BR102013027195A2 - Queimador de múltiplas chamas e método para aquecer uma peça de trabalho - Google Patents

Queimador de múltiplas chamas e método para aquecer uma peça de trabalho Download PDF

Info

Publication number
BR102013027195A2
BR102013027195A2 BRBR102013027195-0A BR102013027195A BR102013027195A2 BR 102013027195 A2 BR102013027195 A2 BR 102013027195A2 BR 102013027195 A BR102013027195 A BR 102013027195A BR 102013027195 A2 BR102013027195 A2 BR 102013027195A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
burner
flame
heads
flame burner
burner heads
Prior art date
Application number
BRBR102013027195-0A
Other languages
English (en)
Other versions
BR102013027195B1 (pt
Inventor
Johann Stocker
Original Assignee
Linde Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Linde Ag filed Critical Linde Ag
Publication of BR102013027195A2 publication Critical patent/BR102013027195A2/pt
Publication of BR102013027195B1 publication Critical patent/BR102013027195B1/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F23COMBUSTION APPARATUS; COMBUSTION PROCESSES
    • F23DBURNERS
    • F23D23/00Assemblies of two or more burners
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B23MACHINE TOOLS; METAL-WORKING NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B23KSOLDERING OR UNSOLDERING; WELDING; CLADDING OR PLATING BY SOLDERING OR WELDING; CUTTING BY APPLYING HEAT LOCALLY, e.g. FLAME CUTTING; WORKING BY LASER BEAM
    • B23K9/00Arc welding or cutting
    • B23K9/235Preliminary treatment
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F23COMBUSTION APPARATUS; COMBUSTION PROCESSES
    • F23DBURNERS
    • F23D14/00Burners for combustion of a gas, e.g. of a gas stored under pressure as a liquid
    • F23D14/38Torches, e.g. for brazing or heating
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F23COMBUSTION APPARATUS; COMBUSTION PROCESSES
    • F23DBURNERS
    • F23D91/00Burners specially adapted for specific applications, not otherwise provided for
    • F23D91/02Burners specially adapted for specific applications, not otherwise provided for for use in particular heating operations

Abstract

Queimador de múltiplas chamas e método para aquecer uma peça de trabalho. A presente invenção refere-se a um queimador de múltiplas chamas (10) com cabeças de queimador (1) que são configuradas para gerar pelo menos uma chama de queimador (13) direcionada ao longo de um respectivo eixo geométrico de chama (14) quando abastecido com um combustível, em que os eixos geométricos de chama (14) de cabeças de queimador respectivamente adjacentes (1) são inclinados uns em relação aos outros. Um método para preaquecer uma peça de trabalho, em particular um tubo ou tubo de diâmetro grande, também é o objeto da invenção.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "QUEIMADOR DE MÚLTIPLAS CHAMAS E MÉTODO PARA AQUECER UMA PEÇA DE TRABALHO". A presente invenção refere-se a um queimador de múltiplas chamas com cabeças de queimador e tubos de conexão de acompanhamento, que são configurados para gerar pelo menos uma chama de queimador direcionada ao longo de um respectivo eixo geométrico de chama quando abastecido com um combustível, bem como a um método para preaquecer uma peça de trabalho, em particular um tubo ou tubo de diâmetro grande, com um queimador de múltiplas chamas correspondente. Técnica Anterior As peças de trabalho devem ser preaquecidas em uma variação muito ampla de processos de fabricação e manuseio de material. A presente invenção, no presente documento, faz referência primeiramente ao preaque-cimento em operações de soldagem. Entretanto, a invenção pode basicamente também ser usada em outros métodos nos quais introduzir calor por meio de chamas é desejado.
Em processos de soldagem conhecidos, as peças de trabalho a serem soldadas são preaquecidas por várias razões. O perigo principal associado com uma falta de preaquecimento encontra-se na chamada fragilização de hidrogênio na zona afetada pelo calor. Além disso, os aços trans-formáveis na zona tendem a exibir uma dureza aumentada a taxas de resfriamento elevadas do tipo encontrado sem preaquecimento. Isso rende uma tendência crescente em relação à formação de rachadura a frio na região de junção da peça de trabalho. Por exemplo, essas desvantagens se tornam ainda maiores ao soldar tubos com um diâmetro de tubo aumentado. Por essa razão, a preparação de tubos de diâmetro grande através de preaquecimento para uma operação de soldagem subsequente representa uma aplicação preferencial para a presente invenção. A dureza alcançável e, portanto, o perigo de rachaduras a frio, no presente documento, essencialmente dependem da espessura da peça de trabalho a ser usinada, dissipação de calor bi ou tridimensional, elemen- tos de liga presentes e os teores dos mesmos, o respectivo calor introduzido na operação de soldagem e/ou a temperatura do componente. A última pode ser influenciada através de preaquecimento. O preaquecimento reduz a taxa de resfriamento da região de costura e aperfeiçoa a efusão de hidrogênio. Além disso, o mesmo tem um efeito favorável no estado de estresse de soldagem residual da junta soldada. A temperatura de preaquecimento necessária pode ser respectivamente verificada e o calor a ser introduzido e/ou o uso do respectivo dispositivo de preaquecimento pode ser determinado com base na mesma. Em particular, a tenacidade básica do material, a espessura da parede do mesmo, o formato da costura, a técnica de soldagem usada e velocidade de soldagem devem ser consideradas ao determinar a temperatura de preaquecimento. O preaquecimento é basicamente necessário a temperaturas de processamento de menos do que 5 "O e quando limites de espessura específicos são excedidos (especialmente para aços de alta resistência). Por e-xemplo, a temperatura de preaquecimento é de 80 a 200 °C.
Como regra, as peças de trabalho são preaquecidas antes da soldagem preferencialmente com o uso de queimadores de múltiplas chamas, que, por razões explicadas com maiores detalhes abaixo, são operados com misturas de acetileno e combustível dotado de oxigênio ou misturas de acetileno e combustível dotado de ar comprimido, por exemplo. O preaquecimento ocorre para preparar uma região proximal à costura soldada na peça de trabalho (por exemplo, tubo ou tubo de diâmetro grande) para introduzir uma costura soldada nessa região preaquecida, a qual é, portanto, já aquecida no início do processo de soldagem (aquecida, no presente documento, significa pelo menos mais quente do que o ar ambiente).
Em particular, ao preaquecer tubos de diâmetro grande, o calor concentrado deve ser introduzido na região próxima à costura soldada, sem derreter a superfície da peça de trabalho e deixando para trás umidade residual do gás de exaustão da chama. Entretanto, a grande quantidade de gases de exaustão quentes que surge dada uma introdução concentrada de calor coloca uma carga no próprio queimador, dependendo da configuração do queimador. Isso pode terminar danificando termicamente as cabeças de queimador usadas. Isso se aplica, em particular, dado ajuste e operação impróprias. Precauções de segurança apropriadas são caras.
Nessa conjunção, os tubos com um diâmetro na faixa de 1 a 12 metros são designados como tubos de diâmetro grande.
Portanto, existe uma necessidade por meios aperfeiçoados de aquecer peças de trabalho, em particular tubos e tubos com diâmetro grande, que não exibem essas desvantagens e podem ser operados de modo seguro.
Descrição da Invenção Em oposição a esse cenário, a invenção propõe um queimador de múltiplas chamas com cabeças de queimador e tubos de conexão de a-companhamento, que são configurados para gerar pelo menos uma chama de queimador direcionada ao longo de um respectivo eixo geométrico de chama quando abastecido com um combustível, bem como um método para preaquecer uma peça de trabalho, em particular um tubo ou tubo de diâmetro grande, com o uso de um queimador de múltiplas chamas correspondente que tem os recursos nas reivindicações independentes. Como consequência, o objetivo estabelecido é alcançado através do deslocamento de pelo menos metade do tubo de conexão, de modo que os eixos geométricos de chama de cabeças de queimador respectivamente adjacentes sejam inclinados entre si.
Embora a invenção seja descrita principalmente em relação ao preaquecimento de tubos ou tubos com diâmetro grande, a mesma não é limitada à mesma, já que foi constatado que a presente invenção pode ser usada para vantagem especial para preaquecer componentes individuais ou grupos de componentes até mesmo na construção de contentor grande em geral. O queimador de múltiplas chamas é preferencialmente configurado de tal modo que todos os tubos de conexão tenham desenho deslocado. É especialmente preferencial que o queimador de múltiplas chamas seja configurado de tal modo que os tubos de conexão deslocados exibam um ângulo de deslocamento de 30° a 60°, preferencialmente de a-proximadamente 45°. É particularmente vantajoso que o queimador de múltiplas chamas seja caracterizado pelo fato de que os tubos de conexão são articulados com um respectivo bocal de conexão por meio de uma junta de parafuso, em que a respectiva outra extremidade dos bocais de conexão é presa a uma linha de alimentação compartilhada, e pode ser abastecida com o combustível através da linha de alimentação compartilhada.
Em um desenvolvimento adicional vantajoso da invenção, as cabeças de queimador são fornecidas em pelo menos dois grupos (A e B) de cabeças de queimador, em que as cabeças de queimador de pelo menos um primeiro grupo (A) são, cada uma, dispostas alternadamente às cabeças de queimador de pelo menos um outro grupo (B), e os eixos geométricos de chama das cabeças de queimador de pelo menos primeiro grupo são inclinados relativos aos eixos geométricos de chama das cabeças de queimador de pelo menos um outro grupo.
As cabeças de queimador dentro de cada grupo são mais bem dispostas na mesma direção ou paralelas umas às outras.
Também pode ser vantajoso fornecer as cabeças de queimador em pelo menos dois grupos, em que as cabeças de queimador de pelo menos dois grupos são, cada uma, alternadamente dispostas e os eixos geométricos de chama das cabeças de queimador em pelo menos um ou cada grupo, cada um desvia em relação aos eixos geométricos de chama de pelo menos um ou cada outro grupo. Por exemplo, os eixos geométricos de chama dentro de cada grupo podem ser dispostos em paralelo. Isso torna a produção em série especialmente fácil.
Em um desenvolvimento adicional vantajoso da invenção, as cabeças de queimador exibem, cada uma, eixos geométricos de chama, os quais são axial e/ou radialmente inclinados em relação a um perpendicular em uma linha central da linha de alimentação, preferencialmente cabeças de queimador respectivamente adjacentes inclinadas a um ângulo de 5o a 45° uma em relação à outra.
Um queimador de múltiplas chamas correspondente é configurado preferencialmente de tal maneira que os eixos geométricos de chama das cabeças de queimador adjacentes são, cada uma, desviados um em relação ao outro. Por exemplo, os mesmos podem ser inclinados axial ou radialmente ao perpendicular na linha central por um ângulo de 5 a 45°. Entre outros fatores, os ângulos respectivamente selecionados também dependem das exigências do respectivo processo de aquecimento. Um ângulo mais fechado é necessário em particular dada a necessidade de aquecimento local extensivo. Ângulos maiores são possíveis se o objetivo for descarregar os gases de exaustão gerados de uma maneira especialmente eficaz. O queimador de múltiplas chamas melhor exibe um dispositivo de abastecimento de gás configurado para abastecer o queimador de múltiplas chamas com pelo menos um combustível gasoso, em que o dispositivo de abastecimento de gás é preferencialmente configurado para abastecer o queimador de múltiplas chamas com numa mistura de combustível que contém acetileno, especialmente preferencial uma mistura de ar comprimido-acetileno ou uma mistura de acetileno-oxigênio, como o pelo menos um combustível gasoso. É vantajosamente fornecido pelo menos um dispositivo de abastecimento de gás configurado para abastecer o queimador de múltiplas chamas com pelo menos um combustível gasoso. O último é preferencialmente controlável em projeto, de modo que a saída térmica respectivamente introduzida possa ser controlada e/ou a provisão de misturas de gás respectivamente ajustadas garante uma adaptação especialmente vantajosa ao material a ser soldado.
Em uma modalidade vantajosa adicional, um queimador de múltiplas chamas de acordo com a invenção exibe pelo menos 4, 6 ou 8 cabeças de queimador. As cabeças de queimador são preferencialmente separadas 5 a 15 cm umas das outras. As distâncias correspondentes dependem da homogeneidade do aquecimento a ser alcançado e/ou a temperatura permissível das cabeças de queimador.
Em outra modalidade preferencial, as cabeças de queimador e-xibem bocais de queimador, em que os bocais de queimador das cabeças de queimador respectivamente adjacentes são deslocados de 1 a 10 cm em relação a uma linha central compartilhada entre os bocais de queimador. Conforme também explicado com maiores detalhes abaixo em conjunto com as Figuras, as origens das respectivas chamas são, no presente documento, separadas a uma distância definida uma das outras, adicionalmente reduzindo, desse modo, a influência das cabeças de queimador entre si.
Foi constatado que um comprimento especialmente vantajoso para a totalidade da cabeça de queimador e tubo de conexão situa-se na faixa de 8 a 25 cm para inúmeras aplicações.
Um desenvolvimento adicional vantajoso da presente invenção diz respeito ao fato de que o queimador de múltiplas chamas exibe uma linha de alimentação configurada como uma haste flexionada, em que a haste flexionada é preferencialmente feita essencialmente de aço inoxidável. A linha de alimentação, a qual também pode ser referida como uma haste ou expressada de modo diferente novamente como um canal de suprimento, é melhor feita de um material metálico para abastecer o combustível. Uma configuração curvada se torna ajustável ao formato da peça de trabalho a ser preaquecida, por exemplo, à curvatura de um tubo de diâmetro grande a ser preaquecido, a qual é muito vantajosa em termos da presente invenção. A partir de um ponto de vista de produção, o aço inoxidável é especialmente adequado como o material metálico para tal configuração curvada.
Conforme mencionado, as cabeças de queimador com os eixos geométricos de chama inclinados um em relação ao outro são, cada uma, vantajosamente presas de modo alternado a uma linha de alimentação compartilhada e podem ser abastecidas por meio da última em um queimador de múltiplas chamas correspondente. A linha de alimentação, no presente documento, simultaneamente funciona como uma distribuidora de combustível e dispositivo de fixação para as cabeças de queimador. Por exemplo, uma linha de alimentação correspondente pode ser curvada, e, desse modo, ajustada ao formato de uma peça de trabalho a ser aquecida. Durante a fabricação de um queimador de múltiplas chamas de acordo com a invenção, a linha de alimentação é vantajosamente deformada de tal maneira a reproduzir essencialmente o formato correspondente da peça de trabalho. Em outras palavras, por exemplo, é melhor que um segmento circular tenha o mesmo ponto médio de um tubo (de diâmetro grande) a ser preaquecido e uma curva ajustada com base no raio maior (raio do tubo mais distância radial entre o tubo e a linha de alimentação). Ademais, outros formatos também podem ser vantajosos e em conduzir a invenção. A ajustabilidade do queimador de múltiplas chamas ao formato da peça de trabalho a ser preaquecida, em particular ao diâmetro do tubo a ser preaquecido, é uma vantagem essencial à presente invenção em relação à técnica anterior.
Em termos do método, o objetivo estabelecido é alcançado através de um método para preaquecer uma peça de trabalho, em particular um tubo ou um tubo de diâmetro grande, em que um queimador de múltiplas chamas é usado, e as chamas de queimador geradas pelo queimador de múltiplas chamas são direcionados na peça de trabalho. O método, de acordo com a invenção, se beneficia das vantagens especificadas acima e abaixo, as quais, dessa maneira, pode-se fazer uma referência expressa. Vantagens Adicionais da Invenção As cabeças de queimador são alternativamente intercaladas entre si de acordo com a invenção, de modo que as chamas criadas respectivamente apontem para longe uma da outra. Como resultado, os gases de exaustão quentes gerados pelas chamas não podem danificar um ao outro.
As cabeças de queimador correspondentes são normalmente presas a uma linha de alimentação compartilhada na forma de um canal de suprimento. O último pode ser reto ou curvado conforme desejado e exibe um eixo geométrico central que também é reto ou curvado, dependendo da configuração da linha de alimentação. O alinhamento dos eixos geométricos de chama é, no presente documento, vantajoso de modo que os últimos se- jam inclinados axial (isto é, longitudinalmente relativo à linha de alimentação) e/ou radialmente (isto é, transversalmente relativo aos últimos) em relação a um respectivo perpendicular no eixo geométrico central no local de fixação. A inclinação das cabeças de queimador adjacentes é, no presente documento, preferencialmente oposta em pelo menos uma dessas direções. Isso pode significar que as cabeças de queimador são radialmente inclinadas de modo alternado no sentido horário e anti-horário em relação aos eixos geométricos da linha de alimentação.
Como consequência, um aspecto essencial da presente invenção envolve uma disposição ou alinhamento das cabeças de queimador, e, portanto, a chama e direção do gás de exaustão, que diverge da técnica anterior. O gás de exaustão é guiado através da inclinação dos queimadores de tal modo que as chamas principais dos mesmos atingem uma região próxima à costura soldada alinhadas com a função das mesmas, mas o fluxo de exaustão não aquece o(s) queimador(es) adjacente(s). Conforme explicado abaixo, as posições angulares preferencialmente definidas dos queimadores um em relação ao outro são possíveis e devem ser mantidas para esse propósito. O último vantajosamente surge a partir do deslocamento dos tubos de conexão, e potencialmente a partir de como os tubos de conexão são alinhados na junta de parafuso giratória.
Como consequência, a invenção torna possível introduzir uma saída térmica máxima sobre um espaço pequeno, em particular sobre um tubo de diâmetro grande que gira. Apesar de uma introdução mais concentrada de calor em comparação com dispositivos da técnica anterior, o perigo de queimadores se aquecendo é minimizado, até mesmo dada uma operação incorreta. Isso resulta em interrupções menores e menos necessidade de reparos, o que torna os métodos correspondentes economicamente vantajosos. As medidas propostas pela invenção rendem um peso de queimador significativamente reduzido em relação à saída térmica a ser introduzida.
Os custos inferiores totais alcançáveis do queimador e utilização mais eficaz de um queimador correspondente resultam em vantagens econômicas em comparação com dispositivos conhecidos, em particular na construção de grandes contentores.
Conforme já mencionado, um queimador de múltiplas chamas correspondente pode ser vantajosamente abastecido com uma mistura de acetileno, em particular uma mistura de acetileno/oxigênio, tornando possível usar também as vantagens de processos de acetileno conhecidos com o queimador de acordo com a invenção. Conforme conhecido, a chama de acetileno/oxigênio concentrado especialmente quente rende uma rápida elevação de temperatura na superfície da peça de trabalho, e faz com que o calor se acumule dentro da peça de trabalho a gradientes de alta temperatura, de modo que uma grande quantidade de calor possa ser localmente introduzido. Contudo, chamas de ar comprimido-acetileno e/ou queimadores de ar de sucção-acetileno também podem ser usados, por exemplo. Chamas de ar comprimido-acetileno são suaves e brandas, contudo intensivas e eficientes. As mesmas podem ser muito bem controladas ao longo da área inteira de formação de mistura de ar-acetileno potencial, e são amplamente imunes de reignição. Isso rende vantagens relacionadas à segurança industrial. Entretanto, a temperatura inferior alcançável da superfície resulta em um aquecimento contínuo da peça de trabalho. Até mesmo gradientes de temperatura inferior podem ser alcançados com os queimadores de ar de sucção mencionados, que operam de acordo com o princípio de Bunsen.
Os queimadores de múltiplas chamas descritos como um todo exibem vantajosamente 4, 6 ou 8 cabeças de queimador. Como consequência, isso rende vantagens em comparação a queimadores de preaquecimen-to de três cabeças previamente conhecidos, já que uma área maior de uma peça de trabalho pode ser aquecida em qualquer hora. Por exemplo, a disposição, de acordo com a invenção, torna possível prender oito ou mais cabeças de queimador a um tubo de distribuição, especialmente à linha de alimentação já mencionada, sem a última superaquecer as mesmas ou uma à outra de modo impermissível. Conforme mencionado, uma saída térmica maior pode ser, como resultado, introduzida sobre um espaço pequeno, em particular sobre um tubo de diâmetro grande rotativo. O número de cabeças de queimador utilizáveis não é restrito a quatro ou oito; em vez disso, quei- madores com 10, 12, 14, 16, 18 ou 20 queimadores ou um número maior de queimadores também podem ser fabricados. É especificamente vantajoso que as respectivas cabeças de queimador dispostas uma de modo adjacente à outra exibiam, cada uma, eixos geométricos divergentes de chama, e, desse modo, gerarem chamas de queimador divergentes. Conforme mencionado, isso leva os fluxos de gás de exaustão de chamas de queimador correspondentes a apontar para longe uma da outra, e não ocorre superaquecimento recíproco. A invenção será explicada em maiores detalhes com referência aos desenhos anexos, que mostram uma modalidade preferencial da invenção.
Breve Descrição dos Desenhos A Figura 1 mostra uma cabeça de queimador, que pode ser usada em um queimador de múltiplas chamas de acordo com uma modalidade da invenção. A Figura 2 mostra uma vista lateral esquemática de um queimador de múltiplas chamas, de acordo com uma modalidade da invenção. A Figura 3 mostra uma vista longitudinal esquemática de um queimador de múltiplas chamas de acordo com uma modalidade da invenção.
Os elementos correspondentes entre si nas Figuras apresentam números de referência idênticos. Explicações repetidas serão evitadas por questões de clareza.
Modalidades da Invenção A Figura 1 mostra uma vista esquemática de uma cabeça de queimador 1 que exibe um anel de bocal 12 que pode ter qualquer número desejado de bocais dispostos preferencialmente de modo concêntrico, através do qual o combustível pode escapar. A ignição do combustível produz uma chama de queimador 13, que passa ao longo de um eixo geométrico de chama 14. A cabeça de queimador 1 pode ser presa a uma linha de alimentação por meio de um tubo de conexão deslocado 4 junto com uma junta de parafuso 15 e bocal de conexão 16. Por exemplo, o bocal de conexão 16 é soldado à linha de alimentação. A Figura 2 mostra uma vista lateral esquemática de um queimador de múltiplas chamas, de acordo com uma modalidade especialmente preferencial da invenção, o qual está assinalado, de maneira geral, com o número 10. O queimador de múltiplas chamas 10 inclui um total de oito cabeças de queimador 1, cada uma com respectivos tubos de conexão de a-companhamento deslocados 4, nem todos os quais são dotados de números de referência. As cabeças de queimador 1 são, no presente documento, combinadas em grupos de cabeças de queimador A e B. Um primeiro grupo de cabeças de queimador A é, no presente documento, disposto de tal modo que as respectivas unidades de bocal ou os bocais fornecidos lá possam render chamas de queimador com eixos geométricos de chama essencialmente dispostos na mesma direção. O mesmo se aplica para as cabeças de queimador no grupo B. Contudo, os eixos geométricos de chama 14 no grupo A e os eixos geométricos de chama 14 no grupo B são inclinados ou desviados um relativo ao outro dada a posição inclinada das cabeças de queimador 1, de modo que gases de exaustão respectivamente produzidos e/ou o calor residual gerado possam danificar cabeças de queimador não adjacentes 1. A junta de parafusos 15 descrita acima e os bocais de conexão 16 são usados para prender as cabeças de queimador 1 a uma linha de alimentação 2, por exemplo, uma que seja curvada, e, portanto, possa ser a-justada ao formato de uma peça de trabalho a ser usinada. A linha de alimentação pode ser acoplada com uma linha de abastecimento 3, a qual pode exibir outros dispositivos, tal como um manômetro e regulador. Em particular, tal linha de abastecimento pode exibir uma unidade de mistura misturadora 31, com a qual uma mistura de acetileno/oxigênio e/ou uma mistura de acetileno/ar pode ser gerada.
Em outra configuração simplificada da invenção, também pode ser vantajosa a realização de aplicações específicas e menos exigentes sem a junta de parafuso 15, e, portanto, a capacidade de giro do tubo de conexão deslocado. Nesse caso, o bocal de conexão 16 pode ser alongado e deslo- cado em projeto, combinando, desse modo, o bocal de conexão 16 e tubo de conexão 4 em um único componente. A Figura 3 mostra uma vista longitudinal de um queimador de múltiplas chamas, de acordo com uma modalidade especialmente preferencial da invenção, a qual é também marcada 10. Conforme evidente, as respectivas cabeças de queimador 1 são enviesadas uma em relação à outra, de modo que as chamas que surgem 13 apontam para longe uma da outra. A linha de alimentação 2 pode ter um desenho curvado ou reto.

Claims (10)

1. Queimador de múltiplas chamas (10) com várias cabeças de queimador (1) e tubos de conexão (4) associados, que são configurados para gerar pelo menos uma chama de queimador (13) direcionada ao longo de um respectivo eixo geométrico de chama (14) quando abastecida com um combustível, caracterizado pelo fato de que pelo menos metade do tubo de conexão (4) é deslocado em projeto, de modo que os eixos geométricos de chama (14) das cabeças de queimador respectivamente adjacentes (1) estejam inclinados uns em relação aos outros.
2. Queimador de múltiplas chamas (10), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que todos os tubos de conexão (4) são deslocados em projeto.
3. Queimador de múltiplas chamas (10), de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que os tubos de conexão deslocados exibem um ângulo de deslocamento de 30° a 60°, de preferência, de aproximadamente 45°.
4. Queimador de múltiplas chamas (10), de acordo com uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que os tubos de conexão (4) são girados com um respectivo bocal de conexão (16) por meio de uma junta de parafuso (15), em que a respectiva outra extremidade dos bocais de conexão (16) está presa a uma linha de alimentação compartilhada (2) e pode ser abastecida com o combustível através da linha de alimentação compartilhada (2).
5. Queimador de múltiplas chamas (10), de acordo com uma das reivindicações de 1 a 4, caracterizado pelo fato de que as cabeças de queimador (1) são fornecidas em pelo menos dois grupos (A, B) de cabeças de queimador (1), em que as cabeças de queimador (1) de pelo menos um primeiro grupo (A) são, cada uma, dispostas alternadamente às cabeças de queimador (1) de pelo menos um outro grupo (B) e os eixos geométricos de chama (14) das cabeças de queimador (1) de pelo menos o primeiro grupo (A) são inclinadas em relação aos eixos geométricos de chama (14) das cabeças de queimador (1) de pelo menos um outro grupo (B).
6. Queimador de múltiplas chamas (10), de acordo com a reivindicação 5, em que as cabeças de queimador (1) em cada grupo (A, B) são dispostas, cada uma, na mesma direção ou paralelas uma à outra.
7. Queimador de múltiplas chamas (10), de acordo com uma das reivindicações de 4 a 6, em que as cabeças de queimador (1) exibem, cada uma, eixos geométricos de chama (14), que são axialmente e/ou radialmente inclinados em relação a um perpendicular em uma linha central da linha de alimentação (2), de preferência adjacente às cabeças de queimador (1) inclinadas por um ângulo de 5o a 45° um em relação ao outro.
8. Queimador de múltiplas chamas (10), de acordo com uma das reivindicações precedentes, com um dispositivo de abastecimento de gás (3) configurado para abastecer o queimador de múltiplas chamas (10) com pelo menos um combustível gasoso, em que o dispositivo de abastecimento de gás (3) é, de preferência, configurado para abastecer ao queimador de múltiplas chamas (10) uma mistura de combustível que contém acetileno, com especial preferência, uma mistura de ar comprimido-acetileno ou uma mistura de acetileno-oxigênio, como pelo menos um combustível gasoso.
9. Queimador de múltiplas chamas (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, que exibe uma linha de alimentação (2) configurada como uma haste flexionada (2), em que a haste flexionada (2) é, de preferência, produzida essencialmente a partir de aço inoxidável.
10. Método para preaquecer uma peça de trabalho, em particular um tubo ou tubo de diâmetro grande, em que um queimador de múltiplas chamas (10), como definido em uma das reivindicações precedentes, é usado e as chamas de queimador (13) geradas pelo queimador de múltiplas chamas (10) são direcionadas à peça de trabalho.
BR102013027195-0A 2012-10-23 2013-10-22 queimador de múltiplas chamas e método para aquecer uma peça de trabalho BR102013027195B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102012020801.4A DE102012020801A1 (de) 2012-10-23 2012-10-23 Mehrflammenbrenner und Verfahren zum Erwärmen eines Werkstücks
DE102012020801.4 2012-10-23

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR102013027195A2 true BR102013027195A2 (pt) 2015-07-28
BR102013027195B1 BR102013027195B1 (pt) 2021-03-16

Family

ID=48087334

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102013027195-0A BR102013027195B1 (pt) 2012-10-23 2013-10-22 queimador de múltiplas chamas e método para aquecer uma peça de trabalho

Country Status (9)

Country Link
US (1) US20140113240A1 (pt)
EP (1) EP2724806B1 (pt)
CN (1) CN103776031A (pt)
BR (1) BR102013027195B1 (pt)
CA (1) CA2830580C (pt)
DE (1) DE102012020801A1 (pt)
DK (1) DK2724806T3 (pt)
RU (1) RU2635949C2 (pt)
ZA (1) ZA201307888B (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US10480823B2 (en) * 2013-11-14 2019-11-19 Lennox Industries Inc. Multi-burner head assembly
CN104633662B (zh) * 2015-02-06 2017-10-10 茂名重力石化装备股份公司 一种焊接加热器
CN105240851A (zh) * 2015-11-02 2016-01-13 无锡华光锅炉股份有限公司 一种火焰加热装置
EP3712499A1 (de) 2019-03-19 2020-09-23 Linde GmbH Brenneranordnung
CN112091372A (zh) * 2020-04-30 2020-12-18 中国航发航空科技股份有限公司 一种用于环形机匣氩弧焊的辅助加热装置及加热方法

Family Cites Families (19)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1952356A (en) * 1930-08-22 1934-03-27 Foundry Equipment Company Gas burner
US2137185A (en) * 1938-02-28 1938-11-15 E J Lavino & Co Multiple burner arrangement
US3254696A (en) * 1963-10-22 1966-06-07 Crucible Steel Co America Scarfing burner tip
US3806038A (en) * 1972-06-30 1974-04-23 Bernzomatic Corp Burner for low pressure lpg torch
GB1427342A (en) * 1972-12-05 1976-03-10 Littlechild D H Gas burners and assemblies thereof
US4434747A (en) * 1982-07-01 1984-03-06 Combustion Engineering, Inc. Burner-tilt drive apparatus for a pulverized coal fired steam generator
US4834645A (en) * 1988-03-07 1989-05-30 Iowa State University Research Foundation, Inc. Method and apparatus for transport, introduction, atomization and excitation of emission spectrum for quantitative analysis of high temperature gas sample streams containing vapor and particulates without degradation of sample stream temperature
DE4429069C2 (de) * 1994-08-17 1998-01-29 Behr Gmbh & Co Lötbrenner
JP2736244B2 (ja) * 1995-11-30 1998-04-02 株式会社ダイア ガス圧接装置用加熱トーチ
DE19619171C1 (de) * 1996-05-11 1997-05-28 Elektro Thermit Gmbh Verfahren zur Wärmebehandlung einer durch Zwischengußverschweißung hergestellten Schienenverbindung und Vorrichtung zur Durchführung des Verfahrens mit bestimmter Brenneranordnung
US5979741A (en) * 1996-11-28 1999-11-09 Iguchi; Hirohito Device for gas pressure welding
JP2942224B2 (ja) * 1997-09-05 1999-08-30 株式会社松栄工業 鉄筋の圧接工法およびそれに用いる圧接用バ−ナ−
CN1179064C (zh) * 2001-11-16 2004-12-08 广州有色金属研究院 大型辊表面涂层的重熔方法及其重熔装置
JP2003194311A (ja) * 2001-12-27 2003-07-09 Tokutake Seisakusho:Kk 加圧溶接用バーナ
US7525067B2 (en) * 2006-06-08 2009-04-28 Caterpillar Inc. Dual wire welding torch and method
US8381667B2 (en) * 2009-02-13 2013-02-26 Alstom Technology Ltd Adjustable, multiple splash plate liquor guns
US20100209862A1 (en) * 2009-02-17 2010-08-19 Hahn Nicholas R Burner nozzle assembly for use in association with animal carcass dehairing equipment
US8197250B2 (en) * 2009-03-31 2012-06-12 Uop Llc Adjustable burners for heaters
US9612011B2 (en) * 2012-08-30 2017-04-04 Honda Motor Co., Ltd. Preheat burner assembly and method

Also Published As

Publication number Publication date
DK2724806T3 (en) 2022-05-09
RU2635949C2 (ru) 2017-11-17
CA2830580A1 (en) 2014-04-23
BR102013027195B1 (pt) 2021-03-16
US20140113240A1 (en) 2014-04-24
EP2724806A1 (de) 2014-04-30
CA2830580C (en) 2020-09-22
RU2013147341A (ru) 2015-04-27
CN103776031A (zh) 2014-05-07
ZA201307888B (en) 2016-01-27
EP2724806B1 (de) 2020-07-15
DE102012020801A1 (de) 2014-04-24

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR102013027195A2 (pt) Queimador de múltiplas chamas e método para aquecer uma peça de trabalho
ES2348448T3 (es) Horno de craqueo.
JP5756126B2 (ja) ガラス溶融システム用の非同軸酸素バーナー
JP5769778B2 (ja) 低熱容量ガス酸素着火バーナ
US9206979B2 (en) Oxy-fuel burner arrangement
TWI732984B (zh) 被加熱物的加熱方法及加熱裝置
BRPI0719076A2 (pt) Sistema de queimador, e, método para aquecer um substrato
BRPI1101349A2 (pt) Método de combustão, reformador, e método de queima no reformador
US20070287109A1 (en) Lancing of oxygen
US20160298839A1 (en) Burner device and method
BRPI1100147A2 (pt) dispositivo para a combustço de um combustÍvel lÍquido, e mÉtodo para a combustço de um combustÍvel lÍquido
US20200300459A1 (en) Burner assembly
ES2472947T3 (es) Quemador de llamas múltiples con transmisión de las llamas
CN103196154B (zh) 燃烧器和用于在燃烧器中分配燃料的方法
CA2870899C (en) Double venturi burner
US10041671B2 (en) Multi-flame burner and method for heating a workpiece
US20060088794A1 (en) Superheating burner with turbulence ring
CN204513396U (zh) 一种焊接加热器
EP1017956A1 (en) Improvements in burners
Reading Using Alternate Fuel for Heating Applications
EP2864702B1 (en) A heating torch
EP3677832A1 (en) Oxygen-enriching burner and heating method using oxygen-enriching burner
JP4509828B2 (ja) 工業用ブンゼン式バーナー
KR20120042277A (ko) 수소 산소 혼합 가스용 선상 가열장치
GB2520560A (en) Fuel gas cutting

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 22/10/2013, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 10A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2745 DE 15-08-2023 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.