BR0110932B1 - Alimento seco destinado à alimentação de cães e uso do mesmo. - Google Patents

Alimento seco destinado à alimentação de cães e uso do mesmo. Download PDF

Info

Publication number
BR0110932B1
BR0110932B1 BRPI0110932-4B1A BR0110932A BR0110932B1 BR 0110932 B1 BR0110932 B1 BR 0110932B1 BR 0110932 A BR0110932 A BR 0110932A BR 0110932 B1 BR0110932 B1 BR 0110932B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
food
dogs
foods
dog
parallelepiped
Prior art date
Application number
BRPI0110932-4B1A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0110932A (pt
Inventor
Jean Patrick Le Cheviller
Patrice Ricour
Renaud Sergheraert
Original Assignee
Royal Canin Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Royal Canin Sa filed Critical Royal Canin Sa
Publication of BR0110932A publication Critical patent/BR0110932A/pt
Publication of BR0110932B1 publication Critical patent/BR0110932B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23KFODDER
    • A23K50/00Feeding-stuffs specially adapted for particular animals
    • A23K50/40Feeding-stuffs specially adapted for particular animals for carnivorous animals, e.g. cats or dogs
    • A23K50/42Dry feed
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23KFODDER
    • A23K40/00Shaping or working-up of animal feeding-stuffs
    • A23K40/20Shaping or working-up of animal feeding-stuffs by moulding, e.g. making cakes or briquettes
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23KFODDER
    • A23K40/00Shaping or working-up of animal feeding-stuffs
    • A23K40/25Shaping or working-up of animal feeding-stuffs by extrusion
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10STECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10S426/00Food or edible material: processes, compositions, and products
    • Y10S426/805Pet food for dog, cat, bird, or fish

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Animal Husbandry (AREA)
  • Birds (AREA)
  • Fodder In General (AREA)
  • Feed For Specific Animals (AREA)
  • Pharmaceuticals Containing Other Organic And Inorganic Compounds (AREA)
  • Peptides Or Proteins (AREA)
  • Coloring Foods And Improving Nutritive Qualities (AREA)
  • Medicines Containing Plant Substances (AREA)
  • Catching Or Destruction (AREA)
  • Feeding And Watering For Cattle Raising And Animal Husbandry (AREA)
  • Table Equipment (AREA)
  • Valve Device For Special Equipments (AREA)
  • Output Control And Ontrol Of Special Type Engine (AREA)

Description

"ALIMENTO SECO DESTINADO À ALIMENTAÇÃO DE CÃES E USO DO MESMO" A invenção se refere a um alimento seco para cães caracterizado pelo fato de se apresentar sob a forma de um paralelepípedo de dimensões de 29 a 40 mm x 29 a 40 mm x 19 a 30 mm. A invenção se refere igualmente ao uso de tal alimento para reduzir a velocidade de ingestão dos alimentos pelos cães, ou como aditivo, ou como medicamento veterinário, e em particular, para seu uso na melhoria da higiene buco-dentária dos cães.
Em sua origem, os cães eram caçadores carnívoros que descendiam dos lobos (Encyclopédie du Chien, Ed. Hatier Royal Canin, 1997). Sua boca e sua dentição são as dos carniceiros, bem adaptadas para pegar as presas vivas ou mortas, para mordê-las, para rasgar e mastigar suas carnes. A domesticação dos cães pelo homem modificou profundamente a espécie canina tanto nos seus formatos e raças quanto nos seus comportamentos.
Em relação aos formatos dos cães, esses são habitualmente classificados em três grandes categorias: as raças de pequeno porte (de 1 a 10 kg), as raças de médio porte (de 11 a 25 kg) e as raças de grande porte (de 26 a 80 kg ou mais). Nesta última categoria, os cães maiores são às vezes qualificados como raças gigantes. A domesticação mudou também o comportamento alimentar dos cães que não passaram a não ter mais a obrigação de caçar presas vivas ou mortas para se alimentarem, e passaram a se beneficiarem de alimentos prontos para serem consumidos, sejam esses últimos preparações caseiras ou alimentos industriais (pastas úmidas ou alimentos secos), e, assim, os cães não têm mais o hábito de morder, rasgar, ou mastigar sua comida. Eles engolem rapidamente esses alimentos praticamente sem fazer trabalhar sua dentição e sem que sua saliva rica em água e enzimas tenha tempo de embeber os alimentos. Os cães assim alimentados são ainda mais glutões na medida em que os alimentos oferecidos são cada vez mais apetitosos. E, também, os cães mais glutões são os de grande porte, suas necessidades nutricionais diárias sendo as mais elevadas.
Assim, costuma-se ouvir queixas por parte dos proprietários e criadores de cães de que seus cães comem rápido demais, e se arriscam, assim, a terem distúrbios de saúde.
Com efeito, os veterinários descrevem várias patologias dos cães devido a uma ingestão demasiadamente rápida dos alimentos. A afecção mais benigna, porém muito desagradável, tanto para os cães quanto para os seus proprietários, que pode ser creditada a uma ingestão demasiadamente rápida dos alimentos, é a formação de tártaro e de placas dentárias que se encontram na origem de todas as doenças parodontais (A. Grimberg e Ph. Beltramo, Recueil de Médecine Vétérinaire, 1991, 167 (10/11), 997 - 1003). Para se combater a formação de tártaro dentário e de placas dentárias dos animais domésticos de companhia, numerosos processos, incluindo a utilização de aditivos químicos, foram propostos. Por exemplo, a empresa Colgate-Palmolive Company propôs vários meios patenteados: por um alimento extrudado nutricionalmente equilibrado, tendo preferencialmente uma forma de cilindro ou de disco (« disc shape ») e contendo estriações fibrosas (EP 0 575 021, IJS 899534), ou por um « produto mastigável » (« chew product ») que não é um alimento equilibrado mas sim uma matriz celular flexível comestível contendo um material celulósico e um aditivo (EP 0 552 897, US 822241).
No outro extremo da gravidade das patologias, as quais podem ser geradas por uma ingestão demasiadamente rápida dos alimentos, está a síndrome da dilatação - torção do estômago do cão, particularmente, mas não exclusivamente, em cães de raça de grande porte. A ingestão demasiadamente rápida de uma refeição é considerada um fator de risco, sem que nem a natureza ou tão pouco a qualidade dos alimentos possam ser incriminadas na literatura veterinária (Véronique Viateau, Recueil de Médecine Vétérinaire, 1993, 169 (11/12), 985 - 997; C. F. Burrows e L. A. Ignaszewski, Journal of Small Animal Practice, 1990, 31, 495 - 501). A ingestão demasiadamente rápida dos alimentos provoca aerofagia, com acumulação rápida de gases que dilatam o estômago, podendo conduzir a um volvulus gástrico (W. G.
Guilford, Strombeck'.s Small Animal Gastroenterology. Terceira Edição, W. B. Saunders Company Ed., 1996, pp 303 - 317).
Verifica-se, assim, que há uma necessidade de se encontrar meios para fazer com que os cães consumam mais lentamente os alimentos, particularmente os cães de raças de grande porte.
Os alimentos industrializados para cães são classificados em duas grandes categorias: alimentos úmidos e alimentos secos. São os alimentos secos que possuem atualmente as taxas de crescimento mais elevadas no mercado dos alimentos para animais de estimação ("petfoods").
Em relação aos alimentos úmidos, os alimentos secos oferecem numerosas vantagens. São práticos de serem utilizados e fáceis de serem conservados. Além disso, devido à sua taxa de umidade inferior a 14%, são mais econômicos do que os alimentos úmidos: é preciso somente em média 1 kg de alimento seco para se obter o equivalente dos ganhos nutricionais de 4 kg de alimento úmido.
Os alimentos secos para cães se apresentam em duas grandes categorias: alimentos monocomponentes e alimentos de múltiplos componentes.
Os alimentos monocomponentes são alimentos cujos componentes unitários são idênticos. Esses últimos, em função de sua tecnologia de produção, podem se apresentar em forma de grânulos, migalhas, flocos, croquetes, etc.
Os alimentos de múltiplos componentes são alimentos compreendendo pelo menos dois componentes unitários diferentes.
Verificou-se, de forma surpreendente, que é possível tomar mais lenta a ingestão de alimento pelos cães, e particularmente, pelos cães de grande porte, oferecendo-lhes um alimento seco tendo um componente unitário em forma de um paralelepípedo de dimensões bem definidas. O paralelepípedo pode ter lados completamente chatos ou ligeiramente abaulados, e bordas lisas ou apresentar pequenos entalhes e caneluras.
As três dimensões do componente alimentar paralelepipédico da invenção são de 29 a 40 milímetros (mm) x de 29 a 40 milímetros x de 19 a 30 milímetros.
Em uma outra forma de realização preferida da invenção, o componente unitário do alimento terá as dimensões de 29 a 33 milímetros x de 29 a 32 milímetros x de 19 a 25 milímetros. A invenção se refere também aos alimentos secos para cães que têm um de seus componentes com a forma e as dimensões descritas acima. A forma e as dimensões dos alimentos são independentes da composição desses últimos, desde que eles contenham: - pelo menos uma fonte de proteína de origem animal ou vegetal, e/ou - pelo menos uma fonte de glucídeos lentos ou rápidos, em particular, cereais e/ou seus subprodutos, e/ou - pelo menos uma fonte de material graxo de origem animal ou vegetal.
Um alimento da invenção pode assim servir de excipiente para qualquer aditivo ou medicamento veterinário útil para a higiene buco- dentária dos cães.
Os exemplos não exaustivos e não exclusivos a seguir ilustram a invenção.
Exemplo 1 Foram comprados alimentos secos para os cães, os quais são comercialmente oferecidos pelas grandes marcas conhecidas. Foram descritos o tipo e a forma dos componentes unitários de cada alimento. Foram medidas, em seguida, com um medidor deslizante, as dimensões de 10 componentes unitários de cada alimento.
Os resultados estão na Tabela 1 abaixo: TABELA 1 Assim, a forma de disco é a mais frequente. Nota-se também que nenhum dos alimentos examinados apresenta componentes unitários tendo a forma e as dimensões do componente unitário da invenção.
Exemplo 2 Fabricou-se um alimento para cães adultos na forma de farinha e tendo a seguinte composição: - proteína bruta: 26,0% - lisina: 1,36% - arginina: 1,63% - metionina: 0,55% - matérias graxas: 16,0% - celulose bruta: 2,50% - materiais minerais: 5,80% - cálcio: 1,00% - fósforo 0,70% A partir desse alimento na forma de farinha, fabricaram-se dois alimentos secos com a mesma extrusora da marca Wenger: - um alimento de Referência, cujo componente unitário tem a forma de um croquete comum, na forma de um disco de 16,0 milímetros de diâmetro e de 9,1 milímetros de espessura. - um alimento Experimental, cujo componente unitário tem a forma paralelepipédica da invenção e as dimensões de 33 x 32 x 20 milímetros.
Esses dois alimentos foram distribuídos individualmente para cães de raça de grande porte da seguinte forma: numa primeira refeição, distribui-se o alimento de Referência em quantidade igual à ração habitual de cada cão e cronometrou-se seu tempo de ingestão; na refeição seguinte, substitui-se o alimento de Referência pelo alimento Experimental. O teste foi feito com 3 cães da raça Rottweiler, 5 cães da raça Léonberg e 4 cães da raça Dogue Alemão.
Como os cães são de raças, tamanhos e de apetites diferentes, e, portanto, recebem rações diferentes, o tempo de ingestão dos alimentos de Referência e Experimental de cada cão se exprime de forma homogênea em segundos por 100 gramas de alimento ingerido. Os resultados individuais são descritos na Tabela 2 abaixo. TABELA 2 ______________________________________________________________ Esses resultados mostram que, qualquer que seja o cão, o tempo de ingestão do alimento Experimental é maior do que o do alimento de Referência.
Exemplo 3 Fabricou-se um alimento em forma de farinha contendo: - proteína bruta: 31,0% -lisina: 1,78% -arginina: 1,95% - metionina: 0,84% - materiais graxos: 25,0% - matérias minerais: 6,50% -cálcio: 1,35% -fósforo: 1,00% A partir desse alimento em forma de farinha, foram fabricados 2 alimentos secos com uma mesma extrusora da marca Wenger: - um alimento de Referência 2, cujo componente unitário tem a forma de um disco de 14,4 milímetros de diâmetro e de 8,0 milímetros de espessura. - e um alimento Experimental 2, cujo componente unitário tem a forma de alimento paralelepipédico da invenção e as dimensões de 29 x 29 x 19 milímetros.
Numa primeira refeição, foram distribuídos 5600 gramas do alimento de Referência 2 para um grupo de 7 cães jovens da raça Terra Nova vivendo e sendo alimentados em grupo, e cronometrou-se o tempo de ingestão da ração distribuída. Na refeição seguinte, substitui-se o alimento de Referência 2 pelo alimento Experimental 2.
Os tempos de ingestão dos 2 alimentos foram, respectivamente, os seguintes: - para o alimento de Referência 2: 564 segundos. - para o alimento Experimental 2: 1192 segundos (211,5% do alimento de Referência 2).
Esses resultados mostram que, como para os cães alimentados individualmente do teste precedente, um alimento segundo a invenção reduziu igualmente a velocidade de ingestão dos cães alimentados em grupo.

Claims (8)

1. Alimento seco destinado à alimentação de cães, contendo: - pelo menos uma fonte de proteína de origem animal ou vegetal, e/ou - pelo menos uma fonte de glucídeos lentos ou rápidos e/ou - pelo menos uma fonte de material graxo de origem animal ou vegetal, caracterizado pelo fato de que se apresenta na forma de um paralelepípedo tendo dimensões de 29 mm a 40 mm x de 29 mm a 40 mm x 19 mm a 30 mm.
2. Alimento de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o paralelepípedo tem bordas lisas.
3. Alimento de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que as bordas do paralelepípedo têm entalhes ou ranhuras.
4. Alimento de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que o paralelepípedo tem as dimensões de 29 a 33 mm x 29 a 32 mm x 19 a 25 mm.
5. Alimento de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que é utilizado para alimentar raças de cães de grande porte.
6. Uso de um alimento para cães, conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de que é para reduzir a velocidade de ingestão do dito alimento pelos cães.
7. Alimento de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de ser como aditivo ou medicamento veterinário.
8. Alimento de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que seu uso é para melhorar a higiene buco-dentária dos cães.
BRPI0110932-4B1A 2000-05-19 2001-05-18 Alimento seco destinado à alimentação de cães e uso do mesmo. BR0110932B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR00/06425 2000-05-19
FR0006425A FR2808970B1 (fr) 2000-05-19 2000-05-19 Aliment ralentissant la vitesse d'ingestion des chiens
PCT/FR2001/001531 WO2001087084A1 (fr) 2000-05-19 2001-05-18 Aliment ralentissant la vitesse d'ingestion des chiens

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0110932A BR0110932A (pt) 2003-02-11
BR0110932B1 true BR0110932B1 (pt) 2014-07-08

Family

ID=8850410

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0110932-4B1A BR0110932B1 (pt) 2000-05-19 2001-05-18 Alimento seco destinado à alimentação de cães e uso do mesmo.

Country Status (16)

Country Link
US (1) US6423353B1 (pt)
EP (1) EP1282362B1 (pt)
JP (1) JP2004508811A (pt)
AT (1) ATE323423T1 (pt)
AU (2) AU2001262458C1 (pt)
BR (1) BR0110932B1 (pt)
CA (1) CA2410040C (pt)
CY (1) CY1105069T1 (pt)
DE (1) DE60118905T2 (pt)
DK (1) DK1282362T3 (pt)
ES (1) ES2258087T3 (pt)
FR (1) FR2808970B1 (pt)
MX (1) MXPA02011422A (pt)
PT (1) PT1282362E (pt)
WO (1) WO2001087084A1 (pt)
ZA (1) ZA200209228B (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7422508B2 (en) 2003-04-30 2008-09-09 Hbi Branded Apparel Enterprises, Llc Garments and methods of manufacturing
FR2879076B1 (fr) * 2004-12-15 2007-09-21 Royal Canin Sa Aliment pour chien du type brachycephale
US9039761B2 (en) * 2006-08-04 2015-05-26 Allergan, Inc. Ocular implant delivery assemblies with distal caps
JP6166888B2 (ja) * 2011-11-15 2017-07-19 花王株式会社 ペットフード
JP6310690B2 (ja) * 2012-12-19 2018-04-11 花王株式会社 ペットフード

Family Cites Families (38)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CA560490A (en) 1958-07-15 J. Hallinan Francis Pet foods and method of packaging same
US2138177A (en) 1935-05-31 1938-11-29 Kendall Dog Food Company Animal food
US2385068A (en) * 1942-08-14 1945-09-18 Ind Patents Corp Method of dehydrating food concentrates
US3431112A (en) 1965-02-15 1969-03-04 Pillsbury Co Food bar and method for making
NL7117527A (pt) 1970-12-24 1972-06-27
AU474914B2 (en) 1972-09-14 1975-03-06 Uncle Bens Of Australia Pty. Ltd Improvements in or relating to meaty-textured food products
US4364925A (en) 1974-12-18 1982-12-21 Fisher Stanton E Unitized animal food system product
US3946123A (en) 1975-03-10 1976-03-23 Star-Kist Foods, Inc. Canned pet food
US4006266A (en) 1975-10-08 1977-02-01 The Quaker Oats Company Process for making a dry pet food having a hard component and a soft component
DE3031896A1 (de) 1980-08-23 1982-02-25 Edmund 8901 Wehringen Müller Futtermittel, insbesondere hundevollnahrung
FR2514233A1 (fr) 1981-10-08 1983-04-15 Rouville Guy De Nouvel aliment pour animaux a tendance carnassiere
EP0088574B1 (en) 1982-03-05 1986-06-25 Quaker France S.A. Animal foodstuff
GB2122892B (en) 1982-07-02 1986-01-29 Squibb & Sons Inc Nystantin pastille formulation
ATE29825T1 (de) 1983-06-21 1987-10-15 Buehler Ag Geb Verfahren zur herstellung eines produktes aus staerkehaltigen ausgangsstoffen.
US4743460A (en) * 1983-11-07 1988-05-10 Nabisco Brands, Inc. Soft canine biscuit containing discrete particles of meat and other materials and method for making same
GB8502124D0 (en) 1985-01-29 1985-02-27 Spillers Foods Ltd Pet food
JPS61293351A (ja) 1985-06-21 1986-12-24 Taiyo Fishery Co Ltd ペツトフ−ド
US4781939A (en) 1986-10-28 1988-11-01 Nestec, S.A. Layered meat emulsion product and method of producing same
US4791002A (en) 1987-03-31 1988-12-13 The Quaker Oats Company Process for making a canned meat with gravy pet food
JP2629003B2 (ja) 1987-08-06 1997-07-09 日清製粉株式会社 ペツトフードの製造方法
NL8800981A (nl) * 1988-04-15 1989-11-01 Trouw International B V Huisdierenvoeder.
IT1229930B (it) 1988-10-14 1991-09-16 Dox Al Italia Spa Procedimento per la preparazione di miscele per uso alimentare e mangimistico comprendenti sostanze attive distribuite in modo uniforme
WO1990011694A1 (en) 1989-04-05 1990-10-18 Kanebo Ltd. Process for producing shaped food
US5094870A (en) * 1989-05-30 1992-03-10 Nabisco Brands, Inc. Canine biscuits containing an inorganic pyrophosphate
FR2664471A1 (fr) 1990-07-16 1992-01-17 Bernard Hugues Repas complet surgele pour chien ou chat.
US5296209A (en) 1992-01-17 1994-03-22 Colgate Palmolive Company Pet chew product having oral care properties
US5431927A (en) * 1992-06-16 1995-07-11 Colgate-Palmolive Company Pet food product having oral care properties
US5405836A (en) * 1993-03-02 1995-04-11 Nabisco, Inc. Pet foods with water-soluble zinc compound coating for controlling malodorous breath
US5532010A (en) * 1993-05-28 1996-07-02 Nabisco, Inc. Coated canine biscuits and preparation process
US5501868A (en) 1993-09-21 1996-03-26 Colgate Palmolive Company Extruded dog treat food product having improved resistance to breakage
FR2710500B1 (fr) 1993-09-27 1995-12-01 Virbac Laboratoires Composition et système à administration orale pour animaux, leur procédé de préparation et leurs applications.
PT668024E (pt) 1994-01-24 2001-09-28 Nestle Sa Composicao esterilizada para alimentacao animal e seu processo de preparacao
FR2720944B1 (fr) * 1994-06-09 1996-09-06 Sanofi Sa Composition thérapeutique ou diététique sous forme de gel médicamenteux pour l'administration à des animaux de compagnie.
FR2725113B1 (fr) * 1994-09-21 1998-08-21 Lighties Produit alimentaire compose de parties de fruits durs agglomerees en lots calibres, procede et dispositif pour l'obtention de ce produit
US5500239A (en) * 1995-03-15 1996-03-19 Colgate Palmolive Company Method and apparatus for the manufacture of a pet food product having a fibrous striated structural matrix
JPH10276685A (ja) * 1997-04-09 1998-10-20 Earth Chem Corp Ltd 動物用食品
CA2244084C (en) * 1997-10-14 2006-07-25 Societe Des Produits Nestle S.A. Dental care pet food
US6117477A (en) * 1998-03-18 2000-09-12 Kal Kan Foods, Inc. Multicomponent food product and methods of making and using the same

Also Published As

Publication number Publication date
CY1105069T1 (el) 2009-11-04
AU6245801A (en) 2001-11-26
WO2001087084A1 (fr) 2001-11-22
EP1282362A1 (fr) 2003-02-12
US6423353B1 (en) 2002-07-23
CA2410040A1 (fr) 2001-11-22
DE60118905T2 (de) 2007-04-12
ES2258087T3 (es) 2006-08-16
PT1282362E (pt) 2006-08-31
CA2410040C (fr) 2009-09-08
MXPA02011422A (es) 2003-04-25
FR2808970B1 (fr) 2003-01-31
EP1282362B1 (fr) 2006-04-19
ATE323423T1 (de) 2006-05-15
BR0110932A (pt) 2003-02-11
ZA200209228B (en) 2003-08-08
AU2001262458B2 (en) 2005-04-21
DE60118905D1 (de) 2006-05-24
FR2808970A1 (fr) 2001-11-23
DK1282362T3 (da) 2006-07-31
AU2001262458C1 (en) 2005-11-03
JP2004508811A (ja) 2004-03-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
AU748283B2 (en) Dental care pet food
RU2530507C2 (ru) Способ получения сухого кошачьего корма с высокой вкусовой привлекательностью
US20050181097A1 (en) Nutritionally complete pet food and method of feeding and manufacturing same
US20090110778A1 (en) Multi-Component Food or Feed Product
JP2016516405A (ja) ペットの処置のための組成物、方法、およびキット
JP2014221071A (ja) 発育期の動物の生活の質を高めるための方法
US20100143561A1 (en) Pet food and a process for its manufacture
JP7518176B2 (ja) ペットの歯科衛生を改善するための膨張乾燥生成物
AU2011229969A1 (en) Methods for enhancing the palatability of comestible compositions
JP5654408B2 (ja) ドライペットフード
JP2006503567A (ja) 高齢ネコ科動物フード
BR0110932B1 (pt) Alimento seco destinado à alimentação de cães e uso do mesmo.
EP4248760A1 (en) Pet food
JP4108213B2 (ja) 養魚用固形飼料の製造方法
WO2023234251A1 (ja) 総合栄養食ペットフード
WO2022145456A1 (ja) ペットフード
BRPI0906280A2 (pt) Ração extrudada, úmida e macia, para animais
JP2007504832A (ja) 飼料用オレアミド含有組成物
CN116669566A (zh) 宠物食品
JPH06319470A (ja) ドッグフード
JPS6265644A (ja) シラスウナギ用飼料

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 08/07/2014, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B15K Others concerning applications: alteration of classification

Ipc: A23K 50/42 (2016.01), A23K 40/20 (2016.01), A23K 4