BR112013024394A2 - aparelho, método e sistema de recepção, e, programa - Google Patents

aparelho, método e sistema de recepção, e, programa Download PDF

Info

Publication number
BR112013024394A2
BR112013024394A2 BR112013024394-5A BR112013024394A BR112013024394A2 BR 112013024394 A2 BR112013024394 A2 BR 112013024394A2 BR 112013024394 A BR112013024394 A BR 112013024394A BR 112013024394 A2 BR112013024394 A2 BR 112013024394A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
data
decoding
demodulation
unit
transmission control
Prior art date
Application number
BR112013024394-5A
Other languages
English (en)
Inventor
Takashi Yokokawa
Naoki YOSHIMOCHI
Hitoshi Sakai
Original Assignee
Sony Corporation
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Sony Corporation filed Critical Sony Corporation
Publication of BR112013024394A2 publication Critical patent/BR112013024394A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L27/00Modulated-carrier systems
    • H04L27/26Systems using multi-frequency codes
    • H04L27/2601Multicarrier modulation systems
    • H04L27/2647Arrangements specific to the receiver only
    • H04L27/2649Demodulators
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04NPICTORIAL COMMUNICATION, e.g. TELEVISION
    • H04N21/00Selective content distribution, e.g. interactive television or video on demand [VOD]
    • H04N21/40Client devices specifically adapted for the reception of or interaction with content, e.g. set-top-box [STB]; Operations thereof
    • H04N21/41Structure of client; Structure of client peripherals
    • H04N21/426Internal components of the client ; Characteristics thereof
    • H04N21/42607Internal components of the client ; Characteristics thereof for processing the incoming bitstream
    • H04N21/4263Internal components of the client ; Characteristics thereof for processing the incoming bitstream involving specific tuning arrangements, e.g. two tuners

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Multimedia (AREA)
  • Two-Way Televisions, Distribution Of Moving Picture Or The Like (AREA)
  • Circuits Of Receivers In General (AREA)

Abstract

APARELHO, MÉTODO E SISTEMA DE RECEPÇÃO, E, PROGRAMA Esta técnica se refere a um aparelho receptor, a um método de recepção, a um programa e a um sistema de recepção para permitir que a decodificação de dados inicie rapidamente. Um aparelho receptor de acordo com um aspecto da técnica compreende: uma unidade de demodulação que demodula um sinal modulado usado para transmitir tanto a informação de controle de transmissão dos dados quanto os dados a serem transmitidos; uma primeira unidade de decodificação que decodifica a informação de controle de transmissão adquirida pela demodulação realizada pela unidade de demodulação; uma unidade de armazenamento que armazena os dados adquiridos pela demodulação realizada pela unidade de demodulação; e uma segunda unidade de decodificação que decodifica, com base na informação de controle de transmissão decodificada pela primeira unidade de decodificação, os dados armazenados na unidade de aramzenamento. A técnica é aplicável em um receptor que recebe sinais OFDM de DVB-C2.

Description

"APARELHO, MÉTODO E SISTEMA DE RECEPÇÃO, E, PROGRAMA"
CAMPO DA INVENÇÃO " A presente técnica, particularmente, refere-se a,um aparelho de - recepção, a um método de recepção, a um programa e a um sistema de 5 recepção capazes de iniciar a decodificação de dados em um tempo curto.
FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO [DVB-C2] Há DVB-C2 como o padrão europeu de difúsão digital a cabo de segunda geração (Documento Não Patente 1). Em DVB-C2, um quadro 10 chamado de quadro C2 é definido, e dados são transmitidos em unidades de quadros C2. A Fig. 1 é uma Fig.,,que ilustra uma estrutu.ra de quadro do quadro C2. A direção horizontal da Fig. l denota um tempo. Um quadro C2 inclui um até oito Símbolos de Preâmbulo que 15 são símbolos OFDM (Multiplexação por Divisão de Frequência Ortogonal) e um número predeterminado de. Símbolos de Dados. Os Símbolos .de " Preâmbulo são arranjados na frente do quadro C2, e Síinbolos de Dados são § arranjados depois dos Símbolos de Preâmbulo. O Símbolo de Preânibulo é um símbolo usado para transmitir a " 20 informação de controle de transmissão chamada de dados de sinalização Ll pane 2 (informação Ll). O Síinbolo de Dados é um sínibolo usado .para transmitir TS (Fluxo Contínuo de Transpone) e congêneres, tais como dados de programa. Os Símbolos de Dados são divididos para cada Pedaço de Dados. - 25 " O processamento de recepção no receptor é feito para receber um sinal em uma J"anela de Sintonia com uma largura de banda fixa de 3.408 portadoras. A posição ce'ntral (fírequência central) da Janela de Sintonia adequada para a recepção do sinal do Pedaço de Dados desejada é designada pelo lado da transmissâo pela informação Ll.
.G O receptor realiza processamento de demodulação que inclui " processamento, tais como demodulação de quadratura e equalização do sinal OFDM recebido, e realiza processamento de decodificação, tais como decodificação LDPC e decodificação BCH, no sinal obtido pelo 5 proc.essamento de demodulação. Com base na informação Ll obtida pelo processamento de decodificação, OS dados transmitidos com os Símbolos de "u Dados são decodificados. Por exemplo, depois da demodulação OFDM, os dados transmitidos com os Símbolos de Dados são desintercalados, más o padrão de desintercalação é diferente de acordo com a informação incluída na 10 informação Ll. Da forma supradescrita, a fm de decodificar os dados transmitidos com os Símbolos de Dados, é necessário decodificar e obter a . informação Ll transmitida com os Símbolos de Preâmbulo antes da decodificação dos dados transrnitidos com os Símbolos de Dados. A seguir, 15 os dados transmitidos com os Símbolos de Dados serão referidos como dados da linha principal, confonne necessário.
" LISTA DE CITAÇÃO
DOCUMENTO NÃO PATENTE Documento Não Patente 1: especificação DVB-C2 [Digital 20 Video Broadcasting (DVB),' Frame structure channel coding and modulation jòr a second generation digital transmission system for cable systems (DVB- C2)] Documento DVB A138; Documento Não Patente 2: diretrizes de implementação DVB- C2 [Digital Video Broadcasting (DVB),' Implementation Guidelines for a 25 second generation digital cable"transmission system (DVB-C2)] ETSI "TS 102 991 vl.1.2 . SUMÁRIO DA INVENÇÃO PROBLEMAS A SEREM RESOLVIDOS PELA INVENÇÃO " [Sequência de Decodificação]
A Fig. 2 é uma Fig. que ilustra um exemplo de uma sequência . para o início da decodificação dos dados da linha principal. A direção ho'rizontal da Fig. 2 denota um tempo. Da fonna ilu.strada na Fig. 2, os Símbolos de Preâmbulo são 5 demodulados de acordo com sua ordem, a demodulação do Símbolo de Pre'mbulo final é finalizada, e a decodiíicação da informação Ll obtida pela demodulação é iniciada. Mesmo entre o início da decodificação e "o fim da decodificação da informação Ll, a unidade de demodulação que realiza o processamento de demodulação transmite dados da linha principal obtidos 10 pela demodulação dos Síinbolos de Dados à unidade de decodificação que realiza o processamento de decodificação.
W Da forma supradescrita, a informação Ll é exigida para a decodificação dos dados da linha principal transmitidos com os Símbolos de Dados. Os dados da linha principal que são transmitidos a partir da unidade de 15 demodulação entre o inicio da decodificação e o fim da decodificação da inforrnação Ll não podem ser decodificados pela unidade de decodificação. m Por este motivo de acordo com um método descrito nas diretrizes de implementaç.ão DVB-C2, é necessário esperar para decodificar ~ os dados da linha principal até a obtenção dos Símbolos de Dados do quadro 20 C2 subsequente ao quadro C2 usado para obter a informação Ll (Documento " Não Patente 2). Da forma ilustrada na Fig. 3, quando a informação Ll for obtida a partir do primeiro quadro C2, a decodificação pode ser iniciada a partir dos dados da linha principal transmitidos com os primeiros Sínibolos de Dados, da forma ilustrada com sombreamento, assim que o primeiro Símbolo 25 de Dados no segundo quadro for obtido.
. Entretanto, de acordo com este - método, há um atraso r equivalente a um período de quadro C2 de- quando a decodificação da infonnação Ll for finalizada até quando a decodificação dos dados da linha . principal for iniciada.
, 4 A informação Ll não é fixa e pode ser mudada, mas de acordo com este método, o que pode ser decodificado usando nova informação Ll são os dados da linha principal transmitidos com os Símbolos de Dados no quadro C2 subsequente e, portanto, é impossíVel seguir continuamente a 5 mudança da informação Ll. Quando a informação Ll ainda não mudada já for obtida a partir do quadro C2 predeterminado, e a informação Ll for mudada no quadro C2 atual, então, a decodificação dos dados da linha principal transmitidos com os Símbolos de Dados no quadro C2 atual é feita com bàse na informação Ll ainda não mudada. 10 A presente técnica é feita em vista de tais circunstâncias, e visa a iniciar rapidamente a decodificação dos dados.
K
SOLUÇÕES DOS PROBLEMAS Um aparelho de recepç"o de acordo com um aspecto da presente técnica inclui uma unidade de. demodulação , configurada para 15 demodular um sinal modulado usado para transmitir a informação de controle de transmissão sobre dados e os dados a serem transmitidos, uma primeira m unidade de decodificação configurada para decodiíicar a informação de
W controle de transmissão obtida pela demodulação realizada com a, unidade de demodulação, uina unidade de amiazenamento configurada para armazenar os 20 dados obtidos pela demodulação realizada com a unidade de demodulação e uma segunda unidade de decodificação configurada para decodificar os dados armazenados na unidade de armazenamento com base na informação de controle de transmissão decodificada pela primeira unidade de decodificação.
O aparelho de recepção pode ser um chjp IC, um componente 25 que incl"ui um chfj:' ic ou um aparelho constituído por um componente que inclui um chip IC. A unidade de arinazenamento pode ser uma. unidade de amazenamento volátil ou uma unidade de arrnazenamento" não volátil.
O sinal modulado pode incluir um sinal usado para transmitir a informação de controle de transmissão e "um sinal usado para transmitir os dados, que são arranjados em uma ordem de transmissão. Neste caso, a unidade de armazenamento pode armazenar os dádos obtidos enquanto a informação de controle de transmissão estiver sendo decodificada. Quando a primeira 'unidade de decodificação finalizar a 5 decodificação da informação de controle de transmissão, a segunda unidade de decodificação pode iniciar a decodificação dos dados. j O sinal modulado é uin sinal OFDM de DVB-C2, a informaç.ão de controle de transmissão é informação Ll transmitida com um Símbolo de Preâmbulo e os dados são dados transmitidos com um Símbolo de 10 Dados. De acordo com um aspecto da presente técnica, um sinal modulado usado para transmitir a infonnação" de controle de transmissão sobre dados e os dados a serem transniitidos é demodulado, e a informação de controle de transmissão obtida pela demodulação é decodificada. Os dados 15 obtidos pela demodulação são armazenados, e os dados armazenados são decodificados com base na informação de controle de transmissão decodificada.
N EFEITOS DA INVENÇÃO
W De acordo com a presente técnica, a decodificação dos dados 20 pode ser iniciada rapidamente. BREVE DESCRIÇÃO"DOS DESENHOS A Fig. 1 é uma Fig. que ilustra uma estrutura de quadro do quadro C2. A Fig. 2 é uma Fig. que ilustra uma sequência para iniciar a 25 decodificação dos dados da linha principal. A Fig. 3 é uma outra Fig. que ilustra uma sequência para iniciar a decodificação dos dados da linha principal. A Fig. 4 é uma Fig. que ilustra um exemplo de uma sequência de decodificação de um aparelho de recepção de acordo com uma modalidade da presente técnica. A Fig. 5 é uma Fig. que ilustra a mudança da informação Ll. A Fig. 6 é um diagrama de blocos que ilustra um exemplo de configuração de um aparelho de recepção. 5 A Fig. 7 é uma Fig. que ilustra parâmetros da informação Ll. A Fig. 8 é um diagrama de blocos que ilustra um exemplo de configuração de uma unidade de decodificação da linha principal. A Fig. 9 é uma Fig. que ilustra um exemplo da extração do Pedaço de Dados. 10 A Fig. lO é um fluxograma para explicar a operação do aparelho de recepção. A Fig. ll é um diagrama de blocos que ilustra um exemplo de confi guração de um sistema de recepção. A Fig. 12 é um diagrama de blocos que ilustra um exemplo de 15 configuração de hardware de um computador. MODO PARA REALIZAR A INVENÇÃO " " A seguir, uma modalidade para realizar a presente técnica será " explicada. Deve-se notar que a explicação será feita na seguinte ordem. a
1. Sequência de decodificação 20 2. Configuração e operação do aparelho de recepção
3. Modificação <Sequência de decodificação> A Fig. 4 é uma Fig. que ilustra um exemplo de uma sequência de decodificação de um aparelho de recepção de acordo com uma modalidade 25 da presente técnica. A direção horizontal da Fig. 4 denota um tempo. No aparelho dé recepção, da forma ilustrada na Fig. 4, os Símbolos de Preâmbulo são demodulados de acordo com sua ordem, a demodulação do Símbolo de Preâmbulo final é finalizada, e decodificação da informação Ll é iniciada. Um quadro C2 inclui um até oito Síinbolos de i"
Preâmbulo e um número predeterminado de Símbolos de Dados, que são arranjados na ordem de transmissão. Em paralelo com a decodificação da inforrnação Ll, gravação dos dados da linha principal, que são obtidos pela demodulação do primeiro 5 Símbolo de Dados subsequente ao Símbolo de Preâmbulo, no armazenamento temporário é iniciada. Gravação dos dados da Iinha principal no armazenamento temporário é continuada até que a gravação dos dados da linha principal, que são obtidos pela demodulação do Símbolo de Dados final no quadro C2, seja finalizada.
10 Quando a decodificação da informação Ll for finalizada, a decodificação é realizada como segue em paralelo com a gravação dos dados da linha principal obtidos pela demodulação do Símbolo de Dados no armazenamento temporário, os dados da linha principal gravados no . armazenamento temporário são lidos em uma ordem como esta em que dados 15 gravados primeiro são lidos primeiro, e a decodificação é realizada com base na informação L 'l que foi dec.odificada. O armazenamento temporário provido 0 no aparelho de recepção é uma memória tipo FIFO (Primeiro a Entrar - % Primeiro a Sair). Leitura e decodificação dos dados da linha principal a partir do 20 armazenamento temporário são continuadas até que a decodificação dos dados da linha principal, que são obtidos pela demodulação do Símbolo de Dados final no quadro C.2 gravado no armazenamento temporário, seja finalizada. Da forma supradescrita, no aparelho de recepção, os dados da 25 linha principal que são transmitidos a partir da unidade de demodulação em decorrência da demodulação são mantidos em um assim denominado estado de espera no armazenamento temporário até a decodificação da informação Ll ser finalizada e, quando a decodificação da informação Ll for finalizada, os dados da linha principal são decodificados em ordem.
Desta maneira, o aparelho de recepção não perde os dados da linha principal, e pode iniciar a decodificação dos dados da linha principal transmitidos com o priineiro Símbolo de Dados incluído no mesmo quadro C2
. que o quadro C2 usado p.ara obter a informa.ção Ll.
Não é necessário que o 5 Símbolo de" Dados do quadro C2 subsequente ao quadro C2 seja usado para ~ obter a informação j-jj e, portanto, a decodificação dos dados da linha principal pode ser iniciada rapidamente.
Além do mais, o aparelho de recepção pode seguir continuamente a mudança da informação Ll.
Da forrna ilustrada na Fig. 5, um 10 caso em que a informação Ll é mudada no quadro C2 atual será considerado. . Suponha que a informação Ll ainda não mudada já foi obtida a partir do quadro C2 antes do quadro C2 atual, e a decodificação dos dados da linha principal do quadro C.2 imediatamente antes é feita com base na informação Ll ainda não mudada. 15 A informação Ll transmitida com os Símbolos de Preâmbulo em um certo quadro C2 é aplicada nos dados da linha principal transmitidos
° com os Símbolos de Dados no mesmo quadro C2. Os dados da' linha principal . nos quais a informação Ll mudada é aplicada são dados da linha principal a transmitidos com os Símbolos de Dados no quadro C2 da Fig. 5. No exemplo 20 da Fig. 5, a largura de banda de um Pedaço de Dados desejado é uma largura Wl na informação Ll que é antes do quadro C2 atual em um quadro C2 (antes da mudança), mas ela é uma largura W2 na inforlnaçn'o Ll do quadro C2 atual.
Pelo annazenamento dos dados da linha principal no " 25 amazenamento temporário até a decodificação da informação Ll ser '%
fmalizada, portanto, o apare.lho de recepção usa a informação Ll mudada para iniciar a decodificação dos dados da linha principal transmitidos com os . " Símboios de Dados no quadro C2 atual armazenado no arinazenamento temporário.
A informação Ll mudada pode ser aplicada nos dados da linha
9 ' principal transmitidos com os Símbolos de Dados no quadro C2 atual e nos dado"s da linha principal subsequentes a estes, e é possível seguir continuamente a mudança da infomação Ll. Quando os Símbolos de Dados no quadro C2 subsequente 5 forem esperados, da forma explic.ada em relação à Fig. 3, a informação Ll
W mudada pode ser aplicada nos dados da linha principal no quadro C2 subsequente ao quadro C2 atual a partir do qual a informação Ll mudada"é obtida. Neste caso, é impossível seguir continuamente a mudança da informação Ll. 10 <Configuração e operação do aparelho de recepção> - [Exemplo de configuração do aparelho de recepção] A Fig. 6 é um diagrama de blocos que ilustra um exemplo de c.onfiguração de um aparelho de recepção de acordo com uma modalidade da presente téc.nica. 15 O aparelho de recepção 1 da Fig. 6 é um aparelho capaz de receber um sinal OFDM de DVB-C2. O aparelho de recepção 1 realiza " decodificação dos dados, da forma explicada em relação à Fig. 4.
G O aparelho de rec-epção 1 inclui uma unidade de demodulação OFDM 11, uma unidade de decodificação de Ll 12, um armazenamento 20 temporário 13 e uma unidade de decodificação da linha principal 14. A unidade de demodulação OFDM 11 recebe, como um sinal recebido, um sinal IF que é obtido pela aplicação da conversão de hequência em um sinal RF na Janela de Sintonia recebido por um sintonizador RF, não mostrado. A unidade de demodulação OFDM 11 realiza demodulação de 25 quadratura no sinal recebido (sinal OFDM). A unidade de demodulação OFDM 11 realiza cálculo da FFT em um sinal de banda base do domínio de " " tempo que representa cada símbolo, tais como Símbolo de Preâmbulo e Símbolo de Dados, obtidos pela aplicação da demodulação de quadratura. A unidade de demodulação OFDM 11 equaliza o sinal de banda base do domínio de frequência obtido a partir do cálculo da FFT, e transmite o sinal equalizado. A unidade de demodulação OFDM 11 realiza, como processamento de demodulação, demodulação de quadratura, cálculo da FFT, equalização e congêneres do sinal recebido.
5 A inforinação Ll obtida pelo processamento de demodulação " para os Símbolos de Preâmbulo é provida da unidade de demodulação OFDM ll à unidade de decodificação de Ll 12, e os dados da linha prineipal obtidos pelo processamento de demodulação para os Símbolos de Dados são providos da unidade de demodulação OFDM 11 ao armazenamento temporário 13.
10 Quando a unidade de decodificação de Ll 12 receber a informação Ll a partir da unidade de demodulação OFDM 11, a unidade de decodificação de LI 12 inicia a decodificação da infomiação Ll. A decodificação da informação Ll é feita com base no código BCH e no código LDPC. Quando a decodificação da informação Ll for finalizada, a unidade de 15 decodificação de Ll 12 transmite a informação sobre o Pedaço de Dados incluído na inforrnação Ll, bem como o indicador de finalização de - " decodificação, à unidade de decodificação da linha principal 14. A Fig. 7 é uma Fig. que ilustra parâmetros da informação Ll. * Parâmetros principais serão explicados. 20 START FREQUENCY na terceira linha denota uma frequência que serve como uma posição inicial do sistema C2. A posição inicial é representada pela Hequência absoluta, com 0 Hz sendo o ponto inicial. C2 BANDWIDTH na quarta linha denota uma largura de banda do sistema C2. C2 FRAME LENGTH na sexta linha denota o número de Símbolos de 25 Dados incluídos no quadro C2. NUM DSLICE na oitava linha denota o número de Pedaços de Dados incluídos no "quadro C2. Cada parâmetro da décima linha até a quadragésima quinta Iinha é descrito para cada Pedaço de Dados.
DSLICE ID na décima primeira linha d.enota um ID de um
Pedaço de Dados no sistema C2. DSLICE TUNE_POS na déciina segunda linha denota unia posição (Hequência central) que serve como um ponto de sintonia para receber o Pedaço de Dados em relação à frequência representada . por START FREQUENCY. DSLICE_ OFFSET LEFTna décima terceira linha , 5 denota uma hequência na extremidade esquerda do Pedaço de Dados em relação ao ponto de sintonia. DSLICE OFFSET RIGHT na décima quarta linha denota uma hequência na extremidade direita do Pedaço de Dados em relação ao ponto de sintonia. DSLICE TI DEPTH na décima quinta linha " denota a Profündidade da intercalação no tempo. lO De volta à explicação sobre a Fig. 6, o annazenamento
L temporário 13 armazena Or dados da linha principal providos a partir da unidade de demodulação OFDM 11. A leitura dos dados da linha principal armazenados no armazenamento temporário 13 é iniciada quando a decodificação da informação Ll for finalizada. O armazenamento temporário 15 13 pode ser uma memória volátil, tal como uma RAM, ou pode ser uma memória não volátil, tal como uma memória jlash. e Quando a decodificação da informação Ll for finalizada e o 4 indicador de finalização de decodificação for provido a partir da unidade de decodificação de Ll 12, a unidade de decodificação da linha principal 14 20 inicia a leitura dos dados da linha principal annazenados no annazenamento temporário 13. A unidade de decodificação da linha principal 14 decodifica os dados da linha principal que são lidos a partir do armazenamento temporário 13 com base nos parâmetros da informaç"o Ll provida pela unidade de decodificação de Ll 12, e transmite os dados da linha principal obtidos em 25 decorrência da decodificaç.ão a unia unidade de processamento em um estágio posterior, tal como um decodificador MPEG. A decodificação dos dados da d linha principal pela unidade de decodificação da linha principal í4 é feita com " "base no código BCH e no código LDPC. A Fig. 8 é um diagrama de blocos que ilustra um exemplo de '\
À 12 configuração da unidade de decodificação da linha principal 14. A unidade de decodificação da linha principal 14 inclui uma unidade de extração do Pedaço de Dados 21, um desintercalador de frequência 22, um desintercalador de tempo 23 e uma unidade de correção de erro 24. 5 A unidade de extração do Pedaço de Dados 21 extrai um sinal . de um Pedaço de Dados desejada com base nos parâmetros da informação Ll provida a partir da unidade de decodificação de Ll 12. A Fig. 9 é uma Fig. que ilustra um exemplo da extração do r Pedaço de Dados pela unidade de extração do Pedaço de Dados 21. A direção 10 horizontal da Fig. 9 denota uma frequência. Quando uma largura de banda. indicada com linhas diagonais tipo malha for definida como a largura de banda do Pedaço de Dados desejada, as posições Kds,min na extremidade esquerda da largura de banda do Pedaço de Dados desejada são representadas pela seguinte expressão (1), e as posições Kdsjnax na extremidade direita / 15 desta são representadas pela seguinte expressão (2). Dx denota um parâmetro determinado por um comprimento do GI (intervalo de proteção). Quando o " intervalo GI for 1/64, Dx é 12 e, quando o "intervalo GI for 1/128, Dx é 24.
q Kdsjnin = (DSLICE TUNE_POS + DSLICE OFFSET LEF7) * Dx + START FREQUENCY ··· (1) Kdsjnax = (DSLICE TUNE POS + DSLICE OFFSET RIGHT) * Dx + START FREQUENCY- 1 ··· (2) DSLICE TUNE_ POS, DSLICE OFFSET LEFT, _DSLICE OFFSET RIGHT, START FREQUENCY usados para extração do 20 Pedaço de Dados são parâmetros da informação Ll provida pela unidade de decodificação de Ll 12. A unidade de extração do Pedaço de Dados 21 transinite dados do Pedaço de Dados extraído ao desintercalador de " , frequência 22. " O desintercalador de Requência 22 desintercala, na direção da 25 frequência, os dados do Pedaço de Dados providos pela unidade de extração
' do Pedaço de Dados 21, e transmite os dados obtidos pela desintercalação dos dados na direção da Hequência ao desintercalador de tempo 23. O desintercalador de tempo 23 desin"tercala, na direção do tempo, os dados do Pedaço de Dados providos pelo desintercalador de 5 Hequência 22. O padrão de desintercalação na direção do tempo é designado por DSLICE TI_ DEPTH provido pela unidade de decodificação de Ll 12. O "" desintercalador de tempo 23 transmite os dados obtidos pela desintercalaç.ão dos dados na direção do tempo à unidade de correção de erro 24. A unidade de correção de erro 24 corrige erro dos dados do 10 Pedaço de Dados providos pelo desintercalador de tempo 23 e transmite os dados cujo erro foi corrigido. Da forma supradescrita, a unidade de decodificação da linha principal 14 usa vários tipos de parâmetros incluídos na informação Ll para decodificar os dados da linha principal. 15 , . [Operação do aparelho de recepção] Agora, em relação a um fluxograma da Fig. 10, a operação do
W aparelho de recepçã.o l com a coníiguração exposta será explicada. O processamento da Fig. 10 é iniciado quando o aparelho de * recepção 1 for" iniciado e o início da recepção do sinal DVB-C2 for 20 comandado. O processamento em cada etapa é feito, conforme necessário, em paralelo com o processamento em uma outra etapa ou antes ou depois do processamento em uma outra etapa. Na etapa Sl, a unidade de demodulação OFDM 11 inicia a ¢.
demodulação do sinal recebido. A unidade de demodulação OFDM 11 25 transmite a informação Ll obtida pelo processamento de demodulação para o Síinbolo de Preâmbulo à unidade de decodificação de Ll 12. Na etapa S2, quando a unidade de decodificação de Ll 12 receber dados obtidos a partir do processamento de demodulação para o Símbolo de Preâmbulo final, a unidade de decodificação de Ll 12 inicia a decodificação da informação Ll. Na etapa S3, a unidade de demodulação OFDM 11 realiza o processamento de demodulação no Símbolo de Dados que é recebido subsequente ao Símbolo de Preâmbulo fnal, e inicia a gravação dos dados da 5 linha principal no armazenamento temporário 13. A gravação dos dados da linha principal no armazenamento temporário 13 é continuada até que a gravação dos dados obtidos a partir do processamento de demodulação para o Símbolo de Dados final seja finalizada. Na etapa S4, a unidade de decodificação de Ll 12 determina 10 se a decodificação da informação Ll está finalizada ou não, e espera até que se determine que a decodificação da infonnação Ll está finalizada. Quando a decodificação da informação Ll for determinada como finalizada, a unidade de decodificação de Ll 12 transmite o indicador de finalização de decodificação e os parâmetros da infonnação Ll à unidade de decodificaç.ão 15 da linha principal 14. Na etapa S5, quando a unidade de decodificação da linha principal 14 receber o indicador de finalização de decodificação e o parâmetro >
V da informação Ll a partir da unidade de decodificação de Ll 12, a unidade de decodificação da linha principal 14 lê os dados da linha principal 20 armazenados no armazenaniento temporário 13 e inicia a decodificação dos dados da linha principal lidos. Posteriormente, a unidade de decodificação da Iinha principa! 14 continua a leitura dos dados da linha principal e a decodificação dos dados da linha principal lidos. Em decorrência do processamento exposto, o aparelho de 25 recepção 1 pode iniciar rapidamente a decodificação dos dados da linha principal. Mesmo quando a informação Ll for muclada, o aparelho de recepção 1 pode seguir continuamente a mudança. <Modificação> Quando o indicador de finalização de decodificação for r 15 transmitido a partir da unidade de decodificação de Ll 12, os dados da linha principal são lidos a partir do amazenamento temporário 13. Altemativamente, o sincronisino de leitura dos dados da linha principal pode ser diferente, desde que os dados da linha principal possam ser decodificados 5 usando a informação Ll decodificada pela unidade de decodificaçãç de Ll
12. Por exemplo, depois que um período de. tempo predeterminado passar desde que o indicador de fmalização de decodificação foi provido a partir da unidade de decodificação de Ll 12, os dados da linha principal podem ser lidos a partir' do armazenamento temporário 13, e os dados da linha principal 10 podem ser decodificados. [Exemplo de configuração do sistema de recepção]
C A Fig. 11 é um diagrama de blocos que ilustra um exemplo de configuração de um sistema de recepção no qual o aparelho de recepção 1 é aplicado. 15 O sistema de recepção 101 da Fig. 11 inclui um sintonizador 111, uma unidade de demodulação 112, uma unidade de processamento de sinal 113 e uma unidade de saída 114. 0 e O sintonizador 111 recebe um sinal transmitido por meio de um caininho de transmissão, tais como difüsão digital terrestre, difúsão digital 20 via satélite, rede CATV e a Inte.met, e transmite os sinais à unidade de demodulação 112. A unidade de demodulação 112 realiza processamento de decodificação do caminho de transniissão, que inclui o processamento de demodulação e o processamento de correção de erro, no sinal provido pelo 25 sintonizador 111, e transmite os dados obtidos pelo . processamento de decodificação do caminho de transmissão à unidade de processamento de ~ . sinal 113. A configuração da Fig. 6 inclui a unidade de demodulação 112. A unidade de processamento de sinal 113 realiza, conforme necessário, processamento de sinal, tais como processamento de descompressão e processamento de desembaralhamento, nos dados obtidos pelo processamento de decodific.ação do caminho de transmissão, e obtém dados "a serem transmitidos.
O processamento de descompressão pela unidade de 5 processamento de" sinal 113 é realizado quando um lado da transmissão comprimir dados alvos de transmissão, tais como imagens e áudio, usando um método predeterminado, tal como MPEG. O processamento de desembaralhamento é realizado quando um lado da transmissão embaralhar dados alvos de transmissão. A unidade de proc.essamento de sinal 113 10 transmite os dados alvos de transmissão obtidos pela aplicação do processamento de sinal, conforme necessário, na unidade de saída 114.
Quando uma imagem com base nos dados providos a partir da , unidade de processamento de sinal 113 for exibida, a unidade de saída 114 realiza processamento, tal como conversão D/A, nos dados providos pela 15 unidade de processamento de sinal 113. A unidade de saída 114 transmite um sinal da imagem obtido pela realização de processamento, tal como conversão " D/A, a uma tela provida no sistema de recepção 101 ou uma tela provida fora do sistema de recepção 101, de forma que a i.magem seja exibida. > Quando os dados providos a partir da unidade de 20 processamento de sinal 113 forem gravados em 'uma mídia de gravaç'ão, a unidade de saída 114 transmite os dados providos a partir da unidade de processamento de sinal 113 a uma mídia de gravação provida no sistema de recepção 101 ou a uma mídia de gravação provida fora do sistema de recepção 101, de forma que os dados sejam gravados. A mídia de gravação é 25 constituída por 'um disco rígido, uma memória j7ash, um disco ótico e congêneres. A mídia de gravação extema pode ser não apenas uma mídia de " gravação anexada extemamente no sistema de recepção 101, mas, também, uma mídia de gravação conectada por meio de uma rede.
O sistema de recepção 101 com a configuração exposta pode ser constituído por hardware, tal como "um chjp IC (Circuito Integrado), ou pode ser constituído por componentes, tal como um-a placa feita pelo arranjo de múltiplos chtps IC, ou um aparelho independente que inclui os componentes. 5 Cada um do sintonizador 111, da unidade de demodulação 112, da unidade de processamento de sinal 113 e da unidade de" saída 114 pode ser constituido como . um hardware ou módulo de software independentes. Uma combinação de dois ou mais do sintonizador 111, da unidade de demodulação 112, da unidade de processamento de sinal 113 e da 10 unidade de saída 114 pode ser constituída como um hardware ou módulo de software independentes. Por exemplo, o sintonizador 111 e a unidade de demodulaç'ão 112 podem ser constituídos como uma parte de hardware e c.ongêneres, e a unidade de processamento de sinal 113 e a unidade de saída 114 podeni se'r constituídas como uma parte de hardware e congêneres. 15 Por exemplo, o sistema de recepção 101 pode ser aplicado em um receptor de televisão para receber difúsão de televisão como difúsão © digital, um receptor de rádio para receber difúsão de rádio e um aparelho
P gravador para gravaç.ão da difusão de televisão. [Exemplo de configuração do computador] - 20 ' Uina série de processamen.to explicada anteriormente pode ser executada por hardware ou pode ser executada por software. Quando a série de processamento for executada por software, por exemplo, programas que constituem o sqftware são instalados a partir de uma mídia de gravação de programa em um computador incorjporado em hardware dedicado ou um 25 computador de uso geral. A Fig. 12 é um diagrama de blocos que ilustra um exemplo de configuração de hardware de um computador que executa a série de ' prÒcessamentos exposta usando programas. Uma CPU (Unidade de Processamento Central) 151,. uma
ROM (Memória Exclusiva de Leitura) 152 e uma RAM (Memória de Acesso Aleatório) 153 são conectadas umas nas outras por meio de um .
barramento 154. O barramento 154 é adicionalmente ' conectado em uma 5 interface de entrada/saída 155. A interface de entrada/saída 155 é conectada em uma unidade de entrada 156 feita por um teclado, um mouse e congêneres, e uma unidade de saída 157 feita por uma tela, um alto-falante e congêneres.
A interface de entrada/saída 15 5 é conectada em uma unidade de armazenamento 158 feita por um disco rígido, uma memória não volátil e 10 congêneres, uma unidade de comunicação 159 feita por uma interface de rede e congêneres, e uma unidade de disco 160 para acionar a mídia removível 161. No computador configurado como exposto, por exemplo, a CPU 151 carrega o programa annazenado na unidade de armazenamento 158 por meio 15 da interface de entrada/saída 155 e do barramento 154 na RAM 153, e executa o programa de acordo com o que, a série de processamento exposta é realizada. .4 Por exemplo, o programa executado pela CPU 151 é gravado na mídia removível 161 ou provido por meio de urna mídia de transmissão 0 com fios ou sem fios, tais como uina rede de área local, a Intemet e difusão 20 digital, e instalado na unidade de armazenamento 158.
O programa executado pelo computador pode ser um programa com o qual processamento é realizado na. sequência de tempo de acordo com a ordem explicada nesta especificação ou pode ser um programa com o qual processamento é realizado em paralelo ou com sincronismo r 25 necessário, por exemplo, mediante chamada.
A modalidade da presente técnica não é limitada à modalidade exposta, e pode ser mudada de várias maneiras, desde que esteja na essência da presente' técnica.
[Modificação]
A presente técnica pode ser configurada como segue. (1) Aparelho de recepç.ão, incluindo: . uma unidade de demodulação configurada para demodular um sinal modulado usado para transmitir a informação de controle de transmissão 5 sobre dados e os dados a serem transmitidos; .
uma primeira unidade de decodificação configurada para decodificar a informação de controle de transmissão' obtida pela demodulaç"o realizada com a unidade de demodulação; uma unidade de armazenamento configurada para armazenar 10 os dados obtidos pela demodúlação realizada com a unidade de demodulação; e uma segunda unidade de decodificação configurada para decodificar os dados armazenados na unidade de armazenamento com base na informação de controle de transmissão decodificada pela primeira unidade de 15 dccodificação. (2) Aparelho de recepção, da fonna descrita em (1),
O em que o sinal modulado inclui um sinal usado para transmitir m a inforrnação de controle de transmissão e um sinal usado para transmitir os dados, que são arranjados em uma ordem de transmissão, e 20 a unidade de annazenamento armazena os dados obtidos enquanto a informação de controle de transmissão estiver sendo decodificada. (3) Aparelho de recepção, da forma descrita em qualquer um de (1) até(2), em que, quando a primeira unidade de decodificação finalizar 25 a decodificação da informação de controle de transmissão, a segunda unidade de decodificação inicia a decodificação dos dados. (4) Aparelho de recepção, da forma descrita em qualquer um de (1) até (3), em que o sinal modulado é um sinal OFDM de DVB-C2,
a informação de controle de transmissão é informação Ll transmitida com um Símbolo de Preâmbulo, e os dados são dados transmitidos com um Símbolo de Dados. (5) Método de recepção, incluindo: 5 demodular um sinal modulado - usado para transmitir a informação de controle de transmissão sobre dados e os dados a serem transmitidos; decodificar a informação de controle de transmissão obtida pela demodulação; " 10 armazenar os dados obtidos pela demodulação; e decoditicar os dados armazenados com base na informação de controle de transmissão decodificada. (6) Programa, para fazer com que um computador execute: demodulação de um sinal modulado usado para transmitir a 15 infonnação de controle de transmissão sobre dados e os dados a serem transmitidos; " ' decodificação da informação de controle de transmissão obtida
W pela demodulação; armazenamento dos dados obtidos pela demodulação; e 20 decodificação dos dados armazenados com base na infonnação de controle de transmissão decodificada. ± (7) Sistema de recepção, incluindo: uma unidade de recepção configurada para receber um sinal modulado transmitido por meio de um caminho de transmissão; 25 uma unidade de demodulação configurada para realizar processamento de demodulação do sinal modulado recebido pela unidade de recepção; uma unidade de processamento de sinal configurada para realizar processamento de sinal nos dados demodulados pela unidade de demodulação para obter dados a serem transmitidos; e uma unidade de saída configurada para transmitir os dados, que devem ser transmitidos, obtidos pela unidade de processamento de sinal, em que a unidacle de demodulação inclui: uma unidade de 5 demodulação de sinal configurada para demodular o sinal modulado usado para transmitir a informação de controle de transmissão sobre os dados, que devem ser transmitidos, e os dados a serem transmitidos; uma primeira unidade de decodificação configurada para decodificar a informação de controle de transmissão obtida pela demodulação 10 realizada com a unidade de demodulação de sinal; uina unidade de armazenamento configurada>para armazenar os dados obtidos pela demodulação realizada com a unidade de demodulação de sinal; e uma segunda unidade de decodificação configurada para 15 decodificar os dados armazenados na unidade de armazenamento com base na informação de controle de transmissão decodificada pela primeira unidade de e decodificação.
LISTA DOS SINAIS DE REFERÊNCIA 1 aparelho de recepção, 11 unidade de demodulação OFDM, 20 12 unidade de decodificação de Ll, 13 armazenamento temporário, 14 unidade de decodificação da linha principal.

Claims (7)

REIVINDICAÇÕES
1. Aparelho de recepção, caracterizado pelo fato de que compreende: uma unidade de demodulação configurada para demodular um 5 sinal modulado usado para transmitir a informação de controle de transmissão sobre dados e os dados a serem transmitidos; uma primeira unidade de decodificação configurada para decodificar a informaç.ão de controle de transmissão obtida pela demodulação realizada com a unidade de demodulação; 10 uma unidade de armazenamento configurada para armazenar - os dados obtidos pela demodulação realizada com a unidade de demodulação; e . uma segunda unidade de decodificação configurada para decodificar os dados armazenados na unidade de armazenamento com base na 15 informação de controle de transmissão decodificada pela primeira unidade de decodificação. m
2. Aparelho de recepção de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o sinal modulado inclui um & sinal usado para transmitir a informação de controle de transmissão e um sinal 20 usado para transmitir os dados, que são arranjados em uma ordem de transmissão, e a unidade de armazenamento armazena os dados obtidos enquanto a informação de controle de transmissão estiver sendo decodificada.
3. Aparelho de recepção de acordo com a reivindicação 1, 25 , caracterizado pelo fato de que quando a primeira unidade de decodificação finalizar a decodificação da informação de controle de . transmissão, a segunda unidade de decodificação inicia a decodificação dos dados.
4. Aparelho de recepção de acordo com a reivindicação 1,
) ~ caracterizado pelo fato de que o sinal modulado é urn sinal q OFDM de DVB-C2, a informação de controle de transmissão é informação Ll- transmitida com um Símbolo de Preâmbulo, e 5 os dados são dados transmitidos com um Símbolo de Dados.
5. Método de recepção, caracterizado pelo fato de que cÓmprèe'ríde: demodular um sinal modulado usado para transmitir a informação de controle de transmissão sobre dados e os dados a serem 10 transmitidos; decodificar a informação de controle de transmissão obtida pela demodulação; armazenar os dados obtidos pela demodulação; e decodificar os dados armazenados com base na informação de 15 controle de transmissão decodificada.
6. Programa, caracterizado pelo fato de que faz com que um " computador execute: demodulação de um sinal modulado usado para transmitir a
W informação de controle de transmissão sobre dados e os dados a serem 20 transmitidos; . decodificação da informação de controle de transmissão obtida pela demodulação; annazenamento dos dados obtidos pela demodulação; e decodificação dos dados armazenados com base na informação 25 de controle de transmissão decodificada.
7. Sistema de recepção, caracterizado pelo fato de que compreende: uma unidade de recepção configurada para receber um sinal modulado transmitido por meio de um caminho de transmissão;
uma unidade de demodulação configurada para realizar processamento de demodulação do sinal modulado recebido pela unidade de recepção; uma unidade de processamento de sinal configurada para - . 5 realizar processamento de sinal nos dados demodulados pela unidade de " demodulação para obter dados a serem transm'itidos; e uma unidade de saída configurada para transmitir os dados, que devem ser transmitidos, obtidos pela unidade de processamento de sinal, em que a unidade de demodulação inclui: 10 uma unidade de demod.ulação de sinal configurada para demodular o sinal modulado usado para transmitir a inforrnação "de controle de transmissão sobre os dados, que devem ser transmitidos, e os dados a serem transmitidos; uma primeira unidade de decodificação configurada para 15 decodificar a informação de controle de transmissão obtida pela demodulação realizada com a unidade de demodulação de sinal; 6 uma unidade de armazenamento configurada para armazenar os dados obtidos pela demodulação realizada com a unidade de demodujação
W de sinal; e 20 . uma segunda unidade de decodificação configurada para decodificar os dados"armazenados na unidade de armazenamento com base na in.fomação de controle de transmissão decodificada pela primeira unidade de decodificação.
d \ ' .
1/12 .
O n -
E à) . F- . t l U) i " "r $')), iki 1!/' m - È iÍI\) "J')|j
IÊ . líi
Y %1)'cn Q.
O, a - " lii ã
O m Ô p^ 4L==t" es
O »= 4 6
O
O . · à) m
CU e cn i W iií ,i ' D C> è jí,')---|-]--| ~ , 6E I ° 0 M) E
O ·
CJ 41 = Fl
W ' ||)))j ' )1)))
> r 2 dl
L O -:P £ 3/12 >
O O a Zi Rl. . jzj 6 'r i))m, -
I f
GD - i ,)',. E
O
O )Í)'""" jjí i))))))m') ))),)Í ""' C,
l } à
'" ,)"))-- I'" " €iiiç-x--)I-)--j))), '"l)l1,' ) íi j:j' j=-Íf '" í
, ))))j' '
~ 5/12 ' - " \j) ! , "F=_m6 .
N ~
F
O
O 'i
O Cj "O '" ')"Í
. J I" f .
N 6/12
P ¥ 0 ')" ,7) 6 f ') d) O =aI m à) C>
UÊÍ g " g-| 8| " > 9!.-.i ®
C 'Õ q 7/12 FlG. 7 1 NETW0RK_ID 16 C2_SYSTEM_ID 16
V - 2 STARLFREQUENCY 3 24 4 C2_BANDWIDTH 16 " 5 GUARD_INTERVAL 2 6 C2_FRAME_LENGTH lO 7 L1_PART2_CHANGE_COUNTER 8 8 NUM_DSLICE 8 - 9 NUNLNOTCH 4. 10 for 1=O..NUM_DSLICE-1 [ 11 DSLICE_ID 8 12 DSLICE_TUNE_P0S 1'4 or 13 13 DSLICE_0FFSET_LEFT 9 or 8 14 DSLICE_0FFSET_RIGHT 9 cr 8 15 DsLícE_TI_DEpTH 2 16 DSLICE_TYPE if DSLICE_TYPE=='1' í 17 18 FEC_HEADER_TYPE 19 20 DSLICE_ CONST _C0NF 1 21 DSLICE_ LEFT_N0TCH 1 22 DSLICE_NUM _PLP 8 23 for 1=0. . DSLICE _NUM_ PLP-l [ 24 PLP_ ID 8 25 PLP_ BUNDLED 1 26 PLP TYPE " 2
W 27 PLP_ PAYLOAIL TYPE 5 28 if PLP_ TYPE==' 00' or ' 01' [ 29 30 ] PLP_ GR0UP_ ID 8 31 if DSLTCE _TYPE==' 0' { 32 PLP_START 14 33 PLP _FEC _TYPE 1 34 PLP_N0D '3 35 PLP COD 3 36 } 37 PSI/SL REPROCESSING 38 if PST/SI=REPROCESSTNG==' 0' 39 transport_stream_ id 16 40 original_network_id 16 41 i 42 RESERVED.J 43 44 RESERVEIL 2 45 } "46 for 1=0. . NUlyl_N0TC:H--1 ( 47 N0TCH_ START 14 or 13 48 NOTCH JYIDTH 9 or 8 49 RESERVED _3 8
I 50 } 51 RESERVEIL TrlNE 1 52 RESERVEIL 4 16
, O :S " t u
P u 8112 —r -
N . .
P
W !1, ^ ) 3 O Q) : ,«)))"]|)' b . " )¢jíj ' f )l.í,)il7" ) )ii,ii)" Ç'D .
.
)· j· 9112 .
F/G. 9 > " ' % frequência OHz DSLICE_ TUNE_ POS'DX ,| d E d % u d I % P % r l %
P START _ FREQ .'" LEFT_ FREQ. ""'.,
P ,P % - ,7" pedaço de dados "\ 4 Éí§y§ii>"c( \\ " S"@F N\«\" qt
E Kds, niin m "? ~ m LEFT_FREQ kds,'lnax Y¶ )Q K~ m 'q =
N . , á G
..
10/12 L' 0 FlG. 10
H r Iniciar processamento do dispositivo de recepçãg .
início da demodulação do sinal Sl recebido inicio da decodificajo da informação L1 js2 " início da gravação dos dados da S3 linha principal 4 e
W
W Ç decodificação da informação Ll finalizada? )>— 1/ Não jsim I ler dados da Iinha principal e js5 I iniciar decodificação Fim -
m ,. L K! "K" r \
N
W . 11/12 \ .
X ': X M I W, 1!'1 b .
')I) ' , ! 'I] ""
W
O
XU ')][ '| b ±IÍ ~ '"\ '
t· - .
Z 4
E ± . . < 12/12 I . N ,
Y
W Ã.
V_ .y " ' D '· CD CD er
O
O U) m " F-~i Ê|_j j'tj iC [' "' = ] j : i i%; j:Uj ""1) i I L'Êj LÊ'i Z e ! Ê)')))))))))) qj ~1i!rs mu= U'I!r'
BR112013024394-5A 2011-03-31 2012-03-23 aparelho, método e sistema de recepção, e, programa BR112013024394A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2011-078873 2011-03-31
JP2011078873A JP5786409B2 (ja) 2011-03-31 2011-03-31 受信装置、受信方法、プログラム、および受信システム
PCT/JP2012/057529 WO2012133194A1 (ja) 2011-03-31 2012-03-23 受信装置、受信方法、プログラム、および受信システム

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR112013024394A2 true BR112013024394A2 (pt) 2020-11-10

Family

ID=46930917

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112013024394-5A BR112013024394A2 (pt) 2011-03-31 2012-03-23 aparelho, método e sistema de recepção, e, programa

Country Status (7)

Country Link
US (1) US20140016728A1 (pt)
EP (1) EP2693670A4 (pt)
JP (1) JP5786409B2 (pt)
CN (1) CN103444107A (pt)
BR (1) BR112013024394A2 (pt)
RU (1) RU2601430C2 (pt)
WO (1) WO2012133194A1 (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP6379632B2 (ja) * 2014-04-24 2018-08-29 ソニー株式会社 受信装置、受信方法、送信装置、及び、送信方法

Family Cites Families (22)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP3634068B2 (ja) * 1995-07-13 2005-03-30 株式会社ニコン 露光方法及び装置
JP2001136150A (ja) * 1999-08-25 2001-05-18 Matsushita Electric Ind Co Ltd 制御信号を用いるofdm信号の伝送システムならびにこれに関する装置及び方法
JP2001308727A (ja) * 2000-04-18 2001-11-02 Sony Corp デジタル放送の受信機
JP2004214962A (ja) * 2002-12-27 2004-07-29 Sony Corp Ofdm復調装置
JP4622654B2 (ja) * 2005-04-25 2011-02-02 ソニー株式会社 復号装置および復号方法
US7796706B2 (en) * 2007-03-15 2010-09-14 Nokia Corporation Digital broadcast service discovery correlation
CN101878606B (zh) * 2007-11-27 2016-06-01 日本电气株式会社 无线电信号发送装置、方法、接收装置、方法以及程序
PL2131540T3 (pl) * 2008-06-04 2013-12-31 Sony Corp Nowa struktura ramki dla systemów z wieloma nośnymi
US20100098179A1 (en) * 2008-10-16 2010-04-22 Interdigital Patent Holdings, Inc. Method and apparatus for transmitting and receiving orthogonal frequency division multiplex-based transmissions
WO2010053237A1 (en) * 2008-11-06 2010-05-14 Lg Electronics Inc. Apparatus for transmitting and receiving a signal and method of transmitting and receiving a signal
US8995533B2 (en) * 2008-12-10 2015-03-31 Thomson Licensing Method and apparatus for transmitting and receiving FEC frame headers with variable header modulation
CN102265519B (zh) * 2009-01-09 2014-08-27 Lg电子株式会社 用于发送和接收信号的装置以及用于发送和接收信号的方法
TWI493973B (zh) * 2009-05-08 2015-07-21 Mstar Semiconductor Inc 數位電視訊號解調裝置及其方法
GB2470755A (en) * 2009-06-03 2010-12-08 Sony Corp Data processing apparatus and method
JP5347792B2 (ja) * 2009-07-16 2013-11-20 ソニー株式会社 信号処理装置、信号処理方法、及び、受信システム
JP5392554B2 (ja) * 2009-07-24 2014-01-22 ソニー株式会社 受信装置及び方法、プログラム、並びに受信システム
US20110103300A1 (en) * 2009-10-30 2011-05-05 Nokia Corporation Data encapsulation and service discovery over a broadcast or multicast system
JP2011135456A (ja) * 2009-12-25 2011-07-07 Sony Corp 受信装置及び方法、プログラム、並びに受信システム
JP5476981B2 (ja) * 2009-12-25 2014-04-23 ソニー株式会社 受信装置及び方法、プログラム、並びに受信システム
WO2011105803A2 (ko) * 2010-02-23 2011-09-01 엘지전자 주식회사 방송 신호 송신 장치, 방송 신호 수신 장치, 및 방송 신호 송/수신 장치에서 방송 신호 송수신 방법
WO2011142564A2 (ko) * 2010-05-10 2011-11-17 엘지전자 주식회사 방송 신호 송신 장치, 방송 신호 수신 장치, 및 방송 신호 송/수신 장치에서 방송 신호 송수신 방법
US9998890B2 (en) * 2010-07-29 2018-06-12 Paul Marko Method and apparatus for content navigation in digital broadcast radio

Also Published As

Publication number Publication date
RU2013143169A (ru) 2015-03-27
JP5786409B2 (ja) 2015-09-30
RU2601430C2 (ru) 2016-11-10
EP2693670A4 (en) 2014-08-27
WO2012133194A1 (ja) 2012-10-04
EP2693670A1 (en) 2014-02-05
CN103444107A (zh) 2013-12-11
US20140016728A1 (en) 2014-01-16
JP2012216889A (ja) 2012-11-08

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2431337T3 (es) Nueva estructura de trama para sistemas de múltiples portadoras
TWI446765B (zh) 接收設備、接收方法及非暫態電腦可讀取儲存媒體
ES2432761T3 (es) Nueva estructura de trama para sistemas de múltiples portadoras
EP2061229A2 (en) Methods and apparatus for fast signal acqusition in a digital video receiver
BRPI1002938B1 (pt) aparelho e método de processamento de sinal, e, sistema de recepção
JP2002084252A (ja) Ofdm変調装置、ofdm復調装置及びofdm送受信システム
JP2010268226A (ja) 放送受信装置
US9203678B2 (en) Receiving device, receiving method, program, and receiving system
US8964900B2 (en) Receiving apparatus, receiving method, and program
ES2502316T3 (es) Aparato de recepción, método de recepción, programa y sistema de recepción
US8941492B2 (en) Receiving apparatus, information processing method and program
BR112013024394A2 (pt) aparelho, método e sistema de recepção, e, programa
US11350146B2 (en) Content transmission method and content playback method
US8537933B2 (en) Receiving device, receiving method, and program
US11102379B2 (en) Method and apparatus for providing time synchronization in a digital television system
US20110200145A1 (en) Receiving device, information processing method, program, and semiconductor chip
US9094635B2 (en) Reception device, reception method, program, and reception system
JP4812454B2 (ja) 復調装置および方法、並びにプログラム
JP4537876B2 (ja) ギャップフィラー装置
BR112020026365A2 (pt) Dispositivo e método de recepção.
BR102016019160A2 (pt) Method and circuit for detecting a transmission and multiplexation configuration control (tmcc)
JP2008118196A (ja) デジタル放送のチャンネル検出方法及びそれを用いた受信装置
WO2016067953A1 (ja) 受信装置および方法
JP6838003B2 (ja) データ処理装置、及び、データ処理方法

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 8A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2602 DE 17-11-2020 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.

B350 Update of information on the portal [chapter 15.35 patent gazette]