BR102012031693A2 - Suportes centrais e balancins para suspensão tandem - Google Patents
Suportes centrais e balancins para suspensão tandem Download PDFInfo
- Publication number
- BR102012031693A2 BR102012031693A2 BR102012031693-5A BR102012031693A BR102012031693A2 BR 102012031693 A2 BR102012031693 A2 BR 102012031693A2 BR 102012031693 A BR102012031693 A BR 102012031693A BR 102012031693 A2 BR102012031693 A2 BR 102012031693A2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- rocker
- region
- central support
- trailers
- semi
- Prior art date
Links
Classifications
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B60—VEHICLES IN GENERAL
- B60G—VEHICLE SUSPENSION ARRANGEMENTS
- B60G11/00—Resilient suspensions characterised by arrangement, location or kind of springs
- B60G11/02—Resilient suspensions characterised by arrangement, location or kind of springs having leaf springs only
- B60G11/10—Resilient suspensions characterised by arrangement, location or kind of springs having leaf springs only characterised by means specially adapted for attaching the spring to axle or sprung part of the vehicle
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B60—VEHICLES IN GENERAL
- B60G—VEHICLE SUSPENSION ARRANGEMENTS
- B60G5/00—Resilient suspensions for a set of tandem wheels or axles having interrelated movements
- B60G5/04—Resilient suspensions for a set of tandem wheels or axles having interrelated movements with two or more pivoted arms, the movements of which are resiliently interrelated, e.g. the arms being rigid
- B60G5/047—Resilient suspensions for a set of tandem wheels or axles having interrelated movements with two or more pivoted arms, the movements of which are resiliently interrelated, e.g. the arms being rigid at least one arm being resilient, e.g. a leafspring
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B60—VEHICLES IN GENERAL
- B60G—VEHICLE SUSPENSION ARRANGEMENTS
- B60G2204/00—Indexing codes related to suspensions per se or to auxiliary parts
- B60G2204/40—Auxiliary suspension parts; Adjustment of suspensions
- B60G2204/43—Fittings, brackets or knuckles
- B60G2204/4302—Fittings, brackets or knuckles for fixing suspension arm on the vehicle body or chassis
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B60—VEHICLES IN GENERAL
- B60G—VEHICLE SUSPENSION ARRANGEMENTS
- B60G2206/00—Indexing codes related to the manufacturing of suspensions: constructional features, the materials used, procedures or tools
- B60G2206/01—Constructional features of suspension elements, e.g. arms, dampers, springs
- B60G2206/60—Subframe construction
- B60G2206/601—Hanger bracket
Landscapes
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Mechanical Engineering (AREA)
- Vehicle Body Suspensions (AREA)
Abstract
SUPORTES CENTRAIS E BALANCINS PARA SUSPENSÃO TANDEM. A presente invenção se refere a suportes centrais e balancins para suspensões tandem, preferencialmente utilizadas em caminhões, reboques e semirreboques, dotadas de feixes de molas (5,6) dispostos nos eixos do veículo que compreende um balancim (1, 11, 15), dotado de região intermediaria localizada na parte superior do corpo, a qual se acopla a uma superfície disposta no suporte central (2, 12, 18). O conjunto promove um arranjo estrutural que permite articulação ao dito balancim (1, 11, 15) e dispensa a utilização de pinos, buchas ou parafusos para a sua fixação com o dito suporte central (2, 12, 18), a fim de simplificar o sistema e se obter uma redução do número de componentes, favorecendo as condições de durabilidade e de manutenção da suspensão, reduzindo assim o custo operacional e do produto.
Description
SUPORTES CENTRAIS E BALANCINS PARA SUSPENSÃO TANDEM A presente invenção se refere a suportes centrais e balancins para suspensão tandem, preferencialmente utilizada em caminhões, reboques e semirreboques, que trata mais especificamente de novo arranjo na interface e forma construtiva para a movimentação vertical do balancim no suporte central, dispondo de meios para a articulação mediante assento externo ao corpo do balancim, onde a oscilação do dito balancim ocorre em torno de uma sede localizada no corpo do suporte central, em decorrência da movimentação dos eixos do veículo na pista.
Os novos suportes centrais e balancins para suspensão tandem visam substituir os tradicionais balancins e suportes que utilizam mancais rotativos cilíndricos dispostos no corpo do balancim, assim como outras formas construtivas em uso, a fim de simplificar o sistema e se obter uma redução do número de componentes, favorecendo as condições de durabilidade e de manutenção da suspensão, reduzindo assim o custo operacional e do produto.
A realização da modalidade preferida da invenção pode ser através de uma disposição geométrica no suporte central formando uma região com a superfície e®—cavidade plana ou convexa que se apoia a outra região no balancim com a superfície plana ou também convexa, assim como outras formas construtivas mostradas nas modalidades dos desenhos apresentados.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
Entre os vários modelos de suspensões de eixos em tandem utilizadas em caminhões, reboques e semirreboques do estado da técnica, destacam-se as suspensões que utilizam feixes de molas montados em cada eixo e interligados longitudinalmente por balancins equalizadores de carga alojados a suportes de chassi no veículo, sendo denominadas comercialmente de suspensão balancim.
As formas construtivas destas suspensões que
utilizam balancins, feixes de molas e suportes de chassi, apresentam diversos modelos que utilizam mancais de balancim construídos de várias formas, geralmente cilíndricos, dotados de pinos, buchas, rolamentos e correspondentes fixações.
Os mancais de balancim mais utilizados são compostos
por pinos e buchas metálicas e dispõem de meios para lubrificação.
Ditos mancais que dependem de lubrificação, estão sujeitos a consideráveis desgastes provocados pelo atrito 15 entre as partes que giram de forma semirrotativa oscilante em um ângulo próximo a 20° e numa região onde se concentra a carga. Devido a isso, a lubrificação se torna deficiente em conseqüência da alta pressão entre as partes, assim como a presença constante de contaminantes e materiais abrasivos 20 oriundos da sujidade das estradas, aliado as precárias condições de vedação do mancai, resultado do processo de desgaste gradativo.
Existem também casos de mancais de balancim onde são utilizadas buchas autolubrificantes, sendo necessário prover uma vedação mais adequada, que o torna complexo e de custo elevado.
Os sistemas que utilizam mancais com rolamentos também dependem de lubrificação, onde a vedação é melhor, dependendo do tipo de rolamento usado. Neste caso, também ocorre o desgaste da pista do rolamento na região em que se concentra a carga, devido ao pequeno ângulo de giro do balancim.
Existem outros sistemas de mancais de balancim que não utilizam lubrificação por serem providos de buchas ou tipos de coxins produzidos em elastômero, com a propriedade de permitir deformação elástica para articulação do balancim em relação ao suporte.
Neste caso, o inconveniente é de requerer maior espaço para o dimensionamento do mancai, devido à baixa 10 resistência do material. Devido à elasticidade, permitem movimentação lateral do balancim em relação ao suporte, havendo necessidade de prover o sistema com limitadores mecânicos para reter esta movimentação, tendo o inconveniente de onerar o custo.
Além disso, estes suportes e balancins também
precisam ser dotados de pinos ou parafusos de fixação que dificultam o processo de montagem, e no caso dos suportes serem fixados por soidas ao chassi do veiculo, requer que o balancim seja montado ao suporte na fase posterior a solda e 20 após a pintura, que resulta em tarefas ergonomicamente indesejáveis e de elevado tempo de montagem.
Os sistemas descritos acima podem ser visualizados nos desenhos ilustrativos apresentados, do estado da técnica, nas Figuras 9, 9a, 9b, 10, IOa e 10b.
0 documento MU8601825-2 descreve uma disposição
construtiva aplicada á balança de suspensões mecânicas rodoviárias do tipo tandem, utilizada em veículos comerciais, dotada de laterais estampadas, patins de apoio, os quais transpassam as laterais, unidas pelo processo de soldagem, pastilhas de deslizamento poliméricas montadas nas laterais, tubo metálico, onde a bucha elástica é montada; a bucha elástica podendo ser uma peça a parte ou uma peça solidaria a balança, sendo o elemento elástico vulcanizado as capas metálicas ou não metálicas do mancai e/ou diretamente ao tubo metálico.
0 documento acima descrito apresenta como vantagens o aumento significativo na durabilidade da balança e seu sistema de mancalização, aumento da confiabilidade, e atua como filtro para altas vibrações transmitidas a balança, que, 10 além disso, dispõe de pastilhas poliméricas de deslizamento lateral com o suporte.
O inconveniente deste sistema, embora com vantagens em relação à técnica anterior, é o elevado custo, a complexidade de montagem, além da dificuldade de se conseguir um torque adequado na fixação axial da bucha elástica com o suporte.
O documento PI0802402-2 descreve um balancim equalizador com mancai não cilíndrico para suspensão de eixo em tandem que se constitui basicamente de uma estrutura 20 metálica que compreende um balancim equalizador, que possui um mancai de oscilação de formato não cilíndrico na região mediana, circundado por uma bucha de elastômero ou qualquer outro material com características equivalentes, dotada de um elemento interno de bucha, que pode ser por uma extensão mais 25 rígida do mesmo material ou por outro qualquer, ambos com formas geométricas não cilíndricas, para fixação do balancim à estrutura do veículo ou aos suportes da suspensão, através de parafusos ou qualquer outro meio de fixação, sendo previsto ainda nas extremidades do dito balancim, ancoragens para as pontas das molas, definidas por uma sucessão de raios em concordância.
0 documento acima descrito apresenta como vantagem uma otimização do formato da bucha em relação à carga aplicada e ao espaço interno do balancim, a melhora do conforto e na transmissão de ruídos ao veículo, e não necessita de lubrificação.
0 inconveniente do sistema, embora ofereça vantagens em relação ao sistema do documento anterior, é ainda o 10 elevado custo da bucha provida de elastômero, devido a sua complexidade, impactando ainda no custo da reposição e a necessidade ainda de limitadores de deslocamento lateral com o suporte, como já explanado anteriormente.
Dentre os inconvenientes encontrados nos suportes e 15 balancins das suspensões tandem citadas do estado da técnica, destacamos como mais relevante à desvantagem de serem compostas por uma grande quantidade e. variedade de componentes, sendo complexos, sujeitos ao desgaste prematuro e necessitando de manutenção periódica, além da necessidade 20 de utilização de faixas de torques precisas nas fixações de montagem, sendo de difícil controle, que podem levar os componentes a falhar em uso.
Ditos suportes e balancins, devido à diversidade e complexidade de componentes e processos, estão mais sujeitos 25 a falhas de fabricação e de montagem durante as várias etapas dos processos produtivos, que vão desde a aquisição dos componentes até a montagem no veículo, o que pode contribuir para agravar os problemas citados anteriormente.
Outro inconveniente apresentado pelos suportes e balancins atuais é de serem dotados de diversos tipos de materiais e muitas etapas no processo de fabricação, consequentemente sendo de custo elevado.
Outra deficiência encontrada nos balancins -citados do estado da técnica é a descontinuidade estrutural, devido à 5 presença da bucha ou mancai alojado no interior do corpo que é geralmente soldado, ou mesmo em um corpo fundido há necessidade de prover ao seu redor uma complementação estrutural para sanar esta descontinuidade, o que torna o balancim mais pesado e de custo elevado.
Ainda outro inconveniente é que por estarem mais
sujeitos ao desgaste, há necessidade de manutenções freqüentes, resultando em um custo de manutenção elevado.
É, portanto, uma necessidade do estado da técnica proporcionar novos suportes centrais e balancins para 15 suspensão tandem, dotados de simplicidade construtiva, facilidade de montagem e resistentes ao desgaste, com menor variedade e quantidade de componentes, resultando num melhor desempenho e menor custo do produto.
Estes novos suportes centrais e balancins de suspensão tandem também vão contribuir para facilitar os processos de produção, armazenamento, logística de transporte e de montagem da suspensão no veículo, devido à simplicidade e menor variedade e quantidade de componentes.
OBJETIVOS DA INVENÇÃO A presente invenção tem como objetivo principal
proporcionar novos suportes centrais e balancins de suspensão tandem para caminhões, reboques e semirreboques, dotados de novo arranjo estrutural na forma construtiva entre ambos, provendo e melhorando a funcionalidade em relação aos sistemas em vigor, com simplicidade, facilidade de montagem, resistência ao desgaste e, menor quantidade e diversidade de componentes.
Outro objetivo é de facilitar a produção, o armazenamento, na logística do transporte e na montagem do veículo, com menor número de componentes, tendo como decorrência, um menor custo final do produto.
Ainda outro objetivo é de minimizar as intervenções no veículo, diminuindo o número e o tempo nas paradas para a manutenção.
DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
Figura 1 - Vista lateral de uma , suspensão ilustrando a modalidade preferida do suporte central e balancim para suspensão tandem, objeto da presente invenção;
Figura 2 - Vista em seção vertical perpendicular ao chassi na região do suporte central e balancim da Figura 1;
Figura 3 - Vista em seção vertical paralela ao chassi na região do suporte central e balancim da Figura 1;
Figura 4 - Vista lateral do suporte central e balancim da Figura 1, ilustrando o balancim inclinado em fim de curso;
Figura 5 - Vista em seção vertical perpendicular ao chassi na região do suporte central e balancim da Figura 1, ilustrando uma modalidade da presente invenção;
Figura 6 - Vista em seção vertical paralela ao chassi na região do suporte central e balancim da Figura 1, ilustrando a mesma modalidade apresentada na Figura 5;
Figura 7 - Vista em seção vertical perpendicular ao chassi na região do suporte central e balancim da Figura 1, ilustrando uma outra modalidade da presente invenção; Figura 8 - Vista em seção vertical paralela ao chassi na região do suporte central e balancim da Figura 1, ilustrando a mesma modalidade apresentada na Figura 7;
Figura 9 - Vista lateral de uma suspensão tandem com suporte central e balancim de mancai cilíndrico e bucha em elastômero, do estado da técnica;
Figura 9a - Vista em seção vertical perpendicular ao chassi na região do suporte central e balancim da Figura 6, do estado da técnica;
Figura 9b - Vista em seção vertical paralela ao
chassi na região do suporte central e balancim da Figura 6, do estado da técnica;
Figura 10 - Vista lateral de uma suspensão tandem com suporte central e balancim de mancai cilíndrico e bucha metálica, do estado da técnica;
Figura IOa - Vista em seção vertical perpendicular ao chassi na região do suporte central e balancim da Figura 7, do estado da técnica;
Figura IOb - Vista em seção vertical paralela ao chassi na região do suporte central e balancim da Figura 7, do estado da técnica;
Figura 11 - Vista lateral de uma suspensão ilustrando outra modalidade de suporte-s· central e balancim para suspensão tandem, objeto da presente invenção;
Figura 12 - Vista em seção vertical perpendicular ao
chassi na região do suporte central e balancim da Figura 11;
Figura 13 - Vista em seção vertical paralela ao chassi na região do suporte central e balancim da Figura 11, ilustrando a mesma modalidade apresentada na Figura 12; Figura 14 - Vista em seção vertical perpendicular ao chassi na região do suporte central e balancim da Figura 11 ilustrando uma outra modalidade de suporte central e balancim da presente invenção;
Figura 15 - Vista em seção vertical paralela ao
chassi na região do suporte central e balancim da Figura 11, ilustrando a mesma modalidade de suporte central e balancim apresentada na Figura 14;
Figura 16 - Vista em seção vertical perpendicular ao chassi na região do suporte central e balancim da Figura 11, ilustrando uma outra modalidade de suporte central e balancim da presente invenção;
Figura 17 - Vista em seção vertical paralela ao chassi na região do suporte central e balancim da Figura 11, ilustrando a mesma modalidade de suporte central e balancim apresentada na Figura 16;
Figura 18 - Vista lateral de . uma suspensão ilustrando outra modalidade de suporte central e balancim para suspensão tandem, objeto da presente invenção;
Figura 19 - Vista em seção vertical perpendicular ao
chassi na região do suporte central e balancim da Figura 18;
Figura 20 - Vista em seção vertical paralela ao chassi na região do suporte central e balancim da Figura 18;
Figura 21 - Vista em seção vertical perpendicular ao chassi na região do suporte central e balancim da Figura 18 ilustrando uma outra modalidade de suporte central e balancim da presente invenção;
Figura 22 - Vista em seção vertical paralela ao chassi na região do suporte central e balancim da Figura 18, ilustrando a mesma modalidade de suporte central e balancim apresentada na Figura 21;
Figura 23 - Vista em seção vertical perpendicular ao chassi na região do suporte central e balancim da Figura 18, ilustrando uma outra modalidade de suporte central e balancim da presente invenção;
Figura 24 - Vista em seção vertical paralela ao chassi na região do suporte central e balancim da Figura 18, ilustrando a mesma modalidade de suporte central e balancim apresentada na Figura 23;
Figura 25 - Vista em seção vertical perpendicular ao chassi na região do suporte central e balancim da Figura 18, ilustrando uma outra modalidade de suporte central e balancim da presente invenção;
Figura 26 - Vista em seção vertical paralela ao chassi na região do suporte central e balancim da Figura 18, ilustrando a mesma modalidade de suporte central e balancim apresentada na Figura 25;
Figura 27 - Vista em seção vertical perpendicular ao chassi na região do suporte central e balancim da Figura 18 ilustrando uma outra modalidade de suporte central e balancim da presente invenção;
Figura 28 - Vista em seção vertical paralela ao chassi na região do suporte central e balancim da Figura 18, ilustrando a mesma modalidade de suporte central e balancim apresentada na Figura 27;
Figura 29 - Vista em seção vertical perpendicular ao chassi na região do suporte central e balancim da Figura 18, ilustrando uma outra modalidade de suporte central e balancim da presente invenção; Figura 30 - Vista em seção vertical paralela ao chassi na região do suporte central e balancim da Figura 18, ilustrando a mesma modalidade de suporte central e balancim apresentada na Figura 29.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
Em conformidade com o quanto ilustram as figuras em anexo, os SUPORTES CENTRAIS E BALANCINS PARA SUSPENSÃO TANDEM são parte integrante de suspensões mecânicas com eixos em tandem, dotadas de feixes de molas dispostos em cada eixo 10 longitudinalmente e paralelos ao chassi do veículo, cujas umas das extremidades são alojadas a suportes centrais e a balancins equalizadores respectivamente, onde compreende um balancim (1, 11, 15) que possui a região da superfície superior (7, 14, 17) de formato diverso, que se apoia a uma 15 região (8, 13, 18) no suporte central (2, 12, 16), também de formato diverso, promovendo um arranjo estrutural que permite articulação ao dito balancim e dispensa a utilização de pinos, buchas ou parafusos para a sua fixação axial com o dito suporte central.
O balancim (1, 11, 15) tem a função principal de
transmitir e equalizar a carga sobre os eixos através dos suportes dianteiro e traseiro (3, 4), suporte central (2, 12, 16) e feixes de molas (5, 6).
Os suportes dianteiros e traseiros (3, 4), respectivamente, utilizados nestas suspensões, assim como os feixes de molas (5, 6) , podem ser de configuração e de construção diversa, além dos ilustrados nos desenhos, mesmo com relação aos detalhes construtivos e funcionais.
Os suportes centrais (2, 12 e 16) e os balancins (1, 11 e 15) da presente invenção podem ser concebidos de várias formas, tais como obtidos por soldagem de várias peças, por fundição, por estampagem e/ou deslocamento de material, ou qualquer outro processo e forma construtiva, podendo ser obtidos também pela junção de partes desmontáveis ou sobrepostas.
Nas diversas modalidades da invenção os suportes centrais (2, 12, 16) são dotados das regiões (8, 13, 18) na estrutura onde os balancins (1, 11, 15) se apoiam através das superfícies (7, 14, 17), de modo a se manterem apoiados e 10 posicionados verticalmente devido à força vertical exercida pelos suportes sobre os ditos balancins e pela reação contraria exercida pelos feixes de molas (5, 6), oriunda do peso próprio e/ou carga do veículo.
Nas regiões (7-8, 13-14, 17-18) onde ocorre o 15 contato rotativo entre os balancins (1, 11, 15) e os suportes centrais (2, 12, 16), podem ser previstos revestimentos e/ou materiais lubrificantes ou autolubrificantes, assim como o uso de materiais resistentes a abrasão de baixa resistência à fricção para proporcionar interface de baixo atrito, 20 prolongando assim à vida destes componentes, com objetivo de reduzir as intervenções na manutenção em uso.
Os suportes centrais (2, 12, 16) são dotados ainda de um pino cilíndrico (10) fixado transversalmente na região mediana dos ditos suportes, e de dispositivo de retenção (9) 25 que limita o deslocamento vertical inferior e longitudinal dos balancins (1, 11, 15), de modo a impedir que se desloque nas ocasiões em que os eixos do veículo flutuam sobre saliências e depressões da pista, tendendo a forçar tais componentes. O pino (10) pode ser normalmente removível para facilitar a montagem e desmontagem do balancim (1, 11, 15) no suporte central (2, 12, 16).
A realização do dispositivo (9) pode ser de forma diversa do ilustrado, sem com isso fugir ao escopo principal da invenção.
Na modalidade preferida da invenção, ilustrada nas Figuras 2 a 3, a região (7) do balancim (1) possui ,formato convexo que se apoia na região (8) também de formato convexo, do suporte central (2).
A Figura 4 ilustra um sentido de movimentação e inclinação do balancim até o fim de curso, demonstrando o funcionamento do dispositivo de retenção.
Outras formas de realização da presente invenção estão ilustradas nas Figuras 5 a 8, em que as regiões (7, 8) podem ser planas.
Nas Figuras 11 a 13 é ilustrada outra modalidade de realização da presente invenção, onde o balancim (11) tem a parte superior do corpo com uma região saliente (14) de forma 20 convexa, que apoia e acopla a uma cavidade (13) côncava disposta no suporte central (12), permitindo a articulação e inclinação do dito balancim em relação ao dito suporte.
Outras formas de realização da invenção, em relação à Figura 11 são ilustradas nas Figuras 14 a 17, em que as 25 regiões (13, 14) podem ser idealizadas por superfícies formadas por sucessão de raios concordantes e/ou. planos inclinados, ou pela distribuição de cilindros ou semicilindros.
Nas Figuras 18 a 20 é ilustrada mais uma modalidade de realização da presente invenção, onde o balancim (15) tem uma cavidade (17) na parte superior do corpo de forma convexa, que apoia e acopla a uma saliência convexa (18) disposta no suporte central (16), permitindo a articulação e inclinação do dito balancim em relação ao dito suporte.
Outras formas de realização da invenção, em relação à Figura 18 são ilustradas nas Figuras 21 a 30, em que as regiões (17, 18) podem ser idealizadas por superfícies formadas por sucessão de raios concordantes e/ou pela 10 combinação de planos inclinados, ou pela distribuição de cilindros ou semicilindros.
Os balancins (1, 11, 15) e os suportes centrais (2, 12, 16) podem ainda dispor de regiões com dispositivos e elementos limitadores na interface de contato lateral, com a 15 função de reter o deslocamento lateral do balancim, devido aos esforços laterais do veículo, e servir como região de sacrifício.
Assim como e além do ilustrado e descrito, de um modo geral, outras modalidades e aplicabilidades da presente 20 invenção podem ser reveladas e, finalizadas de várias formas construtivas, no âmbito de se conseguir idealizar escopo da invenção e, que funcione dentro dos objetivos pautados, visto que na prática, a referida invenção proporciona uma significativa redução de gastos com a fabricação e 25 manutenção, assim como na logística de transporte e montagem, devido à redução da variedade e quantidade de componentes, facilidade de montagem e menor desgaste em uso. Isto deve ser entendido que a descrição, as modalidades citadas e ilustradas nas figuras são destinadas para fins ilustrativos apenas e, não se destinam a limitar o âmbito da presente invenção.
Com o conjunto de suportes centrais e balancins para suspensão tandem da presente invenção, foram eliminados alguns itens de desgaste e de custo elevado, tornando o conjunto mais simples, durável e de menor custo para a utilização em caminhões, reboques e semirreboques.
Será facilmente compreendido por aqueles versados na técnica que modificações podem ser realizadas na invenção sem com isso se escapar dos conceitos expostos na descrição precedente. Essas modificações devem ser
consideradas como incluídas dentro do escopo da invenção. Consequentemente, as concretizações particulares descritas em detalhe anteriormente são somente ilustrativas e não limitativas quanto ao escopo da invenção, ao qual deve ser dada a plena extensão das reivindicações em anexo e de todos e quaisquer equivalentes das mesmas.
Claims (8)
1. Suporte central e balancim para suspensão tandem, preferencialmente utilizados em caminhões, reboques e semirreboques, caracterizado pelo fato de compreender: - um balancim (1) com a parte superior do corpo dotado de região (7) com a forma convexa ou plana, sendo dotado ainda de um dispositivo de retenção (9) localizado na região mediana das paredes laterais; e - um suporte central (2) dotado de região (8) plana ou convexa disposta na parte mediana superior, sendo dotado ainda de um pino cilíndrico (10) fixado transversalmente na região mediana; sendo que ditas regiões (7, 8) se apoiam uma a outra para permitir a articulação e/ou inclinação vertical do balancim (1) em relação ao suporte central (2) para a distribuição dãs cargas entre os eixos; e sendo que o pino cilíndrico ('10·)’'em contato com o dispositivo de retenção (9) limita o deslocamento vertical inferior e longitudinal do balancim (1) em relação ao suporte central (2).
2. Suporte central e balancim para . suspensão tandem, preferencialmente utilizada em caminhões, reboques e semirreboques, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que as regiões convexas (7, 8) podem ser formadas por uma sucessão de raios concordantes e/ou combinação, de planos inclinados.
3. Suporte central e balancim para suspensão tandem, preferencialmente utilizada em caminhões, reboques e semirreboques, caracterizado pelo fato de compreender: - um balancim (11) com a parte superior do corpo dotado de região (14) saliente e de forma convexa, sendo dotado ainda de um dispositivo de retenção (9) localizado na região mediana das paredes laterais; e - um suporte central (12) dotado de uma região com cavidade côncava (13), disposta na parte mediana superior, sendo dotado ainda de um pino cilíndrico (10) fixado transversalmente na região mediana; sendo que as ditas regiões (13, 14) se apoiam uma a outra para permitir a articulação e/ou inclinação vertical do balancim (11) em relação ao suporte central (12) para a distribuição das cargas entre os eixos; e sendo que o pino cilíndrico (10) em contato com o dispositivo de retenção (9) limita o deslocamento vertical inferior do balancim (11) em relação ao suporte central (12).
4. Suporte central e balancim para suspensão tandem, preferencialmente utilizada em caminhões, reboques e semirreboques, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que a região saliente (14) do balancim (11) pode ser formada por uma sucessão de raios concordantes e/ou pela combinação de planos inclinados.
5. Suporte central e balancim para suspensão tandem, preferencialmente utilizada em caminhões, reboques e semirreboques, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que a região da cavidade (13) no suporte central (12) pode ser formada por uma sucessão de raios concordantes e/ou pela combinação de planos inclinados ou de cilindros distribuídos nas regiões de contato.
6. Suporte central e balancim para suspensão tandem, preferencialmente utilizada em caminhões, reboques e semirreboques, caracterizado pelo fato de compreender: - um balancim (15) com a parte superior do corpo dotado de região (17) em cavidade côncava, sendo dotado ainda de um dispositivo de retenção (9) localizada na região mediana das paredes laterais; e - um suporte central (16) dotado de uma região com saliência convexa (18), disposta na parte mediana superior, sendo dotado ainda de um pino cilíndrico (10) fixado transversalmente na região mediana; sendo que as ditas regiões (17, 18) se apoiam uma a outra para permitir a articulação e/ou inclinação vertical do balancim (15) em relação ao suporte central (16) para a distribuição das cargas entre os eixos; e sendo que o pino cilíndrico (10) em contato com o dispositivo de retenção (9) limita o deslocamento vertical inferior do balancim (15) em relação ao suporte central (16).
7. Suporte central e balancim para suspensão tandem, preferencialmente utilizada em caminhões, reboques e semirreboques, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que a região da cavidade (17) do balancim (15) pode ser formada por uma sucessão de raios concordantes e/ou pela combinação de planos inclinados, ou de cilindros distribuídos nas regiões de contato.
8. Suporte central e balancim para suspensão tandem, preferencialmente utilizada em caminhões, reboques e semirreboques, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que a região saliente (18) no suporte central (16) pode ser formada por uma sucessão de raios concordantes e/ou de um cilindro ou semicilindro distribuído na região de contato.
Priority Applications (6)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BR102012031693-5A BR102012031693A2 (pt) | 2012-12-12 | 2012-12-12 | Suportes centrais e balancins para suspensão tandem |
ARP130104552A AR093848A1 (es) | 2012-12-12 | 2013-12-06 | Soportes colgantes centrales y balancines para suspension tandem |
MX2013014668A MX2013014668A (es) | 2012-12-12 | 2013-12-11 | Soporte de suspensión central y compensadores para suspension en tandem. |
ZA2013/09324A ZA201309324B (en) | 2012-12-12 | 2013-12-11 | Central hanger brackets and equalizers for tandem suspension |
US14/104,919 US8925958B2 (en) | 2012-12-12 | 2013-12-12 | Central hanger brackets and equalizers for tandem suspension |
CL2013003566A CL2013003566A1 (es) | 2012-12-12 | 2013-12-12 | Abrazadera soportante central y balancin para la suspension en tandem,en camiones, remolques y semi-remolques, con un balancin provisto con un area en una forma convexa o plana, una abrazadera soportante provista con un area plana o convexa, permitiendo la articulacion y/o la inclinacion vertical del balancin. |
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BR102012031693-5A BR102012031693A2 (pt) | 2012-12-12 | 2012-12-12 | Suportes centrais e balancins para suspensão tandem |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR102012031693A2 true BR102012031693A2 (pt) | 2014-09-02 |
Family
ID=50880117
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BR102012031693-5A BR102012031693A2 (pt) | 2012-12-12 | 2012-12-12 | Suportes centrais e balancins para suspensão tandem |
Country Status (6)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US8925958B2 (pt) |
AR (1) | AR093848A1 (pt) |
BR (1) | BR102012031693A2 (pt) |
CL (1) | CL2013003566A1 (pt) |
MX (1) | MX2013014668A (pt) |
ZA (1) | ZA201309324B (pt) |
Families Citing this family (4)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
NO336586B1 (no) * | 2013-10-18 | 2015-09-28 | Kverneland Group Operations Norway As | Festearrangement for bladfjørsammenstilling |
JP6507741B2 (ja) * | 2015-03-13 | 2019-05-08 | 三菱自動車工業株式会社 | 車両のロアアームの結合構造 |
CN106379129A (zh) * | 2015-07-26 | 2017-02-08 | 山东九州汽车制造有限公司 | 一种挂车平衡梁 |
US9969229B2 (en) * | 2016-04-22 | 2018-05-15 | GM Global Technology Operations LLC | Variable rate auxiliary leaf engagement |
Family Cites Families (13)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US3586308A (en) * | 1969-01-24 | 1971-06-22 | Hutchens & Son Metal Products | Prefabricated tandem axle assembly |
US3591197A (en) * | 1969-06-16 | 1971-07-06 | Richard L Haley | Axle suspension assembly |
US3645555A (en) * | 1969-12-11 | 1972-02-29 | Hutchens & Son Metal Products | Tandem axle suspension |
US3841652A (en) * | 1972-03-10 | 1974-10-15 | R Higginson | Tandem axle suspension assembly |
US3799562A (en) * | 1972-06-21 | 1974-03-26 | Merritt Equipment Co | Spring hanger bracket for vehicles |
US3929347A (en) * | 1974-08-26 | 1975-12-30 | Lear Siegler Inc | Tandem wheel suspension system for closely adjacent wheels |
US4033606A (en) * | 1975-08-06 | 1977-07-05 | Reyco Industries, Inc. | Vehicle tandem suspensions |
JPS5711102A (en) * | 1980-06-25 | 1982-01-20 | Mitsubishi Steel Mfg Co Ltd | Suspension device for vehicle |
US4371189A (en) * | 1980-10-14 | 1983-02-01 | Raidel John E | Heavy vehicle suspension assembly with free floating springs and axle stabilizing torque rod |
US4486029A (en) * | 1980-10-14 | 1984-12-04 | Raidel John E | Heavy vehicle suspension assembly with free floating springs and axle stabilizing torque rod |
US4420171A (en) * | 1980-10-14 | 1983-12-13 | Raidel John E | Heavy vehicle suspension assembly with free floating springs and axle stabilizing torque rod |
US5209518A (en) * | 1991-03-11 | 1993-05-11 | Detroit Steel Products Co., Inc. | Dual-stage tapered leaf spring for a trailer |
US5458360A (en) * | 1993-06-03 | 1995-10-17 | Raidel, Sr.; John E. | Tandem axle suspension with leaf spring guided forward axle suspension and torque beam guided rear axle suspension connected by a load equalizing bolster beam |
-
2012
- 2012-12-12 BR BR102012031693-5A patent/BR102012031693A2/pt not_active IP Right Cessation
-
2013
- 2013-12-06 AR ARP130104552A patent/AR093848A1/es active IP Right Grant
- 2013-12-11 MX MX2013014668A patent/MX2013014668A/es not_active Application Discontinuation
- 2013-12-11 ZA ZA2013/09324A patent/ZA201309324B/en unknown
- 2013-12-12 CL CL2013003566A patent/CL2013003566A1/es unknown
- 2013-12-12 US US14/104,919 patent/US8925958B2/en not_active Expired - Fee Related
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
MX2013014668A (es) | 2014-06-23 |
US8925958B2 (en) | 2015-01-06 |
ZA201309324B (en) | 2015-01-28 |
AR093848A1 (es) | 2015-06-24 |
US20140159349A1 (en) | 2014-06-12 |
CL2013003566A1 (es) | 2014-08-22 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
US8540263B2 (en) | Rear bogie-type suspension | |
RU2517274C2 (ru) | Независимая подвеска транспортного средства | |
US4033606A (en) | Vehicle tandem suspensions | |
US11072215B2 (en) | Motor vehicle wheel suspension | |
CN104210321A (zh) | 机动车辆的多连杆后轮轴 | |
US9061563B2 (en) | Vehicle having a transverse leaf spring wheel suspension | |
CN106457939B (zh) | 车辆悬架 | |
US20110031712A1 (en) | Rear axle of type twist beam axle for motor vehicle | |
US20050242541A1 (en) | Rigid axle for a vehicle, comprising integrated trailing arms and mounting brackets | |
BR102012031693A2 (pt) | Suportes centrais e balancins para suspensão tandem | |
CA2785811C (en) | Heavy-duty axle/suspension system | |
CN210309812U (zh) | 全地形车 | |
CN201646292U (zh) | 双车桥钢板弹簧悬架系统 | |
US2078521A (en) | Suspension for multiwheelers | |
CN210971079U (zh) | 用于轨道车辆的转向架及具有其的轨道车辆 | |
US3356385A (en) | Shear spring suspension | |
CN109664704A (zh) | 用于机动车辆车身悬架的纵向片簧装置 | |
JP2015123953A (ja) | 車軸のラジアスロッド取付構造 | |
JP3654031B2 (ja) | サスペンションアーム構造 | |
CN108608819B (zh) | 挂车及其悬挂系统 | |
CN114555417A (zh) | 摇杆支撑组件 | |
JP2017087935A (ja) | ブレーキチャンバーブラケットの取付構造 | |
CN219667915U (zh) | 横向稳定杆系统和具有其的车辆 | |
CN107696821A (zh) | 一种横向稳定杆总成及汽车 | |
KR20070052543A (ko) | 차량용 트레일링암의 마운팅 브라켓 구조 |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B03A | Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette] | ||
B25A | Requested transfer of rights approved |
Owner name: RANDON S/A IMPLEMENTOS E PARTICIPACOES (BR/RS) |
|
B06F | Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette] | ||
B08F | Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette] |
Free format text: REFERENTE A 8A ANUIDADE. |
|
B08K | Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette] |
Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2609 DE 05-01-2021 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013. |