PT93248A - Sistema de ignicao para contentor de aquecimento autonomo - Google Patents

Sistema de ignicao para contentor de aquecimento autonomo Download PDF

Info

Publication number
PT93248A
PT93248A PT93248A PT9324890A PT93248A PT 93248 A PT93248 A PT 93248A PT 93248 A PT93248 A PT 93248A PT 9324890 A PT9324890 A PT 9324890A PT 93248 A PT93248 A PT 93248A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
ignition system
plate
pyrogen
container
rod
Prior art date
Application number
PT93248A
Other languages
English (en)
Inventor
Ryoichi Suzuki
Kunio Yamauchi
Cho Ji Kawabata
Masaaki Nitobe
Koki Ando
Original Assignee
Nippon Steel Corp
Nissin Food Products Ltd
Nitto Seiki Kk
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from JP1989018901U external-priority patent/JPH0810748Y2/ja
Priority claimed from JP1989074838U external-priority patent/JPH0714771Y2/ja
Application filed by Nippon Steel Corp, Nissin Food Products Ltd, Nitto Seiki Kk filed Critical Nippon Steel Corp
Publication of PT93248A publication Critical patent/PT93248A/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47JKITCHEN EQUIPMENT; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; APPARATUS FOR MAKING BEVERAGES
    • A47J36/00Parts, details or accessories of cooking-vessels
    • A47J36/24Warming devices
    • A47J36/30Devices for warming by making use of burning cartridges or other chemical substances
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F24HEATING; RANGES; VENTILATING
    • F24VCOLLECTION, PRODUCTION OR USE OF HEAT NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • F24V30/00Apparatus or devices using heat produced by exothermal chemical reactions other than combustion

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Thermal Sciences (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Cookers (AREA)
  • Resistance Heating (AREA)
  • Air-Conditioning For Vehicles (AREA)

Description

unir»...... ^Wi— ιΤ TTj
TITULAR: NIPPON STEEEL CORPORATION, NISSIN SHOKUHIN KABUSHIKI
KAISHA, e NITTO SEIKI CO LTD
EPÍGRAFE: "SISTEMA DE IGNIÇÃO PARA CONTENTOR DE AQUECIMENTO AUTONOMO"
MEMÓRIA DESCRITIVA
Esta invenção refere-se a um contentor, o qual está equipado com uma função de aquecimento e que contém um pirogénio ou agente gerador de calor do tipo auto-queimador. A invenção refere-se também a um sistema de ignição para o mesmo contentor.
Os contentores de aquecimento autónomo convencionais deste género são apresentados, por exemplo, em anteriores publicações de modelos de utilidade japonesas S.62-146427 e S.63-42089, de acordo com as quais a ignição do pirogénio é feita através de um fusivel ou de um aquecedor eléctrico do tipo de filamento. Adicionalmente, a anterior publicação de patente japonesa S.52-19358, mostra a ignição por um aquecedor eléctrico ou por um isqueiro via um orificio de ignição.
Nos métodos convencionais de ignição, a ignição requer uma bateria, um isqueiro ou outros meios de ignição, os quais eram inconvenientes para utilização. Além do mais, um isqueiro ou fusivel é dificil de usar no exterior durante chuvas ou ventos fortes. 1 7*-
A presente invenção visa proporcionar um sistema de ignição que possa estar contido no interior do contentor de aquecimento autónomo, para uma ignição fácil e segura, e sem necessidade de um isqueiro, bateria ou semelhantes , e um contentor de aquecimento autónomo que inclua um tal sistema de ignição.
De acordo com o primeiro aspecto da invenção, é assim provido um sistema de ignição para um contentor de aquecimento autónomo que inclui um aquecedor compreendendo um pirogénio, o sistema de ignição incluindo uma placa metálica adaptada para contacto, no lado um principal com um pirogénio, uma haste na extremidade de um eixo na placa, uma roda geradora de faiscas que tem uma superfície cilíndrica abrasiva, e fixada coaxialmente à haste no outro lado da placa, uma pederneira suportada pela placa e comprimida contra a superfície abrasiva para gerar faiscas quando é impelida rotação à roda , um refletor formado na placa adjacente á superfície abrasiva e à pederneira e uma abertura formada na placa adjacente ao reflector, sendo o reflector angulado para deflectir as faiscas na direcção da abertura e passá-las através dela para o lado principal da placa.
De acordo com o segundo aspecto da invenção, é proporcionado um contentor de aquecimento autónomo, que inclui uma parede periférica cilíndrica, um invólucro metálico cilíndrico fixado na porção inferior do contentor, tendo o invólucro uma zona superior, a qual acomoda um pirogénio e é substancialmente mais pequena em diâmetro que a restante zona inferior, a qual acomoda um isolador e é ligeiramente menor em 2 diâmetro que o contentor, suportando o invólucro sob o pirogénio, um sistema de ignição corao descrito acima. A invenção será agora descrita com maior detalhe, através do exemplo, apenas com referência os desenhos anexos nos quais:
Fig. 1 é uma vista lateral em secção vertical de um sistema de ignição de acordo com a invenção;
Fig. 2 é uma vista em perspectiva do sistema de ignição da Fig. 1 desmontado nos seus componentes;
Fig. 3 e 4 são vistas em perspectiva de partes modificadas do sistema de ignição;
Fig 5 é uma vista lateral em secção vertical de partes para uso no sistema de ignição;
Fig. 6 é uma vista do plano de topo do elemento de mola em plástico representado na Fig. 5;
Fig. 7 é uma vista lateral em secção vertical de um contentor de bebidas de aquecimento autónomo , de acordo com a invenção;
Fig. 8 é uma vista lateral em secção vertical de um contentor de alimentos de aquecimento autónomo de acordo com a invenção;
Fig. 9 é uma vista lateral em secção vertical das partes de outro contentor de aquecimento autónomo, de acordo com a presente invenção.
Em referência às Figs. 1 e 2, um sistema de ignição de acordo com a invenção inclui dois discos metálicos paralelos, 12 e 14, espaçados entre si. 0 disco superior, mais largo, 12, tem um orificio central 16, um reflector rectangular 3 18 e uma abertura rectangular 20. O reflector e a abertura são formados cortando o disco 12 no sentido de formar três lados da abertura 20 e dobrando a área, assim definida, ao longo do quarto lado. 0 reflector 18 estende-se desde o lado exterior mais longo da abertura 20, de forma descendente, num ângulo de cerca de 45 graus no sentido do orificio central 16. 0 disco 12 tem ainda um lóbulo 22 formado de forma similar cortando o disco 12 e dobrando a secção para baixo, as ranhuras 24, e as linguetas periféricas 26 dobram-se para baixo, para uso como será explicado em referência à Fig, 7. O lóbulo 22, está frontalmente colocado num raio do disco 12 que se estende paralelamente em relação ai reflector 18 e à abertura 20. 0 disco , menor inferior, 14, tem um orificio central 28 e duas paredes de suporte 30 paralelas, formadas por corte do disco e dobrando as secções para cima, duma forma adjacente ao orificio central. As paredes 30 estendem-se de forma adjacente ao longo de ambos os lados de um raio do disco 14. 0 disco inferior 14, tem ainda espaçadores 32, formados por corte do disco e dobrando as secções para cima. Cada espaçador 32 é formado com uma unha 34 no topo, a qual se estende através de uma das ranhuras 24, e é dobrado por cima para fixar os discos 12 e 14 um ao outro.
Uma roda geradora de faíscas 36 tem uma superfície abrasiva cilíndrica, e é fixada a uma haste 38, adjacente ao extremo superior da mesma haste. A haste 38 é quadrada ou poligonal de secção cruzada. A haste é suportada rotativamente pelos orifícios centrais do disco 16 e 28 e estende-se para 4 » baixo do disco inferior 14, com a roda 36 rotativamente interposta entre os discos 12 e 14. A roda 36 tem um diâmetro mais pequeno que o comprimento do reflector 18 e a abertura 20. As extremidades inferiores da roda 36 e do reflector 20 estão próximas uma da outra.
Uma pederneira 40 e uma mola 42 são sustidas no espaço formado pelos discos 12 e 14, lóbulo 22, paredes 30 e a roda 36. A pederneira 40 é comprimida contra a superfície abrasiva da roda 36 pela mola 42.
Em operação, a haste 38 é rodada por meios apropriados no sentido dos ponteiros do relógio, como se poderá verificar em baixo, para gerar faiscas pela fricção entre a roda 36 e a pederneira 40. A maior parte das faiscas saem voando perpendicularmente ao eixo da roda 36, e s3o deflectidas pelo reflector 18 em sentido ascendente para atravessar a abertura 20. A Fig. 3 mostra um desenho modificado do sistema de ignição no qual uma mola metálica 44 está ligada à extremidade inferior de uma haste 138 a qual está fixada a uma roda geradora de faiscas (ηάο representada). Quando a extremidade inferior da mola 44 é apertada e rodado mesmo lentamente, a haste 138 rodará subitamente, no mesmo instante contra a fricção entre a roda e a pederneira, gerando deste modo grandes faiscas. A Fig. 4 mostra uma outra modificação na qual a haste 238 fixada a uma roda geradora de faiscas (não representada) é acoplada, através de uma mola 244, a uma manivela que pode ser 5 apertada e girada.
As Fig. 5 e 6 mostram ainda uma outra modificação na qual a haste poligonal 38 fixada à roda geradora de faiscas (não representada) pode encaixar na. sua extremidade inferior com um encaixe poligonal de um anel-chave 48, o qual tem uma extermidade inferior poligonal. Uma mola rotativa em plástico 50 tem um centro de rotação 52 formado com uma abertura poligonal dirigida para cima para encaixe com a extremidade inferior do anel-chave 48, A mola 50 tem ainda "unhas" 54 para serem usadas como será explicado rnais tarde. A Fig. 7 representa um contentor de bebidas de aquecimento autónomo em uso, o qual incorpora o sistema de ignição representado nas Figs. 1, 2, 5 e 6. 0 contentor inclui uma lata cilíndrica metálica exterior 56 contendo bebida 57 e tendo um fecho de topo 58, removível puxando um anel de abertura 60. 0 contentor acomoda um aquecedor 62 tendo um invólucro cilíndrico metálico 64, cuja parte inferior se estende para fora para formar a base da lata 66. O fundo do invólucro do aquecedor 64 está fechado e selado por chapa de aluminio 68. A base da lata 66 e a chapa 68 estão cobertas por um revestimento do fundo em plástico 70, o qual é um fecho hermético na base da lata. A cobertura do fundo 70, tem orifícios 71 em ajustamento fixo com as unhas 54 da mola plástica 50. 0 anel--chave 48 é normalmente mantido afastado do orificio guia da mola 50 e da haste 38. O invólucro de aquecimento 64 contém um pirogénio 72 6 acima do disco superior 12 do sistema de ignição. 0 disco 12 é contido dentro do invólucro 64 pelas linguetas 26 que se ajustam por fricção ao invólucro. 0 material de isolamento de calor 74 é também contido entre o disco 12 e uma cobertura inferior de suporte 76, excepto para um espaço entre os discos 12 e 14. A haste estende-se rotativamente através do material 74 e de uma cobertura do orificio central 76.
Para a operação, as coberturas do topo e do fundo 58 e 70 são removidas. 0 anel-chave 48 é inserido e seguro dentro do orificio do centro de rotação da mola plástica 50. A cobertura de fundo 70 é posta sobre o fundo da lata 66 afim de que o anel-chave 48 quebre a chapa 68 e se ajuste à haste 38, como mostrado na Fig. 7. A cobertura do fundo 70 é então rodada no sentido dos ponteiros do relógio, como se verifica por baixo, no que diz respeito à lata 56, de forma a que a roda 36 roda e produz faiscas, as quais incendeiam o pirogénio 72 afim de aquecer a bebida 57.
Mantendo-se o anel-chave 48 separado da haste 38 e do orificio guia da mola 50, a operação acidental do aquecedor 62 é evitada. A Fig. 8 mostra um conteivcor de comida de aquecimento autónomo em utilização, o qual incorpora um sistema de ignição substancialmente como mostrado nas Figs. 1, 2, 5 e 6. 0 contentor inclui uma lata 156 contando grânulos desidratados 157. A lata 156 tem um fecho de puxar 158, removível puxando um anel de abertura 160, e a sua placa base 166 tem um orificio 7 central 78, através do qual passa o anel-chave 48. 0 anel-chave 48 é normalmente colocado na comida 157 de modo a prevenir a operação do sistema de ignição, antes do fecho de topo 158 ter sido aberto e a lata 156 ter sido cheia de água. A lata 156 contém, também, um aquecedor 162 fechado dentro de um invólucro 154 de folha de aço, o qual é fixado à placa base 166. 0 fundo do invólucro 164 é selado por uma folha de aluminio 168, que cobre o lado interior da placa base 166, o lado exterior do qual é coberto por uma cobertura de fundo em plástico 70, como representado na Fig. 7. O invólucro do aquecedor 164 inclui uma porção superior 164 a envolvendo um material de aquecimento auto -comburente, e uma porção inferior 164b envolvendo o mecanismo de ignição e um isolador 174 sobro o material 172. 0 material 172 inclui um pirogénio, o qual pode ser composto na essencia por liga de silica-ferro e óxido férrico, e um agente combustivel pode ser composto de ácido bórico e óxido férrico. 0 isolador 174 pode ser um zeólito o qual funciona também para a absorção de cheiros e gases. A porção inferior do invólucro 164B tem um diâmetro de aproximadamente 1-4 mm menor que a lata 156. 0 espaço muito pequeno entre as paredes cilíndricas da lata 156 e a porção inferior do invólucro 164b podem evitar a queda da comida 157 para dentro deste espaço. Isto ajuda o consumidor a retirar toda a comida do contentor durante o consumo. A porção superior do invólucro 164a tem um diâmetro 10-20 mm menor que a porção inferior 164b. Este espaço suficiente entre as paredes cilindricas da lata 156 e a porção inferior do invólucro 164a evita que a parede da lata seja perigosamente aquecida. 0 isolador 174 é suportado por uma cobertura inferior de suporte 176 contendo um orificio central para a haste 138 e um orificio excêntrico 80 para a libertação de gás. Os orificios excêntricos 80 estão cobertos por um selo 82, o qual pode ser feito de fibras cerâmicas, material não tecido ou papel, colocados na cobertura 176 para impedir a queda do isolador 174. 0 sistema de ignição inclui um copo de suporte 112 de ferro com aproximadamente 0,4 mm de espessura, o qual contacta o invólucro de aquecimento 164, a fim de que o calor gerado adjacentemente ao topo do sistema de ignição seja eficientemente conduzido ao invólucro 164, A operação deste dispositivo é substancialmente a mesma que a da Fig. 7, excepto para a remoção do anel-chave 48 da lata 156, e o enchimento da lata com água até ao nivel de um leito 84, após a remoção da cobertura de topo 158. A Fig. 9 mostra uma mola de plástico modificada 150 tendo um orificio central superior para dirigir o ajustamento com o anel-chave 148. A mola 150 é formada com uma guia central hemisférica 86 para o ponto de contacto com a cobertura de fundo 70, e apoios periféricos 88 fixados à cobertura 70. Isto minimiza a fricção entre a mola 150 e a cobertura 70. 9

Claims (4)

  1. LLLLUAI_ÇAÇA§J 1- Un sistema de ignição para um contentor de aquecimento autónomo, incluindo um aquecedor que inclui um pirogénio, compreendendo o sistema de ignição uma placa metálica (12), adaptada para o contacto, no seu lado principal, com o pirogénio, uma haste (38) com extremidade no eixo da placa, uma roda geradora de faíscas (36), tendo uma superfície cilíndrica abrasiva, e coaxialmen te fixada à haste, no outro lado da placa, uma pederneira (40) suportada pela placa, e comprimida contra a superfície abrasiva para gerar faíscas, quando é impelida rotação à roda, um reflec-tor (18), formado na placa, adjacente à superfície abrasiva e à pederneira, e uma abertura (20), formada na placa adjacente ao reflector, sendo o refl.ector angulado para deflectir as faíscas na direcção da abertura, e passá-las, através dela, para o lado principal da placa.
  2. 2- Un sistema de ignição, conforme reivindicado na reivindicação 1, caracterizado pelo facto de incluir, ainda, uma mola (50), ligada à haste.
  3. 3- Un sistema de ignição, conforme reivindicado na reivindicação 2, caracterizado pelo facto de incluir, ainda, um membro--chave (48), para acoplamento da haste à mola.
  4. 4- Un contentor de aquecimento autónomo, incluindo uma parede periférica cilíndrica (56, 156), um envólucro metálico cilín drico (64, 164), fixado na porção inferior do contentor, tendo o envólucro uma zona superior que acomoda um pirogénio (72, 172), e que é substancialmente mais pequena em diâmetro que a restante 10 zona inferior que acomoda um isolador (74, 174), e é ligeiramente ma is pequena em diâmetro que o contentor, suportando o envó-lucro, sob o pirogénio, um sistema de ignição, conforme reivindicado em qualquer das reivindicações de 1 a 3. Lisboa, 22 de Fevereiro de 1990 FELO MOTE OFICIAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL
    l 1
PT93248A 1989-02-22 1990-02-22 Sistema de ignicao para contentor de aquecimento autonomo PT93248A (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP1989018901U JPH0810748Y2 (ja) 1989-02-22 1989-02-22 加熱機能付容器用の点火具
JP1989074838U JPH0714771Y2 (ja) 1989-06-28 1989-06-28 加熱機能付き容器

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT93248A true PT93248A (pt) 1990-08-31

Family

ID=26355643

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT93248A PT93248A (pt) 1989-02-22 1990-02-22 Sistema de ignicao para contentor de aquecimento autonomo

Country Status (13)

Country Link
US (1) US4981130A (pt)
EP (1) EP0384748B1 (pt)
KR (1) KR900013255A (pt)
CN (1) CN1014771B (pt)
AU (1) AU641635B2 (pt)
BR (1) BR9000824A (pt)
CA (1) CA2010612C (pt)
DE (1) DE69002173T2 (pt)
ES (1) ES2043271T3 (pt)
HK (1) HK1007676A1 (pt)
NO (1) NO172411C (pt)
PT (1) PT93248A (pt)
RU (1) RU2001855C1 (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5220908A (en) * 1990-11-10 1993-06-22 Dowa Iron Powder Co., Ltd. Pyrogen and canister incorporating pyrogen
US5230715A (en) * 1990-11-10 1993-07-27 Dowa Iron Powder Co., Ltd. Pyrogen and canister incorporating pyrogen
FR2714660A1 (fr) * 1994-01-05 1995-07-07 Indar Boîte métallique auto-chauffante pour aliments liquides ou solides.
JP2001130652A (ja) * 1999-11-02 2001-05-15 Office Ozawa:Kk 収納バッグ
US6267110B1 (en) 2000-02-25 2001-07-31 Convenience Heating Technologies Ltd. Disposable heating unit for food containers
US20090011379A1 (en) * 2007-07-05 2009-01-08 Balch Duane C Combustion initiator
US9055841B2 (en) * 2009-04-07 2015-06-16 Heatgenie, Inc. Package heating apparatus
CN103528091B (zh) * 2013-10-30 2015-08-12 航宇救生装备有限公司 一种压杆式单手取火装置

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB572573A (en) * 1940-10-25 1945-10-15 Walter Anderson Caldwell Improvements in or relating to canned foods and beverages incorporating exothermic heating devices
CH280418A (fr) * 1949-02-05 1952-01-31 Gourgues Albert Appareil servant à chauffer le contenu d'un récipient.
GB697846A (en) * 1949-02-05 1953-09-30 Albert Gourgues Heat producing device for various applications and composition for heating same
US3527201A (en) * 1968-10-24 1970-09-08 Creatron Services Inc Self-heating container
US3662741A (en) * 1970-03-02 1972-05-16 Robert J Licher Apparatus for heating individual portions
US3743472A (en) * 1971-07-20 1973-07-03 Applic Gaz Sa Lighters, having a flint and knurled wheel, for burners
JPS5219358A (en) * 1975-08-07 1977-02-14 Teruo Takei Portable boiler
DE3170836D1 (en) * 1981-08-04 1985-07-11 Pozel Sa Heating device
JPS62146427A (ja) * 1985-12-20 1987-06-30 Sanyo Electric Co Ltd 磁気記録再生装置
EP0244837A1 (en) * 1986-05-08 1987-11-11 Asahi Kasei Kogyo Kabushiki Kaisha Self-heating container
US4780848A (en) * 1986-06-03 1988-10-25 Honeywell Inc. Magnetoresistive memory with multi-layer storage cells having layers of limited thickness

Also Published As

Publication number Publication date
ES2043271T3 (es) 1993-12-16
DE69002173T2 (de) 1993-10-21
CN1014771B (zh) 1991-11-20
NO900744L (no) 1990-08-23
AU4982190A (en) 1990-08-30
NO172411C (no) 1993-07-14
EP0384748A1 (en) 1990-08-29
EP0384748B1 (en) 1993-07-14
CA2010612C (en) 1996-05-07
BR9000824A (pt) 1991-02-05
NO900744D0 (no) 1990-02-15
US4981130A (en) 1991-01-01
CA2010612A1 (en) 1990-08-22
NO172411B (no) 1993-04-05
AU641635B2 (en) 1993-09-30
CN1045025A (zh) 1990-09-05
DE69002173D1 (de) 1993-08-19
RU2001855C1 (ru) 1993-10-30
HK1007676A1 (en) 1999-04-23
KR900013255A (ko) 1990-09-05

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT93248A (pt) Sistema de ignicao para contentor de aquecimento autonomo
KR940001060B1 (ko) 발열기능부(付) 용기 및 이 용기에 사용되는 자기연소성 발열제
US5897307A (en) Disposable lighter having a safety function of preventing unwanted ignition
US2914060A (en) Hand warmer
US5299556A (en) Self-heating container
HK1007676B (en) Ignition system and self-heating container
US2945583A (en) Simulated candle device and package
KR950000574Y1 (ko) 점화 시스템 및 자기가열 콘테이너(Ignition system and self-heating container)
HU215674B (hu) Gázöngyújtó biztonsági gyújtórendszerrel
RU2011120C1 (ru) Система зажигания
JPH031244B2 (pt)
CH134434A (fr) Briquet à molette.
US2418295A (en) Cigarette lighter or the like
JPS5920562Y2 (ja) 反射形スト−ブ
JP4313649B2 (ja) 玩具花火又は線香用の点火装置
RU2226651C2 (ru) Зажигалка с невращающимся кремнем
JPS5913691Y2 (ja) 簡易照明用保護体
JP3817230B2 (ja) ライター
US2036222A (en) Safety match container
SU1085600A1 (ru) Разгерметизирующее устройство
US2963028A (en) Matchbook and extinguisher
JPH033514Y2 (pt)
JP2001208345A (ja) ライター着火用風防カバー付ホルダー
PT93828A (pt) Aparelho para queimar material combustivel contendo um ingrediente activo tal como um insecticida
US1240475A (en) Lamp-extinguisher.

Legal Events

Date Code Title Description
FC3A Refusal

Effective date: 19950921