PT95201B - Sistema de comunicacoes celular por radiotelefone - Google Patents

Sistema de comunicacoes celular por radiotelefone Download PDF

Info

Publication number
PT95201B
PT95201B PT95201A PT9520190A PT95201B PT 95201 B PT95201 B PT 95201B PT 95201 A PT95201 A PT 95201A PT 9520190 A PT9520190 A PT 9520190A PT 95201 B PT95201 B PT 95201B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
frequency
cell
radiotelephone
group
communication system
Prior art date
Application number
PT95201A
Other languages
English (en)
Other versions
PT95201A (pt
Inventor
Dennis Ray Schaeffer
Original Assignee
Motorola Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Motorola Inc filed Critical Motorola Inc
Publication of PT95201A publication Critical patent/PT95201A/pt
Publication of PT95201B publication Critical patent/PT95201B/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W16/00Network planning, e.g. coverage or traffic planning tools; Network deployment, e.g. resource partitioning or cells structures
    • H04W16/02Resource partitioning among network components, e.g. reuse partitioning
    • H04W16/12Fixed resource partitioning
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W16/00Network planning, e.g. coverage or traffic planning tools; Network deployment, e.g. resource partitioning or cells structures
    • H04W16/02Resource partitioning among network components, e.g. reuse partitioning
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W16/00Network planning, e.g. coverage or traffic planning tools; Network deployment, e.g. resource partitioning or cells structures
    • H04W16/24Cell structures

Description

Sector__técnico da invenção
A invenção refere-se genericamente a um sistema de comunicações celular por radiotelefone e, em especial, a modelos de reutilização assimétrica para os sistemas celulares.
Fundamentos da invenção
Uma célula nos actuais sistemas de comunicações celulares por radiotelefones inclui seis antenas direccionais, localizadas centralmente na célula, cada antena irradiando para um sector de 60e da célula. Combina-se uma pluralidade das referidas células para formar um sistema de comunicações celular por radiotelefone. Este sistema celular, cobrindo uma área metropolitana, permite um tráfego móvel para comunicar em redes telefónicas de linhas continentais, enquanto se move através da citada área.
A comunicação entre o tráfego móvel e o sistema celular é realizada com a aplicação de técnicas de transmissão tanto digitais, como analógicas. 0 processo digital digita a inforção antes da transmissão. A técnica de transmissão analógica é o processo prevalente em uso, enquanto o processo digital está a ser introduzido agora. Os sinais transmitidos por técnica de transmissão digital pode tolerar um limiar mais baixo de qualidade, referido na técnica como a razão entre corrente transportadora e interferências (C/I), do que no caso de sinais transmitidos por técnica analógica. 0 que se perde na actuação em C/l, pode ser compensado pelo ganho de codificação.
C/I é uma proporção entre a intensidade do sinal da transportadora pretendida recebida e a intensidade do sinal das transportadoras de interferência recebidas. Um certo número de factores físicos pode afectar o C/I nos sistemas celulares: edifícios, geografia, modelos de irradiação por antena, força transmissora no tráfego móvel e localização do tráfego móvel dentro da célula.
Devido à baixa potência dos transmissores da célula, a mesma frequência pode ser reutilizada noutras células, designadas por células de canais simultâneos, na mesma zona metropolitana. Existem, no entanto, restrições na localização das das assim chamadas células de canais simultâneos. Mesmo que os transmissores tenham, tipicamente, uma potência baixa, a colocação das células de canais simultâneos em grande proximidade pode provocar interferências. Uma maior reutilização da frequência permite que mais tráfego móvel utilize o sistema celular.
plano da frequência num sistema celular simétrico, no sentido de que os canais devem ser atribuídos a cada célula, começa com dois números inteiros, i e j, que são chamados os parâmetros de desvio. 0 plano de frequência é estabelecido pela partida inicial com uma célula de referência e pelo movimento pelas células i ao longo duma cadeia de células. Depois de chegar à célula i, faz-se uma volta de 602 no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio e faz-se outro movimento de células j. A célula j pode ser seguramente uma célula de co-canal. 0 plano de frequência pode também ser estabelecido pelo movimento de células j antes de voltar as células i, ou voltando em 602 no sentido dos ponteiros do relógio, em vez de ser no sentido contrário. Depois de terem sido estabelecidas todas as células de co-canal da célula inicial, escolhe-se uma outra célula de referência e repete-se o processo. Todo este procedimento é repetido tantas vezes quanto for necessário para estabelecer o plano de frequência de todo o sistema celular metropolitano.
As células assim estabelecidas pelo processo acima descri„ 2 2 to formam um padrao de reutilização de células i + ij + j .
número de células neste modelo de reutilização é uma ques5
tão de interesse para a industria celular, visto que este número determina quantos grupos de canais diferentes podem ser formados do espectro de frequências atribuído aos radiotelefones dos sistemas celulares. Um número reduzido de células num modelo de reutilização significa que mais grupos de canais podem ser formados e mais utilizadores ligados ao sistema.
Actualmente, um modelo de reutilização de quatro células é um dos mais densos modelos de reutilização da frequência, que produz um C/I aceitável para sistemas analógicos ( a patente norte americana US 4. 128.740, de Graziano, atribuída à firma Motorola, descreve um modelo de reutilização desse tipo, com quatro células ).
Graziano ensina que a reutilização da frequência é uma função da largura do feixe de irradiação da antena e a relação espacial das antenas umas com as outras. A fim de aumentar a reutilização da frequência, o feixe de irradiação da arttena é estreitado de 1202 para 602. Dado que um feixe de irradiação duma antena de 120- abrange uma área mais vasta, ele irá interferir em mais células de canal comum do que um feixe de antena de 602 . Um feixe de irradiação de antena mais estreito, conforme está ilustrado na Figura 1, reduz a área coberta pelo modelo de irradiação da antena. Através da redução da largura do feixe e da colocação espacial das antenas, enquanto permanece o conhecimento da orientação da energia de cada uma das antenas e da potência acumuladora dos interferentes do canal comum, consegue-se uma maior reutilização da frequência.
modelo de reutilização descrito por Graziano é um modelo de reutilização simétrico. 0 modelo simétrico é obtido com a utilização do processo de instalação celular acima descrito. Nesta configuração cada célula dum canal comum fica substan6
cialmente equidistante das outras células de canal comum. Com uma configuração simétrica, a instalação e disposição das células é limitada pela equação de reutilização da frequência do número das diferentes configurações de reutilização possíveis .
Portanto, existe a necessidade de diminuir o número de cé». lulas num modelo de reutilização celular, aumentando, dessa forma, o número de vezes em que se pode reutilizar a frequência.
Sumário__da__invenção
De acordo com a presente invenção, proporciona-se um sistema de comunicação celular por radiotelefone que inclui uma pluralidade de células, que são constituídas por um conjunto de antenas de sector direccional. Estas antenas são localizadas centralmente na célula e cada uma irradia para uma área de 602 na célula. Cada antena numa célula tem um grupo de frequências que lhe é atribuído, que é diferente do grupo de frequências atribuído às outras antenas dentro da citada célula. Estes grupos de frequência podem ser repetidos, ou 2 vezes, ou 8 vezes, respectivamente num modelo repetido de 4 a 16 células, formando, efectivamente, um modelo de reutilização de 2 células. Esta invenção confirma a reutilização de frequência aumentada através dum modelo que é assimétrico.
Por outras palavras, as frequências repetem-se mais próximas numa direcção do que noutra direcção.
Uma forma de realização desta invenção consiste em posicionar assimétricamente os grupos de frequência repetitivos, de forma que eles fiquem irradiando na mesma direcção. A forma de realização preferida consiste em posicionar assimétricamente os grupos de frequência repetitivos duma maneira alternativa, para que eles irradiem na direcção uns dos outros.
Ainda que esta invenção possa produzir uma C/I mais baixa do que o posicionamento simétrico das células, a C/l mais baixa pode ser tolerada no ambiente celular digital. A técnica celular digital pode utilizar o ganho de codificação para compensar a C/I mais baixa.
Breve__descrição__dos__desenhos:A Figura 1 mostra um diagrama consoante o estado da técnica da cobertura da irradiação duma antena e a sua relação com um modelo de reutilização com quatro células.
A Figura 2 mostra um modelo de reutilização de frequência em que se aplica uma forma de realização alternativa da presente invenção.
A Figura 3 mostra um diagrama dum modelo de reutilização de frequência que emprega a forma de realização preferida desta invenção.
A Figura 4 mostra um diagrama da disposição das frequências duma forma de realização alternativa da invenção.
A Figura 5 mostra um diagrama da disposição das frequências segundo uma forma de realização alternativa da presente invenção.
A Figura 6 mostra um diagrama da forma de realização preferida que emprega a fixação dos sectores.
A__melhor - forma__É£__£££ii£££££__da__i£X£nção2_0 posicionamento assimétrico das células é somente possível quando se afastam as regras do posicionamento celular do estado da técnica. As regras de posicionamento aplicadas na presente invenção produzem uma distribuição repetida de 4 ou 16 células, através da colocação das células de canais coincidentes mais próximas num sentido do que noutro sentido.
A configuração assimétrica proporciona uma C/I mais baixa devido à proximidade das células de canais coincidentes. Num sistema celular que emprega as técnicas de transmissão analógica, uma C/I inferior poderia causar um sinal de baixa qualidade ao tráfego móvel. Um sistema celular digital, no entanto, através do uso do ganho de código, tem a capacidade de tolerar os sinais de qualidade inferior, sem a degradação do serviço apresentada pelo tráfego celular móvel. 0 ganho da codificação compensa o que se perde na C/I.
«Λ teíi;)
A Figura 2 ilustra uma forma de realização da presente invenção. Nesta configuração, as células são dispostas num modelo de reutilização de duas células, onde os grupos de canais repetitivos (201) estão voltados no mesmo sentido. A Figura 3 ilustra a forma de realização preferida da presente invenção. As células estão também dispostas num modelo de reutilização de duas células (301). No entanto, os grupos de canais repetitivos duma série de células de canais coincidentes (302) enfrentam, na direcção oposta dos grupos de canais repetitivos da adjacente série de células de canais coincidentes (303).
Em ambas as configurações, as células de canais coincidentes são dispostas num padrão assimétrico; neste caso, as células de canais coincidentes são separadas por uma célula num sentido e são adjacentes no outro sentido. Ainda que estas sejam as formas de realização ilustradas, podem ser possíveis outras configurações assimétricas.
A configuração celular assimétrica só se torna possivel com o afastamento do anterior processo do estado da técnica para o posicionamento das células para uma reutilização das frequências. Esta invenção proporciona um modelo repetitivo de 4 ou 16 células, dependendo do facto de os grupos de canais repetitivos ficarem ou não orientados no mesmo sentido, sendo as frequências reutilizadas 2 ou 8 vezes, respectivamente. De facto, isto produz um modelo de reutilização de 2 células. Por outras palavras, enquanto são necessárias 4 ou 16 células antes que se repita um padrão de frequência celular, dentro do referido modelo de 4 ou 16 células, uma frequência é reutilizada 2 ou 8 vezes. Este conceito está ilustrado nas Figuras 4 e 5.
A Figura 4, um plano de frequências duma forma de realização alternativa da invenção, mostra um modelo de repetição de 4 células, sendo cada frequência usada 2 vezes. Uma frequência é reutilizada em células alternadas, produzindo um modelo de repetição de 2 células.
A Figura 5, um plano de frequência da forma de realização preferida da presente invenção, mostra um modelo de repetição de 16 células, sendo cada frequência usada 8 vezes. Tal como na forma de realização alternativa, reutiliza-se uma frequência em células alternadas, produzindo um modelo de reutilização de 2 células. Em ambas as formas de realização, uma disposição de frequência da célula não é repetida no modelo.
Em qualquer esquema de disposição de frequências que aplica a presente invenção, as frequências devem ser configuradas de modo a minimizar a interferência de canais adjacentes. Isto é conseguido pelo estabelecimento duma treliça que liga os centros das células no sistema. Esta treliça de 3 eixos está ilustrada na Figura 4. Os grupos de 12 frequências estão divididos em 3 conjuntos de grupos de 4 frequências cada um, sendo cada grupo posicionado ao longo dum eixo diferente. Os dois grupos de frequências ímpares a partir do primeiro conjunto são estabelecidos ao lon^o do primeiro membro (407) do primeiro eixo. 0 primeiro grupo de frequências (403) aponta no sentido oposto ao do terceiro grupo (404). 0 membro paralelo seguinte (408) da treliça contém o grupo par das frequências a partir do primeiro conjunto. Este modelo par/ímpar repete-se em todo o sistema de células, para reduzir a incidência dos grupos de frequências adjacentes.
segundo eixo da treliça contém o segundo conjunto de frequências. 0 primeiro elemento da treliça (405) neste eixo
contém os grupos de frequências ímpares do conjunto, em que os grupos de referências idênticas estão orientados na mesma direcção. Os grupos de frequências pares são posicionados no elemento paralelo seguinte (406) do referido eixo. Novamente, as frequências idênticas estão orientadas na mesma direcção. Este padrao ímpar/par é também repetido em todo o sistema.
Os grupos de frequências no terceiro eixo (409) são posicionados da mesma maneira que os dois primeiros. 0 terceiro eixo (409) contém o último conjunto de grupos de frequência. Cada grupo de frequência idêntico orienta-se na mesma direcçãq sendo o modelo repetido em todo o sistema.
conceito de posicionamento das frequências está ilustrado na Figura 4. Os grupos de frequências 1 e 3 são posicionados ao longo do primeiro elemento do primeiro eixo. Os grupos 2 e 4 são posicionados ao longo do elemento paralelo seguinte do primeiro eixo. 0 segundo eixo contém os grupos 5 e 7 ao longo do primeiro elemento deste eixo, e os grupos 6 e 8 ao longo do elemento paralelo seguinte. 0 terceiro eixo contém os grupos 9 até 12 posicionados de maneira idêntica à dos dois primeiros eixos. 0 posicionamento ímpar/par das frequências, com os grupos de frequências semelhantes orientados na mesma direcção é repetido em todo o sistema.
A Figura 5 ilustra uma colocação das frequências para a forma de realização preferida da presente invenção. Este processo de colocação dos grupos de frequências é semelhante ao processo de colocação da forma de realização alternativa, no entanto, neste processo, os grupos de frequências são deslocados rapidamente em células alternativas. Por outras palavras, o grupo de frequência 1 na primeira célula é orientado para a direcção oposta à do grupo de frequência 1 na segunda célula.
As configurações das frequências nas Figuras 4 e 5 resultam em que cada uma tem ocorrências de frequências adjacentes ( 401 e 501 ). Esta situação poderia provocar uma interferência das frequências umas nas outras. Para eliminar este problema possivel, as citadas frequências podem ser utilizadas como canais sinalizadores noutros sectores da mencionada célula. Por outro lado, uma ou outra das citadas frequências adjacentes pode simplesmente não ser usada.
Na forma de realização preferida, a capacidade pode ser aumentada pela utilização da fixação dos sectores, conforme se encontra ilustrado na Figura 6. Na fixação dos sectores,as frequências ou .os grupos de frequências são distribuídos entre pelo menos 2 sectores dentro duma célula. As frequências são atribuídas ao sector que requer mais frequências, numa base de demanda. Se o tráfego móvel num sector ultrapassar a capacidade de número de frequências nesse sector, as frequências fora de uso podem ser emprestadas pelos sectores com tráfego mais reduzido.
Ao utilizar uma configuração assimétrica para as frequências, a presente invenção proporciona uma reutilização mais elevada das frequências e, por conseguinte, uma capacidade aumentada para o tráfego móvel em sistemas celulares por radiotelefone. Para se conseguir isto, empregou-se uma actuação totalmente nova, para a atribuição das frequências celulares. 0 processo do estado da técnica, da disposição simétrica das frequências não poude proporcionar uma reutilização densa suficiente das frequências, para uma futura expansão do sistema celular. Esta invenção proporciona uma disposição assimétrica que permite a reutilização duma frequência em qualquer outra
célula, produzindo um modelo de reutilização de 2 células e, por conseguinte, uma reutilização mais elevada das frequências numa área metropolitana.
Os especialistas nesta técnica irão reconhecer que diversas modificações e alterações poderiam ser feitas na invenção, sem afastamento do espírito e âmbito da invenção. Deve, portanto, entender-se que as reivindicações não deverão ser consideradas como estando limitadas às formas de realização exactamente descritas, na ausência de limitações específicas dirigidas a tais formas de realização.

Claims (17)

  1. REIVINDICAÇÕES lâ - Sistema de comunicações celular, por radiotelefone, caracterizado pelo facto de
    a) se utilizar pelo menos uma frequência, usada feixe apertado de maneira direccional, atribuida a uma célula; e
    b) se utilizar -uniformemente a mencionada frequência a uma distância menor numa primeira direcção do que numa segunda direeÇão .
    ν, //-7
  2. 2â - Sistema de comunicação celular por radiotelefone, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de a citada frequência ser irradiada para pelo menos um sector de 602 da referida célula.
  3. 3- - Sistema de comunicações celular por radiotelefone, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de a citada frequência ser fixada dinamicamente entre os sectores da célula.
  4. 42 - Sistema de comunicações celular por radiotelefone, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de a cada célula ser atribuido pelo menos um grupo de frequência pré-determinado.
  5. 52 - Sistema de comunicações celular por radiotelefone, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo facto de as frequências reutilizadas serem irradiadas substancialmente no mesmo sentido.
  6. 6S - Sistema de comunicações celular por radiotelefone, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo facto de uma primeira frequência de um primeiro grupo de frequências reutilizadas ser irradiado em sentidos substancialmente opostos.
  7. 7â - Sistema de comunicações celular por radiotelefone de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de
    a) se utilizar pelo menos um grupo de frequências (201), sendo cada frequência do referido grupo de frequências num apertado feixe de uma maneira direccional, atribuida a uma célula; e
    b) se reutilizar uniformemente pelo menos um grupo de frequêr>cias a uma distância menor na primeira direcção do que na segunda direcção.
  8. 8§ - Sistema de comunicações celular por radiotelefone de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo facto de cada frequência de pelo menos um grupo de frequências (201) ser irradiada para pelo menos um sector de 602 da célula.
  9. 9- - Sistema de comunicações celular por radiotelefone de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo facto de se fixar pelo menos uma frequência de pelo menos um grupo de frequências (201) dinamicamente entre sectores de uma célula.
  10. 10- - Sistema de comunicações celular por radiotelefone, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo facto de as frequências reutilizadas serem irradiadas substancialmente na mesma direcção.
    llâ - Sistema de comunicações celular por radiotelefone de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo facto de uma primeira frequência de um primeiro grupo de frequências reutilizadas irradiada em sentidos substancialmente opostas.
    125 _ Sistema de comunicações celular por radiotelefone,caracterizado pelo facto de
    a) se irradiar uma pluralidade de grupos de frequência, em que uma primeira frequência de um primeiro grupo de frequência é irradiada para um sector de 602 de uma célula;
    b) a citada primeira frequência do primeiro grupo de frequências ser irradiada num sentido substancialmente oposto em relação à primeira frequência de um segundo grupo de frequências; e
    c) se reutilizar uniformemente o primeiro grupo de frequências a uma distância menor numa primeira direcção do que numa segunda direcção.
  11. 13â - Sistema de comunicações celular por radiotelefone de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de
    a) se atribuir pelo menos uma frequência, usada num feixe apertado, de maneira direccional, a uma célula; e
    b) se reutilizar, de forma a não interferir pelo menos uma frequência assimétricamente em relação à primeira utilização.
  12. 14â - Sistema de comunicações celular por radiotelefone de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo facto de a citada frequência ser irradiada para pelo menos um sector de 602 da referida célula.
  13. 15ã - Sistema de comunicações celular por radiotelefone, de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo facto de se fixar a citada frequência ser dinamicamente entre sectores da célula.
  14. 162 - Sistema de comunicações celular por radiotelefone, de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo facto de a cada cálula ser atribuido pelo menos um grupo de frequências pré-determinado.
  15. 17â - Sistema de comunicações celular por radiotelefone de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo facto de as frequências reutilizadas serem irradiadas substancialmente no mesmo sentido.
  16. 18â - Sistema de comunicações celular por radiotelefone de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo facto de uma primeira frequência de um grupo de frequências reutilizadas ser irradiada em sentidos substancialmente opostos.
  17. 19â - Processo para atribuição de canais de comunicação num sistema de comunicações celular por radiotelefone que possui uma pluralidade de células, tendo cada célula uma pluralidade de antenas localizadas centralmente na célula, as quais irradiam para sectores de 609 da célula, caracterizado pelo facto de compreender as operações que consistem em
    a) se proporcionarem diferentes canais de comunicação a cada antena de uma pluralidade de antenas de uma célula; e .· r,
    b) se repetirem os canais de comunicação em diferentes células situadas assimétricamente para aumentar a utilização dos canais de comunicação.
PT95201A 1989-09-05 1990-09-04 Sistema de comunicacoes celular por radiotelefone PT95201B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US07/402,739 US5073971A (en) 1989-09-05 1989-09-05 Cellular radiotelephone communications system

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT95201A PT95201A (pt) 1992-03-31
PT95201B true PT95201B (pt) 1998-06-30

Family

ID=23593121

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT95201A PT95201B (pt) 1989-09-05 1990-09-04 Sistema de comunicacoes celular por radiotelefone

Country Status (14)

Country Link
US (1) US5073971A (pt)
EP (1) EP0441944A4 (pt)
JP (1) JPH0779507B2 (pt)
KR (1) KR950014805B1 (pt)
AU (1) AU627078B2 (pt)
BR (1) BR9006902A (pt)
CA (1) CA2037906C (pt)
FI (1) FI101582B1 (pt)
MX (1) MX167359B (pt)
MY (1) MY106479A (pt)
NO (1) NO178649C (pt)
PT (1) PT95201B (pt)
TR (1) TR27652A (pt)
WO (1) WO1991003911A1 (pt)

Families Citing this family (66)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5293640A (en) * 1989-03-03 1994-03-08 Televerket Method for planning radio cells
EP0435283B1 (en) * 1989-12-28 1995-12-20 Nec Corporation Antenna arrangement system capable of reducing co-channel interference
JP2573738B2 (ja) * 1990-10-04 1997-01-22 株式会社小電力高速通信研究所 無線通信システムにおける仮アドレス方式
US5276907A (en) * 1991-01-07 1994-01-04 Motorola Inc. Method and apparatus for dynamic distribution of a communication channel load in a cellular radio communication system
JP3131446B2 (ja) * 1992-02-27 2001-01-31 テレフオンアクチーボラゲツト エル エム エリクソン 移動無線電話システムの呼出し優先順位
US5367304A (en) * 1992-07-06 1994-11-22 Motorola, Inc. Communication system employing spectrum reuse on a spherical surface
US5722043A (en) * 1993-02-05 1998-02-24 The Research Foundation Of State University Of New York Method and apparatus of assigning and sharing channels in a cellular communication system
US5437054A (en) * 1993-02-05 1995-07-25 The Research Foundation Of State University Of New York Method and apparatus of assigning and sharing channels in a cellular communication system
US5365571A (en) * 1993-05-24 1994-11-15 Hughes Aircraft Company Cellular system having frequency plan and cell layout with reduced co-channel interference
DE4318495C2 (de) * 1993-06-04 1999-09-02 Detecon Gmbh Verfahren zur verbesserten Frequenzzuweisung bei einem zellularen Mobilfunksystem mit Mehrfachversorgung
AU674974B2 (en) * 1993-06-17 1997-01-16 Kabushiki Kaisha Toshiba Mobile radio communication system
US5483667A (en) * 1993-07-08 1996-01-09 Northern Telecom Limited Frequency plan for a cellular network
US5507034A (en) * 1993-09-01 1996-04-09 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson Channel selection in a cellular communication system
JP2636718B2 (ja) * 1993-12-27 1997-07-30 日本電気株式会社 移動通信システム
FR2717329B1 (fr) * 1994-03-08 1996-07-05 Alcatel Mobile Comm France Système cellulaire de radiocommunications mobiles.
US5535271A (en) * 1994-05-27 1996-07-09 Hughes Electronics Apparatus and method for dual tone multifrequency signal detection
US5787344A (en) 1994-06-28 1998-07-28 Scheinert; Stefan Arrangements of base transceiver stations of an area-covering network
US5594937A (en) * 1994-09-02 1997-01-14 Ghz Equipment Company System for the transmission and reception of directional radio signals utilizing a gigahertz implosion concept
US5649292A (en) * 1994-10-31 1997-07-15 Airnet Communications Corporation Obtaining improved frequency reuse in wireless communication systems
IL111722A (en) * 1994-11-21 2000-12-06 Eci Telecom Ltd Cellular network
US5949769A (en) * 1995-10-10 1999-09-07 Sicom, Inc. Multirate local multipoint data distribution system
US5835859A (en) * 1995-10-13 1998-11-10 Airnet Communications Corporation Method for frequency allocation and assignment in wireless communication systems
US5734983A (en) * 1996-06-20 1998-03-31 Northern Telecom Limited Frequency assignment in a cellular radio system
US5974323A (en) * 1996-09-13 1999-10-26 Airnet Communications Corporation Frequency plan for wireless communication system that accommodates demand growth to high efficiency reuse factors
US5918169A (en) * 1996-09-25 1999-06-29 Ericsson, Inc. Homodyne cellular base station
US6415162B1 (en) * 1996-10-11 2002-07-02 Ericsson Inc. Interstitial sector system
US5850608A (en) * 1996-11-08 1998-12-15 Nothern Telecom Limited Directional frequency assignment in a cellular radio system
US6097708A (en) * 1996-12-31 2000-08-01 Ericsson Inc. Frequency assigning method for an eight cell frequency re-use plan providing cellular communications system without adjacent frequency channels
US5960349A (en) * 1997-05-20 1999-09-28 Northern Telecom Enhanced cellular layout for CDMA networks having six-sectored cells
US5953639A (en) * 1997-05-22 1999-09-14 Wireless Online, Inc. Multi-beam encoding system for two-way paging
US6002935A (en) * 1997-05-22 1999-12-14 At&T Corp Wireless communications cellular architecture for improving communications resource allocation
US5970411A (en) * 1997-08-08 1999-10-19 Nortel Networks Corporation N=4 directional frequency assignment in a cellular radio system
GB2328840A (en) * 1997-08-29 1999-03-03 Northern Telecom Ltd Means of increasing capacity in cellular radio (mobile and fixed) systems
GB2328841A (en) * 1997-08-29 1999-03-03 Northern Telecom Ltd Means of increasing capacity in cellular radio (mobile and fixed) systems
US6085093A (en) * 1997-09-22 2000-07-04 Nortel Networks Corporation Frequency transition process for capacity enhancement in a cellular network
US6128497A (en) * 1997-12-03 2000-10-03 Nortel Networks Limited High capacity cell planning based on fractional frequency reuse
US6038453A (en) * 1997-12-15 2000-03-14 Lucent Technologies Inc. Methodology of reducing areas with multiple dominant pilots by rotating the sectored antenna pointing direction
US6061567A (en) * 1998-02-24 2000-05-09 Ericsson Inc. System and method for cell planning with alternate antenna pointing azimuth
US6226601B1 (en) 1998-05-15 2001-05-01 Trimble Navigation Limited Seismic survey system
JP3407671B2 (ja) * 1998-06-01 2003-05-19 三菱電機株式会社 無線通信システム及びその基地局
US6560459B1 (en) * 1998-12-18 2003-05-06 Nortel Networks Limited CDMA frequency planning for fixed wireless application
US6424836B1 (en) * 1999-02-09 2002-07-23 Innowave Eci Wireless Systems Ltd. Method for allocating frequency channels for sectors of a cell in cellular systems
US6418327B1 (en) 1999-04-06 2002-07-09 Spike Broadband Systems, Inc. Methods and determining an optimum sector distribution within a coverage area of a wireless communication system
US6615047B1 (en) 1999-04-08 2003-09-02 Mitsubishi Denki Kabushiki Kaisha Radio communications system
US6748218B1 (en) 2000-04-10 2004-06-08 Remec, Inc. Wireless communication methods and systems using multiple sectored cells
US6806842B2 (en) * 2000-07-18 2004-10-19 Marconi Intellectual Property (Us) Inc. Wireless communication device and method for discs
US6483473B1 (en) * 2000-07-18 2002-11-19 Marconi Communications Inc. Wireless communication device and method
US7098850B2 (en) * 2000-07-18 2006-08-29 King Patrick F Grounded antenna for a wireless communication device and method
US6387191B1 (en) * 2000-07-21 2002-05-14 Transportation Technology Center, Inc. Railway wheels resistant to martensite transformation
US6892068B2 (en) 2000-08-02 2005-05-10 Mobile Satellite Ventures, Lp Coordinated satellite-terrestrial frequency reuse
US6859652B2 (en) 2000-08-02 2005-02-22 Mobile Satellite Ventures, Lp Integrated or autonomous system and method of satellite-terrestrial frequency reuse using signal attenuation and/or blockage, dynamic assignment of frequencies and/or hysteresis
US6487414B1 (en) 2000-08-10 2002-11-26 Schema Ltd. System and method for frequency planning in wireless communication networks
US7792488B2 (en) 2000-12-04 2010-09-07 Atc Technologies, Llc Systems and methods for transmitting electromagnetic energy over a wireless channel having sufficiently weak measured signal strength
US8165591B2 (en) * 2002-04-03 2012-04-24 Illinois Institute Of Technology Process to allocate channels in a sectorized cellular network
US8195172B2 (en) * 2002-04-03 2012-06-05 Illinois Institute Of Technology Process to allocate channels in a sectorized and tiered cellular network
US7065383B1 (en) * 2002-04-16 2006-06-20 Omri Hovers Method and apparatus for synchronizing a smart antenna apparatus with a base station transceiver
US7529525B1 (en) 2002-04-16 2009-05-05 Faulkner Interstices Llc Method and apparatus for collecting information for use in a smart antenna system
US7289826B1 (en) * 2002-04-16 2007-10-30 Faulkner Interstices, Llc Method and apparatus for beam selection in a smart antenna system
US7346365B1 (en) * 2002-04-16 2008-03-18 Faulkner Interstices Llc Smart antenna system and method
EP1500043B1 (en) 2002-04-24 2008-07-30 Mineral Lassen LLC Manufacturing method for a wireless communication device and manufacturing apparatus
US7010304B1 (en) * 2002-09-23 2006-03-07 Cingular Wireless Ii, Llc Cell planning methods and apparatus, and networks configured based on same
US7376118B2 (en) * 2003-09-05 2008-05-20 Itron, Inc. System and method for optimizing contiguous channel operation with cellular reuse
KR101067772B1 (ko) * 2004-04-22 2011-09-28 엘지전자 주식회사 직교 주파수 분할 다중화 방식에 적용되는 부반송파 할당방법
KR100957318B1 (ko) * 2004-11-24 2010-05-12 삼성전자주식회사 다중 반송파 시스템에서의 자원할당 방법 및 장치
JP4353082B2 (ja) * 2004-11-30 2009-10-28 沖電気工業株式会社 無線通信システム
KR101035083B1 (ko) * 2006-04-26 2011-05-19 재단법인서울대학교산학협력재단 다중 셀 통신 시스템에서 자원 이용 방법 및 시스템

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4128740A (en) * 1977-02-14 1978-12-05 Motorola, Inc. Antenna array for a cellular RF communications system
US4249181A (en) * 1979-03-08 1981-02-03 Bell Telephone Laboratories, Incorporated Cellular mobile radiotelephone system using tilted antenna radiation patterns
US4355411A (en) * 1980-03-24 1982-10-19 Bell Telephone Laboratories, Incorporated Technique for efficient spectrum utilization in mobile radio systems using space diversity
US4747160A (en) * 1987-03-13 1988-05-24 Suite 12 Group Low power multi-function cellular television system
US4886710A (en) * 1987-04-16 1989-12-12 Kennametal Inc. Mining/construction tool bit having bit body fabricated from Mn-B steel alloy composition
EP0435283B1 (en) * 1989-12-28 1995-12-20 Nec Corporation Antenna arrangement system capable of reducing co-channel interference

Also Published As

Publication number Publication date
NO911758D0 (no) 1991-05-06
KR950014805B1 (ko) 1995-12-14
JPH0779507B2 (ja) 1995-08-23
FI912155A0 (fi) 1991-05-03
JPH04502694A (ja) 1992-05-14
EP0441944A1 (en) 1991-08-21
AU6401790A (en) 1991-04-08
TR27652A (tr) 1995-06-14
FI101582B (fi) 1998-07-15
MY106479A (en) 1995-05-30
NO178649C (no) 1996-05-02
NO178649B (no) 1996-01-22
CA2037906C (en) 1994-11-08
MX167359B (es) 1993-03-18
BR9006902A (pt) 1991-10-08
WO1991003911A1 (en) 1991-03-21
US5073971A (en) 1991-12-17
EP0441944A4 (en) 1992-10-14
AU627078B2 (en) 1992-08-13
CA2037906A1 (en) 1991-03-06
NO911758L (no) 1991-05-06
KR920702168A (ko) 1992-08-12
PT95201A (pt) 1992-03-31
FI101582B1 (fi) 1998-07-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT95201B (pt) Sistema de comunicacoes celular por radiotelefone
EP3627719A1 (en) Electronic device and communication method
US6917580B2 (en) Frequency reuse scheme for OFDM system
Lee Smaller cells for greater performance
US6580912B2 (en) Method and apparatus for a high-capacity cellular network by improved sectorization and interleaved channel assignment
US5513379A (en) Apparatus and method for dynamic resource allocation in wireless communication networks utilizing ordered borrowing
KR100411675B1 (ko) 채널화된셀룰러시스템에서인접채널간섭관리방법
US6405044B1 (en) Cellular communications system
US5048116A (en) Signal routing system
US8311582B2 (en) Asymmetrical beams for spectrum efficiency
ES2326932T3 (es) Sistema y metodo para la getion de interferencia de canal vecino con particion de reutilizacion celular.
KR102380185B1 (ko) 무선 통신 시스템에서 빔포밍을 운용하기 위한 장치 및 방법
CA2023053A1 (en) Method for assigning telecommunications channels in a cellular telephone system
PT97721B (pt) Processo para a atribuicao de niveis de reutilizacao de canais num sistema de comunicacoes em radiofrequencia celular de multiplos niveis
KR20000019063A (ko) 안테나 형태에 따른 섹터 기지국의 유효 서비스 면적 계산 방법
HU220266B (hu) Rádióelérési egység, valamint ezzel kialakított helyi rádiohurok rendszer és cellarendszerű mobil távközlési hálózat
CA2237483A1 (en) Means of increasing capacity in cellular radio (mobile & fixed) systems
US8989817B2 (en) Methods and apparatus for using antennas with different polarization and signal transmit powers
JP2021044788A (ja) 電子装置及び方法
US6085093A (en) Frequency transition process for capacity enhancement in a cellular network
US5970411A (en) N=4 directional frequency assignment in a cellular radio system
Hagerman et al. Adaptive antennas in IS-136 systems
CN115441183A (zh) 天线和通信设备
Faruque Directional frequency reuse for cellular communications
RU2312468C2 (ru) Схема ячеек соединения одного абонента с несколькими и переход

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19911104

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19980330

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19990930