BR112014006686B1 - máquina de tricotar compreendendo um suporte de agulhas - Google Patents
máquina de tricotar compreendendo um suporte de agulhas Download PDFInfo
- Publication number
- BR112014006686B1 BR112014006686B1 BR112014006686-8A BR112014006686A BR112014006686B1 BR 112014006686 B1 BR112014006686 B1 BR 112014006686B1 BR 112014006686 A BR112014006686 A BR 112014006686A BR 112014006686 B1 BR112014006686 B1 BR 112014006686B1
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- needle holder
- knitting
- cams
- needle
- needles
- Prior art date
Links
Images
Classifications
-
- D—TEXTILES; PAPER
- D04—BRAIDING; LACE-MAKING; KNITTING; TRIMMINGS; NON-WOVEN FABRICS
- D04B—KNITTING
- D04B15/00—Details of, or auxiliary devices incorporated in, weft knitting machines, restricted to machines of this kind
- D04B15/32—Cam systems or assemblies for operating knitting instruments
- D04B15/322—Cam systems or assemblies for operating knitting instruments in circular knitting machines with needle cylinder and dial
-
- D—TEXTILES; PAPER
- D04—BRAIDING; LACE-MAKING; KNITTING; TRIMMINGS; NON-WOVEN FABRICS
- D04B—KNITTING
- D04B15/00—Details of, or auxiliary devices incorporated in, weft knitting machines, restricted to machines of this kind
- D04B15/10—Needle beds
Landscapes
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Textile Engineering (AREA)
- Knitting Machines (AREA)
Abstract
MÁQUINA DE TRICOTAR, PARTICULARMENTE COM ALTO CALIBRE, COM CAMES DE ATUAÇÃO DE AGULHA APERFEIÇOADOS. Uma máquina de tricotar, particularmente com alto calibre, com cames de atuação de agulha aperfeiçoados. A máquina compreende um suporte de agulhas (1) que suporta uma pluralidade de agulhas lado a lado (2, 3) e é provido com meios (4) para guiar as agulhas (2, 3). Os meios de guia (4) compreendem canais de formação de tricô (5), que são definidos próximos a uma extremidade (1a) do suporte de agulhas (1) e são mutuamente lateralmente adjacentes, e canais de deslizamento (6), que são definidos no suporte de agulhas (1) em uma região que é espaçada a partir da extremidade (1a) do suporte de agulhas (1) e são mutuamente lateralmente adjacentes. Cada uma das agulhas (2, 3) é acomodada, de forma que ela pode deslizar longitudinalmente, em um correspondente canal de formação de tricô (5) e é provida, em uma de suas extremidades, com um cabeçote em forma de gancho (2a, 3a) que pode engatar pelo menos um fio fornecido para as agulhas (2, 3) em uma alimentação ou caída da máquina para formar tricô. Cada uma das agulhas (2, 3) é provida, em uma região que é espaçada a partir do cabeçote (2a, 3a) e é arranjada em um dos canais de deslizamento (6), com pelo (...).
Description
[0001] A presente invenção se refere a uma máquina de tricotar (“knitting machine”), particularmente com alto calibre, com cames de atuação de agulha aperfeiçoados.
[0002] Como é conhecido, máquinas de tricotar compreendem um suporte de agulha que suporta uma pluralidade de agulhas que são arranjadas mutuamente lado a lado e constituem os elementos projetados para produzir o tricô. O suporte de agulhas é provido com meios para guiar as agulhas, que são constituídos substancialmente por uma pluralidade de fendas ou canais que são arranjados mutuamente lado a lado ao longo da extensão do suporte de agulhas, cada um acomodando uma correspondente agulha de forma que ela pode deslizar longitudinalmente. Em máquinas de tricotar circulares de cilindro único ou de leito único, o suporte de agulha é constituído por um cilindro, denominado "cilindro de agulhas", e as fendas ou canais que acomodam as agulhas são definidos axialmente sobre a superfície lateral do cilindro. Em máquinas de tricotar circulares de leito duplo, dois suportes de agulha são providos, os quais são constituídos respectivamente por um cilindro, isto é, o cilindro de agulha, e por um disco, chamado "mostrador", que é arranjado acima e coaxialmente ao cilindro de agulha. No cilindro de agulha, as fendas ou canais que acomodam as agulhas são definidos, similarmente a máquinas de tricotar de leito único, sobre a superfície lateral do cilindro de agulha e correm paralelos ao eixo do cilindro de agulha, enquanto no mostrador as fendas ou canais que acomodam as agulhas são definidos dentro do mostrador e se estendem radialmente com relação ao eixo do mostrador que coincidem com o eixo de cilindro de agulha.
[0003] Em algumas máquinas, as fendas ou canais são divididos, ao longo de sua extensão longitudinal, em duas partes, constituídas respectivamente por um canal de formação de tricô, que é definido próximo a uma extremidade do suporte de agulhas, e por um canal de deslizamento, que é definido no suporte de agulha em uma região espaçada a partir da extremidade do suporte de agulhas.
[0004] Geralmente, cada agulha é acomodada de forma que ela pode deslizar longitudinalmente dentro de um correspondente canal de deslizamento alinhado com o correspondente canal de formação de tricô e é provida com um cabeçote em forma de gancho que pode engatar pelo menos um fio fornecido para as agulhas em uma alimentação ou caída da máquina para formar tricô. Cada agulha é, além disso, provida, em uma região que é espaçada a partir do cabeçote e arranjada no canal de deslizamento, com pelo menos um calcanhar que se projeta de uma face do suporte de agulha e pode engatar um ou mais trajetos definidos por cames que estão voltados para tal face do suporte de agulhas.
[0005] O suporte de agulhas pode ser atuado com relação aos cames ao longo de uma trajetória de atuação que é substancialmente perpendicular à extensão longitudinal dos canais de formação de tricô e os trajetos são conformados de forma a causar, como uma consequência da atuação do suporte de agulha ao longo desta trajetória de atuação com relação aos cames, o deslizamento alternado das agulhas ao longo do correspondente canal de formação de tricô com relação ao suporte de agulhas. O deslizamento alternado das agulhas ao longo do correspondente canal de formação de tricô compreende um movimento de extração, durante o qual a agulha é extraída com seu cabeçote e com uma porção de sua haste de uma extremidade do suporte de agulha a fim de liberar, sobre sua haste, o enlace de tricô formado previamente e/ou para liberar o fio ou fios fornecidos em uma alimentação ou caída da máquina, e um movimento de retração, por meio do qual a agulha é feita com que se retraia com seu cabeçote para dentro da extremidade do suporte de agulha para formar um novo enlace de tricô, produzindo o descarregamento do enlace de tricô formado previamente de forma a produzir tricô.
[0006] Se o suporte de agulha é constituído por um cilindro, os cames de atuação de agulha são voltados para a superfície lateral do cilindro de agulha que é atuada com um movimento de rotação em torno de seu próprio eixo com relação aos cames. Se, ao contrário, o suporte de agulha é constituído por um mostrador em forma de disco, os cames de atuação de agulha geralmente face a face superior do mostrador, que está situada sobre um plano horizontal. Em ambos os casos, o suporte de agulha é atuado em relação aos cames ao longo de uma trajetória circular, o centro da qual é arranjado sobre o eixo do cilindro de agulha ou do mostrador.
[0007] O pedido de patente Italiano n.° MI2010A-001974 no nome da mesma depositante expõe uma máquina de tricotar, particularmente com alto calibre, em que o número de canais de deslizamento é menor do que o número de canais de formação de tricô. Neste caso, a porção da agulha que é acomodada dentro do canal de deslizamento é axialmente deslocada, isto é, lateralmente deslocada com relação à porção da agulha que é acomodada dentro do canal de formação de tricô.
[0008] Uma situação similar pode ocorrer também se o número de canais de deslizamento é igual ao número de canais de formação de tricô, mas um elemento adicional é arranjado dentro dos canais de deslizamento, lateralmente à haste da agulha, causando, em qualquer caso, seu deslocamento axial com relação à porção da agulha que é acomodada dentro do canal de formação de tricô.
[0009] Esse deslocamento axial não exclui o deslizamento da agulha em relação ao suporte de agulha para a formação de tricô porque a agulha, sendo elasticamente flexível ao longo de sua haste, pode, não obstante, se encurvar e adaptar ao não alinhamento entre o canal de formação de tricô e o canal de deslizamento em que ela é inserida e apode deslizar no mesmo como uma consequência do engate de seu calcanhar com o trajeto ou trajetos definidos pelos cames.
[0010] Todavia, esse deslocamento axial pode gerar desvantagens na formação de tricô, porque o movimento do cabeçote das agulhas é antecipado ou retardado com relação a uma condição de operação ideal, que corresponde àquela que ocorre nas máquinas de tricotar convencionais, nas quais as agulhas não são encurvadas, isto é, seu cabeçote é alinhado com o calcanhar que engata os cames de atuação das agulhas.
[0011] O movimento antecipado ou retardado do cabeçote das agulhas, por causar um avanço ou retardo com relação à condição ideal de engate do fio ou fios fornecidos para as agulhas em uma alimentação ou caída da máquina, pode causar defeitos no tricô, o que penaliza a qualidade da fabricação produzida e, em alguns casos, pode requerer sua rejeição.
[0012] A meta da presente invenção é a de solucionar o problema mencionado acima, por prover uma máquina de tricotar, particularmente com alto calibre, com cames de atuação de agulha aperfeiçoados de forma a obter uma atuação precisa das agulhas mesmo se elas tiverem, na máquina, um cabeçote que é lateralmente deslocado com relação ao calcanhar que engata os cames de atuação.
[0013] Dentro desta meta, um objetivo da invenção é o de prover uma máquina de tricotar, particularmente com alto calibre, capaz de produção de fabricações tricotadas de alta qualidade.
[0014] Outro objetivo da invenção é o de prover uma máquina de tricotar, particularmente com alto calibre, que possa ser fabricada a custos competitivos.
[0015] Esta meta e esses e outros objetivos que se tornarão mais bem aparentes daqui em diante são atingidos por uma máquina de tricotar, compreendendo um suporte de agulha que suporta uma pluralidade de agulhas arranjadas lado a lado e é provido com meios para guiar as ditas agulhas, os ditos meios de guia compreendendo canais de formação de tricô, que são definidos próximos a uma extremidade do suporte de agulha e são mutuamente lateralmente adjacentes, e canais de deslizamento, que são definidos no dito suporte de agulha em uma região que é espaçada a partir da dita extremidade do suporte de agulha e são mutuamente lateralmente adjacentes; cada uma das ditas agulhas sendo acomodada, de forma que ela pode deslizar longitudinalmente, em um correspondente canal de formação de tricô e sendo provida, em uma de suas extremidades, com um cabeçote em forma de gancho que pode engatar pelo menos um fio fornecido para as agulhas em uma alimentação ou caída da máquina para formar tricô; cada uma das ditas agulhas sendo provida, em uma região que é espaçada a partir do dito cabeçote e é arranjada em um dos ditos canais de deslizamento, com pelo menos um calcanhar que se projeta de uma face do dito suporte de agulha e pode engatar pelo menos um trajeto definido por cames que estão voltados para a dita face do suporte de agulhas; o dito suporte de agulha sendo atuável com relação aos ditos cames ao longo de uma trajetória de atuação que é substancialmente perpendicular à extensão longitudinal de ditos canais de formação de tricô e os ditos trajetos sendo conformados de forma a causar, seguindo a atuação do suporte de agulha ao longo de dita trajetória de atuação com relação aos ditos cames, o deslizamento alternado das agulhas ao longo do correspondente canal de formação de tricô com relação ao dito suporte de agulha com um movimento de extração, por meio do qual a agulha é extraída com seu cabeçote e com uma porção de sua haste a partir da dita extremidade do suporte de agulha para liberar, sobre sua haste, o enlace de tricô formado previamente e/ou para liberar o fio ou fios fornecidos em uma alimentação ou caída da máquina, e com um movimento de retração, por meio do qual a agulha é feita com que se retraia com seu cabeçote na dita extremidade do suporte de agulha para formar um novo enlace de tricô, produzindo o descarregamento do enlace de tricô formado previamente para produzir tricô, caracterizada pelo fato de que cada uma das ditas agulhas tem pelo menos uma flexão elástica ao longo de sua extensão que determina um deslocamento do dito pelo menos um calcanhar com relação ao cabeçote da dita agulha ao longo de uma direção que é substancialmente paralela à dita trajetória de atuação do suporte de agulha com relação aos ditos cames na mesma direção ou na direção oposta à direção de atuação do suporte de agulha com relação aos ditos cames, e em que o dito pelo menos um trajeto é deslocado, de uma maneira que corresponde substancialmente ao dito deslocamento, com relação a um trajeto teórico de atuação de uma agulha retilínea ideal com seu cabeçote em alinhamento com seu pelo menos um calcanhar.
[0016] Outras características e vantagem da invenção se tornarão mais bem aparentes a partir da descrição de uma modalidade preferida, mas não exclusiva, da máquina de acordo com a invenção, ilustrada por meio de exemplo não limitativo nos desenhos anexos, nos quais:
[0017] A figura 1 é uma vista dianteira esquemática parcialmente em seção de uma porção de um suporte de agulha da máquina de acordo com a invenção;
[0018] A figura 2 é uma vista em perspectiva parcialmente em seção da mesma porção da figura 1, com os cames espaçados a partir do suporte de agulha, para maior clareza;
[0019] A figura 3 é outra vista em perspectiva parcialmente em seção da porção da figura 1, tomada a partir de um ângulo diferente do que a figura 2 e com os cames em sua posição real;
[0020] A figura 4 é uma vista dianteira esquemática dos trajetos dos calcanhares e cabeçotes de algumas agulhas acomodadas na porção do suporte de agulha da máquina de acordo com a invenção;
[0021] A figura 5 é uma vista em seção esquemática da figura 1, tomada ao longo da linha V-V;
[0022] A figura 6 é uma vista em seção esquemática da figura 1, tomada ao longo da linha VI-VI;
[0023] As figuras 7 e 8 são vistas de duas modalidades possíveis de uma porção dos cames de atuação de agulha, tomadas a partir de seu lado voltado para o suporte de agulhas.
[0024] Com referência às figuras, a máquina de acordo com a invenção, somente uma porção da qual foi ilustrada, compreende um suporte de agulha 1 que suporta uma pluralidade de agulhas 2, 3 arranjadas lado a lado e é provido com meios 4 para guiar as agulhas 2, 3.
[0025] Os meios de guia 4 compreendem canais de formação de tricô 5, que são definidos próximos a uma extremidade 1a do suporte de agulha 1 e são mutuamente lateralmente adjacentes, e canais de deslizamento 6, que são mutuamente lateralmente adjacentes e são definidos sobre o suporte de agulha 1 em uma região que é espaçada a partir da extremidade 1a do suporte de agulha 1.
[0026] Cada uma das agulhas 2, 3 é acomodada, de forma que ela pode deslizar longitudinalmente, em um correspondente canal de formação de tricô 5 e é provida, em uma de suas extremidades, com um cabeçote 2a, 3a que é em forma de gancho e pode engatar pelo menos um fio fornecido para as agulhas 2, 3 em uma alimentação ou caída da máquina para formar tricô, de uma maneira conhecida por si.
[0027] Cada uma das agulhas 2, 3 é provida, em uma região que é espaçada a partir do cabeçote 2a, 3a e é arranjada em um dos canais de deslizamento 6, com pelo menos um calcanhar 2b, 3b que se projeta a partir de uma face do suporte de agulha 1 e pode engatar pelo menos um trajeto 7, 8 definido por cames 9 que estão voltados para a face do suporte de agulha 1.
[0028] O suporte de agulha 1 pode ser atuado com relação aos cames 9 ao longo de uma trajetória de atuação 10 que é substancialmente perpendicular à extensão longitudinal dos canais de formação de tricô 5 e o trajeto ou trajetos 7, 8 são conformados de forma a causar, seguindo a atuação do suporte de agulha 1 ao longo de a trajetória de atuação 10 com relação aos cames 9, o deslizamento alternado das agulhas 2, 3 ao longo do correspondente canal de formação de tricô 5 com relação ao suporte de agulha 1 com um movimento de extração, por meio do qual a agulha 2, 3 é extraída com seu cabeçote 2a, 3a e com uma porção de sua haste 2c, 3c a partir da extremidade 1a do suporte de agulha 1 para liberar, sobre sua haste 2c, 3c, o enlace de tricô formado previamente e/ou para liberar o fio ou fios fornecidos em uma alimentação ou caída da máquina, e com um movimento de retração, por meio do qual a agulha 2, 3 é feita com que se retraia com seu cabeçote 2a, 3a na extremidade 1a do suporte de agulha 1 a fim de formar um novo enlace de tricô, produzindo o descarregamento do enlace de tricô formado previamente para produzir tricô.
[0029] Na modalidade ilustrada, o suporte de agulha 1 é constituído pelo cilindro de agulha de uma máquina de tricotar circular de diâmetro médio ou grande. Os canais de formação de tricô 5 são, cada, orientados paralelos ao eixo do cilindro de agulha, que é arranjado verticalmente, e são definidos sobre a superfície lateral do cilindro de agulha partindo da extremidade superior 1a do cilindro de agulha. A trajetória de atuação 10 do cilindro de agulha em relação aos cames 9 é uma trajetória circular centralizada sobre o eixo do cilindro de agulha e intersecta em ângulos retos os eixos de cada canal de formação de tricô 5.
[0030] Os canais de deslizamento 6 também são definidos sobre a superfície lateral do cilindro de agulha, mas em uma região que é espaçada em uma região inferior com relação à região em que os canais de formação de tricô 5 são definidos.
[0031] De acordo com a invenção, cada uma das agulhas 2, 3 tem pelo menos uma flexão elástica 2d, 3d ao longo de sua extensão que determina um deslocamento de o calcanhar 2b, 3b com relação ao cabeçote 2a, 3a da agulha 2, 3 ao longo de uma direção que é substancialmente paralela à trajetória de atuação 10 do suporte de agulha 1 com relação aos cames 9 na mesma direção que, ou na direção oposta a direção de atuação do suporte de agulha 1, designada pela seta 11, com relação aos cames 9. O trajeto ou os trajetos 7, 8 com os quais o calcanhar 2b, 3b das agulhas 2, 3 engata é deslocado, de uma maneira que corresponde substancialmente ao deslocamento, com relação a um trajeto teórico 12 para atuar uma agulha retilínea ideal cujo cabeçote é alinhado com o calcanhar. Na figura 4, o trajeto teórico 12 é ilustrado com uma linha tracejada e, para a conveniência de comparação, ela foi arranjada entre os trajetos 7 e 8, como se ela tivesse que atuar uma agulha retilínea ideal que tem um calcanhar arranjado em uma posição intermediária com relação ao um dos calcanhares 2b, 3b ao longo da haste da agulha.
[0032] Na modalidade ilustrada, cada agulha 2, 3 tem, ao longo de sua haste 2c, 3c, duas flexões elásticas opostas 2d, 3d, determinadas pelo acoplamento da agulha 2, 3 no correspondente canal de deslizamento 6, que é axialmente deslocado com relação ao correspondente canal de formação de tricô 5. Desta maneira, a porção de extremidade de cada agulha 2, 3, próxima ao cabeçote 2a, 3a, é paralela e espaçada lateralmente com relação à porção da haste 2c, 3c, a partir da qual o calcanhar 2b, 3b se estende.
[0033] A flexão elástica da agulha 2, 3 deriva a partir do fato de que o canal de deslizamento 6 em que a agulha 2, 3 é acomodada é axialmente deslocado com relação ao canal de formação de tricô 5 em que a agulha 2, 3 é arranjada. Esse deslocamento axial pode derivar do fato de que o número de canais de deslizamento 6 é menor do que o número de canais de formação de tricô 5, como exposto no pedido de patente n.° MT2010A-001974, ou pode derivar do fato de que os canais de deslizamento 6, a despeito de ser do mesmo número que os canais de formação de tricô 5, são distribuídos sobre o suporte de agulha 1 com um passo diferente do que o um dos canais de formação de tricô 5.
[0034] Nas figuras, o grau de deslocamento entre o calcanhar 2b, 3b e o cabeçote 2a, 3a da agulha 2, 3 e, consequentemente, o grau de deslocamento entre os trajetos 7 e 8 foram exagerados intencionalmente com relação à realidade de forma a destacar de melhor maneira, também visualmente, o conceito sobre o qual a invenção é baseada.
[0035] Convenientemente, duas agulhas contíguas, designadas pelos números de referência 2, 3, que são inseridas em dois canais contínuos de formação de tricô 5, têm seus calcanhares correspondentes 2b, 3b mutuamente espaçados, paralelos à sua extensão longitudinal. Os calcanhares 2b, 3b podem engatar corespondentes trajetos 7, 8, que são definidos pelos cames 9 e são mutuamente espaçados ao longo de uma direção que é substancialmente perpendicular à trajetória de atuação 10 do suporte de agulha 1 com relação aos cames 9, isto é, paralela ao eixo do cilindro de agulha na modalidade ilustrada.
[0036] Preferivelmente, as duas agulhas contíguas 2, 3, que são inseridas em dois canais contínuos de formação de tricô 5, têm calcanhares 2b, 3b que são deslocados com relação ao cabeçote correspondente 2a, 3a, respectivamente na mesma direção que a direção de atuação 11 do suporte de agulha 1 com relação aos cames 9 e na direção oposta com relação à direção de atuação 11 do suporte de agulha 1 com relação aos cames 9.
[0037] Na prática, duas agulhas contíguas 2, 3 são arranjadas e engatadas com os meios de guia 4 de forma a se flexionarem de uma maneira diferente uma com relação à outra e cada uma das agulhas 2, 3 engata um trajeto correspondente 7, 8 definido pelos cames 9. Cada trajeto 7, 8 é deslocado com relação ao trajeto teórico 12 de uma maneira que corresponde ao deslocamento que existe entre o calcanhar 2b, 3b e o cabeçote 2a, 3a da agulha 2, 3 que engata no mesmo.
[0038] Na modalidade ilustrada, as agulhas designadas pelo número de referência 2 têm seu calcanhar 2b deslocado com relação a seu cabeçote 2a na mesma direção que a direção de atuação 11 do suporte de agulha 1 com relação aos cames 9 por um comprimento designado por A. As agulhas que são designadas, como alternativa, pelo número de referência 3, têm seu calcanhar 3b deslocado com relação a seu cabeçote 3a na direção oposta com relação à direção de atuação 11 do suporte de agulha 1 com relação aos cames 9 por um comprimento designado por B. O deslocamento que existe entre o trajeto 7, com o qual os calcanhares 2b das agulhas 2 são engatados, e o trajeto teórico 12 é igual a A, enquanto o deslocamento que existe entre o trajeto 8, com o qual os calcanhares 3b das agulhas 3 engatam, e o trajeto teórico 12, é igual a B, mas na direção oposta com relação ao deslocamento A. Desta maneira, o trajeto 7 é deslocado com relação ao trajeto 8 por uma extensão igual a A+B, como mostrado na figura 4.
[0039] Devido aos deslocamentos dos trajetos 7, 8 com relação ao trajeto teórico 12, os deslocamentos axiais entre o cabeçote 2a, 3a e o calcanhar 2b, 3b de uma mesma agulha 2, 3 são compensados e se obtém uma atuação do cabeçote 2a, 3a das agulhas igual à atuação que se obteria com agulhas ideais cujo cabeçote é alinhado com o correspondente calcanhar engatado com o trajeto teórico 12. O trajeto do cabeçote 2a, 3a das agulhas 2, 3 é ilustrado na figura 4 e designado pelo número de referência 13.
[0040] Deve ser notado que o conceito básico da invenção pode ser estendido por provisão das agulhas com uma capacidade de serem submetidas mutuamente a diferentes flexões elásticas. Essencialmente, na modalidade ilustrada, existem dois tipos de agulha 2, 3, que têm seu calcanhar 2b, 3b deslocado respectivamente em um lado e no lado oposto com relação ao cabeçote 2a, 3a, mas se poderia ter múltiplos tipos de agulhas com diferentes deslocamentos, que são deslocados também no mesmo lado que o cabeçote correspondente, mas com graus de deslocamento mutuamente diferentes, provendo para cada tipo de agulha um trajeto correspondente para os calcanhares, que é correspondentemente deslocado com relação ao trajeto teórico 12.
[0041] Os cames 9 que definem os trajetos 7, 8 podem ser associados com um suporte fixo ou podem ser montados sobre elementos de suporte que podem se mover com relação à parte restante dos cames 9 ou à estrutura de suporte da máquina. Na figura 7, os cames 9 que definem os trajetos 7, 8 são fixados a um único elemento de suporte 14, que pode ser do tipo fixo ou móvel, enquanto na figura 8 os cames 9 que definem o trajeto 7 são montados em um elemento de suporte 15 e os cames 9 que definem os trajetos 8 são montados em outro elemento de suporte 16. Os dois elementos de suporte 15, 16 podem se mover integralmente um com relação ao outro ou relativo um ao outro de forma a variar a posição mútua dos trajetos 7, 8 ao longo de uma direção 17 que é paralela à trajetória de atuação 10 do suporte de agulha 1 com relação aos cames 9, a fim de tornar possível ajustar o grau de deslocamento entre os trajetos 7 e 8 e/ou a fim de permitir a montagem de um mesmo grupo de cames 9 em máquinas que têm agulhas com diferentes graus de flexão.
[0042] Na modalidade ilustrada, o suporte de agulha 1 é constituído por um cilindro, mas o conceito básico da invenção pode ser aplicado também ao mostrador de uma máquina de tricotar circular de leito duplo. Neste caso, os canais de formação de tricô e os canais de deslizamento, em lugar de serem mutuamente paralelos, serão orientados radialmente com relação ao eixo do mostrador. Por esta razão, os cames que definem os trajetos com os quais os calcanhares das agulhas engatam, em lugar de serem arranjados de acordo com uma superfície cilíndrica, serão arranjados de acordo com uma superfície plana e estarão face a face, geralmente na face superior, do mostrador, a partir da qual os calcanhares das agulhas se projetam.
[0043] A invenção pode ser aplicada também a máquinas retilíneas, nas quais o suporte de agulha tem uma face substancialmente plana, na qual os canais de formação de tricô e os canais de deslizamento, que são arranjados lado a lado de forma a serem mutuamente paralelos, são providos. Nessas máquinas, os cames que definem os trajetos com os quais os calcanhares das agulhas engatam, que se projetam a partir de tal face do suporte de agulhas, são voltados para esta face do suporte de agulhas. Neste caso, os cames serão móveis, com um movimento alternado, em relação ao suporte de agulha ao longo de uma trajetória retilínea em ângulos retos aos eixos longitudinais dos canais de formação de tricô.
[0044] Além disso, a invenção pode ser aplicada tanto a máquinas com platinas de descarregamento quanto a máquinas sem platinas de descarregamento.
[0045] Na prática, foi verificado que a máquina de tricotar de acordo com a invenção atinge completamente a meta pretendida, uma vez que ela torna possível obter uma atuação precisa das agulhas que corresponde à atuação de agulhas retilíneas, embora use agulhas em que o cabeçote é lateralmente deslocado com relação ao calcanhar.
[0046] A máquina assim concebida é suscetível de inúmeras modificações e variações, todas das quais estão dentro do escopo das reivindicações anexas. Todos os detalhes podem ser ainda substituídos por outros elementos tecnicamente equivalentes.
[0047] Na prática, os materiais usados, bem como as dimensões, podem ser quaisquer de acordo com a exigência e o estado da arte.
[0048] As exposições do Pedido de Patente Italiano N.° MI2011A001696, do qual este pedido reivindica a prioridade, são incorporadas aqui para referência.
[0049] Onde características técnicas mencionadas em qualquer reivindicação são seguidas por sinais de referência, aqueles sinais de referência foram incluídos para o único propósito de aumentar a inteligibilidade das reivindicações e, consequentemente, tais sinais de referência não têm qualquer efeito limitativo sobre a interpretação de cada elemento identificado a título de exemplo por tais sinais de referência.
Claims (7)
1. Máquina de tricotar, compreendendo um suporte de agulhas (1) que suporta uma pluralidade de agulhas lado a lado (2, 3) e é provido com meios (4) para guiar as ditas agulhas (2, 3), os ditos meios de guia (4) compreendendo canais de formação de tricô (5), que são definidos próximos a uma extremidade (1a) do suporte de agulhas (1) e são mutuamente lateralmente adjacentes, e canais de deslizamento (6), que são definidos no dito suporte de agulhas (1) em uma região que é espaçada da dita extremidade (1a) do suporte de agulhas (1) e são mutuamente lateralmente adjacentes; cada uma das ditas agulhas (2, 3) sendo acomodada, de forma que ela possa deslizar longitudinalmente, em um correspondente canal de formação de tricô (5) e sendo provida, em uma de suas extremidades, com um cabeçote em forma de gancho (2a, 3a) que pode engatar pelo menos um fio fornecido para as agulhas (2, 3) em uma alimentação ou caída da máquina para formar tricô; cada uma das ditas agulhas (2, 3) sendo provida, em uma região que é espaçada do dito cabeçote (2a, 3a) e é arranjada em um dos ditos canais de deslizamento (6), com pelo menos um calcanhar (2b, 3b) que se projeta de uma face do dito suporte de agulhas (1) e pode engatar pelo menos um trajeto (7, 8) definido por cames (9) que estão voltados para a dita face do suporte de agulhas (1); o dito suporte de agulhas (1) sendo atuável com relação aos ditos cames (9) ao longo de uma trajetória de atuação (10) que é substancialmente perpendicular à extensão longitudinal dos ditos canais de formação de tricô (5) e os ditos trajetos (7, 8) sendo configurados de modo a causar, seguindo a atuação do suporte de agulhas (1) ao longo da dita trajetória de atuação (10) com relação aos ditos cames (9), o deslizamento alternado das agulhas (2, 3) ao longo do correspondente canal de formação de tricô (5) com relação ao dito suporte de agulhas (1) com um movimento de extração, por meio do qual a agulha é extraída com seu cabeçote (2a, 3a) e com uma porção de sua haste (2c, 3c) da dita extremidade (1a) do suporte de agulhas (1) para liberar, sobre sua haste (2c, 3c), o enlace de tricô formado previamente e/ou para engatar o fio ou fios fornecidos em uma alimentação ou caída da máquina, e com um movimento de retração, por meio do qual é feito com que a agulha (2, 3) se retraia com seu cabeçote (2a, 3a) na dita extremidade do suporte de agulha (1) para formar um novo enlace de tricô, produzindo o descarregamento do enlace de tricô formado previamente para produzir tricô, caracterizada pelo fato de que cada uma das ditas agulhas (2, 3) tem pelo menos uma flexão elástica (2d, 3d) ao longo de sua extensão que determina um deslocamento do dito pelo menos um calcanhar (2b, 3b) com relação ao cabeçote (2a, 3a) da dita agulha (2, 3) ao longo de uma direção que é substancialmente paralela à dita trajetória de atuação (10) do suporte de agulha (1) com relação aos ditos cames (9) na mesma direção que, ou na direção oposta a direção de atuação (11) do suporte de agulha (1) com relação aos ditos cames (9), e em que o dito pelo menos um trajeto (7, 8) é deslocado, de uma maneira que corresponde substancialmente ao dito deslocamento, com relação a um trajeto teórico (12) de atuação de uma agulha retilínea ideal com seu cabeçote em alinhamento com seu pelo menos um calcanhar.
2. Máquina, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que duas agulhas contíguas (2, 3) têm calcanhares correspondentes (2b, 3b) que são mutuamente espaçados em paralelo à sua extensão longitudinal, os ditos calcanhares (2b, 3b) sendo engatáveis com trajetos correspondentes (7, 8) que são definidos pelos ditos cames (9) e mutuamente espaçados ao longo de uma direção que é substancialmente perpendicular à trajetória de atuação (10) do suporte de agulha (1) com relação aos ditos cames (9).
3. Máquina, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada pelo fato de que as ditas duas agulhas contíguas (2, 3) são inseridas em dois canais contínuos de formação de tricô (5) e seus calcanhares (2b, 3b) são deslocados com relação ao cabeçote correspondente (2a, 3a) respectivamente na mesma direção que a direção de atuação (11) do suporte de agulha (1) com relação aos ditos cames (9) e na direção oposta com relação à direção de atuação (11) do suporte de agulha (1) com relação aos ditos cames (9).
4. Máquina, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada pelo fato de que as ditas duas agulhas contíguas (2, 3) são inseridas em dois canais contíguos de formação de tricô (5) e seus calcanhares (2b, 3b) são deslocados com relação ao cabeçote correspondente (2a, 3a), ambos na mesma direção que a direção de atuação (11) do suporte de agulha (1) com relação aos ditos cames (9), mas com graus de deslocamento mutuamente diferentes.
5. Máquina, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizada pelo fato de que pelo menos alguns dos ditos cames (9) são montados sobre um elemento de suporte (15, 16) que pode se mover, a comando, com relação ao restante dos ditos cames (9).
6. Máquina, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizada pelo fato de que o dito elemento de suporte (15, 16) pode se mover com relação ao restante dos ditos cames (9) ao longo de uma direção (17) que é substancialmente paralela à trajetória de atuação (10) do suporte de agulha (1) com relação aos ditos cames (9).
7. Máquina, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizada pelo fato de que o número dos ditos canais de deslizamento (6) é menor que, ou igual ao número dos ditos canais de formação de tricô (5).
Applications Claiming Priority (3)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
IT001696A ITMI20111696A1 (it) | 2011-09-21 | 2011-09-21 | Macchina per maglieria, particolarmente ad elevata finezza, con camme di azionamento degli aghi perfezionate. |
ITMI2011A001696 | 2011-09-21 | ||
PCT/EP2012/067386 WO2013041380A1 (en) | 2011-09-21 | 2012-09-06 | Knitting machine, particularly with high gauge, with improved needle actuation cams |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR112014006686A2 BR112014006686A2 (pt) | 2017-03-28 |
BR112014006686B1 true BR112014006686B1 (pt) | 2021-02-09 |
Family
ID=44936374
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BR112014006686-8A BR112014006686B1 (pt) | 2011-09-21 | 2012-09-06 | máquina de tricotar compreendendo um suporte de agulhas |
Country Status (7)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US9598800B2 (pt) |
EP (1) | EP2758577B1 (pt) |
CN (1) | CN103890253B (pt) |
BR (1) | BR112014006686B1 (pt) |
IT (1) | ITMI20111696A1 (pt) |
TW (1) | TWI595131B (pt) |
WO (1) | WO2013041380A1 (pt) |
Families Citing this family (5)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
ITBS20140214A1 (it) | 2014-12-18 | 2016-06-18 | Santoni & C Spa | Organo porta-aghi per macchina tessile circolare |
PT3124663T (pt) | 2015-07-30 | 2020-01-16 | Groz Beckert Kg | Método e dispositivo de formação de laços |
PT3124664T (pt) * | 2015-07-30 | 2020-03-23 | Groz Beckert Kg | Método e dispositivo para a formação de laço |
DE102020128660A1 (de) * | 2020-10-30 | 2022-05-05 | Groz-Beckert Kommanditgesellschaft | Stricksystem und Nadel für Strickmaschinen |
US11982028B1 (en) * | 2023-07-05 | 2024-05-14 | Changshu Huakun Knitting Co., Ltd. | Cam and cam structure of circular knitting machine |
Family Cites Families (21)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US1115140A (en) * | 1909-11-16 | 1914-10-27 | Gen Knit Fabric Company | Needle-carrier for knitting-machines. |
GB315055A (en) * | 1928-05-21 | 1929-07-11 | Thomas Henry Jones | Improvements in or relating to knitting machines |
DE610511C (de) * | 1933-06-01 | 1935-03-12 | Internationaler Maratti Maschi | Flache oder runde Strick-, Wirk- oder aehnliche Maschine |
US3331218A (en) * | 1964-07-10 | 1967-07-18 | Wirkmaschinenbau Karl Marx Veb | Knitting machine having laterally deflectable needles |
GB1079169A (en) * | 1965-07-17 | 1967-08-16 | Wildt Mellor Bromley Ltd | Improvements in circular knitting machines |
US3440838A (en) * | 1966-08-11 | 1969-04-29 | Singer Co | Multiraceway knitting machine with versatile setout feature |
US3543280A (en) * | 1967-11-30 | 1970-11-24 | Knitting Machinery Corp | Circular knitting machine needle stem |
US3871194A (en) * | 1972-12-27 | 1975-03-18 | John Greczin | Circular knitting machine |
CH587944A5 (pt) * | 1975-01-31 | 1977-05-13 | Battelle Memorial Institute | |
JPS51147650A (en) * | 1975-06-06 | 1976-12-18 | Youichi Inamoto | Device for supporting and guiding knitting needle in knitting machine |
US4137730A (en) * | 1978-04-20 | 1979-02-06 | Bassist Rudolf G | Needle support assembly for a knitting machine |
JPH0949153A (ja) * | 1995-08-04 | 1997-02-18 | Tsudakoma Corp | 横編み機の編み針ガイド機構 |
IT1312444B1 (it) * | 1999-05-14 | 2002-04-17 | Lonati Spa | Procedimento per la produzione di manufatti tubolari,del tipo calze osimili,chiusi in corrispondenza di un'estremita' assiale,con una |
IT1320094B1 (it) * | 2000-11-22 | 2003-11-18 | Matec Spa | Macchina circolare per maglieria o calzetteria a doppio cilindro conmantello delle camme ad elevata semplicita' strutturale. |
ITBS20010093A1 (it) * | 2001-11-21 | 2003-05-21 | Sangiacomo Spa | Perfezionamenti alle macchine circolari a doppio cilindro per la costruzione di tessuti a maglia |
US6810694B2 (en) * | 2003-03-05 | 2004-11-02 | Sara Lee Corporation | Method of knitting an elastomeric yarn into a circularly knitted fabric |
BRPI0713276B1 (pt) * | 2006-07-07 | 2018-10-23 | Santoni & C Spa | máquina de malharia com agulhas de lingueta e sem platinas |
EP1911867B1 (de) * | 2006-10-10 | 2017-05-03 | Groz-Beckert KG | Nadelbett mit unterbrochenen Nadelführungen |
ITMI20071098A1 (it) * | 2007-05-30 | 2008-11-30 | Santoni & C Spa | Macchina per maglieria con aghi a linguetta e senza platine di abbattitura, ad elevata affidabilita' di funzionamento. |
EP2196568B1 (de) * | 2008-12-11 | 2011-11-23 | Groz-Beckert KG | Schlossteil und Strickmaschine |
IT1402415B1 (it) * | 2010-10-26 | 2013-09-04 | Santoni & C Spa | Macchina per maglieria, particolarmente ad elevata finezza. |
-
2011
- 2011-09-21 IT IT001696A patent/ITMI20111696A1/it unknown
-
2012
- 2012-09-06 US US14/345,498 patent/US9598800B2/en active Active
- 2012-09-06 BR BR112014006686-8A patent/BR112014006686B1/pt active IP Right Grant
- 2012-09-06 CN CN201280045919.1A patent/CN103890253B/zh active Active
- 2012-09-06 EP EP12756186.8A patent/EP2758577B1/en active Active
- 2012-09-06 WO PCT/EP2012/067386 patent/WO2013041380A1/en active Application Filing
- 2012-09-14 TW TW101133579A patent/TWI595131B/zh active
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
US20150128651A1 (en) | 2015-05-14 |
WO2013041380A1 (en) | 2013-03-28 |
CN103890253A (zh) | 2014-06-25 |
TW201313977A (zh) | 2013-04-01 |
US9598800B2 (en) | 2017-03-21 |
EP2758577A1 (en) | 2014-07-30 |
BR112014006686A2 (pt) | 2017-03-28 |
TWI595131B (zh) | 2017-08-11 |
EP2758577B1 (en) | 2020-10-14 |
ITMI20111696A1 (it) | 2013-03-22 |
CN103890253B (zh) | 2015-12-23 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
BR112014006686B1 (pt) | máquina de tricotar compreendendo um suporte de agulhas | |
BR112013009849B1 (pt) | Maquina de tricô, em especial, com um grande calibre | |
US7895862B2 (en) | Knitting machine with latch needles and without sinkers | |
JP6853781B2 (ja) | 添え糸編のための糸フィンガを備えた、特にダブルシリンダタイプの円形靴下類編機 | |
TWI352756B (en) | Needle bed for knitting machine | |
BRPI0716562B1 (pt) | dispositivo de alimentação de fio para máquinas de malharia | |
BR112017012959B1 (pt) | Método para tricotar um tecido, tecido tricotado jersey duplo, forro de colchão, método para produzir um tecido, tecido tricotado em uma máquina de tricotar circular jersey duplo, jacquard duplo, e, jacquard simples | |
BRPI0811162B1 (pt) | Máquina de tricotar sem platina com agulhas de lingueta. | |
EP3234239B1 (en) | Needle-holding cylinder and needle-holding plate for circular knitting machines | |
BR112018071787B1 (pt) | Dispositivo de coleta para coletar um manufaturado de malha tubular de um tear circular para meias ou similares e para transferi-lo para uma unidade adaptada para executar operações adicionais no manufaturado | |
KR102370861B1 (ko) | 환편기 | |
TW201215722A (en) | Knitting system with flattened guide channels | |
BR112016020733B1 (pt) | Vestimenta de cobertura para os pés e método para fabricar tal vestimenta de cobertura para os pés | |
KR101957429B1 (ko) | 경편기 및 경편 직물의 제조 방법 | |
ITMI20131983A1 (it) | Procedimento per la realizzazione di disegni ad intarsio con una macchina per maglieria in trama e tessuto a maglia in trama con disegno ad intarsio ottenibile con il procedimento. | |
WO2018192145A1 (zh) | 一种移圈织针 | |
US2240761A (en) | Needle and method of frictioning | |
US53013A (en) | Improvement in knitting-machines | |
US2276972A (en) | Circular knitting machine of the double axially opposed needle cylinder type | |
TWM463742U (zh) | 多功能圓編毛巾針織機(一) | |
TWI546432B (zh) | Adjustable Knitting Triangle of Knitted Knitting Machine | |
US2041133A (en) | Presser mechanism for spring needle knitting machines | |
PT101779B (pt) | Maquina de tricotar circular |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B06F | Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law | ||
B06U | Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: suspension of the patent application procedure | ||
B09A | Decision: intention to grant | ||
B16A | Patent or certificate of addition of invention granted |
Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 06/09/2012, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. |