BR102017005555A2 - Pendulum damping device - Google Patents

Pendulum damping device Download PDF

Info

Publication number
BR102017005555A2
BR102017005555A2 BR102017005555-8A BR102017005555A BR102017005555A2 BR 102017005555 A2 BR102017005555 A2 BR 102017005555A2 BR 102017005555 A BR102017005555 A BR 102017005555A BR 102017005555 A2 BR102017005555 A2 BR 102017005555A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
support
pendulum
attenuation system
pendulum body
axially
Prior art date
Application number
BR102017005555-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Hennebelle Michaël
Grieco Giovanni
Verhoog Roel
Salvadori David
Original Assignee
Valeo Embrayages
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Valeo Embrayages filed Critical Valeo Embrayages
Publication of BR102017005555A2 publication Critical patent/BR102017005555A2/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16FSPRINGS; SHOCK-ABSORBERS; MEANS FOR DAMPING VIBRATION
    • F16F15/00Suppression of vibrations in systems; Means or arrangements for avoiding or reducing out-of-balance forces, e.g. due to motion
    • F16F15/10Suppression of vibrations in rotating systems by making use of members moving with the system
    • F16F15/14Suppression of vibrations in rotating systems by making use of members moving with the system using masses freely rotating with the system, i.e. uninvolved in transmitting driveline torque, e.g. rotative dynamic dampers
    • F16F15/1407Suppression of vibrations in rotating systems by making use of members moving with the system using masses freely rotating with the system, i.e. uninvolved in transmitting driveline torque, e.g. rotative dynamic dampers the rotation being limited with respect to the driving means
    • F16F15/145Masses mounted with play with respect to driving means thus enabling free movement over a limited range

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Acoustics & Sound (AREA)
  • Aviation & Aerospace Engineering (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Vibration Dampers (AREA)
  • Vibration Prevention Devices (AREA)

Abstract

dispositivo de amortecimento pendular. dispositivo de amortecimento pendular (1) que compreende: - um suporte (2) móvel em torno de um eixo de rotação (x), - pelo menos um corpo pendular (3), móvel em relação ao suporte (2), e - um sistema de atenuação (30) do ruído que se produz por ocasião de um choque do corpo pendular (3) sobre o suporte (2), disposto axialmente de cada lado do suporte e que aperta axialmente esse suporte (2).

Description

“DISPOSITIVO DE AMORTECIMENTO PENDULAR” [0001] A presente invenção se refere a um dispositivo de amortecimento pendular, notadamente para um sistema de transmissão de veículo automóvel.
[0002] Em uma tal aplicação, o dispositivo de amortecimento pendular pode ser integrado a um sistema de amortecimento de torção de uma embreagem próprio para ligar seletivamente o motor térmico à caixa de marchas, a fim de filtrar as vibrações devidas às velocidades de rotação não constantes em um ciclo do motor. Um tal sistema de amortecimento de torção é por exemplo um volante duplo amortecedor.
[0003] Em variante, em uma tal aplicação, o dispositivo de amortecimento pendular pode ser integrado a um disco de fricção de embreagem ou a um conversor de torque hidrodinâmico ou a um volante solidário do virabrequim ou a uma dupla embreagem a seco ou úmida.
[0004] Um tal dispositivo de amortecimento pendular emprega classicamente um suporte e um ou vários corpos pendulares móveis em relação a esse suporte, o deslocamento em relação ao suporte de cada corpo pendular sendo guiado por dois órgãos de rolamento que operam junto por um lado com pistas de rolamento solidárias do suporte, e por outro lado com pistas de rolamento solidárias do corpo pendular.
[0005] Por ocasião da partida ou por ocasião da paralisação do motor térmico do veículo, baixos regimes podem acarretar uma dessincronização dos corpos pendulares em relação ao suporte, de modo que esses corpos pendulares podem cair radialmente e vir bater contra o suporte. Um tal choque pode ocasionar vibrações do suporte e/ou ruídos não desejáveis. Tais ruídos e/ou tais vibrações não desejáveis podem também se produzir por ocasião de choques entre corpo pendular e suporte no final do deslocamento desse corpo pendular para filtrar uma oscilação de torção.
[0006] O pedido DE 10 2011 086 436 ensina dispor de cada lado de um suporte de dispositivo de amortecimento pendular uma peça metálica atravessada por um rebite, cada peça metálica sustentando meios de amortecimento da entrada em batente de um corpo pendular contra esse suporte.
[0007] Existe uma necessidade de reduzir, notadamente suprimir, os inconvenientes acima que se produzem notadamente por ocasião de queda(s) radial(ais) de um corpo pendular sobre o suporte de um dispositivo de amortecimento pendular.
[0008] A invenção tem como objeto responder a essa necessidade e ela consegue isso, de acordo com um primeiro aspecto, com o auxílio de um dispositivo de amortecimento pendular que compreende: - um suporte móvel em torno de um eixo de rotação, - pelo menos um corpo pendular, móvel em relação ao suporte, e - um sistema de atenuação do ruído que se produz por ocasião do choque do corpo pendular contra o suporte, esse sistema sendo disposto axialmente de cada lado do suporte e apertando axialmente esse último.
[0009] A presença do sistema de atenuação permite pinçar o suporte, o que limita as vibrações desse último depois de um choque do corpo pendular sobre esse último. O sistema de atenuação pode assim desempenhar o papel de um filtro para essas vibrações. São corrigidos assim os problemas identificados acima que se produzem por exemplo por ocasião da partida ou por ocasião da paralisação do motor térmico do veículo. Frequências compreendidas entre 1000 Hz e 3000 Hz podem por exemplo ser filtradas.
[0010] o sistema de atenuação do ruído pode ser fabricado em matéria plástica. O plástico é especialmente adaptado para permitir limitar as vibrações do suporte depois de um choque do corpo pendular sobre esse último.
[0011] No sentido do presente pedido: - “axialmente” significa “paralelamente ao eixo de rotação do suporte”, - “radialmente” significa “ao longo de um eixo que pertence a um plano ortogonal ao eixo de rotação do suporte e que corte esse eixo de rotação do suporte”, - “angularmente” ou “circunferencialmente” significa “em torno do eixo de rotação do suporte”, - “ortorradialmente” significa “perpendicularmente a uma direção radial”, - “solidário” significa “rigidamente acoplado”, - a posição de repouso de um corpo pendular é aquela na qual esse corpo pendular é centrifugado sem ser submetido a oscilações de torção que provêm das velocidades de rotação não constantes em um ciclo do motor térmico, e - a dimensão radial de um elemento é a diferença entre (i) a maior distância desse elemento ao eixo de rotação, e (ii) a menor distância desse elemento ao eixo de rotação.
[0012] De acordo com um primeiro exemplo de execução da invenção, o sistema de atenuação compreende uma primeira parte disposta axialmente de um primeiro lado do suporte e uma segunda parte disposta axialmente de um segundo lado do suporte, a primeira parte e a segunda parte sendo peças distintas solidarizadas ao suporte.
[0013] A primeira parte do sistema de atenuação e a segunda parte do sistema de atenuação podem ter ambas a mesma forma, quando são observadas perpendicularmente ao eixo de rotação.
[0014] A solidarização entre as primeiras e segundas partes pode ser feita sem o auxílio de uma peça adicional. Uma dessas partes leva por exemplo formas machos enquanto que a outra dessas partes leva formas fêmeas, e esses formas operam juntas para permitir essa solidarização, notadamente por encaixe.
[0015] Em variante, a solidarização entre essas primeiras e segundas partes pode ser feita via meios de ligação, por exemplo rebites ou parafusos.
[0016] Ainda em variante, a solidarização entre essas primeiras e segundas partes pode ser feita por intermédio do suporte sobre o qual cada uma delas, da primeira e da segunda parte, é fixada. Cada parte apresenta por exemplo piões que operam junto com furos do suporte para fixar a dita parte sobre o suporte.
[0017] De acordo com um segundo exemplo de execução da invenção, o sistema de atenuação compreende uma primeira parte disposta axialmente de um primeiro lado do suporte, e uma segunda parte disposta axialmente de um segundo lado do suporte, a primeira parte e a segunda parte formando uma só e mesma peça sobremoldada sobre o suporte. A sobremoldagem é por exemplo realizada por impressão em três dimensões sobre o suporte. Similarmente ao que foi mencionado em relação ao primeiro exemplo de execução da invenção, a primeira e a segunda parte do sistema de atenuação podem ter a mesma forma, quando são observadas perpendicularmente ao eixo de rotação.
[0018] De acordo com esse segundo exemplo, a zona do suporte sobre a qual o sistema de atenuação do ruído é sobremoldado pode compreender furos transpassantes e esses furos são então fechados pela matéria sobremoldada. É assegurada assim uma forte coesão entre o suporte e o sistema de atenuação do ruído.
[0019] De acordo com um ou outro dos modos de realização acima, cada parte do sistema de atenuação pode ser fabricada em matéria plástica, por exemplo em PA66, em PA64, em Hytrel®, em uma liga termoplástica ou em elastômero, essa lista não sendo limitativa.
[0020] Em tudo o que precede, cada uma delas, da primeira e da segunda parte do sistema de atenuação, pode ser disposta de maneira a impedir qualquer sobreposição radial entre o corpo pendular e o sistema de atenuação. Em consequência disso, o sistema de atenuação permanece em permanência disposto radialmente aquém do corpo pendular.
[0021] O sistema de atenuação do ruído pode limitar o deslocamento radial para o interior do corpo pendular, permitindo, visto a matéria na qual esse sistema de atenuação é realizado, amortecer também a queda radial do corpo pendular contra o suporte.
[0022] Um órgão de amortecimento de entrada em batente complementar pode nesse caso ser previsto, esse órgão de amortecimento de entrada em batente permitindo então amortecer a entrada em batente do corpo pendular contra o suporte nas posições seguintes: - a posição no fim de um deslocamento no sentido trigonométrico desse corpo pendular a partir da posição de repouso para filtrar uma oscilação de torção, e/ou - a posição no fim de um deslocamento no sentido não trigonométrico desse corpo pendular a partir da posição de repouso para filtrar uma oscilação de torção.
[0023] Esse órgão de amortecimento de entrada em batente complementar é nesse caso levado pelo corpo pendular e próprio para entrar simultaneamente em contato com o corpo pendular e o suporte para a totalidade ou parte das posições relativas precitadas do corpo pendular em relação ao suporte.
[0024] Cada órgão de amortecimento de entrada em batente complementar pode ser dedicado a um órgão de ligação do corpo pendular quando esse último apresenta duas massas pendulares ligadas entre si por um tal órgão de ligação. Cada órgão de amortecimento de entrada em batente complementar pode apresentar propriedades elásticas que permitem o amortecimento dos choques ligados à entrada em batente do corpo pendular contra o suporte. Esse amortecimento é nesse caso permitido por uma compressão do órgão de amortecimento de entrada em batente complementar, esse último sendo por exemplo feito de elastômero ou feito de borracha.
[0025] Quando nenhuma sobreposição axial existe entre o sistema de amortecimento do ruído e o corpo pendular, pelo menos um deles, do corpo pendular e do suporte, pode levar pelo menos uma peça de interposição axial, essa peça de interposição axial sendo notadamente um revestimento colocado sobre o suporte ou sobre o corpo pendular. Em variante, a peça de interposição axial pode ser um patim levado pelo suporte ou pelo corpo pendular. Esse patim pode ser feito de plástico e ele pode ser fixado sobre o suporte, respectivamente sobre o corpo pendular, via uma ou várias abas de fixação montadas em um ou vários furos do suporte, respectivamente do corpo pendular. Uma tal peça de interposição pode assim limitar o deslocamento axial do corpo pendular em relação ao suporte,evitando assim os choques axiais entre as ditas peças, e assim um desgaste e ruídos não desejados, notadamente quando o suporte e/ou o corpo pendular são feitos de metal.
[0026] Em variante, cada uma delas, da primeira e da segunda parte do sistema de atenuação do ruído, pode ser disposta de maneira a permitir uma sobreposição radial entre a zona radialmente exterior do sistema de atenuação do ruído e a zona radialmente interior do corpo pendular. Cada parte do sistema de atenuação do ruído pode nesse caso apresentar uma dimensão axial reduzida, ao nível onde se produz a sobreposição radial com o corpo pendular para liberar o espaço axial necessário à deflexão desse corpo pendular. Essa sobreposição radial pode permitir que cada parte do sistema de atenuação do ruído forme uma peça de interposição axial, que substitui assim os patins precitados.
[0027] O deslocamento do corpo pendular em relação ao suporte pode ser guiado por dois órgãos de rolamento, caso no qual o dispositivo de amortecimento é qualificado de “bifilar”.
[0028] Cada órgão de rolamento opera junto por exemplo com pelo menos uma primeira pista de rolamento solidária do suporte e com pelo menos uma segunda pista de rolamento solidária do corpo pendular. Cada órgão de rolamento opera junto por exemplo com a ou as pistas de rolamento solidárias do suporte e com a ou as pistas de rolamento solidárias do corpo pendular unicamente via sua superfície exterior.
[0029] Cada órgão de rolamento é por exemplo um rolo de seção circular em um plano perpendicular ao eixo de rotação do suporte. Esse rolo pode compreender várias porções cilíndricas sucessivas de raio diferente. As extremidades axiais do rolo podem ser desprovidas de rebordo anular fino. O rolo é por exemplo realizado em aço. O rolo pode ser vazado ou cheio.
[0030] Em tudo o que precede, o dispositivo compreende por exemplo um número de corpos pendulares compreendido entre dois e oito, notadamente três, quatro, cinco ou seis corpos pendulares. Todos esses corpos pendulares podem se suceder circunferencialmente. O dispositivo pode assim compreender uma pluralidade de planos perpendiculares ao eixo de rotação em cada um dos quais todos os corpos pendulares são dispostos.
[0031] Em tudo o que precede a formadas primeira se das segundas pistas de rolamento precitadas pode ser tal para que cada corpo pendular seja unicamente deslocado em relação ao suporte em translação em torno de um eixo fictício paralelo ao eixo de rotação do suporte.
[0032] Em variante, a forma das pistas de rolamento pode ser tal para que cada corpo pendular seja deslocado em relação ao suporte ao mesmo tempo: - em translação em torno de um eixo fictício paralelo ao eixo de rotação do suporte, e - também em rotação em torno do centro de gravidade da dita massa pendular, um tal movimento sendo ainda chamado de “movimento combinado” e divulgado por exemplo no pedido DE 10 2011 086 532.
[0033] Em tudo o que precede, o dispositivo de amortecimento pendular pode compreender dois suportes solidários e o corpo pendular pode só compreender uma única massa pendular disposta axialmente entre os dois suportes, ou se for o caso várias massas pendulares solidarizadas entre si e dispostas axialmente entre os dois suportes. Nesse caso, cada suporte pode compreender um sistema de atenuação do ruído que se produz por ocasião de um choque do corpo pendular contra esse suporte, o dito sistema apertando axialmente esse suporte. Em variante, o sistema de atenuação do ruído associado a cada suporte só é disposto axialmente no lado desse suporte que está em frente ao corpo pendular.
[0034] Em variante, em tudo o que precede, o corpo pendular pode compreender uma primeira massa pendular disposta axialmente de um primeiro lado do suporte e uma segunda massa pendular disposta axialmente de um segundo lado do suporte e pelo menos um órgão de ligação que solidariza essa primeira e essa segunda massa pendular.
[0035] Quando o corpo pendular compreende duas massas pendulares, a primeira parte do sistema de atenuação do ruído pode ser disposta axialmente entre o suporte e a primeira massa pendular e a segunda parte do dito sistema pode ser disposta axialmente entre o suporte e a segunda massa pendular.
[0036] Com um tal corpo pendular de duas massas pendulares, a zona radialmente exterior da primeira parte do dito sistema pode apresentar uma dimensão axial reduzida, de maneira a aumentar a distância axial entre a primeira massa pendular e a dita zona radialmente exterior, e a zona radialmente exterior da segunda parte do dito sistema pode apresentar uma dimensão axial reduzida, de maneira a aumentar a distância axial entre a segunda massa pendular e a dita zona radialmente exterior. Como já mencionado, é feito aqui de modo que a sobreposição radial entre a zona radialmente exterior do sistema de atenuação do ruído e a zona radialmente interior das massas pendulares não afete a deflexão dessas massas pendulares, e portanto os desempenhos de filtragem fornecidos pelo dispositivo de amortecimento pendular.
[0037] Ainda quando o corpo pendular compreende duas massas pendulares, pelo menos um órgão de amortecimento de entrada em batente do corpo pendular contra o suporte pode ser ligado a cada parte do sistema de atenuação do ruído. Esse órgão de amortecimento de entrada em batente é por exemplo diretamente fixado a cada parte do sistema de atenuação do ruído. Em variante, o órgão de amortecimento de entrada em batente e cada parte do sistema de atenuação do ruído são ligados indiretamente via o suporte. Esse órgão de amortecimento de entrada em batente pode ser disposto axialmente entre as duas partes do sistema de atenuação do ruído.
[0038] Cada órgão de amortecimento de entrada em batente pode nesse caso ser levado pelo suporte e disposto axialmente entre a primeira massa pendular e a segunda massa pendular desse corpo. Cada órgão de amortecimento de entrada em batente é por exemplo alojado na espessura do suporte, podendo localmente ser saliente para além dessa espessura.
[0039] Dois órgãos de amortecimento de entrada em batente levados pelo suporte são por exemplo dedicados a cada corpo pendular.
[0040] Cada um desses órgãos de amortecimento de entrada em batente levados pelo suporte pode ser próprio para entrar simultaneamente em contato com o corpo pendular e o suporte para posições relativas do corpo pendular em relação ao suporte, essas posições relativas compreendendo: - a posição no fim de um deslocamento no sentido trigonométrico desse corpo pendular a partir da posição de repouso para filtrar uma oscilação de torção, e/ou - a posição no fim de um deslocamento no sentido não trigonométrico desse corpo pendular a partir da posição de repouso para filtrar uma oscilação de torção, e/ou - a posição que resulta de uma queda radial do corpo pendular, por exemplo por ocasião da paralisação ou da partida do motor térmico do veículo.
[0041] Cada órgão de amortecimento de entrada em batente é por exemplo realizado em elastômero. Esse órgão de amortecimento de batente é por exemplo disposto pelo menos em parte dentro de uma janela que recebe um órgão de ligação do corpo pendular.
[0042] Cada órgão de amortecimento de batente entra por exemplo em contato com um órgão de ligação para a totalidade ou parte das posições relativas do corpo pendular em relação ao suporte precitadas.
[0043] Em complemento desses órgãos de amortecimento de entrada em batente, cada corpo pendular pode levar um órgão de amortecimento de entrada em batente adicional, que é próprio para vir se apoiar contra a borda radialmente exterior do suporte, para participar no amortecimento da entrada em batente para a totalidade ou parte das posições relativas do corpo pendular em relação ao suporte mencionadas acima.
[0044] Quando o corpo pendular compreende duas massas pendulares e que órgãos de amortecimento de entrada em batente ligados às partes do sistema de atenuação do ruído estão presentes, cada um desses órgãos de amortecimento de entrada em batente pode apresentar sucessivamente quando há um deslocamento radialmente para o exterior: uma primeira porção de primeira dimensão axial, e uma segunda porção de segunda dimensão axial, a segunda dimensão axial sendo inferior à primeira dimensão axial. Um chanfro é por exemplo feito ao nível da segunda porção desse órgão de amortecimento de entrada em batente. Uma tal configuração desses órgãos de amortecimento de entrada em batente permite favorecer a fluência de matéria plástica na direção das massas pendulares, quando esse órgão de amortecimento de entrada em batente é comprimido, e permite assim tornar mãos difícil a fluência de matéria plástica na direção das peças do sistema de atenuação do ruído.
[0045] De acordo com uma primeira realização preferida, o órgão de rolamento opera junto com uma só primeira pista de rolamento e com uma só segunda pista de rolamento, e essa segunda pista de rolamento é definida pelo órgão de ligação do corpo pendular. Uma porção do contorno desse órgão de ligação define por exemplo a segunda pista de rolamento. Em variante, um revestimento pode ser cocoado sobre essa porção do contorno do órgão de ligação para formar a segunda pista de rolamento. Um tal órgão de ligação é por exemplo enfiado à força via cada uma de suas extremidades axiais em uma abertura feita em uma das massas pendulares. Em variante, o órgão de ligação pode ser soldado ou aparafusado ou rebitado via suas extremidades axiais sobre cada massa pendular.
[0046] De acordo com a primeira realização preferida, o deslocamento de cada corpo pendular em relação ao suporte pode ser guiado por pelo menos dois órgãos de rolamento, notadamente exatamente dois órgãos de rolamento. Dois órgãos de ligação que operam junto cada um deles com um órgão de rolamento podem ser previstos.
[0047] Cada órgão de rolamento pode nesse caso ser unicamente solicitado em compressão entre as primeira e segunda pistas de rolamento mencionadas acima. Essas primeira e segunda pistas de rolamento que operam junto com um mesmo órgão de rolamento podem estar pelo menos em parte radialmente confrontantes, quer dizer que existem planos perpendiculares ao eixo de rotação nos quais essas pistas de rolamento ambas se estendem.
[0048] De acordo com a primeira realização preferida, cada órgão de rolamento pode ser recebido dentro de uma janela do suporte que já recebe um órgão de ligação e que não recebe nenhum outro órgão de rolamento. Essa janela é por exemplo definida por um contorno fechado do qual uma porção define a primeira pista de rolamento solidária do suporte que opera junto com esse órgão de rolamento.
[0049] De acordo com uma segunda realização preferida, o órgão de rolamento opera junto por um lado com uma só primeira pista de rolamento solidária do suporte, e por outro lado com duas segundas pistas de rolamento solidárias do corpo pendular. Cada massa pendular apresenta nesse caso uma abertura da qual uma parte do contorno define uma dessas segundas pistas de rolamento.
[0050] De acordo com essa segunda realização preferida, cada órgão de ligação agrupa por exemplo vários rebites, e esse órgão de ligação é recebido dentro de uma janela do suporte, enquanto que o órgão de rolamento é recebido dentro de uma abertura do suporte, distinta de uma janela que recebe um órgão de ligação.
[0051] De acordo com essa segunda realização preferida, dois órgãos de rolamento podem guiar o deslocamento do corpo pendular em relação ao suporte, e cada órgão de rolamento opera junto com uma primeira pista de rolamento dedicada a esse órgão de rolamento e com duas segundas pistas de rolamento dedicadas a esse órgão de rolamento.
[0052] De acordo com essa segunda realização preferida, cada órgão de rolamento pode nesse caso compreender sucessivamente axialmente: - uma porção disposta dentro de uma abertura da primeira massa pendular e que opera junto com a segunda pista de rolamento formada por uma parte do contorno dessa abertura, - uma porção disposta dentro de uma abertura do suporte e que opera junto com a primeira pista de rolamento formada por uma parte do contorno dessa abertura, e - uma porção disposta dentro de uma abertura da segunda massa pendular e que opera junto com a segunda pista de rolamento formada por uma parte do contorno dessa abertura.
[0053] De acordo com esse primeiro exemplo de execução, existe um único suporte que guia via sua segunda parte o deslocamento dos corpos pendulares.
[0054] Independentemente do número de suportes do dispositivo e independentemente do fato de que cada corpo pendular apresente ou não duas massas pendulares, cada uma delas, da primeira e da segunda parte do sistema de atenuação do ruído, pode apresentar uma pluralidade de cavidades de contorno fechado que se sucedem circunferencialmente, e que não são destinadas a receber meios de fixação ao suporte da dita parte do sistema de atenuação e/ou meios de fixação da dita parte do sistema de atenuação à outra parte do sistema de atenuação.
[0055] Duas cavidades sucessivas podem ser separadas por pontes físicas que formam nervuras radiais. Tais cavidades podem conferir ao sistema de atenuação do ruído uma flexibilidade radial ao mesmo tempo em que mantêm a rigidez axial desejada para esse último. Tais cavidades não servem assim para a fixação do sistema de atenuação do ruído sobre o suporte mas outras cavidades poderiam ser previstas no dito sistema com esse objetivo.
[0056] Em variante, cada uma delas, da primeira e da segunda parte do sistema de atenuação do ruído, pode ser desprovida de contorno fechado, uma vez que tais cavidades não são destinadas a receber meios de fixação. Dito de outro modo, todas as cavidades dispostas no sistema servem para fixar esse último sobre o suporte e/ou para fixar a primeira parte do sistema à segunda parte do sistema.
[0057] Em tudo o que precede, a dimensão radial de cada parte do sistema de atenuação do ruído pode ser pequena diante daquela do suporte. A dimensão radial de cada parte do sistema de atenuação do ruído representa por exemplo entre 10 % e 30 % da dimensão radial do suporte.
[0058] Em variante, a dimensão radial de cada parte do sistema de atenuação pode ser maior em relação àquela do suporte, sendo por exemplo compreendida entre 30 % e 60 % da dimensão radial do suporte.
[0059] O sistema de atenuação do ruído pode se estender radialmente até a borda radialmente interior do suporte.
[0060] A dimensão axial de cada parte do sistema de atenuação pode depender da dimensão axial do corpo pendular. No caso de um corpo pendular de duas massas pendulares ligadas entre si, a dimensão axial de cada parte do sistema de atenuação pode ser compreendida entre 0,5 mm e 1,2 vezes a dimensão axial de uma massa pendular, sendo notadamente compreendida entre 2 mm e a dimensão axial da massa pendular, melhor ainda sendo compreendida entre 2 mm e 0,8 vezes a dimensão axial da massa pendular.
[0061] A invenção tem ainda como objeto, de acordo com um outro de seus aspectos, um dispositivo de amortecimento pendular que compreende: - dois suportes solidários e deslocados axialmente, os dois suportes sendo móveis em rotação em torno de um eixo, - pelo menos um corpo pendular que só compreende uma única massa pendular disposta axialmente entre os dois suportes, ou várias massas pendulares solidarizadas entre si e dispostas axialmente entre os dois suportes, [0062] cada suporte levando um sistema de atenuação do ruído que se produz por ocasião do choque do corpo pendular contra esse suporte, esse sistema sendo disposto axialmente de pelo menos um lado desse suporte, notadamente pelo menos no lado desse suporte axialmente em frente ao corpo pendular, notadamente unicamente no lado desse suporte axialmente em frente ao corpo pendular.
[0063] Cada sistema pode nesse caso ser formado por uma só das partes do sistema de atenuação do ruído de acordo com o aspecto precedente da invenção. Tudo o que foi mencionado precedentemente, notadamente em ralação com as características de uma tal parte de sistema de atenuação do ruído, se aplica ainda a esse outro aspecto da invenção.
[0064] A invenção tem como objeto de acordo com um outro aspecto, um dispositivo de amortecimento pendular que compreende: - um suporte móvel em torno de um eixo de rotação, - pelo menos um corpo pendular, móvel em relação ao suporte e, - um sistema de atenuação do ruído que se produz por ocasião do choque do corpo pendular contra o suporte, esse sistema sendo disposto axialmente pelo menos de um lado do suporte.
[0065] A totalidade ou parte do que foi mencionado precedentemente se aplica ainda a esse outro aspecto da invenção.
[0066] A invenção tem ainda como objeto, de acordo com um outro de seus aspectos, um componente para sistema de transmissão de um veículo automóvel, o componente sendo notadamente um volante duplo amortecedor, um conversor de torque hidrodinâmico, ou um componente de sistema de transmissão híbrido, ou um volante solidário do virabrequim, ou um disco de fricção de embreagem ou uma embreagem dupla a seco ou úmida, ou uma simples embreagem úmida, esse componente compreendendo um dispositivo de amortecimento pendular tal como definido acima.
[0067] O suporte do dispositivo de amortecimento pendular pode nesse caso ser um entre: - um anteparo do componente, - uma arruela de guia do componente, - uma arruela de colocação em fase do componente, ou - um suporte distinto do dito anteparo, da dita arruela de guia e da dita arruela de colocação em fase.
[0068] No caso em que o dispositivo é integrado a um volante solidário do virabrequim, o suporte pode ser solidário desse volante.
[0069] O componente é notadamente um disco de fricção de embreagem. Em um tal caso, o suporte ode ser conectado ao cubo do disco de fricção, sendo notadamente soldado sobre o cubo desse disco de fricção.
[0070] A invenção poderá ser melhor compreendida com a leitura da descrição que vai se seguir de exemplos não limitativos de execução dessa última e com o exame do desenho anexo no qual: - as figuras 1 a 6 representam um dispositivo de amortecimento pendular de acordo com uma primeira variante de um primeiro exemplo de execução da invenção, a figura 1 sendo uma vista em perspectiva desse dispositivo, a figura 2 uma vista em corte de acordo com ll-ll da figura 1, as figuras 3 e 4 vistas de modo isolado do sistema de atenuação do ruído das figuras 1 e 2, respectivamente no estado explodido e no estado unido, as figuras 5 e 6 representando respectivamente o dispositivo quando os corpos pendulares estão em repouso e quando eles se deslocaram a partir da posição de repouso até em batente contra o suporte, - a figura 7 representa, similarmente à figura 1, um dispositivo de acordo com uma segunda variante do primeiro exemplo de execução da invenção, - as figuras 8 a 12 representam um dispositivo de amortecimento de acordo com uma terceira variante do primeiro exemplo de execução da invenção, as figuras 8 e 9 sendo respectivamente vistas no estado explodido e no estado unido, a figura 10 sendo uma vista de frente de um detalhe desse dispositivo, as figuras 11 e 12 sendo uma vista de lado do que está representado na figura 10, respectivamente sem e com massa pendular representada, - as figuras 13 a 15 representam um dispositivo de acordo com um segundo exemplo de execução da invenção, as figuras 13 e 14 sendo vistas parciais do dispositivo, respectivamente no estado explodido e no estado unido, e a figura 15 sendo uma vista em corte de acordo com XV-XV da figura 14, e - a figura 16 representa um outro exemplo de dispositivo de amortecimento pendular, integrado a um disco de fricção de embreagem.
[0071] Foi representado na figura 1 um dispositivo de amortecimento pendular 1 de acordo com uma primeira variante de um primeiro exemplo de execução da invenção.
[0072] Esse dispositivo 1 é aqui destinado a ser integrado a um disco de fricção de embreagem, por exemplo associado a um motor térmico notadamente de dois, três ou quatro cilindros.
[0073] O dispositivo de amortecimento pendular 1 compreende no exemplo considerado: - um suporte 2 próprio para se deslocar em rotação em torno de um eixo X, e - uma pluralidade de corpos pendulares 3 móveis em relação ao suporte 2.
[0074] O suporte 2 é por exemplo destinado a ser soldado sobre o cubo do disco de fricção de embreagem.
[0075] No exemplo considerado, três corpos pendulares 3 são previstos, sendo distribuídos de modo uniforme no contorno do eixo X.
[0076] O suporte 2 é aqui realizado de uma só peça, tendo uma forma de placa que se estende entre dois lados 4 substancialmente paralelos.
[0077] Como pode ser visto nas figuras 1 e 2 cada corpo pendular 3 compreende no exemplo considerado: - duas massas pendulares 5, cada massa pendular 5 se estendendo axialmente em frente a um lado do suporte 2, e - dois órgãos de ligação 6 que solidarizam as duas massas pendulares 5.
[0078] Os órgãos de ligação 6, também chamados de “travessas”, são no exemplo considerado deslocados angularmente.
[0079] Nas figuras 1, 2 e 5, o dispositivo de amortecimento pendular 1 está em repouso, quer dizer que ele não filtra as oscilações de torção transmitidas pela cadeia de propulsão devidas às velocidades de rotação não constantes em um ciclo do motor térmico.
[0080] No exemplo das figuras 1 e 2, cada extremidade de um órgão de ligação 6 é soldada sobre uma massa pendular 5, de maneira a solidarizar essas duas massas pendulares 5. Em variante, cada uma dessas extremidades podería ser enfiada à força em uma abertura feita em uma das massas pendulares 5. Cada órgão de ligação 6 se estende em parte dentro de uma janela 19 feita no suporte 2. No exemplo considerado, a janela 19 define um espaço vazio no interior do suporte 2, essa janela 19 sendo delimitada por um contorno fechado 20.
[0081] O dispositivo 1 compreende ainda no exemplo considerado órgãos de rolamento 11 que guiam o deslocamento dos corpos pendulares 3 em relação ao suporte 2. Os órgãos de rolamento 11 são por exemplo rolos.
[0082] No exemplo descrito, o movimento em relação ao suporte 2 de cada corpo pendular 3 é guiado por dois órgãos de rolamento 11, cada um deles operando junto no exemplo das figuras com um dos órgãos de ligação 6 do corpo pendular 3.
[0083] Cara órgão de rolamento 11 opera junto aqui com uma só primeira pista de rolamento 12 solidária do suporte 2, e com uma só segunda pista de rolamento 13 solidária do corpo pendular 3 para guiar o deslocamento desse corpo pendular 3.
[0084] No exemplo considerado, cada segunda pista de rolamento 13 é formada por uma porção da borda radialmente exterior de um órgão de ligação 6.
[0085] Cada primeira pista de rolamento é definida por uma parte do contorno 20 de uma janela 19.
[0086] Cada primeira pista de rolamento 12 é assim disposta radialmente em frente a uma segunda pista de rolamento 13, de modo que uma mesma superfície de rolamento de um órgão de rolamento 11 rola alternativamente sobre a primeira pista de rolamento 12 e sobre a segunda pista de rolamento 13. A superfície de rolamento do órgão de rolamento 11 é aqui um cilindro de raio constante.
[0087] Como pode ser visto nas figuras 1 e 2, órgãos de amortecimento de entrada em batente 22 do corpo pendular 3 contra o suporte 2 são previstos. Cada órgão de ligação 6 é aqui associado a um tal órgão de amortecimento de entrada em batente 22, cada um desses últimos sendo configurado para se interpor entre esse órgão de ligação 6 e a borda radialmente interior da janela 19 que recebe esse órgão de ligação 6.
[0088] De acordo com a invenção, um sistema de atenuação 30 do ruído que se produz por ocasião de um choque do corpo pendular 3 sobre o suporte 2 é previsto. Esse sistema de atenuação 30 é aqui disposto de cada lado do suporte 2 e aperta axialmente esse suporte 2.
[0089] O sistema de atenuação 30 compreende aqui uma primeira parte 31 disposta axialmente de um primeiro lado do suporte 2 e uma segunda parte 32 disposta axialmente de um segundo lado desse suporte 2. Cada parte 31, 32 do sistema de atenuação 30 é por exemplo feita de matéria plástica, notadamente feita de PA66, feita de PA64, feita de Hytrel®, feita de uma liga termoplástica ou feita de elastômero.
[0090] A primeira parte 31 e a segunda parte 32 são, de acordo com o primeiro exemplo de execução, peças distintas solidarizadas ao suporte 2. Cada parte 31,32 apresenta de acordo com a primeira variante, uma dimensão radial pequena, essa última sendo por exemplo compreendida entre 10 % e 30 % da dimensão radial do suporte. Cada parte 31,32 apresenta aqui uma forma anular, quando ela é observada perpendicularmente ao eixo de rotação X. Cada parte 31,32 se estende nesse caso entre uma borda radialmente interior circular 33 e uma borda radialmente exterior circular 34.
[0091] É constatado nas figuras 1 a 6 que cada parte 31, 32 do sistema de atenuação 30 do ruído apresenta, de acordo com essa primeira variante do primeiro exemplo de execução da invenção, uma pluralidade de cavidades 37 de contorno fechado que se sucedem circunferencialmente. Essas cavidades 37 são duas a duas separadas por pontes físicas 38 que formam nervuras radiais. É constatado que essas cavidades 37 não são destinadas a receber meios de fixação entre as partes 31 e 32 ou ao suporte.
[0092] A solidarização entre as primeiras e segundas partes 31 e 32 é feita de acordo com exemplo das figuras 1 a 6 com o auxílio de formas machos 40 levadas pela primeira parte 31 e que operam junto com formas fêmeas 41 levadas pela segunda parte 32. A solidarização é efetuada por exemplo por encaixe. As formas machos 41 permitem ainda a fixação do sistema de atenuação 30 sobre o suporte 2, como é visto na figura 2.
[0093] As formas machos 41 e as formas fêmeas 42 podem ser dispostas radialmente interiormente em relação às cavidades 37.
[0094] É constatado nas figuras 1 a 6 que cada parte 31 e 32 do sistema de atenuação 30 é disposta radialmente interiormente em relação aos corpos pendulares 3. O sistema de atenuação 30 forma então um batente para o deslocamento radialmente para o interior dos corpos pendulares 3, e a matéria na qual essas partes 31 e 32 são realizadas permite um amortecimento das quedas radiais dos corpos pendulares 3.
[0095] A figura 7 representa uma segunda variante do primeiro exemplo de execução da invenção. O dispositivo 1 difere essencialmente daquele que foi descrito em referência às figuras 1 a 6 pelo fato de que a primeira parte 31 e a segunda parte 32 do sistema de atenuação 30 são desprovidas de cavidades de contorno fechado que não são destinadas a receber meios de fixação similares àquelas descritas precedentemente. Não existem assim, de acordo com essa segunda variante, nervuras radiais associadas às estruturas vazadas das partes 31 e 32 de acordo com a primeira variante.
[0096] As figuras 8 a 12 representam uma terceira variante do primeiro exemplo de execução da invenção.
[0097] De acordo com essa terceira variante, o dispositivo de amortecimento pendular 1 só compreende dois corpos pendulares 3, e não mais três.
[0098] É constatado ainda que cada parte 31,32 do sistema de atenuação 30 do ruído apresenta uma dimensão radial maior, essa dimensão sendo compreendida entre 30 % e 60 % da dimensão radial do suporte 2. É constatado também que a borda radialmente interior 33 de cada parte 31,32 se estende até a borda radialmente interior do suporte 2.
[0099] De acordo com essa terceira variante, a solidarização da primeira parte 31 à segunda parte 32 é feita via o suporte 2. Cada parte 31,32 leva por exemplo duas espigas 44 que vêm se encaixar em furos de forma complementar feitos no suporte 2.
[00100] Contrariamente ao que foi descrito em referência às primeira e segunda variantes das figuras 1 a 7, cada parte 31,32 do sistema de atenuação 30 se sobrepõe radialmente, via sua zona radialmente exterior 46 à zona radialmente interior dos corpo pendulares 3.
[00101] Cada uma das ditas zonas radialmente exterior 46 pode apresentar uma dimensão radial reduzida, de maneira a liberar o espaço axial necessário para a deflexão dos corpos pendulares 3.
[00102] Na variante das figuras 8 a 12, é constatado que cada parte 31, 32 do sistema de atenuação 30 do ruído é ligada a dois órgãos de amortecimento de entrada em batente 50 do corpo pendular 3 contra o suporte 2. No exemplo descrito, cada órgão de amortecimento de entrada em batente 50 é recebido na parte de baixo, radialmente falando, de uma janela 19 do suporte 2 que já recebe um órgão de ligação 6 do corpo pendular. Cada órgão de amortecimento de entrada em batente 50 é aqui fixado por um mesmo rebite 51 ao mesmo tempo às duas partes 31 e 32 do sistema de atenuação 30, e ao suporte 2. Em variante, uma haste proveniente de uma das partes 31 ou 32 pode ser rebitada a quente dentro de um furo feito na outra das partes 31 e 32 para assegurar uma fixação simultânea com o órgão de amortecimento de entrada em batente 50 e com o suporte 2.
[00103] Cada órgão de amortecimento de entrada em batente 50 levado pelo suporte é aqui disposto axialmente entre a primeira massa pendular 5 e a segunda massa pendular 5 do corpo pendular 3.
[00104] Cada órgão de amortecimento de entrada em batente 50 é aqui realizado em elastômero.
[00105] Cada um desses órgãos de amortecimento de entrada em batente 50 é aqui configurado para entrar simultaneamente em contato com um órgão de ligação de um corpo pendular 3 e o suporte 2 para posições relativas desse corpo pendular 3 em relação ao suporte 2 que são: - a posição no fim de um deslocamento no sentido trigonométrico desse corpo pendular 3 a partir da posição de repouso para filtrar uma oscilação de torção, e/ou - a posição no fim de um deslocamento no sentido não trigonométrico desse corpo pendular 3 a partir da posição de repouso para filtrar uma oscilação de torção, e/ou - a posição que resulta de uma queda radial do corpo pendular 3, por exemplo por ocasião da paralisação ou da partida do motor térmico do veículo.
[00106] É constatado também nas figuras 8 a 12 que cada corpo pendular 3 leva por outro lado um órgão de amortecimento de entrada em batente adicional 52. Esse órgão de amortecimento de entrada em batente adicional 52, por exemplo também realizado em elastômero, é próprio para vir se apoiar contra a borda radialmente exterior do suporte 2, para participar no amortecimento da entrada em batente do corpo pendular 3 contra o suporte 2 para a totalidade ou parte das posições relativas precitadas do corpo pendular 3 em relação ao suporte 2.
[00107] É constatado por outro lado nas figuras 10 e 11 que cada órgão de amortecimento de entrada em batente 50 apresenta nessa terceira variante quando há um deslocamento radialmente parra o exterior sucessivamente: - uma primeira porção 55 de primeira dimensão axial, e - uma segunda porção 56 de segunda dimensão axial, a segunda dimensão axial sendo inferior à primeira dimensão axial.
[00108] Esse adelgaçamento do órgão de amortecimento de entrada em batente 50 permite favorecer a fluência de matéria plástica na direção das massas pendulares 5, quando esse órgão de amortecimento de entrada em batente 50 é comprimido.
[00109] Agora vai ser descrito, em referência às figuras 13 a 15, um dispositivo de amortecimento 1 de acordo com um segundo exemplo de execução da invenção.
[00110] Contrariamente ao que foi mencionado precedentemente, a primeira parte 31 do sistema de atenuação 30, que é disposta axialmente do primeiro lado do suporte 2, e a segunda parte 32 desse sistema, que é disposta axialmente no segundo lado do suporte 2, formam uma só e mesma peça sobremoldada sobre o suporte 2. A sobremoldagem é por exemplo realizada por impressão em três dimensões sobre o suporte. Similarmente ao que foi mencionado em relação ao primeiro exemplo de execução da invenção das figuras 1 a 12, a primeira 31 e a segunda 32 parte do sistema de atenuação 30 têm a mesma forma, quando são observadas perpendicularmente ao eixo de rotação X.
[00111] De acordo com esse segundo exemplo de execução, e como visível na figura 15, a zona do suporte 2 sobre a qual o sistema de atenuação 30 é sobremoldado compreende furos transpassantes e esses furos são então fechados pela matéria sobremoldada, de maneira a formar pontes físicas 56 entre cada parte 31, 32 do sistema de atenuação 30 por um lado. É assegurada assim uma forte coesão entre as diferentes partes 31,32 do sistema de atenuação 30 por um lado, e entre o suporte 2 e esse sistema de atenuação 30 do ruído por outro lado.
[00112] A invenção não está limitada aos exemplos que acabam de ser descritos.
[00113] No exemplo da figura 16, que pode dizer respeito tanto ao primeiro exemplo de execução quanto ao segundo exemplo de execução, o suporte 2 compreende duas partes distintas 7 e 8.
[00114] A primeira parte 7 se estende majoritariamente radialmente no interior da segunda parte 8 e essa primeira parte 7 serve para conectar fisicamente o dispositivo de amortecimento pendular 2 ao resto do sistema de transmissão, o cubo 70 de um disco de fricção de embreagem no exemplo descrito. Essa conexão é feita por exemplo por soldadura da primeira parte 7 do suporte 2 sobre o cubo 70. A segunda parte 8 do suporte serve para guiar o deslocamento dos corpos pendulares 3, levando várias pistas de rolamento 12.
[00115] A primeira parte 7 do suporte é aqui obtida por recorte da zona central da segunda parte 8 do suporte 2.
[00116] Aplicações a componentes diferentes de um disco de fricção de embreagem, por exemplo um volante duplo amortecedor, um conversor de torque hidrodinâmico, uma embreagem dupla a seco ou úmida, ou ainda uma simples embreagem úmida, ou ainda um componente de sistema de transmissão hibrido, ou ainda um volante solidário do virabrequim são por outro lado possíveis.
REIVINDICAÇÕES

Claims (12)

1. Dispositivo de amortecimento pendular (1) caracterizado pelo fato de que ele compreende: - um suporte (2) móvel em torno de um eixo de rotação (X), - pelo menos um corpo pendular (3), móvel em relação ao suporte (2), e - um sistema de atenuação (30) do ruído que se produz por ocasião de um choque do corpo pendular (3) sobre o suporte (2), disposto axialmente de cada lado do suporte e que aperta axialmente esse suporte (2), o sistema de atenuação (30) do ruído sendo fabricado em matéria plástica.
2. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o sistema de atenuação (30) compreende uma primeira parte (31) disposta axialmente de um primeiro lado do suporte (2) e uma segunda parte (32) disposta axialmente de um segundo lado do suporte, a primeira parte (31) e a segunda parte (32) sendo peças distintas solidarizadas ao suporte (2).
3. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o sistema de atenuação (30) compreende uma primeira parte (31) disposta axialmente de um primeiro lado do suporte (2), e uma segunda parte (32) disposta axialmente de um segundo lado do suporte (2), a primeira parte (31) e a segunda parte (32) formando uma só e mesma peça sobremoldada sobre o suporte (2).
4. Dispositivo de acordo com a reivindicação 2 ou 3, caracterizado pelo fato de que cada uma delas, da primeira (31) e da segunda parte (32), é disposta de maneira a impedir qualquer sobreposição radial entre o corpo pendular (3) e o sistema de atenuação (30) do ruído.
5. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 2 a 4, caracterizado pelo fato de que o sistema de atenuação (30) do ruído limita o deslocamento radial para o interior do corpo pendular (3).
6. Dispositivo de acordo com a reivindicação 2 ou 3, caracterizado pelo fato de que cada uma delas, da primeira (31) e da segunda (32) parte, é disposta de maneira a permitir uma sobreposição radial entre a zona radialmente exterior (46) do sistema de atenuação (30) e a zona radialmente interior do corpo pendular (3).
7. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de que o corpo pendular compreende uma primeira massa pendular (5) disposta axialmente de um primeiro lado do suporte (2) e uma segunda massa pendular (5) disposta axialmente de um segundo lado do suporte (2) e pelo menos um órgão de ligação (6) que solidariza essa primeira (5) e essa segunda (5) massa pendular.
8. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 2 a 7, caracterizado pelo fato de que cada uma delas, da primeira e da segunda parte (31, 32) do sistema de atenuação (30) do ruído é ligada a pelo menos um órgão de amortecimento de entrada em batente (50) do corpo pendular (3) contra o suporte (2).
9. Dispositivo de acordo com a reivindicação 7 ou 8, caracterizado pelo fato de que o órgão de amortecimento de entrada em batente (50) é disposto axialmente entre as duas partes (31,32) do sistema de atenuação (30) do ruído.
10. Dispositivo de acordo com as reivindicações 7 e 8 ou de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que o órgão de amortecimento de entrada em batente (50) é levado pelo suporte (2) e disposto axialmente entre a primeira massa pendular (5) e a segunda massa pendular (5).
11. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 8 a 10, caracterizado pelo fato de que cada órgão de amortecimento de entrada em batente (50) apresenta sucessivamente quando há um deslocamento radialmente para o exterior uma primeira porção (55) de primeira espessura, e uma segunda porção (56) de segunda espessura, a segunda espessura sendo inferior à primeira espessura.
12. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 2 a 11, caracterizado pelo fato de que cada uma delas, da primeira parte (31) e da segunda parte (32) do sistema de atenuação do ruído, apresenta uma pluralidade de cavidades (37) de contorno fechado que se sucedem circunferencialmente e que não são destinadas a receber meios de fixação ao suporte (2) da dita parte (31,32) do sistema de atenuação (30) do ruído.
BR102017005555-8A 2016-03-21 2017-03-20 Pendulum damping device BR102017005555A2 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR1652376A FR3049034B1 (fr) 2016-03-21 2016-03-21 Dispositif d'amortissement pendulaire
FR1652376 2016-03-21

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102017005555A2 true BR102017005555A2 (pt) 2017-11-21

Family

ID=56684002

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102017005555-8A BR102017005555A2 (pt) 2016-03-21 2017-03-20 Pendulum damping device

Country Status (5)

Country Link
EP (1) EP3222876B1 (pt)
KR (1) KR20170109498A (pt)
CN (1) CN107218348B (pt)
BR (1) BR102017005555A2 (pt)
FR (1) FR3049034B1 (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102018201199A1 (de) 2018-01-26 2019-08-01 Zf Friedrichshafen Ag Tilgersystem
DE102018210293A1 (de) * 2018-06-25 2020-01-02 Zf Friedrichshafen Ag Drehschwingungsdämpfungsanordnung
FR3085732B1 (fr) * 2018-09-11 2021-11-26 Valeo Embrayages Dispositif d'amortissement pendulaire
WO2021228307A1 (de) * 2020-05-12 2021-11-18 Schaeffler Technologies AG & Co. KG Fliehkraftpendel

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4356884A (en) * 1981-08-31 1982-11-02 Reynolds Metals Company Acoustical enclosure system
US9032837B2 (en) * 2009-08-05 2015-05-19 Chrysler Group Llc Pendulum absorber system
US8424659B2 (en) * 2010-01-27 2013-04-23 GM Global Technology Operations LLC Vibration absorber
DE102010029464A1 (de) * 2010-05-28 2011-12-01 Zf Friedrichshafen Ag Torsionsschwingungsdämpferanordnung und Schwingungsdämpfereinrichtung, insbesondere in einer Torsionsschwingungsdämpferanordnung
DE102011086532A1 (de) 2010-12-15 2012-06-21 Schaeffler Technologies Gmbh & Co. Kg Fliehkraftpendel und Kupplungsscheibe mit demselben
DE102011086436A1 (de) * 2010-12-20 2012-06-21 Schaeffler Technologies Gmbh & Co. Kg Drehschwingungstilgervorrichtung und Drehmomentübertragungsvorrichtung für ein Kraftfahrzeug
DE102012214214A1 (de) * 2011-09-05 2013-03-07 Schaeffler Technologies AG & Co. KG Fliehkraftpendel auf Flansch
DE102012221265B4 (de) * 2011-12-07 2017-05-24 Schaeffler Technologies AG & Co. KG Fliehkraftpendel mit Dämpfer
FR2990736B1 (fr) * 2012-05-21 2014-05-16 Valeo Embrayages Dispositif de transmission de couple pour vehicule automobile
JP5949790B2 (ja) * 2014-01-14 2016-07-13 トヨタ自動車株式会社 捩り振動低減装置
FR3025275B1 (fr) * 2014-08-28 2016-11-04 Valeo Embrayages Dispositif d'amortissement d'oscillations de torsion

Also Published As

Publication number Publication date
EP3222876A1 (fr) 2017-09-27
CN107218348B (zh) 2021-11-02
CN107218348A (zh) 2017-09-29
EP3222876B1 (fr) 2019-10-23
FR3049034A1 (fr) 2017-09-22
KR20170109498A (ko) 2017-09-29
FR3049034B1 (fr) 2018-08-17

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR102017005555A2 (pt) Pendulum damping device
BR112016022533B1 (pt) Dispositivo de amortecimento de oscilações de torção e componente de um sistema de transmissão de um veículo automóvel
US20120055281A1 (en) Centrifugal force pendulum
KR20110103450A (ko) 자동차용으로 특히 적합한 유연성 플라이휠
JPS5852091B2 (ja) 自動車の動力伝達系列における振動減衰装置
JP2012523533A (ja) 遠心力振り子
KR101673759B1 (ko) 자동차의 프로펠러 샤프트용 센터지지장치
KR100266111B1 (ko) 자동차용 비틀림 감쇠장치
US20160348753A1 (en) Device for damping torsional oscillations
CN107218346B (zh) 摆式减振装置的撑件和包括这种支撑件的摆式减振装置
CN106855099B (zh) 摆式减振装置
SE541106C2 (sv) Fjädringsenhet för lantbruksredskap, lantbruksredskap samt användning och förfarande för montering av lagerenhet
US10458513B2 (en) Damper device
US1645343A (en) Motor vehicle
CN113454362B (zh) 摆式阻尼装置
US6817771B2 (en) Center bearing tuned absorber
US9340269B2 (en) Viscoelastic dampener
US20080095484A1 (en) Center bearing support
US1939855A (en) Engine
KR102523248B1 (ko) 토션 진동 댐핑 장치
CN111247355B (zh) 具有施加至间隔件的压力的摆式阻尼装置
KR102391462B1 (ko) 진자식 댐핑 장치를 구비한 토크 전달 장치
JP7286554B2 (ja) 捩り振動を減衰させるための装置
JP7008072B2 (ja) ねじり減衰装置
BR102015010921A2 (pt) dispositivo de amortecimento de oscilações de torção

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06W Patent application suspended after preliminary examination (for patents with searches from other patent authorities) [chapter 6.23 patent gazette]