BR112013015748B1 - Rotor de freio - Google Patents

Rotor de freio Download PDF

Info

Publication number
BR112013015748B1
BR112013015748B1 BR112013015748-8A BR112013015748A BR112013015748B1 BR 112013015748 B1 BR112013015748 B1 BR 112013015748B1 BR 112013015748 A BR112013015748 A BR 112013015748A BR 112013015748 B1 BR112013015748 B1 BR 112013015748B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
brake
groove
rotor
receiving surface
brake pad
Prior art date
Application number
BR112013015748-8A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112013015748A2 (pt
Inventor
George J. Bielis
Richard J. Woodside
William V. Roberts
Original Assignee
Brake Parts Inc Llc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Brake Parts Inc Llc filed Critical Brake Parts Inc Llc
Publication of BR112013015748A2 publication Critical patent/BR112013015748A2/pt
Publication of BR112013015748B1 publication Critical patent/BR112013015748B1/pt

Links

Images

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16DCOUPLINGS FOR TRANSMITTING ROTATION; CLUTCHES; BRAKES
    • F16D65/00Parts or details
    • F16D65/02Braking members; Mounting thereof
    • F16D65/12Discs; Drums for disc brakes
    • F16D65/127Discs; Drums for disc brakes characterised by properties of the disc surface; Discs lined with friction material
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16DCOUPLINGS FOR TRANSMITTING ROTATION; CLUTCHES; BRAKES
    • F16D69/00Friction linings; Attachment thereof; Selection of coacting friction substances or surfaces
    • F16D2069/004Profiled friction surfaces, e.g. grooves, dimples

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Braking Arrangements (AREA)

Abstract

rotor de freio. um rotor do freio (100), incluindo um suporte do rotor (110) e uma banda de frenagem (120) disposta sobre o suporte e circundando o rotor. a banda de frenagem possui primeira e segunda superfícies de recepção das pastilhas de freio (130, 140) em lados opostos da banda de frenagem. pelo menos, uma superfície de recepção da pastilha de freio define pelo menos uma ranhura (150) que tem um caminho de ranhura se estende ao longo e que possui uma profundidade variável com relação a, pelo menos, uma superfície de recepção da pastilha de freio.

Description

CAMPO TÉCNICO
A presente invenção refere-se a rotores de freio.
ANTECEDENTES
Rotores de disco são comumente usados para retardar ou parar a rotação de uma roda de um veículo. Em geral, um sistema de frenagem do disco inclui um rotor ligado à roda e/ou a um dos eixos do veículo e um calibre. O calibre se aloja nas pastilhas em de freio nos lados opostos do rotor e êmbolos que movem as pastilhas de freio em contato friccionai com o rotor para retardar ou parar a rotação do rotor. Normalmente, os rotores são feitos de ferro fundido ou compostos de cerâmica (incluindo carbono, Kevlar e sílica). Além disso, a pinça é geralmente acionada hidraulicamente para mover os pistões entre as posições de frenagem e de não frenagem. Outros métodos de acionamento do calibre incluem sistemas mecânicos de ligação, pneumáticos, e eletromagnetismo.
SUMÁRIO
Um aspecto da invenção provê um rotor de freio incluindo um suporte do rotor (por exemplo, um sino de montagem) e uma banda de frenagem dispostos sobre e circundando o suporte do rotor. A banda de frenagem tem as primeira e segunda superfícies de recepção das pastilhas de freio em lados opostos da banda de frenagem. Pelo menos, uma superfície de recepção da pastilha de freio define pelo menos uma ranhura que tem um caminho de ranhura que se estende longitudinalmente e que possui uma profundidade variável com relação a, pelo menos, uma superfície de recepção da pastilha de freio.
As implementações da descrição podem incluir uma ou mais das seguintes características. Em algumas implementações, a, pelo menos, uma superfície de recepção da pastilha de freio define as ranhuras assimétricas que não se cruzam dispostas assimetricamente em relação à outra. Em im-plementações adicionais, a pelo menos uma superfície de recepção da pastilha de freio define grupos de ranhuras assimétricas que não se cruzam. Ca- da ranhura do grupo de ranhuras tem um caminho de ranhura ao longo de pelo menos uma superfície de recepção da pastilha de freio diferente de qualquer outra ranhura do respectivo grupo ranhura. Cada grupo de ranhura pode ser disposto de forma assimétrica circunferencialmente sobre a, pelo menos, uma pastilha de superfície de recepção de freio.
Em alguns exemplos, cada grupo de ranhura compreende primeira, segunda, e terceira ranhuras, cada ranhura disposta nas respectivas primeira, segunda e terceira regiões da ranhura, da pelo menos uma superfície de recepção da pastilha de freio disposta circunferencialmente uma em relação à outra sobre um eixo central de rotação definido pelo rotor de freio. Cada região da ranhura pode ter uma largura radial de cerca de 1/3 de uma largura radial de pelo menos uma pastilha de freio da superfície de recepção. Além disso, cada grupo de entalhe pode ser dimensionado para residir totalmente com um perímetro de uma superfície de engate de uma pastilha de freio recebida.
Em algumas implementações, cada caminho da ranhura tem primeiro e segundo raios de curvatura para as correspondentes primeira e segunda curvas ao longo de pelo menos uma superfície de recepção da pastilha de freio. Em alguns exemplos, o primeiro e segundo raios de curvatura são iguais.
As primeira e segunda superfícies de recepção de freio podem cada uma ter diâmetros interno e externo com relação a um eixo central de rotação do rotor de freio. Cada caminho de ranhura pode se prolongar ao longo de pelo menos uma superfície de recepção da pastilha de frenagem a uma distância da ranhura a partir do eixo central maior do que ou igual à metade do diâmetro interno da superfície de recepção do freio com o maior diâmetro interno entre as duas superfícies de recepção de freio, além de uma distância de segurança. Em alguns exemplos, a distância de segurança é de cerca de 0,46 cm (0,18 polegada) e o suporte do rotor tem uma altura inferior ou igual a 7,6 cm (3 polegadas). A altura do suporte do rotor é medida como a altura total do rotor de freio menos a espessura total da banda de frenagem. Em outros exemplos, a distância de segurança é de cerca de 0,53 cm (0,21 polegada) e o suporte do rotor pode ter uma altura superior a 3 centímetros.
A distância da ranhura, em algumas implementações, é igual ou maior do que (a), uma metade do diâmetro interno de uma das superfícies de recepção de freio, além da distância de segurança, e (b) um raio do suporte do rotor acrescido uma distância limite. A distância de segurança pode ser de cerca de 0,46 cm (0,18 polegada), a distância limite pode ser de cerca de (0,69 cm (0,27 polegada)), e o suporte do rotor pode ter uma altura inferior ou igual a 7,6 cm (3 polegadas), onde a altura do suporte do rotor mediu como a altura total do rotor de freio menos a espessura total da banda de frenagem. Em alguns exemplos, a distância de segurança é de cerca de 0,53 cm (0,21 polegada) , a distância limite é de cerca de 0,89 cm (0,35 polegada), e o suporte do rotor tem uma altura superior a 7,6 cm (3 polegadas).
Cada caminho de ranhura pode se prolongar ao longo de pelo menos uma superfície de recepção a pastilha de freio a uma distância de ranhura limite a partir do eixo central maior do que ou igual a um raio do suporte do rotor, mais uma distância limite. Em alguns exemplos, a distância limite é de cerca de (0,69 cm (0,27 polegada)) e o suporte do rotor tem uma altura inferior ou igual a 3 polegadas. Em outros exemplos, a distância limite é de cerca de 0,89 cm (0,35 polegada) e o suporte do rotor tem uma altura maior do que 7,6 cm (3 polegadas), em que a altura do suporte do rotor mediu como a altura total do rotor de freio menos a espessura total da banda de frenagem. Pelo menos, uma ranhura pode definir uma forma de chanfro arredondado na seção transversal.
Outro aspecto da invenção provê um rotor de freio que inclui um suporte do rotor e uma banda de frenagem dispostos sobre e circundando o suporte do rotor. A banda de frenagem tem as primeira e segunda superfícies de recepção das pastilhas de freio em lados opostos da banda de frenagem. Pelo menos, uma superfície de recepção da pastilha de freio define os grupos de ranhuras assimétricas que não se cruzam. Cada ranhura de cada grupo de ranhura tem um caminho de ranhura ao longo de pelo menos uma superfície de recepção da pastilha de freio diferente de qualquer outra ranhura do respectivo grupo de ranhura e cada ranhura do respectivo grupo de ranhura está disposta assimetricamente em um em relação ao outro.
As implementações da invenção podem incluir uma ou mais das seguintes características. Em algumas implementações, cada grupo de ranhura está disposto assimetricamente de forma circunferencial em torno da pelo menos uma superfície de recepção da pastilha de freio. Cada grupo de ranhura pode compreender as primeira, segunda, e terceira ranhuras. Cada ranhura está disposta em uma respectiva região da primeira, segunda e terceira ranhura, pelo menos, uma superfície de recepção da pastilha de freio e dispostas perifericamente uma em relação à outra em torno de um eixo central de rotação definido pelo rotor de freio. Cada região da ranhura pode ter uma largura radial de cerca de 1/3 de uma largura radial da pelo menos uma superfície de recepção da pastilha de freio. Além disso, cada grupo de entalhe pode ser dimensionado para residir totalmente com um perímetro de uma superfície de engate de uma pastilha de freio recebida.
Em algumas implementações, cada caminho de ranhura tem primeiro e segundo raios de curvatura para as correspondentes primeira e segunda curvas ao longo de pelo menos uma superfície de recepção da pastilha de freio. Os primeiro e segundo raios de curvatura podem ser iguais.
As primeira e segunda superfícies de recepção de freio podem cada uma ter diâmetros interno e externo com relação a um eixo central de rotação do rotor de freio. Cada caminho de ranhura pode prolongar ao longo de pelo menos uma superfície de recepção da pastilha de freio a uma distância de ranhura a partir do eixo central maior do que ou igual à metade do diâmetro interno da superfície de recepção do freio com o maior diâmetro interno entre as duas superfícies de recepção de freio, além de uma distância de segurança.
Em alguns exemplos, a distância de segurança é de cerca de 0,46 cm (0,18 polegada) e o suporte do rotor tem uma altura inferior ou igual a 7,6 cm (3 polegadas), enquanto que em outros exemplos, a distância de segurança é de cerca de 0,53 cm (0,21 polegada) e o suporte do rotor tem uma altura maior de 7,6 cm (3 polegadas). A altura do suporte do rotor me- diu como a altura total do rotor de freio menos a espessura total da banda de frenagem.
A distância de ranhura pode ser igual ou maior do que (a) uma metade do diâmetro interno de uma das superfícies de recepção de freio, além da distância de segurança, e (b) um raio do suporte do rotor, mais uma distância limite. Em alguns exemplos, a distância de segurança é de cerca de 0,46 cm (0,18 polegada), a distância limite é de cerca de 0,69 cm (0,27 polegada), e o suporte do rotor tem uma altura inferior ou igual a 7,6 cm (3 polegadas). Em outros exemplos, a distância de segurança é de cerca de 0,53 cm (0,21 polegada) , a distância limite é de cerca de 0,89 cm (0,35 polegada), e o suporte do rotor tem uma altura superior a 7,6 cm (3 polegadas).
Em algumas implementações, cada caminho de ranhura estende-se ao longo de pelo menos uma superfície de recepção da pastilha de freio a uma distância de ranhura limite a partir do eixo central maior do que ou igual a um raio do suporte do rotor, mais uma distância limite. A distância limite pode ser de cerca de (0,69 cm (0,27 polegada)) e o suporte do rotor tem uma altura inferior ou igual a 3 polegadas. Em alternativa, a distância limite pode ser de cerca de 0,89 cm (0,35 polegada) e o suporte do rotor tem uma altura superior a três polegadas. Para cada exemplo, pelo menos, uma ranhura pode definir uma forma de chanfro arredondado em seção transversal.
Os detalhes de uma ou mais implementações da invenção são estabelecidos nos desenhos que acompanham e na descrição abaixo. Outros aspectos, características e vantagens tornar-se-ão evidentes a partir da descrição e desenhos, e a partir das reivindicações.
DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A figura 1 é uma vista em perspectiva parcial de um veículo com um conjunto de freio de disco exemplar.A figura 2A é uma vista de cima de um rotor de freio exemplar.A figura 2B é uma vista em seção do rotor de freio mostrado na figura 2A ao longo da linha 2B - 2B.A figura 3A é uma vista em corte parcial de um rotor de freio e- xemplar.A figura 3B é uma vista parcia! da parte inferior do rotor de freio mostrado na figura 3 A ao longo da linha 3B - 3B.A figura 4 é uma vista em perspectiva de um rotor de freio exemplar que recebe as pastilhas.Símbolos de referência similares nos vários desenhos indicam elementos semelhantes.
DESCRIÇÃO DETALHADA
Referindo-nos às figuras 1 a 3B, um rotor de freio 100 para um conjunto de freio de disco 20 para um veículo 10 inclui um sino de montagem 110 (também referido como um suporte do rotor) para ligação a um cubo de roda do veículo 30 e uma banda de frenagem 120 disposta sobre e circundando o sino de montagem 110. A banda de frenagem 120 tem primeira e segunda superfícies de recepção da pastilha de freio 130, 140 em lados opostos da banda de frenagem 120 para cooperar com e receber as pastilhas de freio 22 do calibre 24 do conjunto de freio de disco 20. O calibre 24 move a pastilha de freio 22, entre uma primeira posição desengatada das superfícies de recepção do freio 130, 140 do rotor de freio 100 e uma segunda posição de engate com as superfícies de recepção do freio 130, 140 do rotor de freio 100, a fim de exercer uma ação de frenagem sobre o veículo 10. Pelo menos uma das superfícies de recepção das pastilhas de freio 130, 140 define pelo menos uma ranhura 150, que tem um caminho de ranhura 152 que se prolonga ao longo das respectivas superfícies de recepção da pastilha de freio 130, 140. Nos exemplos mostrados, ambas as superfícies de recepção da pastilha de freio 130, 140 incluem as ranhuras 150.
Em geral, os freios convertem atrito ao calor, no entanto os freios que ficam muito quentes cessam para trabalhar devido a uma incapacidade de dissipar o calor suficiente. Esta condição de falha é conhecida como desvanecimento do freio. As ranhuras 150 ajudam a evitar ou diminuir a pro-babilidade de desvanecimento do freio. Além disso, as ranhuras 150 permitem a drenagem ou remoção de água acumulada ou humidade fora das superfícies de recepção do freio 130, 140 da banda de frenagem 120, diminu- indo, assim, a presença de água entre as pastilhas de freio 22 e o rotor de freio 100 durante a passagem do rotor de freio 100 através do calibre 24. A ação reforçada de frenagem é conseguida drenando a água e umidade, através das ranhuras 150, fora das superfícies de recepção do freio 130, 140.
Referindo-nos à figura 2B, em algumas implementações, uma ou mais ranhuras 150 tem uma profundidade variável d1, d2, d3 em relação à superfície de recepção da pastilha de freio 130, 140. As ranhuras 150 de profundidade variável fornecem tempo integral fora de gasificação de voláteis de fricção e vida da pastilha estendida (isto é, menos desgaste da pastilha ao longo do tempo) em relação aos rotores com ranhuras de profundidade constante. Além da vida útil prolongada, os discos de freio 100 com ranhuras de profundidade variável 150 facilitaram relativamente a parada mais rápida do veículo. Cada ranhura 150 pode definir uma forma transversal, em particular, tal como chanfro arredondado, retangular, que se encaixa, trape- zoide, etc.
Referindo-nos à figura 4, em algumas implementações, pelo menos, uma superfície de recepção da pastilha de freio 130, 140 define sem interseção ranhuras assimétricas 150 dispostas assimetricamente uma em relação à outra. Por exemplo, cada uma das ranhuras 150 pode ser disposta de tal modo que toda a linha tangente 157 ao caminho da ranhura 152 está em ângulo O e/ou a distância a partir de um eixo longitudinal 101, um eixo transversal 103, um eixo central de rotação 105, qualquer plano diferente formado entre os eixos 101, 103, 105, e/ou qualquer outro ponto de referência ou de referência em relação ao rotor de freio 100. Além disso, cada ranhura 150 pode ter uma geometria diferente do que qualquer outra ranhura 150. Cada ranhura 150 pode se estender sem solução de continuidade com paredes contínuas que definem a ranhura 150. Tendo ranhuras sem interseção 150 permite a colocação assimétrica e/ou aleatória das ranhuras 150 sobre a superfície de recepção das pastilhas de freio 130, 140. Por exemplo, cada uma das ranhuras 150 pode estar localizada sem qualquer padrão, de tal forma que a ocorrência de uma ranhura 150 em qualquer local determinado, pelo menos uma superfície de recepção da pastilha de freio 130, 140 tem a mesma probabilidade de ocorrência em outro local na pelo menos uma superfície de recepção pastilha de freio 130, 140. Um arranjo de estilo ondulação não direcional de ranhuras 150 (isto é, não necessariamente de forma sistemática alinhada ou espaçada com qualquer referência predeterminada, tal como um eixo ou plano, ou ponto de referência, tal como uma restrição geométrica ou de tamanho, do rotor de freio 100) melhora o desgaste da pastilha (isto é, menos desgaste da pastilha ao longo do tempo) em comparação com os rotores, sem tal arranjo das ranhuras. Além disso, em algumas implementações, cada ranhura 150 tem um caminho da ranhura não linear 152, como ilustrado na figura 3B. Cada caminho de ranhura 152 pode ter primeiro e segundo raios de curvatura, R1 e R2, para as correspondentes primeira e segunda curvas ao longo da respectiva superfície de recepção da pastilha de freio 130, 140. O primeiro e segundo raios de curvatura R1, R2 podem ser iguais ou diferentes. Os caminhos da ranhura curva 152 diminui o desgaste da pastilha de freio em relação aos rotores de freio sem essas ranhuras 150.
Em algumas implementações, pelo menos, uma superfície de recepção da pastilha de freio 130, 140 define os grupos 160 de ranhuras assimétricas que não se cruzam 150. Cada ranhura 150 do grupo de ranhura 160 tem um caminho de ranhura 152, respectivamente associado ao longo da respectiva superfície de recepção da pastilha de freio 130, 140 diferentes de qualquer outra ranhura 150 no interior do grupo de ranhura respectivamente associado 160. Cada grupo de ranhura 160 pode ser disposto assi- metricamente de forma circunferencial sobre a respectiva superfície de recepção da pastilha de freio 130, 140. As ranhuras 150 assimétricas e/ou a disposição assimétrica dos grupos de ranhuras 160 sobre a superfície das pastilhas de freio 130, 140 ajuda no desgaste uniforme da superfície de recepção da pastilha de freio 130, 140 ao longo do tempo e permite a instalação do rotor de freio 100 igualmente dos lados direito e esquerdo do veículo 10. Além disso, em algumas implementações, pelo menos um grupo de ranhura 160 pode definir uma área coletiva 161, na respectiva superfície de recepção da pastilha de freio 130, 140 em torno das ranhuras constitutivas 150 que tem uma superfície inferior ou igual a uma área da superfície de engate 23 de uma pastilha de freio recebida 22, como mostrado na figura 4. Além disso, a área coletiva 161 pode definir, de uma forma igual ou substancialmente semelhante, a área da superfície de engate 23 da pastilha de freio recebida 22. Isso ajuda a maximizar o contato de ranhura com uma pastilha de freio recebida 22 fora da gasificação de voláteis de fricção.
Referindo-se de novo às figuras 3A e 3B, em algumas imple-mentações, cada grupo de ranhura 160 tem uma ou mais ranhuras 150 dispostas em uma ou mais regiões de ranhura 170 que circundam um sino de montagem 110. Por exemplo, cada grupo de ranhura 160 pode incluir a primeira, segunda e terceira ranhuras 150a, 150b, 150c. Cada ranhura 150a, 150b, 150c reside nas respectivas primeira, segunda, e terceira regiões de ranhuras 170a, 170b, 170c da superfície de recepção da pastilha de freio 130, 140. As regiões da ranhura 170a, 170b, 170c estão dispostas circunfe- rencialmente em torno de um eixo central 105, que corresponde ao centro de rotação do rotor de freio 100 quando instalado e em funcionamento em um veículo 10. Em alguns exemplos, cada região da ranhura 170a, 170b, 170c tem uma largura radial WQ de cerca de 1/3 de uma largura Ws radial da respectiva superfície de recepção da pastilha de freio 130, 140.
As primeira e segunda superfícies de recepção do freio 130, 140 cada uma tem diâmetros interno D1, D2 e diâmetros externos D3, D4 com relação ao eixo central de rotação 105 do rotor de freio 100. Em algumas implementações, cada caminho de ranhura 152 estende-se ao longo da sua respectiva superfície de recepção das pastilhas de freio 130, 140 em uma distância da ranhura radial G (por exemplo, G1, G2, G3 para cada respectiva ranhura 150a, 150b, 150c) a partir do eixo central 105 superior ou igual à metade do diâmetro interno D1 e D2 de superfície de recepção de freio 130, 140 tendo o maior diâmetro interno D1, D2 entre as duas superfícies de recepção de freio 130, 140, além de uma distância de segurança C. Esta relação é ilustrada na equação 1, utilizando um operador de condição.G > (1/2 (IF D1 > D2, então D1, em vez de D2)) + C (1)Em alguns exemplos, a distância de segurança C é de cerca de 0,46 cm (0,18 polegada) e o sino de montagem 110 tem uma altura de HB, inferior ou igual a 7,6 cm (3 polegadas). A altura do sino de montagem HB é medida como a altura total Htotai do rotor de freio 100 menos a espessura total T da banda de frenagem 120. Em outros exemplos, a distância de segurança C é de cerca de 0,53 cm (0,21 polegada) e a montagem de sino 110 tem uma altura HB maior do que 7,6 cm (3 polegadas).
A distância da ranhura G pode variar-se radialmente a partir de uma primeira extremidade de uma ranhura 150 e uma segunda extremidade oposta à ranhura 150. A distância da ranhura G, em algumas implementações, é igual ou maior do que (a) uma metade do diâmetro interno D1 e D2 de uma das superfícies de recepção de freio 130, 140 (tal como o maior diâmetro interno D1, D2), além da distância de segurança C, e (b) um raio RB do sino de montagem 110 além de uma distância limite M. A distância limite M pode ser uma distância de segurança mínima entre a ranhura 150 e o sino de montagem 110. Por exemplo, a distância limite M pode ser igual ou maior do que uma folga das ferramentas na fabricação de rotor de freio 100. Esta relação está representada na equação 2, utilizando um operador de condição.G > (se a > b, então a, em vez de b) (2)onde a = (1/2 (se D1 > D2, então D1, em vez de D2)) + C e b = RB + M.
Em alguns exemplos, a distância de segurança C é de cerca de 0,46 cm (0,18 polegada), a distância limite M é cerca de 0,69 cm (0,27 polegada), e a altura do sino de montagem HB é inferior ou igual a 7,6 cm (3 polegadas). Em outros exemplos, a distância de segurança C é de cerca de 0,53 cm (0,21 polegada), a distância limite M é cerca de 0,89 cm (0,35 polegada), e a altura do sino de montagem H é maior do que 7,6 cm (3 polegadas).
Em ainda outros exemplos, cada caminho de ranhura 152 pode se estender ao longo da sua respectiva superfície de recepção da pastilha de freio 130, 140 na distância de ranhura limite G (por exemplo, G1, G2, G3 para cada respectiva ranhura 150a, 150b, 150c) a partir do eixo central 105 que é maior do que ou igual ao raio do sino de montagem RB acrescido da distância limite M. a distância limite M pode ser de cerca de 0,69 cm (0,27 polegada) para uma altura do sino de montagem HB inferior ou igual a 7,6 cm (3 polegadas) ou a distância limite M pode ser de cerca de 0,89 cm (0,35 5 polegada) para uma altura do sino de montagem HB superior a 7,6 cm (3 polegadas).
Um número de implementações foi descrito. No entanto, será entendido que várias modificações podem ser feitas sem afastamento do espírito e do âmbito da invenção. Por conseguinte, outras implementações 10 estão dentro do âmbito das seguintes reivindicações.

Claims (15)

1. Rotor de freio (100), compreendendo:um suporte do rotor (110), euma banda de frenagem (120) disposta sobre e circundando o 5 suporte do rotor (110), a banda de frenagem (120) possuindo primeira e segunda superfícies de recepção das pastilhas de freio (130, 140) em lados opostos da banda de frenagem (120), pelo menos uma superfície de recepção da pastilha de freio (130, 140) definindo pelo menos uma ranhura (150), a pelo menos uma ranhura (150) possuindo um caminho de ranhura (152) 10 que se estende ao longo da pelo menos uma superfície de recepção da pastilha de freio (130, 140), e possuindo uma profundidade variável (d1t d2, d3) com relação a pelo menos uma superfície de recepção da pastilha de freio (130, 140), caracterizado pelo fato que a pelo menos uma superfície de recepção da pastilha de freio (130, 140) define ranhuras assimétricas que não 15 se cruzam (150) dispostas de forma assimétrica em relação à outra.
2. Rotor do freio (100), de acordo com a reivindicação 1, caracte-rizado pelo fato que a pelo menos uma superfície de recepção da pastilha de freio (130, 140) define os grupos (160) de ranhuras assimétricas que não se cruzam (150), cada ranhura (150) do grupo de ranhura (160) possuindo um 20 caminho de ranhura (152) ao longo da pelo menos uma superfície de recepção da pastilha de freio (130, 140) diferente de qualquer outra ranhura (150) do respectivo grupo de ranhura (160), de preferência, cada grupo de ranhura (160) é disposto assimetricamente de forma circunferencial em torno da pelo menos uma superfície de recepção da pastilha de freio (130, 140).
3. Rotor do freio (100), de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato que cada grupo de ranhura (160) compreende primeira, se-gunda e terceira ranhuras (150, 150a-c), cada ranhura (150, 150a-c), disposta na respectiva primeira, segunda, e terceira regiões da ranhura (170, 170a- c) da pelo menos uma superfície de recepção da pastilha de freio (130, 140) 30 disposta circunferencialmente uma em relação à outra em torno de um eixo central de rotação (105) definido pelo rotor do freio (100), de preferência cada região da ranhura (170, 170a-c), tem uma largura radial (WG), de cerca de u1/3 de uma largura radial (Ws) da pelo menos uma superfície de recepção da pastilha de freio (130, 140).
4. Rotor do freio (100), de acordo com a reivindicação 2 ou 3, ca-racterizado pelo fato que cada grupo de ranhura (160) é dimensionado para 5 residir completamente com um perímetro de uma superfície de engate (23) de uma pastilha de freio recebida (22).
5. Rotor do freio (100), de acordo com qualquer uma das reivin-dicações precedentes, caracterizado pelo fato que cada caminho de ranhura (152) tem primeiro e segundo raios de curvatura (R^ R2) para as correspon- 10 dentes primeira e segunda curvas ao longo da pelo menos uma superfície de recepção da pastilha de freio (130, 140), de preferência os primeiro e segundo raios de curvatura (Ri, R2) são iguais.
6. Rotor do freio (100), de acordo com qualquer uma das reivin-dicações precedentes, caracterizado pelo fato que a primeira e segunda su- 15 perfícies de recepção do freio (130, 140), cada uma tem diâmetros internos (Di, D2) e diâmetros externos (D3, D4) com relação a um eixo central de rotação (105) do rotor do freio (100), eem que cada caminho de ranhura (152) estende-se ao longo da pelo menos uma superfície de recepção da pastilha de freio (130, 140) a 20 uma distância da ranhura (G, G1.3) a partir de um eixo central de rotação (105) definido pelo rotor do freio (100) maior ou igual à metade do diâmetro interno (Di, D2), da superfície de recepção do freio (130, 140) possuindo o maior diâmetro interno (Di, D2) entre as duas superfícies de recepção do freio (130, 140), acrescida uma distância de segurança (C).
7. Rotor do freio (100), de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato que a distância da ranhura (G, GI.3) é igual ou maior do que(a) uma metade do diâmetro interno (D1t D2) de uma das super-fícies de recepção do freio (130, 140), acrescida de uma distância de segu-rança (C), e(b) um raio (RB) do suporte do rotor (110), acrescido de uma distância limite (M).
8. Rotor do freio (100), de acordo com qualquer uma das reivin dicações 1 a 5, caracterizado pelo fato que cada caminho da ranhura (1525) se estende ao longo da pelo menos uma superfície de recepção da pastilha de freio (130, 140) a uma distância da ranhura limite (G, G1.3) a partir de um eixo central de rotação (105) definido pelo rotor do freio (100) maior que ou igual a um raio (RB) do suporte do rotor (110), acrescida de uma distância limite (M).
9. Rotor do freio (100), de acordo com qualquer uma das reivin-dicações precedentes, caracterizado pelo fato que pelo menos uma ranhura (150) define uma forma de chanfro arredondado na seção transversal.
10. Rotor do freio (100), compreendendo:um suporte do rotor (110), euma banda de frenagem (120) disposta sobre o suporte e cir-cundando o rotor (110), a banda de frenagem (120) possuindo primeira e segunda superfícies de recepção das pastilhas de freio (130, 140) em lados opostos da banda de frenagem (120), pelo menos um superfície de recepção da pastilha de freio (130, 140) definindo os grupos (160) de ranhuras assi-métricas que não se cruzam (150, 150a-c), caracterizado pelo fato que cada ranhura (150, 150a-c) de cada grupo de ranhura (160) possuindo um caminho de ranhura (152) ao longo da pelo menos uma superfície de recepção da pastilha de freio (130, 140) diferente de qualquer outra ranhura (150, 150a-c) do respectivo grupo de ranhura (160) e cada uma das ranhuras (150, 150a-c) do respectivo grupo de ranhura (160) e cada ranhura (150, 150a-c) do respectivo grupo de ranhuras (160), disposta de forma assimétrica em relação à outra.
11. Rotor do freio (100), de acordo com a reivindicação 10, ca-racterizado pelo fato que cada grupo de ranhura (160) está disposto assime- tricamente de forma circunferencial em torno da pelo menos uma superfície de recepção da pastilha de freio (130, 140).
12. Rotor do freio (100), de acordo com a reivindicação 10 ou 11, caracterizado pelo fato que cada grupo de ranhura (160) compreende primeira, segunda e terceira ranhuras (150, 150a-c), cada ranhura (150, 150a-c), disposta na respectiva primeira, segunda e terceira regiões da ranhura (170, 170a-c) da pelo menos uma superfície de recepção da pastilha de freio (130, 140) disposta circunferencialmente uma em relação à outra em torno de um eixo central de rotação (105) definido pelo rotor do freio (100), de preferência, cada região da ranhura (170, 170a-c), possuindo uma largura radial (WG), de cerca de 1/3 de uma largura radial (Ws) de pelo menos uma superfície de recepção da pastilha de freio (130, 140).
13. Rotor do freio (100), de acordo com qualquer uma das rei-vindicações 10 a 12, caracterizado pelo fato que cada grupo de ranhura (160) é dimensionado para residir totalmente com um perímetro de uma superfície de engate (23) de uma pastilha de freio recebida (22).
14. Rotor do freio (100), de acordo com qualquer uma das rei-vindicações 10 a 13, caracterizado pelo fato que ‘cada caminho da ranhura (152) possui primeiro e segundo raios de curvatura (Ri, R2) para correspon-dentes primeira e segunda curvas ao longo da pelo menos uma superfície de recepção da pastilha de freio (130, 140), de preferência o primeiro e segundo raios de curvatura (R^ R2) são iguais.
15. Rotor do freio (100), de acordo com qualquer uma das rei-vindicações 10 a 14, caracterizado pelo fato que a primeira e segunda super-fícies de recepção do freio (130, 140), cada uma tem diâmetros internos (DT, D2) e diâmetros externos (D3, D4) em relação a um eixo central de rotação (105) do rotor do freio (100), eem que cada caminho de ranhura (152) estende-se ao longo da pelo menos uma superfície de recepção da pastilha de freio (130, 140) a uma distância da ranhura (G, G-1.3) a partir de um eixo central de rotação (105) definido pelo rotor do freio (100) maior ou igual à metade do diâmetro interno (Di, D2), a superfície de recepção de freio (130, 140) possuindo o maior diâmetro interno (D1t D2) entre as duas superfícies de recepção do freio (130, 140), acrescidas de uma distância de segurança (C).
BR112013015748-8A 2010-12-03 2011-11-14 Rotor de freio BR112013015748B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US12/959,740 2010-12-03
US12/959,740 US8851245B2 (en) 2010-12-03 2010-12-03 Brake rotor
PCT/US2011/060534 WO2012074727A1 (en) 2010-12-03 2011-11-14 Brake rotor

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112013015748A2 BR112013015748A2 (pt) 2020-08-04
BR112013015748B1 true BR112013015748B1 (pt) 2021-09-21

Family

ID=45048281

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112013015748-8A BR112013015748B1 (pt) 2010-12-03 2011-11-14 Rotor de freio

Country Status (10)

Country Link
US (2) US8851245B2 (pt)
EP (1) EP2646705B1 (pt)
JP (1) JP2013545054A (pt)
CN (1) CN103608602B (pt)
BR (1) BR112013015748B1 (pt)
CA (1) CA2819815C (pt)
ES (1) ES2531139T3 (pt)
HK (1) HK1192929A1 (pt)
MX (1) MX2013006235A (pt)
WO (1) WO2012074727A1 (pt)

Families Citing this family (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
AU2015255315B2 (en) * 2010-12-22 2017-05-25 Disc Brakes Australia Pty Limited Brake Disc with Symmetric Groove Pattern
AU2010257364B2 (en) * 2010-12-22 2014-08-28 Disc Brakes Australia Pty Limited Brake Disc with Symmetric Groove Pattern
DE102012106304A1 (de) * 2012-07-13 2014-05-22 Dr. Ing. H.C. F. Porsche Aktiengesellschaft Bremsscheibe
DE102014003986A1 (de) * 2014-03-19 2015-09-24 Man Truck & Bus Ag Bremsscheibe für ein Fahrzeug mit einem Verschleißindikator
DE102014107229A1 (de) * 2014-05-22 2015-11-26 Knorr-Bremse Systeme für Schienenfahrzeuge GmbH Bremsscheibe eines Schienenfahrzeugs
WO2016020820A1 (en) * 2014-08-05 2016-02-11 Freni Brembo S.P.A. Braking band of a disc for a disc brake
US9759302B2 (en) * 2016-01-25 2017-09-12 Ford Global Technologies, Llc Bypass clutch for a torque converter
US10631466B2 (en) * 2016-03-11 2020-04-28 Harbor Freight Tools Usa, Inc. Chipper shredder
AT519131B1 (de) * 2016-09-12 2018-04-15 Miba Frictec Gmbh Reiblamelle
CN106949177B (zh) * 2017-05-03 2023-03-21 上海理工大学 一种制动盘
DE102017008992B3 (de) * 2017-09-26 2019-03-07 Fagor Ederlan S.COOP. Scheibenbremse
USD924758S1 (en) * 2019-02-18 2021-07-13 Freni Brembo S.P.A. Disc brake
US11441625B1 (en) 2020-06-17 2022-09-13 United States Of America As Represented By The Administrator Of Nasa Periodic-wave disc brake rotor
CN111927906B (zh) * 2020-08-31 2021-05-25 莱州华鲁汽车配件有限公司 一种适用于高性能车的快速散热刹车盘

Family Cites Families (96)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1898978A (en) 1931-04-21 1933-02-21 George S Lane Grooved plate for clutches and brakes
US2180086A (en) 1936-12-08 1939-11-14 Gen Tire & Rubber Co Clutch
US2743792A (en) 1951-10-11 1956-05-01 Richard B Ransom Rotary motion resisting device
US2835355A (en) 1956-01-04 1958-05-20 Goodyear Tire & Rubber Brake disc
US2850118A (en) 1956-02-23 1958-09-02 Goodyear Tire & Rubber Brake having a non-fusing brake element
GB998578A (en) * 1962-05-01 1965-07-14 Lambert & Brake Corp Friction device
US3301356A (en) 1965-02-17 1967-01-31 Lukens Steel Co Slotted brake disc
GB1149895A (en) 1965-07-14 1969-04-23 Dunlop Co Ltd Disc brakes
DE7011084U (de) 1970-03-25 1970-07-09 Porsche Kg Bremsscheibe fuer scheibenbremsen.
DE2458048A1 (de) 1974-12-07 1976-06-10 Porsche Ag Innenbelueftete bremsscheibe
US4286694A (en) 1975-12-10 1981-09-01 Goodyear Aerospace Corporation Grooved carbon brake discs
US4022298A (en) 1976-03-29 1977-05-10 D.A.B. Industries, Inc. Wet disc brake
US4260047A (en) 1979-12-03 1981-04-07 General Motors Corporation Friction disc and method of making same
US4501346A (en) * 1982-03-05 1985-02-26 General Signal Corporation Disc brake assembly
DE3410127C2 (de) 1984-03-20 1986-07-31 Zahnräderfabrik Renk AG, 8900 Augsburg Einstückige Bremsscheibe
US5101953A (en) 1986-09-16 1992-04-07 Borg-Warner Automotive Transmission & Engine Components Corporation High capacity viscous pumping groove pattern for a wet clutch
US4995500A (en) * 1986-09-16 1991-02-26 Borg-Warner Corporation Groove pattern for high thermal capacity wet clutch
DE3862837D1 (de) 1987-07-28 1991-06-20 Lucas Ind Plc Rotationsteil fuer eine fahrzeugsbremse mit fluessigkeitskuehlung.
US5207305A (en) 1989-01-19 1993-05-04 Advanced Brake & Clutch Co., Inc. Method and apparatus for incorporating hydrodynamic film to transfer or retard motion and dissipate heat
DE4002695A1 (de) 1990-01-27 1991-08-01 Porsche Ag Bremsscheibe
US5176236A (en) * 1992-01-09 1993-01-05 Borg-Warner Automotive Transmission & Engine Components Corporation Facing material for wet clutch plate and methods for fabricating and applying same
JPH0581249U (ja) 1992-01-31 1993-11-05 株式会社ダイナックス 油膜排除効果を高めた形状の溝を具えた湿式摩擦材
US5620791A (en) * 1992-04-03 1997-04-15 Lanxide Technology Company, Lp Brake rotors and methods for making the same
WO1995002130A1 (en) 1993-07-07 1995-01-19 Kelsey-Hayes Company Disc brake rotor
DE4336094A1 (de) 1993-10-22 1995-04-27 Winter Fritz Eisengiesserei Bremsscheibe
US6489278B1 (en) 1993-12-30 2002-12-03 Ecolab Inc. Combination of a nonionic silicone surfactant and a nonionic surfactant in a solid block detergent
DE9403747U1 (de) 1994-03-05 1994-05-05 Bergische Achsenfabrik Fr. Kotz & Söhne, 51674 Wiehl Bremsscheibe für Scheibenbremsen von Fahrzeugen
US5501306A (en) * 1994-06-10 1996-03-26 Martino; Gerald Brake rotor with a heat-resistant ceramic coating
US5544726A (en) 1994-09-06 1996-08-13 Ford Motor Company Brake rotor with flow through ventilation
JP3020017B2 (ja) 1994-11-07 2000-03-15 大同メタル工業株式会社 湿式摩擦部材
US5474161A (en) 1995-01-23 1995-12-12 Ford Motor Company Rotor for a disc brake assembly and method of making same
DE19505724A1 (de) 1995-02-20 1996-08-29 Daimler Benz Ag Aluminium-Bremsscheibe
DE19512934C2 (de) 1995-04-06 2002-04-11 Continental Teves Ag & Co Ohg Bremsscheibe
SE508721C2 (sv) 1995-05-08 1998-11-02 Volvo Wheel Loaders Ab Bromslamell med inbyggd akustisk slitagevarnare
US5566802A (en) 1995-07-17 1996-10-22 Borg-Warner Automotive, Inc. Continuous slip hydrokinetic torque converter clutch interface with curcuitous groove for cooling and wetting clutch interface zone
JPH09144781A (ja) 1995-09-19 1997-06-03 Aisin Seiki Co Ltd ディスクブレーキ用ロータ
US5626211A (en) 1995-10-03 1997-05-06 Gewelber; Ytzhak Multi-layer disk brake rotor
JPH09126257A (ja) 1995-10-27 1997-05-13 Shinko Electric Co Ltd 摩擦式継手の摩擦板
US5655637A (en) 1995-12-18 1997-08-12 Hays; Bill J. Automotive clutch with improved heat shield
CN1087407C (zh) * 1996-05-15 2002-07-10 大陆-特韦斯贸易合伙股份公司及两合公司 制动盘及其加工方法
USD381609S (en) 1996-05-15 1997-07-29 Sunstar Engineering, Inc. Brake disk
DE29704133U1 (de) 1997-03-07 1998-08-27 Unger, Uwe, 68519 Viernheim Bremsscheibe für Scheibenbremsen für Fahrzeuge
US5850895A (en) 1997-05-12 1998-12-22 Aircraft Braking Systems Corporation Metallic aircraft brake disk having thermal relief slots
US6131707A (en) 1997-06-04 2000-10-17 Kelsey-Hayes Company Disc brake rotor and method for producing same
IT1295000B1 (it) * 1997-09-09 1999-04-27 Brembo Engineering S P A Disco freno a elevata efficienza frenante e autodrenante
EP0985841B1 (en) 1998-09-11 2003-02-26 Brembo S.p.A. High efficiency brake disc with grooves for water draining and for visual wear control
ES1042797Y (es) 1999-04-16 2000-03-16 Aloy Jordi Nadal Freno de disco perfeccionado.
DE69929768D1 (de) 1999-04-28 2006-04-20 Freni Brembo Spa Scheibe für eine Scheibenbremse
EP1048872B1 (de) 1999-04-29 2003-11-12 Dr.Ing. h.c.F. Porsche Aktiengesellschaft Verfahren zur Auslegung einer Scheibenbremse
DE19928747A1 (de) 1999-06-23 2000-12-28 Continental Teves Ag & Co Ohg Bremsscheibe für eine Scheibenbremse
US6279697B1 (en) 1999-07-30 2001-08-28 Hayes Lemmerz International, Inc. Brake rotor with non-directional braking surface
SE516577C2 (sv) * 1999-10-15 2002-01-29 Volvo Lastvagnar Ab Bromsskiva för en fordonsskivbroms
JP2001221252A (ja) 2000-02-04 2001-08-17 F C C:Kk 湿式クラッチ用摩擦板
US6446770B2 (en) * 2000-03-31 2002-09-10 Performance Friction Corporation Brake rotor having an array of grooves formed thereon
US6325186B1 (en) 2000-04-04 2001-12-04 Jarlen Don Near-net shape fabrication of friction disk ring structures
PL197417B1 (pl) * 2000-07-14 2008-03-31 Freni Brembo Spa Tarcza do hamulca tarczowego
USD458882S1 (en) 2000-07-14 2002-06-18 Freni Brembo S.P.A. Disc for a disc brake
US6283258B1 (en) 2000-08-29 2001-09-04 Ford Global Technologies, Inc. Brake assembly with noise damping
US6578678B2 (en) 2001-01-03 2003-06-17 Delphi Technologies, Inc. Splash shield with vanes for disc brake rotor cooling
US6457566B1 (en) 2001-02-26 2002-10-01 Brake Parts Inc. Disk brake rotor with visual wear indicator
US20020139622A1 (en) 2001-03-28 2002-10-03 Lai-Lin Chen Rotor disk for car disc brake
DE10118921A1 (de) * 2001-04-18 2002-11-14 Sgl Carbon Ag Reibscheibe und Verfahren zu ihrer Herstellung
US7066306B2 (en) * 2001-05-10 2006-06-27 Stephen Patrick Gavin Self-ventilating disc brake rotor
USD456326S1 (en) 2001-07-31 2002-04-30 Y-Iii Holdings Company, Inc. Brake rotor
DE10227529B4 (de) 2002-06-20 2010-04-01 Daimler Ag Verfahren zur Herstellung einer Bremsscheibe und Bremsscheibe
USD497127S1 (en) 2002-08-30 2004-10-12 Freni Brembo S.P.A. Brake disc
DE60212206T2 (de) * 2002-08-30 2007-04-12 Freni Brembo S.P.A., Curno Mit nuten versehenes bremsband einer scheibenbremse
US20040084261A1 (en) * 2002-11-01 2004-05-06 Performance Friction Corporation Brake rotor with a surface having a plurality of indentations formed therein
US6729445B1 (en) 2002-11-15 2004-05-04 Performance Friction Corporation Piston having a cap and a brake caliper for use therewith
US6997292B2 (en) 2003-01-17 2006-02-14 Performance Friction Corporation Brake rotor attachment assembly that promotes in plane uniform torque transfer distribution
US20040140166A1 (en) 2003-01-21 2004-07-22 Delphi Technologies Inc. Integral rotor and tone wheel
US6957725B2 (en) 2003-02-19 2005-10-25 Dana Corporation Automotive disc brake
US7097007B2 (en) 2003-04-11 2006-08-29 Warren Lin Vented slot brake rotor
US7219777B2 (en) 2003-04-11 2007-05-22 Warren Lin Reinforced brake rotor
JP4606718B2 (ja) 2003-09-12 2011-01-05 川崎重工業株式会社 ディスクブレーキ装置用のキャリパ、ディスクブレーキ装置、及び自動二輪車
US20050056495A1 (en) 2003-09-15 2005-03-17 Bruno Greppi Brake disk for vehicles
DE10355104A1 (de) 2003-11-24 2005-06-02 Volkswagen Ag Anzeigevorrichtung zur Unterstützung eines Kraftfahrzeugführers
DE10355204A1 (de) 2003-11-26 2005-08-04 Heel, Klaus, Designer (grad.), 75223 Niefern-Öschelbronn Spiralscheibenbremse für Kraftfahrzeuge
USD512353S1 (en) 2003-11-28 2005-12-06 Jordi Nadal Aloy Brake disc
USD508882S1 (en) 2003-12-01 2005-08-30 Freni Brembo S.P.A. Disc for a disc brake
US20050126869A1 (en) 2003-12-12 2005-06-16 Te-Lung Yeh Disk type brake structure
US6971490B2 (en) 2004-02-04 2005-12-06 Yu-Huan Lin Brake structure of vehicle
US20050252739A1 (en) 2004-05-12 2005-11-17 Callahan Fred J Method of making brake discs and rotors with open slots and brake discs and rotors made therewith
US7159698B2 (en) 2004-07-22 2007-01-09 Bendix Spicer Foundation Brake, Llc Disc brake rotor assembly with replaceable wear surfaces
USD557187S1 (en) 2004-11-05 2007-12-11 Hb Motorcycle Group, Inc. Multi-leg disc brake rotor
ITMI20050099A1 (it) 2005-01-25 2006-07-26 Sunstar Logistic Singapore Pte Disco frenante con profilo irregolare e freno comprendente tale disco
MX2007010737A (es) 2005-03-03 2007-11-07 Knorr Bremse Systeme Disco de freno, en particular para un vehiculo.
US20070029146A1 (en) 2005-08-08 2007-02-08 Wen-Kuo Huang Rear disc brake plate assembling device
US20070181390A1 (en) 2006-02-08 2007-08-09 Kevin Korm Air-cooled brake rotor system
US20110048876A1 (en) 2006-03-01 2011-03-03 Allen Paul Bujak Adaptive Profile Brake Arrangement
US7284643B1 (en) 2006-07-28 2007-10-23 Ching-Wen Kao Brake disk
US20080067018A1 (en) 2006-09-19 2008-03-20 Alcon Components Limited Brake disk
US20080142319A1 (en) 2006-12-14 2008-06-19 Gary Manter Brake rotor having corrugated fin structure
US20080302616A1 (en) 2007-06-11 2008-12-11 Ching-Wen Kao Brake disk with grooves
DE102007048442A1 (de) 2007-10-10 2009-04-16 Audi Ag Innenbelüftete Bremsscheibe für Scheibenbremsen
US8146719B2 (en) 2008-04-25 2012-04-03 GM Global Technology Operations LLC Disk brake friction surfaces with tunable indent patterns for minimizing brake pad radial taper wear

Also Published As

Publication number Publication date
CA2819815A1 (en) 2012-06-07
EP2646705B1 (en) 2014-12-17
JP2013545054A (ja) 2013-12-19
US8851245B2 (en) 2014-10-07
CN103608602B (zh) 2016-03-16
US20120138397A1 (en) 2012-06-07
ES2531139T3 (es) 2015-03-11
MX2013006235A (es) 2014-08-22
CN103608602A (zh) 2014-02-26
EP2646705A1 (en) 2013-10-09
WO2012074727A1 (en) 2012-06-07
BR112013015748A2 (pt) 2020-08-04
CA2819815C (en) 2018-07-24
HK1192929A1 (zh) 2014-09-05
US9163683B2 (en) 2015-10-20
US20140360821A1 (en) 2014-12-11

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112013015748B1 (pt) Rotor de freio
BRPI0810735B1 (pt) disco de freio ventilado
US20200208697A1 (en) Ventilated brake disc
JP5566304B2 (ja) レールホイール
ES2784311T3 (es) Disco de freno
BR112015025884B1 (pt) Disco de freio, e conjunto do freio
US10520053B2 (en) Heat shield element
EP2065610B1 (en) Rotor for self-ventilating disc brake.
RU2370682C1 (ru) Диск тормоза
JP4348132B2 (ja) ブレーキロータ
EP1301728B1 (en) A disc for a disc brake
TW201945230A (zh) 煞車碟盤
JP6419683B2 (ja) 自動車用ディスクブレーキのディスクローター
EP2031266A1 (en) Disc for self-ventilating disc brake
US20170219032A1 (en) Brake lining of disc brake device
JP7364211B2 (ja) ブレーキロータ
RU2370683C1 (ru) Вентилируемый диск тормоза
TH126702B (th) ดิสก์เบรก

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 14/11/2011, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 10A ANUIDADE.

B24D Patent annual fee: restoration after fee payment