BR0206739B1 - dispositivo de distribuição. - Google Patents

dispositivo de distribuição. Download PDF

Info

Publication number
BR0206739B1
BR0206739B1 BRPI0206739-0A BR0206739A BR0206739B1 BR 0206739 B1 BR0206739 B1 BR 0206739B1 BR 0206739 A BR0206739 A BR 0206739A BR 0206739 B1 BR0206739 B1 BR 0206739B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
pump
food
pump chamber
food substance
container
Prior art date
Application number
BRPI0206739-0A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0206739A (pt
Inventor
Sten Drennow
Stefan Cedergren
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed filed Critical
Publication of BR0206739A publication Critical patent/BR0206739A/pt
Publication of BR0206739B1 publication Critical patent/BR0206739B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B67OPENING, CLOSING OR CLEANING BOTTLES, JARS OR SIMILAR CONTAINERS; LIQUID HANDLING
    • B67DDISPENSING, DELIVERING OR TRANSFERRING LIQUIDS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B67D1/00Apparatus or devices for dispensing beverages on draught
    • B67D1/0001Apparatus or devices for dispensing beverages on draught by squeezing collapsible or flexible storage containers
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B67OPENING, CLOSING OR CLEANING BOTTLES, JARS OR SIMILAR CONTAINERS; LIQUID HANDLING
    • B67DDISPENSING, DELIVERING OR TRANSFERRING LIQUIDS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B67D1/00Apparatus or devices for dispensing beverages on draught
    • B67D1/04Apparatus utilising compressed air or other gas acting directly or indirectly on beverages in storage containers
    • B67D1/0462Squeezing collapsible or flexible beverage containers, e.g. bag-in-box containers
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B67OPENING, CLOSING OR CLEANING BOTTLES, JARS OR SIMILAR CONTAINERS; LIQUID HANDLING
    • B67DDISPENSING, DELIVERING OR TRANSFERRING LIQUIDS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B67D1/00Apparatus or devices for dispensing beverages on draught
    • B67D1/08Details
    • B67D1/10Pump mechanism
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B67OPENING, CLOSING OR CLEANING BOTTLES, JARS OR SIMILAR CONTAINERS; LIQUID HANDLING
    • B67DDISPENSING, DELIVERING OR TRANSFERRING LIQUIDS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B67D7/00Apparatus or devices for transferring liquids from bulk storage containers or reservoirs into vehicles or into portable containers, e.g. for retail sale purposes
    • B67D7/02Apparatus or devices for transferring liquids from bulk storage containers or reservoirs into vehicles or into portable containers, e.g. for retail sale purposes for transferring liquids other than fuel or lubricants
    • B67D7/0277Apparatus or devices for transferring liquids from bulk storage containers or reservoirs into vehicles or into portable containers, e.g. for retail sale purposes for transferring liquids other than fuel or lubricants using negative pressure

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Devices For Dispensing Beverages (AREA)
  • Reciprocating Pumps (AREA)

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "DISPOSITIVODE DISTRIBUIÇÃO".
A presente invenção refere-se a um dispositivo de distribuiçãopara fornecer porções de substâncias alimentícias líquidas de um recipientede substância alimentícia, em que o recipiente de substância alimentíciapode ser colocado dentro de um recipiente externo, em que um dispositivode bomba está montado de forma removível sobre o recipiente externo einclui uma câmara de bomba e um tubo de conexão ou similar para conectaro recipiente de substância alimentícia na câmara de bomba, em que o dis-positivo de bomba inclui um meio de bomba o qual está projetado de talmodo que e o qual pode ser afetado por um dispositivo que afeta o dispositi-vo de bomba de tal modo que o dito meio de bomba possa gerar um vácuodentro da câmara de bomba, do tubo de conexão e do recipiente de subs-tância alimentícia para aspirar a substância alimentícia do dito recipiente desubstância alimentícia para a câmara de bomba e pressionar a substânciaalimentícia para fora da câmara de bomba e para dentro de um tubo de dis-tribuição conectado a ela, em que uma primeira válvula de retenção, vista nadireção de fluxo da substância alimentícia através do dispositivo de bomba,está localizada a montante da câmara de bomba e adaptada para impedirque a substância alimentícia flua de volta da dita câmara de bomba na dire-ção do recipiente de substância alimentícia durante o fornecimento desubstância alimentícia da câmara de bomba, e em que uma segunda válvulade retenção, vista na direção de fluxo da substância alimentícia através dodispositivo de bomba está localizada a jusante da câmara de bomba eadaptada para impedir que a substância alimentícia e/ou o ar seja aspiradaou sugada para dentro da câmara de bomba do dito tubo de distribuição ousimilar quando o meio de bomba aspira a substância alimentícia do recipi-ente de substância alimentícia para a câmara de bomba.
Os dispositivos de distribuição da construção acima são anteri-ormente conhecidos da US 5 452 826. O objeto da presente invenção é demelhorar a capacidade do dispositivo de bomba de bombear a substânciaalimentícia para fora do recipiente de substância alimentícia. De acordo coma invenção isto é conseguido provendo o dispositivo de distribuição substan-cialmente com os aspectos caracterizantes da reivindicação 1 subseqüente.
Equipando o dispositivo de distribuição com os ditos aspectoscaracterizantes, a capacidade de bombeamento do dispositivo de bomba ficamelhorada, o que é conseguido inter alia sujeitando a substância alimentíciaa uma menor resistência quando ela é aspirada ou sugada do recipiente desubstância alimentícia para a câmara de bomba do dispositivo de bomba.
A invenção será adicionalmente descrita abaixo com referênciaaos desenhos acompanhantes, nos quais:
Figura 1 é um corte longitudinal de um dispositivo de distribuiçãode acordo com a invenção; e
Figura 2 é um corte de uma tampa do dispositivo de distribuiçãoe dos membros superiores de um dispositivo de bomba que fazem parte dodispositivo de distribuição.
O dispositivo de distribuição ilustrado nos desenhos compreendeum recipiente externo 1 dentro do qual um recipiente de substância alimentí-cia 2 pode ser colocado. O recipiente de substância alimentícia 2 consisteem ou tem paredes 3 de um material flexível e pode, por exemplo, ser dotipo de bolsa plástica a qual é contraída por sucção se um vácuo for geradonela. O recipiente de substância alimentícia 2 contém uma substância ali-mentícia líquida, por exemplo ketchup, mostarda, coberturas, molhos ou si-milares.
Um dispositivo de bomba 5 para retirar a substância alimentícia 4do recipiente de substância alimentícia 2 e fornecer ou descarregar suasporções em um local adequado está montado liberável sobre o recipienteexterno 1 de tal modo que ele fique localizado por dentro do dito recipienteexterno. Um dispositivo 6 que afeta o dispositivo de bomba 5 é fornecidopara afetar o dispositivo de bomba 5 de tal modo que o dito dispositivo debomba 5 execute movimentos de bombeamento.
O dispositivo de bomba 5 inclui um tubo de conexão alongado 7ou similar, que tem uma porção de extremidade que pode ser aberta 8 e es-tando na extremidade oposta conectado a uma porção dianteira 9 de umacâmara de bomba 10. O tubo de conexão 7 tem um tubo de entrada lateral-mente direcionado 11 na porção de extremidade que pode ser aberta 8. Umapassagem de fluxo direto 12 para a substância alimentícia 4 neste tubo deentrada 11 conecta a uma passagem de fluxo direto 13 para a substânciaalimentícia 4 dentro do tubo de conexão 7 e as ditas passagens de fluxo di-reto 12, 13 estão adaptadas para permitir o fluxo de substância alimentícia 4do recipiente de substância alimentícia 2 para a câmara de bomba 10.
Uma parte traseira da câmara de bomba 10 do dispositivo debomba 5 está definida por um meio de bomba 14 que tem uma porção 14acom uma forma normal semi-esférica ou substancialmente semi-esférica eque consiste em um tal material elástico que ela:
a) por deformação da forma normal, quando afetada por forçasdo dispositivo de afetação 6, pode ser levada a executar movimentos debombeamento de modo a pressionar a substância alimentícia 4 para fora dacâmara de bomba 10 e para fora do dispositivo de bomba 5 através de umtubo de distribuição 15, e
b) pelo retorno à forma normal com a cessação ou a diminuiçãodas forças de afetação, pode sugar ou aspirar a substância alimentícia 4para fora do recipiente de substância alimentícia 2 gerando um vácuo dentroda câmara de bomba 10, através das passagens de fluxo direto 12, 13 e dorecipiente de substância alimentícia 2.
Uma primeira válvula de retenção 16 é fornecida a montante dacâmara de bomba 10, vista na direção de fluxo S da substância alimentícia 4,e uma segunda válvula de retenção 17 é fornecida a jusante da câmara debomba 10, vista na dita direção de fluxo S. A primeira válvula de retenção 16 éfornecida para impedir que a substância alimentícia 4 flua na direção do reci-piente de substância alimentícia 2 quando o meio de bomba 14 bombeia parafora a substância alimentícia 4 da câmara de bomba 10, mas para deixar asubstância alimentícia 4 passar quando ela é aspirada na direção da câmarade bomba 10. A segunda válvula de retenção 17 é fornecida para deixar asubstância alimentícia 4 passar quando ela é bombeada para fora da câmarade bomba 10 e para fora através do tubo de distribuição 15, mas impede quea substância alimentícia 4 e/ou o ar seja aspirado para dentro da câmara debomba 10 através do tubo de distribuição 15 quando a substância alimentícia4 é aspirada para dentro do recipiente de substância alimentícia 2.
De modo a melhorar a capacidade de bombeamento do disposi-tivo de bomba 5, pelo menos as porções 18 da passagem de fluxo direto 13do tubo de conexão 7 afunilam na direção de fluxo S da substância alimentí-cia 4. As ditas porções afuniladas 18 são preferivelmente porções retas entreuma abertura de extremidade 19 na porção de extremidade que pode seraberta 8 e a câmara de bomba 10, por meio de que as ditas porções retaspreferivelmente afunilam conicamente no seu comprimento inteiro ou pelomenos na sua maior parte. Com esta forma afunilada da passagem de fluxodireto 13 é conseguido que a resistência ao fluxo para a substância alimentí-cia que flui através dela é menor nas partes da passagem que ficam maispróximas do recipiente de substância alimentícia 2 do que nas partes dapassagem mais próximas da câmara de bomba 10. Isto significa que umapressão negativa ou um vácuo mais alto pode ser gerado no recipiente desubstância alimentícia 2 e nas passagens de fluxo direto 12, 1-3 do que se apassagem de fluxo direto 13 não fosse afunilada. Será também possível lim-par mais facilmente o tubo de conexão 7 através da abertura de extremidade19 e também mais fácil inspecionar se o dito tubo de conexão 7 está limpo.
A passagem de fluxo direto 12 do tubo de entrada 11 pode, noseu comprimento inteiro ou em suas partes, afilar na direção de fluxo S dasubstância alimentícia 4. O tubo de entrada 11 pode também ter uma porçãode extremidade 20 a qual está projetada para ser pressionada através daparede flexível 3 do recipiente de substância alimentícia 2 em um local ondeum membro de conexão 21 é encontrado por dentro da dita parede 3. Apóster sido pressionado através da parede flexível 3, a dita porção de extremi-dade 20 por ser pressionada para dentro e por meio disto conectada com omembro de conexão 21 de tal modo que o tubo de entrada 11 fique preso aele e a substância alimentícia 4 possa fluir para fora do recipiente de subs-tância alimentícia 2 e para dentro da passagem de fluxo direto 12 do tubo deentrada 11 e adicionalmente para dentro da câmara de bomba 10.As porções superiores 14b do meio de bomba 14 e as porções15a do tubo de distribuição 15 que se projetam para fora da câmara debomba 10, estão localizadas preferivelmente no mesmo ou substancialmenteno mesmo nível N de tal modo que o meio de bomba 14 possa aspirar asubstância alimentícia 4 para o dito nível N. É por meio disto evitado queuma bolsa de ar seja formada dentro da câmara de bomba 10.
A porção semi-esférica 14a do meio de bomba 14 pode na frentetranscender para dentro de uma porção anular 14c a qual pode acoplar umasede 9a da parte dianteira 9 da câmara de bomba 10. Um anel de retenção22 pode ser fixo, por exemplo, preso com parafusos, por sobre a parte dian-teira 9 da câmara de bomba 10 para reter vedantemente a porção anular 14cdo meio de bomba 14 contra a sede 9a.
A primeira válvula de retenção 16 pode incluir um membro devedação ou de fechamento 23 o qual pode ser inserido na porção de extre-midade que pode ser aberta 8 no tubo de conexão 7 para o seu fechamento.A primeira válvula de retenção 16 pode também incluir um membro de vál-vula 24 o qual pode estar conectado no membro de fechamento 23 e o qualpode acoplar uma parede da passagem de fluxo direto 13 do tubo de cone-xão 7 ao redor de um orifício através do qual a passagem de fluxo direto 12do tubo de entrada 11 se abre para dentro da passagem de fluxo direto 13do tubo de conexão 7 para fechar o dito orifício. O membro de válvula 24 écapaz de desacoplar da parede ao redor do dito orifício para deixar passar asubstância alimentícia 4 da passagem de fluxo direto 12 do tubo de entrada11 para a passagem de fluxo direto 13 do tubo de conexão 7 quando omembro de válvula 24 é afetado por um vácuo gerado pelo meio de bomba14 dentro da passagem de fluxo direto 13 do tubo de conexão 7.
A segunda válvula de retenção 17 pode estar definida por umaporção dianteira 15b do dispositivo de distribuição 15 e esta porção dianteira15b pode em uma forma normal fechar o tubo de distribuição 15 na frente.Mais ainda, a porção dianteira 15b pode consistir em um tal material elásticoque ela seja aberta quando o meio de bomba 14 aumenta a pressão dentrodo tubo de distribuição 15 durante o fornecimento ou a descarga de porçõesde substância alimentícia 4 através dele. Também, a porção dianteira 15bpode retornar para uma forma normal fechada quando a dita pressão cessa,por meio de que a segunda válvula de retenção 17 retorna para a posiçãofechada.
Na modalidade ilustrada nos desenhos, o recipiente externo 1 éno topo vedável por meio de uma tampa 25. Pode existir um dispositivo deencaixe 26 o qual permite uma fixação de encaixe do dispositivo de bomba 5na dita tampa 25 de tal modo que o dispositivo de bomba 5 possa ser baixa-do para dentro e levantado para fora do recipiente externo 1 por meio datampa 25.
O recipiente externo 1 está preferivelmente projetado como umcilindro ereto, vertical 1a com uma seção transversal circular ou substanci-almente circular e com substancialmente o mesmo diâmetro. Este cilindro 1aé vedável no topo por meio da tampa 25, a qual preferivelmente tem ummembro de suporte 27 o qual está centrado com ou substancialmente cen-trado com uma linha de centro longitudinal imaginária C através do recipi-ente externo 1. O membro de suporte 27 está preferivelmente projetadocomo uma luva longitudinal a qual está axialmente direcionada em relação àlinha de centro Ceo qual está centrado ou substancialmente centrado comela. Um punho de bomba 28, que faz parte do dispositivo 6 que afeta o dis-positivo de bomba 5, é móvel na direção vertical ou substancialmente verti-cal. O punho de bomba 28 tem no topo um membro de pressão ou de em-purramento 29 contra o qual pode-se pressionar a mão, e um membro 30verticalmente ou substancialmente vertical direcionado o qual é axialmentemóvel deslocado dentro do dito membro de suporte 27 em relação à dita li-nha de centro C e centrado ou substancialmente centrado em relação a ela.
O dispositivo 6 que afeta o dispositivo de bomba 5 inclui um oumais membros de transferência de movimento 31 e/ou 32 com os quais omembro verticalmente direcionado 30 do punho de bomba 28 coopera de talmodo que este ou estes membros 31 e/ou 32 transferem os movimentos debombeamento aplicados sobre o punho de bomba 28, para o meio de bomba14 e vice-versa.O dispositivo 6 que afeta o dispositivo de bomba 5 está preferi-velmente projetado de tal modo que quando pressionando o punho de bom-ba 28, é preciso aumentar a pressão contra o dito punho 28 de modo a exe-cutar um movimento de bombeamento. Esta função pode ser executada comdiferentes meios, por exemplo, designando os membros de transferência demovimento 31, 32 como mostrado nos desenhos. Na modalidade mostrada,o membro 31 tem a forma de uma alavanca 31a a qual é em um lado deslo-cada articulada dentro da tampa 25 na direção vertical através de um eixohorizontal 33 e o qual é articulado na direção para baixo quando o punho debomba 28 é pressionado. A alavanca 31 a tem uma superfície curva 31 b coma qual o membro verticalmente direcionado 30 do punho de bomba 28 coo-pera durante o pressionamento do punho de bomba 28. A alavanca 31a co-opera com o membro 32 o qual tem a forma de uma haste ou garfo 32a oqual é deslocado deslizante dentro da tampa 25, acopla o meio de bomba 14e é fornecido para executar um movimento horizontal ou substancialmentehorizontal. A alavanca 31a é deslocada articulada e a curvatura da superfíciecurva 31b é projetada para fornecer uma tal mudança do movimento debombeamento do punho de bomba 28 que a pressão contra o punho debomba 28 deve ser aumentada durante o seu pressionamento de modo aexecutar o movimento de bombeamento.
A alavanca 31a pode ainda ser deslocada articulada de tal modoe a superfície curva 31b da alavanca 31a pode ter uma tal curvatura que omovimento da haste 32a diminui sucessivamente quando ele afeta o meio debomba 14 durante o movimento de bombeamento.
Quando o punho de bomba 28 é liberado após o bombeamento,o meio de bomba 14 retorna o punho de bomba 28 na direção para cimaatravés dos membros 31 e 32.
Como o punho de bomba 28 está centrado ou substancialmentecentrado em relação à linha de centro C do recipiente externo 1, a força depressionamento sobre ele estará também centrada em relação ao recipienteexterno 1, o que significa que é impedido que o recipiente externo 1 tombequando o punho de bomba 28 é pressionado ou que reduz pelo menossubstancialmente o risco disto.
Como é preciso aumentar a pressão contra o punho de bomba28 durante cada movimento de bombeamento, é conseguido que fica con-fortável bombear e como o movimento do punho de bomba diminui no senti-do do meio de bomba 14 é conseguido que o dito meio de bomba 14 possaoperar eficientemente.
A invenção não está limitada à modalidade descrita acima e ilus-trada nos desenhos, mas pode variar dentro do escopo das reivindicaçõessubseqüentes. Assim, deve ser mencionado que o tubo de conexão 7, aparte dianteira 9 da câmara de bomba 10 e o tubo de entrada 11 podem serprojetados em uma peça do mesmo material plástico. O recipiente externo 1e/ou a tampa 25 e/ou os membros 31, 32 podem ser feitos do mesmo mate-rial plástico ou de outro material adequado.

Claims (15)

1. Dispositivo de distribuição para fornecer porções de substân-cias alimentícias líquidas de um recipiente de substância alimentícia, emque:o recipiente de substância alimentícia (2) pode ser colocado emum recipiente externo (1),um dispositivo de bomba (5) é montado de forma removível norecipiente externo (1) e inclui uma câmara de bomba (10) e um tubo de co-nexão (7) ou similar para conectar o recipiente de substância alimentícia (2)à câmara de bomba (10),o dispositivo de bomba (5) inclui um meio de bomba (14) o qualestá projetado de tal modo que e o qual pode ser afetado por um dispositivo(6) que afeta o dispositivo de bomba (5) de tal modo que o dito meio debomba (14) possa gerar um vácuo dentro da câmara de bomba (10), do tubode conexão (7) e do recipiente de substância alimentícia (2) para aspirar asubstância alimentícia (4) do dito recipiente de substância alimentícia (2)para a câmara de bomba (10), e pressionar a substância alimentícia (4) parafora da câmara de bomba (10) e para dentro de um tubo de distribuição (15)conectado a ela,uma primeira válvula de retenção (16), vista na direção de fluxo(S) da substância alimentícia (4) através do dispositivo de bomba (5), é loca-lizada a montante da câmara de bomba (10) e adaptada para impedir que asubstância alimentícia (4) flua de volta da dita câmara de bomba (10) na di-reção do recipiente de substância alimentícia (2) durante o fornecimento desubstância alimentícia (4) da câmara de bomba (10), euma segunda válvula de retenção (17), vista na direção de fluxo(S) da substância alimentícia (4) através do dispositivo de bomba (5), é loca-lizada a jusante da câmara de bomba (10) e adaptada para impedir que asubstância alimentícia (4) e/ou o ar seja aspirada ou sugada para dentro dacâmara de bomba (10) do dito tubo de distribuição (15) ou similar quando omeio de bomba (14) aspira a substância alimentícia (4) do recipiente desubstância alimentícia (2) para a câmara de bomba (10), o dispositivo dedistribuição sendo caracterizado pelo fato de que:pelo menos as porções (18) de uma passagem de fluxo direto(13) para a substância alimentícia (4) no do tubo de conexão (7) afunilam nadireção de fluxo (S) na qual a substância alimentícia (4) flui através da ditapassagem de fluxo direto (13),o tubo de conexão (7) tem um tubo de entrada (11) ou similarcom uma porção de extremidade (20) a qual está projetada para ser pressi-onada através de uma parede flexível (3) do recipiente de substância ali-mentícia (2), eo tubo de entrada (11) é conectável a um membro de conexão(21) provido dentro do recipiente de substância alimentícia (2) de modo queo tubo de entrada (11) esteja preso no dito membro de conexão (21) e asubstância alimentícia (4) possa fluir para fora do recipiente de substânciaalimentícia (2) e através de uma passagem de fluxo direto (12) no tubo deentrada (11) e no tubo de conexão (7) para dentro da câmara de bomba(10).
2. Dispositivo de distribuição, de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que as porções (18) da passagem de fluxo direto(13) do tubo de conexão (7) afunilam de tal modo que a resistência ao fluxopara a substância alimentícia (4) é menor naquelas partes da passagem defluxo direto (13) que ficam mais próximas do recipiente de substância ali-mentícia (2) do que aquelas partes da dita passagem de fluxo direto (13) queficam mais próximas da câmara de bomba (10).
3. Dispositivo de distribuição, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que as porções (18) da passagem de fluxo di-reto (13) do tubo de conexão (7) afunilam de tal modo que o meio de bomba(14) pode gerar um vácuo maior dentro do recipiente de substância alimentí-cia (2) do que se as ditas porções não afunilassem.
4. Dispositivo de distribuição, de acordo com qualquer reivindica-ção precedente, caracterizado pelo fato de que pelo menos aquelas porções(18) da passagem de fluxo direto (13) do tubo de conexão (7) as quais estãolocalizadas mais próximas de uma porção de extremidade que pode seraberta (8) do tubo de conexão (7) afunilam conicamente na mesma direçãoque a direção de fluxo (S) da substância alimentícia (4) de modo a facilitar alimpeza e a inspeção da passagem de fluxo direto (13) do tubo de conexão (7).
5. Dispositivo de distribuição, de acordo com qualquer reivindica-ção precedente, caracterizado pelo fato de que:a passagem de fluxo direto (13) do tubo de conexão (7) incluiuma porção reta (18) entre uma abertura de extremidade (19) na porção deextremidade que pode ser aberta (8) e a câmara de bomba (10), ea dita porção reta (18), no comprimento inteiro ou na sua maiorparte, afunila sucessivamente na direção de fluxo (S) da substância alimen-tícia (4).
6. Dispositivo de distribuição, de acordo com qualquer reivindica-ção precedente, caracterizado pelo fato de que o tubo de entrada (11) é for-necido direcionado lateralmente em uma porção de extremidade que podeser aberta (8) do tubo de conexão (7).
7. Dispositivo de distribuição, de acordo com qualquer reivindica-ção precedente, caracterizado pelo fato de que as porções superiores (14b)do meio de bomba (14) e as porções (15a) do dito tubo de distribuição (15)ou similares que se projetam da câmara de bomba (10), são localizadas nomesmo ou substancialmente no mesmo nível (N) de modo que o meio debomba (14) possa sugar ou aspirar a substância alimentícia (4) para o ditonível (N), por meio de que a formação de uma bolsa de ar dentro da câmarade bomba (10) é evitada.
8. Dispositivo de distribuição, de acordo com qualquer reivindica-ção precedente, caracterizado pelo fato de que:o meio de bomba (14) define uma parte traseira da câmara debomba (10) e inclui uma porção anular (14c) a qual sobre um lado está ve-dada por uma porção semi-esférica ou substancialmente semi-esférica (14a),a porção semi-esférica (14a) consiste em ou compreende ummaterial elástico e pode ser afetada pelo dispositivo (6) afetando o dispositi-vo de bomba (5) de modo que a dita porção semi-esférica (14a) é pressio-nada para dentro da câmara de bomba (10) de uma forma normal para bom-bear a substância alimentícia (4) para fora da câmara de bomba (10) atravésdo tubo de distribuição (15),a porção semi-esférica (14a) está equipada para retornar à suaforma normal quando a influência do dispositivo (6) que afeta o dispositivode bomba (5) cessa, de modo que um vácuo é gerado dentro do tubo de co-nexão (7) e do recipiente de substância alimentícia (2) para aspirar a subs-tância alimentícia (4) do recipiente de substância alimentícia (2) e através dotubo de conexão (7) para a câmara de bomba (10)o tubo de conexão (7) está conectado a uma parte dianteira (9)da câmara de bomba (10),a dita parte dianteira (9) tem uma sede (9a) para a porção anular(14c) do meio de bomba (14), acoplável de forma vedante pela porção anu-lar (14c), eum anel de retenção (22) pode ser fixo na dita parte dianteira (9)da câmara de bomba (10) para reter o meio de bomba (14) na parte dianteira(9).
9. Dispositivo de distribuição, de acordo com qualquer reivindica-ção precedente, caracterizado pelo fato de que:a dita primeira válvula de retenção (16) inclui um membro de ve-dação ou de fechamento (23) o qual pode ser inserido em uma porção deextremidade que pode ser aberta (8) do tubo de conexão (7) para fecharesta porção de extremidade (8),a primeira válvula de retenção (16) tem um membro de válvula(24) o qual pode acoplar uma parede da passagem de fluxo direto (13) dotubo de conexão (7) ao redor de um orifício através do qual uma passagemde fluxo direto (12) no tubo de entrada (11) se abre para dentro da passa-gem de fluxo direto (13) do tubo de conexão (7) para fechar este orifício, eo membro de válvula (24) é capaz de desacoplar da parede aoredor do dito orifício para deixar passar a substância alimentícia (4) da pas-sagem de fluxo direto (12) do tubo de entrada (11) para a passagem de fluxodireto (13) do tubo de conexão (7) quando o membro de válvula (24) é afeta-do por um vácuo gerado pelo meio de bomba (14) dentro da passagem defluxo direto (13) do tubo de conexão (7).
10. Dispositivo de distribuição, de acordo com qualquer reivindi-cação precedente, caracterizado pelo fato de que:a dita segunda válvula de retenção (17) está definida por umaporção dianteira (15b) do dispositivo de distribuição (15),a porção dianteira (15b) fecha o tubo de distribuição (15),a porção dianteira (15b) consiste em um tal material elástico queela é aberta quando o meio de bomba (14) aumenta a pressão dentro dotubo de distribuição (15) durante o fornecimento ou a descarga de porçõesde substância alimentícia (4) através dele, ea porção dianteira (15b) fecha quando a dita pressão cessa, pormeio de que a dita segunda válvula de retenção (17) retorna para a posiçãofechada.
11. Dispositivo de distribuição, de acordo com qualquer reivindi-cação precedente, caracterizado pelo fato de que o recipiente externo (1)fica no topo vedável por meio de uma tampa (25) e um dispositivo de encai-xe (26) é fornecido para uma fixação de encaixe do dispositivo de bomba (5)na dita tampa (25) de modo que o dispositivo de bomba (5) possa ser baixa-do para dentro e levantado para fora do recipiente externo (1) por meio datampa (25).
12. Dispositivo de distribuição para fornecer porções de substân-cias alimentícias líquidas de um recipiente de substância alimentícia, emque:o recipiente de substância alimentícia (2) pode ser colocado emum recipiente externo (1),um dispositivo de bomba (5) está montado de forma removívelsobre o recipiente externo (1) e inclui uma câmara de bomba (10) e um tubode conexão (7) ou similar para conectar o recipiente de substância alimentí-cia (2) na câmara de bomba (10),o dispositivo de bomba (5) inclui um meio de bomba (14) o qualestá projetado de modo que e o qual pode ser afetado por um dispositivo (6)que afeta o dispositivo de bomba (5) de modo que o dito meio de bomba (14)possa gerar um vácuo dentro da câmara de bomba (10), do tubo de conexão(7) e do recipiente de substância alimentícia (2) para aspirar a substânciaalimentícia (4) do dito recipiente de substância alimentícia (2) para a câmarade bomba (10), e pressionar a substância alimentícia (4) para fora da câma-ra de bomba (10) e para dentro de um tubo de distribuição (15) conectado a ela,uma primeira válvula de retenção (16), vista na direção de fluxo(S) da substância alimentícia (4) através do dispositivo de bomba (5), é loca-lizada a montante da câmara de bomba (10) e adaptada para impedir que asubstância alimentícia (4) flua de volta da dita câmara de bomba (10) na di-reção do recipiente de substância alimentícia (2) durante o fornecimento desubstância alimentícia (4) da câmara de bomba (10),uma segunda válvula de retenção (17), vista na direção de fluxo(S) da substância alimentícia (4) através do dispositivo de bomba (5), estálocalizada a jusante da câmara de bomba (10) e adaptada para impedir quea substância alimentícia (4) e/ou o ar seja aspirada ou sugada para dentroda câmara de bomba (10) do dito tubo de distribuição (15) ou similar quandoo meio de bomba (14) aspira a substância alimentícia (4) do recipiente desubstância alimentícia (2) para a câmara de bomba (10),o recipiente externo (1) é vedável no topo por meio da tampa(25) que inclui o dispositivo (6) que afeta o dispositivo de bomba (5) ou pelomenos suas partes ou membros,um punho de bomba (28) que faz parte do dispositivo (6) queafeta o dispositivo de bomba (5) e inclui um membro (30) verticalmente ousubstancialmente verticalmente direcionado o qual é deslocado de formamóvel na direção vertical no membro de suporte (27) na tampa (25) de modoque o punho de bomba (28) possa ser pressionado e retornado na direçãovertical para executar os movimentos de bombeamento, eo dispositivo (6) que afeta o dispositivo de bomba (5) tem um oumais membros de transferência de movimento (31 e/ou 32) com os quais omembro direcionado verticalmente (30) do punho de bomba (28) pode coo-perar de modo que este ou estes membros de transferência de movimento(31 e/ou 32) transferem os movimentos de bombeamento aplicados sobre opunho de bomba (28), para o meio de bomba (14) e vice-versa, caracteriza-do pelo fato de que:o membro de transferência de movimento (31) inclui uma ala-vanca (31a) a qual é deslocada de forma articulada dentro da tampa (25) nadireção vertical ou substancialmente vertical e a qual tem uma superfíciecurva (31b),o punho de bomba (28) coopera com a superfície curva (31b) epode articular a alavanca (31a) na direção vertical ou substancialmente ver-tical durante cada movimento de bombeamento,o movimento de articulação da alavanca (31a) é transferido parao meio de bomba (14) através de pelo menos um membro (32) que acopla odito meio de bomba (14) e vice-versa, ea alavanca (31a) é deslocada de forma articulada e a curvaturada superfície curva (31b) é projetada para fornecer uma tal mudança do mo-vimento de bombeamento do punho de bomba (28) que a pressão contra opunho de bomba (28) deve ser aumentada durante o seu pressionamento demodo a executar o movimento de bombeamento.
13. Dispositivo de distribuição, de acordo com a reivindicação 12,caracterizado pelo fato de que a alavanca (31a) é assim deslocada de formaarticulada e a superfície curva (31b) da alavanca (31a) tem uma tal curvaturaque o movimento de um membro (32) o qual pode ser afetado pela alavanca(31a) e o qual acopla o meio de bomba (14), diminui sucessivamente quandoele afeta o meio de bomba (14) durante um movimento de bombeamento.
14. Dispositivo de distribuição, de acordo com a reivindicação 12ou 13, caracterizado pelo fato de que um membro (32) o qual é afetado pelaalavanca (31a) e o qual acopla o meio de bomba (14), é disposto ou monta-do na tampa (25) de forma deslocável na direção horizontal ou substancial-mente horizontal.
15. Dispositivo de distribuição, de acordo com qualquer uma dasreivindicações 12 a 14, caracterizado pelo fato de que:o recipiente externo (1) é projetado como um cilindro ereto, verti-cal (1a) com uma seção transversal circular ou substancialmente circular,o membro de suporte (27) na tampa (25) é centrado ou substan-cialmente centrado com uma linha central longitudinal imaginária (C) atravésdo recipiente externo (1), eo punho de bomba (28) é centrado com o cilindro (1a).
BRPI0206739-0A 2001-11-26 2002-11-19 dispositivo de distribuição. BR0206739B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
SE0103963-5 2001-11-26
SE0103963A SE520600C2 (sv) 2001-11-26 2001-11-26 Portioneringsanordning
PCT/SE2002/002094 WO2003051763A1 (en) 2001-11-26 2002-11-19 Dispensing device

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0206739A BR0206739A (pt) 2004-02-10
BR0206739B1 true BR0206739B1 (pt) 2011-02-08

Family

ID=20286111

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0206739-0A BR0206739B1 (pt) 2001-11-26 2002-11-19 dispositivo de distribuição.

Country Status (7)

Country Link
US (1) US6802436B2 (pt)
EP (1) EP1448475B1 (pt)
AU (1) AU2002344661A1 (pt)
BR (1) BR0206739B1 (pt)
ES (1) ES2419954T3 (pt)
SE (1) SE520600C2 (pt)
WO (1) WO2003051763A1 (pt)

Families Citing this family (26)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2002040122A2 (en) 2000-10-23 2002-05-23 Py Patent, Inc. Fluid dispenser with bladder inside rigid vial
US7331944B2 (en) 2000-10-23 2008-02-19 Medical Instill Technologies, Inc. Ophthalmic dispenser and associated method
US7798185B2 (en) 2005-08-01 2010-09-21 Medical Instill Technologies, Inc. Dispenser and method for storing and dispensing sterile food product
SE520600C2 (sv) * 2001-11-26 2003-07-29 Asept Int Ab Portioneringsanordning
CA2495582C (en) 2002-08-13 2016-07-12 Medical Instill Technologies, Inc. Container and valve assembly for storing and dispensing substances, and related method
WO2004101027A2 (en) 2003-05-12 2004-11-25 Medical Instill Technologies, Inc. Dispenser and apparatus for fillling a dispenser
US7226231B2 (en) 2003-07-17 2007-06-05 Medical Instill Technologies, Inc. Piston-type dispenser with one-way valve for storing and dispensing metered amounts of substances
US7451900B2 (en) * 2004-06-30 2008-11-18 S.C. Johnson & Son, Inc. Delivery system
EP1817237A4 (en) 2004-12-04 2016-08-31 Medical Instill Tech Inc CLAPPER, APPARATUS AND METHOD FOR USING THE CLAPPER
US7810677B2 (en) * 2004-12-04 2010-10-12 Medical Instill Technologies, Inc. One-way valve and apparatus and method of using the valve
SE528479C2 (sv) * 2004-12-22 2006-11-21 Carlos De La Fe Dahlin Vätskebehållare omfattande ett styvt ytterhölje som omsluter en påse och där en tryckfjäder utövar tryck på vätskan i påsen
US20080054018A1 (en) * 2006-08-30 2008-03-06 Jeffrey James Stechschulte Liquid dispenser with associated refill unit
CA2663130C (en) * 2006-09-08 2014-12-09 Medical Instill Technologies, Inc. Apparatus and method for dispensing fluids
SE530703C2 (sv) * 2006-12-22 2008-08-19 Asept Int Ab Anordning för utportionering samt utportioneringsorgan till sådan anordning
US8528783B2 (en) * 2009-03-30 2013-09-10 Fres-Co System Usa, Inc. Sterile dispensing package with coupling insert for receipt of piercing member and method of using the same
CN103003608B (zh) 2010-05-07 2015-07-22 阿尔卑斯有限公司 分配器阀和方法
FR2960222B1 (fr) * 2010-05-20 2012-07-27 Rexam Dispensing Smt Kit de distribution d'un produit fluide comprenant une poche et un boitier de distribution
CN102745416B (zh) * 2012-06-19 2014-04-02 肖真 滴液装置和滴液方法
NL2009236C2 (en) 2012-07-26 2014-02-06 Heineken Supply Chain Bv Container and set of preforms for forming a container.
JP5529233B2 (ja) * 2012-10-19 2014-06-25 株式会社コスモライフ ウォーターサーバー
US10427178B2 (en) * 2014-12-22 2019-10-01 Cyclonas Pty Limited Pressurised liquid delivery system
SE541182C2 (sv) * 2015-12-29 2019-04-23 Asept Int Ab Utmatningsanordning och förfarande i samband därmed
CN110307139B (zh) * 2019-07-19 2024-01-30 深圳市通产丽星科技集团有限公司 双泵出液容器
EP4114582B1 (en) * 2020-03-03 2024-02-28 Rieke Packaging Systems Limited High volume reciprocating dispenser
USD1045496S1 (en) 2020-08-21 2024-10-08 H.J. Heinz Company Brands Llc Pouch piercer
WO2024006780A1 (en) * 2022-07-01 2024-01-04 Starbucks Corporation Fluid dispenser

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
SE444349B (sv) * 1981-08-11 1986-04-07 Sven Olof Nils Hellstrom Doseringskolvpump for vetskor
US4515294A (en) * 1982-03-31 1985-05-07 Southern Chemical Products Company Liquid dispenser, valve therefor and process of producing the valve
JPS591377A (ja) * 1982-06-29 1984-01-06 キヤニヨン株式会社 デイスペンサ−
US5381932A (en) 1992-04-14 1995-01-17 American Wyott Corporation Condiment pump
US5375746A (en) * 1993-05-10 1994-12-27 Server Products, Inc. Food pump having a cast valve body
SE505827C2 (sv) * 1993-09-07 1997-10-13 Asept Int Ab Portioneringsanordning för att portionera ut flytande livsmedel ur en livsmedelsbehållare
IT1272904B (it) * 1995-01-16 1997-07-01 Elettro Plastica Spa Pompetta per l'erogazione di liquidi nebulizzati
US5579959A (en) * 1995-05-16 1996-12-03 Star Manufacturing International, Inc. Viscous food products housing, pump, dispenser, and valve apparatus
IE960204A1 (en) 1996-03-04 1997-09-10 Loctite Ireland Ltd Fluid flow connector and fluid pressure mechanism for fluids¹such as adhesives
US6089406A (en) * 1999-06-01 2000-07-18 Server Products Packaged food warmer and dispenser
US6260736B1 (en) * 1999-12-09 2001-07-17 Rodney W. Adams Condiment pump
SE520600C2 (sv) 2001-11-26 2003-07-29 Asept Int Ab Portioneringsanordning

Also Published As

Publication number Publication date
BR0206739A (pt) 2004-02-10
ES2419954T3 (es) 2013-08-21
EP1448475B1 (en) 2013-04-10
WO2003051763A1 (en) 2003-06-26
EP1448475A1 (en) 2004-08-25
US20040065693A1 (en) 2004-04-08
SE520600C2 (sv) 2003-07-29
US6802436B2 (en) 2004-10-12
AU2002344661A1 (en) 2003-06-30
SE0103963L (sv) 2003-05-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR0206739B1 (pt) dispositivo de distribuição.
US4582230A (en) Metering device
US5016779A (en) Apparatus for dispensing measured amounts of fluid from an open-ended pouch
JPH05115556A (ja) 創傷用吸引器
EP1212257A1 (en) Non-spilling detachable pouring spout
SE450765B (sv) Sprutflaska
NO149531B (no) Administreringssett.
PT96787A (pt) Valvula para distribuicao de fluidos
NO331479B1 (no) Fleksibel vaeskebeholder
US5385272A (en) Bottom dispensing dispenser
US3433456A (en) Dispenser valves
EP0238494A1 (en) Container for liquids.
ITVI940117A1 (it) Tappo dosatore per recipienti deformabili contenenti liquidi
DE59906967D1 (de) Applikations-vorrichtung für keimfreie fluide
US3127068A (en) Flexible hollow plastic dispensing container
PH26095A (en) Container for liquids
US5060829A (en) Product conditioning unit
CN209701274U (zh) 一种可回流直通倒液挤捏定量容器
US4099655A (en) Position responsive two-way ball valve
US20070215242A1 (en) Dispensing spout
JPS5837398Y2 (ja) 医療用移注用具
CN209506603U (zh) 一种按压式真空容器
CN216089950U (zh) 一种饮用水杯
CN207202899U (zh) 一种眼袋弧形拉钩
CN212799604U (zh) 一种平衡气压漏斗

Legal Events

Date Code Title Description
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 19/11/2002, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 14A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2386 DE 27-09-2016 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.

B15K Others concerning applications: alteration of classification

Ipc: B67D 1/00 (2006.01), B67D 1/04 (2006.01), B67D 1/1