BR102022001428A2 - Mecanismo de bloqueio para o conjunto de suspensão de uma colheitadeira e colheitadeira agrícola - Google Patents

Mecanismo de bloqueio para o conjunto de suspensão de uma colheitadeira e colheitadeira agrícola Download PDF

Info

Publication number
BR102022001428A2
BR102022001428A2 BR102022001428-0A BR102022001428A BR102022001428A2 BR 102022001428 A2 BR102022001428 A2 BR 102022001428A2 BR 102022001428 A BR102022001428 A BR 102022001428A BR 102022001428 A2 BR102022001428 A2 BR 102022001428A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
locking mechanism
harvester
latch
chassis
combine
Prior art date
Application number
BR102022001428-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Nicholas S. Shane
Daniel Christopher Dallman
Giuliano Da Costa Maestro
Daenio Cleodolphi
Marco Aurélio Ramos Pereira
Original Assignee
CNH Industrial Brasil Ltda.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by CNH Industrial Brasil Ltda. filed Critical CNH Industrial Brasil Ltda.
Publication of BR102022001428A2 publication Critical patent/BR102022001428A2/pt

Links

Images

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01BSOIL WORKING IN AGRICULTURE OR FORESTRY; PARTS, DETAILS, OR ACCESSORIES OF AGRICULTURAL MACHINES OR IMPLEMENTS, IN GENERAL
    • A01B61/00Devices for, or parts of, agricultural machines or implements for preventing overstrain
    • A01B61/04Devices for, or parts of, agricultural machines or implements for preventing overstrain of the connection between tools and carrier beam or frame

Abstract

A presente invenção refere-se a um mecanismo de bloqueio para o conjunto de suspensão de uma colheitadeira, particularmente aquelas destinas a colheita de plantas altas e cauleosas, como a cana-de-açúcar e sorgo doce, sendo projetado para garantir que a colheitadeira permaneça erguida durante os procedimentos de manutenção e, desse modo, evitar riscos de acidentes e danos a colheitadeira. Mais particularmente, o mecanismo de bloqueio (100) compreende uma trava (101) montada de forma pivotante no chassi (12) através de uma conexão pivotante (102) e disposta de modo adjacente ao dito cilindro atuador (91), em que a dita trava (101) possui, ainda, uma abertura (103) configurada para envolver, ao menos em parte, a porção fixa (92) do cilindro atuador (91) e compreender um diâmetro circunferencial menor que o diâmetro da porção móvel (93) do dito cilindro atuador (91), e possui, ainda, um elemento de travamento (104) disposto na extremidade oposta à dita conexão pivotante (102) e é configurado para interagir com mancais de retenção (105, 106) montados no dito chassi (12).

Description

MECANISMO DE BLOQUEIO PARA O CONJUNTO DE SUSPENSÃO DE UMA COLHEITADEIRA E COLHEITADEIRA AGRÍCOLA CAMPO DA INVENÇÃO
[0001] A presente invenção refere-se, de uma maneira geral, a uma nova proposta para um mecanismo de bloqueio para o conjunto de suspensão de uma colheitadeira agrícola, tal como as máquinas colhedoras de cana-deaçúcar e/ou sorgo-doce. Mais particularmente, esse mecanismo de bloqueio é formado por características técnicas, construtivas e funcionais projetas e desenvolvidas para travar o conjunto de suspenção das colheitadeiras de modo a melhorar as condições de operação e aumentar os níveis de segurança durante os procedimentos de manutenção.
[0002] Ainda, a invenção trata de uma colheitadeira, particularmente daquelas projetadas para a colheita de plantas altas e cauleosas do tipo cana e/ou sorgo, a qual incorpora o referido mecanismo de bloqueio do conjunto de suspensão.
FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
[0003] De acordo com o estado da técnica, e conforme deve ser do conhecimento geral dos técnicos no assunto, são conhecidos inúmeros modelos de máquinas e equipamentos agrícolas destinados a promover o aumento da produtividade na colheita de diversos tipos de culturas vegetais, tais como máquinas para colheita de grãos em geral, máquinas forrageiras e as máquinas para colher plantas altas e cauleosas, tais como as colheitadeiras de cana-deaçúcar.
[0004] Mais particularmente, com relação às máquinas destinadas à colheita de plantas altas e cauleosas, como é o caso da cana-de-açúcar, da cana-energia e do sorgo-doce, essas máquinas são projetadas e desenvolvidas para promover a colheita deste tipo específico de cultura, isso porque suas características intrínsecas exigem condições específicas para o seu processamento seguro e adequado, desde o corte até a transferência para os transbordos e carretas.
[0005] Neste contexto, sabe-se que essas máquinas colhedoras de plantas altas e cauleosas compreendem uma porção frontal onde são instalados diversos equipamentos e dispositivos responsáveis por efetuar o corte e retirada das plantas do solo, tal como, por exemplo, os divisores de linhas, cortadores de pontas, rolos tombadores, os discos de corte, entre outros mecanismos que auxiliam no trabalho de corte e colheita das plantas altas e cauleosas.
[0006] Como deve ser apreciado pelos técnicos no assunto, especialmente estes elementos frontais, são os que mais sofrem com desgastes, uma vez que acabam tendo o contato inicial e mais agressivo com a plantação. Por essa razão, acabam exigindo manutenções periódicas e com frequência para substituição dos componentes, sejam por desgaste ou por quebrarem durante o processo de colheita.
[0007] Assim, para executar esses procedimentos de manutenção, as colheitadeiras compreendem um conjunto de suspensão, usualmente disposto na porção frontal para ajuste da altura dos equipamentos e dispositivos responsáveis por efetuar o corte das plantas, o qual é estendido ao máximo para elevar a máquina colhedora e permitir o acesso do operador ou técnico de manutenção aos referidos componentes que precisam ser reparados. No entanto, para realizar os procedimentos de manutenção de forma segura, a colheitadeira deve ser impedida de abaixar enquanto o operador efetua a manutenção embaixo da colheitadeira.
[0008] As soluções conhecidas no estado da técnica para evitar que a colheitadeira abaixe apresentam problemas de praticidade, mas principalmente de segurança, tendo em vista a dificuldade de posicionar, por exemplo, os calços em certos pontos da colheitadeira, além do peso e dimensões desses mecanismos para manter a máquina erguida, o que motiva a manipulação e posicionamento inadequados pelos operadores e técnicos, colocando em risco o próprio operador, mas também a integridade das colheitadeiras.
[0009] Ainda, é possível encontrar soluções no estado da técnica que são destinadas a impedir a movimentação do cilindro do conjunto de suspensão da referida colheitadeira, entretanto, essas soluções compreendem travas aplicadas verticalmente e revelam construções mais complexas que continuam interferindo e dificultando a manipulação dos operadores e técnicos para garantir o bloqueio das máquinas na posição erguida para manutenção.
[0010] Desse modo, como é possível constatar, as colheitadeiras, tais como as colheitadeiras de cana-de-açúcar, conhecidas no estado da técnica, carecem de uma solução prática, funcional, mas principalmente eficiente e segura, de modo a garantir a integridade física das máquinas, e especialmente dos operadores/técnicos durante os procedimentos de manutenção.
[0011] Assim, verifica-se que as propostas conhecidas no estado da técnica para impedir que a colheitadeira abaixe durante os procedimentos de manutenção, não se mostram práticas, eficientes e seguras, podendo ocasionar graves acidentes aos operadores e técnicos de manutenção e, também, danos a colheitadeira. Logo, esses são, dentre outros, os inconvenientes e limitações que se pretende resolver com o desenvolvimento da presente invenção.
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
[0012] Dessa forma, de acordo com o acima apresentado, a presente invenção tem por objetivo prover um novo mecanismo de bloqueio para o conjunto de suspensão de uma colheitadeira, particularmente aquelas destinadas a colheita de cana-de-açúcar e sorgo doce, sendo que esse novo mecanismo de bloqueio foi projetado e desenvolvido para obter uma solução pratica, funcional e eficiente aos problemas, limitações e inconvenientes revelados no estado da técnica, conforme acima sumarizados.
[0013] Mais particularmente, é um dos objetivos da presente invenção prover um novo mecanismo de bloqueio para o conjunto de suspensão de uma colheitadeira, que compreende características técnicas, construtivas e funcionais capazes de prover uma maneira otimizada e simplificada de garantir que a colheitadeira permaneça erguida durante a realização dos procedimentos de manutenção e, desse modo, evitar acidentes e danos a colheitadeira.
[0014] Também, é objetivo da presente invenção prover uma colheitadeira, tal como aquelas destinadas a colheita de cana-de-açúcar e sorgo doce, a qual compreende um novo mecanismo de bloqueio para o conjunto de suspensão, conforme acima comentado.
[0015] Dessa forma, com a finalidade de se atingir as melhorias técnicas e funcionais acima sumarizadas, dentre outras, a presente invenção refere-se a um novo mecanismo de bloqueio para o conjunto de suspensão de uma colheitadeira formado, essencialmente, por ao menos um conjunto de suspensão que possui um cilindro atuador formado por uma porção fixa montada no chassi da colheitadeira, e uma porção móvel configurada para o levantamento da colheitadeira, sendo que o referido mecanismo de bloqueio compreende uma trava montada de forma pivotante no chassi através de uma conexão pivotante e disposta de modo adjacente ao dito cilindro atuador. Ainda, a referida trava possui uma abertura configurada para envolver, ao menos em parte, a porção fixa do cilindro atuador e possui um diâmetro circunferencial menor que o diâmetro da porção móvel do dito cilindro atuador. Ainda, o referido mecanismo de bloqueio compreende um elemento de travamento disposto na extremidade oposta à referida conexão pivotante e é configurado para interagir com mancais de retenção montados no referido chassi da máquina colhedora.
[0016] De acordo com uma concretização particular do mecanismo de bloqueio da presente invenção, os referidos mancais de retenção montados no chassi da máquina são configurados para o bloqueio da trava nas posições aberta e fechada, respectivamente.
[0017] Ainda, conforme outra realização da presente invenção, o mecanismo de bloqueio compreende um elemento de retorno de segurança configurado para impulsionar a referida trava em direção do mancal de retenção. Opcionalmente, esse elemento de retorno de segurança é uma mola instalada na própria conexão pivotante ou junto ao referido mancal de retenção.
[0018] Conforme uma outra concretização possível da presente invenção, a referida trava do mecanismo de bloqueio compreende um batente disposto na face inferior e, mais particularmente, na borda periférica da referida abertura da trava.
[0019] De acordo com uma realização particular da presente invenção, a referida conexão pivotante do mecanismo de bloqueio é formada por um mancal de pivotamento fixado no chassi e um pino fixador que transpassa orifícios dispostos no mancal de pivotamento e na extremidade de pivotamento da trava.
[0020] Adicionalmente, segundo uma outra concretização da presente invenção, o referido elemento de travamento pode compreender ao menos um mancal de travamento transpassado por um pino, o qual pode compreender uma mola.
[0021] A presente invenção também se refere a uma colheitadeira agrícola a qual compreende ao menos um conjunto de suspensão formada por um cilindro atuador, sendo que essa colheitadeira compreende, ainda, pelo menos um mecanismo de bloqueio conforme acima comentado o qual é configurado para interagir com o referido cilindro atuador da suspensão. Particularmente, a colheitadeira agrícola, segundo a presente invenção, é destinada à colheita de cana-de-açúcar e/ou sorgo-doce.
DESCRIÇÃO RESUMIDA DOS DESENHOS
[0022] As características, vantagens e efeitos técnicos da presente invenção, conforme acima destacados, serão mais bem compreendidos a partir da descrição detalhada a seguir, feita a título meramente exemplificativo, e não restritivo, de concretizações particulares, e com referência às figuras esquemáticas anexas, as quais:
A Figura 1 é uma vista lateral esquemática de uma máquina colhedora destinada à colheita de culturas vegetais altas e cauleosas, tais como a cana-de-açúcar e o sorgo; e
As Figuras 2A e 2B são vistas em perspectiva esquemáticas do novo mecanismo de bloqueio para o conjunto de suspensão, de acordo com uma realização da presente invenção, na posição aberta e na posição fechada, respectivamente.
DESCRIÇÃO DE REALIZAÇÕES DA INVENÇÃO
[0023] A invenção será agora descrita com relação às suas realizações particulares, fazendo-se referência às figuras anexas. Tais figuras são esquemáticas, e suas dimensões e/ou proporções podem não corresponder à realidade, uma vez que visam descrever a invenção de forma didática. Ademais, certos detalhes construtivos conhecidos e comuns podem ter sido omitidos para maior clareza e concisão da descrição que é feita a seguir. Os números de referência utilizados são repetidos ao longo das figuras para identificar partes idênticas ou semelhantes. Os termos eventualmente utilizados como “acima”, “abaixo”, “frente”, “trás”, “direita”, “esquerda” etc. e suas variantes devem ser interpretados segundo a orientação dada na Figura 1.
[0024] Os termos aqui empregados como colheitadeira, colhedora, máquina de colher e suas variantes são utilizados indistintamente para indicar uma máquina agrícola destinada à colheita de uma cultura vegetal e, no caso desta descrição, à colheita de plantas altas e cauleosas, tal como a cana-deaçúcar, a cana energia, o sorgo, etc.
[0025] Com relação agora aos desenhos, a Figura 1 ilustra uma vista lateral de uma realização de uma colheitadeira agrícola 10 de acordo com aspectos conhecidos no estado da técnica. Conforme é mostrada, a colheitadeira 10 é configurada como uma colheitadeira de cana-de-açúcar. Entretanto, em outras realizações, a colheitadeira 10 pode corresponder a qualquer colheitadeira agrícola adequada conhecida do estado da técnica.
[0026] Ainda com relação à Figura 1, a colheitadeira 10 inclui um chassi 12, um par de rodas frontais 14, um par de rodas traseiras 16, e uma cabine de operador 18. A colheitadeira 10 pode também incluir uma fonte primária de energia (por exemplo, um motor montado no chassi 12) que energiza um ou ambos pares de rodas 14, 16 por meio de uma transmissão (não mostrada). Alternativamente, a colheitadeira 10 pode ser uma colheitadeira acionada sobre esteiras e, portanto, pode incluir esteiras acionadas pelo mecanismo motor em substituição às rodas ilustradas 14, 16. O mecanismo motor pode também acionar uma bomba de fluido hidráulico (não mostrada) configurada para gerar fluido hidráulico pressurizado para acionar vários componentes hidráulicos da colheitadeira 10, inclusive as rodas ou esteiras.
[0027] Adicionalmente, a colheitadeira 10 pode incluir vários componentes para cortar, processar, limpar e descarregar cana-de-açúcar conforme a cana é colhida de um campo agrícola 20. Por exemplo, a colheitadeira 10 pode incluir um conjunto de cortador de pontas 22 posicionado na sua extremidade frontal para interceptar a cana-de-açúcar conforme a colheitadeira 10 se movimenta na direção de avanço, tal como indicado pela seta “x” na Figura 1. Conforme mostrado, o conjunto de cortador de pontas 22 pode incluir tanto um disco aglutinador 24 quanto um disco cortador 26. O disco aglutinador 24 pode ser configurado para aglutinar caules de cana-de-açúcar, de modo que o disco cortador 26 possa ser usado para cortar a ponta de cada caule. Geralmente, a altura do conjunto cortador de pontas 22 pode ser ajustável por meio de um par de braços 28 hidraulicamente erguidos e baixados, conforme desejado pelo operador.
[0028] Adicionalmente, a colheitadeira 10 pode incluir um conjunto divisor de linhas 30 que se estende para cima e para trás a partir do campo 20. Em geral, o divisor de linhas 30 pode incluir dois rolos de alimentação em espiral 32, também conhecidos como “pirulito”. Cada rolo de alimentação 32 pode incluir uma sapata de solo 34, visto que sua extremidade inferior auxilia o divisor de linhas 30 separando os caules de cana-de-açúcar para colheita. Além disso, conforme mostrado na Figura 1, a colheitadeira 10 pode incluir um rolo tombador 36 posicionado próximo às rodas frontais 14 e um rolo com projeções 38 posicionado atrás do rolo tombador 36. Conforme o rolo tombador 36 é girado, os caules de cana-de-açúcar colhidos são tombados enquanto o divisor de linhas 30 aglutina os caules do campo agrícola 20 no sentido para o interior da máquina 10. Adicionalmente, conforme mostrado na Figura 1, o rolo com projeções 38 pode incluir uma pluralidade de aletas intermitentemente montadas 40 que auxiliam em forçar os caules de cana-de-açúcar para baixo. Conforme o rolo 38 é girado durante a colheita, os caules de cana-de-açúcar que foram tombados pelo rolo tombador 36 são separados e, posteriormente, tombados pelo rolo 38 conforme a colheitadeira 10 continua a ser movida para frente com relação ao campo 20.
[0029] Ainda com referência à Figura 1, a colheitadeira 10 pode também incluir um conjunto de corte de base 42 posicionado atrás do rolo 38. Como é geralmente entendido, o conjunto de corte de base 42 pode incluir lâminas (não mostradas) para cortar os caules de cana-de-açúcar conforme a cana é colhida. As lâminas, localizadas na periferia do conjunto 42, podem ser giradas por um motor hidráulico (não mostrado) acionado pelo sistema hidráulico do veículo. Adicionalmente, em diversas realizações, as lâminas podem ser anguladas para baixo para cortar a base da cana-de-açúcar conforme a cana é tombada pelo rolo 38.
[0030] Além disso, a colheitadeira 10 pode incluir um conjunto de um ou mais rolos transportadores 44 localizado a jusante do conjunto de corte de base 42 para mover os caules cortados de cana-de-açúcar a partir do conjunto de corte de base 42 ao longo da trajetória de processamento. Conforme mostrado na Figura 1, o conjunto de rolo transportador 44 pode incluir uma pluralidade de rolos inferiores 46 e uma pluralidade de rolos superiores 48. Conforme a cana-de-açúcar é transportada através do conjunto de rolos transportadores 44, resíduos (por exemplo, pedras, sujeira e/ou similares) podem ser também transportados ou cair através dos rolos inferiores 46 sobre o campo 20.
[0031] Adicionalmente, a colheitadeira 10 pode incluir um conjunto picador 50 localizado na extremidade a jusante do conjunto de rolo transportador 44 (por exemplo, adjacente aos rolos transportadores inferiores e superiores mais traseiros 46, 48). Em geral, o conjunto picador 50 pode ser usado para cortar ou picar os caules colhidos de cana-de-açúcar em pedaços ou “fragmentos” 51 menores que podem, por exemplo, medir 15,24 centímetros (seis (6) polegadas), também chamados de toletes ou rebolos. Os fragmentos 51 podem, então, ser impulsionados na direção de um conjunto elevador 52 da colheitadeira 10 para serem coletados em um receptor externo ou dispositivo de armazenamento (não mostrado), tal como um transbordo ou carreta de transporte.
[0032] Conforme é geralmente entendido, pedaços de resíduos 53 (por exemplo, poeira, sujeita, folhas, etc.) separados dos fragmentos de canade-açúcar 51 podem ser expelidos da colheitadeira 10 através de um conjunto extrator primário 54, que é localizado atrás do conjunto picador 50 e é orientado para direcionar os resíduos e refugos 53 para fora da colheitadeira 10. Adicionalmente, um ventilador 56 pode ser montado no extrator primário 54 para gerar uma força de sucção ou vácuo suficiente para capturar os resíduos/refugos 53 e forçar esses resíduos 53 através do extrator primário 54. Os resíduos e refugos 53 são, então, direcionados para fora e geralmente na direção contrária da colheitadeira 10 por meio de uma saída do extrator primário 54. Os fragmentos separados 51 e mais pesados que os resíduos 53 que estão sendo expulsos do extrator 54, podem, então, cair para o conjunto elevador 52.
[0033] De acordo com este relatório descritivo, o conjunto elevador 52 deve ser entendido como compreendendo, em geral, uma estrutura de alojamento de elevador 58 e um elevador 60 que se estende dentro da referida estrutura de alojamento do elevador 58 entre uma extremidade proximal inferior 62 e uma extremidade distal superior 64. A extremidade proximal inferior 62 sendo fixada à máquina 10 e a extremidade distal superior 64 tendo uma abertura 82 para descarga do material colhido.
[0034] Em realizações adicionais ou alternativas, o elevador 60 pode incluir uma corrente ou esteira transportadora 66 e uma pluralidade de pás ou taliscas 68 acopladas ou espaçadas de maneira uniforme na corrente 66. As taliscas 68 podem ser configuradas para segurar os fragmentos de cana-deaçúcar 51 no elevador 60 conforme os fragmentos 51 são elevados para a porção superior 70 do elevador 60. Adicionalmente, o elevador 60 pode incluir rodas dentadas inferiores e superiores 72, 74 posicionadas em torno das extremidades proximal e distal 62, 64, respectivamente. Conforme mostrado na Figura 1, um motor de elevador 76 pode ser acoplado a uma das rodas dentadas (por exemplo, a roda dentada superior 74) para acionar a corrente 66, permitindo assim que a corrente 66 e as taliscas 68 viajem em um ciclo sem fim entre as extremidades proximal e distal 62, 64 do elevador 60.
[0035] Além disso, pedaços de resíduos e refugos 53 (por exemplo, poeira, sujeira, folhas, etc.) separados dos fragmentos de cana-de-açúcar 51 podem ser expelidos da colheitadeira 10 através de um conjunto extrator secundário 78 acoplado à extremidade traseira da estrutura de alojamento do elevador 58. Conforme mostrado na Figura 1, o conjunto extrator secundário 78 pode estar situado de maneira adjacente à extremidade distal 64 do elevador 60 e pode ser orientado para direcionar os resíduos e refugos 53 para fora a partir da colheitadeira 10. Adicionalmente, um ventilador 80 pode ser montado no conjunto extrator secundário 78 para gerar uma força de sucção ou vácuo suficiente para extrair os resíduos 53 e forçar esses resíduos e refugos 53 através do extrator secundário 78. Os fragmentos separados 51, mais pesados que os resíduos 53 expelidos através do extrator 78, podem, então, cair da extremidade distal 64 do elevador 60. Tipicamente, os fragmentos 51 podem cair através de uma abertura de descarga 82 do conjunto elevador 52 em um dispositivo de armazenamento externo (não mostrado), tal como um carro, um transbordo, uma caçamba, etc.
[0036] Durante a operação, a colheitadeira 10 percorre todo o campo agrícola 20 para colher cana-de-açúcar ou qualquer outra planta alta e cauleosa. Após a altura do cortador de pontas 22 ser ajustada (se for utilizado) por meio dos braços 28, o disco aglutinador 24 no conjunto de cortador de pontas 22 pode funcionar de maneira a aglutinar as pontas de cana-de-açúcar conforme a colheitadeira 10 avança através do campo 20, enquanto o disco cortador 26 corta as pontas folhosas dos caules de cana-de-açúcar para despejá-las ao longo de ambos os lados da colheitadeira 10. Conforme os caules entram no divisor de linha 30, as sapatas 34 podem configurar a largura da operação para determinar a quantidade de cana-de-açúcar que entra na garganta da colheitadeira 10, seja de modo fixo ou ajustável. Os pirulitos 32 aglutinam, então, os caules na entrada da máquina para permitir que o rolo tombador 36 curve os caules para baixo em conjunto com a ação do rolo alimentador 38. Uma vez que os caules são posicionados em ângulo conforme mostrado na Figura 1, o conjunto de corte de base 42 pode, então, cortar a base dos caules do campo 20. Os caules cortados são, então, direcionados ao conjunto de rolos transportadores 44.
[0037] Os caules cortados de cana-de-açúcar são transportados para trás pelos rolos transportadores 46, 48 que comprimem os caules e a matéria colhida. Na extremidade a jusante do conjunto de rolos transportadores 44, o conjunto picador 50 corta ou pica os caules compactados de cana-deaçúcar em pedaços ou fragmentos 51. Resíduos e refugos transportados 53 (por exemplo, poeira, sujeira, folhas, etc.) separados dos fragmentos de cana-deaçúcar 51 são, então, extraídos através do conjunto extrator primário 54 usando a sucção criada pelo ventilador 56. Os fragmentos separados/lavados 51 caem, então, para o conjunto elevador 52 e viajam para cima por meio do elevador 60 a partir da sua extremidade proximal 62 até a extremidade distal 64. Durante a operação normal, uma vez que os fragmentos 51 alcançam a extremidade distal 64 do elevador 60, os fragmentos 51 caem através da abertura de descarga 82 até um dispositivo de armazenamento externo. Similar ao conjunto extrator primário 54, resíduos e refugos são soprados para fora da colheitadeira 10 através do conjunto extrator secundário 78 com o auxílio do ventilador 80.
[0038] Uma máquina colhedora 10, tal como descrita acima, pode ser, por exemplo, uma máquina conhecida no estado da técnica, tal como a colheitadeira de cana da CNH Industrial N.V. comercializada com a marca Case IH.
[0039] Adicionalmente, como deve ser apreciado pelos técnicos no assunto, esses modelos de máquinas colhedoras 10 compreendem um conjunto de suspensão 90 projetado para ser utilizado no ajuste da altura da porção frontal da máquina 10 em relação ao solo 20, sendo que esse conjunto de suspensão 90 é fixado no chassi 12 e é formado por ao menos um cilindro atuador 91 que possui uma porção fixa 92 ancorada no chassi 12 da máquina 10, e um porção móvel 93 responsável por promover o levantamento da máquina 10 para, desse modo, permitir que o operador ou técnico de manutenção consiga ter acesso aos mecanismos que devem ser consertados na região inferior da colheitadeira 10.
[0040] Neste contexto, com base no acima relatado, e com referência agora às Figuras 2A e 2B, é possível afirmar que a presente invenção refere-se a um mecanismo de bloqueio 100 para o conjunto de suspensão 90, sendo formado essencialmente por uma trava 101 montada de forma pivotante no chassi 12 da colheitadeira 10 através de uma conexão pivotante 102 e disposta de modo adjacente ao cilindro atuador 91, a referida trava 101 compreende, ainda, uma abertura 103 configurada para envolver ao menos em parte a porção fixa 92 e possuir um diâmetro circunferencial menor que o diâmetro da porção móvel 93 do cilindro atuador 91. O mecanismo de bloqueio 100 compreende, ainda, um elemento de travamento 104 disposto na extremidade oposta à conexão pivotante 102 e é configurado para interagir com mancais de retenção 105, 106 montado no chassi 12 e configurados para bloquear a referida trava 101 nas posições aberta e fechada, respectivamente.
[0041] Assim, como pode ser observado, quando o cilindro atuador 91 é estendido para elevar a colheitadeira 10, sua porção móvel 93 é deslocada para baixo, neste momento, o operador ou técnico de manutenção pode desengatar o elemento de travamento 104 do mancal de retenção 105, e deslocar a trava 101 até a posição fechada, engatando o elemento de travamento 104 no mancal de retenção 106. Desse modo, caso haja alguma falha no cilindro atuador 91, a trava 101 impede que a porção móvel 93 se desloque e, consequentemente, a colheitadeira 10 permanece erguida, sem riscos de acidentes caso o operador ou técnico de manutenção ainda esteja embaixo da colheitadeira 10 ou provoque eventuais danos aos componentes da colheitadeira caso a mesma baixe repentinamente.
[0042] Conforme uma realização da presente invenção, o mecanismo de bloqueio 100 pode compreender, de forma complementar, um elemento de retorno de segurança, cuja finalidade é impulsionar a trava 101 em direção da posição aberta, ou seja, em direção do mancal de retenção 105. Desse modo, caso o operador ou técnico de manutenção não engate adequadamente o elemento de travamento 104 no mancal de retenção 106, a trava 101 retornará à posição aberta, fornecendo uma indicação visual ao operador de que o elemento de travamento 104 precisa ser engatado corretamente. Ainda, ao final do procedimento de manutenção, caso o operador ou técnico não engate corretamente o elemento de travamento 104 no mancal de retenção 105, esse elemento de retorno consegue manter a trava 101 na posição aberta e, com isso, evita possíveis colisões entre a trava 101 e a porção móvel 93 do cilindro atuador 91 e, consequentemente, possíveis danos aos componentes da colheitadeira 10 também são evitados.
[0043] De acordo com uma concretização particular da presente invenção, esse elemento de retorno de segurança pode ser uma mola, a qual pode ser instalada na própria conexão pivotante 102, ou eventualmente junto ao mancal de retenção 106.
[0044] De acordo com mais uma realização particular da presente invenção, a trava 101 pode compreender, ainda, um batente 112 disposto na face inferior 110 e, mais particularmente, esse batente 112 é formado na borda periférica da referida abertura 103 da trava 101, e tem por finalidade auxiliar e absorver o contato com entre a trava 101 e a porção móvel 93.
[0045] Conforme mais uma concretização do mecanismo de bloqueio 100, de acordo com a presente invenção, a conexão pivotante 102 pode ser formada por um mancal de pivotamento 120 fixado no chassi 12 da colheitadeira 10 e um pino fixador 121 que transpassa orifícios dispostos no mancal de pivotamento 120 e na extremidade de pivotamento 122 da trava 101.
[0046] De acordo com outra realização da presente invenção, o elemento de travamento 104 pode ser formado por mancais 140, os quais são transpassados por um pino 141, sendo que esse pino pode compreender, ainda, uma mola 142 para impulsionar o pino 141 no intuito de mantê-lo sempre na condição de bloqueio para, assim, interagir com os mancais de retenção 105, 106 que são dotados de orifício 150 para recepção do referido pino 141 e, desse modo, bloquear a trava 101 na posição aberta ou na posição fechada, respectivamente.
[0047] Dessa forma, considerando todo o acima exposto, deve ficar claro que a nova proposta do mecanismo de bloqueio 100 para o conjunto de suspensão 90 da colheitadeira 10, de acordo com a presente invenção, consegue evitar que o conjunto de suspensão 90 abaixe durante os procedimentos de manutenção onde exige-se que a colheitadeira 10 permaneça erguida e, com isso, garantir a segurança do operador ou técnico de manutenção durante a realização das tarefas e, ainda, assegurar a integridade da colheitadeira 10.
[0048] Adicionalmente, conforme acima comentado, a presente invenção trata, ainda de uma colheitadeira agrícola 10, tal como aquelas destinadas a colheita de plantas altas e cauleosas, sendo que a referida colheitadeira 10 compreende pelo menos um conjunto de suspensão 90 cujo cilindro atuador 91 é configurado para ser bloqueado através de um mecanismo de bloqueio 100, conforme as características acima descritas e definidas. De acordo com realizações particulares da presente invenção essa colheitadeira agrícola 10 pode ser uma máquina colhedora de cana ou sorgo.
[0049] Por fim, diante de todo o acima mencionado, vale destacar que a presente descrição tem como objetivo apenas apresentar e definir de modo exemplificativo realizações particulares do mecanismo de bloqueio 100 para o conjunto de suspensão de colheitadeiras 10, de acordo com a presente invenção. Logo, como bem devem apreciar os técnicos no assunto, diversas modificações e combinações de elementos e detalhes equivalentes são possíveis sem, com isso, fugir do escopo de proteção definido pelas reivindicações anexas.

Claims (10)

  1. MECANISMO DE BLOQUEIO PARA O CONJUNTO DE SUSPENSÃO DE UMA COLHEITADEIRA, a qual possui ao menos um conjunto de suspensão (90) dotado de um cilindro atuador (91) formado por uma porção fixa (92) montada no chassi (12) da colheitadeira (10), e uma porção móvel (93) configurada para o levantamento da colheitadeira (10), sendo que o referido mecanismo de bloqueio (100) é caracterizado por compreender:
    uma trava (101) montada de forma pivotante no chassi (12) através de uma conexão pivotante (102) e disposta de modo adjacente ao dito cilindro atuador (91), em que a dita trava (101) possui, ainda, uma abertura (103) configurada para envolver, ao menos em parte, a porção fixa (92) do cilindro atuador (91) e compreender um diâmetro circunferencial menor que o diâmetro da porção móvel (93) do dito cilindro atuador (91); e
    um elemento de travamento (104) disposto na extremidade oposta à dita conexão pivotante (102) e é configurado para interagir com mancais de retenção (105, 106) montados no dito chassi (12).
  2. MECANISMO DE BLOQUEIO, de acordo com a reinvindicação 1, caracterizado pelo fato de que os ditos mancais de retenção (105, 106) montados no dito chassi (12) são configurados para o bloqueio da dita trava (101) nas posições aberta e fechada, respectivamente.
  3. MECANISMO DE BLOQUEIO, de acordo com a reinvindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende, adicionalmente, um elemento de retorno de segurança configurado para impulsionar a dita trava (101) em direção do mancal de retenção (105).
  4. MECANISMO DE BLOQUEIO, de acordo com a reinvindicação 3, caracterizado pelo fato de que o dito elemento de retorno de segurança é uma mola instalada na própria conexão pivotante (102) ou junto ao dito mancal de retenção (106).
  5. MECANISMO DE BLOQUEIO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a dita trava (101) compreende um batente (112), disposto na face inferior (110) e, mais particularmente, na borda periférica da dita abertura (103) da trava (101).
  6. MECANISMO DE BLOQUEIO, de acordo com a reinvindicação 1, caracterizado pelo fato de que a conexão pivotante (102) é formada por um mancal de pivotamento (120) fixado no chassi (12) e um pino fixador (121) que transpassa orifícios dispostos no mancal de pivotamento (120) e na extremidade de pivotamento (122) da trava (101).
  7. MECANISMO DE BLOQUEIO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o elemento de travamento (104) compreende ao menos um mancal de travamento (140) transpassado por um pino (141).
  8. MECANISMO DE BLOQUEIO, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que o dito pino (141) compreende uma mola (142).
  9. COLHEITADEIRA AGRÍCOLA, que compreende ao menos um conjunto de suspensão (90) dotada de cilindro atuador (91), sendo dita colheitadeira caracterizada por compreender ao menos um mecanismo de bloqueio (100) conforme definido em qualquer uma das reinvindicações de 1 a 8 configurado para interagir com o dito cilindro atuador (91).
  10. COLHEITADEIRA, de acordo com a reivindicação 9, caracterizada pelo fato de ser destinada à colheita de cana-de-açúcar e/ou sorgo-doce.
BR102022001428-0A 2021-12-23 2022-01-26 Mecanismo de bloqueio para o conjunto de suspensão de uma colheitadeira e colheitadeira agrícola BR102022001428A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US63/293,121 2021-12-23

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102022001428A2 true BR102022001428A2 (pt) 2023-07-04

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
EP3269223B1 (de) Erntevorsatz mit einer mulcheinrichtung
EP3272199A1 (de) Mulchgerät zur bearbeitung von auf einem feld stehenden pflanzenstümpfen
WO2020232522A1 (pt) Chassi estrutural para a montagem de uma máquina agrícola e máquina colhedora
BR102022001428A2 (pt) Mecanismo de bloqueio para o conjunto de suspensão de uma colheitadeira e colheitadeira agrícola
US20230284559A1 (en) Independent Front Platform for Agricultural Machines and Agricultural Harvester
US20230200302A1 (en) Locking Mechanism for the Suspension Assembly of a Harvester and Agricultural Harvester
BR102020015140A2 (pt) Sistema de colheita baseado em uma plataforma para colheitadeiras agrícolas e plataforma para colheitadeiras agrícolas
WO2021113932A1 (pt) Sistema de controle do direcionamento de uma máquina agrícola, método para ajustar o direcionamento de uma máquina agrícola e máquina agrícola
WO2021068049A1 (pt) Plataforma de manutenção para uma máquina agrícola e máquina colhedora de plantas altas e cauleosas
WO2021016689A1 (pt) Rolo picador e conjunto picador para uma máquina agrícola e máquina colhedora de plantas altas e cauleosas
BR102020020764A2 (pt) Mecanismo atuador para capuz de extratores de resíduos de máquina agrícolas, conjunto extrator de resíduos para máquinas agrícolas e colheitadeira agrícola
BR102022011533A2 (pt) Protetor para o conjunto elevador de uma máquina colhedora, conjunto elevador para uma máquina colhedora e colheitadeira agrícola
WO2019165527A1 (pt) Conjunto elevador de uma máquina de colher e máquina colheitadeira
BR102020017099A2 (pt) Rolo alimentador para uma máquina agrícola, conjunto de rolos alimentadores e colheitadeira agrícola
BR102022005071A2 (pt) Sistema de movimentação do conjunto elevador de uma máquina colhedora e colheitadeira agrícola
WO2023141691A1 (pt) Conjunto extrator de resíduos para uma máquina agrícola e máquina agrícola
BR102020013154A2 (pt) Disco de corte para um conjunto de corte de base de máquinas agrícolas e colheitadeira agrícola
BR102021006308A2 (pt) Kit plataforma para maquinário agrícola e método de montagem
BR102021025429A2 (pt) Arranjo estrutural para rolos transportadores de uma máquina colhedora e colheitadeira agrícola
BR202018071322Y1 (pt) Disposição construtiva aplica em mesa de giro do conjunto elevador de uma máquina de colher
WO2022115925A1 (pt) Sistema e método para controle de despontador automático para uma colheitadeira agrícola e colheitadeira agrícola
BR102019003809B1 (pt) Conjunto extrator de resíduos para máquinas agrícolas e máquina colheitadeira
WO2023108237A1 (pt) Arranjo estrutural para rolos transportadores de uma máquina colhedora e colheitadeira agrícola
BR102022001438A2 (pt) Conjunto extrator de resíduos para uma máquina agrícola e máquina agrícola
BR102022001696A2 (pt) Talisca para o conjunto elevador de uma máquina colhedora e colheitadeira agrícola