BR0210219B1 - tampço monobloco adaptado para fornecer gÁs durante o vazamento de metal em fusço e processo para a sua fabricaÇço. - Google Patents

tampço monobloco adaptado para fornecer gÁs durante o vazamento de metal em fusço e processo para a sua fabricaÇço. Download PDF

Info

Publication number
BR0210219B1
BR0210219B1 BRPI0210219-6A BR0210219A BR0210219B1 BR 0210219 B1 BR0210219 B1 BR 0210219B1 BR 0210219 A BR0210219 A BR 0210219A BR 0210219 B1 BR0210219 B1 BR 0210219B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
rod
gas
plug
inner chamber
discharge opening
Prior art date
Application number
BRPI0210219-6A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0210219A (pt
Inventor
Francois-Noel Richard
Eric Hanse
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed filed Critical
Publication of BR0210219A publication Critical patent/BR0210219A/pt
Publication of BR0210219B1 publication Critical patent/BR0210219B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B22CASTING; POWDER METALLURGY
    • B22DCASTING OF METALS; CASTING OF OTHER SUBSTANCES BY THE SAME PROCESSES OR DEVICES
    • B22D41/00Casting melt-holding vessels, e.g. ladles, tundishes, cups or the like
    • B22D41/14Closures
    • B22D41/16Closures stopper-rod type, i.e. a stopper-rod being positioned downwardly through the vessel and the metal therein, for selective registry with the pouring opening
    • B22D41/18Stopper-rods therefor
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B22CASTING; POWDER METALLURGY
    • B22DCASTING OF METALS; CASTING OF OTHER SUBSTANCES BY THE SAME PROCESSES OR DEVICES
    • B22D41/00Casting melt-holding vessels, e.g. ladles, tundishes, cups or the like
    • B22D41/14Closures
    • B22D41/16Closures stopper-rod type, i.e. a stopper-rod being positioned downwardly through the vessel and the metal therein, for selective registry with the pouring opening
    • B22D41/18Stopper-rods therefor
    • B22D41/186Stopper-rods therefor with means for injecting a fluid into the melt

Description

"TAMPÃO MONOBLOCO ADAPTADO PARA FORNECER GASDURANTE O VAZAMENTO DE METAL EM FUSÃO E PROCESSO PARAA SUA FABRICAÇÃO"
Esta invenção se refere a uma haste-tampão monobloco usadapara controlar o fluxo de metal em fusão a partir de um bocal de descarga durantea corrida do metal.
Em processos de lingotamento contínuo, foi demonstrado que ouso de gases injetados pelo tampão abaixo apresenta benefícios significativossobre a qualidade do metal que está sendo lingotado. Por exemplo, gases inertestais como argônio ou nitrogênio, podem ser injetados para reduzir os problemasdevidos ao acúmulo de alumina e de entupimento ou para auxiliar na remoção deprodutos de solidificação na vizinhança do bocal de descarga. Gases reativostambém podem ser empregados quando a composição do banho requerermodificação. Convencionalmente, o tampão é provido com uma câmara internaconectada a um dispositivo de alimentação de gás em uma extremidade e a umaabertura de descarga de gás na outra extremidade.
Vários sistemas foram desenvolvidos para assegurar que um fluxode gás medido preciso é fornecido ao tampão. Foram encontrados problemas paravedar tais sistemas e assegurar que o gás siga o seu trajeto pretendido e não sejadesperdiçado. Tampões que se comprovaram ser bem sucedidos na solução demuitos desses problemas estão descritos em EP-A2-358.535, WO-Al-00/30785 eWO-Al-00/30786.
Contudo, mesmo dados estes valiosos aperfeiçoamentos, existeuma necessidade de se lidar com outros problemas. Um destes problemas aparecedevido ao efeito durante o vazamento de um grande volume de um banho demetal que flui além do nariz do tampão através do bocal de descarga. Pode sergerada uma pressão negativa na ponta do tampão, a qual pode ser transmitidaatravés da abertura de descarga de gás para dentro do corpo e de volta para atubulação de alimentação, onde ela pode explorar quaisquer juntas inadequadas,causando sucção de ar para dentro da corrente de gás, em detrimento significativoda qualidade do metal que está sendo lingotado.
Para eliminar este risco, foram propostas várias soluções queenvolvem restringir o fluxo de gás para dentro do tampão, buscando assim criaruma pressão positiva dentro do tampão. Por exemplo, é conhecida uma restriçãosimples entre a câmara interna e a abertura de descarga de gás para realizar ocontrole. Na pressão requerida, o tamanho do orifício da câmara interna foicalculado como estando entre 0,2-0,5 mm de diâmetro e, dessa maneira, ele éextremamente sensível ao bloqueio por detritos ou poeira carregados na correntede gás, causando assim perda de fluxo. Também é conhecida a inserção de umplugue permeável a gás no tampão para prover a necessária restrição ao fluxo epara pressurizar o tampão. Porém, estes sistemas sofrem do problema demudanças nas características permeáveis dos materiais refratários durante a vidaoperacional do tampão, e suscetibilidade a um rápido aumento de temperaturadurante o lingotamento e, devido à sua falta de confiabilidade, encontraram umuso limitado.
De acordo com outro sistema conhecido, apresentado por exemploem GB-A-2.254.274, é previsto um tampão monobloco adaptado para fornecergás durante o vazamento de metal em fusão compreendendo por um corpo detampão tendo uma câmara interna e uma abertura de descarga de gás, um furoconectando a câmara interna à abertura de descarga de gás, meios de calibragemsendo previstos no furo para proporcionar um trajeto restrito. Os meios decalibragem são formados pelo uso de um formador de vazio de sacrifício, paraformar uma porção do furo que conectando a câmara interna à abertura dedescarga de gás, proporcionando assim, um trajeto de forma semelhante a fendarestrita, que é dito oferecer uma resistência predeterminada ao fluxo e tende amanter uma pressão positiva dentro do tampão. Contudo, a formação de umtrajeto em forma de fenda feito pelo uso de um formador de vazio de sacrifício éextremamente não confiável e não permite a formação de uma restrição com umaresistência predeterminada precisa ao fluxo. Além disso, este método de formaçãonão permite a formação de passagens muito estreitas. Deve ser entendido que umapressão positiva dentro do tampão quer dizer que a pressão é pelo menos igual àpressão do lado de fora do tampão.
De acordo com outro sistema conhecido, apresentado por exemploem FR-A-2.787.045, existe um tampão monobloco adaptado para fornecer gásdurante o vazamento de metal em fusão compreendendo um corpo de tampãocontendo uma câmara interna e uma abertura de descarga de gás, um furoconectando a câmara interna à abertura de descarga de gás. Meios de calibragemsão feitos na forma de uma tubeira venturi inserida dentro da câmara interna. Talprojeto de meios de calibragem não permite flexibilidade no processo defabricação. Além disso, é preciso tomar precauções especiais para se evitar oentupimento por pó da tubeira venturi, por exemplo.
A presente invenção visa superar, ou pelo menos mitigar osproblemas acima associados com os tampões da técnica anterior e, em particular,sua falta de confiabilidade.
De acordo com um aspecto, a presente invenção se refere, então aum tampão monobloco adaptado para fornecer gás durante o vazamento de metalem fusão, compreendendo um corpo de tampão tendo uma câmara interna e umaabertura de descarga de gás, um furo conectando a câmara interna à abertura dedescarga de gás, meios de calibragem sendo previstos no furo para proporcionarum trajeto restrito. Este tampão é caracterizado pelo fato de que os meios decalibragem compreendem uma haste tendo pelo menos uma passagem de gás quese estende axialmente ao longo da mesma, a passagem de gás tendo uma seção talque oferece uma resistência predeterminada ao fluxo.
A resistência predeterminada ao fluxo das passagens de gás que seestendem ao longo da haste é calculada para permitir um controle muito preciso econfiável da relação fluxo de gás/pressão interna e/ou para manter uma pressão degás positiva dentro do tampão.O uso desta haste, que pode ser inserida dentro do corpo dotampão bem no final do processo de fabricação do tampão, permite uma extremaflexibilidade no ajuste da resistência "predeterminada" ao fluxo, de maneira que otampão da invenção pode ser adaptado a uma ampla gama de parâmetrosoperacionais simplesmente trocando a haste. Além disso, a haste -sendo fabricadaseparadamente - pode receber muito mais atenção do que se fosse fabricada emconjunto com o tampão e é, portanto, muito mais confiável. Tais hastes sãodisponíveis comercialmente para uso como bainhas de termopar.
Preferencialmente, a haste é feita a partir de um material refratárioimpermeável a gás para que vazamentos de gás ao nível da haste sejam evitados,aumentando assim a confiabilidade da calibragem. Vantajosamente, o material étambém resistente a desgaste para que a resistência predeterminada de fluxopermaneça constante durante toda vida da haste. Materiais adequados incluemmulita, um silicato de alumina queimado, alumina, alumina recristalizada,zircônia-alumina e outros materiais altamente refratários possuindo aspropriedades exigidas.
Vantajosamente, a passagem (ou a pluralidade de passagens) quese estende(m) axialmente ao longo da haste tem(têm) a forma de rasgo(s) oufuro(s) capilar(es) de modo a aumentar a perda de pressão. É notado contudo, quepassagens de gás maiores com até 2 ou 3 mm também foram usadas com sucesso.
Em particular, é vantajoso configurar as passagens de modo que o tampão opereem condições sônicas (o gás flui através das passagens a uma velocidade pelomenos igual à velocidade do som). É de fato sabido que nessas condições umfluxo de gás muito mais confiável pode ser obtido, já que o fluxo da descarga degás é independente da pressão externa na ponta da descarga de gás e dependesomente da pressão interna do tampão ou no interior do dispositivo de alimentaçãode gás.
Opcionalmente, uma pluralidade de passagens é prevista na haste.
E notado que a sintonia fina da calibragem pode ser realizadavariando ou a seção total das passagens de gás, ou o comprimento da haste.
De acordo com uma variante particularmente preferida dainvenção, a haste se projeta a partir do furo para além do piso da câmara interna.
Este arranjo forma, na verdade, uma "armadilha" em torno da porção em projeçãoda haste, que retém poeira e partículas presentes no tampão, de maneira que elasnão possam entupir a(s) passagem(ns) de gás. Neste caso, a haste deve se projetarsuficientemente além do piso da câmara interna, para evitar que as partículasalcancem a entrada das passagens de gás. Uma altura de pelo menos 1 cm,preferivelmente pelo menos 2 cm, além do piso da câmara interna permite atingireste objetivo.
De acordo com uma outra modalidade da presente invenção, umavedação, preferivelmente feita a partir de um material refratário compressível, estápresente entre pelo menos uma porção da haste e as paredes do furo. Vedações degrafita de baixa densidade são adequados para este uso. A vedação pode serinstalada no local ou durante a fabricação, do tampão ou em um estágio posterior.
É possível ter a haste estendendo-se até a abertura de descarga,esta modalidade é de particular interesse quando as passagens de gás são formadasna haste, como rasgos ou furos capilares. Isto permite injetar o gás no metal emfusão como um fino jato gasoso em vez de grandes bolhas. Em variante, também épossível prever material poroso em uma porção do furo que está localizada entre aextremidade inferior da haste e a abertura de descarga de gás. Em tal arranjo, osjatos de gás são quebrados e convertidos em uma dispersão de pequenas bolhas.
De acordo com uma modalidade preferida, um plugue poroso é inserido dentro dofuro através da abertura de descarga de gás.
Geralmente, a haste vai se estender acima do piso da câmarainterna de somente alguns centímetros de modo que a(s) passagem(ns) de gás quese estende(m) ao longo da mesma, se comunique(m) com a câmara interna e aabertura de descarga de gás. Contudo, em uma variante particular, a haste estende-se para cima e é conectada a dispositivos de alimentação de gás. Nestas condições,o gás fornecido ao tampão é diretamente descarregado na abertura de descarga degás através da(s) passagem(ns) de gás da haste, sem mesmo ser descarregada nacâmara interna. Tal arranjo evita todas as perdas de gás que poderiam ser devidasà permeabilidade do material do tampão.
O tampão de acordo com a invenção, pode ser fabricado de acordocom diferentes métodos de fabricação. De acordo com um primeiro método, umahaste tendo pelo menos uma passagem de gás axialmente estendida é co-prensadacom o corpo do tampão. Em uma variante preferida deste método, uma vedaçãorefratária é colocada em torno da haste antes da etapa de co-prensagem para que avedação seja comprimida entre a haste e o material que constitui o corpo dotampão.
De acordo com outro método de fabricação, a haste é inseridadentro de um furo em um estágio posterior. A haste pode ser inserida no furoatravés da abertura de descarga de gás ou através da câmara interna. E possívelacrescentar argamassa ou cimento em torno da haste para fixá-la dentro do furo.
Vantajosamente, uma ou várias vedações podem ser colocadas em torno da hasteantes de sua inserção, de modo a compensar as possíveis diferenças de dilataçãotérmica dos diferentes materiais. Pode ser necessário forçar a vedação dentro dofuro. Preferivelmente, o material de vedação é protegido de oxidação porargamassa ou cimento. A região do furo que se destina a receber a vedação podeser projetada cônica de modo que a vedação seja mantida comprimida durante suainserção e se mantenha em compressão durante toda a vida da haste.
O segundo método de fabricação é preferido por várias razões: elepermite ter um projeto do tampão padrão, que somente é adaptado bem no final doprocesso de fabricação ao parâmetros operacionais específicos, ele também evita orejeito devido à possível quebra da haste calibrada durante as operações deprensagem e queima subseqüentes.
Em uma variante particular do segundo método de fabricação, aregião mais inferior do furo é internamente rosqueada e projetada para receber uminserto poroso externamente rosqueado. Este inserto desempenha a função dedifundir o gás dentro do material em fusão e de proteger a parte inferior da haste(contra o ingresso de material em fusão) e a vedação (contra a oxidação). Nestecaso, o plugue poroso também pode estar em contato com a parte inferior davedação de modo que ele também contribui para manter a vedação sobcompressão.
Em uma outra variante de fabricação correspondendo ao caso dahaste estendida para cima e conectada ao dispositivo de alimentação de gás, ométodo ainda compreende uma etapa de conectar a haste ao dispositivo dealimentação de gás.
Algumas modalidades da invenção serão agora descritas a titulode exemplo, com referência aos desenhos anexos, nos quais, as figuras de 1 a 4são vistas esquematizadas da parte inferior de quatro tampões de acordo comdiferentes modalidades da invenção.
Nessas figuras, a referência 1 representa a câmara interna formadadentro do corpo do tampão. A câmara interna 1 se comunica com o dispositivo dealimentação de gás (não mostrado). O tampão tem também uma abertura dedescarga de gás 2 localizada na ponta mais inferior do tampão. Um furo 3 conectaa câmara interna 1 à abertura de descarga de gás 2. Uma haste 4 fica localizada nofuro 3. A haste 4 tem uma ou várias passagens de gás que se estendem axialmenteao longo da mesma. A seção total das passagens de gás é calculada para ofereceruma resistência predeterminada ao fluxo, para manter uma pressão de gás positivadentro do tampão. Uma vedação 5, feita de grafita de baixa densidade e aplicadaem torno da haste 4, evitar escapamentos de gás e portanto aumentam aconfiabilidade do sistema.
A haste 4 do tampão da Fig. 1 é nivelada em relação ao piso dacâmara interna 1. Tampões similares são retratados nas Figs. 2 a 4, mas a haste 4projeta-se além do piso da câmara interna 1 de modo que poeira e partículaspresentes na câmara interna 1 (carregadas por exemplo pela corrente de gás oucriadas por abrasão dentro do tampão) não podem alcançar a entrada da passagemde gás.
A figura 3 mostra uma modalidade particular em que o tampão 4 euma vedação de grafite de baixa densidade 5 foram co-prensadas conjuntamentecom o tampão.
A Fig. 4 mostra uma outra modalidade em que um plugue poroso6 foi introduzido em uma perfuração aberta em torno do furo 3 no nível daabertura de descarga de gás 2.
Referências:
1. câmara interna
2. abertura de descarga de gás
3. furo
4. haste
5. vedação
6. material poroso

Claims (12)

1. Tampão monobloco adaptado para fornecer gás durante ovazamento de metal em fusão, compreendendo um corpo de tampão tendo umacâmara interna (1) e uma abertura de descarga de gás (2), um furo (3), conectandoa câmara interna (1) à abertura de descarga de gás (2), meios de calibragem (4)sendo previstos no furo (3) para estabelecer um trajeto restrito, caracterizado pelofato de que os meios de calibragem compreendem uma haste (4) estendendo-seacima do piso da câmara interna (1) e tendo pelo menos uma passagem de gásaxialmente estendida ao longo da mesma, com a(s) passagem(ns) de gás tendouma seção que oferece uma resistência predeterminada ao fluxo.
2. Tampão de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelofato de que a haste (4) é feita de um material refratário.
3. Tampão de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelofato de que a haste é feita de alumina recristalizada, preferivelmente extrudada.
4. Tampão de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3,caracterizado pelo fato de que as passagens têm a forma de rasgos ou furoscapilares.
5. Tampão de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4,caracterizado pelo fato de que uma vedação (5), preferivelmente uma vedaçãorefratária e ainda mais preferivelmente, uma vedação de grafita, é localizada emtorno da haste (4).
6. Tampão de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5,caracterizado pelo fato de que um material poroso (6) está presente entre aextremidade inferior da haste (4) e a abertura de descarga de gás (2).
7. Tampão de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelofato de que um plugue poroso (6) é inserido em uma porção do furo (3) que estálocalizada entre a extremidade inferior da haste (4) e a abertura de descarga degás(2).
8. Tampão de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7,caracterizado pelo fato de que a(s) passagem(ns) de gás comunica(m)-se com acâmara interna (l)ea abertura de descarga de gás (2).
9. Tampão de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7,caracterizado pelo fato de que a haste (4) estende-se para cima e é conectada a umdispositivo de alimentação de gás.
10. Processo para a fabricação do tampão monobloco comodefinido em qualquer uma das reivindicações de 1 a 9, compreendendo as etapasdea) introduzir um material refratário dentro de um moldeapropriado,b) prensar o material refratário dentro do molde;c) remover o tampão prensado do molde;d) queimar o tampão prensado;e) introduzir uma haste dentro do furo, caracterizado pelo fato deque é introduzida uma haste tendo pelo menos uma passagem de gás axialmenteestendida ao longo da mesma, com a(s) passagem(ns) de gás tendo uma seção queoferece uma resistência predeterminada ao fluxo no furo;f) posicionar a haste de modo que a mesma se estenda acima dopiso da câmara interna.
11. Processo de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelofato de compreender ainda uma etapa de perfurar ou alargar o furo antes de inserira haste.
12. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 10ou 11, caracterizado pelo fato de compreender ainda uma etapa de conectar a hastea um dispositivo de alimentação de gás.
BRPI0210219-6A 2001-06-12 2002-06-12 tampço monobloco adaptado para fornecer gÁs durante o vazamento de metal em fusço e processo para a sua fabricaÇço. BR0210219B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP01870126 2001-06-12
EP01870126.8 2001-06-12
PCT/BE2002/000096 WO2002100579A1 (en) 2001-06-12 2002-06-12 Stopper for reliable gas injection

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0210219A BR0210219A (pt) 2004-06-08
BR0210219B1 true BR0210219B1 (pt) 2010-12-14

Family

ID=8184984

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0210219-6A BR0210219B1 (pt) 2001-06-12 2002-06-12 tampço monobloco adaptado para fornecer gÁs durante o vazamento de metal em fusço e processo para a sua fabricaÇço.

Country Status (19)

Country Link
US (1) US7198181B2 (pt)
EP (1) EP1401600B1 (pt)
JP (1) JP4377218B2 (pt)
KR (1) KR100917700B1 (pt)
CN (1) CN1232372C (pt)
AT (1) ATE278493T1 (pt)
AU (1) AU2002315577B2 (pt)
BR (1) BR0210219B1 (pt)
CA (1) CA2447072C (pt)
CZ (1) CZ297007B6 (pt)
DE (1) DE60201540T2 (pt)
ES (1) ES2225795T3 (pt)
MX (1) MXPA03011534A (pt)
PL (1) PL202764B1 (pt)
RU (1) RU2277030C2 (pt)
SK (1) SK286929B6 (pt)
UA (1) UA74893C2 (pt)
WO (1) WO2002100579A1 (pt)
ZA (1) ZA200308912B (pt)

Families Citing this family (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ES2292008T3 (es) 2005-06-21 2008-03-01 REFRACTORY INTELLECTUAL PROPERTY GMBH & CO. KG Barra de obturador.
DE102005029033B4 (de) 2005-06-21 2007-10-11 Refractory Intellectual Property Gmbh & Co. Kg Verschlussstopfen für ein metallurgisches Schmelzgefäß
DE602005006596D1 (de) * 2005-12-14 2008-06-19 Montres Breguet Sa Uhr, die einen Schlagwerkmechanismus mit sofortiger Auslösung umfasst
DE102006031687B4 (de) * 2006-07-08 2008-08-14 Refractory Intellectual Property Gmbh & Co. Kg Element
DE102007004958B4 (de) * 2007-01-26 2010-04-29 Innotec Ltd. Stopfen zur Verwendung in metallurgischen Einrichtungen
EP2067549B1 (en) * 2007-11-24 2010-03-24 Refractory Intellectual Property GmbH & Co. KG Stopper rod
ATE539835T1 (de) * 2009-01-16 2012-01-15 Refractory Intellectual Prop Strömungssteuerungsvorrichtung in einem stahl stranggussprozess
BRPI1008495A2 (pt) * 2009-02-18 2016-03-08 Heraeus Electro Nite Int dispositivo de medição de temperatura
PL2233227T3 (pl) * 2009-03-23 2011-05-31 Refractory Intellectual Property Gmbh & Co Kg Ogniotrwała zatyczka ceramiczna
CN101607309B (zh) * 2009-07-14 2011-05-25 华耐国际(宜兴)高级陶瓷有限公司 可控制流入气体的整体式塞棒
CN101966580A (zh) * 2010-10-29 2011-02-09 维苏威高级陶瓷(苏州)有限公司 连铸用可校准塞棒
EP2572813B1 (en) * 2011-09-23 2013-08-07 Refractory Intellectual Property GmbH & Co. KG Ceramic refractory stopper
EP2653248B1 (en) * 2012-04-16 2014-04-02 Refractory Intellectual Property GmbH & Co. KG Ceramic refractory stopper
WO2020137722A1 (ja) * 2018-12-25 2020-07-02 黒崎播磨株式会社 連続鋳造用のストッパー及び連続鋳造方法
CN110935872B (zh) * 2019-11-18 2021-07-30 柳州钢铁股份有限公司 中间包水口用堵锥及水口封堵方法

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3200457A (en) * 1964-03-09 1965-08-17 United States Steel Corp Method of regulating the discharge of molten metal from ladles
GB8411596D0 (en) * 1984-05-05 1984-06-13 Thor Ceramics Ltd Stopper
DE3545763A1 (de) * 1985-12-21 1987-06-25 Didier Werke Ag Gasspuelstopfen fuer ein schmelzengefaess
GB8703717D0 (en) * 1987-02-18 1987-03-25 Injectall Ltd Injecting gas into metal melts
GB9107281D0 (en) * 1991-04-06 1991-05-22 Thor Ceramics Ltd Stopper
GB2263427A (en) * 1992-01-09 1993-07-28 Thor Ceramics Ltd Refractory stopper rod with a lined channel
FR2787045B1 (fr) 1998-12-10 2001-02-09 Lorraine Laminage Piece refractaire d'injection de gaz dans un circuit de coulee de metal liquide

Also Published As

Publication number Publication date
CA2447072A1 (en) 2002-12-19
CN1232372C (zh) 2005-12-21
KR100917700B1 (ko) 2009-09-21
ES2225795T3 (es) 2005-03-16
KR20040006031A (ko) 2004-01-16
CN1514755A (zh) 2004-07-21
RU2003136618A (ru) 2005-05-10
PL202764B1 (pl) 2009-07-31
JP2004529777A (ja) 2004-09-30
RU2277030C2 (ru) 2006-05-27
SK286929B6 (sk) 2009-07-06
EP1401600B1 (en) 2004-10-06
CA2447072C (en) 2010-08-10
ZA200308912B (en) 2005-01-26
US7198181B2 (en) 2007-04-03
US20040164465A1 (en) 2004-08-26
EP1401600A1 (en) 2004-03-31
WO2002100579A1 (en) 2002-12-19
AU2002315577B2 (en) 2006-08-03
BR0210219A (pt) 2004-06-08
SK15152003A3 (sk) 2004-06-08
DE60201540T2 (de) 2005-10-27
CZ20033307A3 (cs) 2004-07-14
MXPA03011534A (es) 2004-03-18
CZ297007B6 (cs) 2006-08-16
ATE278493T1 (de) 2004-10-15
JP4377218B2 (ja) 2009-12-02
PL369976A1 (en) 2005-05-02
UA74893C2 (uk) 2006-02-15
DE60201540D1 (de) 2004-11-11

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR0210219B1 (pt) tampço monobloco adaptado para fornecer gÁs durante o vazamento de metal em fusço e processo para a sua fabricaÇço.
AU2002315577A1 (en) Stopper for reliable gas injection
BRPI0820216B1 (pt) haste tampão e equipamento e método para controlar o fluxo de metal em fusão a partir de um distribuidor
EP0171589A1 (en) Collector nozzle in a device for controlling the outflow of cast steel from a ladle or from a tundish
AU2012331052B2 (en) Refractory purging devices
WO2018108789A1 (en) Stopper equipped with an integrated slag detection device
US5421215A (en) Immersion sampler for molten metals with reduced area slit-shaped inlet
CZ160694A3 (en) Inlet system of aluminium continuous casting apparatus
JP2001191152A (ja) 鋳造用ストッパー
JP3954728B2 (ja) ガス吹き込み用耐火物成形体
JPH02104454A (ja) 連続鋳造用ノズル
AU652916B2 (en) Gas blowing plate brick/insert nozzle brick for sliding gate shut off
JP3739561B2 (ja) 連続鋳造用ロングノズルにおけるスラグ吹上げ防止方法
WO2023228864A1 (ja) ガス吹き上ノズルおよび連続鋳造方法
JP7184327B2 (ja) 連続鋳造用ロングノズル
JPH1171609A (ja) ポーラスプラグ
KR200243478Y1 (ko) 턴디쉬용 스토퍼장치
JPH0230122Y2 (pt)
FI69183C (fi) Borrbett
KR20000074948A (ko) 슬래그 유출방지 기구
JPS6012264A (ja) 薄肉鋳片高速連続鋳造用浸漬ノズル
JPH03285007A (ja) 連鋳用タンディッシュ

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 12/06/2002, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: VESUVIUS USA CORPORATION (US)

B21A Patent or certificate of addition expired [chapter 21.1 patent gazette]

Free format text: PATENTE EXTINTA EM 12.06.2022