Descrição [001] A presente invenção refere-se a um recipiente descartável para liquido sob pressão, especialmente cerveja, abrangendo um recipiente como compartimento de armazenagem do líquido, uma abertura de enchimento conformada no recipiente para alimentação e retirada de líquidos como um encaixe que está integrado na abertura de enchimento.
[002] Recipientes ou invólucros descartáveis para líquido sob pressão são conhecidos do estado da técnica. O documento DE 10 2006 061 120 A1 descreve, por exemplo, um recipiente descartável na forma de um barril. O corpo do barril apresenta um gargalo perfilado no qual está preso com fecho devido á força ou à forma com uma guarnição de entrada. Pelo gargalo, com a guarnição ali presa, salientandose sobre o corpo do barril em forma de bolha, o recipiente descartável desvantajosamente só pode ser empilhado com restrições. Baseado na sua posição exposta, existe, além disso, o risco de danos no gargalo do barril bem como na guarnição ali prevista, Durant o transporte ou manipulação do barril.
[003] Partindo do estado da técnica acima descrito, a invenção tem como objetivo criar um recipiente descartável para líquido sob pressão, especialmente para bebidas e bebidas contendo dióxido de carbono, que emprega as vantagens de invólucros descartáveis conhecidos, sendo de fabricação simples, e durante o enchimento, o transporte, a armazenagem, bem o uso por um consumidor final é de manuseio fácil, podendo ser armazenado em boas condições podendo ser abastecido especialmente em instalações enchedoras convencionais e a guarnição - com simultâneo bom acesso - especialmente durante o transporte e o armazenamento, é amplamente protegido contra
Petição 870190008140, de 25/01/2019, pág. 3/21
2/11 danos.
[004] De acordo com o dispositivo, esta tarefa será solucionada pelo invólucro descartável para liquido sob pressão, especialmente cerveja, abrangendo um recipiente como compartimento de armazenagem para o líquido, uma abertura de enchimento conformada no recipiente para alimentação e retirada de líquido, bem como uma guarnição que está integrado em uma abertura de enchimento, sendo que no recipiente está previsto um ressalto e a guarnição, por meio deste encaixe, é mantido na abertura de enchimento.
[005] Com relação ao processo, a tarefa será solucionada em uma primeira variante, por um processo para produção de um invólucro descartável para líquido sob pressão, sendo que é oferecido um recipiente com uma abertura de enchimento, um encaixe com guarnição em ou sobre o recipiente, de maneira que a guarnição veda estanque a líquido a abertura de enchimento e o recipiente é enchido com líquido através da referida guarnição. Em uma segunda variante, a tarefa será solucionada por um processo para produzir um invólucro descartável para líquido sob pressão, sendo oferecido um recipiente com uma abertura de enchimento, o recipiente é enchido com líquido através da abertura de enchimento e, em seguida, será posicionado um encaixe com uma guarnição junto ou sobre o recipiente, de maneira que a guarnição fecha a abertura de enchimento estanque a liquido. Em ambas as variantes, a guarnição fecha a abertura de enchimento com especial vantagem estanque a líquido e estanque a gás, de maneira que o recipiente, no enchimento de uma bebida, por exemplo, pode ser carregado com CO2 e o CO2 não pode escapar.
[006] Com a expressão de recipiente no sentido da invenção deve-se compreender especialmente uma barrica, um barril, uma barrica descartável ou barril descartável. O volume de armazenamento do invólucro, ou seja, do recipiente, poderá ser conformado com ampla vaPetição 870190008140, de 25/01/2019, pág. 4/21
3/11 riação, por exemplo, nos convencionais tamanhos de 2,5, 5, 10, 20, 30 ou 50 litros. O recipiente consiste preferencialmente de metal, especialmente de folha de flandres, ou de chapa de alumínio ou de semelhantes materiais. Porém, além disso, também pode consistir de um material sintético ou material similar ou de uma combinação dos materiais acima mencionados. Com especial vantagem o recipiente apresenta ao menos uma saliência ou ao menos uma ranhura ou uma estrutura semelhante, na qual o encaixe pode estar ou pode ser preso. Especialmente o recipiente poderá apresentar uma tampa que por meio de uma dobra está unido com a parede do recipiente ou parede lateral do recipiente, de maneira que o encaixe possa estar preso nesta dobra. Segundo uma modalidade especial, o fundo do recipiente e a tampa são redondos e a parede lateral do recipiente é de conformação simétrica radial. Desta maneira, é novamente possível, de forma especialmente vantajosa, recorrer a processos e dispositivos de produção para recipientes descartáveis de acordo com o estado da técnica. Isto se aplica especialmente a máquinas e instalações para produção do fundo e da tampa, bem como às suas junções com a parede lateral.
[007] De acordo com a invenção, a guarnição é mantida na abertura de enchimento através do encaixe. Esta abertura de enchimento diferente do que ocorre no estado da técnica - não precisa ser conformada de tal modo que a guarnição possa nela ou dentro dela ser presa, por exemplo, em forma de um gargalo ou de uma área cilíndrica ou anelar. Semelhante que ofereça suficiente espaço para fixação da guarnição. Especialmente não é necessária uma conexão direta ou fixação da guarnição no recipiente. Com a especial vantagem, a abertura de enchimento poderá ser prevista simplesmente pela remoção de uma parte da parede do recipiente, por exemplo, por meio de recorte, ou que viabiliza uma produção especialmente simples e a custo vantajoso do recipiente. Além disso, ao redor da abertura de enchimento, o
Petição 870190008140, de 25/01/2019, pág. 5/21
4/11 recipiente não terá de apresentar uma estabilidade especial a fim de viabilizar, por exemplo, uma fixação da guarnição ou de um dispositivo de retirada naquele ponto. Isto é fundamentado em que embora a guarnição esteja integrada vedante na abertura de enchimento, ela não é retida pela borda enchedora ou por outras estruturas do recipiente. Ao contrário, é mantido no encaixe e preso, o qual, por sua vez está disposto, ou seja, fixado no recipiente em um local específico e bem adequado.
[008] Além disso, pela invenção é criada a possibilidade de que a guarnição e o encaixe possam ser pré-montados. A unidade constituída do encaixe e da guarnição poderá empregada e usada de modo flexível em diferentes instalações enchedoras. Por um lado, é possível o enchimento do recipiente sem o encaixe montado com a guarnição, em posição vertical, e por outro lado, o recipiente poderá ser abastecido com o encaixe com guarnição pré-montado em posição de cabeça, ou seja, vertical, em uma instalação enchedora de barris.
[009] Além disso, torna-se possível usar uma unidade que é constituída de encaixe e guarnição com recipientes de conformação diversa e especialmente com geometrias de aberturas enchedoras de conformação diversa. Independentemente da fixação da guarnição, no caso de diferentes aberturas enchedoras e geometrias de aberturas enchedoras poderá ser produzida uma sincronização da guarnição da abertura de enchimento através de um meio ou um elemento vedante, integrado entre a guarnição e a borda da abertura de enchimento. [0010] De acordo com a modalidade especial da invenção, a guarnição poderá ser conformada como guarnição descartável consistindo especialmente de modo essencial, de plástico. Um emprego de guarnições que podem ser usadas várias vezes está, todavia, também previsto no contexto da invenção. Com especial vantagem, a guarnição pode ser montada, no processo de uma pré-montagem do encaixe,
Petição 870190008140, de 25/01/2019, pág. 6/21
5/11 neste mesmo encaixe. Pode, por exemplo, estar unido através de uma rosca, de um ou vários elementos de encaixe ou semelhantes unidades com o ressalto. Por outro lado, a guarnição pode ser conformada inteiriça com o encaixe de maneira que vantajosamente é desnecessária uma pré-montagem do encaixe e da guarnição. A guarnição poderá ter acabamento aleatório, especialmente como guarnição plana/redonda, guarnição plana/triangular ou como uma guarnição tipo cesto. A guarnição pode apresentar um alojamento que possui uma estrutura de encaixe circundante, em forma total ou parcial, e que serve para fixação da guarnição no encaixe. A guarnição, ou seja, a unidade pré-moldada de guarnição e de encaixe, conformada inteiriça com o encaixe, antes ou após o enchimento do recipiente descartável poderá ser posicionada no recipiente, especialmente no seu lado superior.
[0011] Vantajosamente, o encaixe pode consistir, no todo ou em parte, de material sintético, ou seja, plástico e segundo uma outra modalidade da invenção, por ao menos um elemento de encaixe, um filete de rosca ou outra unidade de união similar poderá estar ou ser disposto no recipiente. Elementos de entalhe possibilitam uma montagem especialmente simples do encaixe, na qual este é simplesmente colocado sobre o recipiente podendo com ele encaixar de forma automática.
[0012] Com especial vantagem, o encaixe pode apresentar uma estrutura de fixação, na qual pode ser prevista a unidade de ligação acima mencionada, especialmente os elementos de encaixe. A estrutura de fixação possui vantajosamente uma forma básica que corresponde, essencialmente, ao formato básico do recipiente ou da borda do recipiente. Especialmente, a estrutura de fixação pode essencialmente ser conformada de modo anelar ou cilíndrica, especialmente no caso de um recipiente convencional em forma de barrica, possuindo
Petição 870190008140, de 25/01/2019, pág. 7/21
6/11 uma borda de recipiente em forma anelar. O encaixe ou a sua estrutura de fixação segue-se vantajosamente ao formato externo do recipiente e o complementam de uma maneira tal que o recipiente com o encaixe conforma, constitui uma forma de recipiente que pode ser especialmente bem transportada, manipulada e empilhada. De acordo com uma outra modalidade no encaixe, especialmente na estrutura de fixação, poderá ser conformado ao menos um punho para transporte do recipiente descartável. É vantajoso que o encaixe e/ou a estrutura de fixação e/ou ao menos um punho conforme, no lado afastado em relação do recipiente uma superfície plana, em ao menos algumas áreas, a qual, no empilhamento e armazenagem de vários recipientes, pode ser aproveitada como face de posicionamento ou de apoio.
[0013] Segundo uma modalidade especialmente vantajosa, o encaixe apresenta uma abertura para a guarnição que pode estar unida especialmente através de elementos de filetes ou de varetas com a estrutura fixadora preferencialmente anelar, pela qual é sustentada. Um encaixe desta forma requer vantajosamente emprego de material relativamente reduzido, sendo leve e pode ser produzido de forma simples como elemento de moldagem por injeção. O encaixe da guarnição pode vantajosamente estar centralizado através dos elementos de varas ou de varetas, diante da estrutura de fixação, de maneira que por ocasião de uma montagem do encaixe no recipiente, na borda do recipiente o encaixe de guarnição e com isto também a guarnição ali integrada, se encontrem centralizados em relação ao recipiente, estando automaticamente centralizados e ajustando-se à abertura de enchimento geralmente prevista na tampa do recipiente, na sua parte central. Com especial vantagem, o encaixe de guarnição é essencialmente conformado como cilindro oco e possui uma ou várias regiões de ombro que se salientam diante de sua parede em formato de cilindro oco e através das quais a guarnição pode ser posicionada relatiPetição 870190008140, de 25/01/2019, pág. 8/21
7/11 vamente ao encaixe da guarnição e, com isto, relativamente ao recipiente, em uma posição axial definida. Através da parede em formato de cilindro oco, a guarnição poderá ser centralizada para o encaixe da guarnição e em relação ao recipiente. O encaixe e/ou o encaixe de guarnição pode apresentar, além disso, elementos de encaixe que na guarnição disposta de acordo com o previsto, coopera com a sua estrutura de encaixe, fixando a guarnição dentro do encaixe de guarnição.
[0014] Segundo uma outra modalidade da invenção, na abertura de enchimento encontra-se uma vedação que veda entre a guarnição e a borda da abertura de enchimento o líquido e preferencialmente, também, veda gás em caráter adicional. Uma outra função do elemento vedante poderá ser A de um elemento de adaptação para diferentes geometrias de aberturas enchedoras na guarnição. Especialmente, a vedação pode apresentar especialmente uma ranhura ou uma saliência que serve para ser fixada na abertura de enchimento. Desta maneira, o elemento vedante pode ser pré-montado antes da colocação do encaixe com a guarnição na abertura de enchimento do recipiente, de maneira que a unidade constituída de encaixe e de guarnição pode ser simplesmente posicionada sobre o recipiente, antes ou após o enchimento, sendo que automaticamente a guarnição veda a abertura de enchimento. Alternativamente, o elemento vedante pode ser prémontável ou pré-montado no encaixe ou na guarnição de maneira que no posicionamento do encaixe com a guarnição é automaticamente introduzido na abertura de enchimento ainda não vedada onde será posicionado de modo vedante. Finalmente o elemento vedante poderá ser disposto através de uma técnica 2K no encaixe.
[0015] Outras características e detalhes resultam da seguinte descrição exemplificada da invenção com base nas Figuras. As figuras mostram:
Petição 870190008140, de 25/01/2019, pág. 9/21
8/11 figura 1 - vista esquemática de um invólucro descartável; figura 2 - invólucro descartável da Figura em vista de corte parcial ao longo da linha de interseção ali desenhada;
figura 3 - recorte ampliado da Figura 2; e figura 4 - vista em perspectiva de uma parte do encaixe mostrado nas Figuras de 1 a 3.
[0016] O invólucro descartável 1 apresentado nas Figuras apresenta um recipiente 7 com um fundo de recipiente ao visível na Figura 2, uma tampa de recipiente 3 bem como uma parede lateral do recipiente 4. O fundo do recipiente 2 está unido com a parede lateral do recipiente 4 através de um rebordo de maneira que é formada uma dobra. A tampa do recipiente 3 está unida de uma forma semelhante através de uma sessão rebordada com a parede lateral do recipiente 4, de maneira que é formada uma dobra 8. A região interna da tampa do recipiente 3 se arqueia para o exterior a partir do compartimento interno do recipiente descartável 1, sendo conformada com uma ranhura 9 conformada limítrofe na dobra 8 de projeção anelar e saliente na direção do compartimento interno do recipiente.
[0017] Na tampa do recipiente 3 está conformada uma abertura de enchimento 10 central, na qual - como a seguir será ainda explicitada - antes ou após o enchimento do recipiente descartável 1 será introduzido um elemento vedante 5 e uma guarnição 6. Nas Figuras de 1 a 3 está representado o recipiente descartável 1 já montado.
[0018] Sobre e no recipiente 7 está disposto um encaixe 11. Este apresenta uma estrutura de fixação 12 essencialmente em formato anelar, cuja corda 13 interna e circundante está unido com a dobra 8 do recipiente através de elementos de encaixe não mostrados mais detalhadamente nas Figuras. O lado externo 14 da estrutura de fixação 12 é ajustado ao formato básico do recipiente além da borda 13 circundante projetando-se em sentido descendente e fecha essencialPetição 870190008140, de 25/01/2019, pág. 10/21
9/11 mente a topo com a parede lateral do recipiente 4.
[0019] No lado da estrutura de fixação 2 afastado em relação ao recipiente 7, esta estrutura possui dois punhos 15 cujo lado superior está essencialmente alinhado com a borda superior 16 circundante e anelar da estrutura de fixação 12. O lado superior do encaixe 11, afastado do recipiente 7, portanto, é ao todo em formato anelar e essencialmente conformada plana, de maneira que vários recipientes (no caso de cabeçote de retirada 17 não montado) podem ser bem empilhados e transportados.
[0020] Na parede interna 8 da estrutura de fixação 12, circundante em formato cilíndrico, estão previstos elementos em forma de varetas 19, 20, 21, 22. Estas se projetam da parede interna 18 anelar na direção da abertura de enchimento central 10 e nas suas extremidades voltadas na direção da abertura de enchimento estão unidos com um encaixe de guarnição 23 que está centrada através dos elementos de varetas 19, 20, 21, 22 relativamente à abertura de enchimento 10. Os elementos de varetas 19, 20, 21, 22 estão unidos através de um sistema de ranhura e mola 24 com a parede interna 18. O encaixe de guarnição 23 sustentado pelas varetas 19, 20, 21, 22 serve, por sua vez, também para a disposição e fixação da guarnição 6 em sentido centrado em relação à abertura de enchimento 10. Conforme está mostrado especialmente na Figura 4, o encaixe de guarnição 23 apresenta uma parede 32 essencialmente cilíndrica em cujo lado voltado na direção do recipiente 7 estão previstos elementos de ombros 31 que se salientam para o interior ao passo que no seu lado afastado em relação ao recipiente 7 estão posicionados elementos de encaixe 27. Enquanto que a parede 32 provê a centralização da guarnição 6 relativamente ao recipiente e sua abertura de enchimento 10, a posição axial da guarnição 6 será determinada pelos elementos de ombro 31, sendo a guarnição 6 mantida pelos elementos de encaixe 27.
Petição 870190008140, de 25/01/2019, pág. 11/21
10/11 [0021] Entre a guarnição 6 e aborda circundante da abertura de enchimento 10 está previsto um elemento vedante 5 que veda a abertura de enchimento 10 contra liquido e preferencialmente também contra gás. Este elemento vedante 5 possui uma ranhura 27 circundante na qual, com disposição conforme previsto penetra a borda circundante da abertura de enchimento 10, prendendo o elemento de vedação. O elemento de vedação 5 possui uma abertura central cujo diâmetro é pouco menor do que o diâmetro externo de um gargalo 26 da guarnição 6 que transfixa a abertura de enchimento 10, de maneira que é assegurado um apoio vedante do elemento vedante 5 no gargalo 26.
[0022] A guarnição 6 apresenta um degrau 28 circundante e externo que no caso da disposição correta da guarnição 6 no encaixe para guarnição 23 encaixa com os seus elementos de encaixe 27 de maneira que a guarnição pode ser disposta com segurança e firmeza no encaixe de guarnição 23. Com seu lado superior 29, o encaixe 6 - com disposição correta no encaixe da guarnição 23 e da abertura de enchimento 10, não se projeta além da borda superior 16 da estrutura fiadora circundante do encaixe 11. Desta maneira, é proporcionada uma boa visibilidade de empilhamento e de transporte, também com a guarnição montada. Além disso, a guarnição 6 pela estrutura fixadora 12 circundante, é essencialmente protegida contra danos.
[0023] Na guarnição 6 está apresentado nas figuras, por exemplo, uma torneira 17 que está disposta de forma conhecida na guarnição 6. Além disso, salienta-se da guarnição 6 um tubo ascendente e enchedor 30 no compartimento interno do recipiente 7.
LISTAGEM DE REFERÊNCIA
Recipiente descartável
Fundo do recipiente
Tampa do recipiente
Parede lateral do recipiente
Petição 870190008140, de 25/01/2019, pág. 12/21
11/11
Elemento vedante
Guarnição
Recipiente
Dobra
Ranhura
Abertura de enchimento
Encaixe
Estrutura de fixação
Borda circundante
Lado externo de 12
Punho
Borda superior
Cabeça da pistola de abastecimento
Parede interna
Elemento de vareta
Elemento de vareta
Elemento de vareta
Elemento de vareta
Encaixe de guarnição
Sistema de ranhura-e-mola
Ranhura circundante
Gargalo da guarnição
Elemento de encaixe
Degrau
Lado superior de 6
Tubo ascendente e enchedor
Elemento de ombro
Parede
Petição 870190008140, de 25/01/2019, pág. 13/21