BR112014014360B1 - Métodos para obter e para transformar uma superfície oftálmica progressiva - Google Patents

Métodos para obter e para transformar uma superfície oftálmica progressiva Download PDF

Info

Publication number
BR112014014360B1
BR112014014360B1 BR112014014360-9A BR112014014360A BR112014014360B1 BR 112014014360 B1 BR112014014360 B1 BR 112014014360B1 BR 112014014360 A BR112014014360 A BR 112014014360A BR 112014014360 B1 BR112014014360 B1 BR 112014014360B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
progressive
defect
addition
initial
reference points
Prior art date
Application number
BR112014014360-9A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112014014360A2 (pt
Inventor
Eric Gacoin
Laurent Huprel
Jérôme Moine
Jean-Marc Padiou
Original Assignee
Essilor International
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Essilor International filed Critical Essilor International
Publication of BR112014014360A2 publication Critical patent/BR112014014360A2/pt
Publication of BR112014014360B1 publication Critical patent/BR112014014360B1/pt

Links

Images

Classifications

    • GPHYSICS
    • G02OPTICS
    • G02CSPECTACLES; SUNGLASSES OR GOGGLES INSOFAR AS THEY HAVE THE SAME FEATURES AS SPECTACLES; CONTACT LENSES
    • G02C7/00Optical parts
    • G02C7/02Lenses; Lens systems ; Methods of designing lenses
    • G02C7/06Lenses; Lens systems ; Methods of designing lenses bifocal; multifocal ; progressive
    • G02C7/061Spectacle lenses with progressively varying focal power
    • G02C7/063Shape of the progressive surface
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B24GRINDING; POLISHING
    • B24BMACHINES, DEVICES, OR PROCESSES FOR GRINDING OR POLISHING; DRESSING OR CONDITIONING OF ABRADING SURFACES; FEEDING OF GRINDING, POLISHING, OR LAPPING AGENTS
    • B24B13/00Machines or devices designed for grinding or polishing optical surfaces on lenses or surfaces of similar shape on other work; Accessories therefor
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B24GRINDING; POLISHING
    • B24BMACHINES, DEVICES, OR PROCESSES FOR GRINDING OR POLISHING; DRESSING OR CONDITIONING OF ABRADING SURFACES; FEEDING OF GRINDING, POLISHING, OR LAPPING AGENTS
    • B24B13/00Machines or devices designed for grinding or polishing optical surfaces on lenses or surfaces of similar shape on other work; Accessories therefor
    • B24B13/06Machines or devices designed for grinding or polishing optical surfaces on lenses or surfaces of similar shape on other work; Accessories therefor grinding of lenses, the tool or work being controlled by information-carrying means, e.g. patterns, punched tapes, magnetic tapes

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Ophthalmology & Optometry (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Optics & Photonics (AREA)
  • Eyeglasses (AREA)
  • Prostheses (AREA)
  • Grinding And Polishing Of Tertiary Curved Surfaces And Surfaces With Complex Shapes (AREA)
  • Materials For Medical Uses (AREA)

Abstract

MÉTODO PARA TRANSFORMAR UMA SUPERFÍCIE OFTÁLMICA PROGRESSIVA. A presente invenção refere- se a um método para transformar uma superfície oftálmica progressiva inicial tendo que ser fabricada por um método de fabricação, método de transformação que compreende: uma etapa de selecionar um método de fabricação que destina-se a ser implantada, na qual o dito método de fabricação introduz um defeito de superfície reproduzível, uma etapa de selecionar um modelo preditivo do dito defeito de superfície reproduzível, uma etapa de selecionar uma superfície oftálmica progressiva inicial S que destina-se a ser fabricada, uma etapa de determinar (S1), durante a qual é determinado, por meios do dito modelo preditivo, um valor de defeito de superfície D que seria introduzido se a superfície oftálmica progressiva inicial S fosse produzida pelo dito método de fabricação, uma etapa de transformação (S2), durante a qual a dita superfície oftálmica progressiva inicial S é transformada em uma superfície oftálmica progressiva transformada S* ao compensar o valor de defeito D determinado durante a etapa (S1), de forma que a subsequente fabricação da superfície oftálmica transformada S* pelo dito método de fabricação torna possível obter uma superfície oftálmica progressiva substancialmente conformando-se à superfície oftálmica progressiva inicial S. (...).

Description

[0001] A presente invenção refere-se a um método para transformar uma superfície progressiva inicial que tem que ser fabricada através de um método de fabricação, assim como um método para fabricar uma superfície progressiva e um produto de programa de computador que compreende uma série de instruções que, quando carregadas em um computador, resultam na execução pelo dito computador das etapas dos métodos de acordo com a invenção.
[0002] Normalmente, uma lente oftálmica compreende uma correção visual que é determinada por uma receita estabelecida para o usuário da lente.
[0003] Tal receita notavelmente indica um valor de potência ótica e um valor de astigmatismo adequado para corrigir um usuário para visão a longa distância. Esses valores são normalmente obtidos ao combinar a face anterior da lente com uma face posterior que é geralmente esférica ou esférica/toroidal. Para uma lente progressiva, pelo menos uma dentre as duas faces da lente exibe variações de esfera e de cilindro, das quais resultam variações de potência ótica e de astigmatismo entre diferentes direções de observação através da lente. Em particular, a diferença de potência ótica entre os dois pontos dedicados à visão a longa distância e à visão a curta distância é chamada de adição ótica, e esse valor deve também corresponder ao valor prescrito para um usuário presbiópico.
[0004] Comumente, uma lente progressiva é fabricada em duas etapas sucessivas. A primeira etapa consiste em fabricar uma lente semiacabada, a face anterior da qual pode exibir variações de esfera e de cilindro definidas em relação aos níveis de desempenho ótico desejados para a lente terminada. Essa é executada em uma fábrica, por exemplo, por moldagem ou injeção. As lentes semiacabadas são divididas em uma pluralidade de artigos, que podem diferir, notavelmente, pela base, pela distribuição das esferas e cilindros da face anterior, ou pela adição. A base é a esfera de meio no ponto da lente correspondente à visão a longa distância. As distâncias vertical e horizontal entre os pontos da visão a curta e longa distância, as respectivas larguras das áreas da lente correspondentes à visão a curta distância e à visão a longa distância, o índice de refração do material transparente que constitui a lente semiacabada, etc., podem também diferir de um artigo para o outro. Cada combinação dessas características corresponde a um artigo diferente de lente semiacabada.
[0005] A segunda etapa consiste em fabricar a face posterior da lente.
[0006] A face posterior da lente pode compreender variações de esfera e de cilindro de forma que a associação das duas faces produz os níveis desejados de desempenho ótico.
[0007] As superfícies óticas podem, após fabricação, exibir defeitos de formato, em particular as superfícies óticas que exibem adição entre dois pontos dessas superfícies podem exibir defeitos de adição de superfície. Tal defeito é geralmente devido a uma etapa de polimento da superfície da lente ou do molde, sendo que o polimento não remove uniformemente o material a partir da superfície a ser polida, o que assim deforma a dita superfície.
[0008] A função ótica da lente final pode ser muito sensível a esses defeitos de superfície. Há, portanto, uma necessidade de um método que torne possível reduzir esses defeitos de superfície.
[0009] Um método conhecido consiste em produzir a superfície ótica primeiro ao medir, por exemplo, um defeito de adição de superfície, e fabricar novamente a mesma superfície ótica à qual o negativo do defeito medido na superfície fabricada primeiro terá previamente sido adicionado. Assim, a segunda superfície produzida será mais próxima da superfície nominal teórica. A desvantagem de tal método é que envolve fabricar duas superfícies para chegar a uma superfície satisfatória.
[0010] Outro método conhecido consiste em produzir um ajuste de potência no ponto de visão a longa distância. Esse ajuste consiste em produzir certo número de lentes ao medir o defeito de potência no ponto de visão a longa distância, em outras palavras, o desvio entre a potência no ponto de visão a longa distância obtida em relação ao ponto de visão a longa distância do nominal e fornecer uma correção dessa potência ao adicionar uma superfície esférica à superfície nominal inteira antes de produzi-la. Esse método torna possível ajustar um valor local com base em um defeito observado em certo número de lentes ou superfícies para as quais a versão semiacabada usada é comum. Entretanto, esse critério não é inteiramente satisfatório; na prática, a etapa de polimento não impacta uniformemente na totalidade da superfície.
[0011] Há, portanto, uma necessidade de um método que torne possível melhorar a precisão de produção de superfície progressiva que seja simples de implantar, adequado para todos os tipos de superfícies progressivas e que garanta uma boa eficiência.
[0012] A presente invenção refere-se em particular à correção de defeitos de superfície introduzidos de uma maneira reproduzível por um dado método de fabricação.
[0013] Dentro do significado da presente invenção, um defeito de superfície introduzido por um método de fabricação é dito ser reproduzível se esse for introduzido de uma maneira robusta e repetível pelo método de fabricação.
[0014] Um defeito de superfície é considerado como reproduzível se, para um dado método de fabricação, a produção independente em N cópias de uma e a mesma dada superfície progressiva gerar um efeito, sendo que o dito defeito é idêntico qualitativamente (natureza do defeito e, onde for apropriado, sua localização na superfície progressiva) e de modo quantitativo para as N cópias. Um defeito é considerado ser idêntico de modo quantitativo se a dispersão do valor do defeito sobre as N cópias for menos que ou igual à tolerância configurada para a quantidade considerada, sendo que a dispersão é correspondente à diferença entre o valor máximo e o valor mínimo da quantidade sobre as N cópias. Preferencialmente, N tem um valor maior que 15.
[0015] Um defeito de adição de superfície [respectivamente um efeito de adição de superfície entre dois pontos de referência em uma superfície progressiva; respectivamente um defeito de esfera de meio; respectivamente um defeito de cilindro; respectivamente um defeito de anel de polimento] associado a um dado método de fabricação é considerado como reproduzível se a produção independente em N cópias da uma e mesma superfície oftálmica progressiva dada pelo dito método de fabricação gerar um efeito de adição de superfície [respectivamente um efeito de adição de superfície entre dois pontos de referência em uma superfície progressiva; respectivamente um defeito de esfera de meio; respectivamente um defeito de cilindro; respectivamente um defeito de anel de polimento], sendo que o valor do defeito de adição de superfície [respectivamente do defeito de adição de superfície entre dois pontos de referência em uma superfície progressiva; respectivamente do defeito de esfera de meio; respectivamente do defeito de cilindro; respectivamente do defeito de anel de polimento] (desvio em relação ao valor nominal) é idêntico, sujeito a uma variação de +/- 0,12 dioptria, preferencialmente +/- 0,10 dioptria. N é como definido acima.
[0016] A natureza reproduzível do defeito torna possível usar um modelo preditivo, antes de qualquer produção da superfície, a fim de antecipar e compensar o defeito associado ao método de fabricação.
[0017] Para isso, a invenção propõe um método para transformer uma superfície progressiva inicial que tem que ser fabricada por um método de fabricação, sendo que o método de transformação compreende:
[0018] uma etapa de determinar um defeito de superfície, durante a qual o valor D de um defeito de superfície introduzido de uma maneira reproduzível pelo método de fabricação é determinado por meios de um modelo de defeito previamente estabelecido para o dito método de fabricação,
[0019] uma etapa de transformação, durante a qual a superfície progressiva inicial é transformada ao compensar o valor D do defeito de superfície determinado por meios do modelo de defeito de forma que, quando a superfície progressiva é fabricada por meios do dito método de fabricação, a superfície progressiva fabricada substancialmente conforma-se à superfície progressiva inicial.
[0020] Vantajosamente, o método de acordo com a invenção implanta um modelo preditivo de um defeito de superfície reproduzível. No método de acordo com a invenção, o modelo preditivo do defeito de superfície reproduzível foi previamente estabelecido, isto é, estabelecido antes da efetiva produção da superfície progressiva a ser fabricada. Na prática, um método de transformação de superfície é previamente da efetiva fabricação da superfície progressiva.
[0021] A presente invenção refere-se a um método para transformar uma superfície oftálmica progressiva inicial que tem que ser fabricada por um método de fabricação, sendo que método de transformação compreende:
[0022] uma etapa de selecionar um método de fabricação que destina-se a ser implantada, na qual o dito método de fabricação introduz um defeito de superfície reproduzível,
[0023] uma etapa de selecionar um modelo preditivo do ditto defeito de superfície reproduzível,
[0024] uma etapa de selecionar uma superfície oftálmica progressiva inicial S que destina-se a ser fabricada,
[0025] uma etapa de determinar (S1), durante a qual é determinado, por meios do dito modelo preditivo, um valor de defeito de superfície D que seria introduzido se a superfície oftálmica progressiva inicial S fosse produzida pelo dito método de fabricação,
[0026] uma etapa de transformação (S2) durante a qual a dita superfície oftálmica progressiva inicial S é transformada em uma superfície oftálmica progressiva transformada S* ao compensar o valor de defeito D determinado durante a etapa (S1), de forma que a subsequente fabricação da superfície oftálmica transformada S* pelo dito método de fabricação torna possível obter uma superfície oftálmica progressiva que substancialmente conforma-se à superfície oftálmica progressiva inicial S.
[0027] A etapa de selecionar um método de fabricação geralmente compreende a escolha de um método de fabricação, o que inclui a escolha do equipamento, do ferramental, do procedimento, etc. A pessoa versada na técnica será capaz de escolher um método de fabricação, notavelmente com base nas características da superfície oftálmica progressiva a ser produzida (geometria, material).
[0028] Tipicamente, o defeito de superfície pode ser introduzido por um método de surfaçagem, um método de polimento, ou por uma combinação de uma surfaçagem e um polimento.
[0029] De acordo com a invenção, o método de fabricação introduz pelo menos um defeito de superfície reproduzível. No caso em que o método de fabricação introduz uma pluralidade de defeitos de superfície reproduzíveis, o método de acordo com a invenção pode compreender a escolha de uma pluralidade de modelos preditivos, isto é, um modelo por defeito.
[0030] Vantajosamente, o método de acordo com a invenção torna possível melhorar a precisão de produção de superfície progressiva inicial sem, de qualquer forma, requerer a produção prévia de um superfície afetada por um erro. Um método para transformar uma superfície progressiva inicial de acordo com a invenção pode também compreender uma ou mais das características opcionais abaixo, consideradas individualmente em todas as combinações possíveis: - o defeito de superfície é uma adição de superfície e/ou esfera e/ou defeito de cilindro e/ou um defeito de anel de polimento; - o modelo preditivo de defeito de superfície foi previamente estabelecido por meios de um método que compreende:
[0031] uma etapa de seleção durante a qual um conjunto de superfícies oftálmicas progressivas que têm diferentes características de superfície é selecionado,
[0032] uma etapa de fabricação, durante a qual cada uma das superfícies progressivas do conjunto de superfícies progressivas é fabricada por meios do dito método de fabricação,
[0033] uma etapa de medição durante a qual cada uma das superfícies fabricas é medida e pelo menos um defeito de superfície em relação às superfícies desejadas é quantificado, sendo que o defeito de superfície correspondente à diferença entre o valor de uma característica medida na superfície fabricada e o valor desejado para essa característica,
[0034] uma etapa de identificação durante a qual características das superfícies progressivas que têm influência no defeito de superfície são identificadas,
[0035] uma etapa de determinação, durante a qual um modelo preditivo de defeito de superfície para o dito método de fabricação, que ligue as características identificadas e o pelo menos um defeito introduzido pelo método de fabricação, é determinado,
[0036] sendo que as etapas de fabricação e medição são repetidas uma pluralidade de vezes antes da etapa de identificação; - o defeito de superfície é um defeito de adição de superfície que depende da adição de superfície da superfície progressiva inicial, do diâmetro da superfície progressiva a ser fabricada e do comprimento de progressão da superfície progressiva inicial.
[0037] Ademais, de acordo com um primeiro aspecto da invenção, o defeito de superfície é um defeito de adição de superfície entre dois pontos de referência na superfície progressiva, sendo que a superfície progressiva inicial exibe menos que 0,25 de dioptria de cilindro nos pontos de referência, e a etapa de transformação compreende uma etapa de derivação durante a qual a superfície inicial é derivada de forma a obter uma superfície ajustada, com observação a: (Adicionar transformada) = (Adicionar inicial) - (D), com
[0038] (Adicionar transformada) correspondente à adição de potência de superfície entre o ponto de visão a longa distância e o ponto de visão a curta distância da superfície transformada,
[0039] (Adicionar inicial) correspondente à adição de potência de superfície entre o ponto de visão a longa distância e o ponto de visão a curta distância da superfície inicial, e
[0040] (D) correspondente ao defeito de adição de superfície introduzido pelo método de fabricação; - a superfície transformada tem substancialmente os mesmos valores de esfera e cilindro em pelo menos um dos dois pontos de referência que a superfície inicial.
[0041] Ademais, de acordo com um segundo aspecto da invenção: - o defeito de superfície é um defeito de adição de superfície entre dois pontos de referência iniciais escolhidos na superfície progressiva inicial e em que a etapa de transformação compreende:
[0042] uma etapa de selecionar uma superfície progressive genérica, durante a qual a superfície progressiva genérica que exibe menos que 0,25 de dioptria de cilindro em pelo menos dois pontos de referência genéricos, assim como uma adição de superfície entre esses mesmos dois pontos de referência e que tem, dentro dos limites de uma área de 50 mm de diâmetro centrada no ponto médio dos dois pontos de referência genéricos, um cilindro máximo de menos que ou igual a 1,5 vezes a adição de superfície dessa superfície progressiva genérica, é selecionado,
[0043] uma etapa de derivação durante a qual a superfície progressiva genérica é derivada de forma a obter uma superfície de ajuste de adição unitária que tem menos que 0,1 de dioptria de esfera de meio como um valor absoluto em um dos pontos genéricos de referência, e uma adição de superfície de y dioptria entre os dois pontos genéricos de referência, sendo que y é entre 0,05 e 0,2 de dioptria,
[0044] uma etapa para multiplicar a superfície de ajuste de adição unitária, durante a qual a superfície de ajuste de adição unitária é multiplicada por um fator k definido por k= -D/y a fim de obter uma superfície de ajuste de adição,
[0045] uma etapa de soma durante a qual a superfície progressive inicial e a superfície de ajuste de adição são somadas ponto a ponto nas altitudes das duas superfícies a fim de obter uma superfície ajustada por adição, ou - o defeito de superfície é um defeito de adição de superfície e a etapa de transformação compreende:
[0046] uma etapa para selecionar uma superfície progressive genérica, durante a qual a superfície progressiva genérica que exibe menos que 0,25 de dioptria de cilindro em pelo menos dois pontos de referência genéricos, assim como uma adição de superfície entre esses mesmos dois pontos de referência e que tem, dentro dos limites de uma área de 50 mm de diâmetro centrada no ponto médio dos dois pontos de referência genéricos, um cilindro máximo de menos que ou igual a 1,5 vezes a adição de superfície dessa superfície progressiva genérica, é selecionado,
[0047] uma etapa de derivação durante a qual a superfície progressiva genérica é derivada de forma a obter uma superfície de ajuste de adição que tem menos que 0,1 de dioptria de esfera de meio como um valor absoluto em um dos pontos genéricos de referência e a adição de superfície de y dioptria entre os dois pontos genéricos de referência, sendo que y é substancialmente igual ao oposto da valor de defeito de adição,
[0048] uma etapa de soma durante a qual a superfície progressive inicial e a superfície de ajuste de adição são somadas ponto a ponto nas altitudes das duas superfícies a fim de obter uma superfície ajustada por adição.
[0049] De acordo com um terceiro aspecto da invenção, o defeito de superfície é um defeito de adição de superfície e a etapa de transformação compreende:
[0050] as etapas de acordo com o primeiro aspecto da invenção quando a superfície progressiva inicial exibe menos que 0,25 de dioptria de cilindro em pelo menos dois pontos de referência iniciais, e
[0051] as etapas de acordo com o segundo aspecto da invenção quando a superfície progressiva inicial exibe 0,25 de dioptria ou mais de cilindro em pelo menos dois pontos de referência iniciais.
[0052] Um método para transformar uma superfície progressive inicial de acordo com a invenção pode também compreender uma ou mais das características opcionais abaixo, consideradas individualmente em todas as combinações possíveis: - os pontos genéricos de referência são situados respectivamente a menos que 3 mm a partir dos pontos de referência iniciais, preferencialmente respectivamente a menos que 1 mm a partir dos pontos de referência iniciais; - os pontos de referência são os pontos de visão a curta e a longa distância; - a superfície progressiva é uma superfície de uma lente progressiva ou uma superfície de um molde que destina-se à fabricação de uma lente semiacabada.
[0053] A invenção também refere-se a um método para obter uma superfície progressiva de uma lente progressiva oftálmica que compreende as seguintes etapas: - transformação da superfície progressiva a ser fabricada de acordo com um método de acordo com a invenção, - produção da superfície transformada oftálmica progressiva S* por meios do dito método de fabricação.
[0054] De acordo com um aspecto da invenção, a dita produção compreende as etapas de: - surfaçagem da superfície da lente oftálmica de acordo com a superfície transformada progressiva, e - polimento da superfície da lente obtida a partir da etapa precedente.
[0055] A lente oftálmica pode ser uma lente de um par de óculos, uma lente acabada ou semiacabada, uma lente de contato ou uma lente intraocular. A superfície progressiva pode ser uma face frontal ou uma face traseira.
[0056] Outro objeto da invenção é um produto de programa de computador que compreende uma série de instruções que, quando carregadas em um computador, resultam na execução pelo dito computador das etapas de um método de acordo com a invenção.
[0057] A invenção será melhor entendida frente à leitura da seguinte descrição, dada somente como um exemplo e com referência aos desenhos anexos, nos quais:
[0058] A Figura 1 ilustra as etapas do método de transformação de acordo com a invenção,
[0059] A Figura 2 ilustra as etapas de um método que possibilita estabelecer um modelo de defeito,
[0060] A Figura 3 ilustra etapas da etapa de transformação de acordo com uma modalidade,
[0061] A Figura 4 ilustra etapas da etapa de transformação de acordo com uma modalidade diferente a partir daquela da Figura 3, e
[0062] A Figura 5 ilustra as etapas de um método de fabricação de acordo com a invenção.
[0063] Dentro dos limites do significado da invenção, a expressão "método para fabricar uma superfície progressiva" será entendida por significar um método que compreende pelo menos uma etapa de usinagem e uma etapa de polimento.
[0064] Dentro dos limites do significado da invenção, a expressão "comprimento de progressão" será entendido por significar a distância que é medida verticalmente na superfície complexa da lente entre a cruz de montagem e um ponto da linha meridiana para a qual a esfera de meio apresenta um desvio igual a 85% da adição de superfície em relação ao ponto de referência de visão a longa distância.
[0065] Dentro dos limites do significado da invenção, a expressão "adição de superfície entre dois pontos de uma superfície" será entendida por significar a variação de esfera de meio entre esses dois pontos. Os dois pontos podem ser o ponto de visão a curta distância (NV) e o ponto de visão a longa distância (FV).
[0066] Em uma lente progressiva oftálmica, o ponto de visão a curta distância é horizontalmente deslocado em relação a uma linha reta vertical que atravessa o ponto de visão a longa distância, quando a lente é em uma posição de uso por um usuário dessa. Esse deslocamento, que é na direção do lado nasal da lente, é comumente chamado de inset.
[0067] Como representado na Figura 1, o método para transformer uma superfície progressiva inicial que tem que ser fabricado por um método de fabricação compreende:
[0068] uma etapa de determinar um defeito de superfície S1, e
[0069] uma etapa de transformação S2.
[0070] De acordo com uma modalidade, o método de acordo com a invenção compreende, previamente à etapa de determinar um defeito de superfície, uma análise metódica dos defeitos de superfície, por exemplo, dos defeitos de adição de superfície gerados, a fim de identificar as características de influência do mesmo.
[0071] Isso torna possível estabelecer um modelo de defeito e, portanto, determinar o valor de defeito como uma função do valor das características da superfície progressiva a ser fabricada. Então, durante a etapa de determinação, o valor do defeito de superfície pode ser determinado por meios do modelo previamente estabelecido.
[0072] E finalmente, durante a etapa de transformação, um componente de superfície é adicionado à superfície nominal teórica, sendo que o dito componente contêm, por exemplo, uma adição de superfície com um valor oposto ao defeito antevisto (previsto). É então obtida uma superfície transformada que, uma vez que seja produzida dada o defeito gerado pelo método, terá uma adição de superfície mais próxima ao valor nominal.
[0073] Vantajosamente, o método de acordo com a invenção torna possível antever (antecipar) o valor do defeito de superfície, por exemplo, do defeito de adição de superfície, mesmo antes da fabricação da superfície, com base em valores parâmetros conhecidos da superfície a ser fabricada.
[0074] Ademais, o método de acordo com a invenção torna possível modificar, de uma maneira simples, a superfície antes de sua fabricação e com uma potência de computação moderada.
[0075] Como ilustrado na Figura 2, previamente à etapa de determinar um defeito de superfície S1, o método de acordo com a invenção pode compreender um método de modelagem que consiste em estabelecer um modelo de defeito. O objetivo desse método de modelagem é estabelecer um modelo preditivo que torna possível, com base nas características de uma superfície inicial que destina-se a ser fabricada por um método, fornecer o valor D de um defeito de superfície.
[0076] Sendo que o valor D do defeito de superfície é a diferença entre o valor de um parâmetro de superfície que a superfície exibiria se fosse fabricada pelo dito método e o valor desejado para o dito parâmetro de superfície. Por exemplo, o defeito de superfície pode ser um defeito de adição de superfície; sendo que a adição de superfície é definida entre dois pontos de referência na superfície, por exemplo, os pontos de visão a curta e a longa distância. O defeito de adição de superfície então corresponde à diferença entre, por um lado, o valor de adição de superfície que a superfície progressiva exibiria se fosse fabricada pelo método e, por outro lado, o valor de adição de superfície desejado para a superfície progressiva.
[0077] De acordo com uma modalidade da invenção, o método para modelar um defeito de superfície introduzido por um método de fabricação compreende:
[0078] uma etapa de seleção M1,
[0079] uma etapa de fabricação M2,
[0080] uma etapa de medição M3,
[0081] uma etapa de identificação M4, e
[0082] uma etapa de determinação M5,
[0083] sendo que as etapas de fabricação e medição são repetidas uma pluralidade de vezes antes da etapa de identificação.
[0084] Durante a etapa de seleção M1, um conjunto de superficies progressivas que têm diferentes características de superfície é selecionado. O número de superfícies progressivas nesse conjunto depende do número de características de superfície de interesse. Vantajosamente, esforços serão feitos para minimizar o número de superfícies desse conjunto. Tipicamente, a superfície configurada compreende menos que 100, preferencialmente menos que 80, preferencialmente menos que 60 superfícies que são diferentes umas das outras. A expressão "diferentes superfícies" deve ser entendido por significar superfícies que têm pelo menos uma característica de superfície que diferem umas das outras.
[0085] Na prática, previamente à seleção de uma superfície configurada, um conjunto de características de superfície prováveis de ter influência no valor do defeito de superfície a ser modelado é selecionado.
[0086] As possíveis características de superfície que podem ser selecionadas incluem:
[0087] a curvatura da superfície progressiva em pelo menos um ponto,
[0088] o cilindro da superfície progressiva em pelo menos um ponto,
[0089] o eixo geométrico do cilindro em pelo menos um ponto da superfície progressiva,
[0090] a adição de superfície da superfície progressiva entre dois pontos de referência nessa superfície progressiva, por exemplo, entre o ponto de visão a longa distância e o ponto de visão a curta distância,
[0091] o diâmetro da superfície progressiva a ser usinada,
[0092] o comprimento progressivo da superfície progressiva, ou mesmo
[0093] o inset entre dois pontos de referência dessa superfície progressiva, por exemplo, entre o ponto de visão a curta distância e o ponto de visão a longa distância da superfície.
[0094] A fim de facilitar a análise dos resultados, é desejável selecionar as características de superfície e seus valores ao ter previamente estabelecido um plano de teste com o uso de um método estatístico, por exemplo, pelo uso do método de planejamento de experimentos.
[0095] Assim, a etapa M1 torna possível selecionar um conjunto de superfícies que exibem várias combinações de valores para as características de superfície, notavelmente as características de superfície mencionadas acima.
[0096] Seguinte à etapa de seleção M1, o método de modelagem de acordo com a invenção compreende uma etapa de fabricação M2 durante a qual cada uma das superfícies progressivas do conjunto de superfícies progressivas selecionadas é fabricada pelo uso do método de fabricação para o qual o intuito é estabelecer um modelo associado a um defeito de superfície.
[0097] Tipicamente, as superfícies progressivas são produzidas ao usinar uma das faces de uma lente semiacabada ou ao usinar uma das faces de um molde para lente oftálmica.
[0098] Em face do término da etapa de fabricar M2, há um conjunto de superfícies progressivas que têm diferentes características de superfície.
[0099] Cada superfície progressiva fabricada durante a etapa de fabricar M2 é medida durante a etapa de medição M3. Durante a etapa de medição M3, o defeito de superfície que está para ser modelado é quantificado. O defeito de superfície para uma dada superfície fabricada é definido pela diferença entre o valor de um parâmetro de superfície medido nessa superfície progressiva e o valor desejado para esse parâmetro de superfície.
[00100] De acordo com uma modalidade da invenção, as etapas de fabricação M2 e medição M3 são repetidas uma pluralidade de vezes. Os valores de defeito podem então ser rateados entre as diferentes superfícies fabricadas para a uma e mesma superfície inicial desejada.
[00101] Vantajosamente, isso torna possível determinar um defeito de superfície médio para cada uma das superfícies do conjunto escolhido, e contabilizar a dispersão do método.
[00102] Durante a etapa de identificação M4, a influência de cada uma das características de superfície selecionadas durante a etapa de seleção M1 no defeito de superfície a ser modelado é determinada. Por exemplo, é possível, pelo uso de um método estatístico do tipo planejamento de experimentos, determinar a características de superfície que tem influência no defeito de superfície a ser modelado.
[00103] Seguinte à etapa de identificação M4, um modelo de defeito de superfície é estabelecido para o método de fabricação durante a etapa de determinação M5. O modelo de defeito de superfície torna possível ligar, para um dado método de fabricação, as características de superfície da superfície a ser fabricada e o defeito de superfície a ser modelado.
[00104] Um exemplo que pode ser citado como defeito de superfície é um defeito de adição de superfície entre dois pontos de referência. Por convenção, é possível selecionar pontos de visão a curta distância e visão a longa distância como pontos de referência.
[00105] No contexto de superfícies progressivas de moldes que destinam-se à fabricação de lentes semiacabadas, os inventores estabeleceram um modelo de defeito de adição de superfície entre o ponto de visão a curta distância e o ponto de visão a longa distância do tipo:
[00106] D = A* (Adicionar inicial) + B, sendo que
[00107] D é o defeito de valor de adição de superfície,
[00108] (Adicionar inicial) é o valor de da adição de superfície desejada entre dois pontos de referência, e
[00109] A e B são constantes das quais o valor depende do método de fabricação usado e dos pontos de referência.
[00110] No contexto de superfícies progressivas de lentes progressivas oftálmicas, os inventores estabeleceram um primeiro modelo de defeito de adição de superfície entre o ponto de visão a curta distância e o ponto de visão a longa distância do tipo:
[00111] D = A* (Adicionar inicial) + B + C* (dia) + D* (LP) sendo que
[00112] D é o defeito de valor de adição de superfície,
[00113] (Adicionar inicial) é o valor de da adição de superfície desejada entre dois pontos de referência,
[00114] (dia) é o diâmetro da superfície progressiva a ser fabricada,
[00115] (LP) é o comprimento de progressão da superfície progressiva a ser fabricada, e
[00116] A, B, C e D são constantes das quais o valor depende do método de fabricação usado e dos pontos de referência.
[00117] No contexto de superfícies progressivas de lentes progressivas oftálmicas, os inventores estabeleceram um segundo modelo de defeito de adição de superfície entre o ponto de visão a curta distância e o ponto de visão a longa distância do tipo:
[00118] D = A*(Addini) + B + C*(dia) + D*(LP) + E*(dia)2 + F*(LP)2 + G*(Addini)2 + H*(dia)*(LP) + I*(dia)*(Addini) + J*(LP)*(Addini) sendo que
[00119] D é o defeito de valor de adição de superfície,
[00120] (Addini) é o valor da adição de superfície desejada entre dois pontos de referência,
[00121] (dia) é o diâmetro da superfície progressiva a ser fabricada,
[00122] (LP) é o comprimento de progressão da superfície progressiva a ser fabricada, e
[00123] A, B, C, D, E, F, G, H, I e J são constantes das quais o valor depende do método de fabricação usado e dos pontos de referência.
[00124] Vantajosamente, o modelo de defeito estabelecido pelo método de modelagem de acordo com a invenção torna possível, durante a etapa de determinação S1, determinar o valor de um defeito de superfície que seria introduzido pelo método de fabricação modelado durante fabricação de superfície.
[00125] Durante a etapa de transformação S2, a superfície progressiva inicial é transformada ao compensar o valor D do defeito de superfície determinado durante a etapa de determinação S1. A transformação da superfície progressiva inicial é produzida de tal forma que a superfície progressiva fabricada conforma-se à superfície progressiva inicial.
[00126] A expressão "a superfície fabricada progressiva que conforma-se à superfície progressiva inicial" deve ser entendida por significar uma superfície progressiva fabricada pelo método de fabricação que exibe substancialmente as mesmas características de superfície que a superfície progressiva inicial e para a qual o valor do defeito de superfície é menor, como um valor absoluto, que o valor D do defeito de superfície determinado durante a etapa de determinação S1; preferencialmente, o valor do defeito de superfície é menos que ou igual, como um valor absoluto, à tolerância configurada. Tipicamente, em relação a um defeito ótico (defeito de adição de superfície, defeito de esfera de meio, defeito de cilindro, defeito de anel de polimento), a superfície é dita a substancialmente conformar-se se o valor absoluto do defeito efetivo na superfície obtida for menos que ou igual a 0,12 de dioptria, preferencialmente 0,10 de dioptria.
[00127] Como aparecerá claramente para a pessoa versada na técnica, a superfície progressiva fabricada por meios do método de acordo com a invenção corresponde à superfície progressiva inicial dentro dos limites da precisão do modelo de defeito e da possibilidade de repetição do método de fabricação.
[00128] De acordo com uma modalidade da invenção, o defeito de superfície é um defeito de adição de superfície entre dois pontos de referência na superfície progressiva e a superfície progressiva inicial exibe menos que 0,25 dioptria de cilindro nos pontos de referência.
[00129] A etapa de transformação S2 compreende uma etapa de derivação durante a qual a superfície inicial é derivada de forma a obter uma superfície ajustada, com observação a: (Adicionar transformada) = (Adicionar inicial) - D, com
[00130] (Adicionar transformada) correspondente à adição de potência de superfície entre o ponto de visão a longa distância e o ponto de visão a curta distância da superfície transformada,
[00131] (Adicionar inicial) correspondente à adição de potência de superfície entre o ponto de visão a longa distância e o ponto de visão a curta distância da superfície inicial, e
[00132] D correspondente ao defeito de adição de superfície introduzido pelo método de fabricação.
[00133] A operação para derivação de uma superfície dentro dos limites do significado da invenção é definida no documento US 6.955.433, conteúdo do qual se encontra incorporado a título de referência. Em particular, uma operação para derivação de uma superfície compreende as seguintes etapas:
[00134] computação da distribuição de esfera e cilindro da superfície inicial,
[00135] transformação da distribuição de esfera e cilindro, e então
[00136] efetivar uma integração dupla da distribuição de esfera e cilindro transformada de forma a obter a superfície derivada.
[00137] De acordo com uma modalidade da invenção ilustrada na Figura 3 e de acordo com a qual o defeito de superfície é um defeito de adição de superfície entre dois pontos de referência iniciais na superfície progressiva, a etapa de transformação S2 compreende: - a etapa de seleção de uma superfície progressiva genérica S210, - uma etapa de derivação S211, - a etapa de multiplicação da superfície unitária de ajuste de adição de superfície S212, e - uma etapa de soma S213.
[00138] Durante a etapa de seleção de uma superfície progressiva genérica, uma superfície progressiva genérica é selecionada. Dentro dos limites do significado dessa modalidade, uma superfície genérica deve ser entendida por ser uma superfície que exibe menos que 0,25 de dioptria de cilindro em pelo menos dois pontos genéricos de referência assim como uma adição de superfície entre esses mesmos dois pontos de referência, e que tem um cilindro máximo de menos que ou igual a 1,5 vezes sua adição de superfície na área de 50 mm de diâmetro centrado no ponto médio dos dois pontos de referência.
[00139] Durante a etapa de derivação, a superfície progressiva genérica é derivada de forma a obter uma superfície de ajuste de adição unitária, sendo que a superfície de ajuste de adição unitária é uma superfície que tem menos que 0,1 de dioptria de esfera de meio como um valor absoluto, por exemplo, menos que 0,05 dioptria ou mesmo substancialmente zero de dioptria, em um de seus pontos genéricos de referência e uma adição de superfície de y dioptria entre os dois pontos genéricos de referência, sendo que y é entre 0,05 e 0,2 de dioptria, por exemplo substancialmente igual a 0,1 de dioptria.
[00140] Os pontos de referência iniciais podem correspondes a pontos de visão a curta distância e visão a longa distância. Nesse caso, a superfície de ajuste de adição unitária exibe menos que 0,1 de dioptria de esfera de meio como um valor absoluto, por exemplo, menos que 0,05 de dioptria ou mesmo substancialmente zero de dioptria, no ponto de visão a longa distância e uma adição de superfície de y dioptria entre os pontos de visão a longa distância e os pontos de visão a curta distância, sendo que y é entre 0,05 e 0,2 de dioptria, por exemplo, substancialmente igual a 0,1 de dioptria.
[00141] Seguinte à etapa de derivação, a superfície de ajuste de adição unitária é multiplicada por um fator k definido por k= -D/y a fim de obter uma superfície de ajuste de adição, durante a etapa de multiplicação.
[00142] Finalmente, a superfície progressiva inicial e a superfície de ajuste de adição são somadas ponto a ponto nas altitudes das duas superfícies a fim de obter uma superfície ajustada por adição. A superfície ajustada por adição é de forma que, durante sua fabricação pelo método de fabricação, a superfície progressiva obtida corresponde à superfície progressiva inicial.
[00143] De acordo com uma modalidade da invenção, a superfície progressiva inicial é a superfície de uma lente oftálmica a ser fabricada. A lente oftálmica a ser fabricada exibe uma dada função ótica. A superfície progressiva genérica pode ser uma superfície que, combinada com uma superfície esférica, torna possível obter a função ótica da lente oftálmica a ser fabricada. É possível determinar essa superfície progressiva genérica, por exemplo, por meios do método descrito no pedido WO 2007/017766.
[00144] De acordo com uma modalidade da invenção ilustrada na Figura 4 e de acordo com a qual o defeito de superfície é um defeito de adição de superfície entre dois pontos de referência iniciais na superfície progressiva, a etapa de transformação S2 compreende: - a etapa de seleção de uma superfície progressiva genérica S220, - uma etapa de derivação S221, - uma etapa de soma S222.
[00145] Durante a etapa de seleção de uma superfície progressiva genérica, uma superfície progressiva genérica é selecionada. Dentro dos limites do significado dessa modalidade, uma superfície genérica deve ser entendida por ser uma superfície que exibe menos que 0,25 de dioptria de cilindro em pelo menos dois pontos genéricos de referência assim como uma adição de superfície entre esses mesmos dois pontos de referência, e que tem um cilindro máximo de menos que ou igual a 1,5 vezes sua adição de superfície na área de 50 mm de diâmetro centrado no ponto médio dos dois pontos de referência.
[00146] Durante a etapa de derivação, a superfície progressiva genérica é derivada de forma a obter uma superfície de ajuste de adição. Sendo que a superfície de ajuste de adição é uma superfície que tem menos que 0,1 de dioptria de esfera de meio como um valor absoluto, por exemplo, menos que 0,05 de dioptria ou mesmo substancialmente zero de dioptria em um dos pontos genéricos de referência e uma adição de superfície de y dioptria entre os dois pontos genéricos de referência, sendo que y é substancialmente igual ao oposto do valor do defeito de adição.
[00147] Os pontos de referência iniciais podem corresponder a pontos de visão a curta distância e visão a longa distância. Nesse caso, a superfície de ajuste de adição exibe menos que 0,1 de dioptria de esfera de meio como um valor absoluto, por exemplo, menos que 0,05 de dioptria ou mesmo substancialmente zero de dioptria no ponto de visão a longa distância e uma adição de superfície de y dioptria entre os pontos de visão a longa distância e os pontos de visão a curta distância, sendo que y é substancialmente igual ao oposto do valor do defeito de adição.
[00148] Finalmente, a superfície progressiva inicial e a superfície de ajuste de adição são somadas ponto a ponto nas altitudes das duas superfícies a fim de obter uma superfície ajustada por adição. A superfície ajustada por adição é de forma que, durante sua fabricação pelo método de fabricação, a superfície progressiva obtida corresponde à superfície progressiva inicial.
[00149] De acordo com uma modalidade da invenção, o método de acordo com a invenção pode compreender uma primeira etapa de teste S10, que, de acordo com o valor do cilindro em pelo menos dois pontos da superfície inicial, torna possível decidir aplicar a etapa de transformação de acordo com uma ou mais das modalidades descritas previamente.
[00150] Por exemplo, se a superfície progressiva inicial exibe menos que 0,25 dioptria de cilindro em pelo menos dois pontos de referência iniciais, então o método de transformação aplica a etapa de transformação de acordo com a Figura 1 e se a superfície progressiva inicial exibe 0,25 dioptria ou mais de cilindro em pelo menos dois pontos de referência iniciais, então o método de transformação aplica a etapa de transformação de acordo com a Figura 3 ou 4.
[00151] O método de acordo com a invenção pode também compreender uma etapa de teste S20 que torna possível determinar, por exemplo, de acordo com a potência de computação disponível ou a arquitetura do sistema de informações, se o método de transformação aplica ou não a etapa de transformação de acordo com a Figura 3 ou 4.
[00152] A invenção também refere-se a um método para fabricar uma superfície progressiva como descrito na Figura 5.
[00153] Como ilustrado na Figura 5, o método de fabricação de acordo com a invenção compreende: - uma etapa de determinar um defeito de superfície S1, - uma etapa de transformar S2 a superfície progressiva a ser fabricada de acordo com uma das modalidades da invenção, - uma etapa de surfaçagem S3 a superfície da lente oftálmica de acordo com a superfície transformada progressiva, e - uma etapa de polimento S4 da superfície da lente.
[00154] Finalmente, é entendido que a invenção pode ser reproduzida em formas diferentes daquelas das modalidades que foram descritas em detalhes. A pessoa versada na técnica terá entendido, de acordo a descrição presente, que o método de acordo com a invenção pode ser usado para tipos de defeito de superfície além daqueles descritos em detalhes.
[00155] A invenção não é limitada às modalidades que foram descritas e que deveriam ser interpretadas de uma maneira não limitante e que abrange todas as modalidades equivalentes.

Claims (14)

1. Método para transformar uma superfície oftálmica progressiva inicial que precisa ser fabricada através de um método de fabricação, caracterizado pelo fato de que o método de transformação compreende: uma etapa de selecionar um método de fabricação destinado a ser implantado, na qual o dito método de fabricação introduz um defeito de superfície reproduzível, uma etapa de selecionar um modelo preditivo do dito defeito de superfície reproduzível, uma etapa de selecionar uma superfície oftálmica progressiva inicial S destinada a ser fabricada, uma etapa de determinar (S1), durante a qual é determinado, por meio do dito modelo preditivo, um valor de defeito de superfície D que seria introduzido se a superfície oftálmica progressiva inicial S fosse produzida pelo dito método de fabricação, uma etapa de transformação (S2) durante a qual a dita superfície oftálmica progressiva inicial S é transformada em uma superfície oftálmica progressiva transformada S* ao compensar o valor de defeito D determinado durante a etapa (S1), de forma que a subsequente fabricação da superfície oftálmica transformada S* pelo dito método de fabricação torna possível obter uma superfície oftálmica progressiva que substancialmente conforma-se à superfície oftálmica progressiva inicial S.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o defeito de superfície é uma adição de superfície e/ou esfera média e/ou um defeito de cilindro e/ou um defeito de anel de polimento.
3. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que o modelo preditivo de defeito de superfície foi previamente estabelecido por meio de um método que compreende: uma etapa de seleção (M1) durante a qual um conjunto de superfícies oftálmicas progressivas que têm diferentes características de superfície é selecionado, uma etapa de fabricação (M2), durante a qual cada uma das superfícies progressivas do conjunto de superfícies progressivas é fabricada por meio do dito método de fabricação, uma etapa de medição (M3) durante a qual cada uma das superfícies fabricadas é medida e pelo menos um defeito de superfície em relação às superfícies desejadas é quantificado, sendo que o defeito de superfície corresponde à diferença entre o valor de uma característica medida na superfície fabricada e o valor desejado para essa característica, uma etapa de identificação (M4), durante a qual características das superfícies progressivas que têm influência no defeito de superfície são identificadas, uma etapa de determinação (M5), durante a qual um modelo preditivo de defeito de superfície para o dito método de fabricação, que ligue as características identificadas e o pelo menos um defeito introduzido pelo método de fabricação, é determinado, sendo que as etapas de fabricação (M2) e medição (M3) são repetidas uma pluralidade de vezes antes da etapa de identificação.
4. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que o defeito de superfície é um defeito de adição de superfície que depende da adição de superfície da superfície progressiva inicial, do diâmetro da superfície progressiva a ser fabricada e do comprimento de progressão da superfície progressiva inicial.
5. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que o defeito de superfície é um defeito de adição de superfície entre dois pontos de referência na superfície progressiva, sendo que a superfície progressiva inicial exibe menos que 0,25 de dioptria de cilindro nos pontos de referência, e em que a etapa de transformação compreende uma etapa de derivação durante a qual a superfície inicial é derivada de forma a obter uma superfície ajustada, com observação a: (Adicionar transformada) = (Adicionar inicial) - (D), sendo que (Adicionar transformada) corresponde à adição de potência de superfície entre o ponto de visão a longa distância e o ponto de visão a curta distância da superfície transformada, (Adicionar inicial) corresponde à adição de potência de superfície entre o ponto de visão a longa distância e o ponto de visão a curta distância da superfície inicial, e (D) corresponde ao defeito de adição de superfície introduzido pelo método de fabricação.
6. Método, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que a superfície transformada tem substancialmente os mesmos valores de esfera e cilindro em pelo menos um dos dois pontos de referência que a superfície inicial.
7. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 4, caracterizado pelo fato de que o defeito de superfície é um defeito de adição de superfície entre dois pontos de referência iniciais escolhidos na superfície progressiva inicial e em que a etapa de transformação compreende: a etapa de selecionar uma superfície progressiva genérica (S210) durante a qual uma superfície progressiva genérica que exibe menos que 0,25 de dioptria de cilindro em pelo menos dois pontos genéricos de referência, assim como uma adição de superfície entre esses mesmos dois pontos de referência, e que tem um cilindro máximo de menos que ou igual a 1,5 vezes sua adição de superfície na área de 50 mm de diâmetro centrada no ponto médio dos dois pontos de referência é selecionada, uma etapa de derivação (S211), durante a qual a superfície progressiva genérica é derivada de forma a obter uma superfície de ajuste de adição de superfície unitária que tem menos que 0,1 de dioptria de esfera média como um valor absoluto em um dos pontos genéricos de referência, e uma adição de superfície de y dioptria entre os dois pontos genéricos de referência, sendo que y está entre 0,05 e 0,2 de dioptria, uma etapa de multiplicar a superfície de ajuste de adição unitária (S212), durante a qual a superfície de ajuste de adição unitária é multiplicada por um fator k definido por k= -D/y a fim de obter uma superfície de ajuste de adição, uma etapa de soma (S213) durante a qual a superfície progressiva inicial e a superfície de ajuste de adição são somadas ponto a ponto nas altitudes das duas superfícies a fim de obter uma superfície ajustada por adição.
8. Método, de acordo qualquer uma das reivindicações de 1 a 4, caracterizado pelo fato de que o defeito de superfície é um defeito de adição de superfície e em que a etapa de transformação compreende: a etapa de selecionar uma superfície progressiva genérica (S220) durante a qual uma superfície progressiva genérica que exibe menos que 0,25 de dioptria de cilindro em pelo menos dois pontos genéricos de referência, assim como uma adição de superfície entre esses mesmos dois pontos de referência, e que tem um cilindro máximo de menos que ou igual a 1,5 vezes sua adição de superfície na área de 50 mm de diâmetro centrada no ponto médio dos dois pontos de referência é selecionada, uma etapa de derivação (S221) durante a qual a superfície progressiva genérica é derivada de forma a obter uma superfície de ajuste de adição que tem menos que 0,1 de dioptria de esfera média como um valor absoluto em um dos pontos genéricos de referência e a adição de superfície de y dioptria entre os dois pontos genéricos de referência, sendo que y é substancialmente igual ao oposto do valor de defeito de adição, uma etapa de soma (S222) durante a qual a superfície progressiva inicial e a superfície de ajuste de adição são somadas ponto a ponto nas altitudes das duas superfícies a fim de obter uma superfície ajustada por adição.
9. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 7 ou 8, caracterizado pelo fato de que os pontos genéricos de referência são respectivamente remotos menos que 3 mm a partir dos pontos de referência iniciais.
10. Método, de acordo qualquer uma das reivindicações de 1 a 4, caracterizado pelo fato de que o defeito de superfície é um defeito de adição de superfície e em que a etapa de transformação compreende: as etapas, de acordo com uma das reivindicações 5 ou 6, quando a superfície progressiva inicial exibe menos que 0,25 de dioptria de cilindro em pelo menos dois pontos de referência iniciais, e as etapas, de acordo com uma das reivindicações 7 ou 8, quando a superfície progressiva inicial exibe 0,25 e dioptria ou mais de cilindro em pelo menos dois pontos de referência iniciais.
11. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que os pontos de referência são pontos de visão a curta e a longa distância.
12. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que a superfície progressiva é uma superfície de uma lente progressiva ou uma superfície de um molde que destina-se à fabricação de uma lente semiacabada.
13. Método para obter uma superfície progressiva de uma lente progressiva oftálmica, caracterizado pelo fato de que compreende as seguintes etapas: transformação (S1, s2) da superfície progressiva a ser fabricada conforme definido em qualquer uma das reivindicações precedentes, produção da superfície transformada oftálmica progressiva S* por meio do dito método de fabricação.
14. Método, de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de que a dita produção compreende as etapas de: surfaçagem (S3) da superfície da lente oftálmica de acordo com a superfície transformada progressiva, e polimento (S4) da superfície da lente obtida a partir da etapa (S3).
BR112014014360-9A 2011-12-15 2012-12-12 Métodos para obter e para transformar uma superfície oftálmica progressiva BR112014014360B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR1161702A FR2984197B1 (fr) 2011-12-15 2011-12-15 Procede de transformation d'une surface progressive initiale
FR1161702 2011-12-15
PCT/EP2012/075236 WO2013087696A1 (en) 2011-12-15 2012-12-12 Method for transforming a progressive ophthalmic surface

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112014014360A2 BR112014014360A2 (pt) 2017-06-13
BR112014014360B1 true BR112014014360B1 (pt) 2022-04-26

Family

ID=47326203

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112014014360-9A BR112014014360B1 (pt) 2011-12-15 2012-12-12 Métodos para obter e para transformar uma superfície oftálmica progressiva

Country Status (15)

Country Link
US (1) US9709823B2 (pt)
EP (1) EP2790876B1 (pt)
JP (1) JP6300729B2 (pt)
KR (1) KR102018628B1 (pt)
CN (1) CN103987492B (pt)
AU (1) AU2012350695B2 (pt)
BR (1) BR112014014360B1 (pt)
ES (1) ES2552182T3 (pt)
FR (1) FR2984197B1 (pt)
HU (1) HUE026248T2 (pt)
IN (1) IN2014CN04909A (pt)
MX (1) MX353039B (pt)
PL (1) PL2790876T3 (pt)
PT (1) PT2790876E (pt)
WO (1) WO2013087696A1 (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN107567382B (zh) 2015-05-29 2020-06-16 依视路国际公司 用于补偿光学镜片制造过程中的偏差的系统和方法
JP7042140B2 (ja) 2018-03-30 2022-03-25 株式会社Provigate センサチップ
EP4257286A1 (en) * 2022-04-05 2023-10-11 Essilor International Computer-implemented method and manufacturing system for manufacturing by machining an ophthalmic device
EP4276555A1 (en) 2022-05-11 2023-11-15 Essilor International A method for surfacing a lens blank with a cutting tool

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE10020914B4 (de) * 2000-04-28 2020-07-02 Carl Zeiss Vision Gmbh Verfahren zur Berechnung einer Mehrzahl Brillenlinsen einer Brillenlinsenfamilie sowie Verfahren der Fertigung einer Brillenlinse einer Brillenlinsenfamilie
JP4437482B2 (ja) * 2003-11-27 2010-03-24 Hoya株式会社 両面非球面型累進屈折力レンズおよびその設計方法
CN100495124C (zh) * 2003-11-27 2009-06-03 Hoya株式会社 两面非球面型渐变光焦度镜片及其设计方法
US6955433B1 (en) 2004-06-17 2005-10-18 Johnson & Johnson Vision Care, Inc. Methods for designing composite ophthalmic lens surfaces
DE602005003012T2 (de) * 2005-05-06 2008-08-07 Satisloh Gmbh Verfahren für die automatische Kalibrierung der Werkzeuge in einer Drehmaschine benutzt für die Herstellung von insbesondere Brillenlinsen
CA2612129A1 (en) * 2005-06-20 2007-01-11 Essilor International (Compagnie Generale D'optique) Method for providing dual surface progressive addition lens series
EP1752815A1 (en) 2005-08-11 2007-02-14 Essilor International (Compagnie Generale D'optique) Method of manufacturing an optical system
DE102005050205A1 (de) * 2005-10-20 2007-04-26 Mtu Aero Engines Gmbh Verfahren und Vorrichtung zum Kompensieren von Lage-und Formabweichungen
FR2908191B1 (fr) * 2006-11-07 2008-12-26 Essilor Int Lentille ophtalmique
FR2911696B1 (fr) * 2007-01-24 2009-10-30 Essilor Int Verre ophtalmique progressif a inset personnalise.
US8386203B2 (en) 2007-08-31 2013-02-26 Hoya Corporation Method and device for evaluating graduated refraction power lens and method for manufacturing graduated refraction power lens

Also Published As

Publication number Publication date
ES2552182T3 (es) 2015-11-26
CN103987492B (zh) 2016-12-21
AU2012350695A1 (en) 2014-06-05
PL2790876T3 (pl) 2016-01-29
FR2984197A1 (fr) 2013-06-21
JP2015507759A (ja) 2015-03-12
EP2790876B1 (en) 2015-08-12
FR2984197B1 (fr) 2014-01-03
CN103987492A (zh) 2014-08-13
PT2790876E (pt) 2015-11-23
IN2014CN04909A (pt) 2015-09-18
MX353039B (es) 2017-12-18
KR20140111252A (ko) 2014-09-18
JP6300729B2 (ja) 2018-03-28
AU2012350695B2 (en) 2017-05-11
HUE026248T2 (en) 2016-05-30
EP2790876A1 (en) 2014-10-22
BR112014014360A2 (pt) 2017-06-13
KR102018628B1 (ko) 2019-09-05
WO2013087696A1 (en) 2013-06-20
MX2014007192A (es) 2014-08-21
US9709823B2 (en) 2017-07-18
US20140307223A1 (en) 2014-10-16

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US20200292847A1 (en) Lens precursor with features for the fabrication of an ophthalmic lens
CN100504510C (zh) 无接合部的镜片和制造这种透镜的方法
BR112015030147B1 (pt) processo e máquina de fabricação de uma lente oftálmica
JP4656531B2 (ja) 成形型の設計方法
BR112014014360B1 (pt) Métodos para obter e para transformar uma superfície oftálmica progressiva
US8608312B2 (en) Method for determining an aspherization layer for an ophthalmic lens
EP2522458B1 (en) Process for determining position parameters of a manufactured surface relative to a reference surface
KR20150081288A (ko) 안과용 렌즈의 광학 파라미터 결정 방법
KR101723800B1 (ko) 렌즈 설계 단순화 공정
JP4711853B2 (ja) 累進屈折力眼鏡レンズ検査時の改善された公差決定方法
EP2920640A2 (en) Method for determining the feasibility of an ophthalmic lens
Dumas Enabling Higher Precision Freeform Surfaces though Developments in Magnetorheological Finishing (MRF) and Subaperture Stitching Interferometry (SSI)
US20230391029A1 (en) Customized manufacture of molds for making wavefront-customized contact lens using a wavefront aberrometer
CN113995552A (zh) 用于精准面型控制的人工晶状体制造方法及人工晶状体

Legal Events

Date Code Title Description
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: ESSILOR INTERNATIONAL (FR)

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B350 Update of information on the portal [chapter 15.35 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 12/12/2012, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.