BR112021006015A2 - modelador nasal configurado para ser introduzido no nariz de um indivíduo e método para fabricação do mesmo - Google Patents
modelador nasal configurado para ser introduzido no nariz de um indivíduo e método para fabricação do mesmo Download PDFInfo
- Publication number
- BR112021006015A2 BR112021006015A2 BR112021006015-4A BR112021006015A BR112021006015A2 BR 112021006015 A2 BR112021006015 A2 BR 112021006015A2 BR 112021006015 A BR112021006015 A BR 112021006015A BR 112021006015 A2 BR112021006015 A2 BR 112021006015A2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- nasal
- nose
- shaper
- tubes
- plate
- Prior art date
Links
Classifications
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A61—MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
- A61F—FILTERS IMPLANTABLE INTO BLOOD VESSELS; PROSTHESES; DEVICES PROVIDING PATENCY TO, OR PREVENTING COLLAPSING OF, TUBULAR STRUCTURES OF THE BODY, e.g. STENTS; ORTHOPAEDIC, NURSING OR CONTRACEPTIVE DEVICES; FOMENTATION; TREATMENT OR PROTECTION OF EYES OR EARS; BANDAGES, DRESSINGS OR ABSORBENT PADS; FIRST-AID KITS
- A61F5/00—Orthopaedic methods or devices for non-surgical treatment of bones or joints; Nursing devices; Anti-rape devices
- A61F5/01—Orthopaedic devices, e.g. splints, casts or braces
- A61F5/08—Devices for correcting deformities of the nose ; Devices for enlarging the nostril, e.g. for breathing improvement
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A61—MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
- A61F—FILTERS IMPLANTABLE INTO BLOOD VESSELS; PROSTHESES; DEVICES PROVIDING PATENCY TO, OR PREVENTING COLLAPSING OF, TUBULAR STRUCTURES OF THE BODY, e.g. STENTS; ORTHOPAEDIC, NURSING OR CONTRACEPTIVE DEVICES; FOMENTATION; TREATMENT OR PROTECTION OF EYES OR EARS; BANDAGES, DRESSINGS OR ABSORBENT PADS; FIRST-AID KITS
- A61F5/00—Orthopaedic methods or devices for non-surgical treatment of bones or joints; Nursing devices; Anti-rape devices
- A61F5/01—Orthopaedic devices, e.g. splints, casts or braces
- A61F5/30—Pressure-pads
Landscapes
- Health & Medical Sciences (AREA)
- Vascular Medicine (AREA)
- Heart & Thoracic Surgery (AREA)
- Nursing (AREA)
- Orthopedic Medicine & Surgery (AREA)
- Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
- Biomedical Technology (AREA)
- Veterinary Medicine (AREA)
- Public Health (AREA)
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Animal Behavior & Ethology (AREA)
- General Health & Medical Sciences (AREA)
- Otolaryngology (AREA)
- Pulmonology (AREA)
- Orthopedics, Nursing, And Contraception (AREA)
- Surgical Instruments (AREA)
- Infusion, Injection, And Reservoir Apparatuses (AREA)
Abstract
MODELADOR NASAL CONFIGURADO PARA SER
INTRODUZIDO NO NARIZ DE UM INDIVÍDUO E MÉTODO PARA FABRICAÇÃO DO MESMO. A
invenção está relacionada a um modelador nasal (1) configurado para ser
introduzido no nariz de um indivíduo, compreendendo:
- dois tubos (10) adequados para cada um ser introduzido em uma narina
do nariz, conectados juntos em suas extremidades inferiores por uma
ponte de conexão (50) e
- uma placa (20) fixada à ponte de conexão (50) e estendendo-se oposta à
ponte de conexão (50) em relação aos tubos (10), a placa (20) sendo
configurada para exercer uma pressão sobre o buço do indivíduo quando os
tubos (10) são cada um introduzidos em uma narina do nariz.
Description
[001] A invenção está relacionada a um modelador nasal, destinado a modelar as narinas, especialmente após tratamento de rinoplastia.
[002] Modeladores nasais, tal como, por exemplo, o descrito na patente RU 2 477 088, usado após rinoplastia, e em particular no caso de cirurgia reconstrutiva de fenda labial e fenda palatina na criança já são conhecidos. Esses modeladores funcionam de maneira relativamente satisfatória. Sabe-se também que qualquer cicatriz pode ter uma aparência inestética devido às saliências ou cavidades criadas durante a cicatrização. Este é um problema particular para uma cicatriz na face, localizada na área que se estende entre o lábio e o nariz, ou seja, na área do buço.
[003] Porém, o modelador nasal descrito na patente RU 2 477 088 não é capaz de obter em todos os pacientes uma cicatriz com aspecto estético satisfatório.
[004] A invenção visa, em particular, fornecer um modelador nasal que melhora a cicatrização após rinoplastia, garantindo a restauração da respiração nasal e lutando contra a formação de edemas.
[005] Assim, a invenção está relacionada a um modelador nasal configurado para ser introduzido no nariz de um indivíduo e compreendendo - dois tubos adequados para cada um ser introduzido em uma narina do nariz, conectados juntos em suas extremidades inferiores por uma ponte de conexão e - uma placa fixada à ponte de conexão e estendendo-se oposta à ponte de conexão em relação aos tubos, a placa sendo configurada para exercer uma pressão sobre o buço do indivíduo quando os tubos são cada um introduzidos em uma narina do nariz.
[006] Assim, é proposto um modelador nasal que compreende uma placa projetada para pressionar sobre o buço após o modelador ter sido posicionado nas narinas. Devido a essa pressão exercida sobre o buço, a placa não apenas protege uma cicatriz no buço, mas também pode exercer pressão suficiente sobre a cicatriz para evitar uma cicatriz saliente ou côncava. A ação dessa placa obedece, portanto, ao princípio da pressoterapia, que tem benefícios reconhecidos sobre cicatrizes cirúrgicas.
[007] Note que o modelador é particularmente interessante devido a este aspecto da pressão sobre a cicatriz: não apenas a cicatriz é protegida, mas a pressão é aplicada para controlar o processo de cicatrização. Entendemos, portanto, que a placa proposta está configurada para estar em contato com a superfície do buço.
[008] Neste caso, “extremidade inferior” dos tubos significa a extremidade que está localizada na extremidade inferior das narinas quando o modelador está em posição.
[009] O modelador nasal pode compreender adicionalmente as seguintes características, tomadas isoladamente ou em combinação:
[010] - A placa é fixada à ponte de conexão, sendo deformável entre: - uma posição de repouso, na qual a placa se estende em direção à traseira do modelador nasal, oposta aos tubos antes de posicionar o modelador, e - uma posição de uso, quando o modelador nasal é introduzido no nariz, em que a placa se estende em direção à frente do modelador nasal.
[011] Esta configuração da placa móvel entre duas posições é particularmente vantajosa para exercer uma pressão sobre o buço.
[012] - O modelador nasal compreende meios de enrijecimento, exercendo uma força para devolver a placa à sua posição de repouso, por exemplo um inserto. Os meios de enrijecimento podem ser feitos em uma única peça com a placa ou fixados à placa. Além disso, eles podem ser feitos do mesmo material da placa ou de um material diferente. Tais meios de enrijecimento melhoram adicionalmente a pressão exercida pela placa no buço, aumentando a força exercida para devolver a placa à sua posição de repouso.
[013] - Cada tubo compreende em sua parte frontal superior pelo menos uma protuberância para posicionar o tubo na narina. As uma ou mais protuberâncias são, assim, posicionadas na extremidade frontal superior da narina, para sustentar o modelador mais seguramente.
[014] - Cada tubo compreende em sua parte traseira pelo menos uma protuberância de bloqueio para bloquear o tubo nas cavidades nasais do indivíduo, e preferencialmente duas protuberâncias de bloqueio nas cavidades nasais do indivíduo. Esta modalidade é particularmente vantajosa. Assim, entendemos que quando o modelador está posicionado nas narinas, a protuberância é posicionada sob a concha, para melhor posicionamento e sustentação do modelador. Observou-se que nos modeladores existentes, especialmente o proposto na publicação RU2477088, que possuem uma parte traseira sem tal protuberância, o modelador não permanece corretamente em posição nas narinas, pois tende a deslizar para baixo, o que significa que frequentemente tem que ser suturado no nariz do indivíduo, mais especialmente para uma criança. Entendemos que a protuberância corresponde a uma parte convexa, projetando-se a partir da superfície traseira do tubo. Quando o tubo compreende duas protuberâncias, compreende de fato duas partes convexas separadas por uma parte côncava.
[015] - A extremidade inferior de cada tubo tem um recesso de modo a deixar um espaço entre a extremidade inferior do tubo e o fundo da narina, preferencialmente, este recesso tem o formato geral de um degrau, fornecido com filetes para suavizar os cantos, conectando a traseira e a parte inferior do tubo. Obtemos assim um formato sem cantos afiados, o que evita atrito nos pontos feitos na entrada das narinas, que pode ser dolorido e/ou danificar os pontos.
[016] - O modelador nasal compreende adicionalmente abas externas para sustentar o modelador no nariz, estendendo-se para cima a partir das extremidades inferiores dos tubos, preferencialmente duas abas laterais destinadas a pressionar contra as asas do nariz e/ou uma aba frontal destinada a pressionar contra a ponta do nariz. A presença dessas abas possibilita que o modelador nasal seja mantido mais seguramente no nariz e pode, vantajosamente, permitir que uma pressão seja aplicada nas várias camadas de tecido das asas nasais, que podem ser separadas durante uma operação, melhorando dessa maneira a cicatrização e possibilitando manter o formato requisitado pelo cirurgião durante a operação. Essas abas também podem ser usadas para dar suporte aos pontos feitos através do alas, melhorando ainda mais o contato entre as várias camadas de tecido das asas nasais.
[017] - O modelador nasal compreende silicone, é preferencialmente feito de silicone.
[018] - A placa e/ou os meios de enrijecimento são feitos de um material mais rígido do que o material dos tubos.
[019] - O modelador nasal compreende materiais de cores diferentes. Assim, o modelador pode ser feito nas cores que melhor correspondem à cor da pele do paciente, decorações também podem ser feitas no modelador.
[020] - O modelador nasal tem uma ponte de conexão, ou columela, de comprimento variável. Devido ao comprimento variável de sua ponte de conexão, o modelador nasal pode se adaptar às diferenças anatômicas, por exemplo, diferenças étnicas, em humanos.
[021] A invenção também está relacionada a um modelador nasal compreendendo dois tubos adequados para cada um ser introduzido em uma narina do nariz, conectados juntos entre si em suas extremidades inferiores por uma ponte de conexão, cada tubo compreendendo em sua parte traseira pelo menos uma protuberância de bloqueio para bloquear o tubo nas cavidades nasais do indivíduo, preferencialmente duas protuberâncias de bloqueio nas cavidades nasais do indivíduo.
[022] Conforme descrito acima, entendemos que tal modelador nasal resolve o problema de sustentação do modelador mais seguramente na narina, visto que devido a uma ou mais protuberâncias, não há necessidade de suturar o modelador na narina para sustentá-lo. Tal modelador nasal pode compreender uma ou mais das características do modelador nasal descrito acima, tomadas sozinhas ou em combinação. Entendemos em particular que o modelador nasal pode compreender, ou não, a placa fixada na ponte de conexão.
[023] Outro objetivo da invenção é um método para a fabricação de um conforme descrito acima, compreendendo uma etapa de moldagem por injeção, e o molde sendo preferencialmente fabricado por síntese aditiva.
[024] Síntese aditiva pode ser usada com vantajosamente para fabricar um molde personalizado, portanto um modelador nasal personalizado, o que é particularmente interessante para garantir que o modelador seja sustentado com segurança e que a pressão correta seja aplicada no buço. Breve descrição das figuras
[025] A invenção será melhor compreendida na leitura da seguinte descrição, dada somente a título de exemplo e com referência aos desenhos anexos, nos quais: - [Figura 1] é uma vista em perspectiva isométrica de um modelador nasal de acordo com uma primeira modalidade da invenção, - [Figura 2] é uma vista lateral do modelador nasal da [Figura 1],
- [Figura 3] é uma vista de fundo do modelador nasal da [Figura 1], - [Figura 4] é uma vista frontal de um modelador nasal de acordo com uma segunda modalidade da invenção, - [Figura 5] é uma vista em perspectiva do modelador nasal da [Figura 2], - [Figura 6] é uma vista lateral do modelador nasal da [Figura 2], - [Figura 7] é uma vista em perspectiva de um molde para fabricar um modelador nasal similar ao da [Figura 1]. Descrição detalhada
[026] As Figuras 1 a 3 mostram um modelador nasal de acordo com uma primeira modalidade da invenção, designada pela referência geral 1.
[027] Esses modeladores nasais são geralmente usados após a rinoplastia. Um modelador nasal 1 é usado mais frequentemente após cirurgia reconstrutiva de fenda labial e fenda palatina em uma criança. Após este tipo de cirurgia, o modelador nasal é usado para modelar as narinas do indivíduo, de acordo com um formato pré-definido pelo cirurgião, ao mesmo tempo que permite que o indivíduo respire, e também, principalmente em uma criança, se alimente podendo sugar facilmente. Além disso, conforme detalhado a seguir, e de acordo com o princípio da pressoterapia, este modelador nasal oferece a vantagem de se obter uma cicatriz com melhor aparência do que os obtidos com modeladores do estado da técnica.
[028] O modelador nasal 1 mostrado nas Figuras 1 a 3 compreende dois tubos 10 destinados a serem introduzidos nas narinas de um indivíduo. Os tubos 10 são conectados juntos entre si por uma ponte de conexão 50. Quando os tubos 10 estão em posição nas narinas do indivíduo, a ponte de conexão 50 está geralmente substancialmente em contato com a base do nariz do indivíduo.
[029] Na modalidade mostrada nas Figuras 1 a 3, o modelador nasal 1 compreende adicionalmente uma placa 20 que é fixada à ponte de conexão 50.
A placa 20 é configurada de modo que, quando o modelador nasal 1 está em posição no nariz de um indivíduo, ou seja, quando os tubos 10 são cada um introduzidos em uma narina do indivíduo, a placa 20 seja posicionada plana no filtro do indivíduo, e exerça uma pressão sobre o buço. Essa pressão auxilia a obter uma cicatriz no buço de aspecto estético satisfatório.
[030] Vantajosamente, a placa 20 é móvel entre uma posição de repouso e uma posição de uso. Em sua posição de repouso, a placa 20 se estende em direção à traseira do modelador nasal 1, oposta aos tubos 10. Esta posição de repouso da placa 20 é geralmente a posição da placa 20 obtida após a fabricação do modelador nasal. O ângulo α formado pelo plano da placa e o plano que passa através da parte inferior da ponte de conexão 50, mostrada na Figura 2, está entre 0° e 90°.
[031] Quando a placa 20 está na posição de uso, que corresponde à posição em que o modelador nasal 1 está em posição no nariz do indivíduo, a placa 20 se estende em direção à frente do modelador nasal 1, oposta aos tubos 10 em relação à ponte de conexão 50. A placa 20 é configurada de tal modo que quando o modelador nasal 1 está posicionado no nariz do indivíduo, a placa exerce uma pressão considerada suficiente para melhorar a cicatrização.
[032] Vantajosamente, como mostrado na Figura 3, o modelador nasal 1 compreende meios de enrijecimento 60 que aumentam a força usada para devolver a placa 20 da sua posição de uso para a sua posição de repouso. Estes meios de enrijecimento 60 podem ser inserções colocadas na parte inferior da placa 20 e da ponte de conexão 50, ou ser feitos em uma única peça com o resto da placa 20. Estes meios de enrijecimento 60 podem formar, pelo menos parcialmente, os elementos que fixam a placa 20 à ponte de conexão 50. A presença destes meios de enrijecimento 60 melhora a ação da placa 20, aumentando a pressão que exerce sobre o buço do indivíduo.
[033] Em uma modalidade, os tubos 10 do modelador nasal 1 compreendem uma protuberância 16, mostrada na Figura 2, localizada na parte frontal e superior do tubo 10 e destinada a ser posicionada na parte frontal e superior de uma narina, que oferece a vantagem de sustentar o modelador nasal 1 mais seguramente no nariz do indivíduo.
[034] Em outra modalidade, cada um dos tubos 10 é fornecido com pelo menos uma protuberância de bloqueio 12, 14, como mostrado em particular nas Figuras 1 e 2, e posicionado na parte traseira do tubo. Essas protuberâncias de bloqueio são posicionadas nas cavidades nasais do indivíduo quando o modelador nasal está em posição, mais precisamente sob a concha. A presença dessas protuberâncias de bloqueio 12, 14 permite o posicionamento e a sustentação ideais do modelador nasal. Isto pode em particular evitar a necessidade de suturar o modelador nasal no nariz do indivíduo, o que era uma desvantagem frequente e significativa dos modeladores existentes.
[035] Em ainda outra modalidade, cada tubo 10 é fornecido em sua extremidade frontal inferior com um recesso 18, mostrado na Figura 2, de modo a deixar um espaço entre a extremidade inferior do tubo 10 e o fundo da narina. Vantajosamente, este recesso tem o formato geral de um degrau, fornecido com filetes para suavizar os cantos. Em outras palavras, o recesso tem uma seção substancialmente “em formato de S”, as extremidades do S sendo tangenciais, respectivamente, ao tubo 10 e à ponte de conexão 50.
[036] Em outra modalidade mostrada nas Figuras 4 a 6, o modelador nasal 1 compreende adicionalmente abas externas 30, 40 de sustentação, destinadas a sustentar o modelador nasal 1 em posição no nariz do indivíduo. Essas abas 30, 40 se estendem para cima a partir das extremidades inferiores dos tubos 10. Essas abas podem ser duas abas laterais externas 30, cada uma destinada a pressionar um lado das asas do nariz. Uma aba frontal 40 destinada a pressionar a ponta do nariz também pode ser usada. Essas abas laterais 30 e frontais 40 podem ser usadas sozinhas ou em combinação.
[037] Além de sustentar o modelador nasal 1 mais seguramente no nariz do indivíduo, essas abas permitem que uma pressão seja aplicada nas várias camadas de tecido das asas nasais, que geralmente são separadas durante a cirurgia. Isso melhora a cicatrização e permite manter o formato dado às narinas pelo cirurgião durante a operação. Finalmente, essas abas também podem ser usadas para dar suporte aos pontos feitos através das alas, melhorando ainda mais o contato entre as várias camadas de tecido das asas nasais.
[038] Após a cirurgia reconstrutiva de fenda labial e fenda palatina, o cirurgião usa vantajosamente, durante os próximos dias, um modelador nasal 1 não compreendendo as abas 30, 40, então durante as próximas semanas, um modelador nasal 1 com as abas laterais externas 30 e/ou a aba externa frontal
40. As narinas, portanto, cicatrizam melhor e podem ser modeladas conforme necessário.
[039] Em outra modalidade, o comprimento da ponte de conexão 50 é variável e pode ser adaptado à anatomia de cada indivíduo.
[040] Preferencialmente, os tubos 10 são feitos de um material flexível, de modo que podem ser introduzidos na narina mais facilmente e são menos desconfortáveis para o indivíduo. Silicone é um material especialmente adequado para os tubos 10. Na verdade, é altamente flexível, biologicamente inerte e bem tolerado pelo corpo. Similarmente, a ponte de conexão 50 é preferencialmente flexível e o silicone é especialmente adequado. Vantajosamente, a ponte de conexão 50 é feita em uma única peça com os tubos
10.
[041] Preferencialmente, a placa 20 também compreende silicone. Adicionalmente, a placa 20 é configurada de modo que uma pressão suficiente e substancialmente uniforme possa ser aplicada no buço, e mais particularmente na área do buço onde a cicatriz está localizada, tendo uma rigidez adequada, em outras palavras relativamente alta, para fazê-lo.
[042] Assim, vantajosamente, a placa 20 é mais rígida do que os tubos 10 e a ponte de conexão 50. De modo a tornar os tubos 10 mais fáceis de usar e mais confortáveis, eles devem, preferencialmente, ser altamente flexíveis. No entanto, para operar satisfatoriamente, a placa 20 deve ser rígida.
[043] Os meios de enrijecimento 60 também compreendem vantajosamente silicone, ou mesmo são feitos de silicone. Uma vez que devem ajudar a aumentar a força de devolução exercida na placa 20, sua rigidez é geralmente relativamente alta, por exemplo, a mesma que a da placa 20. Em uma modalidade, os meios de enrijecimento 60 são feitos em uma única peça com a placa 20 e são fixados à ponte de conexão 50. Em outra modalidade, os meios de enrijecimento 60 são insertos colocados na parte inferior da placa 20 e conectados à ponte de conexão 50.
[044] Outro objetivo da invenção é um método para fabricar o modelador nasal 1. Preferencialmente, o modelador nasal 1 é fabricado por moldagem por injeção. Vantajosamente, o material usado é silicone.
[045] Em uma modalidade particularmente vantajosa, o molde usado para a moldagem por injeção é ele próprio fabricado por síntese aditiva. Este método de fabricação pode ser usado opcionalmente para fabricar moldes personalizados.
[046] A Figura 7 mostra um exemplo de um molde usado para fabricar o modelador nasal 1. O molde 100 compreende duas partes externas 110 e 120 e uma parte interna 130. A parte 110 é a parte superior e compreende um orifício 112 para injetar silicone (ou outro material adequado). A parte 120 é a parte inferior do molde. O molde 100 também compreende uma parte interna 130,
compreendendo em particular duas alças 132 em torno das quais os tubos 10 do modelador nasal 1 serão moldados.
[047] [Tabela 1].
1 Modelador nasal 10 Tubo destinado a ser introduzido em uma narina 12 Protuberância traseira do tubo 10 destinada a ser recebida por uma concha do nariz de um indivíduo 14 Protuberância traseira do tubo 10 destinada a ser recebida por uma concha do nariz de um indivíduo 16 Protuberância frontal do tubo 10 destinada a ser recebida pela parte frontal superior do nariz de um indivíduo 18 Recesso na extremidade inferior do tubo 10, com canto suavizado 20 Placa pressionando o buço 30 Aba externa lateral 40 Aba externa frontal 50 Ponte de conexão entre os tubos 10 60 Meios de enrijecimento 100 Molde para fabricar o modelador nasal 1 110 Parte superior do molde 112 Orifício de injeção 120 Parte inferior do molde 130 Parte do molde destinada a formar os tubos 10 132 Alças
[048] A invenção não está limitada às modalidades descritas e outras modalidades serão claramente evidentes para os técnicos no assunto.
[049] Em particular, o modelador nasal 1 poderia não compreender placa 20 alguma. Neste caso, o mero fato de os tubos serem fornecidos com uma ou duas protuberâncias de bloqueio 12, 14 proporciona um modelador nasal que pode ser sustentado mais seguramente no nariz, em particular um modelador que não necessita ser suturado no nariz.
[050] Em outras palavras, o modelador nasal 1 é configurado para ser introduzido no nariz de um indivíduo e compreende: - dois tubos 10 adequados para cada um ser introduzido em uma narina do nariz, conectados em suas extremidades inferiores por uma ponte de conexão 50 e, - em que cada tubo 10 compreende em sua parte traseira pelo menos uma protuberância de bloqueio 12, 14 para bloquear o tubo nas cavidades nasais do indivíduo, preferencialmente duas protuberâncias de bloqueio 12, 14 nas cavidades nasais do indivíduo.
[051] Este tipo de modelador nasal é útil, por exemplo, para rinoplastias em que não são feitos pontos no buço. Quando o modelador está posicionado nas narinas, a protuberância é posicionada sob a concha, para melhor posicionamento e sustentação do modelador. Observou-se, de fato, que nos modeladores existentes, especialmente o proposto na publicação RU2477088, que não são fornecidos com essas protuberâncias, o modelador não permanece corretamente posicionado nas narinas, pois tende a deslizar para baixo, o que significa que frequentemente tem que ser suturado no nariz.
[052] Em outra modalidade, o modelador nasal 1 não compreende uma placa 20, mas compreende abas externas para sustentar o modelador no nariz do indivíduo. Em tal modalidade, o modelador nasal 1 é configurado para ser introduzido no nariz de um indivíduo e compreende: - dois tubos 10 adequados para cada um ser introduzido em uma narina do nariz, conectados em suas extremidades inferiores por uma ponte de conexão 50 e
- abas externas 30, 40 para sustentar o modelador no nariz, estendendo-se para cima a partir das extremidades inferiores dos tubos, preferencialmente duas abas laterais 30 destinadas a pressionar contra as asas do nariz e/ou uma aba frontal 40 destinada a pressionar contra a ponta do nariz.
[053] Este tipo de modelador nasal é útil, por exemplo, para rinoplastias em que não são feitos pontos no buço. A presença das abas 30, 40 possibilita que o modelador nasal seja sustentado mais seguramente e permite que uma pressão seja aplicada nas várias camadas de tecido das asas nasais, caso elas sejam separadas durante uma cirurgia, melhorando dessa maneira a cicatrização e possibilitando manter o formato exigido pelo cirurgião durante a operação. Essas abas 30, 40 também podem ser usadas para dar suporte aos pontos feitos através das alas, melhorando ainda mais o contato entre as várias camadas de tecido das asas nasais.
[054] Adicionalmente, as duas modalidades acima podem ser combinadas, um objetivo da invenção, neste caso, sendo um modelador nasal 1 compreendendo: - dois tubos 10 adequados para cada um ser introduzido em uma narina do nariz, conectados juntos em suas extremidades inferiores por uma ponte de conexão 50 e, - em que cada tubo 10 compreende em sua parte traseira pelo menos uma protuberância de bloqueio 12, 14 para bloquear o tubo 10 nas cavidades nasais do indivíduo, preferencialmente duas protuberâncias de bloqueio 12, 14 nas cavidades nasais do indivíduo. - abas externas 30, 40 para sustentar o modelador no nariz, estendendo-se para cima a partir das extremidades inferiores dos tubos, preferencialmente duas abas laterais 30 destinadas a pressionar contra as asas do nariz e/ou uma aba frontal 40 destinada a pressionar contra a ponta do nariz.
[055] Outras combinações ou deleções de características das várias modalidades podem ser consideradas.
Claims (13)
1. Modelador nasal (1) configurado para ser introduzido no nariz de um indivíduo, caracterizado pelo fato de que compreende: - dois tubos (10) adequados para cada um sendo introduzidos em uma narina do nariz, conectados juntos em suas extremidades inferiores por uma ponte de conexão (50) e - uma placa (20) fixada à ponte de conexão (50) e estendendo-se oposta à ponte de conexão (50) em relação aos tubos (10), a placa (20) sendo configurada para exercer uma pressão sobre o buço do indivíduo quando os tubos (10) são cada um introduzidos em uma narina do nariz.
2. Modelador nasal (1), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a placa (20) é fixada à ponte de conexão (50), sendo deformável entre: - uma posição de repouso, na qual a placa (20) se estende em direção à traseira do modelador nasal (1), oposta aos tubos (10) antes de posicionar o modelador, e - uma posição de uso, quando o modelador nasal (1) é introduzido no nariz, em que a placa se estende em direção à dianteira do modelador nasal (1).
3. Modelador nasal (1), de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que compreende meios de enrijecimento (60), exercendo uma força para devolver a placa (20) à sua posição de repouso, por exemplo um inserto.
4. Modelador nasal (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que cada tubo (10) compreende, na sua parte frontal superior, pelo menos uma protuberância (16) para posicionar o tubo (10) na narina.
5. Modelador nasal (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que cada tubo (10) compreende em sua parte traseira pelo menos uma protuberância de bloqueio (12, 14) para bloquear o tubo (10) nas cavidades nasais do indivíduo, preferencialmente duas protuberâncias de bloqueio (12, 14) nas cavidades nasais do indivíduo.
6. Modelador nasal (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de que a extremidade inferior de cada tubo (10) tem um recesso de modo a deixar um espaço entre a extremidade inferior do tubo (10) e o fundo da narina, preferencialmente, este recesso tem o formato geral de um degrau, fornecido com filetes para suavizar os cantos, conectando a traseira e a parte inferior do tubo (10).
7. Modelador nasal (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente abas externas (30, 40) para sustentar o modelador no nariz, estendendo-se para cima a partir das extremidades inferiores dos tubos, preferencialmente duas abas laterais (30) destinadas a pressionar contra as asas do nariz e/ou uma aba frontal (40) destinada a pressionar contra a ponta do nariz.
8. Modelador nasal (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo fato de que compreende silicone, preferencialmente feito de silicone.
9. Modelador nasal (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo fato de que a placa (20) é feita de um material que é mais rígido do que o material dos tubos (10).
10. Modelador nasal (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 3 a 9, caracterizado pelo fato de que os meios de enrijecimento (60) são feitos de um material que é mais rígido do que o material dos tubos (10).
11. Modelador nasal, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado pelo fato de que compreende materiais de cores diferentes.
12. Modelador nasal, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a
11, caracterizado pelo fato de que tem uma ponte de conexão de comprimento variável.
13. Método para fabricação de um modelador nasal, definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 12, caracterizado pelo fato de que compreende uma etapa de moldagem por injeção, sendo o molde preferencialmente fabricado por síntese aditiva.
Applications Claiming Priority (3)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
FR18/59085 | 2018-10-01 | ||
FR1859085A FR3086531B1 (fr) | 2018-10-01 | 2018-10-01 | Conformateur narinaire |
PCT/EP2019/076319 WO2020070028A1 (fr) | 2018-10-01 | 2019-09-27 | Conformateur narinaire |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR112021006015A2 true BR112021006015A2 (pt) | 2021-06-29 |
Family
ID=66286372
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BR112021006015-4A BR112021006015A2 (pt) | 2018-10-01 | 2019-09-27 | modelador nasal configurado para ser introduzido no nariz de um indivíduo e método para fabricação do mesmo |
Country Status (9)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US12109141B2 (pt) |
EP (1) | EP3860532B1 (pt) |
JP (1) | JP2022514110A (pt) |
KR (1) | KR20210104025A (pt) |
CN (1) | CN113164276A (pt) |
BR (1) | BR112021006015A2 (pt) |
FR (1) | FR3086531B1 (pt) |
MA (1) | MA53803B1 (pt) |
WO (1) | WO2020070028A1 (pt) |
Family Cites Families (14)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US5665104A (en) * | 1996-08-20 | 1997-09-09 | Lee; Chi Hao Edwin | Breathing enhancer |
JPH10323362A (ja) * | 1997-05-26 | 1998-12-08 | Katsunari Nishihara | 鼻腔拡大矯正装置 |
US8403954B2 (en) * | 2001-05-22 | 2013-03-26 | Sanostec Corp. | Nasal congestion, obstruction relief, and drug delivery |
TW200300002A (en) * | 2002-11-11 | 2003-05-01 | Dennis Internatioan Co Ltd | Nasal filtration device |
JP3101350U (ja) * | 2003-10-31 | 2004-06-10 | 建綸 彭 | 鼻整形装置 |
FR2872054B1 (fr) * | 2004-06-28 | 2007-03-02 | Alexandre Yazdi | Dilatateur nasal |
AU2004100927B4 (en) * | 2004-11-01 | 2005-03-24 | Richard Benson | Snorenomore (anti-snoring device) |
JP3787636B1 (ja) * | 2005-08-26 | 2006-06-21 | 国立大学法人 岡山大学 | 構音障害改善用鼻孔栓 |
JP4536013B2 (ja) * | 2006-01-24 | 2010-09-01 | 有限会社モーメント | 呼吸補助具 |
RU2477088C1 (ru) | 2011-07-22 | 2013-03-10 | Общество с ограниченной ответственностью "Айсенс Групп" | Эндоназальный активатор |
ES2376440B2 (es) * | 2011-11-28 | 2012-11-12 | David Orts Paya | Dispositivo para aliviar los síntomas de alergias nasales. |
US9663975B2 (en) * | 2014-08-29 | 2017-05-30 | Leatherman Tool Group, Inc. | Flexible cut-resistant lock |
EP3310307A4 (en) * | 2015-06-22 | 2019-01-30 | TUAN ANH LE Pty Ltd | NASAL WRIST |
AU2016302387B2 (en) * | 2015-07-31 | 2020-12-24 | Asap Breatheassist Pty Ltd | Nasal devices |
-
2018
- 2018-10-01 FR FR1859085A patent/FR3086531B1/fr active Active
-
2019
- 2019-09-27 EP EP19780213.5A patent/EP3860532B1/fr active Active
- 2019-09-27 US US17/276,397 patent/US12109141B2/en active Active
- 2019-09-27 CN CN201980063646.5A patent/CN113164276A/zh active Pending
- 2019-09-27 MA MA53803A patent/MA53803B1/fr unknown
- 2019-09-27 WO PCT/EP2019/076319 patent/WO2020070028A1/fr unknown
- 2019-09-27 JP JP2021542270A patent/JP2022514110A/ja active Pending
- 2019-09-27 BR BR112021006015-4A patent/BR112021006015A2/pt unknown
- 2019-09-27 KR KR1020217012919A patent/KR20210104025A/ko active Search and Examination
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
MA53803A (fr) | 2022-01-05 |
US20220039993A1 (en) | 2022-02-10 |
MA53803B1 (fr) | 2023-06-28 |
CN113164276A (zh) | 2021-07-23 |
KR20210104025A (ko) | 2021-08-24 |
EP3860532B1 (fr) | 2023-02-22 |
FR3086531B1 (fr) | 2020-10-30 |
WO2020070028A1 (fr) | 2020-04-09 |
EP3860532A1 (fr) | 2021-08-11 |
FR3086531A1 (fr) | 2020-04-03 |
JP2022514110A (ja) | 2022-02-09 |
US12109141B2 (en) | 2024-10-08 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
JP6953486B2 (ja) | 患者用インタフェースおよびその態様 | |
JP6710723B2 (ja) | 鼻封止部分およびローリングヒンジを備えるインタフェース | |
JP7247272B2 (ja) | 患者インターフェース | |
US10548615B2 (en) | C-tourniquet | |
KR100759104B1 (ko) | 코 인공 삽입물 | |
JP6242914B2 (ja) | 口腔内の空気空間を除去するための口腔デバイス及び口腔内の空気空間を除去するためのシステム | |
JP2015532169A5 (pt) | ||
JP2009527260A (ja) | 幼児用経鼻インターフェイスマスク | |
US20180042751A1 (en) | Optional two piece supra malleolar and ankle foot orthosis system and method therefor | |
US11166835B2 (en) | Rhinoplasty appliance and method of forming the same | |
CN105919767A (zh) | 一种防压疮俯卧位手术头部保护架 | |
US20160367393A1 (en) | Nasal implant for correction | |
KR101862833B1 (ko) | 코 성형수술용 가이드 | |
US20170014262A1 (en) | Intraoral Orthosis Device and Method for Manufacturing | |
US10076448B2 (en) | Tarsus eyelid patch | |
CN112566591A (zh) | 下颌角度支撑用辅助器及含其的下颌角度矫正装置 | |
KR20180060045A (ko) | 비강내 부목 | |
BR112020021052A2 (pt) | tala nasal e método de fabricação de uma tala nasal | |
BR112021006015A2 (pt) | modelador nasal configurado para ser introduzido no nariz de um indivíduo e método para fabricação do mesmo | |
KR101443247B1 (ko) | 팔자주름 교정기구 | |
JP3114350U (ja) | 鼻腔用固定具 | |
KR20100008951U (ko) | 턱 성형용 보형물 | |
RU2452446C2 (ru) | Способ отопластики | |
CN211327567U (zh) | 新生儿一次性可弯曲伸缩无创通气鼻塞装置 | |
KR20200109950A (ko) | 비강 보호장치 |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B25G | Requested change of headquarter approved |
Owner name: ASSISTANCE PUBLIQUE - HOPITAUX DE PARIS (FR) ; BONE 3D (FR) |
|
B25L | Entry of change of name and/or headquarter and transfer of application, patent and certificate of addition of invention: publication cancelled |
Owner name: ASSISTANCE PUBLIQUE - HOPITAUX DE PARIS (FR) ; BONE 3D (FR) Free format text: ANULADA A PUBLICACAO CODIGO 25.7 NA RPI NO 2648 DE 05/10/2021 POR TER SIDO INDEVIDA. |
|
B25G | Requested change of headquarter approved |
Owner name: ASSISTANCE PUBLIQUE - HOPITAUX DE PARIS (FR) ; BONE 3D (FR) |
|
B06W | Patent application suspended after preliminary examination (for patents with searches from other patent authorities) chapter 6.23 patent gazette] |