PT92215B - Dispositivo de posicionamento e de bloqueio de uma armacao de encosto de banco numa armacao de assento de banco montado automaticamente num veiculo - Google Patents

Dispositivo de posicionamento e de bloqueio de uma armacao de encosto de banco numa armacao de assento de banco montado automaticamente num veiculo Download PDF

Info

Publication number
PT92215B
PT92215B PT92215A PT9221589A PT92215B PT 92215 B PT92215 B PT 92215B PT 92215 A PT92215 A PT 92215A PT 9221589 A PT9221589 A PT 9221589A PT 92215 B PT92215 B PT 92215B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
seat
box
frame
bayonet
backrest
Prior art date
Application number
PT92215A
Other languages
English (en)
Other versions
PT92215A (pt
Original Assignee
Cousin Cie Ets A & M Freres
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from FR8814698A external-priority patent/FR2638688B1/fr
Priority claimed from FR8912596A external-priority patent/FR2652316B1/fr
Application filed by Cousin Cie Ets A & M Freres filed Critical Cousin Cie Ets A & M Freres
Publication of PT92215A publication Critical patent/PT92215A/pt
Publication of PT92215B publication Critical patent/PT92215B/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60NSEATS SPECIALLY ADAPTED FOR VEHICLES; VEHICLE PASSENGER ACCOMMODATION NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B60N2/00Seats specially adapted for vehicles; Arrangement or mounting of seats in vehicles
    • B60N2/68Seat frames
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60NSEATS SPECIALLY ADAPTED FOR VEHICLES; VEHICLE PASSENGER ACCOMMODATION NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B60N2/00Seats specially adapted for vehicles; Arrangement or mounting of seats in vehicles
    • B60N2/02Seats specially adapted for vehicles; Arrangement or mounting of seats in vehicles the seat or part thereof being movable, e.g. adjustable
    • B60N2/22Seats specially adapted for vehicles; Arrangement or mounting of seats in vehicles the seat or part thereof being movable, e.g. adjustable the back-rest being adjustable
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60NSEATS SPECIALLY ADAPTED FOR VEHICLES; VEHICLE PASSENGER ACCOMMODATION NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B60N2/00Seats specially adapted for vehicles; Arrangement or mounting of seats in vehicles
    • B60N2/68Seat frames
    • B60N2/682Joining means
    • B60N2002/684Joining means the back rest being mounted or joined with an easy attachment system to the seat

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Aviation & Aerospace Engineering (AREA)
  • Transportation (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Seats For Vehicles (AREA)
  • Chairs For Special Purposes, Such As Reclining Chairs (AREA)

Description

A. & M. COUSIN - ETABLISSEMENTS COUSIN FRERES pretende obter privilégio de invenção em Portugal.
Na técnica actual, os bancos para veículos e, particularmente para os automóveis, são constituídos por uma armação de assento e por uma armação de encosto que são tornadas solidárias uma à outra por vários meios, tais como soldadura, rebitagem e outros. Em certos casos, é possível montar, entre a armação de assento e a do encosto, mecanismos de posicionamento variável do encosto em relação ao assento.
guarnecimento do banco é feito em seguida.
Quando as duas armações são unidas, o conjunto é muito incómodo e pesado e, por isso, a montagem no habitáculo de um veículo é sempre fastidiosa e reguer, na maioria das vezes, a utilização de dois intervenientes.
Procurou-se automatizar a montagem dos bancos mas, em virtude da complexidade e do peso de cada um, é necessário utilizar meios complexos para contornar as dificuldades de introdução destes bancos no habitáculo, sobretudo quando estão equipados com apoios de cabeça.
-20 presente invento procura remediar este inconveniente, partindo da ideia de que é normal separar a armação do encosto da armação do assento que será montada isoladamente e de modo automático no chão do veículo, num primeiro posto de montagem da linha. Em seguida, num segundo posto de montagem desta linha, pode posicionar-se automaticamente a armação do encosto na armação do assento, tanto manual como automaticamente. É igualmente possível efectuar, manualmente e sem ferramentas, a fixação da armação do encosto à armação do assento, utilizando botaréus previamente posicionados.
De acordo com o presente invento, o dispositivo de posicionamento e de bloqueio de uma armação de encosto de banco numa armação de assento do banco montado automaticamente num veículo, no qual as extremidades posteriores da armação do assento do banco em questão, que compreende elementos de fixação, é caracterizado por cada elemento de fixação que pode ser montado num mecanismo de regulação da inclinação do encosto ser formado por uma caixa configurada para receber uma baioneta fixada a cada uma das extremidades inferiores da armação do encosto, sendo esta baioneta mantida na caixa em causa por imobilização com o auxílio de uma peça constituída por um rodízio central estriado no seu centro e que compreende lateralmente prolongamentos lisos de pequenos diâmetros, que permitem que o rodízio rode livremente em orifícios previstos na caixa de modo a serem impelidos, pelo menos, por uma mola para a imobilização do rodízio em cada cunho da baioneta e da caixa em questão.
-3Além destas outras características tornar-se-ão evidentes a partir da descrição pormenorizada que se segue.
A título de exemplos não limitativos, representaram-se, nos desenhos anexos, formas de realização do objecto do invento.
A Figura 1 ilustra, em alçado lateral e parte esquemática, a zona de junção de uma armação de encosto numa armação de assento, sendo entendido que apenas se representou um lado do banco para facilitar a compreensão.
A Figura 2 é um alçado frontal de uma das metades do elemento de junção solidário a uma semi-caixa.
A Figura 2a é uma vista de topo correspondente à Figura 2.
A Figura 3 ilustra, em alçado frontal, a outra metade do elemento de junção que está fixada à armação do assento.
A Figura 3a é uma vista de topo correspondente à Figura 3.
As Figuras 4, 5 e 6 ilustram meios de fixação dos elementos de junção que formam uma caixa na armação do assento de um banco.
A Figura 7 é uma vista frontal da peça solidária com uma das extremidades da armação do encosto destinado a cooperar com o elemento de junção que forma a caixa das Figuras 2 e 3.
-4A Figura 8 é um alçado frontal de uma variante de realização da Figura 7 que representa a extremidade da armação do encosto de um banco.
A Figura 8a é uma vista em corte longitudinal correspondente à Figura 8.
A Figura 9 é um alçado lateral que ilustra uma outra variante de realização do invento.
A Figura 10 é um corte-alçado parcial da montagem da armação do encosto na armação do assento de um banco, utilizando a solução da Figura 9, mas com incorporação de um mecanismo de regulação da inclinação do encosto em relação ao assento do banco em questão.
A Figura 11 ilustra um dos elementos das Figuras 9 e 10, em vista frontal.
A Figura 12 ilustra o outro elemento, em vista frontal, da Figura 10, solidário à armação do assento.
As Figuras 13, 14 e 15 ilustram uma outra variante de realização muito aproximada daquela das Figuras 9, 10, 11 e
12.
As Figuras 16, 17 e 18 ilustram uma última forma de realização que compreende pequenas variantes de fabricação e
-5que é muito aproximada da forma de realização das Figuras 9 a
12.
A figura 19 ilustra, em vista frontal, a zona de junção da armação do encosto à armação do assento, sendo entendido que se representou apenas um lado do banco para facilitar a compreensão.
A Figura 20 é um corte, em escala aumentada, segundo a linha XX-XX da Figura 19.
A Figura 21 é um corte segundo a linha XXI-XXI da Figura 20.
Na Figura 1 representou-se esquematicamente a montagem de um dos lados da armação do encosto na armação do banco.
Com efeito, tal como se pode facilmente perceber, o mecanismo 1 de regulação da inclinação do encosto em relação ao assento do banco que está fixado num dos lados da armação do assento no seu lado fixo, possui no seu lado móvel, um elemento de junção 2, em forma de caixa (ver Figuras 2, 2a, 3, 3a) que é constituído por duas semi-caixas 3,4 unidas uma à outra por qualquer meio conveniente, tal como soldadura ou encaixe, de maneira a que a semi-caixa 4 seja coberta pela semi-caixa 3, por meio da introdução de escápulas 5 no interior de aberturas 6 de uma semi-caixa 3. A caixa 2 é obtida por montagem das duas semi-caixas 3,4 por abertura das escápulas 5 que, deste modo, formam uma rebitagem, ou por soldadura das escápulas 5. A semi-caixa 3 apresenta aberturas circulares 7
-6de grande diâmetro que permitem a passagem de ferramentas que, em seguida, vêm cooperar com os orifícios 8 obtidos por recorte num embutido 8a a fim de se efectuar a junção da caixa 2 no lado móvel la do mecanismo de regulação da inclinação, quer seja por meio de rebites 10 (Figura 4), quer seja por meio de soldaduras 11 (Figura 5) , quer seja ainda por meio de parafusos 12 (Figura 6) . Assim, a caixa 2 está solidamente fixada à parte móvel do mecanismo de regulação da inclinação 1 do encosto do banco e esta tarefa pode ser efectuada facilmente com o auxílio de uma máquina automática.
Nas Figuras 4, 5 e 6, a referência la designa uma parte em corte de uma falca de um mecanismo de posicionamento que será descrito mais adiante.
É de notar a presença de um orifício duplo oblongo 15 cuja função será explicada mais adiante.
Quando este conjunto é montado na armação do assento do banco de ambos os lados desta armação, pode facilmente introduzirse todo o conjunto no habitáculo de um veículo e fixar este conjunto no chão deste veículo porque o peso e dificuldade são aceitáveis pelas máquinas habitualmente utilizadas para as montagens automáticas.
Logo que este posto de trabalho tenha efectuado a fixação do assento no veículo e, se necessário, à direita e a esquerda do veículo, através de máquinas colocadas de ambos os lados da linha de montagem, passa-se ao posto seguinte no qual,
-Ίapós se ter fixado a peça 20 (Figura 7), que daqui em diante será chamada baioneta”, nas duas extremidades inferiores da armação do encosto, introduzem-se simultaneamente estas duas baionetas 20 na caixa 2, colocadas de ambos os lados da armação do assento em questão que, daqui em diante, fica solidário ao chão do veículo em causa.
Consegue-se assim a montagem representada na Figura 1 em que é de notar que:
a) o veio de rotação 21 do mecanismo 1 pode atravessar a baioneta 20 pelo facto de esta possuir, na sua parte inferior, uma abertura alongada 22,
b) as extremidades inferiores 20a, 20b da baioneta 20 são adelgaçadas para se imobilizarem na parte inferior da caixa 2,
c) estão previstas partes de eixos 23, que passam através dos parafusos 15, , sendo estas partes dos eixos solidárias com um rodízio central 24 de superfície periférica estriada de maior diâmetro o qual é montado livremente nos orifícios oblongos 15. O rodízio 24, constituído pelos dois prolongamentos 23, tem tendência a imobilizar cada uma das cunhas da baioneta 20, sendo impelido por uma mola 25 que assenta num alojamento 26 previsto em cada semicaixa 3, 4. A imobilização do eixo 23 assim obtida evita as folgas de frente-rectaguarda do encosto relativamente ao assento.
Obtem-se assim um bloqueio permanente e seguro das baionetas 2 0 e, portanto, da armação de cada encosto na armação do assento do banco em causa por intermédio de dois mecanismos
de regulação de inclinação 1 colocadas de ambos os lados do encosto.
Por intermédio do veio de rotação 21, pode ter-se um comando dos mecanismos 1, tanto à direita como à esquerda do banco, e isto de uma maneira clássica.
A descrição precedente ilustra, portanto, que é possível, com meios simples, montar automaticamente a armação do encosto de um banco no assento deste banco, em dois postos de trabalho de uma linha de montagem, sem a intervenção humana.
Na Figura 8 a baioneta 2 0 é montada nas extremidades da armação 30 de um encosto de banco por recorte e dobragem por aperto da chapa, sendo estas duas espessuras unidas entre si por um embutido central 20d.
Podem assim utilizar-se espessuras de chapa muito delgadas que são fáceis de trabalhar na prensa.
Nas Figuras 9, 10, 11 e 12 a baioneta designada pela referência 31 é tornado solidário à armação do assento 32 por intermédio de um mecanismo de regulação de inclinação 1, fixando à parte móvel do mecanismo 1 a baioneta 31 com o auxílio de orifícios 33 repartidos correctamente num círculo concêntrico relativamente a um orifício 34 que permite a passagem do veio de comando do mecanismo 1.
Como se pode observar na Figura 12, a baioneta 31 apresenta
-9uma parte superior 31a ligeiramente menor uma vez que, finalmente, uma cabeça 31b mais estreita e destinada a introduzir-se facilmente numa caixa 35 solidária a uma das extremidades de uma armação 36 do encosto do banco. A caixa 35 é constituída, de um dos lados, pela armação 36 alargada em 3 6a para ter a forma cónica e facilita a introdução de cada baioneta 20 e 31 e, por uma tampa 37 (Figura 11) que compreende as escápulas 38 rebitadas na chapa que constitui a armação do encosto 36.
Tal como no caso anterior, está previsto um par de orifícios oblongos 15 cuja função foi explicada anteriormente.
funcionamento da montagem é idêntico ao caso anterior uma vez que, quando as baionetas 31 são fixadas às partes móveis dos mecanismos 1 solidários às armações de assento 32, trabalho efectuado na altura da fabricação do banco, o segundo posto de montagem apresenta a armação completa do encosto com as caixas 35 que vêm prender-se de ambos os lados da armação do encosto nas baionetas 31.
Na Figura 9, a peça 23, 24 possui a mesma forma já descrita.
Neste caso, a introdução das baionetas 31 nas caixas 35 tem como efeito bloquear estas baionetas nas caixas por imobilização dos rodízios 24 como já se descreveu no caso anterior.
numeral 41 designa a pequena mola que impele os eixos 23
-10para a base porque, neste caso, o bloqueio efectua-se de cima para a base e não da base para cima como no caso anterior (ver Figuras 1 a 7) .
Deverá notar-se que, em ambos os casos, se pode facilmente desmontar os encostos ao comprimir, com o auxilio de uma ferramenta, as molas 25 e 41 a fim de soltar os rodízios correspondentes e libertar assim as baionetas em relação às caixas. Isto obtem-se apoiando-os nas extremidades lisas 23 que saem da caixa 2.
As Figuras 13, 14 e 15 ilustram uma baioneta 45 que constitui a falca móvel dos mecanismos de articulação 1 de maneira a limitar o número de peças. A montagem desta baioneta nas caixas 35 é idêntica à que se descreveu para as Figuras 9 a 12, sendo as mesmas as referências utilizadas.
Há apenas a assinalar que as baionetas 45 são mantidas na parte fixa 32 de um mecanismo 1 de posicionamento solidário do assento de um banco por meio de peões correntemente utilizados neste caso.
Finalmente, as Figuras 16 a 18 ilustram o bloqueio das baionetas 50 (montagem idêntica à das Figuras 9 a 12) por meio de uma lamela 51 convenientemente recortada na face lateral da tampa 37. Neste caso, o rodízio 24 é suprimido uma vez que o travamento se efectua por intermédio da lamela
51.
-11Quando se falou de mecanismos que permitem a regulação da inclinação do encosto em relação ao assento, entendeu-se que estes mecanismos podem ser de quaisquer espécies, isto é, mecanismos contínuos por passos epicicloidais, mecanismos descontínuos por esferas ou mesmo mecanismos diferentes por imobilização electromagnética ou outros.
Como mostra a descrição, e sejam quais forem os casos previstos previstos nas Figuras 1 a 18, é portanto possível separar facilmente o encosto do assento em questão por um meio simples que é a libertação dos rodízios ou a deformação temporária da lamela 51.
Em determinados casos e para assegurar uma completa segurança e um bloqueio perfeito dos dois elementos, um em relação ao outro, isto é, o encosto na armação, é-se levado a modificar os dispositivos de ligação para o posicionamento da montagem e de bloqueio automático, o que vai descrever-se a seguir.
Na Figura 19, representou-se de uma maneira esquemática a armação 100 do encosto considerado, estando esta armação configurada apenas pela sua parte inferior terminal. A parte inferior solidária ao assento é uma lâmina 101 plana quase trapezoidal (ver Figuras 20 e 21) que apresenta nas suas faces opostas 101a, 101b entalhes 102.
A armação 100 do encosto do banco compreende uma caixa de forma sensivelmente trapezoidal 104 constituída por duas
-12peças 105, 106 unidas por soldadura e/ou agrafadas aoe pontos 107, 108, 109. Esta caixa apresenta como se vê perfeitamente na Figura 20 duas zonas enfunadas 104a, uma na parte superior e a outra na sua parte inferior (ver Figura 19) , estando estas duas zonas enfunadas alinhadas uma sob a outra. Os bordos da caixa compreendem ressaltos 110 para assegurar a fixação das molas em espiral 111. A extremidade livre 111a de cada mola 111 está engatada num munhão 112 central de cada rodízio estriado 113 cujas estrias 114 cooperam com as estrias dos entalhes 102 da armação 101 do assento (ver Figura 20) . As molas 111 tendem, em consequência da sua disposição, a fazer baixar os rodízios 113 para a base. Assinale-se que as extremidades 111a das molas 111 atravessam a zona enfunada 104a de cada caixa 104 pelas aberturas 116.
Deverá notar-se igualmente na Figura 20, que apenas está representada uma mola para o rodízio estriado 113, porque o outro rodízio estriado 113, do lado esquerdo do desenho, se encontra colocado na parte posterior e não é, portanto, visível. Uma montagem do conjunto faz-se do seguinte modo: quando uma caixa 104 está no seu lugar num dos lados da armação do encosto de um banco (ver Figura 19) e o outro lado da armação deste banco compreende igualmente a mesma caixa 104 simetricamente disposta, basta engatar a extremidade inferior triangular da armação 100 do encosto de maneira que a extremidade da armação 101 do assento venha apoiar-se na parte interior da caixa 104. Os rodízios estriados 113 cooperando com os entalhes 102 da armação do assento 101 bloqueiam então este último pelo facto de as molas 111
tenderem a fazer descer os rodízios 113 para bloqueando assim firmemente a armação do encosto na do assento.
a base armação
Para a desmontagem do encosto basta libertar os rodízios 113 trazendo-os para cima para a zona enfunada 104a para libertar os entalhes 102 das estrias 114 dos rodízios 113. 0 encosto fica então livre.
Esta construção permite uma montagem rápida e segura do encosto no assento e este trabalho pode, portanto ser efectuada numa máquina automática. Além disso a concepção simples mas eficaz da imobilização por rodízios estriados
assegura um bloqueio sem folgas e uma grande segurança da
ligação do encosto ao banco, isto para além de os
enfunamentos 104a se encontrarem a uma distância suficiente
um do outro.

Claims (9)

  1. - REIVINDICAÇÕES l4. - Dispositivo de posicionamento e de bloqueio de uma armação de encosto de banco numa armação de assento de banco montado de modo automático num veículo no qual as extremidades posteriores da armação do assento do banco em causa compreendem órgãos de fixação, caracterizado por cada órgão de fixação que pode ser montado num mecanismo de regulação (1) de inclinação do encosto ser formado por uma caixa (2) configurada para receber uma baioneta (20) fixada a cada uma das extremidades inferiores da armação do encosto, sendo esta baioneta (20) mantida na caixa (2) em causa por imobilização com o auxílio de uma peça constituída por um rodízio (24) central estriado no seu centro e compreendendo lateralmente prolongamentos lisos com pequenos diâmetros que permitem que o rodízio gire livremente em aberturas previstas na caixa (2) de maneira a serem impelidas por, pelo menos, uma mola (25) para a imobilização do rodízio em cada cunho da baioneta (20) e da caixa (2) em questão.
  2. 24. - Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por esta baioneta (20) compreender, na sua parte inferior, uma abertura alongada (22) que permite a sua introdução na caixa (2) sem interferir com o veio de rotação (21) do mecanismo de inclinação do banco.
    -1534. - Dispositivo de acordo com qualquer das reivindicações 1 e 2, caracterizado por a caixa (2) ser montada na armação do assento de ambos os lados do banco por meio de rebites, de soldaduras ou de parafusos (10, 11, 12).
  3. 44 . - Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a baioneta (31) solidária à parte móvel do mecanismo de articulação (1) se introduzir numa caixa (35) constituída pelas estremidades da armação do encosto (36) e uma tampa (37) convenientemente fixada no lado lateral interno da armação do encosto (36).
  4. 54. - Dispositivo de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por esta baioneta (31) ser bloqueada em cada caixa (35) por intermédio de um rodízio (24) de periferia estriada disposto livremente na caixa (2) e impelido para a base por uma mola (41) , estando o eixo (23) apoiado em orifícios (15) praticados na caixa (35) e no elemento do encosto do banco.
  5. 64. - Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por esta baioneta (45) constituir a falca móvel do mecanismo de articulação (1). 7
  6. 74 . - Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por este bloqueio da baioneta (50) se efectuar com o auxílio de uma lamela (51) previamente recortada na tampa (51) que forma a caixa (37).
    -16/
    U/
  7. 8·. Dispositivo de posicionamento de montagem e de bloqueio automático de uma armação de encosto numa armação de assento de um banco em que as duas extremidades da armação (100) do encosto do banco compreendem, cada uma, uma caixa (104) de forma sensivelmente trapezoidal, caracterizado por estas caixas (104) compreenderem, em dois pontos sobrepostos e alinhados, enfunamentos (104a) destinados, cada um deles, a conter um rodízio estriado (113) que apresenta no seu centro um munhão central (112) que permite o engate de uma das extremidades de uma mola de chamada (111) cuja outra extremidade é fixa num ressalto (110) previsto na parte inferior das caixas (104), recebendo estas caixas montadas, por introdução vertical, as extremidades inferiores da armação do encosto constituídas por lâminas (101) de forma sensivelmente trapezoidal e que apresentam nas suas faces maiores opostas estrias (102) que cooperam com os rodízios (113) .
  8. 9a. - Dispositivo de acordo com a reivindicação 8, caracterizado por as moías (111) serem moías de tracção. 10
  9. 104. - Dispositivo de acordo com a reivindicação 8, caracterizado por as duas peças (105, 106) que formam cada uma das caixas (104) estarem fixadas uma à outra por qualquer meio conveniente.
    Descreve-se um dispositivo de posicionamento e de bloqueio de uma armação de encosto de banco numa armação de assento de banco montado de modo automático num veículo em que as extremidades posteriores da armação do assento do banco em questão compreendem órgãos de fixação e que se caracteriza por cada órgão de fixação, que pode ser montado num mecanismo de regulação (1) da inclinação do encosto, ser formado por uma caixa (2) configurada para receber uma baioneta (20) fixada a cada uma das extremidades inferiores da armação do encosto, sendo esta baioneta (20) mantida na caixa (2) em causa por imobilização com o auxílio de uma peça constituída por um rodízio (24) central estriado no seu centro e que compreende lateralmente prolongamentos lisos de pequenos diâmetros que permitem que o rodízio gire livremente nas aberturas previstas na caixa (2) de maneira a serem impelidas, pelo menos, por uma mola (25) para a imobilização do rodízio em cada cunho da baioneta (20) e da caixa (2) em questão.
PT92215A 1988-11-10 1989-11-07 Dispositivo de posicionamento e de bloqueio de uma armacao de encosto de banco numa armacao de assento de banco montado automaticamente num veiculo PT92215B (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR8814698A FR2638688B1 (fr) 1988-11-10 1988-11-10 Dispositif de positionnement et de blocage d'une armature de dossier de siege sur une armature d'assise de siege monte en automatique dans un vehicule
FR8912596A FR2652316B1 (fr) 1989-09-26 1989-09-26 Dispositif de positionnement d'assemblage et de blocage automatique d'une armature de dossier sur une armature d'assise de siege monte en automatique dans un vehicule.

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT92215A PT92215A (pt) 1990-05-31
PT92215B true PT92215B (pt) 1995-09-12

Family

ID=26226982

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT92215A PT92215B (pt) 1988-11-10 1989-11-07 Dispositivo de posicionamento e de bloqueio de uma armacao de encosto de banco numa armacao de assento de banco montado automaticamente num veiculo

Country Status (9)

Country Link
US (1) US5064246A (pt)
EP (1) EP0368761B1 (pt)
JP (1) JPH02182548A (pt)
AU (1) AU630895B2 (pt)
BR (1) BR8905768A (pt)
CA (1) CA2002508A1 (pt)
DE (1) DE68901606D1 (pt)
ES (1) ES2031699T3 (pt)
PT (1) PT92215B (pt)

Families Citing this family (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2670849B1 (fr) * 1990-12-24 1993-04-16 Europ Sieges Automobiles Dispositif d'assemblage a emboitement et verrouillage et son application notamment aux armatures pour sieges d'automobile.
FR2715712B1 (fr) * 1994-02-03 1996-04-12 Cesa Dispositif perfectionné d'assemblage et son application notamment aux sièges.
US6019413A (en) * 1997-12-29 2000-02-01 Prince Corporation Rotating storage seat
US6024397A (en) * 1997-12-29 2000-02-15 Prince Corporation Rotating seat/storage unit
GB2349812A (en) * 1999-05-14 2000-11-15 Kenneth Galletly Travel pillow
DE10013728A1 (de) * 2000-03-21 2001-09-27 Atl Engineering Gmbh Schweißverbindung zweier Bleche
JP2003256301A (ja) 2002-02-28 2003-09-12 Canon Inc ネットワーク管理システム、表示方法及びネットワーク管理プログラム
DE102007042285B4 (de) 2007-02-19 2012-12-20 Johnson Controls Gmbh Fahrzeugsitz und Montageverfahren
US7909407B2 (en) * 2007-06-07 2011-03-22 Lear Corporation Vehicle seat connection
DE102010021743A1 (de) * 2010-05-25 2011-12-01 Keiper Gmbh & Co. Kg Verbindung von Strukturkomponenten eines Fahrzeugsitzes
DE102013225478A1 (de) * 2013-08-30 2015-03-05 Johnson Controls Gmbh Fahrzeugsitz, insbesondere kraftfahrzeugsitz

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3295888A (en) * 1965-10-21 1967-01-03 Steelcase Inc Backrest height adjusting apparatus for chairs and the like
US3989298A (en) * 1975-10-02 1976-11-02 Mohasco Corporation Seating furniture and hardware therefor
SE417275B (sv) * 1978-11-16 1981-03-09 Per Gotthold Bergman Isertagbar rullstol
DE3217140C2 (de) * 1982-05-07 1986-08-14 P.A. Rentrop, Hubbert & Wagner Fahrzeugausstattungen Gmbh & Co Kg, 3060 Stadthagen Sitz, insbesondere Kraftfahrzeugsitz mit im Abstand zueinander liegenden Beschlägen
US4536031A (en) * 1983-06-10 1985-08-20 Knoll International, Inc. Back support control mechanism for a chair or the like
US4890888A (en) * 1988-09-12 1990-01-02 Ford Motor Company Seat back attachment

Also Published As

Publication number Publication date
EP0368761A1 (fr) 1990-05-16
AU4452489A (en) 1990-05-17
US5064246A (en) 1991-11-12
EP0368761B1 (fr) 1992-05-20
ES2031699T3 (es) 1992-12-16
DE68901606D1 (de) 1992-06-25
CA2002508A1 (en) 1990-05-10
AU630895B2 (en) 1992-11-12
JPH02182548A (ja) 1990-07-17
BR8905768A (pt) 1990-06-05
PT92215A (pt) 1990-05-31

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT92215B (pt) Dispositivo de posicionamento e de bloqueio de uma armacao de encosto de banco numa armacao de assento de banco montado automaticamente num veiculo
JPH0228989Y2 (pt)
EP0003354B1 (de) Rücksitzbank für Kraftfahrzeuge
DE60037633T2 (de) Drehbare Kopfstütze
DE102008019596B4 (de) Befestigungsstruktur einer geteilten Sitz-Rückenlehne
DE4137599C2 (de) Kindersitz für ein Kraftfahrzeug
EP0283361B1 (fr) Partie de jonction conformée de tube d'armature de siège avec un mécanisme de réglage d'inclinaison du dossier
WO1986001778A1 (en) Safety seat for the conveyance of babies and infants in vehicles
EP1717098B1 (de) Fahrgastsitz für Personenbeförderungsfahrzeuge
IE85885L (en) Vehicle seat articulation
DE10345181B4 (de) Fahrzeugsitzanordnung
DE102017112308A1 (de) Seitenairbag-energiemanagementsystem
DE102014212230A1 (de) Sitz mit integrierter Zierleistenanordnung und Kopfstütze
KR100982797B1 (ko) 자동차용 헤드레스트
KR100267798B1 (ko) 자동차용 통합형 3중 모드 아동용 좌석 조립체
US2134135A (en) Adjustable seat for vehicles
DE102016223421B4 (de) Rücksitzanordnung, Fahrzeugsitzanordnung sowie Verfahren zum Montieren eines Fahrzeugsitzes
DE19912811A1 (de) Sitzgelenk für ein Fahrzeug
DE102018105421A1 (de) Rückhaltemechanismus für eine nach vorn klappbare sitzbaugruppe
DE4409331C1 (de) Fahrzeugsitz mit einem Kindersicherheitssitz
DE60211152T2 (de) Kinetische Kinderrückhalteeinrichtung
DE8504975U1 (de) Sicherheitssitz zur Beförderung von Säuglingen und Kleinstkindern in Fahrzeugen
JPS643408Y2 (pt)
WO1990014245A1 (en) An arrangement in connection with a chair
DE202018106726U1 (de) Manueller Schwenkmechanismus zur Neigungsverstellung

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19950502

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19961130