BR0114959B1 - composição de cola para revestimento de fibras de vidro. - Google Patents

composição de cola para revestimento de fibras de vidro. Download PDF

Info

Publication number
BR0114959B1
BR0114959B1 BRPI0114959-8A BR0114959A BR0114959B1 BR 0114959 B1 BR0114959 B1 BR 0114959B1 BR 0114959 A BR0114959 A BR 0114959A BR 0114959 B1 BR0114959 B1 BR 0114959B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
composition according
hydroxylated
group
polyol
polyolefin
Prior art date
Application number
BRPI0114959-8A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0114959A (pt
Inventor
Ibrahim Bechara
Pavel Ilmenev
Biau-Hung Chang
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed filed Critical
Publication of BR0114959A publication Critical patent/BR0114959A/pt
Publication of BR0114959B1 publication Critical patent/BR0114959B1/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C03GLASS; MINERAL OR SLAG WOOL
    • C03CCHEMICAL COMPOSITION OF GLASSES, GLAZES OR VITREOUS ENAMELS; SURFACE TREATMENT OF GLASS; SURFACE TREATMENT OF FIBRES OR FILAMENTS MADE FROM GLASS, MINERALS OR SLAGS; JOINING GLASS TO GLASS OR OTHER MATERIALS
    • C03C25/00Surface treatment of fibres or filaments made from glass, minerals or slags
    • C03C25/10Coating
    • C03C25/24Coatings containing organic materials
    • C03C25/26Macromolecular compounds or prepolymers
    • C03C25/32Macromolecular compounds or prepolymers obtained otherwise than by reactions involving only carbon-to-carbon unsaturated bonds
    • C03C25/326Polyureas; Polyurethanes
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C03GLASS; MINERAL OR SLAG WOOL
    • C03CCHEMICAL COMPOSITION OF GLASSES, GLAZES OR VITREOUS ENAMELS; SURFACE TREATMENT OF GLASS; SURFACE TREATMENT OF FIBRES OR FILAMENTS MADE FROM GLASS, MINERALS OR SLAGS; JOINING GLASS TO GLASS OR OTHER MATERIALS
    • C03C25/00Surface treatment of fibres or filaments made from glass, minerals or slags
    • C03C25/10Coating
    • C03C25/24Coatings containing organic materials
    • C03C25/26Macromolecular compounds or prepolymers
    • C03C25/32Macromolecular compounds or prepolymers obtained otherwise than by reactions involving only carbon-to-carbon unsaturated bonds

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • General Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Geochemistry & Mineralogy (AREA)
  • Materials Engineering (AREA)
  • General Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Polyurethanes Or Polyureas (AREA)
  • Compositions Of Macromolecular Compounds (AREA)
  • Treatments For Attaching Organic Compounds To Fibrous Goods (AREA)
  • Surface Treatment Of Glass Fibres Or Filaments (AREA)
  • Acyclic And Carbocyclic Compounds In Medicinal Compositions (AREA)
  • Adhesives Or Adhesive Processes (AREA)
  • Cosmetics (AREA)

Description

COMPOSIÇÃO DE COLA PARA REVESTIMENTO DE FIBRAS DE VIDRO
FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
1. Campo da Invenção
A invenção se refere a uma composição útil para otratamento de fibras de vidro ou cargas minerais para ligaras mesmas a poliolefinas para formar compósitos reforçados.Em uma modalidade, a composição é aplicada a fibras de vidroe cargas minerais embutidas em uma poliolefina. A aplicaçãodessa composição em fibras e cargas aperfeiçoasignificativamente a integridade dos fios de fibra e a adesãoentre fibras ou cargas e a poliolefina na qual as fibras e/oucargas estão dispostas.
2. Descrição do Estado da Técnica
Embora o uso de poliolefinas seja difundido, algumasaplicações exigem níveis de estabilidade dimensional,resistência/módulo de tração e de flexão, e resistência aimpacto, que não são conseguidos com as poliolefinas comotal. Para atender a essas demandas, poliolefinas reforçadastêm sido desenvolvidas; o agente de reforço típico sendofibras de vidro. Grande parte da vantagem de resistênciaoferecida por esses compósitos, contudo, depende de quão bema fibra de vidro adere à poliolefina. Por exemplo, quando háligação suficiente entre a poliolefina e o vidro, energia dechoque será transferida para o agente de reforço de vidromais robusto quando o compósito é impactado, por outro lado,se a ligação for inadequada, a energia será distribuídaprejudicialmente e o compósito sofrerá ruptura. Além disso,algumas fabricações de compósito exigem o uso de um aparelhode extrusão, cujas condições agressivas romperão um filamentorevestido se a integridade da ligação de vidro/polímero formuito baixa.
Como conseqüência, várias técnicas foram exploradas paraaperfeiçoar a adesão entre a fibra de vidro e a poliolefina.A mais predominante delas envolve o uso de composições decola, as quais tratam a fibra de vidro para facilitar adesãocom a poliolefina. Devido ao fato da poliolefina típicaefetivamente não ter quinhões químicos que sejam reativos,foram ensaiados esforços para elaborar sob medida acomposição de cola para melhorar a ligação com a poliolefina.
Por exemplo, a patente US 4.240.944 descreve umacomposicão de cola compreendida de uma emulsão aquosacontendo polipropileno carboxilado isotático, base e agentetensoativo; o agente de cola pode conter ainda um formador depelícula o qual pode ser, dentre outras coisas, poliuretano.
A patente US 4.728.573 se refere a uma composição decola tendo um ou mais agentes de acoplamento amino organc,uma emulsão aquosa de um ácido ou poliolefina modificada comanidrido tendo um ou mais agentes tensoativos, em que apoliolefina é neutralizada com uma base orgânica ouinorgânica com uma basicidade inferior à basicidade ao15 quinhão amino do agente de acoplamento, um estabilizador deaglutinação, um ou mais polímeros de formação de película eágua.
Embora a carboxilação do componente de poliolefinaapresente algum aperfeiçoamento, as fibras de viarcrevestidas resultantes, freqüentemente têm integridade de fioinadequada, bem como problemas de cor. Além disso,tipicamente, as composições carboxiladas têm, em primeirolugar, propriedades de emulsão inadequadas as quaisdificultam a implementação dessa estratégia visto que asemulsões são o método industrialmente preferido de revestirfibras de vidro.
Poliuretanos são bem conhecidos pelas suas propriedadesadesivas em diversas configurações de uso, incluindo a uniacde fibras er.tre si. Os poliuretanos como tal, contudo, naoaderem bem às poliolefinas tal como polipropileno. Parafacilitar as coisas, foram feitas tentativas de empregar
pcliure tanos como tal er: harmonia com poliol efi:carcoxi ladas. embora tais esforços geralmente ten.aperfei os aspectos de processamento de vidro, deí-ecr.olc g ι a, custo tem s ido uma degradação r.as propri edausos finais também foram explorados; por exemplo, Patente US4.507.430 revela uma emulsão de poliuretano baseada em águaconstituída de um componente de polialcadieno poliolhidrogenado útil como um adesivo ou material de revestimentopara poliolefina. Não obstante, os resultados precisam demais aperfeiçoamento. Conseqüentemente tem sido limitada autilização de poliuretanos no tratamento de fibras de vidropara reforço de matrizes de poliolefina.
Portanto, a arte reconhece uma necessidade contínua dese desenvolver técnicas melhores para se aderir fibras devidro e poliolefinas para produzir compósitos reforçados maisfortes e mais duráveis.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
Uma nova composição de cola foi desenvolvida agora, aqual é particularmente apropriada para uso como umacomposicão de revestimento de fibras de vidro e semelhantes,a qual é empregada como um agente de reforço de poliolefina.
Essa composição de cola emprega uma dispersão de poliuretanonova que adere muito bem a uma matriz hidrofóbica tal comoaquela provida pelas poliolefinas.
De acordo com a presente invenção é provida umacomposicão de cola. A composicão de cola da presente invençãoinclui uma dispersão de poliuretano que é um produto dereação de um pré-polímero e um extensor de cadeia. O pré-polímero é um produto de reação de um polímero hidroxiladoselecionado do grupo consistindo em poliéter poiióis,poliéster poiióis e suas misturas, um polialcadienohidroxilado, um poliisocianato, um composto tendo um grupo deácido pendente, opcionalmente, um éster de um ácido graxotendo de aproximadamente 12 a aproximadamente 20 átomos decarbono contendo grupos de hidroxil, um agente de acoplamentoe uma cera de poliolefina.
Alternativamente, o pré-polímero é um produ-C de reaçãode um polímero hidroxilado selecionado do grupe consistindoem poliéter coiióis, poliéster poiióis e suas misturas, umcontendo grupo de amônio bis(hidroxialquil)quaternário e,opcionalmente, um éster de um ácido graxo tendo deaproximadamente 12 a aproximadamente 20 átomos de carbonocontendo grupos de hidroxil.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
A composição de cola da presente invenção inclui umadispersão de poliuretano, um agente de acoplamento e uma cerade poliolefina. Um primeiro componente da composição de cola;uma dispersão de poliuretano, é um produto de reação de umpré-polimero e um extensor de cadeia. O pré-polimero, em umamodalidade preferida, é um produto de reação de um polímerohidroxilado, um polialcadieno hidroxilado, um poliisocianato,um composto tendo um grupo de ácido pendente e,opcionalmente, um éster de um ácido graxo hidroxilado tendoentre aproximadamente 12 e aproximadamente 20 átomos decarbono. O extensor de cadeia é preferivelmente um compostocontendo amina.
O polímero hidroxilado, em uma modalidade preferida, éum poliéter poliol. Preferivelmente, o poliéter poliol épolietileno glicol, polipropileno glicol ou suas misturas.
Em uma modalidade alternativa preferida o polímerohidroxilado é um poliéster poliol. É preferido ainda que opoliéter poliol seja poli(hexametilenoadipato/isoftalato)glico ou poli(hexametilenoortoftalato)glicol.
Um segundo componente do produto de reação que produz opré-polimero de dispersão de poliuretano é um polialcadienohidroxilado. O polialcadieno hidroxilado pode ou não serhidrogenado. Nessas modalidades em que o polialcadienohidroxilado é hidrogenado, qualquer um, e todos os graus dehidrogenação estão compreendidos no escopo da presenteinvenção. Em uma modalidade particularmente preferida, opolialcadieno hidroxilado é um polibutadieno hidroxilado.Assim, um polibutadieno diol, seja ou não parcialmente oucompletamente hidrogenado, é preferido.
Um terceiro componente do produto de reação que forma opré-polímero é um poliisocianatc. Embora qualquer compostopossuindo pelo menos dois grupes de isocianato esteja dentrodo escopo da presente invenção, é preferido que opoliisocianato seja um diisocianato.
Poliisocianatos, tanto alifáticos, como aromáticos,podem ser utilizados como um reaçente na formação do pré-polímero. Contudo, poliisocianatos alifáticos são preferidos.
Devido a essas preferências é evidente que diisocianatosalifáticos são particularmente preferidos. Assim,diisocianatos alifáticos tais como isoforona diisocianato(IPDI), hexametileno diisocianato, diciclohexilmetano-4,4-diisocianato, e suas misturas, são empregados preferivelmentena formação do pré-polímero.
Um quarto componente do produto de reação, que forma opré-polímero, é um composto hidroxilado tendo um grupo deácido pendente. O composto hidrexilado tendo um grupo deácido pendente é preferivelmente um composto hidroxiladotendo um grupo de ácido carboxíiico pendente ou compostohidroxilado tendo um grupo de ácido sulfônico pendente. Ácidodimetilolpropiônico (DMPA) e ácido bis-hidroxietil aminoetanosulfônico (BES) são exemplos particularmente preferidos dasduas classes preferidas, respectivas, de compostos dentro doescopo da presente invenção.
Um quinto componente opcional do pré-polímero é um ésterde um ácido graxo tendo de aproximadamente 12 aaproximadamente 20 átomos de carbono contendo grupos dehidroxil. Mais preferivelmente, c componente opcional é uméster de um ácido graxo tendo de aproximadamente 15 aaproximadamente 2 0 átomos de carbono contendo grupos dehidroxil. Mais preferivelmente, c componente opcional é uméster de um ácido graxo tendo aproximadamente 13 átomos decarbono contendo grupos de hidroxil. Dessa forma, umamodalidade particularmente preferiea de um éster de um ácidograxo contendo grupos de hidroxil é glicerol mor.oestearato.
Em uma segunda modalidade preferida o croduto de reaçãode pré-polímero é idêntico ao produto de reação da primeiramodalidade preferida, porém para a substituição de um diolcontendo grupo de bis(hidroxialquil)quaternário para ccomposto hidroxilado tendo um grupo de ácido pendente naprimeira modalidade.
Nessa segunda modalidade preferida em que um diolcontendo grupo de bis(hidroxialquil)quaternário está presenteno produto de reação de pré-polímero, é particularmentepreferido que o diol seja bis(hidroxilado)quaternário amôniometano sulfonato.
O pré-polimero é reagido com um extensor de cadeia paraformar o componente de dispersão de poliuretano da composiçãode revestimento da presente invenção. O extensor de cadeia épreferivelmente um composto de amina. Dos compostos contendoamina dentro do escopo do extensor de cadeia da presenteinvenção, hidrozina, isoforona diamina, aminoetilaminoetanole polialquileno diaminas, tais como hexametileno diamina, sãoparticularmente preferidos.
Um segundo componente da composição de cola da presenteinvenção é um agente de acoplamento. Como sabido por aquelesversados na técnica, agentes de acoplamento são compostosorganometálicos os quais aperfeiçoam a adesão entre o agentede reforço fibroso e a matriz de compósito. Dentre os agentesde acoplamento compreendidos no escopo da composição de coladesta invenção, os silanos são preferidos. Silanosespecíficos preferidos para uso nesta aplicacão sãoaminosilanos e epoxisilanos. Outros agentes de acoplamentopreferidos, que podem ser usados, incluem cloreto cromico demetacrilaoo, titânio acetil acetonato e semelhantes.
Um terceiro componente da composição de cola é uma cerade poliolefina. Preferivelmente, a cera de poliolefina é umapoliolefira carboxilada. Mais preferivelmente, a poliolefinacarboxilada é um polietileno carboxilado, um propilenocarboxilado ou uma mistura dos mesmos.
Para precarar a composição de cola a dispersão depoliuretano é misturada com uma emulsão da cera aepoliolefia na crual a cera de ooliolefina, preferivelmenteuma poliolefina carboxilada, é neutralizada com uma base.Essa operação de misturar é conduzida sob temperatura epressão ambientes. A mistura desse modo formada é diluída comágua após o que o agente de acoplamento é adicionado àmistura agitada.
Em uma modalidade preferida a composição de cola aquosacompreende entre aproximadamente 0,5^ e aproximadamente 4,01-de dispersão de poliuretano; entre aproximadamente 0,5% eaproximadamente 4,0* de cera de poliolefina; entreaproximadamente 0,3·; e aproximadamente 0,6; de agente deacoplamento e o restante é água. As percentagens mencionadasacima são em peso, com base no peso total da composição decola aquosa.
Em uma modalidade particularmente preferida a composiçãode cola inclui aproximadamente 1,21 de dispersão depoliuretano, aproximadamente 1,0* de cera de poliolefina eaproximadamente 0,2* de agente de acoplamento, aspercentagens sendo em peso, com base no conteúdo de sólido, orestante sendo água.
Os exemplos a seguir são providos para ilustrar o escopoda presente invenção. Devido ao fato desses exemplos seremfornecidos apenas com propósitos ilustrativos, a invenção nãodeve ser considerada limitada aos mesmos.
EXEMPLO 1
Preparação de Dispersão de Poliuretano Aniônico
Um poliuretano aniônico foi preparado medianteintrodução de Fomrez® 8066-^2 (251,75 g), um poliésterglicol disponível através da Crompton Corp. e Polytail® HA(44,43 g) , uma poliolefina diol produzida pela MitsubishiChemical Corp., em um reator de vidro equipado com umagitador suspenso e um controlador de temperatura. 0 reatorroi aquecido até uma temperatura na faixa entre 880C a 96°C.A essa mistura foi então adicionado diciclohexilmetano-4, 4-dnsocianato (94, 58 g) . 0 produto dessa adição foi agitado emuma temperatura de 88°C até 1G4°C durante 2,5 heras.
O produto resultante foi analisado e desccbriu-se suetinha uma concentração de NCO de 2,58* contra umaconcentração teórica de NCO de 2,771. Portanto, permitiu-seque a reação continuasse mediante aquecimento da mistura a88°C até 104°C por uma hora adicional. 0 pré-poiímercderretido resultante foi armazenado, sob nitrogênio, a 80°Caté 90 0C.
Uma solução de agente tensoativo foi preparada mediantedissolução de um agente tensoativo, um nonil fenol etoxilado(31,57 g) , e um agente antiespumante, Sr/.75-2117 (0, 63 g) ,disponível através da Wacker Chemie, em água desionizada(215,33 g) em temperatura ambiente em um recipiente de metalde 1,8 9 litro.
A solução de agente tensoativo foi esfriada atéaproximadamente IO0C após o que foi adicionada trietilamina(4,70 g). Após isso, o pré-polímero derretido formadoanteriormente (340 g) foi acrescentado lentamente à soluçãode agente tensoativo. 0 produto resultante foi agitado por 40minutos até dispersar completamente o pré-polímero. Doisextensores de cadeia, etileno diamina (3,50 a), dissolvida emágua (12,03 g), e dihidrazida adípica (5,56 g;, em pastada emágua (5,56 g) , foi então acrescentada lemamente. 0 produto,uma dispersão de poliuretano, foi agitado durante 20 minutose armazenado em uma garrafa de plástico.
EXEMPLO 2
Preparação de uma Dispersão de Poliuretano Aniônico
Poli(neopentil adipato) glicol (665,0 g) (Fomrez ® 55-56), um produto da Crompton Corp.), polibutadieno terminadoem hidroxi tendo um peso molecular médio de 2.400 (875,0 g';(Poly BD ® R45 HTLO, um produto da Elf Atochem) e l-metil-2-pirrolidinona (500, 0 g) (M-Pyrol) foram carregados em um.reator de vidro de 3 litros equipado com um. agitador suspensoe um controlador de temperatura. A mistura foi agitada eaquecida no reator, sob uma atmosfera de nitrogênio, por Ivminutos em uma temperatura de 65°C a _C~C. Após isso,5 horas.
A mistura de reação foi analisada e descobriu-se quetinha uma concentração de XCO de 3,25ΐ contra umaconcentração teórica de NCQ de 5,45*. Foi permitido, então,que a reação prosseguisse por i/2 hora adicional sob ascondições existentes durante as primeiras 5 horas de reação.
0 pré-polímero derretido resultante foi armazenado sobnitrogênio em um.a temperatura de 50°C a 90°C.
Uma solução de trietilamina aquosa foi preparadamediante dissolução de trietilamina (TEA) (161,8 g) em águadesionizada (3695 g), em temperatura ambiente, em umrecipiente de 18,9 litros. A essa solução foi lentamenteadicionado pré-polímero derretido (2925 g) preparado comoacima. 0 pré-polímero foi completamente disperso medianteagitação vigorosa da mistura per 30 minutos. Um extensor decadeia, solução de hidrazina aquesa a 35;; (93,2 g) , foi entãoadicionado lentamente sob agitação. A dispersão resultantefoi agitada por 30 minutos, filtrada e armazenada em um baldede plástico. A dispersão foi analisada e descobriu-se quetinha um teor de sólido de 38,6.
EXEMPLOS 3 A 10 E EXEMPLO COMPARATIVO 1
Preparação de Dispersões de Poliuretano Aniônico
Uma série de oito dispersees de poliuretano aniônico,adicionais, compreendidas no esccpo da presente invenção, euma delas fora de seu escopo, fei preparada de acordo com oprocedimento apresentado nos Exemplos 1 e 2.
Esses exemplos são resumiccs, junto com os Exemplos 1 e2, na Tabela 1.
TABELA 1
<table>table see original document page 10</column></row><table><table>table see original document page 11</column></row><table>
"Poliéster glicol, produzido pela Crompton Corp.
"Poli(neopentil adipato), produzido pela Crompton Corp.
'Poliéster glicol, produzido pela Crompton Corp.
'Polipropileno glicol, produzido pela Arch Chemical.
:C36 dimer diol, produzido pela Unichema International.
""Polietileno glicol, produzido pela Arch Chemical.
Polialcadieno diol parcialmente hidrogenado(poliolefina diol), produzido pela Mitsubishi Chemical Corp.
Polibutadieno terminado em hidroxi, peso molecularmédio 2.400, prcduzido pela Elf Atochem.
Polialcadieno diol parcialmente hidrogenado;policlefina dicl), produzido pela Mitsubishi Cherr.. Corp.
Acido dimetilol propiônieo.
Iicielohexi !metano - 4 , 4-diisociar.ato.Isoforona diisocianato.
1:l-metil-2-pirrolidinona, % baseada no peso total depré-polímero incluindo solvente.
EXEMPLO 11
Preparação de uma Dispersão de Poliuretano Catiônico
Polipropileno glicol (123,4 g) tendo uir, peso molecularmédio de 1000 (Poly-G ® 20-112, um. produto da ArchChemical), polibutadieno terminado em hidroxi (40,9 g) tendoum peso molecular médio de 2400 (Poly BD ® R45HTLO, umproduto da Elf Atochem), Ν,Ν-dimetil bis-hidroxietilquaternário amônio metano sulfonato (22,9 g), IPDI (82,7 g) eM-Pyrol (30 g) foram carregados em um reator de vidroequipado com um agitador suspenso e controlador detemperatura. Deixou-se a mistura reagir em aproximadamente8 0°C sob uma atmosfera de nitrogênio até que a concentraçãode NCO atingiu seu valor calculado de 4,St (aproximadamente 3horas).
0 pré-polimero desse modo formado foi disperso em água(469,4 g) contendo um desespumante (0,8 g) . Mediantedispersão completa do pré-polimero, a dispersão se diluiu aoser deixada pernoitar em temperatura ambiente devido à reaçãoentre o diisocianato e a água. A dispersão de poliuretanocatiônico estável resultante tinha um teor de sólido de 35% eviscosidade de 30 cps, como medida por Brookfield LVF, eixo n° 3 em 60 rpm.
EXEMPLOS 12 e 13
Preparação de Dispersões de Poliuretano Catiônico
Duas dispersões adicionais de poliuretano catiônico,Exemplos 12 e 13, foram preparadas de acordo com oprocedimento do Exemplo 11. Essas dispersões catiônicas sãoresumidas, junto com a dispersãc do Exemplo 11, na Tabela 2.
TABELA 2
<table>table see original document page 12</column></row><table><table>table see original document page 13</column></row><table>
Poly BD ® R45 HTLO polibutadieno terminado em hidroxitendo um peso molecular médio de 2400, produzido pela AlfAtochem.
N,N-dimetil bis-hidroxietil quaternário metanosulfonato.
Isoforona diisocianato.
l-Metil-2-pirrolidona, * baseada no peso total de pré-polimero e solvente.
Propileno glicol tendo um peso molecular médio de 1000.
"Poli(hexametileno adipato/isoftalato) glicol, produzidopela Crompton Corp.
EXEMPLOS 14-28 E EXEMPLOS COMPARATIVOS 2-8
Preparação de Composições de Cola
As dispersões de poliuretano dos exemplos 1-13 forammisturadas com um polipropileno modificado por ácidoneutralizado com base em temperatura ambiente sob agitação. Amistura agitada resultante foi diluída com água desionizada.Um agente de acoplamento de silano, aminosilano, foiadicionado, com agitação, à mistura aquosa diluída.
Um resumo das composições de cola produzidas nessesexemplos é provido na Tabela 3.
TABELA 3
<table>table see original document page 13</column></row><table><table>table see original document page 14</column></row><table>
"Polipropileno modificado por ácido, neutralizado combase, com teor de sólidos de 40-; produzido pela EastmanChemical.
Polipropileno modificado com ácido, neutralizado combase, com um teor de sólidos de 29 , produzido pela Allied-Signal.
EXEMPLO 39
Teste de resistência de Adesão Pelicular
Sete composições de cola, compreendidas dentro e fora doescopo da presente invenção, resumidas na Tabela 3, foramtestadas para se determinar sua resistência de adesãopelicular.
As amostras testadas foram preparadas medianteimpregnação de capachos de vidro com as composições de colaem questão. Os capachos impregnados foram secos medianteexposição dcs mesmos à temperatura ambiente por 30 minutosseguido por aquecimento a 131 "T por Ξ minutos. Gs capachos devidro colados, tendo uma espessura de 1 mil, foram encaixadosentre folhas de polipropileno de 1,7 mil de espessura,idênticas. Esses laminados de três camadas foram preparadosem uma prensa quente utilizando espaçadores de metal de 0,31cm entre as chapas de metal sob uma pressão de êmbolo de2.000 psi e uma temperatura de 204° por 30 minutos.
Os laminados resultantes foram testados em um Instron ®Model 4500. Os resultados desse teste são resumidos na Tabela4 .
TABELA 4
<table>table see original document page 15</column></row><table>
Concentração de agente de cola corr. base no peso totaldo capacho de vidro colado.
EXEMPLO 40
Teste de Propriedades de Flexâo
Uma série de laminados foi preparada de acordo com oprocedimento 39 empregando 21 das composições de cola,compreendidas dentro e fora do escopo da presente invenção,resumidas na Tabela 3. Ao conduzir esse teste os laminadosforam cortados em tiras de 5,08 cm de largura.
As propriedades de flexão, resistência à flexão e módulode flexão, das amostras foram posteriormente determinadas deacordo com o Procedimento de Teste da ASTM N0 D790 utilizandoum Ir.stron ® Model 450.
Os resultados desse teste são resumidos na Tabela 5.TABELA 5
<table>table see original document page 16</column></row><table>
As modalidades e exemples mencionados acima são providospara ilustrar o escopo e espirito da presente invenção. Essasmodalidades e exemplos "ornarão evidentes, àqueles versadosna técnica, outros exemples e modalidades. Essas outrasmodalidades e exemplos estão compreendidos no escopo dapresente invenção. Portanto, a presente invenção deve serlimitada, apenas, pelas reivindicações anexas.

Claims (14)

1. Composição de cola, para revestimento de fibras devidro, caracterizada por compreender uma dispersão depoliuretano, a dispersão de poliuretano sendo um produto dereação de pré-polimero e um extensor de cadeia, o pré-polimero sendo um produto de reação de um polímerohidroxilado, o polímero hidroxilado selecionado do grupoconsistindo em um poliéter poliol, um poliéster poliol e suasmisturas, um polialcadieno hidroxilado, um poliisocianato, umcomposto hidroxilado tendo um grupo de ácido pendente e,opcionalmente, um éster de um ácido graxo tendoaproximadamente 12 a aproximadamente 20 átomos de carbonocontendo grupos de hidroxil; uma cera de poliolefina; e umagente de acoplamento.
2. Composição, de acordo com a reivindicação 1,caracterizada pelo fato de que o agente de acoplamento é umsilano, cloreto crômico de metacrilato ou titânio acetilacetonato.
3. Composição, de acordo com a reivindicação 2,caracterizada pelo fato de que o agente de acoplamento é umsilano, o silano selecionado do grupo consistindo emaminosilanos e epoxisilanos.
4. Composição, de acordo com a reivindicação 1,caracterizada pelo fato de que a cera de poliolefina é umapoliolefina carboxilada.
5. Composição, de acordo com a reivindicação 4,caracterizada pelo fato de que a poliolefina carboxilada éselecionada do grupo consistindo em polietileno carboxilado,polipropileno carboxilado e suas misturas.
6. Composição, de acordo com a reivindicação 1,caracterizada pelo fato de que o polímero hidroxilado é umpoliéter poliol, o poliéter poliol selecionado do grupoconsistindo em polietileno glicol e polipropileno glicol.
7. Composição, de acordo com a reivindicação 1,caracterizada pelo fato de que o polímero hidroxilado é umpoliéter poliol, o poliéster poliol selecionado do grupoconsistindo em poli(hexametileno adipato/isoftalato) glicol epoli(hexametileno ortoftalato) glicol.
8. Composição, de acordo com a reivindicação 1,caracterizada pelo fato de que o polialcadieno hidroxilado éparcial ou completamente hidrogenado.
9. Composição, de acordo com a reivindicação 1,caracterizada pelo fato de que o polialcadieno hidroxilado éum polibutadieno hidroxilado.
10. Composição, de acordo com a reivindicação 1,caracterizada pelo fato de que o poliisocianato é umdiisocianato alifático.
11. Composição, de acordo com a reivindicação 1,caracterizada pelo fato de que o extensor de cadeia é umcomposto de amina.
12. Composição, de acordo com a reivindicação 1,caracterizada pelo fato de que o éster opcional contendoaproximadamente 12 a 20 átomos de carbono, contendo grupos dehidroxil, está presente e é glicerol monoestearato.
13. Composição, de acordo com a reivindicação 1,caracterizada pelo fato de que o composto hidroxilado tendoum grupo de ácido pendente é selecionado do grupo consistindoem um composto hidroxilado tendo um ácido carboxilicopendente, ou um composto hidroxilado tendo um ácido sulfônicopendente.
14. Composição, de acordo com a reivindicação 13,caracterizada pelo fato de que o composto hidroxilado tendoum grupo de ácido pendente é selecionado do grupo consistindoem ácido dimetilolpropiônico e ácido bis-hidroxietilaminoetano sulfônico.
BRPI0114959-8A 2000-10-30 2001-09-25 composição de cola para revestimento de fibras de vidro. BR0114959B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US09/699.813 2000-10-30
US09/699,813 US6465559B1 (en) 2000-10-30 2000-10-30 Sizing composition
PCT/US2001/030091 WO2002036515A1 (en) 2000-10-30 2001-09-25 Sizing composition

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0114959A BR0114959A (pt) 2004-02-03
BR0114959B1 true BR0114959B1 (pt) 2011-02-08

Family

ID=24811011

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0114959-8A BR0114959B1 (pt) 2000-10-30 2001-09-25 composição de cola para revestimento de fibras de vidro.

Country Status (7)

Country Link
US (1) US6465559B1 (pt)
EP (1) EP1335886B1 (pt)
KR (1) KR100805054B1 (pt)
AT (1) ATE369321T1 (pt)
BR (1) BR0114959B1 (pt)
DE (1) DE60129833T2 (pt)
WO (1) WO2002036515A1 (pt)

Families Citing this family (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
PL1615966T5 (pl) 2003-04-02 2020-06-29 Swimc Llc Dyspersje wodne i powłoki
US7160944B2 (en) * 2003-06-17 2007-01-09 Crompton Corporation Process for the preparation of a polyolefin emulsion and hybrid polyolefin-polyurethane dispersion derived therefrom
US6774181B1 (en) 2003-07-01 2004-08-10 Crompton Corporation Process for the preparation of a self-emulsifiable polyolefin emulsion and hybrid polyolefin-polyurethane dispersion derived therefrom
EP2420542B2 (en) 2004-10-20 2018-09-19 Valspar Sourcing, Inc. Article and method of coating
US20090162609A1 (en) * 2007-12-21 2009-06-25 Lee Jerry Hc Cationic fiberglass size
CA2758205C (en) 2009-04-09 2018-05-22 Charles Skillman Polymer having unsaturated cycloaliphatic functionality and coating compositions formed therefrom
WO2011009040A1 (en) 2009-07-17 2011-01-20 Valspar Sourcing, Inc. Coating composition and articles coated therewith
WO2011035172A1 (en) 2009-09-18 2011-03-24 Valspar Sourcing, Inc. Polyurethane coating composition
JP6265160B2 (ja) * 2015-03-30 2018-01-24 セメダイン株式会社 1液型水性接着剤組成物

Family Cites Families (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
BE793680A (fr) * 1972-01-07 1973-07-04 Johns Manville Composition aqueuse d'appret de fibres de verre contenant un latex d'urethane comme formateur de pellicule
DE2426657C3 (de) 1974-06-01 1978-10-05 Bayer Ag, 5090 Leverkusen Wäßrige Schlichte für die Verstärkung von thermoplastischen Polyamiden
JPS5130635A (ja) * 1974-09-06 1976-03-16 Matsushita Electric Ind Co Ltd Sekyunenshokinotenkasochi
US4160065A (en) 1976-12-14 1979-07-03 Witco Chemical Corporation Polyurethane latexes from NCO prepolymers chain extended with polyepoxides, polyanhydrides or polyaldehydes, and layered products
US4240944A (en) * 1979-02-12 1980-12-23 Ppg Industries, Inc. Emulsion composition and method for use in treating glass fibers
JPS59113016A (ja) 1982-12-20 1984-06-29 Hodogaya Chem Co Ltd 水性ポリウレタン樹脂
US4644030A (en) 1985-02-01 1987-02-17 Witco Corporation Aqueous polyurethane - polyolefin compositions
US4728573A (en) * 1985-03-25 1988-03-01 Ppg Industries, Inc. Glass fibers for reinforcing polymers
US5389718A (en) 1990-07-30 1995-02-14 Miles Inc. Two-component aqueous polyurethane dispersions
US5182784A (en) * 1991-07-19 1993-01-26 Owens-Corning Fiberglas Technology, Inc. Optical fiber or filament reinforcement coating
ES2143096T3 (es) 1991-11-01 2000-05-01 Witco Corp Composiciones de poliuretano cationico, de sales de amonio cuaternario y procedimientos para su preparacion.
DE19510651A1 (de) 1994-06-03 1995-12-07 Bayer Ag Wäßrige 2-Komponenten-Polyurethanlack-Emulsionen und Verfahren zu deren Herstellung
JP3111213B2 (ja) * 1994-08-18 2000-11-20 農林水産省家畜衛生試験場長 トリ結核菌群の同定法
US5672653A (en) * 1996-05-13 1997-09-30 Elf Atochem North America, Inc. Anionic waterborne polyurethane dispersions
JP3493649B2 (ja) 1996-10-08 2004-02-03 日本ポリウレタン工業株式会社 水分散性ポリウレタン系樹脂組成物並びにこれを用いた接着剤及び塗料

Also Published As

Publication number Publication date
WO2002036515A1 (en) 2002-05-10
EP1335886B1 (en) 2007-08-08
KR100805054B1 (ko) 2008-02-20
ATE369321T1 (de) 2007-08-15
DE60129833D1 (de) 2007-09-20
EP1335886A1 (en) 2003-08-20
US6465559B1 (en) 2002-10-15
BR0114959A (pt) 2004-02-03
DE60129833T2 (de) 2007-12-06
KR20030040564A (ko) 2003-05-22

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4762751A (en) Flexible, chemically treated bundles of fibers, woven and nonwoven fabrics and coated bundles and fabrics thereof
JP6816301B2 (ja) ゴム補強材用の環境に優しい接着組成物およびこれを用いたゴム補強材の製造方法
US4036906A (en) Cured polyurethane compositions containing epoxy resins
JPH0859303A (ja) 補強材用の水性表面処理剤、該水性表面処理剤で処理された補強材及び補強材により強化された複合材
BR0114959B1 (pt) composição de cola para revestimento de fibras de vidro.
US4572863A (en) Aqueous polyester/epoxy emulsion treatment for yarn, method of preparation and a rubber/cord composite
JP7018692B2 (ja) 繊維強化材及び繊維強化ポリプロピレン樹脂複合材料
EP0170981A1 (en) Flexible chemically treated bundles of fibers, woven and non woven fabrics and coated fabrics thereof
DE102004002527A1 (de) Schlichtezusammensetzung
CN114585703B (zh) 粘合剂组合物和橡胶增强材料
US6911237B1 (en) Hydrophilic polyurethanes, preparation thereof and fiber sizes containing the same
JPS6024226B2 (ja) ゴム補強用ポリエステル繊維材料の処理方法
JP2001234143A (ja) ゴム・繊維用接着処理剤、ゴム補強用繊維コードおよびその製造方法
JP2006214043A (ja) ゴム補強用炭素繊維
JP3090185B2 (ja) ゴム/コード複合体
CA2110355C (en) Polyurethane emulsion compositions having active amino group
TWI771980B (zh) 黏著劑組成物及橡膠增強材料
EP1192113B1 (de) Schlichtezusammensetzung, beschlichtete glasfasern sowie deren verwendung
DE2553839A1 (de) Beschlichtete glasfasern
JPH08158261A (ja) ゴム補強用繊維および補強ゴム製品
JPS649349B2 (pt)
JP3188639B2 (ja) 高圧ホース補強用ポリエステル繊維の処理方法
JP3231535B2 (ja) ポリエステル繊維とエチレンプロピレン系ゴムとの接着処理法
CN112480360A (zh) 一种玻纤用水性聚氨酯成膜剂
JPH09207508A (ja) 空気入りラジアルタイヤ

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 25/09/2001, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 12A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2258 DE 15-04-2014 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.