BR112015027875B1 - plataforma para uma colheitadeira agrícola combinada - Google Patents

plataforma para uma colheitadeira agrícola combinada Download PDF

Info

Publication number
BR112015027875B1
BR112015027875B1 BR112015027875-2A BR112015027875A BR112015027875B1 BR 112015027875 B1 BR112015027875 B1 BR 112015027875B1 BR 112015027875 A BR112015027875 A BR 112015027875A BR 112015027875 B1 BR112015027875 B1 BR 112015027875B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
platform
discharge
blower
deflector
fact
Prior art date
Application number
BR112015027875-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Yannic Vande Ryse
Laurens Nortier
Didier Verhaeghe
Bart M.A. Missotten
Original Assignee
Cnh Industrial Belgium Nv
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Cnh Industrial Belgium Nv filed Critical Cnh Industrial Belgium Nv
Publication of BR112015027875B1 publication Critical patent/BR112015027875B1/pt

Links

Images

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01DHARVESTING; MOWING
    • A01D43/00Mowers combined with apparatus performing additional operations while mowing
    • A01D43/08Mowers combined with apparatus performing additional operations while mowing with means for cutting up the mown crop, e.g. forage harvesters
    • A01D43/081Mowers combined with apparatus performing additional operations while mowing with means for cutting up the mown crop, e.g. forage harvesters specially adapted for ensilage of maize
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01DHARVESTING; MOWING
    • A01D45/00Harvesting of standing crops
    • A01D45/02Harvesting of standing crops of maize, i.e. kernel harvesting
    • A01D45/021Cornheaders
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01DHARVESTING; MOWING
    • A01D41/00Combines, i.e. harvesters or mowers combined with threshing devices
    • A01D41/12Details of combines
    • A01D41/14Mowing tables
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01DHARVESTING; MOWING
    • A01D45/00Harvesting of standing crops
    • A01D45/02Harvesting of standing crops of maize, i.e. kernel harvesting
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01DHARVESTING; MOWING
    • A01D61/00Elevators or conveyors for binders or combines
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01DHARVESTING; MOWING
    • A01D2101/00Lawn-mowers

Abstract

PLATAFORMA PARA UMA CEIFEIRA-DEBULHADORA AGRÍCOLA A presente invenção refere-se a um conjunto de plataforma para uma ceifeira-debulhadora agrícola que inclui uma pluralidade de unidades de fileiras, e uma pluralidade de unidades de soprador/picador. Cada unidade de soprador/picador é posicionada abaixo de uma respectiva unidade de fileira e tem uma saída de descarga. Pelo menos duas das unidades de soprador/picador têm uma calha de descarga conectada à saída de descarga, e um defletor posicionado em uma extremidade de descarga da calha de descarga. Cada defletor é independentemente ajustável para direcionar um material de cultura em direção a uma leira formada sob a ceifeira-debulhadora.

Description

CAMPO DA INVENÇÃO
[001] A presente invenção refere-se a colheitadeiras agrícolas, tais como as colheitadeiras combinadas e, mais particularmente, a plataformas usadas com tais colheitadeiras combinadas.
DESCRIÇÃO DA TÉCNICA RELACIONADA
[002] Uma colheitadeira agrícola conhecida como uma “combinada” é nomeada historicamente dessa forma devido ao fato de que a mesma combina múltiplas funções de colheita com uma única unidade de colheita, tal como recolher, debulhar, separar e limpar. Uma colheitadeira combinada inclui uma plataforma que remove a cultura de um campo, e um alojamento alimentador que transporta a matéria de cultura e um rotor de debulha. O rotor de debulha gira no interior de um alojamento perfurado, o qual pode estar na forma de côncavos ajustáveis, e realiza uma operação de debulha na cultura para remover o grão. Uma vez que o grão é debulhado, o mesmo cai através das perfurações nos côncavos em uma bandeja de grão. Já na bandeja de grão, o grão é limpo com o uso de um sistema de limpeza e é transportado, então, a um tanque de grão a bordo da colheitadeira combinada. O sistema de limpeza inclui um ventilador de limpeza que sopra o ar através de peneiras oscilantes para descarregar moinha e outros detritos em direção à traseira da colheitadeira combinada. O material de cultura não grão, tal como palha da seção de debulha procede através de um picador de palha e fora da traseira da colheitadeira combinada. Quando o tanque de grão fica cheio, a colheitadeira combinada é posicionada adjacente a um veículo em que o grão deva ser descarregado, tal como um semirreboque, uma caixa de gravidade, caminhão não articulado ou similares; e um sistema de descarga na colheitadeira combinada é atuada para transferir o grão no veículo.
[003] Quando se colhe milho, é desejável, às vezes, colher o material de cultura não grão para diversos propósitos, tais como ração de gado, biomassa para produção em cheio, etc. Tal material de cultura não grão pode incluir o material de cultura não grão a partir dos processos de limpeza e separação no interior da colheitadeira combinada, assim como, os talos e folhas que são extraídas através dos rolos de extrator na plataforma. Nos últimos anos, essa prática de colheita se tornou ainda mais comum. O material de cultura não grão do interior da colheitadeira combinada pode formar leiras facilmente para uma recolha posterior, removendo-se o afastador/picador da parte de trás da colheitadeira combinada. No entanto, os talos e folhas que são extraídas através da plataforma durante o processo de recolha (às vezes, também chamado de “restolho”) não são facilmente recuperadas. Os talos permanecem fixados às raízes durante o processo de extração, então, é necessário cortar os talos das raízes, tipicamente, com um processo de colheita separado após a colheita da colheitadeira combinada.
[004] É conhecido para promover um conjunto de picador separado sob uma plataforma de milho com o propósito de formar uma leira a partir do restolho. Por exemplo, os documentos de Patente n° U.S. 8.087.223 (Straeter) e n° U.S. 7.856.800 (Straeter), cada um, revelam um produto conhecido como “Cornrower”™, o qual é fabricado e vendido por Straeter Innovation, Inc., Rochester, IN, EUA. Um conjunto de picador separado é colocado sob cada unidade de fileira da plataforma de milho, e inclui um alojamento de soprador geralmente circular com diversas lâminas de corte giratórias que têm asas integrais para causar o efeito da ação de sopro. O restolho é soprado para trás a partir do alojamento através de um canal encerrado. Cada um dos canais termina em um transportador que transporta o restolho lateralmente para o interior para formar a leira.
[005] A máquina “Cornrower” descrita cima é eficaz para picar o restolho e formar uma leira sob a maioria das condições de operação. No entanto, a máquina “Cornrower” não é eficaz sob condições de milho em alta umidade, e tende a plugar durante a operação. Além disso, a disposição de transportador usada para formar a leira não pode ser usada com uma plataforma de milho dobrável. Adicionalmente, a máquina “Cornrower” exige potência significativa para operar e reduzir a saída de potência da colheitadeira combinada.
[006] O que é necessário na técnica é uma disposição de colheita que permita que o restolho de milho seja picado e que forme leira sob condições de alta umidade, sem reduzir significativamente a saída de potência da colheitadeira combinada.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
[007] A presente invenção fornece uma disposição de picador/soprador para uma plataforma de milho, com calhas de descarga e defletores fornecidos em pelo menos algumas das unidades de soprador/picador para depositar diretamente o restolho em uma leira. Alguns ou todos os defletores são independentemente ajustáveis de uma fileira para outra, de modo que o restolho possa ser depositado de modo eficaz em uma leira sob a debulhadora.
[008] A invenção é direcionada a um conjunto de plataforma para uma colheitadeira agrícola combinada, a qual inclui uma pluralidade de unidades de fileiras, e uma pluralidade de unidades de soprador/picador. Cada unidade de soprador/picador é posicionada abaixo de uma respectiva unidade de fileira e tem uma saída de descarga. Pelo menos dois dentre as unidades de soprador/picador têm uma calha de descarga conectada com a saída de descarga, e um defletor posicionado em uma extremidade de descarga da calha de descarga. Cada defletor é independentemente ajustável para direcionar um material de cultura em direção a uma janela formada sob a colheitadeira combinada.
BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
[009] O recurso acima mencionado e outros recursos e vantagens dessa invenção e a maneira de atingir os mesmos se tomarão mais evidentes e a invenção será mais bem entendida com referência nas seguintes descrições de uma modalidade da invenção tomada em conjunto com as Figuras anexas, em que: A Figura 1 é uma vista lateral fragmentária de uma colheitadeira agrícola combinada com um conjunto de plataforma conhecido; A Figura 2 é uma vista em perspectiva lateral fragmentária de um conjunto de plataforma mostrado na Figura 1; A Figura 3 é uma vista em perspectiva explodida do conjunto de picador mostrado nas Figuras 1 e 2; A Figura 4 é uma vista em perspectiva de uma modalidade de uma unidade de soprador/picador da presente invenção, a qual pode ser usada com uma plataforma, tal como mostrada nas Figuras 1 a 3; A Figura 5 é uma vista lateral da unidade de soprador/picador mostrada na Figura 4; A Figura 6 é uma vista em perspectiva lateral direita de um conjunto de plataforma da presente invenção durante operação, a qual inclui unidades de soprador/picador, tais como mostradas nas Figuras 4 e 5; A Figura 7 é uma vista superior do conjunto de plataforma mostrada na Figura 6; A Figura 8 é uma vista em perspectiva do conjunto de plataforma mostrada nas Figuras 6 e 7, com a plataforma em um estado dobrado; A Figura 9 é uma vista em perspectiva de outra modalidade de uma unidade de soprador/picador da presente invenção, a qual pode ser usada com as fileiras de centro do conjunto de plataforma; A Figura 10 é uma vista em perspectiva de outra modalidade de uma unidade de soprador/picador da presente invenção, a qual inclui uma calha pequena de descarga e um cotovelo pequeno; A Figura 11 é uma vista lateral fragmentária de uma colheitadeira agrícola combinada com um conjunto de plataforma que inclui outra modalidade de uma unidade de soprador/picador da presente invenção; A Figura 12 é uma vista em perspectiva de uma das unidades de soprador/picador da presente invenção, a qual pode ser usada com a plataforma mostrada na Figura 11; e A Figura 13 é uma vista em corte lateral da unidade de soprador/picador mostrada nas Figuras 11 e 12.
[010] Os caracteres de referência correspondentes indicam partes correspondentes através das várias vistas. A definição da exemplificação no presente documento ilustra uma modalidade da invenção, em uma forma, e tal exemplificação não deve ser interpretada como limitante do escopo da invenção de maneira alguma.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
[011] Os termos "grão", "palha" e "resíduos" são usados, principalmente, por todo o relatório descritivo por conveniência, contudo, deve- se entender que esses termos não são destinados a serem limitantes. Dessa forma, o termo "grão" se refere àquela parte do material de cultura que é debulhada e separada da parte descartável do material de cultura, o qual é referido como material de cultura não grão, MOG ou palha. De modo incompleto, o material de cultura debulhado é referido como "resíduos". Adicionalmente, os termos "dianteiro/para frente", "posterior/para trás", "esquerdo” e "direito", quando usados em conexão com a colheitadeira agrícola e/ou com os componentes da mesma, são determinados, geralmente, com referência à direção de um deslocamento operacional para frente da colheitadeira, contudo, novamente, os mesmos não devem ser interpretados como limitantes. Os termos "longitudinal" e "transversal" são determinados com referência a uma direção para frente e para trás da colheitadeira agrícola e não são, igualmente, interpretados como limitantes.
[012] Referindo-se agora aos desenhos e, mais particularmente, às Figuras 1 e 2, é mostrado uma porção frontal de uma colheitadeira agrícola na forma de uma colheitadeira combinada 10, a qual inclui geralmente uma unidade de base 12 que transporta uma plataforma 14 na extremidade frontal da mesma. Uma unidade de base 12 inclui rodas dianteiras 16 que são rodas acionáveis, e rodas traseiras (não mostradas) que são rodas direcionáveis. A unidade de base 12 também inclui um alojamento alimentador 18 que transporta material de cultura a partir de uma plataforma 14 a um sistema de separação e de debulha (não mostrado) no interior de uma unidade de base 12, e é de modo seletivo e vertical móvel com o uso de atuadores apropriados, tais como cilindros hidráulicos (não mostrados). A unidade de base 12 também inclui outros componentes conhecidos (não mostrados), tais como um sistema de limpeza, um tanque de grão, trado de descarga, etc.
[013] A plataforma 14 é montada de modo removível na frente da colheitadeira combinada 10 e está na forma de uma plataforma de milho da variedade fixa ou não dobrável. A plataforma 14 inclui diversas unidades de fileiras, em que, cada uma, estão associadas e posicionadas entre um par de divisores ou pontões 20. Cada unidade de fileira inclui um conjunto de recolha 22 com um par de rolos de caule giratórios ou rolos de extrator 24. Conforme a colheitadeira combinada 10 se move para frente em uma direção de colheita, a fileira de talos, para cada fileira, é extraída para baixo pelos rolos de extrator 24 e as espigas de milho são movidas para trás em direção a um trado de alimentação cruzado de alimentador duplo 26, o qual move as espigas de milho de modo lateral para dentro em direção a um alojamento alimentador 18.
[014] Posicionado abaixo de cada unidade de fileira, há um conjunto picador 28 que pica os talos e folhas (também chamado de restolho) que são extraídas para baixo pelos rolos extratores 24, assopra o restolho picado para trás para um sistema transportador 30 e transporta o restolho picado de modo lateral para dentro para formar uma leira. Mais particularmente, conforme descrito na Patente n° U.S. 8.087.223, cada conjunto picador 28 inclui um par de guias 32 que formam basicamente pequenos pontões posicionados em cada lado da fileira de talos de milho. Conforme os talos são extraídos para baixo pelos rolos extratores 24, as lâminas cortadoras giratórias 34 no interior do alojamento 36 sopram o restolho para trás através de uma longa calha de descarga 38. Cada calha de descarga 38 termina e despeja em um sistema transportador 40, o qual inclui um par de transportadores 40A e 40B que transportam o restolho picado de modo lateral para dentro para formar uma leira sob o alojamento alimentador 18, entre as rodas dianteiras 16 (Figuras 2 e 3).
[015] Conforme pode ser visto em cada Figura 1 a 3, o sistema transportador 40 é posicionado justo na traseira de uma plataforma 14, e as longas calhas de descarga são usadas para conectar os conjuntos picadores 28 com o sistema transportador 40. Essa disposição é relativamente volumosa com as grandes trajetórias de deslocamento para o restolho. Essa disposição tende a funcionar bem quando usada com restolho seco, contudo, também tende a plugar quando usada com restolho úmido. Além disso, o uso do sistema transportador 40 na traseira da plataforma 14 não permite que o sistema de formação de leira e de picote de restolho seja usado com uma plataforma de milhos dobrável.
[016] De acordo com um aspecto da presente invenção, e referindo-se agora às Figuras 4 e 5, as unidades de soprador/picador separadas 50 são associadas respectivamente a cada unidade de fileira da plataforma 14. Em vez de, usar longas calhas de descarga 38 e um sistema transportador 40 na traseira das calhas de descarga 38, cada unidade de soprador/picador 50 usa calhas de descarga relativamente curtas 52 e um defletor ajustável 54 na traseira da calha de descarga 52. Essa disposição permite que cada unidade de soprador/picador 50 descarregue diretamente o restolho em direção à leira que é formada sob a colheitadeira combinada 10.
[017] Mais particularmente, um alojamento circular 56 define guias 58 na extremidade dianteira dos mesmos. Cada guia 58 define uma abertura similar a uma ranhura afunilada através da qual os talos passam para o interior do alojamento 56. As lâminas cortantes 60 giram no interior do alojamento 56 em alta velocidade rotacional e picam o restolho que é empurrado em uma direção descendente pelos rolos extratores 24. Uma cunha 62 ajuda a guiar os talos no interior do alojamento 56, à medida que os mesmos são extraídos para baixo; entretanto, foi também observado que é preferível para a maioria das aplicações remover a cunha 62 (conforme indicado pelas linhas tracejadas). O alojamento 56 tem uma saída de descarga 64 que está em comunicação com uma extremidade de entrada 66 da calha de descarga 52. A calha de descarga 52 tem um comprimento que é muito menor do que o comprimento da calha de descarga 38 mostrado nas Figuras 1 a 3, e, dessa forma, fornece muito menos resistência ao fluxo do restolho através do mesmo. A calha de descarga 52 é mostrada com um perfil em corte transversal retangular, contudo, pode ter um formato em corte transversal diferente, tal como um formato em corte transversal circular ou quadrado, etc. A calha de descarga 52 tem uma extremidade de descarga 68 que termina em um local que é alinhado, geralmente, com ou na frente de uma parede traseira 70 da plataforma 14 (Figuras 6 e 7). Na modalidade ilustrada, a plataforma 14 tem um feixe de armação principal 72 que está levemente na frente da parede traseira 70, e cada calha de descarga 52 tem uma extremidade de descarga 68 que termina em ou levemente na frente do feixe de armação principal 72 (Figuras 8 e 9).
[018] Para um número de unidades de fileiras, o defletor 54 está conectado à extremidade de descarga 68 da calha de descarga 52. Cada unidade de fileira não precisa, necessariamente, incluir um defletor 54; entretanto, pelo menos algumas das unidades de fileiras não incluem um defletor 54. Na modalidade ilustrada, as duas fileiras de centro mais próximas à linha central longitudinal (não marcadas) da plataforma 14 não incluem um defletor 54 (consulte a Figura 9). Essas fileiras já estão em linha com a leira sob o alojamento alimentador 18 e, portanto, podem simplesmente ejetar o material de cultura picado para trás na leira. No entanto, as unidades de fileiras lateralmente externas não estão em linha com a leira e, portanto, é necessário ajustar a trajetória do material de cultura que é descarregado da traseira de cada unidade de soprador/picador 50, de modo que a mesma pouse, na maioria das vezes, no topo da leira que é formada sob o alojamento alimentador 18 (consulte as Figuras 6 e 7). Cada defletor 54 é mostrado como um cotovelo com um comprimento predeterminado em um raio de curvatura. No entanto, para algumas aplicações, é possível que o defletor 54 possa ser configurado diferentemente, tal como uma chapa alongada (afixada ou ajustável), etc. O comprimento de cada defletor de cotovelo 54 pode variar de uma fileira à próxima fileira. Na modalidade das fileiras externas mostrada nas Figuras 6 e 7, os defletores de cotovelo 54 são desalinhados sucessivamente em uma maneira para frente e para trás de uma unidade de fileira à próxima unidade de fileira, de modo que o maior cotovelo seja usado na fileira lateralmente mais externa, sendo que o maior próximo cotovelo é usado na próxima fileira até a fileira externa, etc. No entanto, para algumas aplicações, pode ser desejável usar os mesmos cotovelos de comprimento em todas as unidades de fileiras, ou comutar a relação desalinhada dos cotovelos, de modo que o menor cotovelo esteja na fileira lateralmente mais externa.
[019] Cada defletor 54 é independentemente ajustável em relação à calha de descarga fixa 52 para permitir que a trajetória de descarga do material de cultura seja ajustada para apontar em direção à leira que é formada sob o alojamento alimentador 18. Conforme mostrado nas Figuras 4 e 5, as extremidades de entrada de defletor 54 e a extremidade de descarga 68 da calha de descarga 52 podem incluir, cada uma, um flange circular 74 com diversos orifícios alinhados radialmente espaçados para receber os parafusos 76. O defletor 54 pode ser girado à orientação angular desejada e segura em um local que usa parafusos 76. Alternativamente, um parafuso em uma garra pode ser usado ao redor da periferia do flange circular 74. Outros métodos de defletores de segurança de modo ajustável 54 para calhas de descarga 52 também são possíveis.
[020] Eliminando-se o sistema transportador na traseira da plataforma, também é possível usar as unidades de soprador/picador 50 com uma plataforma de milho dobrável. Referindo se à Figura 8, as unidades de fileiras externas da plataforma de milho 14 são mostradas em um estado dobrado. O encolhimento das calhas de descarga 52 e dos defletores de cotovelo 54 não reduz apenas a resistência ao fluxo do material de cultura e a potência exigida, mas também permite que a plataforma 14 seja dobrada. Não só o projeto da técnica anterior incluiu um sistema transportador que impediu uma dobra, mas também incluiu calhas de descarga que se estendem consideravelmente além da parede traseira da plataforma 14 e que poderiam ter atingido, provavelmente, a cabine de operador se dobrada, mesmo presumindo, argumentando, que teriam sido dobradas (o que as mesmas não poderiam).
CONFIGURAÇÕES DE PROJETO ESPECÍFICAS PARA DIFERENTES UNIDADES DE FILEIRA DE PLATAFORMA.
[021] A descrição a seguir trata em um modo fileira por fileira das mudanças que foram feitas às unidades de soprador/picador 50 para otimizar o desempenho e reduzir exigências de potência geral. Para o exemplo de plataforma 14 de milho de fileira 8 mostrado nos desenhos, os números de unidade de fileira são estabelecidos quando o operador está em sua posição sentada no interior da cabine de operador, com a unidade de fileira n° 1 disposta à esquerda e a unidade de fileira n° 8 disposta à direita.
UNIDADES DE FILEIRA 1, 2,7 E 8 (FILEIRAS 2 LATERALMENTE EXTERNAS EM CADA LADO)
[022] Os rotores com as lâminas de vento (do tipo velho e do novo), tanto uma quanto a outra, têm a capacidade de projetar o material a partir das fileiras externas à leira sob o elevador. Com as longas calhas de descarga originais, o mesmo funcionava de modo aceitável, contudo, devido ao fato da longa distância de transporte do material de cultura, a chance de plugar é aumentada. Mesmo com o elemento de defletor de cotovelo pequeno montado nas fileiras externas, o material ainda estava parcialmente projetado nos pneus.
[023] O defletor de cotovelo pequeno 54 foi montado na fileira externa, a qual é melhor do que quando o cotovelo de comprimento médio foi montado na fileira 1. Em todos os casos, havia algum vazamento pequeno de material.
[024] Na situação atual, sem as correias transportadoras, não há nenhum motivo de ter essas longas calhas de descarga. Os cotovelos de defletor precisam apenas ter a capacidade de projetar a cultura à região sob o alojamento alimentador 18, e isso pode acontecer o mais perto possível atrás da parede traseira da plataforma 70.
[025] O comprimento da calha de descarga 52 foi encurtado o máximo possível, no local do feixe /armação de plataforma principal 72. Os comprimentos diferentes de cotovelos de defletor foram testados fixados às calhas de descarga curtas; pequenos, médios e grandes cotovelos. Com o comprimento escolhido das calhas de descarga encurtadas 52, adicionar a metade do comprimento dos defletores de cotovelo 54 pareceu ser a melhor solução para as fileiras 1,2, 7 e 8.
[026] O sistema de evacuação rápida (isto é, a porta de evacuação de fundo) não estava mais disponível nas calhas de descarga mais curtas. Com as calhas de descarga curtas, a proposta é funcionar com um sistema de fixação de defletor de cotovelo fácil, de tal forma que esses defletores de cotovelo possam ser ajustados para serem montados em um modo enfaixado que sopra à área sob o alojamento alimentador 18, ou em um modo não enfaixado que sopra para baixo do chão. Isso pode ser atingido apenas pela rotação desse defletor de cotovelo por 90° na direção do solo.
[027] Os cotovelos de defletor 54 tinham uma inclinação diferente como as calhas de descarga no sistema original, o qual parece ser negativo com as calhas de descarga curtas. Os cotovelos de defletor 54 necessitam ser montados em linha com as calhas de descarga curtas. Isso se dá devido ao fato de que a cultura precisa ser projetada acima dos restos culturais, o que não era o caso com a inclinação original que aponta mais para o solo. Isso criou um vazamento de cultura.
UNIDADE DE FILEIRA 3
[028] A terceira unidade de fileira foi equipada originalmente com uma longa calha de descarga, a mesma das unidades de fileiras 1,2, 3 e 4. Aqui, segue-se a mesma filosofia de projeto, para tentar, apenas, manter o mais simples possível e não fazer nada mais do que ter certeza de que a cultura seja projetada entre as duas rodas.
[029] A calha de descarga curta com um defletor de cotovelo longo é localizada logo abaixo do eixo PTO, o qual projeta facilmente o material entre as rodas. O defletor de cotovelo longo também foi usado, contudo, depois que o defletor de cotovelo pequeno foi usado sem problemas. A inclinação do defletor de cotovelo poderia mesmo ser um pouco menos agressiva, sendo que a cultura é projetada quase do outro lado da leira, o que não é necessário.
UNIDADE DE FILEIRA 6
[030] A fileira 6 é a fileira mais difícil, já que a calha de descarga 52 está interferindo com a armação de plataforma. Em uma primeira tentativa, um orifício foi feito na calha de descarga 52 para ter a capacidade de montar a calha de descarga longa. Esse pedaço da armação estava diminuindo a altura da calha de descarga por quase 50%, e criava, obviamente, muitos bloqueios. A resistência nessa calha de descarga era sempre mais alta do que nas outras calhas de descarga. Muito frequentemente, essa fileira tinha problemas para se livrar da palha de milho. Pode-se ver claramente no topo da plataforma que os talos têm problemas para serem puxados para baixo pelos rolos de talo devido às facas de picador que não poderiam evacuar a cultura mais rápido o suficiente. A cultura restante nessa unidade de soprador/picador 50 exigiria uma quantidade maior de potência para aquela fileira, em que o RPM daquela fileira e, dessa forma, de todas as fileiras iriam para baixo e finalmente, diversas fileiras seriam bloqueadas. Isso era um comportamento típico causado por essa interferência de armação.
[031] Aqui também, não há a necessidade de tal calha de descarga longa, precisa-se apenas redirecionar a cultura entre as rodas. Nesse caso, isso poderia significar cerca de 0,3 m em comparação ao local de calha de descarga original. Então, abre-se a extremidade traseira dessa unidade, e a mesma é dotada de um simples e reto defletor que direciona a cultura apenas próxima à armação de interferência. A cultura é desviada da trajetória original que era uma linha reta para trás. A cultura é picada agora e projetada/disposta entre as rodas da colheitadeira combinada. A trajetória circular da unidade foi adaptada, adicionando um defletor reto montado como uma tangente ao círculo, contudo, agora apontando em outra direção que é o meio do elevador da colheitadeira combinada. Isso é para preparar/forçar a cultura a deixar a trajetória circular, contudo, um pouco depois. O raspador de metal vertical no fundo da unidade foi mudado e redirecionado para preencher essa função em um novo local e dar outra direção à cultura. A parte de trás do orifício foi substituída, deslocada um pouco mais para a metade da unidade.
UNIDADES DE FILEIRA 4 E 5 (DUAS FILEIRAS DE CENTRO MAIS PRÓXIMAS DA LINHA CENTRAL LONGITUDINAL DA PLATAFORMA)
[032] Essas fileiras do meio foram equipadas com calhas de descarga mais curtas. As unidades de fileiras do meio não foram um grande problema. As mesmas apenas foram bloqueadas quando a RPM da plataforma foi abaixada, na maioria das vezes, provavelmente, devido aos bloqueios nas outras fileiras. As típicas fileiras seriam a fileira 6 ou as duas fileiras externas, contudo, isso variava.
[033] Com o objetivo de manter simples e entregar apenas o trabalho que é estritamente necessário, deseja-se ter um sistema para unidades de fileiras 4 e 5 que pique, contudo, que não projetasse a cultura em uma calha de descarga. Não há motivo em gastar energia por isso, e preferencialmente, soltar o material no local de picote que se tornaria o meio da leira. Duas opções foram abertas por isso: usar uma unidade existente, contudo, abrir a parte de extremidade de traseira completamente e, dessa forma, trabalhar sem uma calha de descarga, ou remover a unidade completa e manter apenas as facas. Foi testada uma segunda alternativa, a qual a funcionalidade foi muito bem trabalhada. No entanto, é antecipado que a versão comercial teria provavelmente um alojamento soprador ao redor das lâminas. Essa unidade seria muito similar à unidade a partir da fileira 6, um lado de trás aberto mais amplo, contudo, então, sem o defletor adicional que não é necessário aqui.
[034] As facas nos níveis 2 da unidade de soprador/picador foram mantidas. Isso é necessário para ter a mesma altura de restos culturais em toda largura da plataforma. O soprador que ventila nas lâminas de faca, destinada a projetar a cultura, foi desmontado. O objetivo ainda é picar a cultura com o sistema de faca de nível 2, contudo, então, deixar cair a cultura no chão no mesmo local sem tentar transportar a mesma para trás.
[035] Referindo se à Figura 11, é mostrado uma porção frontal de uma colheitadeira agrícola na forma de uma colheitadeira combinada 100. Similar à colheitadeira combinada 10 mostrada na Figura 1, a colheitadeira combinada 100 inclui diversos componentes convencionais, sendo tais componentes convencionais indicados com números de referência similares em ambas as Figuras. Por exemplo, a colheitadeira combinada 100 inclui uma unidade de base 12, uma plataforma 14, rodas dianteiras 16, um alojamento alimentador 18, pontões 20, conjuntos de recolha 22 e rolos extrator 24. Tais componentes são descritos com mais detalhes acima com referência à Figura 1, e não descritas com detalhes adicionais com referência à Figura 11.
[036] De acordo com outro aspecto da presente invenção, posicionada abaixo de cada unidade de fileira há uma unidade de soprador/picador 150 que pica o restolho que é extraído para baixo pelos rolos extratores 24, e sopra o restolho picado para trás em um ângulo de descarga selecionado. Cada unidade de soprador/picador 150 pode ser configurado de modo variante com calhas de descarga de diferentes comprimentos, um defletor ou sem defletor, chapas curvadas ou anguladas na extremidade de descarga do defletor, etc., similar às modalidades de unidade de soprador/picador 50 descrita acima. As unidades de soprador/picador 150 se diferem, principalmente, das unidades de soprador/picador 50 em que alguns ou todas possam ser ajustadas durante uma operação tanto sob comando (com base na entrada de operador) quanto automaticamente (com o uso de dados de agricultura de precisão) para descarregar o restolho em um ângulo de descarga desejada.
[037] Referindo-se às Figuras 11 a 13, de modo conjuntivo, a unidade de soprador/picador 150 inclui uma calha de descarga 152 e um defletor ajustável 154 na traseira da calha de descarga 152. Um alojamento circular 156 define guias 158 na extremidade dianteira das mesmas. Cada guia 158 define uma abertura similar a uma ranhura afunilada através da qual os talos passam para o interior do alojamento 156. As lâminas cortantes 160 giram no interior do alojamento 156 em alta velocidade rotacional e picam o restolho que é empurrado em uma direção descendente pelos rolos extratores 24. Uma cunha 162 ajuda a guiar os talos no interior do alojamento 156, conforme os mesmos são extraídos para baixo; entretanto, foi encontrado também que é preferível para a maioria das aplicações remover a cunha 162 (conforme indicado pelas linhas tracejadas). O alojamento 156 tem uma saída de descarga 164 que está em comunicação com uma extremidade de entrada 166 da calha de descarga 152. A calha de descarga 152 tem uma extremidade de descarga 168 que termina em um local que é alinhado geralmente com ou em frente a uma parede traseira 70 da plataforma 14.
[038] Em vez de ser afixado rigidamente ou manualmente ajustável, tal como mostrado nas Figuras 4 e 5, o defletor 154 define um componente ajustável que é acoplado de modo giratório com a extremidade de descarga 168 da calha de descarga 152, conforme indicado pela seta de duas pontas 170. O acoplamento giratório permite que o defletor 154 seja posicionado de modo seletivo e remoto em uma orientação desejada que fornece um ângulo de descarga desejado do restolho durante uma operação de modo de campo da colheitadeira combinada 10. Mais particularmente, na modalidade ilustrada, a calha de descarga 152 inclui um flange circular 172 em uma extremidade de descarga 168. O deflector 154 inclui um flange circular 174 em uma extremidade de entrada 176 do mesmo que tem um rebordo 178 que se estende na periferia radial de um flange circular 172. O rebordo 178 é configurado para fornecer uma pequena folga com um flange circular 172, de modo que o defletor 154 possa girar em relação à calha de descarga 152.
[039] O deflector 154 é acoplado com um atuador 180 na extremidade de descarga 182 do mesmo que gira de modo seletivo o defletor 154 a uma orientação de descarga desejada. Na modalidade mostrada, uma orelha 184 é afixada e se estende a partir de uma extremidade de descarga 182 do defletor 154. Uma haste plana 186 ou qualquer outro membro de conexão adequado tem uma extremidade inferior que é conectada à orelha 184 de maneira que permita um movimento pivotante entre os mesmos. Na modalidade ilustrada, a haste plana 186 é aparafusada à orelha 184 com o uso de um parafuso e a disposição de uma porca de travamento 188 com a porca de travamento não sendo totalmente apertada para permitir um movimento pivotante. A haste plana 186 tem uma extremidade superior que é conectada com um atuador 180 de maneira adequada.
[040] O atuador 180 é montado para se estruturar de modo adequado em uma plataforma 14, tal como a parede traseira 70, e é configurado para mover o defletor 154 em uma maneira que cause um efeito de uma orientação de descarga desejada do defletor 154. Na modalidade ilustrada, o atuador 180 é um atuador linear, conforme indicado pela seta de duas pontas 190. Os tipos adequados de atuadores podem incluir um motor de passo, um cilindro operado com fluido bidirecional (por exemplo, pneumático ou hidráulico), ou outro atuador adequado. Dependendo do tipo de atuador, a estrutura que interconecta o atuador com o defletor 154 pode variar.
[041] Referindo-se novamente à Figura 11, localizados no interior de uma estação de operação 192 estão um circuito de processamento elétrico 194, uma exibição visual 196 e uma memória 198. A memória 198 pode ser integrada no interior do circuito de processamento elétrico 194, conforme mostrado, ou pode ser separado de e acoplado com um circuito de processamento elétrico 194. A memória 198 pode ser de qualquer tipo adequado de memória, tal como uma memória estática ou dinâmica. A memória 198 pode incluir qualquer tipo de dados relevantes, incluindo dados de agricultura de precisão que podem ser gerados pelo operador ou obtidos a partir de um número de fontes comerciais diferentes (representados pela caixa pontilhada 200). Tais dados podem ser atualizados na memória 198 com o uso de qualquer técnica adequada, tal como uma transferência por upload sem fio ou com fio direto, transferência por upload de internet sem fio, transferência por upload de satélite, etc. Os dados de agricultura de precisão podem ser de diferentes tipos de dados, tais como um mapa topográfico da área geográfica; pelo menos um tipo de solo associado à área geográfica; pelo menos um nível de fertilidade de solo associado com a área geográfica; e pelo menos um nível de pH de solo associado à área geográfica.
[042] A exibição visual 196 é acoplada a um circuito de processamento elétrico 194 e fornece uma exibição visual a um operador localizado no interior da estação de operador 192. A exibição visual 196 pode exibir diversos tipos diferentes de informações visuais, incluindo dados de agricultura de precisão associados a um campo que é colhido, se as unidades de soprador/picador 150 estão em um modo de operação que formam uma leira ou um picote/espalhamento, uma orientação atual de um ou mais defletores 154, etc. A exibição visual 196 pode ser de qualquer tipo de exibição, tal como uma tela de LED, tela de LCD, etc.
[043] O circuito de processamento elétrico 194 é mostrado como um controlador eletrônico digital na Figura 11, contudo, também poderia ser configurado como um circuito de processamento do tipo analógico. O controlador eletrônico 194 é acoplado com cada um dos atuadores 180, tanto com fio quanto sem fio, conforme indicado pela linha pontilhada 195, e controla de modo seletivo a operação dos atuadores 180 tanto automaticamente quanto sob comando. Para o controle "sob comando" dos atuadores 180, um operador no interior da estação de operador 192 pode pressionar manualmente um comutador ou botão, tal como um botão virtual 202 em uma exibição visual 196. Um sinal de saída correspondente é fornecido a partir da exibição visual 196 a um controlador eletrônico 194, o qual, por sua vez, controla uma operação de atuadores 180 para causar um efeito em uma orientação de descarga desejada de unidades de soprador/picador 150. A orientação de descarga desejada pode ser a mesma ou diferente de uma fileira a outra, e nem todas as fileiras podem precisar de uma orientação de descarga controlável.
[044] Para um controle automático de atuadores 180, o controlador eletrônico 194 recebe dados de agricultura de precisão a partir de uma memória 198 associada a uma área geográfica, tal como um campo que é colhido. O controlador eletrônico 194 combina os dados de sistema de posicionamento global (GPS) correspondentes à posição da colheitadeira combinada com os dados de agricultura de precisão para estabelecer uma orientação de descarga desejada para um ou mais defletores 154. O controlador eletrônico 194 controla, então, os atuadores 180 a uma posição correspondente aos defletores 154 nas orientações de descarrega desejadas. Um operador pode ser solicitado em uma exibição visual 196 para aceitar a orientação de descarga das unidades de soprador/picador 150, ou pode destruir a orientação de descarga com base nos dados de agricultura de precisão combinados.
[045] Durante uma operação de colheita, pode ser desejável mudar as orientações de descarrega de um ou mais defletores 154 quando se troca a partir de um campo a outro, ou no interior de diferentes áreas geográficas no interior de um mesmo campo. Por exemplo, para um campo, pode ser desejável formar uma leira de restolho, enquanto para outro campo, pode ser desejável picar e espalhar o restolho em uma direção para trás sem que forme leiras. Tal formação de leiras e/ou picote/espalhamento também pode ocorrer no interior de diferentes áreas de um mesmo campo que é colhido, com base em uma observação visual e/ou dados de agricultura de precisão. Adicionalmente, pode ser desejável posicionar alguns dos defletores 154 para formar leira de restolho, enquanto outros direcionam o restolho em uma direção descendente ou para trás no campo. As unidades de soprador/picador controláveis 150 permitem tal ajuste dinâmico para ocorrer durante uma operação de campo, tanto sob comando quanto automaticamente, sem a necessidade de fechar a máquina e reconfigurar manualmente as unidades de soprador/picador individuais.
[046] De acordo com a modalidade da unidade de soprador/picador 150 mostrado nas Figuras 11 a 13, a calha de descarga 152 é estacionária e o defletor 154 se move em relação à calha de descarga 152. Essa configuração permite que a calha de descarga permaneça estacionária sob a plataforma 14, a qual pode ser uma exigência devido às considerações de espaço para algumas plataformas. Para outras plataformas, pode ser possível para o defletor 154 que seja acoplado de modo imóvel à calha de descarga 152, e a calha de descarga 152 acoplada de modo móvel ao alojamento soprador 156. Em termos gerais, um aspecto da presente invenção mostrado nas Figuras 11 a 13 é que a orientação de descarga das unidades de soprador/picador pode ser ajustada, tanto sob comando quanto automaticamente.
[047] Embora essa invenção tenha sido descrita em relação a pelo menos uma modalidade, a presente invenção pode ser modificada adicionalmente de acordo com o escopo revelado. Essa patente é destinada, portanto, a cobrir quaisquer variações, usos ou adaptações da invenção ao usar seus princípios gerais. Adicionalmente, essa patente é destinada a cobrir tais desvios da presente revelação, visto que abrangem a prática conhecida ou habitual na técnica que essa invenção pertence e que é abrangida pelos limites das reivindicações anexas.

Claims (13)

1. PLATAFORMA PARA UMA COLHEITADEIRA AGRÍCOLA COMBINADA (10, 100) que compreende: uma pluralidade de unidades de fileiras (1 a 8); uma pluralidade de unidades de soprador/picador (50, 150), sendo que cada dita unidade de soprador/picador (50, 150) está posicionada abaixo de uma respectiva dita unidade de fileira (1 a 8) e tem uma saída de descarga (64, 164), sendo que pelo menos duas das ditas unidades de soprador/picador (50, 150) têm uma calha de descarga (52, 152) conectada à dita saída de descarga (64, 164); e uma pluralidade de defletores (54, 154), em que cada defletor (54, 154) é posicionado em uma extremidade de descarga (68, 168) de uma respectiva calha de descarga (52, 152), caracterizada pelo fato de que: cada dito defletor (54, 154) é independentemente ajustável para direcionar um material de cultura em direção a uma leira formada sob a dita colheitadeira combinada (10,100).
2. PLATAFORMA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que cada dito defletor (54, 154) é giratório em relação a um eixo geométrico longitudinal de uma dita calha de descarga correspondente (54, 154).
3. PLATAFORMA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que inclui uma parede traseira (70), e em que a dita extremidade de descarga (68, 182) de cada dita calha de descarga (52, 152) é alinhada geralmente com a dita parede traseira (70).
4. PLATAFORMA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que cada dito defletor (54, 154) é um cotovelo curvado.
5. PLATAFORMA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que tem uma linha central longitudinal, e os ditos defletores (54, 154) são sucessivamente desalinhados de frente para trás, de uma dita unidade de fileira (19) a uma próxima dita unidade de fileira (19).
6. PLATAFORMA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que tem uma linha central longitudinal, e em que pelo menos duas das ditas unidades de soprador/picador (50, 150) mais próximas à dita linha central longitudinal não incluem a dita calha de descarga (52, 152) e o dito defletor (54, 154), e um restante das ditas unidades de soprador/picador (50, 150) não incluem a dita calha de descarga (52, 152) e o dito defletor (54, 154).
7. PLATAFORMA, de acordo com a reivindicação 6, caracterizada pelo fato de que cada dito defletor (54, 154) é configurado para descarregar material de cultura em direção à linha central longitudinal.
8. PLATAFORMA, de acordo com a reivindicação 6, caracterizada pelo fato de que duas das ditas unidades de soprador/picador (50, 150) mais próximas à dita linha central longitudinal não incluem a dita calha de descarga (52, 152) e o dito defletor (54, 154), sendo que as ditas duas unidades de soprador/picador (50, 150) têm lâminas de faca (60, 160) para picar um material de cultura, mas não têm a disposição de soprador para soprar o material de cultura.
9. PLATAFORMA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que cada dita calha de descarga (52, 152) é um duto de descarga fechado.
10. PLATAFORMA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que as ditas pelo menos duas unidades de soprador/picador (50, 150) são, cada uma, remotamente ajustáveis (180, 194) durante uma operação de modo de campo da colheitadeira (100).
11. PLATAFORMA, de acordo com a reivindicação 10, caracterizada pelo fato de que a dita calha de descarga (52,152) e o dito defletor (54, 154) incluem, cada um, um flange circular (172, 174) em encaixe mútuo a fim de permitir a rotação do dito defletor (54, 154) em relação à dita calha de descarga (52, 152).
12. PLATAFORMA, de acordo com a reivindicação 11, caracterizada pelo fato de que as ditas pelo menos duas unidades de soprador/picador (50, 150), incluem, cada uma, um atuador (180) acoplado a um dito defletor correspondente (54, 154).
13. PLATAFORMA, de acordo com a reivindicação 12, caracterizada pelo fato de que cada dito atuador (180) é um atuador linear que é conectado a um dito defletor correspondente (54, 154).
BR112015027875-2A 2013-05-06 2014-05-05 plataforma para uma colheitadeira agrícola combinada BR112015027875B1 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US201361820143P 2013-05-06 2013-05-06
US61/820,143 2013-05-06
US201361900463P 2013-11-06 2013-11-06
US61/900,463 2013-11-06
PCT/EP2014/059123 WO2014180788A1 (en) 2013-05-06 2014-05-05 Chopper/blower arrangement for a header used on an agricultural harvester

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR112015027875B1 true BR112015027875B1 (pt) 2020-10-27

Family

ID=50639545

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112015027875-2A BR112015027875B1 (pt) 2013-05-06 2014-05-05 plataforma para uma colheitadeira agrícola combinada

Country Status (5)

Country Link
US (1) US10039230B2 (pt)
EP (1) EP2993968B1 (pt)
CN (1) CN104955322B (pt)
BR (1) BR112015027875B1 (pt)
WO (1) WO2014180788A1 (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US9969569B2 (en) 2015-09-22 2018-05-15 Deere & Company Agricultural vehicle pneumatic distribution system
US10159187B2 (en) * 2016-04-04 2018-12-25 James E. Straeter Chopper assembly
GB2560997A (en) * 2017-03-31 2018-10-03 Kverneland Group Kerteminde As Dual conditioner plate
JP6830417B2 (ja) * 2017-07-28 2021-02-17 ヤンマーパワーテクノロジー株式会社 コンバイン
CN110393083A (zh) * 2019-06-03 2019-11-01 甘肃农业大学 一种防缠绕胡麻联合收获机割台
JP2021061865A (ja) * 2021-01-25 2021-04-22 ヤンマーパワーテクノロジー株式会社 コンバイン

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4251980A (en) * 1979-03-26 1981-02-24 Miller Kent A Cornstalk harvesting and windrow attachment for a corn picker header
DE19959282A1 (de) * 1999-12-09 2001-06-13 Kemper Gmbh Maschf Einzugs- und Pflückeinrichtung mit Häckseleinrichtung
DE10106013A1 (de) 2001-02-09 2002-08-14 Deere & Co Rundballenpresse
DE10224394A1 (de) 2002-06-01 2003-12-24 Deere & Co Rundballenpresse
US7856800B2 (en) * 2009-04-08 2010-12-28 Straeter James E Chopper assembly for a harvesting implement
US8087223B2 (en) * 2009-04-08 2012-01-03 Straeter James E Chopper assembly for a harvesting implement
US8196379B2 (en) * 2009-04-08 2012-06-12 Straeter James E Chopper assembly for a harvesting implement
CN201718211U (zh) 2010-06-29 2011-01-26 赵伯君 玉米秸秆收割粉碎机
CN202068763U (zh) 2011-05-28 2011-12-14 蔡增旺 多用途自走式秸秆收获机
US8991308B2 (en) 2011-11-30 2015-03-31 Cnh Industrial Canada, Ltd. Dual-pivoted quick bale ejector for round baler
CN202722068U (zh) 2012-07-10 2013-02-13 湖南中天龙舟农机有限公司 一种联合收割机的脱粒及清选系统
US10159185B2 (en) * 2012-08-22 2018-12-25 James E. Straeter Chopper assembly for a harvesting implement

Also Published As

Publication number Publication date
US20160081272A1 (en) 2016-03-24
CN104955322B (zh) 2018-01-26
WO2014180788A1 (en) 2014-11-13
CN104955322A (zh) 2015-09-30
EP2993968B1 (en) 2017-07-12
EP2993968A1 (en) 2016-03-16
US10039230B2 (en) 2018-08-07

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112015027875B1 (pt) plataforma para uma colheitadeira agrícola combinada
EP2820937B1 (en) Actuation linkage for flexible crop residue management
BR102015026093B1 (pt) colheitadeira agrícola com elevador equipado com soprador
BR112020005380B1 (pt) Sistema de remoção de resíduos para uma colheitadeira agrícola e extrator para remoção de resíduos a partir de culturas colhidas por uma colheitadeira agrícola
BR112019003700B1 (pt) Sistema de unidade de fileira e veículo agrícola
BR112019016957B1 (pt) Sistema de debulha para uma colheitadeira agrícola
BRPI0602893B1 (pt) Ventoinha para um cortador de palha, cortador de palha, palheta de vetoinha, e, unidade de colheitadeira agrícola
BR102017014759B1 (pt) Espalhador de resíduo de cultura e colheitadeira combinada
EP2820936B1 (en) System for flexible crop residue management
BR102016022930A2 (pt) veículo agrícola e sistema de manuseio de resíduo para uma colheitadeira agrícola
BR102016009860A2 (pt) plataforma agrícola com montagem de alimentação de múltiplos dedos
EP3537866B1 (en) Crop residue spreader rotor with different paddle shapes
BR102016008762B1 (pt) aparelho de resíduo de cultura para distribuição de resíduo de cultura e colheitadeira combinada
BR102020006882A2 (pt) Divisor de colheita para uma plataforma de milho
BR102015027084A2 (pt) peneira de fragmentos para ventilador de limpeza de grãos de ceifadeira-debulhadora
BR202015028228U2 (pt) sistema de limpeza de grãos de ceifadeira - debulhadora
US10398081B2 (en) Straw spreader and chaff spreader for a combine harvester
BR202017015425Y1 (pt) Disposição construtiva aplicada em plataforma para uma colheitadeira combinada
US9686917B2 (en) Debris screen for combine harvester grain cleaning fan
BR102018000469A2 (pt) Espalhador de resíduo de colheita para colheitadeira combinada
BR102023014881A2 (pt) Removedor de trado de transição
WO2018089796A1 (en) Crop residue spreader rotor with different paddle shapes
BR122023025354A2 (pt) Colheitadeira-debulhadora
BR102018070987B1 (pt) Colheitadeira combinada, e, conjunto de descarga de uma colheitadeira combinada
BR102018070987A2 (pt) Colheitadeira combinada, e, conjunto de descarga de uma colheitadeira combinada

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 05/05/2014, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.