PT97085B - Caixilho de porta e processo para a sua fabricacao - Google Patents

Caixilho de porta e processo para a sua fabricacao Download PDF

Info

Publication number
PT97085B
PT97085B PT97085A PT9708591A PT97085B PT 97085 B PT97085 B PT 97085B PT 97085 A PT97085 A PT 97085A PT 9708591 A PT9708591 A PT 9708591A PT 97085 B PT97085 B PT 97085B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
groove
strip
frame
door frame
fire protection
Prior art date
Application number
PT97085A
Other languages
English (en)
Other versions
PT97085A (pt
Original Assignee
Schroeders Theo
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Schroeders Theo filed Critical Schroeders Theo
Publication of PT97085A publication Critical patent/PT97085A/pt
Publication of PT97085B publication Critical patent/PT97085B/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E06DOORS, WINDOWS, SHUTTERS, OR ROLLER BLINDS IN GENERAL; LADDERS
    • E06BFIXED OR MOVABLE CLOSURES FOR OPENINGS IN BUILDINGS, VEHICLES, FENCES OR LIKE ENCLOSURES IN GENERAL, e.g. DOORS, WINDOWS, BLINDS, GATES
    • E06B1/00Border constructions of openings in walls, floors, or ceilings; Frames to be rigidly mounted in such openings
    • E06B1/04Frames for doors, windows, or the like to be fixed in openings
    • E06B1/12Metal frames
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E06DOORS, WINDOWS, SHUTTERS, OR ROLLER BLINDS IN GENERAL; LADDERS
    • E06BFIXED OR MOVABLE CLOSURES FOR OPENINGS IN BUILDINGS, VEHICLES, FENCES OR LIKE ENCLOSURES IN GENERAL, e.g. DOORS, WINDOWS, BLINDS, GATES
    • E06B5/00Doors, windows, or like closures for special purposes; Border constructions therefor
    • E06B5/10Doors, windows, or like closures for special purposes; Border constructions therefor for protection against air-raid or other war-like action; for other protective purposes
    • E06B5/16Fireproof doors or similar closures; Adaptations of fixed constructions therefor
    • E06B5/164Sealing arrangements between the door or window and its frame, e.g. intumescent seals specially adapted therefor

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Special Wing (AREA)
  • Securing Of Glass Panes Or The Like (AREA)
  • Door And Window Frames Mounted To Openings (AREA)
  • Making Paper Articles (AREA)

Description

CAIXILHO DE PORTA E PROCESSO PARA A SUA FABRICAÇÃO
A presente invenção refere-se a um caixilho de porta e a um processo para a sua fabricação a partir de uma
I fita de chapa com uma espessura inferior a 3 mm. 0 caixilho de porta deve estar provido com duas ranhuras, servindo Uma primeira ranhura para a recepção de uma régua de protecção contra a propagação de incêndios e uma segunda ranhura para a recepção de uma régua de vedação. A régua de protecção contra a propagação de incêndios é constituída por um material que é espumado sob a acção do calor e a régua de vedação de um material elástico deformável. A primeira ranhura deve ser formada numa zona do caixilho que, na posição de fecho de um batente da porta, fique oposta â sua face de to po. A segunda ranhura deve formar-se numa zona do caixilho que, na posição de fecho de um batente da porta, se oponha a uma tira periférica da superfície à vista do batente da porta.
E conhecido um caixilho de porta deste género através da patente de invenção DE 37 43 712 Cl, igualmente provida de duas ranhuras para a colocação de uma régua de pro-2tecção contra a propagação de incêndios e uma régua de vedeção.
A fim de o caixilho da porta poder, apesar da espessura relativamente pequena da fita de chapa a partir da qual se faz a laminagem do perfil para o caixilho, desempenhar contudo num grau suficiente, a sua função de apoio e de suporte que lhe é exigida, montar-se perfis de reforço no lado do caixilho voltado para o batente da porta, os quais são soldados a partes da superfície do caixilho, por secções, através da sua secção transversal. Desse modo, o caixilho recebe, na zona dos perfis de reforço uma construção em sanduíche, que se caracteriza por uma elevada capacidade de suporte de cargas. Os caixilhos de porta conhecidos podem portanto ser fabricados de material de chapa com uma espessura inferior a 3 mm, satisfazendo no entanto as exigências de solidez postas aos caixilhos de porta.
Os perfis de reforço previstos nas costas do caixilho por razões de estabilidade não só encarecem o caixilho de porta conhecido como também aumentam o seu peso e dificultam a montagem sem folgas numa abertura na alvenaria, na medida em que se prevêem espaços livres especiais na zona do chanfro da abertura a determinadas distâncias ao longo do comprimento da perna do caixilho. Portanto os custos de fabricação e de montagem dos caixilhos de porta conhecidos são relativamente elevados.
-3%
A presente invenção tem por objectivo resolver o problema de obter um caixilho de porta do género descrito na introdução que, apesar da pequena espessura da chapa a partir da qual se pretende fabricar o perfil para o caixilho de porta, se caracteriza por uma rigidez elevada, sem que para isso seja necessário dotar o caixilho de porta com perfis de reforço.
Para resolver este problema, parte-se de um processo descrito no preâmbulo da reivindicação 1 e propõe-se modelar a chapa, no estado de fria, para obter um perfil cuja secção transversal corresponde ao caixilho provido das ranhuras, e formar o caixilho a partir de secções do perfil obtido exclusivamente por modelação a frio.
A espessura relativamente pequena da chapa torna possível modelar o perfil do caixilho dobrado múltiplas vezes devido às-suas duas ranhuras θ à restante forma, apesar de se encontrar no estado frio, resultando daí surpreendentemente um aumento extraordinário da sua solidez.
Este aumento compensa completamente a pequena espessura do material e conduz, por exemplo, a uma resistência do caixilho à flexão que atinge valores comparáveis aos dos caixilhos de porta que são fabricados a partir de perfis de cha pa laminados a quente com uma espessura aumentada de 2,5 mm.
Num caixilho de porta fabricado pelo processo seguji
do a presente invenção, com uma primeira ranhura cavada para a recepção de uma régua de protecçao contra a propagação de incêndios e uma segunda ranhura cavada para a recepção de uma régua de vedação podem obter-se valores da resis. tência particularmente elevados, se as arestas per.iféricassdas duas ranhuras forem arredondadas e a aresta periférica da primeira ranhura for seguida de um arco em S ou em Z até uma aresta periférica da segunda ranhura.
Por meio dos arcos em S ou Z que ligam as arestas das ranhuras obtém-se uma forma do perfil entre as duas ranhuras em forma de degrau, o que aumenta ainda mais a rigidez do caixilho de porta. Por conseguinte, no caso de um caixilho com esquadros de canto, resultam na secção do perfil ao todo não menos que catorzeimudanças de direcção no contorno do perfil.
Isso conduz a uma estabilidade extraordinariamente elevada do caixilho da porta, mesmo quando esta é fabricada com um material de chapa com apenas 1,5 mm de espessura.
De acordo com uma forma de realização aperfeiçoada da presente invenção, a régua de protecçao contra a propagação de incêndios recebida na primeira ranhura com a secção em forma de cauda de andorinha está dotada com réguas periféricas que ficam salientes com os seus dois lados pequenos, pelo menos no seu largo voltado para o fundo da ranhura.
Por meio das arestas periféricas arredondadas da r_a nhura, a régua de protecção contra ã propagação de incêndios pode fixar-se por pressão elástica das suas tiras periféricas salientes dos lados pequenos na ranhura, sendo aí mantida de maneira estável sem a.necessidade . de outros meios de fixação.
Apesar de a fixação por pressão elástica da régua de protecção contra a propagação de incêndios na ranhura ca vada com secção em forma de cauda de andorinha não exigir, devido às arestas arredondadas da ranhura, nenhum esforço elevado, esta operação pode ainda ser facilitada se, de acor. do com uma outra forma de realização aperfeiçoada da preseji te invenção as tiras periféricas salientes dos lados menores da régua de protecção contra a propagação de incêndios forem inclinadas para fora, dirigidas para o plano médio da régua de protecção contra a propagação de incêndios.
Devido às tiras periféricas colocadas inclinadas, estas podem aplicar-se também elasticamente contra os chanfros ou faces inclinadas da ranhura, conduzindo a uma reteji ção particularmente boa da régua de protecção contra a propagação de incêndios no interior da ranhura.
Finalmente, a régua de protecção contra a propagação de incêndios pode também estar provida na sua face maior voltada para o fundo da ranhura com tiras periféricas salien
-6tes, que se situam no plano do lado mais largo e que se aplj. cam sem folga contra as arestas arredondadas da ranhura.
Com esta estrutura, a régua de protecçao contra a propagação dos incêndios preenche a ranhura completamente e fecha a ranhura dos dois lados ao mesmo nível das tiras periféricas.
No desenho anexo está representada uma secção de um caixilho de porta, formado como caixilho com esquadro de canto, fabricado pelo processo segundo a presente invenção, em corte transversal:
caixilho é formado a partir de secções de um perfil (1) que é fabricado a partir de uma fita de chapa com a espessura menor do que 2,2 mm.
Partindo de uma fita de chapa plana, esta é modelada, de pre ferênci por estiramento, no estado de fria, de modo tal que no perfil (1) obtido finalmente resulte a formação de uma primeira ranhura cavada (2) em forma de cauda de andorinha, para a recepção de uma régua (3) de protecçao contra a propagação de incêndios e, ao mesmo tempo, uma ranhura cavada (4) para a recepção de uma régua de vedação (5). As ranhuras (2) e (4) estão então dispostas de modo tal que a régua (3) de protecçao contra a propagação de incêndios na ranhura (2) fique em oposição à face de topo de um batente de porta, não representado, e a régua de vedação (5) na ranhura (4), colocada perpendicularmente à ranhura (2), fique em oposição a uma tira perifética da superfície à vista do batente da porta, quando o batente da porta se encontrarna posição fechada.
Na totalidade das dobras do perfil (1) encontramos em especial as arestas arredondadas (6) e (7) da ranhura (2) e, num arco estampado, as arestas arredondadas (8) e (9) da ranhura (4). Deste modo, aumenta-se não só a resistência à flexão do perfil (1) como também podem encaixar-se por prej. são a régua (3) de protecção contra a propagação dos incêndios e a régua (5) de vedação, nas ranhuras (2) ou (4), re_s pectivamente, sem grande esforço, apesar da secção transver sal mais estreita das aberturas das referidas ranhuras cav_a das (2) e (4). Além disso, melhora-se extraordinariamente a resistência do perfil (1) à flexão por meio de um arco (10) em forma de S, que se une, por um lado, à aresta periférica (6) da ranhura (2) e, por outro lado, à aresta periférica (8) da ranhura (4), visto que cada uma das zonas deformadas do perfil (1) contribui para conferir úma rigidez adicional ao material.
Para o posicionamento estável das réguas (3) de pr£ tecção contra os incêndiosna ranhura (2),no restante com características convencionais, previram-se réguas periféri„8X
C:
cas (11) formadas na face mais larga voltada para o fundo da ranhura, salientes em relação às faces mais estreitas da régua (3) de protecção contra a propagação de incêndios, dirigidas ligeiramente para cima, de modo que a régua de protecção contra os incêndios (3) pode ser comodamente encaixada por pressão elástica na ranhura (2), podendo então as arestas das tiras periféricas (11) encostar-se elasticamente contra a superfície inclinada ou chanfro da ranhura (2).
Finalmente, réguas periféricas (12) ficam também sa. lientes do lado mais largo da régua (3) de protecção contra a propagação de incêndios voltado para o lado oposto ao fuji do da ranhura (2) em relação aos lados menores estendendo-se mais ou menos sem degrau para a zona limitadora da ranhura (2).
,-9-

Claims (5)

REIVINDICAgÕES
1.- Processo para a fabricação de um caixilho de porta a partir de uma fita de chapa com uma espessura inferior a 2,2 mm, com uma primeira ranhura, para a recepção de uma régua de protecção contra incêndios de um material que espuma sob a acção do calor, e uma segunda ranhura, para a recepção de uma régua de vedação de material elástico modelável, sendo a primeira ranhura formada numa zona do caixilho que, na posição de fecho de uma folha da porta, fica em oposição ã sua superfície de topo e sendo a segunda ranhura formada numa zona do caixilho que, na posição de fecho de uma folha da porta, fi ca em oposição a uma tira periférica da superfície â vista da folha da porta, caracterizado por a tira de chapa ser deformada a frio para obter um perfilado (1) cuja secção transversal
-10<3t corresponde à do caixilho provido com as duas ranhuras (2,4) e por o caixilho ser formado a partir dos perfis (1) obtidos exclusivamente por deformação a frio.
2, caracterizado por a régua de protecção contra incêndios recebida na primeira ranhura (2) com secção transversal em forma de cauda de andorinha estar provida, pelo menos na sua face mais larga voltada para o fundo da ranhura (2), com tiras peri féricas (11) que ficam salientes das suas duas faces menores.
2. - Caixilho de porta com uma primeira ranhura cavada (2), para a recepção de uma régua de protecção contra incêndios (3), e uma segunda ranhura cavada (4), para a recepção de uma régua de vedação (5), fabricada de acordo com o processo segundo a reivindicação 1, caracterizado por as arestas periféricas (6,7 ou 8,9) das duas ranhuras (2,4) serem arredonda das e por uma das arestas periféricas (6) da primeira ranhura (2) ser seguida, através de dobras em S ou em Z (10), por uma aresta (8) da segunda ranhura (4).
3, caracterizado por as tiras periféricas (11) salientes das fa ces menores da régua de protecção contra incêndios (3) serem feitas inclinadas para fora na direcção do plano médio da ré-XISigua de protecção contra incêndios (3).
3. - Caixilho de porta de acordo com a reivindicação
4. - Caixilho de porta de acordo com a reivindicação
5.- Caixilho de porta de acordo com as reivindicações 3 ou 4, caraeterizado por a régua de protecção contra incêndios (3) estar dotada na sua face maior oposta ao fundo da ranhura (2) com tiras periféricas (12) salientes das suas duas faces menores e que se situam no plano do lado maior e se apli cam sem folga às. arestas arredondadas (6,7) da ranhura (2).
Lisboa, 20 de Março de 1991
O Aqente Chda! da Propriedade ind^sfí·!;
RESUMO
CAIXILHO DE PORTA E PROCESSO PARA A SUA. FABRICACAO
A invenção refere-se a um caixilho de porta, que é feito de uma fita de chapa com uma espessura menor que 2,2 mm e apresenta duas ranhuras cavadas (2 e 4) nas quais estão mon tadas, respectivamente, uma régua de protecção contra incêndios (3) e uma régua de vedação (5). A tira de chapa é modela da, no estado de frio, para formar um perfilado (1), cuja sec ção transversal corresponde à secção do caixilho, provido das ranhuras (2 e 4). 0 caixilho é constituído por secções do per fil obtido exclusivamente por deformação a frio, sendo caracterizado pela sua elevada estabilidade apesar da espessura re lativamente pequena do material de partida.
PT97085A 1990-03-21 1991-03-20 Caixilho de porta e processo para a sua fabricacao PT97085B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE4008998A DE4008998A1 (de) 1990-03-21 1990-03-21 Tuerzarge und verfahren zu ihrer herstellung

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT97085A PT97085A (pt) 1993-03-31
PT97085B true PT97085B (pt) 1998-10-30

Family

ID=6402680

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT97085A PT97085B (pt) 1990-03-21 1991-03-20 Caixilho de porta e processo para a sua fabricacao

Country Status (5)

Country Link
EP (1) EP0448001B1 (pt)
AT (1) ATE98334T1 (pt)
DE (1) DE4008998A1 (pt)
ES (1) ES2047355T3 (pt)
PT (1) PT97085B (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE4323202C1 (de) * 1993-07-12 1994-08-11 Theo Schroeders Türzarge mit einer Brandschutzleiste
FR2738866B1 (fr) * 1995-09-14 1998-01-16 Malerba Dugelet Profile metallique pour la realisation d'un encadrement coupe-feu de baie de cloison, membrure coupe-feu en faisant application et encadrement coupe-feu realise a partir de telles membrures
DE102008031364A1 (de) * 2008-07-04 2010-01-07 Stöbich Brandschutz GmbH Zarge
KR101589054B1 (ko) * 2014-06-11 2016-01-27 주식회사 중일 단열 방화문 설치구조
KR101865248B1 (ko) 2016-10-27 2018-07-04 영림임업 주식회사 연동형 미닫이문용 사이드문틀
CN109989691A (zh) * 2019-04-28 2019-07-09 中山市富门木制品有限公司 一种防火门

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CH448451A (de) * 1965-12-10 1967-12-15 Forming Ag Türzargenprofil und Verfahren zu dessen Herstellung
BE794217A (fr) * 1972-01-19 1973-05-16 Rapena Patent & Verwaltungs Ag Procede de fabrication de barres profilees et corps assembles a partir de celles-ci
FR2300206A1 (fr) * 1975-02-10 1976-09-03 Garrigues Ets Profile pour la fabrication de cadres de po
DE7916590U1 (de) * 1979-06-08 1979-10-31 Hoermann Kg, 6699 Freisen Zarge insbesondere fuer feuerschutztueren
DE3423550C1 (de) * 1984-06-26 1985-04-18 Hörmann KG Freisen, 6699 Freisen Feuerschutztür
DE8419182U1 (de) * 1984-06-26 1985-10-24 Hörmann KG Freisen, 6699 Freisen Feuerschutztür
DE3743712C1 (en) * 1987-12-23 1989-01-12 Theo Schroeders Door case
DE8801361U1 (de) * 1988-02-04 1988-03-24 Schröders, Theo, 5140 Erkelenz Feuerschutztürblatt
DE9003276U1 (de) * 1990-03-21 1990-06-13 Schröders, Theo, 5140 Erkelenz Türzarge

Also Published As

Publication number Publication date
ATE98334T1 (de) 1993-12-15
ES2047355T3 (es) 1994-02-16
EP0448001B1 (de) 1993-12-08
EP0448001A3 (en) 1992-02-26
PT97085A (pt) 1993-03-31
DE4008998A1 (de) 1991-09-26
EP0448001A2 (de) 1991-09-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4236366A (en) Prefabricated wall panel
KR20090103915A (ko) 단일 스트립 단일 웹 격자 티이
PT97085B (pt) Caixilho de porta e processo para a sua fabricacao
BR112012011428B1 (pt) Processo para a produção de um elemento de cofragem
PT83224B (pt) Sistema de montagem de elementos em placas num material semi-rigido e aplicacao a interligacao em posicao montada de divisorias cruzadas para embalagens de garrafas
US3492034A (en) Coupling pieces
BR102014018827B1 (pt) componente de trama e método de obtenção do referido componente de trama
JP2591638Y2 (ja) 連窓の方立構造
KR920001049A (ko) 거프집용 프레임
KR940021379A (ko) 오버헤드 지지대
JPH0754542Y2 (ja) ガラリ羽根の取付構造
JP2002021448A (ja) ガラリユニット及びガラリユニットを備えた建物外壁
JPH0157227B2 (pt)
JPS5930277Y2 (ja) 吹返ダンパ−
WO2022003874A1 (ja) パーティション用部材
JPS6349493Y2 (pt)
JPS5814797Y2 (ja) 換気框
JPH019907Y2 (pt)
JP2822153B2 (ja) 分割式の断熱方立
JPS6143609Y2 (pt)
JP3506850B2 (ja) 出 窓
JPS5820792Y2 (ja) ブラインドのスラツト補修板
JP2023151432A (ja) 付帯ユニット
JPS6011274Y2 (ja) 扉体
JPS624105Y2 (pt)

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19921106

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19980721

MM4A Annulment/lapse due to non-payment of fees, searched and examined patent

Free format text: MAXIMUM VALIDITY LIMIT REACHED

Effective date: 20130722