BR102022001438A2 - Conjunto extrator de resíduos para uma máquina agrícola e máquina agrícola - Google Patents

Conjunto extrator de resíduos para uma máquina agrícola e máquina agrícola Download PDF

Info

Publication number
BR102022001438A2
BR102022001438A2 BR102022001438-8A BR102022001438A BR102022001438A2 BR 102022001438 A2 BR102022001438 A2 BR 102022001438A2 BR 102022001438 A BR102022001438 A BR 102022001438A BR 102022001438 A2 BR102022001438 A2 BR 102022001438A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
assembly
cleaning chamber
agricultural machine
extractor
fact
Prior art date
Application number
BR102022001438-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Ryan Christopher Roberge
Rogelio Chovet
Original Assignee
CNH Industrial Brasil Ltda.
Filing date
Publication date
Application filed by CNH Industrial Brasil Ltda. filed Critical CNH Industrial Brasil Ltda.
Priority to PCT/BR2023/050022 priority Critical patent/WO2023141691A1/pt
Publication of BR102022001438A2 publication Critical patent/BR102022001438A2/pt

Links

Images

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01DHARVESTING; MOWING
    • A01D41/00Combines, i.e. harvesters or mowers combined with threshing devices
    • A01D41/12Details of combines
    • A01D41/127Control or measuring arrangements specially adapted for combines
    • A01D41/1276Control or measuring arrangements specially adapted for combines for cleaning mechanisms

Abstract

A presente invenção refere-se a um novo conjunto extrator para uma máquina agrícola, tal como aquelas utilizadas para a colheita de cana e sorgo, sendo projetado e desenvolvido para maximizar o aproveitamento do fluxo de ar que atravessa a câmara de limpeza e, assim, aumentar a eficiência do processo de limpeza do material colhido antes da transferência para os transbordos e carretas de transporte. Mais particularmente, o conjunto extrator é formado, basicamente, por uma câmara de limpeza (100) sobreposta por um conjunto de ventilação e extração (101), este sendo constituído por uma carcaça (101a) dentro da qual é previsto um ventilador (56, 80) responsável por criar uma sucção durante a operação de trabalho para que sejam direcionados resíduos de colheita (53) através de um capuz extrator (101b), sendo que a referida câmara de limpeza (100) possui, ainda, um restritor de fluxo (102) dotado de uma abertura de entrada de ar (103) com área menor que a área de entrada da câmara de limpeza e projetado para ficar posicionado na saída de descarga de material colhido (50a).

Description

CONJUNTO EXTRATOR DE RESÍDUOS PARA UMA MÁQUINA AGRÍCOLA E MÁQUINA AGRÍCOLA Campo da Invenção
[0001] A presente invenção refere-se, de um modo geral, a um novo conjunto extrator de uma máquina colhedora, particularmente daquelas destinadas à colheita de plantas altas e cauleosas, como a cana-de-açúcar e o sorgo-doce. Sendo que o presente conjunto extrator foi projetado e desenvolvido para melhorar e aumentar o aproveitamento do fluxo de ar dentro da câmara de limpeza e, consequentemente, elevar a eficiência do processo de limpeza do material colhido em campo. A invenção também se refere a uma máquina agrícola destinada à colheita de plantas altas e cauleosas, tal como uma colhedora de cana e sorgo, a qual compreende pelo menos um conjunto extrator, conforme o objeto da presente invenção.
Fundamentos da Invenção
[0002] Existem no estado da técnica inúmeros modelos de equipamentos e máquinas agrícolas desenvolvidos para proporcionar o aumento da produtividade na colheita dos diversos tipos de culturas vegetais, por exemplo, as colheitadeiras de grãos, as forrageiras e, também, as máquinas colhedoras das chamadas plantas altas e cauleosas, como é o caso da cana-deaçúcar e do sorgo-doce.
[0003] As máquinas destinadas à colheita dessas plantas altas e cauleosas são projetadas e desenvolvidas para propiciar a colheita deste tipo específico de cultura, isso porque, suas características intrínsecas exigem condições próprias para o seu adequado processamento, desde o corte até a transferência para os transbordos e/ou carretas.
[0004] Neste contexto, sabe-se que essas máquinas colhedoras de plantas altas e cauleosas compreendem um chassi que sustenta um conjunto de mecanismos, dentre os quais uma série de rolos transportadores e picadores responsáveis por conduzir e picar a cana em toletes que são transferidos para os transbordos e/ou carretas através de um conjunto elevador.
[0005] Como deve ser de conhecimento dos técnicos do assunto, junto com os toletes, são transportados refugos formados por pedaços de resíduos leves como, por exemplo, poeira, sujeita, folhas, galhos, raízes, etc. que são separados dos toletes de cana-de-açúcar e são expelidos da colheitadeira através de equipamentos denominados extratores, ou conjuntos extratores, que são posicionados, normalmente, na saída do conjunto de rolos picadores, denominado conjunto extrator primário, e na extremidade superior do conjunto elevador, o qual é denominado como conjunto extrator secundário.
[0006] Esses conjuntos extratores são compreendidos por uma câmara de limpeza e um conjunto de ventilação e extração, os quais são responsáveis por puxar e direcionar os refugos colhidos para fora da colheitadeira. Mais particularmente, a câmara de limpeza tem por finalidade promover a separação dos refugos leves dos toletes de plantas que são mais pesados. Para tanto, o conjunto de ventilação e extração precisa gerar um fluxo ascendente que arrasta um determinado volume de ar para, dessa forma, conseguir separar os refugos dos toletes de cana-de-açúcar, expulsando os resíduos leves e propiciando a queda por gravidade dos toletes de cana que são encaminhados para o conjunto elevador, no caso do conjunto extrator primário, ou para os transbordos e carretas de transporte, no caso do conjunto extrator secundário.
[0007] Neste contexto, sabe-se que no estado da técnica existe a necessidade de se buscar soluções capazes de aumentar o aproveitamento do fluxo de ar que atravessa a câmara de limpeza desses conjuntos extratores para, com isso, melhorar o nível de limpeza e, consequentemente, aumentar a produtividade das colheitas, tendo em vista que a transferência de refugos para os transbordos e carretas de transportes acaba comprometendo o processamento e a rentabilidade final do material colhido nas usinas.
[0008] Outro inconveniente presente no estado na técnica é com relação à concentração dos materiais colhidos em determinadas regiões do conjunto extrator, principalmente na região próxima à saída dos rolos picadores, no caso do conjunto extrator primário, e em alguns casos na saída do conjunto elevador, no caso do conjunto extrator secundário. Mais particularmente, de acordo com simulações e experimentos, constatou-se que quando o material colhido contendo refugos é introduzido na câmara de limpeza do conjunto extrator, os refugos tendem a se acumular nas regiões central e proximal à área de descarga do conjunto picador. Dessa forma, considerando que a câmara de limpeza possui uma abertura inferior com um diâmetro equivalente ao diâmetro do conjunto extrator, isso significa que, somente parte do fluxo de ar ascendente que atravessa a referida câmara de limpeza entra em contato efetivo com os refugos e, portanto, parte do fluxo de ar ascendente é, de certo modo, ineficiente e, em alguns casos mais extremos prejudiciais ao processo de limpeza do material colhido, uma vez que, acaba provocando a redução da pressão do fluxo de ar ascendente em virtude da configuração e do diâmetro de abertura da câmara de limpeza. Esse tipo de situação pode ser observado na representação esquemática da Figura 2, onde é possível constatar que nas bordas mais afastadas da área de descarga do conjunto picador existe uma quantidade bastante reduzida de refugo que é expulsa do conjunto extrator com o mesmo fluxo de ar ascendente que passa através da câmara de limpeza.
[0009] No intuito de reduzir esse tipo de inconveniente, uma solução conhecida no estado da técnica seria a utilização de ventiladores/exaustores com motores mais potentes para, com isso, compensar a perda gerada por essa redução de pressão provocada pela configuração da abertura da câmara de limpeza. Entretanto, como deve ser apreciado pelos técnicos no assunto, essa solução não se mostra apropriada do ponto de vista prático e funcional, uma vez que exigiria adaptações estruturais para suportar o peso e, além disso, provocaria um aumento significativo na demanda energética, provocando o aumento do consumo de combustível que, ao final, afetaria diretamente a rentabilidade da colheita.
[0010] Assim, constatou-se que o arranjo estrutural desses conjuntos extratores de colheitadeiras poderiam ser modificadas para aumentar o aproveitamento do fluxo de ar ascendente que atravessa as câmara de limpeza e, com isso, proporcionar melhores condições de trabalho, mas principalmente aumentar a eficiência do processo de limpeza do material colhido, tendo em vista os inconvenientes usualmente detectados em virtude de uma elevada quantidade de refugo ser arrastada pelos toletes ao invés de serem expulsos.
[0011] Em síntese, conforme é possível constatar, os sistemas de limpeza de materiais aplicados nas máquinas agrícolas do estado da técnica poderiam ser aperfeiçoados para se obter uma melhoria e o aumento da eficiência de limpeza dos material colhido sem, com isso, afetar e comprometer os custos com a instalação de motores mais potentes que normalmente são mais caros, pesados e exigem adaptações estruturais nas máquinas que, ao final, afetam diretamente a produtividade e rentabilidade do processo de colheita. Mais particularmente, pode-se dizer que os modelos dos conjuntos extratores conhecidos no estado da técnica carecem de uma solução eficiente que efetivamente reduza os riscos dos toletes de material produtivo arrastem uma grande quantidade de refugo.
[0012] Logo, são esses, dentre outros, objetivos e soluções que se pretende atingir com o desenvolvimento da presente invenção.
Descrição da Invenção
[0013] Assim, a presente invenção tem por objetivo prover um novo conjunto extrator para uma máquina agrícola, tal como aquelas utilizadas para a colheita de cana e sorgo, sendo formado por características técnicas, construtivas e funcionais projetadas e desenvolvidas para maximizar o aproveitamento do fluxo de ar que atravessa a câmara de limpeza e, com isso, obter um aumento substancial na eficiência do processo de limpeza do material colhido.
[0014] Mais particularmente, é um dos objetivos da presente invenção prover um novo conjunto extrator para máquinas colhedoras destinadas à colheita de plantas altas e cauleosas, o qual foi configurado para melhorar o fluxo de ar que atravessa a câmara de limpeza e, dessa forma, reduzir e evitar que os refugos sejam arrastados pelos toletes durante o processo de limpeza.
[0015] Também é um outro objetivo da presente invenção prover uma máquina agrícola, particularmente destinada à colheita de plantas altas e cauleosas, tal como as colhedoras de cana-de-açúcar, a qual compreende um conjunto extrator, tal como acima comentado.
[0016] Dessa forma, com a finalidade de se atingir os objetivos e efeitos técnicos e funcionais acima sumarizados, dentre outros, a presente invenção refere-se a um conjunto extrator para uma máquina agrícola, o qual é formado, basicamente, por uma câmara de limpeza sobreposta por um conjunto de ventilação e extração que é formado por uma carcaça, dentro da qual é previsto um ventilador responsável por criar uma sucção durante a operação de trabalho para que sejam direcionados resíduos de colheita através de um capuz extrator, sendo que a referida câmara de limpeza compreende um restritor de fluxo provido de uma abertura de entrada de ar com área menor que a área de entrada da câmara de limpeza e projetado para ficar posicionado na saída de descarga de material colhido.
[0017] De acordo com uma concretização da presente invenção, o referido restritor de fluxo possui uma estrutura formada pela disposição de uma porção anelar que, de um lado, está montada junto ao conjunto de ventilação e extração e, de outro lado, compreende uma porção abaulada em forma de calota, na qual é disposta a referida abertura de entrada de ar com área menor que a área de entrada da câmara de limpeza.
[0018] Adicionalmente, segundo uma outra realização da presente invenção, o referido restritor de fluxo compreende uma estrutura formada pela disposição de uma porção anelar que, de um lado, está montada junto ao conjunto de ventilação e extração e, do outro lado, possui paredes inclinadas angularmente, nas quais a referida abertura de entrada de ar com área menor que a área de entrada da câmara de limpeza é formada.
[0019] Conforme mais uma concretização do conjunto extrator, objeto da presente invenção, a abertura de entrada de ar com área menor que a área de entrada da câmara de limpeza prevista no restritor de fluxo compreende uma configuração capaz de concentrar o fluxo de ar ascendente na câmara de limpeza nas porções central e proximal à saída de descarga do material colhido. Opcionalmente, essa saída de descarga de material colhido pode ser a jusante do conjunto picador ou da extremidade distal superior do conjunto elevador.
[0020] Também, de acordo com outras concretizações possíveis da presente, a referida abertura de entrada de ar com área menor que a área de entrada da câmara de limpeza disposta no referido restritor de fluxo compreende um formato substancialmente retangular, trapezoidal, triangular, circular ou elíptico.
[0021] Ainda, a presente invenção trata de uma máquina agrícola, do tipo para colheita de plantas altas e cauleosas que é formada por um chassi montado sobre rodas ou esteiras, um motor, uma cabine de operador, um conjunto elevador, sendo que nas extremidades proximal e distal do referido conjunto elevador encontra-se instalado ao menos um conjunto extrator conforme definido acima. Segundo concretização particulares da presente invenção, essa máquina agrícola é projetada e desenvolvida para promover a colheita de cana e/ou sorgo.
Descrição Resumida dos Desenhos
[0022] As características, vantagens e melhorias funcionais da presente invenção, conforme acima indicados, serão mais bem compreendidos por um técnico no assunto a partir da descrição detalhada a seguir, feita a título meramente exemplificativo, e não restritivo, de possíveis concretizações, e com referência às figuras anexas, as quais:
A Figura 1 é uma vista lateral esquemática de uma máquina colhedora de cana e sorgo, tal como aquelas conhecidas no estado da técnica;
A Figura 2 é uma vista superior da secção tubular da câmara de limpeza de um conjunto extrator, tal como aqueles conhecidos no estado da técnica;
A Figura 3 e 4 mostram, respectivamente, uma vista lateral e uma vista posterior de um conjunto extrator de acordo com a presente invenção;
A Figura 5 é uma vista em perspectiva inferior do conjunto extrator, de acordo com a presente invenção; e
A Figura 6 é uma vista planificada da secção inferior da câmara de limpeza do conjunto extrator, segundo uma concretização da presente invenção
Descrição de Realizações da Invenção
[0023] A presente invenção será agora descrita com relação às suas realizações particulares, fazendo-se referência às figuras anexas. Tais figuras são esquemáticas, e suas dimensões e/ou proporções podem não corresponder à realidade, uma vez que visam descrever a invenção de forma didática. Ademais, certos detalhes construtivos conhecidos e comuns podem ter sido omitidos para maior clareza e concisão da descrição que é feita a seguir. Os números de referência utilizados são repetidos ao longo das figuras para identificar partes idênticas ou semelhantes. Os termos eventualmente utilizados como “acima”, “abaixo”, “frente”, “trás”, “direita”, “esquerda” etc. e suas variantes devem ser interpretados segundo a orientação dada na Figura 1.
[0024] Os termos aqui empregados como colheitadeira, colhedora, máquina de colher e suas variantes são utilizados indistintamente para indicar uma máquina agrícola destinada à colheita de uma cultura vegetal e, no caso desta descrição, à colheita de plantas altas e cauleosas, tal como a cana-deaçúcar, a cana energia, o sorgo-doce etc.
[0025] Com relação agora aos desenhos, a Figura 1 ilustra uma vista lateral de uma realização de uma colheitadeira agrícola 10 de acordo com aspectos conhecidos no estado da técnica. Conforme foi mostrado, a colheitadeira 10 é configurada como uma colheitadeira de cana-de-açúcar. Entretanto, em outras realizações, a colheitadeira 10 pode corresponder a qualquer colheitadeira agrícola adequada conhecida do estado da técnica.
[0026] Ainda com relação à Figura 1, a colheitadeira 10 inclui um chassi 12, um par de rodas frontais 14, um par de rodas traseiras 16, e uma cabine de operador 18. A colheitadeira 10 pode também incluir uma fonte primária de energia (por exemplo, um motor montado no chassi 12) que energiza um ou ambos pares de rodas 14, 16 por meio de uma transmissão (não mostrada). Alternativamente, a colheitadeira 10 pode ser uma colheitadeira acionada sobre esteiras e, portanto, pode incluir esteiras acionadas pelo mecanismo motor em substituição às rodas ilustradas 14, 16. O mecanismo motor pode também acionar uma bomba de fluido hidráulico (não mostrada) configurada para gerar fluido hidráulico pressurizado para acionar vários componentes hidráulicos da colheitadeira 10, inclusive as rodas ou esteiras.
[0027] Adicionalmente, a colheitadeira 10 pode incluir vários componentes para cortar, processar, limpar e descarregar cana-de-açúcar conforme a cana é colhida de um campo agrícola 20. Por exemplo, a colheitadeira 10 pode incluir um conjunto de cortador de pontas 22 posicionado na sua extremidade frontal para interceptar a cana-de-açúcar conforme a colheitadeira 10 se movimenta na direção de avanço representada pela seta X. Conforme mostrado, o conjunto de cortador de pontas 22 pode incluir tanto um disco aglutinador 24 quanto um disco cortador 26. O disco aglutinador 24 pode ser configurado para aglutinar caules de cana-de-açúcar, de modo que o disco cortador 26 possa ser usado para cortar a ponta de cada caule. Geralmente, a altura do conjunto cortador de pontas 22 pode ser ajustável por meio de um par de braços 28 hidraulicamente erguidos e baixados, conforme desejado pelo operador.
[0028] Adicionalmente, a colheitadeira 10 pode incluir um conjunto divisor de linhas 30 que se estende para cima e para trás a partir do campo 20. Em geral, o divisor de linhas 30 pode incluir dois rolos de alimentação em espiral 32, também conhecidos como “pirulito”. Cada rolo de alimentação 32 pode incluir uma sapata de solo 34, visto que sua extremidade inferior auxilia o divisor de linhas 30 separando os caules de cana-de-açúcar para colheita. Além disso, conforme mostrado na Figura 1, a colheitadeira 10 pode incluir um rolo tombador 36 posicionado próximo às rodas frontais 14 e um rolo com projeções 38 posicionado atrás do rolo tombador 36. Conforme o rolo tombador 36 é girado, os caules de cana-de-açúcar colhidos são tombados enquanto o divisor de linhas 30 aglutina os caules do campo agrícola 20 no sentido para o interior da máquina 10. Adicionalmente, conforme mostrado na Figura 1, o rolo com projeções 38 pode incluir uma pluralidade de aletas intermitentemente montadas 40 que auxiliam em forçar os caules de cana-de-açúcar para baixo. Conforme o rolo 38 é girado durante a colheita, os caules de cana-de-açúcar que foram tombados pelo rolo tombador 36 são separados e, posteriormente, tombados pelo rolo 38 conforme a colheitadeira 10 continua a ser movida para frente com relação ao campo 20.
[0029] Ainda com referência à Figura 1, a colheitadeira 10 pode também incluir um conjunto de corte de base 42 posicionado atrás do rolo 38. Como é geralmente entendido, o conjunto de corte de base 42 pode incluir lâminas (não mostradas) para cortar os caules de cana-de-açúcar conforme a cana é colhida. As lâminas, localizadas na periferia do conjunto 42, podem ser giradas por um motor hidráulico (não mostrado) acionado pelo sistema hidráulico do veículo. Adicionalmente, em diversas realizações, as lâminas podem ser anguladas para baixo para cortar a base da cana-de-açúcar conforme a cana é tombada pelo rolo 38.
[0030] Além disso, a colheitadeira 10 pode incluir um conjunto de um ou mais rolos transportadores 44 localizado a jusante do conjunto de corte de base 42 para mover os caules cortados de cana-de-açúcar a partir do conjunto de corte de base 42 ao longo da trajetória de processamento. Conforme mostrado na Figura 1, o conjunto de rolo transportador 44 pode incluir uma pluralidade de rolos inferiores 46 e uma pluralidade de rolos superiores 48. Conforme a cana-de-açúcar é transportada através do conjunto de rolos transportadores 44, refugos como resíduos (por exemplo, pedras, sujeira, folhas, galhos, raízes e/ou similares) podem ser também transportados ou cair através dos rolos inferiores 46 sobre o campo 20.
[0031] Adicionalmente, a colheitadeira 10 pode incluir um conjunto picador 50 localizado na extremidade a jusante do conjunto de rolo de transporte 44 (por exemplo, adjacente aos rolos transportadores inferiores e superiores mais traseiros 46, 48). Em geral, o conjunto picador 50 pode ser usado para cortar ou picar os caules colhidos de cana-de-açúcar em pedaços ou “fragmentos” 51 menores que podem, por exemplo, medir 15,24 centímetros (seis (6) polegadas), também chamados de toletes ou rebolos. Os fragmentos 51 podem, então, ser impulsionados na direção de um conjunto elevador 52 da colheitadeira 10 para serem coletados em um receptor externo ou dispositivo de armazenamento (não mostrado), tal como um transbordo ou carreta de transporte.
[0032] Conforme é geralmente entendido, pedaços de resíduos 53 (por exemplo, poeira, sujeita, folhas, galhos, etc.) separados dos fragmentos de cana-de-açúcar 51 podem ser expelidos da colheitadeira 10 através de um conjunto extrator primário 54, que é localizado atrás do conjunto picador 50 e é orientado para direcionar os resíduos e refugos 53 para fora da colheitadeira 10. Adicionalmente, um ventilador 56 pode ser montado no extrator primário 54 para gerar uma força de sucção ou vácuo suficiente para capturar os resíduos/refugos 53 e forçar esses resíduos 53 através do extrator primário 54. Os resíduos e refugos 53 são, então, direcionados para fora e geralmente na direção contrária da colheitadeira 10 por meio de uma saída do extrator primário 54. Os fragmentos separados 51 e mais pesados que os resíduos 53 que estão sendo expulsos do extrator 54, podem, então, cair para o conjunto elevador 52.
[0033] Esse conjunto elevador 52 pode ser entendido como compreendendo, em geral, uma estrutura de alojamento de elevador 58 e um elevador 60 que se estende dentro da referida estrutura de alojamento do elevador 58 entre uma extremidade proximal inferior 62 e uma extremidade distal superior 64. A extremidade proximal inferior 62 sendo fixada à máquina 10 e a extremidade distal superior 64 tendo uma abertura 82 para descarga do material colhido.
[0034] Em realizações adicionais ou alternativas, o elevador 60 pode incluir uma corrente ou esteira transportadora 66 e uma pluralidade de pás ou taliscas 68 acopladas ou espaçadas de maneira uniforme na corrente 66. As taliscas 68 podem ser configuradas para segurar os fragmentos de cana-deaçúcar 51 no elevador 60 conforme os fragmentos 51 são elevados para a porção superior 70 do elevador 60. Adicionalmente, o elevador 60 pode incluir rodas dentadas inferiores e superiores 72, 74 posicionadas em torno das extremidades proximal e distal 62, 64, respectivamente. Conforme mostrado na Figura 1, um motor de elevador 76 pode ser acoplado a uma das rodas dentadas (por exemplo, a roda dentada superior 74) para acionar a corrente 66, permitindo assim que a corrente 66 e as taliscas 68 viajem em um ciclo sem fim entre as extremidades proximal e distal 62, 64 do elevador 60.
[0035] Além disso, pedaços de resíduos e refugos 53 (por exemplo, poeira, sujeira, folhas, galhos, raízes etc.) separados dos fragmentos de canade-açúcar 51 podem ser expelidos da colheitadeira 10 através de um conjunto extrator secundário 78 acoplado à extremidade traseira da estrutura de alojamento do elevador 58. Conforme mostrado na Figura 1, o conjunto extrator secundário 78 pode estar situado de maneira adjacente à extremidade distal 64 do elevador 60 e pode ser orientado para direcionar os resíduos e refugos 53 para fora a partir da colheitadeira 10. Adicionalmente, um ventilador 80 pode ser montado no conjunto extrator secundário 78 para gerar uma força de sucção ou vácuo suficiente para extrair os resíduos 53 e forçar esses resíduos e refugos 53 através do extrator secundário 78. Os fragmentos separados 51, mais pesados que os resíduos 53 expelidos através do extrator 78, podem, então, cair da extremidade distal 64 do elevador 60. Tipicamente, os fragmentos 51 podem cair através de uma abertura de descarga 82 do conjunto elevador 52 em um dispositivo de armazenamento externo (não mostrado), tal como um carro, um transbordo, uma caçamba, etc.
[0036] Durante a operação, a colheitadeira 10 percorre todo o campo agrícola 20 para colher cana-de-açúcar ou qualquer outra planta alta e cauleosa. Após a altura do cortador de pontas 22 ser ajustada (se for utilizado) por meio dos braços 28, o disco aglutinador 24 no conjunto de cortador de pontas 22 pode funcionar de maneira a aglutinar as pontas de cana-de-açúcar conforme a colheitadeira 10 avança através do campo 20, enquanto o disco cortador 26 corta as pontas folhosas dos caules de cana-de-açúcar para despejá-las ao longo de ambos os lados da colheitadeira 10. Conforme os caules entram no divisor de linha 30, as sapatas 34 podem configurar a largura da operação para determinar a quantidade de cana-de-açúcar que entra na garganta da colheitadeira 10, seja de modo fixo ou ajustável. Os pirulitos 32 aglutinam, então, os caules na entrada da máquina para permitir que o rolo tombador 36 curve os caules para baixo em conjunto com a ação do rolo alimentador 38. Uma vez que os caules são posicionados em ângulo conforme mostrado na Figura 1, o conjunto de corte de base 42 pode, então, cortar a base dos caules do campo 20. Os caules cortados são, então, direcionados ao conjunto dos rolos transportadores 44.
[0037] Os caules cortados de cana-de-açúcar são transportados para trás pelos rolos transportadores 46, 48 que comprimem os caules e a matéria colhida. Na extremidade a jusante do conjunto de rolos transportadores 44, o conjunto picador 50 corta ou pica os caules compactados de cana-deaçúcar em pedaços ou fragmentos 51. Resíduos e refugos transportados 53 (por exemplo, poeira, sujeira, folhas, galhos, raízes etc.) separados dos fragmentos de cana-de-açúcar 51 são, então, extraídos através do conjunto extrator primário 54 usando a sucção criada pelo ventilador 56. Os fragmentos separados/lavados 51 caem, então, para o conjunto elevador 52 e viajam para cima por meio do elevador 60 a partir da sua extremidade proximal 62 até a extremidade distal 64. Durante a operação normal, uma vez que os fragmentos 51 alcançam a extremidade distal 64 do elevador 60, os fragmentos 51 caem através da abertura de descarga 82 até um dispositivo de armazenamento externo. Similar ao conjunto extrator primário 54, resíduos e refugos são soprados para fora da colheitadeira 10 através do conjunto extrator secundário 78 com o auxílio do ventilador 80.
[0038] Uma máquina colhedora 10, tal como descrita acima, pode ser, por exemplo, uma máquina conhecida no estado da técnica, tal como a colheitadeira de cana da CNH Industrial N.V. comercializada com a marca Case IH.
[0039] Agora, diante do cenário acima explicitado, é possível observar nas Figuras 3 e 4 que o conjunto extrator de resíduos segundo a presente invenção, o qual pode ser tanto o primário 54 como o secundário 78 mencionados acima, é formado, basicamente, por uma câmara de limpeza 100 sobreposta por um conjunto de ventilação e extração 101 que é formado por uma carcaça 101a dentro da qual é previsto um ventilador 56,80 responsável por criar sucção suficiente para elevar os resíduos e refugos leves 53 durante a operação de trabalho para que sejam direcionados pelo capuz extrator 101b para fora da máquina colhedora.
[0040] Neste contexto, a referida câmara de limpeza 100 do conjunto extrator, objeto da presente invenção, compreende um restritor de fluxo 102 dotado de uma abertura de entrada de ar 103 com área menor que a área de entrada da câmara de limpeza e que é projetado para ficar posicionado na saída de descarga de material colhido 50a, ou seja, próximo da área de descarga do conjunto picador 50 ou da extremidade distal superior 64 do conjunto elevador 60, à depender da configuração do conjunto extrator que pode ser o primário 54 ou o secundário 78.
[0041] De acordo com uma concretização da presente invenção, o referido restritor de fluxo 102 compreende uma estrutura configurada através da disposição de uma porção anelar 102a que, de um lado, está montada de modo a prover uma extensão do conjunto de ventilação e extração 101, e de outro lado, possui uma porção abaulada 102b, em forma de calota, na qual é disposta a referida abertura de entrada de ar 103 com área menor que a área de entrada da câmara de limpeza.
[0042] De acordo com uma outra concretização da presente invenção, não representada nas figuras anexas, o referido restritor de fluxo 102 compreende uma estrutura configurada através da disposição de uma porção anelar 102a que, de um lado, está montada de modo a prover uma extensão do conjunto de ventilação e extração 101, e de outro lado, possui paredes inclinadas angularmente, tal como em forma de funil ou tronco-cônica, nas quais é formada a referida abertura de entrada de ar 103 com área menor que a área de entrada da câmara de limpeza.
[0043] Vale ressaltar que uma das principais finalidades da porção inferior do referido restritor de fluxo 102 é prover uma configuração que auxilie o direcionamento dos toletes que entram na câmara de limpeza 100 para o conjunto elevador através da referida abertura de entrada de ar 103 com área menor que a área de entrada da câmara de limpeza. Logo, por essa razão, podese dizer que o formato dessa porção inferior do restritor de fluxo 102 não deve ser interpretado de forma restrita aos exemplos mencionados na presente descrição, qualquer variante configurativas que propicie os mesmos resultados poderá ser facilmente incorporada pelo escopo da presente invenção.
[0044] Ainda, conforme realizações possíveis da presente invenção, a referida abertura de entrada de ar 103 com área menor que a área de entrada da câmara de limpeza prevista no dito restritor de fluxo 102 pode compreender diferentes formatos, desde que sejam capazes de concentrar o fluxo de ar ascendente na câmara de limpeza 100 nas porções central e proximal à saída de descarga do material colhido 50a na dita câmara de limpeza 100, seja a jusante ao conjunto picador 50 ou a extremidade distal superior 64 do conjunto elevador 60. A título exemplificativo, a referida abertura de entrada de ar 103 com área menor que a área de entrada da câmara de limpeza compreende um formato retangular, tal como representado esquematicamente nas figuras anexas, ou opcionalmente, pode compreender um formato substancialmente triangular, trapezoidal, circular, elíptico, etc.
[0045] Assim, conforme é possível constatar, o novo conjunto extrator para uma máquina colhedora, segundo a presente invenção, é capaz de concentrar o fluxo de ar ascendente gerado pelo conjunto de ventilação e extração 101 nas porções central e proximal à saída de descarga do material colhido 50a na dita câmara de limpeza 100. Com isso, torna-se possível obter um aumento significativo da capacidade de limpeza e separação entre os toletes e os refugos, mas principalmente melhorar o aproveitamento do referido fluxo de ar, sem a necessidade de aumentar a potência e/ou consumo do motor e, dessa forma, melhorar a produtividade e o rendimento das colheitas de cana e sorgo.
[0046] Adicionalmente, e conforme acima comentado, a presente invenção trata de uma máquina colheitadeira 10, tal como aquelas destinadas a colheita de plantas altas e cauleosas e conforme acima apresentada, sendo que essa máquina compreende pelo menos um conjunto extrator que compreende uma câmara de limpeza 100 sobreposta por um conjunto de ventilação e extração 101, sendo que a referida câmara de limpeza é dotada de um restritor de fluxo 102 provido de abertura de entrada de ar 103 com área menor que a área de entrada da câmara de limpeza, a qual é projetada para ficar posicionada na saída de descarga de material colhido 50a na câmara de limpeza 100.
[0047] De acordo com uma realização particular da presente invenção essa máquina agrícola 10 é uma colheitadeira de cana ou sorgo.
[0048] Por fim, considerando todo o acima discutido, é importante destacar que a presente descrição tem como objetivo apenas apresentar e definir de modo exemplificativo realizações particulares do novo conjunto extrator de uma colheitadeira de plantas altas e cauleosas, tal como a presente invenção. Logo, como bem devem apreciar os técnicos no assunto, diversas modificações e combinações de elementos e detalhes equivalentes são possíveis sem, com isso, fugir do escopo de proteção definido pelas reivindicações anexas.

Claims (8)

  1. CONJUNTO EXTRATOR DE RESÍDUOS PARA UMA MÁQUINA AGRÍCOLA, sendo que o conjunto compreende uma câmara de limpeza (100) sobreposta por um conjunto de ventilação e extração (101), o qual é formado por uma carcaça (101a) dentro da qual é previsto um ventilador (56, 80) responsável por criar uma sucção durante a operação de trabalho para que sejam direcionados resíduos de colheita (53) através de um capuz extrator (101b), caracterizado pelo fato de a dita câmara de limpeza (100) compreender ainda um restritor de fluxo (102) dotado de uma abertura de entrada de ar (103) com área menor que a área de entrada da câmara de limpeza e projetado para ficar posicionado sobre a saída de descarga de material colhido (50a).
  2. CONJUNTO EXTRATOR DE RESÍDUOS PARA UMA MÁQUINA AGRÍCOLA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o dito restritor de fluxo (102) compreende uma estrutura formada pela disposição de uma porção anelar (102a) que, de um lado, está montada junto ao conjunto de ventilação e extração (101) e, de outro lado, compreende uma porção abaulada (102b), em forma de calota, na qual é disposta a dita abertura de entrada de ar (103) com área menor que a área de entrada da câmara de limpeza.
  3. CONJUNTO EXTRATOR DE RESÍDUOS PARA UMA MÁQUINA AGRÍCOLA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o dito restritor de fluxo (102) compreende uma estrutura formada pela disposição de uma porção anelar (102a) que, de um lado, está montada junto ao conjunto de ventilação e extração (101) e, do outro lado, possui paredes inclinadas angularmente, nas quais a dita abertura de entrada de ar (103) com área menor que a área de entrada da câmara de limpeza é formada.
  4. CONJUNTO EXTRATOR DE RESÍDUOS PARA UMA MÁQUINA AGRÍCOLA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a dita abertura de entrada de ar (103) com área menor que a área de entrada da câmara de limpeza prevista no dito restritor de fluxo (102) compreende uma configuração capaz de concentrar o fluxo de ar ascendente na câmara de limpeza (100) nas porções central e proximal à saída de descarga do material colhido (50a).
  5. CONJUNTO EXTRATOR DE RESÍDUOS PARA UMA MÁQUINA AGRÍCOLA, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que a dita abertura de entrada de ar (103) com área menor que a área de entrada da câmara de limpeza prevista no dito restritor de fluxo (102) compreende um formato substancialmente retangular, trapezoidal, triangular, circular ou elíptico.
  6. CONJUNTO EXTRATOR DE RESÍDUOS PARA UMA MÁQUINA AGRÍCOLA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a dita saída de descarga de material colhido (50a) pode ser a jusante do conjunto picador (50) ou da extremidade distal superior (64) do conjunto elevador (60).
  7. MÁQUINA AGRÍCOLA, do tipo para colheita de plantas altas e cauleosas que é formada por um chassi (12) montado sobre rodas (14, 16) ou esteiras, um motor, uma cabine de operador (18), um conjunto elevador (60), sendo caracterizada pelo fato de que nas extremidades proximal (62) e distal (64) desse conjunto elevador (60) é instalado ao menos um conjunto extrator conforme definido em qualquer uma das reivindicações anteriores.
  8. MÁQUINA AGRÍCOLA, de acordo com a reivindicação 7, caracterizada por ser projetada e desenvolvida para a colheita de cana-deaçúcar e/ou sorgo-doce.
BR102022001438-8A 2022-01-26 2022-01-26 Conjunto extrator de resíduos para uma máquina agrícola e máquina agrícola BR102022001438A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/BR2023/050022 WO2023141691A1 (pt) 2022-01-26 2023-01-20 Conjunto extrator de resíduos para uma máquina agrícola e máquina agrícola

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102022001438A2 true BR102022001438A2 (pt) 2023-08-01

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4924662A (en) Cane harvester cleaning system
BR112019011492B1 (pt) Sistema de remoção de detritos para uma colheitadeira agrícola
BRPI1104221A2 (pt) combinada agrÍcola para colher, debulhar e separar uma colheita agrÍcola
BR102015017497B1 (pt) Colheitadeira de algodão
CN113795421B (zh) 用于甘蔗收割机的模块化框架组件和系统
CN113853111B (zh) 用于组装农业机器的结构底盘和收割机
BR102019011050A2 (pt) Separador, colheitadeira de cana-de-açúcar, e, método de colheita de cana-de-açúcar
BR102022001438A2 (pt) Conjunto extrator de resíduos para uma máquina agrícola e máquina agrícola
WO2023141691A1 (pt) Conjunto extrator de resíduos para uma máquina agrícola e máquina agrícola
CN114071989B (zh) 用于从农业收割机中去除碎屑的系统以及农业收割机
WO2021016689A1 (pt) Rolo picador e conjunto picador para uma máquina agrícola e máquina colhedora de plantas altas e cauleosas
BR102020008702A2 (pt) Conjunto extrator de resíduos para máquinas agrícolas e colheitadeira agrícola
CN111602505B (zh) 用于农业机械的碎屑提取器组和收割机
BR102017026338A2 (pt) Dispositivo extrator de resíduos e máquina colheitadeira
BR102018015631B1 (pt) Extrator de resíduos para máquinas agrícolas e máquina colheitadeira
US11844312B2 (en) Elevator set of a harvesting machine and harvesting machine
BR102020017099A2 (pt) Rolo alimentador para uma máquina agrícola, conjunto de rolos alimentadores e colheitadeira agrícola
BR102021025429A2 (pt) Arranjo estrutural para rolos transportadores de uma máquina colhedora e colheitadeira agrícola
BR102020020764A2 (pt) Mecanismo atuador para capuz de extratores de resíduos de máquina agrícolas, conjunto extrator de resíduos para máquinas agrícolas e colheitadeira agrícola
WO2023108237A1 (pt) Arranjo estrutural para rolos transportadores de uma máquina colhedora e colheitadeira agrícola
BR102022005071A2 (pt) Sistema de movimentação do conjunto elevador de uma máquina colhedora e colheitadeira agrícola
BR102019024301A2 (pt) Conjunto de arrefecimento para uma máquina agrícola e colheitadeira agrícola
WO2023235952A1 (pt) Protetor para o conjunto elevador de uma máquina colhedora, conjunto elevador para uma máquina colhedora e colheitadeira agrícola
BR102020013154A2 (pt) Disco de corte para um conjunto de corte de base de máquinas agrícolas e colheitadeira agrícola
BR102022001696A2 (pt) Talisca para o conjunto elevador de uma máquina colhedora e colheitadeira agrícola