BR102012003373A2 - Máquina de fixação e método de controle para produtos embutidos de forma solta - Google Patents

Máquina de fixação e método de controle para produtos embutidos de forma solta Download PDF

Info

Publication number
BR102012003373A2
BR102012003373A2 BR102012003373-9A BR102012003373A BR102012003373A2 BR 102012003373 A2 BR102012003373 A2 BR 102012003373A2 BR 102012003373 A BR102012003373 A BR 102012003373A BR 102012003373 A2 BR102012003373 A2 BR 102012003373A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
filler
sausage
filled
displacement
unit
Prior art date
Application number
BR102012003373-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Tom Mysker
Rolf Hillefeld
Original Assignee
Poly Clip System Gmbh & Co Kg
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Poly Clip System Gmbh & Co Kg filed Critical Poly Clip System Gmbh & Co Kg
Publication of BR102012003373A2 publication Critical patent/BR102012003373A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A22BUTCHERING; MEAT TREATMENT; PROCESSING POULTRY OR FISH
    • A22CPROCESSING MEAT, POULTRY, OR FISH
    • A22C11/00Sausage making ; Apparatus for handling or conveying sausage products during manufacture
    • A22C11/10Apparatus for twisting or linking sausages
    • A22C11/104Apparatus for twisting or linking sausages by means of shear or blade elements
    • A22C11/105The sheer or blade elements being displaceable parallel to the sausage string in order to create a narrow point free of meat
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A22BUTCHERING; MEAT TREATMENT; PROCESSING POULTRY OR FISH
    • A22CPROCESSING MEAT, POULTRY, OR FISH
    • A22C11/00Sausage making ; Apparatus for handling or conveying sausage products during manufacture
    • A22C11/02Sausage filling or stuffing machines
    • A22C11/0245Controlling devices
    • A22C11/0254Sizing means

Abstract

MÁQUINA DE FIXAÇÃO E MÉTODO DE CONTROLE PARA PRODUTOS EMBUTIDOS DE FORMA SOLTA. A presente invenção refere-se a uma máquina de fixação e a um método para o controle de uma máquina de fixação para produção de produtos em forma solta, contendo um material de enchimento fluido, como carne de salsicha, em um material de envoltório tubular (M). A máquina de fixação (C) compreende um tubo de enchimento (10) possuindo um eixo geométrico central (A), para alimentar um material de enchimento, como carne de salsicha, para dentro de um envoltório tubulart (M) fornecido no tubo de enchimento (10), uma disposição deslocadora (30) possuindo uma primeira e uma segunda unidades deslocadoras (32, 34) para coletar o envoltório tubular preenchido (M) e para fornecer uma parte tipo trança que é quase livre de material de enchimento, onde pelo menos a primeira unidade deslocadora (32) é reversivelmente móvel com relação à segunda unidade deslocadora (34) ao longo do eixo geométrico central (A) do tupo de enchimento (10) a fim de formar uma parte tipo trança alongada, um dispositivo de fixação (40) para aplicação de pelo menos um dispositivo de encerramento (CC), como um prendedor de encerramento, à parte tipo trança, para encerrar pelo menos o envoltório tubular recém preenchido (M), um dispositivo de sensor (S) para perceber a seção de envoltório realmente preenchida a fim de detectar o comprimento do dito envoltório realmente preenchida a fim de detectar o comprimento do dito envoltório tubular recém preenchido (M), e uma unidade de controle para controlar a máquina de fixação (C). A unidade de controle é adaptada para controlar pelo menos o movimento da pelo menos primeira unidade deslocadora (32) em uma direção ao longo do eixo geométrico central (A) do tubo de enchimento (10) com relação á segunda unidade deslocadora (34) com base em um sinal fornecido pelo dispositivo de sensor (S) e correspondendo ao comprimento do envoltório recém preenchido (M)

Description

I
Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "MAQUINA DE FIXAÇÃO E MÉTODO DE CONTROLE PARA PRODUTOS EMBUTI- DOS DE FORMA SOLTA".
A presente invenção refere-se a uma máquina de fixação para produção de produtos em formato de salsicha de acordo com a reivindicação 1 além de um método para o controle de uma máquina de fixação de acordo com a reivindicação 8.
Em particular, a presente invenção refere-se, além de ao método de controle de uma máquina de fixação, a uma máquina de fixação para 10 produção de produtos em formato de salsicha de um comprimento constan- te, preenchido de forma solta, contendo um material de enchimento fluido, como carne de salsicha em um material de envoltório tubular. A máquina de fixação compreende um tubo de enchimento possuindo um eixo geométrico central, para alimentação de um material de enchimento, como carne de sal- 15 sicha, dentro de um envoltório tubular fornecido no tubo de enchimento, uma disposição de deslocador possuindo uma primeira e uma segunda unidades de deslocador para coletar o envoltório tubular cheio e para fornecer uma parte tipo trança que é aproximadamente livre de material de enchimento, onde pelo menos a primeira unidade de deslocador é reversivelmente móvel 20 com relação à segunda unidade de deslocador ao longo do eixo geométrico central do tubo de enchimento a fim de formar uma parte tipo trança alonga- da. A máquina de fixação compreende adicionalmente um dispositivo de fi- xação para aplicação de pelo menos um dispositivo de encerramento, como um prendedor de encerramento, à parte tipo trança, a fim de fechar pelo me- 25 nos o envoltório tubular recém preenchido, um dispositivo de sensor para perceber a seção de envoltório preenchida a fim de detectar o comprimento do dito envoltório tubular recém preenchido e uma unidade de controle para controlar a máquina de fixação.
Na prática, sabe-se que, por exemplo, na produção de produtos em formato de salsicha, tomo salsichas, o material de enchimento é alimen- tado por uma máquina através de um tubo de enchimento de uma máquina de fixação em um material de envoltório tubular que é armazenado no tubo d
de enchimento e que é fechado em sua extremidade dianteira, isso é, a ex- tremidade apontando na direção de alimentação do material de enchimento por um prendedor de encerramento. O material de envoltório tubular é puxa- do para fora do tubo de enchimento enquanto está sendo preenchido pela pressão de alimentação. Depois que um volume predeterminado de material de enchimento foi colocado dentro do dito material de envoltório tubular, uma disposição de deslocador com uma primeira e uma segunda unidades de deslocador que podem ser, cada uma, formadas por um par de elementos de deslocamento reversivelmente móveis formada uma parte tipo trança do material de envoltório tubular. A máquina de fixação então coloca e fecha pelo menos um prendedor de encerramento na parte tipo trança formando a extremidade traseira do produto em formato de salsicha, isso é, a extremi- dade apontando contra a direção de alimentação por meio de ferramentas de encerramento respectivas que são reversivelmente móveis na direção da parte tipo trança.
Uma máquina de fixação desse tipo conhecido é descrita na pa- tente DE 26 60 854. Para a produção de salsichas de um comprimento cons- tante, é sabido que a máquina inclui um comutador posicionado a jusante do tubo de enchimento e a uma distância do mesmo, que corresponde ao com- 20 primento da salsicha a ser produzida. Durante o enchimento do material de enchimento no envoltório tubular, a extremidade dianteira do envoltório tubu- lar recém preenchido é movida na direção do dito comutador. Alcançando e, dessa forma, ativando o comutador, o processo de alimentação é interrom- pido e o procedimento de encerramento é iniciado.
A partir da patente EP 1 967 073, uma máquina de fixação para
produção de produtos em formato de salsicha preenchidos de forma solta é conhecida. A máquina de fixação inclui dois pares de elementos deslocado- res. Depois que um volume predeterminado de material de enchimento é co- locado dentro do envoltório tubular, uma parte tipo trança alongada é produzi- 30 da pelo movimento reversível para longe do segundo par de elementos deslo- cadores a partir do primeiro par de elementos deslocadores ao longo do eixo geométrico longitudinal do tubo de enchimento em torno de um comprimento predeterminado. Dessa forma, o envoltório tubular adicional é puxado para fora do tubo de enchimento. Depois disso, dois prendedores de encerramento são aplicados à parte tipo trança, um para encerrar a extremidade traseira do envoltório tubular recém preenchido e um segundo para encerrar a extremi- 5 dade dianteira do envoltório tubular fornecido no tubo de enchimento.
Produtos em formato de salsicha de enchimento solto, tipos sal- sichas, por um lado são produzidos para serem trazidos para um formato diferente a partir da seção transversal redonda comumente conhecida, por exemplo, em uma seção transversal retangular. Por outro lado, também as 10 extremidades traseira e dianteira de um produto em formato de salsicha pre- enchidos de forma solta podem ser formados para que sejam mais retangu- lares a fim de reduzir o desgaste que ocorre por um diâmetros reduzido das ditas extremidades fazendo com que, por exemplo, a salsicha deslize devido a um diâmetro reduzido. Para a formação de tais salsichas retangulares, as 15 salsichas preenchidas de forma solta são localizadas em uma caixa de for- mação respectiva. Dessa forma, as salsichas preenchidas de forma solta devem ter um comprimento e um grau de enchimento que correspondem à dita caixa de formação.
Quando do enchimento de um envoltório tubular até um compri- mento predeterminado e formando uma parte tipo trança pela movimentação das unidades deslocadoras para longe uma da outra em torno de um com- primento constante, o comprimento geral do dito produto em formato de sal- sicha preenchido de forma solta pode variar devido às características de compressão do material de enchimento e as características elásticas do ma- terial de envoltório. Como resultado disso, um produto de salsicha sendo muito curto ou possuindo um diâmetro maior do que o pretendido pode ser produzido, e dessa forma, com uma seção transversal incorreta. No caso de uma salsicha preenchida de forma solta de um comprimento maior ser pro- duzida, o material de envoltório pode projetar a partir da caixa de formação ou sobrepor uma borda da dita caixa de formação que então pode não ser corretamente fechada, onde a salsicha terá uma seção transversal incorreta, por exemplo, não constante. É um objetivo da presente invenção fornecer uma máquina de fixação e um método de controle de uma máquina de fixação para produção de produtos em formato de salsicha de preenchimento solto com os quais as desvantagens mencionadas acima podem ser superadas, e com os quais os 5 produtos em formato de salsicha de um comprimento constante e peso cons- tante podem ser produzidos.
O objetivo mencionado acima com relação à máquina de fixação é alcançado pelas características da reivindicação 1. As configurações van- tajosas da máquina de fixação são descritas nas figuras 2 a 6. O objetivo 10 mencionado acima com relação ao método para o controle da máquina de fixação é alcançado pelas características da reivindicação 7. Etapas de mé- todo vantajosas são descritas nas reivindicações de 8 a 11.
De acordo com a presente invenção, é fornecida uma máquina de fixação para produção de produtos em formato de salsicha de um com- primento constante, de preenchimento solto, contendo um material de en- chimento fluido, tal como carne de salsicha, em um material de envoltório tubular. A máquina de fixação compreende um tubo de enchimento possuin- do um eixo geométrico central, para alimentação de um material de enchi- mento, como carne de salsicha, em um envoltório tubular fornecido no tubo de enchimento, uma disposição deslocadora possuindo uma primeira e uma segunda unidades deslocadoras para coletar o envoltório tubular preenchido e para fornecer uma parte tipo trança que é quase livre do material de en- chimento, onde pelo menos a primeira unidade deslocadora é reversivelmen- te móvel com relação à segunda unidade deslocadora ao longo do eixo ge- ométrico central do tubo de enchimento a fim de formar uma parte tipo tran- ça alongada. A máquina de fixação compreende adicionalmente um disposi- tivo de fixação para aplicação de pelo menos um dispositivo de encerramen- to, como um prendedor de encerramento, à parte tipo trança a fim de encer- rar pelo menos o envoltório tubular recém preenchido, um dispositivo de sensor par aperceber a seção de envoltório realmente preenchida a fim de detectar o comprimento do dito envoltório tubular recém preenchido, e uma unidade de controle para controlar a máquina de fixação. Na máquina de fixação de acordo com a presente invenção, a unidade de controle é adaptada para controlar pelo menos o movimento de pelo menos a primeira unidade deslocadora em uma direção ao longo do eixo geométrico central do tubo de enchimento com relação à segunda uni- dade deslocadora com base em um sinal fornecido pelo dispositivo de sen- sor e correspondendo ao comprimento do envoltório tubular recém preenchi- do. Nessa configuração, pelo controle do movimento de pelo menos a pri- meira unidade deslocadora, o comprimento do percurso de movimento de pelo menos a primeira unidade deslocadora pode ser ajustado individual- mente para cada produto em formato de salsicha produzido. Dessa forma, quando do enchimento de uma parte predeterminada de material de enchi- mento dentro do envoltório tubular, o comprimento geral e, dessa forma, o grau de enchimento do produto em formato de salsicha preenchido de forma solta podem ser mantidos constantes, independentemente das característi- cas do material de envoltório ou do material de enchimento.
Em uma modalidade vantajosa da máquina de fixação inventiva, a unidade de controle é adaptada para variar o comprimento do percurso de movimento de pelo menos a primeira unidade deslocadora ao longo do eixo geométrico central do tubo de enchimento dependendo do sinal fornecido 20 pelo dispositivo de sensor. No caso de material de enchimento compressivo, é possível se aumentar individualmente para cada produto em formato de salsicha produzido o comprimento do percurso de movimento pelo menos da primeira unidade deslocadora, onde os produtos em formato de salsicha de um comprimento geral predeterminado podem ser produzidos.
Em uma modalidade vantajosa adicional, pelo menos a primeira
unidade deslocadora inclui um acionador e, dependendo do sinal fornecido pelo dispositivo de sensor, a unidade de controle age no dito acionador para controlar o movimento de pelo menos a primeira unidade deslocadora para adaptação do comprimento do percurso de movimento de pelo menos a pri- 30 meira unidade deslocadora. Pela ação no dito acionador da unidade deslo- cadora, a unidade de controle pode aumentar ou reduzir, por exemplo, a ve- locidade de acionamento de forma constante ou escalonada e de forma pre- cisa. Adicionalmente, o dito acionador é imediatamente interrompido quando o produto em formato de salsicha alcançou o comprimento geral predetermi- nado, que pode ser derivado do sinal do dispositivo de sensor.
A fim de evitar danos ao produto em formato de salsicha, e para 5 permitir um fluxo constante de produto, um dispositivo de transporte é forne- cido a jusante da disposição deslocadora, para descarregar o produto em formato de salsicha recém produzido para fora da máquina de fixação. Para evitar o deslizamento entre o produto em formato de salsicha e o dispositivo de transporte, a velocidade do dito dispositivo de transporte que pode ser um 10 transportador de banda, pode ser adaptada à velocidade de produção, por exemplo, o fluxo de volume do material de enchimento.
Como mencionado acima, pelo menos a primeira unidade deslo- cadora é móvel na direção do eixo geométrico central do tubo de enchimento com relação à segunda unidade deslocadora. As ditas unidades deslocado- 15 ras podem ter configurações diferentes. Em uma modalidade preferida da presente invenção, as primeira e segunda unidades deslocadoras compre- endem primeiro e segundo pares de elementos deslocadores. Os ditos ele- mentos deslocadores podem ter a forma de cisalhadores de deslocador, on- de os cisalhadores de deslocador de cada par de elementos deslocadores 20 são móveis na direção um do outro em torno de um eixo geométrico articu- lado comum. Alternativamente, as unidades deslocadoras também podem ser formadas por deslocadores de íris ou elementos deslocadores linear- mente móveis compreendendo recessos em formato de V para coletar o en- voltório tubular preenchido.
É adicionalmente vantajoso que o dispositivo de sensor compre-
enda um elemento de sensor para detectar a extremidade dianteira do envol- tório tubular recém preenchido posicionado a uma distância predeterminada com relação aos dispositivos de encerramento. A distância predeterminada entre o elemento de sensor e os dispositivos de encerramento, em particular 30 a ferramenta de encerramento que encerra o prendedor de encerramento na extremidade posterior do produto em formato de salsicha corresponde ao comprimento geral do produto em formato de salsicha preenchido. A extre- midade anterior do produto em formato de salsicha pode ser detectada de forma confiável pelo dito dispositivo de sensor e um prendedor pode ser a- plicado à parte tipo trança, onde os produtos de um comprimento geral cons- tante são produzidos. Alternativamente, o elemento de sensor pode detectar 5 também o final do produto em formato de salsicha em uma distância prede- terminada antes do comprimento geral pretendido do produto em formato de salsicha. É possível ainda se derivar o sinal de controle referente ao com- primento do produto em formato de salsicha do dispositivo de transporte.
É adicionalmente vantajoso que a unidade de controle seja adap- 10 tada para receber um sinal correspondente ao volume do material de enchi- mento preenchido no produto em formato de salsicha recém produzido e seja adaptado para interromper o processo de enchimento se um valor predeter- minado para o volume do material de enchimento tiver sido alcançado. O sinal para o volume de material de enchimento preenchido no produto em formato 15 de salsicha recém produzido pode ser determinado por um sensor fornecido separadamente e/ou por uma máquina de enchimento. Ademais, o valor pre- determinado pode ser alterado. Adicionalmente, vários valores para diferentes tipos de produtos em formato de salsicha podem ser adicionalmente armaze- nados em uma base de dados fornecida na máquina de enchimento.
De acordo com a presente invenção, é fornecido adicionalmente
um método para o controle de uma máquina de enchimento para produção de produtos em formato de salsicha de um comprimento constante, preen- chidos de forma solta, contendo um material de enchimento fluido tal como carne de salsicha, em um material de envoltório tubular, compreendendo as etapas de:
alimentação do material de enchimento para dentro do material de envoltório tubular armazenado em um tubo de enchimento, possuindo um eixo geométrico central, e sendo fechado na extremidade dianteira por um prendedor de encerramento, formando, assim, uma seção de envoltório tu- bular preenchida;
coleta do envoltório tubular recém preenchido depois que uma parte predeterminada do material de enchimento foi alimentada para dentro do dito envoltório tubular, pelas primeira e segunda unidades deslocadoras de uma disposição deslocadora;
formação de uma parte tipo trança alongada no envoltório tubu- lar recém preenchido pelo movimento de pelo menos a primeira unidade deslocadora com relação à segunda unidade deslocadora em uma direção ao longo do eixo geométrico central do tubo de enchimento;
percepção do envoltório tubular recém preenchido por um dispo- sitivo de sensor a fim de detectar o comprimento real do dito envoltório tubu- lar recém preenchido;
controle de pelo menos o movimento de pelo menos a primeira
unidade deslocadora ao longo do eixo geométrico central do tubo de enchi- mento por uma unidade de controle, com base em um sinal fornecido para a unidade de controle pelo dispositivo de sensor;
colocação e encerramento de pelo menos um prendedor de en- cerramento na extremidade posterior do envoltório tubular recém preenchido por um dispositivo de fixação; e
descarga do produto em formato de salsicha preenchido de for- ma solta para fora da máquina de fixação.
Adicionalmente, de acordo com o método inventivo, a unidade de controle varia o comprimento do percurso de movimento de pelo menos o primeiro deslocador ao longo do eixo geométrico central do tubo de enchi- mento com base no sinal recebido do dispositivo de sensor.
Em uma etapa de método vantajosa, o percurso de movimento da primeira unidade deslocadora ao longo do eixo geométrico central do tu- bo de enchimento pode ser encurtado, estendido ou mantido constante de acordo com o sinal do dispositivo de sensor.
Ademais, o comprimento do percurso de movimento de pelo menos a primeira unidade deslocadora ao longo do eixo geométrico central do tubo de enchimento pode variar cada vez depois que um produto em for- mato de salsicha de preenchimento solto foi produzido.
De acordo com o método inventivo, os valores limite para pelo menos o comprimento máximo e/ou mínimo do percurso de movimento da pelo menos uma primeira unidade deslocadora ao longo do eixo geométrico central do tubo de enchimento são fornecidos, de acordo com o tipo de pro- duto em formato de salsicha a ser produzido.
Em uma etapa de método vantajosa, a unidade de controle da maquina de fixação recebe um sinal correspondente ao volume do material de enchimento preenchido no envoltório tubular e interrompe o processo de enchimento se um valor predeterminado par ao volume de material de en- chimento foi alcançado.
Ademais, o método de controle de uma máquina de fixação de acordo com a presente invenção fornece as mesmas vantagens que as ex- plicadas em conjunto com a máquina de fixação inventiva.
Vantagens adicionais e modalidades preferidas serão descritas a seguir em conjunto com os desenhos listados abaixo. As expressões "es- querda", "direita", "abaixo", e "acima" utilizadas na descrição a seguir, são 15 referidas aos desenhos em um alinhamento de modo que as referências numéricas e a anotação das figuras utilizadas possam ser lidas em orienta- ção normal.
Nos desenhos:
a figura 1 é uma vista esquemática da máquina de fixação de acordo com a presente invenção, onde o envoltório tubular é preenchido e coletado; e
a figura 2 é uma vista esquemática da máquina de fixação de acordo com a figura 1 onde uma parte tipo trança alongada é formada e o segundo prendedor de encerramento para encerramento do envoltório tubu- Iar recém preenchido é aplicado à parte tipo trança.
A máquina de fixação C para produção de produtos em formato de salsicha de acordo com a figura 1 compreende como componentes prin- cipais um tubo de enchimento cilíndrico circular 10 possuindo um eixo geo- métrico central de extensão longitudinal A e sendo feito de aço inoxidável, 30 onde o material do envoltório tubular M feito de um material laminado fino é armazenado no tubo de enchimento 10,e um dispositivo de fixação 20 dis- posto a montante do tubo de enchimento 10 para encerrar o material de en- voltório tubular preenchido M. Adicionalmente, um dispositivo de transporte 50 na forma de uma correia transportadora é posicionado a jusante do dis- positivo de fixação 20.
Como pode ser inferido a partir da figura 1, o tubo de enchimen- 5 to disposto horizontalmente 10 possui uma extremidade esquerda 12 voltada para o dispositivo de fixação 20 e uma extremidade direita 14 acoplada a uma disposição de enchimento (não ilustrada na figura 1) incluindo uma bomba para alimentar o material de enchimento através do tubo de enchi- mento 10 em uma direção de alimentação F. Um dispositivo de freio de en- 10 voltório 16 é disposto no tubo de enchimento 10 a fim de controlar o movi- mento do material de envoltório M quando puxado par afora do tubo de en- chimento 10 pela pressão de enchimento.
Posicionado imediatamente a jusante da extremidade de es- querda 12 do tubo de enchimento 10, o dispositivo de fixação 20 é disposto 15 e coaxialmente alinhado ao tubo de enchimento 10, compreendendo uma disposição de deslocamento 30 e uma disposição de fixação 40. A disposi- ção de deslocador 30 inclui uma primeira unidade de deslocador 32 e uma segunda unidade de deslocador 34, onde a primeira unidade de deslocador 32 é posicionada a jusante da segunda unidade de deslocador 34. Entre as 20 primeira e segunda ondeasses de deslocador 32, 34, a disposição de fixação 40 é posicionada, incluindo um primeiro e um segundo pares de ferramentas de fixação 42, 44 onde cada par de ferramentas de fixação inclui um perfu- rador e uma matriz.
Adicionalmente a jusante do dispositivo de fixação 20, o disposi- 25 tivo de transporte ou correia transportadora 50 é disposto, compreendendo uma correia transportadora 52 e cilindros guia 54. A direção de transporte T do transportador tipo correia 50 coincide com a direção de alimentação F. A altura da seção de correia do transportador superior da correia transportado- ra 52 é alinhada com o lado inferior do produto em formato de salsicha P a 30 ser produzido.
Um dispositivo de sensor S inclui uma fonte de luz, por exemplo, uma fonte de Iuz de laser para emitir um feixe de Iuz L. O dispositivo sensor S é montado em uma posição a jusante do dispositivo de fixação 20 e a uma distancia predeterminada D do primeiro par de ferramentas de fixação 42. O feixe de Iuz L do dispositivo de sensor S é direcionado para o percurso do produto em formato de salsicha P a ser produzido, a fim de detectar o produ- 5 to em formato de salsicha P quando engatando o feixe de Iuz L, por exem- plo, por sua extremidade dianteira.
Na figura 1, uma etapa de produção intermediária é ilustrada, onde uma parte predeterminada de material de enchimento é alimentada na direção de alimentação F através do tubo de enchimento 10 para dentro do 10 envoltório tubular M1 onde uma seção de envoltório preenchida é formada, e o material de envoltório preenchido M é coletado pelas primeira e segunda ondeasses deslocadoras 32, 34 que são movidas radialmente na direção do eixo geométrico central A do tubo de enchimento 10, formando, assim, uma parte tipo trança curta para o material de envoltório M. Primeiro e segundo 15 pares de ferramentas de encerramento 42, 44 estão em uma primeira posi- ção movidos para longe um do outro.
A figura 2 ilustra a máquina de fixação C da figura 1 compreen- dendo os mesmos componentes que são indicados pelos mesmos sinais de referencia.
Na etapa de produção de acordo com a figura 2, a primeira uni-
dade deslocadora 32 é movida para longe da segunda unidade deslocadora 34 na direção de alimentação F. A seção de envoltório preenchida é supor- tada pelo transportador tipo correia 50, também mudada na direção de ali- mentação. Dessa forma, o material de envoltório adicional M é puxado para 25 fora do tubo de alimentação 10, formando uma parte tipo trança alongada à qual dois prendedores de encerramento CC são aplicados, um primeiro a fim de fechar a seção realmente preenchida do material de encerramento M e um segundo a fim de fechar a extremidade dianteira do material de envoltó- rio M fornecido no tubo de enchimento 10. Primeiro e segundo pares de fer- 30 ramentas de encerramento 42, 44 estão em sua segunda posição perto da parte tipo trança do material de envoltório M para aplicação dos prendedores de encerramento CC. Mesmo sem ser ilustrado, é necessário se compreender que a maquina de fixação C compreende uma unidade de controle para controlar a produção dos produtos em formato de salsicha P na máquina de fixação C, em particular para controlar as etapas de produção e para intervir, por e- 5 xemplo, no caso de um acidente ou similar.
Para a produção de produtos em formato de salsicha P de um comprimento constante e um grau de enchimento constante, o material de enchimento é alimentado através do tubo de enchimento 10 dentro do mate- rial de envoltório tubular M que é fornecido no tubo de enchimento 10, e que 10 é fechado em sua extremidade dianteira por um prendedor de encerramento CC, onde o material de encerramento M é puxado para fora do tubo de en- chimento 10 pela pressão de alimentação do material de enchimento. Depois que uma parte predeterminada de material de enchimento é alimentada no material de envoltório tubular M, a alimentação de material de enchimento é 15 interrompido e primeira e segunda unidades deslocadoras 32, 34 são ativa- das para coletar o envoltório tubular preenchido M. Isso significa que as uni- dades deslocadoras 32, 34 são movidas de uma posição aberta (não ilustra- da) em uma posição fiada como ilustrado nas figuras 1 e 2. As unidades des- locadoras 32, 34 compreendem de forma convencional elementos desloca- 20 dores. Dessa forma, para mover unidades deslocadoras 32, 34 a partir de uma posição aberta para uma posição fechada, os ditos elementos desloca- dores das unidades deslocadoras 32, 34 são movidos radialmente na dire- ção do eixo geométrico central A do tubo de enchimento 10.
Depois disso, a primeira unidade deslocadora 32 juntamente 25 com a parte de envoltório preenchida posicionada a jusante da primeira uni- dade deslocadora 32 é mudada ao longo do eixo geométrico central A na direção de alimentação F, onde o material de envoltório adicional M é puxa- do para fora do tubo de enchimento 10 e uma parte tipo trança alongada é formada entre as primeira e segunda unidades deslocadoras 32, 34. A parte 30 de envoltório preenchida é suportada pelo transportador tipo correia 50 que é acionado a uma velocidade correspondente ao avanço da dita parte de envoltório preenchida. Para ser acionado a uma velocidade respectiva, o transportador tipo correia 50 compreende um acionador, como um motor elétrico, que é acoplado à unidade de controle da máquina de fixação C. No caso de o avanço do produto em formato de salsicha P não ser constante, por exemplo, em etapas de produção diferentes, também o transportador em formato de correia 50 pode ser acionado a uma velocidade não constante.
Durante o movimento da primeira unidade deslocadora 32, a ex- tremidade dianteira do envoltório recém preenchido P é detectada pelo dis- positivo de sensor S. Quando a extremidade dianteira do envoltório recém preenchido P é detectada pelo dispositivo de sensor S, o movimento da pri- 10 meira unidade deslocadora 32 é interrompido e a disposição de fixação 40 é ativada. Dois prendedores de encerramento CC são aplicados à parte tipo trança pelos primeiro e segundo pares de ferramentas de fixação 42, 44. Simultaneamente ou posteriormente, o dispositivo de corte não ilustrado cor- ta a parte tipo trança entre os dois prendedores de encerramento CC para 15 separar o produto em formato de salsicha P recém produzido do material de envoltório tubular M restando no tubo de enchimento 10. Depois disso, um produto em formato de salsicha adicional P pode ser produzido, enquanto o produto em formato de salsicha P recém produzido é descarregado da má- quina de fixação C pelo transportador 50 e orientado para uma estação fé 20 formação, que pode incluir uma caixa de formação para formar um produto em formato de salsicha de uma seção transversal específica.
Visto que o dispositivo de sensor S é montado a jusante do dis- positivo de fixação 20 a uma distância predeterminada D do primeiro par de ferramentas de encerramento 42, o comprimento geral do produto em forma- to de salsicha P recém produzido incluindo a parte de envoltório preenchida e a parte tipo trança alongada, corresponde à dita distância D.
Dependendo das características do material de enchimento, por exemplo, variação de características de compressão do material de enchi- mento, enquanto uma parte predeterminada do dito material de enchimento 30 é alimentada para dentro do material de envoltório M formando a dita seção de envoltório preenchida, o comprimento da dita seção preenchida pode va- riar. Dessa forma, pelo controle do movimento da primeira unidade desloca- dora 32 com base em um sinal do dispositivo de sensor S, o comprimento da parte tipo trança pode variar, mas o comprimento geral do produto em forma- to de salsicha se mantém constante e, visto que uma parte predeterminada do material de enchimento é preenchida no dito material de envoltório M 5 possuindo um comprimento constante, também o grau de enchimento e o peso dos produtos em formato de salsicha P são mantidos constantes. Fi- nalmente, a seção transversal dos ditos produtos em formato de salsicha P também é mantida constante, o que é uma vantagem adicional com relação ao tratamento adicional e á qualidade dos ditos produtos P.
Adicionalmente, para aumentar a precisa do comprimento, peso
e/ou grau de enchimento do produto em formato de salsicha P, a unidade de controle pode compreender um dispositivo de armazenamento no qual os dados referentes às características de diferentes materiais de enchimento e/ou materiais de envoltório são armazenados. Os ditos dados podem então 15 ser selecionados dependendo do tipo de produtos em formato de salsicha P a serem produzidos. Com base nos ditos dados, um fator de correção ou um comprimento corrigido para os produtos em formato de salsicha respectivos P pode ser calculado e incluído para controlar, por exemplo, o movimento de pelo menos a primeira unidade deslocadora 32.
Alternativamente, os ditos dados referentes às características de
diferentes materiais de enchimento e/ou materiais de envoltório, um fator de correção ou um comprimento corrigido podem ser manualmente fornecidos para a unidade de controle pelo operador.
As unidades deslocadoras 32, 34 ilustradas na figura 1 e 2, po- 25 dem ser de qualquer tipo adequado. Podem ser realizadas como deslocado- res de íris, deslocadores de cisalhamento incluindo cisalhadores de desloca- dor dos elementos deslocadores, ou deslocadores linearmente móveis inclu- indo elementos deslocadoras possuindo recessos em formato de V para co- letar o material de envoltório tubular preenchido M.
De acordo com a modalidade das figuras 1 e 2, apenas a pri-
meira unidade deslocadora 32 é descrita como sendo móvel com relação à segunda unidade deslocadora 34 ao longo do eixo geométrico central A. Deve-se compreender que também a segunda unidade deslocadora 34 po- de ser móvel com relação à primeira unidade deslocadora 32, por exemplo, em uma direção contrária à primeira unidade deslocadora 32. Nesse caso, as primeira e segunda unidades deslocadoras 32, 34 podem compreender 5 acionadores separados para mover separadamente primeira e segunda unidades deslocadoras 32, 34 com relação uma à outra, controladas pela unidade de controle com base em um sinal recebido do dispositivo de sen- sor S. É possível também se acionar as primeira e segunda unidades des- locadoras 32, 34 por um acionador comum, que é então acoplado às pri- 10 meira e segunda unidades deslocadoras 32, 34 por uma parte traseira res- pectiva ou transmissão para realização do movimento respectivo na dire- ção respectiva.
O dispositivo de sensor S foi descrito como compreendendo uma fonte de Iuz para emitir um feixe de Iuz L para detectar a extremidade dian- teira do envoltório tubular recém preenchido P. Outros dispositivos de sen- sor, como um comutador mecânico ou uma fonte de radiação alternativa po- dem ser utilizados.
A posição do dispositivo de sensor S foi descrita como estando a uma distância predeterminada D longe do primeiro par das ferramentas de 20 encerramento 42. Compreende-se que a posição do dispositivo de sensor pode ser ajustada, manual ou automaticamente, de acordo com o tamanho dos produtos em formato de salsicha a serem produzidos. Para esse ajuste, os dispositivos de sensor S podem ser alterados ao longo de uma orientação na direção de alimentação F. A dita orientação, juntamente com o dispositivo 25 de sensor S, pode ser fornecida com uma atualização às máquinas de fixa- ção existentes incluindo as unidades deslocadoras respectivas.
Ademais, a distância D também pode ser mais curta do que o comprimento total do produto em formato de salsicha. O comprimento res- tante para alcançar o comprimento geral pretendido do produto em formato 30 de salsicha P pode ser um comprimento predeterminado, que permite uma variação no movimento da primeira unidade deslocadora, como uma veloci- dade de avanço reduzida. Adicionalmente, o dito sinal pode ser utilizado, por exemplo, para iniciar o processo de fixação pela movimentação das ferra- mentas de fixação na direção da parte tipo trança.
Alternativamente ao dispositivo de sensor S, um sinal corres- pondente ao comprimento da seção de envoltório recém preenchida para controlar o movimento de pelo menos a dita unidade deslocadora também pode ser derivado do dispositivo de transporte 50, por exemplo, com base na velocidade e no tempo.
O dispositivo de transporte 50 não precisa necessariamente ser um transportador tipo correia incluindo um acionador. Em uma modalidade 10 alternativa, o dispositivo de transporte 50 pode ser realizado por uma coluna de cilindros separados e livremente rotativos, que suportam apenas a parte de material de envoltório sendo recém preenchida. Os ditos cilindros são então automaticamente acionados pelo avanço do material de envoltório M enquanto são preenchidos.

Claims (13)

1. Máquina de fixação para produção de produtos em formato de salsicha (P) de um comprimento constante preenchido de forma solta, con- tendo um material de enchimento fluido, como carne de salsicha, em um ma- terial de envoltório tubular (M)1 compreendendo: um tubo de enchimento (10) possuindo um eixo geométrico cen- tral (A), para alimentar um material de enchimento, como carne de salsicha, em um envoltório tubular (M) fornecido no tubo de enchimento (10), uma disposição deslocadora (30) possuindo uma primeira e uma segunda unida- des deslocadoras (32, 34) para coletar o envoltório tubular preenchido (M) e para fornecer uma parte tipo trança que é quase livre de material de enchi- mento, onde pelo menos a primeira unidade deslocadora (32) é reversivel- mente móvel com relação à segunda unidade deslocadora (34) ao longo do eixo geométrico central (A) do tubo de enchimento (10) a fim de formar uma parte tipo trança alongada; um dispositivo de fixação (40) para aplicação de pelo menos um dispositivo de encerramento (CC) como um prendedor de encerramento à parte tipo trança a fim de fechar pelo menos o envoltório tubular recém pre- enchido (M); um dispositivo de sensor (S) para perceber a seção de envoltório realmente preenchida a fim de detectar o comprimento do dito envoltório tu- bular recém preenchido (M); e uma unidade de controle para controlar a máquina de fixação (C); caracterizada pelo fato de a unidade de controle ser adaptada para controlar pelo menos o movimento de pelo menos a primeira unidade deslocadora (32) em uma direção ao longo do eixo geométrico central (A) do tubo de enchimento (10) com relação à segunda unidade deslocadora (34) com base em um sinal fornecido pelo dispositivo de sensor (S) e correspon- dendo ao comprimento do envoltório tubular recém preenchido (M).
2. Máquina de fixação, de acordo com a reivindicação 1, na qual a unidade de controle é adaptada para variar o comprimento do percurso de movimento de pelo menos a primeira unidade deslocadora (32) ao longo do eixo geométrico central (A) do tubo de enchimento (.10) dependendo do sinal fornecido pelo dispositivo de sensor (S).
3. Máquina de fixação, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, ca- racterizada pelo fato de a pelo menos primeira unidade deslocadora (32) inclui um acionador, e, dependendo do sinal fornecido pelo dispositivo de sensor (S)1 a unidade de controle age no dito acionador para controlar o mo- vimento de pelo menos a primeira unidade deslocadora (32).
4. Máquina de fixação, de acordo com qualquer uma das reivin- dicações de 1 a 3, na qual um dispositivo de transporte (50) é fornecido a jusante da disposição deslocadora (30), para descarregar o produto em for- mato de salsicha (P) recém produzido para fora da máquina de fixação (C).
5. Máquina de fixação, de acordo com qualquer uma das reivin- dicações 1 a 4, na qual as primeira e segunda unidades deslocadoras (32, 34) compreendem primeiro e segundo pares de elementos deslocadores.
6. Máquina de fixação, de acordo com qualquer uma das reivin- dicações 1 a 5, na qual o dispositivo de sensor (S) compreende um elemento de sensor para detectar a extremidade dianteira do envoltório tubular recém preenchido (M), posicionado a uma distância predeterminada (D) com rela- ção aos dispositivos de encerramento (CC).
7. Aparelho, como definido em uma das reivindicações 1 a 6, no qual a unidade de controle é adaptada para receber um sinal correspondente ao volume do material de enchimento preenchido no produto em formato de salsicha recém produzido e é adaptado para interromper o processo de en- chimento se um valor predeterminado para o volume do material de enchi- mento tiver sido alcançado.
8. Método para controlar uma máquina de fixação para produção de produtos em formato de salsicha (P) de um comprimento constante, pre- enchido de forma solta, contendo um material de enchimento fluido, como carne de salsicha, em um material de envoltório tubular (M), compreendendo as etapas de: alimentação do material de enchimento para dentro do material de envoltório tubular (M) armazenado em um tubo de enchimento (10), pos- suindo um eixo geométrico central (A), e sendo fechado na extremidade di- anteira pelo dispositivo de encerramento, como um prendedor de encerra- mento (CC), formando, assim, uma seção de envoltório tubular preenchida; coleta do envoltório tubular recém preenchido (M) depois de uma parte predeterminada de material de enchimento ter sido alimentada para o dito envoltório tubular (M), pelas primeira e segunda unidades deslocadoras (32, 34) de uma disposição deslocadora (30); formação de uma parte tipo trança alongada para o envoltório tubular recém preenchido (M) pela movimentação de pelo menos a primeira unidade deslocadora (32) com relação à segunda unidade deslocadora (34) em uma direção ao longo do eixo geométrico central (A) do tubo de enchi- mento (10); percepção do envoltório tubular recém preenchido (M) por um dispositivo de sensor (S) a fim de detectar o comprimento real do dito envol- tório tubular recém preenchido (M); controle pelo menos do movimento da pelo menos a primeira u- nidade deslocadora (32) ao longo do eixo geométrico central (A) do tubo de enchimento (10) por uma unidade de controle, com base no sinal fornecido para a unidade de controle pelo dispositivo de sensor (S); colocação e encerramento de pelo menos um prendedor de en- cerramento (CC) na extremidade traseira do envoltório tubular recém preen- chido (M) por um dispositivo de fixação (40); e descarga do produto em formato de salsicha preenchido de for- ma solta (P) para fora da máquina de fixação (C).
9. Método, de acordo com a reivindicação 8, no qual a unidade de controle varia o comprimento do percurso de movimento de pelo menos a primeira unidade deslocadora (32) ao longo do eixo geométrico central do tubo de enchimento com base no sinal recebido do dispositivo de sensor (S).
10. Método, de acordo com a reivindicação 8 ou 9, no qual o percurso de movimento da primeira unidade deslocadora (32) ao longo do eixo geométrico central do tubo de enchimento pode ser encurtado, estendi- do ou mantido constante de acordo com o sinal do dispositivo de sensor (S).
11. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 8 a 10, no qual o comprimento do percurso de movimento da pelo menos pri- meira unidade deslocadora (32) ao longo do eixo geométrico central do tubo de enchimento pode variar com o tempo depois de um produto em formato de salsicha de preenchimento solto (P) ter sido produzido.
12. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 8 a 11, no qual os valores limite para pelo menos o comprimento máximo e/ou mínimo do percurso de movimento da pelo menos primeira unidade desloca- dora (32) ao longo do eixo geométrico central do tubo de enchimento são fornecidos, de acordo com o tipo de produto em formato de salsicha (P) a ser produzido.
13. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 8 a 11, no qual a unidade de controle da máquina de fixação recebe um sinal correspondente ao volume do material de enchimento preenchido no envol- tório tubular e interrompe o processo de enchimento se um valor predetermi- nado para o volume de material de enchimento tiver sido alcançado.
BR102012003373-9A 2011-02-15 2012-02-14 Máquina de fixação e método de controle para produtos embutidos de forma solta BR102012003373A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP11154549A EP2489274A1 (en) 2011-02-15 2011-02-15 Clipping machine and control method for loosely filled products

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102012003373A2 true BR102012003373A2 (pt) 2014-01-28

Family

ID=44356205

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102012003373-9A BR102012003373A2 (pt) 2011-02-15 2012-02-14 Máquina de fixação e método de controle para produtos embutidos de forma solta

Country Status (5)

Country Link
US (1) US20120204519A1 (pt)
EP (1) EP2489274A1 (pt)
JP (1) JP2012165739A (pt)
BR (1) BR102012003373A2 (pt)
CA (1) CA2760719A1 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP2742805B1 (de) 2012-12-17 2017-09-13 Albert Handtmann Maschinenfabrik GmbH & Co. KG Verfahren und Vorrichtung zum Abteilen eines von einer Füllmaschine erzeugten Wurststrangs
US11110666B2 (en) 2018-02-12 2021-09-07 Tipper Tie, Inc. Systems with external heat-seal assembly height adjustment control and related seal assemblies
EP3732979A1 (en) * 2019-05-02 2020-11-04 Poly-clip System GmbH & Co. KG Clipping machine with improved discharge device

Family Cites Families (18)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4044426A (en) * 1975-10-30 1977-08-30 Union Carbide Corporation Stuffing apparatus
US4766645A (en) * 1987-04-16 1988-08-30 Viskase Corporation Size control system for stuffing machine
US4837897A (en) * 1988-04-18 1989-06-13 Viskase Corporation Apparatus for monitoring the width of a stuffed food casing
US4980949A (en) * 1989-12-19 1991-01-01 Teepak, Inc. Apparatus and methods for filling slack filled food casings
DE9001076U1 (pt) * 1990-01-31 1990-08-30 Albert Handtmann Maschinenfabrik Gmbh & Co Kg, 7950 Biberach, De
JP3596544B2 (ja) * 1992-04-30 2004-12-02 ハイテック株式会社 連鎖状ソーセージ等の製造装置
JP2558667Y2 (ja) * 1992-10-09 1997-12-24 テラダ・トレーディング株式会社 ソーセージの製造装置
US5573454A (en) * 1994-06-17 1996-11-12 Devro-Teepak, Inc. Method and apparatus for aligning labels on shirred food casings
DE19519394C2 (de) * 1995-05-26 1997-03-13 Poly Clip System Gmbh & Co Kg Verfahren zum Herstellen von Würsten
DE20312390U1 (de) * 2003-08-07 2003-12-04 Nolten, Bernd-Jürgen Vorrichtung zum Portionieren von Wurst mit digitaler Längenanzeige
DE202004007711U1 (de) * 2004-05-13 2004-08-12 Tipper Tie Technopack Gmbh Wurstverpackungsvorrichtung zum Befüllen von pastösem Füllgut in schlauchförmiges Hüllenmaterial
DE202005007176U1 (de) * 2005-05-04 2005-08-04 Tipper Tie Technopack Gmbh Vorrichtung zum Einschnüren eines mit Füllgut gefüllten Schlauchs
JP4796675B2 (ja) * 2005-10-17 2011-10-19 ハイテック株式会社 絞り部を有した連鎖状天然腸ソーセージの製造装置
DE102006052023A1 (de) * 2006-11-03 2008-05-08 Poly-Clip System Gmbh & Co. Kg Abfüllvorrichtung und Verfahren zum Abfüllen von viskosem Füllgut
DE102007011422B3 (de) 2007-03-08 2008-08-21 Poly-Clip System Gmbh & Co. Kg Automatische Spreizverstellung
DE102007021047A1 (de) * 2007-05-04 2008-11-06 Poly-Clip System Gmbh & Co. Kg Verfahren und Vorrichtung zum gesteuerten Verschließen wenigstens eines Clips um einen füllgutfreien Zopfabschnitt einer schlauchförmigen Hülle an einem mit der Hülle umschlossenen Füllgutabschnitt
DE102008033800A1 (de) * 2008-07-18 2010-01-28 Poly-Clip System Gmbh & Co. Kg Verpackungsvorrichtung und Verfahren zur Steuerung einer Verpackungsvorrichtung
DE202009014670U1 (de) * 2009-10-30 2011-03-17 Tipper Tie Technopack Gmbh Positionierbarer Pneumatikzylinder

Also Published As

Publication number Publication date
CA2760719A1 (en) 2012-08-15
EP2489274A1 (en) 2012-08-22
JP2012165739A (ja) 2012-09-06
US20120204519A1 (en) 2012-08-16

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2760463T3 (es) Cortadora así como procedimiento para cortar barras elásticas, en particular barras de carne
US8561663B2 (en) Packaging systems with adhesive seal modules
US20070180795A1 (en) Portioning and packaging apparatus and method
US7575506B2 (en) Automatic spreading adjustment
JP2572831B2 (ja) 可撓性包装材に充填した後、充填包装材を節毎に個別に封止する改良された包装装置
US11572211B2 (en) Packaging systems with clipper trigger and reset cam assemblies each comprising a plurality of cams and related cam assemblies
BR102012003373A2 (pt) Máquina de fixação e método de controle para produtos embutidos de forma solta
US8870634B2 (en) Polygonal shaped filling tube with corresponding casing brake
CN105923198A (zh) 四边封包装机
EP3001909B1 (en) Decoupled drive units for gathering and over-spreading
ES2935162T3 (es) Procedimiento de control de una máquina de recorte, así como una máquina de recorte para esta
BR112019012448B1 (pt) Dispositivo de corte e método para recortar um comprimento de uma tira contínua para formar um componente de pneu
ES2774214A1 (es) Método y máquina para la realización de un rollito comestible
US4660356A (en) Step feed device for bag filling machines
EP2465353B1 (en) Clipping machine
ES2543828T3 (es) Sistema y procedimiento de embalaje
RU2650033C1 (ru) Способ и устройство для производства колбасных продуктов
EP3001908A1 (en) Decoupled drive units for gathering and over-spreading
US20140000216A1 (en) Clipping machine
RU2547453C1 (ru) Узел тормоза оболочки
EP2684460B1 (en) Clipping device
JP2022073672A (ja) 包装機
JP2009284904A (ja) ソーセージ等の食品製造用充填管にケーシングを装着する方法及び装置
WO2013172989A1 (en) Thin sealing device for side sealing machine
US20140170946A1 (en) Method and device for portioning a sausage string generated by a filling machine

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B25G Requested change of headquarter approved

Owner name: POLY-CLIP SYSTEM GMBH AND CO.KG (DE)

B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 4A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2364 DE 26-04-2016 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.