BR112016025636B1 - Janela resistente à bala e a estouro e aparelho associado - Google Patents

Janela resistente à bala e a estouro e aparelho associado Download PDF

Info

Publication number
BR112016025636B1
BR112016025636B1 BR112016025636-0A BR112016025636A BR112016025636B1 BR 112016025636 B1 BR112016025636 B1 BR 112016025636B1 BR 112016025636 A BR112016025636 A BR 112016025636A BR 112016025636 B1 BR112016025636 B1 BR 112016025636B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
window
bullet
resistant
burst
ballistic
Prior art date
Application number
BR112016025636-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Alberto Bertolini
Original Assignee
Isoclima S.P.A.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Isoclima S.P.A. filed Critical Isoclima S.P.A.
Publication of BR112016025636B1 publication Critical patent/BR112016025636B1/pt

Links

Images

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F41WEAPONS
    • F41HARMOUR; ARMOURED TURRETS; ARMOURED OR ARMED VEHICLES; MEANS OF ATTACK OR DEFENCE, e.g. CAMOUFLAGE, IN GENERAL
    • F41H5/00Armour; Armour plates
    • F41H5/02Plate construction
    • F41H5/04Plate construction composed of more than one layer
    • F41H5/0407Transparent bullet-proof laminatesinformative reference: layered products essentially comprising glass in general B32B17/06, e.g. B32B17/10009; manufacture or composition of glass, e.g. joining glass to glass C03; permanent multiple-glazing windows, e.g. with spacing therebetween, E06B3/66
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60JWINDOWS, WINDSCREENS, NON-FIXED ROOFS, DOORS, OR SIMILAR DEVICES FOR VEHICLES; REMOVABLE EXTERNAL PROTECTIVE COVERINGS SPECIALLY ADAPTED FOR VEHICLES
    • B60J1/00Windows; Windscreens; Accessories therefor
    • B60J1/008Windows; Windscreens; Accessories therefor of special shape, e.g. beveled edges, holes for attachment, bent windows, peculiar curvatures such as when being integrally formed with roof, door, etc.
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60JWINDOWS, WINDSCREENS, NON-FIXED ROOFS, DOORS, OR SIMILAR DEVICES FOR VEHICLES; REMOVABLE EXTERNAL PROTECTIVE COVERINGS SPECIALLY ADAPTED FOR VEHICLES
    • B60J1/00Windows; Windscreens; Accessories therefor
    • B60J1/20Accessories, e.g. wind deflectors, blinds
    • B60J1/2094Protective means for window, e.g. additional panel or foil, against vandalism, dirt, wear, shattered glass, etc.
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F41WEAPONS
    • F41HARMOUR; ARMOURED TURRETS; ARMOURED OR ARMED VEHICLES; MEANS OF ATTACK OR DEFENCE, e.g. CAMOUFLAGE, IN GENERAL
    • F41H5/00Armour; Armour plates
    • F41H5/26Peepholes; Windows; Loopholes
    • F41H5/263Mounting of transparent armoured panels, e.g. bulletproof windows on vehicles

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Aiming, Guidance, Guns With A Light Source, Armor, Camouflage, And Targets (AREA)
  • Window Of Vehicle (AREA)
  • Joining Of Glass To Other Materials (AREA)
  • Laminated Bodies (AREA)

Abstract

JANELA RESISTENTE À BALA E A ESTOURO E APARELHO ASSOCIADO. A presente invenção se refere a uma janela resistente à bala e a estouro (40), em particular para uso em um veículo a motor, que compreende um bloco balístico (41) tendo uma face periférica e uma pluralidade de painéis de vidro, cerâmica ou material plástico ligados um ao outro acima das superfícies dos mesmos em um compósito em camadas, e intercamadas de material plástico para ligação ou adesivo interpostas, em que uma ranhura de borda (41.31) tendo declives pelo menos parcialmente inclinados para encaixe com uma parte do corpo de veículo (51.2) e se estendendo por e ao longo de pelo menos uma parte da borda periférica da janela (40).

Description

JANELA RESISTENTE À BALA E A ESTOURO E APARELHO ASSOCIADO
[0001] A presente invenção se refere a uma janela resistente à bala e a estouro e a um aparelho resistente à bala e a estouro associado de acordo com os preâmbulos da reivindicação 1 e da reivindicação 13, respectivamente, em particular para uso em um veículo ou carro a motor.
[0002] O documento EP 0890467 Bl descreve uma moldura de porta de um veículo protegido na qual se dispõe um painel de vidro ou janela laminada(o) à prova de bala que tem cinco camadas de vidro à prova de bala. A camada de vidro de fora tem uma protrusão para fixar todo o painel de vidro na moldura de porta. A moldura de porta compreende um elemento perfilado de fortalecimento de moldura com uma protrusão que se encaixa em um recesso com corte transversal retangular na face periférica do painel de vidro à prova de bala. No caso de um forte estouro ou explosão, a protrusão da camada de fora pode quebrar e o painel de vidro à prova de bala poderia cair no interior do veículo devido à deformação e ao deslocamento forçado do elemento perfilado em uma direção periférica para longe do painel de vidro à prova de bala, o que poderia se tornar perigoso para os passageiros no veículo.
[0003] É assim um objetivo da presente invenção fornecer uma janela resistente à bala e a estouro e um aparelho associado resistente à bala e a estouro o que protege o interior de um veículo contra os efeitos de um forte estouro ou explosão a partir do lado de fora do veículo.
[0004] Esse objetivo é alcançado pela janela resistente à bala e a estouro mencionada na reivindicação 1. Consequentemente, a janela resistente à bala e a estouro da presente invenção, a qual é preferencialmente usada em um veículo a motor como, por exemplo, um para-vento em um carro, um navio ou uma aeronave, compreende um bloco balístico que tem uma face periférica e uma pluralidade de painéis de material de vidro, cerâmica ou plástico à prova de bala ou resistente à bala ligados um ao outro pelas suas superfícies em um compósito ou laminado em camadas, e intercamadas de material plástico para ligação interpostas, e uma ranhura que tem declives laterais ou paredes laterais que são pelo menos parcialmente oblíquos a uma superfície do lado de dentro ou do lado de fora da janela, para encaixe com uma parte do corpo de veículo e que se estendem por e ao longo de pelo menos uma parte da borda periférica da janela ou vidraça. A janela da presente invenção fornece a considerável vantagem que a pressão de abalo do estouro é distribuída por uma superfície bastante grande das paredes de lado oblíquas da ranhura periférica, o que leva a uma correspondente grande resistência contra deformação ou deslocamento da moldura de veículo ou à quebra do próprio vidro da janela na borda periférica do mesmo, resultando em uma proteção aperfeiçoada do interior do veículo.
[0005] Preferencialmente, a ranhura tem paredes laterais oblíquas ou ela tem um formato em V que não apenas evita que a janela resistente à bala caia no interior do veículo, mas que também pode evitar que a janela caia do veículo para o lado de fora do mesmo, a direção inversa, devido a uma pressão negativa no lado de fora do veículo como resultado da onda de estouro.
[0006] A ranhura ou ranhura de formato em V pode ter paredes ou declives laterais oblíquos com a mesma ou diferente inclinação para permitir aplicações específicas adaptadas às dimensões espaciais exigidas do corpo do carro. Em geral, a inclinação ou ângulo α da ranhura de formato em V é dependente de uma espessura do bloco balístico ou janela. Além disso, a ranhura de formato em V pode ser simétrica ou assimétrica e os declives da mesma podem ter diferentes formatos.
[0007] Em uma modalidade preferida da invenção, a janela resistente à bala e a estouro mostra um painel ou camada transparente externa adicional fabricada de vidro à prova de bala, cerâmica ou material plástico, por exemplo, policarbonato, que é ligada a ou colada em uma superfície do lado de fora do bloco balístico por uma camada interposta fabricada de material plástico. O painel de vidro externo adicional pode se sobressair acima da face periférica do bloco balístico na borda periférica da janela resistente à bala e a estouro para formar uma protrusão do painel de vidro externo que é usada para fixar a janela no corpo do veículo, por exemplo, em uma moldura de porta ou encaixe do chassi do veículo.
[0008] Preferencialmente, a janela ou vidraça da invenção compreende uma camada ou inserto fabricado de material resistente à bala e ligado nas paredes de lado ou pelo menos em uma parede de lado interno ou declive oblíquo da ranhura ou ranhura de bloco. O inserto ajuda a parar uma bala disparada a partir do lado de fora na borda da janela na área da ranhura. Além disso, balas também são impedidas de entrar para o lado de dentro do veículo por meio do inserto ou camada de aço dentro da ranhura de bloco na face periférica do bloco balístico que estão em uma linha oblíqua à superfície da janela e causam um impacto tal que cruza a ranhura de formato em V. Consequentemente, o inserto balístico assegura proteção de passageiros dentro do veículo. Uma espessura do inserto balístico ou do aço pode ser projetada, dependendo do nível de proteção pretendido. Preferencialmente, a espessura do inserto balístico oblíquo está em uma faixa de 2 mm a 10 mm.
[0009] A ranhura periférica e circular ou ranhura de formato em V pode ter uma parede ou declive de lado oblíquo externo direcionado para um lado de fora da janela e uma parede ou declive de lado oblíquo interno direcionado para um lado de dentro do veículo, e a camada resistente à bala ou inserto pode cobrir uma parte da parede de lado interno ou toda a parede de lado oblíqua interna da ranhura de formato em V. A camada resistente à bala pode ser uma tira ou moldura fabricada de aço balístico para obter uma alta resistência contra balas atiradas a partir do exterior.
[0010] A janela resistente a estouro e à bala da invenção pode ter um recesso de superfície de lado de dentro que é fornecido em uma superfície de lado de dentro do bloco balístico que se junta à ranhura na face periférica do bloco balístico, e que uma parte resistente à bala se estende a partir da face periférica do bloco balístico no recesso de superfície de lado de dentro. A parte resistente à bala adicional reforça a borda da janela contra balas e efeitos de estouro e, adicionalmente, ajuda a proteger o lado de dentro do veículo ou compartimento de passageiro de fragmentos originários da borda da janela que entrem no lado de dentro do veículo em caso de tiros ou explosão a partir do lado de fora do carro.
[0011] Preferencialmente, a superfície de lado de dentro do bloco balístico ou janela e a superfície de lado de dentro da parte resistente à bala são niveladas para fornecer uma estrutura compacta da janela da invenção. O inserto oblíquo resistente à bala e a parte vertical são conectados um ao outro ou são integrados para fornecer alta capacidade de carga mecânica. Preferencialmente, a parte resistente à bala disposta no recesso cobre e/ou se sobrepõe à ranhura de bloco lateralmente para assegurar proteção contra balas. Uma distância sobreposta lateral Δ da parte resistente à bala ou aço deve ser sempre positiva para assegurar proteção.
[0012] A janela resistente à bala e a estouro da presente invenção pode ser formada como um painel de vidro de segurança compósito, por exemplo, como um para-brisa, fixado ao veículo, ou como uma janela de lado móvel, retrátil ou extensível de um veículo.
[0013] O inserto ou tira oblíqua resistente à bala e/ou a parte ou porção vertical resistente à bala pode(m) ser de qualquer material resistente à bala, por exemplo, um material plástico, tal como policarbonato, um material de cerâmica, tal como oxinitreto de alumínio (AlON), um material tecido, tal como um tapete de fibra de carbono, ou preferencialmente de um metal, em particular aço balístico.
[0014] O inserto oblíquo resistente à bala, a parte vertical e/ou a parte ou inserto integrado compreendendo o inserto oblíquo e a parte vertical podem ser uma moldura completa ou parcial, tal como uma tira para emoldurar em três lados ou um reforço de aço para borda, que será fornecido apenas em uma porção da circunferência da janela à prova de estouro e de bala. O inserto oblíquo, a parte vertical e/ou o inserto de borda integral podem ser montados de partes individuais, dispostas em série na circunferência da janela ou vidraça à prova de bala, ou na face periférica do bloco balístico, a fim de formar o inserto oblíquo completo, a parte vertical e/ou o inserto integral.
[0015] O bloco balístico da janela pode ser adjacente ou ligado a um painel externo adicional da janela que fornece uma protrusão na borda da janela. Se, entretanto, não há painel de vidro externo com uma protrusão, então a janela resistente à bala e a estouro compreende apenas o bloco balístico com o inserto oblíquo disposto na ranhura oblíqua.
[0016] A tira ou tiras resistente(s) à bala tal como o inserto oblíquo e a parte vertical são preferencialmente ligadas ao bloco balístico, por exemplo, por meio de uma camada de poliuretano ou polivinil butiral (PVB) ou outro material termoplástico, laminado ou material adesivo a fim de assegurar uma estrutura compósita com o bloco balístico de longa durabilidade.
[0017] A janela resistente à bala e a estouro da presente invenção pode ser formada como um painel de vidro de segurança compósito, por exemplo, como um para-brisa, fixada ao veículo, ou como uma janela de lado ou traseira fixa, móvel, retrátil ou extensível de um veículo.
[0018] A invenção também se refere a um aparelho resistente à bala e a estouro de acordo com a reivindicação 13 para ser usado em particular em um veículo automotivo, o qual compreende uma janela resistente à bala e a estouro conforme mencionado acima ou de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 12, e um dispositivo, elemento ou parte de blindagem resistente à bala e a estouro, fornecido para ser encaixado na ranhura na borda periférica da janela ou bloco balístico resistente à bala e sendo parte do corpo de veículo. O dispositivo de blindagem, portanto, não é uma parte ou porção da janela resistente à bala e a estouro ou vidraça, mas é uma parte ou porção do corpo ou chassi do veículo. Por exemplo, o dispositivo de blindagem pode ser uma parte ou porção de uma porta ou moldura de porta do veículo ou de um encaixe de janela do corpo do veículo. O dispositivo de blindagem pode também ser uma parte separada que é fixada no corpo do veículo por meio de, por exemplo, parafusos ou soldagem.
[0019] O aparelho resistente à bala e a estouro fornece uma resistência eficaz contra deformação ou deslocamento da moldura de veículo ou contra a quebra do próprio vidro da janela na borda periférica do mesmo, resultando em uma proteção aperfeiçoada do interior do veículo, devido à cooperação do encaixe do dispositivo blindado do corpo de veículo e da ranhura com superfícies de lado oblíquas na borda da janela em que o dispositivo de blindagem se encaixa na ranhura circular se a janela está instalada no veículo.
[0020] Preferencialmente, o dispositivo de blindagem do corpo de veículo cobre toda a face de borda da janela ou bloco balístico ou as porções expostas da face periférica dos mesmos e/ou o inserto oblíquo resistente à bala e, se fornecida, também a parte vertical resistente à bala da janela resistente à bala para manter a posição da janela mesmo em caso de um forte estouro ou força de explosão em uma direção do lado de fora para o lado de dentro do veículo, e também no caso de uma baixa pressão no lado de fora do veículo resultando em uma força de pressão direcionada do lado de dentro para o lado de fora do veículo.
[0021] Preferencialmente, o dispositivo de blindagem resistente à bala se ajusta positivamente na ranhura interna da janela ou bloco balístico para manter a janela na moldura de porta durante o estouro e para distribuir a pressão durante o estouro em uma superfície grande em uma maneira uniforme. Além disso, o dispositivo de blindagem resistente à bala pode ser formado para se ajustar positivamente no interior da ranhura do bloco balístico para assegurar as pretendidas características à prova de bala da janela junto com uma estrutura compacta e que economiza espaço.
[0022] O dispositivo de blindagem pode ser disposto lateralmente nivelado na borda periférica do bloco balístico, desse modo, fornecendo uma estrutura compacta e que economiza espaço do aparelho resistente a estouro e à bala da invenção quando o dispositivo de blindagem se encaixa na ranhura de borda da janela.
[0023] Elaborações vantajosas da presente invenção podem ser vistas a partir das reivindicações dependentes. Outras vantagens, elaborações vantajosas e usos da invenção podem ser vistos a partir da descrição a seguir de modalidades exemplificativas e preferidas da invenção com referência aos desenhos anexos, em que:
[0024] A Figura 1 é uma vista em corte transversal esquemática e parcial de uma borda periférica de uma janela resistente à bala e a estouro de acordo com uma primeira modalidade preferida da invenção com um aparelho associado da invenção;
[0025] A Figura 2 é uma vista em corte transversal esquemática e parcial de uma borda periférica de uma janela resistente à bala e a estouro de acordo com uma segunda modalidade preferida da invenção com um segundo aparelho associado da invenção;
[0026] A Figura 3 é uma vista em corte transversal esquemática e parcial de uma borda periférica de uma janela resistente à bala e a estouro de acordo com uma terceira modalidade preferida da invenção com um terceiro aparelho associado da invenção;
[0027] A Figura 4 é uma vista em corte transversal esquemática e parcial de uma borda periférica de uma janela resistente à bala e a estouro de acordo com uma quarta modalidade preferida da invenção com um aparelho associado da invenção; e
[0028] A Figura 5 é uma vista em corte transversal esquemática e parcial de uma borda periférica de uma janela resistente à bala e a estouro de acordo com uma quinta modalidade da invenção com um aparelho associado da invenção;
[0029] A Figura 1 mostra uma vista parcial em corte transversal de uma primeira modalidade preferida de um aparelho resistente à bala e a estouro de acordo com uma modalidade preferida da invenção que compreende uma janela resistente à bala e a estouro 1 de acordo com uma modalidade preferida da invenção como uma vidraça de segurança compósita junto com um dispositivo de blindagem resistente à bala e a estouro 11 que é uma parte de um corpo de veículo 11.1 de, por exemplo, um veículo automotivo. A seguir se encontra uma explicação detalhada da modalidade da invenção mostrada na Figura 1 com referência exemplificativa ao uso da janela à prova de bala 1 de acordo com a presente invenção como um para-vento do veículo automotivo.
[0030] A janela transparente resistente à bala e a estouro 1 da Figura 1 tem um bloco balístico transparente 1.1 e pelo menos um painel de vidro transparente externo 2 fabricado de vidro à prova de bala e disposto no exterior do veículo, isto é, no lado de impacto de, por exemplo, uma bala ou da onda de pressão de uma explosão, e um inserto resistente à bala 9. O lado de fora e, assim, o lado de impacto do veículo, é indicado pela seta A na Figura 1, que está voltada para o painel de vidro externo 2. O painel de vidro externo 2 tem uma protrusão 2.1 para fixar a janela 1 em uma moldura de porta ou encaixe do corpo de veículo 11.1.
[0031] O bloco balístico 1.1 compreende dois painéis de vidro ensanduichados ou laminados 4 e 6, um painel de policarbonato (PC) 8 que é disposto no lado de dentro do veículo, e intercamadas de ligação 3, 5, e 7 de material plástico, por exemplo, de poliuretano (PU) ou laminado de polivinil butiral (PVB), que fornecem um compósito ou laminado entre o painel de vidro externo 1 e o painel PC 8. O painel de vidro externo 2 tem uma porção que é uma protrusão na borda periférica da janela 1 que se sobressai acima de uma face periférica 1.2 do bloco balístico 1.1 na borda periférica da janela 1. A ranhura de bloco 1.3 ocupa a maior parte da face periférica 1.2 do bloco balístico 1.1. A ranhura de bloco 1.3 pode ser fabricada usando-se uma máquina CNC (controle numérico computadorizado) com um controle de 5 eixos geométricos e com uma ferramenta de diamante tendo o formato ou perfil da ranhura de bloco 1.3.
[0032] A face periférica 1.2 do bloco balístico 1.1 fornece a ranhura de bloco 1.3 no formato de um V com um declive externo inclinado 1.4 ou lado direcionado obliquamente para uma superfície exterior 40.2 da janela 1 e um declive interno inclinado 1.5 ou lado direcionado obliquamente para uma superfície de lado de dentro 40.1 da janela 1 em que os declives externo e interno 1.4 e 1.5 se cruzam em um vértice 1.6 ou linha de vértice formando um fundo da ranhura de bloco 1.3 que é simétrico. Além disso, a face periférica 1.2 do bloco balístico 1.1 mostra um ressalto liso 1.7 entre o painel de vidro externo 2 e o declive externo inclinado 1.4 da ranhura de bloco em formato de V 1.3, e um outro ressalto liso 1.8 entre o declive interno 1.5 da ranhura de bloco 1.3 e o lado de dentro da janela 1. Os ressaltos lisos 1.7 e 1.8 estão no mesmo plano sendo perpendiculares a uma superfície de lado de dentro 40.1 e uma superfície de lado de fora 40.2 da janela 1 em que o vértice 1.6 ou o fundo da ranhura de bloco 1.3 se estende por baixo desse plano. Um ângulo de declive α ou inclinação do declive externo 1.4 com relação a um plano adicional f que é perpendicular às superfícies de lado de dentro e lado de fora 40.1 e 40.2 da janela 1 é igual a um ângulo correspondente de declive α do declive interno 1.5 com relação ao plano adicional f. Conforme mostrado na Figura 1, cada um dos ângulos de declive α pode ser 30°. A ranhura de bloco 1.3 é formada ao longo de toda a ou de uma parte da circunferência periférica ou borda da janela 1.
[0033] O inserto balístico 9 do bloco balístico 1.1 é conformado como a tira ou moldura lisa ao longo da borda periférica da janela 1 e o mesmo é disposto substancialmente no declive interno 1.5 por meio de um adesivo ou um material plástico como, por exemplo, um laminado de PU 10. Consequentemente, o inserto balístico 9 é disposto obliquamente nas superfícies de lado de dentro e de lado de fora 40.1, 40.2 da janela 1. O inserto balístico 9 é fabricado de aço balístico. Faces de lado do inserto balístico 9 se juntam ao declive externo 1.4 e são niveladas com a superfície de lado de dentro 40.1 da janela 1. Além disso, o inserto balístico 9 cobre todo o declive interno 1.5, o ressalto liso 1.8 da face periférica do bloco balístico 1.1, o vértice 1.6, e uma parte do declive externo 1.4 que se junta ao vértice 1.6 ou ao fundo da ranhura de bloco 1.3.
[0034] As superfícies expostas do inserto balístico 9, a parte exposta do declive externo 1.4, e o ressalto liso 1.8 formam uma superfície de borda 1.21 da janela 1 em que a superfície de borda 1.21 mostra uma ranhura de borda exposta 1.31 com declives de lado assimétricos que são oblíquos às superfícies de lado de dentro e de lado de fora 40.1, 40.2 da janela 1. Os ângulos de declive da ranhura de borda 1.31 correspondem aos ângulos de declive α da ranhura de bloco 1.3.
[0035] O dispositivo ou moldura resistente à bala e a estouro 11 do corpo de veículo 11.1 tem um formato ou perfil correspondente à superfície de borda 1.21 da janela 1 em que o inserto balístico 9 é disposto na ranhura de bloco 1.3 do bloco balístico 1.1 e, portanto, o dispositivo 11 encaixa na ranhura de borda 1.31 se a janela 1 está instalada no corpo de veículo 1. Em maior detalhe, o dispositivo 11 se junta ao e cobre o inserto 9, o declive externo 1.4, e o ressalto externo 1.2 o que significa que o dispositivo 11 cobre a superfície de borda 1.21 da janela 1 com o inserto 9 instalado entre o declive interno 1.5 da ranhura de formato em V 1.3 e o dispositivo 11. O dispositivo 11 ou moldura se estende na face de borda periférica da janela 1 ao longo da circunferência da mesma ou pelo menos de uma parte da circunferência da mesma, e tem uma porção interna oblíqua 11.2 que cobre o inserto 9 e que é nivelada com a superfície de lado de dentro da janela 1 que é a superfície de lado de dentro do painel PC 8, uma porção média oblíqua 11.3 que se junta à porção interna oblíqua 11.2 e que cobre a parte exposta do declive externo 1.4, e uma porção externa lisa 11.4 que se junta à porção média oblíqua 11.3 e que cobre o ressalto externo 1.7 do bloco balístico 1.1. A porção média oblíqua 11.3 e a porção interna oblíqua 11.2 mostram um formato em V em corte transversal que se ajusta no formato em V fornecido pela superfície de borda 1.21 da janela 1.
[0036] A Figura 2 mostra uma vista parcial em corte transversal de uma modalidade preferida de um aparelho resistente à bala e a estouro de acordo com uma segunda modalidade da invenção que compreende uma janela resistente à bala e a estouro 20 de acordo com uma modalidade preferida da invenção como uma vidraça de segurança compósita junto com um dispositivo blindagem resistente à bala e a estouro de 31 que é uma parte de um corpo de veículo 31.1 de por exemplo, um veículo automotivo. A seguir encontra-se uma explicação detalhada da modalidade da invenção mostrada na Figura 2 com referência exemplificativa ao uso da janela à prova de bala 20 ou vidraça de acordo com a presente invenção como um para-vento de um veículo automotivo.
[0037] A janela transparente resistente à bala e a estouro 20 da Figura 2 tem um bloco balístico transparente 20.1, pelo menos um painel de vidro transparente externo 22 com uma protrusão 22.1 disposta no lado de fora do veículo, isto é, no lado de impacto de, por exemplo, uma bala ou da onda de pressão de uma explosão ou estouro, e um inserto resistente à bala 29. O exterior e assim o lado de impacto do veículo, é novamente indicado pela seta A na Figura 2, que está voltada para o painel de vidro externo 22.
[0038] O bloco balístico 20.1 compreende, por exemplo, uma estrutura como o bloco balístico 1.1 da modalidade da Figura 1, ou, mais genericamente, um laminado ou compósito tendo uma face periférica e uma pluralidade de painéis de vidro, cerâmica ou material plástico ligados um ao outro acima das superfícies dos mesmos em um compósito em camadas, e intercamadas de material plástico para ligação interpostas, por exemplo, de poliuretano (PU) ou laminado de polivinil butiral (PVB). O painel de vidro externo 22 tem uma protrusão 22.1 na borda periférica da janela 20 que se sobressai acima da face periférica 20.2 do bloco balístico 20.1 na borda periférica da janela 20.
[0039] A face periférica 20.2 do bloco balístico 20.1 fornece uma ranhura de bloco 20.3 no formato de um V simétrico com um declive externo inclinado 20.4 ou lado direcionado obliquamente para uma superfície exterior da janela 20 e um declive interno inclinado 20.5 ou lado direcionado obliquamente para uma superfície de lado de dentro 40.1 da janela 20 em que os declives externo e interno 20.4 e 20.5 se cruzam em um vértice 20.6 ou linha de vértice formando um fundo da ranhura 20.3. Além disso, a face periférica 20.2 do bloco balístico 20.1 mostra um pequeno ressalto liso 20.8 entre o declive interno 20.5 da ranhura de bloco 20.3 e o lado de dentro da janela 20. O ressalto liso 20.8 está em um plano de borda que é perpendicular às superfícies de lado de dentro e de lado de fora 40.1, 40.2 da janela 20 em que o vértice 20.6 ou fundo da ranhura de bloco 20.3 se estende por baixo desse plano de borda. Um ângulo de declive α ou inclinação do declive externo 20.4 com relação a um plano adicional f que é perpendicular às superfícies de lado de dentro e lado de fora 40.1 e 40.2 é igual a um ângulo correspondente de declive α do declive interno 20.5 com relação ao plano f. Conforme mostrado na Figura 2, os ângulos de declive podem ser 30° cada. A ranhura de bloco 20.3 é formada ao longo de toda a ou uma parte de circunferência periférica ou borda da janela 20 e ocupa substancialmente toda a face periférica 20.2.
[0040] O inserto balístico 29 é conformado como uma tira ou moldura lisa ao longo pelo menos de uma parte da borda periférica da janela 20 e é disposto substancialmente no declive interno 20.5 por meio de um adesivo ou um material plástico como, por exemplo, um laminado de PU 30. Consequentemente, o inserto balístico 29 é disposto obliquamente no lado de dentro e no lado de fora da janela 20. O inserto balístico 29 poderia ser fabricado de aço balístico. Uma face de lado do inserto balístico 29 se junta ao declive externo 20.4 por meio de uma porção de adesivo ou laminado de PU entre os mesmos, e uma face de lado adicional do inserto balístico 29 é substancialmente nivelada à superfície de lado de dentro 40.1 da janela 20. Além disso, o inserto balístico 29 cobre todo o declive interno 20.5, o ressalto liso 20.8 da face periférica do bloco balístico 20.1, o vértice 20.6, e a porção do declive externo 20.4 que se junta ao vértice 20.6 ou fundo da ranhura de bloco 20.3.
[0041] As superfícies expostas do inserto balístico 29, a parte exposta do declive externo 20.4, e o ressalto liso 20.8 formam uma superfície de borda 20.21 da janela 20 em que a superfície de borda 20.21 mostra uma ranhura de borda exposta 20.31 com declives de lado assimétricos que são oblíquos às superfícies de lado de dentro e de lado de fora 40.1, 40.2 da janela 1. Os ângulos de declive da ranhura de borda 20.31 correspondem cada um deles aos ângulos de declive α da ranhura de bloco 20.3.
[0042] O dispositivo resistente à bala e a estouro 31 do corpo de veículo 31.1 mostra um formato ou perfil correspondente à superfície de borda exposta 20.21 da janela 20 com inserto balístico 29 instalado ou inserido na ranhura 20.3 e, portanto, o dispositivo 31 se encaixa positivamente no interior da ranhura de borda 20.31 se a janela 20 está instalada no corpo de veículo 31.1. Em maior detalhe, o dispositivo 31 ou moldura se junta ao e cobre o inserto 29, o declive externo 20.4, e o ressalto externo 20.2 o que significa que o dispositivo 11 cobre toda a superfície de borda exposta 20.21 do bloco balístico 20.1 com inserto 29 instalado entre o declive interno 20.5 da ranhura de formato em V 20.3 e o dispositivo 31. O dispositivo 31 se estende na face de borda periférica da janela 20 ao longo pelo menos de uma parte da circunferência da mesma, e tem uma porção interna oblíqua 31.2 que cobre o inserto 29 e que é nivelada à superfície de lado de dentro 40.1 da janela 20, e uma porção externa oblíqua 31.3 que se junta à porção interna oblíqua 31.2 e que cobre completamente a parte exposta do declive externo 20.4. A porção externa oblíqua 31.3 e a porção interna oblíqua 31.2 juntas mostram um formato em V positivo ou protrusão assimétrica em corte transversal que se ajusta positivamente no formato em V negativo ou ranhura de borda 20.31 fornecida pela superfície periférica exposta 20.21 da janela 20. Consequentemente, o dispositivo 31 do corpo de veículo 31.1 cobre toda a superfície periférica exposta 20.21 do bloco balístico 20.1 em uma maneira positiva quanto à forma.
[0043] A Figura 3 mostra uma vista parcial em corte transversal de uma região de borda periférica de um aparelho resistente à bala e a estouro de acordo com uma terceira modalidade preferida da invenção que compreende uma janela resistente à bala e a estouro 40 de acordo com uma modalidade preferida da invenção como uma vidraça de segurança compósita junto com um dispositivo de blindagem resistente à bala e a estouro 51 que é uma parte de um corpo de veículo 51.1 ou chassi de, por exemplo, um veículo automotivo. A seguir se encontra uma explicação detalhada da modalidade da invenção mostrada na Figura 3 com referência exemplificativa ao uso da janela à prova de bala 40 de acordo com a presente invenção como um para-vento do veículo automotivo.
[0044] A janela transparente resistente à bala e a estouro 40 da Figura 3 mostra um bloco balístico transparente 41 e pelo menos um painel de vidro transparente externo 42 dispostos no lado de fora do veículo, isto é, no lado de impacto de, por exemplo, uma bala ou da onda de pressão de uma explosão, e um inserto resistente à bala 49. O lado de fora e, assim, o lado de impacto do veículo, é indicado pela seta A na Figura 3, que está voltada para o painel de vidro externo 42.
[0045] O bloco balístico 41 compreende, por exemplo, uma estrutura como o bloco balístico 1.1 da modalidade mostrada na Figura 1, ou, mais genericamente, um laminado ou compósito tendo uma face periférica e uma pluralidade de painéis de vidro, cerâmica ou material plástico ligados um ao outro acima das superfícies dos mesmos em um compósito em camadas, e intercamadas de material plástico para ligação interpostas, por exemplo, de poliuretano (PU) ou laminado de polivinil butiral (PVB). O painel de vidro externo 42 tem uma protrusão 42.1 na borda periférica da janela 40 que sobressai acima da face periférica 41.1 do bloco balístico 41 na borda periférica da janela 40. Uma espessura da protrusão pode ser 10 mm.
[0046] A face periférica 41.1 do bloco balístico 41 fornece uma ranhura de bloco 41.3 substancialmente no formato de um V com um declive externo inclinado 41.4 ou lado direcionado obliquamente para uma superfície exterior 40.2 da janela 40 e um declive interno inclinado 41.5 ou lado direcionado obliquamente para uma superfície de lado de dentro 40.1 da janela 40 em que os declives externo e interno 41.4 e 41.5 se cruzam em um vértice 41.6 ou linha de vértice formando um fundo da ranhura de bloco 41.3. Além disso, a face periférica 41.1 do bloco balístico 41 mostra um ressalto liso 41.7 entre o painel de vidro externo 42 e o declive externo inclinado 41.4 da ranhura de bloco 41.3. O bloco balístico 41 tem um recesso circular 41.2 ou degrau que se junta ao declive interno 41.5. O recesso 41.2 é aberto para um lado de dentro do veículo. O ressalto liso 41.7 está em um plano que é perpendicular às superfícies de lado de dentro e de lado de fora 40.1,40.2 da janela 40 em que o vértice 41.6 ou fundo da ranhura 41.3 se estende por baixo desse plano. Um ângulo de declive α ou inclinação do declive externo 41.4 com relação a um plano adicional f que é perpendicular às superfícies de lado de dentro e de lado de fora 40.1, 40.2 da janela 40 é igual a um ângulo correspondente de declive α do declive interno 41.5 com relação ao plano f. A profundidade da ranhura de bloco 41.3 pode ser 10 mm que corresponde à distância entre o ressalto horizontal 41.7 e o plano adicional f. Conforme mostrado na Figura 3, os ângulos de declive α podem ser, por exemplo, 30° ou 27° cada um. A ranhura de bloco 41.3 é formada ao longo de toda a ou de uma parte da circunferência periférica ou borda da janela 40. Uma espessura da janela 40 pode ser de cerca de 61,65 mm.
[0047] O inserto balístico 49 do bloco balístico 41 é conformado como uma tira ou moldura lisa ao longo da borda periférica da janela 40 e o mesmo é disposto substancialmente no declive interno 41.5 por meio de um adesivo ou um material plástico como, por exemplo, um laminado de PU 50. Consequentemente, o inserto balístico 49 é disposto obliquamente às superfícies de lado de dentro e de lado de fora 40.1, 40.2 da janela 40. O inserto balístico 49 é fabricado de aço balístico. A espessura do inserto balístico 49 pode ser de cerca de 5 mm. Uma face de lado do inserto balístico 49 se junta ao declive externo 41.4 por meio de uma camada adesiva 50 fabricada, por exemplo, de laminado de PU termoplástico. Além disso, o inserto balístico 49 cobre todo o declive interno 41.5 da face periférica do bloco balístico 41, o vértice 41.6, e uma parte do declive externo 41.4 que se junta ao vértice 41.6 ou fundo da ranhura de bloco 41.3.
[0048] As superfícies expostas do inserto balístico 49, a parte exposta do declive externo 41.4, e o ressalto liso 41.7 formam uma superfície de borda 41.11 da janela 1 em que a superfície de borda 41.11 mostra uma ranhura de borda exposta 41.31 com declives de lado assimétricos que são oblíquos às superfícies de lado de dentro e de lado de fora 40.1, 40.2 da janela 40. Os ângulos de declive da ranhura de borda 41.31 correspondem aos ângulos de declive α da ranhura de bloco 41.3.
[0049] A janela 40 compreende um inserto vertical adicional 49.1 que é inserido e disposto no recesso aberto lateralmente 41.2 do bloco balístico 41 e que é nivelado à superfície de lado de dentro 40.1 da janela 40. O inserto vertical 49.1 tem um corte transversal retangular e poderia ser conectado ao inserto balístico oblíquo 49 ou pode ser integrado ao mesmo. Além disso, o inserto vertical 49.1 é fixado no bloco balístico 41 por meio de uma camada adesiva adicional como, por exemplo, um laminado de PU. O inserto 49.1 pode ser fabricado de aço balístico. Uma espessura do inserto vertical 49.1 pode ser de cerca de 3 mm. O inserto 49.1 sobressai do recesso 41.2 para se juntar ao inserto balístico 49 lateralmente e ao dispositivo 51. Além disso, o inserto vertical 49.1 pode se sobrepor lateralmente à toda a ranhura de bloco 41.3 do bloco balístico 41 e também à ranhura de borda 41.31 da janela 40 o que significa que o inserto 49.1 se estende acima do plano f que contém o vértice 41.6 por uma distância sobreposta positiva Δ que pode ser de cerca de 3 mm.
[0050] O dispositivo resistente à bala e a estouro 51 do corpo de veículo 51.1 tem um formato que corresponde substancialmente à superfície de borda exposta 41.11 da janela 40 ou painel que compreende o ressalto externo 41.7, o declive externo 41.4, uma superfície exposta do inserto balístico oblíquo 49, e uma face do inserto vertical 49.1 ou parte, e, portanto, o dispositivo 51 encaixa no interior da ranhura de borda 41.31 se a janela 40 está instalada no corpo de veículo 51.1. O ressalto horizontal externo 41.7 pode medir cerca de 9 mm. Em maior detalhe o dispositivo 51 ou moldura se junta ao e cobre o inserto vertical 49.1, o inserto balístico oblíquo 49, o declive externo oblíquo 41.4, e o ressalto externo liso 41.7 o que significa que o dispositivo 51 cobre toda a superfície de borda exposta 41.11 da janela 40. O dispositivo de dobra dupla 51 pode ser, por exemplo, de espessura de 5 mm.
[0051] O dispositivo 51 se estende na superfície periférica 41.11 da janela 40 ao longo da circunferência da mesma ou pelo menos de uma parte da circunferência da mesma. O dispositivo 51 do corpo de veículo 51.1 compreende uma porção interna oblíqua 51.2 que cobre os insertos balísticos vertical e oblíquo 49 e 49.1 e que é nivelada à superfície de lado de dentro 40.1 da janela 40, uma porção média oblíqua 51.3 que se junta à porção interna oblíqua 51.2 e que cobre a parte exposta do declive externo 41.4, e uma porção externa lisa 51.4 que se junta à porção média oblíqua 41.3 e que cobre o ressalto externo 41.7 do bloco balístico 41. A porção média oblíqua 51.3 e a porção interna oblíqua 51.2 mostram um formato em V em corte transversal que se ajusta no formato em V fornecido pela superfície periférica exposta 41.11 da janela 40.
[0052] A Figura 4 mostra uma vista parcial em corte transversal de um aparelho resistente à bala e a estouro de acordo com uma quarta modalidade preferida da invenção que compreende uma janela resistente à bala e a estouro 60 de acordo com uma modalidade preferida da invenção como uma vidraça de segurança compósita junto com um dispositivo de blindagem resistente à bala e a estouro 71 ou moldura que é uma parte de um corpo de veículo 71.1 ou chassi de, por exemplo, um veículo automotivo.
[0053] A janela transparente resistente à bala e a estouro 60 da Figura 4 mostra um bloco balístico transparente 61 e pelo menos um painel de vidro transparente externo 62 dispostos no exterior do veículo, isto é, no lado de impacto de, por exemplo, uma bala ou uma onda de pressão de uma explosão, e um inserto resistente à bala 69. O lado de fora e, assim, o lado de impacto do veículo, é indicado pela seta A na Figura 4, que está voltada para o painel de vidro externo 62.
[0054] O bloco balístico 61 compreende, por exemplo, uma estrutura como o bloco balístico 1.1 da modalidade mostrada na Figura 1, ou, mais genericamente, um laminado ou compósito tendo uma face periférica e uma pluralidade de painéis de vidro, cerâmica ou material plástico resistentes à bala, por exemplo, policarbonato (PC), ligados um ao outro acima das superfícies dos mesmos em um compósito em camadas, e intercamadas de material plástico para ligação interpostas, por exemplo, de poliuretano (PU) ou laminado de polivinil butiral (PVB). O painel de vidro externo 62 tem uma protrusão 62.1 na borda periférica da janela 60 que se sobressai acima da face periférica 61.1 do bloco balístico 61 na borda periférica da janela 60.
[0055] A face periférica 61.1 do bloco balístico 61 fornece uma ranhura de bloco 61.3 substancialmente no formato de um V com um declive externo inclinado 61.4 ou lado direcionado obliquamente para uma superfície exterior 60.2 da janela 60 e um declive interno inclinado 61.5 ou lado direcionado obliquamente para uma superfície de lado de dentro 60.1 da janela 60 em que os declives externo e interno 61.4 e 61.5 se cruzam em um vértice 61.6 ou linha de vértice formando um fundo da ranhura 61.3. Além disso, o bloco balístico 61 tem um recesso circular 61.2 ou degrau que se junta ao declive interno 61.5, em que o recesso 61.2 é aberto para um lado de dentro do veículo. Um ângulo de declive α ou inclinação do declive externo 61.4 com relação a um plano f que é perpendicular a superfícies de lado de dentro e de lado de fora 60.1, 60.2 da janela 60 em que o vértice 61.6 ou fundo da ranhura de bloco 61.3 se estende nesse plano f, é igual a um ângulo correspondente de declive α do declive interno 61.5 com relação ao plano f. Conforme mostrado na Figura 4, os ângulos de declive α podem ser cada um deles 30°. A ranhura de bloco 61.3 é formada ao longo de toda a ou de uma parte da circunferência periférica ou borda da janela 60.
[0056] O inserto balístico 69 para parar balas pode ser fabricado de aço balístico e compreende um inserto oblíquo 69.1 e um inserto vertical 69.2. O inserto oblíquo 69.1 da janela 60 é conformado como uma tira ou moldura lisa ao longo da borda periférica da janela 60 e é disposto substancialmente no declive interno 61.5 por meio de um adesivo ou um material plástico como, por exemplo, um laminado de PU 70. Consequentemente, o inserto balístico oblíquo 69.1 é disposto obliquamente ao lado de dentro 60.1 e lado de fora 60.2 da janela 60. Uma face de lado do inserto 69.1 se junta ao declive externo 61.4 por meio de uma camada adesiva 70 fabricada, por exemplo, de laminado de PU termoplástico. Além disso, o inserto balístico 69.1 cobre todo o declive interno 61.5 da face periférica do bloco balístico 61, o vértice 61.6, e uma parte do declive externo 61.4 que se junta ao vértice 61.6 ou ao fundo da ranhura de bloco 61.3.
[0057] As superfícies expostas do inserto balístico 69.1 ou o inserto integral 69 e a parte exposta do declive externo 61.4 formam uma superfície de borda exposta 61.11 da janela 60 em que a superfície de borda 61.11 mostra uma ranhura de borda exposta 61.31 com declives de lado assimétricos que são oblíquos às superfícies de lado de dentro e de lado de fora 60.1,60.2 da janela 60. Os ângulos de declive da ranhura de borda 61.31 correspondem aos ângulos de declive α da ranhura de bloco 61.3.
[0058] O inserto vertical 69.2 é inserido e disposto no recesso aberto lateralmente 61.2 do bloco balístico 61 e é nivelado para o lado de dentro 60.1 da janela 60. O inserto vertical 69.2 tem um corte transversal retangular e poderia ser conectado ao inserto balístico oblíquo 69.1 ou pode ser integrado ao mesmo. Além disso, o inserto vertical 69.2 é fixado no bloco balístico 61 por meio de uma camada adesiva adicional como, por exemplo, um laminado de PU. O inserto 69.2 se sobressai do recesso 61.2 para se juntar lateralmente ao inserto balístico 69.1 e ao dispositivo 71. Além disso, o inserto vertical 69.2 pode se sobrepor à toda a ranhura de bloco 61.3 e à ranhura de borda 61.31 lateralmente, o que significa que o inserto vertical 69.2 se estende lateralmente acima do plano f que contém o vértice 61.6 por uma distância sobreposta positiva Δ para impedir uma bala de entrar no lado de dentro do veículo.
[0059] O dispositivo resistente à bala e a estouro 71 do corpo de veículo 71.1 tem um formato ou perfil que corresponde substancialmente à superfície de borda exposta 61.11 da janela 60 que compreende o declive externo 61.4, uma superfície exposta do inserto balístico oblíquo 69.1, e uma face do inserto vertical 69.2, e, portanto, o dispositivo 71 se encaixa no interior da ranhura de borda 61.31 se a janela 60 está instalada no corpo de veículo 71.1. Em maior detalhe, o dispositivo 71 se junta ao e cobre o inserto vertical 69.2, o inserto balístico oblíquo 69.1, e o declive externo oblíquo 61.4, o que significa que o dispositivo 71 cobre toda a superfície de borda exposta 61.11 da janela 60.
[0060] O dispositivo 71 se estende na face de borda periférica da janela 60 ao longo da circunferência da mesma ou pelo menos em uma parte da circunferência da mesma. O dispositivo 71 do corpo de veículo 71.1 compreende uma porção interna oblíqua 71.2 que cobre os insertos balísticos vertical e oblíquo 69.2 e 69.1 e que é nivelada à superfície de lado de dentro 60.1 da janela 60, e uma porção externa oblíqua 71.3 que se junta à porção interna oblíqua 71.2 e que cobre a área exposta do declive externo 61.4 do bloco balístico 61. A porção externa oblíqua 71.3 e a porção interna oblíqua 71.2 mostram um formato em V em corte transversal que se ajusta no formato em V fornecido pela superfície periférica exposta 61.11 da janela 60 para fixar e manter a janela 60 na moldura de janela no caso de um estouro ou explosão.
[0061] A Figura 5 mostra uma vista parcial em corte transversal de um aparelho resistente à bala e a estouro de acordo com uma quinta modalidade preferida da invenção que compreende uma janela resistente à bala e a estouro 80 de acordo com uma modalidade preferida da invenção como uma vidraça de segurança compósita junto com um dispositivo de blindagem resistente à bala e a estouro 91 ou moldura que é uma parte de um corpo de veículo 91.1 ou chassi de, por exemplo, um veículo automotivo.
[0062] A janela transparente resistente à bala e a estouro 80 da Figura 5 mostra um bloco balístico transparente 81, mas sem qualquer painel de vidro externo mostrado na Figura 4, e um inserto resistente à bala 89. O lado de fora e assim o lado de impacto do veículo, é indicado por uma seta A na Figura 5, que está voltada para um lado de fora da janela 80 ou bloco balístico 81.
[0063] Novamente o bloco balístico 81 compreende, por exemplo, uma estrutura similar ao bloco balístico 1.1 da modalidade mostrada na Figura 1, ou, mais genericamente, um laminado ou compósito tendo uma face periférica e uma pluralidade de painéis de vidro, cerâmica ou material plástico resistentes à bala, por exemplo, policarbonato PC, ligados um ao outro acima das superfícies dos mesmos em um compósito em camadas, e intercamadas de material plástico para ligação interpostas, por exemplo, de laminado de poliuretano (PU) ou de polivinil butiral (PVB). O bloco balístico 81 tem uma face periférica 81.1 na borda periférica da janela 80.
[0064] A face periférica 81.1 do bloco balístico 81 fornece uma ranhura de bloco 81.3 substancialmente no formato de um V com um declive externo inclinado 81.4 ou lado direcionado obliquamente para uma superfície exterior 80.2 da janela 80 e um declive interno inclinado 81.5 ou lado direcionado obliquamente para uma superfície de lado de dentro 80.1 da janela 80 em que os declives externo e interno 81.4 e 81.5 se cruzam em um vértice 81.6 ou linha de vértice formando um fundo da ranhura de bloco 81.3. Existe um ressalto liso 81.2 entre a superfície exterior 80.2 da janela 80 ou bloco balístico 81 e o declive externo oblíquo 81.4. Além disso, o bloco balístico 81 tem um recesso circular 81.6 ou degrau que se junta ao declive interno 81.5, em que o recesso 81.7 é aberto para um compartimento de lado de dentro do veículo. Um ângulo de declive α ou inclinação do declive externo oblíquo 81.4 com relação a um plano f que é perpendicular às superfícies de lado de dentro e de lado de fora 80.1, 80.2 da janela 80 em que o vértice 81.6 ou fundo da ranhura de bloco 81.3 se estende nesse plano f é igual a um ângulo correspondente de declive do declive interno 81.5 com relação ao plano f. Conforme mostrado na Figura 4, os ângulos de declive α podem ser cada um deles 30°. A ranhura de bloco 81.3 é formada ao longo de toda a ou uma parte da circunferência periférica ou borda da janela 80.
[0065] As superfícies expostas do inserto balístico 89.1, a parte exposta do declive externo 81.4, e o ressalto liso 81.2 formam uma superfície de borda exposta 81.11 da janela 80 em que a superfície de borda 81.11 mostra uma ranhura de borda exposta 81.31 com declives de lado assimétricos que são oblíquos às superfícies de lado de dentro e de lado de fora 80.1, 80.2 da janela 80. Os ângulos de declive da ranhura de borda 81.31 correspondem aos ângulos de declive α da ranhura de bloco 81.3.
[0066] O inserto balístico 89 pode ser fabricado de aço balístico e compreende um inserto oblíquo 89.1 e um inserto vertical 89.2. O inserto oblíquo 89.1 da janela 80 é conformado como uma tira ou moldura lisa ao longo da borda periférica da janela 80 e é disposto substancialmente no declive interno 81.5 por meio de um adesivo ou um material plástico como, por exemplo, um laminado de PU 90. Consequentemente, o inserto balístico oblíquo 89.1 é formado obliquamente às superfícies de lado de dentro e de lado de fora 80.1 e 80.2 da janela 80. Uma face de lado do inserto 89.1 junta o declive externo 81.4 por meio da camada adesiva 90 fabricada, por exemplo, de laminado de PU termoplástico. Além disso, o inserto balístico 89.1 cobre todo o declive interno 81.5 da face periférica do bloco balístico 81, o vértice 81.6, e uma parte do declive externo 81.4 que se junta ao vértice 81.6 ou fundo da ranhura 81.3.
[0067] O inserto vertical 89.2 é inserido e disposto no recesso aberto lateralmente 81.7 do bloco balístico 81 e é nivelado ao interior 80.1 da janela 80. O inserto vertical 89.2 tem um corte transversal retangular como uma tira e poderia ser conectado ao inserto balístico oblíquo 89.1 ou pode ser integrado ao mesmo. Além disso, o inserto vertical 89.2 é fixado no bloco balístico 81 por meio de uma camada adesiva adicional como, por exemplo, um laminado de PU. O inserto 89.2 se sobressai do recesso 81.7 para se juntar lateralmente ao inserto balístico 89.1 e ao dispositivo 91. Além disso, o inserto vertical 89.2 pode se sobrepor à toda a ranhura de bloco 81.3 e à toda a ranhura de borda 81.31 lateralmente o que significa que o inserto vertical 89.2 se estende lateralmente acima do plano f que contém o vértice 81.6 por uma distância sobreposta positiva Δ.
[0068] O dispositivo resistente à bala e a estouro 91 do corpo de veículo 91.1 tem um formato ou perfil que corresponde substancialmente à superfície de borda exposta 81.11 da janela 80 que compreende o ressalto liso 81.2, o declive externo 81.4, uma superfície exposta do inserto balístico oblíquo 89.1, e uma face do inserto vertical 89.2 e, portanto, o dispositivo 91 se encaixa no interior da ranhura de borda 81.31 se a janela 80 está instalada no corpo de veículo 91.1. Em maior detalhe o dispositivo 91 ou moldura se junta ao e cobre o inserto vertical 89.2, o inserto balístico oblíquo 89.1, o declive externo oblíquo 81.4, e o ressalto liso 81.2 o que significa que o dispositivo 91 cobre toda a superfície de borda exposta 81.11 da janela 80.
[0069] O dispositivo 91 se estende na borda periférica da janela 80 ao longo da circunferência da mesma ou pelo menos de uma parte da circunferência da mesma. O dispositivo 91 do corpo de veículo 91.1 compreende uma porção interna oblíqua 91.2 que cobre os insertos balísticos vertical e oblíquo 89.2 e 89.1 e que é nivelada à superfície de lado de dentro 80.1 da janela 80, uma porção externa oblíqua 91.3 que se junta à porção interna oblíqua 91.2 e que cobre a área exposta do declive externo 81.4 do bloco balístico 81, e uma porção externa lisa 91.4 que se junta à porção externa oblíqua 91.3 e que cobre o ressalto liso 81.2 do bloco balístico 81. A porção externa lisa 91.4 é nivelada lateralmente à superfície exterior 80.2 da janela 80. A porção externa oblíqua 91.3 e a porção interna oblíqua 91.2 mostram substancialmente um formato em V em corte transversal que se ajusta no formato em V fornecido pela superfície periférica exposta da janela 80.

Claims (12)

  1. Janela resistente à bala e a estouro (1; 20; 40; 60; 80), em particular para uso em um veículo a motor, compreendendo um bloco balístico (1.1; 20.1; 41; 61; 81) tendo uma face periférica e uma pluralidade de painéis de vidro (4, 6), cerâmica ou material plástico (8) ligados um ao outro acima das superfícies dos mesmos em um compósito em camadas, e intercamadas de ligação interpostas (3, 5, 7) de material plástico ou adesivo, uma ranhura de borda (1.31; 20.31; 41.31; 61.31; 81.31) tendo declives pelo menos parcialmente inclinados para encaixe com uma parte do corpo de veículo (11.1; 31.1; 51.1; 71.1; 91.1) e que se estendem por e ao longo de pelo menos uma parte da borda periférica da janela (1), CARACTERIZADA pelo fato de que o bloco balístico (1.1; 20.1; 41; 61; 81) compreende uma ranhura de bloco em formato de V (1.3; 20.3; 41.3; 61.3; 81.3) com paredes laterais oblíquas (1.4; 1.5; 20.4; 20.5; 41.4; 41.5; 61.4; 61.5; 81.4; 81.5) e que a janela (1) compreende uma camada ou inserção (9; 29; 49; 69; 89) feita de material resistente à bala colado em pelo menos uma das paredes laterais oblíquas (1.5; 20.5; 41.5; 61.5; 81.5) da ranhura de bloco (1.3; 20.3; 41.3; 61.3; 81.3); e
    que as paredes laterais oblíquas do bloco balístico (1.1; 20.1; 41; 61; 81) compreendem uma parede lateral externa (1.4; 20.4; 41.4; 61.4; 81.4) e uma parede lateral interna (1.5; 20.5; 41.5; 61.5; 81.5) direcionada obliquamente para uma superfície externa (40.2) e uma superfície interna (40.1) da janela (1) do veículo, e que o inserto resistente à bala (9; 29; 49; 69; 89) cobre pelo menos uma parte da prede lateral interna (1.5; 20.5; 41.5; 61.5; 81.5) da ranhura de bloco em formato de V (1.3; 20.3; 41.3; 61.3; 81.3).
  2. Janela resistente à bala e a estouro, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que a ranhura de borda de formato em V (1.3) tem declives com a mesma ou diferente inclinação.
  3. Janela resistente à bala e a estouro, de acordo com a reivindicação 1 ou reivindicação 2, CARACTERIZADA pelo fato de que compreende um painel externo adicional (2) fabricado de vidro, cerâmica ou material plástico e ligado a um lado de fora do bloco balístico (1.1; 20.1; 41; 61) por uma camada interposta (3) fabricada de material plástico, o painel de vidro externo adicional (2) projetando-se acima da face periférica do bloco balístico (1.1; 20.1; 41; 61) na borda periférica da janela resistente à bala (1; 20; 40; 60; 80).
  4. Janela resistente à bala e a estouro, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, CARACTERIZADA pelo fato de que o inserto resistente à bala (9) é uma tira fabricada de aço balístico.
  5. Janela resistente à bala e a estouro, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, CARACTERIZADA pelo fato de que um recesso de superfície de lado de dentro (41.2) é fornecido em uma superfície de lado de dentro (40.1) da janela que se junta à ranhura de bloco (41.3) em uma face periférica do bloco balístico (41), e que uma parte resistente à bala (49.1) se estende a partir da face periférica do bloco balístico (41) no recesso de superfície de lado de dentro (41.2).
  6. Janela resistente à bala e a estouro, de acordo com a reivindicação 5, CARACTERIZADA pelo fato de que a superfície de lado de dentro do bloco balístico (41) ou janela (40) e a parte resistente à bala (49.1) são niveladas.
  7. Janela resistente à bala e a estouro, de acordo com a reivindicação 5 ou reivindicação 6, CARACTERIZADA pelo fato de que a parte resistente à bala (49.1) cobre a e/ou se sobrepõe à ranhura de borda (1.31) e à ranhura de bloco (1.3) do bloco balístico (1.1) lateralmente.
  8. Janela resistente à bala e a estouro, de acordo com qualquer uma das reivindicações 5 a 7, CARACTERIZADA pelo fato de que o inserto resistente à bala (49) e a parte resistente à bala (49.1) são conectados um ao outro ou são integrados.
  9. Janela resistente à bala e a estouro, de acordo com qualquer uma das reivindicações 5 a 8, CARACTERIZADA pelo fato de que o inserto resistente à bala (49) e/ou a parte resistente à bala (49.1) pode(m) ser fixado(s) no bloco balístico por meio de um adesivo ou poliuretano (PU) (50) ou polivinil butiral (PVB).
  10. Aparelho resistente à bala e a estouro, para ser usado em particular em um veículo automotivo, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende uma janela resistente à bala e a estouro (1; 20; 40; 60; 80) conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 9, e compreendendo um dispositivo de blindagem resistente à bala (11; 31; 51; 71; 91) fornecido para ser encaixado em uma ranhura de borda (1.31) tendo paredes de lado (1.4; 1.5) pelo menos parcialmente inclinadas, e sendo parte do corpo de veículo (11.1).
  11. Aparelho resistente à bala e a estouro, de acordo com a reivindicação 10, CARACTERIZADO pelo fato de que o dispositivo de blindagem (11; 31; 51; 71; 91) cobre uma superfície de borda (1.21) da janela resistente à bala e a estouro (1; 20; 40; 60; 80).
  12. Aparelho resistente à bala e a estouro, de acordo com a reivindicação 10 ou reivindicação 11, CARACTERIZADO pelo fato de o dispositivo de blindagem resistente à bala (11; 31; 51; 71; 91) se ajusta positivamente no interior da ranhura de borda (1.31; 20.31; 41.31; 61.31; 81.31) da janela.
BR112016025636-0A 2014-08-20 2015-08-06 Janela resistente à bala e a estouro e aparelho associado BR112016025636B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP14425108.9 2014-08-20
EP14425108.9A EP2988088B1 (en) 2014-08-20 2014-08-20 Bullet- and blast-resistant window and associated apparatus
PCT/EP2015/001630 WO2016026554A1 (en) 2014-08-20 2015-08-06 Bullet- and blast-resistant window and associated apparatus

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR112016025636B1 true BR112016025636B1 (pt) 2021-03-23

Family

ID=51868170

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112016025636-0A BR112016025636B1 (pt) 2014-08-20 2015-08-06 Janela resistente à bala e a estouro e aparelho associado

Country Status (7)

Country Link
US (1) US10119790B2 (pt)
EP (1) EP2988088B1 (pt)
BR (1) BR112016025636B1 (pt)
CO (1) CO2017002283A2 (pt)
ES (1) ES2571678T3 (pt)
MX (1) MX2016014964A (pt)
WO (1) WO2016026554A1 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
BR102018004728B1 (pt) * 2018-03-09 2022-10-25 Pg Products Industria E Comercio De Vidros Ltda Envidraçamento balístico à prova de explosão de aplicação veicular
CN109178195B (zh) * 2018-08-10 2020-09-18 江苏科技大学 带斜向肋板的双侧防分层夹层板及应用、连接和制备方法
DE102019131483A1 (de) * 2019-11-21 2021-05-27 Bayerische Motoren Werke Aktiengesellschaft Scheibenanordnung für eine gepanzerte Scheibe eines Kraftwagens sowie Kraftwagen

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE19601982C1 (de) * 1996-01-20 1996-12-12 Daimler Benz Ag Gepanzertes Kraftfahrzeug
DE19729897C1 (de) * 1997-07-12 1998-10-22 Daimler Benz Ag Türrahmen mit einer mehrschichtigen Türscheibe aus Panzerglas eines gepanzerten Sonderschutzfahrzeuges
DE10002671B4 (de) * 2000-01-24 2004-05-13 Sachsenring Fahrzeugtechnik Gmbh Verbundglasscheibe für Sicherheitskraftfahrzeuge
DE10300397B3 (de) * 2003-01-09 2004-06-03 Daimlerchrysler Ag Türrahmen mit einer Panzerglasscheibe eines gepanzerten Sonderschutzfahrzeuges
DE10340907A1 (de) * 2003-09-05 2005-04-07 Daimlerchrysler Ag Gepanzertes Fahrzeug
DE102008028318A1 (de) * 2008-06-13 2009-12-17 Esw Gmbh Durchschusshemmender transparenter Schichtverbund und Schutzanordnung mit einem durchschusshemmenden transparenten Schichtverbund

Also Published As

Publication number Publication date
US10119790B2 (en) 2018-11-06
CO2017002283A2 (es) 2017-05-31
ES2571678T3 (es) 2018-10-15
EP2988088A1 (en) 2016-02-24
EP2988088B1 (en) 2018-05-02
US20170234656A1 (en) 2017-08-17
MX2016014964A (es) 2017-04-11
ES2571678T1 (es) 2016-05-26
WO2016026554A1 (en) 2016-02-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112013017349B1 (pt) painel de vidro à prova de balas e aparelho resistente a balas associado
KR101294665B1 (ko) 방탄성을 지닌 적층 구조
EP2738512B1 (en) Armoured window construction
US8833233B2 (en) Bullet-resistant transparent laminate composite and protection arrangement having a bullet-resistant transparent laminate composite
EP2703157B1 (en) Bulletproof window
BR112016025947B1 (pt) aparelho à prova de balas resistente à explosão
EP1800086B1 (en) Armored glass composition with perimeter reinforcement
KR20090099528A (ko) 기능성 글레이징
BR112016025636B1 (pt) Janela resistente à bala e a estouro e aparelho associado
BR112013006577B1 (pt) painel de vidro à prova de bala com reforço de borda
CA2994990A1 (en) Composite glass pane with a mounting hole
US20040021334A1 (en) Insert for windshield assembly
AU2009246795A1 (en) Ballistic transparency
US10583633B2 (en) Glass cover
US20230415459A1 (en) Clamped glazed unit and peripheral seal thereof with a shape that limits the peripheral sliding of the glazed unit so as to guarantee that it does not come loose from its mounting structure
US9550343B2 (en) Laminated transparency with controlled failure and method of making the same
BR102019005976B1 (pt) Envidraçamento balístico para aplicação veicular
US20090311523A1 (en) Bulletproof glass safety system
EP3526511B1 (en) Multi-layer protective window system for non-military heavy equipment and method for fabricating same
KR20170126619A (ko) 신속조립형 차량방탄 패치모듈
BR112021009532A2 (pt) vidraça laminada com elemento escalonado periférico em material polimérico tendo uma permeabilidade máxima necessária ao vapor de água
WO2024101978A1 (es) Vidrio laminado reforzado con bisel reforzado y proceso para fabricarlo
BR102018004728A2 (pt) Envidraçamento balístico à prova de explosão de aplicação veicular

Legal Events

Date Code Title Description
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 06/08/2015, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.