BR102015028982A2 - conjunto para funcionamento de bicicletas sobre a água - Google Patents

conjunto para funcionamento de bicicletas sobre a água Download PDF

Info

Publication number
BR102015028982A2
BR102015028982A2 BR102015028982A BR102015028982A BR102015028982A2 BR 102015028982 A2 BR102015028982 A2 BR 102015028982A2 BR 102015028982 A BR102015028982 A BR 102015028982A BR 102015028982 A BR102015028982 A BR 102015028982A BR 102015028982 A2 BR102015028982 A2 BR 102015028982A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
bicycle
water
propeller
chassis
rudder
Prior art date
Application number
BR102015028982A
Other languages
English (en)
Inventor
Borges Caldeira Cassio
Original Assignee
Qualimec Qualidade Em Mecanica Ltda-Me
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Qualimec Qualidade Em Mecanica Ltda-Me filed Critical Qualimec Qualidade Em Mecanica Ltda-Me
Priority to BR102015028982A priority Critical patent/BR102015028982A2/pt
Publication of BR102015028982A2 publication Critical patent/BR102015028982A2/pt

Links

Landscapes

  • Motorcycle And Bicycle Frame (AREA)

Abstract

conjunto para funcionamento de bicicleta sobre a água trata-se de um conjunto que permitirá, depois de acoplado e ajustado, que bicicletas possam andar sobre a água, permitindo uma nova alternativa de transporte aquático, evitando os constantes engarrafamentos nas cidades, alem de um transporte ecologicamente sustentável, e também por propiciar uma atividade benéfica à saúde, e dessa forma tal invenção consiste em um chassi (1): bias infláveis (2): dispositivo de transmissão de rotação (3); cabo de transmissão (4): dispositivo de fixação do leme/hélice (5): hélice (6) e leme (7) formando uni conjunto de adaptação em bicicletas para a locomoção da mesma sobre as águas do mar. lagoas ou rios.

Description

“CONJUNTO PARA FUNCIONAMENTO DE BICICLETAS SOBRE A ÁGUA" [001] Refere-se a presente patente de invenção a um conjunto para funcionamento de bicicleta sobre a água, mais precisamente a um equipamento que será adaptado em quaisquer bicicletas, em seus quadros, de tal forma que poderão em seguida funcionar sobre a água. permitindo seu controle de impulso pela pedalada e direcionamento através do guidão.
[002] Atualmente, diferentes projetos procuram estimular o uso de bicicletas nas cidades do país e incentivar essa atividade, que além de melhorar a qualidade de vida e diminuir o stress, colabora para outros benefícios do corpo e da mente.
[003] O uso de bicicletas, portanto, além de uma ótima forma de relaxar e se exercitar ao mesmo tempo, é um meio auxiliar de transporte para quem se permite evitar trânsitos das cidades. Vê-se que atualmente, andar de bicicleta está se tornando cada vez mais uma atividade comum entre pessoas do mundo todo. Eleita pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o transporte ecologicamente mais sustentável do planeta, e pode ser uma alternativa para ir trabalhar ou estudar ou para uma atividade benéfica para praticar nos tinais de semana pelos parques ou ciclofaixas das cidades.
[004] Focando-se no ato de pedalar para locomoção e assim abrangendo não somente para meios terrestres como também para aquáticos, nota-se a presença dos “pedalinhos” que consiste em uma pequena embarcação aquaviária para um ou dois passageiros, que acionam suas pás através de pedais para obter sua movimentação sobre a água. A direção geralmente é comandada através de um volante ou de uma alavanca localizada na parte traseira da embarcação. Com isso. o "pedalinho" compreende em um meio de transporte sobre a água permitindo ao condutor uma forma de entretenimento e lazer, proporcionando a visão de dentro de lagos, rios e mares, sem a necessidade de conter um barco ou similares. O principio de construção dos quais, se baseia na bicicleta um ou mais lugares em que as rodas fossem substituídas por flutuadores e os pedais acionassem as correntes ligadas a uma roda de remos.
[005] Em se tratando de veículos que utilizam-se pedais para locomoção sobre a água, destaca-se no estado da técnica a patente de invenção PI 9804228-9 A, denominada por “VEÍCULO AQUÁTICO AUTO-INFLÁVEL”, que compreende em um veiculo aquático, com “design” que o assemelha a um “JET SKY" e produzido em vinil, é auto-inflável e é construído em duas versões: uma dotada de pedais, tem características de bicicleta montada sobre um pequeno barco-bóia de vinil inflado, barco este com a forma de um “JET SK.Y”. A outra equipara-se a um ciclomotor ou “Walk-machine”, porem aquático, e ao invés dos pedais é provido de pequeno motor montado sobre a mesma estrutura de vinil. Quando vazio e dobrado ambos são leves, práticos e volume diminuto, podendo ser transportado no porta-malas, e destinam-se à recreação e esporte para adultos e crianças em praias e lagos.
[006] Ainda na questão da utilização de pedais para a propulsão de veículos aquáticos, revela-se a patente de invenção PI 8101294-2 A2 para “VEÍCULO AQUÁTICO INFLÁVEL”, destinado, mais adequadamente, ao lazer e constituído basicamente, por uma câmara inflável de formato, substancialmente, em "Y". formada por um ramo central, do qual se derivam simétrica e obliquamente ramos, entre os quais é montado um conjunto de acionamento formado por um eixo à semelhança de manívelas, no qual assentam-se um par de pedais e hélices.
[007] Mantendo-se a idéia inicial de um veiculo aquático, mas agora fixando a idéia em um modelo de transmissão de propulsão para movimentar tal veículo, e ainda pela esquemática da utilização de uma motocicleta, revela-se uma patente de invenção PI 8402694-4 A2 denominada por “VEÍCULO AQUÁTICO”, mais propriamente um veículo que anda em cima da água. especialmente projetado, aerodinamicamente, para possuir, características técnicas construtivas e funcionais completamente diferentes de qualquer similar ou convencional existente no mercado consumidor em geral, caracterizando-se, basicamente, pela combinação temporária ou permanente, de uma motocicleta convencional, de qualquer tamanho ou potência, central mente a uma prancha ou plataforma aerodinâmica, adequadamente estruturada, e provida de dispositivos de transmissão de movimento de sua roda tracionadora traseira até um elemento propulsor rotativo posicionado em sua popa. e, também, de dispositivo alternador de direção do movimento propulsivo, à frente ou de ré, acoplado a sua roda dianteira.
[008] Vê-se a grande variedade de invenções e adaptações para a tentativa de locomoção dobre a água utilizando veículos de propulsão por pedais e direcionamento devido a volantes acoplados aos lemes. Com isso, trata-se de invenções que se baseiam muitas das vezes em bicicletas, embora consistam em estruturas especificas únicas, ou seja, , seus mecanismos de transmissão para a movimentação bem como para seu direcionamento e seu “corpo” propriamente dito, fazem parte de uma mesma estrutura (fixos).
[009] Mantendo a idéia de um veiculo com a utilização das propriedades de uma bicicleta, e com o intuito de proporcionar a qualquer bicicleta a possibilidade de sua locomoção sobre a água, seja ela em mar, rios ou lagos, desenvolveu-se o “CONJUNTO PARA FUNCIONAMENTO DE BICICLETAS SOBRE A ÁGUA” que compreende em um conjunto que permitirá ser fixado e ajustado ao quadro de bicicletas, bem como a adequação do mesmo ao sistema de transmissão da bicicleta em função do acionamento da hélice no momento da pedalada, e também o direcionamento da mesma através da movimentação do guidão.
[010] O conjunto para funcionamento de bicicletas sobre a água poderá ser melhor compreendido através da descrição detalhada em consonância com a seguinte figura em anexo, onde: FIGURA 01 Apresenta uma vista em perspectiva do conjunto para funcionamento de bicicletas sobre a água. acoplado a uma bicicleta e com corte aa‘.
[011] De acordo com a figura acima, pode-se observar que o conjunto para funcionamento de bicicletas sobre a água, compreende em uma estrutura que será adaptada às bicicletas e permitirá que os ciclistas possam se locomover por cima d'água seja sobre o mar, lagos ou rios. através primeiramente de um chassis (1) que consiste em uma estrutura metálica e que se na permite a junção de duas partes: uma que será fixada no quadro (A), parte dianteira da bicicleta; outra que será fixada no eixo da roda traseira (B). Dessa forma manterá a bicicleta suspensa deixando suas rodas livres.
[012] As extremidades das duas partes do chassis (1). compreendendo assim em quatro pontas, serão fixadas e travadas nas bóias infláveis (2). Tais bóias infláveis (2) terão um tamanho razoável de acordo com o tamanho da bicicleta, de quantas bicicletas serão dispostas lado a lado ou enfileiradas, para que possam manter-las estabilizadas.
[013] Dado que o chassis (1) esteja corretamente fixado nas bóias infláveis (2), a bicicleta será então encaixada e travada. Junto à estrutura traseira da bicicleta, será fixado um dispositivo de transmissão de rotação (3). De tal forma que o qual será ajustado à roda traseira e permitirá que após o acionamento da roda através da pedalada, o dispositivo de transmissão de rotação (3) trabalhará em consonância com a rotação da roda. Do mesmo sairá um cabo de transmissão (4) interligado ao dispositivo de fixação do leme/hélice (5), fixado na roda dianteira da bicicleta, que fará com que a hélice (6) seja acionada.
[014] Haverá abaixo da hélice (6) um Leme (7). de forma que ao direcionar o guidão da bicicleta, o dispositivo/hélice/leme irá mover-se junto induzindo à direção em que a bicicleta tomará.
[015] A velocidade angular da hélice (7) em conseqüência à velocidade da embarcação, dependerá da intensidade da pedalada que será transmitida para a roda traseira, e que dessa forma irá influenciar diretamente à sua velocidade de rotação, e assim transmitir para o dispositivo de transmissão de rotação (3).
[016] Da mesma forma como relaciona as marchas da bicicleta para a determinação da velocidade e na força exercida pelo condutor, haverá para o conjunto para funcionamento de bicicleta sobre a água. 1017] Como visto acima, as incorporações preferenciais dado aos diferentes tipos de bicicletas, com seus variados tipos e formatos de quadros ( A), de forma que a adaptação do conjunto aqui descrito seja uma alternativa viável, ademais todas as dimensões do chassis (1) e bóias (2) bem como os sistema de transmissão para o acionamento da hélice (6), sigam de forma que não tendam a limitar a presente invenção, podendo haver variações construtivas que sejam equivalentes sem, no entanto, fugir do escopo de proteção da invenção.
REIVINDICAÇÕES

Claims (6)

1. CONJUNTO PARA FUNCIONAMENTO DE BICICLETA SOBRE A ÁGUA, caracterizado por chassis (1) que compreende em uma estrutura metálica que permitirá fixar suas extremidades nas bóias infláveis (2); o chassis (1) é separado em duas partes sendo a parte traseira onde haverá um local de encaixe no eixo da roda traseira (B), e a parte dianteira onde haverá o local para ser encaixado no quadro (A) da bicicleta: para o acionamento da hélice (6), haverá um dispositivo de transmissão de rotação (3) acoplado na roda traseira e fixado na estrutura da bicicleta, juntamente com um cabo de transmissão (4), que se interligará ao dispositivo de fixação do leme/hélice (5); de tal forma que ao pedalar, a roda permitirá a transmissão necessária do movimento para o funcionamento da hélice (6); o dispositivo de fixação do leme/hélice (5) estará fixado à roda dianteira de tal forma que. ao movimentar o guidão da bicicleta, posicionará a direção da hélice (6) juntamente com o leme (7). permitindo o controle do percurso em que o conjunto vai prosseguir sobre a água;
2. CONJUNTO PARA FUNCIONAMENTO DE BICICLETA SOBRE A ÁGUA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o chassis (1) compreende em uma estrutura metálica resistente, com dimensões e comprimentos que permitirão o perfeito equilíbrio e firmeza da bicicleta sobre as bóias infláveis (2);
3. CONJUNTO PARA FUNCIONAMENTO DE BICICLETA SOBRE A ÁGUA. de acordo com a reivindicação 1. caracterizado pelo fato de que o sistema de transmissão funcionará na seguinte sequência, de forma que ao pedalar, o conjunto de catracas juntamente com a corrente da bicicleta conectada ao eixo da roda traseira (B). fará com que a roda gire permitindo que o dispositivo de transmissão de rotação (3) seja acionado, em seguida o cabo de transmissão comandará o funcionamento da hélice (6), por fim fazendo a bicicleta movimentar-se por cima d’água;
4. CONJUNTO PARA FUNCIONAMENTO DE BICICLETA SOBRE A ÁGUA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o chassis (1) poderá ser adaptado a qualquer tipo de bicicleta, bem como seu tamanho e formato do quadro;
5. CONJUNTO PARA FUNCIONAMENTO DE BICICLETA SOBRE A ÁGUA. de acordo com a reivindicação 1. caracterizado pelo fato de que a velocidade que será empregada para o percurso, será relativa à velocidade e intensidade da pedala, bem como a escolha da mesma conjugada às diferentes marchas da própria bicicleta.
6. CONJUNTO PARA FUNCIONAMENTO DE BICICLETA SOBRE A ÁGUA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a quantidade de bóias infláveis (2) bem como suas dimensões, ou também a quantidade de bicicletas adaptadas formando uma só embarcação, serão de escolha do fabricante, e manterão os devidos encaixes e ajustes do conjunto já citados, de forma a conservar o perfeito equilíbrio.
BR102015028982A 2015-11-18 2015-11-18 conjunto para funcionamento de bicicletas sobre a água BR102015028982A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102015028982A BR102015028982A2 (pt) 2015-11-18 2015-11-18 conjunto para funcionamento de bicicletas sobre a água

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102015028982A BR102015028982A2 (pt) 2015-11-18 2015-11-18 conjunto para funcionamento de bicicletas sobre a água

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102015028982A2 true BR102015028982A2 (pt) 2017-05-23

Family

ID=59100918

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102015028982A BR102015028982A2 (pt) 2015-11-18 2015-11-18 conjunto para funcionamento de bicicletas sobre a água

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102015028982A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US20210107603A1 (en) Human powered hydrofoil vehicle and use method
US11034422B2 (en) Elliptical powered watercraft
US8992272B1 (en) Stand-up pedal board
WO2008039103A1 (fr) Vélo aquatique
ES2764769T3 (es) Vehículo acuático con accionamiento por esfuerzo muscular
KR101642586B1 (ko) 자전거용 수상이동장치
KR200452872Y1 (ko) 수상자전거
BR102015028982A2 (pt) conjunto para funcionamento de bicicletas sobre a água
KR20090032020A (ko) 수륙용 자전거
US20040087224A1 (en) Waterpillar
WO2018223640A1 (zh) 一种便携式水上脚踏艇
US9365272B1 (en) Hand crank stand-up paddle board
US3704682A (en) Pedal operated water sport vehicle
JPH0487896A (ja) 足力推進カヌー及びこれに用いる操舵装置
KR101515968B1 (ko) 수상레저용 보트
KR20140137104A (ko) 수륙 양용 바이크
KR20120008855U (ko) 수륙양용자전거용 추진페달, 방향타, 부양자켓
US3132623A (en) Paddle wheel propelled boat
ES1250750U (es) Embarcacion destinada a ser propulsada por un usuario al pedalear
WO2015023003A3 (en) Overboard drive mechanism
KR20120140029A (ko) 자전거형 수중놀이기구
TWI703067B (zh) 車用兩棲輔具
KR101796029B1 (ko) 모터를 이용한 수륙 양용 보드
US4334490A (en) Bike for traveling over water
KR101750780B1 (ko) 레저용 수상자전거

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 4A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2540 DE 10-09-2019 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.