BR112014032317B1 - lâminas elásticas compreendendo uma variedade de camadas e zonas, e métodos para produção de tais produtos - Google Patents
lâminas elásticas compreendendo uma variedade de camadas e zonas, e métodos para produção de tais produtos Download PDFInfo
- Publication number
- BR112014032317B1 BR112014032317B1 BR112014032317-8A BR112014032317A BR112014032317B1 BR 112014032317 B1 BR112014032317 B1 BR 112014032317B1 BR 112014032317 A BR112014032317 A BR 112014032317A BR 112014032317 B1 BR112014032317 B1 BR 112014032317B1
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- different
- zones
- fibers
- polymer
- layer
- Prior art date
Links
Images
Classifications
-
- D—TEXTILES; PAPER
- D04—BRAIDING; LACE-MAKING; KNITTING; TRIMMINGS; NON-WOVEN FABRICS
- D04H—MAKING TEXTILE FABRICS, e.g. FROM FIBRES OR FILAMENTARY MATERIAL; FABRICS MADE BY SUCH PROCESSES OR APPARATUS, e.g. FELTS, NON-WOVEN FABRICS; COTTON-WOOL; WADDING ; NON-WOVEN FABRICS FROM STAPLE FIBRES, FILAMENTS OR YARNS, BONDED WITH AT LEAST ONE WEB-LIKE MATERIAL DURING THEIR CONSOLIDATION
- D04H13/00—Other non-woven fabrics
-
- D—TEXTILES; PAPER
- D10—INDEXING SCHEME ASSOCIATED WITH SUBLASSES OF SECTION D, RELATING TO TEXTILES
- D10B—INDEXING SCHEME ASSOCIATED WITH SUBLASSES OF SECTION D, RELATING TO TEXTILES
- D10B2401/00—Physical properties
- D10B2401/06—Load-responsive characteristics
- D10B2401/061—Load-responsive characteristics elastic
Landscapes
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Textile Engineering (AREA)
- Laminated Bodies (AREA)
- Nonwoven Fabrics (AREA)
- Moulding By Coating Moulds (AREA)
- Casting Or Compression Moulding Of Plastics Or The Like (AREA)
- Application Of Or Painting With Fluid Materials (AREA)
Abstract
LÂMINAS OU PRODUTO COM VÁRIAS CAMADAS, E MÉTODO PARA PRODUÇÃO DE TAIS PRODUTOS. A invenção oferece métodos para produção de lâminas elásticas e/ou flexíveis, e produtos apresentando duas ou mais zonas com diferentes materiais e desempenhos. Os produtos podem compreender materiais, tais como elastômeros naturais e outros polímeros sintéticos. O método de produção de produtos elásticos inclui a pulverização de diversos materiais sobre zonas diferentes de um molde de peça ou correia transportadora.
Description
[001] A presente invenção está relacionada a produtos e lâminas bidimensionais e tridimensionais, compostos de materiais elásticos e/ou flexíveis, tais como elastômeros naturais e outros polímeros sintéticos. A invenção também está relacionada a métodos de formação de camadas de material adicional, tal como fibras, para produzir os produtos elásticos 2D e 3D.
[002] Esse pedido é um aperfeiçoamento do pedido pendente da Patente U.S. No. 12/875.716. O citado pedido introduziu um método para produção de uma lâmina de não- tecido elástica, compreendendo um material elástico, tal como borracha natural e fibras soltas em um molde de peça, tal como correia transportadora ou modelo. Neste pedido, foram introduzidos alguns novos aspectos às características dos produtos para expandir as suas utilizações e aplicações.
[003] A presente invenção está relacionada a métodos para produção de uma lâmina com várias camadas de produtos elásticos, que não deformam, compostos principalmente de materiais, tais como elastômeros resistentes, incluindo, mas não limitados à borracha de látex natural ou poliuretano, utilizando uma variedade de unidades de spray controladas para pulverização do material principal ou materiais na superfície de uma parede, tal como um molde de uma peça. O produto resultante é uma lâmina apresentando no mínimo duas zonas diferentes unificadas. A presente invenção é também direcionada a métodos melhorados de preparação de produtos que apresentam um revestimento de superfície com tipos de fibras soltas iguais ou diferentes, e um método para produção de regiões de microporosidade iguais ou diferentes em tais produtos.
[004] A presente invenção descreve uma lâmina com espessuras, compósitos e estruturas diferentes em áreas distintas. A criação de tal lâmina ou tecido é muito semelhante à impressão em 3D”.
[005] A criação de não-tecido descartável através do uso da tecnologia descrita é de fato uma impressão 3D do tecido.
[006] Em um aspecto, a invenção oferece lâminas compostas de duas ou mais zonas, onde no mínimo uma zona apresenta um compósito e aspecto diferente de uma das zonas remanescentes; e a lâmina é composta de não-tecido e é elástica.
[007] Em outro aspecto, a invenção oferece métodos para produção de uma peça elástica compreendendo a aplicação de um ou mais materiais em um molde ou correia, utilizando máquinas, compartimentos ou materiais diferentes em diferentes layouts para produzir uma peça com duas ou mais zonas, onde no mínimo uma zona compreende um aspecto e um material diferente de uma das zonas remanescentes.
[008] Estas e outras modalidades da invenção se tornarão claras através da descrição detalhada a seguir.
[009] As seguintes figuras apresentam exemplos das duas modalidades possíveis desta invenção: Figura 1 representa um corte da lâmina da invenção, apresentando duas zonas - zona 1 (esquerda) e zona 2 (direita). Cada zona compreende três camadas. A camada superior de ambas as zonas é produzida pelo compósito 1. A camada central da zona 1 é produzida pelo compósito 2, enquanto a da zona 2 é produzida pelo compósito 3. A camada inferior da zona 1 é produzida pelo compósito 3, enquanto a da zona 2 é produzida pelo compósito 2; A figura 2 representa uma seção através de uma lâmina desta invenção, com as lâminas apresentando a mesma estrutura da figura 1, e também compreendendo uma camada adicional do compósito 4 produzida acima da camada superior (compósito 1) em um local específico, cobrindo totalmente a zona 1, mas somente parte da zona 2. Essa estrutura específica cria diferenças na espessura de áreas diferentes da lâmina.
[010] A presente invenção está relacionada a produtos elásticos, que não deformam, compostos de materiais com elastômeros resistentes, tais como borracha de látex natural, poliuretano ou outros materiais sintéticos, em um estado líquido capaz de ser pulverizado, e métodos de produção de tais produtos, utilizando uma pulverização controlada do material líquido na superfície da parede, tal como uma peça de molde. O produto resultante é uma lâmina com no mínimo duas zonas diferentes. A presente invenção é também direcionada a produtos que apresentam uma superfície flocada com fibras simples ou duplas, e produtos, tais como lâminas de não-tecidos apresentando um nível desejado de porosidade em cada zona diferente, para obter uma boa ventilação ou permeabilidade nas zonas diferentes de tais produtos. A presente invenção é também direcionada a produtos produzidos pelos métodos da invenção. Estes produtos apresentam especificações melhoradas e sensibilidade ao tato em ambos os lados do produto. A lâmina unificada permite a criação de um produto com diferentes desempenhos em áreas distintas, sem a necessidade de se ligar a outras lâminas de diferentes materiais.
[011] A frase “unificada dentro da lâmina” significa que os compósitos de duas zonas adjacentes entre si, são misturados em suas linhas de conexão, criando uma lâmina sem emendas, contínua.
[012] O termo floco” ou “flocagem” se refere ao processo de aplicação, ligação ou aderência de fibras soltas a uma superfície.
[013] Os termos “molde”, “matriz” ou “molde para peça” são utilizados intercambiavelmente. Um molde ou matriz é um objeto produzido de qualquer forma ou tamanho desejado e serve como um modelo para a produção de produtos. Por exemplo, se um produto na forma de uma máscara facial é desejado, então um molde pode ser elaborado na forma e tamanho desejados. O molde pode ser plano ou bidimensional, tal como uma correia transportadora plana. De forma alternada, o molde pode ser tridimensional e apresentar uma forma complexa na qual a peça é ajustada. Além disso, o molde pode ser feito de qualquer material adequado, tal como metal (por exemplo, alumínio), porcelana, cerâmica, plástico ou compósito (por exemplo, metal e plástico).
[014] Os termos “produto” e “peça” são utilizados intercambiavelmente e podem também incluir qualquer objeto que pode ser produzido utilizando os métodos, dispositivos e moldes da invenção. Os produtos elásticos apresentam uma variedade de aplicações incluindo, sem limitação, o uso industrial, tais como em tubos, lacres, lâminas de membranas, membranas de filtração; na indústria alimentícia, tais como em embalagens respiráveis ou coberturas para alimentos perecíveis; na indústria médica para produtos tais como vestimentas e ataduras; sanitária, esportiva, e na indústria de higiene pessoal, tais como vestimentas, incluindo as de proteção e roupas íntimas, tais como sutiãs, cuecas, meias ou luvas, e qualquer outra vestimenta para uso veterinário ou usual. Outros exemplos de vestimentas são descritos em USSN 10/723.244, depositada em 26 de novembro de 2003, e em USSN 09/744.779, depositada em 5 de agosto de 1999, ambas sendo incorporadas na presente invenção em sua totalidade como referência.
[015] O termo “fibras soltas” se refere a qualquer material de fibra flocada adequado incluindo materiais naturais ou sintéticos, e pode ser hidrofílico, hidrofóbico, ou uma combinação dos dois. Fibras hidrofílicas incluem fibras molháveis, isto é, fibras hidrofóbicas que foram tratadas e se tornaram hidrofílicas, fibras absorvente e fibras de polímeros superabsorventes. Exemplos de fibras que podem ser umedecidas incluem fibras de biocomponentes, fibras de polipropileno e fibras de poliéster que foram tratadas, por exemplo, com surfactantes. Exemplos de fibras que podem ser umedecidas são as de poliéster, tais como Dupont-Akra 11A brilhante, disponível comercialmente da DuPont Company, tratada com um surfactante, tal como Tween 20, disponível comercialmente da ICI Americas Inc. As fibras absorventes são fibras hidrofílicas. As fibras absorventes podem compreender fibras rayon, fibras acrílicas, fibras de nylon, fibras de álcool polivinílico, e fibras de celulose natural ou regenerada. Exemplo de fibra absorvente é a fibra rayon. Fibras de polímeros superabsorventes são fibras hidrofílicas que são intumescíveis e capazes de absorver de mais de cerca de 5 g/g (de peso da fibra) de solução salina 1%. Exemplos de fibras de polímeros superabsorventes são fibras de poliacrilato, fibras de celulose enxertada, e fibras de ácido maléico. Exemplos de fibras de polímeros superabsorventes incluem OASIS tipo 101, disponível comercialmente da Technical Absorbents Limited e CAMELOT, disponível comercialmente da Camelot, Alberta, Canadá. Uma fibra de preferência para uso na invenção é a de algodão. Qualquer método adequado para fornecimento de fibras soltas que permita a sua aplicação na superfície pode ser utilizado. Por exemplo, as fibras soltas podem ser pulverizadas ou sopradas na superfície da parede, assim como eletrostaticamente e/ou pneumaticamente flocada.
[016] O termo “material do produto” compreende um material elástico adequado, tal como polímeros naturais ou sintéticos. Um polímero natural inclui, sem limitação, borracha de látex. Um polímero sintético inclui, sem limitação, poliuretano. Para objetivos de pulverização emulsões, suspensões ou soluções do material do produto, por exemplo, borracha de látex líquido, são geralmente utilizadas. Após a pulverização do material do produto, com ou sem etapas de processo adicional, o produto do material é de preferência deixado secar antes de sua remoção da superfície. O processo de secagem pode incluir cura ou fixação, dependendo da escolha do produto do material. Por exemplo, quando a borracha de látex é utilizada como o material do produto, ela pode ser curada a medida que é seca. Na prática desta invenção, o material do produto de preferência é borracha de látex natural, que forma produtos duráveis, flexíveis, que não deformam.
[017] O termo “parede” pode se referir a um molde de peça plana ou dimensional, tal como uma correia transportadora plana ou qualquer superfície plana de forma adequada a qual o produto é substancialmente ajustado. De forma alternada, a parede pode ser um molde da peça tridimensional apresentando uma forma complexa ou em alto relevo a qual o produto é substancialmente ajustado. De forma alternada, a parede pode ser uma correia transportadora de forma complexa, ou perfurada, ou uma combinação destas. A parede pode ser produzida de quaisquer materiais adequados, tais como plástico, borracha, compósito (por exemplo, de metal e plástico ou cerâmica), cerâmica, metal tal como alumínio ou aço inóx.
[018] A presente invenção oferece uma melhora significativa e surpreendente das tecnologias conhecidas na área pela redução do número de etapas do processo e custos envolvidos. Além disso, a presente invenção oferece uma forma eficaz e econômica para produzir produtos finos, lâminas e não-tecido que combinam zonas diferentes, com diferentes desempenhos na mesma lâmina unificada, podendo ser flocada com fibras no mínimo em uma superfície.
[019] Em uma modalidade da invenção, um método é fornecido para produção de uma peça elástica, com o citado método compreendendo as etapas de: (a) aplicação de no mínimo um tipo de agente umidificante na superfície de uma parede; (b) aplicação de uma primeira camada de no mínimo um tipo de fibras soltas em no mínimo uma porção da superfície da parede para produzir uma superfície parcialmente revestida com fibra. As fibras soltas são eletrostaticamente flocadas ou por qualquer outra forma adequada, até que elas alcancem a parede substancialmente perpendicular a sua superfície; e (c) pulverização de um material do produto líquido de no mínimo um tipo nas fibras de suporte para formar uma camada de material de produto de espessura pré-determinada na superfície revestida por fibras, e produzir uma peça elástica, onde a camada do material do produto apresenta uma superfície externa e interna, e as fibras são ligadas à superfície interna da camada do material do produto. Outra modalidade também compreende a etapa de aplicação de uma segunda camada de fibras soltas em no mínimo uma parte da superfície externa da camada do material do produto, onde a camada do material do produto não é curada ou é parcialmente curado. Em outra modalidade, o método também compreende as etapas de secagem da camada do produto e remoção da peça elástica da superfície.
[020] Os métodos anteriores podem também compreender a utilização de componentes de máquinas ou materiais diversos em configurações diferentes para produzir zonas de qualidades diferentes no produto.
[021] Por exemplo, o método para produção de uma peça elástica pode compreender a aplicação de um ou mais materiais em um transportador ou em um molde ao mesmo tempo utilizando diferentes máquinas ou compartimentos, ou materiais diferentes em layouts diferentes para produzir uma peça apresentando duas ou mais zonas, onde no mínimo uma zona apresente um tipo de material diferente das zonas remanescentes. Cada material aplicado pode ser um material líquido conforme definido acima.
[022] Em uma modalidade, no mínimo dois bocais de pulverização diferentes são utilizados lado a lado no transportador de forma cruzada para pulverizar o material (por exemplo, material líquido) em paralelo, para que uma zona do produto apresente uma densidade menor do que a outra parte. Cada bocal pode pulverizar o mesmo material ou materiais diferentes.
[023] Os bocais podem ser dispostos em uma fileira. Por exemplo, quando dispostos em uma fileira, o primeiro bocal pode pulverizar um ângulo mais amplo do que o segundo para aumentar a espessura de uma seção do produto utilizando uma camada elastomérica mais espessa.
[024] Ainda em outra modalidade, os bocais são configurados para aplicar ao mesmo tempo, os mesmos materiais ou diferentes com taxas diversas para controlar a quantidade de material pulverizado em áreas diferentes.
[025] Ainda em outra modalidade, os bocais são configurados para aplicar ao mesmo tempo, os mesmos materiais ou diferentes com taxas diversas para controlar a quantidade de material pulverizado em áreas diversas para criar áreas de porosidade diferentes.
[026] Tais grupos de bocais podem ser utilizados, por exemplo, na etapa (c), conforme descrito acima, para pulverizar diferentes materiais do produto. Por exemplo, dois materiais diferentes (tipos de polímeros diferentes) podem ser pulverizados em duas ou mais zonas ao mesmo tempo. Em outro exemplo, materiais diferentes (cores diferentes) podem formar camadas pela aplicação de uma primeira camada de material e então pela aplicação de uma segunda camada de material sobre a primeira.
[027] Ainda em outra modalidade, no mínimo dois bocais similares são utilizados para pulverizar polímeros diferentes, diferindo em relação ao tipo do polímero, formulação ou qualquer propriedade ou aspecto, tal como, mas não limitado a qualquer propriedade mecânica, viscosidade, cor, aromas, ou qualquer outro aspecto desejado.
[028] Em um exemplo, os diferentes polímeros podem ser selecionados independentemente de borracha natural, borracha natural de alto módulo, de baixo módulo, poliuretano, silicones e semelhantes.
[029] Em outra modalidade, o polímero aplicado a uma das zonas do produto apresenta um módulo maior do que o polímero aplicado a no mínimo outra zona. Em outra modalidade, o polímero aplicado a primeira zona do produto apresenta um módulo maior do que o polímero aplicado a uma segunda zona.
[030] Em outra modalidade, no mínimo duas máquinas de flocagem são utilizadas para aplicar diferentes tipos de fibras. Tais máquinas de flocagem podem ser utilizadas, por exemplo, na etapa (b), conforme descrito acima, para aplicar tipos diferentes de fibras soltas, a diferentes zonas do produto. Por exemplo, tipos de fibras diferentes podem ser aplicados ao agente umidificante em zonas adjacentes, ou um tipo de fibra pode ser aplicado ao agente umidificante (uma superfície da camada do material do produto), e um segundo tipo de floco aplicado sobre a segunda superfície da camada do material do produto.
[031] Ainda em outra modalidade, no mínimo duas máquinas de flocagem são utilizadas para aplicar fibras diferentes, podendo diferir em relação ao tipo, material, comprimento, diâmetro, cor, odor, composição, retenção de água, hidrofobicidade ou qualquer outro aspecto desejado.
[032] Quando diferentes flocos são aplicados em duas ou mais zonas, o floco pode ser pulverizado na parte superior do mesmo material do produto ou de material diverso. Em uma modalidade, diferentes flocos são aplicados a no mínimo duas zonas distintas, e os flocos são pulverizados no mesmo material do produto. Em outra modalidade, diferentes flocos são aplicados a no mínimo duas zonas distintas e cada tipo de floco é pulverizado em um material do produto diferente.
[033] Em outra modalidade, o agente umidificante é revestido com um primeiro floco, sendo pulverizado em um ou mais materiais do produto, em uma ou mais zonas, e um segundo floco é aplicado à superfície externa do material do produto.
[034] Os métodos anteriores podem ser utilizados para formar lâminas de não-tecido unificadas, elásticas apresentando duas ou mais zonas, onde no mínimo uma zona apresenta um aspecto diferente de uma das zonas remanescentes.
[035] Em certas modalidades, as lâminas de não-tecido elásticas podem compreender três ou mais zonas; ou quatro ou mais zonas; ou cinco ou mais zonas. Em outras modalidades, as lâminas de não-tecido elásticas podem compreender duas a dez zonas; ou duas a cinco zonas; ou duas a quatro zonas; ou duas ou três zonas. Ainda em outras modalidades, as lâminas de não-tecido podem apresentar duas ou três ou quatro ou cinco zonas; ou tantas zonas forem necessárias para um determinado objetivo. Todas as zonas foram produzidas como uma lâmina unificada.
[036] Cada uma das zonas das lâminas de não-tecido elástica pode estar, por exemplo, mas não limitada (1) à superfície superior e à superfície inferior; (2) ao lado direito e ao lado esquerdo; (3) a porção central, longitudinal e as partes do lado remanescente; (4) faixas de direção cruzada; ou qualquer outra definição de zona desejada ou combinações destas.
[037] Em uma modalidade, cada zona do produto compreende materiais elastoméricos diferentes, tais como, mas não limitados a borracha de látex natural, poliuretano ou outros materiais sintéticos.
[038] Os aspectos do material de cada uma das zonas podem apresentar propriedades diferentes, tais como, mas não limitadas a tipo de polímero, formulação, composição, peso da base, espessura, porosidade, permeabilidade da água ou de qualquer outro líquido, ventilação, resistência ao rasgamento, alongamento na ruptura, força de retração após extensão, resistência à tensão, e qualquer outra propriedade mecânica, cor, odor, sensibilidade ao tato.
[039] Em outra modalidade, a lâmina de não-tecido elástica compreende diferentes fibras soltas em zonas diferentes, com fibras diferindo em relação ao tipo, material, comprimento, diâmetro, cor, odor, composição, retenção de água, hidrofobicidade ou qualquer outro aspecto desejado.
[040] Ainda em outra modalidade, as zonas do produto compreendem níveis de porosidade diferentes.
[041] Em exemplos particulares, a lâmina pode compreender uma primeira zona apresentando um primeiro material e um primeiro floco e uma segunda zona, adjacente a primeira, apresentando o primeiro material e um segundo floco. Em outro exemplo, a lâmina pode compreender uma primeira zona apresentando um primeiro material e um primeiro floco; uma segunda zona, adjacente a primeira, apresentando o primeiro material e um segundo floco; e uma terceira zona, adjacente a primeira ou a segunda zona, apresentando um segundo material e o primeiro floco.
[042] Em outro exemplo, as camadas podem ser pulverizadas uma em cima da outra, de forma que a lâmina possa compreender zonas adjacentes cada, onde as pilhas de camadas aplicadas são diferentes em cada zona. Podem ser obtidos diferentes sanduíches lado a lado unificados na mesma lâmina.
[043] Em outro exemplo, no mínimo uma das zonas da lâmina pode compreender um polímero apresentando um módulo diferente do polímero das zonas remanescentes. Tais lâminas podem ser úteis para uso médico para oferecer uma atadura que atenda às diferentes exigências de pressão local.
[044] Em outro exemplo, materiais diferentes podem ser usados em zonas diferentes para criar uma área “respirável” na lâmina; ou uma área de prova melhorada de vazamento.
[045] Em outro exemplo, fibras diferentes podem ser aplicadas às superfícies interna e externa de uma lâmina, fornecendo fibras de algodão na superfície interna, e fibras artificiais na externa. Tais lâminas podem ser úteis, por exemplo, na produção de calças ou outras vestimentas.
[046] Em outro exemplo, zonas diferentes podem ser fornecidas com diferentes flocos coloridos. Tais cores diferentes podem ser aplicadas em zonas adjacentes em uma superfície da lâmina para produzir um efeito desejado; ou um floco colorido pode ser fornecido a uma superfície interna da lâmina e outro floco colorido à superfície externa da lâmina.
[047] Os métodos e produtos fornecidos na presente invenção podem ser utilizados na indústria de não-tecido, como uma lâmina de não-tecido elástica a ser utilizada sozinha, ou combinada com outros materiais, tais como, mas não limitados a tecido e não-tecido, para criar produtos finais prontos para uso, tais como, mas não limitados a fraldas, absorventes, ataduras, embalagens, estofamentos, cortinas, vestimentas, cartazes, acessórios bélicos e semelhantes.
[048] Os especialistas na área irão considerar que a presente invenção não está limitada ao que foi descrito e demonstrado acima. A presente invenção inclui variações e modificações de vários aspectos descritos na especificação e demonstrados nos desenhos, que serão percebidos pelos especialistas na área com a leitura da descrição e que estão dentro do escopo da invenção.
Claims (10)
1. Método para a produção de uma folha ou produto flocado unificado com pelo menos duas zonas empilhadas adjacentes diferentes com linhas de conexão combinadas, cada zona empilhada tendo uma estrutura diferente, o referido método caracterizado por compreender: fornecer uma parede de um transportador; fornecer uma ou mais unidades de pulverização controlada e uma ou mais máquinas de flocagem, em que as unidades de pulverização compreendem bocais, os bocais dispostos lado a lado em uma direção transversal do transportador e configurados para aplicar um polímero líquido ou um agente umidificante, e em que as máquinas de flocagem são configuradas para aplicar fibras soltas; aplicar pelo menos uma camada inicial ou inferior de pelo menos dois materiais diferentes selecionados a partir de um polímero líquido ou fibras soltas ao mesmo tempo em diferentes regiões de uma superfície da parede do transportador para produzir a camada inicial ou inferior com pelo menos dois diferentes zonas adjacentes que utilizam uma ou mais unidades de pulverização e uma ou mais máquinas de flocagem; aplicar pelo menos uma segunda camada ou camada superior de pelo menos dois materiais diferentes selecionados a partir de um polímero líquido ou fibras soltas ao mesmo tempo nas referidas pelo menos duas zonas adjacentes diferentes da referida camada inicial ou inferior usando as uma ou mais unidades de pulverização e a única ou mais máquinas de flocagem, de modo a produzir uma folha ou produto sem costura e unificado com pelo menos duas zonas empilhadas adjacentes diferentes, cada zona empilhada com uma estrutura diferente, em que cada estrutura compreende uma pilha de camadas aplicadas, em que pelo menos duas zonas empilhadas adjacentes diferentes têm linhas de conexão que são misturadas, em que cada zona empilhada tem uma camada superior e uma camada inferior; e permitir que a folha ou produto seque antes da remoção da parede, em que pelo menos duas zonas empilhadas adjacentes diferentes criadas ao mesmo tempo diferem em: (a) composição e caráter do polímero; (b) espessura da camada de polímero; (c) porosidade da camada de polímero; (d) composição, caráter, tamanho ou quantidade de fibras reunidas; (e) localização das fibras reunidas na camada superior da zona, camada inferior da zona ou ambas as camadas superior / inferior da zona; (f) número de camadas aplicadas; ou (g) ordem das camadas aplicadas.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a composição e o caráter do polímero compreendem resistência à tração do polímero, resistência ao rasgamento, cor, odor, sensibilidade ao tato ou compostabilidade.
3. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que as diferenças de composição, caráter, tamanho ou quantidade de fibras compreendem comprimento, diâmetro, cor ou caráter hidrofóbico / hidrofílico da fibra.
4. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que os bocais são configurados para aplicar ao mesmo tempo o polímero líquido a taxas diferentes, de modo a controlar a quantidade de polímero líquido pulverizado nas diferentes zonas ou para criar áreas de porosidade diferente.
5. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que pelo menos dois bocais de pulverização diferentes são usados para pulverizar ao mesmo tempo diferentes polímeros líquidos para formar diferentes camadas de polímero.
6. Método, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que as diferentes camadas de polímero diferem em tipo de polímero, compostabilidade, espessura, porosidade, água ou qualquer outra permeabilidade a líquidos, respirabilidade, resistência ao rasgamento, alongamento na ruptura, força de retração após extensão, resistência à tração, cor, odor ou sensibilidade ao tato.
7. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que pelo menos duas máquinas de flocagem são usadas para aplicar diferentes fibras soltas.
8. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que as folhas ou produtos unificados compreendem três ou mais zonas empilhadas, quatro ou mais zonas empilhadas ou cinco ou mais zonas empilhadas.
9. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que quando as fibras soltas são aplicadas a pelo menos uma região da superfície da parede para formar a camada inicial ou inferior, o método compreende ainda a aplicação de um agente umidificante na pelo menos uma região de a superfície da parede antes de aplicar as fibras soltas, de modo a reter temporariamente as fibras na superfície da parede.
10. Método, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que o polímero líquido é aplicado no topo das fibras na parede.
Applications Claiming Priority (3)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
US13/531,024 US9731319B2 (en) | 2004-11-05 | 2012-06-22 | Stretchable sheets comprising a variety of layers and zones and methods to produce such products |
US13/531,024 | 2012-06-22 | ||
PCT/IB2013/001807 WO2013190385A2 (en) | 2012-06-22 | 2013-06-20 | Stretchable sheets comprising a variety of layers and zones and methods to produce such products |
Publications (3)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR112014032317A2 BR112014032317A2 (pt) | 2017-06-27 |
BR112014032317A8 BR112014032317A8 (pt) | 2021-04-06 |
BR112014032317B1 true BR112014032317B1 (pt) | 2021-07-06 |
Family
ID=49165785
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BR112014032317-8A BR112014032317B1 (pt) | 2012-06-22 | 2013-06-20 | lâminas elásticas compreendendo uma variedade de camadas e zonas, e métodos para produção de tais produtos |
Country Status (9)
Country | Link |
---|---|
EP (1) | EP2864536B1 (pt) |
JP (1) | JP6302898B2 (pt) |
KR (1) | KR102282010B1 (pt) |
CN (1) | CN104471131B (pt) |
BR (1) | BR112014032317B1 (pt) |
CA (1) | CA2877494C (pt) |
IL (1) | IL236344B (pt) |
MX (1) | MX359589B (pt) |
WO (1) | WO2013190385A2 (pt) |
Families Citing this family (6)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
WO2017001325A1 (de) * | 2015-06-29 | 2017-01-05 | Covestro Deutschland Ag | Verfahren zur herstellung von 3d objekten |
US10633244B2 (en) * | 2015-09-29 | 2020-04-28 | Primaloft, Inc. | Blowable floccule insulation and method of making same |
WO2018021292A1 (ja) * | 2016-07-28 | 2018-02-01 | 株式会社エアウィーヴ | 寝具および寝具用カバーシート |
CN112740400A (zh) * | 2018-12-28 | 2021-04-30 | 深圳市柔宇科技股份有限公司 | 可拉伸基材及其制造方法 |
CN110450414B (zh) * | 2019-08-21 | 2021-09-14 | 华育昌(肇庆)智能科技研究有限公司 | 一种绒毛制品3d打印组件 |
FR3145310A1 (fr) | 2023-01-26 | 2024-08-02 | Decathlon | Pneu dont la bande de roulement est formée entièrement ou en partie d’un matériau composite de construction moulée unitaire |
Family Cites Families (16)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US2592602A (en) * | 1950-09-20 | 1952-04-15 | Walter R Saks | Process of producing flocked articles |
JPS5111131B1 (pt) * | 1970-09-11 | 1976-04-09 | ||
JPS55147171A (en) * | 1979-05-08 | 1980-11-15 | Duskin Franchise Co Ltd | Manufacture of multicolored flocked sheet |
JPS57160608A (en) * | 1981-03-31 | 1982-10-04 | Toppan Printing Co Ltd | Manufacture of facing sheet |
JP2963314B2 (ja) * | 1993-09-24 | 1999-10-18 | 三菱電線工業株式会社 | 電波吸収体の製造方法 |
US5873963A (en) * | 1997-06-02 | 1999-02-23 | The Procter & Gamble Company | Process for making an absorbent composite web |
EP1054092A1 (en) * | 1999-05-17 | 2000-11-22 | Nippon Petrochemicals Company, Limited | Composite sheet having elasticity, elastic web made from thermoplastic elastomer, and method and apparatus of manufacturing the same |
JP3658303B2 (ja) * | 2000-09-01 | 2005-06-08 | ユニ・チャーム株式会社 | 弾性伸縮性複合シートおよびその製造方法 |
JP2002144461A (ja) * | 2000-08-28 | 2002-05-21 | Uni Charm Corp | 複合シート |
FR2838936B1 (fr) * | 2002-04-30 | 2004-12-24 | Oreal | Dispositif d'application d'un produit, notamment cosmetique, recouvert d'un floquage de differents types de fibres |
US20050119631A1 (en) * | 2003-10-22 | 2005-06-02 | Tamicare Ltd. | Method of producing absorptive areas for protective products |
US20050142339A1 (en) * | 2003-12-30 | 2005-06-30 | Price Cindy L. | Reinforced elastic laminate |
US7901740B2 (en) * | 2004-11-05 | 2011-03-08 | Tamicare Ltd. | Methods to produce stretchable products |
US20060143767A1 (en) * | 2004-12-14 | 2006-07-06 | Kaiyuan Yang | Breathable protective articles |
US7709405B2 (en) * | 2005-05-17 | 2010-05-04 | Milliken & Company | Non-woven composite |
US8021735B2 (en) * | 2007-01-08 | 2011-09-20 | Xymid, Llc | Stitchbonded fabric with a substrate having diverse regional properties |
-
2013
- 2013-06-20 WO PCT/IB2013/001807 patent/WO2013190385A2/en active Application Filing
- 2013-06-20 JP JP2015517873A patent/JP6302898B2/ja active Active
- 2013-06-20 BR BR112014032317-8A patent/BR112014032317B1/pt active IP Right Grant
- 2013-06-20 KR KR1020157000998A patent/KR102282010B1/ko active IP Right Grant
- 2013-06-20 CA CA2877494A patent/CA2877494C/en active Active
- 2013-06-20 MX MX2014016116A patent/MX359589B/es active IP Right Grant
- 2013-06-20 CN CN201380036761.6A patent/CN104471131B/zh active Active
- 2013-06-20 EP EP13762221.3A patent/EP2864536B1/en active Active
-
2014
- 2014-12-18 IL IL236344A patent/IL236344B/en active IP Right Grant
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
KR20150023763A (ko) | 2015-03-05 |
WO2013190385A2 (en) | 2013-12-27 |
MX359589B (es) | 2018-10-03 |
CA2877494C (en) | 2020-08-04 |
JP2015521695A (ja) | 2015-07-30 |
BR112014032317A8 (pt) | 2021-04-06 |
IL236344A0 (en) | 2015-02-26 |
WO2013190385A3 (en) | 2014-02-20 |
IL236344B (en) | 2018-04-30 |
BR112014032317A2 (pt) | 2017-06-27 |
EP2864536B1 (en) | 2018-03-21 |
KR102282010B1 (ko) | 2021-07-27 |
EP2864536A2 (en) | 2015-04-29 |
JP6302898B2 (ja) | 2018-03-28 |
MX2014016116A (es) | 2015-11-30 |
CN104471131B (zh) | 2017-06-13 |
CN104471131A (zh) | 2015-03-25 |
CA2877494A1 (en) | 2013-12-27 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
BR112014032317B1 (pt) | lâminas elásticas compreendendo uma variedade de camadas e zonas, e métodos para produção de tais produtos | |
US9731319B2 (en) | Stretchable sheets comprising a variety of layers and zones and methods to produce such products | |
CN1108920C (zh) | 非弹性片层的可沿横向伸缩的窄缩层压件 | |
ES2401092T3 (es) | Material compuesto elástico transpirable | |
CN101977748B (zh) | 可拉伸产品的制造方法 | |
KR101087564B1 (ko) | 신축성 적층 시트 | |
JP6285737B2 (ja) | ウェットシート用不織布、ウェットワイピングシート、および液体含浸皮膚被覆シート | |
CN107000361B (zh) | 具有经改善的粘结特征的非织造开孔弹性膜 | |
BRPI0719065B1 (pt) | Compósito de filme não tecido com elasticidade latente | |
CN107097499A (zh) | 含有聚烯烃组合物的层压织物结构 | |
KR20150099536A (ko) | 적층체 및 그 제조 공정 | |
CN103124814B (zh) | 积层不织布及其制品 | |
JP5019265B2 (ja) | 肌装着用シート | |
JP5392377B2 (ja) | 肌装着用シートおよびその装着方法 | |
BRPI0307186B1 (pt) | Método para a formação de uma folha de nãotecido e folha de nãotecido estirável | |
JP5162480B2 (ja) | シワ伸ばし接着シートの使用方法およびシワ伸ばし接着シート | |
EP2651645B1 (en) | Product and method of producing a shape-retaining nonwoven material | |
RU2457764C1 (ru) | Способ получения цельноформованной детали из войлока | |
KR102049873B1 (ko) | 불규칙한 그물 구조를 가지는 시트, 이의 제조방법, 및 이를 이용한 마스크 팩 | |
CN207886360U (zh) | 一种透气纯棉卫生巾 | |
CN105769449A (zh) | 一种无木浆纸尿裤 | |
TWI831734B (zh) | 彈性聚合物組合物及其用途 | |
BR112018016485B1 (pt) | Laminado, e, método para produzir uma trama elástica não tecida composta | |
JP2021094072A (ja) | 伸縮性繊維シート | |
CZ20002500A3 (cs) | Průduąný ploąný materiál schopný propouątět a pohlcovat pot a způsob jeho výroby |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B06F | Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette] | ||
B06F | Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette] | ||
B06I | Publication of requirement cancelled [chapter 6.9 patent gazette] |
Free format text: ANULADA A PUBLICACAO CODIGO 6.6.1 NA RPI NO 2462 DE 13/03/2018 POR TER SIDO INDEVIDA. |
|
B06U | Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette] | ||
B09A | Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette] | ||
B16A | Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette] |
Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 20/06/2013, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. |