PT92967A - Cabeca de projectil de auto-destruicao para municoes de treino - Google Patents

Cabeca de projectil de auto-destruicao para municoes de treino Download PDF

Info

Publication number
PT92967A
PT92967A PT92967A PT9296791A PT92967A PT 92967 A PT92967 A PT 92967A PT 92967 A PT92967 A PT 92967A PT 9296791 A PT9296791 A PT 9296791A PT 92967 A PT92967 A PT 92967A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
core
sphere
recess
head according
diameter
Prior art date
Application number
PT92967A
Other languages
English (en)
Inventor
Willi Lubbers
Original Assignee
Nico Pyrotechnik
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Nico Pyrotechnik filed Critical Nico Pyrotechnik
Publication of PT92967A publication Critical patent/PT92967A/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F42AMMUNITION; BLASTING
    • F42BEXPLOSIVE CHARGES, e.g. FOR BLASTING, FIREWORKS, AMMUNITION
    • F42B8/00Practice or training ammunition
    • F42B8/12Projectiles or missiles
    • F42B8/14Projectiles or missiles disintegrating in flight or upon impact

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Aiming, Guidance, Guns With A Light Source, Armor, Camouflage, And Targets (AREA)
  • Toys (AREA)
  • Apparatus For Radiation Diagnosis (AREA)
  • Electrical Discharge Machining, Electrochemical Machining, And Combined Machining (AREA)
  • Portable Nailing Machines And Staplers (AREA)

Description

70 559 12249 Por
-2-
MEftdRIA DESCRITIVA 0 presente invento refere-se a uma cabeça de projéctil de auto-destruição para muniçBes de treino de acordo com o preâmbulo da reivindicação 1. A publicação alemã nS. 36 42 414 divulga uma cabeça de projéctil de auto-destruição para muniçBes de treino para armas sem coice que compreende um núcleo feito de pó de metal comprimido ou sinterizado, e uma cobertura feita de por exemplo de metal ou plástico que envolve o dito núcleo e é cónica com uma extremidade achatada na parte da frente da área de im pact o.
Quando o projéctil de treino com a cabeça de auto-destrui ção atinge um alvo, geralmente uma chapa de ferro, a cobertura explode e o núcleo é destruído quase em forma de pó pelas forças do impacto. A destruição do núcleo quebra a maior parte da energia do projéctil de treino que atinge o alvo. Independente mente do facto desta destruição evitar um excesso de danos no alvo , evita principalmente que o projéctil de treino faça ri-cochete no alvo, ferindo pessoas no terreno de treino. A publicação alemã ne. 27 57 666 descreve um projéctil de auto-destruição em que é proporcionado um núcleo feito de mate rial quebradiço com um furo de lado a lado tendo uma cunha aí inserida accionada para dentro do furo quando o projéctil atin ge um alvo destruindo por esse meio o núcleo. Esta cunha divide o núcleo, quer dizer o que provoca melhores resultados de destruição quando um alvo é atingido do que a cabeça de auto--destruiçâo acima mencionada, mas mesmo assim estes resultados não são muito bons.
Confirmou-se que as conhecidas cabeças auto-destruidoras não são seguramente destruídas em particular quando atingem o alvo com um certo ângulo. 0 impacto oblíquo não ocorre apenas quando a direcção do vôo do projéctil de treino faz um ângulo com o alvo; os projécteis de treino leves por vezes oscilam em torno da direcção do vôo de modo que os mesmos podem atingir o alvo com um ângulo, mesmo se forem disparados directamente. -3- 70 559 12249 Por 0 Invento é baseado no problema da modificação de uma cabeça de projéctil de auto-destruição do tipo em questão, através de medidas simples num modo tal que a cabeça do projêctil é seguramente auto-destruída, mesmo se ela atinje um alvo com um certo ângulo, impedindo assim ricochetes.
Este problema é resolvido de acordo com o invento pelas caracterxsticas expostas na parte caracterizante da reivindica ção 1.
Assim uma simples esfera assente no recesso é introduzida como um corpo de transmissão entre a cobertura e o núcleo do projéctil de auto-destruição. Tal disposição alcançou os melho res resultados com respeito à destruição do núcleo. Os resultados são consideravelmente melhores do que utilizando corpos de transmissão em forma de cunha, e também utilizando corpos de transmissão tendo uma hemisfera na sua área frente ao núcleo, e uma forma de pirâmide adaptada à parede interior da cobertu ra na sua área frente à cobertura. Uma esfera como um corpo de transmissão, que assenta na parede interior da cobertura e no bordo superior do entalhe no núcleo, tem a vantagem de que, quando o projéctil de treino atinge o alvo, as forças de impac to prolongam-se sempre através do centro da esfera, e resultam forças de destruição aproximadamente iguais, para todos os ângulos de impacto mesmo se o projéctil de treino atinge o alvo com um ângulo extremo, o núcleo é por isso seguramente destrui do. 0 recesso ou entalhe podem ser por exemplo cilíndricos. 1'oram obtidos muito bons resultados com os entalhes cónicos. A produção duma cabeça de auto-destruição com uma esfera como corpo de transmissão ê muito simples e pouco dispendiosa. As esferas são artigos produzidos em massa e não é problema montar o núcleo, a esfera e a cobertura.
Concretizaçbes adicionais do invento podem ser encontradas nas sub-reivindicaçbes. 0 invento é explicado em maior detalhe em 3 concretizações exemplificativas com referência às figuras, mostrando cada uma em secção longitudinal uma cabeça de auto-destruição. 70 559 12249 Por
Uma cabeça de auto-destruição 1 tem uma base 2 para fixação a um projéctil de treino não monstrado, um núcleo cilíndri co 3 assentando na base 2 e uma cobertura delgada 4 ligada a base 2 e envolvendo o núcleo 3. A cobertura 4 é cónica, por e-xemplo na sua área alongando-se fora do núcleo 3 e tem uma pon ta achatada 5. 0 eixo longitudinal da cabeça de auto-destrui-ção 1 que é simultaneamente o eixo central longitudinal do núcleo 3 e cobertura 4 está marcado com A. 0 núcleo 3 tem no seu lado superior em frente da ponta 5 da cabeça de auto-destruição 1, um entalhe 6 com a forma dum cone truncado afilado para baixo em torno do eixo A. 0 entalhe 6 contém uma esfera 7 que se ajusta de preferência no entalhe 6 numa extensão tal que o centro da esfera está colocado levemente acima do bordo superior do entalhe 6, e o entalhe 6 toca na esfera 7 tangencial e aproximadamente na área do bordo superior do entalhe. A esfera 7 assenta na parede interior da co bertura 4 na área da ponta 5 e parte do cone. A esfera tem um diâmetro de cerca de dois terços do diâmetro do núcleo; a profundidade do entalhe corresponde aproximadamente ao diâmetro da esfera; o diâmetro do entalhe no fundo é de cerca de um terço do diâmetro do núcleo.
Quando a cabeça de auto-destruição 1 atinge um alvo, a es fera 7 é accionada no entalhe 6. 0 núcleo 3 é separado com uma força correspondente aproximadamente à força de impacto, e é destruído quando a cobertura 4 explode. A concretização da Fig. 2 difere da descrita acima apenas pela facto do entalhe referido aqui com 6* ser cilíndrico. São também possíveis outros formatos. A esfera 7 tem consequentemente um diâmetro maior do que o entalhe 6». A concretização da Fig. 3 difere da Fig. 1 pelo facto de a esfera 7· ser composta por uma pluralidade de partes, neste caso as duas metades A e B, que são por exemplo ligeiramente coladas uma à outra por um adesivo 8. Esta colagem facilita a manipulação da esfera durante a montagem da cabeça de auto-des truição. Depois da destruição do núcleo 3, as metades da esfe- 70 559 12249 Por -5- ra separam-se. Uma vez que as metades duma esfera tem uma maior resistência ao ar que as esferas completas, as metades são lan çadas menos longe que as esferas completas quando do lançamento dum disco de treino. A posição do sulco de separação entre as duas metades com referência ao eixo central da reentrância é irrelevante para a destruição. Na Pig. 3 o ângulo entre o sulco de separação e o eixo central é de cerca de 452.

Claims (5)

  1. 70 559 12249 Por -6- REIVINDICIÇÕES 12. _ Cabeça de projéctil de auto-destruição para muniçbes de treino, compreendendo um núcleo feito de po de metal comprimido ou sinterizado tal como pó de metal ou pó de cerâmica, uma cobertura envolvendo o núcleo, e um corpo de transmissão para transmitir ao núcleo as forças de impacto na cobertura quando a munição de treino atinge um alvo, ligando-se o dito corpo de transmissão a um recesso no núcleo, caracterizada por o corpo de transmissão ser uma esfera (7, 7’) introduzida entre a cobertura (4) e 0 núcleo (3) e assentando no recesso (6, 6»). 2¾. - Cabeça de projéctil de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por 0 recesso (6, 6') ser cilíndrico ou afuni lar no núcleo a partir do seu bordo superior.
  2. 32, - Cabeça de projéctil de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada por 0 diâmetro da esfera (7) ter cerca de dois terços do diâmetro do núcleo, a profundidade do recesso (6, 6·) corresponder aproximadamente ao diâmetro da esfera (7), e 0 diâmetro do recesso (6, 6·) no fundo corresponder a-proximadamente a um terço do diâmetro do núcleo. 4&. - Cabeça de projéctil de acordo com qualquer uma das reivindicaçbes anteriores, caracterizada por, se o recesso (6) é cónico, a sua parede interior tocar a esfera (7) tangencial e aproximadamente no bordo superior da parede,
  3. 52. - Cabeça de projéctil de acordo com a reivindicação 4, caracterizada por 0 centro da esfera (7) estar localizado ligeiramente acima do bordo superior do entalhe cónico.
  4. 62. - Cabeça de projéctil de acordo com qualquer uma das reivindicaçbes anteriores, caracterizada por a esfera (7*) ter uma pluralidade de partes, preferivelmente duas metades (A, B) duma esfera. 7§. - Cabeça de projéctil de acordo com a reivindicação 6, caracterizada por as metades (A, B) duma esfera serem ligei ramente coladas uma a outra por um adesivo (8). 70 559 12249 Por -7- Lisboa,
  5. 25. JMt 19,0 Por NICO-PYROTECHNIK HAMS-JÍÍRGEN LIE-LERICHS GmbH & Co.KG - O AGENTE OEICIAL -
PT92967A 1989-01-25 1991-01-25 Cabeca de projectil de auto-destruicao para municoes de treino PT92967A (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE3902112A DE3902112C1 (pt) 1989-01-25 1989-01-25

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT92967A true PT92967A (pt) 1991-09-30

Family

ID=6372743

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT92967A PT92967A (pt) 1989-01-25 1991-01-25 Cabeca de projectil de auto-destruicao para municoes de treino

Country Status (9)

Country Link
EP (2) EP0406388B1 (pt)
JP (1) JP2719983B2 (pt)
KR (1) KR0155952B1 (pt)
AT (1) ATE87734T1 (pt)
AU (1) AU4847890A (pt)
DE (2) DE3902112C1 (pt)
IL (1) IL93121A0 (pt)
PT (1) PT92967A (pt)
WO (1) WO1990008937A1 (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ES2117025T3 (es) * 1992-11-10 1998-08-01 Raufoss As Un proyectil de practicas.
DE4440265C2 (de) 1994-11-11 1996-08-29 Mauser Werke Oberndorf Waffensysteme Gmbh Übungsgeschoß für Rohrwaffen
DE4440263A1 (de) * 1994-11-11 1996-05-15 Mauser Werke Oberndorf Waffensysteme Gmbh Übungsgeschoß für Rohrwaffen
US6837165B2 (en) 2001-11-09 2005-01-04 Olin Corporation Bullet with spherical nose portion

Family Cites Families (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB190622505A (en) * 1906-10-11 1907-05-23 Gilbert Hamilton Hoxie An Improved Projectile.
DE2757666A1 (de) * 1977-12-23 1979-06-28 Rheinmetall Gmbh Zerfallgeschoss
DE2843167A1 (de) * 1978-10-04 1980-04-17 Schirnecker Hans Ludwig Geschoss, insbesondere jagdgeschoss
DE3064795D1 (en) * 1979-03-10 1983-10-20 Schirnecker Hans Ludwig Projectile, e.g. for hunting, and method of manufacturing same
DE3421841A1 (de) * 1984-06-13 1986-01-16 Heide, Marion, 4030 Ratingen Unterkalibrige uebungspatrone
US4589342A (en) * 1985-02-28 1986-05-20 The United States Of America As Represented By The Secretary Of The Navy Rocket-powered training missile with impact motor splitting device
DE3642414A1 (de) * 1986-12-11 1988-06-23 Feistel Pyrotech Fab Uebungspatrone fuer rueckstossfreie abwehrwaffen
DE8908703U1 (de) * 1989-07-18 1989-09-14 Josef Lubig GmbH, 5300 Bonn Übungsgeschoß

Also Published As

Publication number Publication date
KR0155952B1 (ko) 1998-10-15
EP0385095A1 (de) 1990-09-05
ATE87734T1 (de) 1993-04-15
DE59001104D1 (de) 1993-05-06
EP0406388B1 (de) 1993-03-31
DE3902112C1 (pt) 1990-05-10
EP0406388A1 (de) 1991-01-09
JP2719983B2 (ja) 1998-02-25
JPH03503797A (ja) 1991-08-22
IL93121A0 (en) 1990-11-05
AU4847890A (en) 1990-08-24
KR910700442A (ko) 1991-03-15
WO1990008937A1 (de) 1990-08-09

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4108074A (en) Frangible target practice projectile
RU2679161C2 (ru) Разрушающаяся пуля с постепенным разрушением с сердечником из материала, содержащего или не содержащего свинец
US5847313A (en) Projectile for ammunition cartridge
US8117967B2 (en) Bullet
US3898933A (en) Training bullet for fire arms
US3714896A (en) Projectile, cartridge, and method
NO132005B (pt)
RU2555254C2 (ru) Пуля для оружия ограниченного поражения
US6024021A (en) Fragmenting bullet
CZ20012956A3 (cs) Rozhonová střela s tříątivým penetrátorem
US5648637A (en) Multi-disk shell
US4682546A (en) Projectile
PT92967A (pt) Cabeca de projectil de auto-destruicao para municoes de treino
US7237490B2 (en) Expanded volume less lethal ball type projectile
US3750587A (en) Projectile having changeable outer form
US5257936A (en) Rifle-firable training grenade and rifle-grenade firing instruction system
CA2490458C (en) Extended range less lethal projectile
RU2349868C2 (ru) Осколочный патрон для ручного гранатомета и способ формирования его осколочной рубашки
KR100680155B1 (ko) 폭발탄 및 상기 폭발탄을 구성하는 파편부재결합체 제조방법
US4515083A (en) Anti-personnel fragmentation liner
US3865036A (en) High lethality shrapnel projectile
US3724380A (en) Device for a projectile
US3868905A (en) Springmine
RU2817781C1 (ru) Боевой элемент кассетной боевой части
RU2722336C1 (ru) Осколочно-фугасная головная часть снаряда

Legal Events

Date Code Title Description
FC3A Refusal

Effective date: 19950915