PT94859B - Processo para a pasteurizacao de uma mistura de proteinas contendo fibrinogenio - Google Patents
Processo para a pasteurizacao de uma mistura de proteinas contendo fibrinogenio Download PDFInfo
- Publication number
- PT94859B PT94859B PT94859A PT9485990A PT94859B PT 94859 B PT94859 B PT 94859B PT 94859 A PT94859 A PT 94859A PT 9485990 A PT9485990 A PT 9485990A PT 94859 B PT94859 B PT 94859B
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- mixture
- process according
- pasteurization
- solution
- proteins
- Prior art date
Links
Classifications
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A61—MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
- A61L—METHODS OR APPARATUS FOR STERILISING MATERIALS OR OBJECTS IN GENERAL; DISINFECTION, STERILISATION OR DEODORISATION OF AIR; CHEMICAL ASPECTS OF BANDAGES, DRESSINGS, ABSORBENT PADS OR SURGICAL ARTICLES; MATERIALS FOR BANDAGES, DRESSINGS, ABSORBENT PADS OR SURGICAL ARTICLES
- A61L24/00—Surgical adhesives or cements; Adhesives for colostomy devices
- A61L24/04—Surgical adhesives or cements; Adhesives for colostomy devices containing macromolecular materials
- A61L24/10—Polypeptides; Proteins
- A61L24/106—Fibrin; Fibrinogen
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A61—MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
- A61L—METHODS OR APPARATUS FOR STERILISING MATERIALS OR OBJECTS IN GENERAL; DISINFECTION, STERILISATION OR DEODORISATION OF AIR; CHEMICAL ASPECTS OF BANDAGES, DRESSINGS, ABSORBENT PADS OR SURGICAL ARTICLES; MATERIALS FOR BANDAGES, DRESSINGS, ABSORBENT PADS OR SURGICAL ARTICLES
- A61L2/00—Methods or apparatus for disinfecting or sterilising materials or objects other than foodstuffs or contact lenses; Accessories therefor
- A61L2/0005—Methods or apparatus for disinfecting or sterilising materials or objects other than foodstuffs or contact lenses; Accessories therefor for pharmaceuticals, biologicals or living parts
- A61L2/0011—Methods or apparatus for disinfecting or sterilising materials or objects other than foodstuffs or contact lenses; Accessories therefor for pharmaceuticals, biologicals or living parts using physical methods
- A61L2/0023—Heat
Landscapes
- Health & Medical Sciences (AREA)
- Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
- Veterinary Medicine (AREA)
- Epidemiology (AREA)
- Animal Behavior & Ethology (AREA)
- General Health & Medical Sciences (AREA)
- Public Health (AREA)
- Chemical & Material Sciences (AREA)
- Surgery (AREA)
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Biomedical Technology (AREA)
- Medicinal Chemistry (AREA)
- Molecular Biology (AREA)
- Medicines That Contain Protein Lipid Enzymes And Other Medicines (AREA)
- Medicines Containing Material From Animals Or Micro-Organisms (AREA)
- Materials For Medical Uses (AREA)
- Peptides Or Proteins (AREA)
- Adhesives Or Adhesive Processes (AREA)
Description
A presente invenção refere-se a uma cola pasteurizada para reunir os tecidos humano ou animal.
Conhece-se desde há muito a utilização de substan cias favorecendo a coagulação do sangue para parar hemor xagias ou cicatrizes feridas.
Mod. 71 -10000 ex. - 89/07
Nas primeiras propostas que foram feitas neste domínio, utilizou-se, em primeiro lugar, tampões ou plaquetas de fihrina realizando-se a seguir colagens de tecidos com a ajuda de plasma sanguíneo.
Este tipo de cola é de um modo geral um concentra do de factores de hemostase coaguláveis pela trombina rica em fibrinogénio.
É constituída por dois componentes essenciais que são misturados extemporaneamente quando da utilização.
primeiro componente é constituído por uma mistura de proteínas extraídas do plasma humanos fibrinogénio, fibrinectiha e factores XIII (ou factores estahelizadores da fibrina). 0 segundo componente é constituído por trombina cálcia que pode ser de origem animal, bovina por exemplo,
A fim de evitar qualquer risco de contaminação virai quando da aplicação desta cola, é necessário efe_c tuar, durante o curso da sua preparação, uma etapa de inactivação virai do primeiro componente com base em prO teínas de origem plasmática. A pasteurização que é um método apropriado para este tipo de operação põe, com efeito, problemas devido à instabilidade térmica de certas proteínas presentes neste primeiro componente.
'o.
62525
// // /y // !!
fim da presente invenção é de propor uma nova cola pasteurizada essencialmente caracterizada pelo processo de obtenção do primeiro componente extraído do plasma humano, incluindo este processo um passo de inactivação virai.
Mais, particularmente, a presente invenção refere-se a um processo de pasteurização de uma mistura de proteína contendo principalmente fibrinogénio por aquecimento da referida mistura nas condições que asseguram a pasteurização, caracterizado por a referida mistura ser pasteurizada na presença de um monossaeárido e de um açúcar alcoólico.
Mod. 71 -10000 ex. -89/07
De preferência, e com a diferença dos numerosos processos da técnica anterior, principalmente o processo descrito na EP - B - 0103196, a mistura de proteínas pasteurizada não contém praticamente ião cálcio e é, de preferência, exemplo de inibor da trombina.
Na aplicação preferida deste processo, a mistura de proteínas contém igualmente o factor XIII plasmático e pode ser obtido a partir de um crioprecipitado de pias ma humano posto em solução e precipitado na presença de heparina; 0 precipitado obtido reposto em solução constitui a mistura a pasteurizar.
Os inventores tem, com efeito, posto em evidência que a presença de um monossaeárido e de um açúcar alcoólico, quando da pasteurização da solução proteica, permite estabilizar as referidas proteínas e por consequência, conservar as suas actividades biológicas.
As concentrações em monossaeárido e açúcar alcoólico utilizadas para estabilizar as proteínas dependem, bem entendido, da natureza, concentração das proteínas
-262525 i' M //$ ϋ .> Sí-’
Z ir '1 na solução proteína e da natureza do proprio monossacárido e do açúcar alcoólico utilizados e são em geral de 1000 e 1400 g para o monossacárido e entre 200 e 400 g para o açúcar alcoólico adicionados por litro de solução proteica.
De acordo com o modo de realização preferido da invenção, utiliza-se, de preferência, a glucose como monossacárido e o sorbitol como açúcar alcoólico para concentrações de 1200 g para a glucose e da ordem de 300 g para o sorbitol adicionados por litro de solução proteica.
De acordo com a invenção, pasteuriza-se a solução proteica a uma temperatura vizinha dos 60°C durante cerca de 10 horas ou nas condições de pasteurização equivalentes, quer dizer a temperaturas e duração de tratamento suficientes para permitir neutralizar quaisquer vestígios de virus presente no produto, em particular, o virus da hepatite. Esta pasteurização será efectuada nas condições próximas das condições fisiológicas a fim de não perturbar as proteínas. 0 pH utilizado será assim, de preferência, proximo de 8.
A invenção refere-se igualmente numa cola para reunir os tecidos humano ou animal do tipo que compreende dois componentes.
a) uma mistura de proteínas extraídas do plasma humano contendo principalmente fibrinogénio e o factor XIII e»
b) da trombina cálcica, misturados extemporaneamente no momento da colagem,
-3-- «ΓΖη *i. JIPJW
62525 ii
Sb caracterizado por a mistura de proteínas contendo principalmente fibrinogénio e factor XIII ser pasteurizada pelo processo descrito atrás.
A descrição detalhada de uma forma de realização da invenção, apresentada a seguir, a título não limitativo, permitirá pôr em evidência outras características da invenção,
O crioprecipitado é obtido por técnicos conhecidos a partir do plasma humano descongelado a uma temperatura compreendida entre O e 4°C e depois eentrifugado, crioprecipitado é em seguida reposto na solução num tampão Tris de pH7.
A concentração em proteínas está então compreendida entre 15 a 35 g/l·
A mistura de proteínas é precipitada da solução obtida pela heparina. Utiliza-se, de preferência, entre 10 a 40 U/ml de heparina e uma temperatura compreendida entre 10 e 35°C.
O precipitado obtido é então recuperado por centrifugação e a porção sobrenadante é eliminada.
precipitado obtido é em seguida solubilizado num tampão de pH 8 contendo agentes estabilizantes, em particular, aminoácidos tais como glicina e arginina, bem como inibidores da fibrinolise tais como o ácido ζ_ aminocaproico e a aprotinina (inibidos da plasmina).
A concentração proteica da solução é neste caso de 40 a 70 g/l. Nesta fase, é possível imaginar um passo de ~4*62525 fi. uí ·..
7/k . - ' k/ I •i ' a filtração para eliminar os produtos insolúveis.
Não é, pois, senão no momento da fase de pasteurização que as substâncias estabilizantes de pasteurização, propriamente ditas, quer dizer, o monossacárido e o açúcar alcoólico, são introduzidas. A solução proteica contendo estes estabilizantes é então aquecida a uma temperatura vizinha de 6O°C durante cerca de 10 horas.
Com o fim de eliminar as substâncias estabilizantes após o tratamento de inactivação virai e de concentrar as proteínas, poder-se-á utilizar os métodos usuais do tipo precipitação, diálise ou filtração, por exem pio.
Deste modo, a solução pasteurizada poderá ser diluída num tampão de um pH situado entre 6 e 7 contendo NaCl 0,015 M - citrato trissódico 5 mM, ácido £ aminocaproico 25 mM e arginina 17 mM. A solução diluída numa referência l/5 a l/lO (V/v) e arrefecida ate uma temperatura compreendida entre -1°C e -5°C. As proteínas são precipitadas pela adição de álcool a 10% conservando uma temperatura inferior a -1°C e superior a - 5°θ > o precipitado recuperado após centrifugação e as substâncias sobrenadantes eliminadas.
O resíduo da centrifugação é em seguida reposto em solução com um tampão de pH 7,5 contendo NaCl 0,06 M-citrato trissódico 1 mM - glicina 6θ níM - ácido ζ aminocaproico 20 mM e arginina 20 mM. A solução obti da é submetida a diálise contra o mesmo tampão, depois concentrado para atingir uma concentração proteica compreendida entre 30 e 40 g/l.
-562525
Ζ
Nesta fase, pode adicionar-se agentes que favorecem a solubilidade do produto após liofilização, como por exemplo, poli-sorbato e/ou caprilato de sódio, A solução ó depois filtrada de modo estéril com a ajuda de filtros que possuem uma porosidade de 0,2 jira, repartida em frascos e depois liofilizada, liofilizado pode ser reposto com uma solução de água PPI podendo conter um inibidor da plasmina (apro tinina, por exemplo). A solução obtida deve conter no mínimo, uma concentração de fibrinogénio de 7θ g/l· produto reconstituído contém fibrinogénio da fibronectina nas proporções seguintes: respectivamente 65 a 85$ e 7 a 1*Z referidos ás proteínas totais. Contém igualmente o factor XIII bem como heparina (50 a 200 u/ml.
exemplo dado aqui a seguir, a título não limitativo, permitirá pôr em evidência outras características da presente invenção.
EXEMPLO 1:
A partir de 280 1 de plasma, a crioprecipitação permitiu recuperar 2 Kg de precipitado (crioprecipitado), As proteínas que entram na composição da cola são obtidas após reposições em solução deste precipitado ( 1 kg/ 4 litros) num tampão tris 20 mM pH 7, seguindo-se uma precipitação à temperatura de 25°C após adição de heparina a 32 U/ml. A suspensão obtida é centrifugada, o resíduo (cerca de 1 Kg) é recuperado, depois reposto em solução num citrato trissódico 7θ mM - glicina 0,1 M -NaCl 0,03 M- ácido £ aminocaproico 5θ mM -674
Ji'L
62525
Mod. 71-10000 ex. -89/07
-arginina 5θ mM θ aprotinina 100 ϋ/ml de pH 8 (l kg/ll) Porcede-se então a um aquecimento líquido de 10 horas a 60°C após ter adicionado estabilizante de proteínas, a saber 2400 g de glucose e 600 g de sorbitol a 2 litros de solução para um volume final de cerca de 4 litros (tendo em conta a diluição devida à adição dos açucares). Após pasteurização a solução é diluida 10 ve zes no citrato 5 mM - Na Cl 0,051 M - ácido aminocaproico 25 mM - arginina 17 mM pHtf. A solução obtida é depois precipitada em álcool a 10$ a uma temperatura com preendida entre -2° e - 3°C. As proteínas precipitadas são recuperadas no resíduo da centrifugação. Este é em seguida reposto em solução no citrato trissódico 1 mM -NaCl 60 niM - ácido aminocaproico 20 mM - glicina 60 mM pH 7,5.
As proteínas são em seguida concentradas até ao valor de 27 - 30 g/l para um volume final de 1,5 1.
produto é em seguida repartido em frascos após filtração estéril e depois liofilizado. A concentração em pro teínas coaguláveis pode ser controlada em função do volume de reconstituição do produto liofilizado. O produto obtido apresenta, para um valor de proteínas de 110 g/l, 77 g/l de fibrinogénio coagulável, 12 g/l de fibromectina e um valor de aprotinina de 2000 KlU/ml (solvente utilizado para a reconstituição do produto liofilizado).
Claims (13)
15. - Processo para a pasteurização de uma mistura de proteínas contendo principalmente fibrinogénio aquecendo a mistura nas condições que assegura a pasteu-762525
31.
fl /J ~ I rização caracterizado por a referida mistura ser pasteurizada na presença de um monossacárido e de um açúcar alcoólico.
2ô, - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a mistura não possuir praticamente ião cálcio.
3- . - Processo de acordo com as reivindicações 1 ou 2, caracterizado por a mistura não possuir praticamen te inibidor da trombina.
4». - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a mistura conter factor XIII plasmático.
5-· - Processo de acordo com as reivindicações 1 a 4, caracterizado por a mistura de proteínas ser obtida a partir de um crioprecipitado de plasma humano posto em solução e precipitado na presença de heparina e por o precipitado obtido posto em solução constituir a mistura a pasteurizar.
6s. - Processo de acordo com as reivindicações 1 a 5, caracterizado por a pasteurização ser conduzida na presença de glucose e sorbitol,
7-. - Processo de acordo com as reivindicações 1 a 6, caracterizado por a pasteurização ser realizada a 60°C durante 10 horas ou em condições de pasteurização equivalentes.
8&. - Processo de acordo com as reivindicações 1 a 7, caracterizado por a quantidade de monossacárido
-8?!. J’. Í990
62525
- Γ
Mod. 71 · 10000 ex. - 89/07 utilizada estar compreendida entre 1000 e l400 g a adicionar por litro de solução e a quantidade de açúcar alcoólico estar compreendido entre 200 e 400 g a adicionar por litro de solução.
9*. - Processo de acordo com a reivindicação 8, caracterizado por as quantidades de glucose e de sorbitol a adicionar por litro de solução serem respectivamente 1200 g/l e 300 g/l.
10*. - Processo de acordo com as reivindicações 1 a 9, caracterizado por a precipitação na presença de heparina ser efectuada a uma temperatura da ordem dos 10 a 35°C.
11*. - Processo de acordo com as reivindicações 1 a 10, caracterizado por o passo de pasteurização ser conduzido para concentrações de 40 a 70 g/l de proteínas ·
12*. - Processo de acordo com as reivindicações 1 a 11, caracterizado por o precipitado antes da pasteurização conter outros agentes estabilizantes e inibidores da fibrinolise.
13*. - Processo para a preparação de cola para reunir os tecidos humano ou animal possuindo dois componentes:
a) uma mistura de proteínas extraídas do plasma humano contendo principalmente fibrinogénio e o factor.
XIII e,
b) trombina cálcica misturados extemporaneamente no momento da colagem ca racterizado por a mistura de proteínas contendo princi
-962525 /
// // palmente fibrinogénio e factor XIII ser pasteurizada pelo processo de acordo com uma das reivindicações 1 a 12,
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
FR8910355A FR2650508A1 (fr) | 1989-08-01 | 1989-08-01 | Colle pasteurisee pour reunir des tissus humain ou animal |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT94859A PT94859A (pt) | 1991-04-18 |
PT94859B true PT94859B (pt) | 1997-07-31 |
Family
ID=9384356
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT94859A PT94859B (pt) | 1989-08-01 | 1990-07-31 | Processo para a pasteurizacao de uma mistura de proteinas contendo fibrinogenio |
Country Status (9)
Country | Link |
---|---|
EP (1) | EP0436712B1 (pt) |
AT (1) | ATE129903T1 (pt) |
DE (1) | DE69023470T2 (pt) |
DK (1) | DK0436712T3 (pt) |
ES (1) | ES2080155T3 (pt) |
FR (1) | FR2650508A1 (pt) |
IE (1) | IE70455B1 (pt) |
PT (1) | PT94859B (pt) |
WO (1) | WO1991001762A1 (pt) |
Families Citing this family (6)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
SK294292A3 (en) * | 1991-09-27 | 1994-06-08 | Octapharma Ag | Tissue adhesive and method of its production |
EP0534178B1 (en) * | 1991-09-27 | 2001-04-18 | Omrix Biopharmaceuticals S.A. | Improved tissue glue prepared by using cryoprecipitate |
DE4202667C1 (pt) * | 1992-01-29 | 1993-05-13 | Behringwerke Ag, 3550 Marburg, De | |
FR2687317B1 (fr) * | 1992-02-13 | 1995-06-23 | Aetsrn | Composition pour stabiliser le plasma sanguin en cour de pasteurisation et solution plasmatique pasteurisee a usage therapeutique. |
EP2837393A1 (en) | 2004-10-20 | 2015-02-18 | Ethicon, Inc. | Absorbable hemostat |
US9358318B2 (en) | 2004-10-20 | 2016-06-07 | Ethicon, Inc. | Method of making a reinforced absorbable multilayered hemostatic wound dressing |
Family Cites Families (7)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
JPS6029687B2 (ja) | 1978-11-07 | 1985-07-12 | 株式会社ミドリ十字 | ヒト胎盤由来血液凝固第103因子の濃縮液の製造方法 |
DE2916711A1 (de) * | 1979-04-25 | 1980-11-06 | Behringwerke Ag | Blutgerinnungsfaktoren und verfahren zu ihrer herstellung |
EP0035204B2 (en) | 1980-03-05 | 1991-05-22 | Miles Inc. | Pasteurized therapeutically active protein compositions |
JPS56135418A (en) * | 1980-03-27 | 1981-10-22 | Green Cross Corp:The | Heat treatment of aqueous solution containing 8 factor of coagulation of blood derived from human |
DE3230849A1 (de) * | 1982-08-19 | 1984-02-23 | Behringwerke Ag, 3550 Marburg | Pasteurisiertes human-fibrinogen (hf) und verfahren zu dessen herstellung |
AT390001B (de) * | 1984-09-28 | 1990-03-12 | Immuno Ag | Verfahren zur inaktivierung von vermehrungsfaehigen filtrierbaren krankheitserregern |
DE3622642A1 (de) * | 1986-07-05 | 1988-01-14 | Behringwerke Ag | Einkomponenten-gewebekleber sowie verfahren zu seiner herstellung |
-
1989
- 1989-08-01 FR FR8910355A patent/FR2650508A1/fr active Granted
-
1990
- 1990-07-31 WO PCT/FR1990/000577 patent/WO1991001762A1/fr active IP Right Grant
- 1990-07-31 PT PT94859A patent/PT94859B/pt not_active IP Right Cessation
- 1990-07-31 EP EP90912569A patent/EP0436712B1/fr not_active Expired - Lifetime
- 1990-07-31 DE DE69023470T patent/DE69023470T2/de not_active Expired - Fee Related
- 1990-07-31 AT AT90912569T patent/ATE129903T1/de not_active IP Right Cessation
- 1990-07-31 ES ES90912569T patent/ES2080155T3/es not_active Expired - Lifetime
- 1990-07-31 IE IE276690A patent/IE70455B1/en not_active IP Right Cessation
- 1990-07-31 DK DK90912569.2T patent/DK0436712T3/da active
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
IE902766A1 (en) | 1991-02-27 |
PT94859A (pt) | 1991-04-18 |
IE70455B1 (en) | 1997-02-26 |
EP0436712A1 (fr) | 1991-07-17 |
FR2650508A1 (fr) | 1991-02-08 |
DE69023470T2 (de) | 1996-05-02 |
ATE129903T1 (de) | 1995-11-15 |
DE69023470D1 (de) | 1995-12-14 |
WO1991001762A1 (fr) | 1991-02-21 |
DK0436712T3 (da) | 1996-01-22 |
ES2080155T3 (es) | 1996-02-01 |
FR2650508B1 (pt) | 1994-08-19 |
EP0436712B1 (fr) | 1995-11-08 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
US5099003A (en) | Method of preparing a sterile plasma-protein solution containing fibrinogen and factor xiii | |
JP4278861B2 (ja) | ウイルス汚染に対する安全性の高いフィブリンのり形成用成分をヒト血漿プールから製造する方法 | |
JP5719266B2 (ja) | ウイルス不活性化熱処理へ供するための血漿タンパク質の寒冷沈降物を安定化する方法 | |
JP5178518B2 (ja) | 超高収率静注免疫グロブリン製剤 | |
US4960757A (en) | Pasteurized human fibrinogen (HF), a process for its preparation, and its use | |
EP0144709B1 (en) | Heat treatment of plasma fractions | |
DK156698B (da) | Fremgangsmaade til pasteurisering af et materiale indeholdende et termisk foelsomt, terapeutisk aktivtprotein valgt blandt alfa-l-antitrypsin, antithrombin-iii, praekallikrein, antihaemofil faktor (faktorviii) og fibronectin | |
JP2787317B2 (ja) | トロンビン凝固性蛋白質の濃縮物、その製造方法及びその治療的用途 | |
JP2008044963A (ja) | 加熱処理血漿タンパク質 | |
US4562072A (en) | Process for the pasteurization of antihemophilic cryoprecipitate (AHC) and antihemophilic cryoprecipitate prepared thereby | |
KR101127127B1 (ko) | 고농도 피브리노겐 용액의 제조 방법 및 이를 이용한 피브린 실란트 제품의 제조방법 | |
US4579735A (en) | Process for the pasteurization of human residual plasma | |
RU2112522C1 (ru) | Состав для стабилизации плазмы крови, способ пастеризации плазмы и использование стабилизированной плазмы в терапии | |
PT94859B (pt) | Processo para a pasteurizacao de uma mistura de proteinas contendo fibrinogenio | |
FI96918B (fi) | Koostumus veriplasman stabiloimiseksi pastöroinnin aikana | |
JPS60184019A (ja) | Ahf調製における熱的な脱フイブリノーゲン法 | |
RU2253475C1 (ru) | Способ получения препарата фактора viii | |
Krijnen et al. | Preparation and properties of a stable human plasma protein solution |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
BB1A | Laying open of patent application |
Effective date: 19901025 |
|
FG3A | Patent granted, date of granting |
Effective date: 19970506 |
|
MM3A | Annulment or lapse |
Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES Effective date: 19991130 |