PT92271B - Processo para a obtencao de preparacoes efervescentes de ibuprofeno - Google Patents
Processo para a obtencao de preparacoes efervescentes de ibuprofeno Download PDFInfo
- Publication number
- PT92271B PT92271B PT92271A PT9227189A PT92271B PT 92271 B PT92271 B PT 92271B PT 92271 A PT92271 A PT 92271A PT 9227189 A PT9227189 A PT 9227189A PT 92271 B PT92271 B PT 92271B
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- ibuprofen
- effervescent
- weight
- obtaining
- preparation
- Prior art date
Links
Classifications
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A61—MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
- A61K—PREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
- A61K9/00—Medicinal preparations characterised by special physical form
- A61K9/0002—Galenical forms characterised by the drug release technique; Application systems commanded by energy
- A61K9/0007—Effervescent
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A61—MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
- A61K—PREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
- A61K31/00—Medicinal preparations containing organic active ingredients
- A61K31/185—Acids; Anhydrides, halides or salts thereof, e.g. sulfur acids, imidic, hydrazonic or hydroximic acids
- A61K31/19—Carboxylic acids, e.g. valproic acid
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A61—MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
- A61P—SPECIFIC THERAPEUTIC ACTIVITY OF CHEMICAL COMPOUNDS OR MEDICINAL PREPARATIONS
- A61P25/00—Drugs for disorders of the nervous system
- A61P25/04—Centrally acting analgesics, e.g. opioids
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A61—MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
- A61P—SPECIFIC THERAPEUTIC ACTIVITY OF CHEMICAL COMPOUNDS OR MEDICINAL PREPARATIONS
- A61P29/00—Non-central analgesic, antipyretic or antiinflammatory agents, e.g. antirheumatic agents; Non-steroidal antiinflammatory drugs [NSAID]
Landscapes
- Health & Medical Sciences (AREA)
- Chemical & Material Sciences (AREA)
- Medicinal Chemistry (AREA)
- Pharmacology & Pharmacy (AREA)
- Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
- Animal Behavior & Ethology (AREA)
- General Health & Medical Sciences (AREA)
- Public Health (AREA)
- Veterinary Medicine (AREA)
- Epidemiology (AREA)
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Bioinformatics & Cheminformatics (AREA)
- Pain & Pain Management (AREA)
- Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
- General Chemical & Material Sciences (AREA)
- Nuclear Medicine, Radiotherapy & Molecular Imaging (AREA)
- Organic Chemistry (AREA)
- Rheumatology (AREA)
- Biomedical Technology (AREA)
- Neurology (AREA)
- Neurosurgery (AREA)
- Medicinal Preparation (AREA)
- Acyclic And Carbocyclic Compounds In Medicinal Compositions (AREA)
- Pharmaceuticals Containing Other Organic And Inorganic Compounds (AREA)
- Medicines Containing Antibodies Or Antigens For Use As Internal Diagnostic Agents (AREA)
Description
PROCESSO PARA A OBTENÇÃO DE PREPARAÇÓES EFERVESCENTES DE IBU PROFENO
Este invento diz respeito a preparados efervescentes de ibuprofen, de dissolução límpida, assim como ao processo de preparação dos mesmos.
Ibuprofen e um medicamento com efeitos analgésicos e anti-inflamatórios o qual, tal como o ácido acetilsalicílico, irrita a mucosa gástrica e é reabsorvido de forma relativamente lenta. Alem disso, o sabor do ibuprofeno é tão mau que. habitualmente, os comprimidos têm um revestimento que disfarça o sabor. Como os problemas da irritação da mucosa gástrica e da absorção lentificada que se verificam com o ácido acetilsalcílico podem ser resolvidos pela administração sob a forma de comprimidos e granulados efervescentes, o uso desta forma de medicamento foi também tomado em consideração no caso do Ibuprofen. Contudo, neste contexto, mostrou-se também que o uso das habituais misturas efervecentes não resulta bem.
Apesar de inúmeros esforços, não foi possível dissolver, rápida e completamente, num copo de água, os cristais de ibuprofeno de um preparado efervescente, que são extremamente difíceis de dissolver, pelo que sempre daí resultaram formas de administração realmente pouco atraentes .
A EP-A 228 164 descreve um preparado efervescente, contendo Ibuprofen - ou os seus sais - que contém Ibuprofen sob a forma da suspensão num copo de água, depois de se ter dado a reacção efervescente. Este preparado tem a desvantagem de. a partida, não possuir os atributos de um comprimido analgésico efervescente, tais como uma melhor tolerância gástrica e uma mais rapida entrada em acção.
A DE-A 36 38 414 descreve a adição de arginina ou lisina numa quantidade superior a percentagem molar, a fim de obter uma forma solúvel de ibuprofeno. O composto efervescente contem tartarato hidrogenado de sódio,
como componente ácido. A adição destes componentes acarreta grandes desvantagens. Arginina e lisina são demasiado caros para serem utilizados como auxiliares farmacêuticos e excedem os custo da substância activa ibuprofeno. Tartarato hidrogenado de sódio actua com tão pouca intensidade, como ácido que, com um valor pH superior a 6,5 para todo o sistema, a intensidade da reacção efervescente deixa muito a desejar e quase se torna impossível de ser detectada. Assim, práticamente não se consegue obter o efeito efervescente, que constitui um grande atractivo para o doente.
A EP-A 203 768 descreve uma composição terapêutica efervescente, que pode conter paracetamol, ácido acetilsalicílico ou ibuprofeno. Este invento sugere que a substância activa (por exemplo, ibuprofen) seja granulada com um auxiliar de granulação (por exemplo, PVP), misturando estes grânulos com uma parte de um componente da mistura efervescente e, em seguida, misturar.esta pré-mistura com um sistema efervescente. O processo descrito e apropriado para a preparação de preparados efervescentes de paracetamol e aspirina, de dissolução límpida, mas não de Ibuprofen. De acordo com este invento, não se consegue preparar nenhum preparado efervescente contendo 200 mg de ibuprofeno, que se dissolva em 100 a 200 ml de água, entre 15 a 252C, de forma tão rápida e tão clara que, ao fim de 2 minutos, estejam dissolvidos mais de 95% da substância activa.
Na preparação de preparados efervescentes de ibuprofeno, segundo processos convencionais, a principal dificuldade reside no facto de, com um valor pH de 6,8 (7,2), da solução acabada de dissolver, o qual é necessário para manter 200 (400) mg de Ibuprofen em solução, a reacção efervescente entre o componente carbonato e o componente ácido acaba por fracassar.
Se o ibuprofeno for utilizado na forma ácida, a velocidade de dissolução é tão baixa que, ao
-4\
fim de algum tempo, ainda é possível encontrar resíduos não dissolvidos no copo de água. A velocidade de dissolução pode ser aumentada, se se utilizar o sal de sódio, potássio ou amónio do Ibuprofen. No entanto, devido ao contacto directo do sal Ibuprofen, dissolvido, com o componente ácido da mistura efervescente dão-se precipitações que só muito lentamente entram novamente em solução.
Um preparado efervescente foi agora descoberto, o qual elimina todas as desvantagens anteriormente referidas e que é apropriado para a preparação de preparados efervescentes Ibuprofen, que se dissolvam rápida e claramente. O preparado efervescente, de acordo com o invento, tem a seguinte composição:
a) Granulado básico composto por parte em peso de sal de ibuprofeno solúvel na água a 10 partes em peso, de preferência 4 a 7 partes em peso de excipientè,
0,3 a 0,8 partes em peso, de preferência 0,4 a 0,7 partes em peso de estabilizador,
0,2 a 1 parte em peso, de preferência 0,4 a 0,7 partes em peso de carbonato de sódio ou carbonato de potássio.
b) Componente ácido a 4 partes em peso, de preferência 1,5 a 2,5 partes em peso, relativamente a 1 parte em peso de sal de ibuprofeno, solúvel na água.
Como sais de ibuprofeno, solúveis na água, são, de preferência, utilizados sais de sódio, potássio e amónio do ibuprofeno. Especialmente preferidos são os sais de sódio e de potássio de ibuprofeno.
São também apropriados sais de ibuprofeno com amino-ácidos, solúveis na água, tais como, por exemplo, arginina, lisina ou ornitina, ou com outros compostos amino, orgânicos, aceitáveis sob o ponto de vista farmacêutico, tais como, por exemplo, N-metilglucosamina, piperazina, N—(2-hidroxietil)piperazina ou tris(hidroxi-metil)aminoetano.
Os sais de Ibuprofeno, solúveis na água, podem conter Ibuprofen como racemate (forma-(R(-) e forma -(S(+)) ou também apenas na forma do enantiómero puro S(+) ou apenas na forma no enantiómero puro R(-).
preparado efervescente, de acor do com o invento, oferece uma solução para os problemas mencionados .
Surpreendentemente, descobriu-se que se pode preparar um preparado de ibuprofeno, nitidamente efervescente e de dissolução límpida, se se granular Ibuprofen, na forma dos seus sais solúveis na água, de preferência sais de sódio ou de potássio, juntamente com o excipiente e com o estabilizador, e os grânulos forem depois aspergidos com uma solução do carbonato de 5 a 20%, de preferência, de 15 a 18%, e depois forem secos. A este grânulo básico é adicionada uma quantidade apropriada do componente ácido.
Para a preparação do preparado efervescente de ibuprofeno, é especialmente preferido o sal de sódio do ibuprofeno.
A partir do preparado de acordo com o invento - composto por grânulo básico e pelo componente ácido - podem ser preparados, pós, granulados ou comprimidos. Preferidos são grânulos e comprimidos.
De acordo com o invento, o excipiente pode ser um componente solúvel na água, não efervescente, tal como, por exemplo, sacarose, lactose, manitol, citrato monossódico e citrato trissódico, ou um componente efervescente, tal como, por exemplo, hidrogenocarbonato de sódio ou hidrogenocarbonato de potássio, carbonato de sódio ou carbonato de potássio ou misturas destes componentes. De preferência, utiliza-se o hidrogenocarbonato de sódio.
A importância do estabilizador no invento consiste em manter em solução o Ibuprofen uma vez dissolvido e impedir que haja precipitações. Para este fim, são apropriados polímeros solúveis na água, tais como, por exemplo, álcool polivinílico, polivinilpirrolidona, copolímero de polivinilpirrolidona-polivinilacetato, polietileno glicol, copolímero de polietileno glicol/polipropileno glicol, mas, de preferência, polivinilpirrolidona, copolímero de polivinilpirrolidona-polivinilacetato e éter celulósico, de preferência, hidroxipropilmetilcelulose. Particularmente preferido como estabilizador é utilizada polivinilpirrolidona.
Como componente ácido, podem ser utilizados os ácidos orgânicos usuais nos preparados efervescentes, tais como, por exemplo, ácido citrico, ácido tartárico, ácido succínico, ácido maleico, ácido málico, ácido malónico, ácido adípico, ácido fumárico, ácido ascórbico, citrato monossódico, citrato dissodico, hidrogenotartarato de sódio ou hidrogenofosfato de potássio. São utilizados, de preferência, ácido cítrico ou ácido tartárico.
preparado efervescente pode conter outros aditivos, como aglutinantes, por exemplo, glicocol, edulcorantes, por exemplo, sacarina ou ciclamato, aromatizantes, molhantes, tais como, sulfosuccinato dioctílico de sódio ou sulfato láurico de sódio e anti-espumantes, como, por exemplo, óleo de silicone.
-ΊPara a preparação de comprimidos efervescentes, a partir do granulado efervescente, é necessário adicionar um lubrificante.
Se faltar este lubrificante na composição e o equipamento de fazer os comprimidos ficar cheio de partículas de pó, os comprimidos produzidos apresentam uma superfície áspera e com mau aspecto. A escolha de um lubrificante apropriado para comprimidos efervescentes apresenta-se, geralmente, como sendo extraordinariamente difícil.
Lubrificantes insolúveis na água, tais como, por exemplo, estearato de magnésio, ácido esteárico, talco, parafina e óleo de rícino hidrogenado transformam a solução, que se pretende seja clara, numa solução turva. Polietileno glicol, ácido fumárico, ácido adípico, benzoato de sódio e fumarato estearílico de sódio são apropriados como lubrificantes mais ou menos solúveis na água, mas, na maior parte dos casos, pouco eficazes.
Polietileno glicol possui apenas propriedades de lubrificação insuficientes e prolonga, de forma considerável, o modo de dissolução de comprimidos efervescentes. Além disso, a substância reduz a resistência interior dos comprimidos.
ácido fumárico e o ácido adípico tem de ser adicionados com uma concentração relativamente elevada (10 a 15%). Nos comprimidos efervescentes de ibuprofen, devido às suas propriedades ácidas, eles precipitam a substância activa na sua forma ácida difícil de dissolver, o que origina o aparecimento de turvações. Ao mesmo tempo, os dois lubrificantes reduzem a dureza dos comprimidos.
fumarato esterearílico de sódio é apenas solúvel na água até cerca de 1%. Assim, num comprimido efervescente com o peso de 3 g, não podem utilizar-se mais
que 3% desta substância. Nesta quantidade, é frequente aconte cer que a acção lubrificante não é suficiente.
benzoato de sódio tem de ser de clarado como produto auxiliar activo e, como tal, não é apropriado.
Descobriu-se que sais do ácido fu márico e do ácido adípico, aceitáveis sob o ponto de vista farmacêutico, tais como os sais de sódio, potássio, amónio, cálcio e magnésio, de preferência os sais de sódio ou de potássio, numa concentração de 3 a 10%, de preferência 5 a 8%, em relação ao preparado total, são especialmente apropriados como lubrificantes para a preparação de comprimidos efervescentes Ibuprofen. Estes lubrificantes são, geralmente, adicio nados ao preparado efervescente, composto por granulado básico e por componentes ácidos, sob a forma de pós finos, cujas partículas têm o tamanho inferior a 50, de preferência, inferior a 20 micrómetros. De igual modo, é também possível asper gir os lubrificantes de uma solução aquosa sobre o granulado básico e, depois, adicionar o componente ácido.
Como lubrificante é especialmente preferido fumarato dissódico.
O invento deve ser ilustrado atra vés dos exemplos que se seguem.
EXEMPLO 1
Um granulado efervescente de ibuprofen, com o qual devem ser administrados 200 mg de ibuprofeno, compõe-se do seguinte:
Sal de sódio de ibuprofeno | 221,3 | mg |
Polivinilpirrolidona | 120,0 | mg |
Carbonato hidrogenado de sódio | 1363,7 | mg |
Carbonato de sódio | 100,0 | mg |
Ácido cítrico | 395,0 | mg |
Pesam-se 136,37 kg de hidrogenocarbonato de sódio no recipiente de um granulados de leito fluidificado, 22,13 kg de sal de sódio Ibuprofen, 12,0 kg de polivinilpirrolidona e 80 g de água são pesados numa tina misturadora e agitada até se obter uma solução clara. A solução é aspergida sobre o carbonato hidrogenado de sódio a uma temperatura de ar quente de cerca de 100QC o que dá origem a um granulado. Sobre este granulado é, em seguida, aspergida uma solução de 10 kg de carbonato de sódio em 50 kg de água. O granulado básico que, desta maneira, foi revestido com uma camada de carbonato de sódio é seco, em seguida.
Ao granulado básico são misturados 39,5 de ácido cítrico, para então se obter o granulado pronto, efervescente de ibuprofeno.
O produto pode ser empacotado em saquetas de alumínio em doses individuais de 2,2 g. O granulado contido numa saqueta, quando dissolvido em 100 ml de água, dá, ao fim de um minuto, uma solução clara de Ibuprofen com um valor pH de 6,7.
-10EXEMPLO 2
De acordo com o processo de preparação descrito no exemplo 1, prepara-se um granulado básico com a seguinte composição:
Sal de sódio de ibuprofeno | 22.13 | mg |
Polivinilpirrolidona | 8,00 | mg |
Carbonato hidrogenado de sódio | 135,00 | mg |
Carbonato de sódio | 15,00 | mg |
180,13 kg deste granulado são aspergidos com uma solução de 15 kg de fumarato dissódico em 100 kg de água num aparelho de leito fluidificado e, depois, são secos. O granulado assim pré-tratado é misturado com 54,87 kg de ácido cítrico e, em seguida, é comprimido formando-se, assim, comprimidos efervescentes com um peso unitário de 2,5 g. Os comprimidos têm um tempo de dissolução de 2 minutos em 100 ml de água daqui resultando uma solução clara com um valor pH de 6,8.
Claims (5)
- REIVINDICAÇÕES:lã. - Processo para a obtenção de uma preparação, efervescente de ibuprofeno, caracterizado por se incluir na referida preparação:a) grânulos básicos constituídos por:1 parte, em peso, de sal de ibuprofeno, solúvel em água,
- 2 a 10 partes, em peso, de excipiente,0,
- 3 a 0,8 partes, em peso, de estabilizador e0,1 a 1 parte, em peso, de carbonato de sódio ou carbonato de potássio, eb) 1 a 4 partes em peso de componente ácido.2â. - Processo para a obtenção de uma preparação efervescente de ibuprofeno, caracterizado por se incluir na referida preparação:a) grânulos básico constituídos por:1 parte, em peso, de sal de ibuprofeno, solúvel em água,
- 4 a 7 partes, em peso, de excipiente,0,4 a 0,7 partes, em peso, de estabilizador e0,4 a 0,7 partes, em peso, de carbonato de sódio e carbonato de potássio, e-12b) 1,5 a 2,5 partes em peso de componente ácido.33. - Processo para a obtenção de uma preparação efervescente de ibuprofeno, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado por se utilizar o sal de sódio, potássio ou amónio, como sal de ibuprofeno, solúvel em água.43. - Processo para a obtenção de uma preparação efervescente de ibuprofeno, de acordo com a reivindicação 1 a 3, caracterizado por se utilizar um polímero solúvel em água, como estabilizador.53. - Processo para a obtenção de uma preparação efervescente de ibuprofeno, de acordo com a reivindicação 1 a 4, caracterizado por se utilizar polivinilpirrolidona, como estabilizador.63. - Processo para a obtenção de uma preparação efervescente de ibuprofeno, de acordo com a reivindicação 1 a 5, caracterizado por utilizar ácido cítrico ou ácido tartárico, como componente ácido.73. - Processo oara a obtenção de uma preparação efervescente de ibuprofeno, de acordo com a reivindicação 1 a 6, caracterizado por obter uma preparação sob a forma de comprimidos ou grânulos.83. - Processo para a obtenção de comprimidos efervescentes de ibuprofeno, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por se incluir adicionalmente nos-13referidos comprimidos um lubrificante.
- 9i. - Processo para a obtenção de comprimidos efervescentes de ibuprofeno, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado por se utilizar, como lubrificante, sais de sódio ou sais de potássio de ácido fumárico ou de ácido adípico.lOâ. - Processo para obtenção de preparações efervescentes de ibuprofeno, de acordo com as rei vindicações 1 a 6, caracterizado por o sal de ibuprofeno solúvel em água, ser granulado juntamente com o excipiente e com o estabilizador por, em seguida, os grânulos serem aspergidos com a solução de carbonato de sódio ou potássio e serem secos, e por o componente ácido ser adicionado a este granula do básico.
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
DE3838431A DE3838431A1 (de) | 1988-11-12 | 1988-11-12 | Ibuprofen-brausezubereitungen |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT92271A PT92271A (pt) | 1990-05-31 |
PT92271B true PT92271B (pt) | 1995-08-09 |
Family
ID=6367061
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT92271A PT92271B (pt) | 1988-11-12 | 1989-11-10 | Processo para a obtencao de preparacoes efervescentes de ibuprofeno |
Country Status (12)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US5445827A (pt) |
EP (1) | EP0369228B1 (pt) |
JP (1) | JP2735903B2 (pt) |
AT (1) | ATE70438T1 (pt) |
AU (1) | AU616066B2 (pt) |
CA (1) | CA2002732A1 (pt) |
DE (2) | DE3838431A1 (pt) |
ES (1) | ES2028430T3 (pt) |
FI (1) | FI895342A0 (pt) |
GR (1) | GR3003685T3 (pt) |
HU (2) | HU202103B (pt) |
PT (1) | PT92271B (pt) |
Families Citing this family (36)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
DE3838431A1 (de) * | 1988-11-12 | 1990-05-17 | Bayer Ag | Ibuprofen-brausezubereitungen |
US5922351A (en) * | 1991-03-27 | 1999-07-13 | Bayer Corporation | Lubricants for use in tabletting |
US6525214B1 (en) | 1991-05-13 | 2003-02-25 | Bernard John Armitage | Therapeutic agent |
US5302397A (en) * | 1991-11-19 | 1994-04-12 | Amsden Brian G | Polymer-based drug delivery system |
GB9316580D0 (en) * | 1993-08-10 | 1993-09-29 | Smithkline Beecham Plc | Pharmaceutical composition |
DK0642784T3 (da) | 1993-09-07 | 1999-11-22 | Gergely Gerhard | Bruseblanding med alkalisalte eller lysinater af uopløseligt eller tungtopløseligt aktivstof |
ES2079327B1 (es) * | 1994-12-13 | 1996-08-01 | Lilly Sa | Formulaciones farmaceuticas de cefaclor. |
GB9426218D0 (en) * | 1994-12-23 | 1995-02-22 | Procter & Gamble | Processes of preparing pharmaceutical compositions |
TW442287B (en) * | 1995-06-13 | 2001-06-23 | American Home Produits Corp | Organoleptically acceptable oral pharmaceutical composition comprising the S(+)1,8-diethyl-1-1,3,4,9-tetrahydropyrano[3,4-b] indole-1-acetic acid (Etodolac) |
DE19606151C2 (de) * | 1996-02-20 | 1999-05-12 | Losan Pharma Gmbh | Ibuprofen-Brausezubereitung sowie Verfahren zur Herstellung derselben |
IT1293764B1 (it) * | 1997-07-23 | 1999-03-10 | Chiesi Farma Spa | Composizioni farmaceutiche sotto forma di compresse effervescenti contenenti un principio attivo instabile in presenza di acqua |
US20040151768A1 (en) * | 1997-07-23 | 2004-08-05 | Chiesi Farmaceutici S.P.A. | Pharmaceutical compositions containing an effervescent acid-base couple |
US5843477A (en) * | 1997-09-30 | 1998-12-01 | Bayer Corporation | Lubricants for use in tabletting |
NZ333474A (en) * | 1998-01-02 | 1999-06-29 | Mcneil Ppc Inc | A chewable tablet containing ibuprofen, fumaric acid and a non hydrocolloid binder e.g. a wax or a fat |
US6974590B2 (en) | 1998-03-27 | 2005-12-13 | Cima Labs Inc. | Sublingual buccal effervescent |
US20030091629A1 (en) | 1998-03-27 | 2003-05-15 | Cima Labs Inc. | Sublingual buccal effervescent |
US20030118645A1 (en) * | 1998-04-29 | 2003-06-26 | Pather S. Indiran | Pharmaceutical compositions for rectal and vaginal administration |
IT1301966B1 (it) * | 1998-07-30 | 2000-07-20 | Zambon Spa | Composizioni farmaceutiche ad attivita' analgesica |
GB0113842D0 (en) * | 2001-06-07 | 2001-08-01 | Boots Co Plc | Therapeutic agents |
US20030068356A1 (en) * | 2001-07-10 | 2003-04-10 | Pather S. Indiran | Sequential drug delivery systems |
US20040132823A1 (en) * | 2001-11-02 | 2004-07-08 | Leo Pavliv | Pharmaceutical composition of 2-(4-isobutylphenyl) propionic acid |
ITMI20020557A1 (it) * | 2002-03-15 | 2003-09-15 | Acraf | Uso di un sale dell'acido l-ascorbico per preparare una composizione farmaceutica per uso topico oftalmico capace di migliorare il livello d |
US20050089502A1 (en) * | 2003-08-21 | 2005-04-28 | Todd Schansberg | Effervescent delivery system |
US20050137262A1 (en) * | 2003-12-22 | 2005-06-23 | Hu Patrick C. | Highly concentrated pourable aqueous solutions of potassium ibuprofen, their preparation and their uses |
US7862833B2 (en) * | 2003-12-31 | 2011-01-04 | Cima Labs, Inc. | Effervescent oral opiate dosage forms and methods of administering opiates |
WO2005065317A2 (en) * | 2003-12-31 | 2005-07-21 | Cima Labs Inc. | Effervescent oral fentanyl dosage form |
US20050142197A1 (en) * | 2003-12-31 | 2005-06-30 | Cima Labs Inc. | Generally linear effervescent oral fentanyl dosage form and methods of administering |
EP1800667A1 (en) | 2005-12-23 | 2007-06-27 | Losan Pharma GmbH | Rapidly solubilizing ibuprofen granulate |
AU2006226293B2 (en) * | 2005-03-22 | 2011-04-07 | Losan Pharma Gmbh | Solubilized ibuprofen |
EP1905428A1 (de) * | 2006-09-26 | 2008-04-02 | Losan Pharma GmbH | Ibuprofen-Brausezubereitung mit hoher Lösungsgeschwindigkeit und Verfahren zu deren Herstellung |
US9629806B2 (en) * | 2008-07-21 | 2017-04-25 | Si Group, Inc. | High content sodium ibuprofen granules, their preparation and their use in preparing non-effervescent solid dosage forms |
US9629809B2 (en) | 2008-07-21 | 2017-04-25 | Si Group, Inc. | High content sodium ibuprofen granules, their preparation and their use in preparing non-effervescent solid dosage forms |
PT2953617T (pt) * | 2013-02-06 | 2020-01-14 | Hermes Arzneimittel Gmbh | Composições farmacêuticas que incorporam fármacos de baixa dose |
EP3157506B1 (en) | 2014-06-20 | 2020-08-26 | Hermes Arzneimittel GmbH | Taste-masked oral pharmaceutical composition |
WO2017060920A1 (en) * | 2015-10-05 | 2017-04-13 | Strides Shasun Limited | Pharmaceutical compositions |
GB2546513B (en) * | 2016-01-20 | 2020-09-16 | Cubic Pharmaceuticals Ltd | Process of preparing active pharmaceutical ingredient salts |
Family Cites Families (8)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
GB971700A (en) * | 1961-02-02 | 1964-09-30 | Boots Pure Drug Co Ltd | Anti-Inflammatory Agents |
DE3270988D1 (en) * | 1981-07-20 | 1986-06-12 | Upjohn Co | Use of ibuprofen or flurbiprofen for the manufacture of a medicament for treating respiratory disorders |
US4687662A (en) * | 1985-08-30 | 1987-08-18 | Warner-Lambert Company | Therapeutic effervescent composition |
IE59106B1 (en) * | 1985-05-31 | 1994-01-12 | Warner Lambert Co | A therapeutic effervescent composition and a method of preparing the same |
IT1209667B (it) * | 1985-11-12 | 1989-08-30 | Zambon Spa | Composizione effeverscente adattivita' analgesica. |
GB8528195D0 (en) * | 1985-11-15 | 1985-12-18 | Boots Co Plc | Therapeutic compositions |
US4684666A (en) * | 1986-08-19 | 1987-08-04 | Haas Pharmaceuticals, Inc. | Stabilized liquid analgesic compositions |
DE3838431A1 (de) * | 1988-11-12 | 1990-05-17 | Bayer Ag | Ibuprofen-brausezubereitungen |
-
1988
- 1988-11-12 DE DE3838431A patent/DE3838431A1/de not_active Withdrawn
-
1989
- 1989-10-28 DE DE8989120046T patent/DE58900594D1/de not_active Expired - Lifetime
- 1989-10-28 ES ES198989120046T patent/ES2028430T3/es not_active Expired - Lifetime
- 1989-10-28 EP EP89120046A patent/EP0369228B1/de not_active Expired - Lifetime
- 1989-10-28 AT AT89120046T patent/ATE70438T1/de not_active IP Right Cessation
- 1989-11-06 AU AU44417/89A patent/AU616066B2/en not_active Ceased
- 1989-11-07 JP JP1288067A patent/JP2735903B2/ja not_active Expired - Lifetime
- 1989-11-09 FI FI895342A patent/FI895342A0/fi not_active Application Discontinuation
- 1989-11-10 PT PT92271A patent/PT92271B/pt not_active IP Right Cessation
- 1989-11-10 CA CA002002732A patent/CA2002732A1/en not_active Abandoned
- 1989-11-10 HU HU895858A patent/HU202103B/hu not_active IP Right Cessation
-
1992
- 1992-01-30 GR GR920400111T patent/GR3003685T3/el unknown
-
1993
- 1993-07-07 US US08/088,472 patent/US5445827A/en not_active Expired - Fee Related
-
1995
- 1995-06-30 HU HU95P/P00647P patent/HU211692A9/hu unknown
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
EP0369228B1 (de) | 1991-12-18 |
ATE70438T1 (de) | 1992-01-15 |
EP0369228A1 (de) | 1990-05-23 |
FI895342A0 (fi) | 1989-11-09 |
DE3838431A1 (de) | 1990-05-17 |
US5445827A (en) | 1995-08-29 |
AU616066B2 (en) | 1991-10-17 |
PT92271A (pt) | 1990-05-31 |
AU4441789A (en) | 1990-05-17 |
CA2002732A1 (en) | 1990-05-12 |
DE58900594D1 (de) | 1992-01-30 |
JP2735903B2 (ja) | 1998-04-02 |
GR3003685T3 (pt) | 1993-03-16 |
HU895858D0 (en) | 1990-02-28 |
HU211692A9 (en) | 1995-12-28 |
HU202103B (en) | 1991-02-28 |
JPH02178223A (ja) | 1990-07-11 |
HUT51892A (en) | 1990-06-28 |
ES2028430T3 (es) | 1992-07-01 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
PT92271B (pt) | Processo para a obtencao de preparacoes efervescentes de ibuprofeno | |
US4931441A (en) | Stabilized aqueous leucovorin calcium compositions | |
HU206265B (en) | Process for producing pharmaceutical compositions comprising morphine | |
ES2391912T3 (es) | Formulación en polvo del valganciclovir | |
ES2240033T3 (es) | Comprimido matricial que permite la liberacion prolongada de trimetazidina tras su administracion oral. | |
PL205325B1 (pl) | Kompozycja farmaceutyczna zawierająca aksetyl cefuroksymu | |
PT95291B (pt) | Processo para a preparacao de composicoes soluveis em agua, nao efervescentes, contendo acido 2-(4-isobutilfenil)-propionico (ibuprofeno) sob a forma de sal | |
PT1054672E (pt) | Microgrânulos de sulfato de morfina, processo de fabrico e preparações farmacêuticas | |
SI21259A (sl) | Farmacevtski pripravki z antibiotičnim delovanjem | |
AU743043B2 (en) | Pharmaceutical preparations of cilansetron stabilized against racemization | |
KR100351193B1 (ko) | 아세틸살리실산메토클로프라미드화합물로구성된활성성분을갖는산제제조용조성물 | |
CA1183086A (en) | Antimicrobial preparation | |
WO2018069805A2 (en) | Method for preparation of liquid oral composition of l-thyroxin | |
FI89455C (fi) | Foerfarande foer framstaellning av en farmaceutisk komposition | |
CN114642633A (zh) | 一种氨己烯酸制剂液体组合物 | |
US5935603A (en) | Water soluble powder form compositions and their applications thereof | |
EP3593819A1 (en) | Compositions for therapeutic uses containing 5-htp and carbidopa | |
GB1575977A (en) | Solid choline salicylate compositions | |
JPS6121529B2 (pt) | ||
JPS62265220A (ja) | 1,4−ジヒドロキシ−5,8−ビス〔2−(2−ヒドロキシエチルアミノ)−エチルアミノ〕アントラキノン二塩酸塩の安定な注射用医薬配合物 | |
WO2024206885A1 (en) | Oral mucosal formulations of aspirin | |
WO2023031946A1 (en) | Effervescent pharmaceutical composition of ascorbic acid and zinc | |
WO2021001806A1 (en) | Stable dipyridamole formulations with reduced impurities | |
IE45201B1 (en) | Solid choline salicylate compositions | |
DD295986A5 (de) | Ibuprofen-brausezubereitungen |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
FG3A | Patent granted, date of granting |
Effective date: 19950403 |
|
MM3A | Annulment or lapse |
Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES Effective date: 19961031 |