PT93650A - Artigo de configuracao movel - Google Patents

Artigo de configuracao movel Download PDF

Info

Publication number
PT93650A
PT93650A PT93650A PT9365090A PT93650A PT 93650 A PT93650 A PT 93650A PT 93650 A PT93650 A PT 93650A PT 9365090 A PT9365090 A PT 9365090A PT 93650 A PT93650 A PT 93650A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
motor
drive
posture
circuit
switching element
Prior art date
Application number
PT93650A
Other languages
English (en)
Inventor
Yasuta Satoh
Yasuyuki Moriyama
Hatsuo Ohkoshi
Masotoshi Sakurai
Yukihiro Asami
Original Assignee
Takara Co Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from JP1989078213U external-priority patent/JPH0617495Y2/ja
Priority claimed from JP22249089A external-priority patent/JPH0383629A/ja
Priority claimed from JP10359189U external-priority patent/JPH0746311Y2/ja
Priority claimed from JP31553489A external-priority patent/JPH03176097A/ja
Priority claimed from JP1317152A external-priority patent/JPH0832281B2/ja
Priority claimed from JP34447989A external-priority patent/JPH07100089B2/ja
Priority claimed from JP1990013980U external-priority patent/JP2527031Y2/ja
Application filed by Takara Co Ltd filed Critical Takara Co Ltd
Publication of PT93650A publication Critical patent/PT93650A/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A63SPORTS; GAMES; AMUSEMENTS
    • A63HTOYS, e.g. TOPS, DOLLS, HOOPS OR BUILDING BLOCKS
    • A63H13/00Toy figures with self-moving parts, with or without movement of the toy as a whole
    • GPHYSICS
    • G09EDUCATION; CRYPTOGRAPHY; DISPLAY; ADVERTISING; SEALS
    • G09FDISPLAYING; ADVERTISING; SIGNS; LABELS OR NAME-PLATES; SEALS
    • G09F19/00Advertising or display means not otherwise provided for
    • G09F19/02Advertising or display means not otherwise provided for incorporating moving display members
    • G09F19/08Dolls, faces, or other representations of living forms with moving parts
    • GPHYSICS
    • G09EDUCATION; CRYPTOGRAPHY; DISPLAY; ADVERTISING; SEALS
    • G09FDISPLAYING; ADVERTISING; SIGNS; LABELS OR NAME-PLATES; SEALS
    • G09F19/00Advertising or display means not otherwise provided for
    • G09F19/02Advertising or display means not otherwise provided for incorporating moving display members
    • GPHYSICS
    • G09EDUCATION; CRYPTOGRAPHY; DISPLAY; ADVERTISING; SEALS
    • G09FDISPLAYING; ADVERTISING; SIGNS; LABELS OR NAME-PLATES; SEALS
    • G09F19/00Advertising or display means not otherwise provided for
    • G09F19/02Advertising or display means not otherwise provided for incorporating moving display members
    • G09F19/08Dolls, faces, or other representations of living forms with moving parts
    • G09F2019/086Dolls

Landscapes

  • Business, Economics & Management (AREA)
  • Accounting & Taxation (AREA)
  • Marketing (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Theoretical Computer Science (AREA)
  • Toys (AREA)

Description

-2- 70 868 1-78213/ΡΤ
MEM.O.RIA-DESCRITIVA
ANTECEDENTES DO INVENTO
Este invento refere-se a um artigo de configuração móvel, e mais particularmente, a um artigo de configuração móvel que executa movimento de dobragem ou movimento para variar uma figura tal como uma configuração, uma aparência ou semelhante de uma maneira única e inesperada,por detecção de estímulos externos tal como luz, som, raios infravermelhos ou semelhante.
Um artigo de configuração móvel convencional toma,geralmente, a aparência de uma natureza morta tal como uma flor ou semelhante, e é, tipicamente, usada para decoração interior. Tal artigo de configuração móvel convencional, é construído de maneira que quando um sensor de som detecta som, de um ou mais níveis predeterminados, tal como a voz de um observador falando para o artigo, bater palmas, música de fundo ou semelhante, um elemento de comutação é ligado, para accionar um motor por meio de uma fonte de energia. 0 motor assim actuado, leva um elemento central servindo como componente de actuação a ser rodado, resultando num componente de cobertura,o qual tem uma aparência por imitação a, por exemplo, uma flor, e no qual o elemento central está livremente montado, a ser movido, de uma maneira complicada, com a rotação do elemento central.
No entanto, os consumidores desejam a aparência de um artigo de configuração móvel, exibindo movimento único e inesperado ou movimento, que nunca tenha sido visto.
Também, no artigo de configuração móvel convencional, o desaparecimento de som a ser detectado pelo sensor leva 0 accionamento do motor a parar imediatamente, de maneira que 0 movimento do artigo é obrigado a parar numa postura não natural a uma figura do artigo em vias do movimento. Isto sugere a um observador o facto de que um artigo de configuração móvel, que o observador considera ser uma natureza morta executa movimento o que desta forma leva a que a imprevisibilidade e originalidade do artigo de configuração móvel seja reduzida.
Consequentemente, seria altamente desejável proporcionar um 70 888 . 1-78213/ΡΤ / -3- artigo de configuração móvel que seja capaz de efectuar movimento único e inesperado, suficiente para exibir variação inesperada na figura.
SUMARIO DO IMVEMTO
Falando em geral, de acordo com um aspecto do presente invento, um artigo de configuração móvel é proporcionado o artigo de configuração móvel inclui um recipiente formado de material flexível; uma estrutura dobrãvel contida no recipiente e actuada para levar o recipiente a executar movimento de dobragem; um motor contido no recipiente e ligado operativamente à estrutura dobrãvel para actuar a estrutura dobrável; e um circuito de aecionamento do motor para accionar o referido motor. A estrutura dobrável está ligada operativamente ao recipiente de modo a transmitir a actuação da estrutura dobrável ao recipiente, resultando no recipiente exibindo movimento de dobragem.
Também, de acordo com o presente invento, um artigo de configuração móvel é proporcionado. 0 artigo de configuração móvel inclui um recipiente formado de um material flexível em forma cilíndrica; uma base; um motor montado na base; um circuito de aecionamento do motor ligado electricamente ao motor para accionar o motor; um componente de rotação ligado operativamente ao motor de modo a ser rodado pelo aecionamento do motor; um componente de oscilação suportado na base de maneira a ficar levantado e ser móvel articuladamente, e ser ligado operativamente ao componente de rotação de modo a ser móvel articuladamente dependendo da rotação do componente de rotação; um componente de suporte, disposto por cima do componente de oscilação, de maneira a ser móvel em relação ao componente de oscilação, e ligado à parede lateral do recipiente para transmitir o movimento de oscilação, do componente de oscilação ao recipiente, para com isto levar o recipiente a executar movimento de dobragem; um sensor para detectar estímulos externos; um elemento de comutação ligado entre o sensor e o circuito de aecionamento do motor de modo a ser actuado dependendo do estimulo externo detectado pelo sensor; um comutador de detecção de postura para detectar uma postura predeterminada do componente -4- 70 868 1-78213/ΡΤ de oscilação. 0 comutador de deteeção de postura está ligado ao elemento de comutação e ao circuito de accionamento do motor para levar o circuito de accionamento do motor a accionar o motor quando o elemento de comutação é desligado e a menos que o comutador de deteeção de postura detecte a postura predeterminada do componente de oscilação. 0 artigo de configuração móvel inclui também uma mola interposta, entre o componente de oscilação e o componente de suporte, de forma a exercer força elástica nas direcções de separação do componente de oscilação e do componente de suporte um do outro. 0 recipiente contém nele os componentes respectivos acima descritos.
Adicionalmente, de acordo com o presente invento um artigo de configuração móvel é proporcionado. 0 artigo de configuração móvel inclui um recipiente, formado de um material flexível em forma cilíndrica; uma base; um motor montado na base; um circuito de accionamento do motor ligado electricamente ao motor para accionar o motor; um componente de rotação ligado operativamente ao motor de modo a ser rodado com o accionamento do motor; um componente de oscilação suportado na base de maneira a ficar levantado e ser móvel articuladamente e ligado operativamente ao componente de rotação de modo a ser móvel articuladamente dependendo da rotação do componente de rotação; um componente de suporte disposto por cima do componente de oscilação de maneira a ser móvel em relação ao componente de oscilação e ligado à parede lateral do recipiente para transmitir o movimento de oscilação do componente de oscilação ao recipiente para com isto levar o recipiente a executar movimento de dobragem; uma união de esfera para por meio dela ligar operativamente o componente de oscilação e o componente de suporte um ao outro; um sensor para detectar estímulos externos; uma mola interposta entre o componente de oscilação e o componente de suporte de forma a exercer força elástica nas direcçães de separação do componente de oscilação e do componente de suporte um do outro. 0 recipiente contém nele os componentes respectivos acima descritos.
De acordo com outro aspecto do presente invento, um circuito de accionamento do motor para um artigo de configuração móvel, o -5- 70 888 1-78213/ΡΤ qual está adaptado para executar movimento de dobragem,utilizando o accionamento de um motor disposto no seu interior e incluindo uma bobina de accionamento, é proporcionado. 0 circuito de accionamento do motor inclui um elemento de comutação do motor de accionamento, para fornecer energia eléctrica de uma fonte de energia ao motor; um elemento de comutação de curto-circuito para pôr em curto-circuito a bobina de accionamento do motor; um sensor para detectar estímulos externos; um comutador de detecção de postura para detectar uma postura predeterminada do artigo de configuração móvel; e um circuito de selecção para ligar o elemento de comutação do motor de accionamento para accionar o motor quando o sensor detecta o estimulo externo e para desligar o elemento de comutação do motor de accionamento e ligar o elemento de comutação de curto-circuito para levar a bobina de accionamento a ser descarregada quando o comutador de detecção de postura detecta a postura predeterminada do artigo de configuração móvel.
Por consequência, é um objectivo do presente invento proporcionar um artigo de configuração móvel que é capaz de lhe permitir uma configuração para levar a cabo movimento único e inesperado por detecção de estímulos externos assim como conservar-se estacionário quando não detecta o estimulo. É outro objectivo do presente invento proporcionar um artigo de configuração móvel o qual é capaz de permitir uma configuração dele para executar movimento de dobragem, resultando um observador interessando-se muito e sendo apanhado de surpresa. É um outro objectivo do presente invento proporcionar um artigo de configuração móvel o qual é capaz de assumir uma postura regular natural a uma configuração dele sempre que o movimento do artigo é interrompido. É ainda outro objectivo do presente invento proporcionar um artigo de configuração móvel o qual é capaz de exibir prestabilidade satisfatória. t ainda outro objectivo do presente invento proporcionar um artigo de configuração móvel o qual é capaz de ser impedido de se -8- 70 888 1-78213/ΡΤ danificar devido ao repetido movimento de dobragem durante um longo período de tempo. É igualmente outro objectivo do presente invento proporcionar um artigo de configuração móvel, o qual é capaz de aumentar a quantidade de movimento de uma configuração dele. t ainda um outro objectivo do presente invento proporcionar um artigo de configuração móvel, o qual é capaz de parar o movimento de dobragem numa postura natural, a uma configuração do artigo. É igualmente um outro objeetivo do presente invento proporcionar um circuito de accionamento do motor, para um artigo de configuração móvel, o qual é capaz de levar o movimento do artigo de configuração móvel a ser constantemente interrompido, numa postura predeterminada com exactidão. É ainda um outro objectivo do presente invento proporcionar um circuito de accionamento do motor, para um artigo de configuração móvel, o qual é capaz de levar o motor a actuar como travão quando o accionamento do motor é interrompido, para deste modo efectuar a paragem do motor com elevada exactidão.
Ainda outros objectivos e vantagens do invento serão em partes óbvias e serão em parte evidentes a partir da descrição. 0 invento em consequência compreende os aspectos de construção, combinação de elementos, um arranjo das partes o qual será exemplificado construção aqui a seguir exposta, e o âmbito do invento será indicado nas reivindicaçóes.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
Para uma compreensão mais completa do invento, é feita referência à descrição seguinte, com referência aos desenhos anexos nos quais, números de referência semelhantes, designam partes semelhantes ou correspondentes; nos quais: a Fig. 1 é uma vista transversal vertical mostrando uma concretização do artigo de configuração móvel de acordo com o presente invento; -7- 70 888 1-78213/ΡΤ a Fig. 2 é uma vista em perspeetiva explodida, mostrando uma estrutura dobrável incorporada no artigo de configuração móvel mostrado na Fig. 1; as Figs. 3A a 3C são, cada uma, uma vista em perspeetiva esquemática, mostrando o processo do movimento de dobragem do artigo de configuração móvel mostrado na Fig. 1; a Fig. 4 é um diagrama do circuito,mostrando um circuito de accionamento do motor incorporado no artigo de configuração móvel mostrado na Fig. 1; a Fig. 5 é uma vista em perspeetiva do artigo de configuração móvel mostrado na Fig. 1, ao qual estão ligados acessórios; a Fig. 6 é uma vista esquemática fragmentária, parcialmente em secção mostrando uma modificação de uma engrenagem de redução disposta entre um motor e uma estrutura de dobragem no artigo de configuração móvel mostrado na Fig. 1; a Fig. 7 é uma vista em diagrama esquemática da engrenagem mostrada na Fig. 6; a Fig. 8 é uma vista em perspeetiva explodida, mostrando outra concretização do artigo de configuração móvel de acordo com o presente invento;
a Fig. 9 é uma vista transversal vertical do artigo de configuração móvel mostrado na Fig. 8; as Figs 10A a 10C são cada uma uma vista em perspeetiva esquemática mostrando o processo do movimento de dobragem do artigo de configuração móvel mostrado na Fig. 8; a Fig. 11 é um diagrama do circuito, mostrando outro circuito de accionamento do motor adequado para o uso num artigo de configuração móvel,de acordo com o presente invento; a Fig. 12 é um gráfico das formas de onda, mostrando o funcionamento do circuito de accionamento do motor da Fig. 11; e a Fig. 13 é um diagrama do circuito, mostrando um outro 70 868 1-78213/ΡΤ
-8 circuito de accionamento do motor adequado para o uso de um artigo de configuração móvel de acordo com o presente invento.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA CONCRETIZAÇÃO PREFERIDA
Agora, o artigo de configuração móvel, de acordo com o presente invento,será aqui a seguir descrito, com referência aos desenhos anexos.
As Figs. 1 a 3 ilustram uma concretização do artigo de configuração móvel,de acordo com o presente invento.
Um artigo de configuração móvel, da concretização ilustrada, geralmente, designado pelo número de referência 20, inclui um invólucro ou recipiente 22, com forma cilíndrica. Na concretização ilustrada, o recipiente 22 tem uma conformação exterior cilíndrica semelhante a uma lata de cerveja. 0 recipiente 22 inclui um fundo 24, uma parede periférica ou barril 26 e um topo 28. No recipiente 22 está disposto um receptãculo 30, no qual uma fonte de energia 32, tal como uma pilha seca ou semelhante, está contida. 0 reeeptáeulo 30 está colocado no fundo 24 do recipiente 22 de forma a receber renovadamente no seu interior a fonte de energia 32. Com este fim, o fundo 24 é formado de modo que uma parte dele possa ser aberta. Também, no fundo 24 estão montados um comutador principal 34 e um sensor de som 36 constituindo o circuito de accionamento do motor descrito aqui a seguir. 0 comutador principal 34 inclui uma alavanca de actuação 38 disposta de maneira a se projectar para o exterior através do fundo 24, por meio da qual o comutador principal 34 é operado para actuação do artigo de configuração móvel.
Igualmente, no recipiente 22 está montada firmemente uma caixa semelhante a uma carcaça 40, a qual está disposta no reeeptáeulo 30. Na concretização ilustrada, a carcaça 40 pode ser considerada para constituir uma base. Na carcaça 40 estão incluídos um motor 42 e uma engrenagem de redução 44, incluindo uma engrenagem cilíndrica de dentes rectos, uma engrenagem de redução compreendendo ura sem-fim e uma uma engrenagem sem-fim, e uma embraigem por fricção de corte por sobrecarga. A engrenagem 44 inclui também um veio de potência 46, disposto de forma a -9- 70 868 1-78213/ΡΤ prolongar-se para cima através da parede superior da carcaça 40. Na porção do veio de potência 46, que se projecta da carcaça 40, está montado um excêntrico 48, aetuando como componente de rotação, o qual é proporcionado na sua superfície superior com um pino de accionamento excêntrico 50,de maneira a prolongar-se para cima dele. A carcaça 40 está munida, em ambos os lados da porção superior da parede lateral dela, com pinos de fixação 52, prolongando-se para o exterior através da carcaça 40. Por cima da carcaça está disposto um componente de oscilação 54, o qual inclui um par de porções de perna 56 disposto de forma a encaixar a porção superior da carcaça 40 e uma porção de ligação 58 que se prolonga entre as porções de perna 56. As porções de perna 56 são cada uma formada na sua porção inferior com um ferro de lado a lado 60, através do qual cada um dos pinos de fixação 52 é livremente inserido, de modo que o componente de oscilação 54 pode ser, articuladamente, movido à volta dos pinos de fixação 52 em relação à carcaça 40. A porção de ligação 58 é formada na sua superfície inferior com um recesso alongado 62, de forma a prolongar-se na direcção longitudinal da mesma, na qual o pino de accionamento excêntrico 52, acima descrito, do excêntrico 48 é recebido.
Em tal arranjo do excêntrico 48 e componente de oscilação 54, a rotação do excêntrico 48 na direcção indicada por uma seta 64 na Fig. 2, leva o componente de oscilação 54 a ser articuladamente movido à volta dos pinos de fixação 52 nas direcçoes indicadas pelas setas 66. 0 componente de oscilação 54 é munido nele com um componente cilíndrico 68. Na concretização ilustrada, o componente cilíndrico 68 é formado integralmente com o componente 54, de maneira a ser colocado no componente de oscilação 54. 0 componente cilíndrico 68 é munido na periferia exterior da sua porção superior com uma saliência anelar 70, prolongando-se lateralmente a partir do mesmo. No componente cilíndrico 68 está disposta uma projecção 72, de maneira a ser, substancialmente, concêntrica com o componente 68 e prolongando-se na direcção axial do componente 68, a qual é formada com um furo cego 74, aberto na superfície superior do componente 68, e prolongando-se na direcção axial do mesmo. -10- 70 888 1-78213/ΡΤ
Adicionalmente, no recipiente 22 está disposto ajustadamente um componente de suporte 76, em forma de tampa,de maneira a estar posicionado entre o topo 28 e o componente de oscilação 54. 0 componente de suporte 76 está adaptado para esta.r engrenado com o recipiente 22, para suportá-lo,e transmitir a actuação do componente de suporte 76 ao recipiente, como abaixo descrito. Na concretização ilustrada, está engrenado com a parede lateral ou parede periférica 26, do recipiente 22 e, com este objectivo, é concebido de modo cilíndrico, substancialmente com o mesmo diâmetro que a parede periférica 26 do recipiente 22. Assim, o componente de suporte 76 é ajustado na periferia total do mesmo com a parede lateral 26 do recipiente 22. Entre o componente de suporte 76 e o componente de oscilação 54 é interposta uma mola helicoidal 76, de tal maneira que parte da mesma é recebida no componente cilíndrico 68 e ajustada na projeeção 72, resultando um constante forçar do componente de suporte 76 e do componente de oscilação 54, nas direcções de separação um do outro. 0 componente de suporte 76 está munido na porção central da superfície inferior dele com um pino de guiamento 80, prolongando--se para baixo a partir dele,de forma a ser inserido no furo cego 74, da projeeção 72. Também, o componente de suporte 76 está munido na sua superfície inferior com uma pluralidade de projecçoes alongadas 82, as quais se prolongam para baixo a partir dele e estão radialmente espaçadas umas das outras de forma a circundarem o componente cilíndrico 68. As projecçSes 82 são cada uma formadas na extremidade mais distante das mesmas com uma gama 84 de maneira a se projectar para dentro das mesmas, a qual está adaptada para ingrenar com a saliência anelar 70 do componente cilíndrico 68, de modo que o componente de suporte 76 constantemente forçado para cima pela mola helicoidal 78 possa ser impedido de se soltar ou de se desengatar do componente cilíndrico 68. Assim, será notado que o componente de suporte 76 está disposto de maneira a ser elasticamente móvel em relação ao componente de oscilação 54, enquanto sustenta o engate com o componente 54.
Assim, uma estrutura de dobragem,é proporcionada,a qual é actuada pelo motor e transmite a actuação da estrutura dobrável -11- 70 868 1-78213/ΡΤ ao recipiente para levar este a executar movimento de dobragem.
Para este fim, o recipiente 22 é concebido de modo a exibir flexibilidade. Na concretização ilustrada, a parede periférica ou barril 26 do recipiente 22 está adaptada para exibí-la. 0 barril 26 pode ser formado de um material flexível tal como uma folha de plástico flexível. 0 assim formado barril 26 está ligado por engate ao componente de suporte 76 por aderência ou fixação, de maneira a comprimir um tanto a mola helicoidal 78, resultando no artigo de configuração móvel da concretização ilustrada exibindo normalmente uma aparência tal como a mostrada na Fig. 1 por o recipiente estar sob tensão. Na concretização ilustrada, a extremidade superior do barril 26 está dobrada para dentro de forma a ficar posicionada dentro do componente de cobertura 76 e o topo 28 é colocado firmemente no barril 26. 0 artigo de configuração móvel 20 da concretização ilustrada pode incluir um comutador de deteeção de postura 86 o qual constitui uma parte do circuito de accionamento do motor e é proporcionado na carcaça 40 para detectar uma postura predeterminada do artigo de configuração móvel. Na concretização ilustrada, o comutador 86 está disposto na superfície exterior da carcaça 40 de maneira a ficar fronteiro à periferia exterior do excêntrico 48. Na concretização ilustrada, o comutador de deteeção de postura 86 está adaptado para detectar o ângulo de inclinação da estrutura dobrável e por conseguinte do artigo de configuração móvel 20. Mais particularmente, o comutador 86 está disposto de forma a ser ligado quando o artigo 20 está em posturas dobradas como mostrado nas Figs. 3B e 3C senão numa posição erecta como mostrado nas Figs. 1 e 3A e desligado quando está na posição erecta. Designado pelo número de referência 88 está um corpo do circuito de accionamento formando uma parte do circuito de accionamento do motor. A Fig. 4 mostra o circuito de accionamento do motor para accionar o motor 42, em que o número de referência 90 designa um elemento comutador adaptado para ser ligado dependendo da salda do sensor de som ou microfone 36. 0 elemento de comutação 90 está ligado em série com o corpo do circuito de accionamento 88, com a -12- 70 888 1-78213/ΡΤ fonte de energia 32 e com o comutador principal 34.
Então, o modo de funcionamento do artigo de configuração móvel da concretização ilustrada, construído como acima descrito será aqui a seguir descrito com referência às Figs. 1 a 5. 0 artigo de configuração móvel, tendo uma configuração concebida por ter uma conformação exterior cilíndrica semelhante a uma lata de cerveja, é levado a ficar numa tal postura erecta ou normal como mostrado na Fig. 3A sempre que o comutador principal 34 é ligado por meio da alavanca de actuação 38. Quando o sensor de som ou microfone 36 detecta som de um ou mais níveis predeterminados tal como bater palmas,música, vozes falando para o artigo ou semelhante após o comutador principal 34 ter sido ligado, o elemento de comutação 90 é ligado ou desligado dependendo do da magnitude ou volume do som para levar a energia eléctrica a ser fornecida da fonte de energia 32 ao circuito de accionamento do motor 88. Isto leva o motor 42 a ser aecionado para fazer rodar o componente de rotação ou excêntrico 48, por meio do mecanismo de engrenagem 44, conduzindo à rotação do pino de accionamento 50 no recesso 62, de modo que o componente de oscilação 54 possa ser articuladamente movido em torno dos pinos de suporte 52. Isto resulta no artigo de configuração móvel ou lata de cerveja 20, sendo deformado numa direcção ou desde a posição erecta mostrada na Fig. 3A para uma posição ou postura dobrada mostrada na Fig. 3B ou 3C, retornando à posição erecta mostrada na Fig. 3A e então deformado na direcção oposta ou desde a posição erecta até à posição dobrada mostrada na Fig. 3C ou 3B. Tal movimento de dobragem do artigo ou lata 20 é incessante enquanto o som é ininterruptamente detectado.
No caso em que a postura do artigo de configuração móvel ou lata de cerveja 20 é erecta quando a detecção do som é interrompida, o comutador de detecção de postura 86 é mantido desligado, de modo que o fornecimento de energia eléctrica da fonte de energia 32 para o corpo de circuito de accionamento 88, donde resulta a paragem do movimento da lata 20. Pelo contrário, no caso em que a lata de cerveja 20 está na postura dobrada quando a detecção de som é interrompida, o comutador de detecção -13- 70 868 1-78213/ΡΤ de postura 86 é mantido ligado até o componente de oscilação 54 ser articuladamente movido para a postura predeterminada, ou posição erecta, mesmo quando o elemento comutador 30 desliga, de modo que a lata de cerveja 20 possa ser movida para posição erecta, mostrada na Fig. 3A, na qual o movimento é interrompido. Isto resulta no barril 26 do artigo de configuração móvel, sendo posto sob tensão, para levar uma configuração ou aparência natural a uma lata de cerveja a ser mantida.
No artigo de configuração móvel ou lata de cerveja da concretização ilustrada, o ndmero de referência 92 designa acessórios formados para imitação de uns óculos e de uns auscultadores, os quais são montados separavelmente na periferia exterior do topo 28 por meio de grampos 94, como mostrado na Fig. 5.
As Figs. 6 e 7 mostram uma modificação do mecanismo de engrenagem 44, incorporado no artigo de configuração móvel 20 da concretização ilustrada. Ura mecanismo de engrenagem 44 mostrado nas Fig. 6 e 7 inclui um carreto 96 montado no veio de potência 98 do motor 42, uma engrenagem 100 montada num veio de suporte 102 e engrenada no carreto 96, uma engrenagem 104 munida integralmente e coaxial com a engrenagem 100, uma engrenagem 1065 engrenada na engrenagem 104, uma engrenagem 108 formada integralmente com a engrenagem 106, uma engrenagem 110 engrenada na engrenagem 108, uma engrenagem 112 fornecida integralmente com a engrenagem 110, uma engrenagem 114 engrenada na engrenagem 112 uma engrenagem cónica 116 rodada com a engrenagem 114, uma engrenagem cónica 118 montada no veio de potência 46 do mecanismo 44. Quando o motor 42 é accionado, a rotação do motor 42 é transmitida através da engrenagem de mecanismo 44, assim construída ao veio de potência 46 para rodar o excêntrico 48, resultando no pino de accionamento 50, sendo excentricamente rodado. Isto tem como resultado que o componente de oscilação 54 é movido articuladamente, levando à actuação do comutador de detecção de postura 86. 0 artigo de configuração móvel da concretização ilustrada está adaptado para detectar som, no entanto pode ser usado um -14- 70 868 1-78213/ΡΤ sensor para detectar estímulos externos outros de som tais como electricidade estática, luz, pressão, raios infravermelhos, cheiro, temperatura ou semelhante. Por exemplo, um sensor de pressão pode ser usado, o qual é adaptado para detectar o peso de uma pessoa aproximando-se do artigo de configuração móvel. Também, o artigo de configuração móvel da concretização é feito de modo a ter uma configuração por ter uma conformação exterior cilíndrica semelhante a uma lata de cerveja, no entanto, pode ser formado em imitação de uma boneca, uma garrafa, um monstro ou semelhante.
Como pode ser visto anteriormente, o artigo de configuração móvel da concretização ilustrada é construído de forma a manter--se estacionário quando o sensor de som não detecta estímulos externos, resultando na exibição de uma configuração estacionária e/ou a aparência de uma natureza morta. Quando o artigo detecta estímulos externos, deforma-se ou executa movimento de dobragem, para com isto levar um observador a interessar-se muito e ser apanhado de surpresa e ser possível qualquer comunicação ocasionada entre o observador e o artigo. Também, a disposição do comutador de detecção de postura no artigo permite ao artigo ser mantido numa postura regular inerente a uma natureza morta a qual o artigo imita sempre que o artigo não detecta estímulos externos, porque ele leva o barril a manter-se erecto e elasticamente esticado.
As Figs. 8 a 10 mostram outra concretização de um artigo de configuração móvel de acordo com o presente invento.
Um artigo de configuração móvel da concretização ilustrada é construído de forma a exibir mais suavemente movimento de dobragem.
Na concretização acima descrita com referência às Figs. 1 a 7, o componente de suporte está apto para aplicar tensão ou força excessiva ou imoderada â parede periférica ou lateral do recipiente, de modo a que haja uma possibilidade de a parede lateral ser submetida a uma dilatação irreversível, resultando em curvatura, porque é feita de um material flexível. Também, isto -15- 70 868 1-78213/ΡΤ causa, a separação do recipiente do componente de suporte ou a ruptura do recipiente. Também, a disposição da mola entre o componente de suporte e o componente de oscilação falha frequentemente, na transmissão suficiente do movimento de oscilação do componente de oscilação ao componente de suporte, conduzindo ao fracasso, num aumento na quantidade de movimento do artigo de configuração móvel.
No artigo de configuração móvel mostrado nas Figs.8 a 10, a ligação entre um componente de oscilação e um componente de suporte é aperfeiçoado para impedir que tensão ou força excessiva seja aplicada a um recipiente e garantir movimento natural ao componente de suporte para melhorar a prestabilidade, assim como transmitir satisfatoriamente o movimento de oscilação do componente de oscilação ao componente de suporte, para aumentar a quantidade de movimento da figura. 0 artigo de configuração móvel da concretização ilustrada inclui um recipiente 22 formado em conformação exterior cilíndrica semelhante a uma lata de cerveja e compreende um fundo 24, uma parede periférica ou lateral 26 feita de um material flexível tal como uma folha de resina vinilica flexível e um topo 28. No recipiente 22 estão dispostos uma carcaça 40 servindo como base, um componente de oscilação 54, uma mola helicoidal 78 e um componente de suporte 76 de forma substancialmente cilíndrica, os quais podem ser dispostos substancialmente da mesma maneira como os da concretização acima descrita. Entre o componente de oscilação 54 e o componente de suporte 76 está disposta uma união de esfera 120 para ligar operativamente ambos um ao outro.
No recipiente 22 está disposto um receptáculo 30 no qual uma fonte de energia (não mostrada) tal como uma pilha seca ou semelhante, é recebida. 0 receptáculo 30 é colocado no fundo 24 do recipiente 22 de forma a receber, renovadamente, nele a fonte de energia 32. Com este fim, a parede periférica 26 do recipiente 22 está dobrada para dentro, na extremidade inferior da mesma, para formar uma flange interior 122 na qual o receptáculo 30 é colocado e o fundo 24 é formado de forma que uma parte 124 do mesmo posssa ser aberta. 0 receptáculo é fixado na flange 122 por -16- 70 888 1-78213/ΡΤ meio de parafusos 126, inseridos através do fundo 24. Na concretização ilustrada, o receptáculo 30 pode ser formado integralmente com a carcaça 40.
Na carcaça 40 é montado um sensor 36, o qual está adoptado para detectar estímulos externos, tais como luz, som, raios infravermelhos ou semelhante, para actuar um elemento de comutação (não mostrado) para um corpo do circuito de accionamento 88, substancialmente, disposto na carcaça 40. 0 sensor 36 projecta-se exteriormente através dum furo lado a lado 128, quando a carcaça 40 é colocada no recipiente 22. Igualmente, na carcaça 40 estão dispostos um motor (não mostrado) accionado quando energia eléctrica lhe é fornecida, desde a fonte de energia, através do elemento de comutação, uma engrenagem de redução mecânica (não mostrada), ligada operativamente.ao motor, e incluindo um veio de potência (não mostrado), no qual o componente de rotação ou excêntrico 48 é mostrado. 0 número de referência 52 designa pinos de suporte projectados, para o exterior, através da carcaça 40. Tais componentes podem ser construídos substancialmente da mesma maneira que os da concretização acima descrita. 0 componente de rotação ou excêntrico 48 inclui um pino de accionamento excêntrico 50. 0 componente de oscilação 54 inclui um par de porções de perna 56 e uma porção de ligação 58, interposta entre as porçoes de perna 56 de forma a ligar ambas. Na porção de ligação 58 está disposto um componente cilíndrico 68, servindo como recebedor da mola. A porção de ligação 58 é formada na sua superfície inferior com um recesso alongado 62, de maneira a ser colocada no componente cilíndrico 68. As porções de perna 56 são cada uma formadas com um furo lado a lado 60, através do qual o pino de suporte 52 é ajustado para suportar o componente de oscilação 54 na carcaça ou base 40, de maneira a ser móvel articuladamente em torno dos pinos de suporte 52. No recanto 62 é ajustado o pino de accionamento excêntrico 50 do excêntrico 48, de modo que a rotação do componente de rotação ou excêntrico 48 leva o componente de oscilação 54 a ser articuladamente movido em torno dos pinos de suporte 52. 70 888 1-78213/ΡΤ ' -17- Α união de esfera 120, resumidamente acima descrita; compreende uma esfera 130 proporcionada num dos componentes de oscilação 54 e componente de ligação 76 e uma base de esfera 132 proporcionada no outro dos componentes 54 e 76. Na concretização ilustrada, a esfera 130 está disposta no componente de oscilação 54 e a base de esfera 132 está disposta no componente de suporte 76. Mais em particular, a esfera 130 está montada na extremidade mais distante do pino de suporte 80, fixo na sua extremidade mais próxima na porção central do fundo do componente cilíndrico, ou recebedor de mola 68,de modo a prolongar-se para cima do mesmo, e a base de esfera 132 está montada na porção central da superfície inferior do componente de suporte 76. A base de esfera 132 é formada na sua superfície superior com uma pluralidade de furos de fixação 134 e o componente de suporte 76 é formado com uma pluralidade de furos lado a lado 136, de maneira a corresponderem parcialmente aos furos de fixação 134. 0 número de referência 138 designa uma ferragem a qual inclui uma secção de suporte plana 140 e uma pluralidade de garras ou linguetas 142, proporcionadas na superfície inferior da secção de suporte 140, de modo a prolongarem-se para baixo a partir da mesma,e inseridas fixamente através dos furos 134 e 136, para desse modo fixar a base de esfera 132 em relação ao componente de suporte 76.
Entre o componente de suporte 76 e o componente de oscilação 54 é interposta uma mola helicoidal 78, para impelir constantemente ambos os componentes 76 e 54 nas direcçêes de separação um do outro. A mola helicoidal 78 é disposta, de modo que a sua porção inferior seja recebida no componente cilíndrico, ou recebedor de mola 68, e a sua porção superior seja fixa na base de esfera 132.
Assim, uma estrutura dobrável é formada a qual serve para transmitir a potência do motor através da mesma â parede lateral 26 do recipiente 22.
Na estrutura dobrável construída como acima descrita, a mola helicoidal 78 está contida na sua porção inferior no recebedor de mola 68, e então a esfera 130, da união de esfera 120, é colocada à força na base de esfera 132, montada na superfície inferior do -18- 70 888 1-78213/ΡΤ componente de suporte 76, para deste modo ligar o componente de oscilação 54 e o componente de suporte 76 um ao outro, e comprimir a extermidade superior da mola helicoidal 78 contra a superfície inferior do componente de suporte 76. A estrutura de suporte, assim- montada, é então inserida no recipiente, ao mesmo tempo que é integralmente ligada entre a carcaça ou base 40 e o componente de suporte 76. Então, a base 40 é fixa em relação ao recipiente 22. A parede periférica 26 do recipiente 22 é dobrada para dentro e para baixo, na sua extremidade superior como indicado pelo número de referência 144, de modo que a extremidade superior dobrada possa encerrar com segurança a extremidade superior 145, do componente de suporte anelar 76. Depois disso, o topo 28 é fixo no componente de suporte 76, resultando no recipiente estando rigidamente ligado ao componente de suporte 76, enquanto se mantém erecto.
Na concretização mostrada nas Figs. 8 e 9, o componente de rotação 48 compreende um excêntrico como acima descrito, e um microinterruptor 146 está disposto na proximidade do excêntrico 48,e é ligado ao corpo do circuito de accionamento 88,em paralelo com o elemento de comutação ligado ao sensor 36, resultando na construção de um mecanismo de restituição de postura, o qual serve para accionar o motor, para repor o artigo de configuração móvel na sua postura erecta normal, mesmo se não detectar estímulos externos na altura em que ele está uma postura dobrada.
No artigo de configuração móvel das Figs. 8 e 9 construido como acima descrito, quando o sensor detecta estímulos externos tais como som, luz, raios infravermelhos, cheiro, calor ou semelhante, ele actua para ligar o elemento de comutação para accionar o motor. Isto resulta na rotação do componente de rotação 48, provocando o movimemto de oscilação do componente de oscilação 54, o qual é transmitido através da união de esfera 120 ao componente de suporte 76. Isto leva o recipiente 22, e mais especificamente a parede periférica 26, do recipiente 22, a executar repetidamente movimento de dobragem como mostrado nas Figs. 10A a 10C. Durante o movimento de dobragem, um lado da parede periférica 26 é sujeito, repetidamente, à contração e -19- 70 888 1-78213/ΡΤ expansão, ao passo que o outro lado é sujeito, repetidamente, â expansão e contracção, correspondendo ao movimento de cada lado, respectivamente. Por consequência, a reacção da contraccão é aplicada repetidamente ao componente de suporte 76, contudo, a união de esfera,adequadamente, move-se articuladamente, para deste modo impedir que forca excessiva seja aplicada à parede periférica 26, do recipiente 22, de modo que o componente de suporte 76 possa determinar convenientemente a extensão do movimento no qual ele se move articuladamente numa postura natural. Isto impede de maneira efica2 estragos do recipiente 22 e particularmente da parede periférica 26, independentemente do repetido movimento de dobragem do recipiente 22.
Adicionalmemte, quando o componente de oscilação 54 retorna a uma posição erecta, a mola helicoidal 78 provoca que o componente de suporte 76 seja forçadamente separado para cima do componente de oscilação 54, de modo que o artigo de configuração móvel possa ser restituído à posição erecta, enquanto é mantido esticado. 0 arranjo do mecanismo de restituição de postura compreendendo, na concretÍ2ação ilustrada, o componente de rotação 48 e o mierointerruptor 146, leva o accionamento do motor a ser contínuo, até que o artigo de configuração móvel seja restituído à posição erecta, mesmo quando o estímulo externo é extinguido duraíite o movimento de dobragem. Assim, um observador não imaginaria o movimento de dobragem do artigo de configuração móvel, desde a postura estacionária do artigo, de modo que o movimento de dobragem do artigo, executado em resposta a estímulos externos, provocando que o observador seja apanhado de surpresa.
Como pode ser visto anteriormente, o artigo de configuração móvel mostrado nas Figs. 8 e 9 é construído, de modo que a união de esfera é colocada interpostamente entre o componente de oscilação e o componente de suporte, e a mola é igualmente interposta entre ambos os componentes, para impelir os componentes em direcções de separação dos mesmos. Tal construção permite ao componente de suporte de executar secretamente variação da -20- 70 888 1-78213/ΡΤ posição e impede operativamente que força imoderada ou excessiva seja aplicada à parede periférica do recipiente, com o movimento de oscilação do componente de oscilação, de modo que o artigo de configuração móvel possa executar movimento de dobragem suave sem causar qualquer deterioração, estrago ou separação da parede periférica. A parte restante da concretização das Figs. 8 e 9 pode ser construída substancialmente da mesma maneira que a mostrada nas Figs. 1 a 7. 0 circuito de accionamento do motor, adequado para o uso em cada uma das concretizações acima descritas, pode ser construído como mostrado na Fig. 11. Um circuito de accionamento do motor, geralmente, indicado pelo número de referência 148 na Fig. 11,está adapatado para levar um motor a actuar também como travão, quando o movimento do motor é interrompido,devido ao desaparecimento de estímulos externos a serem detectados por um sensor, de modo que o artigo de configuração móvel do presente invento possa ser parado,numa postura predeterminada, e particularmente numa postura natural de uma natureza morta, na qual o artigo de configuração móvel tem origem, com elevada exactidão, para realçar a exactidão do movimento do artigo de configuração móvel.
Para este fim, o circuito de accionamento do motor 148 inclui um sensor de som ou microfone 36, o qual está adaptado para gerar um sinal de saída por deteoção de som de um ou mais níveis predeterminados, o qual é então fornecido através de um elemento de comutação 90, compreendendo um transístor tipo NPN a um terminal de um primeiro circuito NÃO-E(NAND) 150. 0 número de referência 152 designa um circuito de selecção, o qual pode ser um bem conhecido circuito biestável, compreendendo dois circuitos μ NAO-E ligados,cruzadamente, um ao outro. 0 circuito biestável 152 usa um sinal, que lhe é fornecido pelo circuito NAO-E 150, como sinal de arranque para ligar um elemento de comutação do motor de accionamento 154, e usa um sinal que lhe é fornecido por um segundo circuito NÁ0-E 156 descrito aqui a seguir, como sinal de reposição para ligar um elemento de comutação de curto-circuito 158. Assim, o circuito biestável 152 funciona para actuar -21- 70 868 1-78213/ΡΤ selectivamente os elementos de comutação 154 e 158.
Ao segundo circuito NÂO-E 156 é fornecido através de um circuito de interdição 160 um sinal gerado por um comutador de detecção de postura 86 actuado pelo componente de rotação ou excêntrico 48 rodado em sincronismo com o motor 42. 0 circuito de interdição 160 pode ser um bem conhecido circuito de diferenciação compreendendo um condensador 162 e uma resistência 164, e a saída do circuito NAO-E é retardada no tempo correspondendo a um periodo de tempo do circuito de interdição 160 em relação ao sinal do comutador de detecção de postura 86. Por outras palavras, para um período de tempo semelhante, o circuito biestável 152 actua para inibir uma aeção inversa mesmo quando o circuito NAO-E 150 fornece um sinal ao circuito biestável 152. Ambos os elementos de comutação 154 e 158 podem compreender cada um um transístor tipo NPN, dos quais as bases estão ligadas a terminais de saída dos dois circuitos NAO-E constituindo o circuito biestável ou circuito de selecção 152, respectivamente. 0 colector e o emissor do elemento de comutação 154, actuando como motor de accionamento, estão ligados a uma linha para fornecer energia eléctrica de uma fonte de energia 32 ao motor 42, de modo que quando um sinal é fornecido pelo circuito biestável 152 ao elemento de comutação do motor de accionamento 154, o elemento 154 acciona o motor 42. 0 colector e o emissor do elemento de comutação 158 actuando como elemento de comutação de curto-circuito estão ligados a ambos os terminais de um condensador 166 ligado em paralelo com uma bobina de accionamento do motor 42. Assim, quando um sinal é fornecido pelo circuito biestável 152 à base do elemento de comutação de um eurto--circuito 158, ele leva a bobina de accionamento do motor 42 a entrar em curto-circuito para descarregar a bobina de accionamento, resultando na travagem do motor 42.
Agora, o modo de funcionamento do circuito de accionamento do motor construído como acima descrito será aqui a seguir descrito com referência às Figs. 11 e 12. Quando o sensor de som ou microfone 36 detecta som de um ou mais níveis predeterminados 70 888 <_-Λ 1-78213/ΡΤ -22- enquanto ο comutador principal 34 é mantido ligado, o circuito NKO-E 150 leva o circuito biestável 152 a ser actuado. 0 actuado circuito biestável 152 actua então o elemento de comutação do motor de accionamento 154, resultando no motor 42 sendo accionado. 0 accionamento do motor 42 leva o componente de rotagão ou excêntrico 48 a ser rodado, para ligar o comutador de deteegão de postura 86. Isto indica que o artigo de configuração móvel do presente invento, alcança uma postura predeterminada tal como uma postura erecta, por consequência, é necessário parar o motor 42 naquela altura. Quando o comutador de detecção de postura 86 é então ligado, o segundo circuito NKO-E 156 faz com que a saída do comutador 86 seja invertida por um período de tempo correspondendo a uma constante de tempo T. Isto leva a que o circuito biestável 152 interrupta a aotuagão do elemento de comutação do· motor de accionamento 154, para ligar o elemento de comutação de curto-circuito 158. 0 ligar do elemento de comutação de curto-circuito 158 leva a que a bobina de accionamento do motor 42 seja descarregada, de modo que o motor 42 é sujeito a travagem, resultando na sua paragem.
Assim, o motor 42 actua como travão, quando o artigo de configuração móvel atinge uma postura predeterminada, de modo que ele pode parar o movimento do artigo constantemente numa postura predeterminada, mesmo quando há uma variação no momento de inércia do artigo de configuração móvel ou mesmo quando a carga, aplicada pela parede periférica do recipiente do artigo de configuração móvel ao motor, varia devido à variação na flexibilidade da parede periférica do artigo de configuração móvel causada por uma variação na temperatura ambiente. A constante de tempo T,a qual é o tempo inverso do circuito NKO-E 156,é regulada para ser maior do que o tempo desde o inicio de desactivação do motor até que a tensão terminal do motor 42 decresça até zero. Durante o tempo inverso do circuito NKO-E 156, o circuito biestável 152 mantém o motor 42 parado„mesmo quando a salda do sensor de som ou microfone 36 é fornecida ao primeiro circuito NKO-E 150. Por consequência, o movimento de dobragem do artigo de configuração móvel é temporariamente interrompido numa -23- 70 868 1-78213/ΡΤ tal postura erecta como mostrado na Fig. 3A ou 10Δ apesar do sensor detectar sucessivamente som, resultando no movimento de dobragem do artigo enquanto exibe modulação satisfatória.
No circuito de accionamento do motor da Fig. 11, um sensor de som é usado como sensor 36. No entanto, um sensor que detecta outro estimulo externo diferente do som, tal como lu2, raios infravermelhos, temperatura, pressão, electricidade estática, cheiro, fumo, ou semelhante pode ser adequadamente usado para este fim. 0 circuito de accionamento do motor pode ser construído da maneira mostrada na Fig. 13. No circuito de accionamento do motor mostrado na Fig. 13, um comutador de detecção de postura 86 está adaptado para ser desligado quando o artigo de configuração móvel está numa postura erecta. Quando um sensor ou microfone 36 detecta som de um ou mais móveis predeterminados enquanto um comutador principal 34 é mantido fechado, o artigo de configuração móvel está numa postura erecta e o comutador de detecção de postura está aberto; um transístor Q3 é ligado para accionar um motor 42, resultando no artigo de configuração móvel executando movimento de dobragem. 0 artigo continua 0 movimento até o som ser sucessivamente detectado. Quando o artigo de configuração móvel está numa postura dobrada mesmo se 0 sensor 36 não detecta som, o comutador de detecção de postura 86 é mantido ligado, de modo que 0 artigo de configuração móvel continua o movimento de dobragem até atingir a postura erecta. Quando 0 artigo de configuração móvel atinge a postura erecta, o comutador de detecção de postura 86 é desligado para interromper o movimento de dobragem do artigo.
Será então visto que, os objectivos acima expostos, entre aqueles tornados evidentes da descrição anterior são eficazmente atingidos e, uma vez que certas alterações, podem ser feitas na construção acima sem se afastarem do espirito e do âmbito do invento, faz-se tenção que toda a matéria contida na descrição acima, ou mostrada nos desenhos anexos, seja interpretada como ilustrativa e não em sentido limitado. 70 868 1-78213/ΡΤ -24- Β também para ser entendido que as reivindicações seguintes têm a intenção de cobrir todos os aspectos genéricos e específicos do invento, aqui descrito, e todas as afirmações do âmbito do invento as quais, por uma questão de linguagem, poderiam ter sido ditas como recaindo nele.

Claims (20)

  1. -25- 70 868 1-78213/ΡΤ REIVINDICAC o_.E_.S 1 - Artigo de configuração móvel, caracterizado por compreender: um recipiente formado por um material flexível; uma estrutura dobrável contida no referido recipiente e actuada para levar o referido recipiente a executar movimento de dobragem; um motor recebido no referido recipiente e ligado operativamente à referida estrutura dobrável para actuar a referida estrutura dobrável; e um circuito de accionamento do motor para accionar o referido motor; a referida estrutura dobrável estando ligada operativamente ao referido recipiente de modo a transmitir o movimento da referida estrutura dobrável ao referido recipiente, resultando no referido recipiente a exibição de movimento de dobragem.
  2. 2 - Artigo de configuração móvel de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a referida estrutura dobrável compreender um componente de rotação ligado operativamente ao referido motor de modo a ser rodado pelo referido motor, um componente de oscilação disposto de maneira a ficar levantado e ser móvel articuladamente e ser ligado operativamente ao referido componente de rotação de modo a ser movido articuladamente, dependendo da rotação do referido componente de rotação, um componente de suporte disposto por cima do referido componente de oscilação de maneira a ser móvel em relação ao referido componente de oscilação e ligado ao referido recipiente para transmitir o movimento de oscilação do referido componente de oscilação ao referido recipiente, resultando em movimento de dobragem do referido recipiente, e meios elásticos interpostos entre o referido componente de oscilação e o referido componente de suporte de modo a exercer força elástica nas direcçSes de separação do referido componente de oscilação e do referido componente de suporte um do outro; e -26- 70 888 1-78213/ΡΤ ο referido circuito de accionamento do motor compreender meios sensores para detectarem estímulos externos e um corpo do circuito de accionamento, estando os referidos meios sensores ligados electricamente ao referido corpo do circuito de aaccionamento para levar o referido corpo do circuito de accionamento a accionar o referido motor quando o referido sensor detecta o referido estímulo externo.
  3. 3 - Artigo de configuração móvel de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por o referido componente de rotação estar ligado operativamente ao referido motor por meio de um mecanismo de engrenagens.
  4. 4 - Artigo de configuração móvel de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por o referido recipiente ser conformado com a forma cilíndrica e incluir uma parede lateral feita com um material flexível.
  5. 5 ~ Artigo de configuração móvel de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por o referido recipiente ser mantido esticado pelos referidos meios elásticos quando está numa postura erecta.
  6. 6 - Artigo de configuração móvel de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por o referido circuito de accionamento do motor compreender também um mecanismo de reposição de postura para repor a referida estrutura dobrável numa postura predeterminada sem parar o movimento de dobragem da referida estrutura dobrável no decurso do referido movimento de dobragem.
  7. 7 - Artigo de configuração móvel de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por o referido mecanismo de reposição da postura compreender um comutador de deteeção da postura ligado operativamente ao referido componente de rotação para detectar uma postura predeterminada do referido componente de oscilação; levando o referido comutador de deteeção de postura o referido circuito de accionamento do motor a accionar o referido motor quando o referido sensor não detecta o referido estimulo -27- 70 868 1-78213/ΡΤ externo e até que o referido comutador de detecção de postura detecta a referida postura predeterminada do referido membro de oscilação.
  8. 8 - Artigo de configuração móvel de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por a referida postura predeterminada do referido componente de oscilação ser uma postura natural regular para uma configuração do referido artigo de configuração móvel.
  9. 9 - Artigo de configuração móvel de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por o referido circuito de accionamento do motor compreender também um elemento de comutação ligado entre os referidos meios sensores e o referido corpo do circuito de accionamento de modo a actuar o referido corpo do circuito de accionamento em função da grandeza do referido estimulo externo.
  10. 10 - Artigo de configuração móvel de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por o referido recipiente ter uma conformação exterior cilíndrica semelhante a uma lata de cerveja.
  11. 11 - Artigo de configuração móvel de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a referida estrutura dobrável compreender um componente de rotação ligado operativamente ao referido motor de modo a ser rodado pelo motor, um componente de oscilação disposto de modo a ficar levantado e ser articuladamente móvel e ligado operativamente ao referido componente de rotação de modo a ser articuladamente móvel, dependendo da rotação do referido componente de rotação, um componente de suporte disposto por cima do componente de oscilação de modo a ser móvel em relação ao referido componente de oscilação e ligado ao referido recipiente para transmitir o movimento de oscilação do referido componente de oscilação ao referido recipiente, resultando em movimento de dobragem do referido recipiente, uma união de esfera para ligar operativamente o referido componente de oscilação e o referido componente de suporte um ao outro através da mesma, e meios elásticos interpostos entre o referido componente de oscilação e o referido componente de suporte de modo a exercer força elástica -28- 70 888 1-78213/ΡΤ nas direcçães de separação do referido componente de oscilação e do referido componente de suporte um do outro; e o referido circuito de accionamento do motor compreender meios sensores para detectarem estímulos externos e um corpo do circuito de accionamento, estando os referidos meios sensores ligados electricamente ao referido corpo do circuito de accionamento para levarem o referido corpo do circuito de accionamento a accionar o referido motor quando o referido sensor detecta o referido estimulo externo.
  12. 12 - Artigo de configuração móvel de acordo com a reivindicação 11, caracterizado por a referida união de esfera compreender uma esfera montada num dos referidos componente de oscilação e componente de suporte e uma base de esfera montada no outro dos referidos componente de oscilação e componente de suporte.
  13. 13 - Artigo de configuração móvel de acordo com a reivindicação 11, caracterizado por o mecanismo de reposição de postura compreender um comutador de detecção de postura ligado ao referido componente de rotação para detectar uma postura predeterminada do referido componente de oscilação; levando o referido comutador de detecção de postura o referido circuito de accionamento do motor a accionar o motor quando o referido sensor não detecta o referido estimulo externo e até que o referido comutador de detecção de postura detecte a referida postura predeterminada do referido componente de oscilação.
  14. 14 - Artigo de configuração móvel de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a referida estrutura dobrável compreender um componente de rotação ligado operativamente ao referido motor de forma a ser rodado pelo motor, um componente de oscilação disposto de maneira a ficar levantado e a ser móvel articuladamente e ligado operativamente ao referido componente de rotação de modo a ser movido articuladamente, dependendo da rotação do referido componente de rotação, um componente de suporte disposto por cima do referido componente de oscilação de i -29- 70 888 1-7S213/PT maneira a ser móvel em relação ao referido componente de oscilação e ligado ao referido recipiente para transmitir o movimento de oscilação do referido componente de oscilação ao referido recipiente, resultando no movimento de dobragem do referido recipiente, e meios elásticos interpostos entre o referido componente de oscilação e o referido componente de suporte de forma a exercer força elástica nas direcçôes de separação do referido componente de oscilação e do referido componente de suporte um do outro; e o referido circuito de accionamento do motor compreender um elemento de comutação do motor de accionamento para fornecer energia eléctrica de uma fonte de energia ao referido motor, um elemento de comutação de curto-circuito para pôr em curto--circuito uma bobina de accionamento do referido motor, um sensor para detectar estímulos externos, um comutador de detecção de postura para detectar uma postura predeterminada do referido artigo de configuração móvel e um circuito de seleeção para ligar o referido de comutação do motor de accionamento para accionar o referido motor quando o referido sensor detecta o referido estímulo externo e para desligar o referido elemento de comutação do motor de accionamento e ligar o referido elemento de comutação de curto-circuito, para levar a referida bobina de accionamento do referido motor a ser descarregada quando o referido comutador de detecção de postura detecta a referida postura predeterminada do referido artigo de configuração móvel.
  15. 15 - Artigo de configuração móvel de acordo com a reivindicação 1, caracterisado por a estrutura dobrável compreender um componente de rotação ligado operativamente ao referido motor de modo a ser rodado pelo referido motor, um componente de oscilação disposto de maneira a ficar levantado e ser móvel articuladamente e ligado operativamente ao referido componente de rotação de modo a ser movido articuladamente, dependendo da rotação do referido componente de rotação, um componente de suporte disposto por cima do referido componente de oscilação de maneira a ser móvel em relação ao referido componente de oscilação e ligado ao referido recipiente para -30- 70 868 1-78213/ΡΤ transmitir ο movimento de oscilação do referido componente de oscilação ao referido recipiente, resultando em movimento de dobragem do referido recipiente, uma união de esfera para ligar operativamente o referido componente de oscilação e o referido componente de suporte um ao outro através da mesma e meios elásticos interpostos entre o referido componente de oscilação e o referido componente de suporte de forma a exercer força elástica nas direeções de separação do referido componente de oscilação e do referido componente de suporte um do outro; e o referido circuito de accionamento do motor compreender um elemento de comutação do motor de accionamento para fornecer energia eléctrica de uma fonte de energia ao referido motor, um elemento de comutação de curto-circuito para pôr em curto--circuito a referida bobina de accionamento do referido motor, um sensor para detectar estímulos externos, um comutador de detecção de postura para detectar uma postura do referido artigo de configuração móvel, e um circuito de selecção para ligar o referido elemento de comutação do motor de accionamento para accionar o referido motor quando o referido sensor detecta o referido estímulo externo e para desligar o referido elemento de comutação do motor de accionamento e ligar o referido elemento de comutação de curto-circuito para levar a referida bobina de accionamento do referido motor a ser descarregada quando o referido comutador de detecção de postura detecta a referida postura predeterminada do referido artigo de configuração móvel.
  16. 16 - Artigo de configuração móvel de acordo com a reivindicação 14 ou 15, caracterizado por compreender também um circuito de inibição para impedir que o referido circuito de selecção seleccione o referido elemento de comutação de motor de accionamento por um período de tempo predeterminado após o referido elemento de comutação de curto-circuito ser ligado.
  17. 17 - Artigo de configuração móvel, caracterizado por compreender: um recipiente formado por material flexível com forma cilíndrica; -31- 70 888 1-78213/ΡΤ uma base; um motor montado na referida base; um circuito de accionamento do motor ligado eleetricamente ao referido motor para accionar o referido motor; um componente de rotação ligado operativamente ao referido motor de modo a ser rodado com o accionamento do referido motor; um componente de oscilação suportado na referida base de maneira a ficar levantado e ser móvel articuladamente e ser ligado operativamente ao referido componente de rotação de modo a ser movido articuladamente dependendo da rotação do referido membro de rotação; um componente de suporte disposto por cima do referido componente de oscilação de maneira a ser móvel em relação ao referido componente de oscilação e ligado à parede lateral do referido recipiente para transmitir o movimento de oscilação do referido componente de oscilação ao referido recipiente, para com isto levar o referido recipiente a executar movimento de dobragem; um sensor para detectar estímulos externos; um elemento de comutação ligado entre o referido sensor e o referido circuito de accionamento do motor de modo a ser actuado dependendo do referido estimulo externo detectado pelo referido sensor; um comutador de detecção de postura para detectar uma postura predeterminada do referido componente de oscilação; estando o referido comutador de detecção de postura ligado ao referido elemento de comutação e ao circuito de accionamento do motor para levar o referido circuito de accionamento do motor a accionar o referido motor quando o referido elemento de comutação é ligado e, a menos que o referido comutador de detecção de postura detecte a referida postura predeterminada do referido componente de oscilação; e uma mola interposta entre o referido componente de oscilação -32- 70 868 1-78213/ΡΤ e ο referido componente de suporte de forma a exercer força elástica nas direcçSes de separação do referido membro de oscilação e do referido componente de suporte um do outro; contendo o referido recipiente os respectivos componentes referidos.
  18. 18 - Artigo de configuração móvel, earacterizado por compreender: um recipiente formado por material flexivel em forma cilíndrica; uma base; um motor montado na referida base; um circuito de accionamento do motor ligado electricamente ao referido motor para accionar o referido motor; um componente de rotação ligado operativamente ao referido motor de modo a ser rodado com o accionamento do referido motor; um componente de oscilação suportado na referida base de maneira a ficar levantado e ser móvel articuladamente e ligado operativamente ao referido componente de rotação de modo a ser movido articuladamente, dependendo da rotação do referido componente de rotação; um componente de suporte disposto por cima do referido componente de oscilação de maneira a ser móvel em relação ao referido componente de oscilação e ligado à parede lateral do referido recipiente para transmitir o movimento de oscilação do referido membro de oscilação ao referido recipiente para com isso levar o referido recipiente a executar movimento de dobragem; uma união de esfera para ligar operativamente os referidos componente de oscilação e componente de suporte um ao outro por meio dela; um sensor0 para detectar estímulos externos; e uma mola interposta entre o referido componente de oscilação e o referido componente de suporte de forma a exercer força *33- 70 868 1-78213/ΡΤ elástica nas direcçôes de separação do referido componente de oscilação e do referido componente de suporte um do outro; o referido recipiente contendo os respectivos componentes referidos.
  19. 19 - Circuito de aocionamento do motor para um artigo de configuração móvel que está adaptado para efectuar movimento de dobragens utilizando o aocionamento de um motor disposto no seu interior e incluindo uma bobina de aocionamento, caracterizado por compreender: um elemento de comutação de motor de aocionamento para fornecer energia eléctrica de uma fonte de energia ao referido motor; um elemento de comutação de curto-circuito para pôr em curto-circuito a referida bobina de aocionamento do referido motor; um sensor para detectar estímulos externos; um comutador de detecção de postura para detectar uma postura predeterminada do referido artigo de configuração móvel; e um circuito de selecção para ligar o referido elemento de comutação do motor de aocionamento para accionar o referido motor quando o referido sensor detecta o referido estimulo externo e para desligar o referido elemento de comutação do motor de aocionamento e ligar o referido elemento de comutação de curto--circuito para levar a referida bobina de aocionamento do referido motor a ser descarregada quando o indicador de detecção de postura detecta a referida postura predeterminada do referido artigo de configuração móvel.
  20. 20 - Circuito de aocionamento do motor de acordo com a reivindicação 19, caracterizado por compreender ainda um circuito de inibição para impedir que o referido circuito de selecção seleccione o referido elemento de comutação do motor de aocionamento um período predeterminado de tempo depois do elemento de comutação de curto-circuito ser ligado. .54- 70 868 1-78213/ΡΤ Lisboa, -3. A8R. 1990 Por TAKARA CO. LTD. J J
PT93650A 1989-06-30 1990-04-03 Artigo de configuracao movel PT93650A (pt)

Applications Claiming Priority (7)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP1989078213U JPH0617495Y2 (ja) 1989-06-30 1989-06-30 屈曲運動をする室内装飾品
JP22249089A JPH0383629A (ja) 1989-08-29 1989-08-29 軟質合成樹脂製筒状カバー体の製法
JP10359189U JPH0746311Y2 (ja) 1989-09-04 1989-09-04 屈曲運動する柱状室内装飾品
JP31553489A JPH03176097A (ja) 1989-12-05 1989-12-05 可動形象物
JP1317152A JPH0832281B2 (ja) 1989-12-06 1989-12-06 缶おもちゃ
JP34447989A JPH07100089B2 (ja) 1989-12-28 1989-12-28 可動形象物の駆動回路
JP1990013980U JP2527031Y2 (ja) 1990-02-15 1990-02-15 装飾品

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT93650A true PT93650A (pt) 1992-01-31

Family

ID=27563666

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT93650A PT93650A (pt) 1989-06-30 1990-04-03 Artigo de configuracao movel

Country Status (16)

Country Link
CN (1) CN1048357A (pt)
AU (1) AU614219B2 (pt)
CA (1) CA2019397A1 (pt)
CH (1) CH678153A5 (pt)
DE (2) DE4012587A1 (pt)
DK (1) DK79990A (pt)
FR (1) FR2649905A1 (pt)
GB (1) GB2229646B (pt)
HK (1) HK491A (pt)
IL (1) IL93993A0 (pt)
IT (1) IT1240194B (pt)
NL (1) NL9000534A (pt)
NO (1) NO901551L (pt)
PT (1) PT93650A (pt)
SE (1) SE9001232L (pt)
SG (1) SG96190G (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPH04128794U (ja) * 1991-02-08 1992-11-25 株式会社タカラ 缶状おもちや
US5417605A (en) * 1994-01-03 1995-05-23 Thinkway Trading Corporation Toy with dancing figure
CA2357706C (en) * 1999-01-28 2008-02-19 Interlego Ag A remote controlled toy
GB2387556A (en) * 2002-01-10 2003-10-22 Packway Ind Ltd Animated display
US6988927B2 (en) * 2004-02-04 2006-01-24 Moti Gingold Jumping can toy
USD838323S1 (en) 2017-07-21 2019-01-15 Mattel, Inc. Audiovisual device
US10866784B2 (en) 2017-12-12 2020-12-15 Mattel, Inc. Audiovisual devices

Family Cites Families (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE147496C (pt) *
US1049345A (en) * 1911-06-24 1913-01-07 Walter S Dolman Mechanical toy.
GB237083A (en) * 1924-07-05 1925-07-23 Humphrey Thomas Logan A new or improved mechanism for producing a sinuous motion, and improvements in or relating to toys or other devices embodying such mechanism
DE471648C (de) * 1927-10-16 1929-02-15 Friedrich Karl Gimbel Plastische Reklame-Gummimaske
US2232615A (en) * 1940-11-02 1941-02-18 Kupka Edward Frank Toy
US3039615A (en) * 1961-04-14 1962-06-19 Schlitz Brewing Co J Advertising display
US3710507A (en) * 1970-02-12 1973-01-16 D Poynter Animated, drink mixing mannequin
US3888023A (en) * 1974-08-21 1975-06-10 Jardine Ind Inc Physical training robot
US4182077A (en) * 1977-11-21 1980-01-08 Wagner Clyde M Solar powered electric toy top
EP0036797A1 (fr) * 1980-03-17 1981-09-30 Robert Serina Dispositif pour l'animation d'objets en réponse à des signaux acoustiques
JPS59101180A (ja) * 1982-11-29 1984-06-11 岩谷株式会社 動物活動玩具
US4582317A (en) * 1984-02-16 1986-04-15 Vic's Novelty, Inc. Moving hand amusement and novelty device
US4545775A (en) * 1984-03-30 1985-10-08 Kim Douglas S T Dancing hula doll
JPS62130690U (pt) * 1986-02-10 1987-08-18
US4775351A (en) * 1987-03-23 1988-10-04 Vic's Novelty, Inc. Wigglin' fish amusement and novelty device
FR2634695A1 (pt) * 1988-07-30 1990-02-02 Takara Co Ltd

Also Published As

Publication number Publication date
NO901551D0 (no) 1990-04-05
NO901551L (no) 1991-01-02
CN1048357A (zh) 1991-01-09
IT9067282A0 (it) 1990-04-13
IT9067282A1 (it) 1991-10-13
AU5015890A (en) 1991-01-03
CA2019397A1 (en) 1990-08-16
SE9001232D0 (sv) 1990-04-04
DK79990A (da) 1990-12-31
SE9001232L (sv) 1990-12-31
IT1240194B (it) 1993-11-27
FR2649905A1 (fr) 1991-01-25
SG96190G (en) 1991-01-18
NL9000534A (nl) 1991-01-16
DE9010048U1 (de) 1990-09-13
HK491A (en) 1991-01-11
CH678153A5 (pt) 1991-08-15
GB2229646B (en) 1990-10-24
GB2229646A (en) 1990-07-27
DK79990D0 (da) 1990-03-29
DE4012587A1 (de) 1991-03-14
GB9004255D0 (en) 1990-04-18
IL93993A0 (en) 1991-01-31
AU614219B2 (en) 1991-08-22

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CA2264142C (en) Automatic pendulum-drive system
PT93650A (pt) Artigo de configuracao movel
US7189137B2 (en) Tearing mechanism for a toy, such as a doll, having fixed or movable eyes
US5158492A (en) Light activated doll
US3931653A (en) Power operated back rest
US5267886A (en) Multiple action plush toy
RU2123874C1 (ru) Осветительный надувной воздушный шар
JPH05503675A (ja) 危険警告装置
CA2397397A1 (en) A toy punching figure
US5399115A (en) Blinking doll with power storage mechanism
US5134796A (en) Simulated novelty container capable of movement
US3700384A (en) Ballerina doll
US7037163B2 (en) Motorized flapping costume wings
US6478164B1 (en) Animated light supporting display with up and down head movement
US5003714A (en) Figure moving article
US4318077A (en) Vehicle parking aid
US5855500A (en) Clacker-lollipop holder
US4028843A (en) Child's toy
US7713105B2 (en) Launching device for a flying toy
US4591748A (en) Electronically powered apparatus for imparting vibratory forces on a tree
BE1002173A7 (fr) Article a mouvement de forme.
US4309840A (en) Inflatable top
AU762328B2 (en) Touch-responsive doll having arm motion
GB2224592A (en) Form moving device
LU87698A1 (fr) Article a mouvement de forme

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19900408

FC3A Refusal

Effective date: 19960311