BR102013020751A2 - roda de alimentação para uma unidade de manipulação de madeira, e, conjunto de roda de alimentação - Google Patents

roda de alimentação para uma unidade de manipulação de madeira, e, conjunto de roda de alimentação Download PDF

Info

Publication number
BR102013020751A2
BR102013020751A2 BR102013020751A BR102013020751A BR102013020751A2 BR 102013020751 A2 BR102013020751 A2 BR 102013020751A2 BR 102013020751 A BR102013020751 A BR 102013020751A BR 102013020751 A BR102013020751 A BR 102013020751A BR 102013020751 A2 BR102013020751 A2 BR 102013020751A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
feed wheel
flange
feed
wheel
hub
Prior art date
Application number
BR102013020751A
Other languages
English (en)
Other versions
BR102013020751B1 (pt
Inventor
Juho Keskinen
Original Assignee
Waratah Om Oy
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Waratah Om Oy filed Critical Waratah Om Oy
Publication of BR102013020751A2 publication Critical patent/BR102013020751A2/pt
Publication of BR102013020751B1 publication Critical patent/BR102013020751B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01GHORTICULTURE; CULTIVATION OF VEGETABLES, FLOWERS, RICE, FRUIT, VINES, HOPS OR SEAWEED; FORESTRY; WATERING
    • A01G23/00Forestry
    • A01G23/02Transplanting, uprooting, felling or delimbing trees
    • A01G23/08Felling trees
    • A01G23/081Feller-bunchers, i.e. with bunching by felling head
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01GHORTICULTURE; CULTIVATION OF VEGETABLES, FLOWERS, RICE, FRUIT, VINES, HOPS OR SEAWEED; FORESTRY; WATERING
    • A01G23/00Forestry
    • A01G23/02Transplanting, uprooting, felling or delimbing trees
    • A01G23/08Felling trees
    • A01G23/083Feller-delimbers
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B27WORKING OR PRESERVING WOOD OR SIMILAR MATERIAL; NAILING OR STAPLING MACHINES IN GENERAL
    • B27BSAWS FOR WOOD OR SIMILAR MATERIAL; COMPONENTS OR ACCESSORIES THEREFOR
    • B27B25/00Feeding devices for timber in saw mills or sawing machines; Feeding devices for trees
    • B27B25/02Feeding devices for timber in saw mills or sawing machines; Feeding devices for trees with feed and pressure rollers

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Forests & Forestry (AREA)
  • Ecology (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Biodiversity & Conservation Biology (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Threshing Machine Elements (AREA)
  • Handcart (AREA)
  • Gears, Cams (AREA)
  • Harvester Elements (AREA)
  • Harvesting Machines For Specific Crops (AREA)

Abstract

roda de alimentação para uma unidade de manipulação de madeira, e, conjunto de roda de alimentação a invenção se refere a uma roda de alimentação (10) para uma unidade de manipulação de madeira (50) compreendendo uma parte de roda cilíndrica oca (12) e uma parte de cubo (14). na roda de alimentação de acordo com a invenção a parte de cubo ( i4) compreende pelo menos dois flanges de fixação (i6, i8) fixados dentro da parte da roda (12), pelo menos parcialmente espaçados um do outro. a invenção também se refere a um conjunto de roda de alimentação ( 40).

Description

“RODA DE ALIMENTAÇÃO PARA UMA UNIDADE DE MANIPULAÇÃO DE MADEIRA, E, CONJUNTO DE RODA DE ALIMENTAÇÃO” Campo da invenção A invenção se refere a uma roda de alimentação para uma unidade de manipulação de madeira. A invenção também se refere a um conjunto de roda de alimentação.
Fundamentos da invenção As rodas de alimentação para unidades de manipulação de madeira das máquinas de florestamento normalmente compreendem uma parte de roda cilíndrica que é oca intemamente e cuja superfície externa é provida (por trabalho ou fixação) com uma superfície de agarra mento que pode compreender elementos de agarramento desenhados de várias formas e configurados para penetrar na superfície externa de um tronco de árvore quando os troncos de árvores são deslocados pelas rodas de alimentação. Os elementos de agarramento muitas vezes têm forma semelhante à de uma faca, ou semelhante à de uma garra, para impedir deslizamentos entre a roda de alimentação e o tronco de árvore. Uma parte de cubo é provida dentro da parte de roda oca; parte de cubo esta com a qual a roda de alimentação é montada no eixo de transmissão de um acionador. A parte de cubo é tipicamente provida com um flange ou disco de fixação, no qual ela é montada por afixação por parafusos no eixo de transmissão do acionador.
Na manipulação das árvores, a superfície externa da parte de roda da roda de alimentação entra em contato com a superfície externa do tronco da árvore. Provocados pelas forças e pelo atrito entre o tronco da árvore e a superfície de agarramento, os elementos de agarramento na superfície externa da roda de alimentação são gradualmente desgastados, de forma que o agarramento provido pelos elementos de agarramento é gradualmente reduzido, quando a vida útil da roda de alimentação fica maior.
Por fim, a roda de alimentação fica tão desgastada que ela tem que ser substituída; entre outras coisas, pelo fato de que o agarramento não é mais suficiente para deslocar os troncos das árvores da forma desejada entre as lâminas de poda e de descascamento da unidade de colheitadeira.
No florestamento moderno efetivo, as árvores a serem cultivadas em uma região de floresta são, na maior parte dos casos, da mesma idade na ocasião em que ficam maduras para desbaste ou corte raso. Desta forma, a faixa de variação do diâmetro das árvores a serem colhidas nas plantações é usualmente relativamente pequena. Em especial, por exemplo, no caso das florestas de eucalipto, os troncos das árvores são distinguidos por diâmetros com uma pequena faixa de variação. Isto é desvantajoso tendo em vista o desgaste das rodas de alimentação, uma vez que o desgaste das rodas de alimentação das máquinas de florestamento utilizadas para a colheita nestas florestas é concentrado em uma pequena área, devido à pequena faixa de variação no diâmetro dos troncos. Consequentemente, a vida útil da roda de alimentação fica menor no caso da colheita de florestas nas quais há maior variação do diâmetro dos troncos quando os elementos de agarramento da superfície externa da roda de alimentação são desgastados em uma área maior, isto é, quando há mais superfície de agarramento da roda de alimentação disponível para o manipulação de uma dada quantidade de pedaços de madeira.
Para eliminar a desvantagem acima mencionada, rodas de alimentação reversíveis foram desenvolvidas sob o princípio de que após a área do elemento de agarramento correspondente ao ponto de contato típico dos troncos maduros para colheita ter sido desgastada, a roda de alimentação não é substituída, mas, virada de uma forma tal que a extremidade da roda de alimentação que estava previamente montada no eixo de transmissão do acionador irá, após a reversão, para o lado da borda externa da roda de alimentação, e que aquela extremidade da roda de alimentação que estava previamente no lado da borda externa é montada na extremidade do eixo de transmissão dos dispositivos de alimentação. Com esta operação, o ponto de contato entre a superfície externa da roda de alimentação e os troncos das árvores pode, na maior parte dos casos, ser deslocado para um local quase não usado na direção da largura da superfície externa da roda de alimentação, e, desta forma, a vida útil da roda de alimentação pode, normalmente, ser duplicada em comparação com a roda de alimentação que não é reversível. Entretanto, as rodas de alimentação reversíveis do estado da arte foram projetadas de uma forma em que o acionador que gira a roda de alimentação pode ser encaixado dentro de uma parte de roda da roda de alimentação, uma vez que, caso contrário, o cubo de afixação da roda de alimentação se afastaria muito dos pontos de mancai do eixo de transmissão do acionador. Consequentemente, o diâmetro da roda de alimentação fica limitado de uma forma tal que o seu diâmetro interno tem que ser maior do que o diâmetro externo do acionador. Desta forma, as rodas de alimentação reversíveis do estado da arte, normalmente, têm que ser específicas para uma unidade de colheitadeira; em outros termos, há apenas uma roda de alimentação de um único tamanho disponível para cada unidade de colheitadeira e projetada para se encaixar na mesma.
Breve Sumário da Invenção Um objetivo da invenção é apresentar uma roda de alimentação inovadora para uma unidade de colheitadeira; roda de alimentação esta que é reversível, mas, na qual o diâmetro e a largura da roda de alimentação podem também ser selecionados mais livremente do que antes. Além do mais, é também objetivo da invenção apresentar um conjunto de roda de alimentação, sendo que a roda de alimentação de acordo com a invenção pode ser montada em uma variedade de unidades colheitadeiras, e graças ao qual o diâmetro e a variação da largura da roda de alimentação não limitam sua capacidade de ser montada em diferentes unidades de manipulação de madeira. O problema técnico acima mencionado é resolvido por uma roda de alimentação de acordo com a invenção, uma vez que a parte de cubo compreende pelo menos dois flanges de fixação, sendo que os flanges de fixação podem ser colocados de forma tal que a roda de alimentação pode ser virada de forma que a distância entre o ponto de fixação da roda de alimentação e o centro da roda de alimentação permanece sempre constante. O conjunto de roda de alimentação de acordo com a invenção compreende estes membros de afixação, por meio dos quais este tipo de roda de alimentação pode ser montada em uma variedade de acionadores, independentemente da estrutura do acionador e/ou do eixo de transmissão que gira o acionador da unidade de colheitadeira. Para colocá-lo mais precisamente, a roda de alimentação de acordo com a invenção é distinguida por ser apresentada na parte caracterizante da reivindicação 1, e o conjunto de roda de alimentação de acordo com a invenção é distinguida por ser apresentada na parte caracterizante da reivindicação 8. As reivindicações 2 a 7 apresentam algumas concretizações vantajosas da roda de alimentação de acordo com a invenção, e as reivindicações independentes 9 a 15 apresentam algumas concretizações vantajosas do conjunto e roda de alimentação de acordo com a invenção. A roda de alimentação de acordo com a invenção tem a vantagem que a roda de alimentação se já reversível e que a roda de alimentação possa ser montada no eixo de acionamento do acionador na unidade colheitadeira, de uma forma em que o local da roda de alimentação não é modificado em razão da reversão da roda de alimentação. Além do mais, graças ao fato de a parte de cubo da roda de alimentação consistir de dois ou mais flanges de fixação, ela pode ser facilmente equipada com um cubo auxiliar, por meio do qual ela pode ser encaixada em unidades colheitadeiras equipadas com diferentes acionadores. O conjunto de roda de alimentação de acordo com a invenção mostra a vantagem de que graças a ele, a extremidade do eixo de transmissão dos acionadores dos dispositivos de alimentação reversíveis fica sempre afixada dentro da roda de alimentação, de forma que o plano de simetria axial da roda de alimentação sempre vai para o mesmo local, independentemente da forma ao redor da roda de alimentação pela qual é montada no eixo de transmissão. Além do mais, graças ao conjunto de roda de alimentação, uma posição adequada da roda de alimentação é obtida em relação aos troncos de árvores e aos acionadores dos dispositivos de alimentação; e graças ao conjunto de roda de alimentação, o diâmetro e a largura da roda de alimentação a ser montada na unidade de manipulação de madeira pode variar mais do que antes, uma vez que o cubo auxiliar pode ser utilizado no conjunto de roda de alimentação; por meio deste cubo é possível modificar o ponto de afixação da roda de alimentação em relação ao eixo de montagem do acionador.
Em um primeiro aspecto da roda de alimentação de acordo com a invenção, os flanges de fixação da roda de alimentação, na direção axial da parte de roda, são espaçados do plano de simetria axial da parte de roda.
Em um segundo aspecto da roda de alimentação de acordo com a invenção as distâncias a partir da superfície externa dos flanges de fixação mais externos até o plano axial da simetria são iguais.
Em um terceiro aspecto da roda de alimentação de acordo com a invenção, os flanges de fixação são anulares.
Em um quarto aspecto da roda de alimentação de acordo com a invenção, os flanges de fixação são discoides.
Em um quinto aspecto da roda de alimentação de acordo com a invenção os flanges de fixação compreendem pelo menos um furo de afixação para montagem da roda de alimentação por meio do afixação de parafusos.
Em um sexto aspecto da roda de alimentação de acordo com a invenção os furos de aflxação de todos os flanges de fixação são igualmente espaçados nos flanges de fixação e são alinhados.
Em um primeiro aspecto do conjunto de roda de alimentação de acordo com a invenção, os elementos de aflxação da roda de alimentação compreendem um cubo auxiliar a ser afixado nos flanges de fixação da roda de alimentação; cubo no qual o eixo de transmissão do acionador para rotação da roda de alimentação pode ser afixado.
Em um segundo aspecto do conjunto de roda de alimentação de acordo com a invenção, o cubo auxiliar compreende um primeiro rebordo de flange e um segundo rebordo de flange e uma parte intermediária entre estas.
Em um terceiro aspecto do conjunto de roda de alimentação de acordo com a invenção, o diâmetro da primeiro rebordo de flange é diferente do diâmetro do segundo rebordo de flange, e a parte intermediária é configurada para se estender para dentro da parte de roda quando o cubo auxiliar é afixado em cada um dos flanges de fixação.
Em um quarto aspecto da roda de alimentação de acordo com a invenção, o cubo auxiliar compreende primeiros furos de aflxação na primeiro rebordo de flange, nos quais o primeiro rebordo de flange pode ser afixada em pelo menos um primeiro flange de fixação da roda de alimentação; e o segundo rebordo de flange compreende segundos furos de aflxação, nos quais o segundo rebordo de flange pode ser montada no eixo de transmissão do acionador.
Em um quinto aspecto da roda de alimentação de acordo com a invenção, o cubo auxiliar compreende membros de reforço entre o primeiro rebordo de flange e o segundo rebordo de flange, assim como uma parte intermediária, para aumentar a rigidez e a resistência do cubo auxiliar.
Em um sexto aspecto da roda de alimentação de acordo com a invenção, os elementos de aflxação da roda de alimentação nos quais os furos de afixação de todos os flanges de fixação são igualmente espaçados nos flanges de fixação e são alinhados, compreende parafusos de fixação, por meio dos quais a roda de alimentação pode ser montada no eixo de transmissão do acionador por parafusos de encaixe e de fixação através de todos os flanges de fixação da parte de cubo.
Em um sétimo aspecto da roda de alimentação de acordo com a invenção, o conjunto de roda de alimentação pode ser um conjunto sem um cubo auxiliar.
Descrição dos desenhos A seguir, a invenção será descrita em mais detalhes tendo por referência os desenhos anexos, nos quais: Fig. 1 mostra uma vista lateral de uma unidade de colheitadeira, com rodas de alimentação de acordo com a invenção, montadas no seu dispositivo de alimentação.
Fig. 2 mostra uma unidade de colheitadeira da Fig. 1 vista de frente.
Fig. 3 mostra uma roda de alimentação de uma unidade de colheitadeira das Figs. 1 e 2 em uma vista lateral parcialmente em corte.
Fig. 4 mostra um cubo auxiliar utilizado para montagem da roda de alimentação da Fig. 3, em uma vista lateral.
Fig. 5 mostra a roda de alimentação da Fig.3 em uma vista parcial em corte na qual o cubo auxiliar está afixado no cubo de afixação da roda de alimentação.
Fig, 6 mostra a roda de alimentação das Figs. 3 e 5 e o cubo auxiliar da Fig. 4 em uma vista explodida inclinada lateral, e, Fig. 7 mostra uma vista lateral inclinada da roda de alimentação das Figs. 3, 5 e 6, e do cubo auxiliar das Figs. 4 e 6 montados na mesma, sendo o cubo auxiliar afixado à parte de cubo da roda de alimentação. Descrição de alguns modos de realização vantajosos da invenção A unidade de manipulação de madeira 50 mostrada nas Figs. 1 e 2 compreende uma estrutura 52, uma lâmina de poda estacionária 54, lâminas de poda 56 que são giratórias contra o tronco de madeira, um dispositivo de alimentação estacionário 58 e dispositivos de alimentação 60 que são giratórios contra o tronco de madeira, assim como um dispositivo de corte transversal 62, As rodas de alimentação dos dispositivos de alimentação 60 que podem ser giradas contra o tronco de madeira são equipadas com superfícies de agarramento que giram os troncos de madeira. Consequentemente, a unidade de manipulação de madeira 50 mostrada nas Figs. 1 e 2 é uma unidade de colheitadeira pela qual os troncos de madeira podem ser descascados em conexão com a sua poda. Pode também ser outra unidade de manipulação de madeira com cabeça diferente da cabeça de colheitadeira convencional na qual os troncos de madeira são deslocados apenas linearmente para a poda pelas lâminas de poda convencionais.
Os dispositivos de alimentação 60 da unidade de manipulação de madeira 50 mostrada nas Figs. 1 e 2, giratórios contra o tronco de árvore, são equipados nas rodas de alimentação 10 mostradas nas Figs. 3, 5, 6 e 7 e afixados por hubs auxiliares 30 a serem montados nos eixos de transmissão 66 dos acionadores 64 dos dispositivos de alimentação giratórios 60. Estes hubs auxiliares 30 são mostrados em mais detalhes nas Figs. 4 a 7.
Estas rodas de alimentação 10 dos dispositivos de alimentação giratórios 60 compreendem uma parte de roda 12 e uma parte de cubo 14. Neste modo de realização, a parte de roda 12 é uma parte cilíndrica feita de metal, por exemplo, de aço inoxidável. A superfície externa da parte de roda 12 compreende uma superfície de agarramento com elementos de agarramento que se encaixam na superfície do tronco de madeira (casca) quando a roda de alimentação é colocada contra o tronco da árvore. Nas Figs. 3 a 7, a superfície de agarramento é projetada de uma forma pela qual ela tende a girar o tronco em relação ao seu eixo central longitudinal, uma vez que, como mencionado acima, a unidade de manipulação de madeira 50 das Figs. 1 e 2 é projetada tanto para podar como para descascar os troncos em conexão com a sua manipulação. A parte de cubo 14 é afixada na superfície interna da parte de roda 12. Neste modo de realização, ela consiste de dois flanges de fixação 16 e 18 que são afixados na linha central da parte de roda. 13, em ambos os lado do plano de simetria axial Ps. As distâncias s, a partir das superfícies externas UI e U2 de ambos os flanges de fixação 16 até o plano de simetria axial Ps são iguais. Graças a isto, o plano de simetria axial Ps da roda de alimentação 10 é sempre colocado a uma distância constante do ponto de afixação na extremidade do eixo de transmissão 66 do acionador 64 da unidade de manipulação de madeira 50, independentemente da forma ao redor (isto é, em qual das flanges de fixação 16 ou 18) na qual as rodas de alimentação 10 são montadas no eixo de transmissão 66 do acionador 64.
Os flanges de fixação 16 e 18 da parte de cubo 14 são equipados com furos de afixação 22 em intervalos regulares, com os quais se pretende montar as rodas de alimentação 10 nos eixos de transmissão 66 dos acionadores 64. Os flanges de fixação 16 e 18 são projetados de forma a que a sua borda interna se estenda nos furos de afixação 2 mais próximas do eixo de rotação da roda de alimentação 10 e, por outro lado, ficam mais próximos da borda interna da parte de rodas 12 entre eles; em outros termos, os flanges de fixação são providos com recessos nas áreas entre os furos de afixação 22. O propósito destes recessos é permitir que o cubo auxiliar 30 usado para prender a roda de alimentação 10 (conforme mostrado, por exemplo, na Fig. 4), seja ajustado no centro dos flanges de fixação 16 e 18 no seu lado de dentro, conforme mostrado nas Figs. 5 e 7. A roda de alimentação 10 mostrada nas Figs. 2, 5, 6, 7 fica simétrica em relação ao plano de simetria axial Ps; em outros termos, os respectivos furos de afixação 22 dos flanges de fixação 16 e 18 ficam alinhados com os do flange de fixação 18 na direção do raio e da periferia da roda de alimentação 10; isto é, os furos de afixação ficam alinhados. Neste caso, eles ficam também regularmente espaçados nos flanges de fixação 16 e 18; isto é, o espaço entre dos furos de afixação adjacentes 22 na direção da periferia é sempre o mesmo.
As Figuras 3, 5, 6 e 7 mostram como a roda de alimentação 10 é montada no eixo de transmissão 66 do acionador 64 por meio de um cubo auxiliar 30, mostrado na Fig.4. O cubo auxiliar 30 é uma parte feita de metal, por exemplo, aço, e compreende um primeiro rebordo de flange 26 e um segundo rebordo de flange 28, assim como uma parte intermediária 32 entre estas. Neste modo de realização, o primeiro rebordo de flange 26 e o segundo rebordo de flange 28 são partes anulares de uma lâmina. Conforme mostrado nas Figs. 4 a 7, o primeiro rebordo de flange 26 é claramente maior do que o segundo rebordo de flange 28, no seu diâmetro (tanto interno quanto externo). As rebordos de flange 26 e 28 são unidas uma à outra por meio de uma parte intermediária 32 conectada com as suas bordas internas. Naturalmente, em razão dos diferentes tamanhos dos rebordos de flange 26 e 28, a parte intermediária 32 tem que ser uma parte que possua forma cônica. Além do mais, membros de reforço 38 são afixados em intervalos regulares entre o primeiro rebordo de flange 26 e o segundo rebordo de flange 28, assim como na parte intermediária 32. A sua função é fazer os rebordos de flange 26 e 28 prenderem-se um a outro e à parte intermediária 32 de um modo suficientemente rígido e estável. O primeiro rebordo de flange 26 é provida com furos de afixação 34 em intervalos regulares, conforme mostrado nas Figs. 6 e 7. Estes furos de afixação 34 podem ser alinhados com os furos de afixação 22 nos flanges de fixação 16 e 18 da roda de alimentação, quando o cubo auxiliar 30 é encaixado dentro da roda de alimentação 10, conforme mostrado nas Figs. 5 e 7. De forma correspondente, o segundo rebordo de flange 28 é também provida com furos de afixação 36. Estes furos de afixação 36 são colocados no segundo rebordo de flange 28, neste caso, em intervalos regulares, de forma a que fiquem alinhados com os furos de afixação no acionador 64 no eixo de transmissão 66 (não mostrado das figuras). Consequentemente (e não mostrado nas figuras), pretende-se que a rebordo de flange 26 do cubo auxiliar seja afixada em qualquer um dos flanges de fixação 16 ou 18 da roda de alimentação 10 e no segundo rebordo de flange 28 na extremidade do eixo de transmissão 66 do acionador 64. Desta forma, quando a roda de alimentação 10 é montada no eixo de transmissão 66 do acionador 64, parafusos de afixação 42 mostrados na Fig. 6 são instalados entre os foros de afixação 34 e 22; e outros parafusos de afixação, que não são mostrados nas figuras, mas que podem corresponder, por exemplo, aos parafusos de afixação 42, são instalados entre os foros de afixação 36 e o eixo de transmissão 66 do acionador 65. Neste modo de realização os parafusos de afixação 42 e o cubo auxiliar 30 constituem partes auxiliares 20 para a montagem da roda de alimentação 10 no eixo de transmissão do acionador 64. As partes auxiliares 20 e a roda de alimentação 10, por sua vez, constituem um conjunto de roda de alimentação 40 que toma possível montar a roda de alimentação nos eixos de transmissão 66 dos acionadores 64 dos dispositivos de alimentação 60, que podem ' ser girados contra o tronco de árvore em uma grande variedade de unidades de manipulação de madeira 50, de forma tal que a roda de alimentação pode ser girada em 180° sem modificar a distância do plano de simetria axial Ps em relação à extremidade do eixo de transmissão 66.
Graças ao cubo auxiliar 30 deste conjunto de roda de alimentação 40, a extremidade do eixo de transmissão 66 dos acionadores 64 dos dispositivos de alimentação giratórios 60 de uma unidade de colheitadeira 50 pode ser afixada no lado de extremidade livre da roda de alimentação 10 em relação ao plano de simetria axial Ps da roda de alimentação 10, embora o flange de fixação 16 da roda de alimentação 10, no qual a extremidade do eixo de transmissão 66 é realmente montado, fique no lado da estrutura da unidade de colheitadeira 50 em relação ao plano de simetria axial Ps. Consequentemente, o cubo auxiliar, de certa forma, transfere o plano de simetria axial Ps da roda de alimentação para mais próximo dos pontos de mancai do eixo de transmissão 66 do acionador 64. Isto reduz o esforço do momento de flexão provocado pelo eixo de transmissão 66 do acionador 64 pela força de compressão entre a roda de alimentação 10 e o tronco da árvore. Isto sempre acontecerá independentemente da forma ao redor da roda de alimentação 10 em que a roda de alimentação 10 é afixada no dispositivo de alimentação 60 por meio de um cubo auxiliar 30, uma vez que a afixação da roda de alimentação 10 na primeiro rebordo de flange 26 do cubo auxiliar 30 sempre ocorrerá no flange de fixação (16 ou 18) da parte de cubo 14 que está no lado do acionador 64. Em outros termos, a parte intermediária cônica 32 da parte auxiliar 10, de certa forma, troca o ponto de afixação entre a roda de alimentação 10 e o eixo de transmissão por uma distância determinada pelo comprimento da parte intermediária 32 do cubo auxiliar 30 até o interior da parte de roda 12 da roda de alimentação 10. Consequentemente, a parte de roda 12 é trocada pelo comprimento da parte intermediária 32 na direção dos dispositivos de alimentação giratórios 60 da unidade de colheitadeira (isto é, na direção da estrutura da unidade de manipulação de madeira). O giro em 180° da roda de alimentação fará com que o ponto de contato entre a superfície de agarramento da parte de roda 12 da roda de alimentação 10 e os troncos de árvores de um dado tamanho seja trocado para o outro lado do plano de simetria axial Ps. Somente no caso de este ponto de contato, cuja superfície de agarramento na superfície externa da parte de roda 12 da roda de alimentação 10 ter sido desgastada, cair no plano de simetria axial Ps de modo suficientemente preciso, pode o ponto de contato entre o tronco da árvore e a roda de alimentação 10 não ser transferido para um local diferente na direção da roda de alimentação 10 pelo giro da roda de alimentação 10. Normalmente, entretanto, a roda de alimentação 10 é colocada de uma forma tal em relação aos troncos de árvore que o ponto de contato entre ela e os troncos cai no lado da roda de alimentação 10 que está voltado para o acionador 64, em relação do plano de simetria axial Ps. Consequentemente, se os diâmetros dos troncos de árvores a serem manipulados pela unidade de colheitadeira 50 não diferirem significativamente uns dos outros a superfície de agarramento na superfície externa da parte de roda 12 da roda de alimentação 10 só é desgastada no lado voltado para o acionador 62, em relação ao plano de simetria axial Ps. Consequentemente, após a superfície de agarramento da parte de roda 12 ter sido desgastada, a roda de alimentação 10 pode ser revertida para dobrar a sua vida útil em relação à roda de alimentação que não pode ser revertida de um modo correspondente.
Ao se aplicar um conjunto de roda de alimentação 40, mostrado nas Figs. 3 a 7, a montagem das rodas de alimentação 10 nos eixos de transmissão 66 dos acionadores 64 dos dispositivos de alimentação giratórios 60 da unidade de colheitadeira 50 mostrada nas Figs. 1 e 2 é realizada adotando-se as etapas a seguir com o conjunto de roda de alimentação 40 de ambos os dispositivos de alimentação giratórios 60: - montagem de um cubo auxiliar 30 no seu segundo rebordo de flange 28 no eixo de transmissão do acionador 64 da unidade de manipulação de madeira 50 por meio de parafusos de fixação a serem ajustados através dos furos de afixação 26 na rebordo de flange 28; - encaixe da roda de alimentação 10 no cubo auxiliar, de forma que a superfície externa da rebordo de flange 26 do cubo auxiliar fique colocada contra a superfície externa do flange de fixação 16, da forma mostrada nas Figs. 5 a 7 e que os furos de afixação 22 do flange de fixação 16 fiquem alinhados com os furos de afixação 34 da rebordo de flange 26; - fixação da roda de alimentação 10 no cubo auxiliar 30 pelo encaixe de parafusos de afixação 42 através dos furos 22 e 34 e pela afixação do flange de fixação 16 e da rebordo de flange 26 um contra a outra por meio de porcas (não mostradas nas figuras) a serem rosqueadas nos parafusos de afixação 42 ou por meio de filamentos de rosca em ambos os furos.
Para mudar o ponto de contato entre a roda de alimentação 10 e os troncos de árvores, as rodas de alimentação 10 podem ser giradas em 180°, adotando-se as seguintes etapas em ambos os conjuntos de rodas de alimentação 40 dos dispositivos de alimentação giratórios 60: - desaparafusar e remover os parafusos de afixação 42 entre o flange de fixação 16 da roda de alimentação 10 e o primeiro rebordo de flange 26 do cubo auxiliar 30; - deslocar a roda de alimentação 10 para fora de forma que a parte intermediária 32 do cubo auxiliar 30 e o primeiro rebordo de flange 26 saiam da roda de alimentação 10; - girar a roda de alimentação 10 por 180° em relação ao plano de simetria transversal PS; de forma que, ao invés da superfície externa do flange de fixação 16, a superfície externa do flange de fixação 18 possa ser colocada contra o primeiro rebordo de flange 26 do cubo auxiliar 30; - por fim, alinhar os furos de afixação 22 e 34 da primeiro rebordo de flange 26 do flange de fixação 16, e afixar as partes umas contra as outras por parafusos de fixação 42 encaixados nos furos de afixação 22 e 34. A roda de alimentação e o conjunto de roda de alimentação de acordo com a invenção podem diferir em muitos aspectos do modo de realização exemplificativo acima apresentado. Por exemplo, os flanges de fixação da parte de cubo podem ser providos com um número variável de furos de afixação, e os furos de afixação não precisam ser necessariamente espaçados em intervalos regulares ou mesmo alinhados, como no modo de realização exemplificativo apresentado acima. Quando eles são alinhados, o cubo auxiliar pode ser afixado primeiro no flange de fixação no lado voltado para a estrutura da mencionada unidade de manipulação de madeira, por parafusos de fixação estendendo-se através de todos os flanges de fixação. Em tal modo de realização, o conjunto de roda de alimentação não precisa necessariamente de um cubo auxiliar de forma alguma. Desta forma, os flanges de fixação podem ser discoides, sendo que a roda de alimentação é montada na extremidade dos eixos de transmissão dos dispositivos de alimentação giratórios, por parafusos de fixação a serem encaixados através de todos os flanges de fixação. Entretanto, isto exige que o eixo de transmissão do acionador não se estenda muito para longe do atuador, uma vez que esta aplicação não possui o efeito de troca, provocado pelo cubo auxiliar, na direção do acionador da roda de alimentação.
Em um modo de realização similar aos das Figs. 3 a 7, os flanges de fixação das rodas de alimentação compreendem apenas ranhuras ao invés de recessos entre os furos de afixação, ranhuras nas quais os membros de reforço do cubo auxiliar podem ser encaixados (de uma forma relativamente livre de folgas, mas fácil de se deslocar) quando a roda de alimentação e o cubo auxiliar são encaixados uma com o outro. Esta estrutura tem a vantagem de que, por exemplo, em um modo de realização similar ao das Figs. 3 a 7, a mesma alinha os furos de afixação 34 da primeiro rebordo de flange 26 do cubo auxiliar e os furos de afixação 16 ou 18 quando a roda de alimentação 10 é montada. Em um modo de realização, a roda de alimentação pode compreender mais de dois flanges de fixação. Os flanges de fixação entre os flanges de fixação externos podem ter sido configurados para suportar o segundo rebordo de flange ou a parte intermediária do cubo auxiliar, o que aumenta ainda mais a rigidez total da estrutura. Nos hubs auxiliares do conjunto de roda de alimentação, o tamanho do segundo rebordo de flange a ser montada no eixo de transmissão do acionador pode ser determinado de acordo com o diâmetro do eixo de transmissão do acionador, a localização dos furos de afixação, bem como das dimensões externas do acionador; em outros termos, os hubs auxiliares usualmente têm que ser específicos para a unidade de manipulação de madeira. Consequentemente, a mesma roda de alimentação pode ser montada em uma unidade de manipulação de madeira diferente, com a aplicação de um cubo auxiliar adequado para esta unidade de manipulação de madeira e para a mencionada montagem da roda de alimentação. Entretanto, o primeiro rebordo de flange pode ser de um tamanho igual em todos os hubs I auxiliares, sendo que a rodas de alimentação de diferentes tamanhos podem ser providas com uma parte de cubo equipada com flanges de fixação que possuam um tamanho adequado para este mesmo cubo auxiliar e com uma parte de cubo equipada com foros de afixação espaçados adequados para a mesma. Este arranjo possui a vantagem de que apenas um cubo auxiliar é necessário para rodas de alimentação de diferentes tamanhos. A forma (conicidade) da parte intermediária do cubo auxiliar dependerá da diferença dos diâmetros do primeiro e do segundo rebordo de flange. Entretanto, o comprimento da parte intermediária (isto é, a distância axial entre os aros de flange na direção axial da roda de alimentação) pode variar de caso a caso. O comprimento adequado vai influenciar a localização (em relação ao plano de simetria axial da roda de alimentação) na qual as rodas de alimentação dos dispositivos de alimentação giratórios são colocadas sobre o tronco de árvore. Por causa disto, o comprimento adequado da parte intermediária dependerá também da localização dos dispositivos de alimentação e de outros dispositivos da unidade de colheitadeira ao redor deles.
Além do mais, é óbvio que muitas outras características estruturais da roda de alimentação e do cubo auxiliar, incluindo o diâmetro e a largura da roda de alimentação e o perfil da superfície de agarramento da parte de roda e os materiais utilizados na mesma, podem variar. A roda de alimentação, bem como o cubo auxiliar, podem formar uma parte uniforme consistindo de partes separadas juntadas umas às outras, ou podem ser em uma única fondição. Consequentemente, a roda de alimentação de acordo com a invenção, o cubo auxiliar e o conjunto de roda de alimentação, formado pelos mesmos não estão limitados aos modos de realização exemplificativos, mas, podem variar dentro do escopo das reivindicações anexas.

Claims (15)

1. Roda de alimentação (10) para uma unidade de manipulação de madeira (50) compreendendo uma parte de roda cilíndrica oca (12) e uma parte de cubo (18), caracterizada pelo fato de que a parte de cubo (14) compreende pelo menos dois flanges de fixação (16, 18) fixados dentro da parte da roda (12), pelo menos parcialmente espaçados um do outro.
2. Roda de alimentação (10) de acordo com a reivindicação 1, para uma unidade de colheitadeira, caracterizada pelo fato de que os flanges de fixação (16, 18) ficam, na direção axial da parte de roda (14), espaçados por uma distância (s) do plano de simetria axial (Ps) da parte de roda (14).
3. Roda de alimentação (10) de acordo com a reivindicação 2, para uma unidade de colheitadeira, caracterizada pelo fato de que as distâncias (s) a partir as superfícies externas (Ul, U2) dos dois flanges de fixação mais externos (16, 18) até plano de simetria axial (Ps) são iguais.
4. Roda de alimentação (10) de acordo com as reivindicações de 1 a 3, para uma unidade de colheitadeira, caracterizada pelo fato de que os flanges de fixação (16, 18) são anulares.
5. Roda de alimentação (10) de acordo com as reivindicações de 1 a 3, para uma unidade de colheitadeira, caracterizada pelo fato de que os flanges de fixação (16, 18) são discoides.
6. Roda de alimentação (10) de acordo com as reivindicações de 1 a 5, para uma unidade de colheitadeira, caracterizada pelo fato de que os flanges de fixação (16, 18) compreendem pelo menos um furo de afixação (22, 24) para montagem da roda de alimentação (10) por afixação do parafuso.
7. Roda de alimentação (10) de acordo com as reivindicações de 1 a 6, para uma unidade de colheitadeira, caracterizada pelo fato de que os furos de afixação (22, 24) de todos os flanges de fixação (16, 18) ficam igualmente espaçados nos flanges de fixação (16, 18) e ficam alinhados.
8. Conjunto de roda de alimentação (40) compreendendo uma roda de alimentação (10) e elementos de afixação (13) para montagem da roda de alimentação (10) no eixo de transmissão de um acionador, caracterizado pelo fato de que a roda de alimentação (10) é uma roda de alimentação (10) como definida em qualquer das reivindicações de 1 a 5.
9. Conjunto de roda de alimentação (40) de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que os elementos de afixação (13) compreendem um cubo auxiliar (30) a ser afixado nos flanges de fixação (16, 18) da roda de alimentação (10); cubo ao qual o eixo de transmissão do acionador para girar a roda de alimentação (10) pode ser afixado.
10. Conjunto de roda de alimentação (40) de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que o cubo auxiliar (30) compreende um primeiro rebordo de flange (26) e um segundo rebordo de flange (28) e uma parte intermediária (32) entre os mesmos.
11. Conjunto de roda de alimentação (40) de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que o diâmetro do primeiro rebordo de flange (26) é diferente do diâmetro do segundo rebordo de flange (28), e que a parte intermediária (32) é configurada para se estender para dentro da parte de roda (12) quando o cubo auxiliar (30) é afixado em qualquer um dos flanges de fixação (16, 18).
12. Conjunto de roda de alimentação (40) de acordo com a reivindicação 10 ou 11, caracterizado pelo fato de que o cubo auxiliar (30) compreende primeiros furos de afixação (34) no primeiro rebordo de flange (26), em cujos furos o primeiro rebordo de flange (26) pode ser afixado em pelo menos um flange de fixação (16, 18) da roda de alimentação (10), e de que o segundo rebordo de flange compreende segundos furos de afixação (36), em cujos furos o segundo rebordo de flange (28) pode ser afixado no eixo de transmissão do acionador.
13. Conjunto de roda de alimentação (40) de acordo com qualquer das reivindicações de 10 a 13, caracterizado pelo fato de que o cubo auxiliar (30) compreende membros de reforço (38) entre o primeiro rebordo de flange (26) e o segundo rebordo de flange (28), assim como a parte intermediária (32) para aumentar a rigidez e a resistência do cubo auxiliar (30).
14. Conjunto de roda de alimentação (40) de acordo com qualquer das reivindicações de 8 a 13, caracterizado pelo fato de que a roda de alimentação (10) é uma roda de alimentação como definida na reivindicação 7 e de que os membros de afixação (20) compreendem parafusos de fixação (42) por meio dos quais a roda de alimentação (10) pode ser montada no eixo de transmissão do acionador pelo encaixe dos parafusos de fixação (42) através de todos os flanges de fixação (16, 18) da parte de cubo (14).
15. Conjunto de roda de alimentação (40) de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de que o conjunto de roda de alimentação (40) não compreende um cubo auxiliar (30).
BR102013020751-9A 2012-08-24 2013-08-14 roda de alimentação para uma unidade de manipulação de madeira, e, conjunto de roda de alimentação BR102013020751B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FI20125882 2012-08-24
FI20125882A FI126058B (fi) 2012-08-24 2012-08-24 Puunkäsittely-yksikön syöttöpyörä ja syöttöpyöräasetelma

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR102013020751A2 true BR102013020751A2 (pt) 2016-03-01
BR102013020751B1 BR102013020751B1 (pt) 2020-08-25

Family

ID=49029048

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102013020751-9A BR102013020751B1 (pt) 2012-08-24 2013-08-14 roda de alimentação para uma unidade de manipulação de madeira, e, conjunto de roda de alimentação

Country Status (3)

Country Link
EP (1) EP2700300B1 (pt)
BR (1) BR102013020751B1 (pt)
FI (1) FI126058B (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN104249395A (zh) * 2014-04-14 2014-12-31 东北林业大学 联合伐木机伐木头进料辊
FI20165079A (fi) * 2016-02-04 2017-08-05 Waratah Om Oy Harvesteripään syöttörulla

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
NZ286314A (en) * 1995-05-25 1998-07-28 Machinery Dev Co Pty Ltd Feed roller for compressive removal of bark from a felled tree comprising a base portion and projecting engaging means in a generally helical arrangement
SE529878C2 (sv) * 2006-05-30 2007-12-18 Aernaes Entreprenad Ab Matarhjul
US7938154B2 (en) * 2009-06-12 2011-05-10 Waratah Nz Limited Timber-working head with feed wheel adaptor plate

Also Published As

Publication number Publication date
EP2700300B1 (en) 2017-09-20
EP2700300A1 (en) 2014-02-26
FI126058B (fi) 2016-06-15
FI20125882A (fi) 2014-02-25
BR102013020751B1 (pt) 2020-08-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2714922T3 (es) Dispositivo de transporte y método de ajuste del mismo
BR102013020751A2 (pt) roda de alimentação para uma unidade de manipulação de madeira, e, conjunto de roda de alimentação
BR102013028141A2 (pt) Máquina de fluxo axial
JP2018203041A (ja) 全方向移動車輪及びこれを具えた全方向移動車両
ES2432155T3 (es) Disco contráctil para la unión por fricción de piezas de máquina rotatorias
BRPI0708052A2 (pt) ferramenta agrìcola rotativa com disposição de mancal
ES2773037T3 (es) Embrague de discos múltiples
ES2902740T3 (es) Rodamiento de gran tamaño y varias hileras
ES2242519B1 (es) Eje de descortezado para un dispositivo de descortezado.
US20140338790A1 (en) Stump Cutting Apparatus
BR102017019525A2 (pt) Rolo e conjunto de rolos para uma máquina de colher, máquina de colher e plataforma de colheita
BR102016029018B1 (pt) Unidade de cubo de roda e veículo
EP3487798B1 (fr) Galet de guidage et dispositif de transport comprenant plusieurs galets
BR102014004020A2 (pt) acoplamento de eixo elástico
BR102018072985B1 (pt) Conjunto de mangual para um eixo cortador de palha com um furo de montagem em um suporte e tal eixo cortador de palha
US20150068380A1 (en) Log saw machine
US20070104580A1 (en) Rotorcraft rotors having twistable blades
EP2618465A2 (fr) Machine électrique comprenant deux rotors et au moins deux paliers, avec un seul palier agencé entre les deux rotors suivant l'axe de rotation
CN107046926A (zh) 一种免耕播种机双圆盘动力切茬破茬防堵装置
SE449584B (sv) Skerverktyg och hallare for detta
FI129120B (fi) Puunsyöttörulla, jossa on vaihdettavat pitolaput
FI125361B (fi) Harvesterin syöttörulla
FI129212B (fi) Kuorimakoneen syöttörulla ja kuorimakone
JP5947118B2 (ja) 車輪
US2904118A (en) Cutting device

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: suspension of the patent application procedure
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 14/08/2013, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.