BR0211409B1 - Composição granular colorida, composição detergente particulada de lavagem de roupa e processo para a fabricação de uma composição granular colorida - Google Patents

Composição granular colorida, composição detergente particulada de lavagem de roupa e processo para a fabricação de uma composição granular colorida Download PDF

Info

Publication number
BR0211409B1
BR0211409B1 BRPI0211409-7A BR0211409A BR0211409B1 BR 0211409 B1 BR0211409 B1 BR 0211409B1 BR 0211409 A BR0211409 A BR 0211409A BR 0211409 B1 BR0211409 B1 BR 0211409B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
composition according
composition
particles
detergent
photobleach
Prior art date
Application number
BRPI0211409-7A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0211409A (pt
Inventor
Juan Jose Bonelli
Marcio Henrique Perissinotto Bonfa
Driel Rudolf Govert Van
Gusmao Paulo Henrique De
Nunzio Mario Jovelino Del
Paulo Cesar Puelle Andrade
Original Assignee
Unilever Nv
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Unilever Nv filed Critical Unilever Nv
Publication of BR0211409A publication Critical patent/BR0211409A/pt
Publication of BR0211409B1 publication Critical patent/BR0211409B1/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C11ANIMAL OR VEGETABLE OILS, FATS, FATTY SUBSTANCES OR WAXES; FATTY ACIDS THEREFROM; DETERGENTS; CANDLES
    • C11DDETERGENT COMPOSITIONS; USE OF SINGLE SUBSTANCES AS DETERGENTS; SOAP OR SOAP-MAKING; RESIN SOAPS; RECOVERY OF GLYCEROL
    • C11D3/00Other compounding ingredients of detergent compositions covered in group C11D1/00
    • C11D3/0005Other compounding ingredients characterised by their effect
    • C11D3/0063Photo- activating compounds
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C11ANIMAL OR VEGETABLE OILS, FATS, FATTY SUBSTANCES OR WAXES; FATTY ACIDS THEREFROM; DETERGENTS; CANDLES
    • C11DDETERGENT COMPOSITIONS; USE OF SINGLE SUBSTANCES AS DETERGENTS; SOAP OR SOAP-MAKING; RESIN SOAPS; RECOVERY OF GLYCEROL
    • C11D3/00Other compounding ingredients of detergent compositions covered in group C11D1/00
    • C11D3/40Dyes ; Pigments

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Oil, Petroleum & Natural Gas (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Detergent Compositions (AREA)

Description

“COMPOSIÇÃO GRANULAR COLORIDA, COMPOSIÇÃO DETERGENTE PARTICULADA DE LAVAGEM DE ROUPA, E, PROCESSO PARA A FABRICAÇÃO DE UMA COMPOSIÇÃO GRANULAR COLORIDA” A presente invenção diz respeito a uma composição granular colorida para uso como partículas em uma composição detergente de lavagem de roupa particulada que compreende fotobranqueador.
FUNDAMENTOS E TÉCNICA ANTERIOR
Os fotobranqueadores são freqiientemente adicionados aos pós detergentes de lavagem de roupa para fornecer o branqueamento dos tecidos lavados para melhorar sua aparência visual. O mais comum e mais simples meio de incorporá-los nos pós detergentes é adicioná-los à pasta fluida antes da secagem por pulverização do pó de base. No entanto, um pouco do fotobranqueador pode ser perdido devido à degradação e evaporação no processo de secagem por pulverização. Além disso, existe um problema bem conhecido de manchamento do tecido lavado devido ao fotobranqueador. A EP 119 746A (Unilever) apresenta a pulverização de uma solução ou suspensão de fotobranqueador de sulfonato de ftalocianina de Zn ou Al em um pó de base detergente subseqüente ao processo de secagem por pulverização. A WO 99 51714A (Unilever) apresenta uma composição de partículas de fotobranqueador coloridas concedendo manchamento reduzido, em que o carreador é um ácido orgânico α-hidróxi, preferivelmente ácido cítrico, com um material de barreira solúvel em água e um auxiliar de fluxo, por exemplo sílica. A composição é reivindicada para fornecer manchamento de tecido reduzido. A DE 3 430 773A (Ciba Geigy) apresenta um aditivo em pó de lavagem em forma de partícula que contém um fotobranqueador, um carbonato inorgânico e um ácido. A ação efervescente gerada pela reação entre o carbonato e o ácido é reivindicada em manter as partículas na superfície da substância líquida de lavagem e reduzir o manchamento dos tecidos lavados. A US 3.931.037 (Procter & Gamble) apresenta uma composição granular incolor compreendendo um grânulo fotobranqueador lívido produzido pela mistura seca de uma partícula fotobranqueadora de ftalocianina e um material granular (por exemplo, tripolifosfato de sódio ou pó de base detergente secado por pulverização) a qual um líquido (por exemplo, água) é adicionado. A US 4.762.636 (Ciba-Geigy) apresenta um processo para a preparação de partículas flutuantes secadas por pulverização que contêm uma substância ativa.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
Os presentes inventores têm surpreendentemente observado que uma composição de partícula colorida compreendendo fotobranqueador que é conduzido em um pó de base detergente secado por pulverização é capaz de flutuar sobre a superfície da substância líquida de lavagem devido à sua densidade natural e fornece uma partícula atrativamente colorida que contrasta com a cor da maioria dos pós detergentes e distribui um fotobranqueador ao tecido com pouco ou nenhum manchamento.
Em um primeiro aspecto, a presente invenção fornece uma composição granular colorida para uso como partículas em uma composição detergente de lavagem de roupa particulada compreendendo um carreador granular poroso, que é um pó de base detergente secado por pulverização que compreende tensoativo e opcionalmente reforçador, e pelo menos 0,01 % em peso de fotobranqueador com base no ingrediente ativo, a composição tendo uma massa específica média de no máximo 600 g/1.
Em um segundo aspecto, a presente invenção fornece uma composição detergente de lavagem de roupa particulada que compreende tensoativo, opcionalmente reforçador, e de 0,05 a 10 % em peso de partículas que são uma composição granular colorida como definida acima.
Em um terceiro aspecto, a presente invenção fornece um processo para a fabricação de uma composição granular colorida para uso como partículas em uma composição detergente de lavagem de roupa particulada que compreende as etapas de: (i) mistura de uma solução aquosa de fotobranqueador com um carreador poroso tendo uma massa específica média de não mais do que 600 g/1; seguida pela (ii) formação de camadas com um material particulado com capacidade de transportar líquido em quantidade elevada finamente dividido.
Em um quarto aspecto, a presente invenção fornece o uso de um pó de base detergente secado por pulverização que carrega um fotobranqueador líquido como partículas em uma composição detergente de lavagem de roupa particulada.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
As Partículas As composições granulares coloridas da presente invenção são destinadas para serem usadas como partículas em composições detergentes de lavagem de roupa particuladas. É importante que tais partículas compreendam pelo menos 0,01 % em peso do ingrediente ativo fotobranqueador e que de modo a flutuar facilmente sobre a superfície da água eles devem ter uma massa específica média de no máximo 600 g/1. Preferivelmente, a massa específica média é no máximo 500 g/1 e mais preferivelmente no máximo 400 g/1.
Assim como proporcionando distribuição de fotobranqueador com manchamento reduzido, as partículas são destinadas a fornecer uma coloração atrativa ao pó a qual o consumidor vê durante o uso. Por isso é preferível que as partículas tenham um tamanho de partícula médio numérico de pelo menos 200 mícrons, preferivelmente pelo menos 400 mícrons.
De modo que as partículas possam fornecer distribuição eficaz de fotobranqueador para a totalidade do pó detergente ao qual elas são destinadas a serem incorporados, é preferível que elas compreendam pelo menos 0,05 % em peso de fotobranqueador com base no ingrediente ativo, preferivelmente pelo menos 0,1 % em peso. O carreador para as partículas é um pó de base detergente secado por pulverização que compreende tensoativo e opcionalmente reforçador.
Os fotobranqueadores comercialmente disponíveis freqüentemente vêm como uma solução aquosa e, melhoram o processo de adição do fotobranqueador ao carreador, outros materiais líquidos podem também ser adicionados. Um ingrediente ativo especialmente útil é propileno glicol.
Os fotobranqueadores preferidos são sulfonatos de ftalocianina, especialmente sulfonatos de ftalocianina de zinco, sulfonatos de ftalocianina de alumínio ou uma mistura dos dois.
Visto que a composição de partícula flutua sobre a superfície da água devido ao seu poder de flutuação natural, é desnecessário incluir ingredientes que causem efervescência, e, portanto, é preferível que a partícula seja não efervescente. No entanto, a inclusão de ingredientes que geram efervescência está dentro do escopo da invenção.
Processo para a Fabricação das Partículas O processo para a fabricação das partículas de acordo com a presente invenção envolve as etapas de: (i) mistura de um fotobranqueador líquido com um carreador poroso tendo uma massa específica média de não mais do que 600 g/1; seguido pela (ii) formação de camadas com um material particulado com capacidade de transportar líquido em quantidade elevada fmamente dividido.
Preferivelmente, o material carreador possui uma massa específica média de no máximo 500 g/1, mais preferivelmente no máximo 400 g/1.
De modo a melhorar o processo, é preferível que o processo seja precedido pela etapa de combinação de uma solução aquosa de fotobranquador compropileno glicol.
Os materiais particulados com capacidade de transportar líquido em quantidade elevada preferíveis são zeólito e/ou sílica.
Um processo particularmente vantajoso é onde a etapa (i) compreende atomização e pulverização do fotobranqueador líquido no carreador poroso. O carreador para as partículas pode ser qualquer material para dar uma partícula com uma massa específica média de no máximo 600 g/1 e seja compatível com as composições detergentes de lavagem de roupa particuladas. Um material preferido é aquele que foi secado por pulverização.
Especialmente preferível é um pó de base detergente secado por pulverização que compreende tensoativo e opcionalmente reforçador. Um material alternativo é carbonato de sódio leve granular (barrilha leve).
Composição Detergente de Lavagem de Roupa Particulada As composições detergentes da presente invenção compreendem tensoativo e opcionalmente reforçador. Elas também contêm de 0,05 a 10 % em peso, preferivelmente de 1 a 5 % em peso, de partículas como r descrito acima. E preferível que as composições compreendam de 5 a 60 % em peso de tensoativo e de 10 a 80 % em peso de reforçador. É preferível que as composições detergentes particuladas compreendam um pó de base secado por pulverização, e mais preferivelmente em que a composição do carreador das partículas seja substancialmente a mesma quanto a composição do pó de base. Esta combinação permite que o carreador para as partículas seja tomado do estoque de pó de base da composição detergente e assim permitindo a facilidade de fabricação.
Em uma modalidade particularmente vantajosa, a composição total é colorida de azul, no entanto as partículas contidas dentro dela são um tom mais escuro de azul do que o resto da composição. Em outra modalidade particularmente vantajosa, a massa do pó é colorida de branco e as partículas coloridas de azul.
Para garantir que as partículas não se separem do resto da composição, é preferível que a massa específica média das partículas esteja dentro de 100 g/1, preferivelmente dentro de 50 g/1, daquela da composição em conjunto. Adicionalmente é preferível que o tamanho de partícula médio numérico das partículas esteja dentro de 200 mícrons preferivelmente dentro de 100 mícrons, daquele da composição em conjunto. O fotobranqueador pode estar presente tanto nas partículas quanto na composição como um todo, e preferivelmente pelo menos 50 % em r peso do fotobranqueador total presente esteja dentro das partículas. E mais preferível que o fotobranqueador esteja completamente contido dentro das partículas coloridas.
Ingredientes Detergentes As composições detergentes de lavagem de roupa particuladas da presente invenção também contêm ingredientes detergentes convencionais, particularmente materiais ativos detergentes (tensoativos), e preferivelmente também reforçadores da detergência.
Tais composições detergentes conterão um ou mais compostos ativos detergentes (tensoativos) que podem ser selecionados de compostos ativos detergentes aniônicos, catiônicos, não iônicos, anfotéricos e zwitteriônicos com sabão ou não sabão, e misturas destes.
Muitos compostos ativos detergentes adequados são disponíveis e são completamente descritos na literatura, por exemplo, em “Surface-Active Agents and Detergents”, volumes I e II, por Schwartz, Perry e Berch.
Os compostos ativos detergentes preferidos que podem ser usados são sabões e compostos aniônicos e não iônicos não sabão sintéticos.
Os tensoativos aniônicos não sabão são especialmente preferidos.
Os tensoativos aniônicos não sabão são bem conhecidos por aqueles qualificados na técnica. Exemplos incluem sulfonatos de alquilbenzeno, particularmente sulfonatos de alquilbenzeno lineares tendo um comprimento de cadeia de alquila de Cs-C15; alquilsulfatos primários e secundários, particularmente sulfatos de alquila primários Cg-C^; sulfatos de éter alquílico; sulfonatos de olefina; sulfonatos de alquil xileno; sulfossucciniatos de dialquila; e sulfonatos de éster de ácido graxo.
Os sais de sódio são geralmente preferidos. Um tensoativo aniônico preferido é sulfonato de alquilbenzeno linear.
Os tensoativos não iônicos podem opcionalmente estar presentes. Estes incluem os etoxilatos de álcool primário e secundário, especialmente os álcoois alifáticos C8-C2o etoxilados com uma média de 1 a 20 moles de óxido de etileno por mol de álcool, e mais especialmente os álcoois alifáticos primários e secundários Ci0-Ci5 etoxilados com uma média de 1 a 10 moles de óxido de etileno por mol de álcool. Os tensoativos não iônicos não etoxilados incluem alquilpoliglicosídeos, monoéteres de glicerol, e poliidroxiamidas (glucamida).
Os tensoativos catiônicos podem opcionalmente estar presentes. Estes incluem sais de amônio quaternário da fórmula geral RiíURjRd^ X’, em que os grupos R são cadeias de hidrocarbila longas ou curtas, tipicamente grupos de alquila, hidroxialquila ou alquila etoxilada, e X é um ânion solubilizante (por exemplo, compostos em que Rj é um grupo de alquila C8-C22, preferivelmente um grupo de alquila Cg-Cjo ou Ci2-C]4, R2 é um grupo de metila, e R3 e R4, que podem ser os mesmos ou diferentes, são grupos de metila ou hidroxietila); e ésteres catiônicos (por exemplo, ésteres de colina).
Em um tensoativo catiônico especialmente preferido da fórmula geral X', Rj representa um grupo de alquila Cg-Qo ou C12-C14, R2 e R3 representam grupos de metila, R4 apresenta um grupo de hidroxietila, e X' representa um íon de haleto ou metossulfato.
Opcionalmente, os tensoativos anfotéricos, por exemplo, óxidos de amina, e os tensoaticos zwitteriônicos, por exemplo, betaínas, podem também estar presentes.
Preferivelmente, a quantidade de tensoativo aniônico está na faixa de 5 a 50 % em peso da composição total. Mais preferivelmente, a quantidade de tensoativo aniônico está na faixa de 8 a 35 % em peso, 0 mais preferível de 10 a 30 % em peso. O tensoativo não iônico, se presente, é preferivelmente usado em uma quantidade dentro da faixa de 1 a 20 % em peso além daquele que pode estar presente na emulsão estruturada.
As composições detergentes podem conter como reforçador um aluminossilicato cristalino, preferivelmente um aluminossilicato de metal alcalino, mais preferivelmente um aluminossilicato de sódio (zeólito).
O zeólito usado como um reforçador podem ser 0 zeólito A comercialmente disponível (zeólito 4A) já amplamente usado em pós detergentes de lavagem de roupa. Altemativamente, 0 zeólito pode ser zeólito P de alumínio máximo (zeólito MAP) como descrito e reivindicado na EP 384 070B (Unilever), e comercialmente disponível como Doucil (Marca Comercial) A24 da Crosfield Chemicals Ltd, UK. O zeólito MAP é definido como um aluminossilicato de metal alcalino do tipo zeólito P tendo uma relação de silício para alumínio não excedente a 1,33, preferivelmente dentro da faixa de 0,90 a 1,33, preferivelmente dentro da faixa de 0,90 a 1,20.
Especialmente preferido é o zeólito MAP tendo uma relação de silício para alumínio não excedente a 1,07, mais preferivelmente cerca de 1,00.0 tamanho da partícula do zeólito não é crítico. O zeólito A ou o zeólito MAP de qualquer tamanho de partícula adequado pode ser usado.
Também preferidos de acordo com a presente invenção são os reforçadores de fosfato, especialmente tripolifosfato de sódio. Este pode ser usado em combinação com ortofosfato de sódio, e/ou pirofosfato de sódio.
Outros reforçadores inorgânicos que podem estar presentes adicional ou altemativamente incluem carbonato de sódio, silicato em camadas, aluminossilicatos amórficos.
Mais preferivelmente, o reforçador é selecionado de tripolifosfato de sódio, zeólito, carbonato de sódio, e combinações destes.
Os reforçadores orgânicos podem opcionalmente estar presentes. Estes incluem polímeros de policarboxilato tais como poliacrilatos e copolímeros acrílicos/maléicos; poliaspartatos; policarboxilatos monoméricos tais como citratos, gliconatos, oxidissucciniatos, mono-, di e trissuccinatos de glicerol, carboximetiloxissuccinatos, carbóxi- metiloximalonatos, dipicolinatos, iminodiacetatos de hidroxietila, alquil- e alquenilmalonatos e succinatos; e sais de ácido graxo sulfonados.
Os reforçadores orgânicos podem ser usados em menores quantidades como suplementos para reforçadores inorgânicos tais como fosfatas e zeólitos. Os reforçadores orgânicos suplementares especialmente preferidos são citratos, adequadamente usados em quantidades de 5 a 30 % em peso, preferivelmente de 10 a 25 % em peso; e polímeros acrílicos, mais especialmente copolímeros acrílicos/maléicos, adequadamente usados em quantidades de 0,5 a 15 % em peso, preferivelmente de 1 a 10 % em peso.
Os reforçadores, tanto inorgânicos quanto orgânicos, estão preferivelmente presentes na forma de sal de metal alcalino, especialmente sal de sódio.
As composições detergentes de acordo com a invenção podem também adequadamente conter um sistema branqueador, embora as formulações sem branqueador estejam também dentro do escopo da invenção. O sistema branqueador é preferivelmente baseado nos compostos branqueadores de peróxi, por exemplo, persais inorgânicos ou peroxiácidos orgânicos, capazes de produzir peróxido de hidrogênio em solução aquosa. Os compostos branqueadores de peróxi adequados incluem peróxidos orgânicos tais como peróxido de uréia, e persais inorgânicos tais como os perboratos de metal alcalino, percarbonatos, perfosfatos, persilicatos e persulfatos. Os persais inorgânicos preferidos são monoidrato e tetraidrato de perborato de sódio, e percarbonato de sódio. O composto branqueador de peróxi está adequadamente presente em uma quantidade de 5 a 35 % em peso, preferivelmente de 10 a 25 % em peso. O composto branqueador de peróxi pode ser usado em conjunto com um ativador de branqueamento (precursor de branqueamento) par melhorar a ação branqueadora em temperaturas baixas de lavagem. O precursor de branqueamento está adequadamente presente em uma quantidade de 1 a 8 % em peso, preferivelmente de 2 a 5 % em peso.
Os precursores de branqueamento preferidos são precursores de ácido peroxicarboxílico, mais especialmente precursores de ácido peracético e precursores de ácido peroxibenzóico; e precursores de ácido peroxicarbônico. Um precursor de branqueamento especialmente preferível para uso na presente invenção é Ν,Ν,Ν’,Ν’-tetracetil etilenodiamina (TAED).
Um estabilizante de branqueamento (seqüestrante de metal pesado) pode também estar presente. Os estabilizantes de branqueamento adequados incluem tetraacetato de etilenodiamina (EDTA) e os polifosfonatos tais com Dequest (Marca Comercial), EDTMP.
As composições detergentes podem também conter uma ou mais enzimas. As enzimas adequadas incluem as proteases, amilases, celulases, oxidases, peroxidases e lipases usáveis para incorporação em composições detergentes.
As enzimas proteolíticas preferidas (proteases) são materiais de proteína cataliticamente ativos que degradam ou alteram os tipos de proteína das manchas quando presentes como nas manchas de tecido em uma reação de hidrólise. Elas podem ser de qualquer origem adequada, tal como de origem vegetal, animal, bacteriana ou levedura. As enzimas proteolíticas ou proteases de várias qualidades e origens e tendo atividade em várias faixas de pH de 4 a 12 são disponíveis. As proteases de ponto isoelétrico tanto elevado quanto baixo são adequadas.
Outras enzimas que podem adequadamente estar presentes incluem lipases, amilases, e celulases incluindo celulases de atividade elevada tais como Carezyme (Marca Comercial) da Novo.
Nas composições detergentes particuladas, as enzimas de detergência são comumente empregadas na forma granular em quantidades de cerca de 0,1 a cerca de 3,0 % em peso. No entanto, qualquer forma física adequada de enzima pode ser usada em qualquer quantidade eficaz.
Os agentes antirredeposição, por exemplo, ésteres e éteres de celulose, por exemplo, carboximetil celulose de sódio, podem também estar presentes.
As composições podem também conter polímeros de liberação de sujeira, por exemplo, polímeros PET/POET sulfonados e não sulfonados, tanto de extremidade coberta quanto de extremidade não coberta, e copolímeros enxertados de álcool polietileno glicol/polivinílico tais como Sokolan (Marca Comercial) HP22.
Os polímeros de liberação de sujeira especialmente preferidos são os poliésteres de extremidade não coberta sulfonados como descrito e reivindicado na WO 95 32997A (Rhodia Chimie).
As composições detergentes podem também incluir um ou mais sais inorgânicos diferentes de sais reforçadores. Estes podem incluir, por exemplo, bicarbonato de sódio, silicato de sódio, sulfato de sódio, sulfato de magnésio, sulfato de cálcio, cloreto de cálcio e cloreto de sódio. Os sais inorgânicos preferidos são sulfato de sódio, cloreto de sódio, e combinações destes.
As composições detergentes podem também conter outros materiais inorgânicos, por exemplo, calcita, sílica ou aluminossilicato amorfo, ou argilas.
Outros ingredientes que podem estar presentes incluem solventes, hidrótropos, fluorescentes, tinturas, impulsionadores de espuma ou controladores de espuma(antiespumas) como apropriado, compostos condicionadores de tecido e perfumes.
Prenaracão da Composição Detergente Os pós de massa específica baixa a moderada podem ser preparados mediante a secagem por pulverização de uma pasta fluida, e opcionalmente pós-dosagem (mistura seca) de outros ingredientes. Os pós “concentrados” ou “compactos” podem ser preparados por processos de mistura e granulação, por exemplo, usando um misturador/granulador de velocidade elevada, ou outros processos não torre. Em ambos os tipos de pó, a composição de partícula pode ser incorporada por pós-dosagem (mistura seca). A composição da invenção pode altemativamente estar na forma de tablete. Os tabletes podem ser preparados mediante a compactação dos pós, especialmente pós “concentrados” ou “compactos”, preparados como descrito acima. Adicionalmente, a composição pode estar na forma de um líquido, gel, pasta ou extrusado.
EXEMPLOS
Exemplos 1 e 2: Partículas Fotobranqueadoras As composições de partícula foram preparadas com a seguinte formulação: Tabela 1 No exemplo 1, o fotobranqueador usado foi uma mistura de sulfonato de ftalocianina de zinco e alumínio.
No exemplo 2, o fotobranqueador usado foi um sulfonato de ftalocianina de alumínio.
Ambos os fotobranqueadores foram obtidos da Ciba-Geigy sob a Marca Comercial “Tinolux”. Será observado que ambas as composições continham 0,125 % em peso de fotobranqueador calculado como 100 % ativo.
Cada composição foi preparada como se segue.
Os ingredientes exceto o zeólito, sílica, propileno glicol e fotobranqueador foram seqüencialmente adicionados à água para formar uma pasta fluida, que foi subseqüentemente secado por pulverização para formar um pó de base com uma massa específica média de cerca de 450 g/1 e um tamanho de partícula médio numérico de 648 mícrons. Enquanto isso, o propileno glicol líquido foi combinado com uma solução ativa 10 % do fotobranqueador. A combinação líquida foi então pulverizada no pó de base secado por pulverização e suavemente de modo mecânico agitado para garantir boa mistura. Finalmente, o zeólito e a sílica foram adicionados com agentes de formação de camadas e agitação mecânica suave foi recomeçada para garantir boa cobertura dos grânulos. A composição de partículas resultante tinha uma massa específica ao redor de 500 g/1, um tamanho de partícula médio numérico de 709 mícrons e tinha uma coloração azul intensa.
Exemplo 3 e 4 e Exemnlos Comparativos de A a D: Manchamento do Fotobranqueador As composições detergentes secadas por pulverização testadas com relação ao manchamento tinham a seguinte formulação: Tabela 2 As partículas fotobranqueadoras foram adicionadas a esta base detergente para produzir composições ou internas ou externas a presente invenção. 0 exemplo 3 continha 2 % em peso de uma composição de partícula de acordo com o Exemplo 1 onde o fotobranqueador foi uma mistura de sulfonato de ftalocianina de zinco e alumínio. O exemplo 4 continha 2 % em peso de uma composição de partícula de acordo com o Exemplo 1, onde o fotobranqueador foi sulfonato de ftalocianina de alumínio. O Exemplo Comparativo A continha 2 % em peso de uma partícula de fotobranqueador de sulfonato de ftalocianina de alumínio da mesma concentração como no Exemplo 1, mas com barrilha densa como um carreador. O Exemplo Comparativo B continha 2 % em peso de uma partícula de fotobranqueador de sulfonato de ftalocianina de alumínio da mesma concentração como no Exemplo 1, mas com argila como um carreador. O Exemplo Comparativo C continha 2 % em peso de uma mistura de partícula de fotobranqueador de sulfonato de ftalocianina de zinco e alumínio da mesma concentração como no Exemplo 1, mas com argila como um carreador. O Exemplo Comparativo D não continha nenhuma partícula fotobranqueadora.
Protocolo Experimental Seis peças de algodão tricotado branco de tamanho 15 cm x 15 cm foram usados como panos de teste. Os panos foram colocados no fundo de uma tigela contendo 1 litro de água, em que 10 g da composição detergente foram despejados. A composição detergente foi deixada assentar por 10 minutos, após o qual o tecido foi removido e suavemente enxaguado para remover quaisquer resíduos de detergente. Os tecidos foram subsequentemente secados em uma secadora de roupas elétrica e depois avaliados com relação ao grau de manchamento, por um painel de peritos, em uma escala de 1 a 5. Um resultado de 1 significa nenhum manchamento e um resultado de 5 significa manchamento total. Um resumo das condições experimentais e os resultados de manchamento são apresentados na Tabela 3.
Tabela 3 5 Exemnlos de 5 a 8: Composições Detergentes As formulações apresentadas na Tabela 4 representam as composições detergentes de acordo com a invenção.

Claims (29)

1. COMPOSIÇÃO GRANULAR COLORIDA, para uso como partículas em uma composição detergente de lavagem de roupa particulada, caracterizada pelo fato de que compreende um carreador granular poroso, que é um pó de base detergente seco por pulverização compreendendo tensoativo e opcionalmente reforçador, e pelo menos 0,01% em peso de fotobranqueador com base no ingrediente ativo, a composição tendo uma massa específica média de no máximo 600 g/l, e constituída de camadas com um material particulado finamente dividido com alta capacidade de transportar líquido.
2. COMPOSIÇÃO GRANULAR COLORIDA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que possui uma massa específica média de no máximo 500g/l.
3. COMPOSIÇÃO GRANULAR COLORIDA, de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo fato de que possui uma massa específica média de no máximo 400g/l.
4. COMPOSIÇÃO GRANULAR COLORIDA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que possui um tamanho de partícula médio numérico de pelo menos 200 mícrons.
5. COMPOSIÇÃO GRANULAR COLORIDA, de acordo com a reivindicação 4, caracterizada pelo fato de que possui um tamanho de partícula médio numérico de pelo menos 400 mícrons.
6. COMPOSIÇÃO GRANULAR COLORIDA, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que compreende pelo menos 0,1% em peso de fotobranqueador.
7. COMPOSIÇÃO GRANULAR COLORIDA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que também compreende propileno glicol.
8. COMPOSIÇÃO GRANULAR COLORIDA, de acordo com a reivindicação 6, caracterizada pelo fato de que o fotobranqueador é um sulfonato de ftalocianina de zinco e/ou alumínio.
9. COMPOSIÇÃO GRANULAR COLORIDA, de acordo com a reivindicação 8, caracterizada pelo fato de que o fotobranqueador é uma mistura de sulfonato de ftalocianina de zinco e alumínio.
10. COMPOSIÇÃO GRANULAR COLORIDA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que é não efervescente.
11. COMPOSIÇÃO DETERGENTE PARTICULADA DE LAVAGEM DE ROUPA, caracterizada pelo fato de que compreende tensoativo, opcionalmente reforçador, e de 0,05 a 10% em peso de partículas que são uma composição granular colorida de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes.
12. COMPOSIÇÃO DETERGENTE, de acordo com a reivindicação 11, caracterizada pelo fato de que compreende um pó de base seco por pulverização e em que a composição do carreador das partículas é substancialmente a mesma do pó de base.
13. COMPOSIÇÃO DETERGENTE, de acordo com a reivindicação 11 ou 12, caracterizada pelo fato de que compreende de 1 a 5% em peso de partículas.
14. COMPOSIÇÃO DETERGENTE, de acordo com qualquer uma das reivindicações 11 a 13, caracterizada pelo fato de que compreende de 5 a 60% em peso de tensoativo e de 10 a 80% em peso de reforçador.
15. COMPOSIÇÃO DETERGENTE, de acordo com qualquer uma das reivindicações 11 a 14, caracterizada pelo fato de que a massa da composição é azul e as partículas são de um tom mais escuro de azul que o resto da composição.
16. COMPOSIÇÃO DETERGENTE, de acordo com qualquer uma das reivindicações 11 a 15, caracterizada pelo fato de que a massa da composição é branca e as partículas são azuis.
17. COMPOSIÇÃO DETERGENTE, de acordo com qualquer uma das reivindicações 11 a 16, caracterizada pelo fato de que a massa específica média das partículas está dentro de 10Og/l daquela da composição em conjunto.
18. COMPOSIÇÃO DETERGENTE, de acordo com a reivindicação 17, caracterizada pelo fato de que a massa específica média das partículas está preferivelmente dentro de 50g/l daquela da composição em conjunto.
19. COMPOSIÇÃO DETERGENTE, de acordo com qualquer uma das reivindicações 11 a 18, caracterizada pelo fato de que o tamanho de partícula médio numérico das partículas está dentro de 200 mícrons daquele da composição como um todo.
20. COMPOSIÇÃO DETERGENTE, de acordo com qualquer uma das reivindicações 19, caracterizada pelo fato de que o tamanho de partícula médio numérico das partículas está preferivelmente dentro de 100 mícrons daquele da composição como um todo.
21. COMPOSIÇÃO DETERGENTE, de acordo com qualquer uma das reivindicações 11 a 20, caracterizada pelo fato de que pelo menos 50% do fotobranqueador presente na composição está contido dentro das partículas coloridas.
22. COMPOSIÇÃO DETERGENTE, de acordo com a reivindicação 11, caracterizada pelo fato de que todo o fotobranqueador na composição está contido dentro das partículas coloridas.
23. PROCESSO PARA A FABRICAÇÃO DE UMA COMPOSIÇÃO GRANULAR COLORIDA, para uso como partículas em uma composição detergente de lavagem de roupa particulada, caracterizado pelo fato de que compreende as etapas de: (i) mistura de um fotobranqueador líquido com um carreador poroso tendo uma massa específica média de não mais do que 600g/l; seguido pela (ii) formação de camadas com um material particulado finamente dividido com grande capacidade de transportar líquido.
24. PROCESSO, de acordo com a reivindicação 23, caracterizado pelo fato de que o carreador poroso possui uma massa especifica média de não mais do que 500g/l.
25. PROCESSO, de acordo com a reivindicação 24, caracterizado pelo fato de que o carreador poroso possui uma massa especifica média de não mais do que 400g/l.
26. PROCESSO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 23 a 25, caracterizado pelo fato de que é precedido pela etapa de combinação de uma solução aquosa de fotobranqueador com propileno glicol.
27. PROCESSO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 23 a 26, caracterizado pelo fato de que o material com alta capacidade de transportar líquido é zeólito e/ou sílica.
28. PROCESSO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 23 a 27, caracterizado pelo fato de que a etapa (i) compreende a atomização e pulverização do fotobranqueador líquido no carreador poroso.
29. PROCESSO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 23 a 28, caracterizado pelo fato de que o carreado poroso é um pó de base detergente seco por pulverização.
BRPI0211409-7A 2001-08-20 2002-08-15 Composição granular colorida, composição detergente particulada de lavagem de roupa e processo para a fabricação de uma composição granular colorida BR0211409B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GB0120160.7 2001-08-20
GBGB0120160.7A GB0120160D0 (en) 2001-08-20 2001-08-20 Photobleach speckle and laundry detergent compositions containing it
PCT/EP2002/009115 WO2003018738A1 (en) 2001-08-20 2002-08-15 Photobleach speckle and laundry detergent compositions containing it

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0211409A BR0211409A (pt) 2004-08-17
BR0211409B1 true BR0211409B1 (pt) 2014-04-29

Family

ID=9920628

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0211409-7A BR0211409B1 (pt) 2001-08-20 2002-08-15 Composição granular colorida, composição detergente particulada de lavagem de roupa e processo para a fabricação de uma composição granular colorida

Country Status (11)

Country Link
US (1) US7002051B2 (pt)
EP (1) EP1419232B1 (pt)
AR (2) AR035277A1 (pt)
AT (1) ATE327311T1 (pt)
BR (1) BR0211409B1 (pt)
CA (1) CA2398933C (pt)
DE (1) DE60211713T2 (pt)
ES (1) ES2265523T3 (pt)
GB (2) GB0120160D0 (pt)
WO (1) WO2003018738A1 (pt)
ZA (2) ZA200309682B (pt)

Families Citing this family (74)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8293695B2 (en) * 2003-08-06 2012-10-23 Basf Se Shading composition
US20070196502A1 (en) * 2004-02-13 2007-08-23 The Procter & Gamble Company Flowable particulates
ES2346309T3 (es) * 2004-07-22 2010-10-14 THE PROCTER & GAMBLE COMPANY Composiciones detergentes que comprenden particulas coloreadas.
AR059156A1 (es) * 2006-01-23 2008-03-12 Procter & Gamble Composiciones detergentes
RU2479627C2 (ru) * 2006-01-23 2013-04-20 Дзе Проктер Энд Гэмбл Компани Композиции моющих средств
HUE063025T2 (hu) 2006-01-23 2023-12-28 Procter & Gamble Enzimeket és szövetszínezõ anyagokat tartalmazó készítmények
US20070191249A1 (en) * 2006-01-23 2007-08-16 The Procter & Gamble Company Enzyme and photobleach containing compositions
MX2008013357A (es) * 2006-04-20 2008-10-31 Procter & Gamble Una composicion detergente para lavanderia particulada solida que comprende particulas de perfume.
US7629158B2 (en) 2006-06-16 2009-12-08 The Procter & Gamble Company Cleaning and/or treatment compositions
US8021436B2 (en) 2007-09-27 2011-09-20 The Procter & Gamble Company Cleaning and/or treatment compositions comprising a xyloglucan conjugate
EP2071017A1 (en) 2007-12-04 2009-06-17 The Procter and Gamble Company Detergent composition
JP5405488B2 (ja) * 2008-01-04 2014-02-05 ザ プロクター アンド ギャンブル カンパニー 酵素及び布地色調剤を含む組成物
EP2085070A1 (en) * 2008-01-11 2009-08-05 Procter & Gamble International Operations SA. Cleaning and/or treatment compositions
EP2163605A1 (en) * 2008-08-27 2010-03-17 The Procter and Gamble Company A detergent composition comprising cello-oligosaccharide oxidase
EP2206765A1 (en) 2009-01-08 2010-07-14 Unilever N.V. Detergent composition
EP2451916B1 (en) * 2009-07-10 2018-06-13 The Procter and Gamble Company Compositions containing benefit agent delivery particles
US8318652B2 (en) * 2009-08-25 2012-11-27 Milliken & Company Colored speckles comprising a porous carrier and a releasing agent layer
MX2012006616A (es) 2009-12-09 2012-06-21 Procter & Gamble Productos para el cuidado de las telas y el hogar.
EP2566960B1 (en) 2010-05-06 2017-03-08 The Procter and Gamble Company Consumer products with protease variants
WO2012057781A1 (en) 2010-10-29 2012-05-03 The Procter & Gamble Company Cleaning and/or treatment compositions comprising a fungal serine protease
WO2011026154A2 (en) 2010-10-29 2011-03-03 The Procter & Gamble Company Cleaning and/or treatment compositions
US8815789B2 (en) 2011-04-12 2014-08-26 The Procter & Gamble Company Metal bleach catalysts
US20140371435A9 (en) 2011-06-03 2014-12-18 Eduardo Torres Laundry Care Compositions Containing Thiophene Azo Dyes
EP2537918A1 (en) 2011-06-20 2012-12-26 The Procter & Gamble Company Consumer products with lipase comprising coated particles
BR112014019142A2 (pt) 2012-02-03 2017-06-27 Procter & Gamble composições e métodos para tratamento de superfícies com lipases
MX361441B (es) 2012-03-19 2018-12-06 Milliken & Co Colorantes de carboxilato.
CN107988181A (zh) 2012-04-02 2018-05-04 诺维信公司 脂肪酶变体以及编码其的多核苷酸
CN104302753A (zh) 2012-05-16 2015-01-21 诺维信公司 包括脂肪酶的组合物及其使用方法
JP2015523078A (ja) 2012-07-12 2015-08-13 ノボザイムス アクティーゼルスカブ リパーゼ活性を有するポリペプチドおよびそれをコードするポリヌクレオチド
EP2712915A1 (en) 2012-10-01 2014-04-02 The Procter and Gamble Company Methods of treating a surface and compositions for use therein
US20140255330A1 (en) 2013-03-05 2014-09-11 The Procter & Gamble Company Mixed Sugar Compositions
WO2014147127A1 (en) 2013-03-21 2014-09-25 Novozymes A/S Polypeptides with lipase activity and polynucleotides encoding same
RU2020101263A (ru) 2013-05-14 2020-02-17 Новозимс А/С Моющие композиции
CA2911332A1 (en) 2013-05-28 2014-12-04 The Procter & Gamble Company Surface treatment compositions comprising photochromic dyes
US20160160196A1 (en) 2013-07-09 2016-06-09 Novozymes A/S Polypeptides with Lipase Activity And Polynucleotides Encoding Same
EP3047008B1 (en) 2013-09-18 2018-05-16 The Procter and Gamble Company Laundry care composition comprising carboxylate dye
EP3047009B1 (en) 2013-09-18 2018-05-16 The Procter and Gamble Company Laundry care composition comprising carboxylate dye
US9834682B2 (en) 2013-09-18 2017-12-05 Milliken & Company Laundry care composition comprising carboxylate dye
JP6185182B2 (ja) 2013-09-18 2017-08-23 ザ プロクター アンド ギャンブル カンパニー チオフェンアゾカルボキシレート染料を含有する洗濯ケア組成物
WO2015112338A1 (en) 2014-01-22 2015-07-30 The Procter & Gamble Company Method of treating textile fabrics
WO2015112340A1 (en) 2014-01-22 2015-07-30 The Procter & Gamble Company Method of treating textile fabrics
WO2015112339A1 (en) 2014-01-22 2015-07-30 The Procter & Gamble Company Fabric treatment composition
EP3097175B1 (en) 2014-01-22 2018-10-17 The Procter and Gamble Company Fabric treatment composition
CN105849121B (zh) 2014-01-22 2020-12-29 诺维信公司 具有脂肪酶活性的多肽和编码它们的多核苷酸
EP3521434A1 (en) 2014-03-12 2019-08-07 Novozymes A/S Polypeptides with lipase activity and polynucleotides encoding same
US10030215B2 (en) 2014-04-15 2018-07-24 Novozymes A/S Polypeptides with lipase activity and polynucleotides encoding same
CN106471112A (zh) 2014-05-06 2017-03-01 美利肯公司 衣物洗涤护理组合物
CN106459939A (zh) 2014-05-27 2017-02-22 诺维信公司 脂肪酶变体以及编码它们的多核苷酸
WO2016081437A1 (en) 2014-11-17 2016-05-26 The Procter & Gamble Company Benefit agent delivery compositions
WO2016087401A1 (en) 2014-12-05 2016-06-09 Novozymes A/S Lipase variants and polynucleotides encoding same
US20160319224A1 (en) 2015-04-29 2016-11-03 The Procter & Gamble Company Method of treating a fabric
US20160319228A1 (en) 2015-04-29 2016-11-03 The Procter & Gamble Company Detergent composition
WO2016176296A1 (en) 2015-04-29 2016-11-03 The Procter & Gamble Company Method of laundering a fabric
JP6545822B2 (ja) 2015-04-29 2019-07-17 ザ プロクター アンド ギャンブル カンパニーThe Procter & Gamble Company 布地の処理方法
DK3088505T3 (da) 2015-04-29 2020-08-03 Procter & Gamble Fremgangsmåde til behandling af et tekstilstof
EP3292173A1 (en) 2015-05-04 2018-03-14 Milliken & Company Leuco triphenylmethane colorants as bluing agents in laundry care compositions
EP3317407B1 (en) 2015-07-01 2021-05-19 Novozymes A/S Methods of reducing odor
EP3950939A3 (en) 2015-07-06 2022-06-08 Novozymes A/S Lipase variants and polynucleotides encoding same
WO2018015295A1 (en) 2016-07-18 2018-01-25 Novozymes A/S Lipase variants, polynucleotides encoding same and the use thereof
WO2018067484A1 (en) * 2016-10-03 2018-04-12 The Procter & Gamble Company Laundry detergent composition
EP3301154B1 (en) * 2016-10-03 2023-01-25 The Procter & Gamble Company Laundry detergent composition
US20180119056A1 (en) 2016-11-03 2018-05-03 Milliken & Company Leuco Triphenylmethane Colorants As Bluing Agents in Laundry Care Compositions
CN110651038A (zh) 2017-05-05 2020-01-03 诺维信公司 包含脂肪酶和亚硫酸盐的组合物
CN117448299A (zh) 2017-09-27 2024-01-26 诺维信公司 脂肪酶变体和包含此类脂肪酶变体的微囊组合物
WO2019110462A1 (en) 2017-12-04 2019-06-13 Novozymes A/S Lipase variants and polynucleotides encoding same
CN111868239A (zh) 2018-02-08 2020-10-30 诺维信公司 脂肪酶、脂肪酶变体及其组合物
CN111757930A (zh) 2018-02-08 2020-10-09 诺维信公司 脂肪酶变体及其组合物
WO2020097297A1 (en) 2018-11-07 2020-05-14 The Procter & Gamble Company Low ph detergent composition
CN113166687A (zh) 2018-11-16 2021-07-23 宝洁公司 用于去除织物上的污渍的组合物和方法
EP3994255A1 (en) 2019-07-02 2022-05-11 Novozymes A/S Lipase variants and compositions thereof
CN110846140B (zh) * 2019-11-14 2020-12-15 上海和黄白猫有限公司 一种彩色洗衣粉及其制备方法
US20240035005A1 (en) 2020-10-29 2024-02-01 Novozymes A/S Lipase variants and compositions comprising such lipase variants
WO2023017794A1 (ja) 2021-08-10 2023-02-16 株式会社日本触媒 ポリアルキレンオキシド含有化合物
WO2023247664A2 (en) 2022-06-24 2023-12-28 Novozymes A/S Lipase variants and compositions comprising such lipase variants

Family Cites Families (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
NL216424A (pt) * 1956-04-23
CA980957A (en) * 1971-11-26 1976-01-06 Randall B. Hall Substantially uncolored detergent products containing coloring materials
US4417994A (en) 1981-01-24 1983-11-29 The Procter & Gamble Company Particulate detergent additive compositions
GB8304631D0 (en) * 1983-02-18 1983-03-23 Unilever Plc Detergent powder
DE3430773A1 (de) * 1983-08-24 1985-03-14 Ciba-Geigy Ag, Basel Waschpulveradditive in form von speckles
US4762636A (en) * 1986-02-28 1988-08-09 Ciba-Geigy Corporation Process for the preparation of granules containing an active substance and to the use thereof as speckles for treating substrates
US4721633A (en) * 1986-08-22 1988-01-26 Colgate-Palmolive Company Process for manufacturing speckled detergent composition
GB8630991D0 (en) * 1986-12-30 1987-02-04 Unilever Plc Production of coloured detergent particles
US5605883A (en) * 1993-02-24 1997-02-25 Iliff; Robert J. Agglomerated colorant speckle exhibiting reduced colorant spotting
GB2299956A (en) 1995-04-13 1996-10-23 Procter & Gamble Detergent compositions for dishwashers
WO1998016615A1 (en) * 1996-10-15 1998-04-23 The Procter & Gamble Company Colored particulate compositions
GB9807477D0 (en) 1998-04-07 1998-06-10 Unilever Plc Coloured granular composition for use in particulate detergent compositions
WO1999064558A1 (en) * 1998-06-12 1999-12-16 The Procter & Gamble Company Cleaning compositions containing speckle particles
US6541437B2 (en) * 2000-04-05 2003-04-01 The Procter & Gamble Company Speckled detergent composition
GB0018774D0 (en) 2000-07-31 2000-09-20 Unilever Plc Coloured speckle composition and particulate laundry detergent compositions containing it
WO2003018740A1 (en) * 2001-08-20 2003-03-06 Unilever Plc Photobleach speckle and laundry detergent compositions containing it

Also Published As

Publication number Publication date
DE60211713T2 (de) 2007-03-01
EP1419232A1 (en) 2004-05-19
GB0120160D0 (en) 2001-10-10
AR035277A1 (es) 2004-05-05
CA2398933A1 (en) 2003-02-20
US20030087791A1 (en) 2003-05-08
BR0211409A (pt) 2004-08-17
ATE327311T1 (de) 2006-06-15
GB0216095D0 (en) 2002-08-21
DE60211713D1 (de) 2006-06-29
CA2398933C (en) 2010-12-14
AR035278A1 (es) 2004-05-05
ZA200309682B (en) 2005-02-23
ZA200309683B (en) 2005-02-23
US7002051B2 (en) 2006-02-21
WO2003018738A1 (en) 2003-03-06
ES2265523T3 (es) 2007-02-16
EP1419232B1 (en) 2006-05-24

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR0211409B1 (pt) Composição granular colorida, composição detergente particulada de lavagem de roupa e processo para a fabricação de uma composição granular colorida
BRPI0211408B1 (pt) composição granular, composição detergente de lavagem de roupa particulada, e, processo para a fabricação de uma composição granular
CA2503144C (en) Laundry detergent composition
ES2246347T5 (es) Composiciones detergentes.
JP2009504836A (ja) アルキルベンゼンスルホネートおよび水和性物質を含む固体洗濯洗浄組成物
ES2230384T3 (es) Composiciones detergentes con tensioactivos no ionicos de alcohol altamente etoxilado.
EP1421167B1 (en) Process for manufacture of perfumed coloured speckle compositoin for particulate laundry detergent compositions containing it
ES2232639T3 (es) Composicion con motas coloreadas y composiciones de detergente particulado para lavanderia que la contienen.
ES2223795T3 (es) Composiciones de detergente.
ES2248595T3 (es) Composiciones detergentes.
ZA200100410B (en) Detergent compositions.
ES2268726T3 (es) Aluminosilicato modificado.
ES2252516T3 (es) Composiciones detergentes que contienen carbonato de potasio y proceso para prepararlas.
ES2228656T3 (es) Composiciones detergentes.
US20030114347A1 (en) Detergent compositions
JP2000080397A (ja) 洗浄剤組成物

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 29/04/2014, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 19A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2632 DE 15-06-2021 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.