula de eletrólise para a produção de alumínio, a célula sendo do tipo Hall-Héroult com ânodos pré-cozidos, os componentes compreendem pelo menos um dentre; ânodo(s) gasto(s);
material de banho, material de cobertura de ânodo, o equipamento compreende um recipiente fechável de topo aberto que é fechável por meio de tampa(s), e compreende adicionalmente meios para permitir que um material adsorvente de fluoreto seja vertido no(s) dito(s) componente(s) que foram trazidos para uma câmara central (C) do recipiente, caracterizado pelo fato de que o equipamento adicionalmente compreende pelo menos um registro(s) de ar disposto(s) no exterior do recipiente onde o material está prontamente disponível para o(s) dito(s) registro(s) de ar como material pré- armazenado em compartimento(s) no equipamento ou prontamente disponível por fornecimento externo de material durante a operação de cobertura, e que o(s) registro(s) de ar distribui/distribuem o material adsorvente de fluoreto, por fluidização do material, através de uma ou mais aberturas de entrada (O) em uma parede(s) lateral(is) do recipiente, ainda mais para dentro da câmara central (C) e finalmente cobrindo o(s) dito(s) componentes(s) com material.
10. Equipamento de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que o recipiente tem registros de ar e aberturas de entrada correspondentes dispostos ao longo de mais de um lado e até todos os seus lados.
11. Equipamento de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que o(s) compartimento(s) para pré-armazenamento do material é/são disposto(s) ao longo de pelo menos um lado do recipiente e podem compreender todos os lados.
12. Equipamento de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que o equipamento compreende tanque(s) para gás de fluidização pressurizado, em que o(s) tanque(s) pode(m) ser preenchido(s) por um acoplamento acessível pelo exterior do equipamento.
13. Equipamento de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que o recipiente é termicamente isolado.
14. Equipamento de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que um controlador PLC é incluído no equipamento para controlar operações como o fechamento das tampas, ação de verter o material adsorvente de fluoreto, etc.
15. Equipamento de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que o equipamento compreende acoplamento(s) externamente disponível(is) para fornecimento de gás de fluidização pressurizado.
BR112021007370-1A 2018-11-20 2019-10-18 método e equipamento para armazenar e transportar componentes emissores de gás quentes BR112021007370A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
NO20181483 2018-11-20
NO20181483A NO20181483A1 (en) 2018-11-20 2018-11-20 A method and equipment for storing and transporting hot gas emitting components
PCT/EP2019/078386 WO2020104119A1 (en) 2018-11-20 2019-10-18 A method and equipment for storing and transporting hot gas emitting components

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR112021007370A2 true BR112021007370A2 (pt) 2021-07-20

Family

ID=68542584

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112021007370-1A BR112021007370A2 (pt) 2018-11-20 2019-10-18 método e equipamento para armazenar e transportar componentes emissores de gás quentes

Country Status (8)

Country Link
EP (1) EP3884082A1 (pt)
AU (1) AU2019382674A1 (pt)
BR (1) BR112021007370A2 (pt)
CA (1) CA3115400A1 (pt)
EA (1) EA202191405A1 (pt)
NO (1) NO20181483A1 (pt)
WO (1) WO2020104119A1 (pt)
ZA (1) ZA202102663B (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR3122777B1 (fr) * 2021-05-06 2023-03-31 Reel Alesa Dispositif de confinement d’un ensemble anodique
EP4377499A1 (en) * 2021-07-28 2024-06-05 Rio Tinto Alcan International Limited Cooling table for anodes
CN114030063B (zh) * 2021-11-03 2023-02-14 阿坝铝厂 一种预焙阳极炭块抗氧化结构

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4938848A (en) * 1989-02-13 1990-07-03 Aluminum Company Of America Method and apparatus for conveying split streams of alumina powder to an electrolysis cell
US5108557A (en) * 1990-10-04 1992-04-28 Northwest Aluminum Company Ore point feeder and method for soderberg aluminum reduction cells
DE4221882A1 (de) 1992-07-03 1994-01-05 Westfalia Becorit Ind Tech Transportvorrichtung für heiße Restanoden
DE4344036A1 (de) * 1993-12-23 1995-06-29 Westfalia Becorit Ind Tech Verfahren und Einrichtung zum Anodenwechsel bei der Aluminium-Schmelzflußelektrolyse unter Wärmerückgewinnung
FR2754832B1 (fr) 1996-10-23 1998-11-27 Pechiney Aluminium Procede de changement d'anodes usees de cuves d'electrolyse de l'aluminium et dispositif de captage des effluents gazeux permettant de le mettre en oeuvre
CA2256145C (en) * 1998-12-16 2007-09-25 Alcan International Limited Fluid bed system for cooling hot spent anode butts
NO315278B1 (no) 2001-11-14 2003-08-11 Norsk Hydro As Fremgangsmåte for drift av et pre-bake elektrolysecelleanlegg, samt arrangement for benyttelse i samme
US8252156B2 (en) * 2006-10-18 2012-08-28 Alcoa Inc. Electrode containers and associated methods
FR2953223B1 (fr) 2009-12-02 2012-01-27 Alcan Int Ltd Procede de changement d'une anode usee et support et systeme pour le stockage temporaire d'une telle anode usee
FR2975405B1 (fr) * 2011-05-16 2013-05-17 Solios Environnement Procede et dispositif pour limiter les emissions de polluants gazeux par les megots d'anode
NO338642B1 (no) * 2014-09-12 2016-09-26 Norsk Hydro As Anordning og fremgangsmåte for mating av doser av fluidiserbare materialer

Also Published As

Publication number Publication date
NO20181483A1 (en) 2020-05-21
CA3115400A1 (en) 2020-05-28
NZ774532A (en) 2023-10-27
ZA202102663B (en) 2022-08-31
EA202191405A1 (ru) 2021-09-30
AU2019382674A1 (en) 2021-05-06
EP3884082A1 (en) 2021-09-29
WO2020104119A1 (en) 2020-05-28

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112021007370A2 (pt) método e equipamento para armazenar e transportar componentes emissores de gás quentes
US11975461B2 (en) Inertable container for transporting an additive manufacturing powder
CN101730914B (zh) 具有可移动底部的长期储存包装
JP5336603B2 (ja) 液体金属を移送するための取瓶シュラウドの輸送貯蔵装置。
US20180050856A1 (en) Device for conveying a bag comprising a biopharmaceutical fluid and systems and a method using same
CA2467019C (en) A method for designing a pre-bake electrolysis cell system and an arrangement for use in this system
JP5173892B2 (ja) 船舶
EA041015B1 (ru) Способ и оборудование для хранения и транспортировки компонентов, выделяющих горячий газ
CN105452098B (zh) 船舶、船舶的装货方法及船舶的卸货方法
NZ774532B2 (en) A method and equipment for storing and transporting hot gas emitting components
US4335822A (en) Transport and emptying container
RU162284U1 (ru) Машина для транспортировки и выгрузки сыпучих материалов в электролизер
CN115298114A (zh) 罐容器及其制造方法
JP2014028530A (ja) 船舶
US9440807B2 (en) Nitrogen purge hopper
JP5583961B2 (ja) バラ積み船、バラ積み用バージ及びバラ積み乾貨物の積載方法
CN213109435U (zh) 一种熔融态原料搬运装置
CN218756090U (zh) 一种电解车间阳极保温料送料系统
JP2005291334A (ja) 搬送用治具及び高圧ガス容器の搬送方法
KR20140106916A (ko) 촉매 코팅 방법 및 촉매 코팅 장치
JP7362266B2 (ja) タンクコンテナ
CN211254498U (zh) 一种三氧化钼接料装置
SU1406068A2 (ru) Контейнер
JP2005099036A (ja) 貯蔵システム、並びに貯蔵システムに用いる貯蔵容器および搬送装置
JPH1055943A (ja) ガス充填方法及び設備

Legal Events

Date Code Title Description
B06W Patent application suspended after preliminary examination (for patents with searches from other patent authorities) chapter 6.23 patent gazette]