BR0213188B1 - método para produzir um pó metálico consistindo em partìculas denominadas irregulares. - Google Patents

método para produzir um pó metálico consistindo em partìculas denominadas irregulares. Download PDF

Info

Publication number
BR0213188B1
BR0213188B1 BRPI0213188-9A BR0213188A BR0213188B1 BR 0213188 B1 BR0213188 B1 BR 0213188B1 BR 0213188 A BR0213188 A BR 0213188A BR 0213188 B1 BR0213188 B1 BR 0213188B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
stream
liquid metal
metal particles
particles
division
Prior art date
Application number
BRPI0213188-9A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0213188A (pt
Inventor
Claes Tornberg
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from AT15942001A external-priority patent/AT411230B/de
Priority claimed from AT5152002A external-priority patent/AT412328B/de
Application filed filed Critical
Publication of BR0213188A publication Critical patent/BR0213188A/pt
Publication of BR0213188B1 publication Critical patent/BR0213188B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B22CASTING; POWDER METALLURGY
    • B22FWORKING METALLIC POWDER; MANUFACTURE OF ARTICLES FROM METALLIC POWDER; MAKING METALLIC POWDER; APPARATUS OR DEVICES SPECIALLY ADAPTED FOR METALLIC POWDER
    • B22F9/00Making metallic powder or suspensions thereof
    • B22F9/02Making metallic powder or suspensions thereof using physical processes
    • B22F9/06Making metallic powder or suspensions thereof using physical processes starting from liquid material
    • B22F9/08Making metallic powder or suspensions thereof using physical processes starting from liquid material by casting, e.g. through sieves or in water, by atomising or spraying
    • B22F9/082Making metallic powder or suspensions thereof using physical processes starting from liquid material by casting, e.g. through sieves or in water, by atomising or spraying atomising using a fluid
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B22CASTING; POWDER METALLURGY
    • B22FWORKING METALLIC POWDER; MANUFACTURE OF ARTICLES FROM METALLIC POWDER; MAKING METALLIC POWDER; APPARATUS OR DEVICES SPECIALLY ADAPTED FOR METALLIC POWDER
    • B22F9/00Making metallic powder or suspensions thereof
    • B22F9/02Making metallic powder or suspensions thereof using physical processes
    • B22F9/06Making metallic powder or suspensions thereof using physical processes starting from liquid material
    • B22F9/08Making metallic powder or suspensions thereof using physical processes starting from liquid material by casting, e.g. through sieves or in water, by atomising or spraying
    • B22F9/082Making metallic powder or suspensions thereof using physical processes starting from liquid material by casting, e.g. through sieves or in water, by atomising or spraying atomising using a fluid
    • B22F2009/088Fluid nozzles, e.g. angle, distance

Landscapes

  • Manufacture Of Metal Powder And Suspensions Thereof (AREA)
  • Powder Metallurgy (AREA)
  • Springs (AREA)

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "MÉTODO PARA PRODUZIR UM PÓ METÁLICO CONSISTINDO EM PARTÍCULAS DENOMINADAS IRREGULARES".
A presente invenção refere-se a um método de produção de um pó metálico consistindo em partículas fissuradas em superfície chamadas irregulares pela carga de uma corrente de despejo de um fundido de metal com um meio líquido.
Os pós metálicos são, na maioria das vezes, produzidos pela divisão de um fundido líquido em partículas e então pela solidificação dessas partículas. Como meio de desintegração do metal líquido em pequenas gotí- culas, de acordo com o estado da técnica, essencialmente, correntes de gás ou líquido são conhecidas e podem afetar uma corrente fundida com um alto nível de energia cinética.
Se a corrente fundida for carregada com gás, devido à tensão de superfície do metal líquido, gotículas grandes e arredondadas são então formadas e se solidificam durante seu movimento no sistema e são forneci- das nesse sistema em um recipiente. Esse chamado pó metálico pulverizado por gás com partículas bem redondas exibindo uma superfície essencial- mente suave é ideal para a produção de corpos ou materiais densos, por exemplo, por pressão isostática a quente.
Um grão de pó irregular e fissurado em sua superfície é criado por uma divisão de corrente metálica com líquidos, especialmente com água. O chamado pó metálico pulverizado por água possui geralmente, após a se- cagem, um peso de volume mais baixo, o que significa que as propriedades de fluxo também são piores devido ao formato da superfície. Pela colocação do pó em um molde e pressionamento do mesmo, um compacto chamado de compacto verde é formado, que é consistentemente poroso devido à es- trutura de superfície fissurada dos grãos. O compacto verde ou tijolo antes da sinterização freqüentemente apresenta uma estabilidade desejada que encoraja a manipulação não-destrutiva do mesmo. O formato do grão de pó irregular é vantajosamente adequado para produção, por sinterização dos pós pulverizados por água desse tipo, de objetos que apresentam uma porosidade interna alta que pode, no entanto, ser distribuída de forma não- homogênea.
Uma área particular de aplicação para objetos ou partes de má- quina com uma porosidade interna alta são suportes deslizantes livres de manutenção nos quais as cavidades ilustrando conexões são preenchidas com lubrificante.
Para se ser capaz de garantir a qualidade e características de utilização necessárias das partes produzidas, deve haver geralmente uma formação de cavidade homogênea com boas qualidades de pressionamento do pó e um bom comportamento da sinterização do compacto verde. Em outras palavras: os grãos de pó devem ter uma estrutura de superfície irre- gular com o maior número possível de projeções irregulares, se necessário de bordas afiadas, e essencialmente um peso de grão baixo e igual.
A princípio, a divisão de um metal fundido com líquido ou uma chamada pulverização por água do metal para pó ocorre pela carga de uma corrente de despejo metálica, essencialmente vertical, lateralmente com a água direcionada para baixo (Metal Powder Production and Characterization, ASM Handbook, volume 7, Powder Metal Technologies and Applications, páginas 35 a 52). O jato d'água de alta pressão ou alta velocidade pode ter um formato de V ou formato de cunha, um formato de V aberto, um formato de V fechado, um formato de pirâmide ou um formato especial. O que é im- portante para a formação das partículas de pó é o ângulo, no qual o jato d'á- gua atinge a corrente de metal, ou o componente de velocidade horizontal na corrente de metal. À medida que o ângulo agudo do jato d'água aumenta, o tamanho médio da partícula do pó diminui. No entanto, devido ao proces- so, existe um limite para qualquer ampliação do ângulo de impacto do jato d'água e dessa forma qualquer redução no tamanho do grão de pó visto que, quando um ângulo de fluxo particular é excedido, condições instáveis de di- visão são criadas para o metal líquido que é então parcialmente carregado no jato d'água, e/ou um chamado fenômeno de "welled-up water" ocorre.
Um problema adicional é a distribuição do tamanho de grão dos pós pulverizados por água visto que a parte adequada das pequenas parti- cuias, se necessário, para moldagem por injeção, é pequena e exige uma classificação demorada.
A fim de se alcançar um alto rendimento de pó utilizável com boas características de compactação e um baixo teor de oxigênio, já foi pro- posto (U.S. 4.191.516) se carregar a corrente de despejo em um frasco en- cerrado na direção axial com dois pares de jato d'água em forma de V aber- tos que estão em um ângulo de aproximadamente 90° um em relação ao outro. O primeiro par de jatos d'água possui um ângulo agudo maior para o eixo da corrente de despejo, atinge o mesmo antes e transforma o mesmo em uma tira. O par seguinte de jatos d'água realiza uma divisão da tira de corrente de despejo em gotículas. Esse tipo de sistema pode alcançar um determinado aperfeiçoamento na qualidade do pó, mas o tamanho dos grãos de pó não é uniforme, a parte de grãos de pó irregulares, espalhados e pe- quenos é baixa e geralmente as propriedades de sinterização não são boas o suficiente.
O objetivo da invenção é superar as determinadas desvantagens do estado da técnica e fornecer um método do tipo mencionado no começo com o qual o pó metálico com baixo peso de grão que se encontra em limi- tes estreitos, ou uma grande parte de grãos de pó pequenos e de formato de superfície irregular ou com bordas afiadas, aperfeiçoado pode ser produzido, e que esse pó deve ter melhores propriedades de processamento e uma qualidade mais alta das partes sinterizadas a partir do mesmo.
Esse objetivo é alcançado, de acordo com a invenção, no caso de um método genérico pelo fato de, em uma etapa inicial, a corrente de despejo ser desviada em sua direção de fluxo e aumentada em sua superfí- cie, depois do que em uma segunda etapa a corrente de despejo de superfí- cie aumentada é novamente desviada em sua direção de fluxo com uma di- visão da mesma e as partículas de metal líquido formadas são aceleradas e em uma terceira etapa as partículas de metal líquido deslocadas são carre- gadas em um ângulo de γ = 10° a 90° com relação à direção de deslocamen- to das mesmas com uma corrente de alta velocidade formada pelo menos parcialmente com um meio líquido, dividida e deixada para solidificar. As vantagens alcançadas pela invenção são basicamente ob- servadas no fato de a incorporação da energia de desintegração específica no metal líquido poder ser aumentada de forma decisiva, o que então aper- feiçoa o tamanho da partícula, a formação da superfície e a irregularidade e homogeneidade do peso do grão do pó. Descobriu-se que com um desvio da corrente de despejo de uma direção de fluxo através do carregamento em um lado, um aumento da superfície e diminuição da mesma podem ser al- cançados de forma particularmente favorável. A direção do fluxo da corrente de metal que ainda é essencialmente coesa é então, mais uma vez, altera- da, carregando-se um lado, preferivelmente de um lado oposto ao primeiro desvio. Vantajosamente, devido à superfície aumentada da corrente metálica afinada, a mesma é então dividida em partículas metálicas líquidas, que também são aceleradas pelo fluxo do agente de carregamento. Dessa for- ma, as partículas de metal líquido possuem uma energia cinética alta quan- do se encontram com a corrente de alta velocidade formada, pelo menos parcialmente, pelo meio líquido e são praticamente lançadas para dentro da mesma, o que também suprime o fenômeno de "welled-up water". Em outras palavras, por uma interação, na seqüência, entre a influência da corrente de despejo ou corrente metálica nas primeiras duas etapas por um desvio e aumento da seção transversal da corrente de despejo e, depois disso, por um desvio na direção de fluxo, a divisão e aceleração das partículas metáli- cas líquidas formadas, na etapa seguinte, um grande ângulo de carregamen- to da corrente de líquido de alta velocidade pode ser aplicado sem resultar no chamado fenômeno de "welled-up water". Essas circunstâncias criam, por outro lado, uma desintegração efetiva das partículas do metal líquido em pequenas partículas de igual peso e, por outro lado, um formato de superfí- cie vantajoso dos grãos de pó solidificados a partir das partículas.
O método pode ser realizado particularmente de forma eficiente, especialmente com um superaquecimento considerável do metal da corrente de despejo, se houver um desvio da corrente de despejo e um aumento na superfície da mesma na primeira etapa do método e/ou um desvio da corren- te de despejo de superfície aumentada e sua divisão e uma aceleração das partículas de metal líquido formadas na segunda etapa do método com (uma corrente) correntes formada(s) pelo menos parcialmente com o meio líquido.
Se, de acordo com uma modalidade da invenção, um desvio da direção de fluxo e um aumento na superfície da corrente de despejo ocorre- rem na primeira etapa do método com uma corrente de gás, uma perda comparativamente menor de energia térmica do metal líquido é alcançada ou uma perda por superaquecimento é reduzida, o que significa que uma divisão do metal líquido em partículas com uma baixa viscosidade pode ser promovida.
De acordo com uma modalidade adicional da invenção, é vanta- joso se um desvio da corrente de despejo de superfície aumentada e sua divisão e uma aceleração das partículas de metal líquido formadas ocorre- rem na segunda etapa do método com uma corrente de gás. Essa medida produz uma redução menor na temperatura na área das partículas metálicas próxima à superfície em particular quando as mesmas são aceleradas, e intensifica a fissura ou a irregularidade da superfície dos grãos de pó durante o impacto e/ou imersão na corrente de alta velocidade formada com o meio líquido na terceira etapa do método. É assumido que esse efeito favorável é alcançado por um contato de superfície aperfeiçoado entre o metal com um alto grau de fluidez ou com o superaquecimento aumentado e o meio líquido.
No entanto, nos métodos de acordo com o estado da técnica, o superaquecimento considerável do metal freqüentemente apresenta um efei- to favorável no formato do grão de pó, que pode, no entanto, trazer desvan- tagens em termos de energia cinética da reação ou desvantagens comerci- ais, é vantajoso com o método de acordo com a invenção se a corrente me- tálica receber o superaquecimento e, para a desintegração da mesma, o su- peraquecimento for mantido de forma que na terceira etapa do método, en- quanto se carrega com uma corrente de alta velocidade, com pelo menos um meio parcialmente líquido, das partículas de metal líquido formadas na segunda etapa do método, uma temperatura de superfície, que é superior à temperatura de sólido da liga, sem uma distribuição uniforme da temperatura por toda a seção transversal, for alcançada nas partículas metálicas. Pode ser concluído que essa vantagem é relacionada com a incorporação da e- nergia de desintegração específica aumentada no metal líquido, onde a e- nergia de desintegração específica deve ser compreendida como energia eficiente para uma divisão e carregamento do metal por unidade de peso do mesmo.
O que é completamente surpreendente para o especialista fami- liarizado com o fenômeno de "welled-up water" é o fato de que se o método de acordo com a invenção for utilizado, o ângulo de fluxo agudo da corrente metálica pode ser aumentado de forma considerável. Uma qualidade de pó particularmente boa é alcançada se a corrente de partícula metálica líquida acelerada for carregada em um ângulo de mais de 45° pela corrente de alta velocidade.
Para se obter grãos de pó que tenham o mesmo peso, pode ser vantajoso se a corrente de partículas metálicas líquidas for carregada e divi- dida por uma corrente plana de alta velocidade com um meio pelo menos parcialmente líquido.
Em um desenvolvimento adicional do método de acordo com a invenção, descobriu-se ser vantajoso com relação a um alto rendimento do pó com grãos pequenos em formato irregular se a divisão e aceleração das partículas de metal líquido na segunda etapa do método forem realizadas ao longo de um percurso de pelo menos o diâmetro da corrente de despejo 10 vezes e que um carregamento pela corrente de alta velocidade e a divisão de uma distância curta devem ser realizadas com uma distância de bocal inferior ao diâmetro da corrente de despejo 8 vezes.
A invenção se refere adicionalmente a uma modalidade do mé- todo mencionada no começo através da qual a qualidade do pó irregular de alguns metais e ligas é aperfeiçoada.
Esse objetivo é alcançado pelo fato de um desvio da corrente de despejo em sua direção de fluxo e um aumento de superfície da mesma na primeira etapa do método e/ou um desvio da corrente de despejo de superfí- cie aumentada em sua divisão e uma aceleração das partículas de metal líquido formadas na segunda etapa do método devem ocorrer com (uma cor- rente) correntes formadas a partir dos (gás) gases aquecidos.
Uma vantagem do método alcançada dessa forma é essencial- mente que um superaquecimento inferior do fundido é exigido, que produz uma durabilidade aperfeiçoada da forração refratária do recipiente de supri- mento e do dispositivo de bocal. De forma surpreendente, descobriu-se que o diâmetro dos grãos de pó irregulares foi menor e mais homogêneo quando o método de acordo com a invenção foi aplicado. Isso é obviamente decor- rente de uma melhor utilização da energia de desintegração quando as par- tículas de metal líquido são carregadas por meio da corrente de alta veloci- dade. Adicionalmente, com um tratamento de corrente de despejo desse tipo, o grau de viscosidade na área de superfície das partículas de metal lí- quido parece ser retido até que as últimas tenham sido carregadas com cor- rente de alta velocidade, visto que preferivelmente apenas uma faixa estreita e pequena do tamanho dos grãos de pó com irregularidade aperfeiçoada é alcançada de acordo com o método.
De acordo com a invenção, é proposto que a corrente de gás para a primeira e/ou para a segunda etapa do método deva ser aquecida para uma temperatura acima da temperatura ambiente, preferivelmente aci- ma de 200°C, especialmente acima de 400°C, se necessário utilizando um permutador de calor. No entanto, é possível também com relação à configu- ração precisa da temperatura aumentada da corrente de gás se fornecer um aquecimento elétrico adicional ou único da mesma. Isso pode ser feito, por exemplo, com um filamento de aquecimento espiralado em um canal de flu- xo. Dessa forma, é possível se reduzir ou atrasar a perda de calor da super- fície e aumentar a viscosidade da área próxima à superfície das partículas metálicas menores em particular.
Adicionalmente, é preferível também se, para a primeira e/ou segunda etapa no método, um gás ou mistura de gás com um efeito de res- friamento baixo na superfície da corrente de despejo ou partículas de metal líquido forem utilizados.
Com um método do tipo mencionado no começo, pode aconte- cer também que um desvio da corrente de despejo em sua direção de fluxo e um aumento na superfície da mesma na primeira etapa do método e/ou um desvio da corrente de despejo de superfície aumentada e sua divisão e uma aceleração das partículas de metal líquido formadas na segunda etapa do método ocorra pelo menos parcialmente com a(s) corrente(s) de gás de eliminação formadas durante a combustão.
As vantagens são essencialmente decorrentes do fato de a(s) corrente(s) de gás para o pré-tratamento ou preparação da corrente de des- pejo para uma divisão fina da última por meio da corrente de alta velocidade ser(em) produzida(s) particularmente de forma simples e econômica. A com- bustão de uma mistura de gás pode produzir, por um lado, um aquecimento da corrente de gás de tratamento e, por outro lado, devido a um aumento resultante em volume, um aumento favorável em intensidade da corrente. Adicionalmente, a combustão também pode reduzir o teor de oxigênio na corrente de tratamento.
É particularmente vantajoso se, para a primeira e/ou a segunda etapa do método, a corrente de gás for aquecida e formada em um sistema contendo um queimador, especialmente um queimador de alta velocidade. Dessa forma, focalizada de forma precisa, a corrente de despejo emergindo do distribuidor e/ou da corrente de despejo de superfície aumentada pode, na segunda etapa do método, ser carregada com gás quente e preparada de modo que as pré-condições para a divisão da mesma na terceira etapa do método em pó metálico de alta qualidade como necessário possa ser alcan- çada.
A invenção é explicada a seguir utilizando-se um desenho ilus- trando uma modalidade apenas.
Como pode ser observado a partir da representação esquemáti- ca no desenho, figura 1, um recipiente metalúrgico 1 contém um fundido su- peraquecido que emerge através de uma pedra de bocal 11 formando um jato de despejo 2 com um diâmetro D a partir do mesmo em uma direção vertical.
Um dispositivo 3, que é formado vantajosamente como um dis- positivo de bocal de corrente plana, carrega em uma primeira etapa do mé- todo a corrente de despejo vertical 2 em um ângulo agudo α com um meio de desvio 31, por exemplo, água, mistura de água e gás ou gás, onde a cor- rente de despejo 2 causa um impacto na área 32 de modo que a mesma seja alargada de uma forma que alargue a superfície.
A corrente de despejo alargada 21, que é formada ou corre de forma ampla ou em áreas grandes ainda de forma coesa, é impactada sub- seqüentemente por um sistema de carregamento 4 com uma corrente de meio 41 vantajosamente formada com um formato amplo em um ângulo a- gudo β. Quando a corrente de despejo alargada 21 e a corrente de meio 41 se encontram de acordo com a segunda etapa do método na área 42, existe outro desvio da corrente de despejo alargada 21 e uma divisão da mesma em partículas de metal líquido 22. Adicionalmente, por meio da corrente de meio 41, as partículas de metal líquido 22, como mostrado pelo símbolo V, são aceleradas. As partículas de metal líquido aceleradas 22 são então tra- zidas ou encerradas, na área 52, em uma corrente de alta velocidade plana 51, que é direcionada em um ângulo γ com relação à trajetória das partículas metálicas 22. Uma energia cinética alta das partículas de metal líquido 22, por um lado, e a corrente de alta velocidade 51 formada pelo menos parci- almente pelo meio líquido, por outro lado, produzem altos níveis de energia de desintegração específica do metal e, dessa forma, com um desempenho alto, partículas pequenas quase iguais com um alto nível de irregularidade dos grãos de pó individuais. A área 53 do sistema de carregamento 5 possui, como resultado da corrente de meios 41, uma pressão aumentada e impede o depósito de gotículas de metal líquido nos componentes do sistema 5.
Testes mostram que as correntes de meios 31 e 41 das primeira e segunda etapas no método podem ser formadas de forma completamente vantajosa por gás, preferivelmente nitrogênio, onde um carregamento de gás na preparação da corrente metálica para a divisão do grão de pó pode pro- duzir uma perda de superfície inferior do calor excessivo das partículas me- 30 tálicas e uma irregularidade aumentada da superfície do grão do pó com e- conomia aumentada.
O desenho da invenção é explicado com base em uma repre- sentação esquemática na figura 1a.
Uma corrente de despejo metálica 2, que é, se necessário, ape- nas ligeiramente superaquecida, emerge de um recipiente metalúrgico atra- vés de uma pedra de bocal 11. A corrente de despejo 2 pode ser acompa- nhada por uma corrente de gás de encerramento 6, que é trazida para uma temperatura acima da temperatura ambiente.
Um sistema formado, preferivelmente, como um sistema de cor- rente plana 3 para carregar e desviar a corrente de despejo 2 cria uma cor- rente de gás morno 31, por exemplo, com uma temperatura de acima de 600°C, que aumenta a superfície da corrente de despejo 2 sem ter um efeito de resfriamento aumentado.
Um sistema de carregamento adicional 4 pode produzir também uma corrente de gás morno ou quente 41 que, se necessário, também sem o resfriamento desvantajoso, divide a corrente de despejo de superfície au- mentada 21 e acelera as partículas de metal líquido. Os sistemas de carre- gamento 3 e 4 também podem ser formados, pelo menos parcialmente, co- mo um sistema de queimador.
Finalmente, também pode ser proposto, de acordo com a inven- ção, que o meio líquido seja convertido em corrente de alta velocidade por um aumento de temperatura na forma de vapor e que as partículas de metal líquido sejam carregadas pelo mesmo na terceira etapa do método. Pode ser vantajoso aqui que a energia de desintegração faça com que as partículas de pó tenham diâmetros pequenos e que a intensidade do resfriamento das partículas de pó seja aumentada, o que significa que uma qualidade de pó metálico particularmente alta possa ser alcançada.

Claims (16)

1. Método para produzir um pó metálico consistindo em partícu- las denominadas irregulares de superfície fissurada através do carregamen- to de uma corrente de despejo (2, 21) de um fundido de metal com um meio líquido caracterizado pelo fato de compreende as etapas de: em uma primeira etapa, a corrente de despejo (2, 21) é desviada na direção de fluxo da mesma e a superfície da mesma é aumentada; em uma segunda etapa, um outro desvio da direção de fluxo da corrente de despejo (2, 21) de superfície aumentada ocorre com a divisão da mesma e uma aceleração das partículas de metal líquido (22) formadas ao longo de uma rota, e em uma terceira etapa, as partículas de metal líquido (22) desvi- adas são carregadas e divididas em um ângulo γ de 10° a 90° com relação à direção de deslocamento da mesma por uma corrente de alta velocidade (51) formada pelo menos parcialmente por um meio líquido e as partículas podem solidificar-se.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que um desvio da corrente de despejo (2, 21) em sua direção de fluxo e um aumento da superfície da mesma ocorrerem na primeira etapa do método e/ou um desvio da corrente de despejo (2, 21) de superfície aumen- tada e sua divisão e uma aceleração das partículas de metal líquido (22) formadas ocorrerem na segunda etapa do método com (uma corrente) cor- rentes formadas pelo menos parcialmente pelo meio líquido.
3. Método, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que um desvio a partir da direção de fluxo e um aumento de superfície da corrente de despejo (2, 21) ocorrerem na primeira etapa do método com uma corrente de gás.
4. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a -3, caracterizado pelo fato de que um desvio da corrente de despejo (2, 21) de superfície aumentada e sua divisão e uma aceleração das partículas de metal líquido (22) formadas ocorrerem na segunda etapa do método com uma corrente de gás.
5. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a -4, caracterizado pelo fato de que o fundido de metal da corrente de despe- jo (2, 21) recebe um superaquecimento e para a divisão do mesmo o supe- raquecimento é mantido de modo que quando as partículas de metal líquido (22) formadas na segunda etapa do método estão carregadas com uma cor- rente de alta velocidade (51) com um meio pelo menos parcialmente líquido na terceira etapa do método, uma temperatura de superfície é superior à temperatura do sólido da liga nas partículas metálicas sem a temperatura ter sido equalizada através da seção transversal.
6. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a -5, caracterizado pelo fato de que a corrente de partícula de metal líquido (22) acelerada é carregada em um ângulo de γ de mais de 45° pela corrente de alta velocidade (51) e dividida.
7. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a -6, caracterizado pelo fato de que a corrente de partícula de metal líquido (22) é carregada e dividida por uma corrente plana de alta velocidade com um meio pelo menos parcialmente líquido.
8. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a -7, caracterizado pelo fato de que a divisão e aceleração das partículas de metal líquido (22) na segunda etapa do método ocorrer ao longo de uma rota de pelo menos 10 vezes o diâmetro da corrente de despejo (2, 21) e um car- regamento através da corrente de alta velocidade (51) e a divisão a partir de uma distância curta serem realizados com uma distância de bocal de menos de 8 vezes o diâmetro da corrente de despejo (2, 21).
9. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a -8, caracterizado pelo fato de que pelo menos um meio de carregamento da corrente de despejo (2, 21) é formado em um bocal de corrente plana ou em um bocal múltiplo com aberturas ao longo de um nível.
10. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a -9, caracterizado pelo fato de que pelo menos um meio de carregamento da corrente de despejo (2, 21) é formado em um bocal múltiplo com abertu- ras pelo menos parcialmente em mais de um nível sobre o outro.
11. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado pelo fato de que a corrente de gás para a primeira e/ou segunda etapa do método é aquecida a uma temperatura acima da tempera- tura ambiente, preferivelmente acima de 200°C, especialmente acima de 400°C, se necessário utilizando um permutador de calor e/ou utilizando e- nergia elétrica, por exemplo, através de elementos resistores.
12. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 11, caracterizado pelo fato de que para a primeira e/ou segunda etapa do método um gás ou mistura de gás com um baixo efeito de resfriamento na superfície da corrente de despejo (2, 21) ou partículas de metal líquido (22) são utilizados.
13. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 12, caracterizado pelo fato de que um desvio da corrente de despejo (2, 21) em sua direção de fluxo e um aumento na superfície da mesma na pri- meira etapa do método e/ou um desvio da corrente de despejo (2, 21) de superfície aumentada e sua divisão e uma aceleração das partículas de me- tal líquido (22) formadas na segunda etapa do método ocorrerem pelo me- nos parcialmente com (uma) corrente(s) de gás de eliminação formada(s) durante uma combustão.
14. Método, de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de que para a primeira e/ou para a segunda etapa do método, a corrente de gás é aquecida e formada em cada caso em um sistema con- tendo um queimador, especialmente um queimador de alta velocidade.
15. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 14, caracterizado pelo fato de que uma corrente de gás venclando a cor- rente de despejo (2, 21) após sua aparição da pedra de bocal (11) do distri- buidor é pré-aquecida.
16. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 15, caracterizado pelo fato de que o meio líquido na corrente de alta velo- cidade (51) é convertido através de um aumento de temperatura em uma corrente e a mesma então carrega as partículas de metal líquido (22) na ter- ceira etapa do método.
BRPI0213188-9A 2001-10-10 2002-09-30 método para produzir um pó metálico consistindo em partìculas denominadas irregulares. BR0213188B1 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
AT15942001A AT411230B (de) 2001-10-10 2001-10-10 Verfahren zur herstellung von metallpulver aus spratzigen teilchen
ATA1594/2001 2001-10-10
AT5152002A AT412328B (de) 2002-04-03 2002-04-03 Verfahren zur herstellung von metallpulver
ATA515/2002 2002-04-03
PCT/AT2002/000284 WO2003031103A1 (de) 2001-10-10 2002-09-30 Verfahren zur herstellung von metallpulver aus spratzigen teilchen

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0213188A BR0213188A (pt) 2004-08-31
BR0213188B1 true BR0213188B1 (pt) 2011-09-06

Family

ID=25608348

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0213188-9A BR0213188B1 (pt) 2001-10-10 2002-09-30 método para produzir um pó metálico consistindo em partìculas denominadas irregulares.

Country Status (10)

Country Link
US (1) US7309375B2 (pt)
EP (1) EP1434666B1 (pt)
JP (1) JP4328204B2 (pt)
CN (1) CN1290654C (pt)
AT (1) ATE286446T1 (pt)
BR (1) BR0213188B1 (pt)
CA (1) CA2463125C (pt)
DE (1) DE50201970D1 (pt)
ES (1) ES2236584T3 (pt)
WO (1) WO2003031103A1 (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2018035599A1 (en) 2016-08-24 2018-03-01 5N Plus Inc. Low melting point metal or alloy powders atomization manufacturing processes
KR102546750B1 (ko) 2018-02-15 2023-06-22 5엔 플러스 아이엔씨. 고융점 금속 또는 합금 분말의 미립화 제조 방법

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR877043A (fr) * 1939-01-18 1942-11-25 Prazisionsguss Fabrik Nu Rnber Dispositif pour la pulvérisation de métal
US4298553A (en) * 1969-09-04 1981-11-03 Metal Innovations, Inc. Method of producing low oxide metal powders
US4604306A (en) * 1985-08-15 1986-08-05 Browning James A Abrasive blast and flame spray system with particle entry into accelerating stream at quiescent zone thereof
DE3841068C2 (de) * 1988-12-07 1997-09-04 Grillo Werke Ag Zinkpulver für alkalische Batterien und Verfahren zur Herstellung desselben
US5242110A (en) * 1991-12-02 1993-09-07 Praxair Technology, Inc. Method for changing the direction of an atomized flow
AT409235B (de) * 1999-01-19 2002-06-25 Boehler Edelstahl Verfahren und vorrichtung zur herstellung von metallpulver

Also Published As

Publication number Publication date
DE50201970D1 (de) 2005-02-10
CN1568239A (zh) 2005-01-19
JP4328204B2 (ja) 2009-09-09
ES2236584T3 (es) 2005-07-16
US7309375B2 (en) 2007-12-18
EP1434666A1 (de) 2004-07-07
JP2005504887A (ja) 2005-02-17
BR0213188A (pt) 2004-08-31
US20040245318A1 (en) 2004-12-09
CA2463125C (en) 2010-11-16
EP1434666B1 (de) 2005-01-05
ATE286446T1 (de) 2005-01-15
CA2463125A1 (en) 2003-04-17
WO2003031103A1 (de) 2003-04-17
CN1290654C (zh) 2006-12-20

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JPH03183706A (ja) チタン粒子の製造法
US4088477A (en) Sheathless wire feeding of alloy and inoculant materials
JP2004538153A (ja) 半固体成形時に使用し得るよう攪拌せずにスラリー材料を製造する装置及び方法
PL187487B1 (pl) Sposób odlewania ciekłego metalu w krystalizatorze i krystalizator do odlewania ciekłego metalu
US3515201A (en) Method of casting
JPS61226163A (ja) 金属製品製造方法
Goudar et al. Effect of atomization parameters on size and morphology of Al-17Si alloy powder produced by free fall atomizer
US4290993A (en) Method and apparatus for making nodule filament fibers
BR0213188B1 (pt) método para produzir um pó metálico consistindo em partìculas denominadas irregulares.
JP2018034206A (ja) 先細りの炉を有する鋳造システム
JPH06142870A (ja) 高機械的性能の部品を半流動体金属合金の射出によって製造するダイカスト方法
GB2117417A (en) Producing high-purity ceramics- free metallic powders
Mittal et al. Thickness uniformity and microstructure of disc shape spray formed Al-Si-Pb alloys
US2938251A (en) Metal distribution for continuous casting
US4033766A (en) Continuous stream treatment of ductile iron
CN1329147C (zh) 镁合金的压铸方法及其金属制品
CN101745614A (zh) 用液态游离碳制造粒状保护渣的方法及其制造和供给设备
Wu et al. Mold-filling characteristics of AZ91 magnesium alloy in the low-pressure expendable pattern casting process
JP4036033B2 (ja) 中炭素鋼の高速鋳造方法
JPH11131111A (ja) 銅鉄合金粉粒体の製造法と製造装置及び銅鉄合金粉粒体
US2351765A (en) Reducing ores and forming sponge metals and alloys
Cheney Plasma-Melted and Rapidly-Solidified Powders
SU1640174A1 (ru) Способ модифицировани чугуна
US809871A (en) Process for producing compound ingots.
JPS58138540A (ja) 金型

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 30/09/2002, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 20A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2690 DE 26-07-2022 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.