BR112014016836B1 - Conjunto de montagem e método para a montagem de um corpo de amortecimento de som na fuselagem de uma aeronave - Google Patents
Conjunto de montagem e método para a montagem de um corpo de amortecimento de som na fuselagem de uma aeronave Download PDFInfo
- Publication number
- BR112014016836B1 BR112014016836B1 BR112014016836-9A BR112014016836A BR112014016836B1 BR 112014016836 B1 BR112014016836 B1 BR 112014016836B1 BR 112014016836 A BR112014016836 A BR 112014016836A BR 112014016836 B1 BR112014016836 B1 BR 112014016836B1
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- retaining rod
- mounting
- sound dampening
- retaining
- fuselage
- Prior art date
Links
Images
Classifications
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B64—AIRCRAFT; AVIATION; COSMONAUTICS
- B64C—AEROPLANES; HELICOPTERS
- B64C1/00—Fuselages; Constructional features common to fuselages, wings, stabilising surfaces or the like
- B64C1/40—Sound or heat insulation, e.g. using insulation blankets
- B64C1/403—Arrangement of fasteners specially adapted therefor, e.g. of clips
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B64—AIRCRAFT; AVIATION; COSMONAUTICS
- B64C—AEROPLANES; HELICOPTERS
- B64C1/00—Fuselages; Constructional features common to fuselages, wings, stabilising surfaces or the like
- B64C1/40—Sound or heat insulation, e.g. using insulation blankets
-
- Y—GENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
- Y10—TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
- Y10T—TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
- Y10T29/00—Metal working
- Y10T29/49—Method of mechanical manufacture
- Y10T29/49764—Method of mechanical manufacture with testing or indicating
- Y10T29/49778—Method of mechanical manufacture with testing or indicating with aligning, guiding, or instruction
- Y10T29/4978—Assisting assembly or disassembly
Landscapes
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Mechanical Engineering (AREA)
- Aviation & Aerospace Engineering (AREA)
- Tires In General (AREA)
- Vibration Prevention Devices (AREA)
- Body Structure For Vehicles (AREA)
- Vehicle Interior And Exterior Ornaments, Soundproofing, And Insulation (AREA)
- Installation Of Indoor Wiring (AREA)
Abstract
CONJUNTO DE MONTAGEM E MÉTODO PARA A MONTAGEM DE UM CORPO DE AMORTECIMENTO DE SOM NA FUSELAGEM DE UMA AERONAVE. A presente invenção refere-se a conjunto de montagem (20) para a montagem de um corpo de amortecimento de som (24) na fuselagem de uma aeronave, e a um método para a montagem de um corpo de amortecimento de som (24) na fuselagem de uma aeronave, utilizando o referido conjunto de montagem (20); em uma realização não limitativa, o conjunto de montagem (20) inclui um elemento de retenção (30) que acoplado ao corpo de amortecimento de som (24), e um membro de isolamento (28) que é acoplado ao referido elemento de retenção (30), dito membro de isolamento (28) sendo configurado para interligação com a fuselagem da aeronave, e sendo ainda configurado para diminuir a transmissão das vibração da fuselagem para e através do elemento de retenção (30), e, por conseguinte, para reduzir a transmissão de som para dentro da cabine da aeronave.
Description
[0001] A presente patente de invenção refere-se, de um modo geral, a aviões, e, mais particularmente, a um conjunto de montagem e a um método para a montagem de um corpo de amortecimento de som na fuselagem de uma aeronave.
[0002] Como é do conhecimento da técnica, durante o voo das aeronaves, a superfície externa das mesmas interage diretamente com a atmosfera. Esta interação com a atmosfera provoca vibrações que irradiam por toda a fuselagem. E estas vibrações geram ruídos que, se não fossem amortecidos, poderiam irradiar para a cabine da aeronave e, desta forma, ser perceptíveis aos passageiros. Por serem esses ruídos indesejáveis, os modernos aviões de passageiros geralmente são dotados de uma manta de amortecimento de som (ou manta de isolamento acústico) disposta entre a fuselagem e a cabine da aeronave.
[0003] As mantas de amortecimento de som convencionais são fixadas a fuselagem através de rebites de retenção. Tais rebites de retenção são fixados diretamente em determinadas partes apropriadas da fuselagem, entre elas, na superfície e nos painéis estruturais da fuselagem. Os rebites de retenção são formados por um corpo cilíndrico que penetra na manta de isolamento acústico, transpassando-a de uma face à outra. Deste modo, os rebites de fixação tornam-se aptos a manter presa a manta de isolamento acústico em relação à fuselagem.
[0004] Ainda que o sistema de fixação acima descrito seja adequado, ainda há necessidade de melhorias. Geralmente, os rebites de fixação são fabricados a partir de materiais relativamente rígidos, entre eles, metais e plásticos. Metais e plásticos rígidos são relativamente bons transmissores de vibração e de som. Sendo montados diretamente na fuselagem, os rebites de fixação metálicos ou plásticos ficam em contato direto com a própria estrutura que vibra e que ocasiona os ruídos indesejáveis. Pelo fato de os rebites de fixação serem bons transmissores de vibração e de som, pelo fato de eles serem diretamente fixados na própria estrutura que gera as vibrações e os ruídos indesejáveis, e pelo fato de eles transpassarem a manta de amortecimento de som, as vibrações e os ruídos gerados pela fuselagem acabam tendo um "caminho" a seguir, que pode efetivamente desviá-los da manta de amortecimento de som. Este desvio pode ocorrer de diversas maneiras. Por exemplo, os ruídos podem irradiar para fora das extremidades dos rebites de retenção que estão dispostos na face da manta de amortecimento voltada para a cabine da aeronave. Os ruídos também podem irradiar para fora da manta de amortecimento de som que está localizada perto dos rebites, uma vez que os rebites transmitem vibração para a manta de amortecimento de som. Além disso, se os rebites de retenção estiverem em contato físico com os painéis da cabine, as vibrações da fuselagem podem passar através dos rebites de retenção diretamente para os painéis da cabine, irradiando, consequentemente, ruídos para o interior da cabine. Adicionalmente, os ruídos provenientes da fuselagem podem passar diretamente através dos furos da manta de isolamento acústico criados pelos rebites de fixação, caso os rebites não estejam rígida e seguramente fixados nos referidos furos, ou seja, caso os rebites apresentem folgas em relação aos furos. Assim, a usual e conhecida forma de arranjo entre os rebites de retenção e as mantas de isolamento acústico empregadas na fuselagem de aviões ainda apresenta a possibilidade de permitir que as vibrações e os ruídos indesejáveis da fuselagem sejam transmitidos à cabine de passageiros da aeronave.
[0005] Por conseguinte, seria desejável obter um conjunto de montagem que diminuísse a probabilidade de as vibrações e os ruídos gerados pela interação da fuselagem com a atmosfera entrarem na cabine de passageiros das aeronaves. Seria desejável também obter um método de fixação de um corpo de amortecimento de som na fuselagem de aeronaves que diminuísse a probabilidade de o som se propagar a partir da fuselagem para o interior da cabine de passageiros. Estas e outras características da presente invenção tornar-se-ão evidentes a partir da descrição detalhada a seguir apresentada, bem como das reivindicações anexas, tomadas em conjunto com os desenhos que acompanham o presente relatório.
[0006] A seguir, serão descritas formas de realização do conjunto de montagem de um corpo de amortecimento de som na fuselagem de uma aeronave, bem como do método de montagem utilizando o referido conjunto de montagem.
[0007] Em uma primeira forma de realização, não limitativa, o conjunto de montagem inclui um elemento de retenção para ser fixado no corpo de amortecimento de som. O conjunto de montagem inclui ainda um membro de isolamento que é acoplado ao elemento de retenção. O membro de isolamento é configurado para ser fixado na fuselagem e para diminuir a transmissão de vibração da fuselagem para o elemento de retenção.
[0008] Em uma segunda forma de realização, também não limitativa, o conjunto de montagem inclui um suporte de montagem para ser fixado à fuselagem. O conjunto de montagem inclui também um anel de isolamento que envolve o suporte de montagem. O conjunto de montagem inclui ainda um rebite de retenção que é envolvido pelo anel de isolamento. O rebite de retenção é configurado para receber o corpo de amortecimento de som. O anel de isolamento sustenta o rebite de retenção no suporte de montagem e é configurado para diminuir a transmissão de vibração da fuselagem para o rebite de retenção. O rebite de retenção não tem contato direto com o suporte de montagem.
[0009] Em uma terceira forma de realização, igualmente não limitativa, o método inclui o posicionamento do conjunto de montagem na fuselagem da aeronave. O conjunto de montagem possui um suporte de montagem, um anel de isolamento relacionado com o suporte de montagem, e um rebite de retenção relacionado com o anel de isolamento. 0 rebite de retenção inclui uma porção de alinhamento destacável. 0 método inclui o posicionamento do corpo de amortecimento de som em relação ao rebite de retenção. 0 método inclui a detecção da porção de alinhamento do rebite de retenção através do corpo de amortecimento de som. O método inclui a criação de um furo no corpo de amortecimento de som, nas proximidades da porção de alinhamento do rebite de retenção. O método inclui pressionar o corpo de amortecimento de som em direção ao rebite de retenção. 0 método inclui destacar a porção de alinhamento do rebite de retenção. 0 método inclui ainda envolver o rebite de retenção com uma placa de retenção para reter o corpo de amortecimento de som no rebite de retenção.
[0010] A presente invenção será a seguir descrita em conjunto com os seguintes desenhos, nos quais elementos idênticos são indicados pelos mesmos números:
[0011] a FIG. 1 é uma vista em perspectiva que ilustra uma concretização do conjunto de montagem ora inovado, através do qual um corpo de amortecimento de som é fixado na fuselagem de uma aeronave;
[0012] a FIG. 2 é uma vista explodida esquemática em corte transversal que ilustra alguns dos componentes do conjunto de montagem mostrado na FIG. 1, antes da montagem;
[0013] a FIG. 3 é uma vista esquemática em corte transversal que ilustra os componentes da FIG. 2, depois de terem sido os mesmos montados uns aos outros, para formar um subconjunto de montagem;
[0014] a FIG. 4 é uma vista esquemática em corte transversal que ilustra a montagem do subconjunto da FIG. 3 a um corpo de amortecimento de som;
[0015] a FIG. 5 é uma vista esquemática em corte transversal que ilustra a montagem do subconjunto da FIG. 4, antes da criação de um furo no corpo de amortecimento de som;
[0016] a FIG. 6 é uma vista esquemática em corte transversal que ilustra a montagem do subconjunto da FIG. 5, após a criação do furo no corpo de amortecimento de som;
[0017] a FIG. 7 é uma vista esquemática em corte transversal que ilustra a montagem do subconjunto da FIG. 6, antes da remoção da porção de alinhamento do rebite de retenção;
[0018] a FIG. 8 é uma vista esquemática em corte transversal que ilustra a montagem do subconjunto da FIG. 7, após a remoção da porção de alinhamento, e antes da fixação de uma placa de retenção;
[0019] a FIG. 9 é uma vista esquemática em corte transversal que ilustra o conjunto de montagem da FIG. 1, agora com um corpo de amortecimento de som montado ao mesmo; e
[0020] a FIG. 10 é um diagrama de blocos que ilustra uma concretização do método para a montagem de um corpo de amortecimento de som na fuselagem de uma aeronave, de acordo com os ensinamentos da presente invenção.
[0021] A descrição detalhada a seguir apresentada é de caráter meramente exemplificativo, não se destinando a limitar a invenção ou a aplicação e o uso da invenção. Além disso, não há qualquer intenção de a presente invenção ficar atrelada a qualquer teoria já divulgada no estado da técnica, ou à descrição detalhada a seguir apresentada.
[0022] As formas de realização do conjunto de montagem e do método para a montagem de um corpo de amortecimento de som na fuselagem de uma aeronave são a seguir descritas. De um modo geral, o conjunto de montagem inclui um suporte de montagem que é configurado para ser fixado em um elemento estrutural e/ou na superfície da fuselagem de uma aeronave. O suporte de montagem inclui um furo para facilitar a fixação de outros componentes do conjunto de montagem no referido suporte de montagem. O conjunto de montagem inclui um anel que é configurado para engatar no suporte de montagem, de modo a ser recebido e retido no seu interior. O anel é configurado para absorver, mitigar e/ou de outra forma diminuir a transmissão das vibrações e dos ruídos gerados pela fuselagem e que são transmitidos através do suporte de montagem para o anel. Em algumas formas de realização, o anel pode compreender um material elástico. O conjunto de montagem inclui também um rebite de retenção que é envolvido pelo anel e que é configurado para receber e reter o corpo de amortecimento de som. Por ser envolvido pelo anel, e por não ter nenhum contato físico direto com o suporte de montagem, o rebite de retenção pode ser fixado à fuselagem geradora de ruídos, permanecendo substancialmente isolado das vibrações provocadas pela fuselagem. Assim, o rebite de retenção pode configurar um suporte robusto para o corpo de amortecimento de som, sem ser um transmissor de vibrações e ruídos indesejáveis através do corpo de amortecimento de som. 0 rebite de retenção é configurado para se sobressair em relação ao corpo de amortecimento de som, sendo que uma placa de retenção pode envolver a parte saliente do rebite de retenção. O rebite de retenção e a placa de retenção cooperam para sustentar e manter o corpo de amortecimento de som preso na fuselagem da aeronave.
[0023] Uma melhor compreensão do conjunto de montagem e do método para a montagem de um corpo de amortecimento de som na fuselagem de uma aeronave pode ser obtida através das ilustrações que acompanham este relatório, juntamente com a descrição detalhada que se segue.
[0024] A FIG. 1 é uma vista em perspectiva que ilustra uma forma de realização do conjunto de montagem (20), realizado de acordo com os ensinamentos da presente invenção. O conjunto de montagem (20) é fixado a um elemento de armação (22), o qual, em conjunto com outros elementos estruturais e com uma película externa (não representada), forma a fuselagem de uma aeronave. Embora na FIG. 1, o conjunto de montagem (20) tenha sido ilustrado interligado a um elemento estrutural, deve ser entendido que, em outras formas de realização, o conjunto de montagem (20) pode ser interligado a qualquer outra parte da fuselagem da aeronave, incluindo, mas não se limitando à superfície interna da película externa da fuselagem. Tal como ilustrado na FIG. 1, o conjunto de montagem (20) suporta e é envolvido por um corpo de amortecimento de som (24), ilustrado em linhas tracejadas. O corpo de amortecimento de som (24) pode ser qualquer corpo de amortecimento de som adequado, incluindo qualquer manta de isolamento acústico convencional comumente empregada na aviação. Tais mantas de isolamento acústico comumente incluem barreiras para bloquear o som, ou materiais absorventes para absorver o som, ou uma combinação de ambos.
[0025] O conjunto de montagem (20) ilustrado na FIG. 1 inclui um suporte de montagem (26), um anel isolante (28) , uma haste de retenção (30) e uma placa de retenção (32). Como será discutido a seguir, a haste (30) também inclui uma porção de alinhamento destacável, que é configurada para facilitar a montagem do corpo de amortecimento de som (24) no conjunto de montagem (20), e que é destacada durante a montagem do corpo de amortecimento de som (24) no conjunto de montagem (20).
[0026] O suporte de montagem (26) é configurado para proporcionar a união entre o conjunto de montagem (20) e o elemento de armação (22). No exemplo ilustrado, o suporte de montagem (26) inclui uma porção traseira plana (34), a qual proporciona uma superfície substancialmente plana para engatar com uma superfície substancialmente plana correspondente do elemento de armação (22) . A porção traseira plana (34) pode ser fixada ao elemento de armação (22) de qualquer maneira adequada, incluindo, mas não se limitando a uma fita de dupla face, um adesivo epóxi, fixadores mecânicos, soldaduras, ou qualquer outro meio eficaz para formar uma ligação segura entre o suporte de montagem (26) e o elemento de armação (22). O suporte de montagem (26) inclui uma plataforma (36) que inclui uma abertura (não mostrada na FIG. 1) para receber e reter o anel (28). O suporte de montagem (2 6) inclui ainda um par de abas de apoio (38), ligadas à porção traseira plana (34) e à plataforma (36), e que proporcionam um suporte estrutural que auxilia a plataforma (36) a suportar o peso dos outros componentes do conjunto de montagem (20) , bem como o peso do corpo de amortecimento de som (24). Em outras formas de realização, o suporte de montagem (26) pode ter qualquer outra configuração adequada para suportar os outros componentes do conjunto (20) e do corpo de amortecimento de som (24).
[0027] Em algumas formas de realização, o suporte de montagem (26) pode compreender uma estrutura integral, formada por uma peça única, enquanto que, em outras formas de realização, o suporte de montagem (26) pode ser construído a partir de elementos separados. O qualquer material adequado, incluindo, mas não se limitando a qualquer material plástico adequado, qualquer material polimérico adequado, qualquer metal adequado, ou qualquer outro material eficaz para fixar de forma resistente o conjunto de montagem (20) e o corpo de amortecimento de som (24) ao elemento de armação (22).
[0028] A FIG. 2 é uma vista explodida esquemática em corte transversal, a qual ilustra o suporte de montagem (26), o anel isolante (28) e a haste de retenção (30), antes da montagem uns em relação aos outros. Nesta figura, é agora visualizada a abertura na plataforma (36) anteriormente descrita, a qual é indicada pelo numeral (39).
[0029] O anel isolante (28) é um corpo elástico de formato basicamente cilíndrico, que tem uma periferia circular em torno de um furo basicamente circular (40), que se estende axialmente ao longo do anel (28). Em outras formas de realização, o anel isolante (28) pode não ter um formato cilíndrico. A superfície periférica do anel isolante (28) é configurada para engatar com o suporte de montagem (26), enquanto que o furo axial (40) do referido anel (28) é configurado para engatar com a haste de retenção (30).
[0030] A superfície periférica do anel isolante (28) é configurada para se encaixar no interior da abertura (39) e para se engatar na plataforma (36). Para tanto, o anel (28) inclui um canal (42) que é definido em uma superfície periférica do anel isolante (28). O canal (42) estende-se por sobre toda a circunferência do anel (28) e é configurado para engatar com a superfície superior e com a superfície inferior da plataforma (36). 0 anel isolante (28) é confeccionado em um material elastomérico passível de ser comprimido e espremido através da abertura (39), e, quando posicionado no interior da abertura (39), passível de ser manejado para provocar a movimentação das superfícies superior e inferior da plataforma (36) para dentro do canal (42). Em algumas formas de realização, pode haver um ajuste de interferência entre o anel (28) e a plataforma (36) para manter o anel (28) na abertura (39).
[0031] Como foi mencionado acima, o furo (40) estende- se axialmente através do anel (2 8) e tem uma secção transversal geralmente circular. Em outras formas de realização, a seção transversal do furo axial (40) pode não ser circular, e apresentar qualquer outra configuração adequada. Em algumas formas de realização, a configuração da seção transversal do furo (40) pode ser condizente com a configuração geométrica da haste de retenção (30).
[0032] Tal como ilustrado na FIG. 2, a haste de retenção (30) inclui várias porções diferentes, cada uma servindo a uma função específica. A haste de retenção (30) inclui uma porção de engate (44), que será envolvida pelo anel (38) , uma porção de amortecimento (46), que será envolvida pelo corpo de amortecimento de som (24), e uma porção extrema, ou ponta, de alinhamento (48).
[0033] A porção de engate (44) é axialmente delimitada por um flange superior (50) e urn flange inferior (52). Os flanges (50) e (52) são espaçados entre si na direção axial da haste de retenção (30), em uma distância que corresponde ao comprimento axial do anel isolante (28). A haste de retenção (30) é configurada para ser inserida axialmente no furo axial (40), enquanto que os flanges (50) e (52) são configurados para se engatarem com as faces axiais opostas do anel isolante (28) . Quando a haste de retenção (30) é inserida no furo axial (40) , e quando o flange (50) projeta-se a partir da extremidade superior do furo axial (40) , a haste de retenção (30) se engata e é retida pelo anel (28) , como resultado das interferências entre a face inferior do flange (50) e a face superior do anel isolante (28) . A haste de retenção (30) irá também ser impedida de se mover axialmente para cima em relação ao anel (28) , como resultado das interferências entre a face superior do flange (52) e a face inferior do anel isolante (28). A porção central cilíndrica (54) da haste (30), disposta entre os flanges (50) e (52), apresenta seção transversal basicamente circular, e tem diâmetro substancialmente igual ao diâmetro interno do furo axial (40). Esta configuração permite o engate firme entre a porção de amortecimento (46) da haste (30) , que será envolvida pelo corpo de amortecimento de som (24), e a superfície interna do furo axial (40) . Este, por sua vez, proporciona a segura fixação da haste de retenção (30) no anel (28).
[0034] Para facilitar a inserção axial da haste de retenção (30) no furo axial (40) do anel (28) , o flange (50) inclui uma porção chanfrada (56), a qual é chanfrada em um ângulo que facilita a inserção axial da haste de retenção (30) no furo (40), e que impede a extração axial da haste de retenção (30) do furo axial (40). E para facilitar ainda mais a inserção da haste de retenção (30) no anel isolante (28), é prevista uma cavidade (58) na extremidade axial da referida haste de retenção (30). Dita cavidade (58) permite a compressão do flange (50) durante a inserção axial através do furo (40) . Assim que o flange (50) se projeta para cima da extremidade superior do furo (40) , o flange (50) é descomprimido, com o que a face inferior do flange (50) se apoia na face superior do anel isolante (28), impedindo a extração da haste de retenção (30) do anel (28) .
[0035] A porção de amortecimento (46) da haste de retenção (30) encontra-se delimitada, na sua extremidade superior, pelo flange (52), e na sua extremidade inferior, pela projeção (59) . Continuando a se fazer referência à FIG. 1, a projeção (59) é prevista para encaixar a placa de retenção (32) . A projeção (59) inclui uma superfície chanfrada (60) que facilita o movimento ascendente da placa de retenção (32), quando a placa de retenção (32) é encaixada ao redor da haste de retenção (30), como será discutido a seguir. A projeção (59) inclui também uma superfície plana (62) que se opõe ao movimento descendente da placa de retenção (32), após dita placa de retenção outras formas de realização, a placa de retenção (32) pode ser retida por uma projeção de seção triangular (61) ou por projeções adicionais que podem ser previstas para reter a haste (30).
[0036] A porção de alinhamento (48) da haste de retenção (30) estende-se axialmente de um flange traseiro (64) a uma extremidade pontiaguda (66). A extremidade pontiaguda (66) tem superfícies chanfradas relativamente inclinadas para proporcionar um trecho final relativamente pontiagudo para a porção de alinhamento (48). Este final relativamente pontiagudo facilita a detecção da porção de alinhamento (48) quando um trabalhador da linha de montagem sentir, pelo tato, a porção de alinhamento (48) do lado cego do corpo de amortecimento de som (24).
[0037] A FIG. 3 ilustra a haste de retenção (30), o anel isolante (28) e o suporte de montagem (26) , após estes componentes terem sido montados entre si. Como ilustrado, a haste de retenção (30) não tem contato físico direto com o suporte de montagem (26). Ao contrário, o anel isolante (28) serve como uma interface entre a haste de retenção (30) e o suporte de montagem (26). Sendo confeccionado em material elástico, o anel isolante (28) é flexível e, portanto, permite alguns movimentos para a haste de retenção (30), enquanto ligado ao suporte de montagem (26), tal como indicado por linhas tracejadas na FIG. 3. A constituição elastomérica do anel isolante (28) também serve para amortecer/absorver/atenuar a transmissão de vibrações do suporte de montagem (26) para a haste de retenção (30). Assim, qualquer vibração do suporte (26) passa primeiro através do anel isolante (28) , antes de atingir a haste de retenção (30). Tal vibração será completamente absorvida ou substancialmente diminuída pelo anel isolante (28) , reduzindo, assim, substancialmente, o volume dos ruídos e das vibrações transmitidos através da haste de retenção (30).
[0038] A FIG. 4 ilustra a fase inicial de montagem do corpo de amortecimento de som (24) à haste de retenção (30) . Um trabalhador na linha de montagem vai pressionar o corpo de amortecimento de som (24) contra a haste de retenção (30) . Pelo fato de a porção de alinhamento (48) da haste (30) estender-se a partir de uma extremidade longitudinal da haste de retenção (30) , o corpo de amortecimento de som (24) vai primeiro de encontro à extremidade pontiaguda (66) da haste (30). Sendo confeccionado em materialrelativamente macio e flexível, o corpo de amortecimento de som (24) irá deformar onde a extremidade pontiaguda (66) entrar em contato com o corpo de amortecimento de som (24) . Ao passar sua mão pelo lado oposto do corpo de amortecimento de som (24) o lado do corpo de amortecimento de som (24) disposto mais longe da haste de retenção (30) na FIG. 4 - um trabalhador na linha de montagem pode verificar pelo tato a localização da extremidade pontiaguda (66) através do corpo de amortecimento de som (24).
[0039] A FIG. 5 ilustra uma fase subsequente da montagem do corpo de amortecimento de som (24) na haste de retenção (30). Tendo sido identificada a localização da extremidade pontiaguda (66) da haste (30) , o trabalhador na linha de montagem pode, então, posicionar uma furadeira (68) contra o corpo de amortecimento de som (24) em uma área que corresponde à localização da referida extremidade pontiaguda (66). Dita furadeira (68) está equipada com uma broca de perfuração (70) que tem uma configuração geralmente cilíndrica (por exemplo, uma configuração tubular) e uma secção transversal substancialmente circular, que tem um diâmetro que é maior do que o diâmetro da porção de alinhamento (48) e menor que o diâmetro do flange traseiro (64). Através da referida broca (70), um furo circular é criado no corpo de amortecimento de som (24), o qual será grande o suficiente para permitir a passagem da haste de retenção (30).
[0040] A FIG. 6 ilustra uma fase subsequente da montagem do corpo de amortecimento de som (24) na haste de retenção (30) . Continuando a se fazer referência às figuras 1-5, a broca (70) transpassa completamente o corpo de amortecimento de som (24) . Como ilustrado, pelo fato de a broca (70) ter um diâmetro que é menor do que o diâmetro do flange traseiro (64), dito flange (64) é capaz de impedir que o restante da haste de retenção (30) entre em contato com broca (70) . Isto é vantajoso porque, dado que o trabalhador da linha de montagem perfura o lado cego do corpo de amortecimento de som (24), o trabalhador provavelmente não será capaz de ver onde termina a porção de alinhamento (48) e onde começa o restante da haste de retenção (30) . O contato entre o flange traseiro (64) e a broca (70) serve para informar o trabalhador da linha de montagem que uma abertura foi criada no corpo de amortecimento de som (24), e que o mesmo pode cessar a perfuração. Ao serem removidas a furadeira (68) e a broca (70) , o trabalhador pode pressionar o corpo de amortecimento de som (24) para força-lo a passar pelo flange traseiro (64) e pela haste de retenção (30).
[0041] A FIG. 7 ilustra uma fase subsequente da montagem do corpo de amortecimento de som (24) na haste de retenção (30). Conforme ilustrado, o corpo de amortecimento de som (24) foi empurrado em direção à haste de retenção (30) e se encontra apoiado na face inferior do flange (52). Continuando a se fazer referência às figuras 1-6, uma vantagem do uso da porção de alinhamento (48) e da broca (70) é a possibilidade de se obter um furo no corpo de amortecimento de som (24) que tem um diâmetro que é apenas ligeiramente maior que o diâmetro da haste de retenção (30). Por ser um furo tão estreito, a capacidade de amortecimento de som do isolamento proporcionado pelo corpo de amortecimento de som (24) não é de maneira alguma comprometida, como poderia ocorrer se o furo no corpo de amortecimento de som (24) deixasse grandes folgas entre o corpo de amortecimento de som (24) e a haste de retenção (30) . A ligação justa entre a haste de retenção (30) e o corpo de amortecimento de som (24) impede a passagem de som para a cabine da aeronave através do furo no corpo de amortecimento de som (24).
[0042] Tendo a porção de alinhamento (48) da haste de retenção (30) servido ao seu propósito de ajudar a identificar onde fazer furos no corpo de amortecimento de som (24), a porção de alinhamento (48) não se torna mais necessária. Por conseguinte, a porção de alinhamento (48) pode ser removida. Tal como ilustrado na FIG. 7, a porção de alinhamento (48) é separada do restante da haste de retenção (30) através da utilização de uma tesoura (72). Deve ser entendido que a utilização de uma tesoura (72) é apenas ilustrativa, e que qualquer outra ferramenta adequada que seja eficaz para remover a porção de alinhamento (48) da haste de retenção (30) pode ser utilizada. Em outras formas de realização, a porção de alinhamento (48) pode ser arrancada da haste de retenção (30) com a mão ou com o auxílio de uma ferramenta.
[0043] A FIG. 8 ilustra a fase final de montagem do corpo de amortecimento de som (24) na haste de retenção (30). Continuando a se fazer referência às figuras 1-7, a porção de alinhamento (48) já foi removida da haste de retenção (30) e a placa de retenção (32) está agora a ponto de ser montada na haste de retenção (30). A placa de retenção (32) tem uma configuração geralmente circular e define uma abertura (74) que permite o encaixe entre a placa de retenção (32) e a haste de retenção (30). A abertura (74) tem um diâmetro interno que é substancialmente igual ao diâmetro da haste de retenção (30) . Além disso, a placa de retenção (32) pode ser confeccionada em urn material plástico ou outro material polimérico, que tenha flexibilidade suficiente para permitir que a placa de retenção (32) seja encaixada na haste de retenção (30) e ultrapasse a projeção (61), ou outras projeções previstas na haste de retenção (30) . Em outras formas de realização, a placa de retenção (32) pode ser confeccionada em um material elástico e/ou substancialmente rígido, que não tenha capacidade substancial para flexionar. Em tais formas de realização, a haste de retenção (30) pode ser confeccionada em um material flexível e/ou compressível que permita que a projeção (59) flexione para dentro, para permitir que a placa de retenção (32) ultrapasse a projeção (59).
[0044] A FIG. 9 ilustra o conjunto de montagem (20) totalmente fixado no corpo de amortecimento de som (24). Como ilustrado, a placa de retenção (32) e a haste de retenção (30) cooperam para suportar o corpo de amortecimento de som (24) . Conforme discutido acima, o corpo de amortecimento de som (24) é formado por um material relativamente macio e flexível que permite que o referido corpo (24) flexione sob compressão. Isto é ilustrado na FIG. 9 através da representação da deformação do corpo de amortecimento de som (24), onde o corpo de amortecimento de som (24) fica pressionado entre a placa de retenção (32) e o flange (52). Esta solução proporciona um ajuste perfeito entre o corpo (24) e a haste (30), atenuando as vibrações do corpo de amortecimento de som (24) depois de instalado. Em algumas formas de realização, pode ser desejável selecionar um corpo de amortecimento de som (24) que tenha uma espessura que exceda ligeiramente a distância entre o flange (52) e a placa de retenção (32), para garantir um encaixe de pressão para o corpo de amortecimento de som (24).
[0045] A FIG. 10 é um diagrama de blocos que ilustra a concretização de um método (7 6) para a montagem de um corpo de amortecimento de som (24) na fuselagem de uma aeronave. Na etapa (78), um conjunto de montagem (20) é fixado à fuselagem de uma aeronave. O conjunto de montagem (20) pode ser montado conforme descrito acima, com referência às figuras 1-9. Alternativamente, o conjunto de montagem (20) pode compreender qualquer conjunto de montagem apropriado, tendo um suporte de montagem (26), um anel isolante (28) que envolva o suporte de montagem (26), e uma haste de retenção (30) que seja envolvida pelo anel isolante (28) . A haste de retenção (30) inclui uma porção de alinhamento destacável (48).
[0046] Na etapa (80), um corpo de amortecimento de som (24) é devidamente posicionado em relação à haste de retenção (30) . O corpo de amortecimento de som (24) pode incluir uma manta de amortecimento de som convencional comumente empregada na aviação, como já conhecido e utilizado na indústria. O corpo de amortecimento de som (24) deve ser compressível e deformável e, consequentemente, um trabalhador na linha de montagem pode empurrar o corpo de amortecimento de som (24) contra a haste de retenção (30), sendo o mesmo capaz de sentir a ponta (66) da porção de alinhamento destacável (48) do lado cego do corpo de amortecimento de som (24).
[0047] Na etapa (81), a porção de alinhamento (48) da haste de retenção (30) é detectada através do corpo de amortecimento de som (24). Como acima mencionado, isto pode ser conseguido com a mão, o trabalhador sentindo pelo tato a ponta (66) da porção de alinhamento destacável (48) através do corpo de amortecimento de som (24).
[0048] Na etapa (82), um furo é criado no corpo de amortecimento de som (24), próximo à porção de alinhamento (48) . O furo pode ser feito de qualquer maneira adequada. Em algumas formas de realização, o furo pode ser feito com uma broca que possui uma perfuração cilíndrica para criar um furo circular relativamente pequeno, tal como descrito em detalhe acima. Em outras formas de realização, qualquer outro método adequado para a criação de um furo no corpo de amortecimento de som (24), nas proximidades da porção de alinhamento (48) da haste de retenção (30) , pode ser utilizado.
[0049] Na etapa (84), o corpo de amortecimento de som (24) é pressionado contra a haste de retenção (30). Em algumas formas de realização, a haste de retenção (30) pode incluir um flange para delimitar o movimento axial do corpo (24) em relação à haste de retenção (30) .
[0050] Na etapa (86), a porção de alinhamento (48) é removida da haste de retenção (30) . Isto pode ser conseguido utilizando qualquer ferramenta adequada, incluindo, mas não se limitando a uma tesoura, uma faca, um cortador, cortadores de fio, e similares. Em outras formas de realização, a porção de alinhamento (48) pode ser arrancada da haste de retenção (30) com a própria mão ou com uma ferramenta apropriada.
[0051] Na etapa (88), uma placa de retenção (32) é pressionada contra a haste de retenção (30) , engatando-se à haste de retenção (30) de tal forma que a haste de retenção (30) retém e suporta a placa de retenção (32). Juntas, a placa de retenção (32) e a haste de fixação (30) cooperam para suportar o corpo de amortecimento de som (24) . Em algumas formas de realização, a operação realizada na etapa (88) pode preceder a operação realizada na etapa (86).
[0052] Tendo sido apresentada pelo menos uma forma de realização preferida, a título de exemplo, na descrição detalhada acima, deve ser apreciado que pode haver um grande número de variações. Também deve ser entendido que a forma de realização apresentada, ou outras formas de realização, são apenas exemplos, e não têm a intenção de limitar o escopo, a aplicação ou a configuração da invenção a uma determinada forma. Em vez disso, a descrição detalhada acima apresentada irá proporcionar aos especialistas na técnica um roteiro conveniente para a implementação de um modo de realização da invenção. Entende-se, portanto, que várias alterações podem ser feitas na função e na disposição dos elementos acima descritos, sem se afastar do âmbito da invenção, como determinado nas reivindicações anexas.
Claims (11)
1. Conjunto de montagem (20) para a montagem de um corpo de amortecimento de som (24) na fuselagem de uma aeronave, o conjunto compreendendo: um suporte de montagem (26) configurado para ser montado à fuselagem; um anel isolante (28) acoplado ao suporte de montagem (26); e uma haste de retenção (30) acoplada ao anel isolante (28), a haste de retenção (30) configurada para se acoplar ao corpo de amortecimento de som (24), sendo que o anel isolante (28) sustenta a haste de retenção (30) no suporte de montagem (26) e é configurado para diminuir a transmissão de vibrações da fuselagem para a haste de retenção (30), e em que a haste de retenção (30) não tem contato direto com o suporte de montagem (26), em que o anel isolante (28) compreende um material elastomérico configurado para isolar a haste de retenção (30) das vibrações provenientes da fuselagem, em que a haste de retenção (30) inclui uma porção de elemento de alinhamento destacável (48), em que a porção de elemento de alinhamento destacável (48) é disposta em uma extremidade longitudinal da haste de retenção (30), em que a porção de elemento de alinhamento destacável (48) inclui uma ponta afunilada em sua extremidade longitudinal da porção de elemento de alinhamento destacável (48), caracterizado por a porção de elemento de alinhamento destacável compreender adicionalmente um flange (64) afastado da referida porção afunilada, em que o flange (64) tem um diâmetro que é maior que um diâmetro da porção afunilada.
2. Conjunto de montagem (20), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende ainda uma placa de retenção (32), em que a haste de retenção (30) se acopla à placa de retenção e em que a haste de retenção e a placa de retenção cooperam para fixar o corpo de amortecimento de som (24) na fuselagem, quando o corpo de amortecimento de som (24) é montado na haste de retenção.
3. Conjunto de montagem (20), de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que a haste de retenção (30) inclui uma projeção para engate com a placa de retenção (32).
4. Conjunto de montagem (20), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a haste de retenção (30) inclui um par de flanges espaçados (50, 52), configurados para engatar o anel isolante (28).
5. Conjunto de montagem (20), de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que o par de flanges espaçados (50, 52) serem afastados entre si por uma distância que corresponde ao comprimento axial do anel isolante (28).
6. Conjunto de montagem (20), de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que o anel isolante (28) incluir uma abertura (40) que se estende axialmente por todo o anel isolante (28), em que a haste de retenção (30) é recebida dentro da abertura (40), e sendo que o anel isolante (28) é disposto entre o par de flanges espaçados (50, 52).
7. Conjunto de montagem (20), de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que um dos flanges do par de flanges espaçados (50, 52) tem uma superfície chanfrada para permitir fácil inserção da haste de retenção (30) pela abertura (40) do anel isolante (28).
8. Conjunto de montagem (20), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o suporte de montagem (26) define uma abertura (39) e em que o anel isolante (28) é configurado para acoplar o suporte de montagem nas proximidades da abertura (39).
9. Conjunto de montagem (20), de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que o anel isolante (28) inclui uma ranhura (42) definida em uma periferia do anel isolante (28), e em que a ranhura é configurada para acoplar a uma superfície do suporte de montagem que forma a abertura.
10. Método para a montagem de um corpo de amortecimento de som (24) na fuselagem de uma aeronave, o método caracterizado por compreender as seguintes etapas: fixação de um conjunto de montagem (20) na fuselagem da aeronave, o conjunto de montagem possuindo um suporte de montagem (26), um anel isolante (28) acoplado ao suporte de montagem (26), e uma haste de retenção (30) acoplada ao anel isolante (28), a haste de retenção (30) incluindo uma porção de elemento de alinhamento (48) que é destacável, em que a haste de retenção (30) não tem contato direto com o suporte de montagem (26) e em que o anel isolante (28) compreende um material elastomérico configurado para isolar a haste de retenção (30) das vibrações provenientes da fuselagem, em que a porção de elemento de alinhamento destacável (48) está disposta em uma extremidade longitudinal da haste de retenção (30), e em que a porção de elemento de alinhamento destacável (48) inclui uma porção afunilada em uma extremidade longitudinal da porção de elemento de alinhamento destacável (48) e um flange (64) afastado da porção afunilada, em que o flange (64) tem um diâmetro que é maior que um diâmetro da porção afunilada; posicionamento do corpo de amortecimento de som (24) em relação à haste de retenção (30); detecção da porção de elemento de alinhamento (48) através do corpo de amortecimento de som (24); criação de uma abertura no corpo de amortecimento de som (24), nas proximidades da porção de elemento de alinhamento (48) pelo uso de uma broca de perfuração (70) pressionando-a em direção ao corpo de amortecimento de som até que entre em contato com o flange (64); pressionamento do corpo de amortecimento de som (24) em direção à haste de retenção (30); destacar a porção de elemento de alinhamento (48) da haste de retenção (30); e acoplar a haste de retenção (30) com uma placa de retenção para reter o corpo de amortecimento de som (24) na haste de retenção (30).
11. Método, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que a etapa de criação de uma abertura no corpo de amortecimento de som compreende a perfuração através do corpo de amortecimento de som com uma broca de perfuração que tem uma configuração tubular para criar uma abertura circular no corpo de amortecimento de som.
Applications Claiming Priority (3)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
US13/347,454 US9878772B2 (en) | 2012-01-10 | 2012-01-10 | Mounting assembly and method for mounting a sound-deadening body to a fuselage of an aircraft |
US13/347,454 | 2012-01-10 | ||
PCT/US2013/020928 WO2013106500A1 (en) | 2012-01-10 | 2013-01-10 | Mounting assembly and method for mounting a sound-deadening body to a fuselage of an aircraft |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR112014016836A2 BR112014016836A2 (pt) | 2017-06-27 |
BR112014016836B1 true BR112014016836B1 (pt) | 2022-01-25 |
Family
ID=48743248
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BR112014016836-9A BR112014016836B1 (pt) | 2012-01-10 | 2013-01-10 | Conjunto de montagem e método para a montagem de um corpo de amortecimento de som na fuselagem de uma aeronave |
Country Status (6)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US9878772B2 (pt) |
EP (2) | EP2802513B1 (pt) |
CN (1) | CN104169167B (pt) |
BR (1) | BR112014016836B1 (pt) |
CA (1) | CA2860572C (pt) |
WO (1) | WO2013106500A1 (pt) |
Families Citing this family (5)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US9180956B1 (en) | 2012-04-11 | 2015-11-10 | The Boeing Company | Methods and apparatus for attaching an aircraft wing assembly to an aircraft body |
US8857765B2 (en) * | 2012-10-16 | 2014-10-14 | The Boeing Company | Method and apparatus for attaching an aircraft fuselage frame to a wing box |
US10059427B2 (en) * | 2014-03-25 | 2018-08-28 | Gulfstream Aerospace Corporation | Over-frame blanket assemblies and methods of installation in fuselage assemblies |
CN109649635A (zh) * | 2018-11-02 | 2019-04-19 | 中国航空工业集团公司西安飞机设计研究所 | 一种飞机隔声隔热层安装方法 |
US11754142B2 (en) * | 2021-05-26 | 2023-09-12 | Bae Systems Information And Electronic Systems Integration Inc. | Low displacement, fail safe, all attitude, universal isolator |
Family Cites Families (60)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US1817653A (en) * | 1926-11-26 | 1931-08-04 | Gen Aviat Corp | Aircraft sheet metal seam |
FR1362078A (fr) | 1963-04-19 | 1964-05-29 | Dispositif de fixation combinée de matelas d'insonorisation et de conducteurs électriques sur le fuselage des aéronefs | |
US3238835A (en) * | 1964-01-23 | 1966-03-08 | Certain Teed Fiber Glass | Acoustic insulation fastener |
US3756551A (en) * | 1971-10-27 | 1973-09-04 | Lord Corp | Anti-vibration support |
US4286642A (en) * | 1979-04-09 | 1981-09-01 | Barry Wright Corporation | Isolation connection |
FR2488947B1 (fr) * | 1980-08-20 | 1985-10-04 | Unite Hermetique | Dispositif d'amortissement des vibrations produites par un compresseur hermetique, et pompes a chaleur munies d'un tel dispositif |
US4629154A (en) * | 1985-06-20 | 1986-12-16 | Urdan Industries Ltd. | Shock absorber |
US5011354A (en) * | 1990-02-28 | 1991-04-30 | Brownlee Ritch J | Concrete fastener apparatus |
US5110081A (en) * | 1990-09-26 | 1992-05-05 | Lang Jr William O | Vibration-isolating mount |
US5170985A (en) * | 1992-01-21 | 1992-12-15 | Cooper Tire & Rubber Company | Body mount for an automobile |
DE4208494C1 (de) * | 1992-03-17 | 1993-09-30 | Deutsche Aerospace Airbus | Halter für eine Isoliermatte |
US5222694A (en) * | 1992-08-03 | 1993-06-29 | Atr International, Inc. | Aircraft interior panel noise dampening support brackets |
JPH0699849A (ja) * | 1992-09-18 | 1994-04-12 | Nissan Motor Co Ltd | 自動車のボデーマウント構造 |
US5335893A (en) * | 1992-10-23 | 1994-08-09 | The Boeing Company | 360 degree adjustable vibration dampening and thermal isolating bracket |
US5316423A (en) * | 1992-12-11 | 1994-05-31 | Kin Daniel C C | Acoustic isolation fastener and method for attachment |
DE4413393C1 (de) * | 1994-04-18 | 1995-06-08 | Freudenberg Carl Fa | Elastische Befestigungsvorrichtung zur schwingungsentkoppelten Befestigung eines Gehäuses an einer Verbrennungskraftmaschine |
US6116836A (en) * | 1994-07-26 | 2000-09-12 | Composite Technologies Corporation | Connector for composite insulated wall and method for making the wall |
US5507610A (en) * | 1994-07-27 | 1996-04-16 | Emhart Inc. | Refusable fastener including a pin and grommet |
US5533237A (en) | 1994-09-12 | 1996-07-09 | Emhart, Inc. | Grommet fastener assembly for automobiles |
US5580028A (en) * | 1995-10-30 | 1996-12-03 | Chrysler Corporation | Jounce plate fastener retention system |
US5799923A (en) * | 1995-11-03 | 1998-09-01 | The Evolution Co., Inc. | Motor mount compensator assembly |
US5647713A (en) * | 1996-05-22 | 1997-07-15 | Trw Inc. | Plastic panel fastener and method of forming the same |
US5876023A (en) * | 1996-09-18 | 1999-03-02 | Lord Corporation | Vibration isolation insert for aircraft floor planels and the like |
DE19753678A1 (de) * | 1997-12-03 | 1999-06-10 | United Carr Gmbh Trw | Verbindung zwischen einem Träger, insbesondere einem Karosserieteil eines Kraftfahrzeuges, und einem Plattenelement, insbesondere einer Türverkleidung |
DE19806827A1 (de) * | 1998-02-18 | 1999-08-19 | Trw Automotive Electron & Comp | Verbindung zwischen einem Träger und einem Plattenelement |
US6126356A (en) * | 1998-06-29 | 2000-10-03 | Xerox Corporation | Gear mounting using tubing and snap-fit caps |
US6149183A (en) * | 1998-09-09 | 2000-11-21 | Breed Automotive Technology, Inc. | Snap-in air bag module, connector and method of attachment |
US6328293B1 (en) * | 1998-09-18 | 2001-12-11 | Lord Corporation | Multi-linkage suspension system including outboard isolators |
US6158690A (en) | 1998-10-30 | 2000-12-12 | Sikorsky Aircraft Corporation | Cabin interior panel system for reducing noise transmission in an aircraft |
US5975820A (en) * | 1998-11-03 | 1999-11-02 | Illinois Tool Works Inc. | Two-piece pin and grommet |
US6471179B1 (en) * | 2000-04-28 | 2002-10-29 | Freudenberg-Nok General Partnership | Isolation mount |
US6496372B1 (en) * | 2001-09-26 | 2002-12-17 | Intel Corporation | Heat sink fastener for an electronic device |
US20030185652A1 (en) * | 2002-03-28 | 2003-10-02 | Jung-Jyh Wu | Fastener and fastener assembly for securing two objects together |
US7000585B2 (en) * | 2002-09-17 | 2006-02-21 | Federal-Mogul World Wide, Inc. | Preassembly tool |
US7017239B2 (en) * | 2002-12-17 | 2006-03-28 | Illinois Tool Works Inc. | Component connection system |
US20040113339A1 (en) * | 2002-12-17 | 2004-06-17 | Masterson Peter A. | Elastomeric pin isolator |
JP2004360860A (ja) * | 2003-06-06 | 2004-12-24 | Mitsubishi Electric Corp | スナップフィット機構 |
JP4296894B2 (ja) * | 2003-09-30 | 2009-07-15 | 東海ゴム工業株式会社 | 流体移送用チューブのブラケット |
CN2672712Y (zh) * | 2003-11-21 | 2005-01-19 | 鸿富锦精密工业(深圳)有限公司 | 固定装置 |
US7070157B2 (en) * | 2004-06-17 | 2006-07-04 | Basf Corporation | Mount assembly |
US7261365B2 (en) * | 2005-03-09 | 2007-08-28 | Basf Corporation | Vehicle body mount assembly |
US7163200B2 (en) * | 2005-03-09 | 2007-01-16 | Basf Corporation | Interlocking mount assembly for a vehicle |
US7784585B2 (en) * | 2005-04-05 | 2010-08-31 | Acs Industries, Inc. | Wire mesh heat shield isolator |
DE202005008466U1 (de) * | 2005-05-27 | 2006-10-05 | Ramsauer, Dieter | Klipsbefestigung für die Festlegung von Beschlagteilen an einer mit Durchbruch versehenen dünnen Wand |
JP5238141B2 (ja) * | 2006-04-25 | 2013-07-17 | トヨタ自動車株式会社 | 液圧式ユニットの支持構造 |
DE102006036083B4 (de) * | 2006-08-02 | 2008-12-04 | Airbus Deutschland Gmbh | Steckverbinder zum Fixieren mindestens zweier Bauteile |
US7635106B2 (en) | 2006-11-30 | 2009-12-22 | The Boeing Company | Composite shear tie |
JP2008286246A (ja) * | 2007-05-15 | 2008-11-27 | Denso Corp | 防振支持装置 |
US9046144B2 (en) * | 2008-01-24 | 2015-06-02 | Vibracoustic North America, L.P. | Integral rebound, shear, and fastener for isolation mount |
US8381368B2 (en) * | 2008-04-04 | 2013-02-26 | Honda Motor Co., Ltd. | Vehicle clip centering device and method |
US8132640B2 (en) * | 2008-08-07 | 2012-03-13 | Honda Motor Co., Ltd. | Frangible mount for a vehicle differential |
JP5059817B2 (ja) * | 2009-08-21 | 2012-10-31 | 豊田鉄工株式会社 | トリムボードのクリップ組付構造、クリップ、およびクリップ組付方法 |
JP4703751B2 (ja) * | 2009-09-09 | 2011-06-15 | 株式会社東芝 | 電子機器 |
WO2011119411A1 (en) * | 2010-03-24 | 2011-09-29 | Illinois Tool Works Inc. | Serviceable snap-in fastener |
US8677573B2 (en) * | 2011-03-24 | 2014-03-25 | Ford Global Technologies, Llc | Two stage serviceable safety clip |
EP2714375A1 (en) * | 2011-06-02 | 2014-04-09 | A. Raymond et Cie | Fasteners manufactured by three-dimensional printing |
US8707525B2 (en) * | 2011-08-02 | 2014-04-29 | Fauceria Interior Systems, Inc. | Fastener assembly and method of using a fastener assembly |
US20130133504A1 (en) * | 2011-11-28 | 2013-05-30 | Akito Takegawa | Isolation rings for use with musical instruments and equipment |
US9656613B2 (en) * | 2012-03-29 | 2017-05-23 | Magna International Inc. | Low profile push on metal doghouse |
US8622680B1 (en) * | 2012-06-28 | 2014-01-07 | Newfrey Llc | Grommet |
-
2012
- 2012-01-10 US US13/347,454 patent/US9878772B2/en active Active
-
2013
- 2013-01-10 BR BR112014016836-9A patent/BR112014016836B1/pt active IP Right Grant
- 2013-01-10 EP EP13735929.5A patent/EP2802513B1/en active Active
- 2013-01-10 EP EP17197419.9A patent/EP3301013B1/en active Active
- 2013-01-10 CN CN201380005072.9A patent/CN104169167B/zh active Active
- 2013-01-10 CA CA2860572A patent/CA2860572C/en active Active
- 2013-01-10 WO PCT/US2013/020928 patent/WO2013106500A1/en active Application Filing
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
CN104169167B (zh) | 2018-05-11 |
CA2860572A1 (en) | 2013-07-18 |
CA2860572C (en) | 2019-10-15 |
EP2802513A4 (en) | 2016-01-20 |
EP2802513B1 (en) | 2017-10-25 |
EP3301013B1 (en) | 2019-07-24 |
BR112014016836A2 (pt) | 2017-06-27 |
CN104169167A (zh) | 2014-11-26 |
US20130175395A1 (en) | 2013-07-11 |
WO2013106500A1 (en) | 2013-07-18 |
EP2802513A1 (en) | 2014-11-19 |
EP3301013A1 (en) | 2018-04-04 |
US9878772B2 (en) | 2018-01-30 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
BR112014016836B1 (pt) | Conjunto de montagem e método para a montagem de um corpo de amortecimento de som na fuselagem de uma aeronave | |
EP2018317B1 (en) | Insulation of an aircraft fuselage structure | |
US10472043B2 (en) | Over-frame blanket assemblies and methods of installation in fuselage assemblies | |
RU2690148C2 (ru) | Пробивное устройство | |
JP2005533719A (ja) | 破壊クレードル又はサブフレーム装着装置及びリテーナワッシャアッセンブリ | |
JP2007332999A (ja) | 管等の振動吸収クランプ | |
DE60021414D1 (de) | Fahrzeugteil- befestigungsvorrichtung | |
DE102010029472B4 (de) | Magnetresonanzvorrichtung mit einer Gradientenspuleneinheit, einer Gehäuseabdeckung und einer Lärmschutzeinheit, ein Befestigungselement zu einer Befestigung eines Dämmelements sowie ein Befestigungsverfahren zu einem Befestigen eines Dämmelements | |
BR112019020210B1 (pt) | Elemento de isolamento de som para a parede frontal de uma carroceria de automóvel | |
WO2014182548A1 (en) | Extended support clip for a metal locking tie | |
US20130205570A1 (en) | Method for attaching a component to an internal portion of an aircraft fuselage | |
JP2000039016A (ja) | コントロールケーブルの端末固定装置 | |
JP3945495B2 (ja) | 自動車車両のステアリング・コラムのエネルギー吸収システムの変形可能な金属カプセル型装置 | |
KR100666296B1 (ko) | 배기계용 다이내믹 댐퍼 고정장치 | |
WO2018061062A1 (ja) | 鉄道車両のヒーティング床パネル装置及び床構造 | |
KR200490826Y1 (ko) | 창문틀 흔들림 방지구 | |
KR102134821B1 (ko) | 차랑용 스티어링휠 모듈댐퍼 | |
KR20170004710A (ko) | 목재 사이딩 고정 클립 | |
KR101592442B1 (ko) | 엔드플레이트의 억지끼워맞춤이 가능한 차량용 롤로드 | |
KR100911394B1 (ko) | 차량용 롤 마운트 장치 | |
JP2005247299A (ja) | 自動車のための歩行者保護装置 | |
JPH05205553A (ja) | 衝撃振動発生部品の取付構造 | |
KR20170063022A (ko) | 후방 범퍼의 브래킷 장착 구조 | |
KR101650783B1 (ko) | 강화유리문용 자물쇠 부착장치 | |
SI1645492T1 (sl) | Naprava za pritrditev ščitnika za kolo na konstrukcijo motornega vozila s sredstvi za filtracijo vibracij |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B06U | Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette] | ||
B09A | Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette] | ||
B16A | Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette] |
Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 10/01/2013, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. |