BR102012020996A2 - aparelho para controle de limpador de para-brisa - Google Patents

aparelho para controle de limpador de para-brisa Download PDF

Info

Publication number
BR102012020996A2
BR102012020996A2 BRBR102012020996-9A BR102012020996A BR102012020996A2 BR 102012020996 A2 BR102012020996 A2 BR 102012020996A2 BR 102012020996 A BR102012020996 A BR 102012020996A BR 102012020996 A2 BR102012020996 A2 BR 102012020996A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
wiper
relay
terminal
switch
wiper motor
Prior art date
Application number
BRBR102012020996-9A
Other languages
English (en)
Other versions
BR102012020996A8 (pt
Inventor
Noriaki Ikuma
Original Assignee
Asmo Co Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Asmo Co Ltd filed Critical Asmo Co Ltd
Publication of BR102012020996A2 publication Critical patent/BR102012020996A2/pt
Publication of BR102012020996A8 publication Critical patent/BR102012020996A8/pt

Links

Landscapes

  • Control Of Direct Current Motors (AREA)
  • Control Of Electric Motors In General (AREA)

Abstract

APARELHO PARA CONTROLE DE LIMPADOR DE PARA-BRISA. Um aparelho para controle de limpeza de para-brisa inclui um primeiro relé (11), um segundo relé (12) e um circuito de controle (14). O relé (12) conecta a bateria de veículo (41) e o motor do limpador (21) em um período de epera após o comutador do limpador (30) ser mudado de uma posição DESLIGADO para uma posição INTERMITENTE. O circuito decontrole (14) controla o relá (11) para intermitentemente conectar e desconectar a bateria (41) e o motor do limpador (21), quando o período predeterminado de espera decorre com o comutador do limpador (30) sendomantido na posição INT. O circuito de controle (14) interrompe sua operação sob uma condição em que a bateria (41) e o motor do limpador (21) estão conectados pelo relé (12), quando o comutador do limpador (30) é mudado para uma operação LO dentro do período predeterminado de espera após o comutador do limpador (30) ser mudado da posição DESLIGADO para a posição INT.

Description

“APARELHO PARA CONTROLE DE LIMPADOR DE PARA-BRISA” CAMPO TÉCNICO
A invenção refere-se a um aparelho para controle de limpador de para-brisa, que tem uma função de comutar um limpador de para-brisa do estado de operação para o de repouso.
FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
Em um limpador convencional de para-brisa para veículo, que limpa a parte frontal do para-brisa de um veículo, um relé é usado para ligar e desligar uma corrente de suprimento para um motor de limpador de parabrisa. Embora o relé possa ser controlado por um circuito analógico, recentemente passou a ser controlado digitalmente por um microcomputador ou similar, de modo que uma operação intermitente possa ser mais precisamente controlada e uma operação conjugada entre um limpador e um lavador de para-brisa possa ser mais finamente controlada.
JP 2010-264787A (documento de patente 1) revela um aparelho para, controle de limpador de para-brisa, o qual é controlada eletronicamente por uma unidade de controle eletrônico.
De acordo com o aparelho para controle de limpador de parabrisa revelado no documento de patente 1, uma bobina de um relé é excitada por uma unidade de controle eletrônico usando um microcomputador para ligar o relé, de modo que um caminho de fornecimento de corrente esteja garantido através do relé. Ao comutar o comutador do limpador conectado ao relé, o limpador é mudado para executar uma operação de baixa velocidade (operação LO) e uma operação de alta velocidade (operação HI).
De acordo com o aparelho limpador revelado no documento de patente 1, o comutador do limpador conectado ao relé está no mesmo estado que a operação LO na operação INT. Neste estado, a unidade de controle eletrônico excita a bobina do relé intermitentemente para controlar a energia fornecida ao motor do limpador. O comutador do limpador está configurado para ser mudado da posição DESLIGADO, na qual o limpador não é acionado, para a posição LO, na qual o limpador é acionado para executar a operação LO e também para a posição HI, na qual o limpador é acionado para executar a operação HI, através da posição INT, na qual o limpador é acionado para executar a operação INT. Entretanto, quando o comutador do limpador é mudado da posição DESLIGADO para a posição LO, o comutador do limpador temporariamente passa para a posição INT.
Como resultado, o microcomputador emite um sinal de ligar e desligar intermitentemente para a posição INT, e então controla o relé para a operação LO. Apesar do comutador do limpador estar mudado para a posição LO, o limpador não é mudado para a posição LO suavemente.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
É, portanto, um objeto da presente invenção prover um aparelho de controle de limpador de para-brisa, que inicia uma operação de um limpador suavemente quando o comutador de limpador ^ comutado de uma posição de parado para uma posição de operação.
De acordo com um aspecto da presente operação, um aparelho de controle de limpador de para-brisa é provido a um veículo tendo um motor de limpador e uma bateria. O aparelho de controle de limpador de para-brisa inclui um comutador de limpador, um circuito de relé e um circuito de controle.
O comutador do limpador muda uma operação de um limpador em uma ordem de uma operação de parar, uma operação intermitentemente e uma operação contínua.
O circuito do relé é provido entre a bateria e o motor do limpador para acionamento do limpador. O circuito do relé conecta a bateria e
o motor do limpador por um predeterminado período de espera quando o comutador do limpador é mudado de uma posição de parar para a operação de parar, a uma posição de operação intermitente para a operação intermitente. O circuito do relé mantém uma conexão entre a bateria e o motor do limpador quando o comutador do limpador é mudado de uma posição de operação intermitente a uma posição de operação contínua para a operação contínua.
O circuito de controle opera quando o comutador do limpador
está programado para a posição de parar e para a posição intermitente. O circuito de controle controla o circuito do relé para comutar intermitentemente entre o estado de condução da conexão entre a bateria e o motor do limpador e um estado de desconexão entre a bateria e o motor do limpador, quando o 10 período de espera decorre sob uma condição em que o comutador do limpador muda de uma posição de operação de parar e programado para uma posição de operação intermitente, e o circuito de controle parando em uma operação de controle para o circuito do relé, sob uma condição em que a bateria e o motor do limpador estão conectados pelo circuito do relé, quando o 15 comutador do limpador muda para a posição de operação continuada dentro do período de espera após o comutador do limpador mudar da posição de operação de parar para a posição de operação intermitente.
DESCRIÇÃO RESUMIDA DOS DESENHOS
Os objetivos acima e outras características e vantagens da presente invenção se tomarão mais aparentes a partir da descrição detalhada a seguir, feita com referência aos desenhos anexos.
FIG. 1 é um diagrama de circuito mostrando um aparelho para controle de limpador de para-brisa de acordo com um primeiro modo de realização da presente invenção;
FIG. 2 é um fluxograma mostrando um processamento
executado por um microcomputador quando um comutador de um limpador muda de uma posição DESLIGADO para uma posição LO, através de uma posição INT, no aparelho para controle de limpador de para-brisa de acordo com um primeiro modo de realização; FIG. 3 é um gráfico temporal mostrando um exemplo de relação entre um comutador de limpador, um microcomputador, um relé, uma posição do limpador, uma posição da placa de came na operação INT no aparelho para controle de limpador de para-brisa de acordo com um primeiro modo de realização;
FIG. 4 é um fluxograma mostrando um processamento executado por um microcomputador quando um comutador do limpador muda de uma posição DESLIGADO para uma posição LO, através da posição INT em um aparelho para controle de limpador de para-brisa de acordo com um segundo modo de realização da presente invenção; e
FIG. 5 é um gráfico temporal mostrando um exemplo de uma relação entre um comutador do limpador, um microcomputador, um relé, uma posição do limpador, uma posição da placa de came na operação INT no aparelho para controle de limpador de para-brisa de acordo com um segundo modo de realização.
DESCRIÇÃO DETALHADA DO MODO DE REALIZAÇÃO (primeiro modo de realização)
Com referência à FIG. 1, que mostra um primeiro modo de realização de um aparelho para controle de limpador de para-brisa de acordo com a presente invenção, um aparelho para controle de limpador de para-brisa
1 tem uma unidade eletrônica 10, que controla um limpador (lâmina de limpeza não mostrada), e uma unidade de motor do limpador 20, que aciona o limpador.
A unidade eletrônica 10 está conectada ao comutador de 25 mudança 30, que muda a energia elétrica de acionamento da unidade eletrônica 10 e da unidade de motor do limpador 20 para um terminal de alta velocidade (terminal HI) 31, um terminal de baixa velocidade (terminal) 32, um terminal 33, tanto do terminal LO 32 e terminal O 33, no momento de uma operação de alta velocidade (operação HI), uma operação de baixa velocidade (operação LO), uma posição de limpeza off (operação DESLIGADO) e uma operação intermitente (operação INT), respectivamente.
O comutador do limpador 30 é suprido com energia elétrica CC de uma bateria (fonte de energia) 41 de um veículo, através do interruptor de ignição 42.
A unidade eletrônica 10 é adicionalmente conectada a um motor de lavador 60, que aciona um dispositivo de lavador de para-brisas (não mostrado), e a um comutador de lavador 50, que liga e desliga o fornecimento de energia para o motor de lavador 60. O comutador de lavador 50 é suprido com energia da bateria de veículo 41 através do interruptor de ignição 42.
A unidade eletrônica 10 inclui um primeiro relé 11, um segundo relé 12, um circuito de ativação de relé 13 para ativar os relés Ile 12, um microcomputador (circuito de controle) 14 para controle do circuito de ativação do relé 13 e um circuito de fornecimento de energia 15 para fornecer 15 a energia de uma voltagem Vcc ao microcomputador 14. Os relés 11 e 12 formam um circuito de relé.
A unidade eletrônica 10 é suprida com energia do terminal O 33, do terminal LO 32 e do terminal HI 31 do comutador de limpador 30, através dos terminais 101, 201 e301, respectivamente. A energia fornecida a partir do terminal O 33 é fornecida ao motor do limpador 20 através de um terminal 102.
O terminal 201 está conectado a um terminal LO de um motor de limpador 21 através dos terminais (contatos fixos) 202 e 203 do relé 12 e um terminal 204, e adicionalmente ao microcomputador 14 através de um diodo Dl. O terminal 202 é um contato fixo normalmente fechado.
A unidade de motor do limpador 20 inclui um motor de limpador 21 e placa de came 22. O motor do limpador 21 aciona o limpador para executar uma operação de limpeza do para-brisa. A placa de came 22 tem um contato móvel 22m e está acoplada coaxialmente ao eixo de transmissão do motor do limpador 21 para girar com o eixo de transmissão do motor do limpador 21. A placa de came muda assim, a conexão entre os terminais 103 e 105 pelo contato móvel 22m, como mostrado por uma linha pontilhada, e a conexão entre os terminais (contatos fixos) 104 e 105 pelo contato móvel 22m, como mostrado pela linha sólida.
O terminal 103 é suprido com a energia proveniente do terminal O 33 do comutador do limpador 30 através do terminal 102. O terminal 104 é aterrado, ou seja, conectado ao terra (GND). A placa de came 22 muda os contatos de modo que os terminais 104 e 105 estejam conectados, 10 quando o limpador chegar à posição de repouso, a qual pode ser referida como a um botão inferior (*), original, repouso ou posição parado.
O terminal 105 é conectado a um terminal 106 provido na unidade eletrônica 10. O terminal 106 é conectado a um segundo terminal 107 do relé Ile conectado também ao microcomputador 14 através de um diodo D2. O terminal 107 é um contato fixo normalmente fechado.
-------------- ------------O motor do limpador 21 tem um terminal LO 211, um terminal
HI 311 e um terminal GND 411.0 terminal LO 211 é suprido com a energia para a operação LO a partir de um terminal 32 do comutador do limpador 30, através de um terminal 201, terminais 202 e 203 do relé 12 e um terminal 204. 20 O terminal HI 311 é suprido com a energia para a operação HI a partir do terminal HI do comutador do limpador 30 através do terminal 301 e um terminal 302. O terminal GND 411 é aterrado.
Um comutador, tal como um relé, não é provido em um caminho de suprimento de energia, que se estende de um terminal HI 31 a um 25 terminal HI 311 do motor do limpador 21 através dos terminais 301 e 302. Quando o comutador do limpador 30 é mudado e colocado na posição HI e a energia é fornecida a partir de uma bateria 41 ao terminal HI 31, o motor do limpador 21 executa a operação HI para acionar o limpador a uma alta velocidade. Quando uma bobina de excitação Ll do relé 11 não é suprida com a energia, isto é, no estado de não excitação, um contato móvel Ilm do relé 11 é mudado para um terminal (contato fixo) 107. Quando a bobina de excitação Ll do relé 11 é excitada, o contato móvel I Im do relé 11 é mudado 5 para um terminal (contato fixo) 110 conectado ao terminal O 33 do comutador do limpador 30. O terminal 110 é um contato normalmente aberto.
A bobina de excitação Ll do relé 11 é excitada na operação INT. Na operação INT, quando a bobina de excitação do relé 12 é excitada e o contato móvel 12m do relé 12 está conectado a um terminal (contato fixo) 10 109 e ao terminal 203, a bobina de excitação Ll do relé 11 é excitada intermitentemente pelo circuito de ativação do relé 13. O terminal 109 é um contato normalmente aberto.
O contato móvel 12 m do relé 12 muda para o terminal 202 quando a bobina de excitação L2 não está excitada. A energia para a operação LO é fornecida a partir do terminal LO 32 do comutador do limpador 30 para o motor do limpador 20, através do terminal 203 e do terminal 204.
Um fio proveniente do dispositivo de lavagem está conectado ao microcomputador 14 através do terminal 601. Assim, este fio supre um modo de operação do dispositivo de lavagem ao microcomputador 14.
Apesar de não mostrado, um mecanismo de manivela está
acoplado ao eixo de saída do motor do limpador 21 para a conversão do movimento rotativo do motor do limpador 21a um movimento recíproco. O movimento recíproco do mecanismo de manivela é transferido para o braço do limpador (não mostrado), ao qual o limpador está anexado, de modo que o braço do limpador é acionado para limpar o para-brisa dianteiro do veículo.
O limpador se movimenta a partir de uma posição de repouso, que corresponde ao botão ou posição de repouso do para-brisa dianteiro do veículo, movimentos que descrevem uma trajetória geralmente em forma de leque e retoma a uma predeterminada posição sobre o para-brisa dianteiro. A posição predeterminada pode ser referida como a posição alta, posição de inversão ou similar.
O movimento de rotação do motor do limpador 21 é convertido a um movimento recíproco pelo mecanismo de manivela. Como 5 resultado, cada vez que o eixo de saída do motor do limpador 21 faz uma rotação, o limpador se move a partir de uma posição de repouso para uma posição predeterminada sobre o para-brisa dianteiro, reverte a uma predeterminada posição e retoma de uma predeterminada posição para a posição de repouso.
Transição de operação do aparelho para controle de limpador
de para-brisa 1 de acordo com um primeiro modo de realização do modo de operação DESLIGADO para o modo de operação LO será descrito a seguir.
Quando o interruptor de ignição 42 é ligado e o comutador do limpador 30 é colocado na posição DESLIGADO, o terminal O 33 do comutador do limpador 30 é ligado e a energia é fornecida para a unidade eletrônica 10 através do terminal 101.
Quando o comutador do limpador 30 é colocado na posição DESLIGADO, a energia da voltagem Vcc é fornecida ao microcomputador
14 através do terminal 101 e do circuito de fornecimento de energia 15. Apesar do microcomputador 14 se tomar operativo, não controla o circuito de ativação do relé 13. As bobinas de excitação Ll e L2 não são excitadas.
Quando o comutador do limpador 30 muda da posição DESLIGADO para a posição INT para a operação INT, o terminal O 33 e o terminal LO 32 do comutador do limpador 30 são ligados e a unidade eletrônica 10 é suprida com a energia através do terminal 101 e do terminal 201.
O microcomputador 14 está programado para executar os estágios do processamento, como mostrado na FIG. 2. Estes estágios são executados quando o comutador do limpador 30 é mudado da posição DESLIGADO para a posição LO através da posição INT.
É verificado no estágio 202, se o comutador do limpador 30 mudou da posição DESLIGADO para a posição INT, isto é, se o terminal LO 32 está ligado.
Se o comutador do limpador 30 muda da posição
DESLIGADO para posição INT, o sinal introduzido a partir do terminal LO
32 através do diodo Dl aumenta. É verificado se o terminal LO 32 está ligado checando se o sinal aumentou. *
É determinado se o terminal LO 32 está ligado, contando um período de espera T iniciado no estágio 204. *
Dentro do período de espera TD1, no qual o controle para operação não está iniciado, a bobina de excitação L2 do relé 12 não é suprida com energia e o contato móvel 12m do relé 12 conecta o terminal 202 e o terminal 203, como mostrado na linha sólida na FIG. I. Como resultado, a 15 energia é fornecida ao terminal LO 211 através dos terminais 201, 202, 203 e 204 para acionar o motor do limpador 21 para executar a operação LO.
E verificado no estágio 206 se o comutador do limpador é mantido na posição INT checando se o terminal O do comutador do limpador 30 está ligado*.
Se o comutador do limpador 30 muda da posição INT para a
posição LO ou da posição INT para posição HI através da posição LO, o terminal O 32 é desligado, de modo que a energia fornecida ao microcomputador 14 através do circuito de fornecimento de energia 15 é interrompida. Assim, este processamento de controle é finalizado.
Ainda que o fornecimento de energia ao microcomputador 14 seja
interrompido, o motor do limpador 21 é suprido com a energia de acordo com a posição do comutador do limpador 30. O motor do limpador 21 é girado a uma velocidade correspondente à posição do comutador do limpador 21.
O controle para a operação INT não é executado imediatamente após o comutador do limpador mudar da posição DESLIGADO para a posição INT. A energia para a operação LO é fornecida ao motor do limpador 21 para acionar o limpador para executar a operação LO no período de espera TDI. Como resultado, quando o comutador do limpador 30 muda da posição DESLIGADO para a posição LO através da posição INT, o limpador pode ser acionado para começar a operação LO suavemente, sem a operação INT durante o tempo de transição.
Quando o terminal O 33 está ligado, o comutador do limpador é mantido na posição INT. É verificado no estágio 208 que o período de espera TDl decorreu após a mudança do comutador do limpador 30 da posição DESLIGADO para a posição INT.
Se for determinado que no estágio 208 o período de espera TDl decorreu, a bobina de excitação L2 do relé 12 é excitada no estágio 210 para comutar o contato móvel 12m do relé 12 a partir do terminal 202 para o terminal 109. Adicionalmente, a bobina de excitação Ll do relé 11 é persistentemente excitada por um período predeterminado TON e o contato móvel I Im do relé 11 muda a partir do terminal 107 para o terminal 110.
Assim, a energia é fornecida ao motor do limpador 21 persistentemente através do terminal O 33, do contato normalmente aberto do relé 11 e do contato normalmente aberto do relé 12, como mostrado por uma linha pontilhada na FIG. 1, de modo que o motor do limpador 21 continue a girar. Após o período predeterminado TON, a excitação da bobina de excitação Ll é interrompida e o contato móvel Ilm do relé 11 muda para o terminal 202.
O período predeterminado de excitação TON para excitação da bobina de excitação Ll está programado para ser mais curto do que um período de um movimento de retomo do limpador, no qual o limpador se move de uma posição de repouso para uma predeterminada posição de inversão sobre o para-brisa dianteiro e move-se de volta à posição de repouso. Se o período predeterminado de excitação TON for mais longo do que um movimento de retomo do limpador, o limpador continua a mover-se e não pode operar intermitentemente.
Quando o contato móvel Ilm do relé 11 é muda para o terminal 202, o motor do limpador 21 é suprido com a energia através do terminal O 33, do contato móvel 22m da placa de came 22, do terminal 107 do relé 11 e do terminal 109 do relé 12, de modo que o motor do limpador 21 continue a girar.
Quando o braço do limpador alcança a posição de repouso pela rotação do motor do limpador 21, o contato móvel 22m da placa de came 22 muda para conectar o terminal 105 e o terminal 104. O terminal LO 211 do motor do limpador 21 é assim aterrado através do terminal 109 do relé 12, do terminal 110 do relé Ileo contato móvel 22m da placa de came 22, de modo que o motor do limpador 21 é travado para parar.
No estágio 22, é verificado que o contato móvel 22m da placa de came 22 está conectado ao terra GND- Uma vez que o microcomputador
14 está conectado a placa de came 22 através do terminal 106, como descrito acima, é possível verificar se o contato móvel 22m da placa de came 22 está conectado ao terra GND, ao detectar que o sinal introduzido através do contato móvel 22m da placa de came 22 e do diodo D2 falhou.
Se for determinado no estágio 212 que o contato móvel 22m da placa de came 22 está conectado ao terra GND, contando um período de repouso TR está iniciado (**). O período de repouso indica um intervalo de espera a partir do tempo quando a operação de limpeza do braço do limpador é interrompida pelo aterramento do motor do limpador 21, no momento quando a próxima operação de limpeza do braço do limpador é iniciada. **
No estágio 216, é verificado se o período de repouso TR decorreu. Se for determinado que o período de repouso decorreu a bobina de excitação Ll é excitada para o mesmo período predeterminado de excitação no estágio 218.
Ao excitar a bobina de excitação LI, a energia é fornecida para o motor do limpador 21 através do terminal O 33, do terminal 110 do relé 11 e do terminal 109 do relé 12, de modo que o motor do limpador 21 inicia a rotação para iniciar a operação de limpeza do braço do limpador.
Depois disto, o processamento dos estágios 212 a 218 é repetido para operar o limpador intermitentemente.
De acordo com o primeiro modo de realização, a energia é fornecida ao motor do limpador 21 através dos contatos normalmente abertos, 10 os quais são mais duráveis do que os contatos normalmente fechados, dos relés 11 e 12 no caso de ativação do motor do limpador 21, que está no repouso para executar a operação intermitente. A durabilidade dos relés Ile 12 é assim reforçada.
FIG. 3 é um gráfico temporal mostrando uma relação entre o comutador do limpador 30, o microcomputador 14, os relés 11 e 12, a posição de limpeza e a posição da placa de came na operação INT do aparelhe para controle de limpador de para-brisa 1 de acordo com o primeiro modo de realização.
Assume-se que o comutador do limpador 30 está colocado na posição DESLIGADO até o tempo tl e o microcomputador 14 está no modo de espera apesar de suprido com energia. Os relés 11 e 12 não estão supridos com energia. O motor do limpador 21 está parado e o limpador está no repouso parando na posição de repouso.
Quando o comutador do limpador 30 muda da posição DESLIGADO para a posição INT, a energia é fornecida a partir do terminal O
33 do comutador do limpador 30 para o terminal LO 32. O microcomputador detecta através do terminal 201 que o terminal LO 32 está ligado e inicia a contagem do período de espera TD1, que inicia a partir do tempo do terminal LO 32 está ligado para o tempo de controle da operação INT.(*) O período de espera TDl está programado para ser mais curto do que o tempo de intervalo, que é do início do movimento do limpador a partir da posição de repouso para retomar a mesma posição de repouso, após mudar sua direção de movimento na posição predeterminada de inversão 5 sobre o para-brisa dianteiro. O período de espera TD1, que se inicia a partir do tempo tl, precisa ser terminado antes do tempo t4 na FIG. 3.
Isto é porque se toma impossível parar o limpador na posição de repouso no tempo t4, se o período de espera TDl continuar ainda que após o tempo t4.(*)
Quando o terminal LO 32 é ligado, a energia para operação
LO é fornecida ao motor do limpador 21 através do relé 12 e o limpador começa a operar.
Quando o motor do limpador 21 inicia a rotação no tempo tl, a placa de came 22 anexada ao eixo de saída do motor do limpador 21 15 coaxialmente começa a girar. Após um decorrer do período tc de mudança do contato da placa de came a partir de tl, a placa de came muda seu contato móvel 22m do terminal aterrado 104 para o terminal 103, que está conectado ao terminal O 33 do comutador de limpador 22.
Se o comutador do limpador 30 muda da posição INT para a posição LO antes do tempo t2, que é antes do decorrer do período de espera TD1, como mostrado por uma linha pontilhada na FIG. 3, o microcomputador
14 não executa o controle para a operação INT seguinte. A energia para a operação LO é persistentemente fornecida ao motor do limpador 21.
No tempo t2, o período de espera TDl decorre e o microcomputador 14 inicia o controle para a operação INT.
Quando o controle para operação INT é iniciado, a bobina de excitação Ll do relé 11 é excitada para o período predeterminado de excitação TON. O contato móvel Ilm muda sua conexão a partir da conexão entre os terminais 107 e 108 para a conexão entre os terminais 108 e 110. Quando o controle para a operação INT é iniciado, a bobina de excitação L2 do relé 12 é excitada. O contato móvel 12m muda sua conexão para a conexão entre os terminais 202 e 203 para a conexão entre os terminais 109 e 203.
Uma vez que o contato móvel 12m do relé 12 muda assim a conexão entre os terminais 202 e 203 para entre os terminais 109 e 203, a energia fornecida a partir do terminal LO 32 para o motor do limpador 21 é interrompida.
Uma vez que o terminal 109 do relé 12 está conectado ao terminal 108 do relé 11, o contato móvel I Im do relé 11 conecta os terminais
108 e IlOeo contato móvel 12m do relé 12 conecta os terminais 109 e 203. Como resultado, a energia para a operação INT é fornecida a partir do terminal 33 do comutador do limpador 30, através dos relés 11 e 12.
No tempo t3, o controle do microcomputador 14 não excita a bobina de excitação Ll do relé 11, de modo que o contato móvel I Im do relé
11 conecta os terminais 107 e 108. A energia fornecida a partir do terminal 110 para a operação INT é interrompida.
Entretanto, no tempo t3, o contato móvel 22m da placa de came 22 conecta os terminais 103 e 105. O fornecimento de energia para o motor do limpador 21 é continuado a partir da bateria de veículo 41 através do terminal O 33, do contato móvel 22m da placa de came 22, do contato móvel Ilm do relé 11 e do contato móvel 12m do relé 12, de modo a manter a rotação do motor do limpador 21.
No tempo t4, o limpador atinge a posição de repouso. Os terminais 104 e 105 da placa de came 22 são conectados de modo que o terminal LO 211 do motor do limpador 21 é aterrado ao GND através dos relés 11 e 12. Como resultado, o motor do limpador 21 é travado para parar sua rotação no tempo t4 quando o limpador para na posição de repouso.
O microcomputador 14 detecta que os terminais 104 e 105 estão conectados no tempo t4 pelo modo do terminal 106 e inicia a contagem do período de repouso TR5 que está colocado para indicar um intervalo de tempo até que a bobina de excitação Ll do relé 11 seja excitada no tempo seguinte.
No tempo t5, que é após o período de repouso TR5 o microcomputador 14 excita a bobina de excitação Ll do relé 11 novamente para o período de excitação TON. Entretanto, quando o período de repouso decorre após o limpador parar na posição de repouso, o microcomputador 14 repete a excitação da bobina de excitação Ll para o período de excitação TON continuar o controle da operação INT.
O período de espera TD1, o período de excitação ΤΟΝ, o período de repouso TR e o período TC de mudança do contato da placa de came, podem ser variavelmente definidos com base sobre a voltagem da bateria 41, a velocidade de limpeza do limpador, a condição do para-brisa dianteiro e o similar.**
O período total do período de espera TDl e o período de excitação TON precisa ser igual ou mais longo do que o período TC de mudança do contato da placa de came. Isto é porque o fornecimento de energia para o motor do limpador 21 é interrompido, se o período de espera TDl e o período de excitação TON decorrem antes do contato móvel 22m da placa de came 22 ser mudado para o terminal 103 conectado a bateria de veículo 41.
Como descrito acima, de acordo com o primeiro modo de realização, o motor do limpador 21 é suprido com a energia para a operação LO a partir da mudança do comutador do limpador 30 da posição DESLIGADO para a posição INT até que o período de espera TDl ocorra. O microcomputador 14 espera assim, o controle da operação INT. Se o comutador do limpador 30 for mudado da posição INT para a posição LO dentro do período de espera TD1, o limpador pode ser ativado para executar a operação LO.
Se o período de espera TDl decorrer com o comutador do limpador 30 permanecendo na posição INT, o microcomputador 14 controla o circuito de ativação do relé 13 para iniciar o fornecimento de energia para a operação INT como fornecimento de energia para a operação LO. Assim, a operação de limpeza pode ser suavemente modificada da posição de operação LO para a operação INT.
(Segundo modo de realização)
Um aparelho para controle de limpador de para-brisa de acordo com um segundo modo de realização está configurado similarmente ao primeiro modo de realização. A configuração do mesmo não será descrita e a operação será descrita com referência à FIG. 4, enquanto usando as mesmas referências numéricas usadas no primeiro modo de realização.
FIG. 4 é um fluxograma, que mostra o processamento de controle do microcomputador, que é executado quando o comutador do limpador 30 do aparelho para controle de limpador de para-brisa 1 é muda da posição DESLIGADO para a posição LO através da posição INT.
-------É verificado no estágio 402 se o comutador do limpador está
comutado da posição DESLIGADO para a posição INT, isto é, se o terminal LO 32 está ligado.
Se o comutador do limpador muda da posição DESLIGADO para a posição INT, o sinal introduzido a partir do terminal LO 32 através do diodo Dl aumenta. É verificado se o terminal 32 está ligado checando se o sinal aumentou.
Se for determinado no estágio 402 que o terminal LO 32 está ligado, contando o período de espera TDC é iniciado no estágio 404.**
Dentro do período de espera, no qual o controle para a
operação INT não está iniciado, a bobina de excitação L2 do relé 12 não é suprida com a energia e o contato móvel 12m do relé 12 conecta o terminal 202 e o terminal 203. Como resultado, a energia é fornecida ao terminal LO 211 através dos terminais 201, 202, 203 e 204 para acionar o motor do limpador 21 para executar a operação LO.
É verificado no estágio 406 se o comutador do limpador 30 está mantido na posição INT checando se o terminal O 32 do comutador do limpador está ligado.
Se o comutador do limpador 30 muda da posição INT para a
posição LO ou da posição INT para operação HI através da posição LO, o terminal O 33 é desligado, de modo que a energia fornecida ao microcomputador 14 através do circuito de fornecimento de energia 15 é interrompida. Assim, este processo de controle é finalizado. **
Mesmo que o fornecimento de energia ao microcomputador 14
seja interrompido, o motor do limpador 21 é suprido com a energia de acordo com a posição do comutador do limpador 30. O motor do limpador 21 é girado a uma velocidade correspondente à posição do comutador do limpador 30.
Quando o terminal O 33 está ligado, o comutador do limpador
___r
30 é mantido na posição INT. E verificado no estágio 408 se o tempo de espera decorreu após a mudança do comutador do limpador da posição DESLIGADO para a posição INT.
Se for determinado no estágio 408 que o período de espera
ocorreu, a bobina de excitação L2 do relé 12 é excitada no estágio 410 para mudar o contato móvel 12m do relé 12 do terminal 202 para o terminal 109.
Adicionalmente, o contato móvel Ilm do relé 11 está conectado ao terminal 107, mas o terminal 202 do relé 11 está conectado ao terminal 105 da placa de came 22.
Quando o contato móvel 22m da placa de came conecta os
terminais 103 e 105, o motor do limpador 21 é suprido com a energia através do terminal O 33, do contato móvel 22m da placa de came 22, do terminal 202 do relé 11 e do terminal 109 do relé 12, de modo que o motor do limpador 21 continue a girar. Quando a lâmina de limpeza alcança a posição de repouso pela rotação do motor do limpador 21, o contato móvel 22m da placa de came 22 é comutado para conectar o terminal 105 e o terminal 104. O terminal LO 211 do motor do limpador 21 é assim aterrado através do terminal 109 do relé 12, do terminal 107 do relé 11 e do terminal 104 da placa de came 22, de modo que o motor do limpador 21 é travado para parar.
No estágio 412, é verificado se o contato móvel 22m da placa de came 22 está conectado ao terra GND. Uma vez que o microcomputador
14 está conectado a placa de came 22 através do terminal 106, como descrito acima, é possível verificar se o contato móvel 22m da placa de came 22 está conectado ao terra GND, detectando se o sinal introduzido através do contato móvel 22 da placa de came 22 e do diodo D2 caiu para zero.
É determinado no estágio 412 se o contato móvel 22m da placa de came 22 está conectado ao terra GND, a contagem de um período TR de repouso sendo iniciada no estágio 414. O período de repouso indica um intervalo de tempo de espera a partir de um momento no qual o motor do limpador 21 é aterrado até o momento em que a operação de limpeza pelo braço do limpador é parada e a operação de limpeza é iniciada na próxima vez.
No estágio 416, é verificado se o período de repouso decorreu. Se for determinado que o período de repouso decorreu, a bobina de excitação Ll do relé 11 é excitada pelo mesmo período predeterminado de excitação no estágio 418, de modo que o contato móvel Ilm do relé 11 é mudado do terminal 107 para o terminal 110.
Assim, o fornecimento de energia para o motor do limpador 21 é continuado através do terminal O 33, do terminal 110 do relé 11 e do terminal 109 do relé 12, de modo que o motor do limpador 21 continua a girar. Uma vez que a bobina de excitação Ll não é excitada após o período predeterminado, o contato móvel I Im do relé 11 é mudado para o terminal 107.
Aqui, o período predeterminado de excitação TON para excitação da bobina de excitação Ll do relé 11 precisa ser mais curto do que o de um período de movimento de retomo, no qual o limpador se move de uma posição de repouso para uma predeterminada posição de inversão sobre o para-brisa frontal e retoma para a mesma posição de repouso.
Depois disto, o processamento nos estágios 412 a 418 é repetido para operar o limpador intermitentemente.
De acordo com o segundo modo de realização, similarmente ao primeiro modo de realização, a energia é fornecida ao motor do limpador
21 através dos terminais 109 e 110, os quais são contatos normalmente abertos mais duráveis do que os contatos normalmente fechados, dos relés 11 e 12, no caso de ativação do motor do limpador 21, que está em repouso. A durabilidade dos relés 11 e 12 é assim reforçada.
FIG. 5 é um gráfico temporal mostrando a relação entre o comutador do limpador 30, o microcomputador 14, os relés 11 e 12, a posição do limpador e posição da placa de came na operação INT do aparelho para controle de limpador de para-brisas 1 de acordo com o segundo modo de realização.
Assume-se na FIG. 5 que o comutador do limpador 30 está colocado na posição DESLIGADO até o tempo tl e o microcomputador 14 está no modo de espera, apesar de suprido com energia. Os relés 11 e 12 não estão supridos com energia. O motor do limpador 21 está parado (no repouso) e o limpador está na posição de repouso.
Quando o comutador do limpador 30 muda da posição DESLIGADO para a posição INT, a energia é fornecida ao terminal 0 33 e ao terminal LO 32 do comutador do limpador 30. O microcomputador 14 detecta que o terminal LO 32 está ligado através do terminal 201 e inicia a contagem do período TD2 de espera, o qual inicia a partir do tempo do terminal LO 32 é ligado no tempo de controle da operação INT.
Quando o terminal LO 32 está ligado, a energia para a operação LO é fornecida ao motor do limpador 21 através do relé 12 e o limpador começa a operar.
Quando o motor do limpador 21 inicia a rotação no tempo tl, a placa de came 22 acoplada coaxialmente ao eixo de transmissão do motor do 5 limpador 21 começa a girar. Após o decorrer do período TC de mudança do contato da placa de came do tempo tl, a placa de came muda o seu contato móvel 22m do terminal aterrado 104 para o terminal 103, que está conectado ao terminal O 33 do comutador do limpador 30.
Se o comutador do limpador 30 mudar da posição INT para posição LO antes do período TD2 de espera, o microcomputador 14 não executará o controle para operação INT seguinte. A energia para a operação LO é persistentemente fornecida ao motor do limpador 21, como mostrado pela linha pontilhada na FIG. 5.
De acordo com o segundo modo de realização, tempo t2 e tempo t3 estão dentro do período TD2 de espera, e por isso o -------------------microcomputador 14 não inicia o controle para a operação INT
De acordo com o segundo modo de realização, o período TD2 de espera é programado para ser mais longo do que o período TDl de espera no primeiro modo de realização. Como resultado, mesmo quando a mudança do comutador do limpador 30 a partir da posição INT para a posição LO é atrasada, a operação LO pode ser iniciada suavemente.
No segundo modo de realização, o período TD2 de espera precisa ser mais curto do que o de um período de retomo, no qual o limpador começa a se mover de uma posição de repouso para uma predeterminada posição de inversão sobre o para-brisa dianteiro e retoma para a mesma posição de repouso.
O período TD2 de espera precisa ser terminado antes do tempo t4, no qual o limpador retoma à posição de repouso. Isto se deve ao fato de se tomar impossível parar o limpador na posição de repouso no tempo t4 se o período TD2 acabar após o tempo t4. Como mostrado na FIG. 5, o microcomputador 14 inicia o controle para operação INT quando o período TD2 de espera termina entre o tempo t3 e o tempo t4.
Quando o controle para a operação INT é iniciado, a bobina de excitação L2 do relé 12 é excitada. O contato móvel 12m do relé 12 muda sua conexão a partir da conexão entre os terminais 202 e 203 para a conexão entre os terminais 109 e 203.
Quando o contato móvel 12m do relé 12 muda a conexão entre os terminais (*) 202, e 203 para entre os terminais 109 e 203, o fornecimento de energia para a operação LO a partir do terminal LO 32 para o motor do limpador 21 é interrompido.
Entretanto, entre o tempo t3 e o tempo t4, o contato móvel 22m da placa de came 22 conecta os terminais 103 e 105. O fornecimento de energia para o motor do limpador 21 é continuado a partir da bateria de veículo 41 através do terminal O 33, do contato móvel 22m da placa de came 22, do contato móvel Ilm do relé 11 e do contato móvel 12m do relé 12, de modo a manter a rotação do motor do limpador 21.
No tempo t4, o limpador atinge a posição de repouso. Os terminais 104 e 105 da placa de came 22 estão conectados de modo que o terminal LO 211 do motor do limpador 21 está aterrado ao GND através dos relés 11 e 12. Como resultado, o motor do limpador 21 é travado para parar sua rotação no ponto tempo (*) quando o limpador para na posição de repouso.
O microcomputador 14 detecta que os terminais 104 e 105 da placa de came estão conectados no tempo t4 pelo modo do terminal 106 e inicia a contagem do período TR de repouso, o qual é programado para indicar um intervalo de tempo até que a bobina de excitação Ll do relé 11 seja excitada.
Quando o período TR de repouso termina no tempo t5, o microcomputador 14 controla o circuito de ativação do relé 13 para excitar a bobina de excitação Ll do relé 11 para o período predeterminado de excitação TON, de modo que o contato móvel I Im do relé 11 seja comutado a partir da conexão entre os terminais 107 e 108 para a conexão entre os terminais 108 e 110.
A bobina de excitação L2 do relé 12 é excitada e o contato móvel 12 do relé conecta os terminais 109 e 203. A energia para a operação INT é fornecida ao motor do limpador 21 através dos relés 11 e 12.
A excitação da bobina de excitação Ll é iniciada a partir do tempo t5 é finalizada no tempo t6 e, em seguida, a mesma operação é executada como no primeiro modo de realização. Isto é, quando o período de repouso TR decorre após a interrupção do limpador na posição de repouso, a excitação da bobina de excitação Ll durante o período de excitação TON é repetida.
O período de espera TD2, o período de excitação ΤΟΝ, o período de repouso TR e o período TC de mudança do contato da placa de came podem ser variavelmente definidos com base sobre a voltagem da bateria de veículo 41, a velocidade de limpeza do limpador, a condição do vidro do para-brisa dianteiro e o similar.
Como descrito acima, de acordo com o segundo modo de realização, o motor do limpador 21 é suprido com a energia para a operação LO a partir da mudança do comutador do limpador 30 da posição DESLIGADO para a posição INT até o decorrer do período TD2 de espera. O microcomputador 14 assim espera pelo controle da operação INT. Se o comutador do limpador 30 muda da posição INT para a posição LO dentro do período TD2 de espera, o limpador pode ser ativado para executar a operação LO suavemente.
De acordo com o segundo modo de realização, se o período de espera TD2 decorrer com o comutador do limpador 30 permanecendo na posição INT, o microcomputador 14 controla o circuito de ativação do relé 13 para iniciar o fornecimento de energia para a operação INT, como fornecimento de energia para operação LO. Assim, a operação do limpador pode ser suavemente modificada da posição LO para a posição INT.

Claims (5)

1. Aparelho para controle de limpador de para-brisa para um veículo, que compreende um motor do limpador (21) e uma bateria de veículo (41), o aparelho para controle de limpador de para-brisa caracterizado pelo fato de que compreende: um comutador do limpador 30 para mudar ordenadamente uma operação do limpador de parada, para operação intermitente e para uma operação contínua; circuito de relé (11, 12), provido entre a bateria de veículo (41) e o motor do limpador (20),para ativação do limpador, os circuitos de relé (11, 12) conectando a bateria de veículo (41) e o motor do limpador (21) por um predeterminado período de espera (TD1, TD2) quando o comutador do limpador (30) é mudado de uma posição de parado, de uma operação de parar, para uma posição de operação intermitente, para a operação intermitente, e o circuito de relé (11, 12) mantendo a conexão entre a bateria de veículo (41) e o motor do limpador (21) quando o comutador do limpador (30) é comutado de uma posição de operação intermitente para uma posição de operação continuada, para a operação continuada; e um circuito de controle (14) operável quando o comutador do limpador (30) é colocado na posição de para e na posição de operação intermitente, o circuito de controle (14) controlando o circuito de relé (11, 12) para comutar intermitentemente entre um estado de condução da conexão entre a bateria de veículo (41) e o motor do limpador (21) quando o período de espera (TD1, TD2) decorre sob uma condição que o comutador do limpador (30) é mudado da posição de operação parar e colocado na posição de operação intermitente, e o circuito de controle (14) parando uma operação de controle para o circuito de relé (11) sob uma condição em que a bateria de veículo (41) e o motor do limpador (21) estão conectados pelo circuito de relé (11) quando o comutador do limpador (30) é mudado para uma posição de operação contínua dentro do período após o comutador do limpador (31) ser comutado da posição de operação parar para posição de operação intermitente.
2. Aparelho para controle de limpador de para-brisa, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que: o período de espera (TD1, TD2) é programado para ser mais curto do que um período de movimentação de retomo, contado a partir do momento de um início de movimentação do limpador de uma posição de repouso para uma posição de movimento inversa predeterminada sobre o para-brisa dianteiro até o momento de um retomo do limpador para a posição de retomo a partir da posição predeterminada de inversão.
3. Aparelho para controle de limpador de para-brisa, de acordo com as reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que: o circuito de relé (11, 12) inclui um primeiro relé (11) tendo uma bobina de excitação (LI); o circuito de controle (14) excita a bobina de excitação (LI) do primeiro relé (11) intermitentemente para comutar entre um estado de condução, que conecta a bateria de veículo (41) e o motor do limpador (21), e um estado de não condução, que cancela o estado de condução; e o circuito de controle (14) para uma sua operação para interrupção da excitação da bobina de excitação (LI), quando o comutador do limpador (30) for colocado na posição para a operação contínua do de limpador.
4. Aparelho para controle de limpador de para-brisa, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que: o primeiro relé (11) tem um contato fixo normalmente aberto (110), que é fechado quando sua bobina de excitação (LI) é excitada, e um contato fixo normalmente fechado (107), que fica fechado quando sua bobina de excitação (LI) não é excitada; o primeiro relé (11) conecta a bateria de veículo (41) e o motor do limpador (21) através do contato fixo normalmente fechado (107) em caso de operação contínua; e o primeiro relé (11) conecta a bateria de veículo (41) e o motor do limpador (21), através do contato fixo normalmente aberto (110), intermitentemente em caso de operação intermitente.
5. Aparelho para controle de limpador de para-brisa, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que: o circuito de relé (11, 12) inclui um segundo relé (12) tendo uma bobina de excitação (L2), um contato fixo normalmente aberto (109), que está fechado quando sua bobina de excitação (L2) é excitada, e um contato fixo normalmente fechado (202), que fica fechado quando sua bobina de excitação não é excitada; e o segundo relé (12) conecta a bateria de veículo (41) e o motor do limpador (21), através de um contato fixo normalmente fechado (202), continuamente em caso de operação contínua, sem a excitação da bobina (Ll) do primeiro relé (11).
BR102012020996A 2011-08-25 2012-08-21 Aparelho para controle de limpador de para-brisa BR102012020996A8 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2011184049A JP5690245B2 (ja) 2011-08-25 2011-08-25 ワイパ制御装置

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR102012020996A2 true BR102012020996A2 (pt) 2013-07-30
BR102012020996A8 BR102012020996A8 (pt) 2018-07-31

Family

ID=48007823

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102012020996A BR102012020996A8 (pt) 2011-08-25 2012-08-21 Aparelho para controle de limpador de para-brisa

Country Status (2)

Country Link
JP (1) JP5690245B2 (pt)
BR (1) BR102012020996A8 (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US9981632B2 (en) * 2016-07-28 2018-05-29 GM Global Technology Operations LLC Systems for electrically isolating an electronic module from a front windshield and a rear window washer

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPS63162353A (ja) * 1986-12-26 1988-07-05 Toyota Motor Corp 車両用ワイパ装置
JP5350708B2 (ja) * 2008-08-01 2013-11-27 株式会社東海理化電機製作所 ワイパー制御装置
JP2010264787A (ja) * 2009-05-12 2010-11-25 Tokai Rika Co Ltd ワイパ装置

Also Published As

Publication number Publication date
BR102012020996A8 (pt) 2018-07-31
JP2013043603A (ja) 2013-03-04
JP5690245B2 (ja) 2015-03-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US9031390B2 (en) Wiper device
BR102012020996A2 (pt) aparelho para controle de limpador de para-brisa
JPS62265049A (ja) 車両用ワイパ装置
KR100510210B1 (ko) 와이퍼 장치 및 그 제어방법
JP3886298B2 (ja) ワイパモータ
BR102012020998A2 (pt) aparelho para controle de limpador de para-brisa
JP3886299B2 (ja) ワイパ制御装置
GB2140289A (en) Crank mechanism
JP3865536B2 (ja) ワイパ制御装置
JP3865537B2 (ja) ワイパ装置
JPS6345397Y2 (pt)
JP3491518B2 (ja) ワイパ作動制御装置
JP2013199244A (ja) ワイパ装置
JP2018127171A (ja) ワイパ装置
JPS6296154A (ja) ワイパ装置の払拭範囲制御装置
JPH0588199U (ja) 回転機の駆動制御回路
JP2562820Y2 (ja) 車載カメラのシャッター回路
JPH0453737B2 (pt)
JP6455114B2 (ja) ワイパ制御装置
JP2022186343A (ja) ワイパ制御装置
JP2573189Y2 (ja) ワイパ用周回ベルトの停止装置
JP2002114134A (ja) ワイパ制御装置
JP2021188908A (ja) 電池制御装置
JPH11227569A (ja) 車両用ワイパ制御装置
JPH10259973A (ja) 自動製氷機

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: DENSO CORPORATION (JP)

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B11B Dismissal acc. art. 36, par 1 of ipl - no reply within 90 days to fullfil the necessary requirements