BR102015016880B1 - Dispositivo de suporte para a fixação de um sistema de representação gráfica de um sistema visual indireto em um veículo e sistema visual indireto para um veículo - Google Patents

Dispositivo de suporte para a fixação de um sistema de representação gráfica de um sistema visual indireto em um veículo e sistema visual indireto para um veículo Download PDF

Info

Publication number
BR102015016880B1
BR102015016880B1 BR102015016880-2A BR102015016880A BR102015016880B1 BR 102015016880 B1 BR102015016880 B1 BR 102015016880B1 BR 102015016880 A BR102015016880 A BR 102015016880A BR 102015016880 B1 BR102015016880 B1 BR 102015016880B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
support
support arm
vehicle
arm
mirror
Prior art date
Application number
BR102015016880-2A
Other languages
English (en)
Other versions
BR102015016880A2 (pt
Inventor
Werner Lang
Georg Hecht
Matthias Zink
Orhan Kilic
Original Assignee
Mekra Lang Gmbh & Co. Kg
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Mekra Lang Gmbh & Co. Kg filed Critical Mekra Lang Gmbh & Co. Kg
Publication of BR102015016880A2 publication Critical patent/BR102015016880A2/pt
Publication of BR102015016880B1 publication Critical patent/BR102015016880B1/pt

Links

Images

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60RVEHICLES, VEHICLE FITTINGS, OR VEHICLE PARTS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B60R11/00Arrangements for holding or mounting articles, not otherwise provided for
    • B60R11/04Mounting of cameras operative during drive; Arrangement of controls thereof relative to the vehicle
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60RVEHICLES, VEHICLE FITTINGS, OR VEHICLE PARTS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B60R1/00Optical viewing arrangements; Real-time viewing arrangements for drivers or passengers using optical image capturing systems, e.g. cameras or video systems specially adapted for use in or on vehicles
    • B60R1/02Rear-view mirror arrangements
    • B60R1/06Rear-view mirror arrangements mounted on vehicle exterior

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Multimedia (AREA)
  • Rear-View Mirror Devices That Are Mounted On The Exterior Of The Vehicle (AREA)

Abstract

DISPOSITIVO DE SUPORTE PARA A FIXAÇÃO DE UM SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE UM SISTEMA VISUAL INDIRETO EM UM VEÍCULO E SISTEMA VISUAL INDIRETO PARA UM VEÍCULO. Um dispositivo de suporte (2) para a fixação de um sistema de representação gráfica (4) de um sistema visual indireto em um veículo é descrito, com um braço de suporte (12) passível de fixação no veículo e pelo menos uma peça de suporte (14) passível de fixação no braço de suporte (12), em que a peça de suporte (14) possui meio de conexão (18) para a montagem do sistema de representação gráfica. Com isto, a peça de suporte (14) é formada pelo menos em uma região de fixação com o braço de suporte (12) a partir de um material termoplástico passível de processamento e o braço de suporte (12) compreende por meio de conformação termoplástica, pelo menos por uma seção parcial desta de maneira que circunda a parede. A peça de suporte (14) pode ser fundida na região de fixação com o braço de suporte (12) em torno do braço de suporte (12), especialmente fundido por injeção. Também é descrito um sistema visual indireto para um veículo com um dispositivo de suporte (2) do tipo descrito.

Description

[0001] A invenção diz respeito a um dispositivo de suporte para a fixação de um sistema de representação gráfica de um sistema visual indireto em um veículo, especialmente, porém não de forma exclusiva, em um veículo comercial. Além disso, a presente invenção diz respeito a um sistema visual indireto de tal tipo, o qual é provido ou configurado com um dispositivo de suporte de acordo com a invenção.
[0002] Um exemplo geralmente conhecido de um “sistema de representação gráfica de um sistema visual indireto” é o vidro de espelho ou a superfície refletora em um espelho retrovisor (externo) de um veículo. Outros exemplos de mecanismos de representação gráfica de tal tipo são, por exemplo, câmeras ou outros sensores de imagens.
[0003] A descrição subsequente, bem como as modalidades apresentadas e explicadas no desenho anexo, se relacionam à configuração de um sistema de representação gráfica na forma de um vidro de espelho ou uma superfície espelhada comparável. É entendido que o objeto da presente invenção igualmente também em outros mecanismos de representação gráfica, também, por exemplo, câmeras ou semelhantes é passível de utilização. Geralmente, o objeto da presente invenção pode ser ainda utilizado para a fixação de quaisquer partes construtivas ou componentes em um braço de suporte, os quais servem para o auxílio do condutor indireto e direto.
[0004] Espelhos retrovisores, especialmente espelhos retrovisores externos ou os compartimentos de espelho pertencentes a estes, devem ser apoiados e fixados em um veículo ou em uma parte da carroceria do veículo. A fixação ocorre deste modo em uma distância determinada em relação á parte da carroceria, de modo que o espelho retrovisor possa utilizar de seu propósito de emprego de maneira correspondente. O uso ds braços ds suporte configurados de tal maneira ou braçadeiras de suporte é conhecido, os quais em caso de um braço de suporte são fixados com uma extremidade na parte da carroceria e suportam o compartimento de espelho na outra extremidade livre. Em caso de braçadeiras de suporte, a braçadeira é provida com dois braços de suporte, os quais são conectados respectivamente com uma extremidade com a carroceria do veículo e são conectados um sob o outro com um outro braço de suporte na outra extremidade livre. Este braço de suporte passando geralmente aproximadamente na direção vertical serve então para a fixação de um ou vários espelhos retrovisores ou seus compartimentos de espelho.
[0005] Independentemente da configuração do braço de suporte passível de fixação no veículo, a conexão entre o braço de suporte e o sistema de representação gráfica também, por exemplo, o compartimento de espelho ou também diretamente o suporte de espelho, apresenta um ponto no sistema visual indireto inteiro ou sistema de espelho retrovisor, cuja grande atenção deve ser dedicada, de modo que as exigências ocorrentes na prática sejam atendidas e com isso, durante a produção, a montagem e manutenção do sistema visual ou sistema de espelho retrovisor ocorre o menos possível de desvantagens.
[0006] O dispositivo para a fixação e alinhamento do espelho retrovisor no veículo pode ser caracterizado em sua totalidade como dispositivo de suporte, o qual possui uma peça de suporte passível de fixação no veículo e pelo menos uma peça de suporte passível de fixação no braço de suporte, em que a peça de suporte possui novamente meios de conexão para a montagem, por exemplo, do espelho retrovisor ou do compartimento de espelho. A peça de suporte tem um significado essencial, a qual é passível de fixação no braço de suporte e com isto, apresenta a interface entre o espelho e braço de suporte.
[0007] A conexão entre a peça de suporte e braço de suporte deve ser montada com pouca variação, não deve adicionar muita massa ao sistema visual ou sistema de espelho retrovisor inteiro, deve ser fixado em duração, ou seja, resistente ao afrouxamento, resistente a vibrações e passível de retenção.
[0008] É conhecido fixar a peça de suporte no braço de suporte por meio de braçadeiras ou mecanismos de grampeamento comparáveis. O que pode ser então problemático é o fato de que a conexão de grampo afrouxa no decorrer do tempo por meio de vibrações, processos de expansão ou de contração induzidos termicamente, pressão de corrente de ar ou semelhantes. Também deve ser considerado evitar do ponto de vista de corrosão de contato o emparelhamento desfavorável de material.
[0009] Outras possibilidades de fixação para a peça de suporte no braço de suporte são os aparafusamento ou fixação com pinos. Essas possibilidades de fixação também sofrem das desvantagens de vulnerabilidade a vibrações, risco de afrouxamento e de circunstâncias de durabilidade insuficiente devido a rompimentos por fadiga ou semelhantes.
[0010] A tarefa da presente invenção é em contrapartida, configurar um dispositivo de suporte deste tipo em questão, que com o menos de alteração construtiva e estrutural possível, poder manter um máximo em confiabilidade de operação e funcionalidade também por meio de uma durabilidade longa.
[0011] Para a solução desta tarefa, a presente invenção sugere que a peça de suporte, pelo menos em uma região de fixação, na qual a peça de suporte é passível de fixação com o braço de suporte, seja formada a partir de um material passível de processamento termoplástico, em que a então peça de suporte ou sua região de fixação por meio de conformação termoplástica, o braço de suporte envolve pelo menos uma seção parcial deste de maneira que circunda a parede.
[0012] Ao invés de meios auxiliares ou meios adicionais como parafusos, braçadeiras ou semelhantes, com isso, no objeto da presente invenção, a peça de suporte é transformada de maneira termopiástica em sua região de fixação com o braço de suporte, de modo que esta envolva o braço de suporte de maneira que circunda a parede. Por “circunda a parede" no intuito da invenção deve ser entendido por meio da presente invenção, que a peça de suporte - opostamente a uma braçadeira chanfrada em direção axial, a qual então é grampeada em torno do braço de suporte por meio de um parafuso de aperto ou semelhante - compreende ou envolve completamente o braço de suporte em seu entorno
[0013] A fixação da peça de suporte ocorre, portanto, individualmente por meio de conformação termoplástica da peça de suporte pelo menos na região de fixação desta, de modo que meios de aperto ou meios de retenção com os problemas então associados e desvantagens podem ser dispensados. Visto que a peça de suporte envolve de maneira que circunda a parede pelo menos com sua região de fixação, o braço de suporte devido à conformação termoplástica, A retenção da peça de suporte no braço de suporte é extraordinariamente estável, resistente à vibração e durável.
[0014] Preferencialmente, o braço de suporte pelo menos na região de fixação é configurado com a peça de suporte e especialmente preferencialmente, é configurado em sua totalidade essencialmente alongado / em linha reta, como isto é conhecido em dispositivos de suporte de formato arqueado. O objeto da presente invenção, porém, igualmente também em braços de suporte configurados de maneira simples é passível de aplicação, nos quais o sistema visual indireto (espelho, topo de espelho, compartimento de espelho) é fixado na extremidade livre de um braço de suporte individual.
[0015] O braço de suporte é configurado preferencialmente como perfil tubular, ou seja, na forma de um produto semiacabado pré-fabricado e com isso, de acessível economicamente. Por meio disto, uma outra vantagem da presente invenção é tratada especialmente para o suporte: Por meio da conformação termoplástica da peça de suporte pelo menos na região de fixação com o braço de suporte, a peça de suporte é trazida de qualquer maneira em instalação direta e estreita com o entorno do braço de suporte, também se este, na região de fixação, possuir uma formação ou contorno diferindo do contorno ideal ou da formação ideal. Caso o braço de suporte, por exemplo, possuir deformações, irregularidades na superfície, etc. na região de fixação devido a processos de curvatura ou semelhantes, não é necessário realinhar o braço de suporte como anteriormente, a fim de alcançar novamente o contorno ideal, a seção transversal ideal ou a qualidade da superfície ideal, de modo que uma conexão de aperto possa trabalhar de forma satisfatória, a peça de suporte, por meio de conformação termoplástica, se “aninha” também em um braço de suporte deformado de tal maneira, praticamente livre de fendas e por isso, seguro.
[0016] Preferencialmente, o perfil tubular possui uma seção transversal circular, também é acessível economicamente e simples de se obter ou de se prover.
[0017] Para o aumento da segurança de conexão entre a peça de suporte e braço de suporte, o braço de suporte (pelo menos) na região de fixação pode possuir uma forma de perfil tubular diferindo do resto da formação. Esta formação variante pode ser formada por meio da deformação permanente determinada da parede de perfil tubular, também, por exemplo, por meio de um aplanamento lateral, a fim de conceder ao braço de suporte, pelo menos na região de fixação, uma seção transversal oval mais ou menos fortemente elevada. Ao perfil tubular, outras seções transversais podem ser concedidas, por exemplo, a seção transversal preferencialmente circular do perfil tubular pode obter aplanamentos e/ou arestas por meio de um processamento de prensagem correspondente.
[0018] As medidas conhecidas contribuem especialmente para um melhoramento da conexão entre a peça de suporte e o braço de suporte na direção de seu entorno, elevam também a segurança de rotação da peça de suporte em relação ao braço de suporte. A fim de assegurar uma fixação de instalação axial da peça de suporte oposta ao braço de suporte ou elevar este, a formação variante pode ser formada por meio de pelo menos uma parte construtiva separada, a qual é conectada de maneira rígida com a parede de perfil tubular e se projeta a partir desta. Pinos ou parafusos também são pensáveis aqui, os quais são introduzidos ou parafusados dentro do braço de suporte e se projetam a partir de seu entorno externo radialmente em torno de uma quantidade determinada. Por meio disto, ocorre tanto uma segurança de rotação quanto uma segurança de deslocamento como uma da peça de suporte concebido.
[0019] Outras possibilidades para a elevação da firmeza de conexão são ranhuras, corrugamentos, perfurações, cavidades ou serrilhamentos dentro e/ou sobre as superfícies de entorno ou em partes das superfícies de entorno na região de fixação entre a peça de suporte e o braço de suporte. Também por meio destas medidas, a conexão ou aperto entre o braço de suporte e o material transformado de maneira termoplástica da peça de suporte pode ser elevado ou melhorado.
[0020] Conforme uma modalidade preferencial, a peça de suporte na região de fixação pode ser fundida em torno do braço de suporte, especialmente fundido por injeção adicional. A fundição da peça de suporte em torno do braço de suporte em estado plastificado do termoplástico permite, portanto, em uma operação tanto a configuração da peça de suporte em si quanto sua fixação no braço de suporte.
[0021] Portanto, o braço de suporte pode ser fundido com a peça de suporte essencialmente livre de tensionamento na região de fixação. Por meio disto, pode ser assegurado que na peça de suporte produzida não permaneça nenhuma tensão inerente, a qual especialmente durante temperaturas extremas e então choques ou impactos atuantes sobre a peça de suporte poderia levar ao rompimento da peça de suporte.
[0022] A peça de suporte na região de fixação, após o processo de fundição pode vivenciar uma diminuição de matéria direcionada especialmente radialmente, a qual leva a um (determinado) tensionamento entre o braço de suporte e peça de suporte. Portanto, o braço de suporte pode eventualmente possuir ainda contornos de superfície correspondentes, contra as quais as então seções da peça de suporte tensionadas por meio da diminuição de matéria, são pressionadas. Por meio dessas medidas, a conexão entre o braço de suporte e a peça de suporte pode ser feita especialmente mais segura.
[0023] Em uma modalidade preferencial, o sistema de representação gráfica pode ser um espelho retrovisor, em que a então peça de suporte é um elemento de um ajustador de espelho. Em urna outra modalidade preferencial, a peça de suporte pode ser um elemento de um ajustador de base.
[0024] O braço de suporte é preferencialmente feito de metal ou de uma liga de metal com os valores de firmeza e resistência correspondentes.
[0025] Ao lado de pelo menos uma peça de suporte para um sistema de representação gráfica, pelo menos uma outra parte construtiva ou um outro componente (ou sua peça de suporte) pode ser passível de disposição, o qual ou os quais servem para o auxílio ao condutor indireto ou direto. Um exemplo seria um componente de um sistema de GPS (emissor e/ou receptor). Esta outra parte construtiva ou este outro componente é então preferencialmente eventualmente ficado com um dispositivo de suporte de acordo com a presente invenção. Com outras palavras, o objeto da presente invenção não é limitado exclusivamente ao sistema de representação gráfica, mas pode ser usado geralmente para a fixação de partes construtivas ou componentes no braço de suporte, os quais servem para o auxílio ao condutor indireto ou direto.
[0026] O objeto da presente invenção é, além disso, um sistema visual indireto para um veículo com um dispositivo de suporte de acordo com a invenção para o sistema de representação gráfica para este.
[0027] Outras peculiaridades, aspectos e vantagens da presente invenção são resultantes a partir da descrição subsequente de modalidades anexas ao desenho.
[0028] É mostrado: A Fig. 1 simplifica esquematicamente a vista de um dispositivo de suporte de acordo com a invenção, de um sistema visual indireto, em que este sistema visual indireto é uma unidade de espelho retrovisor-ajustador de espelho; A Fig. 2 é uma apresentação correspondente da Fig. 1, em que o sistema visual é uma unidade de espelho retrovisor-ajustador de base; A Fig. 3 é um corte esquemático através de um ajustador de espelho com um dispositivo de suporte de acordo com a invenção; A Fig. 4 é um corte através de um ajustador de base com um dispositivo de suporte de acordo com a invenção; A Fig. 5 é uma outra modalidade de um ajustador de base com o dispositivo de suporte de acordo com a invenção; A Fig. 6 é uma vista seccional de um dispositivo de suporte com um adaptador; A Fig. 7 é uma apresentação seccional através de um dispositivo de suporte com aplicações de substituição; A Fig. 8 é uma apresentação seccional através de uma outra modalidade de um ajustador de espelho, no qual o eixo central longitudinal do braço de suporte e um eixo central longitudinal de um espelho são deslocados um em relação ao outro; A Fig. 9 em síntese é a vista de quatro possibilidades de modalidade diferentes de uma superfície de braço de suporta na região de fixação com a peça de suporte; A Fig. 10 é uma apresentação seccional, a qual em apresentação excessiva ou demasiada ilustra os impactos ou maneiras de atuação de um tensionamento de formação devido à diminuição de matéria da peça de suporte ou de sua região de fixação; As Fig. 11 e 12 são vistas laterais de modalidades diferentes da peça de suporte na sua região de fixação; A Fig. 13 é uma apresentação correspondente da Fig. 3 de uma outra modalidade de um ajustador de espelho; e A Fig. 14 é uma modificação da modalidade da Fig. 13.
[0029] Nas Figuras individuais do desenho, as quais devem ser respectivamente consideradas como esquemáticas e não em escala umas em relação às outras, números de referência iguais caracterizam partes ou seções iguais ou correspondentes umas às outras e uma descrição repetida de peças ou seções de tal tipo é eventualmente dispensada.
[0030] Uma das Figuras do desenho, no total com dispositivo de suporte caracterizado com 2, o qual serve para a fixação de um sistema de representação gráfica de um sistema visual indireto e um veículo não melhor apresentado no desenho, também pode ser caracterizado como “suporte de espelho”, se o sistema visual for uma unidade de espelho retrovisor e possui um vidro de espelho 4 (Fig. 3) como sistema de representação gráfica, o qual se encontra dentro de um compartimento de espelho 6. Outros exemplos para um sistema de representação gráfica seriam ao invés do vidro de espelho 4, outros corpos ou superfícies refletores, câmeras ou outros sensores.
[0031] A fixação do suporte de espelho 2 (o dispositivo de suporte) no veículo ocorre na modalidade apresentada nas Figuras 1 e 2 por meio de conexões do veículo ou base do espelho 8.
[0032] As Figuras 1 e 2 mostram duas modalidades diferentes tanto do suporte de espelho 2 quanto da modalidade do sistema inteiro. Assim, a Fig. 1 mostra a maneira de construção fundamental de um ajustador de espelho conhecido e a Fig. 2 mostra a maneira de construção fundamental de um ajustador de base.
[0033] Na modalidade da Fig. 1, dois braços 10 se projetam a partir de ambas as bases de espelho 8. Entre ambos os braços 10 passa um braço de suporte 12, o qual é configurado preferencialmente como um perfil metálico, especialmente como um perfil tubular com corte transversa circular.
[0034] Ao longo da extensão longitudinal do braço de suporte 12, entre ambos os braços 10 se encontra pelo menos uma peça de suporte 14, a qual é fica em conexão com o braço de suporte 12 em uma maneira de acordo com a invenção a ser descrita posteriormente. A ou as peças de suporte 14 porta ou portam respectivamente um mecanismo de ajuste ou unidade de ajuste 16, a qual fica em conexão com um mecanismo de ajuste correspondente por meio de posições de contato ou pontos de contato 18. A unidade de ajuste 16 porta respectivamente um vidro de espelho 4, em que na modalidade conforme a Fig. 1, dois vidros de espelho correspondentes 4 entre ambos os braços 10 estão presentes em uma disposição de duas peças de suporte 14 sobre o braço de suporte 12. A disposição inteira do braço de suporte 12, peça de suporte ou peças de suporte 14, unidade de ajuste ou unidades de ajuste 16 e vidro de espelho ou vidros de espelho 4 se encontra apoiada dentro do compartimento de espelho 6. O compartimento de espelho 6 é, portanto fixado no local ou instalado e os vidros de espelho 4 individuais podem ser movimentados independentes um do outro em relação ao compartimento de espelho 6, por meio das respectivas unidades de ajuste 16 e com isso, podem ser ajustados.
[0035] Na modalidade conforme a Fig. 2, o braço de suporte 12 não é configurado como parte construtiva separada, a qual passa pelos dois braços 10 como mostrado na Fig. 1, mas apresenta um arco curvado contínuo em formato de U, cujas ambas as hastes são conectadas com sua extremidade livre por meio das bases de espelho 8 com a carroceria do veículo. Entre ambas as hastes passa uma seção passante essencialmente em linha reta, a qual corresponde funcionalmente ao braço de suporte 12 separado da Fig. 1 e o qual serve novamente para o apoio de uma ou várias peças de suporte 14. Cada peça de suporte 14 serve para o apoio ou instalação de um compartimento de espelho 6 com o então vidro de espelho 4 então apoiado ali, em que então por meio da unidade de ajuste 16 o compartimento de espelho 6 respectivo se movimenta junto com o vidro de espelho 4 que se encontra ali e com isso pode ser ajustado.
[0036] A construção exata de ambas as modalidades das Figuras 1 e 2, no que diz respeito a bases de espelho 8, braços 10, braço de suporte 12, peça de suporte 14, unidades de ajuste 16 e pontos de contato 18, é finalmente suficientemente conhecida a partir do estado da técnica, de modo que uma entrada se mostra dispensável sobre esta.
[0037] O objeto da presente invenção foca na fixação das peças de suporte 14 individuais sobre o braço de suporte 12 ou seção do braço de suporte 12 (Fig. 2) disposta entre ambos os braços 10 ou ambas as bases de espelho 8, passando essencialmente em linha reta e essencialmente paralelas em relação à carroceria do veículo
[0038] Como explicado no começo, a fixação ocorrida da peça de suporte 14 no braço de suporte 12 cuja seção (Fig. 2) passando essencialmente paralelamente em relação à carroceria do veículo até então por meio de técnicas de aperto ou técnicas de aparafusamento.
[0039] No objeto da presente invenção, a peça de suporte 14 pelo menos em uma região de fixação, também em uma região ou seção do braço de suporte 12, na qual a peça de suporte 14 é conectada com o braço de suporte 12, é formada a partir de um material passível de processamento termoplástico, especialmente um plástico ou resina correspondente. Por meio de uma conformação termoplástica da peça de suporte é ocorrido em que a peça de suporte 14 envolve o braço de suporte 12 pelo menos por meio de uma seção parcial do braço de suporte 12 (também especialmente na região de fixação) de maneira que circunda a parede.
[0040] A Figura 3 mostra em uma apresentação seccional os princípios básicos da presente invenção. A peça de suporte 14, a qual é formada a partir de um material passível de processamento termoplástico ou material termoplástico passível de conformação, abrange ou envolve o braço de suporte 12 em uma região de fixação não melhor caracterizada nas Figuras individuais do desenho de maneira que circunda a parede, em que por “circunda a parede” no intuito da presente invenção deve ser entendido que uma seção 20 da peça de suporte 14, a qual abrange o braço de suporte 12 conforme a Fig. 3, passa sem interrupções e esta também não é, por exemplo, encaixada, em que então a largura deste encaixe poderia ser reduzida de maneira conhecida por meio de um ou mais meios de ajuste (parafusos), a fim de apertar de maneira fixa a peça de suporte 14 no braço de suporte 12.
[0041] A Figura 3 mostra a modalidade da presente invenção de acordo com o tipo de um ajustador de espelho, ou seja, o vidro de espelho 4 é introduzido ou instalado indireta o diretamente pela unidade de ajuste 16 e a unidade de ajuste 16 fica em conexão com a peça de suporte 14 por meio das conexões ou pontos de contato 18. A seta dupla na Fig. 3 mostra o movimento de ajuste passível de aplicação da unidade de ajuste 16 sobre o vidro de espelho 4.
[0042] O compartimento de espelho 6 é, portanto, fixado de maneira imóvel ou fixa e, por exemplo, conforme a Fig. 1, respectivamente na parte da extremidade em ambos os braços 10.
[0043] A Figura 4 mostra uma apresentação seccional correspondente da Fig. 3, em que o objeto da presente invenção é aplicado em um ajustador de base, no qual o compartimento de espelho 6 se movimenta juntamente com o vidro de espelho 4 mediante atuação da unidade de ajuste 16. Aqui também a peça de suporte 14 pelo menos na região de fixação é passível de processamento termoplástico com o braço de suporte 12 e abrange o braço de suporte 12 com sua seção 20.
[0044] A Figura 5 mostra igualmente a modalidade de acordo com o tipo de um ajustador de base, no qual, porém ao contrário da Fig. 4, a unidade de ajuste 16 não atua no vidro de espelho 4, mas no compartimento de espelho 6 contendo o vidro de espelho 4. Também nesta modalidade, a peça de suporte 14 pelo menos na região de fixação é passível de processamento termoplástico com o braço de suporte 12 e abrange este com sua seção 20 de maneira que circunda a parede.
[0045] A Figura 6 mostra a possibilidade de anexar um adaptador 22 no lado dos pontos de contato 18 da peça de suporte 14, o qual na posição inicial ou posição neutra da unidade de ajuste 16, já causa uma posição oblíqua determinada do vidro de espelho 4 ou do compartimento de espelho 6. Analogamente em relação aos pontos de contato 18 no lado da peça de suporte 14, o adaptador 22 introduz outros pontos de contato 18’.
[0046] A Figura 7 mostra a possibilidade de ao invés de uma peça de suporte 14 com uma superfície de instalação com os pontos de contato 18 conforme as Figuras 3 ou 4, os quais ficam essencialmente na posição vertical em relação a um eixo longitudinal L, usar uma peça de suporte 14 que possui uma superfície de instalação 24 (com os pontos de contato 18), a qual já é inclinada verticalmente em relação à linha L, em um ângulo α determinado a partir desta instalação. Esta inclinação pode ser, conforme a Fig. 7, para a esquerda (superfície de instalação 24’) ou para a direita (superfície de instalação 24). O tamanho do ângulo α depende, portanto, da posição de instalação requerida do vidro de espelho ou do compartimento de espelho.
[0047] A Figura 8 mostra a possibilidade na qual o eixo longitudinal ou linha longitudinal L do vidro de espelho 4 possui um desvio V em relação ao ponto central do braço de suporte 12. De maneira correspondente, a peça de suporte 14 possui um braço 26 que porta os pontos de contato 18 e se estende radialmente para fora do braço de suporte 12. Além disso - no caso da configuração de um ajustador de espelho conforme a Fig. 8 - o braço 26 e/ou a peça de suporte 14 possui pontos de fixação 28, nos quais o compartimento de espelho 6 fica em conexão - eventualmente passível de liberação - com o braço 26 e/ou com a peça de suporte 14.
[0048] A peça de suporte 14 é, portanto conectada na região de fixação com o braço de suporte 12 de tal maneira, que o material da peça de suporte 14 abraça o braço de suporte 12 de maneira que circunda a parede. A fim de elevar a força de retenção entre a peça de suporte 14 e o braço de suporte 12 na região e fixação, várias medidas são pensáveis. Estas medidas podem, portanto, formar individualmente uma prevenção contra rotação ou individualmente uma prevenção contra um deslocamento axial ou uma combinação a partir destas.
[0049] A Figura 9 mostra diferentes possibilidades, como as fixações adicionais de tal tipo da peça de suporte 14 em relação ao braço de suporte 12 são possíveis, em que a Fig. 9 apresenta de maneira resumida totalmente quatro possibilidades e em que além disso, o objeto da invenção não é evidentemente limitado a estas quatro possibilidades apresentadas.
[0050] Na modalidade apresentada à esquerda a Fig. 9, o braço de suporte 12 é provida pelo menos sobre sua extensão longitudinal na região de fixação, com uma forma de corte transversal diferindo da forma tubular com corte transversal circular, algo conforme a Fig. 3, em que esta forma de corte transversal variante é de formato aproximadamente de um rim por meio de um supressão 30; Também é possível comprimir o braço de suporte 12 em ambos os lados, a fim de conceder a ele um corte transversal oval. Por meio da supressão 30 durante um envolvimento do braço de suporte 12 por meio da peça de suporte 14, ocorre uma elevação da força de torção da peça de suporte 14 em torno do braço de suporte 12. Ao invés de por meio desta ou adicionalmente à supressão 30, o braço de suporte 12 na região de fixação pode possuir um ou mais pinos 32, nos quais o material da peça de suporte 14 entra na configuração da peça de suporte 14 e/ou da seção 20.
[0051] Na segunda modalidade na Fig. 9 da esquerda, o braço de suporte 12 possui totalmente ou pelo menos na região de fixação, um corte transversal poligonal, também, por exemplo, a forma de quatro arestas apresentada. Por meio desta forma poligonal ou forma de mais pontas, consiste em uma prevenção de torção caracterizada da peça de suporte 14 em relação ao braço do suporte 12. Além disso, uma parede do braço de suporte configurado com mais superfícies ou mais paredes deste podem possuir rupturas ou perfurações 34. Por meio dessas rupturas 34 ocorre também junto à prevenção na direção radial uma prevenção na direção axial da peça de suporte 14 em relação ao braço de suporte 12.
[0052] Na modalidade da esquerda na Fig. 9, o braço de suporte 12 possui a forma de corte transversal oval já citada, para o melhoramento da prevenção contra torção da peça de suporte 14 em relação ao braço de suporte 12 na direção radial. Adicionalmente, uma ou mais rupturas 34 são providas na parede de entorno do braço de suporte 12.
[0053] Na modalidade bem à direita apresentada na Fig. 9, o braço de suporte 12 possui pelo menos na região de fixação um pino longitudinal 36 contínua ou interrompida e um ou mais serrilhamentos 38 se estendendo na parte de seu entorno.
[0054] A peça de suporte 14 pode, em sua totalidade, ser formada a partir de um material passível de processamento termoplástico ou ela pode possuir uma seção parcial passível de processamento termoplástico que então na forma da seção 20 abraça continuamente ou de maneira que circunda a parede, no entorno do braço de suporte 12 e alcança com este em instalação estreita, em que ainda adicionalmente, medidas conforme a Fig. 9 podem ser adotadas, a fim de melhorar a retenção radial e/ou axial de peça de suporte 14 em relação ao braço de suporte 12.
[0055] Uma possibilidade pela qual a peça de suporte 14 pode ser formada abraçando o braço de suporte 12 é fundir a peça de suporte 13 na região e fixação em torno do braço de suporte 12, especialmente fundição por injeção, em que o braço de suporte 12 conforme o tipo de um processo de fundição por injeção adicional é inserido na forma. O processo de fundição pode, portanto, ocorrer essencialmente livre de tensionamento, ou seja, após o endurecimento ocorrido da peça de suporte 14 ou da seção passível de processamento termoplástico da peça de suporte 14, esta permanece essencialmente livre de tensionamento em volta do entorno do braço de suporte 12.
[0056] A Figura 10 mostra em apresentação gráfica excedente, que o curso pode ser selecionado no material da peça de suporte 14 ou na região da peça de suporte 14, o qual envolve o braço de suporte 12 de maneira que circunda a parede, por meio de movimentos determinados de diminuição de matéria aplicados, para causar tensionamento de forma entre a peça de suporte 14 e o entorno externo do braço de suporte 12. Para isto, o braço de suporte 12 pode possuir no lado do entorno uma ou mais deformações, por exemplo, pinos longitudinais 36 conforme a Fig. 9, da apresentação à direita, nos quais o material da peça de suporte 14 penetra durante o envolvimento do braço de suporte 12. Com relação ao endurecimento da peça de suporte 14, ocorre um movimento de deformação e um movimento de diminuição de matéria determinado no material da peça de suporte 14, o qual instala a peça de suporte 14 e/ou a seção 20 na maneira mostrada na Fig. 10 em uma, preferencialmente mais posições em prensa linear ou de superfície com o entorno do braço de suporte 12 ou dos pinos longitudinais 36 localizados ali e com isto a peça de suporte 14 tenciona em relação ao braço de suporte 12.
[0057] As Figuras 11 e 12 mostram como várias seções 20 podem ser configuradas em uma peça de suporte 14, as quais envolvem o entorno do braço de suporte 12 de maneira que circunda a parede. As seções individuais 20 podem, portanto, em uma semelhança a um braço, se projetar a partir da peça de suporte 14 e cada uma encobrir o braço de suporte 12 em formato anelar, em que entre as seções 20 individuais espaços livres ou distanciamentos são presentes. Na modificação conforme Fig. 12, os espaços livres das seções 20 individuais são conectados uns sob os outros por meio de uma haste 40 contínua, de modo que ao invés de formar as seções 20 individuais de formato anelar da Fig. 11 na modalidade conforme a Fig. 12 a combinação a partir de peça de suporte 14, as seções 20 e haste 40 formam uma forma de compartimento na região de fixação.
[0058] A Figura 13 mostra um ajustador de espelho, no qual o compartimento de espelho 6 não é fixado em um ou dois braços 10 (como mostrado conforme a Fig. 1), mas é fixado por meio de uma haste ou placa 42 na peça de suporte 14. Os pontos de contato 18 adentram, portanto, a placa 42.
[0059] A Figura 14 mostra um ajustador de espelho, no qual a unidade de ajuste 16 fica em conexão por meio de uma base 44. Entre a unidade de ajuste 166 e a base 44 se encontram os pontos de contato 18. A base adentra a placa 42 em uma abertura correspondentemente dimensionada e é fixada na placa 42 na região do entorno da abertura localizada ali com pelo menos um parafuso 46 ou um meio de fixação equivalente. O parafuso 46 ou os parafusos 46 adentram, portanto, a placa 42 pelo lado do braço de suporte 12 e podem terminar na base 44 ou se estender - como mostrado na Fig. 14 - até a unidade de ajuste 16, de modo que o compartimento de espelho 6 (por meio da placa 42), a base 44 ( e com isto, a peça de suporte 14) e a unidade de ajuste 16 sejam resumidos em um grupo construtivo.
[0060] O objeto da presente invenção, como este foi descrito anteriormente e foi reivindicado, é considerado com uma peça de suporte, a qual pelo menos na região de fixação é formada com o braço de suporte a partir de um material passível de processamento termoplástico, também especialmente a partir de um plástico termoplástico ou possui um plástico termoplástico de tal tipo em uma seção a ser deformada. Deve ser claro, no entanto, que o objeto da presente invenção não é limitado exclusivamente a isto, mas que ao invés de um material passível de processamento termoplástico ou passível de modelagem, um outro material pode ser pode ser alcançado para uso, por exemplo, um plástico duroplástico, resinas reforçadas com fibra ou reforçadas com tecido ou semelhantes. A utilização de um material passível de processamento termoplástico deve de fato - à medida que isto foi ignorado até o período de registro do presente registro - ser vantajoso, visto que especialmente então se a peça de suporte é formada inteiramente a partir de um material passível de processamento termoplástico, a peça de suporte é conectada em um processo de trabalho, por exemplo, por meio de um processo de fundição por injeção com o braço de suporte e pode ser concebido em sua forma desejada. Caso a peça de tradução for construída em duas ou mais peças, esta pode possuir uma seção passível de processamento termoplástico que é montada na peça de suporte já formada e que então é conformada por meio de um método de usinagem, a fim de envolver o braço de suporte pelo menos por meio de uma seção parcial deste de maneira que circunda a parede. Por exemplo, a peça de suporte pode ser de alumínio ou de um material semelhante adequado ou de um plástico não passível de conformação termoplástica e possui um anexo ou adição que é passível de processamento termoplástico e é então correspondentemente conformado.
[0061] O envolvimento ou fundição por injeção do braço de suporte com uma parte do material da peça de suporte, junto as vantagens demonstradas, oferece também ainda a vantagem de que irregularidades eventuais na formação e/ou superfície do braço de suporte não têm importância para a qualidade de conexão passível de determinação entre a peça de suporte e braço de suporte, visto que tais irregularidades durante o envolvimento (fundição por injeção) do braço de suporte do material da peça de suporte podem ser contrabalanceadas ou compensadas.
[0062] O objeto da presente invenção fornece, portanto, um dispositivo de suporte, no qual a peça de suporte pode ser conectado permanecendo no braço de suporte por meio de uma possibilidade de conexão confiável, simples, acessível economicamente, resistente à corrosão, resistente à vibração. Para isto, o dispositivo de suporte para a fixação de um sistema de representação gráfica de u sistema visual indireto em um veículo possui: um braço de suporte passível de fixação no veículo e pelo menos uma peça de suporte passível de fixação no braço de suporte, em que a peça de suporte possui meios de conexão para a montagem do sistema de representação gráfica. A peça de suporte é pelo menos na região de fixação formada com o braço de suporte a partir de um material passível de processamento termoplástico e envolve o braço de suporte pelo menos por meio de uma seção parcial deste de maneira que circunda a parede, por meio de conformação termoplástica.
[0063] Lista dos números de referência 2 Dispositivo de suporte / suporte de espelho 4 Vidro de espelho 6 Compartimento de espelho 8 Base de espelho 10 Braço 12 Braço de suporte 14 Peça de suporte 16 Unidade de ajuste 18 Ponto(s) de contato 20 Seção 22 Adaptador 24 Superfície de instalação 26 Braço 28 Ponto(s) de fixação 30 Supressão (prevenção contra torção) 32 Pino (prevenção axial) 34 Ruptura (prevenção axial) 36 Pino longitudinal (prevenção de torção) 38 Serrilhamento (prevenção axial e/ou prevenção contra torção) 40 Haste 42 Piaca 44 Base 46 Parafuso(s)

Claims (10)

1. Dispositivo de suporte (2) para a fixação de um sistema de representação gráfica de um sistema visual indireto em um veículo, com um braço de suporte (12) passível de fixação no veículo e pelo menos uma peça de suporte (14) passível de fixação no braço de suporte (12), em que a peça de suporte (14) possui meios de conexão (16, 18, 18’, 22) para a montagem do sistema de representação gráfica; a peça de suporte (14) é formada pelo menos em uma região de fixação com o braço de suporte (12) a partir de um material termoplástico passível de processamento e compreende, por meio da moldagem termoplástica, o braço de suporte (12), pelo menos por uma seção parcial desta, de maneira que circunda a parede; a peça de suporte (14) é moldada, especialmente moldada por injeção, na região de fixação com o braço de suporte (12) em torno do braço de suporte (12), o braço de suporte (12) é configurado como um perfil tubular, a peça de suporte (14) compreende o braço de suporte (12) de modo não rotativo; caracterizado pelo fato de que, o braço de suporte (12), na região de fixação, possui um formato e superfície de contorno diferindo do formato do restante do perfil tubular; a peça de suporte (14) experiencia na região de fixação, após o processo de fundição, um encolhimento especialmente direcionado radialmente, o qual leva a um tensionamento entre o braço de suporte (12) e a peça de suporte (14); e que seções da peça de suporte (14), que é tensionada pelo encolhimento, pressionam contra a superfície de contorno do braço de suporte (12).
2. Dispositivo de suporte (2), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o braço de suporte (12) é configurado, pelo menos na região de fixação preferencialmente, em sua totalidade, essencialmente de forma alongada / em linha reta.
3. Dispositivo de suporte (2), de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que o perfil tubular possui uma seção transversal circular.
4. Dispositivo de suporte (2), de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 3, caracterizado pelo fato de que a formação variante é formada por meio de deformação permanente da parede do perfil tubular.
5. Dispositivo de suporte (2), de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 3, caracterizado pelo fato de que a formação variante é formada por pelo menos uma parte construtiva separada, a qual é conectada de maneira rígida com a parede do perfil tubular e se projeta a partir desta.
6. Dispositivo de suporte (2), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores 1 a 5, caracterizado pelo fato de que o sistema de representação gráfica é um espelho retrovisor (4, 6) e a peça de suporte (14) é um elemento de um ajustador de espelho.
7. Dispositivo de suporte (2), de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 5, caracterizado pelo fato de que o sistema de representação gráfica é um espelho retrovisor (4, 6) e a peça de suporte (14) é elemento de um ajustador de base.
8. Dispositivo de suporte (2), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores 1 a 7, caracterizado pelo fato de que o braço de suporte (12) é feito de metal ou de uma liga de metal.
9. Dispositivo de suporte (2), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores 1 a 8, caracterizado pelo fato de que, no braço de suporte (12) ao lado da pelo menos uma peça de suporte (14), pelo menos uma outra parte construtiva ou um outro componente é passível de disposição, o qual ou os quais servem para o auxílio do condutor direto ou indireto.
10. Sistema visual indireto para um veículo, caracterizado pelo fato de que este possui um dispositivo de suporte (2) para o sistema de representação gráfica para tal, conforme definido em qualquer uma das reivindicações de 1 a 9.
BR102015016880-2A 2014-07-21 2015-07-14 Dispositivo de suporte para a fixação de um sistema de representação gráfica de um sistema visual indireto em um veículo e sistema visual indireto para um veículo BR102015016880B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102014214128.01 2014-07-21
DE102014214128.1A DE102014214128B4 (de) 2014-07-21 2014-07-21 Trägervorrichtung für die Befestigung einer bildgebenden Einrichtung eines indirekten Sichtsystems an einem Fahrzeug sowie indirektes Sichtsystem hiermit

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR102015016880A2 BR102015016880A2 (pt) 2017-07-11
BR102015016880B1 true BR102015016880B1 (pt) 2022-01-25

Family

ID=53785418

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102015016880-2A BR102015016880B1 (pt) 2014-07-21 2015-07-14 Dispositivo de suporte para a fixação de um sistema de representação gráfica de um sistema visual indireto em um veículo e sistema visual indireto para um veículo

Country Status (7)

Country Link
US (1) US20160016516A1 (pt)
EP (1) EP2977266B1 (pt)
KR (1) KR102095843B1 (pt)
CN (1) CN105270265B (pt)
BR (1) BR102015016880B1 (pt)
DE (1) DE102014214128B4 (pt)
ES (1) ES2685822T3 (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP6847999B2 (ja) * 2019-04-23 2021-03-24 株式会社ホンダロック 車両用ドアミラー
DE102021206716A1 (de) 2021-06-29 2022-12-29 Psa Automobiles Sa Kameraeinheit für ein Kraftfahrzeug
US11958419B2 (en) 2022-02-24 2024-04-16 Stoneridge, Inc. Collapsible vehicle camera arm assembly
DE102022105242A1 (de) 2022-03-07 2023-09-07 Knorr-Bremse Systeme für Nutzfahrzeuge GmbH Kamerahalterung zur Befestigung an einem Fahrzeugaufbau

Family Cites Families (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE7210081U (de) * 1972-11-09 Giebler G Aussenrückblickspiegel für Kraftfahrzeuge
US5092632A (en) * 1991-03-19 1992-03-03 Usui Kokusai Sangyo Kaisha, Ltd. Structure for coupling resin tubes by the use of a bracket
DE4429603A1 (de) * 1994-08-20 1996-02-22 Mekra Rangau Plastics Halterung für einen Außenspiegel eines Nutzfahrzeuges
US6962422B1 (en) * 1996-01-16 2005-11-08 Roscoe, Inc. Single shell, double view mirror for vehicles
US5760980A (en) * 1996-03-22 1998-06-02 Heinrich Lang Rear-view mirror assembly
DE29614664U1 (de) * 1996-08-23 1997-12-18 Hohe GmbH & Co. KG, 97903 Collenberg Aus thermoplastischem Kunststoff bestehendes Gehäuse eines Fahrzeugspiegels
DE10022919A1 (de) * 1999-08-27 2001-03-01 Basf Ag Spritzgegossene Formteile
DE10351660B4 (de) * 2003-11-05 2007-11-15 Mekra Lang Gmbh & Co. Kg Tragarm für Fahrzeugspiegel
US20080049343A1 (en) * 2006-08-22 2008-02-28 Michael Dean Branham Vehicle mirror assembly with reduced mirror shaking
JP5324946B2 (ja) * 2008-04-25 2013-10-23 富士重工業株式会社 ステレオカメラユニット
DE102009013645B3 (de) * 2009-03-17 2010-11-18 Mekra Lang Gmbh & Co. Kg Drehbare Spiegelhalterung für Kfz-Spiegel, insbesondere für Nutzfahrzeuge, sowie eine Spiegelanordnung mit einer solchen Spiegelhalterung
DE102009046174A1 (de) * 2009-10-29 2011-05-05 Mekra Lang Gmbh & Co. Kg Spiegelkopf mit überlappendem Sichtfeld
DE202010009347U1 (de) * 2010-01-20 2011-06-01 MEKRA Lang GmbH & Co. KG, 90765 Adapter zu pass- und positionsgenauen Befestigung einer Spiegeleinheit

Also Published As

Publication number Publication date
BR102015016880A2 (pt) 2017-07-11
KR20160011168A (ko) 2016-01-29
KR102095843B1 (ko) 2020-04-01
US20160016516A1 (en) 2016-01-21
EP2977266A1 (de) 2016-01-27
ES2685822T3 (es) 2018-10-11
DE102014214128A1 (de) 2016-01-21
CN105270265A (zh) 2016-01-27
DE102014214128B4 (de) 2016-02-04
EP2977266B1 (de) 2018-06-06
CN105270265B (zh) 2020-08-14

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR102015016880B1 (pt) Dispositivo de suporte para a fixação de um sistema de representação gráfica de um sistema visual indireto em um veículo e sistema visual indireto para um veículo
JP5032383B2 (ja) 車両用冷却部品支持装置
EP2233360B2 (en) Snap fit connection in a rear view mirror
US20170015345A1 (en) Steering column for a motor vehicle
JP2019127821A (ja) ピボット可能なクランプ部を有するキャリアおよびその組み立て方法
PT771696E (pt) Dispositivo para a fixacao de um modulo de um saco pneumatico
ES2915666T3 (es) Dispositivo de fijación y conjunto de fijación
JP4896390B2 (ja) 車両ミラー用支持アーム
EP2860064B1 (en) A clamp
US2113251A (en) Mirror mounting means
US5443281A (en) Variously positionable pivot joint connection for wheel guide arms in motor vehicles
KR100815769B1 (ko) 카메라 고정장치
KR20140132847A (ko) 자동차용 조향 컬럼
CN211125203U (zh) 一种用于固定绝缘子的门型架
JP5029169B2 (ja) ステアリング装置の組立方法
ES2398135T3 (es) Dispositivo de limpiaparabrisas para un automóvil
ES2623901T3 (es) Sistema de fijación para piezas adosadas a un vehículo, con una pieza de conexión perfilada; vehículo con un sistema de fijación de este tipo
BR112013006148B1 (pt) Dispositivo de fixaqao fundido para um braqo do limpador de para-brisa e braqo do limpador de para-brisa
GB2488775A (en) Towing mirror clamp assembly
JP5259321B2 (ja) 型枠角締め金具
AU2004282983B2 (en) Curtain rod with tensioning device
ES2348100T3 (es) Sujeción de espejo para un espejo retrovisor exterior de un vehículo así como espejo retrovisor exterior de un vehículo con una sujeción de espejo de este tipo.
US1182012A (en) Vehicle-fender.
CN111063497A (zh) 用于固定绝缘子的门型架组件
JPH092156A (ja) 車両用ミラー

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 14/07/2015, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.