BR112019025205B1 - Produto absorvente de higiene descartável e processo para produção de um produto de higiene descartável - Google Patents

Produto absorvente de higiene descartável e processo para produção de um produto de higiene descartável Download PDF

Info

Publication number
BR112019025205B1
BR112019025205B1 BR112019025205-3A BR112019025205A BR112019025205B1 BR 112019025205 B1 BR112019025205 B1 BR 112019025205B1 BR 112019025205 A BR112019025205 A BR 112019025205A BR 112019025205 B1 BR112019025205 B1 BR 112019025205B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
product
elastic elements
core
layer
printed pattern
Prior art date
Application number
BR112019025205-3A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112019025205A2 (pt
Inventor
Christian Bremer
Stina LINDLÖF
Marcus RUDÉN
Peter Rönnberg
Original Assignee
Essity Hygiene And Health Aktiebolag
Filing date
Publication date
Application filed by Essity Hygiene And Health Aktiebolag filed Critical Essity Hygiene And Health Aktiebolag
Priority claimed from PCT/EP2017/067092 external-priority patent/WO2019007531A1/en
Publication of BR112019025205A2 publication Critical patent/BR112019025205A2/pt
Publication of BR112019025205B1 publication Critical patent/BR112019025205B1/pt

Links

Abstract

A presente invenção refere-se a um produto absorvente de higiene descartável (1) que compreende uma camada superior permeável a líquido (2) de um material translúcido, uma camada inferior impermeável a líquido (4) e um núcleo absorvente (6) disposto entre a camada superior (2) e a camada inferior (4). O núcleo absorvente (6) tem uma extensão menor do que a camada superior (2) e a camada inferior (4) e é cercado por uma área de borda periférica (8) que compreende a camada superior (2) e a camada inferior (4). A área da borda (8) compreende mais de pelo menos uma porção do comprimento no respectivo lado da linha central (A) um elemento elástico (10; 10?) que se estendem longitudinalmente na direção que segue a forma do núcleo (6) e/ou uma borda periférica mais externa (80) da área da borda (8). A camada inferior (4) tem uma cor inerente diferente da cor inerente da camada superior (2), o núcleo (6) e os elementos elásticos (10; 10?), e tem um valor L*menor do que a camada superior (2), o núcleo (6) e os elementos elásticos (10; 10?) medidos por um espectrofotômetro de refletância, e a camada superior (2) é dotada de um padrão impresso (800) disposto para mascarar os elementos elásticos (10; 10?).

Description

CAMPO DA INVENÇÃO
[001] A presente invenção refere-se a um produto absorvente de higiene descartável e a um processo para a produção de um produto de higiene descartável como definido nas reivindicações anexas.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
[002] Produtos absorventes de higiene descartável são bem conhecidos no estado da técnica e podem ser fornecidos, por exemplo, na forma de dispositivos de proteção contra incontinência, que podem ser direcionados para usuários do sexo feminino ou masculino, fraldas para bebê, absorventes higiênicos e forros de calcinha. Um exemplo de um protetor contra incontinência masculina é mostrado no documento WO86/06220.
[003] Produtos de higiene descartável precisam ter boas propriedades de absorção e conforto e precisam fornecer uma sensação de segurança contra vazamentos e bom ajuste para um usuário. Vários designs e métodos foram empregados nos produtos de modo que possam seguir bem o contorno do corpo do usuário e de modo que não se desloquem durante o uso. Portanto, os produtos podem conter faixas elásticas, que juntas com a forma do produto, proporcionam um bom ajuste à anatomia do usuário e, assim, melhoram a segurança contra vazamento.
[004] A pele do usuário geralmente é muito sensível nas proximidades com área onde o produto de higiene é colocado durante o uso. Portanto, é importante que as bordas do produto e os elementos elásticos não irrite a pele e o trabalho de desenvolvimento foi realizado para reduzir a fricção e, assim, melhorar o conforto do produto. No entanto, apesar dos esforços para melhorar os materiais elásticos ainda há um risco que os elementos elásticos podem parecer desconfortáveis para o usuário mesmo antes do uso dos produtos. Portanto, há uma necessidade de reduzir o risco de o usuário descartar o uso dos produtos devido ao medo de sentir desconforto durante o uso, enquanto as propriedades de segurança de vazamento são mantidas ou até melhoradas.
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
[005] Tendo em vista o problema acima, observou-se que há uma necessidade de melhorar a aparência visual dos produtos. Em geral, observou-se que o produto precisa incluir elementos elásticos, mas a aparência do produto com elementos elásticos visíveis pode dar a impressão de irritar a pele na região da virilha. O problema parece ser maior em produtos de higiene que compreende um material de camada inferior colorido que está voltado para a roupa íntima do usuário. A cor da camada inferior geralmente é mais escura que a cor da camada superior e um núcleo do produto, por exemplo, cinza, para adaptar melhor à cor da roupa íntima. Em contraste, os elementos elásticos geralmente são opacos e tem uma cor clara, por exemplo, quase branco, e, assim, próximo à cor do material da camada superior e do núcleo. Portanto, há um grande contraste entre a cor escura do material da camada inferior e os elementos elásticos, os quais ambos são visíveis através do material da camada superior, que geralmente é translúcida. Assim, um problema de fornecer um produto de higiene com aparência visual melhorada também da lateral da camada superior do produto em combinação com um bom ajuste e segurança contra vazamento foi realizado.
[006] Portanto, é um objetivo da presente invenção fornecer um produto de higiene descartável que tenha uma boa segurança contra vazamento, é confortável para usar e tem uma aparência visual melhorada. É um objetivo melhorar a aparência visual do produto de modo que o risco de o usuário descartar o uso do produto devido ao medo que o produto seja desconfortável durante o uso seja reduzido. Assim, é um objetivo aumentar a confiança do usuário no produto.
[007] Os objetivos acima são alcançados pelo produto de higiene descartável e um processo de produção do mesmo, conforme definido nas reivindicações anexas. Especialmente, observou-se que uma aparência consideravelmente melhorada, enquanto o conforto e ajuste do produto são bons ou até melhorados, podem ser fornecidos se o produto compreender um padrão impresso que é disposto para mascarar os elementos elásticos. Assim, a presente invenção refere-se a um produto absorvente de higiene descartável que compreende uma camada superior permeável a líquido de um material translúcido, uma camada inferior impermeável a líquido e um núcleo absorvente disposto entre a camada superior e a camada inferior. O produto absorvente tem uma linha central que se estende longitudinalmente, que se estende centralmente através do produto absorvente e o produto absorvente e estende em uma configuração achatada em uma direção longitudinal e em uma direção transversal. A camada superior e a camada inferior têm substancialmente a mesma extensão e o núcleo absorvente tem uma extensão menor do que a camada superior e a camada inferior na direção longitudinal e transversal. O núcleo é cercado de uma área de borda periférica que compreende a camada superior e a camada inferior. A área da borda compreende mais de pelo menos uma porção do comprimento no respectivo lado da linha central, um elemento elástico que se estende longitudinalmente na direção seguindo a forma do núcleo e/ou uma borda periférica mais externa da área da borda. A camada inferior tem uma cor inerente diferente que a cor inerente da camada superior, o núcleo e os elementos elásticos, e tem um valor L* menor do que a camada superior, o núcleo e os elementos elásticos medidos por um espectrofotômetro de refletância. A camada superior é dotada de um padrão impresso disposto para mascarar os elementos elásticos. Com o padrão impresso sendo disposto para mascarar os elementos elásticos significa que o padrão impresso é disposto para pelo menos diminuir a visibilidade dos elementos elásticos, pode também pode mascará-los completamente. Fornecendo o padrão impresso de modo que mascare os elementos elásticos, a aparência visual do produto é melhorada. A medição por meio de um espectrofotômetro de refletância é descrita posteriormente no pedido em mais detalhe, e referência é feita no presente documento à descrição detalhada.
[008] O padrão impresso normalmente cobre pelo menos os elementos elásticos. De preferência, o padrão impresso cobre adicionalmente áreas livres dos elementos elásticos na área de borda periférica, e opcionalmente pelo menos uma porção periférica do núcleo cobre a borda do núcleo. Dessa maneira, a aparência visual pode ser melhorada ainda mais e será possível indicar a área de absorção do núcleo de uma maneira fácil.
[009] A diferença de cor delta (Δ) E entre o padrão impresso na área de borda que compreende os elementos elásticos e o padrão impresso na área de borda livre dos elementos elásticos é menor do que 10, adequadamente menor do que 8 e de preferência, menor do que 6, mais preferencialmente menor do que 4 e mais preferencialmente menor do que 2, medido por meio de um espectrofotômetro de refletância, da lateral da camada superior do produto. Com delta E menor do que 10, é obtido o mascaramento suficiente dos elementos elásticos. Quanto menor o valor de delta E, menor é a diferença de cor experiente: quando o valor é abaixo de 2, a diferença de cor não é visível ou próximo de não visível ao olho humano.
[010] De acordo com uma realização, a diferença de cor delta E entre o padrão impresso na área de borda compreende os elementos elásticos e o padrão impresso na área de borda livre de elementos elásticos é menor do que, de preferência pelo menos 50% menor do que, mais preferencialmente pelo menos 60% menor do que, a diferença de cor delta E entre o padrão impresso na área de borda compreende os elementos elásticos e uma área livre de padrão impresso da camada superior que cobre o núcleo, medido por meio de um espectrofotômetro de refletância da lateral da camada superior do produto. Assim, a diferença de cor é maior entre as regiões não impressas e impressas no produto do que entre as diferentes regiões impressas na área de borda do produto. Desse modo, a diferença de cor entre o padrão impresso na área de borda compreende os elementos elásticos e o padrão impresso na área de borda livre de elementos elásticos pode parecer menor ou não visível para o olho humano.
[011] Também, de acordo com uma realização adicional, a diferença de cor delta E e/ou valor delta L* entre o padrão impresso na área de borda livre de elementos elásticos e uma área livre de padrão impresso da camada superior que cobre o núcleo, medido por meio de um espectrofotômetro de refletância da lateral da camada superior do produto, é pelo menos 10, preferencialmente pelo menos 15. Quanto maior a diferença, menor a diferença na área de borda entre as áreas que contém elementos elásticos e as áreas que não contém elementos elásticos.
[012] Adequadamente, o padrão impresso se estende simetricamente da borda periférica mais externa da área de borda em direção ao ponto central do produto sobre a borda do núcleo de modo que pelo menos 50% da área total da camada superior que cobre o núcleo seja livre do padrão impresso. Dessa maneira, por exemplo, pode ser facilmente indicado como o produto pode ser posicionado durante o uso.
[013] De acordo com uma realização da invenção, o padrão impresso compreende ou consiste em um padrão que tem a mesma cor, mas diferente croma e/ou leveza do que a camada inferior. Alternativamente, o padrão impresso pode compreender ou consiste em um padrão que tem cor diferente, croma e/ou leveza do que a camada inferior. O tipo do padrão é então flexível, desde que o efeito de máscara seja fornecido.
[014] A camada inferior, camada superior e elementos elásticos dispostos entre a camada superior e a camada inferior são adequadamente unidos ao longo da área da borda por meio de adesivo. Adesivos, que podem, por exemplo, ser aplicados por meio de pulverização ou com outro meio de revestimento, são comumente usados em produtos de higiene e fornecem uma construção robusta para os produtos com maior conforto. Os adesivos geralmente são incolores ou quase incolores em condição seca no produto.
[015] O produto de higiene descartável pode ter diferentes formas. De acordo com uma realização, o produto tem uma linha central que divide o produto em primeira e segunda porções longitudinais com imagens espelhadas que são simétricas em relação à linha central. Dessa maneira, um produto é obtido um produto fácil de posicionar.
[016] De acordo com uma realização, o produto tem uma porção dianteira, uma porção intermediária e uma porção traseira. A porção dianteira compreende em cada porção longitudinal uma porção de borda em forma de arco que tem dois primeiros pontos de transição mais externos opostos na direção transversal na borda mais externa da porção de borda, em que uma primeira largura mais ampla do produto se estende entre os ditos primeiros pontos de transição mais externos. A porção dianteira transita para a porção intermediária do produto nos ditos primeiros pontos de transição. A porção de borda na porção intermediária do produto afunila em direção a um ponto central final na porção traseira do produto e a porção intermediária transita para a porção traseira nos pontos de transição da porção traseira longitudinalmente distanciados dos primeiros pontos de transição e o ponto central final. Dessa maneira um produto que tem uma forma semelhante à forma triangular pode ser fornecido, que é especialmente adequado para almofadas para incontinência masculina ou protetores de calcinha. A forma também poderia assemelhar-se a forma quadrilateral, que também pode ter uma porção mais ampla afunilando para trás. De preferência, os elementos elásticos se estendem na área da borda na primeira e na segunda porções longitudinais dentro da porção traseira intermediária e são inclinadas em relação à linha central. Dessa maneira uma forma côncava pode ser fornecida a um produto que tem uma forma afunilada.
[017] De acordo com uma realização adicional do produto, pode assemelhar-se a uma forma de ampulheta. Tal produto também pode compreender uma porção dianteira, uma porção intermediária centralmente localizada e uma porção traseira, em que os elementos elásticos se estendem na primeira e na segunda porções longitudinais na porção intermediária. Assim, a forma do produto pode ser flexível.
[018] Os elementos elásticos adequadamente compreendem ou consistem em elásticos de espuma ou elásticos de filme laminado. De preferência, os elementos elásticos são elásticos de espuma, que são compatíveis com a pele.
[019] A camada superior pode compreender ainda um padrão impresso distanciado do padrão impresso compreendido na área de borda. Dessa maneira a aparência visual do produto pode ser melhorada ainda mais e, por exemplo, podem ser adicionados indicadores em relação a diferentes funcionalidades do produto.
[020] A presente invenção também se refere a um processo para a produção de um produto de higiene descartável que compreende: - fornecer uma camada de material da camada superior, uma camada de material da camada inferior e um material absorvente para um núcleo absorvente e formar o núcleo; - fornecer um material para elementos elásticos (10; 10’) - alimentar os elementos elásticos em uma condição pré- tensionada de modo que estejam dispostos entre a camada de material da camada superior e o material da camada inferior, e cortar os elementos em um comprimento predeterminado; - alimentar o núcleo absorvente entre a camada da camada superior e a camada da camada inferior; - prender a camada da camada superior, a camada da camada inferior e os elementos elásticos juntos ao longo de uma área de borda periférica por meio de meios de fixação, de preferência adesivo; - sincronizar um padrão impresso com a colocação do núcleo absorvente de modo que o padrão impresso mascare os elementos elásticos.
[021] Objetivos adicionais, características e vantagens do produto de higiene descartável apresentado e o método para fabricação do produto são descritos na descrição detalhada abaixo em relação aos desenhos em anexo.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[022] A Figura 1 mostra esquematicamente uma vista superior de um exemplo de produto de higiene descartável que compreende elementos elásticos;
[023] A Figura 2 mostra uma vista superior do produto mostrado na Figura 1 e compreende um padrão impresso que mascara os elementos elásticos.
[024] A Figura 3 mostra uma vista superior do produto mostrado na Figura 1 e compreende um padrão impresso que mascara os elementos elásticos e padrões impressos adicionais.
[025] A Figura 4 mostra uma fotografia de um produto absorvente com a camada inferior escura e os elementos elásticos visíveis.
[026] A Figura 5 mostra uma fotografia de uma porção de um produto absorvente dotado de um padrão impresso que mascara os elementos elásticos.
DESCRIÇÃO DE REALIZAÇÕES DA INVENÇÃO
[027] O produto de higiene descartável apresentado é um produto absorvente destinado à higiene pessoal e pode ser, por exemplo, uma toalha sanitária, um protetor de calcinha, uma almofada ou protetor para incontinência ou uma fralda. Tais produtos são comumente usados para aquisição e armazenamento de exsudatos corporais como urina, fezes ou fluido menstrual. O produto absorvente é descartável, o que significa que se destina a ser usado apenas uma vez e descartado posteriormente, em vez de ser limpo e reutilizado. O produto absorvente pode ser adequadamente um protetor de incontinência, de preferência um protetor de incontinência masculino para o qual o design do produto é especialmente adequado.
[028] Referência é feita às figuras anexas Figura 1, Figura 2 e Figura 3. O produto de higiene descartável 1 da presente invenção compreende uma camada superior permeável a líquido 2 de um material translúcido, uma camada inferior impermeável a líquido 4 e um núcleo absorvente 6 disposto entre a camada superior 2 e a camada inferior 4. A camada superior 2 está em contato direto com o corpo do usuário e, portanto, deve ser macia, confortável e permeável a líquido. O produto absorvente se estende em uma configuração achatada em uma direção longitudinal Y e uma direção transversal X. A camada superior 2 e a camada inferior 4 têm substancialmente a mesma extensão no produto e o núcleo absorvente 6 tem uma extensão menor do que a camada superior 2 e a camada inferior 4 em ambas as direções longitudinal e transversal. Desse modo, o núcleo 6 é cercado por uma área de borda periférica 8 que compreende a camada superior 2 e a camada inferior 4, onde são presos juntos. A área de borda 8 compreende ainda mais de pelo menos uma porção do comprimento no respectivo lado do produto em relação à linha central A um elemento elástico 10; 10’, que se estende longitudinalmente na direção que segue a forma do núcleo 6 e/ou uma borda periférica mais externa 80 da área de borda 8. Os elementos elásticos 10, 10’ são fornecidos para melhorar o ajuste do produto à anatomia do usuário. Os elementos elásticos basicamente podem fornecer uma forma côncava para o produto absorvente, em conformidade com o corpo do usuário, por meio do qual também a segurança contra vazamentos é melhorada. Geralmente, os elementos elásticos podem ser fornecidos na forma de faixas de espuma elástica, filme elástico ou laminado elástico ou alternativamente, cordões elásticos. Para melhorar o conforto do produto, os elementos elásticos podem ser fornecidos na forma de faixas de espuma elástica.
[029] A camada superior 2 e a camada inferior 4 podem ser unidas por qualquer meio adequado, por exemplo, por meio de adesivo. Outros métodos incluem soldagem, por exemplo, por meio de ultrassom ou laser, junção mecânica, por exemplo, por meio de gravação ou compressão ou ligação térmica. A área de borda periférica 8 cerca o núcleo 6 ao longo de todo o perímetro do núcleo 6. A largura da área de borda periférica 8, isto é, a extensão da área de uma borda externa periférica 80 do produto 1 para dentro em direção ao núcleo 6 do produto 1, a largura que é perpendicular à extensão longitudinal da borda periférica 80, adequadamente em direção ao ponto central C, pode ser de 5 mm a 30 mm. O ponto central C é um ponto localizado na linha central A em um ponto médio entre um ponto central frontal T11 e um ponto central traseiro T10.
[030] A camada superior 2 pode compreender um material não tecido, por exemplo, fibras, fundido, cardado, hidroentrelaçado, molhado, etc. Materiais não tecidos adequados podem ser compostos de fibras naturais, tal como polpa de madeira ou fibras de algodão, fibras sintéticas, como poliéster, polietileno, polipropileno, viscose etc. ou de uma mistura de fibras natural e sintética. O material da camada superior pode ainda ser composto de fibras de reboque, que podem ser ligadas entre si em um padrão de ligação, como por exemplo, revelado em EP-A-1 035 818. Exemplos adicionais de materiais da camada superior são esponjas porosas, filmes plásticos com abertura, etc. Os materiais adequados como materiais da camada superior devem ser macios e não irritantes para a pele e ser facilmente penetrado pelo fluido corporal, por exemplo, urina. O material da camada superior tem uma cor inerente ao branco ou quase branco, e tem um alto valor L* de acordo com escala de cor CIELab e medido por meio de um espectrofotômetro de refletância do que a camada inferior.
[031] A camada inferior 4 está em contato com o vestuário do usuário, e é impermeável a líquidos. A camada inferior 4 refere-se ao material impermeável aos líquidos que formam a cobertura externa do produto absorvente 1. A camada inferior pode compreender um filme plástico fino, por exemplo, filme polietileno ou polipropileno, um material não tecido revestido com material impermeável a líquidos, um material não tecido hidrofóbico, que resiste à penetração de líquido, ou um laminado de um filme plástico e um material não tecido. Outros materiais laminados que são adequados para uso como a camada inferior são laminados que compreendem um material não tecido. O material da camada inferior pode ser respirável de modo que permita que o vapor escape do núcleo absorvente, enquanto ainda impede que os líquidos passem por lá. Exemplos de materiais respiráveis da camada inferior são filmes poliméricos porosos, laminados não tecidos de fibras e camadas fundidas e laminados de filmes poliméricos porosos e materiais não tecidos. De preferência, a camada inferior 4 compreende material não tecido em pelo menos na superfície do vestuário voltada para o mesmo. De acordo com a presente invenção, a camada inferior 4 tem uma cor inerente diferente do que a cor inerente da camada superior 2 e o núcleo 6. De preferência, o material da camada inferior tem um valor menor L*do que a camada superior 2, o núcleo 6 e os elementos elásticos 10; 10’.
[032] O núcleo absorvente é a estrutura absorvente do produto que adquire e armazena os fluidos corporais. O núcleo absorvente pode ser de qualquer tipo convencional. Exemplos de materiais absorventes de ocorrência comum são polpa celulósica, tecido, polímeros altamente absorventes (os chamados superabsorventes), materiais absorventes de espuma, materiais absorventes não tecidos ou similares. É comum combinar polpa de felpa celulósica com polímeros superabsorventes em um núcleo absorvente. Polímeros superabsorventes são materiais orgânicos ou inorgânicos hidratáveis, insolúveis capazes de absorver pelo menos cerca de 20 vezes o seu próprio peso de uma solução aquosa contendo 0,9% em peso de cloreto de sódio. Materiais orgânicos adequados para uso como um material superabsorvente podem incluir materiais naturais como polissacarídeos, polipeptídios e similares, bem como materiais sintéticos, tais como polímeros de hidrogel sintéticos. Tais polímeros de hidrogel incluem, por exemplo, sais de metais alcalinos de ácidos poliacrílicos, poliacrilamidas, álcool polivinílico, poliacrilatos, poliacrilamidas, polivinilpiridinas e similares. Outros polímeros adequados incluem amido enxertado com acrilonitrila hidrolisado, amido enxertado com ácido acrílico, e copolímeros de anidro isobutileno maleico e suas misturas. Os polímeros de hidrogel são de preferência reticulados levemente para tomar o material substancialmente insolúvel em água. Materiais superabsorventes preferidos são reticulados à superfície, de modo que a superfície externa ou a concha do superproduto absorvente, fibra, floco, esfera, etc. tenha uma densidade de reticulação mais alta do que a porção interna do superabsorvente. Os materiais superabsorventes podem ser em qualquer forma adequada para uso em compósitos absorventes incluindo produtos, fibras, flocos, esferas e similares. Uma alta capacidade de absorção é fornecida pelo uso de altas quantidades de material superabsorvente. Finos núcleos absorventes que são comuns em, por exemplo, absorventes sanitários, fraldas para bebês e protetores para incontinência, compreendem frequentemente uma estrutura comprimida mista ou em camadas de polpa celulósica e polímeros superabsorventes. O tamanho e capacidade absorvente do núcleo absorvente podem ser variados para adequar diferentes tipos de produtos, como protetores de incontinência para pessoas incontinentes adultas ou forros de calcinha.
[033] Geralmente, o núcleo pode ser de construção unitária, onde, por exemplo, o processo de fabricação pode ser simplificado. A frase "construção unitária" no presente contexto pretende-se significar que o núcleo absorvente é construído a partir essencialmente de um tipo de material, sendo essencialmente o mesmo material, ou essencialmente a mesma combinação de dois ou mais materiais em todo o núcleo absorvente. Variações em densidade e concentração do material ocorrem, mas esses são limitados para aqueles que podem ser obtidos sem incorporação de regiões que foram formados separadamente e depois fisicamente unidos um ao outro. Por exemplo, quando o núcleo absorvente compreende uma matriz de fibras hidrofílicas e material superabsorvente como descrito acima, as concentrações relativas de material superabsorvente e fibras podem ser diferentes em diferentes partes do núcleo. Contudo, o núcleo absorvente da construção unitária não compreende camadas ou laminados de diferente composição. Da mesma forma, variações na densidade ou concentração de vários componentes na direção longitudinal, a direção transversal ou a direção da espessura do núcleo absorvente são aceitáveis, no entanto o núcleo não deve compreender áreas ou camadas de diferentes composições que são formadas separadamente e depois unidas. Exemplos de métodos para produção do núcleo absorvente serão descritos abaixo.
[034] O produto absorvente pode ainda incluir uma folha de aquisição de líquidos, que atua como uma camada e distribuição de líquidos. A folha de aquisição de líquidos é localizada entre a camada superior e o núcleo e é adequadamente colocada em cima do núcleo absorvente. A folha de aquisição do líquido é adaptada para receber rapidamente e armazenar temporariamente o líquido descartado antes de ser absorvido pelo núcleo absorvente. Tais camadas de distribuição de aquisição podem ser compostas por, por exemplo, materiais não tecidos porosos, não tecidos rendados, materiais não tecidos altos ou espuma, que são bem conhecidos no estado da técnica. O material não tecido pode ser hidrofílico. Um material hidrofílico pode ser obtido pela adição de surfactante.
[035] De acordo com a presente invenção, a camada superior é dotada de um padrão impresso 800 como mostrado esquematicamente nas Figuras 2 e 3. O padrão impresso 800 é disposto para mascarar os elementos elásticos 10; 10’. O padrão impresso 800 compreende áreas impressas de certa cor, também referidas como matiz. Exemplos de cores são, por exemplo, branco, preto, vermelho, azul, violeta, laranja, amarelo, verde e índigo, bem como qualquer declinação ou mistura das mesmas. O padrão impresso 800 cobre pelo menos os elementos elásticos 10; 10’, mas de preferência cobre também área livres de elementos elásticos 10; 10’ na área de borda periférica 8. Ademais, o padrão impresso pode cobrir pelo menos uma porção periférica do núcleo 620 cobrindo uma borda do núcleo 60. A porção periférica do núcleo 620 é uma área que se estende da borda periférica do núcleo 60 para dentro em direção ao ponto central C do produto, e pode ter uma largura, isto é, uma extensão perpendicular à extensão longitudinal da borda 60, de 5 mm a 30 mm, mas não está limitado a isso.
[036] O padrão impresso 800 pode compreender ou consiste em uma única região colorida contínua que compreende pelo menos uma das cores básicas de impressão C (ciano), M (magenta), Y (amarelo) e K (preto), ou compreende uma combinação de cores básicas impressas. Alternativamente ou adicionalmente, o padrão impresso 800 compreende áreas de diferente densidade ou intensidade. O padrão impresso pode compreender um ou mais subpadrões que juntos, formam uma impressão de um padrão contínuo, homogêneo. Por exemplo, o padrão pode compreender uma pluralidade de pequenos itens de uma forma geométrica específica, por exemplo, um retângulo, círculo ou triângulo. O tamanho de cada item individual pode ser de 0,02 mm2 a, por exemplo, 1 mm2, mas não está limitado a isso, e pode ser, por exemplo, de 10 a 100 itens igualmente distribuídos por 1 cm2 para fornecer uma impressão de um padrão contínuo. Alternativamente, o padrão impresso pode ser um único tom contínuo, que pode ter diferentes densidades e pode ser, por exemplo, mais denso na área que cobre os elementos elásticos.
[037] As cores podem ser medidas por meio de um espectrofotômetro de refletância medindo os valores L*, a* e b* da cor. Os valores L*, a* e b* para definir a diferença em cor do padrão impresso 800 comparado a outras regiões no produto absorvente 1 são medidas a partir da superfície voltada para o corpo da camada superior no produto montado, exceto quando indicado. Os valores inerentes L*, a*, e b* de um componente dos produtos de higiene absorventes, como da camada superior ou a camada inferior respectivamente, são medidos a partir da superfície indicada desse material.
[038] A diferença em cor é calculada usando os valores L*, a*, e b* pela equação: Delta (Δ) E = [(L*X-L*Y)2 + (a*X-a*Y)2 + (b*X-b*Y)2]1/2 (I)
[039] O ‘X’ na equação (I) representa um primeiro ponto de medição, e pode, por exemplo, representar um ponto na área de borda periférica 8, que compreende as faixas elásticas (10; 10’) e ‘Y’ pode representar a cor de um ponto na área de borda periférica 8, que é livre dos elementos elásticos (10; 10’). Assim, X e Y não devem ser os mesmos dois pontos de medição ao mesmo tempo. Onde mais de duas cores são usadas, os valores ‘X’ e ‘Y’ alternadamente incluem pontos de medição neles também. A chave para o cálculo ΔE no presente documento é que os valores ‘X’ e ‘Y’ não deve se originar do mesmo ponto medido na superfície e visualização.
[040] No contexto da presente especificação, cor, isto é, valores L*, a* e b*, foram medidos usando um dispositivo de medida Techkon SpetroDens Premium obtido a partir de Techkon de Danvers, MA, US. As medições foram realizadas a uma temperatura ambiente entre 23 ± 1 °C e uma umidade relativa de 50 ± 10%. O produto medido foi aclimatado nessas condições de medição por pelo menos 24 h antes da medição. O espectrofotômetro foi definido para a escala de cor CIELab e configurações D50/2°/noPOL/ABS, de acordo com o manual do usuário, e equipado com uma abertura de 1,5 mm ou 3 mm. A abertura de 3 ou 1,5 mm pode ser usada, desde que todas as medidas sejam comparadas com cada uma são feitas usando a mesma abertura. A abertura é, de preferência, escolhida de modo que a região, na qual a cor deve ser medida, seja maior do que a abertura.
[041] Nas medições relatadas na presente invenção, uma abertura de 3 mm foi usada. O espectrofotômetro é calibrado antes da análise da amostra, utilizando os blocos de referência brancos fornecidos pelo fornecedor com o instrumento. Calibração é feita de acordo com as instruções do fabricante conforme estabelecido no manual do usuário. Qualquer ponto de amostra no produto absorvente contendo a cor emitida a ser analisada pode ser selecionado.
[042] O objetivo da medição é colocado em cima de uma pilha de três folhas de papel de impressão branco padrão para escritório (Papel comum 80 g/m3 da Office Depot, Suécia), que por sua vez é colocado em um banco de material branco opaco. O valor L* medido no topo da pilha 96 ±1. O objetivo da medição é estar em uma condição substancialmente plana e livre de rugas. Para cada valor reportado, dez (10) leituras de cor são conduzidas em diferentes localizações. Se possível (por exemplo, o tamanho da cor emitida no elemento em questão não limita a capacidade de ter dez pontos de amostra discretamente diferentes e sem sobreposição), cada uma das leituras deve ser realizada em uma região substancialmente diferente de modo que dois pontos de amostra não se sobreponham. Se o tamanho da região da cor emitida requer sobreposição de pontos de amostra, as amostras devem ser tiradas com os pontos de amostra selecionados para minimizar a sobreposição entre quaisquer dois pontos de amostra. As leituras são calculadas como médias para produzir os valores reportados L*, a*, e b* para uma cor especificada. Está previsto que qualquer equipamento adequado para medir os valores L*, a* e b* de acordo com a escala de cor CIELab no tipo de material usado em produtos de higiene absorventes podem ser usados para obter os valores revelados no presente pedido.
[043] No contexto da presente invenção, uma diferença é feita entre a cor inerente (valor L* ou a* ou b*) de um material e a cor no produto de higiene absorvente montado. Uma cor inerente é medida no material per se, enquanto o valor correspondente para o produto de higiene absorvente é medido no produto montado. A menos que uma cor seja indicada para representar a cor inerente, deve ser entendido que o valor é medido no produto de higiene absorvente montado.
[044] Deve ser entendido no contexto da presente invenção que as medições de cores são realizadas de acordo com o método de medição de cores revelado no presente documento.
[045] A camada superior é feita de um material translúcido, isto é, permite que a luz passe através. O material da camada superior pode ter um valor inerente L* que é pelo menos 80, como pelo menos 85, por exemplo pelo menos 90, e no máximo 96. A camada superior é dotada de um padrão impresso 800 disposto para mascarar os elementos elásticos 10; 10’. No contexto da presente invenção, o padrão impresso 800 pode compreender ou consistir em um padrão que tem a mesma cor, mas diferente croma e/ou leveza do que a camada inferior 4 e é de preferência substancialmente homogêneo. Por croma entende-se a intensidade ou pureza de uma cor. Por leveza entende-se o grau relativo de preto e branco misturado com uma determinada cor. Alternativamente, o padrão impresso 800 pode compreender ou consistir em um padrão que tem cor diferente, croma e/ou leveza do que a camada inferior 4. Ainda assim, o padrão 800 é de preferência substancialmente contínuo e homogêneo. No entanto, a camada superior pode compreender pelo menos um padrão impresso adicional, que é distanciado do padrão impresso 800 compreendido na área de borda 8. Por exemplo, como ilustrado na Figura 3, o produto absorvente pode compreender um padrão impresso 810 que compreende uma pluralidade de elementos individuais que tem uma extensão transversal mais longa que a extensão longitudinal para indicar uma zona de absorção ou o produto. Um padrão adicional 820 pode ser fornecido simetricamente no respectivo lado da linha central para indicar os limites da zona de absorção, e assim, fornecer informações ao usuário sobre o posicionamento ideal do produto.
[046] No contexto da presente invenção, a diferença de cor delta E entre o padrão impresso 800 na área de borda 8 compreende os elementos elásticos 10; 10’ e o padrão impresso na área de borda 8 livre dos elementos elásticos é menor do que 10, adequadamente 8 e preferencialmente 6, mais preferencialmente menor do que 4 e mais preferencialmente menor do que 2, medido por meio de um espectrofotômetro de refletância como descrito acima da lateral da camada superior do produto 1. Dessa maneira, a diferença de cor é suficientemente baixa de modo que o padrão impresso 800 seja capaz de diminuir a visibilidade dos elementos elásticos. Isso significa que uma impressão de área de borda 8 contínua e homogênea é fornecida ao usuário.
[047] O padrão impresso 800 adequadamente se estende simetricamente da borda periférica mais externa 80 do produto da área de borda 8 em direção à linha central C do produto 1 sobre a borda do núcleo 60. No entanto, adequadamente pelo menos 50%, e até 100% da área total da camada superior 2 que cobre o núcleo 6 é livre do padrão impresso 800. Geralmente, no entanto, o padrão impresso 800 pode cobrir outras regiões da camada superior do que a região da borda 8 e pode cobrir de 5% até em torno de 50% da área total da camada superior 2. Se a camada superior compreende pelo menos um dos padrões impressos adicionais 810 e 820, a área total coberta pelos padrões impressos pode ser até 90% da área total da camada superior 2 no produto. A área livre da camada superior de um padrão impresso é localizada acima do núcleo 6 e é indicada pelo sinal de referência 610 na Figura 2 e 3.
[048] A camada inferior pode ser opaca ou pode ser translúcida. Pelo menos a lateral da camada inferior que está voltada para a camada superior é dotada de uma cor que tem um valor inerente L* que é significativamente mais baixa do que o valor inerente L* da camada superior, e mais do que o valor inerente L* da camada superior voltado para a superfície do núcleo absorvente. Isso significa que a camada inferior é mais escura do que a camada superior. A cor na camada superior voltada para a lateral da camada inferior pode ser substancialmente uniforme, pelo menos dentro da área da camada inferior que será parte da área de borda do produto de higiene absorvente quando montado.
[049] No contexto da presente invenção, uma área que tem uma “cor substancialmente uniforme” deve ser interpretada como a diferença de cor (ΔE) entre quaisquer duas regiões da mesma área sendo no máximo 2, de preferência no máximo 1. Alternativamente, a cor na camada superior voltada para a lateral da camada inferior pode variar sobre a superfície, contanto que a porção da camada superior voltada para a lateral da camada inferior que tem o valor inerente mais alto L*, tem um valor inerente L* que é mais baixo do que o valor inerente L*da camada superior voltada para a lateral do núcleo absorvente. A cor pode ser aplicada à camada inferior de qualquer maneira conhecida pelo técnico no assunto, resultando na cor desejada. Por exemplo, a camada inferior pode ser de, ou compreender, um material com uma cor inerente, ou pode ser submetido a um processo de impressão para fornecer a cor da camada inferior. Em algumas realizações, a camada inferior compreende, ou consiste em, um filme plástico, que pode ser feito de um material plástico pigmentado.
[050] Devido à translucidez da camada superior, a lateral da camada inferior que está voltada para a camada superior, será pelo menos parcialmente visível através da camada superior translúcida e, portanto, fazer a área de borda 8 livre dos elementos elásticos 10; 10’ aparecer mais escura. Por essa razão os elementos elásticos 10; 10’ aparecem mais claramente nos produtos que tem camada inferior colorida. Também, o núcleo absorvente 6 e/ou outras camadas localizadas entre o núcleo absorvente 6 e a camada superior 2 geralmente são selecionados de modo que tenham um valor L* mais alto, isto é, aparecer mais claro ou mais brilhante, do que a área de borda 8. O valor L* do núcleo absorvente 6 e a camada superior 2 geralmente é pelo menos 75, pelo menos 78, pelo menos 80, pelo menos 83, pelo menos 87 ou pelo menos 90, e no máximo 100 ou no máximo 95.
[051] A diferença entre o valor L* da área livre do padrão impresso 610 da camada superior 2 acima do núcleo 6 e o valor L*da área de borda livre dos elementos elásticos ou compreendendo os elementos elásticos pode ser até 100% do valor L* da área livre do padrão impresso 610, dado que o valor mais baixo possível L* da área de borda 8 livre dos elementos elásticos ou que compreende os elementos elásticos é 0, isto é, preto. No entanto, o padrão impresso geralmente não é completamente preto, e, portanto, o valor L* é adequadamente pelo menos 5, preferencialmente pelo menos 7, mais preferencialmente pelo menos 10, e até mesmo mais preferencialmente pelo menos 20, e no máximo 80, como no máximo 60, por exemplo no máximo 50.
[052] A diferença de cor delta E entre o padrão impresso 800 na área de borda 8 que compreende os elementos elásticos 10, 10’ e o padrão impresso 800 na área de borda 8 livre dos elementos elásticos 10; 10’ é menor do que a diferença de cor delta E entre o padrão impresso na área de borda 8 que compreende os elementos elásticos 10, 10’ e uma área livre do padrão impresso 610 da camada superior 2 que cobre o núcleo 6, medido por meio de um espectrofotômetro de refletância da lateral da camada superior do produto 1. De preferência, a diferença de cor delta E é pelo menos 50% menor, como pelo menos 60% menor. Dessa maneira, uma impressão visual do produto pode ser melhorada ainda mais e a visibilidade dos elementos elásticos é diminuída e os elementos elásticos são suficientemente mascarados.
[053] Alternativamente ou adicionalmente, a diferença de cor delta E e/ou valor delta L* entre o padrão impresso 800 na área de borda 8 livre dos elementos elásticos 10, 10’ e uma área livre do padrão impresso 610 da camada superior 2 que cobre o núcleo 6, medido como descrito acima da lateral da camada superior do produto 1, é pelo menos 10, como pelo menos 15. Dessa maneira, o contraste entre as áreas impressas e as áreas não impressas é visível, e assim, a aparência visual do produto de higiene é melhorada.
[054] O padrão colorido pode ser aplicado no material da camada superior por qualquer meio impresso comumente conhecido no estado da técnica, como por meio de impressão sem contato, por exemplo, impressão a jato de tinta, ou impressão de contato, por exemplo, impressão por fotogravura, impressão flexográfica, impressão litográfica, incluindo impressão offset e impressão em tela, ou por combinações de diferentes métodos de impressão. Por exemplo, uma parte do padrão colorido pode ser aplicada por impressão de conato, e outra parte do padrão pode ser aplicada por impressão sem contato. O padrão pode ser fornecido na superfície da dita camada superior voltada para fora da dita camada inferior, ou na superfície da dita camada superior voltada para a dita folha traseira, ou alternativamente, parte do padrão pode ser fornecida da superfície da dita camada superior voltada para fora da dita camada inferior enquanto parte do padrão é fornecida na superfície da dita camada superior voltada para a dita camada inferior.
[055] Adequadamente, o padrão colorido é repetitivo ao longo de uma extensão longitudinal do dito produto absorvente em uma direção de impressão. Adequadamente, o comprimento da unidade de repetição é maior do que o comprimento máximo do produto absorvente ao longo da dita extensão longitudinal ou, o padrão pode ser repetitivo em uma direção ao longo de uma extensão transversal do dito produto absorvente, que tem uma unidade de repetição maior do que a largura máxima do produto absorvente ao longo da dita extensão longitudinal. A direção de impressão é tipicamente paralela à direção da máquina na qual os produtos são produzidos, e pode, por exemplo, ser substancialmente paralelo à extensão longitudinal ou transversal do dito produto absorvente, que tem um comprimento de unidade de repetição de menor ou igual ao comprimento máximo do produto absorvente ao longo da dita extensão longitudinal ou extensão transversal, respectivamente. O comprimento da unidade de repetição pode, por exemplo, estar na faixa de 580 cm, dependendo do tipo do produto absorvente.
[056] Em realizações do produto de higiene absorvente, a cor da superfície da camada inferior que está voltada para fora da camada superior, isto é, no lado traseiro do produto, exibe uma cor que é próximo ao da cor das áreas que são livres dos elementos elásticos na área de borda 8.
[057] A forma do produto absorvente pode ser substancialmente triangular ou assemelhar-se a forma triangular, substancialmente quadrilateral ou assemelhar-se a forma quadrilateral, ou pode assemelha-se a uma forma de ampulheta. Cada uma das Figuras 1 a 3 ilustra um produto que tem uma forma triangular, cônica. A Figura 1 ilustra diferentes porções do produto, que também são aplicáveis nas Figuras 2 e 3. O produto tem uma porção dianteira b1 mais ampla e uma porção intermediária b2 mais estreita e uma porção traseira b3. A porção dianteira b1 pode constituir cerca de 5 a 25% da extensão longitudinal do produto, a porção intermediária b2 cerca de 60 a 90% e a porção traseira cerca de 5 a 15%. Como ilustrado nas Figuras 2 e 3, a linha central A divide o produto 1 em primeira e segunda porções longitudinais de imagens espelhadas I; II que são simétricas em relação à linha central A. No entanto, de acordo com algumas realizações, o produto não precisa ser simétrico em relação à linha central A. o produto compreende em cada porção longitudinal I; II uma porção de borda em forma de arco 12; 12’ que tem dois primeiros pontos de transição mais externos T1; T1’ na direção transversal na borda mais externa 80 da porção de borda 8. O produto tem a maior largura do produto entre os primeiros pontos de transição T1; T1’, isto é, a primeira maior largura do produto se estende transversalmente entre os ditos primeiros pontos de transição mais externos T1; T1’. A porção dianteira b1 transita para a porção intermediária do produto b2 nos ditos primeiros pontos de transição T1; T1’, como ilustrado pela linha que se estende entre os primeiros pontos de transição T1; T1’. A porção de borda 8 na porção intermediária do produto b2 afunila em direção a um ponto final central T10 na porção traseira b3 do produto. A porção intermediária b2 transita para a porção traseira b3 nos pontos de transição da porção traseira T2; T2’ que estão longitudinalmente distanciados dos primeiros pontos de transição T1; T1’ e o ponto final central T10.
[058] Os elementos elásticos geralmente se estendem na primeira e na segunda porções longitudinais (I; II) na porção intermediária b2 qualquer que seja a forma do produto. Pode ser visto das realizações mostradas nas Figuras 1 a 3 que os elementos elásticos 10; 10’ se estendem na área de borda 8 na primeira e na segunda porções longitudinais I; II dentro da porção traseira intermediária b2 e são inclinadas em relação à linha central A. A inclinação segue o ângulo de afilamento da área de borda 8, para que um produto confortável seja fornecido. Dessa maneira, é possível fornecer uma forma côncava ao produto e assim, encaixe ideal. A forma do produto pode assemelhar-se a forma de ampulheta (não mostrada) compreende uma porção dianteira, uma porção intermediária centralmente localizada e uma porção traseira. Em tais produtos os elementos elásticos também podem se estender na primeira e na segunda porções longitudinais na porção intermediária.
[059] A presente invenção refere-se ainda a um processo para a produção de um produto de higiene descartável e compreende as etapas de primeiro fornecer uma camada de material da camada superior, uma camada de material da camada inferior e um material absorvente para um núcleo absorvente e formar o núcleo.
[060] O núcleo pode ser formado, por exemplo, por meio de moldagem de esteira através de um processo de colocação de ar. No processo, é fornecido um molde permeável ao ar. O material fibroso é depositado ao ar no molde e o molde é preenchido, onde um núcleo absorvente é produzido com a quantidade desejada de material fibroso. O processo também inclui fornecer um material para elementos elásticos. Os elementos elásticos são fornecidos adequadamente como material enrolado e são alimentados ao processo em uma condição pré-tensionada. Os elementos elásticos são alimentados de modo que sejam dispostos entre a camada de material da camada superior e o material da camada inferior. Antes de prender as camadas por meio de um adesivo, os elementos elásticos são cortados em um comprimento predeterminado e posicionado em uma posição correta no produto. O posicionamento dos elementos elásticos é adaptado ao núcleo absorvente, que também é alimentado entre a camada da camada superior e a camada da camada inferior. A camada da camada superior, a camada da camada inferior e os elementos elásticos são presos juntos ao longo da área de borda periférica do produto por meio de meios de fixação, preferencialmente adesivo. A camada superior pode ser pré-impressa ou pode ser impressa online com a linha de montagem do produto. O padrão impresso é sincronizado com a colocação do núcleo absorvente e o padrão impresso 800 é disposto de modo que mascare os elementos elásticos.
EXEMPLOS
[061] Medições de cor de acordo com o método mencionado acima foram realizadas em duas almofadas de incontinência diferentes, essencialmente como representadas na figura 5 com uma camada inferior colorida e faixas de espuma elástica branca que constitui os elementos elásticos. As almofadas foram idênticas separadas da cor do padrão de impressão na camada superior.
[062] Os valores relatados são cada um o valor médio de 10 medições.
[063] As medições foram tiradas nas seguintes posições no produto: A) na parte da área de borda que compreende elementos elásticos B) na parte da área de borda que não compreende elementos elásticos C) em uma área não impressa dentro de um perímetro do núcleo.
[064] Valores delta E entre A e B e A e C foram calculados para cada uma das almofadas com os seguintes resultados:
[065] Como pode ser visto, a diferença de cor delta E é, consistentemente mais baixa entre as áreas A e B, isto é, entre uma parte da área de borda que compreende elementos elásticos e uma parte da área de borda que não compreende elementos elásticos, do que entre as áreas A e C, isto é, entre uma parte da área de borda que compreende elementos elásticos em uma área não impressa dentro do perímetro do núcleo
[066] Embora a discussão acima tenha sido exemplificada através de uma almofada de incontinência masculina ou protetor, a presente invenção também é aplicável a outros produtos absorventes como fraldas, almofadas de incontinência femininas, absorventes sanitários ou forros de calcinhas. Por exemplo, pedido de invenção para fraldas forneceria benefícios similares em termos de conforto, ajuste e prevenção de vazamento.
[067] A invenção não deveria ser considerada como limitada pela descrição acima; antes o escopo e limitações da invenção são definidos pelas reivindicações anexas.

Claims (19)

1. PRODUTO ABSORVENTE DE HIGIENE DESCARTÁVEL (1), compreendendo uma camada superior permeável a líquido (2) de um material translúcido, uma camada inferior impermeável a líquido (4) e um núcleo absorvente (6) disposto entre a camada superior (2) e a camada inferior (4), em que o produto absorvente (1) tem uma linha central (A) que se estende longitudinalmente que se estende centralmente pelo produto absorvente (1), em que o produto absorvente (1) se estende em uma configuração achatada em uma direção longitudinal (Y) e em uma direção transversal (X) e em que a camada superior (2) e a camada inferior (4) têm a mesma extensão e o núcleo absorvente (6) tem uma extensão menor do que a camada superior (2) e a camada inferior (4) em ambas as direções a longitudinal (Y) e a transversal (X), o núcleo (6) é cercado por uma área de borda periférica (8) que compreende a camada superior (2) e a camada inferior (4) e em que a área da borda (8) compreende mais de pelo menos uma porção do comprimento no respectivo lado da linha central (A) um elemento elástico (10; 10’) que se estende longitudinalmente na direção que segue a forma do núcleo (6) e/ou uma borda periférica mais externa (80) da área da borda (8); caracterizado pela camada inferior (4) ter uma cor inerente diferente do que a cor inerente da camada superior (2), do núcleo (6) e dos elementos elásticos (10; 10’), e ter um valor L* menor do que o da camada superior (2), do núcleo (6) e dos elementos elásticos (10; 10’) medidos por um espectrofotômetro de refletância, em que a camada superior (2) é dotada de um padrão impresso (800) disposto para mascarar os elementos elásticos (10; 10’).
2. PRODUTO ABSORVENTE DE HIGIENE DESCARTÁVEL (1), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo padrão impresso (800) cobrir pelo menos os elementos elásticos (10; 10’).
3. PRODUTO ABSORVENTE DE HIGIENE DESCARTÁVEL (1), de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo padrão impresso (800) adicionalmente cobrir as áreas livres dos elementos elásticos (10; 10’) na área de borda periférica (8), e opcionalmente pelo menos uma porção da periférica do núcleo (620) que cobre a borda do núcleo (60).
4. PRODUTO ABSORVENTE DE HIGIENE DESCARTÁVEL (1), de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pela diferença de cor delta E entre o padrão impresso (800) na área de borda (8) que compreende os elementos elásticos (10; 10’) e o padrão impresso na área de borda (8) livre dos elementos elásticos (10; 10’) ser menor do que 10, adequadamente menor do que 8 e preferencialmente menor do que 6, mais preferencialmente menor do que 4 e mais preferencialmente menor do que 2, medido por meio de um espectrofotômetro de refletância da lateral da camada superior (2) do produto (1).
5. PRODUTO ABSORVENTE DE HIGIENE DESCARTÁVEL (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 3 a 4, caracterizado pela diferença de cor delta E entre o padrão impresso (800) na área de borda (8) que compreende os elementos elásticos (10, 10’) e o padrão impresso (800) na área de borda (8) livre de elementos elásticos (10; 10’) ser menor do que, preferencialmente pelo menos 50% menor do que, mais preferencialmente pelo menos 60% menor do que a diferença de cor delta E entre o padrão impresso na área de borda (8) compreende os elementos elásticos (10, 10’) e uma área livre de padrão impresso (610) da camada superior (2) que cobre o núcleo (6), medida por meio de um espectrofotômetro de refletância da lateral da camada superior (2) do produto (1).
6. PRODUTO ABSORVENTE DE HIGIENE DESCARTÁVEL (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 3 a 5, caracterizado pela diferença de cor delta E e/ou valor delta L* entre o padrão impresso (800) na área de borda (8) livre de elementos elásticos (10, 10’) e uma área livre de padrão impresso (610) da camada superior (2) que cobre o núcleo (6), medida por meio de um espectrofotômetro de refletância da lateral da camada superior (2) do produto (1), ser pelo menos 10, preferencialmente pelo menos 15.
7. PRODUTO ABSORVENTE DE HIGIENE DESCARTÁVEL (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 3 a 6, caracterizado pelo padrão impresso (800) se estender simetricamente da borda periférica mais externa (80) da área de borda (8) em direção ao ponto central (C) do produto (1) sobre a borda do núcleo (60) de modo que pelo menos 50% da área total da camada superior (2) que cobre o núcleo (6) seja livre do padrão impresso (800).
8. PRODUTO ABSORVENTE DE HIGIENE DESCARTÁVEL (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo padrão impresso (800) compreender ou consistir em um padrão que tem a mesma cor, mas croma e/ou leveza diferentes da camada inferior (4).
9. PRODUTO ABSORVENTE DE HIGIENE DESCARTÁVEL (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo padrão impresso (800) compreender ou consistir em um padrão que tem cor, croma e/ou leveza diferentes da camada inferior (4).
10. PRODUTO ABSORVENTE DE HIGIENE DESCARTÁVEL (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado pela camada inferior (4), camada superior (2) e elementos elásticos (10; 10’) dispostos entre a camada superior (2) e a camada inferior (4) serem unidos ao longo da área de borda (8) por meio de adesivo.
11. PRODUTO ABSORVENTE DE HIGIENE DESCARTÁVEL (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado pela linha central (A) dividir o produto (1) em primeira e segunda partes longitudinais de imagens espelhadas (I; II) que são simétricas em relação à linha central (A).
12. PRODUTO ABSORVENTE DE HIGIENE DESCARTÁVEL (1), de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo produto ter uma porção dianteira (b1), uma porção intermediária (b2) e uma porção traseira (b3), em que a porção dianteira (b1) compreende em cada porção longitudinal (I; II) uma porção da borda em forma de arco (12; 12’) que tem dois primeiros pontos de transição mais externos opostos (T1; T1’) na direção transversal da borda mais externa (80) da porção da borda (8), em que uma primeira largura mais ampla do produto (1) se estende entre os primeiros pontos de transição mais externos (T1; T1’) e em que a porção dianteira (b1) faz a transição para a porção intermediária do produto (b2) nos primeiros pontos de transição (T1; T1’), a porção da borda (8) na porção intermediária do produto (b2) afunilando em direção a um ponto final central (T10) na porção traseira (b3) do produto, em que a porção intermediária (b2) faz a transição para a porção traseira (b3) nos pontos de transição da porção traseira (T2; T2’) longitudinalmente distanciados dos primeiros pontos de transição (T1; T1’) e do ponto final central (T10).
13. PRODUTO ABSORVENTE DE HIGIENE DESCARTÁVEL (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 12, caracterizado pela forma do produto se assemelhar a uma forma triangular.
14. PRODUTO ABSORVENTE DE HIGIENE DESCARTÁVEL (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 12, caracterizado pela forma do produto se assemelhar a uma forma quadrilateral.
15. PRODUTO ABSORVENTE DE HIGIENE DESCARTÁVEL (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 12, caracterizado pela forma do produto se assemelhar a uma ampulheta, e em que o produto (1) compreende uma porção dianteira (b1), uma porção intermediária (b2) e uma porção traseira (b3) centralmente localizadas, em que os elementos elásticos se estendem na primeira e na segunda porções longitudinais na porção intermediária (b2).
16. PRODUTO ABSORVENTE DE HIGIENE DESCARTÁVEL (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 13 a 15, caracterizado pelos elementos elásticos (10; 10’) se estenderem na área limite (8) na primeira e na segunda porções longitudinais (I; II) dentro da porção traseira intermediária (b2) e serem inclinadas em relação à linha central (A).
17. PRODUTO ABSORVENTE DE HIGIENE DESCARTÁVEL (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 16, caracterizado pelos elementos elásticos (10; 10’) compreenderem ou consistirem em elásticos de espuma ou elásticos de filme laminado.
18. PRODUTO ABSORVENTE DE HIGIENE DESCARTÁVEL (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 17, caracterizado pela camada superior (2) compreender ainda um padrão impresso (810; 820) distanciado do padrão impresso (800) compreendido na área da borda (8).
19. PROCESSO PARA PRODUÇÃO DE UM PRODUTO DE HIGIENE DESCARTÁVEL (1), conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 18, caracterizado por compreender: - fornecer uma camada de material da camada superior (2), uma camada de material da camada inferior (4) e um material absorvente para um núcleo absorvente (6) e formar o núcleo (6); - fornecer um material para elementos elásticos (10; 10’); - alimentar os elementos elásticos (10; 10’) em uma condição pré- tensionada de modo que eles estejam dispostos entre a camada do material da camada superior (2) e do material da camada inferior (4), e cortar os elementos elásticos (10; 10’) em um comprimento predeterminado; - alimentar o núcleo absorvente (6) entre a camada superior (2) e a camada inferior (4); - prender a camada superior (2), a camada inferior (4) e os elementos elásticos (10; 10’) juntos ao longo de uma área de borda periférica (8) por meio de meios de fixação, de preferência adesivo; - sincronizar um padrão impresso (800) com a colocação do núcleo absorvente (6) de modo que o padrão impresso (800) mascare os elementos elásticos (10; 10’).
BR112019025205-3A 2017-07-07 Produto absorvente de higiene descartável e processo para produção de um produto de higiene descartável BR112019025205B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/EP2017/067092 WO2019007531A1 (en) 2017-07-07 2017-07-07 DISPOSABLE ABSORBENT HYGIENIC PRODUCT

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112019025205A2 BR112019025205A2 (pt) 2020-06-23
BR112019025205B1 true BR112019025205B1 (pt) 2023-06-13

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP6953609B2 (ja) 使い捨ての衛生用吸収性製品
ES2554361T3 (es) Una serie de artículos absorbentes con indicadores de mejora funcional
JP4393108B2 (ja) 吸収性物品
ES2553430T3 (es) Artículo absorbente que tiene zonas laterales de material no tejido
ES2368352T3 (es) Artículo de higiene femenina con un diseño impreso y un diseño estampado.
WO2017110695A1 (ja) 吸収性物品
US20090012491A1 (en) Pantiliner
JP5513874B2 (ja) 吸収性物品
BRPI0719085A2 (pt) Artigos aborbentes descartavéis que têm um sinal de modelo interior
TW200404523A (en) Absorbent article having a graphic visible through body contacting surface
BR112013005364B1 (pt) artigo absorvente e fralda descartável
JP6794467B2 (ja) グラフィックを有する着用可能物品
CN112545768A (zh) 吸收制品
JP2002000657A (ja) 吸収性物品
TWM486404U (zh) 吸收性物品
JP5498138B2 (ja) 体液処理用品
BR112018009936B1 (pt) Artigo absorvente e método para a fabricação de um artigo absorvente
JP6027848B2 (ja) 吸収性物品
BR112018072036B1 (pt) Artigo absorvente e processo para a produção de um artigo absorvente
BR112017023375B1 (pt) Artigo absorvente na forma de calça e embalagem que contém uma pluralidade de artigos absorventes
BR112019025205B1 (pt) Produto absorvente de higiene descartável e processo para produção de um produto de higiene descartável
JP7319085B2 (ja) 吸収性物品
JP2005021389A (ja) 吸収性物品
JP6913201B1 (ja) 吸収性物品
JP7166877B2 (ja) 吸収性物品