PT95396B - Processo para a preparacao duma vacina para a proteccao contra a hemofilose suina - Google Patents

Processo para a preparacao duma vacina para a proteccao contra a hemofilose suina Download PDF

Info

Publication number
PT95396B
PT95396B PT95396A PT9539690A PT95396B PT 95396 B PT95396 B PT 95396B PT 95396 A PT95396 A PT 95396A PT 9539690 A PT9539690 A PT 9539690A PT 95396 B PT95396 B PT 95396B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
toxin
anatoxin
process according
serotype
vaccine
Prior art date
Application number
PT95396A
Other languages
English (en)
Other versions
PT95396A (pt
Inventor
Philippe Desmettre
Francis Milward
Philippe Prevost
Eric Rolland
Original Assignee
Rhone Merieux
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Rhone Merieux filed Critical Rhone Merieux
Publication of PT95396A publication Critical patent/PT95396A/pt
Publication of PT95396B publication Critical patent/PT95396B/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K39/00Medicinal preparations containing antigens or antibodies
    • A61K39/02Bacterial antigens
    • A61K39/102Pasteurellales, e.g. Actinobacillus, Pasteurella; Haemophilus

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Immunology (AREA)
  • Medicinal Chemistry (AREA)
  • Microbiology (AREA)
  • Mycology (AREA)
  • Pharmacology & Pharmacy (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Medicines Containing Antibodies Or Antigens For Use As Internal Diagnostic Agents (AREA)

Description

Entretanto, as tentativas de preparação de vacinas submidade a partir de lipopolisacarídeo, do polissacarídeo capsular e de proteínas da membrana extensiva não chegaram a bom termo: o efeito de protecção é insuficiente e específico.
interesse focou-se na hemodisina (toxina bemolítica) a seguir aos trabalhos de Bendixen et al (Toxicity of Haemophilus pneuropneumoniae por porcine lung macrophages, peripheral blood monocytes and testiculae eells-Infect. Immunm. 1981, 33, 673-676) e de Rosendal et al. (H. pleuropenumoniae lung lesinos induced by sanicated bactéria and sterite culture supernatant-Proceedings LPVS Gopenhagen, 1980, P.221) que mostraram a presença de anticorpos antihemolisina nos soros dos porcos convalescentes e o efeito neutralizante de um soro de coelho hiper-imune para a actividades hemolíticas e citotóxicas.
Van Leengoed et al. (Vaccination of pigs with toxin containing supernatant of H. pleuropneumoniae - 1988, Thesis Pathogenis Studies on H.Pleur opneumoniae , State University of Utrenht) mostraram que uma vacina à base de toxina do sorotipo 9 preparada num agente adjuvante oleoso conferia uma protecção na altura de uma prova virulenta homóloga no porco. Os animais vacinados apresentam anticorpos que neutralizam as actividades homelíticas e citotóxicas.
Em compensação, R. Hesse et al. (H. ple uro pne umaiae vaccina-
tion - Ohallenge Studes, 1984, IPVS de Ghent, Bélgica, p. 111) mostraram que uma vacina à base de citotoxina do sorotipo 1 inaotivada pelo calor e sem agente adjuvante não conferia protecção na altura de uma prova virulenta homóloga e que uma vacina comporta por toxina do sorotipo 1 tendo oomo agente adjuvante uma emulsão não protegia contra uma prova pelo sorotipo 5. Demonstravam uma prorecção por uma vacina compreendendo no conjunto a toxina e corpos bacterianos inactivados.
Por fim, J. Prey et al. (Biochemical and genetic oharacterization of Actinobacillus pleuropneumoniae hemolysin, 1988, IPVS de Rio de Janeiro, p. 79) mostraram a importância da presença de Ca++ no meio de cultura para expressão da hemolisina em alguns sorotipos espeeialmente no sorotipo 1. 0 meio de cultura que utilizaram é o Columbia Broth, a que se adicionou IsoVatilex e HAD.
A invenção tem por objectivo proporcionar uma vacina contra a hemofilase siina que confere uma protecçâo eficaz contra o soro tipo 1 e, pelo menos parcial oontra os outros sorotipos de H. pleuropneumoniae e que apresenta uma grande inocuidade.
Um outro objectivo da invenção é fornecer uma vacina pouco one rosa e fácil de produzir.
A invenção tem por objecto uma vacina para a protecçâo contra a hemofilase suina, caracterizada por compreender a toxina inactivada sob a forma de anatoxina, do sorotipo 1 de Ξ. ropneumoniae, que é o suporte de uma actividade citotóxica e hemolítica de H. pleuropneumoniae, num agente veicular ou exhipiente do tipo dos utilizados na constituição de vacinas.
Ê preferível que a anatoxina seja obtida por inactivação da toxina pelo formol.
De preferência, a anatoxina está combinada com agente adjuvante, espeeialmente o hidróxido de alumínio.
De preferência, a anatoxina encontra-se a uma concentração final de 50 microgramas/ml.
Be preferência, a vacina é administrada à razão de 100 microgramas de anatoxina pôr dose.
Be preferência, a anatoxina que entra na constituição da vacina é obtida por purificação do líquido sobrenadante de uma cultura de uma estirpe de H. pleuropneumoniae de sorotipo 1 fortemente produtora de toxina, num meio s, que e adicionado Oa e :IAD (ííAD = dispersante não aquoso).
Duma forma de realização aperfeiçoada, a vacina, de acordo com. a presente invenção, pode compreender, além da anatoxina do sorotipo 1, assim definida, anatoxina purificada de um outro sorotipo, espeeialmente 2, 3, 4, 6, 8 e 12 a partir da toxina convenientemente inactivada, de preferência por formol.
A anatoxina deste outro sorotipo pode ser obtido por concentração e purificação a partir de um líquido sobrenadante de cultura do sorotipo, mas por também principalmente, se se tratar do sorotipo 2, obter-se por expressão de um vector recombinante genético, e entende-se igualmente por anatoxina de outro sorotipo, por exemplo 2, a anatoxina recombinante bem como as suas fracções variantes e péptidos que apresentem epitópos pertinentes, ou ainda por síntese peptidica.
A concentração da anatoxina do outro sorotipo na toxina é, de preferência, da ordem dos 50 microgramas/ml e a dose administrada compreende igualmente, de preferência, uma quantidade similar àquela da anatoxina do sorotipo 1.
Por anatoxina, de um sorotipo dado, no sentido atribuído pela
envenção, entende-se tanto um qualquer como a totalidade dos polipéptidos do líquido sobrenadante de cultura aos quais são atribuídos actividades citotóxica e/ou hemolíticas. No entanto, para o sqrotipo 1, a anatoxina compreende ou é constituída por, hemolisina e, para o sorotipo 2, se se encontra presente, ou para os outros sorotipos, é preferível que contenha, ou seja constituído por um polipéptido de cerca de 120 KDa, a que se atribui uma actividade citotóxica,
A vacina, de acordo com a invenção, é de preferência administrada por via entramuscular, subcutânea ou intradérmica, numa ou em duas injecções.
A invenção tem igualmente por objecto um processo de obtenção da toxina responsável pela actividade citotóxica e hemolítica na H, pleuropneumoniae de sorotipo 1, para a constituição de vacinas para a protecção de tipo descrito acima.
Neste process, selecciona-se uma estirpe de H. pleuropneumoniae de sorotipo 1 fortemente produtora da referida toxina, cultiva-se a estirpe seleccionada em condições óptimas de expressão da toxina, recupera-se o líquido sobrenadante de cultura e extrai-se e purifica-se a toxina, a seguir ao que se inactiva a toxina, podendo a inactívação ser efectuada de acordo com qualquer técnica conhecida apropriada, especialmente pelo formol.
De acordo com a invenção, pode cultivar-se a estirpe seleccionada nomeadamente num dos três meios de cultura seguintes, contendo Ca*+ e NADí
- meio de caldo de coração e cérebro,
- meio Bacto Columbia Broth,
- meio de Vilkins-Chalgran.
A invenção vai agora ser descrita mais em pormenor com a ajuda de um processo de obtenção da toxina do sorotipo 1 e com a ajuda de experiências de vacinação no rato e no porco.
I. Processo de obtenção de toxina
Escolheu-se a estirpe do sorotipo 1 descrita por Shope R. Ξ. (1964), -J. Exp. Med. 119, 357—368 em virtude da sua produção importante de toxina.
meio de cultura utilizado deve conter 0a++ e 1TAB. Os meios caldo de coração e cérebro (BioMérieux), Bacto Golumbia Broth (Bijco) e Wilkins-Ghalgren são especialmente convenientes.
Reste processo, utiliza-se 0 meio Bacto Golumbia Broth, a que se adicionam 10 mM de CaC2 e 5 mM de BAB.
Ooloca-se uma ampola liofilizada da estirpe em cultura em 5 ml de meio durante 18 horas a 37-C e sob agitação. Inoculam-se de seguida 100 ml de meio e cultiva-se 6 horas a 372C, sob agitação.
Besta fase a cultura pode ser inactivada através da adição de formaldeído a 1,6 mg/ml.
Centrifuga-se de seguida a cultura a 7000 g durante 20 minutos Concentra-se 0 líquido de amónio a 40 de saturação, durante 30 minutos a 42C e sob agitação. 0 precipitado obtido após centrifugação a 10000 g durante 10 mn é tomado num tampão ΤΙΤΟ (Tris HCl 10 ml, BaC2 9 Ca012 10 mM).
A toxina pode também ser concentrada através de ultrafiltração (limiar de separação: 10 000 Ba). 0 concentrado pode ser inactivado por calor, uma hora a 56 °G.
A toxina é depois purificada através de duas cromatografias sucessivas de filtração por gel S200 HR (Pharmacia-1KB). 0 domínio de fraccionamento deste gel situa-se entre 50 000 e 250 000 para as proteínas globulares. As características da coluna são as seguintes:
Volume Altura de gel 190 95 ml cm
Secção 2 cm
Volume de depósito 10 ml
Débito 20 ml/h
Tampão de elução Tris H01 10 mM
NaCl 9 %
Ca012 10 mM.
perfil em electroforese PAGB-SDS (de acordo com laemli, 1970 Gleavage of Strutural protein during the assembly of the head of hacteriophage T4, Nature 227» 680-685) mostra uma única banda, que corresponde a um peso molecular de 105 KDa (Pigura 1). Parece, pois, que não existe, para o sorotipo 1, mais que uma única toxina responsável pelas duas actividades, citotóxica e hemolítica. Em todo o caso, de acordo com a invenção, a vacina inclui a anatoxina de peso molecular 105 KDa, mesmo que outros componentes antigénicos possam, ou não, estar presentes
II. Preparação de uma vacina
A vaidna é preperada a partir da anatoxina purificada obtida como foi referido em cima. A formulação de anatoxina faz-se com base no título hemolítico antes de inactivação (título de 3, mais ou menos) e pode também fazer-se de acordo com outros testes (B1ISÁ, por exemplo). A anatoxina tem oomo agente coad9
juvante gel de alumina (0,7 mg/ml) e é formulada a 1,6 mg/ml.
III. Ensaio de vacinação do rato
A vacina supracitada foi estada por ocasião de uma vacinação em ratos:
os ratos recebem no dia O 0,5 ml de vacina por via sub-cutânea. A prova é realizada no dia 2 por injec· ção de 10 doses letais 50 % por rato por via intraperitonial sob 0,5 ml. Os resultados figuram no qua dro 1 que se segue:
os resultados encontram-se expressos em número de mortos por cada 10 ratos testados:
orotipo da prova
Testemunha
Vacina anatoxina”
0
0
3
3
0
0
2
1
0
2
3
3
Isto demonstra que a vacina confere uma protecção eficaz e heteróloga face a todos os sorotipos descritos no modelo rato, extrapolável à espécie suina.
IV. Experiência de vacina no porco
Dois grupos de leitões OPS (isentos de organismos patogénicos específicos) são criados nas mesmas condições. Um dos grupos é vacinado às 8 semanas e às 12 semanas. 0 outro grupo serve de testemunha.
Os dois grupos são testados às 14 semanas com o sorotipo 9 (prova heterõloga) por via intranasal (10^’ germes).
Os resultados encontram-se reagrupados no quadro 2 que se segue.
Sintomas ! clínicos Mortalidade lesões pulmonares
Grupos de porcos vacinados (por 8 porcos) 0 0 1 (pequenos ahcessos)
Grupo testemunha (por 8 porcos) 8 8 (em 48 h) 8
Estes resultados demonstram hem a eficácia da vacina de acordo com a invenção.
Para se preparar uma vacina, que contenha igualmente a anatoxina do sorotipo 2, pode proceder-se a uma cultura da estirpe deste sorotipo em condições idênticas ou. similares às descritas.
líquido sobrenadante de cultura é centrifugado, depois concentrado por precipitação com sulfato de amónio, sendo o precipitado tomado de novo, de seguida purificado por cromatografia por permuta de iões, seguida de uma filtração por gel, ou por cromatografia sobre gel de hidroxi-apatite. A inactivação da toxina purificada é feita de preferência com formol.
Para os outros sorotipos, tais como os 3, 4, 6, 8, 12, pode proceder-se como para a anatoxina de sorotipo 1.

Claims (11)

  1. RBIYIfíSIQAgÕBS
    1^. - Processo para a preparação duma vacina de protecção con tra a hemolifose suina, caracterizado pelo facto de se misturar a toxina, desactivada sob a forma de anatoxina, do sorotl po 1 de I-Iemophilus (Actinobacillus) pleuropne umoniae, que é o suporte duma actividade citotóxica e hemolítica de H. pleuropne umoniae, com um agente vciular ou um excipiente do tipo correntemente utilizado na constituição de vacinas.
  2. 2&. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de se desactivar a toxina por meio de formol.
  3. 3a. - Processo de acordo com as reivindicações 1 e 2, caracte rizado pelo facto de se adicionar hidróxido de alumínio como agente adjuvante da anatoxina.
  4. 4â. - Processo de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo facto de a proporção de anatoxina para excipiente ser de preferência igual a cerca de 50 microgramas por mililitro.
  5. 5Ê. - Processo de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo facto de cada dose de vacina conter 100 /Ug de anatoxina.
  6. 6&. - Processo de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo facto de se obter a toxina por purificação do líquido sobrenadante de uma cultura duma estirpe original de H. ple uropneumoniae de sorotipo 1, fortemente produtora de toxinas, num meio ao qual se adicionaram Oa e dispersante não aquoso (IWD).
  7. 7-. - Processo de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo facto de se obter uma vacina que contém igualmente uma anatoxina purificada desactivada dum outro soro tipo 2,3, 4,6, 8 e 12.
  8. 8ã. - Processo de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo facto de se obter a anatoxina do sorotipo 2, ou uma variante ou um péptido equivalente, por recombinação genética ou síntese peptídica.
  9. 9â. - Processo para a preparação da toxina responsável pela actividade citotóxica e hemolítica do Hemophilus (Actinobacillus) pleuropneumoniae de sorotipo 1 apropriada para a preparação de vacinas de acordo com qualquer reivindicação 1 a 7, caracterizado pelo facto de uma estirpe de H, pleuropneumoniae de sorotipo 1, fortemente produtora da citada toxina, se cultivar a estirpe escolhida em condições óptimas de expressão da toxina, se recuperar o líquido sobrenadante da cultura, se extrair e purificar a toxina e, em seguida, se desactivar a toxina.
    103. - Processo de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo facto de se cultivar a estirpe escolhida num meio de cultura de caldo (de coração e cérebro) contendo Ga++ e £TaD.
  10. 11&. - Processo de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo facto de se cultivar a estirpe escolhida num meio de cul++ tura de caldo de Bacto Columbia contendo Oa e HaB.
  11. 12s. - Processo de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo facto de se cultivar a estirpe escolhida num meio de cultura de Vilkins - Chalgren contendo Ca++ e NaD.
PT95396A 1989-09-26 1990-09-24 Processo para a preparacao duma vacina para a proteccao contra a hemofilose suina PT95396B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR898912567A FR2652266B1 (fr) 1989-09-26 1989-09-26 Vaccin protecteur contre l'hemophilose porcine.

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT95396A PT95396A (pt) 1991-05-22
PT95396B true PT95396B (pt) 1997-07-31

Family

ID=9385815

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT95396A PT95396B (pt) 1989-09-26 1990-09-24 Processo para a preparacao duma vacina para a proteccao contra a hemofilose suina

Country Status (13)

Country Link
EP (1) EP0420743B1 (pt)
JP (1) JP3169379B2 (pt)
AT (1) ATE189609T1 (pt)
AU (1) AU635349B2 (pt)
CA (1) CA2035474C (pt)
DD (1) DD297560A5 (pt)
DE (2) DE10199019I1 (pt)
DK (1) DK0420743T3 (pt)
ES (1) ES2143456T3 (pt)
FR (1) FR2652266B1 (pt)
GR (1) GR3033151T3 (pt)
PT (1) PT95396B (pt)
WO (1) WO1991004747A1 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5417971A (en) * 1991-10-22 1995-05-23 University Of Saskatchewan Vaccines for Actinobacillus pleuropneumoniae
CA2170839A1 (en) * 1995-03-01 1996-09-02 Janet Macinnes Bacterial preparations, method for producing same, and their use as vaccines
US5925354A (en) * 1995-11-30 1999-07-20 Michigan State University Riboflavin mutants as vaccines against Actinobacillus pleuropneumoniae

Family Cites Families (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DK138379A (da) * 1979-04-04 1980-10-05 Nordisk Droge & Kemikalie Vaccine imod pleuropneumonia (ondartet lungesyge) hos svin dens anvendelse samt fremgangsmaade og substat til dyrkning specielt aerob fermentering af mikroorganismen haemophilus pleuropneumoniae
IE59079B1 (en) * 1986-11-05 1994-01-12 Oldcastle Veterinary Research A method of preparing an autogenous vaccine

Also Published As

Publication number Publication date
DE69033454T2 (de) 2000-06-21
CA2035474A1 (en) 1991-03-27
EP0420743A1 (fr) 1991-04-03
AU6523090A (en) 1991-04-28
ATE189609T1 (de) 2000-02-15
FR2652266A1 (fr) 1991-03-29
DE10199019I1 (de) 2001-05-23
WO1991004747A1 (fr) 1991-04-18
DD297560A5 (de) 1992-01-16
JP3169379B2 (ja) 2001-05-21
AU635349B2 (en) 1993-03-18
DK0420743T3 (da) 2000-06-19
JPH04502018A (ja) 1992-04-09
PT95396A (pt) 1991-05-22
DE69033454D1 (de) 2000-03-16
CA2035474C (en) 2002-12-03
GR3033151T3 (en) 2000-08-31
ES2143456T3 (es) 2000-05-16
EP0420743B1 (fr) 2000-02-09
FR2652266B1 (fr) 1994-08-12

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Nunoya et al. Occurrence of acute infectious bursal disease with high mortality in Japan and pathogenicity of field isolates in specific-pathogen-free chickens
US8980283B2 (en) C. perfringens alpha toxoid vaccine
Norgard et al. Dermal inflammation elicited by synthetic analogs of Treponema pallidum and Borrelia burgdorferi lipoproteins
FI81262C (fi) Foerfarande foer isolering av ett med adenylat-cyklas-aktivitet associerat antigenpreparat ur bakterien bordetella pertussis.
US5648081A (en) Actinobacillus pleuropneumoniae subunit vaccine
ES2446984T3 (es) Vacuna contra Escherichia coli enterohemorrágica
JPH041728B2 (pt)
FI120149B (fi) Ei tyypittävissä olevan Haemophilus influenzaen puhdistettu P5 proteiini rokotteena ei tyypittävissä olevalle Haemophilus influenzae -kannalle
CA2049129A1 (en) Haemophilus paragallinarum vaccine
US4702910A (en) Common antigen (PSC-A) to Pseudomonas aeruginosa which acts as an agent for pretecting Pseudomonas aeruginosa infection
PT95396B (pt) Processo para a preparacao duma vacina para a proteccao contra a hemofilose suina
Lopez-Merino et al. Immunization by an insoluble fraction extracted from Brucella melitensis: immunological and chemical characterization of the active substances
US4857318A (en) Bordetella bronchiseptica pilus subunit protein vaccine effective against bordetella pertussis
ES2211866T3 (es) Vacuna de toxoide de bacterina de pasteurella haemolytica tipo a-1.
US6124432A (en) Process for purifying dermonecrotic toxin produced by Bordetella and toxoid
KR100191487B1 (ko) 돼지헤모필로시스에 대한 예방백신
RU2191599C1 (ru) Ассоциированная вакцина для профилактики сибирской язвы и некробактериоза животных
EP0392095B1 (en) Tuftsin analogues and vaccines containing these as adjuvants
CA3227550A1 (en) Clostridium chauvoei vaccine and method of making
JP2023087090A (ja) SseJタンパク質を用いたサルモネラワクチン
RU2622085C2 (ru) ДНК-конструкция, кодирующая модифицированный вариант протективного антигена Bacillus anthracis
JPS63501950A (ja) 下痢治療用組成物
MXPA96004262A (en) Antigens of pasteurellaceae and vaccines related

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19910122

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19970415

PD3A Change of proprietorship
MM4A Annulment/lapse due to non-payment of fees, searched and examined patent

Free format text: MAXIMUM VALIDITY LIMIT REACHED

Effective date: 20120416