BR102019014950A2 - Processo de corte em cruz e reunificação de grãos de ração extrusados. - Google Patents

Processo de corte em cruz e reunificação de grãos de ração extrusados. Download PDF

Info

Publication number
BR102019014950A2
BR102019014950A2 BR102019014950-7A BR102019014950A BR102019014950A2 BR 102019014950 A2 BR102019014950 A2 BR 102019014950A2 BR 102019014950 A BR102019014950 A BR 102019014950A BR 102019014950 A2 BR102019014950 A2 BR 102019014950A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
feed
grains
cross
reunification
matrix
Prior art date
Application number
BR102019014950-7A
Other languages
English (en)
Inventor
Fernando José De Cunto
Original Assignee
Atacado De Rações Pet Ltda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Atacado De Rações Pet Ltda filed Critical Atacado De Rações Pet Ltda
Priority to BR102019014950-7A priority Critical patent/BR102019014950A2/pt
Publication of BR102019014950A2 publication Critical patent/BR102019014950A2/pt

Links

Images

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23KFODDER
    • A23K40/00Shaping or working-up of animal feeding-stuffs
    • A23K40/20Shaping or working-up of animal feeding-stuffs by moulding, e.g. making cakes or briquettes
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23KFODDER
    • A23K40/00Shaping or working-up of animal feeding-stuffs
    • A23K40/25Shaping or working-up of animal feeding-stuffs by extrusion

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Fodder In General (AREA)

Abstract

processo de corte em cruz e reunificação de grãos de ração extrusados. trata de um processo, a ser utilizado após a linha de extrusão de rações para cães e gatos, o qual consiste na submissão dos grãos de ração saídos do canhão de injeção a uma segunda matriz com insertos (1), dotados de facas em cruz (2), que cortam os referidos grãos de ração em quatro planos (3) e, ainda no interior da matriz com insertos (1) propriamente dita, os reunificam novamente, chegando à estufa unos, onde são secos com os tais quatro planos (3), obviamente mais frágeis e mais fáceis de se romperem a primeira mordida do animal.

Description

PROCESSO DE CORTE EM CRUZ E REUNIFICAÇÃO DE GRÃOS DE RAÇÃO EXTRUSADOS. INTRODUÇÃO
[001] A presente patente de invenção trata de um inédito processo, pós extrusão da ração, no qual os grãos de ração, ao saírem da cabeça injetora, são submetidos a ação de facas em cruz, as quais os cortam em quatro pedaços iguais, que logo são reunificados novamente, seguindo para a estufa onde são secos, no entanto, permanecendo as linhas de corte como zonas mais frágeis, portanto, mais fáceis de serem rompidas e/ou quebradas quando da mastigação do animal.
CAMPO DA INVENÇÃO
[002] A invenção em questão é aplicada na indústria de fabricação de rações para cães e gatos, preferencialmente, os idosos ou com problemas de dentição, que utilizam o processo de extrusão.
ESTADO DA TÉCNICA
[003] Na atualidade, basicamente, no processo de extrusão de ração, o formato do produto dá-se pelo perfil do furo da matriz. Após a formatação, ocorre o fatiamento no tamanho que se deseja para o grão, caso contrário, o alimento sairia em forma contínua, como um macarrão. O tamanho e formato dos grãos produzidos pelas indústrias de ração são bastante variados, atendendo as necessidades e gostos das diferentes idades, tamanhos e raças dos animais. Mas todos os grãos são compactos e produzidos, de forma que não se fragmentem na embalagem durante o transporte. Este é o processo padrão utilizado mundialmente, como pode ser observado no PI0216124-2; PI0116634-4 e PI9910430-0.
[004] Um limitante técnico da indústria deste segmento é oferecer um grão de ração, firme o suficiente para não se desintegrar no transporte, mas que, no entanto, seja relativamente fácil de se quebrar apenas quando da mastigação do cão ou gato.
[005] O tempo de mastigação é importante quando se avalia uma ração, uma vez que este fator contribui para higiene bucal e para a digestão do animal. No entanto, a relação tempo de mastigação x flexibilidade do produto x idade ou problema dental do animal é uma equação complicada de ser resolvida. Muitas vezes a solução é dada por uma composição mais flexível, no entanto, a matéria-prima flexível é muito custosa, tornando inviável o valor do produto final. Também há tentativas de aumentar a duração da mastigação pelo aumento da rigidez do produto, porém, esta solução é impraticável para animais idosos e/ou com problemas dentários, uma vez que pode quebrar os dentes dos mesmos.
[006] O atual estado da técnica antecipa alguns documentos de patentes que versam sobre rações, mais especificamente, envolvendo a equação supracitada, como o PI0620368-0, intitulado “COMPOSIÇÃO COMESTÍVEL, PROCESSO PARA A PRODUÇÃO E USO DA MESMA E PRODUTO ALIMENTÍCIO PARA ANIMAL DE ESTIMAÇÃO” - trata de um constituinte de amido reativo, incluindo um constituinte comestível, é tratado termicamente para reagir o mesmo, preferivelmente, em um ambiente de processo dinâmico, para produzir produtos que variam de densidades altas, bem baixas e de texturas muito fortes a macias para, aparentemente, secas. A extensa faixa de texturas permite fornecer produtos alimentícios, tais como artigos de mastigação para animais de estimação, de baixa caloria, digeríveis e seguros, e de longa duração. O cozimento é, preferivelmente, efetuado em uma extrusora, preferivelmente, em baixa umidade ou na total ausência de água adicionada.
[007] O documento acima trata de uma composição comestível, em que o tempo de mastigação é excessivamente prolongado, o que não é indicado para os cães e gatos foco deste pedido de patente.
[008] O documento PI0501477-8, intitulado “ALIMENTO PARA ANIMAIS COM ADIÇÃO EXTERNA E INTERNA DE PRODUTOS PARA AUMENTO DE PALATABILIDADE” -trata de um produto obtido a partir de uma massa composta de ingredientes variados que, após a etapa de cozimento, é produzido por meio de processo de extrusão, em equipamento adequado, em modo contínuo, por meio de dispositivo instalado junto ao cabeçote do equipamento. Na saída, a massa recebe, intemamente, a injeção, por agulhas especiais, também em fluxo contínuo, um elemento palatizante que pode ser pastoso/oleoso ou mesmo líquido, em forma de soro, leite, por exemplo, além de outros produtos similares passíveis de oferecerem, a partir da parte interna do alimento, umidade, aroma e sabor diferenciados.
[009] O PI0501477-8 soluciona o problema deste pedido de patente pela palatabilidade, deixando o animal afoito para comer a ração, o que pode prejudicá-lo de maneira irreversível, ou então aplicando certa dose de componentes, interno ou externo, que torna o alimento menos vítreo.
OBJETIVOS DA INVENÇÃO
[010] É objetivo da presente invenção, propor um processo de corte em cruz e reunificação de grãos, pós extrusão da ração, capaz de formatar os grãos da ração, independente da sua composição, para que se quebre mais facilmente apenas quando da primeira mastigação do animal;
[011] É objetivo da presente invenção, propor um processo de corte em cruz e reunificação de grãos, que obtenha como produto final uma ração que facilite a mastigação dos grãos, para cães e gatos idosos ou com problema de dentição, mantendo a qualidade organolépticas dos mesmos;
[012] É objetivo da presente invenção, propor um processo de corte em cruz e reunificação de grãos, que obtenha os resultados acima, sem nenhum tipo de prejuízo a dimensão, dureza e desintegração dos grãos durante o transporte;
[013] É objetivo da presente invenção, propor um processo de corte em cruz e reunificação de grãos, de ótima relação custo x benefício.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
[014] A invenção trata de um processo a ser aplicado após o processo de extrusão de rações para cães e gatos, que consiste, logo após o canhão de injeção, em submeter a ração derivada da placa com insertos, agora já na forma de grãos, à ação de uma faca em cruz, que os cortam em quatro planos iguais, para, logo em seguida, ainda no interior da matriz de corte em cruz, reunificar os grãos, para torná-los unos novamente, os quais, encaminhados para a estufa, são secos com estes quatros planos, do corte em cruz, mais frágeis.
DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
[015] A invenção será, a seguir, descrita em sua forma de realização, sendo que, para melhor entendimento, referências serão feitas aos desenhos anexos, nos quais estão representados:
FIGURA 1: Detalhe em perspectiva do inserto com faca em cruz da matriz do processo de corte em cruz e reunificação de grãos de ração extrusados;
FIGURA 2: Vista em elevação do inserto com faca em cruz da matriz do processo de corte em cruz e reunificação de grãos de ração extrusados;
FIGURA 3: Vista lateral do inserto com faca em cruz da matriz do processo de corte em cruz e reunificação de grãos de ração extrusados;
FIGURA 4: Vista superior do inserto com faca em cruz da matriz do processo de corte em cruz e reunificação de grãos de ração extrusados;
FIGURA 5: Vista do produto final do processo de corte em cruz e reunificação de grãos de ração extrusados;
FIGURA 6: Vista lateral da matriz do canhão utilizado no processo de extrusão convencional, com detalhe do inserto de saída do grão.
DESCRIÇÃO TÉCNICA DETALHADA DA INVENÇÃO
[016] “PROCESSO DE CORTE EM CRUZ E REUNIFICAÇÃO DE GRÃOS DE RAÇÃO EXTRUSADOS”, trata de um processo, a ser utilizado após a linha de extrusão de rações para cães e gatos, o qual consiste na submissão dos grãos de ração saídos do canhão de injeção a uma segunda matriz com insertos (1), dotados de facas em cruz (2), que cortam os referidos grãos de ração em quatro planos (3) e, ainda no interior da matriz com insertos (1) propriamente dita, os reunificam novamente, chegando à estufa unos, onde são secos com os tais quatro planos (3), obviamente mais frágeis e mais fáceis de se romperem a primeira mordida do animal.
[017] Mais particularmente, a invenção trata de um processo que se dá a linha de extrusão de rações, para cães e gatos, independentemente do tipo de rosca alimentadora, dupla ou simples, desde que a referida alimentação se dê de forma constante, uniforme e homogênea, o que resultará num produto extrusado de qualidade. Geralmente, o canhão extrusor compreende câmaras encamisadas e segmentos de roscas. As câmaras encamisadas permitem que se modifique a temperatura do canhão ao longo de seu comprimento, utilizando, para isso, vapor, água quente ou até óleo quente. Por sua vez, as roscas podem ser de mesmo diâmetro do início ao fim do canhão, assim como ter o segmento final de forma cônica (diâmetro menor). Combinando-se forma e tamanho, há inúmeras possibilidades de apresentação de uma ração extrusada. Nesta forma de viabilização da invenção, será utilizado, como exemplo, uma matriz (M), que é uma placa instalada no final do cilindro, dotada de vários insertos (I), no formato desejado da ração. Sendo assim, a matriz (M) possui duas funções: dar forma desejada à ração e restringir o seu escoamento, que resulta no aumento da pressão na zona de cocção. Por fim, um mecanismo de corte, constituído por facas que giram a uma determinada velocidade, a depender do tamanho desejado da ração. A partir dessas facas, que giram a uma determinada velocidade, o processo inventado tem início com a submissão dos grãos, já cortados no comprimento desejado, a uma matriz com insertos (1), dotados de facas em cruz (2), que cortam os referidos grãos de ração em quatro planos (3) e, ainda no interior da matriz com insertos (1) propriamente dita, os reunificam novamente, chegando à estufa (não demonstrada) unos, onde são secos com os tais quatro planos (3), obviamente mais frágeis e mais fáceis de se romperem a primeira mordida do animal. O inserto (1), de contorno circular, apresenta a faca em cruz (2) localizada por volta do ponto médio do seu diâmetro interno, tendo em sua entrada um ângulo de ataque (α) de no mínimo 30°, que facilita sua penetração na ração na saída do processo de extrusão, e, consequentemente, ótima qualidade do corte em cruz nos quatro planos (3) de 90°, assim como, pelo corte equânime, a reunificação, ainda na matriz com insertos (1), chegando unos na estufa de secagem.

Claims (2)

  1. “PROCESSO DE CORTE EM CRUZ E REUNIFICAÇÃO DE GRÃOS DE RAÇÃO EXTRUSADOS” a ser aplicado após o processo de extrusão de rações de cães e gatos, mais especificamente, a partir da matriz que tem as funções de dar forma desejada a ração e do mecanismo de corte, constituído por facas, que giram a uma determinada velocidade, a depender do tamanho desejado da ração; sendo que os grãos, já cortados no comprimento, são caracterizado por serem submetidos a uma matriz com insertos (1), dotados de facas em cruz (2), que cortam os referidos grãos de ração em quatro planos (3) e, ainda no interior da matriz com insertos (1) propriamente dita, os reunificam novamente, chegando à estufa (não demonstrada) unos, onde são secos com os tais quatro planos (3), obviamente mais frágeis e mais fáceis de se romperem a primeira mordida do animal.
  2. “PROCESSO DE CORTE EM CRUZ E REUNIFICAÇÃO DE GRÃOS DE RAÇÃO EXTRUSADOS” de acordo com a reivindicação 1 caracterizado pelos insertos (1), de contorno circular, apresentarem a faca em cruz (2) localizada por volta do ponto médio do seu diâmetro interno, tendo, em sua entrada, um ângulo de ataque (α) de no mínimo 30°, que facilita sua penetração na ração na saída do processo de extrusão, e, consequentemente, ótima qualidade do corte em cruz nos quatro planos (3) de 90°, assim como, pelo corte equânime, a reunificação, ainda na matriz com insertos (1).
BR102019014950-7A 2019-07-19 2019-07-19 Processo de corte em cruz e reunificação de grãos de ração extrusados. BR102019014950A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102019014950-7A BR102019014950A2 (pt) 2019-07-19 2019-07-19 Processo de corte em cruz e reunificação de grãos de ração extrusados.

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102019014950-7A BR102019014950A2 (pt) 2019-07-19 2019-07-19 Processo de corte em cruz e reunificação de grãos de ração extrusados.

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102019014950A2 true BR102019014950A2 (pt) 2021-02-02

Family

ID=74568876

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102019014950-7A BR102019014950A2 (pt) 2019-07-19 2019-07-19 Processo de corte em cruz e reunificação de grãos de ração extrusados.

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102019014950A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2694386T3 (es) Carne desecada moldeada
RU2234840C2 (ru) Способ получения продукта с двойной текстурой для кормления домашних животных и продукт
RU2611797C2 (ru) Съедобные изделия для жевания животным
JP5165375B2 (ja) 寸法安定性の低炭水化物ペットフード
US8702413B2 (en) Intermittent flow extrusion apparatus
US11812766B2 (en) Edible pet chew and method of manufacture thereof
NO310905B1 (no) Fremgangsmate for fremstilling av hundefôrprodukt med redusert brekkasje
US20210153462A1 (en) Pet chew and treat made of extruded material
BR102012004958B1 (pt) Processo para produzir uma ração semiúmida e ração semiúmida
CN1638626A (zh) 带有肉片干的狗骨及其制作方法
US20170273336A1 (en) Dairy-based dog chew
BR112014000849B1 (pt) Método de formação de um mastigável comestível para animal, aparelho para modificar a superfície de um extrudado e mastigável comestível para animal
CA2903861A1 (en) Dog chew with increased occupancy
US4883421A (en) Directional flow bar extruder
Bhattacharya et al. Effect of extrusion process variables on in-vitro protein digestibility of fish-wheat flour blends
US20160302448A1 (en) Multi-layer dog chew with dairy-based internal layer
TW200901895A (en) Snack for pets and method of producing thereof
BR102019014950A2 (pt) Processo de corte em cruz e reunificação de grãos de ração extrusados.
JP2001095503A (ja) ペットフード及びその製造方法
CA2514529A1 (en) Method for improved absorption of additives in molded edible products
JP6361068B2 (ja) ペットフード及びその製造方法
JP2012157314A (ja) 骨状ペットフード
BR0110932B1 (pt) Alimento seco destinado à alimentação de cães e uso do mesmo.
BRPI0501477B1 (pt) Alimento para animais, com adição externa e interna de produto para aumento de palatabilidade
ES2951261T3 (es) Procedimiento de obtención de un pienso complementario a base de permeado de lactosuero y producto obtenido por dicho procedimiento

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: AS CLASSIFICACOES ANTERIORES ERAM: A23K 40/20 , A23K 40/25

Ipc: A23K 40/20 (2016.01), A23K 40/25 (2016.01), A23K 5