BR112020017115A2 - Processo para melhorar a qualidade de óleos ou gorduras comestíveis, e, utilização de equipamento de refino - Google Patents

Processo para melhorar a qualidade de óleos ou gorduras comestíveis, e, utilização de equipamento de refino Download PDF

Info

Publication number
BR112020017115A2
BR112020017115A2 BR112020017115-8A BR112020017115A BR112020017115A2 BR 112020017115 A2 BR112020017115 A2 BR 112020017115A2 BR 112020017115 A BR112020017115 A BR 112020017115A BR 112020017115 A2 BR112020017115 A2 BR 112020017115A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
oil
edible
packaging
refining equipment
oils
Prior art date
Application number
BR112020017115-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Armin Willem-Friedrich Hermann TARNOW
Ignacio Vilas Eguileta
Original Assignee
Cargill, Incorporated
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Cargill, Incorporated filed Critical Cargill, Incorporated
Publication of BR112020017115A2 publication Critical patent/BR112020017115A2/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C11ANIMAL OR VEGETABLE OILS, FATS, FATTY SUBSTANCES OR WAXES; FATTY ACIDS THEREFROM; DETERGENTS; CANDLES
    • C11BPRODUCING, e.g. BY PRESSING RAW MATERIALS OR BY EXTRACTION FROM WASTE MATERIALS, REFINING OR PRESERVING FATS, FATTY SUBSTANCES, e.g. LANOLIN, FATTY OILS OR WAXES; ESSENTIAL OILS; PERFUMES
    • C11B3/00Refining fats or fatty oils
    • C11B3/12Refining fats or fatty oils by distillation
    • C11B3/14Refining fats or fatty oils by distillation with the use of indifferent gases or vapours, e.g. steam
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23DEDIBLE OILS OR FATS, e.g. MARGARINES, SHORTENINGS, COOKING OILS
    • A23D9/00Other edible oils or fats, e.g. shortenings, cooking oils
    • A23D9/02Other edible oils or fats, e.g. shortenings, cooking oils characterised by the production or working-up
    • A23D9/04Working-up
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B01PHYSICAL OR CHEMICAL PROCESSES OR APPARATUS IN GENERAL
    • B01DSEPARATION
    • B01D3/00Distillation or related exchange processes in which liquids are contacted with gaseous media, e.g. stripping
    • B01D3/34Distillation or related exchange processes in which liquids are contacted with gaseous media, e.g. stripping with one or more auxiliary substances
    • B01D3/38Steam distillation

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Oil, Petroleum & Natural Gas (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Microbiology (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Fats And Perfumes (AREA)
  • Edible Oils And Fats (AREA)

Abstract

a presente invenção se refere a um processo para melhorar a qualidade de óleos ou gorduras comestíveis e, no processo, um óleo comestível é passado por um equipamento de refino de óleo que consiste em uma coluna de separação com embalagem e não mais do que uma bandeja de coleta de óleo. refere-se ainda ao uso do equipamento de refino que consiste em uma coluna de separação com embalagem e não mais do que uma bandeja de coleta de óleo, para degradar, decompor ou quebrar produtos de oxidação de triglicerídeos, diglicerídeos, monoglicerídeos e / ou ácidos graxos.

Description

1 / 27
PROCESSO PARA MELHORAR A QUALIDADE DE ÓLEOS OU GORDURAS COMESTÍVEIS, E, UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTO DE REFINO REFERÊNCIA REMISSIVA AOS PEDIDOS DE DEPÓSITO CORRELATOS
[001] Este pedido reivindica o benefício do pedido de patente europeia n° de série 18157904.6 depositado em 21 de fevereiro de 2018, intitulado "EDIBLE OIL REFINING", do pedido de patente europeia n° de série 18184132.1 depositado em 18 julho de 2018, intitulado "EDIBLE OIL REFINING", e do pedido de patente europeia n° de série 18187287.0, depositado em 3 de agosto de 2018, intitulado "EDIBLE OIL REFINING" cujos pedidos são aqui incorporados a título de referência em suas totalidades.
CAMPO DA INVENÇÃO
[002] Um processo de refino usando uma coluna de decapagem ("stripping column") empacotada para melhorar a qualidade de óleos comestíveis.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
[003] Os óleos crus, conforme extraídos de sua fonte original, muitas vezes não são adequados ao consumo humano devido à presença de altos teores de impurezas que podem ser nocivos ou podem proporcionar cor, odor ou sabor indesejáveis. Os óleos crus são, portanto, tipicamente refinados antes do uso. O processo de refinamento consiste tipicamente nas seguintes etapas principais: degomagem e/ou refinamento alcalino, alvejamento e desodorização. Um óleo obtido após o término do processo de refinamento (chamado de um "NBD" (neutralizado, branqueado e desodorizado) ou "óleo RBD" (refinado, branqueado e desodorizado)) é normalmente considerado adequado para o consumo humano e pode ser, portanto, usado na produção de vários alimentos e bebidas.
[004] Durante a desodorização, o óleo é aquecido a temperaturas
2 / 27 elevadas e é mantido por um tempo de permanência longo em temperatura elevada a fim de decompor os compostos precursores de sabor e cor e eliminar impurezas voláteis e substâncias indesejadas do óleo por meio de vácuo e vapor d´água injetado através do óleo.
[005] Existe no mercado hoje um grande número de diferentes instalações de desodorização, como fluxo contínuo, tratamento em batelada e similares. É comumente conhecido que as bandejas de retenção de desodorizante e longos tempos de permanência são necessários para melhorar a qualidade dos óleos.
[006] Entretanto, existe uma necessidade de melhorar o processo de refino de óleos ou gorduras.
[007] A presente invenção fornece tal processo.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
[008] A presente invenção se refere a um processo para melhorar a qualidade de óleos ou gorduras comestíveis e o processo compreende as seguintes etapas: a) Passar um óleo comestível sob vácuo através de um equipamento de refino de óleo e aplicar um agente de decapagem ao fluxo do óleo, enquanto se coloca o óleo em contato com o agente de decapagem e se reduz o teor de hidroperóxidos e/ou compostos voláteis do óleo, e b) Coletar o óleo comestível refinado da etapa a), sendo que o equipamento de refino consiste em uma coluna de decapagem com empacotamento e não mais de uma bandeja de coleta de óleo.
[009] Ela se refere também ao uso de equipamento de refino que consiste em uma coluna de decapagem com empacotamento, e não mais de uma bandeja de coleta de óleo, para degradar, decompor ou desagregar os produtos da oxidação de triglicerídeos, diglicerídeos, monoglicerídeos e/ou ácidos graxos. Descrição detalhada
3 / 27
[0010] A presente invenção se refere a um processo para melhorar a qualidade de óleos ou gorduras comestíveis e o processo compreende as seguintes etapas: a) Passar um óleo comestível sob vácuo através de um equipamento de refino de óleo e aplicar um agente de decapagem ao fluxo do óleo, enquanto se coloca o óleo em contato com o agente de decapagem e se reduz o teor de hidroperóxidos e/ou compostos voláteis do óleo, e b) Coletar o óleo comestível refinado da etapa a), sendo que o equipamento de refino consiste em uma coluna de decapagem com empacotamento e não mais de uma bandeja de coleta de óleo.
[0011] A presente invenção se refere a um processo para aprimorar o sabor e aroma de óleos ou gorduras comestíveis e o processo compreende as seguintes etapas: a) Passar um óleo comestível sob vácuo através de um equipamento de refino de óleo e aplicar um agente de decapagem ao fluxo do óleo, enquanto se coloca o óleo em contato com o agente de decapagem e se reduz o teor de hidroperóxidos e/ou compostos voláteis do óleo, e b) Coletar o óleo comestível refinado da etapa a), sendo que o equipamento de refino consiste em uma coluna de decapagem com empacotamento e não mais de uma bandeja de coleta de óleo.
[0012] A presente invenção se refere a um processo para a obtenção de óleos ou gorduras comestíveis com sabor suave e o processo compreende as seguintes etapas: a) Passar um óleo comestível sob vácuo através de um equipamento de refino de óleo e aplicar um agente de decapagem ao fluxo do óleo, enquanto se coloca o óleo em contato com o agente de decapagem e se reduz o teor de hidroperóxidos e/ou compostos voláteis do óleo, e b) Coletar o óleo comestível refinado da etapa a), sendo que o equipamento de refino consiste em uma coluna de
4 / 27 decapagem com empacotamento e não mais de uma bandeja de coleta de óleo.
[0013] A presente invenção se refere a um processo para a redução de hidroperóxidos e/ou sabores indesejáveis de óleos comestíveis, sendo que o processo compreende as seguintes etapas: a) Passar um óleo comestível sob vácuo através de um equipamento de refino de óleo e aplicar um agente de decapagem ao fluxo do óleo, enquanto se coloca o óleo em contato com o agente de decapagem e se reduz o teor de hidroperóxidos e/ou compostos voláteis do óleo, e b) Coletar o óleo comestível refinado da etapa a), sendo que o equipamento de refino consiste em uma coluna de decapagem e não mais de uma bandeja de coleta de óleo.
[0014] O "equipamento de refino que consiste em uma coluna de decapagem com empacotamento e não mais de uma bandeja de coleta de óleo" utilizada na etapa d), indica que a capacidade de refino do equipamento de refino é obtida a partir do uso da coluna de decapagem e não mais de uma bandeja de coleta de óleo. Deve-se compreender que, para operar o equipamento de refino, válvulas, bombas, trocadores de calor e similares, serão necessários. Um aquecedor em linha pode ser usado antes da coluna de extração.
[0015] O termo "não mais de uma" bandeja de coleta de óleo é uma faixa que cobre "até uma" bandeja de coleta, e desse modo, também não inclui nenhuma bandeja de coleta.
[0016] Em um aspecto da presente invenção em que uma bandeja de coleta está presente, pretende-se coletar o óleo que cai do empacotamento por gravidade e disponibilizá-lo para as bombas que transportam o óleo. Nenhuma alteração do processo e/ou da qualidade é realizada na bandeja de coleta. O único propósito da bandeja de coleta é uma coleta e/ou acúmulo de óleo para fins de contenção. Não ocorrem alterações químicas e/ou físicas na qualidade do óleo durante a permanência na bandeja de coleta. Um
5 / 27 equipamento de refino sem bandeja de coleta também é adequado. Na ausência de uma bandeja de coleta, o óleo será diretamente transportado sem coleta no equipamento de refino da etapa a). O óleo é arrefecido mediante a aplicação de um trocador de calor. Não há necessidade de misturar o óleo com um óleo de arrefecimento brusco.
[0017] A etapa b) envolve a coleta do óleo refinado e a obtenção do óleo da etapa a).
[0018] O equipamento de refino da etapa a) na presente invenção não contém bandejas de retenção. Bandejas de retenção, recipientes ou compartimentos de retenção, também conhecidos como seções, estão sempre presentes no equipamento desodorizante padrão conhecido na técnica, seja em equipamentos desodorizantes descontínuos, contínuos ou semicontínuos. Desodorizantes descontínuos, semicontínuos ou contínuos são construídos destes diferentes compartimentos, as bandejas de retenção. Em cada bandeja o óleo é mantido durante um certo tempo a alta temperatura e vapor d' água é introduzido no óleo. É necessário um longo tempo de retenção do óleo para se obter alterações físicas e químicas no óleo, obtidas forçando o óleo de uma bandeja para a próxima bandeja. Componentes como, entre outros, cor, sabor e/ou precursores de sabor são decompostos em produtos de decomposição voláteis que são então removidos pelo vapor d´água que passa pelo óleo nas bandejas de retenção. A fim de obter óleos de qualidade de aceitável a boa, são necessários longos tempos de retenção (residência). No entanto, sabe-se que esses longos tempos de residência em altas temperaturas são responsáveis pela formação de contaminantes indesejados do processo, como ésteres de cloropropanol (ésteres de 3-MCPD), ésteres glicidílicos, ácidos graxos trans e similares. Adicionalmente, os componentes presentes no óleo e que são conhecidos por serem benéficos para a estabilidade à oxidação do óleo podem ser decompostos e o teor destes componentes como tocoferóis, tocotrienóis e similares pode ser significativamente reduzido. Estas estão entre outras boas
6 / 27 razões para evitar longos tempos de retenção em temperaturas elevadas.
[0019] Além disso, essas bandejas de retenção podem adicionar a complexidade dos desodorizantes conhecidos na técnica, dessa forma, resultando em altos custos de investimento. As bandejas de retenção retêm altos volumes do óleo no equipamento. A manutenção de tais volumes altos de óleo em alta temperatura por um longo tempo representa também um custo significativo de energia. A mudança de um óleo comestível para um outro pode ser complicada e o risco de mistura é aumentado.
[0020] O equipamento de refino consiste em uma coluna de decapagem com empacotamento e uma ou nenhuma bandeja de coleta de óleo aplicada no processo da presente invenção não sofre das desvantagens anteriormente delineadas. Além disso, inclui, entre outras, a simplicidade do equipamento, baixos custos de investimento e facilidade de operação, e a capacidade de obter uma capacidade de processamento rápida (devido, por exemplo, a curtos tempos de residência e baixo risco de misturas).
[0021] O agente de extração é vapor d´água ou qualquer outro gás de extração, como gás nitrogênio. De preferência, o vapor d' água é usado como agente de extração.
[0022] O agente de decapagem é aplicado em co- ou contracorrente em relação ao fluxo do óleo. De preferência, o agente de decapagem é aplicado em contracorrente ao fluxo do óleo. Em um aspecto do processo da invenção, sendo que o agente de decapagem é aplicado em contracorrente ao fluxo do óleo, o agente de decapagem é introduzido no fundo ou próximo ao fundo da coluna de decapagem.
[0023] O equipamento pode ser operado a uma pressão absoluta abaixo de 8 mbar, de 0,1 a 8 mbar, de 0,5 a 7 mbar, de 1 a 6 mbar, de 1,5 a 5 mbar, de 2 a 4 mbar.
[0024] A presente invenção se refere ao processo no qual o equipamento de refino é operado a uma temperatura de 170 a 240°C, de 180 a
7 / 27 230°C, de 190 a 225°C, de 195 a 220°C, de 197 a 215°C, de 198°C a 210°C, de 170°C a 215°C, de 170°C a 205°C.
[0025] O empacotamento na coluna de decapagem pode ser um empacotamento aleatório ou um empacotamento estruturado. De preferência, o empacotamento é estruturado.
[0026] O termo empacotamento estruturado é bem conhecido no campo técnico e diz respeito a uma gama de materiais especialmente projetados para uso em colunas de absorção e de destilação. Os empacotamentos estruturados geralmente consistem em placas metálicas corrugadas finas, dispostas de uma maneira a forçar os fluidos a percorrer caminhos complicados através da coluna e, assim, criar uma grande superfície, o que pode acentuar a interação entre o óleo e o agente de extração.
[0027] O empacotamento no equipamento da presente invenção tem uma superfície específica de 100 a 750 m2/m3, de 100 a 500 m2/m3, de 150 a 400 m2/m3, de 150 a 300 m2/m3, de 200 a 250 m2/m3.
[0028] Deve-se compreender que o processo da presente invenção é adequado para otimizar a qualidade dos óleos comestíveis. A qualidade abrange a melhoria do sabor e aroma, redução de gostos estranhos, como aldeídos, isto é, produtos de oxidação secundária. Em um outro aspecto da invenção, ela abrange a redução de produtos de oxidação primárias como hidroperóxidos (medido como o valor de peróxido, de acordo com o método AOCS Cd 8b-90). Isso melhora ainda mais a estabilidade oxidativa dos óleos comestíveis.
[0029] Surpreendentemente, descobriu-se que um equipamento de refino que consiste em uma coluna de decapagem com empacotamento e não mais de uma bandeja de coleta de óleo, é adequado para otimizar a qualidade dos óleos comestíveis e para reduzir o teor de hidroperóxidos e/ou compostos voláteis do óleo.
8 / 27
[0030] Até agora é sabido que um desodorizante que compreende várias bandejas de retenção é necessário para se obter óleo comestível com boa qualidade incluindo a remoção de hidroperóxidos e/ou substâncias voláteis, e/ou a obtenção de sabor suave. A presente invenção demonstra que não há necessidade de bandejas de retenção desodorizantes e um equipamento de refino que consiste em uma coluna de decapagem com empacotamento e não mais de uma bandeja de coleta de óleo que possibilita a obtenção de óleos comestíveis de qualidade boa a excelente.
[0031] Em um aspecto da invenção, a coluna de decapagem com empacotamento tem uma carga de óleo de 0,5 a 10,0 kg/m2h de superfície de empacotamento, de 0,5 a 4,0 kg/m2h, de 0,5 a 3,5 kg/m2h de superfície de empacotamento, de 0,6 a 3,4 kg/m2h, de 0,7 a 3,3 kg/m2h, de 0,8 a 3,2 kg/m2h, de 0,9 a 3,1 kg/m2h, de 1,0 a 3,0 kg/m2h, de 1,5 a 2,8 kg/m2h, de 2,0 a 2,5 kg/m2h, de preferência, de 1,0 a 3,0 kg/m2h. Uma carga de óleo de 1,6, 2,2, 2,3, 2,4 ou 2,5 kg/m2h de superfície de empacotamento é, da mesma forma, aplicável.
[0032] Surpreendentemente, descobriu-se que reduzindo-se a carga de óleo, os resultados são afetados positivamente. A carga de óleo (expressa em kg/m2h de superfície de empacotamento) é afetada pela vazão e pela área de empacotamento que em si abrange uma relação entre superfície específica do empacotamento e volume de empacotamento. A vazão é afetada, entre outros, pela eficiência e/ou viabilidade econômica do processo de refino industrial. Os inventores descobriram que, em particular, o aumento da área de empacotamento irá contribuir para melhorar a qualidade dos óleos refinados. A carga de óleo pode ser ao menos um dentre os parâmetros para distinguir a eficiência do processo.
[0033] Descobriu-se que a razão entre altura e diâmetro da coluna de decapagem é de 0,1 a 10, de 0,5 a 5, de 1 a 4,9, de 1,4 a 4,7, de 1,4 a 4,5, de 1,5 a 4,4, de 1,5 a 4,3, de 1,5 a 4,2, de 1,6 a 4,0, de 1,6 a 3,0, de 1,7 a 2,8.
9 / 27 Razões entre altura e diâmetro de 1,2, 1,3, 1,8, 1,9, 2,0, 2,1, 2,5, 3,5, 3,6, 3,7, 4,1 são igualmente aplicáveis. Alternativamente, as razões entre a altura e o diâmetro de 6, 7, 8 e 9 podem ser aplicadas.
[0034] Descobriu-se que a razão entre altura e diâmetro é de 0,1 a 10, com a condição de que a altura não é 1 metro enquanto o diâmetro é 200 milímetros.
[0035] Em um aspecto da invenção, o óleo comestível é aquecido antes de passar através do equipamento de refino de óleo. O aquecimento pode ser executado mediante o uso de tecnologias conhecidas na técnica. Ele pode ser aquecido com o uso de aquecimento em contracorrente ou através da colocação de um sistema de aquecimento em linha ou similares.
[0036] Em um outro aspecto da invenção, o presente processo compreende uma etapa de pré-aquecimento antes da etapa a).
[0037] Em um aspecto adicional da invenção, o presente processo possibilita um tempo de residência curto. Em particular, um tempo de residência total no equipamento de refino, incluindo não mais de uma bandeja de coleta, e incluindo o pré-aquecimento (com o uso do aquecedor em linha) do óleo comestível antes de passar o óleo comestível pelo equipamento de refino, não é maior que 20 minutos, de 1 a 18 minutos, de 5 a 16 minutos, de 10 a 14 minutos. Tempos de retenção totais de 4,6, 6,0, 6,1, 7,3, 7,4, 7,5 e 8,6 minutos são igualmente aplicáveis. Mais em particular, o processo da presente invenção permite um tempo de residência no empacotamento da coluna de extração de 1 a 10 minutos, de 1 a 9 minutos, de 2 a 8 minutos, de 3 a 7 minutos, de 4 a 6 minutos, de 1 a 5 minutos, de 1 a 3 minutos. Tempos de retenção de 3,2, 3,5 ou 4,7 minutos são igualmente aplicáveis.
[0038] A presente invenção demonstra que se alguém estiver buscando trabalhar em temperaturas abaixo de 215°C, abaixo de 210°C, abaixo de 205°C, de 180 a 200°C, para ser capaz de obter qualidade aceitável a boa dos óleos refinados, o equipamento de refino compreende uma coluna
10 / 27 de decapagem com empacotamento e uma carga de óleo de 0,5 a 4,0 kg/m2h da superfície de empacotamento.
[0039] É possível ter uma baixa carga de óleo (expressa em kg/m2h da superfície de empacotamento), como de 0,5 a 4,0 kg/m2/h e é isso que possibilita um tempo de residência adequado. Deve ser entendido que o tempo de residência é afetado pelo tipo de empacotamento, carga de óleo e dimensões da coluna. O tempo de residência pode ser aumentado ou diminuído mediante a modificação de um ou mais desses fatores. Os desodorizantes conhecidos na técnica exigem tempos de residência mais longos devido à presença das bandejas de retenção.
[0040] Os óleos comestíveis são derivados de qualquer tipo, fonte ou origem. Isso pode se relacionar óleos ou gorduras vegetais, óleos ou gorduras animais, óleos de peixe, óleos microbianos ou óleos de algas, de preferência óleos comestíveis. Podem ser derivados, por exemplo, de uma ou mais fontes vegetais e/ou animais e podem incluir óleos e/ou gorduras de uma única origem ou blendas de dois ou mais óleos e/ou gorduras de diferentes fontes ou com diferentes características. Podem ser derivados de óleos padrão ou de óleos de qualidade especial como óleos com baixos teores de ésteres de 3- MCPD (3-monocloropropano-1,2-diol), óleos com baixos teores de GE (GE = ésteres de glicidila), de óleos e/ou gorduras modificados ou não modificados (isto é, de óleos em seu estado natural ou óleos que foram submetidos a uma modificação química ou enzimática, a uma hidrogenação, ou a um fracionamento) e assim por diante. Preferencialmente, serão derivados de óleos vegetais ou de blendas de óleos vegetais. Exemplos de óleos vegetais adequados incluem: óleo de soja, óleo de milho, óleo de algodão, óleo de linhaça, óleo de oliva, óleo de palma, óleo de palmiste, óleo de coco, óleo de amendoim, óleo de semente de colza, óleo de cártamo, óleo de girassol, óleo de semente de gergelim, óleo de farelo de arroz, óleo de canola, óleo de babaçu, óleo de cohune, óleo de tacum, óleo de cupuaçu, e quaisquer frações
11 / 27 ou derivados do mesmos.
[0041] O óleo de palma abrange o óleo de palma, bem como frações de óleo de palma como a estearina e frações de oleína (frações simples bem como duplas fracionadas, e frações médias de óleo de palma) e blendas de óleo de palma e/ou respectivas frações.
[0042] Em um aspecto da invenção, o óleo comestível é um óleo vegetal líquido. Os óleos vegetais líquidos são selecionados do grupo que consiste em óleos de algodão, milho, amendoim, linhaça, oliva, colza, canola, gergelim, cártamo, feijão soja, girassol, suas correspondentes variedades com médio ou alto teor oleico ou qualquer variedade com teor aumentado de ácidos graxos insaturados em comparação com a variedade de semente original, e mistura de dois ou mais dos mesmos. Essas variedades com níveis aumentados de ácidos graxos insaturados podem ser obtidas por seleção natural ou por modificação genética (GMO). De preferência, o óleo vegetal é selecionado do grupo que consiste em milho, colza, canola, feijão soja, girassol, suas correspondentes variedades de alto teor oleico e mistura de dois ou mais dos mesmos. As variedades com alto teor oleico contêm ao menos 40%, ao menos 50%, ao menos 60%, ao menos 70%, de preferência ao menos 80% de ácido oleico em relação ao perfil de ácido graxo. De preferência, o óleo vegetal é selecionado do grupo que consiste em colza, canola, soja, girassol e misturas de dois ou mais dos mesmos.
[0043] Em um aspecto adicional da invenção, o óleo vegetal líquido é o óleo de semente de colza, o óleo de girassol ou combinações dos mesmos. Em ainda um outro aspecto da invenção, o óleo vegetal líquido é o óleo de semente de colza ou o óleo de canola.
[0044] Em outro aspecto da invenção, o óleo comestível é selecionado dentre óleo de palma, um material à base de óleo de palma, qualquer variedade de palma com uma composição de ácidos graxos alterada em relação à variedade de palma original, e combinações dos mesmos, de modo
12 / 27 que o material à base de óleo de palma se refere ao óleo de palma que foi fracionado, hidrogenado, quimicamente interesterificado, interesterificado enzimaticamente ou uma combinação de um ou mais desses tratamentos. A variedade de palma se refere a qualquer variedade de palma com uma composição de ácidos graxos alterada em comparação com a variedade de palma original, como variedades de palma com alto teor de ácido oleico, obtidas por seleção natural ou por modificações genéticas ("OGM" - organismos geneticamente modificados). De preferência, o material à base de óleo de palma é óleo de palma fracionado e frações, como frações de estearina e oleína (únicas bem como duplamente fracionadas), frações médias de palma e blendas de óleo de palma, e/ou suas frações estão também incluídas. De preferência, o material à base de palma é óleo de palma fracionado, frações e combinações dos mesmos. Em ainda um outro aspecto da invenção, o óleo vegetal é selecionado dentre óleo de palma, uma fração de óleo de palma ou uma combinação dos mesmos.
[0045] Além disso, o óleo comestível, de preferência, o óleo vegetal é um óleo cru, óleo clarificado, um óleo RBD, um óleo de NBD ou qualquer óleo RBD/NBD adicionalmente refinado e/ou processado, que, como tal, se refere ao processo de refino aplicado aos óleos antes de entrar no equipamento. RBD significa óleo descolorado e desodorizado refinado e corresponde a um óleo típico fisicamente refinado. NBD significa óleo desodorizado, descolorado neutralizado e corresponde a um óleo quimicamente refinado. O processamento inclui mas não se limita a fracionamento, interesterificação química ou enzimática e hidrogenação. De preferência, a qualidade do óleo que entra no processo na etapa a) é tal que o teor de ácidos graxos livres não é maior que 0,2%, não é maior que 0,15%, de preferência não é maior que 0,1%, de preferência não é maior que 0,07%, não é maior que 0,06% (medido de acordo com o método AOCS Ca 5a-40). Em um aspecto da invenção, o óleo comestível da etapa a) no processo foi tratado
13 / 27 com uma ou mais etapas de refino.
[0046] Em um aspecto particular da invenção, o óleo comestível da etapa a) é um óleo de baixa cor que ainda não foi submetido à desodorização. Um óleo de baixa cor é um óleo caracterizado por uma cor vermelha Lovibond de no máximo 4R, com mais preferência, no máximo 3,5R, com a máxima preferência no máximo 3R, no máximo 2,5R, no máximo 2R e uma cor amarela Lovibond de no máximo 40Y, com mais preferência, no máximo 35Y, com a máxima preferência 30Y, no máximo 25Y, no máximo 20Y (medido em uma célula de medição de vidro de 5¼ polegada de acordo com o método AOCS Cc13e-92). Um exemplo típico deste óleo é o óleo de soja, o óleo de amendoim, o óleo de girassol, o óleo de girassol com alto teor oleico, o óleo de caroço de palma, o óleo de coco, o óleo de semente de algodão, o óleo de linhaça, e misturas de dois ou mais dos mesmos.
[0047] Em um outro aspecto específico da invenção, o óleo comestível da etapa a) é um óleo colorido que ainda não foi submetido à desodorização e o óleo comestível coletado e refinado obtido na etapa b) é um óleo refinado colorido. Exemplos típicos desses óleos, mas não se limitando a eles, são os de palma vermelha, a oleína de palma vermelha, o óleo de alga e misturas dos mesmos.
[0048] Em um outro aspecto da invenção, o óleo comestível da etapa a) foi tratado com uma ou mais etapas de refino, de preferência, o óleo comestível é um óleo refinado, descolorado e desodorizado (RBD ou NBD).
[0049] O processo da presente invenção possibilita melhorar e renovar a qualidade de um óleo RBD ou NBD. O óleo RBD ou NBD com qualidade reduzida (também qualificado como "óleo envelhecido"), por exemplo, devido ao longo transporte, longo armazenamento, pode ser renovado pelo processo da presente invenção. A presente invenção demonstrou que ao passar tal óleo envelhecido, refinado, descolorado e desodorizado através de um equipamento de refino que consiste em uma
14 / 27 coluna de decapagem com empacotamento e não mais de uma bandeja de coleta de óleo, o teor de hidroperóxidos e voláteis pode ser reduzido. Ele possibilita tempos de residência curtos (conforme mencionado anteriormente) e a qualidade do óleo assim obtido é boa a excelente, especialmente em relação à estabilidade de sabor e oxidação. Em um aspecto da invenção, o óleo RBD ou NBD é o óleo de palma.
[0050] De fato, a maioria dos compostos de gosto estranho em gorduras e óleos são produzidos pela reação de oxigênio com ácidos graxos insaturados em triacilglicerois ou lipídios polares. A reação de lipídios insaturados com oxigênio forma hidroperóxidos (também chamados de produtos de oxidação primária). Esses hidroperóxidos, de modo geral, são muito instáveis e se decompõem em uma ampla variedade de compostos aromatizantes voláteis, como aldeídos e cetonas (também conhecidos como produtos de oxidação secundária). Esses aldeídos são compostos de gosto estranho significativos e em geral são responsáveis pelos sabores e/ou cheiros indesejáveis nas gorduras e óleos.
[0051] O processo da presente invenção é ajustado para que ele possibilite a obtenção de óleos com um óleo estável oxidativo com valor de peróxido < 1 meq/kg, < 0,5 meq/kg ou mesmo < 0,1 meq/kg e sabor suave e um índice de estabilidade à oxidação específico de óleos refinados (OSI) típico. Ou o processo da presente invenção possibilita a obtenção de óleos com PV reduzido com ao menos 40%, ao menos 50%, ao menos 60%, ao menos 70%, ao menos 80%, ao menos 85%, ao menos 90%, ao menos 95%, ao menos 99% em comparação com o PV do óleo envelhecido.
[0052] Em um aspecto da presente invenção o processo usa um equipamento de refino de óleo e compreende adicionalmente uma etapa de aquecimento antes de passar o óleo através do equipamento de refino, por exemplo, com o uso de um aquecedor em linha. Sem se ater a qualquer explicação científica, pode ser observado que os produtos de oxidação
15 / 27 primária, como os hidroperóxidos, podem ser parcialmente decompostos durante a etapa de aquecimento. A decomposição completa dos hidroperóxidos pode começar ou continuar na coluna de decapagem do equipamento de refino aplicada no processo da presente invenção.
[0053] Descobriu-se que óleos com um valor de peróxido aceitável, podem ainda ter gosto e aroma inaceitáveis. O processo da presente invenção possibilita melhorar o gosto e o aroma de óleos comestíveis com um valor de peróxido aceitável, mediante a remoção dos compostos voláteis como aldeídos e cetonas.
[0054] O sabor suave (= sem gostos estranhos) pode ser adicionalmente quantificado pela medição dos aldeídos com sabor. Os aldeídos específicos que são formados podem depender do tipo de óleo a partir do qual eles se originam. Sem se ater a uma teoria, a localização e o número de ligações insaturadas nos ácidos graxos nos triglicerídeos pode determinar o tipo de aldeído que é tipicamente formado como produto de oxidação para um óleo específico. Exemplos não limitadores de aldeídos, que são provavelmente formados como produtos de oxidação típicos de óleos ricos em ácido oleico (como óleo de palma), são hexanal e nonanal. Para óleos ricos em ácido linoleico (como óleo de girassol) típicos, mas não se limitando a eles, os produtos de oxidação são hexanal e 2-nonenal. Para óleos ricos em ácido linolênico (como óleo de semente de colza) típicos, mas não se limitando a eles, os produtos de oxidação são propanal e 2,4-heptadienal.
[0055] Além disso, o uso da presente invenção possibilita a obtenção do óleo com perdas mínimas dos constituintes desejados. O processo da presente invenção possibilita a obtenção de uma qualidade boa a excelente do óleo no que diz respeito à qualidade nutricional e à qualidade química. Os contaminantes indesejados não estão presentes, e os constituintes desejados são mantidos na maior extensão possível.
[0056] Surpreendentemente, é mostrado que mediante a aplicação do
16 / 27 processo da presente invenção, a decomposição, a degradação ou a desagregação dos produtos de oxidação está ocorrendo na coluna de decapagem do equipamento de refino a uma taxa muito mais rápida e usualmente a temperaturas significativamente mais baixas em comparação com os desodorizantes contínuos padrão (ou descontínuos, ou semicontínuos), com bandejas desodorizantes de retenção.
[0057] Tipicamente, a execução do presente processo a uma temperatura de no máximo 230°C, no máximo 220°C, no máximo 215°C, no máximo 205°C, no máximo 200°C e em um tempo de residência muito mais curto no empacotamento de decapagem, por exemplo, no máximo 8 minutos, possibilita obter a qualidade necessária do óleo em relação à estabilidade à oxidação, odor e sabor. O desodorizante contínuo padrão (ou em batelada, ou semicontínuo) está operando normalmente em temperaturas mais elevadas e exige mais do que o dobro desse tempo de residência. Executando o processo a temperaturas que são mais baixas do que as temperaturas de refino nos sistemas desodorizantes tradicionais (por exemplo, abaixo de 240°C), o presente processo evita a formação de produtos indesejados e contaminantes de processo como ácidos graxos trans, compostos de cloropropanol e ésteres de glicidila.
[0058] O processo da presente invenção possibilita a redução dos valores de peróxido dos óleos ou gorduras vegetais. Esta redução é significativa. Os óleos comestíveis no início do processo têm um valor de peróxido (=PV) de 0,30 a 10 meq/kg, de 0,30 a 7 meq/kg, de 0,30 a 5 meq/kg. Tipicamente, um óleo RBD envelhecido tem PV maior que 4 meq/kg. O PV é reduzido para um valor de peróxido abaixo de 0,9 meq/kg, abaixo de 0,5 meq/kg, abaixo de 0,4 meq/kg, abaixo de 0,3 meq/kg, abaixo de 0,2 meq/kg, abaixo de 0,1 meq/kg, abaixo de 0,075 meq/kg. Ou o PV é reduzido com ao menos 40%, ao menos 50%, ao menos 60%, ao menos 70%, ao menos 80%, ao menos 85%, ao menos 90%, ao menos 95%, ao menos 99% em
17 / 27 comparação ao PV do óleo RBD envelhecido.
[0059] O processo da presente invenção possibilita minimizar os compostos de gosto estranho.
[0060] Em um aspecto específico da invenção, o processo para melhorar a qualidade dos óleos ou gorduras comestíveis compreende as seguintes etapas: a) Passar um óleo comestível sob vácuo a uma temperatura de 190 a 235°C através de um equipamento de refino de óleo que compreende uma coluna de decapagem com empacotamento e uma razão entre altura e diâmetro de 0,1 a 10, e aplicar um agente de decapagem ao fluxo do óleo, enquanto se coloca o óleo em contato com o agente de decapagem e se reduz o teor de hidroperóxidos e/ou compostos voláteis do óleo, e b) Coletar o óleo comestível refinado, sendo que o óleo comestível é um óleo vegetal líquido.
[0061] Em um aspecto específico da invenção, o processo para melhorar a qualidade dos óleos ou gorduras comestíveis compreende as seguintes etapas: a) Passar um óleo comestível sob vácuo a uma temperatura de 190 a 235°C através de um equipamento de refino de óleo que compreende uma coluna de decapagem com empacotamento e uma carga de óleo de 0,5 a 10,0 kg/m2 da superfície de empacotamento e uma razão entre altura e diâmetro de 0,1 a 10, e aplicar um agente de decapagem ao fluxo do óleo, enquanto se coloca o óleo em contato com o agente de decapagem e se reduz o teor de hidroperóxidos e/ou compostos voláteis do óleo, e b) Coletar o óleo comestível refinado, sendo que o óleo comestível é um óleo vegetal líquido.
[0062] Em um outro aspecto da invenção no qual o óleo comestível é um óleo vegetal líquido, o equipamento de refino de óleo tem uma carga de óleo de 0,5 a 9,0 kg/m2h da superfície de empacotamento, de 0,5 a 8,0
18 / 27 kg/m2h, de 0,5 a 7,0 kg/m2h, de 0,5 a 6,5 kg/m2h, de 0,5 a 6,0 kg/m2h, de 0,5 a 5,0 kg/m2h da superfície de empacotamento.
[0063] Em um aspecto específico da invenção, o processo para melhorar a qualidade dos óleos ou gorduras comestíveis compreende as seguintes etapas: a) Passar um óleo comestível sob vácuo a uma temperatura de 190 a 215°C através de um equipamento de refino de óleo que compreende uma coluna de decapagem com empacotamento e uma carga de óleo de 4,1 a 10,0 kg/m2 da superfície de empacotamento e uma razão entre altura e diâmetro de 0,1 a 10, e aplicar um agente de decapagem ao fluxo do óleo, enquanto se coloca o óleo em contato com o agente de decapagem e se reduz o teor de hidroperóxidos e/ou compostos voláteis do óleo, e b) Coletar o óleo comestível refinado, sendo que o óleo comestível é um óleo vegetal líquido.
[0064] Demonstrou-se que o processo de melhoria da qualidade de um óleo líquido vegetal é a aplicação de um equipamento de refino que consiste em não mais de uma bandeja de coleta e uma coluna de decapagem, sendo que a qualidade é adicionalmente aprimorada a uma temperatura mais baixa de 170 a 225°C quando uma coluna de decapagem com empacotamento e uma carga de óleo de 0,5 a 4,0 kg/m2h de superfície de empacotamento é aplicada.
[0065] e uma razão entre altura e diâmetro de 0,1 a 10.
[0066] Em um outro aspecto da invenção, na qual o óleo comestível é um óleo líquido vegetal, o equipamento de refino de óleo tem uma carga de óleo de 4,1 a 9,0 kg/m2h da superfície de empacotamento, de 4,1 a 8,0 kg/m2h, de 4,1 a 7,0 kg/m2h, de 4,1 a 6,5 kg/m2h, de 4,1 a 6,0 kg/m2h, de 4,1 a 5,0 kg/m2h da superfície de empacotamento.
[0067] Em um aspecto específico da invenção, o processo para melhorar a qualidade dos óleos ou gorduras comestíveis compreende as
19 / 27 seguintes etapas: a) Passar um óleo comestível sob vácuo a uma temperatura de 170 a 215°C, de 170 a 210°C, de 170 a 205°C, de 180 a 200°C através de um equipamento de refino de óleo que compreende uma coluna de decapagem com empacotamento e uma carga de óleo de 0,5 a 4,0 kg/m2 da superfície de empacotamento e uma razão entre altura e diâmetro de 0,1 a 10, e aplicar um agente de decapagem ao fluxo do óleo, enquanto se coloca o óleo em contato com o agente de decapagem e se reduz o teor de hidroperóxidos e/ou compostos voláteis do óleo, e b) Coletar o óleo comestível refinado, sendo que o óleo comestível é óleo de palma.
[0068] Em um aspecto da invenção, a coluna de decapagem com empacotamento tem uma carga de óleo de 0,5 a 4,0 kg/m2h, de 0,5 a 3,5 kg/m2h da superfície de empacotamento, de 0,6 a 3,4 kg/m2h, de 0,7 a 3,3 kg/m2h, de 0,8 a 3,2 kg/m2h, de 0,9 a 3,1 kg/m2h, de 1,0 a 3,0 kg/m2h, de 1,5 a 2,8 kg/m2h, de 2,0 a 2,5 kg/m2h, de preferência, de 1,0 a 3,0 kg/m2h. Uma carga de óleo de 1,6, 2,2, 2,3, 2,4 ou 2,5 kg/m2h da superfície de empacotamento é, da mesma forma, aplicável.
[0069] Em um aspecto específico da invenção, o processo para melhorar a qualidade dos óleos ou gorduras comestíveis compreende as seguintes etapas:
[0070] Passar um óleo de palma RBD sob vácuo a uma temperatura de 170 a 215°C, de 170 a 210°C, de 170 a 205°C, de 180 a 200°C através de um equipamento de refino de óleo que compreende uma coluna de decapagem com empacotamento e uma carga de óleo de 0,5 a 4,0 kg/m2 da superfície de empacotamento e uma razão entre altura e diâmetro de 0,1 a 10, e aplicar um agente de decapagem ao fluxo do óleo, enquanto se coloca o óleo em contato com o agente de decapagem e se remove os hidroperóxidos e/ou compostos voláteis do óleo, e
20 / 27
[0071] Coletar o óleo de palma refinado.
[0072] A desodorização é um processo comumente conhecido. Ela envolve a extração dos componentes voláteis, a remoção de gostos estranhos e a degradação térmica de componentes indesejados.
[0073] Tipicamente, a desodorização está ocorrendo em um desodorizante que pode ter várias configurações, como vasos horizontais, desodorizantes do tipo bandeja vertical e combinados com colunas empacotadas. É comumente conhecido que ao menos uma bandeja desodorizante de retenção é necessária para a decomposição dos hidroperóxidos e para a remoção de gostos estranhos, e tipicamente o tempo de residência é de 30 a 60 minutos, até 4 horas.
[0074] Descobriu-se que no processo da presente invenção, os produtos de oxidação primária são decompostos e os produtos de oxidação secundária formados são removidos como compostos voláteis geralmente sob baixa temperatura de desodorização. Apenas tempos de residência curtos na coluna de decapagem são necessários, ou um tempo de residência curto total, isto é, o tempo de residência na coluna de decapagem, incluindo a etapa de pré-aquecimento. A passagem através do equipamento de refino que consiste em uma coluna de decapagem com empacotamento e não mais de uma bandeja de coleta de óleo e que inclui o aquecimento antes da passagem do óleo comestível através do equipamento de refino exige um tempo de residência total no equipamento de no máximo 20 minutos, de 1 a 18 minutos, de 5 a 16 minutos, de 10 a 14 minutos. Tempos de residência (retenção) totais de 4,6, 6,0, 6,1, 7,3, 7,4, 7,5 e 8,6 minutos são igualmente aplicáveis. O óleo desodorizado coletado tem qualidade boa a excelente, em particular no que diz respeito a parâmetros como alta estabilidade oxidativa, cor, odor e sabor neutros.
[0075] Além disso, a presente invenção se refere ao uso do equipamento de refino que consiste em uma coluna de decapagem com
21 / 27 empacotamento e não mais de uma bandeja de coleta de óleo para reduzir o teor de hidroperóxidos e/ou voláteis dos óleos comestíveis.
[0076] O uso da presente invenção possibilita a redução dos valores de peróxido dos óleos ou gorduras comestíveis. Esta redução é significativa. Os óleos comestíveis no início do processo têm um valor de peróxido (=PV) de 0,10 a 10 meq/kg, de 0,30 a 7 meq/kg, de 0,30 a 5 meq/kg.
[0077] Tipicamente, um óleo RBD envelhecido tem PV maior que 4 meq/kg. O PV é reduzido para um valor de peróxido abaixo de 0,9 meq/kg, abaixo de 0,5 meq/kg, abaixo de 0,4 meq/kg, abaixo de 0,3 meq/kg, abaixo de 0,2 meq/kg, abaixo de 0,1 meq/kg, abaixo de 0,075 meq/kg. Ou o PV é reduzido com ao menos 40%, ao menos 50%, ao menos 60%, ao menos 70%, ao menos 80%, ao menos 85%, ao menos 90%, ao menos 95%, ao menos 99%. A presente invenção possibilita reduzir significativamente o teor dos voláteis como aldeídos e cetonas, de preferência até abaixo do LOQ.
[0078] Os óleos comestíveis obtidos têm um sabor suave (= sem gostos estranhos), que pode ser quantificado pela medição dos aldeídos com sabor.
[0079] A presente invenção se refere ao uso de equipamento de refino que consiste em uma coluna de decapagem com empacotamento e no máximo uma bandeja de coleta de óleo, para melhorar a qualidade dos óleos comestíveis. A qualidade do óleo se refere à ausência de hidroperóxidos e/ou voláteis, e/ou à ausência de odor estranho e de sabor estranho do óleo. O uso de equipamento de refino que consiste em uma coluna de decapagem com empacotamento e não mais de uma bandeja de coleta de óleo possibilita a obtenção de óleos comestíveis com sabor suave.
[0080] A presente invenção se refere ao uso de equipamento de refino que consiste em uma coluna de decapagem com empacotamento e não mais de uma bandeja de coleta de óleo, de modo a obter óleo comestível com um escore de qualidade de sabor geral de ao menos 7, 8 ou 9 de acordo com o
22 / 27 método AOCS Cg 2-83 (com 10 sendo um escore de qualidade de sabor geral excelente e 1 sendo o pior escore).
[0081] Sabe-se que, de acordo com a técnica atual, ao menos um desodorizante de retenção é necessário em desodorizantes de batelada, contínuos ou semicontínuos para se obter uma boa qualidade dos óleos comestíveis. A presente invenção demonstrou que o uso do equipamento de refino que consiste em uma coluna de decapagem com empacotamento e não mais de uma bandeja de coleta de óleo possibilita obter qualidade igualmente boa ou melhor do que os óleos obtidos no desodorizante de batelada, contínuo ou semicontínuo com ao menos uma bandeja desodorizante de retenção.
[0082] Ela se refere ainda ao uso no qual a coluna de decapagem tem um empacotamento que possibilita uma carga de óleo de 0,5 a 4,0 kg/m2h de superfície de empacotamento. Ela se refere adicionalmente ao uso em que a coluna de extração tem uma razão entre a altura e o diâmetro de 0,1 a 10.
[0083] No que se refere ao uso de uma coluna de decapagem com empacotamento e uma carga de óleo de 0,5 a 4,0 kg/m2h de superfície de empacotamento e uma razão entre altura e diâmetro de 0,1 a 10 para melhorar o gosto e o aroma de óleos comestíveis, com a condição de que a altura não seja de 1 metro e o diâmetro não seja de 200 milímetros.
[0084] A presente invenção se refere ao uso de um equipamento para refino de óleo que compreende uma coluna de decapagem com empacotamento e uma carga de óleo de 0,5 a 4,0 kg/m2h de superfície de empacotamento e uma razão entre altura e diâmetro de 0,1 a 10 para melhorar a qualidade dos óleos comestíveis, para remover hidroperóxidos e/ou voláteis dos óleos comestíveis, e/ou para otimizar o odor e o sabor do óleo. As vantagens da presente invenção são, entre outras:
[0085] - É claramente visível que a qualidade do óleo de palma RBD é melhorada após a aplicação do processo da presente invenção, mesmo a uma temperatura abaixo de 200°C. O valor de PV é reduzido. O OSI é
23 / 27 aprimorado. O teor de voláteis, como o nonanal, no óleo de palma refinado é reduzido. O sabor é bom a excelente, de preferência, ao aplicar um equipamento de refino de óleo que compreende uma coluna de decapagem com empacotamento e uma carga de óleo de 0,5 a 4,0 kg/m2h da superfície de empacotamento e uma razão entre altura e diâmetro de 0,1 a 10.
[0086] - Se alguém estiver buscando trabalhar em temperaturas abaixo de 205°C, ou de 180 a 200°C, e a fim de obter qualidade aceitável a boa dos óleos refinados, o equipamento de refino de óleo compreende uma coluna de decapagem por empacotamento e uma carga de óleo de 0,5 a 4,0 kg/m2h.
[0087] - Mediante a aplicação do processo da presente invenção sobre óleos de baixa cor RBD envelhecidos ou óleos coloridos, que são coletados como óleos refinados coloridos, a sua qualidade é aprimorada. O valor de PV correspondente é reduzido, e o escore de sabor é bom.
[0088] - Mediante a aplicação do processo da presente invenção aos óleos líquidos vegetais RBD, de preferência óleo de semente de colza RBD, sua qualidade é aprimorada. Ao aplicar um equipamento de refino de óleo que compreende uma coluna de decapagem com empacotamento e uma carga de óleo de 0,5 a 10,0 kg/m2h da superfície de empacotamento e uma razão entre altura e diâmetro de 0,1 a 10, o valor de PV correspondente é reduzido. O sabor é bom a excelente.
[0089] A presente invenção é ilustrada pelos seguintes Exemplos não limitadores. Métodos Analíticos:
[0090] Os óleos foram provados e avaliados quanto à sua qualidade de sabor (gosto). A pontuação da qualidade de sabor foi indicada de acordo com o método AOCS Cg 2-83, onde uma pontuação de qualidade de sabor de 10 é uma qualidade excelente e uma pontuação da qualidade de sabor de 1 é a pior.
24 / 27
[0091] O valor de peróxido (PV) é medido de acordo com o método AOCS Cd 8b-90.
[0092] O índice de estabilidade à oxidação (OSI - "Oxidation Stability Index") é medido de acordo com o método AOCS Cd12b-92.
[0093] Os aldeídos de gosto estranho foram analisados por uma amostragem dinâmica do espaço livre dos óleos seguido por uma separação dos aldeídos com o uso de um espectrômetro de massas por tempo de voo acoplado à cromatógrafo a gás bidimensional (2DGC-TOFMS) e quantificação com base nas curvas de calibração para cada aldeído. Exemplos
[0094] Os óleos RBD foram armazenados durante vários dias à temperatura de 55°C e expostos ao ar até que o PV diminuiu para mais de 4 meq/kg para simular o envelhecimento do óleo sob uma forma acelerada.
[0095] Os óleos envelhecidos foram tratados em um equipamento de refino que consiste em um aquecedor em linha, uma coluna de decapagem empacotada com as dimensões especificadas nas tabelas abaixo e uma bandeja de coleta.
[0096] As condições de refino utilizadas são especificadas nas tabelas abaixo.
[0097] A qualidade do óleo após o tratamento da presente invenção foi avaliada mediante a medição de PV, sabor, OSI e análise dos aldeídos de gosto estranho. Exemplos 1 a 3:
[0098] O equipamento de refino de escala piloto é equipado com uma coluna de decapagem e uma bandeja de coleta e as dimensões da coluna de decapagem de escala piloto são exemplificadas na Tabela 1.
25 / 27 Tabela 1: Exemplo 1 Exemplo 2 Exemplo 3 Tipo de óleo Óleo de semente de Óleo de semente de Óleo de semente de colza RBD colza RBD colza RBD Óleo envelhecido • PV 4,1 meq/kg 4,1 meq/kg 4,1 meq/kg • Hexanal 117,35 ppb 117,35 ppb 117,35 ppb • (e,z)-2,4-Heptadienal 329,70 ppb 329,70 ppb 329,70 ppb Coluna de decapagem • Altura (A) 0,236 m 0,236 m 0,236 m • Diâmetro (D) 0,256 m 0,256 m 0,256 m • Razão A/D 0,922 0,922 0,922 • Área de empacotamento 3,037 m2 3,037 m2 3,037 m2 • Volume de empacotamento 0,012 m3 0,012 m3 0,012 m3 • Área de empacotamento específica 250 m2/m3 250 m2/m3 250 m2/m3 Condições de processamento • Temperatura 230°C 208°C 206°C • Vazão 19 kg/h 19 kg/h 25 kg/h • Pressão 2,6 mbar 2,6 mbar 2,6 mbar • Vapor d´água espargido 1,0% em peso/h 1,0% em peso/h 1,0% em peso/h Carga de óleo 6,3 kg/m2h 6,3 kg/m2h 8,3 kg/m2h Tempo de retenção total (incluindo o 6,0 min 6,1 min 4,6 min tempo de aquecimento no aquecedor em linha) Óleo tratado (após o processo da presente invenção) 0 meq/kg 0,4 meq/kg 0,8 meq/kg • PV 100% 90% 80% • % de redução (PV) 8 7 7 • Sabor <10 ppb <10 ppb <10 ppb • Hexanal <20 ppb <20 ppb 27,54 ppb • (e,z)-2,4-Heptadienal
[0099] É mostrado que em temperaturas mais baixas (selecionadas para evitar a formação de reações indesejáveis e decomposição de compostos secundários benéficos no óleo), a ausência dessas bandejas de retenção conduz à piora do sabor do óleo refinado e a uma deterioração significativa da remoção de PV. Exemplos 4 a 6:
[00100] A coluna de decapagem de escala piloto utilizada nos Exemplos de 4 a 6 é equipada com uma coluna de decapagem e uma bandeja de coleta. As dimensões da coluna de decapagem de escala piloto são exemplificadas na Tabela 2.
[00101] É claramente mostrado que o óleo de semente de colza RBD após o processo da presente invenção tem melhor qualidade a uma temperatura de cerca de 200 a 210°C. O valor de PV é reduzido. O sabor é bom a excelente.
26 / 27 Tabela 2 Exemplo 4 Exemplo 5 Exemplo 6 Tipo de óleo Óleo de semente de Óleo de semente de Óleo de semente de colza RBD colza RBD colza RBD Óleo envelhecido • PV 4,3 meq/kg 4,3 meq/kg 4,3 meq/kg • Hexanal <10 ppb <10 ppb <10 ppb • (e,z)-2,4-Heptadienal 41,89 ppb 41,89 ppb 41,89 ppb Coluna de decapagem • Altura 0,708 m 0,708 m 0,708 m • Diâmetro 0,256 m 0,256 m 0,256 m • Razão Altura/Diâmetro 2,766 2,766 2,766 • Área de empacotamento 9,111 m2 9,111 m2 9,111 m2 • Volume de empacotamento 0,036 m3 0,036 m3 0,036 m3 • Área de empacotamento específica 250 m2/m3 250 m2/m3 250 m2/m3 Condições de processamento • Temperatura 199°C 201°C 224°C • Vazão 22 kg/h 19 kg/h 22 kg/h • Pressão 2,6 mbar 2,6 mbar 2,5 mbar • Vapor d´água espargido 1,0% em peso/h 1,0% em peso/h 1,0% em peso/h Carga de óleo 2,4 kg/m2h 2,1 kg/m2h 2,4 kg/m2h Tempo de retenção total (incluindo o 7,4 min 8,6 min 7,3 min tempo de aquecimento no aquecedor em linha) Óleo tratado (após o processo da presente invenção) 0,3 meq/kg 0,2 meq/kg 0,0 meq/kg • PV 93% 95% 100% • % de redução (PV) 7 8 7 • Sabor <10 ppb <10 ppb <10 ppb • Hexanal <20 ppb <20 ppb <20 ppb • (e,z)-2,4-Heptadienal Exemplos 7 a 8:
[00102] É claramente visível que óleo de palma RBD depois do processo da presente invenção tem melhor qualidade, mesmo a uma temperatura abaixo de 200°C. O valor de PV é reduzido. O OSI é aprimorado. O teor de voláteis, como nonanal é reduzido. O sabor é bom a excelente ao aplicar um equipamento de refino de óleo que compreende uma coluna de decapagem com empacotamento e uma carga de óleo de 0,5 a 4,0 kg/m2h da superfície de empacotamento e uma razão entre altura e diâmetro de 0,1 a 10. Tabela 3: Exemplo 7 Exemplo comparativo 8 De acordo com a invenção Tipo de óleo Óleo de palma RBD Óleo de palma RBD Óleo envelhecido • PV 4,7 meq/kg 5,8 meq/kg • Nonanal 136,7 ppb 180,9 ppb
27 / 27 Exemplo 7 Exemplo comparativo 8 De acordo com a invenção Tipo de óleo Óleo de palma RBD Óleo de palma RBD Coluna de decapagem • Altura 0,708 m 0,236 m • Diâmetro 0,256 m 0,256 m • Razão Altura/Diâmetro 2,766 0,922 • Área de empacotamento 9,111 m2 3,037 m2 • Volume de empacotamento 0,036 m3 0,012 m3 • Área de empacotamento específica 250 m2/m3 250 m2/m3 Condições de processamento • Temperatura 180°C 183°C • Vazão 15 kg/h 19,1 kg/h • Pressão 2,7 mbar 2,5 mbar • Vapor d´água espargido 1,1 % em peso/h 1,0% em peso/h Carga de óleo 1,6 kg/m2h 6,3 kg/m2h Tempo de retenção total (incluindo o tempo de 7,5 min 6,1 min aquecimento no aquecedor em linha) Óleo tratado (após o processo da presente invenção) 0,1 meq/kg 4 meq/kg • PV 98% 31% • % de redução (PV) 7,5 3,8 • Sabor 13,7 h 12,5 h • OSI (a 120°C) <25 ppb 67,2 ppb • Nonanal

Claims (15)

REIVINDICAÇÕES
1. Processo para melhorar a qualidade de óleos ou gorduras comestíveis e o processo caracterizado pelo fato de compreender as seguintes etapas: a) Passar sob vácuo um óleo comestível através de um equipamento de refino de óleo e aplicar agente de decapagem ao fluxo do óleo, durante o contato do óleo com o agente de decapagem e reduzir o teor de hidroperóxidos e / ou voláteis do óleo, e b) Coleta do óleo comestível refinado da etapa a), em que o equipamento de refino consiste em uma coluna de separação com embalagem e não mais do que uma bandeja de coleta de óleo.
2. Processo de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por a coluna de extração ter um empacotamento e uma carga de óleo de 0,5 a 4,0 kg/m2h de superfície de empacotamento.
3. Processo de acordo com a reivindicação 1 ou 2 caracterizado por a coluna de extração ter uma razão entre a altura e o diâmetro de 0,1 a 10.
4. Processo de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que no passo a) o óleo comestível é passado através do equipamento de refinação de óleo a uma temperatura de 170 ° C a 240 ° C, ou de 170 ° C a 215 ° C.
5. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que o óleo comestível é aquecido antes de passar pelo equipamento de refinação de óleo.
6. Processo de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que o óleo comestível é passado através do equipamento de refinação e incluindo o aquecimento antes de passar o óleo comestível através do equipamento de refinação com um tempo de residência total não superior a 20 minutos.
7. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de que o óleo comestível no passo a) tem um valor de peróxido de 0,30 a 10 meq / kg.
8. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de que o óleo comestível da etapa a) foi tratado com uma ou mais etapas de refinação.
9. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo fato de que o óleo comestível é um óleo refinado, branqueado e desodorizado.
10. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo fato de que o óleo comestível não foi submetido a uma etapa de desodorização.
11. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado pelo fato de que o equipamento é operado a uma pressão absoluta de 1 a 8 mbar, de 1,5 a 6 mbar, 2 a 4 mbar.
12. Utilização de equipamento de refino caracterizado pelo fato de ser constituído por coluna de decapagem com embalagem e não mais do que uma bandeja coletora de óleo, para degradar, decompor ou quebrar os produtos da oxidação de triglicerídeos, diglicerídeos, monoglicerídeos e / ou ácidos graxos.
13. Utilização de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que hidroperóxidos e / ou voláteis de óleos comestíveis são reduzidos ou removidos.
14. Utilização de acordo com qualquer uma das reivindicações 12 a 13, caracterizado pelo fato de que os valores de peróxidos dos óleos ou gorduras comestíveis são reduzidos.
15. Uso de acordo com a reivindicação 12 ou 14, caracterizado por a coluna de extração ter uma razão entre a altura e o diâmetro de 0,1 a 10.
BR112020017115-8A 2018-02-21 2019-02-21 Processo para melhorar a qualidade de óleos ou gorduras comestíveis, e, utilização de equipamento de refino BR112020017115A2 (pt)

Applications Claiming Priority (7)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP18157904.6 2018-02-21
EP18157904 2018-02-21
EP18184132.1 2018-07-18
EP18184132 2018-07-18
EP18187287.0 2018-08-03
EP18187287 2018-08-03
PCT/US2019/018955 WO2019165071A1 (en) 2018-02-21 2019-02-21 Edible oil refining

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR112020017115A2 true BR112020017115A2 (pt) 2020-12-22

Family

ID=65598737

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112020017115-8A BR112020017115A2 (pt) 2018-02-21 2019-02-21 Processo para melhorar a qualidade de óleos ou gorduras comestíveis, e, utilização de equipamento de refino

Country Status (9)

Country Link
US (1) US11753602B2 (pt)
EP (1) EP3755773A1 (pt)
CN (1) CN111902523B (pt)
AU (1) AU2019226005B2 (pt)
BR (1) BR112020017115A2 (pt)
CA (1) CA3091902A1 (pt)
MX (1) MX2020008758A (pt)
UA (1) UA127894C2 (pt)
WO (1) WO2019165071A1 (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CA3091902A1 (en) 2018-02-21 2019-08-29 Cargill, Incorporated Edible oil refining

Family Cites Families (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB816522A (en) * 1956-12-17 1959-07-15 Renato Raffaeta Improvements in or relating to a process and an apparatus for carrying out the distillation and rectification of fluid mixtures
US4378317A (en) * 1980-01-10 1983-03-29 The Procter & Gamble Company Process to maintain bland taste in energy efficient oil deodorization systems
US5091116A (en) * 1986-11-26 1992-02-25 Kraft General Foods, Inc. Methods for treatment of edible oils
SE508034C2 (sv) * 1996-07-03 1998-08-17 Alfa Laval Ab Desodoriseringsanläggning för feta oljor
SE0202188D0 (sv) * 2002-07-11 2002-07-11 Pronova Biocare As A process for decreasing environmental pollutants in an oil or a fat, a volatile fat or oil environmental pollutants decreasing working fluid, a health supplement, and an animal feed product
EP1905815A1 (en) * 2006-09-28 2008-04-02 De Smet Engineering S.A. Phase transfer apparatus and process
EP1905816B1 (en) 2006-09-28 2015-08-12 De Smet Engineering S.A. Phase transfer apparatus
SE534944C2 (sv) * 2009-08-12 2012-02-28 Alfa Laval Corp Ab En semikontinuerlig deodoriserare innefattande en strukturerad packning
PL3385360T3 (pl) 2011-02-10 2021-09-06 Cargill, Incorporated Proces redukcji zawartości 3-mcpd w olejach rafinowanych
US9085746B2 (en) * 2011-05-13 2015-07-21 Cognis Ip Management Gmbh Process for obtaining oleochemicals with reduced content of by-products
ITBO20120459A1 (it) 2012-08-29 2014-03-01 Massimo Guglieri Metodo ed impianto per il trattamento di una composizione
ES2641363T3 (es) * 2013-04-15 2017-11-08 Alfa Laval Corporate Ab Desacidificación de grasas y aceites
CN206721160U (zh) * 2017-04-21 2017-12-08 南通海珥玛科技股份有限公司 一种用于油脂后处理的填料脱臭塔
CN206721116U (zh) 2017-04-28 2017-12-08 神雾科技集团股份有限公司 一种煤粉和生物质热解制备还原气和活性炭的系统
CA3091902A1 (en) 2018-02-21 2019-08-29 Cargill, Incorporated Edible oil refining
WO2019165072A1 (en) * 2018-02-21 2019-08-29 Cargill, Incorporated Oil processing

Also Published As

Publication number Publication date
AU2019226005B2 (en) 2024-08-22
US11753602B2 (en) 2023-09-12
US20210032560A1 (en) 2021-02-04
EP3755773A1 (en) 2020-12-30
WO2019165071A1 (en) 2019-08-29
CN111902523A (zh) 2020-11-06
CA3091902A1 (en) 2019-08-29
CN111902523B (zh) 2024-03-22
MX2020008758A (es) 2020-09-28
AU2019226005A1 (en) 2020-09-17
UA127894C2 (uk) 2024-02-07
RU2020129194A (ru) 2022-03-03

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP4516897B2 (ja) 食用油脂の製造方法および食用油脂
Gibon Palm oil and palm kernel oil refining and fractionation technology
TWI556744B (zh) Manufacture of grease
EP3755772B1 (en) Edible oil refining
BR112020016071A2 (pt) Processo para a produção de um óleo refinado que tem um teor reduzido de éster 2-glicidílico e hidroperóxidos, e, uso de um equipamento de refino.
BR112020017115A2 (pt) Processo para melhorar a qualidade de óleos ou gorduras comestíveis, e, utilização de equipamento de refino
RU2786668C9 (ru) Рафинирование пищевых масел
RU2786668C2 (ru) Рафинирование пищевых масел
AU2022419565A1 (en) Process for removing impurities from vegetable oil
EP4195949A1 (en) Removal of unwanted mineral oil hydrocarbons
WO2022065377A1 (ja) グリシドール類の含有量が低減された食用油脂の製造方法
US20240218285A1 (en) Removal of unwanted mineral oil hydrocarbons

Legal Events

Date Code Title Description
B350 Update of information on the portal [chapter 15.35 patent gazette]
B06W Patent application suspended after preliminary examination (for patents with searches from other patent authorities) chapter 6.23 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]