BR0316592B1 - conjunto para suportar trilho sobre um dormente ferroviário. - Google Patents

conjunto para suportar trilho sobre um dormente ferroviário. Download PDF

Info

Publication number
BR0316592B1
BR0316592B1 BRPI0316592-2A BR0316592A BR0316592B1 BR 0316592 B1 BR0316592 B1 BR 0316592B1 BR 0316592 A BR0316592 A BR 0316592A BR 0316592 B1 BR0316592 B1 BR 0316592B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
rail
plate
cushion
abrasion
depressions
Prior art date
Application number
BRPI0316592-2A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0316592A (pt
Inventor
William Hugo Giessele
Frank Howard Coats
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed filed Critical
Publication of BR0316592A publication Critical patent/BR0316592A/pt
Publication of BR0316592B1 publication Critical patent/BR0316592B1/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E01CONSTRUCTION OF ROADS, RAILWAYS, OR BRIDGES
    • E01BPERMANENT WAY; PERMANENT-WAY TOOLS; MACHINES FOR MAKING RAILWAYS OF ALL KINDS
    • E01B9/00Fastening rails on sleepers, or the like
    • E01B9/02Fastening rails, tie-plates, or chairs directly on sleepers or foundations; Means therefor
    • E01B9/28Fastening on wooden or concrete sleepers or on masonry with clamp members
    • E01B9/30Fastening on wooden or concrete sleepers or on masonry with clamp members by resilient steel clips
    • E01B9/303Fastening on wooden or concrete sleepers or on masonry with clamp members by resilient steel clips the clip being a shaped bar
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E01CONSTRUCTION OF ROADS, RAILWAYS, OR BRIDGES
    • E01BPERMANENT WAY; PERMANENT-WAY TOOLS; MACHINES FOR MAKING RAILWAYS OF ALL KINDS
    • E01B9/00Fastening rails on sleepers, or the like
    • E01B9/68Pads or the like, e.g. of wood, rubber, placed under the rail, tie-plate, or chair
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E01CONSTRUCTION OF ROADS, RAILWAYS, OR BRIDGES
    • E01BPERMANENT WAY; PERMANENT-WAY TOOLS; MACHINES FOR MAKING RAILWAYS OF ALL KINDS
    • E01B31/00Working rails, sleepers, baseplates, or the like, in or on the line; Machines, tools, or auxiliary devices specially designed therefor
    • E01B31/20Working or treating non-metal sleepers in or on the line, e.g. marking, creosoting

Description

"CONJUNTO PARA SUPORTAR TRILHO SOBRE UM DORMENTE
FERROVIÁRIO".
Campo de Invenção
A presente invenção se relaciona a um novo conjunto de abrasão, mais particularmente a um conjunto de abrasão formado de uma placa de abrasão apoiada sobre dormentes ferroviários e coxim na placa que suportam o trilho. Mais especificamente, são providos meios para intertravar placa de abrasão e coxim sendo separados pelo deslocamento lateral ou longitudinal do trilho, e travar a placa de abrasão ao dormente para embarque. Também são providos meios para selar o lado de baixo contra penetração de contaminantes. Descrição da Técnica Anterior Durante as últimas décadas, os antigos dormentes de madeira foram substituídos por dormentes de concreto e foram providos coxins entre trilhos e dormentes de concretos. Estes coxins tinham duas funções: atuavam como absorvedores de choque e isoladores elétricos. Esta última função é importante para sistemas ferroviários nos quais os trilhos fazem parte de um circuito elétrico de força motriz, e funções de controle ou sinalização. Clipes de trilho separados ou outros fixadores similares são usados para fixar o trilho no dormente. Por exemplo, a patente de propriedade comum U.S. N0 5.110.046, incorporada nesta por referência, divulga um conjunto de abrasão de duas partes, coxim elastomérico e placa de abrasão disposta sobre dormente. A placa de abrasão foi feita de aço carbono termicamente tratado. A placa de abrasão foi provida na superfície de base com uma camada de adesivo para fixá-la ao dormente de concreto. Outros conjuntos de abrasão foram desenvolvidos com uma placa de abrasão de material plástico.
No entanto, problemas ainda persistem com conjuntos de abrasão. Um problema é o fato de, após uso excessivo, o dormente de concreto sob o conjunto fica desgastado e tem que ser reparado. Um problema adicional é o fato de o trilho ao longo do tempo tender a se expandir/ contrair longitudinalmente devido a mudanças de temperatura, passagens de trem, e manutenção do dormente. A ação tende a separar as duas partes do conjunto. Objetivos e Sumário da Invenção
Trata-se de um objetivo da presente invenção prover um método para reparar dormentes de trilhos desgastados. Trata-se de um objetivo adicional da presente invenção prover um conjunto de abrasão melhorado suportado sobre dormentes, o citado conjunto de abrasão sendo construído em duas partes: placa de erosão disposta sobre o dormente e coxim disposto sobre a placa e suportando o trilho. Trata-se de um objetivo adicional da presente invenção prover um conjunto de abrasão de duas partes com meios para impedir, ou pelo menos resistir, a formação de forças sobre um coxim disposto sob o trilho para resistir a separação entre as duas partes.
Outros objetivos e vantagens da presente invenção se tornarão aparentes a partir da descrição que se segue. Um conhecido conjunto de abrasão de duas partes consiste de um sanduíche de duas camadas, especificamente uma placa de abrasão metálica e um coxim de trilho plástico. Os componentes do conjunto de abrasão convencionalmente são pré-montados antes de serem levados para o local de ferrovia para instalação em um novo dormente de concreto. Cada sanduíche é mantido montado um no outro com uma fita de fibra de vidro que é enrolada em torno de dois componentes montados para impedir sua separação durante transporte. No entanto, a aplicação desta fita é lenta e difícil, de modo a garantir que o conjunto de abrasão não desmonte inadvertidamente. Resumidamente, para eliminar o uso de fita de fibra de vidro e ao invés de usar a mesma para proporcionar um arranjo de fixação mais fácil e econômico para a placa de abrasão de plástico e o coxim de trilho do conjunto de abrasão de duas partes da presente invenção, contempla-se o uso de componente de "pinagem a quente" (heat_stake) . 0 desenho básico deste componente consiste de um pino de plástico protuberante provido em um dos componentes do conjunto, e dimensionado de modo a se ajustar no correspondente furo no outro componente. Na forma preferida da presente invenção, uma vez o coxim de trilho se apoiando sobre a placa de abrasão, o pino de "pinagem a quente" é provido no coxim de trilho e o furo por sua vez é provido no coxim de trilho (mas tal arranjo poderia muito bem ser feito de forma contrária) , de modo que no estado montado uma porção de extremidade do pino se estende do furo. Quando se deseja afixar ambos componentes, um ao outro, a extremidade protuberante do pino é prensada com uma superfície quente, por exemplo, a ponta de um ferro de soldar. A superfície quente serve para fundir a região protuberante do pino tendo uma largura maior que do furo, impedindo que a haste passe pelo furo resultando dois componentes permanentemente afixados um ao outro. Com certeza, cada par, placa de abrasão e coxim de trilho, poderia ter mais que uma haste e um furo, dependendo do caso.
Um aspecto único da "pinagem a quente" da presente invenção é a grande folga provida pelo ajuste haste e furo. Pode se imaginar que alguém possa desejar prensar a haste fundida no furo formando uma montagem rígida, no entanto isto seria um erro. Coxim de trilho e placa de abrasão não devem ser montados rigidamente porque o coxim de trilho deve gozar algum grau de liberdade para ser localizado em torno do isolador lateral. Portanto, "pinagem a quente" da presente invenção deve ser implementada provendo uma grande folga anular entre haste e furo. O processo de fundir o pino deve ser cuidadosamente controlado de modo que uma "cabeça de cogumelo" seja formada na extremidade protuberante do pino impedindo a retirada do pino do furo, mas sem impedir que coxim de trilho e placa de abrasão se movimentem livremente um em relação ao outro, dentro das restrições de folga anular entre pino e furo. Um outro problema resolvido pela presente invenção se relaciona à insuficiente restrição lateral do trilho.
Um fator concorrente para pequena restrição longitudinal é a falta de uma trava mecânica positiva entre placa de abrasão e coxim de trilho. Deve ser entendido que o trilho se move longitudinalmente sob condições de ambiente e manutenção, tentando arrastar o coxim de trilho junto com ele. O movimento correspondente do coxim de trilho foi previamente restringido por uma combinação de arranjos, tal como orelhas salientes que se ajustam nos encostos, vigas verticais retangulares engatam o isolador do pino lateral, e modificadores de acabamento de superfície no conjunto de abrasão de trilho.
0 mecanismo de intertravamento da presente invenção consiste um arranjo de projeções-macho na face de topo da placa de abrasão e um correspondente arranjo de recessos ou depressões-fêmea na face de base do coxim de trilho.
Os componentes de intertravamento são previstos com folga da montagem e posicionamento inicial. Isto permite que o coxim de trilho e a placa de abrasão assumam suas correspondentes posições na região de assento do trilho com respeito às diferentes posições dos encostos e isoladores de pino lateral.
0 componente de intertravamento da presente invenção provê um método adicional para restringir a placa de abrasão. À medida que o coxim se movimenta longitudinalmente em relação à placa de abrasão, a folga entre projeção-macho e depressão-fêmea diminui até contatarem. Os múltiplos pontos de contato travam positivamente placa de abrasão e coxim de trilho, aumentando a restrição longitudinal.
A presente invenção também provê uma outra solução para reduzir penetração de areia e outros contaminantes entre placa de abrasão e área de assento do trilho do dormente de concreto. Esta solução considera que uma pequena folga entre cada lado da placa de abrasão e o respectivo encosto fundido próximo atua como "bolsa" acumulando contaminantes abrasivos que penetram pela placa de abrasão. Estas partículas ficam presas entre o assento de trilho e a placa de abrasão sobreposta.
A solução adicional mencionada para este problema é prover um ajuste interferente entre placa de abrasão e encosto fundido. As tolerâncias dos encostos fundidos ou luvas, as tolerâncias dimensionais do posicionamento dos encostos fundidos nos dormentes e as tolerâncias dimensionais da placa de abrasão todas se somam para efetivamente impedir um ajuste preciso apertado entre a placa de abrasão e os encostos fundidos. Ao invés de utilizar um ajuste apertado, a solução da presente invenção é prover um lábio ou projeção fina flexível adicionada a cada lado da placa de abrasão adjacente ao encosto fundido mais próximo. Os lábios são projetados para interferir com os respectivos encostos em cerca de .0,015". Como a placa de abrasão desliza no assento do trilho entre os encostos, os lábios finos topam os encostos e são defletidos cobrindo as folgas entre os lados da placa de abrasão e os respectivos encostos com precisão, daí selando e entrada de contaminantes. 0 ajuste interferente entre lábios e encostos também atua para travar o conjunto no dormente para transporte, tornando desnecessário utilizar fita adesiva ou adesivos para afixar o conjunto ao dormente. Este arranjo é útil quando dormentes, encostos de retenção de clipe de trilho, e conjunto de abrasão são montados em um local, daí transportados montados para o campo. Descrição Resumida dos Desenhos
A figura 1 mostra uma vista isométrica de um trilho suportado por um conjunto de abrasão e dormente de concreto, de acordo com a presente invenção; a figura 2 mostra uma vista isométrica explodida de duas partes que constituem o conjunto de abrasão; a figura 3 mostra duas partes do conjunto de abrasão permanentemente ligadas uma à outra; as figuras 4A e 4B mostram uma vista em corte transversal de um conjunto de abrasão em condição de transporte/ armazenamento e configuração instalada, respectivamente com os detalhes das hastes e suas cabeças deformadas, tomada ao longo das linhas 4-4 da figura 3; a figura 5 mostra uma vista em corte transversal ampliada da interface entre placa e coxim; a figura 6 mostra uma configuração alternativa, onde placa e coxim têm depressões e projeções correspondentes que se ajustam sem nenhuma folga substancial; a figura 7 mostra uma configuração alternativa, onde a placa é provida com depressões e o coxim provido com as correspondentes projeções; a figura 8 mostra detalhes de um lábio de selagem entre placa e paredes laterais de uma luva; a figura 9 mostra uma vista em planta de uma configuração alternativa da placa; a figura 10 mostra uma vista em elevação lateral da placa da figura 9; a figura 11 mostra uma vista isométrica da placa das figuras 9 e 10, com um coxim sobreposto, durante montagem; a figura 12 mostra uma vista isométrica do conjunto de abrasão completo da figura 11; a figura 13 mostra uma vista em elevação lateral do conjunto de abrasão da figura 12; e As figuras 14A e 14B mostram uma configuração alternativa de um coxim de trilho. Descrição Detalhada da Invenção A figura 1 mostra trilho padrão com alma 12 e flange 14 suportado sobre dormentes de concreto 2 0 por um conjunto de abrasão de duas partes 30. Uma luva 16 é afixada a uma ancoragem (não mostrada) incorporada no dormente 20. A luva engata e suporta um clipe de aço 18. Outros suportes de clipe também podem ser usados. O clipe pressiona uma cunha 22 que pressiona o flange 14. Desta maneira, o conjunto de abrasão 30 é sanduichado entre o flange de trilho 14 e dormente 20. O conjunto de abrasão inclui placa de erosão 32 e coxim 34 que serão descritos com mais detalhes adiante.
Como mencionado acima, os atuais conjuntos de dormentes apresentam o problema de a superfície do dormente 2 0 sob o conjunto de abrasão se desgastar pela ação de areia e outros contaminantes ao longo do tempo fazendo surgir uma grande quantidade de denteados. Conseqüentemente, o conjunto de abrasão afrouxa e perde a capacidade de desempenhar sua função apropriadamente.
De acordo com a invenção esta condição é reparada da seguinte forma. Em primeiro lugar, os clipes 18 são removidos da luva 18 e desengatados das cunhas 22 para liberar o trilho 10. Este processo na técnica é chamado "declipagem" (declipping). Daí, o trilho 10 é erguido e permitindo remover o conjunto de abrasão antigo é sob o dormente 20. A seguir, uma mistura epóxi adequada 25 é aplicada à superfície de topo 23 do dormente 2 0 na região da superfície desgastada e um novo conjunto de abrasão 3 0 será imediatamente colocado sobre a mistura epóxi 25 ainda no estado meio líquido que cobre a superfície 23. Logo em seguida, o trilho é baixado de volta sobre o conjunto de abrasão 30 e camada de epóxi não-curado 25. Sob o peso do trilho 10, a mistura epóxi não-curada 2 5 é aplicada para preencher vãos e subseqüentemente curar sob uma superfície irregular, preenchendo a porção desgastada da superfície 23. A porção de topo do epóxi 2 5 é curada formando uma superfície plana sobre o lado de baixo do conjunto de abrasão 30, e mais particularmente sobre a superfície inferior 33 da placa de abrasão 32. O epóxi curado prove um enchimento com forma exata para preencher o espaço irregular entre a superfície de base da placa de erosão . 32 e a superfície de topo 23, provendo travamento físico entre placa de erosão e dormente.
Um material adequado disponível é o epóxi da R-Solutions, de Denver Colorado chamado wConcrete Tie Epoxi", mas há outros materiais igualmente adequados.
Detalhes de diversas configurações de um conjunto de abrasão melhorado 30 serão agora descritos em conexão com as figuras 2 a 9. Deve ser entendido que o conjunto de abrasão 3 0 pode ser aplicado sobre um dormente com ou sem superfície desgastada 23. A placa de abrasão 32 é feita de um material plástico de alto impacto, como polipropileno, de contorno geralmente em forma H com uma porção plana 40 e pode incorporar dois lados transversais .42, 44 ("transversal" ou "longitudinal" é usado aqui com referência ao eixo longitudinal do trilho 10). A seção plana 40 é provida de dois recortes retangulares .46, 48 que envolvem as luvas 16, como na figura 1. 0 lado .42 é formado com porção plana 52 e porção inclinada 50. A porção inclinada 50 se ajusta à parede inclinada 26 do dormente. 0 lado 44 tem a mesma forma e tamanho da porção 42. A distância entre os lados 42, 44 é determinada de modo a assentar completamente a placa de erosão 32 no dormente 20, com a seção plana 40 e porções plana 52 substancialmente em contato contínuo com a superfície de topo 23 (com superfície não-desgastada), e a porção inclinada 50 contatando substancialmente as paredes inclinada 26. Alternativamente, as porções inclinadas são dimensionadas para prover uma folga com as paredes inclinadas 26.
Os lados 44 são providos de três ressaltos 54, e embora a placa de abrasão 32 seja sólida, os ressaltos 54 são vazados para poupar peso e material. Os topos dos ressaltos podem ser botões 56. Como na figura 1, a espessura dos botões é igual à espessura dos coxins 34. Os botões 56 são omitidos.
A seção plana é formada com um arranjo de projeções 58 na superfície de topo 60 que será discutida com mais detalhes abaixo. Nos quatro cantos da superfície de topo .60, a seção plana 40 também é provida com pinos de acoplamento 62. Como mostrado na figura 4A, cada pino tem uma cabeça em forma de cogumelo 64.
Na interface entre a seção plana 40 e os lados transversais 42, 44 é provido um encosto 66 fazendo os lados transversais 42, 44 mais grossos que a seção 40.
Este encosto provê um meio de adicional para aumentar restrição longitudinal e fixar o coxim de trilho à placa de abrasão, reduzindo extrusão e deformação do coxim. O coxim de trilho 34 será descrito com as figuras 2, 3,4A e 4B. O coxim de trilho tem um corpo geralmente em H de espessura substancialmente uniforme. Similarmente à placa de abrasão 32, o coxim 34 tem dois recortes _72, 74 substancialmente na mesma posição dos recortes _46, 48, de modo que quando as placas 32, 34 se acoplam, os recortes parcialmente envolvem as luvas 26. Nos quatro cantos, o coxim 34 tem quatro blocos geralmente quadrados 7 6 que se estendem para cima. A distância transversal W entre os blocos 7 6 é igual ou ligeiramente maior que a largura do trilho 10. A distância longitudinal L entre os blocos é ligeiramente maior que o comprimento longitudinal da cunha 22.
Adicionalmente, o coxim 34 tem quatro furos 78, cada furo se ajustando à posição de um respectivo pino de acoplamento 62, um primeiro jogo de discos circulares 80 na superfície de topo, e um segundo jogo de discos circulares 82 na superfície de base. Os dois jogos de discos 80, 82 têm a mesma dimensão, mas os discos 80 são lateralmente deslocados e não coincidem exatamente com os discos de topo 80. Os discos não obrigatoriamente precisam ser circulares, podem ter outra forma. Como mencionado acima, convencionalmente um coxim de trilho e a correspondente placa de abrasão são inclinados, por conseguinte, sua separação é difícil no campo. A configuração de transporte/ armazenamento sendo mostrada na figura 4A. Nesta configuração, coxim e placa são agrupados para armazenamento e/ou transporte. Placa 32 e coxim 34 são fabricados separadamente (por moldagem) com pinos 62 sem a cabeça de cogumelo 64. Prontos estes elementos, o coxim é sobreposto no coxim 32 e pressionando o mesmo, fazendo os pinos 62 entrarem nos furos 78 no coxim 32. As pontas 64 têm um diâmetro maior que os furos 78, de modo que formadas as cabeças, os pinos 62 são capturados, acoplando o coxim de um modo no qual o coxim não possa mais ser separado da placa sem quebrar os pinos (ver figura 4A) . Preferivelmente, a cabeça 64 é deslocada ligeiramente verticalmente do coxim e os furos 78 são maiores que o diâmetro dos pinos .62. Estes componentes permitem algum movimento entre coxim e placa, que é vantajoso enquanto o conjunto de abrasão é instalado.
Em uma configuração alternativa, pinos 62 e furos 7 8 têm dimensões equivalentes e não permitem movimento entre placa e coxim. Aqui, o pino pode ter uma cabeça 64B mais próxima à superfície do coxim, que é deformada em torno dos respectivos furos 78, como mostrado na figura 4B. Referindo-se agora à figura 5, em uma configuração da presente invenção, a placa de abrasão 32 tem uma pluralidade de depressões 57 na superfície de base e uma pluralidade de projeções 58 na superfície de topo. As projeções da superfície de topo captam parte da mistura epóxi 25, provendo mais adesão entre a superfície do dormente 12 e a placa de abrasão 32. 0 coxim de trilho 34 é formado com uma pluralidade de depressões circulares 80 na superfície de topo e uma pluralidade de depressões 82 na superfície de base. 0 propósito das depressões 80 é modificar a razão de mola de coxim de trilho e características de amortecimento. As depressões 82 são arranjadas para receber projeções 58 como mostrado. Preferivelmente, as depressões 82 são ligeiramente maiores que as projeções de modo que antes de placa 32 e coxim 34 serem travadas na posição final, os mesmos são deslocados ligeiramente para acomodar as diversas tolerâncias dimensionais. É muito importante que mesmo depois de a placa e o coxim colocados na configuração instalada, com o conjunto de abrasão instalado, o trilho 10 é baixado sobre o coxim 34 de modo a ser posicionado e capturado entre os blocos 76. A seguir, o trilho 10 é fixado ao dormente 20 e conjunto de abrasão 20 por pinos 18 e cunhas 22. As cunhas são também capturadas entre os blocos 76. As luvas 16 são capturadas entre os recortes 46, 48, 72, 74. Qualquer movimento por menor que seja do trilho em relação ao conjunto de abrasão ou dormente, quer longitudinal ou transversal, faz o coxim 34 se deslocar ligeiramente na respectiva direção até as bordas das depressões 82 contatarem as bordas das projeções 58, que está mostrado em linhas tracejadas na figura 5. Em outra configuração da presente invenção, cada projeção58 pode ser convertida em projeção (como na figura 6) , obtendo o mesmo resultado. Em uma outra configuração mostrada na figura 7, coxim e placa têm projeções e discos correspondentes sem praticamente nenhuma folga entre elas.
Como discutido acima, um problema prejudicial relativo a conjuntos de abrasão é o fato de areia ou contaminantes se alojarem entre placa e dormente e eventualmente erodindo um ou ambos que pode comprometer a fixação. Acredita-se que uma fonte que permite a penetração de areia é o espaço entre luva 16, (e ancoragem de suporte- ambas de ferro fundido dúctil com tolerância relativamente aberta) e placa 32. A interface entre luva16 e placa 32 se dá na periferia dos recortes 46, 38. Por conseguinte, em uma configuração da presente invenção, a placa 32 é provida de lábio fino 88 em torno de recorte. O lábio 88 é fino o suficiente de modo a ser flexível e pode ser defletido para cima em relação ao plano da placa 32. Ademais, o lábio fino 88 define um espaço um pouco menor que as dimensões da luva 16 e sua ancoragem. Portanto, quando a placa 32 é instalada no dormente 2 0 sobre a luva 16, o lábio 88 é curvado para cima em torno de cada recorte de modo que sua ponta se apóie contra as paredes laterais ou encostos 89 da luva 16 como mostrado na figura 8, daí formando um selo em torno da luva 16. 0 selo 16 garante que areia e contaminantes fiquem fora da interface entre placa 32 e dormente 12. Em outras palavras, o lábio 88 forma um ajuste interferente com os encostos 89. A largura do lábio 88 pode ter uma altura (grossura) de cerca de .0,020" e pode ter uma largura de cerca de 3/16", e a placa junto ao lábio tem espessura de cerca de 3/16". Vantajosamente, por causa do ajuste interferente provido entre conjunto de abrasão 30 e luva de clipe 16, agora é possível montar em um depósito dormente com clipes e conjunto de abrasão disposto entre as luvas de clipe 16, e levar as partes montadas para o local de instalação. O conjunto de abrasão deverá ser preferivelmente usado em instalações existentes, especialmente onde os dormentes se encontram desgastados, como discutido acima. As figuras 9, 12 mostram uma outra configuração da presente invenção, adequada primariamente para novas instalações. No entanto, qualquer configuração poderia ser usada quer para instalações novas e existentes.
Referindo-se agora à figura 9, a placa 132 é feita de material plástico de alto impacto, como polipropileno, e tem um contorno geralmente em H com uma porção de recesso .140 e duas estrias transversais 142, 144 inclinadas na largura para se ajustar à forma padrão de dormentes.
A seção plana 140 é formada com dois recortes retangulares 146 e 148, desempenhando as mesmas funções dos recortes 46, 48 da figura 1.
A seção plana 140 é formada com um arranjo de projeção 158 na superfície de topo 160. A superfície de base 132 pode ser feita com denteados da mesma maneira que da placa 32, ou alternativamente a placa 132 pode ser feita com uma linha de base plana como mostrado na figura 10. Como seus quatro lados, a seção 140 também é provida com pinos de acoplamento 164. A seção plana 140 é formada com estrias transversais 142, 144, como método adicional de aumentar restrição longitudinal e fixar o coxim de trilho à placa de abrasão para reduzir extrusão do coxim. Uma vez placa 132 e coxim 134 formados com técnicas de moldagem padrão, o coxim 134 é colocado sobre a placa com pinos 164 se estendendo através dos furos no coxim 134 como mostrado na figura 11. As pontas dos pinos 164 são então arredondados ou deformados de algum outro modo para intertravar placa 132 e coxim 134, como mostrado nas figuras 12 e 13. Coxim e placa agora formam um conjunto de abrasão que pode ser armazenado e embarcado efetivamente para o local de instalação na ferrovia.
Alternativamente, em virtude de a placa 132 também ser formada com lábios seladores (não mostrados) , o conjunto de abrasão das figuras 12 e 13 também pode ser inserido entre os encostos das duas luvas no dormente antes de ser embarcado.
As figuras 14A e 14B mostram uma configuração alternativa de coxim de trilho. Este coxim de trilho 234 pode ser montado sobre e junto com uma placa de abrasão padrão (não mostrado) . O coxim tem quatro blocos 27 6 e uma pluralidade de denteados transversais 290. Nos seus lados, o coxim 234 tem dois denteados 272, 274 dimensionados para se ajustarem às respectivas luvas 16 (na figura 1) ou a outros membros de suporte de clipe similares, e muito importantes como pode ser mais bem visto na figura 14B, os denteados 272, 274 são providos com respectivos lábios seladores periféricos 288. Estes lábios selam o dormente sob o coxim 234 (e placa de abrasão) contra areia e contaminantes similarmente aos lábios 88 discutidos acima. Lábios similares também podem ser providos nos coxins 34, 134. Os lábios nos coxins podem ter cerca de 3/16" de largura e cerca de 0,050" de espessura, e o coxim cerca de 1/4" de espessura. Resumindo, um novo conjunto de abrasão é descrito incluindo meios de fixar o conjunto de abrasão a um dormente de concreto, prender e acoplar partes do conjunto de abrasão, selar o conjunto de abrasão em torno de luvas prendendo os pinos, prender o trilho ao conjunto de abrasão, e fixar e acoplar o conjunto de abrasão a um dormente em uma fábrica ou linha de montagem antes de embarcar. Estes meios incluem uso de mistura epóxi entre placa e dormente, provisão de projeções ou denteados da superfície de base da placa, provisão de porções laterais da placa posicionadas sobre as respectivas paredes inclinadas do dormente, provisão de projeções e depressões correspondentes na interface entre placa e coxim, provisões de pinos nas placas e furos correspondentes no coxim, provisão de cabeças nos pinos, provisão de blocos no coxim que capturam ambos trilho e cunhas, provisão de lábio de selador em torno das áreas criticas da luva.
Embora a presente invenção tenha sido descrita com referência a diversas configurações particulares, deve ser entendido que tais configurações tem um propósito meramente ilustrativo dos princípios da presente invenção. Portanto, as configurações descritas devem ser consideradas como exemplos não-limitantes, com respeito às reivindicações que se seguem.

Claims (10)

1. Conjunto para suportar trilho sobre um dormente ferroviário, caracterizado pelo fato de compreender: uma placa de abrasão (32) tendo uma superfície superior e sendo feita e arranjada de modo a se ajustar em um dormente de trilho (20); um coxim de trilho (34) tendo uma superfície inferior (33) e sendo feito e arranjado de modo a se ajustar sobre a citada placa de abrasão (32) com a citada superfície inferior confrontando e contatando a citada superfície superior (33) e para suportar o trilho, o citado coxim (34) sendo separado e removível da citada placa de abrasão (32); um mecanismo de travamento adaptado para impedir movimento entre a citada placa de abrasão (32) e o citado coxim de trilho (34), o citado mecanismo de travamento incluindo uma pluralidade de projeções (58) uniformemente distribuídas em uma das citadas superfícies e uma pluralidade das correspondentes depressões uniformemente distribuídas na outra das citadas superfícies, as citadas projeções (58) e correspondentes depressões sendo providas pelo menos sob o trilho (10).
2. Conjunto, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de as citadas projeções (58) terem dimensões menores que das citadas depressões para permitir um ajuste relativo entre os mesmos.
3. Conjunto, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de as citadas projeções (58) serem formadas no citado coxim de trilho (34).
4. Conjunto, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de a citada placa de abrasão (32) ter uma superfície inferior (33) com depressões adicionais.
5.-Conjunto, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de a citada placa de abrasão (32) ter uma superfície inferior (33), e sendo formada com depressões de superfície superior e superfície inferior.
6.- Conjunto, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de as citadas depressões de superfície superior serem deslocadas lateralmente das citadas depressões de superfície inferior.
7.- Conjunto, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de a citada placa de abrasão (32) incluir dois lados de placa opostos formados para envolver as laterais de dormentes (20).
8.-Conjunto, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de cada uma das citadas placas laterais incluir uma porção plana e uma porção angulada.
9.-Conjunto, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de as citadas depressões terem alturas verticais que são menores que as espessuras da citada placa (32) e do citado coxim (34).
10.-Conjunto, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 9, caracterizado pelo fato de compreender ainda: meios de acoplamento para acoplar a citada placa de abrasão (32) e o citado coxim de trilho (34), o citado acoplamento incluindo uma projeção dependente de um dentre a citada placa de abrasão (32) e o citado coxim de trilho (34), e um furo adaptado para receber e capturar a citada projeção e formado no outro dentre a citada placa de abrasão (32) e o citado coxim de trilho (34), o citado acoplamento permitindo que os citados placa (32) e coxim (34) se movam uma em relação ao outro pelo menos lateralmente sem separação.
BRPI0316592-2A 2002-12-03 2003-09-08 conjunto para suportar trilho sobre um dormente ferroviário. BR0316592B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US43056002P 2002-12-03 2002-12-03
US60/430,560 2002-12-03
PCT/US2003/028035 WO2004050996A1 (en) 2002-12-03 2003-09-08 An abrasion assembly for supporting railroad ties related

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0316592A BR0316592A (pt) 2005-10-04
BR0316592B1 true BR0316592B1 (pt) 2012-11-27

Family

ID=32469495

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0316592-2A BR0316592B1 (pt) 2002-12-03 2003-09-08 conjunto para suportar trilho sobre um dormente ferroviário.

Country Status (6)

Country Link
US (1) US7080791B2 (pt)
AU (1) AU2003270391A1 (pt)
BR (1) BR0316592B1 (pt)
CA (1) CA2508245A1 (pt)
MX (1) MXPA05005891A (pt)
WO (1) WO2004050996A1 (pt)

Families Citing this family (21)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7427179B2 (en) * 2004-04-15 2008-09-23 University Of North Carolina At Charlotte Damping products and processes
US7152807B2 (en) * 2004-08-24 2006-12-26 Nevins James H Pre-fastened rail pad assembly and method
US20070210178A1 (en) * 2006-03-07 2007-09-13 Nevins James H Rail pad assembly with on-tie retaining means
US7374109B2 (en) * 2006-04-06 2008-05-20 Crown Plastics Company Rail cushion assembly
GB2453575B (en) * 2007-10-11 2011-11-30 Pandrol Ltd Railway rail paid
DE102009041833B4 (de) * 2009-09-18 2011-06-22 Vossloh-Werke GmbH, 58791 Unterlegplatte für die Befestigung einer Schiene auf einem festen Untergrund und Befestigung einer Schiene
CN103080422B (zh) * 2010-08-24 2016-05-25 沃斯洛工厂有限公司 用于固定轨道的系统以及轨道固定点的修整方法
US8727230B2 (en) * 2011-07-15 2014-05-20 Vossloh-Werke Gmbh System for fastening a rail to a sleeper
AT12657U1 (de) * 2011-07-18 2012-09-15 Vossloh Werke Gmbh System zum befestigen einer schiene auf einem untergrund
US9228297B2 (en) 2012-11-28 2016-01-05 Pandrol Limited Rail support assembly with improved shoulder
CH709479A2 (it) * 2014-04-09 2015-10-15 Plastex Sa Tappetino in gomma per rotaie.
CN103966929A (zh) * 2014-04-09 2014-08-06 广州地铁设计研究院有限公司 有轨电车无螺栓扣件系统
JP6368566B2 (ja) * 2014-07-09 2018-08-01 日本発條株式会社 軌道パッド
DE102016113012A1 (de) * 2016-07-14 2018-01-18 Semperit Ag Holding Schienenzwischenlage
GB2566003B (en) * 2017-06-22 2022-07-13 Gantry Railing Ltd Rail fastening device
US10815623B2 (en) * 2017-07-17 2020-10-27 Pandrol Limited Apparatus and method for repairing worn rail shoulders
US11236474B2 (en) 2017-12-12 2022-02-01 Pandrol Limited Railway fastener for use with crossties
WO2020072281A1 (en) * 2018-10-01 2020-04-09 Pandrol Limited Transparent railroad railseat assembly
RU197687U1 (ru) * 2019-12-25 2020-05-21 Общество С Ограниченной Ответственностью "Современные Рельсовые Системы" Подрельсовая амортизирующая прокладка
CN114635316A (zh) * 2022-04-19 2022-06-17 株洲时代新材料科技股份有限公司 一种多级刚度轨下复合减振垫板
CN114657822B (zh) * 2022-04-19 2023-08-25 株洲时代新材料科技股份有限公司 一种轨道扣件系统中直接作用于钢轨的扣垫组合结构

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3311331A (en) * 1965-10-07 1967-03-28 Lowell Ind Inc Vibration absorbing combination
US3858804A (en) * 1972-08-28 1975-01-07 Hixson R M Rail fastening assembly
US3827631A (en) * 1972-12-29 1974-08-06 Syntex Rubber Corp Rail mounting pad
US4047663A (en) * 1975-11-21 1977-09-13 Clarke Reynolds Rail plate having spring clips and lateral positioning means
US4382547A (en) * 1980-03-04 1983-05-10 Phillips Albert A Railroad tie plate and correctable shim
US4316578A (en) * 1980-06-02 1982-02-23 Clarke Reynolds Direct fixation rail fastener utilizing a pad of elastomer
US4648554A (en) * 1984-10-30 1987-03-10 Acme Plastics, Inc. Impact and vibration attenuating pad with offset dimples
US5236711A (en) * 1988-09-01 1993-08-17 Osmose Wood Preserving Method for preserving wooden cross-tie
US5261599A (en) * 1989-11-08 1993-11-16 Pandrol Limited Rail pads
NL9000294A (nl) * 1990-02-07 1991-09-02 Willy Van Goubergen Trillingsdemper.
US6045052A (en) * 1998-04-02 2000-04-04 Airboss Of America Corp. Rail tie fastening assembly
WO2001036749A1 (en) * 1999-11-18 2001-05-25 Lee, Gye, Jun Support for supporting rail of railway

Also Published As

Publication number Publication date
AU2003270391A1 (en) 2004-06-23
US20040113133A1 (en) 2004-06-17
MXPA05005891A (es) 2005-08-29
US7080791B2 (en) 2006-07-25
BR0316592A (pt) 2005-10-04
WO2004050996A1 (en) 2004-06-17
CA2508245A1 (en) 2004-06-17

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR0316592B1 (pt) conjunto para suportar trilho sobre um dormente ferroviário.
BRPI0706825B1 (pt) “Placa seladora para usar com um dispositivo de ancoragem de clipe de trilho e método de fabricação de dormente de concreto”
BR102013031183A2 (pt) Método para converter via lastrada em via em laje
PT692571E (pt) Conjunto de pinos de ancoragem para fixacao de calhas a dormentes de concreto
CA2398416C (en) Wide sleeper for getrac a3 fixed track
EP1186709B1 (en) Concrete sleeper sole for high speed rail track
GB2051187A (en) Composite Rail Pad
RU2643076C2 (ru) Анкерное приспособление железнодорожного рельса
RU2695944C1 (ru) Анкерное рельсовое скрепление, подклеммная подкладка и амортизирующая подрельсовая прокладка анкерного рельсового скрепления (варианты)
US10458071B2 (en) Method of installing interface pad on concrete ties
KR100463989B1 (ko) 콘크리트 침목 제조용 몰드
US8752773B2 (en) Grade crossing interface pad
JPH08177001A (ja) 継目用短まくらぎ
BR112013028831B1 (pt) Dispositivo de ancoragem para uso em um conjunto de fixação de trilhoferroviário e aparelho para uso em um conjunto de fixação de trilho ferroviário
JP6236513B1 (ja) 交換用コンクリート製まくらぎの施工方法と交換用コンクリート製まくらぎ
JP4202959B2 (ja) 有道床軌道のレール継目落ち対策工法およびそのレール継目部のパッド構造物
JP2004278162A (ja) 軌道レールの継目落ち調整板および継目落ち修正方法
JP4901847B2 (ja) レール支持具
KR19980055812U (ko) 레일 조립대
KR100751877B1 (ko) 철도 궤도용 방진 레일체결장치
JPH09132901A (ja) まくらぎの弾性支承具
JP3955539B2 (ja) 軌道レールの継目部構造および継目高さ調整方法
AU2004202509B2 (en) Improvements in or relating to castings
RU2224835C2 (ru) Устройство для закрепления рельса на основании
ITVE980022U1 (it) Elemento di vincolo di rotaie in particolare per rotaie di binari tranviari metropolitani e ferroviari.

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 08/09/2003, MEDIANTE O RECOLHIMENTO DA TAXAQUINQUENAL DE MANUTENCAO (ARTIGOS 119 E 120 DA LPI) E OBSERVADAS AS DEMAIS CONDICOES LEGAIS.