BR102012031142A2 - Dispositivo de acoplamento e fixação para formas descartáveis - Google Patents

Dispositivo de acoplamento e fixação para formas descartáveis Download PDF

Info

Publication number
BR102012031142A2
BR102012031142A2 BRBR102012031142-9A BR102012031142A BR102012031142A2 BR 102012031142 A2 BR102012031142 A2 BR 102012031142A2 BR 102012031142 A BR102012031142 A BR 102012031142A BR 102012031142 A2 BR102012031142 A2 BR 102012031142A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
flap
seat
base
edge
legs
Prior art date
Application number
BRBR102012031142-9A
Other languages
English (en)
Other versions
BR102012031142B1 (pt
Inventor
Giovanni Serafin
Original Assignee
T P S S R L
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by T P S S R L filed Critical T P S S R L
Publication of BR102012031142A2 publication Critical patent/BR102012031142A2/pt
Publication of BR102012031142B1 publication Critical patent/BR102012031142B1/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E04BUILDING
    • E04BGENERAL BUILDING CONSTRUCTIONS; WALLS, e.g. PARTITIONS; ROOFS; FLOORS; CEILINGS; INSULATION OR OTHER PROTECTION OF BUILDINGS
    • E04B5/00Floors; Floor construction with regard to insulation; Connections specially adapted therefor
    • E04B5/48Special adaptations of floors for incorporating ducts, e.g. for heating or ventilating
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E04BUILDING
    • E04FFINISHING WORK ON BUILDINGS, e.g. STAIRS, FLOORS
    • E04F15/00Flooring
    • E04F15/02Flooring or floor layers composed of a number of similar elements
    • E04F15/024Sectional false floors, e.g. computer floors
    • E04F15/02405Floor panels
    • E04F15/02417Floor panels made of box-like elements
    • E04F15/02423Floor panels made of box-like elements filled with core material
    • E04F15/02429Floor panels made of box-like elements filled with core material the core material hardening after application
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E04BUILDING
    • E04FFINISHING WORK ON BUILDINGS, e.g. STAIRS, FLOORS
    • E04F15/00Flooring
    • E04F15/12Flooring or floor layers made of masses in situ, e.g. seamless magnesite floors, terrazzo gypsum floors
    • E04F15/123Lost formworks for producing hollow floor screed layers, e.g. for receiving installations, ducts, cables

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Architecture (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Electromagnetism (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Forms Removed On Construction Sites Or Auxiliary Members Thereof (AREA)
  • Floor Finish (AREA)
  • Clamps And Clips (AREA)

Abstract

DISPOSITIVO DE ACOPLAMENTO E FIXAÇÃO PARA FORMAS DESCARTÁVEIS. Trata-se de um dispositivo de acoplamento e fixação (1) para formas descartáveis constituídas por um material plástico para obtenção de vazios sanitários, aberturas de ar ventiladas, entrepisos, pisos e tetos ventilados que tenham uma superfície superior (4) unida, nos cantos corners (5), às pernas laterais verticalmente dispostas (6). O dispositivo é constituído por ao menos uma aba (11) que se projeta de modo substancialmente longitudinal em relação às pernas laterais (6) e coopera seletivamente com pelo meons um assento (16) proporcionado nas pernas laterais (6). A aba (11) e o assento (16) têm uma configuração e uma disposição que são adaptadas para permitirem o empilhamento de duas ou mais formas.

Description

“DISPOSITIVO DE ACOPLAMENTO E FIXAÇÃO PARA FORMAS DESCARTÁVEIS” O presente pedido refere-se a um dispositivo de acoplamento e fixação para formas descartáveis constituídas por um material plástico para obtenção de vazios sanitários, aberturas de ar ventiladas, entrepisos, pisos e tetos ventilados. O uso de formas descartáveis feitas de um material plástico para obtenção de aberturas de ar ventiladas, entrepisos, pisos e tetos ventilados é conhecido há muitos anos.
Conhece-se a Patente US 3.334.458 que se refere a uma forma para fundações compostas por um elemento com formato de domo que pode ser disposto adjacente a outros com a finalidade de definir uma estrutura na qual a fundição de concreto é realizada com o intuito de obter uma laje de piso ventilada.
Ademais, esta solução tem, nas arquivoltas, os flanges planares perimétricos dotados de protuberâncias, que se projetam acima das ditas arquivoltas, com a finalidade de conectar mutuamente os domos adjacentes (dobrando-se os ditos flanges).
Esta solução apresenta desvantagens devido à conexão entre as formas adjacentes, que permitem a infiltração de concreto durante a fundição e, portanto, podem falhar em proporcionar ventilação.
De fato, o concreto se encontra em fase líquida e aplica altas pressões, especialmente sobre as pernas.
Conhece-se, também, o documento EP0803618 que reivindica duas prioridades italianas, e se refere a um elemento de suporte e ventilação modular para pisos, e, portanto, a uma forma, na qual se pode acoplar uma pluralidade dos ditos elementos modulares com a finalidade de proporcionar uma estrutura substancialmente contínua.
Estão presentes meios de reforço que passam através do centro da face superior e se estendem ao longo das pernas onde, na face superior, existe pelo menos um elemento de suporte e reforço tipo pilar em uma posição subjacente.
No entanto, estes meios de reforço e o elemento tipo pilar não solucionam o problema descrito anteriormente, porque a pressão do concreto na fase líquida ainda implica a abertura da junta entre as formas adjacentes por causa da flexão das pernas, anulando, assim, a função da forma.
Da mesma forma, a presença de fendas atravessantes na face superior, que são dispostas substancialmente em ângulos retos entre si e definem o assentamento para os vergalhões de modo a reforçar a camada de concreto, a profundidade destas é funcionalmente correlacionada ao tamanho dos ditos vergalhões de tal modo que se situem abaixo da superfície superior da face superior, não solucionam o problema da abertura ou flexão das pernas.
Este problema técnico se torna mais significativo à medida que a altura das formas aumenta, para formas com uma altura de aproximadamente quarenta e cinco centímetros, descobriu-se que existe um problema de flexionar as pernas também na parte compreendida entre o domo e um pé de descanso da forma devido à pressão do concreto, que abre a junta entre as formas adjacentes e, portanto, vaza e dispersa em o que deveria ser a parte vazia do entrepiso, tornando o entrepiso ineficaz e causando uma perda econômica ao construtor.
Como uma solução parcial a esta desvantagem, sabe-se que algumas construtoras realizam a fundição em duas etapas: a primeira serve apenas para preencher completa ou parcialmente a perna, dependendo da altura, com um tempo de espera subsequente para o endurecimento do concreto; então, realiza-se uma segunda fundição para a parte restante da perna e para a espessura da laje desejada (camada superior).
No entanto, esta solução apresenta uma desvantagem considerável, que é constituída pelo longo tempo necessário para aguardar pelo endurecimento da primeira fundição, tornando esta solução economicamente inviável.
Como uma solução parcial a esta desvantagem, conhece-se o uso de anéis que são dispostos na base das pernas antes do assentamento com a finalidade de aperfeiçoar a fixação mútua das pernas; no entanto, até mesmo esta solução não torna possível solucionar o problema destacado, porque a junta entre as formas adjacentes ainda se abre, acima do pé de descanso em aproximadamente a metade da altura, devido à flexão das pernas durante a etapa de fundição do concreto, sendo que a dita abertura e a subsequente flexão se tomam maiores à medida que a altura das pernas aumenta.
Este também é conhecido por proporcionar às pernas fendas nas quais, após as formas terem sido colocadas mutuamente adjacentes, se insere uma chave dotada de um cabo em uma extremidade da qual existe um suporte com um formato plano circular no qual se projeta um meio de retenção em formato de T que é composto por uma haste, projetando-se axialmente a partir do dito suporte e tendo uma cabeça que é disposta de modo que seja girada em aproximadamente noventa graus em relação ao dito cabo. A cabeça pode ser inserida nas fendas e, então, girada de modo que fique em contiguidade com a superfície adjacente da perna e retenha a outra perna no apoio proporcionado no cabo. A chave é submetida a possíveis separações também devido a uma colocação incorreta desta por parte dos operadores, que precisam inserir quatro destas para cada pilar da forma (uma para cada par de pernas adjacentes).
Ademais, nota-se que o uso da chave requer alta precisão na disposição mutuamente adjacente das pernas das formas porque se as fendas entre duas pernas adjacentes não forem emparelhadas, a inserção da chave é bloqueada; este desalinhamento também pode ocorrer devido à planaridade imperfeita do local no qual as formas são dispostas ou devido à presença de material residual, tal como cascalho bastante miúdo, que não foi removido.
Da mesma forma, este desalinhamento também pode ocorrer devido a diferentes encolhimentos do material plástico reciclado.
Ademais, as fendas também podem ser bloqueadas pelas rebarbas de material plástico que se formam durante a moldagem, por causa do material reciclado. Ademais, existem dois problemas adicionais: o primeiro é o desalinhamento de uma segunda parte (a chave) e o segundo é a dificuldade de inserir a chave após a colocação das formas sobre o solo, em uma posição inadequada para o operador; sendo que ambos os problemas aumentam ainda mais os custos de assentamento.
Portanto, o objetivo da presente invenção consiste em solucionar os problemas técnicos destacados, eliminar as desvantagens da técnica antecedente citada e, portanto, conceber uma invenção que torne possível obter uma laje de piso ventilada utilizando-se formas descartáveis constituídas por material plástico para obtenção de vazios sanitários, aberturas de ar ventiladas, entrepisos, pisos e tetos ventilados, que permitam a fundição do concreto em uma etapa única, manter as formas na posição correta e evitar possíveis aberturas da junta entre as formas adjacentes devido à flexão das pernas sob a pressão do concreto.
Dentro deste propósito, um objetivo da presente invenção consiste em proporcionar um dispositivo que permita uma disposição adjacente mutuamente estável das formas em uma maneira que seja rápida e fácil para os instaladores.
Outro objetivo consiste em obter um dispositivo que seja estruturalmente simples e conveniente de ser usado, que tenha tanto baixos custos de provisão como de instalação e possa ser equipado com sistemas usuais conhecidos.
Este propósito e outros objetivos que se tornarão mais aparentes nas partes que se seguem do presente documento são alcançados por um dispositivo de acoplamento e fixação para formas descartáveis constituídas por material plástico para obtenção de vazios sanitários, aberturas de ar ventiladas, entrepisos, pisos e tetos ventilados, que tenham uma superfície superior que seja unida, nos cantos, às pernas laterais verticalmente dispostas, caracterizado pelo fato de ser constituído por ao menos uma aba, que se projeta de modo substancialmente longitudinal em relação às ditas pernas laterais e coopera seletivamente com ao menos um assento proporcionado nas ditas pernas laterais, sendo que a dita pelo menos uma aba e pelo menos um assento têm uma configuração e uma disposição que são adaptadas para permitir o empilhamento de duas ou mais das ditas formas.
Outras características e vantagens da invenção se tornarão aparentes a partir da descrição detalhada de uma modalidade particular, mas não exclusiva, ilustrada por meio de um exemplo não-limitante nos desenhos em anexo, em que: A Figura 1 é uma vista em perspectiva superior da forma; A Figura 2 é uma vista em perspectiva inferior da forma; A Figura 3 é uma vista inferior da forma; A Figura 4 é uma vista superior da forma; A Figura 5 é uma primeira vista lateral da forma; A Figura 6 é uma segunda vista lateral da forma; A Figura 7 é uma vista superior de uma série de formas mutuamente acopladas; A Figura 8 é uma vista em corte ao longo do plano Víll-VIII da Figura 7; A Figura 9 é uma vista em corte ao longo do plano IX-IX da Figura 7, onde a forma traseira também é destacada; A Figura 10 é uma vista lateral de uma série de formas mutuamente acopladas; A Figura 11 é uma vista de um detalhe do dispositivo de acoplamento e fixação;
As Figuras 12, 13 e 14 são vistas, similares às anteriores, de outras soluções para o dispositivo de acoplamento e fixação.
Nas modalidades exemplificadoras a seguir, as características individuais, dadas em relação aos exemplos específicos, podem realmente ser intercambiadas com outras características que existem em outras modalidades exemplificadoras.
Com referência às figuras previamente citadas, a referência numérica 1 designa um dispositivo de acoplamento e fixação para formas descartáveis 2 constituídas por um material plástico para obtenção de vazios sanitários, aberturas de ar ventiladas, entrepisos, pisos e tetos ventilados.
Cada forma 2 feita de um material plástico tem uma superfície superior 4, que é plana ou tipo arco e tem um formato plano poligonal, de preferência, um plano quadrado ou retangular. A superfície superior 4 é unida, nos cantos 5, às quatro pernas laterais 6, que são dispostas verticalmente de modo que atuem como um suporte para a forma. As pernas laterais 6 e a superfície superior 4 são mutuamente unidas pelos arcos 7 que delimitam as aberturas 8.
As bodas 9, que têm uma seção em corte transversal substancialmente em formato de U, estão presentes e se projetam nas ditas aberturas 8 e nos arcos 7 de modo a formar uma base 14; sendo que as ditas bordas são adaptadas para permitir uma sobreposição parcial a outras bordas de formas adjacentes.
Na base das pernas 6, existem pés adaptados 10 para se assentarem sobre o solo que têm meios adequados de centralização e engate para outras formas.
Durante o uso, de fato, as formas são dispostas umas contra as outras e as bordas 9 se sobrepõem parcialmente de modo a formar uma continuidade estrutural sobre a qual se funde o concreto. O dispositivo de acoplamento e fixação 1 pode ser aplicado às formas descartáveis constituídas por material plástico para vazios sanitários, aberturas de ar ventiladas, entrepisos, pisos e tetos ventilados, devido ao fato de as pernas de produtos conhecidos se flexionam e se abrem sob a pressão do concreto durante a fundição. O dispositivo é constituído por ao menos uma aba 11, que tem um formato substancialmente cônico ou tipo tronco.
Na modalidade particular mostrada, a aba 11 tem um formato cônico com o vértice 12 direcionado ao pé 10 da perna lateral 6. A aba 11 se projeta de modo substancialmente longitudinal à perna lateral 6 em um degrau 13 proporcionado na base 14 da borda 9, de preferência, aproximadamente na metade da altura da dita perna 6. O degrau 13 se projeta em direção à parte externa da base 14 da borda 9 de modo a formar, na direção do pé 10, uma protuberância 15 que seja substancialmente paralela à base 14 da borda 9 e termine unindo-se ao pé 10. A aba 11 se projeta para baixo até a parte traseira da protuberância 15.
Na modalidade particular mostrada, as abas 11 se projetam em duas aberturas adjacentes 8 das ditas pernas 6.
Ademais, pelo menos um assento 16 forma parte do dispositivo 1, coopera seletivamente com a dita pelo menos uma aba 11 e é conformado de modo completar ao mesmo.
De modo vantajoso, o dito assento 16 é constituído por um orifício dentro do qual a dita aba 11 pode ser seletivamente disposta. O pelo menos um assento 16 também é proporcionado na dita perna lateral 6; na modalidade particular, o assento 16 é proporcionado em um degrau 17. O degrau 17 é, novamente na modalidade particular, proporcionado na base 14 da borda 9, em uma altura compreendida entre o dito pé 10 e a conexão à superfície superior 4 e em qualquer caso em uma altura que permita a cooperação com as abas 11.
De preferência, o degrau 17 é proporcionado aproximadamente na metade da altura da dita perna 6 e em qualquer caso em uma altura ligeiramente diferente do degrau 13, com a finalidade de permitir uma sobreposição ótima O degrau 17 se projeta em direção à parte externa da base 14 da borda 9 com a finalidade de formar, na direção do pé 10, uma protuberância similar 15 que seja substancialmente paralela à base 14 da borda 9 e termine unindo-se ao pé 10.
Na modalidade particular mostrada, os assentos 16 são proporcionados em duas aberturas adjacentes 8 das ditas pernas 6 que não são afetadas pelas ditas abas 11.
Considerando cada abertura individual 8, as figuras em anexo mostram partes das duas pernas nas quais cada uma tem uma aba 11 ou um assento 16.
Durante o acoplamento das formas 2, a sobreposição das bordas 9 corresponde à inserção das abas 11 nos assentos 16 e ao travamento mútuo subsequente das pernas 6 das formas adjacentes 2.
Portanto, é muito fácil dispor e associar mutuamente as formas enquanto se mantém as pernas acoplada de modo mutuamente unido; ademais, a disposição particular das abas, que são dispostas de modo substancialmente longitudinal às pernas 6, aumenta, durante a fundição do concreto, o acoplamento e o travamento entre as pernas, que, portanto, não podem ser submetidas a nenhuma flexão, mantendo a estrutura estável.
Na prática, descobriu-se que a invenção alcançou o propósito e objetivos pretendidos, sendo que se obteve uma invenção que permite o uso de formas descartáveis constituídas por um material plástico para vazios sanitários, aberturas de ar ventiladas, entrepisos, pisos e tetos ventilados que permitem a realização da fundição de concreto em uma única etapa enquanto mantém as formas na posição correta e evitando quaisquer aberturas da junta entre as formas adjacentes devido à flexão das pernas sob a pressão do concreto.
Ademais, a invenção permite que instaladores disponham rápida e facilmente as formas mutuamente adjacentes, obtendo, já nesta etapa, a interconexão estável mútua destas e, evitando, portanto, quaisquer aberturas da junta entre as formas adjacentes nas pernas e evitando, assim, que o concreto vaze na cavidade abaixo das formas durante a etapa de fundição.
Finalmente, a invenção permite um acoplamento e uma fixação mútua das pernas das ditas formas sem requerer o uso de quaisquer elementos adicionais ou de alguma habilidade particular por parte do instalador, reduzindo simultaneamente o tempo de assentamento e os custos totais.
Finalmente, o formato e a disposição das abas 11 e dos assentos 16 tornam possível alcançar o empilhamento de múltiplas formas, otimizando os custos para armazenamento e transporte.
Naturalmente, os materiais usados, assim como as dimensões que constituem os componentes individuais da invenção, podem ser mais pertinentes às exigências especificas.
Os vários meios para realizar determinadas funções diferentes não precisam necessariamente coexistir apenas na modalidade ilustrada, mas podem estar presentes por sim mesmas em muitas modalidades, incluindo as modalidades que não são ilustradas.
Portanto, por exemplo, na Figura 12, o dispositivo de acoplamento e fixação é constituído novamente por uma aba 11, que tem um formato substancialmente cônico ou tipo tronco que, na modalidade particular mostrada, tem um comprimento limitado e um vértice 12 que é direcionado ao pé (não mostrado) da perna lateral. O dispositivo também é constituído por ao menos um assento 16 que coopera seletivamente com pelo menos uma aba 11 e é conformado de modo complementar ao mesmo. De modo vantajoso, o assento 16 tem um formato tipo caixa e acomoda a aba 11 dentro dele. A Figura 13 mostra um dispositivo de acoplamento e fixação que é constituído novamente por uma aba 11, que tem um formato substancialmente tipo lança e um vértice direcionado ao pé (não mostrado) da perna lateral. A aba 11 se projeta em direção à parte externa da base 14 da borda 9 com a finalidade de formar, na direção do pé, uma protuberância 15 que seja substancialmente paralela à base 14 da borda 9 e termine unindo-se ao pé. O dispositivo é constituído, ainda, por ao menos um assento 16 que coopera seletivamente com a dita pelo menos uma aba 11 e é conformado de modo complementar ao mesmo.
De modo vantajoso, o assento 16 tem um formato tipo bolsa com a finalidade de acomodar a aba 11 dentro do mesmo e se projeta na base 14 da borda 9, em uma altura que permita a cooperação com as abas 11. A Figura 14 ilustra um dispositivo de acoplamento e fixação no qual novamente estão presentes uma aba 11 e um assento 16, que, no entanto, são proporcionados em uma maneira simetricamente espelhada em relação à solução ilustrada na Figura 13, sendo que a aba 11 se projeta em direção à parte interna da base 14 da borda 9 para formar, na direção do pé, uma protuberância 15 que seja substancialmente paralela à base 14 da borda 9 e termine unindo-se ao pé (não ilustrado).
Em uma variação adicional, não mostrada, o degrau 13 também pode se projetar em direção à parte interna da base 14 da borda 9, e, assim, também o degrau 17.
Em uma variação adicional, não mostrada, a pelo menos uma aba 11 pode se projetar para baixo, até a parte traseira da protuberância 15, ou para cima, na frente da base 14 da borda 9. O número de abas 11 e assentos 16 também pode variar dependendo das exigências específicas; portanto, por exemplo, dois assentos 16 e duas abas 11 podem ser usados para cada dispositivo.
As características indicadas como vantajosas, convenientes, ou algo do gênero, também podem ser omitidas ou substituídas por equivalentes.

Claims (14)

1. Dispositivo de acoplamento e fixação (1) para formas descartáveis constituídas por um material plástico para obtenção de vazios sanitários, aberturas de ar ventiladas, entrepisos, pisos e tetos ventilados, que têm uma superfície superior (4) unida, nos cantos (5) , às pernas laterais verticalmente dispostas (6), caracterizado pelo fato de ser constituído por ao menos uma aba (11) que se projeta de modo substancialmente longitudinal em relação às ditas pernas laterais (6) e coopera seletivamente com pelo menos um assento (16) proporcionado nas ditas pernas laterais (6), sendo que a dita pelo menos uma aba (11) e pelo menos um assento (16) têm uma configuração e uma disposição que são adaptadas para permitirem o empilhamento de duas ou mais das ditas formas.
2. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1, sendo que as ditas pernas laterais (6) e a dita superfície superior (4) são mutuamente unidas por arcos (7) que delimitam as aberturas (8) nas quais as bordas (9) tendo uma seção em corte transversal substancialmente em formato de U estão presentes e se projetam com a finalidade de formarem uma base (14), sendo que na base das ditas pernas (6) proporciona-se um pé adaptado (10) para se assentar sobre o solo, caracterizado pelo fato de ser constituído por ao menos uma aba (11) que tem um formato substancialmente cônico ou tipo tronco, sendo que a dita pelo menos uma aba (11) se projeta de modo substancialmente longitudinal à dita perna lateral (6).
3. Dispositivo, de acordo com as reivindicações 1 e 2, caracterizado pelo fato de que a dita pelo menos uma aba (11) é proporcionada na dita perna lateral (6) substancialmente em uma altura compreendida entre o dito pé (10) e o início da união com a dita superfície superior (4) da dita perna (6) em qualquer caso em uma altura que permita a dita pelo menos uma aba (11) a cooperar com o dito pelo menos um assento (6).
4. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que compreende pelo menos um assento (16) que coopere seletivamente com a dita pelo menos uma aba (11) e seja conformado substancialmente de modo complementar à mesma.
5. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o dito menos um assento (16) é constituído por ao menos u orifício dentro do qual é possível dispor seletivamente a dita pelo menos uma aba (11).
6. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o dito pelo menos um assento (16) é proporcionado na dita perna lateral (6) substancialmente em uma altura compreendida entre o dito pé (10) e o início da união com a dita superfície superior (4) da dita perna (6) e em qualquer caso em uma altura que permita o dito assento (16) a cooperar com a dita pelo menos uma aba (11).
7. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que, considerando cada uma das ditas aberturas (8) individuais, cada uma das ditas duas pernas é proporcionada individualmente com uma aba (11) ou um assento (16).
8. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que a dita pelo menos uma aba (11) se projeta de modo substancialmente longitudinal à dita perna lateral (6) para baixo ou para cima em um degrau (13) proporcionado na dita base (14) da dita borda (9).
9. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que o dito degrau (13) se projeta em direção à parte externa ou à parte interna da dita base (14) da dita borda (9) de modo a formar, na direção do dito pé (10) ou da dita superfície superior (4), uma protuberância (15) que seja substancialmente paralela à dita base (14) da dita borda (9).
10. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que a dita pelo menos uma aba (11) se projeta para baixo até a parte traseira da dita protuberância (15) ou para cima à frente da dita base (14) da dita borda (9).
11. Dispositivo, de acordo com as reivindicações 1 e 10, caracterizado pelo fato de que o dito degrau (17) se projeta em direção à parte externa ou à parte interna da dita base (14) da dita borda (9) de modo a formar, na direção do dito pé (10) ou na direção da dita superfície superior (4), a dita protuberância (15) que seja substancialmente paralela à dita base (14) da dita borda (9).
12. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que compreende uma aba (11) que tem um formato cônico com um vértice (12) de altura limitada, sendo que o dito dispositivo é constituído, ainda, por ao menos um assento (16) que tem um formato tipo caixa com a finalidade de acomodar a dita aba (11) dentro dele.
13. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que compreende uma aba (11) que tem um formato substancialmente de lança, sendo que o dito dispositivo tem pelo menos um assento com formato de bolsa (16) que coopera seletivamente com a dita pelo menos uma aba (11) e é complementarmente conformado à mesma.
14. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que a dita pelo menos uma aba (11) e o dito pelo menos um assento (16) se projetam em direção à parte interna ou à parte externa da dita base (14) da dita borda (9).
BR102012031142-9A 2011-12-06 2012-12-06 dispositivo de acoplamento e fixação para formas descartáveis BR102012031142B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ITTV2011A000168 2011-12-06
IT000168A ITTV20110168A1 (it) 2011-12-06 2011-12-06 Dispositivo di accoppiamento e fissaggio per casseri a perdere.

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR102012031142A2 true BR102012031142A2 (pt) 2015-01-13
BR102012031142B1 BR102012031142B1 (pt) 2020-11-10

Family

ID=45470679

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102012031142-9A BR102012031142B1 (pt) 2011-12-06 2012-12-06 dispositivo de acoplamento e fixação para formas descartáveis

Country Status (4)

Country Link
EP (1) EP2602396B1 (pt)
BR (1) BR102012031142B1 (pt)
ES (1) ES2599614T3 (pt)
IT (1) ITTV20110168A1 (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ITTV20110168A1 (it) 2011-12-06 2013-06-07 T P S S R L Dispositivo di accoppiamento e fissaggio per casseri a perdere.

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3334458A (en) 1963-10-21 1967-08-08 John C Leemhuis Structural member
DE69702681T2 (de) 1996-04-23 2000-12-28 Valerio Pontarolo Modulares Element zur Unterstützung und Lüftung von Decken
ITTV20070059A1 (it) * 2007-04-04 2008-10-05 T P S Srl Procedimento per l'ottenimento di un elemento di copertura modulare, particolarmente per la realizzazione di pavimenti aerati o solai di edifici.
ES2308941B1 (es) * 2008-02-29 2009-07-28 Industrias Tomas Morcillo, S.L. Suelo tecnico y procedimiento de instalacion.
IT1396973B1 (it) * 2009-11-12 2012-12-20 Da Dalt Elemento edilizio modulare per la realizzazione di intercapedini in genere, ad esempio vespai, pavimenti e tetti areati
ITTV20110168A1 (it) 2011-12-06 2013-06-07 T P S S R L Dispositivo di accoppiamento e fissaggio per casseri a perdere.

Also Published As

Publication number Publication date
EP2602396A1 (en) 2013-06-12
EP2602396B1 (en) 2016-07-20
ITTV20110168A1 (it) 2013-06-07
BR102012031142B1 (pt) 2020-11-10
ES2599614T3 (es) 2017-02-02

Similar Documents

Publication Publication Date Title
AU2010257397B2 (en) An interlocking masonry block
US7837174B2 (en) Modular formwork wall with dovetail joint connectors
US11073299B2 (en) Vented floor arrangement and a kit of parts for use in assembling the floor
ITPD20090335A1 (it) Elemento edilizio modulare per la realizzazione di intercapedini in genere, ad esempio vespai, pavimenti e tetti areati
BR102012031142A2 (pt) Dispositivo de acoplamento e fixação para formas descartáveis
KR100761964B1 (ko) 콘크리트 건축물의 벽체 시공용 거푸집
CN104763137B (zh) 一种阴阳角塑料模板
KR20140104776A (ko) 수평조절받침대를 이용한 조립식 단위벽체틀 및 이의 시공방법
KR100953989B1 (ko) 슬래브의 개구부용 거푸집
CN105696631B (zh) 一种后浇带挡板、挡板支撑体系及支撑体系的支设方法
CN205530379U (zh) 一种后浇带挡板及后浇带挡板支撑体系
JP2004251006A (ja) 樹脂製型枠形成体及び同樹脂製型枠形成体に用いるセパレーター並びに同樹脂製型枠形成体の連結構造
CA3063754C (en) Vented floor arrangement and a kit of parts for use in assembling the floor
BRPI1004610A2 (pt) blocos de encaixe e processo para construÇço de edificaÇÕes empregando esse blocos
PT2789759E (pt) Vigota de parede isolante com cofragem integrada
CN212948343U (zh) 一种基于建筑结构中的预制剪力墙组件
KR101879452B1 (ko) 서포트 거푸집의 틈새 보강 구조체
US1694037A (en) Concrete form, method of molding a concrete wall, and wall
KR20100134225A (ko) 기둥-보 분리타설용 코너 막음 유닛
KR20150025795A (ko) 연약지반 보강 구조물
KR20170012813A (ko) 거푸집 연결구
KR200249988Y1 (ko) 방수턱 거푸집
JP2002038665A (ja) コーナドレイン
JPH08120605A (ja) ユニット床材
IT202100010508A1 (it) Sistema di elementi modulari per la realizzazione di solai nervati sopraelevati e/o aerati

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: suspension of the patent application procedure
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 06/12/2012, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.