BR102020026561A2 - Dispostivo para trava de acelerador com retorno automático para motos - Google Patents

Dispostivo para trava de acelerador com retorno automático para motos Download PDF

Info

Publication number
BR102020026561A2
BR102020026561A2 BR102020026561-0A BR102020026561A BR102020026561A2 BR 102020026561 A2 BR102020026561 A2 BR 102020026561A2 BR 102020026561 A BR102020026561 A BR 102020026561A BR 102020026561 A2 BR102020026561 A2 BR 102020026561A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
automatic return
motorcycle
teeth
lever
throttle
Prior art date
Application number
BR102020026561-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Rodney Tamaki
Otavio Veiga Thonebohn
Original Assignee
Rodney Tamaki
Otavio Veiga Thonebohn
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Rodney Tamaki, Otavio Veiga Thonebohn filed Critical Rodney Tamaki
Priority to BR102020026561-0A priority Critical patent/BR102020026561A2/pt
Publication of BR102020026561A2 publication Critical patent/BR102020026561A2/pt

Links

Images

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62KCYCLES; CYCLE FRAMES; CYCLE STEERING DEVICES; RIDER-OPERATED TERMINAL CONTROLS SPECIALLY ADAPTED FOR CYCLES; CYCLE AXLE SUSPENSIONS; CYCLE SIDE-CARS, FORECARS, OR THE LIKE
    • B62K23/00Rider-operated controls specially adapted for cycles, i.e. means for initiating control operations, e.g. levers, grips
    • B62K23/02Rider-operated controls specially adapted for cycles, i.e. means for initiating control operations, e.g. levers, grips hand actuated

Landscapes

  • Steering Devices For Bicycles And Motorcycles (AREA)

Abstract

DISPOSTIVO PARA TRAVA DE ACELERADOR COM RETORNO AUTOMÁTICO PARA MOTOS. Este é um produto para ser utilizado nos setores de veículos automotivos. A presente invenção é voltada para o campo dos veículos motorizados de duas rodas, mais precisamente, como artigos automotivos. Refere-se a presente invenção a um dispositivo para trava do acelerador (2) de uma motocicleta, sendo composto por uma presilha de corpo subdivido (3), composta por uma engrenagem (5), uma alavanca (9) e um mecanismo de retorno automático (M), que é ativado quando o condutor solicita a frenagem da motocicleta, para que ocorra a desaceleração da moto de forma automática, assim, o condutor pode descansar os dedos, pulso e braço direito, sem sacrificar a segurança.

Description

DISPOSTIVO PARA TRAVA DE ACELERADOR COM RETORNO AUTOMÁTICO PARA MOTOS
1. Refere-se a presente invenção a um dispositivo para trava de acelerador com retorno automático para motos, cujo objetivo é propor ao mercado um dispositivo que promova maior segurança em relação as travas já existentes no mercado, haja vista ser soluções desprovidas de um mecanismo de retorno automático, para que, quando o condutor acionar, solicitar a frenagem do veículo, ocorra o destrave automático do dispositivo em questão, desacelerando a motocicleta de forma automática. Não obstante, a presente invenção é uma solução para suprir o desconforto gerado nos dedos e pulso direito do condutor, principalmente em viagens de longas distâncias. A presente invenção é voltada para o campo dos veículos motorizados de duas rodas, como as motocicletas, mais precisamente, como artigos automotivos.
PROBLEMA A SER RESOLVIDO
2. Atualmente, o mercado disponibiliza diversos modelos de travas de acelerador para motos, como as travas mais robustas, que são inseridas na manopla da moto, tomando toda a área de contato da referida manopla, ou seja, após o condutor descansar a mão, ele precisa retornar a mão para cima da manopla do guidão da motocicleta, uma vez que certos trechos desnivelados solicitam o apoio das duas mãos sobre o guidão.
3. No entanto, nessa altura, a manopla já está tomada pelo referido dispositivo, que, por conter um material extremamente rígido, acaba gerando desconforto no uso, pois, com o tempo, o condutor começa a sentir dor no pulso direito. Não obstante, são dispositivos que não contemplam um mecanismo de retorno automático. Já as travas mais simples, embora não tomem toda a área de contato da manopla da moto, são dispositivos que também revelam a ausência de um mecanismo de retorno automático, para prover a desaceleração automática da moto, como pleiteia a presente invenção.
ESTADO DA TÉCNICA
4. Assim, é conhecido do atual estado da técnica o documento PI 0800825-6 A2, depositado em 14/02/2008, intitulado “TRAVA DE SEGURANÇA PARA ACELERADOR DE MOTO”, o qual descreve uma trava de segurança para moto, que consiste em uma trava interna no guidão da moto no sistema de aceleração, que acompanha uma chave para destravar, que, quando acionada, retrai a trava do sistema desse conjunto. O conjunto é encaixado e fixado através de um parafuso guia, travando o conjunto “A” e deslocando também o suporte, que é encaixado em um pino, que é pressionado por uma mola para manter o sistema fechado, quando o sistema não for acionado. Quando o sistema é acionado, o pino cônico entra através de um furo, que, pressionando o primeiro conjunto “A”, o pino desloca um suporte, suspendendo o pino, ocasionando o travamento da roldana de aceleração, que pertence ao conjunto “C”, que são instalados internamente em dois conjuntos “A” e “B”. Assim, quando acionada a chave, o pino é retraído e, com a ajuda de uma mola, o sistema é afastado, deslocando o referido pino por meio de uma mola, destravando o sistema, deixando a roldana livre para a aceleração.
5. Portanto, a anterioridade tem ensinamentos prévios sobre uma trava de segurança para acelerador de moto, para uso da trava de segurança contra roubo, com vista a melhorar a sua utilização e eficiência em relação as travas já existentes de segurança contra roubo. Contudo, é um dispositivo diferente do presente invento ora pleiteado, o qual propõe um dispositivo para trava de acelerador com retorno automático, ao passo que a desaceleração seja efetuada de forma automática.
OBJETIVOS DA INVENÇÃO
6. É objetivo da presente invenção propor um dispositivo que realize o travamento do acelerador, para que o condutor possa descansar os dedos, pulso e braço direito, sem sacrificar sua segurança, uma vez que o objeto de invenção contempla um mecanismo de retorno automático, para que, quando o condutor solicitar o freio, o mecanismo de retorno automático desacelere a moto.
7. Outro objetivo da presente invenção é propor um dispositivo que, por ser composto por um mecanismo de retorno automático, elimina o risco de o dispositivo manter a aceleração travada, quando o condutor necessitar realizar uma simples frenagem, até mesmo de emergência.
8. Outrossim, é objetivo da presente invenção propor um dispositivo que promova segurança e conforto ao condutor de uma moto, uma vez que o dispositivo não toma toda a área da manopla da moto, possibilitando que o condutor mantenha o pulso livre de qualquer contato, além de proporcionar que o condutor estique os dedos, faça exercícios, os flexione, assim como alongar e descansar o braço.
BREVE DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
9. Os objetivos da presente invenção são alcançados por meio de um dispositivo para trava de acelerador, o qual tem o diferencial de compreender um mecanismo de retorno automático, que é basicamente composto por um presilha, que é fixada na manopla do guidão da motocicleta, ao passo que a presilha, por compreender uma engrenagem em sua parte superior, recebe o entrave e/ou destrave de uma alavanca que compreende um encaixe tipo cunha, perfeita para o encaixe nos dentes da engrenagem da referida presilha, haja vista que a alavanca recebe torque de rotação do mecanismo de retorno automático, o qual é composto por uma bobina, que é ligada ao sistema da luz de freio da motocicleta. Desta forma, quando o condutor aciona o freio do veículo, o mecanismo de retorno automático faz a alavanca, então travada na referida presilha, se destravar de forma automática, que, por consequência, libera o giro de aceleração da manopla, para seu ponto de repouso.
DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
10. São apresentadas as seguintes figuras de desenhos:
11. Fig. 1: Vista em perspectiva do dispositivo da invenção;
12. Fig. 2: Vista em perspectiva explodida do dispositivo da invenção;
13. Fig. 3: Vista em perspectiva do dispositivo da invenção, mostrando o uso do dispositivo travado;
14. Fig. 4: Vista em perspectiva do dispositivo da invenção, mostrando o uso do dispositivo destravado.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
15. O “DISPOSTIVO PARA TRAVA DE ACELERADOR COM RETORNO AUTOMÁTICO PARA MOTOS”, motivo desta solicitação de patente de invenção, refere-se a um dispositivo para trava do acelerador (2) de uma motocicleta, sendo composto por uma presilha de corpo subdivido (3), composta por uma engrenagem (5), uma alavanca (9), um mecanismo de retorno automático (M), o qual é compreendido por uma bobina (18) conectada ao sistema elétrico de frenagem da motocicleta. Em especial, o dispositivo de trava do acelerador (2) é composto por uma presilha de corpo subdivido (3), ao passo que seu corpo semicircular (4) é configurado por uma engrenagem (5) em sua parte superior. Já em suas extremidades são previstos suportes a 90º, dotados de orifícios (6), ao passo que o segundo corpo semicircular (7) é igualmente dotado de suportes a 90º, dotados de orifícios (8), ou seja, a presilha de corpo subdivido (3) é presa à manopla do acelerador de um veículo do tipo motocicleta, por meio da união dos suportes a 90º dotados de orifícios (6) do corpo semicircular (4) e os suportes a 90º dotados de orifícios (8). Desta forma, os dentes da engrenagem (5) da presilha de corpo subdivido (3) ficam voltados para cima, prontos para receberem o encaixe dos dentes (10) da alavanca (9), a qual é dotada por uma extremidade, composta por uma saliência superior (10A), e uma extremidade oposta, composta por um acabamento semi-oblongo (11) dotado de orifício (12).
17. Portanto, os dentes (10) da alavanca (9) toca os dentes da engrenagem (5) da presilha de corpo subdivido (3), enquanto o acabamento semi-oblongo (11) dotado de orifício (12) da alavanca (9), recebe uma mola de torção (13), encaixada em um duto (14), ao passo que a mola de torção (13), transpassa o orifício do duto (14). Ademais, a alavanca prevê uma projeção arqueada (PA) dota de dentes (D1), a qual é conectada a um eixo solenoide (17), previsto em uma bobina (18), sendo que tal conexão é entremeada por um conector semi-oblongo (19) de extremidades com projeções transversais (20), as quais são acomodadas nas recepções (20A) de uma base (21).
18. Assim, a bobina (18) dotada do eixo solenoide (17) são acomodados no alojamento (22) da base (21), ao passo que a base (21) tem um corpo que toma o mesmo delineamento da tampa (16). De mais a mais, o dispositivo para trava do acelerador (2) recebe um suporte (23) dotado de orifício (24).
19. Portanto, para funcionamento, o condutor trava os dentes (10) da alavanca (9) nos dentes da engrenagem (5), fazendo com que o dispositivo de trava do acelerador (2) mantenha a manopla de aceleração ativada. Desta forma, a bobina (18) do mecanismo de retorno automático (M) é ligada ao sistema da luz de freio da motocicleta, ao passo que, ao condutor solicitar/acionar a frenagem da moto, a bobina (18) recebe condução elétrica do sistema da luz de freio da motocicleta, que, por consequência, a bobina (18) desativa o eixo solenoide (17), ou seja, puxa o eixo solenoide (17), que, até antes de receber o comando da bobina (18), após a frenagem, se mantém conectado com os dentes (D1) da projeção arqueada (PA) da alavanca (9). Contudo, ao eixo solenoide (17) ao ser desativado/desconectado dos dentes (D1) da projeção arqueada (PA) por meio da bobina (18), faz com que a alavanca (13), de forma simultânea, seja desconectada da presilha de corpo subdivido (3) alocado na manopla da motocicleta, fazendo com que a alavanca (9) suba para a posição superior, por meio da mola de torção (13), efetuando, portanto, a desaceleração automática da moto.
20. Portanto, o dispositivo de trava do acelerador (2), da presente invenção, realiza o travamento do acelerador, para que o condutor possa descansar os dedos, pulso e braço direito, sem sacrificar a segurança, uma vez que o mecanismo de retorno automático (M) destrava, de forma automática, o dispositivo de trava do acelerador (2), quando o freio da motocicleta é acionado.

Claims (3)

  1. DISPOSTIVO PARA TRAVA DE ACELERADOR COM RETORNO AUTOMÁTICO PARA MOTOS, refere-se a um dispositivo de trava do acelerador (2), caracterizado por uma presilha de corpo subdivido (3) compreendida por um corpo semicircular (4), o qual é configurado por uma engrenagem (5) em sua parte superior; pela presilha de corpo subdivido (3) conter suportes a 90º dotados de orifícios (6), assim como um segundo corpo semicircular (7), igualmente dotado de suportes a 90º dotados de orifícios (8); por um mecanismo de retorno automático (M), composto por uma alavanca (9), composta por uma projeção arqueada (PA) dotada de dentes (D1) e, um acabamento semi-oblongo (11), dotado de orifício (12) e dentes (10), dotado por uma extremidade composta por uma saliência superior (10A); pelos dentes (10) serem travados e destravados nos dentes da engrenagem (5) da presilha de corpo subdivido (3); pelo mecanismo de retorno automático (M) ser composto por uma mola de torção (13), atrelado a um duto (14), ao passo que a mola de torção (13) transpassa o orifício do duto (14); pelo mecanismo de retorno automático (M) compreender um eixo solenoide (17), previsto em um bobina (18), sendo que tal conexão é entremeada por um conector semi-oblongo (19) de extremidades com projeções transversais (20); pelo mecanismo de retorno automático (M) ser composto por uma base (21), que prevê um alojamento (22), para acomodar a bonina (18), e recepções (23A), sendo que seu corpo toma o mesmo delineamento da tampa (16); por compreender um suporte (23) dotado de orifício (24).
  2. DISPOSTIVO PARA TRAVA DE ACELERADOR COM RETORNO AUTOMÁTICO PARA MOTOS, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pela presilha de corpo subdivido (3) ser conectada a manopla da motocicleta, e travar os dentes (10) da alavanca (9) em sua engrenagem (5), mantendo a aceleração da motocicleta ativada.
  3. DISPOSTIVO PARA TRAVA DE ACELERADOR COM RETORNO AUTOMÁTICO PARA MOTOS, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato da bobina (18) do mecanismo de retorno automático (M) ser conectada ao sistema de luz de freio de uma motocicleta; pela bobina (18) receber corrente do sistema de luz de freio de uma motocicleta e, desativar/puxar o eixo solenoide (17), fazendo com que os dentes (D1) da projeção arqueada (PA) da alavanca (9), junto com a mola de torção (13) desativa a alavanca (9).
BR102020026561-0A 2020-12-23 2020-12-23 Dispostivo para trava de acelerador com retorno automático para motos BR102020026561A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102020026561-0A BR102020026561A2 (pt) 2020-12-23 2020-12-23 Dispostivo para trava de acelerador com retorno automático para motos

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102020026561-0A BR102020026561A2 (pt) 2020-12-23 2020-12-23 Dispostivo para trava de acelerador com retorno automático para motos

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102020026561A2 true BR102020026561A2 (pt) 2022-07-05

Family

ID=83362120

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102020026561-0A BR102020026561A2 (pt) 2020-12-23 2020-12-23 Dispostivo para trava de acelerador com retorno automático para motos

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102020026561A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
TWI520872B (zh) 兩種位置之控制裝置
EP2913261A1 (en) Power-assisted bicycle and battery case
WO2009031152A3 (en) Theft prevention device for two-wheeled vehicles
JP2018099978A5 (pt)
BR102020026561A2 (pt) Dispostivo para trava de acelerador com retorno automático para motos
US677907A (en) Bicycle-lock.
CN108545129B (zh) 自行车及其线控定位结构
ATE401236T1 (de) Diebstahlschutzvorrichtung für fahrrad-lenkstange
TWM322359U (en) Bike dirt and mud fender mounted on seat post
BRPI0605219B1 (pt) Freio de estacionamento
KR20130005252U (ko) 장애인용 자동차 운전보조장치
JP3170781U (ja) 盗難防止用シートチューブクイックレリーズ構造
EP3239026A1 (en) Vehicle
JP5841219B1 (ja) 自転車のサイドブレーキ
WO2010123340A1 (en) Throttle and brake lock
RU2799948C1 (ru) Автомобильное механическое противоугонное устройство
JP2007106335A (ja) 二輪車
JP2009114835A (ja) 自転車用ワイヤー錠固定金具
US6976374B1 (en) Vehicle pedal lock
TWI438330B (zh) 一種自行車配件
TWI810794B (zh) 跨騎型車輛
JPS58149871A (ja) 二,三輪車の盗難防止装置
WO2021240283A1 (en) Lockcuff for vehicle
TR202014073A2 (tr) Hırsızlık Önleyici Kırılan Gidon
JP2010012982A (ja) オートバイ用盗難防止装置

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B11Y Definitive dismissal - extension of time limit for request of examination expired [chapter 11.1.1 patent gazette]