PT94445B - Dispositivo aperfeicoado para a distribuicao de materiais-escoaveis e particularmente para pulverizacao com gas pressurizado - Google Patents

Dispositivo aperfeicoado para a distribuicao de materiais-escoaveis e particularmente para pulverizacao com gas pressurizado Download PDF

Info

Publication number
PT94445B
PT94445B PT94445A PT9444590A PT94445B PT 94445 B PT94445 B PT 94445B PT 94445 A PT94445 A PT 94445A PT 9444590 A PT9444590 A PT 9444590A PT 94445 B PT94445 B PT 94445B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
valve
cross
sectional area
actuator
opening
Prior art date
Application number
PT94445A
Other languages
English (en)
Other versions
PT94445A (pt
Inventor
Hazel Pool
Arthur Richard Speed
Original Assignee
Reckitt & Colmann Prod Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=10658940&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT94445(B) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Reckitt & Colmann Prod Ltd filed Critical Reckitt & Colmann Prod Ltd
Publication of PT94445A publication Critical patent/PT94445A/pt
Publication of PT94445B publication Critical patent/PT94445B/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65DCONTAINERS FOR STORAGE OR TRANSPORT OF ARTICLES OR MATERIALS, e.g. BAGS, BARRELS, BOTTLES, BOXES, CANS, CARTONS, CRATES, DRUMS, JARS, TANKS, HOPPERS, FORWARDING CONTAINERS; ACCESSORIES, CLOSURES, OR FITTINGS THEREFOR; PACKAGING ELEMENTS; PACKAGES
    • B65D83/00Containers or packages with special means for dispensing contents
    • B65D83/14Containers or packages with special means for dispensing contents for delivery of liquid or semi-liquid contents by internal gaseous pressure, i.e. aerosol containers comprising propellant for a product delivered by a propellant
    • B65D83/44Valves specially adapted therefor; Regulating devices
    • B65D83/48Lift valves, e.g. operated by push action

Landscapes

  • Dispersion Chemistry (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Containers And Packaging Bodies Having A Special Means To Remove Contents (AREA)
  • Nozzles (AREA)
  • Transition And Organic Metals Composition Catalysts For Addition Polymerization (AREA)
  • Vending Machines For Individual Products (AREA)
  • Telephone Function (AREA)
  • Filling Or Discharging Of Gas Storage Vessels (AREA)
  • Coating Apparatus (AREA)
  • Crucibles And Fluidized-Bed Furnaces (AREA)
  • Disintegrating Or Milling (AREA)
  • Manufacture, Treatment Of Glass Fibers (AREA)
  • Sealing Material Composition (AREA)
  • Adhesives Or Adhesive Processes (AREA)
  • Materials For Medical Uses (AREA)
  • Physical Deposition Of Substances That Are Components Of Semiconductor Devices (AREA)
  • Discharge Of Articles From Conveyors (AREA)
  • Paper (AREA)

Description

A invenção refere-se particularmente a um dispositivo para distribuição de um gás pressurizado não liquefeito, capaz de ser utilizado com uma pressão inicial do gás relativamente baixa, e descarregar uma percentagem relativamente alta do conteúdo do distribuidor, sob uma forma de pulverização aceitável.
referido dispositivo proporciona as suas vantagens, em virtude de a área da secção transversal da abertura da válvula ser muito maior do que a área da secção transversal da abertura de saída do actuador. Numa forma de realização apropriada a abertura de saída do actuador possui uma área da secção tranversal da ordem de 0,049 mm2, enquanto a área total da secção transversal das aberturas de válvula, que são em número de quatro é aproximadamente dezasseis vezes maior.
A principal aplicação prática da invenção é no domínio técnico da embalagem de produtos líquidos de qualquer espécie em recipientes hermeticamente fechados e que se destinam a ser pulverizados.
A invenção refere-se a dispositivos de distribuição aperfeiçoados e, mais especificamente, à distribuição de materiais escoáveis a partir de recipientes de gás pressurizado.
É bem conhecido o processo de distribuir materiais escoáveis a partir de um recipiente contendo uma saída controlada por f
válvula, carregando o recipiente cojú material escoável e ur, ,:;á« pressurizado, no qual o gás forma ur; espaço sobre o líquido. fera distribuir o material escoável, o recipiente é colocado numa posição os que a abertura de entrada para a abertura da válvula se encontra debaixo da interface materlal/gás, pelo que, quando a válvula é aberta, o gás pressurizado impele o material escoável através da válvula para descarga*
Quando o recipiente tiver que ser utilizado es posição vertical, a válvula fica devidanente colocada na parte superior do recipiente e um tubo imerso, ao interior do recipiente, estende-se da válvula até à região interior do recipiente pelo que, enquanto o recipiente se encontra em posição vertical, a abertura do tubo imerso se encontra por baixo da interface wate» rial/gás até que praticamente todo o conteúdo do recipiente tenha sido distribuído» fum dispositivo de distribuição muito conhecido e arplarsente usado, a válvula é aberta premiado um. actuador e a abertura da válvula abre cm. comunicação com uma câmara no interior do actuaâor, a partir da qual o material é distribuído através de uma abertura de descarga no actuador.
Um tal dispositivo de distribuição de material será, a partir de aqui, designado como *um dispositivo de distribuição do tipo definido*.
Ί preciso fazer notar que um dispositivo de distribuição do tipo definido o material que se escoa através do tubo imerso passa através de um pequeno estrangulamento, definido pela abertura de válvula ,e depois através de um segundo estrangulareis to, definido pela abertura de saída do actuador de descarga. Podem; ser originados outros estrangulamentos pela carcaça da válvula, a vinheta e o tubo imerso.
fci algumas construções de dispositivos de distribuição do tipo definido a válvula pode incluir mais de uma abertura e/ou o actuador podo ter mais de uma saída de descarga. 'esta acepção a expressão área de secção transversal da abertura da válvula deve significar a área de secção transversal da abertura de saída do actuador nas dispositivo de abertura de válvula, única e a zona das áreas dc secção transversal num dispositivo do múltiplas aberturas de válvula, c a expressão área de secção transversal da abertura de saída do actuador refere-se à área de secção transversal da abertura de saída do actuador num dispositivo de abertura de saída do actuador único s à zona das áreas de secção transversal dc todas as abertura de saída do actuador num dispositivo de saída múltiplo.
Ur. problema inerente aos dispositivos de distribuição do tipo seguido reside no fornecimento de um gás pressurizado capaz de manter pressão suficiente durante a existência do recipiente de forra a impelir, peio menos, a maior parte do conteúdo de material a partir do recipiente.
C problema supra parecia ter sido ultrapassado pelo uso dos chamados gases liquefeitos, ou seja, os gases à temperatura e pressão normais e quecondensas a pressões relativamente pouco acima da pressão atmosférica, geralmente entre uma e doze atmosferas manométricas. fsta á ainda induzida frequentemente para uca pressão da ordem das 3 atmosferas manomátricas pela presença de atros componentes na formulação.
Quando tais gases liquefeitos sã© utilizados num dispositivo de distribuição tipo definido, a vaporização do gás liquefeito estabelece o espaço de gás, a uma pressão suficiente para impelir o conteúdo de materiais para fora do recipiente e, à medida que o conteúdo de material ê descarregado e o volume do espaço de gás aumenta, o gás liquefeito volatiliza-se no in terior do recipiente, mantendo desta forma uma pressão de gás no espaço superior substancialmente uniforme para impelir o conteúdo âe material atá çue pratíeasente todo o conteúdo de material tenha sido descarregado.
Gs gases liquefeitos, ama vez que são facilmente utilizáveis con. um vasto leque de produtos, que permitem que os recipientes sejam cargados com conteúdos materiais muitas vezes em mais do que 7C f do volume do recipiente, e ama vez que permitem o uso de um recipiente rel&tívamente barato de baixa pressão, construído numa grande variedade de materiais, têm dominado substancialmente a indústria de recipientes âe distribuição nos últimos 40 anos.
As maiores vantagens na utilização comercial das gases liquefeitos têm origem na instalação, equipamento e aparelhagem especiais necessários para um teransporte, armazenamento o manuseamento seguros de tais gases e na implementação e supressão de precauções especiais e regulamentações aplicáveis aos mesmos.
Alám disso, os gases liquefeitos, e cr particular os cloro fluorcarbonetos (CPC) foram agora reconhecidos como prejudiciais para o ambiente ou como apresentando outras características indesejáveis, e a indústria âe di positivos para distribuição foi forçada a procurar sistemas alternativos, usando essencialmente gases comprimidos, des quais, virtualmente todos permanecem no cotado gasoso para todos os parâmetros operativos do dispositivo de distribuição, sondo os referidos gases designados a partir daqui, por ”gaces nSo-liquífeitos*.
Gs gases obedecem às leia dos gases, isto á, a uma temperatura constante a pressão diminui na proporção do aumento de volume, e no easo dos gases não-liquefoitos o conteúdo inicial do gás deve ser suficiente para manter uma pressão adequada para impelir ua volume aceitável do conteúdo de material do dispositivo para distribuição pelo tubo imerso e através âa dispositivo âa válvula.
Vma vez que a pressão do gás depende do volume do conteúdo de material ao dispositivo para distribuição, o dispositivo para distribuição, con a sua válvula e o dispositivo de aetaador, deve ser concebida para suportar de forma segura a elevada pressão de gás inicial, existirá quando o dispositivo para distribuição fôr carregado con o seu conteúdo de material prescrito.
Jrê-se, contudo, que cor. uma concepção cuidada do dispositivo para distribuição c com a redução da carga prescrita do conteúdo de material para não mais de 70 f, de preferência não mais de 55 f, do volume do dispositivo para distribuição, pode conceber-se am diapositivo para distribuição que vá ao encontro das exigências acima dos gases impulsores com uma pressão de gás inicial pouco mais de 100 p.s.i. (libras-força ror polegada quadrada) (0,703 kg/cm }.
Contudo, os gases liquefeitos utilizados com certos conteúdos materiais com dissolventes para conteúdos materiais ou aditivos, oferecem ama vantagem extra pois que os referidos gases liquefeitos podem ser dispersos através do conteúdo de material no dispositivo para distribuição, λ medida que o conteúdo de material passa através da abertura de saída, o gás liquefeito arrastado volatiliza-se, dividido-se o material descargado em partículas descontínuas e espalhando-as, formando uma configuração de pulverização relativamente constante. Ksta vantagem é particularmente útil quando o conteúdo material é líquido, pelo que a volatilização do gás liquefeito que sai âa abertura de saída da válvula decompõe o conteúdo material líquido em pequenas gotícuias, particularnente vantajosas para
várias aplicações tais como pulverizadores para o cabelo, purificadores de ar e insecticidas líquidos. Pode ser obtida uma fragmentaçao adicional incorporando gás propulsor na corrente líquida a partir da fase de vapor.
I t í Ter-se-à agora em conta que embora, tal como foi referido, seja possível conceber um dispositivo para distribuição do tipo descrito que permita que os gases nao-liquefeitos impulsionem uma parte aceitável do conteúdo material, uma tal concepção não pode, no actual estado da técnica, oferecer ; caracteristicas de formas de descarga aceitáveis do conteúdo de material impelido através da abertura de saída do actuador.
Tal como se deduz a descrição anterior as razões para isto ; sao o facto de a pressão do gás impulsor nao liquefeito se reduzir continuamente à medida que o conteúdo de material é descargado a partir do dispositivo para distribuição e, sem gás liquefeito incorporado no material a sua distrij buição não pode haver dispersão do material a ser distribuído. A redução da pressão no interior do dispositivo para distribuição, com o uso, reduz também a débito do ΐ
I material a ser distribuído.
A presente invenção procura proporcionar um dispositivo para distribuição do tipo definido capaz de permitir obter caracteristicas de descarga substancialmente constantes : para um material a ser distribuído, para a maior parte ] da vida útil do dispositivo de distribuição.
De acordo com a presente invenção, é revelado um dispositivo para distribuição do tipo definido, para uso com gases
J nao-1iquefeitos , caracterizado pelo facto da área de secção 5 transversal da abertura da vãlvula ser maior do que duas ii !!
li vezes a área de secção transversal da abertura de saida do actuador. Mais preferivelmente a área da secção transversal da abertura da válvula é mais do que cinco vezes maior do que a área de secção transversal da mesma abertura de saída do actuador; e mais preferivelmente ainda, a citada área de secção transversal da abertura da válvula é mais que 10 vezes maior que a área de secção transversal da abertura de saída do actuador.
A abertura de saída do actuador deve ter de preferência 2*2 uma área de secção transversal de 0,02 mm até 0,126 mm
2 e, melhor ainda, de 0,04 mm até 0,07' mm ,
Numa variante construtiva preferível. o actuador tem uma única abertura de saída tendo um diâmetro de 0,25 mm.
A área de secção transversal da abertura de válvula deve 2*2 ser de preferência, de 0,196 mm atê 1,57 mm e mais prefe2 2 rivelmente ainda de 0,2 mm até 0,8 mm .
Numa variante construtiva preferível, a válvula tem mais do que uma abertura e, numa variante ainda mais preferível, a mesma válvula tem quatro aberturas.
Quando a válvula tem mais que uma abertura, as citadas aberturas' da válvula têm, de preferência, o mesmo diâmetro ou, melhor ainda, os diâmetros das aberturas da válvula são da ordem de 0,5 mm.
|A invenção inclui também dispositivos para distribuição, do tipo definido, tendo uma relação abertura de saída da valvula/abertura da válvula de acordo com a invenção, carregados com gás nao-liquefeito.
De preferência, o referido gás nao-liquefeito inclui ar, azoto ar dióxido de carbono.
Λ invenção será agora descrita, a título âe exemplo, com referência aos desenhos anexos nos quais
a Fig, 1 mostra uma secção transversal vertical através de am sistema lo válvula para un dispositivo para distribuição do acordo com a presente invenção,
a Mg. 2 mostra uma perspectiva do dispositivo da abertura da válvula numa escala ampliada em relação à Mg. 1, com a abertura da válvula, aberta,
a Fig. 3 mostra, graficamente, como as taxas de descarga, através âe uma abertura âe válvula fixa, diferem com diferentes aberturas de saídas de actaadores, para um material líquido coa uaa -dscosidade âe 510 c.p.s. (mPa s) utilizando azoto como gás não-liquefeito,
a Fig. 4 mostra, graficamente, os resultados de uma experiência, idêntica à ilustrada na Mg. 3, mas usando ar como gás não-liquefeito, e
a Mg. 5 mostra, graficamente, os resultados de uma experiência idêntica à representada na Mg. 4, para um material líquido coe uma viscosidade de 20 c.p.s. (mfa s
delativamente às figs, 1 e 2, us dispositivo para distribuição geralrente inclui um sistema do válvula, apoiado numa gsça em forna do taça convencional 11 oom a finalidade âe fechar a abertura do recipiente 0, e geralsents inclui um corpo 12, rigidamente cravado contra a taça 11 no interior do recipiente 0, suportado pelo corpo 12 e axialmeate deslocávei em relação ao mesmo.
corpo 12 ê um corpo de revolução definindo um orifício grande 13 com ua pequeno orifício transversal 14, que está axialmente alinhado coa a cavidade 13 coa a qual comunica.
íta tubo de imersão 2 é ligado à superfície cilíndrica exterior da parede que define o orifício 14 e estende-se até ao recipiente 0 para abrir nas regiões interiores do dito recipiente 0, corpo 12 inclui ura rebordo anular 15 na extremidade radial para a qual abre a cavidade 13 e uma junta de vedação anular, flexível e elástica 16 tem as suas partes radíatente salient-·· cravadas entre o rebordo 1$ e a taça 11»
Uma haste oca de válvula 17, com us orifício cego 17a, estende-se através âe us orifício de folga na taça 11, através do orifício na junta 16 e termina nam bloco integrai anular 17b, no interior da cavidade 13, tendo ux diâmetro maior que o diâmetro da espiral na justa 15» Usa sola espiral de compressão 18 actua no bloco 17b e solicita continuamente o bloco 17b con· tra a junta 13» Λ haste âe válvula 17 tem us· botão aotuador 19 fixo sobre ela.
Λ haste de válvula é uma peça fixa por atrito so orifício da junta vedaste 16 e inclui uma abertura de válvula, definida por uma abertura radial 17c aa parede da haste da válvula 1? abrindo para a cavidade 17a* A abertura de válvula 17c está localizada de tal forma a partir do bloco 17b que a referida abertura de válvula 17c é fechada peia junta 15 quando a junta não é flectida (tal como se mostra na Fig* 1) e abre para a cavidade 13 quando o botão do actaaôor 19 é carregado, forçando» assim» a haste âe válvula 17 para dentro do corpo 12 & fie ctindo a junta 16 para o interior do recipiente tal como se mostra na Fig. 2.
la sua extremidade que penetra no botão âs actuador 13 a orifí cio 17a da haste da válvula 17 abre para' uma câmara 20, que po de incluir um bioco âe redemoinho convencional 21» e ama passa gem de saída 19a da câmara 20 é fechada por uma placa embutida 22 ao aotuador que tom um orifício 22a que assim define a aber
tura de saída de descarga do aeiuader.
õ dispositivo de válvula descrito desta forma tem como base um modelo convencional, com o botão de actuador 19 solto, a mola XS pressiona o bloco âe válvula 17b e a haste 17 para cima para a posição mostrada na Fig» 1 onde a junta lõ veda a abertura da válvula 17c*
Quando 0 botão do actuador 19 é pressionado, o bloco 17b é deslocado para baixo afastando-se da junta IS, a junta IS flecte para a cavidade 13 expondo a abertura da saída 17c e, sob a acção do gás sob pressão ao recipiente 0, 0 conteúdo úo recipiente é obrigado a subir pelo tubo inverso 2, até à cavidade 13 e a partir daí através da abertura da válvula 17 c, até ao orifício cego 17a e até à câmara 20, e a partir daí ao longo àa passagem 19a e através da abertura de saída do actuador 22a para descarga.
íío dispositivo convencional para gases não-liquefeitos, a área ie secção transversal da abeatra da válvula 17c seria semelhante à área de secção transversal da abertura de saída do actuador 22a, mas para «c dispositivo de distribuição de material io tipo definido do acordo cos a presente invenção, esta relajão não é considerada c a abertura de saída do actaador tem uít.í. érea de secção transversal muito mais pequena que a abertura ia válvula*
Assim, para o exemplo ilustrado asando um gás não liquefeito, tal como 0 azote, coa as conteúdo de material líquido que ocupa 50 7 a SO f do volume do recipiente e com 0 espaço de gás cargado a ama pressão inicial de 10C p.e.i. (7,03 kg/ca }, a abertura âe saída do actuador 22a pode, numa forma conveniente ter um diâmetro de ô,25 εώ, conferindo uma área âe secção trans versai âe O,u49C®7 (O,O49 e a abertura da válvula, nura forma conveniente, pode ter · quarto aberturas 17c num pia12
Α ι,;;· U !no corms dispostas es ângulo© rectoa ©a relação a© eis© da liaste da válvula 17, podead© cada abertura ter 0,5 nei de diâsetro, conferindo una área de secção transversal de 0#7S54 nsr (0,79 WT2} .
al como se tornará evidente a partir de agora, tais proporção 3 detaoastrarara na prática permitir un débito âe descarga subataa» cialmente uniforme ao longo âe praticamente toda a vida do recipiente, com um tamanho âe gotícola roiativanente fino, numa configuração de pulverização de grande espalhamento compatível com a obtida com ws dispositivo de distribuição que usava gás não liquefeito# :xperlência X
-Orar, utilizados seis dispoíãtivos d© distribuição er. cada ensaio, cada recipiente foi carregado atá 55 f do seu volume com verniz de mobiliário com uma viscosidade de 510 c»p.s. (mia s) e o restante volume de cada recipiente foi cargr.do com azoto
O atá uma pressão de ICO p.s#i· (7,03 kg/cnf*)· Iodas os seis dis·· positivos de distribuição tinha?” us dispositivo de abertura de válvula compreendendo quatro orifícios com diâmetros de abertura de c,5 m, conferindo uma área âe secção transversal de 0,79 mm2,
Οε dispositivos do distribuição diferias: apenas nas áreas de secção transversal das respectivas aberturas âe saída do actua?· dor e o quadro XI mostra oe diferentes tamanho© de aberturas de saída do actuador dos seis dispositivos de distribuição» g
d
Φ •s d
φ
Ό d
Φ
Μ
Φ
d 34
«
φ st
1 •Η 14 Φ
(«•ί Ρ
03
Η d
Φ Τ3
«β «3 Φ
•d 14
Μ *d
d
ta *e
Η
2}
Η «3 «CJ:
ο d
ld •η
ο» Φ
ο «Η Ό
e d
(S ο
14 d d
ο Φ 34
> a Μ
β •Η íi
«3 « 34 W
Φ d Φ
14 Μ Ρ
ΙΛ ίΛ © Κί) ΙΑ Ã! \£>
<*» CJ «Μ Η © Cj
* * flk Μ «*
Ο ο Ο ο Ο ο
en M? σ» © r*$
03 m in CM 2***
CM H H í*4 ©
at « to M
O © © O O
Ο
Μ©
Ο
Λ-*· ϊ»-4:
« <!
Ρ
Ο
d φ •v *a
o <tf «3
34 3< Ό
3 M
O >4» d
£ 3* ta
«tf Φ
«H P
d
14 « d <1
P M
d Φ d a
Φ O φ »o
34 «
O d
3í a
to-» ?-* Λ
Φ
Ό
Ο >
•Η +3 Ή « ο
Í4 63 W
Ο «β ο» νί a
ρ
Μ +» «Η
Τ3
\3 ÍA in 'sí- m IA Ç-i
to to to * to *
© O o o O O
«Ή Ή *“Ί Μ < Ρ5 Ο Π κ* ft».
fada dispositivo âe distribuição foi âescargado em séries de pulverizações de 10 segundos e o isaterial descargado em cada pulverização foi medido e anotado.
:.'β nédia, os recipientes descasgaraa cerca, de 34 7' da sua carga de verniz.
ensaio foi repetido e a Fig. 3 ilustra graficamente os valores médios obtidos para as diferentes aberturas de saída ds actuador sob ensaio, sendo a descarga er. granas apresentada no eixo vertical e o número de vaporizações de 10 segundos apresentados no eixo horizontal.
A Fig. 3 mostra claramente que, â medida que a área de secção transversal da abertura de saída do actuador foi reduzida, a taxa de distribuição tornou-se mais uniforme e, ao contrário do que âe esperaria com uma pressão de gás prpulsor diminuindo continuamente, os dispositivos de distribuição 3 e ? apresentam taxas de descarga substancialmente uniformes para mais de 90 f dos conteúdos âe materiais.
experiência„XI
 experiência I acima descrita foi repetida, Substituindo simplesmente por ar o azoto, como gás propulsor e a Fig, 4 mostra graficamente, os resultados das tentativas com o ar. ara a Fig. 4 as diferentes áreas de secção transversal da abertura de saída do actuador estão identificadas no quadro It.
‘L Ί
•J;A~£v IX
Area de secção transversal da abertura de saída do actuador Gráfico
233.^
0,263 a
0,195 c,153 :,125
0,071
0,049 b
c d
e f
Oxa comparação dos resultados ilustrados nas íige. 3 e 4 aiostra clararente que a substituição de asoto por ar teve ux efeito redusído, se é que teve alguo, aos resultados obtidos e ao pequenas variações, tal como ocorreras» devem-ee às pequenas diferenças nas características de descarga dos diferentes diapositivos de distribuição, atribuídas' à carcaça da válvula, á vinheta e ao tubo inverso tal ooeo anteriormente definido.
foi tautém observado que à medida que a área de secção transversal ãa abertura da válvula aumenta relativaseate à área â< secção transversal da abertura de saída do actuador, mais co: sictente se tornava a área coberta pele cone de pulverização durante a vida do dispositivo de distribuição.
aHi
Seis dispositivos de distribuição substaacialmente idênticos, cada ur com uma abertura de saída do actuador coe usa área ds secção transversal de 0,049 ees*”, foras eargados com verniz ds nobiliário atá 55 9 dos seus volumes e depois eargaáos até ICO p.s.i. (7,03 hg/c£) com asoto.
Gs recipientes variavas sé na área de secção transversal das respectivas aberturas ie válvula tal coso á desoustrado ao guadro ÍXIí
.....XII
Sispositivo de distribnlgão a
b c
d e
f
Area âs secção de abertura de ãe válvula am2
C,O71
0,159
C,l$5
0t2íQ
C,39S
O,7S3
Cs dispositivos de dMribuição foros então sujeitos sucessivamente a um teste ”stasdarâw em que cada dispositivo de distribuição a ser testado era apoiado sobre ue alvo plano horizontal eom o seu eixo inclinado a ua ângulo âe 40 graus es relação à horizontal (estando o aotoador mais alto) e con o centro do dispositivo âe distribuição SCO ee acima do plano do alvo» ΰ recipiente foi então deeesrgs.de por 1 segundo e a área do plano do alvo coberta pelo material distribuído foi medida e anotada.
Cada ua dos dispositivos âe distribuição foi então descargado até 1/4 g novamente sujeito ao teste supra e a área do plano do alvo coberta pelo material distribuído foi de novo medida e anotada»
O quadro XV mostra os resultados de wsa dessas experiências:
IV
área de secção transversal da abertura da válvula área de pulverização coberta pelo recipiente cheio área âe pulverização coberta pelo recipiente
1/4 £ da área de pul verisação de recipiente cheio coberta pelo recipiente 1/4 cheio
cm -rt, tia. cr-.
€,€71 422 110 25
0,155 538' 22C 34
€,193 54C 300 55
0,283 5Ç1 460 72
C,392 595 41C 70
0,783 798 580 73
Nota-se, a partir do Quadro IV, que a percentegeei da área do cone de pulverização do recipiente cheio coberta pelo recipiente cheio 1/4 aumentou con: o aumenta na diferença entre- as áreas de secção transversal da abertura da vãlvula e da abertura de saída do actuador* Ura vea cue a área coberta pode sei tomada como indicador da distribuição de pulverização, os resultados obtidos cos a utilização de áreas âe secção transversal de aberturas le vãlvula várias vezes maiores que a abertura de saída de actuador poderá ser comparadas quase ses erro cor. os resultados obtidos por distribuidores de gás liquefeito
Qrs todas as experiências acima descritas o conteúdo dos dispositivos de distribuição era um verniz para madeira cos ura viscosidade de MG c.p.s. (sla s) e a Ixperiência IV foi levada a cabo para averiguar quais os efeitos caco os haja, que a viscosidade pode ter ns dispositivo de distribuição proposto pele, presente invenção*
.»x^erlgncla.:. IV foram utilizados 5 dispositivos de distribuição pera cada ensaio, cada recipiente estava cargado atõ 55 Ϋ do sen volume com um material de pulverização de lavandaria con uma viscosidade na área dos 2C e.p.s. (cTa s) e o restante volume en cada recipiente foi cargado com ar até uca preoeão do ICC p.s.i.
(7,C3 kr/cm2).
Todos os seis dispositivos de distribuição tinham bs dispositivo âe abc-rtura ao válvula incluindo quatro aberturas cor. um diâmetro de 0,5 ss» conferindo una área ds secção transversal de C,79 mnS
Cs dispositivos de distribuição diferiram apenas nas áreas de secção transversal das respectivas aberturas de saída doe ae~ tuadores e o quadro V mostra os diferentes tamanhos de abertura de saída dos actuadores para os seis dispositivos de distri buição.
gUÁMG V
Pispositivo de distribuição •Túr.ero de Diâmetro aberturas das aber- área de secção transversal de saída área de abertura de saída relativa à área de abertura da válvula
de saída turas de saida
Â* 1 I3S2 0,5 2 Π32 0,283 0,35
3* 1 0,5 0,195 0,25
f «./ 1 0,45 0,159 0,2025
1 0,4 0,125 0,15
rt 1 0,3 C,071 0,09
1 0,25 0,049 0,0625
Cada dispositivo de distribuição foi descargado em séries de pulverização de 10 segundos e o material descargado em cada pulverização era medido e anotado.
Os resultados desta experiência estão graficamente ilustrados na Fig. 5, sendo o material distribuído em gramas apresentado, no eixo vertical e o número de pulverização de 10 segundos apresentado no eixo horizontal.
Uma comparação dos resultados obtidos e ilustrados pelas Figs. 4 e 5, nas quais as únicas diferenças eram do tipo de produto, a viscosidade do produto distribuído e variações mínimas das características de fluxo dos dispositivos de distribuição, tal como acima descritos, mostra claramente que as diferenças no tipo de produto e na viscosidade tiveram pouco efeito nas características de distribuição do dispositivo de distribuição proposto pela presente invenção e, por isso, o dispositivo de distribuição proposto pela presente invenção parece ser capaz de distribuir virtualmente todos os materiais distribuíveis por dispositivos de distribuição com gás liquefeito.

Claims (12)

  1. la. Dispositivo aperfeiçoado para a distribuição de materiais escoáveis do tipo definido para utilização com gases não liquefeitos, caracterizado pelo facto de a área da secção transversal da abertura da válvula ser maior do que o dobre da área da secção transversal da saída do actuador.
  2. 2a. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de a área da secção transversal da abertura da válvula ser pelo menos cinco vezes maior do que a área da secção transversal da abertura de saída do actuador.
    r/ί f
  3. 3a. Dispositivo de acordo com as reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo facto de a área da secção transversal da abertura da válvula ser pelo menos dez vezes maior do que a área da secção transversal da abertura de saída do actuador.
  4. 4a. Dispositivo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de a abertura de saída do actuador possuir uma área da secção transversal 2 2 compreendida entre 0,02 mm e 0,126 mm ’
  5. 5a. Dispositivo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de o actuador possuir uma única abertura de saída com um diâmetro de 0,25 mm.
  6. 6a. Dispositivo de acordo ,com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de a área da secção transversal da abertura de válvula estar compreendida dentro . 2 2 do intervalo entre 0,196 mm e 1,57 mm .
  7. 7a. Dispositivo de acordo com, qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de incluir quatro aberturas de válvula, tendo cada uma 0,5 mm de diâmetro.
  8. 8a. Dispositivo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de ser alimentada com gás não liquefeito.
  9. 9a, Dispositivo de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo facto de o gás compreender azoto,
  10. 10a. Dispositivo de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo facto de o gás compreender dióxido de carbono.
  11. 11a. Dispositivo de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo facto de o gás compreender ar,
    Lisboa, 21 de Junho de 1990
    O Agente Oficial da Propriedade Industrial
    Américo da Silva Carvalho
    Agente Oficial ds Propriedade Indiisírial Rua Mareuêa de Fronteira, N.° 127-2.“ 10001.13394 TbIs.3877373-387'- 33 !ι >1 f\ ό /r/,^ 21 turas de válvula, tendo cada am C,5 ma de diâmetro.
    9-. - dispositivo de acordo coa qualquer das reivindioaçSes anteriores, caraeterisado polo facto de ser alimentada co® gás não liquefeito.
    l.f -. - Diopositivo de acordo coa a reivindicação $, caracterizado pelo facto do o gás compreender asoto.
    11 ♦ - Dispositivo de acordo coa a reivindicação >, caracte* rizado pelo facto de o gás eoaqjreeader diáxido de carbono.
  12. 12-· - Dispositivo de acordo coa a reivindicação 9, caracte* rizado pelo facto lo o gãs compreender ar.
PT94445A 1989-06-23 1990-06-21 Dispositivo aperfeicoado para a distribuicao de materiais-escoaveis e particularmente para pulverizacao com gas pressurizado PT94445B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GB8914442A GB2233395B (en) 1989-06-23 1989-06-23 Improvements in or relating to dispensers

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT94445A PT94445A (pt) 1992-03-31
PT94445B true PT94445B (pt) 1997-05-28

Family

ID=10658940

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT94445A PT94445B (pt) 1989-06-23 1990-06-21 Dispositivo aperfeicoado para a distribuicao de materiais-escoaveis e particularmente para pulverizacao com gas pressurizado

Country Status (19)

Country Link
EP (1) EP0479796B1 (pt)
JP (1) JPH04505903A (pt)
AT (1) ATE93477T1 (pt)
AU (1) AU633581B2 (pt)
BR (1) BR9007412A (pt)
CA (1) CA2060662C (pt)
DE (1) DE69002949C5 (pt)
DK (1) DK0479796T3 (pt)
ES (1) ES2044589T3 (pt)
FI (1) FI91737C (pt)
GB (1) GB2233395B (pt)
GR (1) GR1002546B (pt)
HK (2) HK1008002A1 (pt)
IE (1) IE64132B1 (pt)
NO (1) NO915026D0 (pt)
NZ (1) NZ233906A (pt)
PT (1) PT94445B (pt)
WO (1) WO1991000229A1 (pt)
ZA (1) ZA904437B (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CA2020223C (en) * 1989-07-19 1996-02-27 Shinya Kobayashi Aerosol container cap
FR2739086B1 (fr) * 1995-09-21 1997-11-14 Oreal Valve pour pulverisateur et pulverisateur ainsi equipe
ATE332857T1 (de) 2002-04-22 2006-08-15 Sara Lee De Nv Behälter für eine sprühbare substanz
US7621468B2 (en) 2007-10-01 2009-11-24 The Procter & Gamble Company System for pressurized delivery of fluids

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3332626A (en) * 1965-06-21 1967-07-25 Meshberg Philip Dispensing valve
IT1087449B (it) * 1977-11-17 1985-06-04 Coster Tecnologie Speciali Spa Perfezionamento nelle valvole erogatrici di aerosol
US4230243A (en) * 1978-08-08 1980-10-28 Spitzer Joseph G Aerosol container with flameless delivery valve
JPS6233115A (ja) * 1985-08-05 1987-02-13 Kao Corp 人体塗布用噴霧組成物

Also Published As

Publication number Publication date
EP0479796A1 (en) 1992-04-15
ES2044589T3 (es) 1994-01-01
NZ233906A (en) 1992-04-28
IE902249L (en) 1990-12-23
DE69002949T2 (de) 1993-12-23
BR9007412A (pt) 1992-04-28
GB2233395B (en) 1994-01-12
HK1008003A1 (en) 1999-04-30
NO915026L (no) 1991-12-19
JPH04505903A (ja) 1992-10-15
GR900100454A (el) 1991-11-15
ZA904437B (en) 1991-03-27
NO915026D0 (no) 1991-12-19
EP0479796B1 (en) 1993-08-25
DE69002949C5 (de) 2006-05-18
GB8914442D0 (en) 1989-08-09
AU633581B2 (en) 1993-02-04
GR1002546B (el) 1997-01-28
WO1991000229A1 (en) 1991-01-10
IE64132B1 (en) 1995-07-12
CA2060662C (en) 2000-02-01
HK1008002A1 (en) 1999-04-30
DK0479796T3 (da) 1993-10-18
FI916034A0 (fi) 1991-12-20
GB2233395A (en) 1991-01-09
FI91737C (fi) 1994-08-10
DE69002949D1 (de) 1993-09-30
PT94445A (pt) 1992-03-31
IE902249A1 (en) 1991-01-16
AU5660490A (en) 1991-01-17
FI91737B (fi) 1994-04-29
ATE93477T1 (de) 1993-09-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
FI64520C (fi) Ventilenhet foer en aerosoltrycksprayanordning
US3053422A (en) Reusable aerosol dispenser
US3260421A (en) Dispensing device for aerosol pressure containers
ES2271911T3 (es) Boquilla de spray.
US3361304A (en) Medicament atomizer and foamer
FI64331C (fi) Spraymunstycke foer distribuering av en under oevertryck staoende vaetska i form av en dimma
ES2206720T3 (es) Distribuidor de producto liquido con polimero formador de pelicula en forma de finas gotitas.
CA1088473A (en) Aerosol container with flameless delivery valve
IE65896B1 (en) Dispenser adapted for combined continous and instant operation
BRPI0710657B1 (pt) recipiente de fluidos e sistema dispensador de fluidos sem ventilação que utiliza o mesmo
JPH07509209A (ja) 再使用可能なエアゾール容器
BRPI0617876A2 (pt) composição em aerossol e método
ES2182102T3 (es) Dispositivo bifasico de distribucion, en forma pulverizada, de una dosis unica de un producto fluido.
US3085752A (en) Pressure dispenser
PT94445B (pt) Dispositivo aperfeicoado para a distribuicao de materiais-escoaveis e particularmente para pulverizacao com gas pressurizado
US20200198876A1 (en) Aerosol product
US3069098A (en) Aerosol sprayer
BR112021001495A2 (pt) tecnologia de bolsa em válvula
US4568002A (en) Dispensing method and apparatus
US3129855A (en) Aerosol package
WO2009039565A1 (en) Valve housing for an aerosol valve assembly
JP2012090966A (ja) 粉体含有化粧料入り噴射容器
US4154304A (en) Fire extinguisher nozzle
BR0100088A (pt) Aspirador de garrafa de espremer
KR102624603B1 (ko) 에어로졸 용기용 일체형 분무 캡 조립체

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19911118

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19970210

PC3A Transfer or assignment

Free format text: 971015 RECKITT & COLMAN PRODUCTS LIMITED GB

PD3A Change of proprietorship
MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20020831