Antecedentes da Invenção
[001] A presente invenção refere-se a uma goma de mascar. Mais especificamente, esta invenção se refere a formulações para composições de goma de mascar que contêm éster isopropílico de ácido [(2-isopropil-5- metil-ciclo- hexanocarbonil)-amino] acético, a partir do presente documento chamados Gly-OiPr. Mais particularmente, a invenção se refere à produção de goma de mascar que contém éster isopropílico de ácido [(2-isopropil-5- metil-ciclo-hexanocarbonil)-amino] acético como um agente de resfriamento fisiológico.
[002] Muitos indivíduos que mascam goma de mascar desejam que a goma tenha um sabor refrescante e mais tipicamente isso inclui uma sensação de resfriamento. Óleo de hortelã-pimenta é frequentemente usado para criar um “resfriamento” em produtos orais tais como pasta de dente, enxaguante bucal, goma de mascar, bala e outros produtos alimentícios. Óleo de hortelã-pimenta geralmente compreende aproximadamente 45% de mentol, aproximadamente 20% de mentona, aproximadamente 5% de acetato de metila, aproximadamente 5% de eucaliptol e muitos outros constituintes. Óleo de hortelã-pimenta é até usado em produtos que não são de hortelãpimenta, tais como hortelã-verde ou produtos com sabor de gualtéria, de modo a criar esse efeito de resfriamento desejável. No entanto, notas de hortelã-pimenta são, então, encontradas nos produtos resultantes com sabor de hortelã-pimenta.
[003] Mentol também é conhecido por seu efeito de resfriamento fisiológico na pele e membranas de mucosa da boca. Sendo um principal constituinte de óleo de hortelã- pimenta, mentol tem sido usado extensivamente em alimentos, bebidas, dentífricos, enxaguantes bucais, artigos de higiene, loções e similares. As desvantagens do uso de mentol, no entanto, são seu forte odor mentolado e as notas severas que o mesmo transmite a composições em que é encontrado.
[004] Diversos compostos conhecidos têm o que pode ser caracterizado como uma atividade de “resfriamento” e a estes se refere na técnica como “agentes de resfriamento fisiológico”. Agentes de resfriamento fisiológico são percebidos como frios ou resfriados quando em contato com o corpo humano e, em particular, com as membranas de mucosa da boca, nariz e garganta. Diversos desses compostos foram sugeridos para uso em produtos de confeição, inclusive goma de mascar.
[005] No entanto, embora esses agentes de resfriamento fisiológico sejam menos desagradáveis do que mentol, quando os mesmos são usados em níveis altos para fornecer frieza refrescante desejável, os mesmos também têm características de sabor desagradável, tais como amargura, gosto picante e acidez juntamente com sabores ruins.
[006] Seria desejável fornecer uma goma de mascar com um nível maior de uma sensação de resfriamento, mas sem usar materiais que manifestem a aspereza não querida ou características de sabor que vêm da adição de mentol. Seria também desejável fornecer uma goma de mascar limpa de sabor de alta qualidade com um bom resfriamento e menos amargura.
[007] EP2649046, descreve no exemplo “estudo 4”, uma pastilha de goma de mascar de hortelã Wrigley com Gly-O-iPr sobre a goma. Entretanto, o Gly-O-iPr não é uniformemente disperso por toda a composição de goma de mascar.
[008] O documento US2007/077331, revela composições de resfriamento compreendendo um éster mentílico e um agente de resfriamento separado. O documento WO2005/082154 divulga uma composição compreendendo glutarato de mentil e um ou mais outros agentes de resfriamento fisiológicos selecionados de / -isopulegol, p- mentano -3,8-diol, ou misturas dos mesmos.
[009] O documento US2011/082204, revela uma toalha que compreende um composto de refrigeração. Numa modalidade, o composto pode ser Gly-OiPr
Sumário da Invenção
[0010] Foram inventadas composições de goma de mascar que fornecem um nível alto de sabor refrescante com frescor de hálito significante sem características de sabor desagradável. Em um primeiro aspecto, a invenção é uma composição de goma de mascar que compreende base de goma, sabor, agente adoçante e 0,01% a 0,4% de Gly- OiPr, onde o Gly-OiPr é uniformemente disperso ao longo da composição da goma de mascar.
[0011] Em um outro aspecto, a invenção inclui uma composição de goma de mascar a qual compreende base de goma, sabor, pelo menos um agente adoçante selecionado do grupo que consiste de açúcares, álcoois de açúcar e misturas dos mesmos e um agente de resfriamento que não o Gly-OiPr em uma quantidade para transmitir resfriamento à dita goma a um nível na faixa encontrada em produtos de goma comerciais típicos, a melhora que compreende dispersar 0,01% a 0,4% de Gly-OiPr em peso da composição de goma total, ao longo da composição da goma de mascar por meio de que o resfriamento e frescor de hálito são aprimorados.
[0012] Em um outro aspecto, a invenção inclui uma composição de goma de mascar que compreende 5% a 95% de base de goma, 0,1% a 10% de sabor, 10% a 90% de agente adoçante selecionado do grupo que consiste de açúcares, álcoois de açúcar e misturas dos mesmos e 0,01 a 0,4% de Gly-OiPr, onde o Gly-OiPr é uniformemente dispersado ao longo da composição da goma de mascar.
[0013] O uso de Gly-OiPr a níveis de 0,01% a 0,4% tem sido supreendentemente considerado por fornecer uma composição de goma que têm níveis altos de sabor refrescante com considerável resfriamento e frescor de hálito, mas sem indesejáveis características de sabor em comparação ao mesmo etil éster de glicina N-[[5-metil-2-(1- metiletil)-ciclo-hexil] carbonil] (WS-5), que GlyOiPr é um análogo de WS-5. O agente de resfriamento fisiológico Gly-OiPr pode ser usado em combinação com outros agentes de resfriamento fisiológico e o mesmo pode ser tratado para controlar sua liberação e aprimorar sua estabilidade de vida de invólucro. Além disso, o agente de resfriamento fisiológico Gly-OiPr pode ser adicionado como parte de uma composição de sabor de resfriamento ou usado em um revestimento de goma de mascar. Atributos adicionais e vantagens das modalidades reveladas são descritos na (o) e ficarão aparentes da (o) descrição detalhada a seguir e desenhos anexos.
Breve Descrição dos Desenhos
[0014] A Figura 1 é uma ilustração gráfica da intensidade de resfriamento média em cada intervalo de minuto, durante 20 minutos de mastigação, de uma goma de mascar da presente invenção em comparação à composição de goma de mascar que contém WS- 5.
[0015] A Figura 2 é uma ilustração gráfica da intensidade de amargura média de soluções com Gly-OiPr em comparação com soluções com WS-5 em diferentes concentrações
Descrição Detalhada
[0016] A presente invenção será, agora, adicionalmente descrita. Nas passagens a seguir, diferentes aspectos da invenção são definidos em mais detalhes. Cada aspecto definido pode ser combinado com qualquer outro aspecto ou aspectos a não ser que claramente indicado ao contrário. Em particular, qualquer atributo indicado como sendo preferencial ou vantajoso pode ser combinado com qualquer outro atributo ou atributos indicado(s) como sendo preferencial (is) ou vantajoso(s).
[0017] A não ser que especificado de outra forma, todas as percentagens no presente documento são porcentagens em peso. Apesar de se referir a alguns termos no singular, compreende-se que tais referências podem também englobar o plural. Por exemplo, apesar de se referir a revestimento de goma de mascar no singular, compreende-se que goma de mascar revestida normalmente contém múltiplas camadas de revestimento. Portanto, uma frase que se refere “ao revestimento”, se refere a uma ou mais camadas de revestimento.
[0018] Diversos termos usados no relatório descritivo e reivindicações têm um significado definido conforme segue.
[0019] No contexto desta invenção, goma de mascar se refere à goma de mascar, ao chiclete e similar.
[0020] O frescor de hálito discutido no presente documento é frescor de hálito percebido pelo consumidor, ao invés de frescor de hálito objetivamente mensurado.
[0021] Agentes de resfriamento fisiológico englobam qualquer número de agentes de resfriamento fisiológico. No entanto, no contexto desta invenção, o termo “agente de resfriamento fisiológico” não inclui derivados de sabor tradicional tais como mentol ou mentona. Agentes de resfriamento fisiológico preferenciais não têm um sabor perceptível próprio, mas simplesmente fornecem um efeito de resfriamento.
[0022] O termo “Gly-OiPr” se refere a éster isopropílico de ácido [(2-isopropil- 5-metil-ciclo-hexanocarbonil)-amino] acético. Há isômeros diferentes de Gly-OiPr que podem ser usados na presente invenção e um exemplo é éster isopropílico de ácido [((1R, 2S, 5R)-2-isopropil-5-metil-ciclohexanocarbonil)-amino] acético. O Gly-OiPr que tem uma estrutura ilustrada abaixo:
[0023] É reconhecido que algumas composições obtidas como Gly-OiPr podem não ser éster isopropílico de ácido [(2-isopropil-5-metil-ciclohexanocarbonil)-amino] acético puro, mas podem conter pequenas porcentagens de impurezas que são subprodutos de fabricação. Preferencialmente o Gly-OiPr usado nas composições de goma da presente invenção terá uma pureza de pelo menos 96% de Gly-OiPr. No presente pedido, Gly-OiPr significa éster isopropílico de ácido [(2-isopropil-5-metil- ciclohexanocarbonil)-amino] acético 100% puro. Se uma mistura impura for usada, níveis de uso podem precisar ser ajustados para contabilizar o nível de pureza.
[0024] Exemplos particulares de agentes de resfriamento fisiológico que podem ser usados juntamente com Gly-OiPr em gomas de mascar da presente invenção incluem: 1) p-mentano substituídos e p-mentano-carboxamidas substituídas, tais como aqueles revelados em Documentos de Patente nos US 4.060.091; 4,190.643 e 4,136.163, todos cedidos a Wilkinson Sword; 2) carboxiamidas acíclicas, tais como aquelas reveladas em Documentos de Patente nos US 4,296.255; 4,230.688; e 4,153.679; todos cedidos a Wilkinson Sword, especialmente N-etil-p-mentano-3-carboxiamida (WS-3, FEMA 3455); 3) carboxiamidas acíclicas (por exemplo, N,2,3-trimetil-2- isopropil butanamida (WS- 23, FEMA 3804)); 4) Outros compostos de Wilkinson Sword, inclusive ciclohexanamidas substituídas, ciclo-hexano carboxamidas substituídas, uréia e sulfonamidas substituídas, e mentanóis substituídos; 5) hidroximetil e hidroxietil derivantes de p-mentano; 6) succinato de mentil (FEMA 3810); 7) 2-mercapto-ciclo-decanona; 8) 2-isopropanil-5-metil-ciclo-hexanol (doravante “isopulegol”, FEMA 2962); 9) ácidos hidroxi-carboxílicos com 2-6 átomos de carbono; 10) cetais de mentona glicerol (FEMA 3807); 11) carbonato de mentol propileno glicol (FEMA 3806); 12) carbonato de mentol etileno glicol (FEMA 3805); 13) 3-1-mentóxi propano-1,2-diol (FEMA 3784); 14) lactato de mentil; (FEMA 3748); 15) monomentil glutarato (FEMA 4006); e 16) etil éster de glicina N-[[5-metil-2-(1-metiletil)-ciclohexil] carbonil], também chamado de [(etóxi-carbonil) metil] - p-mentano-3- carboxamida (WS-5, FEMA 4309) com uma estrutura ilustrada abaixo:
[0025] Embora quaisquer dos agentes de resfriamento fisiológico acima revelados possam ser incluídos em goma de mascar, os agentes de resfriamento fisiológico que são presentemente preferenciais a serem incluídos com o Gly-OiPr são succinato de mentil; lactato de mentil; 3- 1-mentóxi propano-1,2-diol; p-mentano carboxiamidas N substituídas; carboxiamidas acíclicas; cetais de mentona glicerol, mentil glutarato, 1- isopulegol, WS-5 e misturas dos mesmos. A concentração de agente de resfriamento fisiológico dependerá da intensidade do agente de resfriamento fisiológico (por exemplo, WS-5 tem um maior efeito de resfriamento do que WS-3 e WS- 23 nos mesmos níveis de concentração) e o efeito de resfriamento desejado. O agente de resfriamento fisiológico adicional, quando usado, estará preferencialmente presente em 0,01% a 0,5% do produto de goma de mascar, preferencialmente com nenhum dos agentes de resfriamento fisiológico adicionais que compreendem mais do que 0,4% do produto de goma. Dependendo do nível de Gly-OiPr que for usado, o nível dos outros agentes de resfriamento fisiológico (quando usados) pode estar entre 0,05% e 0,4%, ou mesmo entre 0,1% e 0,3% do produto de goma de mascar.
[0026] A presente invenção contempla que opcionalmente sensações como agentes aquecedores e/ou agentes de formigamento podem também ser incluídas na goma de mascar. Agentes aquecedores fornecem ao usuário uma sensação de aquecimento e agentes de formigamento fornecem ao usuário uma sensação de formigamento. Exemplos de agentes de aquecimento e formigamento podem ser encontrados no Documento de Patente n° US 6.890.567.
[0027] A presente invenção comtempla que Gly-OiPr e agentes de resfriamento fisiológico adicionais opcionais podem ser adicionados ao sabor usado para fazer a goma de mascar. Por outro lado, os agentes de sabor e resfriamento podem ser adicionados separadamente em qualquer lugar dentro do processo de fabricação para fazer uma goma de mascar. Além disso, agentes de resfriamento fisiológico, inclusive Gly-OiPr, podem ser encapsulados para modificar sua taxa de liberação de goma de mascar. Os agentes de resfriamento fisiológico ou adoçantes podem ser total ou parcialmente encapsulados com materiais solventes em água ou não solventes em água. Alguns procedimentos de encapsulamento incluem secagem por pulverizador, esfriamento por pulverizador, revestimento de leito fluido, coacervação, extrusão e outras técnicas de aglomeração e encapsulamento. Materiais de encapsulamento incluem polímeros e copolímeros de acrílico, polímero de carboxivinil, poliamidas, poliestireno, acetato de polivinil, ftalato acetato de polivinil, polivinil pirrolidona, ceras, goma-laca, zeína, agar, alginatos, uma ampla variedade de derivados de celulose como etil celulose e hidroxipropil-metil celulose, dextrina, gelatina, amidos modificados, acácia, maltodextrina, goma arábica, gomas de guar, goma de alfarroba, carragena e misturas dos mesmos. Adicionalmente, os agentes de resfriamento fisiológico podem também ser absorvidos em um material não solúvel em água ou inerte tal como sílicas, silicatos, argila de Pharmasorb, contas ou micro contas tipo esponja, hidróxidos e carbonatos amorfos, inclusive lacas de alumínio ou cálcio. Os agentes de resfriamento inclusive Gly-OiPr podem ser modificados em um processo de múltiplas etapas que compreenda quaisquer das técnicas indicadas.
[0028] Esses sabores incluem qualquer sabor que seja de qualidade aceitável de alimento comumente conhecido na técnica tais como óleos essenciais, sabores sintéticos ou misturas dos mesmos. Tais sabores incluem, mas não se limitam a óleos derivados de plantas e frutas tais como óleos citrinos, essências de frutas, óleo de hortelã-pimenta, óleo de hortelãverde, eucalipto, outros óleos de menta, óleo de cravo-da-índia, óleo de gualtéria, aldeído cinâmico, anis, sabores de especiarias e similares. Sabores que são muito fortes, tais como sabores mentol, são também contemplados nesta invenção. Sabores preferenciais incluem sabores de resfriamento tais como hortelã-pimenta, eucalipto, mentol, gualtéria e menta frutada; sabores que não são de resfriamento tais como hortelã-verde e canela; e combinações dos mesmos. Em algumas modalidades, os produtos de goma de mascar irão incluir mentol e podem incluir de 0,01% a 2,0% mentol, preferencialmente menos do que 0,5%.
[0029] Componentes artificiais de sabor também são contemplados pela presente invenção. Aqueles de habilidade ordinária na técnica reconhecerão que sabores naturais e artificiais podem ser combinados em qualquer harmonia sensorialmente aceitável. Todos esses sabores e harmonias são contemplados pela presente invenção.
[0030] O sabor pode ser adicionado à fórmula de goma de mascar em uma quantidade de modo que a mesma irá conter de 0,1% a 10% sabor, preferencialmente de 0,2% a 4,0% sabor, e mais preferencialmente 0,5% a 2% sabor.
[0031] Agentes de resfriamento fisiológico em uma forma líquida podem ser adicionados diretamente a uma formulação de goma de mascar em sua forma líquida ou podem ser combinados com sabores ou com outros solventes tais como álcool, glicerina, propileno glicol, solventes de sabor, emulsificantes ou óleos vegetais. Agentes de resfriamento fisiológico em forma cristalina ou em pó também podem ser adicionados diretamente a uma formulação de goma de mascar em sua forma em pó ou podem ser combinados com outros agentes de volume em pó tais como açúcares, polióis e outros tipos de ingredientes em pó. Em alguns casos, agentes de resfriamento fisiológico podem ser emulsificados em composições de sabor/água ou composições de óleo/água. Mais importante, devido ao baixo nível de uso, os agentes de resfriamento fisiológico precisam ser dispersados uniformemente por toda a composição de goma de mascar.
[0032] Na maioria dos casos, agentes de resfriamento fisiológico líquidos podem ser combinados e prontamente adicionados diretamente a uma goma ou formulação de confeições. Em outros casos, agentes de resfriamento fisiológico cristalinos ou em pó bem como mentol podem ser dissolvidos em outros agentes de resfriamento fisiológico líquidos e as combinações prontamente adicionadas diretamente a uma goma ou formulação de confeições. Também é conhecido que alguns agentes de resfriamento fisiológico cristalinos bem como mentol podem ser combinados para formar misturas eutéticas que tem um ponto de fusão mais baixo do que os próprios agentes de resfriamento cristalinos individuais. Como um resultado, misturas de alguns agentes de resfriamento fisiológico cristalinos podem ser fundidas, harmonizadas juntas e permanecer líquidas em ou próximo à temperatura ambiente e podem, então, se adicionadas diretamente a uma goma de mascar ou formulação de confeições. Combinações de mentol com agentes de resfriamento fisiológico tais como lactato de mentil, succinato de mentil, p-mentano carboxiamidas como WS-3, carboxiamidas acíclicas como WS-23, podem ser fundidas juntas e usadas prontamente em forma líquida em formulações de produto.
[0033] O Gly-OiPr pode ser usado em formulações de goma sem açúcar e pode também ser usado em uma goma de açúcar. O Gly-OiPr pode ser usado tanto em regular goma de mascar como em chiclete. O GlyOiPr pode também ser usado em uma goma de baixa hidratação.
[0034] A composição de goma de mascar da presente invenção segue o padrão geral delineado abaixo. Em geral, uma composição de goma de mascar tipicamente contém uma porção de base de goma mastigável que é essencialmente livre de água e é insolúvel em água, uma porção de volume solúvel em água e sabores que são tipicamente insolúveis em água. A porção solúvel em água se dissipa com uma porção do sabor por um período de tempo durante a mastigação. A porção de base de goma é retida na boca por todo o mastigar.
[0035] A base de goma insolúvel geralmente compreende elastômeros, solventes elastômeros, plastificantes, ceras, emulsificantes e enchimentos inorgânicos. Polímeros de plástico, tais como acetato de polivinil, que se comportam um pouco como plastificantes, também são comumente incluídos. Outros polímeros de plástico que podem ser usados incluem polivinil laureado, polivinil álcool e polivinil pirrolidona.
[0036] Elastômeros podem incluir poli-isobutileno, borracha de butil, (copolímero de isobutileno-isopreno) e borracha de estireno butadieno, bem como látex naturais tais como chicle. Solventes elastômeros são frequentemente resinas tais como resinas de terpeno e ésteres de resina. Plastificantes, algumas vezes chamados amaciantes, são tipicamente gorduras e óleos, inclusive sebo, óleos vegetais hidrogenados e parcialmente hidrogenados e manteiga de cacau. Ceras comumente empregadas incluem parafina, ceras microcristalinas e naturais tais como cera de abelhas e canaúba. Ceras micro cristalinas, especialmente aquelas com alto grau de cristalinidade, podem ser consideradas agentes de encorpar ou modificantes de textura.
[0037] De acordo com a modalidade preferencial da presente invenção, a base de goma insolúvel constitui entre 5% a 95% em peso da goma. Mais preferencialmente, a base de goma insolúvel compreende entre 10% e 50% em peso da goma e mais preferencialmente 20% a 35% em peso da goma.
[0038] A base de goma tipicamente inclui também um componente de filtro. O componente de filtro pode ser carbonato de cálcio, carbonato de magnésio, talco, fosfato bicálcico ou similar. O filtro pode constituir entre 5% e 60% em peso da base de goma. Preferencialmente, o filtro compreende 5% a 50% em peso da base de goma.
[0039] Bases de goma também contêm tipicamente amaciantes inclusive monoestearato de glicerol e triacetato de glicerol. Bases de goma podem também conter ingredientes opcionais tais como antioxidantes, corantes e emulsificantes. A presente invenção contempla empregar qualquer base de goma comercialmente aceitável.
[0040] A porção solúvel em água da goma de mascar pode compreender adicionalmente amaciantes, adoçantes, sabores, enchimentos, agentes de resfriamento fisiológico e combinações dos mesmos. Os adoçantes frequentemente executam a função de agentes volumosos na goma. Os agentes volumosos compreendem tipicamente 5% a 95% da composição de goma.
[0041] Amaciantes são adicionados à goma de mascar de modo a otimizar a mastigabilidade e sensação da boca da goma. Amaciantes, também conhecidos na técnica como plastificantes ou agentes de plastificação, geralmente constituem entre 0,5% a 15% da goma de mascar. Amaciantes contemplados pela presente invenção incluem glicerina, lecitina e combinações dos mesmos. Ademais, soluções adoçantes aquosas tais como aquelas que contêm sorbitol, hidrolisado de amido hidrogenado, xarope de milho e combinações dos mesmos podem ser usadas como amaciantes e agentes de aglutinação em goma.
[0042] Conforme mencionado acima, o Gly-OiPr e os agentes de resfriamento fisiológico adicionais opcionais da presente invenção podem ser usados em formulações de goma sem açúcar. No entanto, formulações que contêm sugar também estão no escopo da invenção. Adoçantes de açúcar geralmente incluem componentes que contêm sacarídeo comumente conhecidos na técnica de goma de mascar que compreende, mas não se limita a, sacarose, dextrose, maltose, dextrina, açúcar invertido seco, frutose, galactose, sólidos de xarope de milho e similares, por si só ou em qualquer combinação.
[0043] O Gly-OiPr e agentes de resfriamento fisiológico adicionais opcionais da presente invenção também podem ser usados em combinação com adoçantes sem açúcar. Geralmente, adoçantes sem açúcar incluem componentes com características adoçantes mas os quais são desprovidos dos açúcares comumente conhecidos e compreender, mas não se limitam a, álcoois de açúcar tais como sorbitol, isomaltulose hidrogenada, manitol, xilitol, lactitol, eritritol, hidrolisado de amido hidrogenado, maltitol e similar, por si só ou em qualquer combinação
[0044] Dependendo do perfil de liberação de adoçante particular e estabilidade quando parado necessário, adoçantes de alta intensidade livres ou encapsulados podem ser usados na composição de goma de mascar ou podem ser usados em um revestimento aplicado a centros feitos daquelas composições de goma. Adoçantes de alta intensidade, preferencialmente aspartame, podem ser usados em níveis de 0,01% a 3,0%. Aspartame encapsulado é um adoçante de alta intensidade com melhoradas estabilidade e características de liberação, em comparação a aspartame livre. Aspartame livre pode também ser adicionado e uma combinação de alguns aspartame livre e encapsulado é preferencial quando aspartame é usado. Outros adoçantes de alta intensidade que podem ser usados no centro da goma são: sacarina, Taumatina, alitame, sais de sacarina, sucralose, Stevia e acessulfame K. No todo, a composição de goma de mascar compreenderá de preferência 0,5% a 90% agente adoçantes. Mais tipicamente, os agentes adoçantes compreenderão pelo menos um adoçante de volume e pelo menos um adoçante de ata intensidade.
[0045] Ingredientes opcionais tais como corantes, emulsificantes e agentes farmacêuticos também podem ser adicionados como componentes separados da composição de goma de mascar ou adicionados como parte da base de goma.
[0046] Caldas aquosas, tais como xarope de milho e xarope de milho hidrogenado, podem ser usadas, particularmente se o conteúdo hidratado das mesmas for reduzido. Isso pode ser feito preferencialmente coevaporando-se a calda aquosa comum plastificante, tal como glicerina ou propileno glicol, a um conteúdo de hidratação de menos do que 10%. Composições preferenciais incluem sólidos de hidrolisados de amido hidrogenado e glicerina. Tais caldas e seus métodos de preparação são discutidos com detalhes no Documento de Patente n° US 4.671.967.
[0047] Um método preferencial de fabricação de goma de mascar, de acordo com a presente invenção, é adicionar sequencialmente os diversos ingredientes de goma de mascar a qualquer misturador comercialmente disponível conhecido na técnica. Depois de os ingredientes terem sido completamente misturados, a goma é descarregada do misturador e formatada na forma desejada tal como rolando-se em folhas e cortando-se em bastões, expulsando-se em pedaços ou moldando-se em pelotas.
[0048] Geralmente, os ingredientes são misturados fundindo-se, primeiramente, a base de goma e adicionando-se a mesma a um misturador em execução. A base pode também ser fundida no próprio misturador. Corantes ou emulsificantes podem, também, ser adicionados nesse momento, juntamente com calda e uma porção do agente volumoso. Outras opções de agente volumoso podem ser, então, adicionadas ao misturador. Um agente de sabor é tipicamente adicionado com a porção final do agente volumoso. O agente de resfriamento fisiológico Gly-OiPr pode ser misturado com a composição de sabor da presente invenção e preferencialmente adicionado como parre da adição de sabor. Se o Gly-OiPr for encapsulado para modificar sua taxa de liberação, o mesmo será preferencialmente adicionado depois da porção final de agente volumoso e sabor ter sido adicionada. Todo o procedimento de mistura leva tipicamente de cinco a vinte minutos, mas períodos mais longos de mistura podem, por vezes, ser requerido. Aqueles versados na técnica irão reconhecer que muitas variações dos procedimentos acima descritos podem ser seguidas.
[0049] Se formada em pelotas ou bolas, a composição de goma de mascar pode ser revestida. O revestimento está inicialmente presente como uma calda líquida que contém de 30% a 850% ou 30 a 805% de açúcares ou álcoois de açúcar e de 15% a 70% ou 20% a 70% de um solvente tal como água. Em geral, o processo de revestimento é realizado em um equipamento de caçarola convencional. Tabletes centrais da goma a serem revestidos são colocados no equipamento de caçarola para formar uma massa movente.
[0050] O material ou a calda que irão eventualmente formar o revestimento são aplicados ou distribuídos pelos tabletes centrais da goma. Sabores podem ser adicionados antes, durante e depois de aplicar a calda aos centros das gomas. Uma vez que o revestimento secou para formar uma superfície dura, adições adicionais de calda podem ser feitas para produzir uma pluralidade de revestimentos ou múltiplas camadas de revestimento. O Gly-OiPr pode ser adicionado no revestimento de 0,01% a 0,4% em peso do revestimento ou de 0,05% a 0,3% ou de 0,07% a 0,2% do revestimento.
[0051] No procedimento de caçarola, calda é adicionada aos tabletes centrais da goma a uma faixa de temperatura de 100°F a 240°F. Preferencialmente, a temperatura de calda é de 140°F a 200°F. Mais preferencialmente, a temperatura de calda deve ser mantida constante por todo o processo de modo a evitar que o poliol na calda cristalize. A calda pode ser misturada com, pulverizada em, derramada sobre ou adicionada aos tabletes centrais da goma de qualquer forma conhecida por aqueles versados na técnica.
[0052] Em outra modalidade, um revestimento macio é formado adicionando-se um revestimento em pó depois de um revestimento líquido. O revestimento em pó pode incluir hidrolisados de goma de carboidrato natural, maltodextrina, gelatina, derivados de celulose, amidos, amidos modificados, açúcares, álcoois de açúcar, gomas naturais de carboidrato e enchimentos como talco e carbonato de cálcio.
[0053] Cada componente do revestimento no centro da goma pode ser aplicado em uma única camada ou em uma pluralidade de camadas. Em geral, uma pluralidade de camadas é obtida aplicando-se camadas únicas, permitindo que as camadas sequem e, então, repetindo o processo. A quantidade de sólidos adicionados por cada etapa de revestimento depende principalmente da concentração de revestimento calda. Pode-se aplicar qualquer número de revestimentos ao tablete de centro da goma. Preferencialmente, não mais do que 75 revestimentos são aplicados ao centro da goma. Mais preferencialmente, menos do que 60 revestimentos são aplicados e mais preferencialmente, de 30 a 60 revestimentos são aplicados. Em qualquer evento, a presente invenção contempla aplicar uma quantidade de calda suficiente par render um produto de goma de mascar revestido que contêm de 10% a 65% revestimento. Preferencialmente, a produto final irá conter de 20% a 50% revestimento.
[0054] Aqueles versados na técnica irão reconhecer que de modo a obter uma pluralidade de camadas revestidas, uma pluralidade alíquotas de revestimento calda pré- mensuradas podem ser aplicadas ao centro da goma. É contemplado, no entanto, que o volume de alíquotas de calda aplicado ao centro da goma pode variar por todo o procedimento de revestimento.
[0055] Uma vez que um revestimento de calda é aplicado ao centro da goma, a calda é seca em um meio inerte. Um meio de secagem preferencial compreende ar. Preferencialmente, ar de secagem forçado entra em contato com um revestimento de calda molhada em uma faixa de temperatura de aproximadamente 70°F a aproximadamente 110°F. Mais preferencialmente, o ar de secagem está na faixa de temperatura de 80°F a 100°F. A invenção também contempla que o ar de secagem processa uma humidade relativa de menos do que 15 por cento. Preferencialmente, a humidade relativa do ar secante é menos do que 8 por cento.
[0056] O ar secante pode ser preterido e misturado com os centros das gomas revestidos por calda de qualquer forma comumente conhecida na técnica. Preferencialmente, o ar secante é soprado sobre e ao redor do centro da goma revestido por calda. Se um sabor for aplicado depois que um revestimento de calda ter sido seco, a presente invenção contempla secar o sabor com ou sem o uso de um meio secante.
Exemplos
[0057] Os exemplos a seguir da invenção e formulações comparativas são fornecidos para ilustrar, mas não para limitar, a invenção, que é definida pelas reivindicações anexas. Quantidades listadas são em porcentagem em peso. [0072] Diversas composições de goma de mascar foram feitas e suas composições fornecidas na Tabela 1 abaixo TABELA 1
*Gly-OiPr e WS-5 foram dissolvidos nesse óleo de hortelã-pimenta antes de adicionar goma. **Mistura aquosa coevaporada de sorbitol, manitol, maltitol, e glicerina.
[0058] O óleo de hortelã-pimenta usado nos Exemplos Comparativos A e Exemplo 1 contêm naturalmente mentol (de 40% a 50%), mentona (de 20% a 25%), e eucaliptol (de 6% a 7%).
[0059] As amostras do Exemplo Comparativo A e Exemplo 1 foram avaliadas por um grupo treinado de cinco painelistas, aos quais foi dado um questionário sensorial em que foi solicitado aos mesmos que classificassem as amostras em intensidade de resfriamento. Cada um deles mascou as amostras por 20 minutos e foi solicitado que eles classificassem a intensidade de resfriamento da amostra em cada intervalo de minuto. Os resultados do teste de intensidade de resfriamento são mostrados na Tabela 2.
[0060] A Figura 1 mostra o gráfico plotado das pontuações scores na Tabela 2. O Exemplo Comparativo A contém 0,1% de WS-5 na goma de mascar e o Exemplo 1 5 contém 0,1% de Gly-OiPr. Apesar de as formulações de goma de marcar serem as mesmas entre Exemplo Comparativo A e Exemplo 1 exceto pelo agente de resfriamento, depois do minuto 2, o Exemplo 1 com Gly-OiPr sustentou, surpreendentemente, um nível maior de intensidade de resfriamento para o restante dos 20 minutos de mastigação em comparação à composição de goma de mascar com WS-5. Com base nesse teste, a composição com Gly-OiPr foi capaz de sustentar um nível maior de resfriamento com a mesma quantidade de material em comparação ao WS-5. Portanto, Gly-OiPr tem uma vantagem sobre WS-5 em que é possível alcançar o mesmo nível de resfriamento em colocar tanto material o que pode ter vantagens de custo bem como amargura reduzida.
[0061] A Tabela 3 e Figura 2 mostra resultados de teste de um painel sensorial treinado de cinco a seis painelistas em que se solicitou aos painelistas que classificassem a intensidade de amargura de soluções preparadas com diferentes concentrações de WS- 5 e Gly-OiPr. TABELA 3
As soluções amostra usadas na Tabela 3 e na Figura 2 foram preparadas com soluções de 5% de sacarose usando água deionizada destilada com concentrações que se diferem (em ppm) de WS-5 e Gly-OiPr. Os resultados mostram, surpreendentemente, que em concentrações mais altas de agente de resfriamento em solução, a intensidade de amargura percebida para Gly-OiPr é muito menor do que WS-5. Por exemplo, apesar de a concentração de Gly-OiPr ter sido dobrada de 200ppm para 400ppm, a intensidade de amargura permaneceu a mesma. A taxa em que a intensidade de amargura aumenta com concentração para Gly-OiPr é muito mais devagar do que a taxa para WS-5, conforme mostrado pelo gráfico na Figura 2.
[0062] Deve-se apreciar que os métodos e composições da presente invenção podem ser incorporados na forma de uma variedade de modalidades, das quais somente algumas foram ilustradas e descritas acima. A invenção pode ser moldada em outras formas sem se distanciar de seu espírito ou características essenciais. As modalidades descritas devem ser consideradas em relação a tudo somente como ilustrativas e não restritivas e o escopo da invenção é, portanto, indicado pelas reivindicações anexas ao invés de pela descrição anterior. Todas as mudanças que vêm com o sentido e faixa de equivalência das reivindicações devem estar abarcadas por seu escopo.