BR112018005872B1 - Mensagens de alcance de radiodifusão para medições de wlan rtt - Google Patents

Mensagens de alcance de radiodifusão para medições de wlan rtt Download PDF

Info

Publication number
BR112018005872B1
BR112018005872B1 BR112018005872-6A BR112018005872A BR112018005872B1 BR 112018005872 B1 BR112018005872 B1 BR 112018005872B1 BR 112018005872 A BR112018005872 A BR 112018005872A BR 112018005872 B1 BR112018005872 B1 BR 112018005872B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
request message
response
variation
wlan
channel
Prior art date
Application number
BR112018005872-6A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112018005872A2 (pt
Inventor
Ashok Bhatia
Vishal Agarwal
Dominic Gerard Farmer
Carlos Horacio Aldana
Original Assignee
Qualcomm Incorporated
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Qualcomm Incorporated filed Critical Qualcomm Incorporated
Publication of BR112018005872A2 publication Critical patent/BR112018005872A2/pt
Publication of BR112018005872B1 publication Critical patent/BR112018005872B1/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W24/00Supervisory, monitoring or testing arrangements
    • H04W24/10Scheduling measurement reports ; Arrangements for measurement reports
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W64/00Locating users or terminals or network equipment for network management purposes, e.g. mobility management
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L43/00Arrangements for monitoring or testing data switching networks
    • H04L43/08Monitoring or testing based on specific metrics, e.g. QoS, energy consumption or environmental parameters
    • H04L43/0852Delays
    • H04L43/0864Round trip delays
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W72/00Local resource management
    • H04W72/30Resource management for broadcast services

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Environmental & Geological Engineering (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)
  • Position Fixing By Use Of Radio Waves (AREA)

Abstract

MENSAGENS DE ALCANCE DE RADIODIFUSÃO PARA MEDIÇÕES DE WLAN RTT. Em um aspecto, um método executado por um ponto de acesso em uma rede de área local sem fio (WLAN), inclui receber uma primeira mensagem de solicitação de variação a partir de um primeiro dispositivo e monitorar para uma segunda mensagem de solicitação de variação a partir de um segundo dispositivo em um canal da WLAN. A primeira mensagem de solicitação de variação inclui um identificador de dispositivo do primeiro dispositivo e a segunda mensagem de solicitação de variação inclui um identificador de dispositivo do segundo dispositivo. Em resposta ao recebimento da segunda mensagem de solicitação de variação, o ponto de acesso combina o identificador de dispositivo do primeiro dispositivo, primeira informação de temporização associada com a primeira mensagem de solicitação de variação, o identificador de dispositivo do segundo dispositivo, e segunda informação de temporização associada com a segunda mensagem de solicitação de variação em uma única mensagem de resposta de variação. O ponto de acesso transmite então a mensagem de resposta de variação única no canal da WLAN.

Description

CAMPO DE REVELAÇÃO
[0001] Aspectos da presente invenção relacionam-se geralmente a comunicações sem fio e, mais particularmente, a rede de área local sem fio (WLAN) sistema de posicionamento e navegação de ponto de acesso (AP).
FUNDAMENTOS
[0002] Sistemas de comunicação sem fio são amplamente implementados para fornecer vários tipos de conteúdo de comunicação, tais como voz, dados e assim por diante. Sistemas de comunicação sem fio típicos são sistemas de acesso múltiplo capazes de suportar comunicação com múltiplos usuários compartilhando recursos de sistema disponíveis (por exemplo, largura de banda, potência de transmissão, etc). Uma classe de tais sistemas de acesso múltiplo é geralmente referida como redes de área de localização sem fio (WLANs), tal como "Wi-Fi", e inclui membros diferentes do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) família de protocolo sem fio 802.11. Geralmente, um sistema de comunicação Wi-Fi pode suportar simultaneamente a comunicação para múltiplos dispositivos sem fio, tais como estações sem fio (STAs). Cada STA se comunica com um ou mais pontos de acesso (APs) através de transmissões no downlink e no enlace ascendente. O downlink (DL) refere-se ao link de comunicação dos APs para as STAs, e o enlace ascendente (UL) refere-se ao link de comunicação das STAs para os APs.
[0003] Sistemas de navegação modernos têm tipicamente usado sistema de posicionamento global baseado em satélite (GPS) para determinação de posição. Entretanto, a recente proliferação de WLAN (por exemplo, Wi-Fi) os pontos de acesso tornaram possível que os sistemas de navegação utilizem estes pontos de acesso para determinação de posição, especialmente em áreas urbanas onde existe uma grande concentração de pontos de acesso de WLAN. Sistemas de navegação de WLAN podem ser vantajosos sobre sistemas de navegação por GPS por causa de limitações de cobertura de sinal de GPS. Por exemplo, embora os sinais GPS possam não estar prontamente disponíveis dentro de um shopping center, os sinais sem fio gerados pelos pontos de acesso de WLAN dentro do shopping de compras seriam mais facilmente detectáveis por uma STA.
[0004] Mais especificamente, para sistemas de navegação de WLAN, as localizações dos pontos de acesso de WLAN são usadas como pontos de referência dos quais os pontos de acesso são bem conhecidos as técnicas de trilateração conhecidas podem determinar a localização (por exemplo, localização absoluta e/ou localização relativa) de um dispositivo sem fio (por exemplo, um telefone celular habilitado por Wi-Fi-habilitado, laptop, ou computador de mesa) O dispositivo sem fio pode usar o tempo de ida e volta (RTT) de sinais transmitidos para e dos pontos de acesso para calcular as distâncias entre o dispositivo sem fio e os pontos de acesso. Uma vez que estas distâncias sejam calculadas, a localização do dispositivo sem fio pode ser estimada utilizando técnicas de trilateração.
[0005] Técnicas de RTT convencionais utilizadas para determinar as distâncias entre o dispositivo sem fio e os pontos de acesso à WLAN, são tipicamente realizadas com base em um protocolo de mensagem par-a-par. Assim, o dispositivo sem fio precisa saber quais APs estão em proximidade com o dispositivo sem fio a fim de trocar mensagens par-a-par nessas técnicas de RTT convencionais. Por exemplo, o dispositivo sem fio tipicamente primeiramente realiza uma varredura de descoberta para determinar quais APs estão presentes em cada canal da WLAN. Alternativamente, alguns bancos de dados específicos de localização/jurisdição podem ser usados para determinar os APs nas proximidades do dispositivo sem fio. Uma vez que o dispositivo sem fio tem conhecimento dos Quais Os APs estão presentes e nos quais os canais, o dispositivo sem fio então troca mensagens com cada AP conhecido, realizando medições de RTT, um AP de cada vez. Entretanto, como soluções de posicionamento de WLAN requerem mais e mais precisão, o dispositivo sem fio pode ser necessário para realizar medições de RTT mais frequentes, com muitos pontos de acesso em sua vizinhança. Esta alta periodicidade de varreduras de descoberta e muitas medições de RTT par-a-par pode causar diversos problemas na WLAN. Por exemplo, a corrente 802. 11. Soluções de conectividade não são projetadas para tais soluções de alta periodicidade, como cada varredura de descoberta e medição de RTT é um rompimento para as capacidades de dados de alta velocidade da WLAN. Além disso, a periodicidade aumentada das varreduras de descoberta e de ponto a ponto as medições de RTT par podem aumentar adversamente o consumo de energia do dispositivo sem fio. Adicionalmente, nos cenários onde existem muitos dispositivos móveis fazendo operações similares (por exemplo, em estádios cheios, onde muitos dispositivos móveis podem estar concorrentemente tentando realizar Serviços com Base em Localização), as Solicitações de RTT de muitos dispositivos móveis podem colidir umas com as outras, tornando os problemas de conectividade de WLAN piores.
RESUMO
[0006] Aspectos da presente invenção incluem um método, um dispositivo, um ponto de acesso, e um meio legível por computador para auxiliar ou de outra forma executar medições de RTT em uma WLAN utilizando uma ou mais mensagens de alcance de transmissão.
[0007] Por exemplo, em um aspecto, um método executado por um ponto de acesso em uma rede de área local sem fio (WLAN), inclui receber uma primeira mensagem de solicitação de variação a partir de um primeiro dispositivo e monitorar para uma segunda mensagem de solicitação de variação a partir de um segundo dispositivo em um canal da WLAN. A primeira mensagem de solicitação de variação inclui um identificador de dispositivo do primeiro dispositivo e a segunda mensagem de solicitação de variação inclui um identificador de dispositivo do segundo dispositivo. Em resposta ao recebimento da segunda mensagem de solicitação de variação, o ponto de acesso combina o identificador de dispositivo do primeiro dispositivo, primeira informação de temporização associada com a primeira mensagem de solicitação de variação, o identificador de dispositivo do segundo dispositivo, e segunda informação de temporização associada com a segunda mensagem de solicitação de variação em uma única mensagem de resposta de variação. O ponto de acesso transmite então a mensagem de resposta de variação única no canal da WLAN.
[0008] Em um outro aspecto, um ponto de acesso para utilização em uma rede de área local sem fio (WLAN) inclui pelo menos um processador e pelo menos uma memória acoplada a pelo menos um processador. O pelo menos um processador e a pelo menos uma memória são configurados para direcionar o ponto de acesso para: (i) receber uma primeira mensagem de solicitação de variação a partir de um primeiro dispositivo em um canal da WLAN, em que a primeira mensagem de solicitação de variação inclui um identificador de dispositivo do primeiro dispositivo; (ii) monitorar o canal Da WLAN para uma segunda mensagem de solicitação de variação a partir de um segundo dispositivo, em que a segunda mensagem de solicitação de variação inclui um identificador de dispositivo do segundo dispositivo; (iii) em resposta ao recebimento da segunda mensagem de solicitação de variação do segundo dispositivo, combinar o identificador de dispositivo do primeiro dispositivo, primeira informação de temporização associada com a primeira mensagem de solicitação de variação, o identificador de dispositivo do segundo dispositivo, e segunda informação de temporização associada com a segunda mensagem de solicitação de variação em uma única mensagem de resposta de variação, em que a primeira e a segunda informação de temporização são para determinar o tempo de ida e volta (RTT) medições, pelos primeiro e segundo dispositivos, respectivamente; e (iv) broadcast da mensagem de resposta de variação única no canal da WLAN.
[0009] Ainda em um outro aspecto, um ponto de acesso para utilização em uma rede de área local sem fio (WLAN) inclui meios para receber, pelo ponto de acesso, uma primeira mensagem de solicitação de variação de um primeiro dispositivo em um canal da WLAN, em que a primeira mensagem de solicitação de variação inclui um identificador de dispositivo do primeiro dispositivo. O ponto de acesso também inclui meios para monitorar o canal da WLAN para uma segunda mensagem de solicitação de distância a partir de um segundo dispositivo, em que a segunda mensagem de solicitação de variação inclui um identificador de dispositivo do segundo dispositivo. Também incluídos no ponto de acesso são meios para combinar, pelo ponto de acesso, o identificador de dispositivo do primeiro dispositivo, primeira informação de temporização associada com a primeira mensagem de solicitação de variação, o identificador de dispositivo do segundo dispositivo e segunda informação de temporização associada com a segunda mensagem de solicitação de variação em uma única mensagem de resposta de variação em resposta a receber a segunda mensagem de solicitação de variação a partir do segundo dispositivo. A primeira e a segunda informação de temporização são para determinar o tempo de ida e volta (RTT) medições, pelos primeiro e segundo dispositivos, respectivamente. O ponto de acesso ainda inclui meios para a difusão, pelo ponto de acesso, a única mensagem de resposta de variação no canal da WLAN.
[00010] Em um outro aspecto, um meio legível por computador não transitório inclui código de programa armazenado nele. O código de programa inclui instruções para direcionar um ponto de acesso para: (i) receber uma primeira mensagem de solicitação de variação a partir de um primeiro dispositivo em um canal da WLAN, em que a primeira mensagem de solicitação de variação inclui um identificador de dispositivo do primeiro dispositivo; (ii) monitorar o canal da WLAN para uma segunda mensagem de solicitação de variação a partir de um segundo dispositivo, em que a segunda mensagem de solicitação de variação inclui um identificador de dispositivo do segundo dispositivo; (iii) em resposta ao recebimento da segunda mensagem de solicitação de variação, combinar o identificador de dispositivo do primeiro dispositivo, primeira informação de temporização associada com a primeira mensagem de solicitação de variação, o identificador de dispositivo do segundo dispositivo, e segunda informação de temporização associada com a segunda mensagem de solicitação de variação em uma única mensagem de resposta de variação, em que a primeira e a segunda informação de temporização são para determinar o tempo de ida e volta (RTT) medições, pelos primeiro e segundo dispositivos, respectivamente; e (iv) broadcast da mensagem de resposta de variação única no canal da WLAN.
[00011] Ainda em um outro aspecto, um método executado por um dispositivo em uma rede de área local sem fio (WLAN) inclui a transmissão, pelo dispositivo, uma primeira mensagem de solicitação de variação em um canal da WLAN, em que a primeira mensagem de solicitação de variação inclui um identificador de dispositivo do dispositivo. O método também inclui receber, pelo dispositivo, uma primeira mensagem de resposta de alcance de transmissão difundida no canal por um primeiro ponto de acesso da WLAN em resposta à primeira mensagem de solicitação de variação. A primeira mensagem de resposta de alcance de difusão inclui: o identificador de dispositivo do dispositivo, a primeira informação de temporização associada com a primeira mensagem de solicitação de alcance, um identificador de dispositivo de um segundo dispositivo na WLAN, e segunda informação de temporização associada a uma segunda mensagem de solicitação de variação transmitida no canal da WLAN pelo segundo dispositivo. O método também inclui determinar um tempo de ida e volta (RTT) medição para o primeiro ponto de acesso com base na primeira mensagem de solicitação de variação e na primeira informação de temporização incluída na primeira mensagem de resposta de alcance de transmissão.
[00012] Em um outro aspecto, o dispositivo para utilização em uma rede de área local sem fio (WLAN) inclui pelo menos um processador e pelo menos uma memória acoplada a pelo menos um processador. O pelo menos um processador e a pelo menos uma memória são configurados para direcionar o dispositivo para: (i) transmitir uma primeira mensagem de solicitação de variação em um canal da WLAN, em que a primeira mensagem de solicitação de variação inclui um identificador de dispositivo do dispositivo; (ii) receber uma primeira mensagem de resposta de alcance de difusão difundida no canal por um primeiro ponto de acesso da WLAN em resposta à primeira mensagem de solicitação de variação, onde a primeira mensagem de resposta de alcance de difusão inclui: o identificador de dispositivo do dispositivo, primeira informação de temporização associada com a primeira mensagem de solicitação de variação, um identificador de dispositivo de um segundo dispositivo na WLAN, e segunda informação de temporização associada a uma segunda mensagem de solicitação de variação transmitida no canal da WLAN pelo segundo dispositivo; e (iii) determinar um tempo de ida e volta (RTT) medição para o primeiro ponto de acesso com base na primeira mensagem de solicitação de variação e na primeira informação de temporização incluída na primeira mensagem de resposta de alcance de transmissão.
[00013] Ainda em um outro aspecto, um dispositivo para utilização em uma rede de área local sem fio (WLAN) inclui meios para transmitir, pelo dispositivo, uma primeira mensagem de solicitação de variação em um canal da WLAN, em que a primeira mensagem de solicitação de variação inclui um identificador de dispositivo do dispositivo. O dispositivo também inclui meios para receber, pelo dispositivo, uma primeira mensagem de resposta de alcance de transmissão difundida no canal por um primeiro ponto de acesso da WLAN em resposta à primeira mensagem de solicitação de variação. A primeira mensagem de resposta de alcance de difusão inclui: o identificador de dispositivo do dispositivo, a primeira informação de temporização associada com a primeira mensagem de solicitação de alcance, um identificador de dispositivo de um segundo dispositivo na WLAN, e segunda informação de temporização associada a uma segunda mensagem de solicitação de variação transmitida no canal da WLAN pelo segundo dispositivo. O dispositivo também inclui meios para determinar um tempo de ida e volta (RTT) medição para o primeiro ponto de acesso com base na primeira mensagem de solicitação de variação e na primeira informação de temporização incluída na primeira mensagem de resposta de alcance de transmissão.
[00014] Em um outro aspecto, um meio legível por computador não transitório inclui código de programa armazenado nele. O código de programa inclui instruções para direcionar o dispositivo em uma rede de área local sem fio (WLAN) a: (i) transmitir uma primeira mensagem de solicitação de variação em um canal Da WLAN, em que a primeira mensagem de solicitação de variação inclui um identificador do dispositivo; (ii) receber uma primeira mensagem de resposta de alcance de transmissão difundida no canal por um primeiro ponto de acesso da WLAN em resposta à primeira mensagem de solicitação de alcance, onde a primeira mensagem de resposta de alcance de difusão inclui: o identificador de dispositivo do dispositivo, primeira informação de temporização associada com a primeira mensagem de solicitação de variação, um identificador de dispositivo de um segundo dispositivo na WLAN , e segunda informação de temporização associada a uma segunda mensagem de solicitação de variação transmitida no canal da WLAN pelo segundo dispositivo; e (iii) determinar um tempo de ida e volta (RTT) medição para o primeiro ponto de acesso com base na primeira mensagem de solicitação de variação e na primeira informação de temporização incluída na primeira mensagem de resposta de alcance de transmissão.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[00015] Os desenhos anexos são apresentados para auxiliar na descrição de vários aspectos da descrição e são fornecidos unicamente para ilustração dos aspectos e não de limitação dos mesmos.
[00016] A Figura 1 ilustra uma rede sem fio exemplar que emprega um protocolo Wi-Fi.
[00017] A Figura 2A é um fluxograma que ilustra um processo de transmitir uma primeira mensagem de solicitação de variação em uma WLAN para determinar medições de RTT por um dispositivo sem fio.
[00018] A Figura 2B é um diagrama que ilustra uma primeira mensagem de resposta de alcance de difusão exemplar.
[00019] A Figura 3 é um fluxograma que ilustra um processo de difusão de mensagens de solicitação de alcance em uma WLAN para determinar medições de RTT por um dispositivo sem fio.
[00020] A Figura 4 é um fluxograma que ilustra um processo de receber primeira e segunda mensagens de solicitação de variação em um ponto de acesso de uma WLAN.
[00021] A Figura 5 é um fluxograma que ilustra um processo de difusão de uma mensagem de resposta de variação em um canal de uma WLAN.
[00022] A Figura 6 é um procedimento de fluxo de chamada que ilustra a difusão de mensagens de variação em uma WLAN.
[00023] A Figura 7 é um diagrama de blocos simplificado de diversos aspectos de amostra de componentes que podem ser empregados em um aparelho e configurados para suportar a comunicação conforme aqui ensinado.
[00024] As Figuras 8 e 9 são diagramas de blocos simplificados de diversos aspectos da amostra de aparelhos configurados para suportar a comunicação conforme aqui ensinado.
[00025] A Figura 10 é um procedimento de fluxo de chamada que ilustra a ligação de mensagens de solicitação de variação em uma WLAN.
DESCRIÇÃO DETALHADA
[00026] Aspectos mais específicos da descrição são providos na descrição a seguir e desenhos relacionados dirigidos a vários exemplos providos para propósitos de ilustração. Aspectos alternativos podem ser desenvolvidos sem se afastar do escopo da revelação. Adicionalmente, os aspectos bem conhecidos da revelação podem não ser descritos em detalhes ou na figura pode ser omitida de modo a não obscurecer detalhes mais relevantes.
[00027] Aqueles versados na técnica apreciarão que a informação e os sinais descritos a seguir podem ser representados utilizando-se qualquer uma de uma variedade de diferentes tecnologias e técnicas. Por exemplo, dados, instruções, comandos, informações, sinais, bits, símbolos, e chips que podem ser referidos por toda a descrição abaixo podem ser representados por voltagens, correntes, ondas eletromagnéticas, campos ou partículas magnéticas, campos ou partículas ópticas, ou qualquer combinação dos mesmos, dependendo em parte da aplicação particular, em parte no projeto desejado, em parte na tecnologia correspondente, etc.
[00028] Além disso, muitos aspectos são descritos em termos de sequências de ações a serem executadas, por exemplo, de elementos de um dispositivo de computação. Será reconhecido que várias ações aqui descritas podem ser realizadas por circuitos específicos (por exemplo, circuitos Integrados de Aplicação específica (ASICs))), por instruções de programa sendo executadas por um ou mais processadores, ou por uma combinação de ambos. Além disso, para cada um dos aspectos aqui descritos, a forma correspondente de qualquer tal aspecto pode ser implementada, por exemplo, "lógica configurada para" executar a ação descrita.
[00029] A Figura 1 ilustra uma rede sem fio exemplar 100. Como mostrado, a rede sem fio 100, que também pode ser referido aqui como Um Conjunto de Serviços Básicos (BSS), é formada a partir de vários nós sem fio, incluindo um ou mais Pontos de Acesso (APs) 110A e 110B e uma pluralidade de estações de assinante (STAs) 120A e 120B. Cada nó sem fio é geralmente capaz de receber e/ou transmitir. A rede sem fio 100 pode suportar qualquer número de APs 110A e 110B distribuídos por toda uma região geográfica para fornecer cobertura para as STAs 120 a e 120B. Para simplificar, somente dois APs 111A e HOB são mostrados na Figura 1, provendo coordenação e controle entre as STAs 120A e 120B, bem como acesso a outros APs ou outras redes (por exemplo, a Internet) através de uma conexão backhaul 130. Entretanto, em outros exemplos, a rede sem fio 100 pode incluir muitos (mais de dois) APs, incluindo vários APs que operam canal de WLAN e vários outros APs que operam em diferentes canais de WLAN.
[00030] Os APs 11 OA e HOB são em geral entidades fixas que proporcionam serviços de transporte de retorno para o ST como 120 a e 120B em sua região geográfica de cobertura. Entretanto, os APs 110A e HOB Podem ser móveis em algumas aplicações (por exemplo, dispositivo móvel servindo como um ponto de acesso sem fio para outros dispositivos) As STAs 120A e 120B podem ser fixas ou móveis. Exemplos de STAs 120A e 120B incluem um telefone (por exemplo telefone celular), um computador laptop, um computador desktop, um assistente digital pessoal (PDA), um tocador de áudio digital (por exemplo, tocador de MP3), uma câmera, um console de jogo, um dispositivo de exibição, ou qualquer outro nó sem fio adequado. A rede sem fio 100 pode ser referida como uma rede de área local sem fio (WLAN) e pode empregar uma variedade de protocolos de rede amplamente usados para interconectar dispositivos próximos. Em geral, estes protocolos de rede podem ser referidos como " Wi-Fi ", " incluindo qualquer membro do Instituto de família de protocolo sem fio de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE) 802.11.
[00031] Conforme discutido acima, a varredura de descoberta convencional e as medições de RTT par-a-par pode interromper as capacidades de dados de alta velocidade da WLAN, bem como afetar adversamente o consumo de energia do dispositivo sem fio. Consequentemente, as diferentes entidades mostradas na Figura 1 podem ser configuradas de forma variada de acordo com os ensinamentos aqui para fornecer ou prever de outra forma suportar a transmissão de mensagens de variação na rede sem fio 100 para determinar medições de RTT. Em alguns aspectos, a difusão de mensagens de variação proporciona uma redução na linha de tempo associada com a realização de medições de RTT em cada canal Wi-Fi. Assim, conforme mostrado na Figura 1, a STA 120 pode incluir um gerenciador de mensagem variável 122 para difundir uma mensagem de solicitação de alcance para todos os APs em um canal da WLAN, enquanto o AP 11 OA pode incluir um gerenciador de mensagem variável 112 que monitora o canal para tais mensagens de solicitação de alcance de transmissão. Estes e outros aspectos serão descritos em maiores detalhes abaixo
[00032] A Figura 2A é um fluxograma que ilustra um processo 200 de transmitir uma primeira mensagem de solicitação de variação em uma WLAN para determinar medições de RTT por um dispositivo sem fio. O processo 200 é um possível processo realizado por um dispositivo sem fio (por exemplo, a STA 120A sob a direção do gerenciador de mensagem variável 122). No bloco de processo 210, a STA 120A transmite uma primeira mensagem de solicitação de variação (por exemplo, uma sonda) em um canal da WLAN (por exemplo, rede sem fio 100). A primeira mensagem de solicitação de variação transmitida pela STA 120 a pode incluir um identificador de dispositivo do dispositivo sem fio, tal como um endereço de controle de acesso de mídia (MAC) da STA 120a.
[00033] Em uma modalidade, a STA 120 transmite uma transmissão da primeira mensagem de solicitação de distância na WTRU canal da WLAN sem conhecimento a priori de qual dos APs (110A ou HOB) estão disponíveis no primeiro canal da WLAN. Isto é, a STA 120A pode difundir a primeira mensagem de solicitação de variação sem a necessidade de conhecer o endereço MAC de quaisquer APs (por exemplo, AP 110A e AP 110B) como Será discutido abaixo com referência às figuras 4 e 5, um ou mais APs que operam neste canal da WLAN pode receber a mensagem de solicitação de variação transmitida e gerar uma mensagem de resposta de variação (por exemplo, um radiofarol) em resposta a este. Assim, no bloco de processo 220, a STA 120A recebe uma primeira mensagem de resposta de alcance de transmissão que é enviada por um primeiro AP (por exemplo, AP 110A) da WLAN (por exemplo, rede sem fio 100). Em um aspecto, a primeira mensagem de resposta de alcance de difusão é gerada pelo AP 110A em resposta a várias mensagens de solicitação de alcance transmitidas no canal da WLAN Por vários dispositivos sem fio. Por exemplo, ambas a STA 120 a e a STA 120B podem, cada uma, gerar e transmitir uma mensagem de solicitação de variação para AP 110A. Resposta ao recebimento de múltiplas mensagens de solicitação de variação, o AP 110A pode combinar informações de temporização relevantes associadas a cada uma das mensagens de solicitação de alcance recebidas para uma mensagem de resposta de alcance de difusão única que é difundida de volta para a STA 120A e a STA 120B no canal da WLAN. Por exemplo, a Figura 2B é um diagrama que ilustra uma primeira mensagem de resposta de alcance de difusão 232. O exemplo ilustrado da primeira mensagem de resposta de alcance de difusão 232 inclui um identificador de dispositivo 234 de um primeiro dispositivo (por exemplo, STA 120A), informação de temporização associada a uma primeira mensagem de solicitação de variação transmitida no canal pelo primeiro dispositivo, um identificador de dispositivo 238 de um segundo dispositivo (por exemplo, a STA 120B), e informação de temporização associada a uma segunda mensagem de solicitação de variação transmitida no canal pelo segundo dispositivo. A primeira mensagem de resposta de alcance de difusão 232 pode incluir identificadores de dispositivo adicionais 242 e informações de temporização correspondentes 244 para cada uma dentre uma pluralidade de mensagens de solicitação de alcance recebidas no AP 110A. Em um aspecto, os identificadores de dispositivo 234 e 238 são os endereços MAC dos dispositivos sem fio correspondentes (por exemplo, STA 120A e STA 120B) que transmitiu uma mensagem de solicitação de variação para AP 110A. Além disso, as informações de temporização 236 e 240 podem incluir um carimbo de tempo que indica um período de tempo que a mensagem de solicitação de variação respectiva foi recebida no AP.
[00034] De volta à figura 2A, o processo 200 a seguir inclui o bloco de processo 230, onde a STA 120 determina um tempo de ida e volta (RTT) medição para o primeiro ponto de acesso (por exemplo, AP 110A) com base na primeira mensagem de solicitação de variação (por exemplo, Um tempo em que a primeira mensagem de solicitação de variação foi transmitida no canal da WLAN pela STA 120A) e a informação de temporização (por exemplo, informação de temporização236) incluída na primeira mensagem de resposta de alcance de transmissão 232. Como mencionado acima, a primeira mensagem de resposta de alcance de transmissão 232 inclui vários identificadores de dispositivo e informações de temporização associadas. Assim, a STA 120 Pode recuperar a informação de temporização relevante a partir da STA primeira mensagem de resposta de alcance de transmissão 232 com base no identificador de dispositivo conhecido (por exemplo, endereço MAC) da STA 120A. Isto é, a STA 120A pode ser configurada para extrair, a partir da primeira mensagem de resposta de alcance de difusão 232, a informação de temporização relacionada a apenas a mensagem de solicitação de variação difundida pela STA 120 A, em si, com base no endereço MAC da STA 120A.
[00035] Como será discutido em maiores detalhes com referência ao processo 300 da Figura 3, os blocos de processo ilustrados 210, 220 e 230, de difusão, monitoramento e determinação, respectivamente, pode ser repetida pela STA 120 a para cada um dentre uma pluralidade de canais incluídos na WLAN.
[00036] A Figura 3 é um fluxograma que ilustra um processo 300 de difundir mensagens de solicitação de alcance em uma WLAN para determinar medições de RTT por um dispositivo sem fio. O processo 300 é um possível processo realizado por um dispositivo sem fio (por exemplo, a STA 120A sob a direção do gerenciador de mensagem variável 122). No bloco de processo 310, a STA 120A seleciona um canal da WLAN. Como discutido acima, uma vez que a STA 120A transmite uma mensagem de solicitação de alcance, a STA 120 a seguir monitora o respectivo canal para as mensagens de resposta de variação. Em uma modalidade, a STA 120A monitora o canal por um período de tempo de espera. Em um aspecto, o período de tempo de espera provê um período de tempo para permitir Múltiplos APs para responder à mensagem de solicitação de variação, uma vez que Diferentes APs podem ter atrasos e/ou problemas de congestionamento diferentes. Além disso, APs podem aleatorizar o tempo no qual eles difundem suas mensagens de resposta de alcance de modo A evitar colisões umas com as outras. Assim, o período de tempo de espera pode adicionalmente permitir que estas mensagens de resposta de alcance de transmissão sejam espalhadas com o tempo. Em uma modalidade, o período de tempo de espera utilizado pela STA 120A é fixo. Em outra modalidade, o período de tempo de espera é variável. Assim, o processo 300 inclui um bloco de processo opcional 320 de variação do período de tempo de espera com base, em parte, em um nível de atividade do canal selecionado. Ambientes de AP densos (por exemplo, WLANs com muitos APs Que operam no mesmo canal), o nível de atividade de um canal selecionado pode ser alto e assim, o tempo de resposta de um ou mais dos APs pode ser lento. Consequentemente, o bloco de processo 320 pode incluir determinar o nível de atividade do canal selecionado e comparar o nível de atividade com um ou mais limites de nível de atividade para variar o período de tempo de espera. Em um aspecto, o bloco de processo 320 inclui o aumento do período de tempo de espera se o nível de atividade do canal selecionado está acima ou excede um limite de nível de atividade indicando um nível mais alto de atividade no canal selecionado. Aumentar o período de tempo de espera para os canais ativos pode assegurar que cada AP receba tempo suficiente para gerar e difundir uma mensagem de resposta de alcance. De forma similar, a redução do período de tempo de espera de canais menos ativos pode permitir o tempo de espera a STA 120A para completar as medições de RTT mais rápidas com tempo menos gasto.
[00037] Continuando a seguir com o processo 300, com o período de tempo de espera estabelecido, em seguida, no bloco de processo 330, a STA 120 transmite a mensagem de solicitação de variação no canal selecionado. No bloco de processo 340, a STA 120A monitora o canal selecionado para mensagens de resposta de alcance de transmissão. Conforme discutido acima, a mensagem de solicitação de variação é uma mensagem de difusão enviada a cada AP operando no canal selecionado. Assim, o monitoramento do canal selecionado pode incluir receber múltiplas mensagens de resposta de alcance de difusão. Por exemplo, a STA 120 a pode receber uma primeira mensagem de resposta de alcance de difusão 232 no canal selecionado a partir de AP 110A e AP pode também receber outra primeira mensagem de resposta de variação de difusão 232 no canal selecionado de AP 110B.
[00038] A seguir, no bloco de decisão 350, a STA 120A determina se a extremidade do período de tempo de espera foi atingida. Se não, o processo 300 retorna para o bloco de processo 340 onde a STA 120 continua a monitorar o canal selecionado para mensagens de resposta de variação de transmissão adicionais. Se, no bloco de decisão 350, é determinado que o final do período de tempo de espera foi atingido, então o processo 300 prossegue para o bloco de processo 360 onde A STA 120 Determina as medições de RTT com base nas mensagens de resposta de alcance de transmissão recebidas. Por exemplo, a STA 120 pode determinar uma primeira medição baseada em uma primeira mensagem de resposta de variação 232 recebida de AP 110A e AP pode também determinar uma segunda medição de RTT com base em uma primeira mensagem de resposta de variação 232 recebida de AP 110B. A primeira medição de RTT pode ser representativa de uma distância entre a STA 120A e o AP 110A, enquanto a segunda medição de RTT pode ser representativa de uma distância entre a STA 120A e o AP 110B.
[00039] No bloco de decisão 370, a STA 120A determina se as medições de RTT foram completadas para todos os canais da WLAN. Se assim for, o processo 300 termina. Se não, o bloco de processo 380 seleciona um próximo canal da WLAN e o processo 300 retorna para o bloco de processo 320.
[00040] A Figura 4 é um fluxograma que ilustra um processo 400 para receber primeira e segunda mensagens de solicitação de variação em um ponto de acesso de uma WLAN. O processo 400 é um possível processo realizado por uma estação base (por exemplo, o AP 110A e/ou o AP 110B Sob a direção do gerenciador de mensagem variável 112). Em um bloco de processo 410, o AP 110A recebe uma primeira mensagem de solicitação de variação a partir de um primeiro dispositivo (por exemplo, a STA 120A) em um canal da WLAN, onde a primeira mensagem de solicitação de variação inclui um identificador de dispositivo (por exemplo Endereço MAC) do primeiro dispositivo. Bloco de processo 420, AP 11 OA monitora o canal da WLAN para uma segunda mensagem de solicitação de variação a partir de um segundo dispositivo (por exemplo, a STA 120B), onde a segunda mensagem de solicitação de variação inclui um identificador de dispositivo (por exemplo, endereço MAC) do segundo dispositivo.
[00041] A seguir, no bloco de processo 430, em resposta a receber a segunda mensagem de solicitação de variação a partir do segundo dispositivo, o AP 110A combina o identificador de dispositivo do primeiro dispositivo, primeira informação de temporização associada com a primeira mensagem de solicitação de variação, o identificador de dispositivo do segundo dispositivo, e segunda informação de temporização associada com a segunda mensagem de solicitação de variação em uma única mensagem de resposta de variação de difusão, tal como a mensagem de resposta de alcance de transmissão 232 da Figura 2B. Como discutido acima, As informações de temporização podem ser selos de tempo correspondentes de acordo com a presente invenção as respectivas mensagens de solicitação de variação foram recebidas em AP 110A e os identificadores de dispositivo podem ser os endereços MAC dos respectivos primeiro e segundo dispositivos (por exemplo, STA 120 a e STA 120B) o AP 110A então transmite a mensagem de resposta de variação única no canal da WLAN (isto é, bloco de processo 440). Em um aspecto, o AP 110A pode receber uma mensagem de solicitação de variação de apenas um dispositivo (por exemplo STA 120A) da WLAN. Isto é, o AP 110A pode não receber quaisquer mensagens de solicitação de variação adicionais diferente da primeira mensagem de solicitação de variação recebida a partir do primeiro dispositivo (por exemplo, a STA 120A) assim, neste exemplo, a mensagem de resposta de variação única difundida no bloco de processo 440 pode incluir o dispositivo ALT identificador somente do primeiro dispositivo e informação de temporização associada somente com a mensagem de solicitação de variação recebida a partir do primeiro dispositivo.
[00042] A Figura 5 é um fluxograma que ilustra um processo 500 de difusão de uma mensagem de resposta de variação por um ponto de acesso de uma WLAN. O processo 500 é um possível processo realizado por uma estação base (por exemplo, o AP 110A e/ou o AP 110B Sob a direção do gerenciador de mensagem variável 112). Em uma modalidade, um AP pode incluir um período de tempo de resposta que representa uma quantidade de tempo que o AP pode esperar ao receber uma mensagem de solicitação de variação antes de enviar uma mensagem de resposta de variação correspondente. O período de tempo de resposta pode permitir que o AP responda a múltiplas mensagens de solicitação de variação recebidas a partir de múltiplos dispositivos móveis, pela difusão de uma mensagem de resposta de variação única combinada (por exemplo, mensagem de resposta de alcance de difusão232) em resposta a todas as mensagens de solicitação de variação recebidas durante o período de tempo de resposta. Em uma modalidade, o período de tempo de resposta é fixo. Entretanto, conforme discutido acima, diferentes canais da WLAN podem experimentar diferentes níveis de atividade devido ao tráfego, diferentes atrasos e/ou problemas de congestionamento. Assim, em outra modalidade, o período de tempo de resposta é variável, onde o processo 500 inclui bloco de processo opcional 510 de variar e/ou randomizar o período de tempo de resposta com base, em parte, em um nível de atividade determinado do canal. Em um aspecto, o AP 110A e/ou AP 110B Pode aumentar o período de tempo de resposta em resposta ao nível de atividade do AP o primeiro canal estando acima de um primeiro limite de atividade que indica um nível mais alto de atividade no primeiro canal. Similarmente, AP 110A e/ou AP 110B podem diminuir o período de tempo de resposta para canais que estão experimentando um nível inferior de atividade (por exemplo, menos tráfego). O bloco de processo 510 pode também incluir randomização do período de tempo de resposta de modo a reduzir a interferência com outras mensagens de resposta de variação transmitidas por outros pontos de acesso na WLAN. Por exemplo, AP 110A, através de randomização, pode variar o período de tempo de resposta por uma primeira quantidade, onde AP 110B, novamente através de randomização, pode variar seu período de tempo de resposta por uma segunda quantidade, tal que a mensagem de resposta de variação difundida pelo AP 110A ocorre em um tempo diferente do que a difusão de uma mensagem de resposta variável por AP 110B.
[00043] Com o período de tempo de resposta ajustado no bloco de processo 510, o processo 500 começa a monitorar um canal da WLAN para mensagens de solicitação de alcance, onde no bloco de processo 520 uma primeira mensagem de resposta de variação é recebida no AP no primeiro canal. Uma vez que a primeira mensagem de resposta de variação é recebida no AP (por exemplo, AP 110A e/ou AP 110B), o bloco de processo 530 começa o período de tempo de resposta. A seguir, no bloco de processo 540 e no bloco de decisão 550, o AP continua a monitorar o primeiro canal da WLAN para mensagens de solicitação de variação adicionais até que o final do período de tempo de resposta seja atingido.
[00044] Em uma modalidade, as mensagens de solicitação de variação recebidas no AP, cada um inclui um endereço MAC do dispositivo sem fio que transmite a mensagem de solicitação de alcance. O bloco de processo 560 assim inclui a combinação destes endereços MAC e informações de temporização relacionadas para o recebimento de mensagens de solicitação de variação em uma única mensagem de resposta de variação. Em uma modalidade, a mensagem de resposta de variação inclui, para cada mensagem de solicitação de variação recebida, (1) o endereço MAC do dispositivo que transmite a mensagem de solicitação de variação, (2) um primeiro carimbo de tempo indicando um tempo em que a mensagem de solicitação de variação foi recebida no AP, e (3) um segundo carimbo de tempo indicando um tempo em que o AP está enviando a mensagem de resposta de variação. Incluindo o segundo carimbo de tempo na mensagem de resposta de variação pode permitir que o dispositivo sem fio compense ou de outra forma responsável pelo retardo associado ao período de tempo de resposta utilizado no AP. Como será discutido em maiores detalhes abaixo, ao invés de incluir o segundo carimbo de tempo na mensagem de resposta de variação, O AP pode opcionalmente gerar e transmitir uma segunda mensagem de resposta de variação que inclui o segundo carimbo de tempo indicando o tempo em que a primeira mensagem de resposta de variação foi difundida no canal da WLAN.
[00045] A seguir, no bloco de processo 570, o AP 110A e/ou AP 110B Transmite a mensagem de resposta de variação no primeiro canal. Em um aspecto, o AP 110A pode receber uma mensagem de solicitação de variação de apenas um dispositivo (por exemplo, a STA 120A) da WLAN durante o período de tempo de resposta. Assim, neste exemplo, a mensagem de resposta de variação única difundida no bloco de processo 570 pode incluir o identificador de dispositivo somente do bloco de processo primeiro dispositivo e informação de temporização associadas apenas com a mensagem de solicitação de variação recebida a partir do primeiro dispositivo no bloco de processo 520.
[00046] A Figura 6 é um procedimento de fluxo de chamada 600 que ilustra a difusão de mensagens de variação em uma WLAN. No tempo T1, o STA1 transmite uma primeira mensagem de solicitação de variação 610. Em uma modalidade, a mensagem de solicitação de alcance de difusão 610 é enviada utilizando uma PPDU duplicada não-HT de modo a ter a largura de banda mais ampla. No tempo T2, a API recebe a primeira mensagem de solicitação de variação 610 e em resposta à mesma, inicia o início de um período de tempo de resposta 630 no tempo T2. Durante o período de tempo de resposta 630, o STA2 também transmite uma mensagem de solicitação de variação (isto é, a segunda mensagem de solicitação de variação640), mas no tempo T3. A segunda mensagem de solicitação de variação de difusão 640 é recebida na API no tempo T4. A API então continua a monitorar o canal para mensagens de solicitação de variação adicionais até a expiração do período de tempo de resposta 630 no tempo T5. No tempo T5, a API difunde a primeira mensagem de resposta de alcance de broadcast 660. A API a mensagem de resposta de alcance de difusão 660 inclui o endereço MAC de STA1, uma indicação do tempo T2 (isto é, tempo que a API recebeu a primeira mensagem de solicitação de variação610), o endereço MAC de STA2, e uma indicação do tempo T4 (isto é, o tempo que a API recebeu a segunda mensagem de solicitação de variação 640). A mensagem de resposta de alcance de difusão 660 também pode incluir um relatório Vizinho. Em uma modalidade, a primeira mensagem de resposta de variação de difusão 660 contém todas as informações necessárias para STA1 e STA2 para fazer RTT. O exemplo ilustrado da Figura 6 mostra a primeira mensagem de resposta de variação de difusão 660 sendo recebida por STA1 no tempo T6 e pela STA2 no tempo T7.
[00047] No tempo T8, uma segunda mensagem de resposta de alcance de difusão 670 é difundida pela API. A segunda mensagem de resposta de variação de difusão 660 inclui uma indicação (por exemplo, marca de tempo) do tempo T5 (isto é, o tempo em que a primeira mensagem de resposta de variação de difusão 660 foi enviada pela API). No tempo T9, o STA1 Recebe a segunda mensagem de resposta de variação de difusão 670 e pode então começar a determinar as medições De RTT. No tempo T10, o STA2 recebe a mesma segunda mensagem de resposta de alcance de difusão 670 e pode começar a determinar suas próprias Medições de RTT. Note que se a segunda mensagem de resposta de variação de difusão 670 não é recebida por STA1 ou STA2, outra mensagem de Solicitação de variação de difusão poderia ser enviada por uma ou outra STA para indicar que a segunda mensagem de resposta de variação de difusão 670 deve ser retransmitida pela API.
[00048] A Figura 6 ilustra ainda um segundo ponto de acesso AP2 que recebe as mensagens de solicitação de transmissão de difusão 610 e 640. O segundo ponto de Acesso AP2 é configurado de Forma similar à API e pode incluir iniciar seu próprio período de tempo de resposta 630 em resposta à recepção da mensagem de solicitação de alcance de difusão 610, e também pode gerar suas próprias primeira e segunda mensagens de resposta de alcance de transmissão 660 e/ou 670, similar àquele descrito acima com a API de referência.
[00049] Uma modalidade de um dispositivo sem fio de acordo com os ensinamentos aqui, o ponto de acesso inclui uma pilha Wi-Fi e uma pilha LTE que são integradas em um único processador. Entretanto, em outras modalidades, um dispositivo sem fio de acordo com os ensinamentos aqui pode incluir uma pilha Wi-Fi integrada com um único processador juntamente com qualquer outra pilha de protocolo que tenha atividade periódica, tal como WCDMA e CDMA.
[00050] A Figura 7 ilustra vários componentes de amostra (representados por blocos correspondentes) que podem ser incorporados em um aparelho 702, um aparelho 704, e um aparelho 706 (correspondente a, por exemplo, um dispositivo de usuário, uma estação base, e uma entidade de rede, respectivamente) para suportar as operações de mensagem de alcance de transmissão conforme aqui ensinado. Será apreciado que estes componentes podem ser implementados em diferentes tipos de aparelhos em diferentes implementações (por exemplo, Em Um ASIC, em um Soe, etc. os componentes ilustrados podem também ser incorporados em outros aparelhos em um sistema de comunicação. Por exemplo, outros aparelhos em um sistema podem incluir componentes similares àqueles descritos para fornecer funcionalidade similar. Também, um dado aparelho pode conter um ou mais dos componentes. Por exemplo, um aparelho pode incluir múltiplos componentes de transceptor que permitem que o aparelho opere em múltiplas portadoras e/ou se comunique através de diferentes tecnologias.
[00051] O aparelho 702 e o aparelho 704 incluem, cada um, pelo menos um dispositivo de comunicação sem fio (representado pelos dispositivos de comunicação 708 e 714 (e o dispositivo de comunicação 720 se o aparelho 704 for um rele)) para comunicação com outros nós através de pelo menos uma tecnologia de acesso de rádio designada (RAT) Cada dispositivo de comunicação 708 inclui pelo menos um transmissor (representado pelo transmissor 710) para transmitir e codificar sinais (por exemplo, Mensagens, indicações, informações e assim por diante) e pelo menos um receptor (representado pelo receptor712) para receber e decodificar sinais (por exemplo, mensagens, indicações, informações, pilotos e assim por diante) Similarmente, cada dispositivo de comunicação 714 inclui pelo menos um transmissor (representado pelo transmissor 716) para transmitir sinais (por exemplo, mensagens, indicações, informações, pilotos e assim por diante) e pelo menos um receptor (representado pelo receptor 718) para receber sinais (por exemplo, Mensagens, indicações, informações e assim por diante) Se o aparelho 704 é uma estação de retransmissão, cada dispositivo de comunicação 720 pode incluir pelo menos um transmissor (representado pelo transmissor722) para transmitir sinais (por exemplo, mensagens, indicações, informações, pilotos e assim por diante) e pelo menos um receptor (representado pelo receptor724) para receber sinais (por exemplo, mensagens, indicações, informações, e assim por diante)
[00052] Um transmissor e um receptor podem compreender um dispositivo integrado (por exemplo, configurado como um circuito transmissor e um circuito receptor de um único dispositivo de comunicação) em algumas implementações, pode compreender um dispositivo transmissor separado e um dispositivo receptor separado em algumas implementações, ou pode ser incorporada de outras formas em outras implementações. Um dispositivo de comunicação sem fio (por exemplo, um de múltiplos dispositivos de comunicação sem fio) do aparelho 704 também pode compreender um Módulo de Escuta de Rede (NLM) ou similar para executar várias medições.
[00053] O aparelho 706 (e o aparelho 704 se não for uma estação de retransmissão) inclui pelo menos um dispositivo de comunicação (representado pelo dispositivo de comunicação 726 e, opcionalmente, 720) para comunicação com outros nós. Por exemplo, o dispositivo de comunicação 726 pode compreender uma interface de rede que é configurada para comunicar-se com uma ou mais entidades de rede através de um canal de transporte de retorno baseado em fio ou sem fio. Em alguns aspectos, o dispositivo de comunicação 726 pode ser implementado como um transceptor configurado para suportar comunicação de sinal com base em fios ou sem fios. Esta comunicação pode envolver, por exemplo, enviar e receber: mensagens, parâmetros, ou outros tipos de informação. Consequentemente, no exemplo da Figura 7, o dispositivo de comunicação 726 é mostrado compreendendo um transmissor 728 e um receptor 730. Similarmente, se o aparelho 704 não é uma estação de retransmissão, o dispositivo de comunicação 720 pode compreender uma interface de rede que é configurada para se comunicar com uma ou mais entidades de rede através de um enlace intermediário com base em fio ou sem fio. Como com o dispositivo de comunicação 726, o dispositivo de comunicação 8720 é mostrado compreendendo um transmissor 722 e um receptor 724.
[00054] Os aparelhos 702, 704 e 706 também incluem outros componentes que são usados em conjunto com as operações de mensagem de alcance de transmissão conforme aqui ensinado. O aparelho 702 inclui um sistema de processamento 732 para fornecer funcionalidade relacionada a, por exemplo, a difusão de uma mensagem de solicitação de variação, a monitoração de um canal da WLAN para determinar as mensagens de resposta, e a determinação das medições de RTT, conforme aqui ensinado e para a provisão de outra funcionalidade de processamento. O aparelho 704 inclui um sistema de processamento 734 para fornecer funcionalidade referente a, por exemplo, o monitoramento de um canal da WLAN para determinar as mensagens de solicitação, combinação de identificadores de dispositivo e informação de temporização correspondente em uma única mensagem de solicitação de variação, e a difusão da mensagem de resposta de variação única, conforme aqui ensinado e para a provisão de outra funcionalidade de processamento. O aparelho 706 inclui um sistema de processamento 736 para fornecer funcionalidade referente a, por exemplo, opcionalmente auxílio do aparelho 702 na determinação das medições de RTT e para prover outra funcionalidade de processamento. Os aparelhos 702, 704 e 706 incluem componentes de memória 738, 740 e 742 (por exemplo, cada um incluindo um dispositivo de memória), respectivamente, para manter informações (por exemplo, informações indicativas de recursos reservados, limites, parâmetros e assim por diante) Além disso, os aparelhos 702, 704 e 706 incluem dispositivos de interface de usuário 744, 746 e 748, respectivamente, para fornecer indicações (por exemplo, indicações audíveis e/ou visuais) para um usuário e/ou para receber entrada de usuário (por exemplo, Mediante a atuação do usuário de um dispositivo de detecção, tal como um teclado, uma tela de toque, um microfone e assim por diante).
[00055] Por conveniência, os aparelhos 702, 704, e/ou 706 são mostrados na Figura 7 como incluindo vários componentes que podem ser configurados de acordo com os vários exemplos aqui descritos. Será apreciado, entretanto, que os blocos ilustrados podem ter diferentes funcionalidade em diferentes desenhos.
[00056] Os componentes da Figura 7 podem ser implementados de várias maneiras. Em algumas implementações, os componentes da Figura 7 podem ser implementados em um ou mais circuitos tais como, por exemplo, um ou mais processadores e/ou um ou mais ASICs (que podem incluir um ou mais processadores). Aqui, cada circuito pode usar e/ou incorporar pelo menos um componente de memória para armazenar informação ou código executável usado pelo circuito para fornecer esta funcionalidade. Por exemplo, alguma ou toda a funcionalidade representada pelos blocos 708, 732, 738 e 744 podem ser implementados pelo processador e componente de memória (s) do aparelho 702 (por exemplo, pela execução do código apropriado e/ou pela configuração apropriada dos componentes do processador) Similarmente, alguma ou toda a funcionalidade representada pelos blocos 714,720,734, 740, e 746 podem ser implementados pelo processador e componente de memória (s) do aparelho 704 (por exemplo, Pela execução de um código apropriado e/ou por uma configuração apropriada de componentes de processador) Também, alguma ou toda a funcionalidade representada pelos blocos 726, 736, 742, e 748 pode ser implementado pelo processador e componente de memória (s) do aparelho 706 (por exemplo, pela execução de código apropriado e/ou por configuração apropriada de componentes de processador).
[00057] A Figura 8 ilustra um aparelho de estação base exemplar 800 representado como uma série de módulos funcionais interrelacionados. O aparelho de estação Base 800 é uma possível implementação de AP 110A, AP 110B, e/ou aparelho 704. Um módulo para receber uma primeira mensagem de solicitação de variação a partir de um primeiro dispositivo em um canal de uma WLAN 802 pode corresponder, pelo menos em alguns aspectos, por exemplo, um dispositivo de comunicação 714, conforme discutido aqui. Um módulo para monitorar o canal da WLAN para uma segunda mensagem de solicitação de variação a partir de um segundo dispositivo 804 pode corresponder, pelo menos em parte, aspectos, por exemplo, de um dispositivo de comunicação 714, conforme discutido aqui. Módulo para combinar o identificador de dispositivo do primeiro dispositivo, informações de temporização associadas com a primeira mensagem de solicitação de variação, o identificador de dispositivo do segundo dispositivo, e informação de temporização associada com a segunda solicitação de variação em uma única mensagem de resposta de variação 806 pode corresponder, pelo menos em algum aspecto, por exemplo, ao sistema de processamento 734 e/ou componente de memória 740. Um módulo para difundir A mensagem de resposta de variação única no canal da WLAN 808 pode corresponder, pelo menos em alguns aspectos, por exemplo, o dispositivo de comunicação 714, conforme discutido aqui.
[00058] A Figura 9 ilustra um aparelho de dispositivo de usuário exemplar 900 representado como uma série de módulos funcionais interrelacionados. O aparelho de dispositivo de usuário 900 é uma possível implementação da STA 120A, da STA 120B, e/ou aparelho 702. Um módulo para transmitir uma primeira mensagem de solicitação de variação em um canal de uma WLAN 902 pode corresponder, pelo menos em alguns aspectos, por exemplo, um dispositivo de comunicação 708, conforme discutido aqui. Um módulo para receber uma primeira mensagem de resposta de alcance de difusão difundida no canal por um ponto de acesso 904 pode corresponder, pelo menos em alguns aspectos, por exemplo, um dispositivo de comunicação 708, conforme discutido aqui. Um módulo para determinar uma medição de RTT para cada ponto de acesso com base na mensagem de solicitação de variação e informação de temporização incluída na primeira mensagem de resposta de alcance de transmissão 906 pode corresponder, pelo menos em alguns aspectos, a, por exemplo, um sistema de processamento 732 e/ou um componente de memória 738, conforme discutido aqui
[00059] A funcionalidade dos módulos das Figuras 8 e 9 pode ser implementada de várias maneiras consistentes com os ensinamentos aqui. Em alguns projetos, a funcionalidade destes módulos pode ser implementada como um ou mais componentes elétricos. Em alguns projetos, a funcionalidade destes blocos pode ser implementada como um sistema de processamento incluindo um ou mais componentes de processador. Em alguns projetos, a funcionalidade destes módulos pode ser implementada utilizando, por exemplo, pelo menos uma porção de um ou mais circuitos integrados (por exemplo, um ASIC). Conforme discutido aqui, um circuito integrado pode incluir um processador, software, outros componentes relacionados, ou alguma combinação dos mesmos. Assim, a funcionalidade de módulos diferentes pode ser implementada, por exemplo, como subconjuntos diferentes de um circuito integrado, como subconjuntos diferentes de um conjunto de módulos de software, ou uma combinação dos mesmos. Também, será apreciado que um dado subconjunto (por exemplo, de um circuito integrado e/ou de um conjunto de módulos de software) pode prover pelo menos uma porção da funcionalidade para mais de um módulo.
[00060] Além disso, os componentes e funções representadas pelas Figuras 8 e 9, bem como outros componentes e funções aqui descritos, podem ser implementados utilizando qualquer meio adequado. Tais meios também podem ser implementados, pelo menos em parte, usando estrutura correspondente conforme aqui ensinado. Por exemplo, os componentes descritos acima em conjunto com o módulo para os componentes das Figuras 8 e 9 também podem corresponder a uma funcionalidade "meios para" similarmente designada. Assim, em alguns aspectos, um ou mais de tais meios pode ser implementado utilizando um ou mais dos componentes do processador, circuitos integrados, ou outra estrutura adequada, conforme ensinado aqui.
[00061] A Figura 10 é um procedimento de fluxo de chamada que ilustra a ligação de mensagens de solicitação de variação em Uma WLAN que incorpora o uso de fichas de diálogo, assim como sinais de diálogo de acompanhamento. No tempo T1, tendo completado uma descoberta de APs disponíveis, o STA1 indica uma primeira mensagem de solicitação de variação 1010 que inclui uma ficha de diálogo Não Zero DTI. Em uma modalidade, a mensagem de solicitação de variação de unidifusão 1010 é enviada usando-se a uma PPDU duplicada não-HT de modo a ter a largura de banda mais ampla. No tempo T2, o AP recebe a primeira mensagem de solicitação de variação 1010 e em resposta à mesma, envia uma mensagem de confirmação (Ack) 1020 no tempo T3. Assim, o período de tempo de resposta 1030 começa no tempo T2. O STA1 recebe a Mensagem Ack 1020 no tempo T4. Se, entretanto, o Ack 1020 não for recebido por STA1, o STA1 pode enviar uma nova mensagem de solicitação de variação com uma Ficha de diálogo DT1 = DT1 +1. Durante o período de tempo de resposta 1030, o STA2 também liga uma mensagem de solicitação de variação (isto é, Segunda mensagem de solicitação de variação 1040), mas no Tempo T5, com uma Ficha de Diálogo não-zero DT2 que é independente da ficha de Diálogo Escolhida por STA1. A segunda mensagem de solicitação de variação de unidifusão 1040 é recebida no AP no tempo T6 e uma mensagem Ack 1050 é enviada pelo AP no tempo T7. A mensagem Ack 1050 é recebida pelo STA2 no tempo T8. Se, contudo, a mensagem Ack 1050 não for recebida pela STA2, o STA2 deve enviar uma nova mensagem de solicitação de alcance de broadcast com DT2 = DT2 + 1. Em uma modalidade, a mensagem Ack 1020 e a mensagem Ack 1050 não são mensagens de difusão, e são em vez de mensagens unidifusão. O AP então continua a monitorar o canal para mensagens de solicitação de variação adicionais até a expiração do período de tempo de resposta 1030 no tempo T9. No tempo T9, o AP Transmite uma primeira mensagem de resposta de alcance de broadcast 1060. A primeira mensagem de resposta de variação de difusão 1060 inclui o endereço MAC de STA1, a Ficha de Diálogo DTI, uma indicação do tempo T2 (isto é, Tempo que AP recebeu a primeira mensagem de solicitação de variação 1010), uma indicação De T3 (isto é, tempo que AP enviou a primeira mensagem Ack 1020), o Endereço MAC de STA2, a Ficha De diálogo DT2, e uma indicação do tempo T6 (isto é, o tempo que o AP recebeu a segunda mensagem de solicitação de variação1040), e uma indicação do tempo T7 (isto é, o tempo que o AP enviou a segunda mensagem Ack 1050). A primeira mensagem de resposta de alcance de difusão 1060 também pode incluir Um Relatório Vizinho, uma Ficha de Diálogo DT3 e um Sinal de Diálogo de Acompanhamento Ajustado para 0 (para indicar que é o valor inicial) Em uma modalidade, a primeira mensagem de resposta de variação de difusão 1060 contém todas as informações necessárias para STA1 e STA2 para fazer RTT. Em uma modalidade alternativa, a primeira mensagem de resposta de variação de difusão 1060 poderia incluir uma diferença entre o tempo T3 e o tempo T2 (por exemplo, T3-T2) bem como uma diferença entre o tempo T7 e o tempo T6 (por exemplo, T7-T6) de modo a economizar bits. No tempo T12, uma segunda mensagem de resposta de variação de difusão 1070 é difundida que inclui uma ficha De Diálogo Ajustada para DT3 +1, Um Sinal de Diálogo de Acompanhamento ajustado para DT3, bem como uma indicação do tempo T9 (isto é, o tempo em que a primeira mensagem de resposta de alcance de transmissão 1060 foi enviada pelo AP). No tempo T13, o STA1 recebe a segunda mensagem de resposta de alcance de difusão 1070 e pode então começar a determinar As Medições de RTT. No tempo T14, o STA2 recebe a mesma segunda mensagem de resposta de alcance de difusão 1070 e pode começar a determinar suas próprias Medições de RTT. Note que se a primeira mensagem de resposta de alcance de difusão 1060 ou a segunda mensagem de resposta de alcance de difusão 1070 não for recebida tanto por STA1 quanto STA2, outra mensagem de Solicitação de variação de unidifusão com Sinal de Diálogo ajustado para 0 poderia ser enviada por uma ou outra STA para indicar que a mensagem de resposta de variação de difusão respectiva deve ser retransmitida pelo AP. PPDU de retransmissão de mensagem de resposta de variação deve ter A mesma Ficha de Diálogo e Ficha de Diálogo de Acompanhamento como incluída na mensagem de resposta de variação 1060, mas um novo número de sequência MAC. Outra opção é para a STA reiniciar o processo enviando uma mensagem de Solicitação de alcance de unidifusão para o AP. Note que este mecanismo melhorou o uso médio para RTT por um fator de (N)/(2N +1)-3, onde N é o número de STAs que cada AP varia com.
[00062] Deve ser entendido que qualquer referência a um elemento aqui utiliza uma designação tal como "primeiro," segundo " e assim por diante não limitam geralmente a quantidade ou ordem desses elementos. Ao invés disso, estas designações podem ser usadas aqui como um método conveniente de distinguir entre dois ou mais elementos ou instâncias de um elemento. Assim, uma referência aos primeiro e segundo elementos não significa que apenas dois elementos funcionam pode ser empregado, ou que o primeiro elemento deve preceder o segundo elemento de alguma maneira. Também, a menos que declarado de outra forma, um conjunto de elementos pode compreender a um ou mais elementos. Em adição, terminologia da forma "pelo menos um de A, B, ou C" ou "um ou mais de A, B, ou C" ou "pelo menos um do grupo que consiste em A, B, e C" usados na descrição ou nas reivindicações significa " A ou B ou C ou qualquer combinação destes elementos. Por exemplo, esta terminologia pode incluir A, ou B, ou C, ou A e B, ou A e C, ou A e B e C, ou 2A, ou 2B, ou 2C, e assim por diante.
[00063] Em vista das descrições e explanações acima, aqueles versados na técnica apreciarão que os vários blocos lógicos ilustrativos, módulos, circuitos, e etapas de algoritmo descritas com relação aos aspectos aqui descritos podem ser implementadas como hardware eletrônico, software de computador, ou combinações de ambos. Para ilustrar claramente esta intercambialidade de hardware e software, vários componentes ilustrativos, blocos, módulos, circuitos e etapas foram descritos acima geralmente em termos de sua funcionalidade. Se tal funcionalidade é implementada como hardware ou software depende da aplicação específica e das restrições de projeto impostas ao sistema global. Versados na técnica podem implementar a funcionalidade descrita de diversas maneiras para cada aplicação em particular, mas tais decisões de implementação não devem ser interpretadas como causando um afastamento do escopo da presente descrição.
[00064] Consequentemente, será apreciado, por exemplo, que um aparelho ou qualquer componente de um aparelho pode ser configurado para (ou ser operável para ou adaptado a) fornecer funcionalidade como aqui ensinado. Isto pode ser obtido, por exemplo: pela fabricação (por exemplo, fabricação) o aparelho ou componente de modo que ele proverá a funcionalidade; programação do aparelho ou componente, de modo que ela proverá a funcionalidade; ou através do uso de alguma outra técnica de implementação adequada. Como um exemplo, um circuito integrado pode ser fabricado para fornecer a funcionalidade requerida. Como um outro exemplo, um circuito integrado pode ser fabricado para suportar a funcionalidade requerida e então configurado (por exemplo, através de programação) para fornecer a funcionalidade requerida. Ainda como um outro exemplo, um circuito processador pode executar código para fornecer a funcionalidade requerida.
[00065] Além disso, os métodos, sequências e/ou algoritmos descritos com relação aos aspectos aqui descritos podem ser incorporados diretamente em hardware, em um módulo de software executado por um processador, ou em uma combinação dos dois. Um módulo de software pode residir em memória RAM, memória flash, memória ROM, memória EPROM, memória EEPROM, registradores, disco rígido, um disco removível, um CD-ROM, ou qualquer outra forma de meio de armazenamento conhecida na técnica. Um meio de armazenamento exemplar é acoplado ao processador tal que o processador possa ler informação a partir de, e gravar informações no, meio de armazenamento. Na alternativa, o meio de armazenamento pode ser integrante com o processador (por exemplo, memória cache).
[00066] Consequentemente, também será apreciado, por exemplo, que certos aspectos da revelação podem incluir um meio legível por computador que incorpora um método para difundir mensagens de alcance (isto é, mensagens de solicitação de variação e/ou mensagens de resposta de variação), conforme discutido acima com referência às Figuras 2A -5.
[00067] A descrição precedente apresenta vários aspectos ilustrativos, deve-se notar que várias mudanças e modificações podem ser feitas nos exemplos ilustrados sem se afastar do escopo definido pelas reivindicações anexas. A presente descrição não se destina a ser limitada aos exemplos especificamente ilustrados sozinhos. Por exemplo, a menos que de outra forma observado, as funções, etapas, e/ou ações das reivindicações de método de acordo com os aspectos da revelação aqui descrita não precisam ser realizadas em qualquer ordem particular. Além disso, embora certos aspectos possam ser descritos ou reivindicados no singular, o plural é considerado a menos que limitação ao singular seja explicitamente declarada.

Claims (15)

1. Método executado por um ponto de acesso de uma rede de área local sem fio, WLAN, o método caracterizado por compreender: receber, pelo ponto de acesso, uma primeira mensagem de solicitação de variação a partir de um primeiro dispositivo em um canal da WLAN, em que a primeira mensagem de solicitação de variação inclui um identificador de dispositivo do primeiro dispositivo; monitorar, pelo ponto de acesso, o canal da WLAN para uma segunda mensagem de solicitação de variação a partir de um segundo dispositivo, em que a segunda mensagem de solicitação de variação inclui um identificador de dispositivo do segundo dispositivo; em resposta a receber a segunda mensagem de solicitação de variação a partir do segundo dispositivo durante um intervalo de resposta, combinar, pelo ponto de acesso, o identificador de dispositivo do primeiro dispositivo, a primeira informação de temporização associada à primeira mensagem de solicitação de variação, o identificador de dispositivo do segundo dispositivo, e a segunda informação de temporização associada à segunda mensagem de solicitação de variação em uma única mensagem de resposta de variação, em que a primeira e a segunda informação de temporização são para determinar as medições do tempo de ida e volta, RTT, pelos primeiro e segundo dispositivos, respectivamente; e em resposta a um final do intervalo de resposta, radiodifundir, pelo ponto de acesso, a mensagem de resposta de variação única no canal da WLAN.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender adicionalmente:iniciar o intervalo de resposta em resposta ao recebimento da primeira mensagem de solicitação de variação.
3. Método, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por monitorar o canal da WLAN para a segunda mensagem de solicitação de variação a partir do segundo dispositivo compreender monitorar o canal até o final do intervalo de resposta, o método compreendendo adicionalmente:em resposta a não receber quaisquer mensagens de solicitação de variação adicionais, incluindo a segunda mensagem de solicitação de variação, gerar a mensagem de resposta de variação única para incluir o identificador de dispositivo somente do primeiro dispositivo e a primeira informação de temporização associada apenas à primeira mensagem de solicitação de variação.
4. Método, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pela primeira mensagem de solicitação de variação e a segunda mensagem de solicitação de variação serem mensagens de solicitação de alcance de transmissão transmitidas no canal da WLAN pelos primeiro e segundo dispositivos, respectivamente, o método compreendendo adicionalmente randomizar o intervalo de resposta para reduzir a interferência em outras mensagens de resposta de variação transmitidas por outros pontos de acesso na WLAN.
5. Método, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo intervalo de resposta ser fixo ou variável, em que quando o intervalo de resposta é variável, o método compreende adicionalmente variar o intervalo de resposta com base em um nível de atividade do canal da WLAN, em que a variação do intervalo de resposta compreende o aumento do intervalo de resposta em resposta ao nível de atividade do canal estando acima de um limite de nível de atividade indicando um nível mais alto de atividade no canal.
6. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pela primeira informação de temporização compreender um carimbo de tempo que indica um tempo em que a primeira mensagem de solicitação de variação foi recebida no ponto de acesso e em que a segunda informação de temporização compreende um carimbo de tempo indicando um tempo em que a segunda mensagem de solicitação de variação foi recebida no ponto de acesso.
7. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo identificador de dispositivo do primeiro dispositivo ser um endereço de controle de acesso de mídia, MAC, do primeiro dispositivo e em que o identificador de dispositivo do segundo dispositivo é um endereço MAC do segundo dispositivo.
8. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender adicionalmente a difundir, pelo ponto de acesso, uma segunda mensagem de resposta de variação após a difusão da mensagem de resposta de variação única, em que a segunda mensagem de resposta de variação indica um tempo em que a mensagem de resposta de variação única foi difundida no canal pelo ponto de acesso.
9. Ponto de acesso para utilização em uma rede de área local sem fio, WLAN, o ponto de acesso caracterizado por compreender: meios para receber, pelo ponto de acesso, uma primeira mensagem de solicitação de variação a partir de um primeiro dispositivo em um canal da WLAN, em que a primeira mensagem de solicitação de variação inclui um identificador de dispositivo do primeiro dispositivo; meios para monitorar, pelo ponto de acesso, o canal da WLAN para uma segunda mensagem de solicitação de variação a partir de um segundo dispositivo, em que a segunda mensagem de solicitação de variação inclui um identificador de dispositivo do segundo dispositivo; meios para combinar, pelo ponto de acesso, o identificador de dispositivo do primeiro dispositivo, a primeira informação de temporização associada à primeira mensagem de solicitação de variação, o identificador de dispositivo do segundo dispositivo, e a segunda informação de temporização associada à segunda mensagem de solicitação de variação em uma única mensagem de resposta de variação em resposta ao recebimento da segunda mensagem de solicitação de variação a partir do segundo dispositivo durante um intervalo de tempo, em que a primeira e a segunda informação de temporização são para determinar medições do tempo de ida e volta, RTT, pelos primeiro e segundo dispositivos, respectivamente; e meios para difundir, pelo ponto de acesso, a única mensagem de resposta de variação no canal da WLAN em resposta a um final do intervalo de resposta.
10. Método executado por um dispositivo em uma rede de área local sem fio, WLAN, o método caracterizado por compreender: transmitir, pelo dispositivo, uma primeira mensagem de solicitação de variação em um canal da WLAN, em que a primeira mensagem de solicitação de variação inclui um identificador de dispositivo do dispositivo; receber, pelo dispositivo, uma primeira difusão de mensagens de resposta de difusão difundida no canal por um primeiro ponto de acesso da WLAN em resposta a um final do intervalo de resposta, em que a primeira mensagem de resposta de variação difundida compreende: o identificador de dispositivo do dispositivo; primeira informação de temporização associada à primeira mensagem de solicitação de variação; um identificador de dispositivo de um segundo dispositivo na WLAN; e segunda informação de temporização associada a uma segunda mensagem de solicitação de variação transmitida no canal da WLAN pelo segundo dispositivo; e determinar uma medição de tempo de ida e volta, RTT, para o primeiro ponto de acesso com base na primeira mensagem de solicitação de variação e na primeira informação de temporização incluída nas primeiras mensagens de resposta de variação difundidas.
11. Método, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado por transmitir a primeira mensagem de solicitação de variação no canal da WLAN compreender a transmissão de uma primeira mensagem de solicitação de variação para o primeiro ponto de acesso da WLAN.
12. Método, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pela primeira informação de temporização compreender um carimbo de tempo indicando um tempo em que a primeira mensagem de solicitação de variação foi recebida no primeiro ponto de acesso e em que a segunda informação de temporização compreende um carimbo de tempo indicando um tempo em que a segunda mensagem de solicitação de variação foi recebida no primeiro ponto de acesso.
13. Método, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado por compreender adicionalmente receber, no dispositivo, uma segunda mensagem de resposta de variação transmitida pelo primeiro ponto de acesso da WLAN, em que a segunda mensagem de resposta de variação indica um tempo em que a primeira mensagem de resposta de variação difundida foi difundida no canal pelo primeiro ponto de acesso.
14. Método, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado por transmitir a primeira mensagem de solicitação de variação compreender a difusão da primeira mensagem de solicitação de variação no canal da WLAN, o método compreendendo adicionalmente:monitorar o canal da WLAN para a primeira mensagem de resposta de variação de difusão difundida no canal pelo primeiro ponto de acesso da WLAN; e monitorar o canal da WLAN para uma ou mais outras primeiras mensagens de resposta de variação de difusão transmitidas por um respectivo um ou mais outros pontos de acesso da WLAN em resposta à primeira mensagem de solicitação de variação.
15. Método, de acordo com a reivindicação 14, caracterizado por compreender adicionalmente: iniciar um intervalo de espera em resposta à difusão da primeira mensagem de solicitação de variação no canal da WLAN, em que a primeira mensagem de resposta de variação difundida é recebida durante o intervalo de espera, e em que monitorar o canal da WLAN para a uma ou mais outras primeiras mensagens de resposta de variação difundidas compreende monitorar o canal para a uma ou mais outras primeiras mensagens de resposta de variação difundidas até um fim do intervalo de espera.
BR112018005872-6A 2015-09-23 2016-09-16 Mensagens de alcance de radiodifusão para medições de wlan rtt BR112018005872B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US14/862,985 2015-09-23
US14/862,985 US9807637B2 (en) 2015-09-23 2015-09-23 Broadcast ranging messages for WLAN RTT measurements
PCT/US2016/052054 WO2017053181A1 (en) 2015-09-23 2016-09-16 Broadcast ranging messages for wlan rtt measurements

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112018005872A2 BR112018005872A2 (pt) 2018-10-16
BR112018005872B1 true BR112018005872B1 (pt) 2024-02-27

Family

ID=57018188

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112018005872-6A BR112018005872B1 (pt) 2015-09-23 2016-09-16 Mensagens de alcance de radiodifusão para medições de wlan rtt

Country Status (9)

Country Link
US (1) US9807637B2 (pt)
EP (1) EP3354087B1 (pt)
JP (1) JP6772256B2 (pt)
KR (1) KR102635304B1 (pt)
CN (1) CN108029091B (pt)
BR (1) BR112018005872B1 (pt)
ES (1) ES2752553T3 (pt)
HU (1) HUE047051T2 (pt)
WO (1) WO2017053181A1 (pt)

Families Citing this family (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP6406425B2 (ja) 2015-03-04 2018-10-17 日本電気株式会社 通信システムにおけるデータセンタ、通信装置、通信方法および通信制御方法
WO2018100412A1 (en) 2016-11-30 2018-06-07 Landa Labs (2012) Ltd Improvements in thermal transfer printing
US11290323B2 (en) 2017-04-13 2022-03-29 Qualcomm Incorporated Configuring multi-channel transmission for ranging accuracy
US10663569B2 (en) * 2017-09-19 2020-05-26 Denso International America, Inc. Localization systems and methods using communication protocols with open channels and secure communication connections
US20210190930A1 (en) * 2018-05-15 2021-06-24 Nokia Technologies Oy Ranging between devices
US11064510B2 (en) * 2018-05-30 2021-07-13 Qualcomm Incorporated Ranging between a user equipment and a fixed reference node
US11751159B2 (en) 2018-05-30 2023-09-05 Qualcomm Incorporated Ranging between a user equipment and a fixed reference node
JP2020016596A (ja) * 2018-07-27 2020-01-30 パナソニックIpマネジメント株式会社 アンカー装置および測位システム構築方法
US11493621B2 (en) 2018-11-09 2022-11-08 Apple Inc. Secure multicast/broadcast ranging
WO2020116949A1 (ko) * 2018-12-07 2020-06-11 삼성전자주식회사 무선 통신 시스템에서 레인징을 수행하기 위한 방법 및 장치
US11516674B2 (en) 2019-01-02 2022-11-29 Samsung Electronics Co., Ltd. Framework of secure ranging without PHY payload
JP7228430B2 (ja) 2019-03-22 2023-02-24 株式会社東海理化電機製作所 位置検出システム及び位置検出方法
CN112788519B (zh) * 2019-11-11 2022-07-22 大唐移动通信设备有限公司 一种进行定位的方法、终端及网络侧设备
US11129125B1 (en) * 2020-03-06 2021-09-21 Cisco Technology, Inc. Coordinated radio fine time measurement
US11395252B2 (en) 2020-07-23 2022-07-19 Skyhook Wireless, Inc. Crowd sourced RTT-based positioning
CN115379467A (zh) * 2022-07-05 2022-11-22 浙江猫精人工智能科技有限公司 无线控制和配网方法、系统、电子设备和存储介质
WO2024019870A1 (en) * 2022-07-19 2024-01-25 Qualcomm Incorporated Context-aware navigation

Family Cites Families (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6453168B1 (en) * 1999-08-02 2002-09-17 Itt Manufacturing Enterprises, Inc Method and apparatus for determining the position of a mobile communication device using low accuracy clocks
CN101395828B (zh) 2006-03-03 2012-09-05 客得富移动通信股份有限公司 用于测量无线网络质量的方法和系统
CN101978703B (zh) * 2008-03-17 2014-07-23 爱立信电话股份有限公司 用于无源光网络的快速保护方案
US20090286550A1 (en) * 2008-05-15 2009-11-19 Brane Wolrd Ltd. Tempo Spatial Data Extraction From Network Connected Devices
US8374625B2 (en) * 2008-09-09 2013-02-12 Nokia Siemens Networks Oy Neighborhood paging group design for wireless networks
US8259699B2 (en) 2009-01-09 2012-09-04 Mitsubishi Electric Research Laboratories, Inc. Method and system for target positioning and tracking in cooperative relay networks
DE102009039097B3 (de) * 2009-08-27 2010-11-25 Siemens Aktiengesellschaft Verfahren zum Übertragen von Daten in einem Sensornetzwerk, Sensorknoten und Zentral-Rechner
US8781492B2 (en) 2010-04-30 2014-07-15 Qualcomm Incorporated Device for round trip time measurements
US8837307B2 (en) * 2010-05-26 2014-09-16 Qualcomm Incorporated Two-way ranging messaging scheme
US20140233550A1 (en) 2013-02-18 2014-08-21 Apple Inc. Location determination
US20140315572A1 (en) 2013-04-18 2014-10-23 Mediatek Inc. Method for performing timing measurement for location estimation of an electronic device with aid of one request sent to multiple peer devices, and associated apparatus
US9332523B2 (en) 2013-05-10 2016-05-03 Qualcomm, Incorporated Systems and methods of offloaded positioning for determining location of WLAN nodes
US9226260B2 (en) 2013-05-10 2015-12-29 Intel Corporation Initiator-conditioned fine timing measurement service request
US8982935B2 (en) * 2013-07-25 2015-03-17 Qualcomm Incorporated Apparatus and method for ranging using round-trip time by broadcasting in a network
CN104618922B (zh) * 2015-01-21 2018-06-19 新华三技术有限公司 一种rtt测量定位系统中的测量结果匹配方法和装置

Also Published As

Publication number Publication date
KR102635304B1 (ko) 2024-02-07
US20170086086A1 (en) 2017-03-23
JP6772256B2 (ja) 2020-10-21
CN108029091B (zh) 2020-08-28
HUE047051T2 (hu) 2020-04-28
CN108029091A (zh) 2018-05-11
WO2017053181A1 (en) 2017-03-30
US9807637B2 (en) 2017-10-31
EP3354087A1 (en) 2018-08-01
EP3354087B1 (en) 2019-08-28
BR112018005872A2 (pt) 2018-10-16
KR20180058744A (ko) 2018-06-01
ES2752553T3 (es) 2020-04-06
JP2018534817A (ja) 2018-11-22

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112018005872B1 (pt) Mensagens de alcance de radiodifusão para medições de wlan rtt
US10182360B2 (en) FTM protocol with angle of arrival and angle of departure
US9730179B2 (en) Passive locationing over multiple channels
US9551775B2 (en) Enhancing client location via beacon detection
WO2020063110A1 (zh) 定位方法及装置
JP2018518907A (ja) 近傍アウェアネットワーク内でのワイヤレス発見ロケーションおよび測距のための方法および装置
US9949227B2 (en) Location determination
WO2018168670A1 (ja) ユーザ端末および測位方法
US11337028B2 (en) Combined fine timing measurement (FTM) and non-FTM messaging for position determination
US10057832B2 (en) FTM protocol with selectable acknowledgement format
EP3473042A1 (en) Combined fine timing measurement (ftm) and non-ftm messaging for estimating turn-around calibration factor
WO2022268116A1 (zh) 定位方法、装置及相关设备
US9939521B2 (en) Techniques for use in wideband time-of-arrival estimation
WO2020154923A1 (zh) 一种drs发送方法及装置
WO2023078259A1 (zh) 定位方法、装置及相关设备
WO2024137474A1 (en) Automated position estimation based on coordinating access points

Legal Events

Date Code Title Description
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 16/09/2016, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS