BR102013001056A2 - Dispositivo para apoio vertical de uma barra de acoplamento e acoplamento de amortecimento central - Google Patents

Dispositivo para apoio vertical de uma barra de acoplamento e acoplamento de amortecimento central Download PDF

Info

Publication number
BR102013001056A2
BR102013001056A2 BR102013001056-1A BR102013001056A BR102013001056A2 BR 102013001056 A2 BR102013001056 A2 BR 102013001056A2 BR 102013001056 A BR102013001056 A BR 102013001056A BR 102013001056 A2 BR102013001056 A2 BR 102013001056A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
support
drawbar
case
thread
longitudinal
Prior art date
Application number
BR102013001056-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Andy Steinkampf
Original Assignee
Voith Patent Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Voith Patent Gmbh filed Critical Voith Patent Gmbh
Publication of BR102013001056A2 publication Critical patent/BR102013001056A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B61RAILWAYS
    • B61GCOUPLINGS; DRAUGHT AND BUFFING APPLIANCES
    • B61G7/00Details or accessories
    • B61G7/10Mounting of the couplings on the vehicle
    • B61G7/12Adjustable coupling bars, e.g. for centralisation purposes

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Vibration Prevention Devices (AREA)
  • Springs (AREA)

Abstract

DISPOSITIVO PARA APOIO VERTICAL DE UMA BARRA DE ACOPLAMENTO E ACOPLAMENTO DE AMORTECIMENTO CENTRAL. A invenção refere-se a um dispositivo (50) para o apoio vertical de um há (1) unida em uma caixa de carro de um veículo, particularmente guiado em uma via, sendo que o dispositivo de apoio (50) apresenta um dispositivo de mola de apoio, que pode ser posta em contato com a barra de acoplamento (1), bem como um suporte, através do qual dispositivo de mola de apoio (51) pode ser conectado com a caixa de carro. Para obter que uma protensão vertical do dispositivo de mola de apoio (51) também pode ser ajustada posteriormente em um modo simples de ser realizado, está previsto de acordo com a invenção que o suporte apresenta um perfil transversal (54) para apoio do dispositivo de mola de apoio (51) e dois perfis longitudinais (55,56) lateriais, estendidos verticalmente, através dos quais o perfil transversal (54) pode ser conectado com a caixa de carro. As regiões terminais inferiores (68,69) dos dois perfis longitudinais (55,56) laterais estão conectadas, em cada caso, através de pelo menos um elemento de protensão com o perfil transversal (54), de tal modo que pode ser ajustada uma distância vertical entre o perfil transversal (54) e a barra de acoplamento (1) e, portanto, uma protensão vertical do dispositivo de mola de apoio (51).

Description

DISPOSITIVO PARA. APOIO VERTICAL DE UMA BARRA DE ACOPLAMENTO E ACOPLAMENTO DE AMORTECIMENTO CENTRAL
DESCRIÇÃO
A presente invenção refere-se a um dispositivo para apoio vertical de uma barra de acoplamento de acordo com o preâmbulo da reivindicação de patente independente 1.
Por conseguinte, a invenção refere-se, particularmente, a um dispositivo para apoio vertical de um barra de acoplamento, unida em uma caixa de carro de um veiculo, particularmente guiado em uma via, através de uma junção articulada, sendo que o dispositivo apresenta um dispositivo de mola de apoio, que 10 pode ser posto em contato com a barra de acoplamento e um suporte, através do qual o dispositivo de mola de apoio pode ser conectado com a junção articulada.
Um dispositivo de apoio desse tipo já é conhecido, em principio, do estado da técnica e, particularmente, da técnica 15 de veículo sobre trilhos. Esses dispositivos servem para apoio vertical de uma barra de acoplamento unida de modo deslocável em direção vertical em uma caixa de carro ou chassi de caixa de carro. Um apoio em direção vertical é particularmente necessário, para possibilitar um acoplamento perfeito de duas 20 caixas de carro adjacentes. Nesse caso, deve ser assegurado que a barra de acoplamento esteja sempre presente no plano longitudinal central horizontal no processo de acoplamento.
0 documento de patente EP 1 719 684 Al refere-se a uma articulação de mola elastomérica, com um dispositivo de apoio vertical, no qual um perfil transversal inferior serve para conectar uma mola de apoio com uma barra de acoplamento a ser apoiada. No dispositivo de apoio conhecido nesse estado da técnica, são usados, ainda, dois perfis longitudinais laterais, estendidos verticalmente, que através de sua região terminal inferior estão conectados com o perfil transversal, sendo que a conexão dos perfis longitudinais laterais com o perfil transversal dá-se através de parafusos.
0 documento de patente EP 1 955 918 Al refere-se a um acoplamento de amortecimento central automático, com uma cabeça de acoplamento, uma barra de acoplamento e um bloqueio contra choques, que apresenta um membro absorvedor de energia, 10 formado de modo destrutivo, na forma de um tubo de deformação. Com o objetivo de pôr à disposição a funcionalidade adicional da capacidade de extração e retração da barra de acoplamento, nesse estado da técnica é proposto equipar o acoplamento de amortecimento central com um acionamento linear comandável, 15 para o deslocamento axial da barra de acoplamento em relação a uma placa de fixação.
0 documento de patente CH 356 792 A refere-se a um dispositivo para suspensão de um acoplamento de amortecimento central em veículos sobre trilhos, sendo que, para esse fim, é usada uma 20 forquilha situada sobre o eixo de acoplamento, cujas extremidades estão dobradas para baixo e conectadas com um rolo formado como travessa. A forquilha é deslocável lateralmente em torno do eixo central vertical de uma articulação de ligação, sendo que estão previstos, ainda, 25 meios para a recondução elástica e centralização da mesma.
Dispositivos de apoio conhecidos do estado da técnica estão realizados, em geral, como apoios formados de modo elástico, nos quais uma prensa de apoio está conectada através de pelo menos um elemento de mola com um suporte inferior do 30 dispositivo de apoio. Pelo ao menos um elemento de mola, a prensa de apoio é comprimida com protensão, de baixo, em direção vertical, contra a barra de acoplamento. A protensão, com a qual a prensa de apoio se comprime contra a barra de acoplamento, pode ser ajustada por uma seleção apropriada da distância vertical entre o suporte inferior e barra de 5 acoplamento e deve ser selecionada de tal modo que em um estado de repouso da barra de acoplamento, isto é, quando não há forças dinâmicas solicitando a barra de acoplamento em direção vertical, a barra de acoplamento apresenta-se na posição central horizontal.
Em dispositivos de apoio convencionais, nos quais o pelo menos um elemento de mola está formado de um material elastomérico, em geral, é inevitável que distância vertical entre o suporte inferior e barra de acoplamento e, portanto, a protensão, com qual a prensa de apoio se comprime contra a barra de 15 acoplamento , seja reajustada, pelo menos depois de um primeiro uso do acoplamento, uma vez que ao longo do tempo o material elastomérico do pelo menos um elemento de mola se assenta e, de resto, não está garantido que a barra de acoplamento se situa na posição central horizontal no estado 2 0 de repouso.
Por outro lado, na técnica de veículos sobre trilhos, particularmente, em trens de alta velocidade, é usual realizar o lado frontal de um trem motor como nariz de proa aerodinâmico, para evitar partes frontais aerodinamicamente 25 desvantajosas. 0 nariz de proa est dotado, em geral, de uma tampa de proa, que no estado fechado fecha o compartimento de acoplamento, para proteger peças ou componentes da disposição de acoplamento, tal como também o dispositivo de apoio vertical, contra influências do meio ambiente, tal como 30 sujeira, gelo ou congelamento. São conhecidas tampas de proa tanto em uma parte como também em duas partes, que no caso normal estão fechadas e só são abertas quando o acoplamento precisa ser usado, por exemplo, quando dois trens motores trafegam em tração dupla.
Caixas de carros, cujo lado frontal está formado como nariz de proa, frequentemente apresentam um espaço de construção 5 fortemente limitado para recepção do acoplamento de amortecimento central, bem como dos componentes pertencentes ao acoplamento de amortecimento central, particularmente, do dispositivo de apoio vertical. Particularmente nesses veículos sobre trilhos, o acesso pra o reajuste do dispositivo de apoio 10 está fortemente limitado. Por conseguinte, um dispositivo de apoio convencional frequentemente só pode ser reajustado com grande complexidade, o que é particularmente oneroso em tempo e, portanto, em custos.
Partindo dessa proposição de problema, a invenção tem por base 15 a tarefa de aprimorar um dispositivo de apoio vertical do tipo citado inicialmente, no sentido de que a protensão vertical, com a qual o dispositivo de apoio se comprime contra a barra de acoplamento, pode ser ajustada ou reajustada de modo fácil de ser realizado, mas, não obstante eficiente, de modo que com 2 0 pouco dispêndio de tempo e trabalho, está garantido que em seu estado de repouso, a barra de acoplamento está sempre presente na posição central horizontal.
Essa tarefa é solucionada pelo objeto da reivindicação de patente 1.
Consequentemente, é proposto um dispositivo de apoio, que apresenta um dispositivo de mola de apoio, que pode ser posto em contato com a barra de acoplamento de um veículo guiado em uma via, bem como um suporte, através do qual o dispositivo de mola de apoio pode ser conectado com a junção articulada e 30 através da mesma, com a caixa de carro. De acordo com a invenção, o suporte apresenta um perfil transversal inferior, para apoio do dispositivo de mola de apoio, bem como dois perfis longitudinais laterais, estendidos verticalmente, através dos quais o perfil transversal inferior pode ser conectado com a junção articulada fixada na caixa de carro. Para poder ajustar a protensão vertical do dispositivo de mola de apoio, mesmo um acesso fortemente limitado, com pouco dispêndio de tempo e trabalho, está previsto de acordo com a invenção que a região terminal inferior dos dois perfis longitudinais laterais está conectada, em cada caso, através de pelo menos um elemento de protensão com o perfil transversal, de tal modo que uma distância vertical entre o perfil transversal e a barra de acoplamento e, portanto, a protensão vertical do dispositivo de mola de apoio, é ajustável.
As vantagens obteníveis com a solução de acordo com a invenção são evidentes: pela previsão de pelo menos um elemento de protensão, que servem para a conexão do perfil transversal inferior do suporte com as regiões terminais inferiores de um 20 dos dois perfis longitudinais laterais, de modo fácil a ser realizado, a distância vertical entre o perfil transversal e a barra de acoplamento e, portanto, a protensão vertical do dispositivo de apoio, também pode ser ajustada posteriormente, isto é, depois de o dispositivo de apoio e os componentes 25 restantes da disposição de acoplamento terem sido instalados no nariz de proa na caixa de carro ou no chassi da caixa de carro. Nesse caso, todos os passos de trabalho par ajuste e reajuste do dispositivo de apoio vertical podem ser concluídos por uma tampa de manutenção ou abertura no nariz de proa no 30 veículo. A subida e descida da barra de acoplamento é causada pelos elementos de protensão associados aos dois perfis longitudinais laterais. Desse modo, com pequena complexidade de tempo e trabalho, mesmo em veículos, que só põem à disposição um espaço de construção limitado para o acoplamento, o dispositivo de apoio vertical pode ser reajustado ou ajustado pela primeira vez.
Aprimoramentos vantajosos do dispositivo de apoio de acordo com a invenção estão indicados nas reivindicações secundárias.
Assim, em uma realização preferida do dispositivo de apoio está previsto, por um lado, que região terminal inferior dos dois perfis longitudinais laterais apresenta, em cada caso, uma rosca, e, por outro lado, que os elementos de protensão 10 associados aos dois perfis longitudinais apresentam, em cada caso, uma contrarrosca correspondente, e cooperam de tal modo com a rosca do perfil longitudinal correspondente que no aperto do elemento de protensão, a distância vertical entre o perfil transversal e a barra de acoplamento é encurtada e a 15 protensão vertical do dispositivo de mola de apoio é aumentada.
Nesse caso, seria concebível que a região terminal inferior dos dois perfis longitudinais fosse formada, em cada caso, em forma de luva e estivesse recebida em uma luva de guia conectada com o perfil transversal, sendo que a região terminal inferior formada em forma de luva dos dois perfis longitudinais laterais está dotada, pelo menos em áreas, de uma rosca interna. Como elemento de protensão é apropriado, nesse caso, um parafuso de aperto (parafuso cilíndrico), com uma rosca externa formada complementarmente à rosca interna do perfil longitudinal correspondente. Esses elementos de protensão realizados como parafuso de aperto passam, de preferência, em cada caso, por uma abertura de passagem formada no perfil transversal, sendo que as roscas externas dos elementos de protensão realizados como parafusos de aperto recebem, em cada caso, as roscas internas dos perfis longitudinais correspondentes.
Alternativamente a isso, é concebível dotar a região terminal inferior dos dois perfis longitudinais laterais, em cada caso, 5 de uma rosca externa. Nesse caso, é de vantagem quando as regiões terminais inferiores dos dois perfis longitudinais estão recebidas, em cada caso, em uma abertura de passagem formada no perfil transversal, de tal modo que a rosca externa estende-se em áreas pela abertura de passagem. Como elementos 10 de protensão são apropriados nessa modalidade, por exemplo, porcas de aperto, que recebem, em cada caso, a região de rosca estendida pela abertura de passagem do perfil longitudinal associado.
Alternativamente a isso, a região inferior dos dois perfis longitudinais laterais pode apresentar, em cada caso, uma rosca externa e estar recebida em uma luva de guia conectada com o perfil transversal. Nesse caso, o pelo menos um elemento de protensão pode estar realizado como luva de aperto, que apresenta uma rosca interna, que está realizada de modo complementar à rosca externa do perfil longitudinal correspondente. O elemento de protensão formado, por exemplo, como luva de aperto, passa por uma abertura de passagem formada no perfil transversal, sendo que a rosca interna da luva de aperto recebe a rosca externa do perfil longitudinal correspondente.
Em um aprimoramento preferido da modalidade citada por último, está previsto que a rosca externa na região terminal inferior dos dois perfis longitudinais laterais e rosca interna da luva de aperto estão realizadas, em cada caso, como rosca de passo 30 esquerdo, sendo que está previsto pelo menos um elemento de bloqueio, para impedir uma manipulação involuntária da luva de aperto. Por exemplo, é concebível que o pelo menos um elemento de bloqueio está realizado com uma rosca de passo direito, sendo que a rosca de passo direito do elemento de bloqueio realizado como parafuso cilíndrico está disposto coaxialmente 5 à luva de aperto e engrena-se em uma rosca interna, que está formada em um furo na região terminal inferior dos perfis longitudinais laterais.
Todas as modalidades descritas acima têm em comum o fato de que só por manipulação do pelo menos um elemento de protensão, 10 a protensão do dispositivo de mola de apoio pode ser ajustada, sendo que para manipulação do elemento de protensão basta apenas uma única ferramenta, e sendo que, para esse fim, também é suficiente um acesso limitado aos componentes do dispositivo de apoio, particularmente, ao pelo menos um 15 elemento de protensão.
Em um aprimoramento vantajoso da solução de acordo com a invenção, está previsto que ao pelo menos um elemento de protensão esteja associado um dispositivo de bloqueio, para impedir uma manipulação involuntária do elemento de protensão. 20 0 dispositivo de bloqueio serve, particularmente, para impedir um desprendimento ou afrouxamento indesejável da conexão entre o pelo menos um elemento de protensão e o perfil longitudinal lateral correspondente, o que pode ocorrer, particularmente por influências externas, por exemplo, trepidações 25 (vibrações), corrosão ou assentamento da conexão.
Pela previsão de um dispositivo de bloqueio desse tipo, pode ser impedido de modo vantajoso que por influências externas, particularmente em cargas dinâmicas, uma distância vertical, ajustada através do pelo menos um elemento de protensão, entre 30 o perfil transversal e barra de acoplamento seja modificada. Dependendo do tipo do elemento de protensão a ser usado, o dispositivo de bloqueio pode assumir modalidades diferentes. Por exemplo, se uma porca de parafuso (porca de aperto) for usada como elemento de protensão, então um adesivo, uma peça de montagem interna de plástico na porca de parafuso ou um 5 dispositivo de bloqueio de arame pode servir como dispositivo de bloqueio de parafuso. Se, por outro lado, um parafuso de aperto (parafuso cilíndrico) servir como elemento de protensão, então o dispositivo de bloqueio pode ser realizado como peça de montagem interna de rosca na região em forma de 10 luva dos perfis longitudinais.
É particularmente preferido quando o dispositivo de mola de apoio apresenta pelo menos uma e, de preferência, duas molas de apoio conectadas, de preferência, de modo desprendível como perfil transversal, sendo que, nesse caso, trata-se, 15 particularmente, de molas de apoio formadas de um material elastomérico. Pelo uso de pelo menos duas molas de apoio, que estão ligadas paralelamente uma à outra, podem ser usadas molas de apoio com uma curva característica mas macia, com o que pode ser realizado um apoio com elasticidade 20 particularmente boa.
Em um aprimoramento preferido do dispositivo de mola de apoio, o mesmo apresenta adicionalmente à pelo menos uma mola de apoio, ainda, uma placa de pressão, móvel em direção vertical em relação aos dois perfis longitudinais laterais, através da 25 qual a pelo menos uma mola de apoio conectada com o perfil transversal pode ser posta em contato .com a barra de apoio.
Nesse caso, é concebível, ainda, prever uma prensa de apoio, conectada com a placa de pressão e que pode ser posta em contato com a barra de acoplamento. Mas, naturalmente, também podem ser de interesse outras modalidades. Para possibilitar uma resposta previsível e, particularmente, uniforme, do dispositivo de apoio vertical, sobretudo no caso de cargas dinâmicas, em uma modalidade particularmente preferida do dispositivo de apoio de acordo com a invenção, 5 está prevista uma guia de um movimento da placa de pressão em relação aos dois perfis longitudinais. A guia pode estar formada, por exemplo, por entalhes correspondentes nos lados da placa de pressão, pelos quais se estendem os perfis longitudinais.
É ainda um objeto da presente invenção um acoplamento de amortecimento central para veículos guiados em vias, particularmente, veículos sobre trilhos, que apresenta uma barra de acoplamento e uma junção articulada com um suporte de apoio. Nesse caso, a região terminal no lado da caixa de carro 15 da barra de acoplamento está conectada com a junção articulada e unida de modo giratório através do suporte de apoio da junção articulada na caixa de carro do veículo guiado em uma via. No acoplamento de amortecimento central é usado, ainda, um dispositivo de apoio vertical de acordo com a presente 20 invenção, par apoiar a barra de acoplamento em direção vertical.
A seguir, é descrita mais detalhadamente uma modalidade exemplificada da solução de acordo com a invenção, com referência aos desenhos anexos.
Mostram:
Fig. 1: uma vista em perspectiva de uma junção articulada de um acoplamento de amortecimento central com um dispositivo de apoio de acordo com a invenção; Fig. 2: uma vista em perspectiva da região inferior da junção articulada de acordo com a Fig. 1, com o dispositivo de apoio de acordo com a invenção;
Fig. 3: uma representação em explosão da junção articulada de acordo com a Fig. 1, com o dispositivo de apoio de
acordo com a invenção;
Fig. 4: uma vista de cima sobre a junção articulada de acordo com a Fig. 1, com o dispositivo de apoio de acordo com a invenção;
Fig. 5: uma vista em corte lateral da junção articulada de acordo com a Fig. 1, com o dispositivo de apoio de acordo com a invenção;
Fig. 6: uma vista frontal da junção articulada de acordo com a Fig. 1 com o dispositivo de apoio de acordo com a invenção; e
Fig. 7: uma vista em corte de uma região do dispositivo de apoio vertical, que chega ao uso na junção articulada de acordo com a Fig. 1.
A seguir, é descrita mais detalhadamente uma modalidade 20 exemplificada do dispositivo de apoio 50, com referência aos desenhos anexos. Em detalhe, o dispositivo de apoio 50 representado exemplificadamente é usado em uma junção articulada 2, que serve para unir a barra de acoplamento 1 de, por exemplo, um acoplamento de amortecimento central, no lado 25 frontal de uma caixa de carro não representada explicitamente ou no chassi de uma caixa de carro não representado explicitamente. Na modalidade representada nos desenhos, a junção articulada 2 apresenta um dispositivo de mola elastomérico 10 para amortecimento de forças de tração e choque transmitidos através da barra de acoplamento 1 à junção articulada 2. Nesse 5 caso, está previsto que o dispositivo de mola elastoméricolO apresenta uma carcaça 11 aberta em direção a uma cabeça de acoplamento, não mostrada nos desenhos, na qual a região terminal 3 posterior (no lado da caixa de carro)da barra de acoplamento Ise salienta coaxialmente com uma distância radial 10 da superfície periférica interna da carcaça 11. A região terminal 3 posterior, isto é, no lado da caixa de carro, da barra de acoplamento 1 está conectada com a junção articulada 2 através da carcaça 11. Na modalidade representada nos desenhos a conexão dá-se através de um pino giratório 16 15 estendido verticalmente, no qual a carcaça 11 está conectada, com ajuda de elementos de cisalhamento 8, e unida de modo horizontalmente e verticalmente giratório no suporte de apoio
4, conectado fixamente com a caixa de carro ou chassi de caixa de carro.
Entre a superfície periférica interna da carcaça 11 estão previstos anéis elásticos 13 sob protensão, de um material elástico, que com seus planos centrais estão alinhados verticalmente e dispostos um atrás do outro com distância recíproca na direção longitudinal da barra de acoplamento 1, 25 sendo que tanto a região terminal posterior 3 da barra de acoplamento 1 como também o lado interno da carcaça 11 apresentam rebordos anulares 14, 15 circundantes,dirigidos um ao outro. Esses rebordos anulares 14, 15 estão configurados de tal modo que os anéis elásticos 13 são retidos, em cada caso, 30 em espaços intermediários entre dois rebordos anulares 14, 15 adjacentes, em relação à região terminal posterior 3 da barra de acoplamento 1 e da carcaça 11. Pelo fato de que cada anel elástico 13 encosta-se diretamente tanto na superfície periférica da barra de acoplamento 1 como também na superfície periférica interna 12da carcaça 11, sendo que no estado não carregado com relação a forças de tração e choque do dispositivo de mola elastomérico 10, os rebordos anulares 14 5 da barra de acoplamento 1 estão alinhados com os rebordos anulares 15 associados da carcaça 11, é obtido que, por um lado, é possibilitado um movimento cardânico da barra de acoplamento 1 e que, por outro lado, forças de tração e pressão até um tamanho fixamente definido podem ser recebidas 10 e absorvidas.
Tal como já mencionado, a carcaça 11 do dispositivo de mola elastomérico 10 está conectada com a junção articulada 2, com ajuda de pelo menos um elemento de cisalhamento 8. Na modalidade preferida mostrada nos desenhos, a junção 15 articulada 2 apresenta um pino giratório 16 superior e um inferior, estendidos verticalmente, no qual, em cada caso, a carcaça 11 está conectada com ajuda de um elemento de cisalhamento 8 e no qual o suporte de apoio 4, unido fixamente na caixa de carro ou no chassi da caixa de carro,está unido de 20 modo horizontalmente e verticalmente giratório.De modo preferido, nesse caso, está previsto que a força de resposta dos elementos de cisalhamento é maior do que a quantia de força que o dispositivo de mola elastomérico 10 pode transmitir por deformação regenerativa dos anéis 13 elásticos.
A carcaça 11 do dispositivo de mola elastomérico 10 está formada, de preferência, de modo dividido, e consiste em uma metade de carcaça superior e uma inferior 11a. Essa modalidade garante uma montagem particularmente, simples do dispositivo de mola 10. Além disso, desse modo, a protensão do dispositivo 30 de mola elastomérico 10 pode ser ajustada de modo particularmente, simples na direção longitudinal da barra de acoplamento 1. Mas, a esse respeito também seria concebível que a região terminal posterior 3 da barra de acoplamento 1 apresente um colar (não mostrado explicitamente), contra o qual se encosta, por um lado, um anel de protensão (não representado), com seu lado posterior, e, por outro lado, o 5 anel 13 elástico mais próximo da abertura da carcaça, com o lado anterior do mesmo, sendo que o anel de protensão sujeita a uma tensão prévia os anéis 13 elásticos, no estado não carregado do dispositivo de mola elastomérico 10, na direção longitudinal da barra de acoplamento 1.
A junção articulada 2 possibilita um deslocamento horizontal e vertical, bem como uma torção axial da barra de acoplamento
I.Desse modo, a barra de acoplamento 1 pode realizar, por exemplo, , movimentos giratórios em relação à caixa de carro ou chassi da caixa de carro,que ocorrem, particularmente, em 15 uma marcha em curva de uma composição de trens. A barra de acoplamento 1 pode, ainda, acompanhar desvios verticais, por exemplo, para compensação de diferenças de altura entre duas caixas de carro a ser acopladas.
0 dispositivo de mola elastomérico 10 com os anéis 13 20 elásticos, formados, de preferência, de um material elastomérico serve para amortecimento das forças de tração e choque, transmitidas na operação de funcionamento normal pela barra de acoplamento 1 à junção articulada 2. Em geral, o dispositivo de mola elastomérico 10 previsto na junção 25 articulada 2 está configurado para admitir os ângulos de desvio exigidos em termos de operação da barra de acoplamento, na direção vertical, de aproximadamente ± 6o e, na direção horizontal, de aproximadamente ± 15°.
A junção articulada 2 representada exemplificadamente nos desenhos, está equipada, ainda, com um dispositivo de apoio 50. 0 dispositivo de apoio 50 serve para o apoio vertical da barra de acoplamento 1 unida, de modo deslocável, entre outros, em direção vertical, através de uma junção articulada
2, na caixa de carro ou chassi da caixa de carro. Tal como já exposto na introdução da descrição, um apoio desse tipo em 5 direção vertical é particularmente, necessário para possibilitar um acoplamento perfeito de duas caixas de carro adjacentes. Para esse fim, deve ser cuidado para que no processo de acoplamento, a barra de acoplamento 1 esteja sempre situada no plano longitudinal central horizontal.
Para esse fim, o dispositivo de apoio 50 representado nos desenhos apresenta um dispositivo de mola de apoio 51, que está em contato com a barra de acoplamento 1, bem como um suporte, através do qual o dispositivo de mola de apoio 51 está conectado, pelo menos indiretamente, com a caixa de carro 15 ou com o chassi de caixa de carro. No detalhe, o suporte compreende um perfil transversal 54 inferior, que serve para apoio do dispositivo de mola de apoio 51. Adicionalmente ao perfil transversal 43 inferior, são usados dois perfis longitudinais 55, 56 laterais, estendidos verticalmente, 20 através dos quais o perfil transversal 54 está conectado com a caixa de carro ou chassi da caixa de carro.
Tal como pode ser concluído, particularmente, das representações na Fig. 1 e na Fig.2, os dois perfis longitudinais 55, 56 laterais do suporte não estão conectados 25 diretamente com a caixa de carro ou com o chassi de caixa de carro. Mais precisamente, na modalidade representada, as regiões terminais, em cada caso superiores, dos perfis longitudinais 55, 56 laterais estão conectadas com a carcaça
11 da junção articulada 2. Tal como já descrito, a carcaça 11 da junção articulada 2 está em conexão através do pino giratório 16 superior e inferior com o suporte de apoio 4 conectado fixamente na caixa de carro ou no chassi de caixa de carro.
No detalhe, na modalidade representada, as regiões terminais, em cada caso superiores, dos perfis longitudinais 55, 56 5 laterais estão conectadas através de uma união roscada 57 com a carcaça 11. A união roscada 57 está realizada, de preferência, de tal modo que a mesma perde sua função de conexão, ao ser excedida a carga de serviço do dispositivo de mola elastomérico 10 previsto na junção articulada 2. Desse 10 modo, no caso de uma colisão, por exemplo, no choque do veículo contra um obstáculo, a conexão entre o suporte do dispositivo de apoio 50 e a caixa de carro ou chassi de caixa de carro pode ser desprendida, de modo que o dispositivo de apoio 50 não impede um movimento longitudinal da barra de 15 acoplamento 1 na direção da caixa de carro. Nesse contexto, seria concebível se para realização da união roscada 57 fosse usado um parafuso de cisalhamento/ruptura, que, no caso de ser excedida a carga de serviço do dispositivo de mola elastomérico 10 previsto na junção articulada 2, perde, isto
2 0 é, corta ou rompe, sua função de conexão.
Por outro lado, também seria concebível usar como união roscada 57 pelo menos um parafuso, que está recebido de tal modo em um receptáculo, que ao se excedida a carga de serviço do dispositivo de mola elastomérico 10 previsto na junção 25 articulada 2, o pelo menos um parafuso é movido para fora do receptáculo, em conseqüência do que a conexão entre o suporte do dispositivo de apoio 50 e a caixa de carro ou chassi de caixa de carro é desprendida.
No caso do dispositivo de apoio 50, trata-se de um apoio formado elasticamente, no qual o dispositivo de mola de apoio 51 apresenta pelo menos uma — na modalidade representada, exatamente duas — molas de apoio 52, 53. As duas molas de apoio 52, 53 estão conectadas com o perfil transversal 54 e são comprimidas com uma determinada protensão, de baixo, na direção vertical, contra a barra de acoplamento I. A 5 protensão, com a qual as molas de apoio 52, 53 se comprimem contra a barra de acoplamento 1, é ajustável por variação da distância vertical entre o perfil transversal 53 e a barra de acoplamento 1, e deve ser selecionada de tal modo que em um estado de repouso da barra de acoplamento 1, isto é,quando 10 forças dinâmicas não atuam na direção vertical na barra de acoplamento 1, a barra de acoplamento 1 apresenta-se na posição central horizontal.
Pelo fato de que a distância entre o perfil transversal 54 e a barra de acoplamento 1 é variada, a inclinação vertical da 15 barra de acoplamento pode ser ajustada. Tal como já exposto, a barra de acoplamento 1 no estado sem carga deve apresentar-se no plano horizontal, para possibilitar um acoplamento efeito de duas caixas de carro adjacentes.
O uso de molas de apoio 52, 53, que estão formadas de um material elastomérico, tem, no entanto, como conseqüência o fato de que, depois de um determinado intervalo de tempo, o apoio precisa ser reajustado, uma vez que em molas de apoio 52, 53, que estão sob tensão prévia, no decorrer do tempo, pode ocorrer um assentamento do material elastomérico, isto é, a curva característica das molas de apoio 52, 53, fica mais achatada no decorrer do tempo, o que pode ter como conseqüência uma inclinação da barra de acoplamento 1. Portanto, uma barra de acoplamento 1 originalmente já ajustada no plano longitudinal central, precisa ser reajustada depois de um determinado tempo. Em outras palavras, deve ser cuidado para que posteriormente a distância vertical entre o perfil transversal 54 e a barra de acoplamento possa ser variada. Para esse fim, nas modalidades do dispositivo de apoio 50 de acordo com a invenção, representadas nos desenhos, são usados elementos de protensão, através das quais as regiões terminais inferiores 68, 69 dos dois perfis longitudinais 55, 56 5 laterais estão conectados, em cada caso, com o perfil transversal 54, de tal modo que uma distância vertical entre o perfil transversal 54 e a barra de acoplamento 1 e, portanto, uma protensão vertical do dispositivo de mola de apoio 51, pode ser ajustada.
No detalhe, e tal como pode ser visto, particularmente, da representação na Fig. 7, para esse fim, oferece-se o fato de que as regiões terminais inferiores 68, 69 dos dois perfis longitudinais 55, 56 laterais apresentam, em cada caso, uma rosca externa e, estão recebidas, em cada caso, em uma luva de 15 aperto 61 conectada com o perfil transversal 54, sendo que a luva de aperto 61 serve como elemento de protensão e apresenta uma rosca interna formada complementarmente à rosca externa do perfil longitudinal 55, 56 correspondente. Da representação na Fig. 7 pode ser visto, ainda, que no exemplo de modalidade 20 representado, as luvas de aperto 61 passam, em cada caso, por uma abertura de passagem 60 formada no perfil transversal 54. Além disso, pode ser visto que a rosca interna da luva de aperto 61 recebe a rosca externa do perfil longitudinal 55, 56 correspondente.
Para ajuste da protensão vertical do dispositivo de mola de apoio 51, no exemplo de modalidade representado nos desenhos, os dois elementos de protensão realizados como luvas de aperto 61 são aparafusados adicionalmente nas regiões terminais 68,69 correspondentes dos perfis longitudinais 55, 56, em 30 conseqüência do que a distância vertical entre o perfil transversal 54 e a barra de acoplamento 1 é diminuída e a protensão do dispositivo de mola de apoio 51 é aumentada. Desse modo, o desvio vertical da barra de acoplamento 1 pode ser variado posteriormente.
Para impedir que as luvas de aperto 61 usadas como elemento de protensão na modalidade representada nos desenhos, possam 5 desprender-se ou afrouxar-se involuntariamente, em conseqüência do que,forçosamente, a dispositivo vertical entre
o perfil transversal 54 e a barra de acoplamento iria aumentar e a protensão vertical do dispositivo de modo de apoio 51 iria reduzir-se, a rosca externa na região terminal inferior 68, 69 10 dos dois perfis longitudinais 55, 56 e a rosca interna da luva de aperto 61 estão realizadas, em cada caso, como rosca de passo esquerdo, sendo que está previsto pelo menos um elemento de bloqueio 67, para impedir uma manipulação involuntária da luva de aperto 61.
Tal como representado, o pelo menos um elemento de bloqueio 67 pode estar realizado como parafuso cilíndrico com uma rosca de passo direito, sendo que a rosca de passo direito do elemento de bloqueio 67, realizado como parafuso cilíndrico, está disposta coaxialmente à luva de aperto 61 e engrena-se em uma 20 rosca interna 58, que está formada em um furo realizado na região terminal inferior 68, 69 dos perfis longitudinais 55, 56 laterais.
Nesse caso, em princípio, é concebível dotar as roscas internas 58 dos perfis longitudinais 55, 56 laterais de um 25 bloqueio de parafuso 62. Para esse fim, nos furos estendidos verticalmente das regiões terminais 68,69 dos perfis longitudinais 55 56 laterais pode estar prevista, em cada caso, uma peça de montagem interna de plástico, que forma uma rosca autobloqueadora. No entanto, também seria concebível 30 dotar o elemento de protensão (luva de aperto 61), por exemplo, de uma chaveta, isto é, um bloqueio de arame. Na modalidade representada do dispositivo de apoio 50 de acordo com a invenção, as duas molas de apoio 52, 53 estão conectadas com o perfil transversal 54 através de, em cada caso, uma união roscada 63. A região terminal no lado da barra 5 de acoplamento das duas molas de está conectada com uma placa de pressão64 que pode ser movida em direção vertical em relação aos dois perfis longitudinais 55, 56 laterais. Na superfície da placa de pressão 64 no lado da barra de acoplamento, está prevista uma prensa de apoio 65, que 10 transmite a força de apoio exercida pelas molas de apoio 52,
53 à barra de acoplamento 1.
A placa de pressão 64 está dotada de uma guia 66, para guiar um movimento da placa de pressão 64 em relação aos dois perfis longitudinais 55, 56 laterais. No detalhe, no exemplo de
modalidade representado, a guia 66 está formada por receptáculos, que estão previstos nas regiões terminais laterais da placa de pressão 64 e que recebem os perfis longitudinais 55, 56 laterais.
Tal como pode ser visto das representações, por exemplo, das Figuras 3 e 5, o suporte de apoio 4 da junção articulada 2 representada nos desenhos apresenta em sua extremidade oposta à barra de acoplamento 1 uma abertura 5, pela qual o dispositivo de mola elastomérico 10 pode ser comprimido junto com a carcaça 11, quando uma força de choque transmitida através da barra de acoplamento 1 à junção articulada 2 excede um valor crítico previamente fixado. Isto é, depois, são solicitados os elementos de cisalhamento 8 mencionados, através dos quais , na operação de marcha normal, a carcaça 11 do dispositivo de mola elastomérico 10 está conectada com o suporte de apoio 4. Depois da solicitação dos elementos de cisalhamento 8, o dispositivo de mola elastomérico 10 e a carcaça 11, na qual o dispositivo de mola elastomérico 10 está recebido, podem portanto,ser empurrados pela abertura 5 do suporte de apoio 4. Desse modo, a barra de acoplamento 1 é tirada, pelo menos em parte, do fluxo de força transmitido à junção articulada 2.
Ao mesmo tempo, também é desprendida a conexão entre a carcaça
11, o dis3 de mola elastomérico 10 e o dispositivo de apoio 50, mais precisamente, pelo fato de que é desprendida a união roscada 57, também formada como parafusos de cisalhamento ou ruptura, entre a região terminal superior dos perfis longitudinais 55, 56 e a carcaça 11.
A invenção não está limitada à modalidade exemplificada do dispositivo de apoio 50, mas resulta de representada nos desenhos da vista em conjunto de todas as características descritas no presente.
Particularmente, é concebível nesse contexto que as regiões terminais inferiores 68, 69 dos dois perfis longitudinais 55, 6 laterais estejam formadas, em cada caso, em forma de luva e, em cada caso, estejam recebidas em uma luva de guia conectada com o perfil transversal 54, sendo que as regiões terminais 68, 69 inferiores, formadas em forma de luva, dos dois perfis longitudinais 55, 56 laterais estão dotadas, em cada caso, pelo menos em áreas, de uma rosca interna. Nesse caso, os elementos de protensão associados aos dois perfis longitudinais 55, 56 podem estar realizados, em cada caso, como parafuso de aperto com uma rosca externa formada complementarmente à rosca interna do perfil longitudinal 55, 56 correspondente, sendo que os parafusos de aperto passam, em cada caso, por uma abertura de passagem 60 formada no perfil transversal 54. A rosca externa de cada elemento de protensão, realizado como parafuso de aperto, recebe, nesse caso, a rosca interna da região terminal 68, 69 formada em forma de luva do perfil longitudinal 55, 56 correspondente.
Alternativamente a isso, também seria concebível que as regiões terminais inferiores 68, 69 dos dois perfis 5 longitudinais 55, 56 laterais, apresentassem, em cada caso, uma rosca externa e estivessem recebidas, em cada caso, em uma abertura de passagem 60 formada no perfil transversal 54, de tal modo que a rosca externa estende-se, pelo menos em áreas, pela abertura de passagem 60. Nesse caso, o elemento de
protensão deve estar realizado como porca de aperto e receber a região roscada, que se estende pela abertura de passagem 60 do perfil longitudinal 55, 56 associado. LISTA DE SINAIS DE REFERÊNCIA
1 barra de acoplamento
2 junção articulada
3 região terminal posterior da barra de acoplamento 4 suporte de apoio
5 abertura no suporte de apoio
8 elemento de cisalhamento
10 dispositivo de mola elastomérico
11 carcaça
Ila metades d carcaça
13 anel elástico
14, 15 rebordo anular
16 pino giratório
50 dispositivo de apoio
50 dispositivo de mola de apoio
5, 53, mola de apoio
54 perfil transversal
' 55, 56 perfis longitudinais laterais
57 união roscada
58 rosca interna
59 rosca externa
60 abertura de passagem
61 luva de aperto
62 bloqueio/peça de montagem interna de plástico
63 união roscada 64 placa de pressão
65 prensa de apoio
66 guia
67 elemento de bloqueio
68, 69 região terminal inferior do perfil longitudinal

Claims (12)

1. Dispositivo (50) para apoio vertical de uma barra de acoplamento (1) unida através de uma junção articulada em uma caixa de carro de um veiculo, particularmente guiado em uma via, sendo que o dispositivo (50) apresenta um dispositivo de mola de apoio (51) que pode ser posto em contato com a barra de acoplamento (1) , e um suporte, através do qual o dispositivo de mola de apoio (51) pode ser conectado com a junção articulada, sendo que o suporte apresenta um perfil transversal ,(54) para apoio do dispositivo de apoio (51) e dois perfis longitudinais (55, 56) laterais, estendidos verticalmente, através dos quais o perfil transversal (54) pode ser conectado com a caixa de carro, sendo que a região terminal inferior (68, 69) dos dois perfis longitudinais (55, 56) laterais está conectada, em cada caso, através de pelo menos um elemento de protensão, de tal modo com o perfil transversal (54) , que pode ser ajustada uma distância vertical entre o perfil transversal (54) e a barra de acoplamento (1) e, portanto, uma protensão vertical do dispositivo de mola de apoio (51), sendo que o dispositivo de mola de apoio (51) apresenta pelo menos uma e, de preferência, duas molas de apoio (52, 53), conectadas de modo, de preferência, desprendível, com o perfil transversal (54), formadas, particularmente, de um material elastomérico, e sendo que o dispositivo de mola de apoio (51) apresenta, ainda, uma placa de pressão (64), que pode ser movida em direção vertical, em relação aos dois perfis longitudinais (55, 56) laterais, através da qual a pelo menos uma mola de apoio conectada com o perfil transversal (54) pode ser posta em contato com a barra de acoplamento (1), caracterizado pelo fato de que o dispositivo de mola de apoio (51) apresenta, ainda, uma prensa de apoio, conectada com a placa de pressão e que pode ser posta em contato com a barra de acoplamento (1).
2. Dispositivo (50) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a região terminal (68, 69) inferior dos dois perfis longitudinais (55, 56) laterais) apresenta, em cada caso, uma rosca, e sendo que os elementos de protensão associados aos dois perfis longitudinais (55, 56) apresentam, em cada caso, uma contrarrosca correspondente e cooperam de tal modo com a rosca do perfil longitudinal (55, 56) correspondente, que no aperto dos elementos de protensão, a distância vertical entre o perfil transversal (54) e a barra de acoplamento (1) é encurtada e a protensão vertical do dispositivo de mola de apoio (51) é aumentada.
3. Dispositivo (50) de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que as regiões terminais inferiores (68, 69) dos dois perfis longitudinais (55, 56) laterais estão formados, em cada caso, em forma de luva e estão recebidos, em cada caso, em uma luva de guia conectada com o perfil transversal (54), sendo que as regiões terminais inferiores (68, 69), formadas em forma de luva, dos dois perfis longitudinais (55, 56) laterais estão dotadas, em cada caso, pelo menos em áreas, de uma rosca interna,sendo que os elementos de protensão associados aos dois perfis longitudinais (55, 56) estão realizados, em cada caso, como parafuso de aperto, com uma rosca externa formada complementarmente à rosca interna do perfil longitudinal (55, 56) correspondente, e passam por uma abertura de passagem (60) formada no perfil transversal (54), e sendo que a rosca externa de cada elemento de protensão realizado, em cada caso, como parafuso de aperto, recebe a rosca interna da região terminal (68, 69) formada em forma de luva do perfil longitudinal (55, 56) correspondente.
4. Dispositivo (50) de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que as regiões terminais inferiores (68, 69) dos dois perfis longitudinais (55, 56) laterais apresentam, em cada caso, uma rosca externa e estão recebidas, em cada caso, em uma abertura de passagem (60) formada no perfil transversal (54), de tal modo que a rosca externa estende-se, pelo menos em áreas, pela abertura de passagem (60), e sendo que o elemento de protensão está realizado como porca de aperto e recebe a região roscada estendida pela abertura de passagem (60) do perfil longitudinal (55, 56) associado.
5. Dispositivo (50) de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que os dois perfis longitudinais (55, 56) laterais apresentam, em cada caso, uma rosca externa e estão recebidas, em cada caso, em uma luva de aperto (61) conectada com o perfil transversal (54), sendo que a luva de aperto (61) serve como elemento de protensão e apresenta uma rosca interna formada complementarmente à rosca externa do perfil longitudinal (55, 56) correspondente, sendo que a luva de aperto (61) passa por uma abertura de passagem (60) formada no perfil transversal (54), e sendo que a rosca interna da luva de aperto (61) recebe a rosca externa do perfil longitudinal (55, 56) correspondente.
6. Dispositivo (50) de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que a rosca externa na região terminal inferior (68, 69) dos dois perfis longitudinais (55, 56) laterais e a rosca interna da luva (61) estão realizadas, em cada caso, como rosca de passo esquerdo e sendo que está previsto pelo menos um elemento de bloqueio (67), para impedir uma manipulação involuntária da luva de aperto (61).
7. Dispositivo (50) de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que o pelo menos um elemento de bloqueio (67) está realizado como parafuso cilíndrico com uma rosca de passo direito, sendo que a rosca de passo direito do elemento de bloqueio (67) realizado como parafuso cilíndrico está disposto coaxialmente à luva de aperto (61) e engrena-se em uma rosca interna, que está formada em um furo realizado na região terminal inferior (68, 69) do perfil longitudinal (55, 56) lateral
8. Dispositivo (50) de acordo com uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo fato de que está previsto um bloqueio (62) para impedir uma manipulação involuntária do elemento de protensão.
9.Dispositivo (50) de acordo com uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo fato de que está prevista uma guia (66) para guiar um movimento da placa de pressão (64) em relação aos dois perfis longitudinais (55, 56) laterais.
10. Acoplamento de amortecimento central para veículos guiados em vias, particularmente, veículos sobre trilhos, com uma barra de acoplamento (1) e uma junção articulada (2), que apresenta um suporte de apoio (4), caracterizado pelo fato de que a região terminal no lado da caixa de carro da barra de acoplamento (1) está conectada com a junção articulada (2) e unida de modo giratório através do suporte de apoio (4) da junção articulada (2) na caixa de carro do veículo guiado em uma via, e sendo que está previsto, ainda, um dispositivo (50) de acordo com uma das reivindicações 1 a 9 para o apoio vertical da barra de acoplamento (1).
11. Acoplamento de amortecimento central de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que está previsto um dispositivo de mola elastomérico (10) para amortecimento de forças de tração e choque transmitidas à junção articulada (2) através da barra de acoplamento (1), sendo que o dispositivo de mola elastomérico (10) apresenta uma carcaça (1) aberta em direção à cabeça de acoplamento, na qual a região terminal no lado da caixa de carro da barra de acoplamento (1) salienta-se coaxialmente, com uma distância radial da superfície periférica interna da carcaça (11), sendo que a região terminal no lado da caixa de carro da barra de acoplamento (1) está conectada com a junção articulada (2) através da carcaça (11), sendo que entre a superfície periférica interna da carcaça (11) estão previstos anéis (13) elásticos sob protensão, de um material elástico, que estão alinhados verticalmente com seus planos centrais e estão dispostos um atrás do outro com distância recíproca na direção longitudinal da barra de acoplamento (1).
12. Acoplamento de amortecimento central de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que a região terminal superior (68, 69) dos dois perfis longitudinais (55,56) laterais, está conectada de modo desprendível com a carcaça (11) do dispositivo de mola elastomérico (10) através de um parafuso de cisalhamento ou ruptura (57).
BR102013001056-1A 2012-01-17 2013-01-15 Dispositivo para apoio vertical de uma barra de acoplamento e acoplamento de amortecimento central BR102013001056A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP12151386.5A EP2617622B1 (de) 2012-01-17 2012-01-17 Vorrichtung zum vertikalen Abstützen einer Kupplungsstange

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102013001056A2 true BR102013001056A2 (pt) 2013-12-17

Family

ID=45554491

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102013001056-1A BR102013001056A2 (pt) 2012-01-17 2013-01-15 Dispositivo para apoio vertical de uma barra de acoplamento e acoplamento de amortecimento central

Country Status (5)

Country Link
EP (1) EP2617622B1 (pt)
CN (1) CN203268052U (pt)
BR (1) BR102013001056A2 (pt)
ES (1) ES2588357T3 (pt)
PL (1) PL2617622T3 (pt)

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN105599783A (zh) * 2016-01-18 2016-05-25 中车青岛四方车辆研究所有限公司 钩缓装置及钩高调节限位装置

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102014222273A1 (de) * 2014-10-31 2016-05-04 Voith Patent Gmbh Abstützvorrichtung zum vertikalen Abstützen einer Kupplungsstange kompakter Bauhöhe
CN105083318B (zh) 2015-09-28 2016-09-14 青岛思锐科技有限公司 车钩弹簧垂向支撑装置
DE102015122863A1 (de) * 2015-12-28 2017-06-29 Voith Patent Gmbh Vorrichtung zum gelenkigen Verbinden einer ersten Komponente mit einer relativ zu der ersten Komponente bewegbaren zweiten Komponente
DE102020105294A1 (de) 2020-02-28 2021-09-02 Voith Patent Gmbh Kupplungsstangenanbindung zum beweglichen Anschluss einer Kupplungsstange an ein spurgebundenes Fahrzeug
CN112124353B (zh) * 2020-09-22 2022-03-18 中车唐山机车车辆有限公司 一种轨道车辆及其车体和车钩承载结构
DE102021203426A1 (de) * 2021-04-07 2022-10-13 Siemens Mobility GmbH Schienenfahrzeug mit Mittelpufferkupplung
CN113200070B (zh) * 2021-06-18 2022-10-14 中车株洲电力机车有限公司 一种车钩钩尾座安装结构

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CH356792A (de) * 1957-11-21 1961-09-15 Fischer Ag Georg Vorrichtung zur Aufhängung einer Mittelpufferkupplung an Schienenfahrzeugen
PL1719684T3 (pl) * 2005-05-03 2008-01-31 Voith Turbo Scharfenberg Gmbh & Co Kg Sprzęg cięgłowo-zderzakowy dla pojazdów szynowych
EP1955918B1 (de) * 2007-02-08 2009-04-22 Voith Patent GmbH Automatische Mittelpufferkupplung

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN105599783A (zh) * 2016-01-18 2016-05-25 中车青岛四方车辆研究所有限公司 钩缓装置及钩高调节限位装置

Also Published As

Publication number Publication date
EP2617622B1 (de) 2016-06-01
ES2588357T3 (es) 2016-11-02
PL2617622T3 (pl) 2017-08-31
EP2617622A1 (de) 2013-07-24
CN203268052U (zh) 2013-11-06

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR102013001056A2 (pt) Dispositivo para apoio vertical de uma barra de acoplamento e acoplamento de amortecimento central
PT1955918E (pt) Engate central automático de amortecimento
CN102971197B (zh) 用于机动车辆的可调转向柱
EP3196094B1 (en) Vertical support device utilizing spring for coupler
CN103748380B (zh) 用于弹簧的固定件
AU2012240336B2 (en) Coupler support mechanism
JP5307104B2 (ja) 連結装置
KR20080009248A (ko) 레일용 차량의 중앙 완충 연결장치
CN106015423B (zh) 一种太阳能车体降温设备的减震装置
CN112533815B (zh) 具有轴向伸展模块的车钩装置
CN101631694A (zh) 用于在汽车纵梁端部安装的碰撞吸收系统的支撑件
US20150328970A1 (en) Link device for a motor vehicle cradle
SE508431C2 (sv) Framhjulsupphängningssystem
EP2774785B1 (de) Lastenträgerkupplung und Lastenträger
CN103692875A (zh) 一种运输车辆用橡胶弹簧平衡悬架
BRPI0510943A (pt) dispositivo para suspensão de cabine de caminhão
ES2956808T3 (es) Dispositivo de articulación para un enganche, en particular de un vehículo ferroviario
CN102358359A (zh) 一种强减振型汽车驾驶室后悬置装置
RU178066U1 (ru) Рельсовое транспортное средство с расположенной в зоне его передней части сцепной муфтой
CN103569186A (zh) 一种汽车转向管柱的压溃装置
CN110733448A (zh) 一种具有弹性缓冲结构的保险杠
US11999389B2 (en) Coupling support for a central buffer coupling of a rail vehicle
CN109367451B (zh) 一种分体式汽车座椅靠背结构
CN104553914A (zh) 汽车碰撞主动安全头枕装置
CN212604345U (zh) 一种可减小侧向力的悬梁总成

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B11Y Definitive dismissal acc. article 33 of ipl - extension of time limit for request of examination expired