PT91989B - Dispositivo fumigeno aperfeicoado antidisturbio - Google Patents

Dispositivo fumigeno aperfeicoado antidisturbio Download PDF

Info

Publication number
PT91989B
PT91989B PT91989A PT9198989A PT91989B PT 91989 B PT91989 B PT 91989B PT 91989 A PT91989 A PT 91989A PT 9198989 A PT9198989 A PT 9198989A PT 91989 B PT91989 B PT 91989B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
fumigene
cylinders
disturbance
smoke
improved
Prior art date
Application number
PT91989A
Other languages
English (en)
Other versions
PT91989A (pt
Inventor
Juan Bartisa Santacreu
Original Assignee
Falken Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=8258504&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT91989(B) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Falken Sa filed Critical Falken Sa
Publication of PT91989A publication Critical patent/PT91989A/pt
Publication of PT91989B publication Critical patent/PT91989B/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F42AMMUNITION; BLASTING
    • F42BEXPLOSIVE CHARGES, e.g. FOR BLASTING, FIREWORKS, AMMUNITION
    • F42B12/00Projectiles, missiles or mines characterised by the warhead, the intended effect, or the material
    • F42B12/02Projectiles, missiles or mines characterised by the warhead, the intended effect, or the material characterised by the warhead or the intended effect
    • F42B12/36Projectiles, missiles or mines characterised by the warhead, the intended effect, or the material characterised by the warhead or the intended effect for dispensing materials; for producing chemical or physical reaction; for signalling ; for transmitting information
    • F42B12/46Projectiles, missiles or mines characterised by the warhead, the intended effect, or the material characterised by the warhead or the intended effect for dispensing materials; for producing chemical or physical reaction; for signalling ; for transmitting information for dispensing gases, vapours, powders or chemically-reactive substances
    • F42B12/48Projectiles, missiles or mines characterised by the warhead, the intended effect, or the material characterised by the warhead or the intended effect for dispensing materials; for producing chemical or physical reaction; for signalling ; for transmitting information for dispensing gases, vapours, powders or chemically-reactive substances smoke-producing, e.g. infrared clouds

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Toys (AREA)
  • Aiming, Guidance, Guns With A Light Source, Armor, Camouflage, And Targets (AREA)
  • Medicinal Preparation (AREA)
  • Compounds Of Unknown Constitution (AREA)
  • Finger-Pressure Massage (AREA)
  • Revetment (AREA)
  • Details Of Resistors (AREA)
  • Bridges Or Land Bridges (AREA)
  • Manipulator (AREA)

Description

ESCRIÇÃO
A presente invenção refere-se a aperfeiçoamentos em dispositivos fumígenos anti-distúrbios.
Os dispositivos fumígenos anti-distúrbios, mais conhecidos como granadas de fumo, são construídos actualmente em material metálico e são activados depois de serem lançados pelas correspondentes armas dos agentes da polícia, de tal modo que as referidas granadas de fumo, logo que atingem o solo, libertam os gases para provocar a fuga do grupo de pessoas que se pretende dispersar. Estas granadas de fumo apresentam bastantes inconvenientes no momento da sua utilização devido ao facto de possuírem uma elevada quantidade de energia cinética e ao facto de na sua combustão se produzirem chamas, constituindo em algumas ocasiões a origem de lamen táveis acidentes produzidos por impacto directo., incêndio ou asfixia, tanto entre a massa de manifestantes como entre os agentes da ordem pública, quando os manifestantes lhes devolvem as referidas granadas de fumo.
Se a tudo isto adicionarmos o facto de pela natureza das granadas, não se produzir a sua desintegração, torna-se evidente o alto risco associado à utilização destes dispositivos nas circunstâncias e nas ocasiões jã re1 feridas .
dispositivo de acordo com a presente invenção permite ser lançado como qualquer arma de fogo, ã qual se tenha adaptado uma embocadura apropriada, dividindo-se no ar em três ou mais fragmentos, cada um dos quais cai ao chão emitindo uma densa nuvem de fumo ao mesmo tempo que a reacção química exotérmica que se produz consome cada um desses fragmen tos, ficando apenas os seus resíduos.
Este modelo supera amplamente os jã existentes no mercado, apresentado relativamente aos outros as seguintes vantagens:
Desintegra-se em dois ou três minutos não deixando restos metélicos.
A combustão produz-se sem chama, evitando-se desse modo o perigo de incêndio.
Não possui arestas de nenhum tipo e, portanto, não apresentará qualquer risco para a integridade física das pessoas.
Produz três focos de fumo, conseguindo-se desse modo que o poder de expansão seja muito maior, triplicando a zona neutralizãvel.
A Figura 1 representa um corte longitudinal do dispositivo de acordo com a presente invenção e no que é essencial pode ver-se que é constituido por um invólucro metálico leve (1) de forma cilindrica. Presa a esse invólucro encontra-se uma tampa (2) separável do corpo se uma pressão interior actuar sobre ela. Na referida tampa encontra-se enrroscada a peça (3) portadora da espoleta de inércia e da cápsula iniciadora (4) do dispositivo.
No interior do invólucro encontram-se três cilindros (5) perfurados axialmente e que contêm uma mistura fumífera ou lacrimogénea, dependendo do tipo de dispositivo que se pretenda utilizar.
invólucro destes cilindros é feito de um metal de baixo ponto de fusão.
Entre os cilindros e a tampa do invólucro existe um separador (8) destinado a fixar os cilindros dentro do invólucro e destinado a criar uma camara de baixa pressão (15) que é susceptível de absorver os gases criados pela combustão da fita iniciadora (6) , até que esta tenha cumprido o seu objectivo de iniciar a mistura dos três cilindros (5).
Ao longo dos sulcos axiais dos cilindro e estendendo-se até à cápsula iniciadora (4) contida na peça portadora da espoleta (3) encontra-se a fita rígida iniciadora (6) que está coberta por uma mistura pirotécnica de fácil iniciação e susceptível de criar com a sua combustão a energia térmica necessária para iniciar a mistura fumífera ou lacrimogénea dos três cilindros.
dispositivo fica completo com uma tampa de material plástico (7) enrroscada na peça portadora da espoleta (3) e cuja parte inferior fica ajustada ao corpo do dispositivo, a qual tem como objectivo proteger a espoleta.
Na sua parte inferior possui um disco de goma (9) que protege o dispositivo durante o transporte e no momento de lançamento. Formando conjunto com esse disco en contra-se outro disco metálico (10) que evita que o dispositivo seja perfurado pela língua de fogo e gases qua a arma produz no momento do lançamento. Este conunto de dois discos está unido à parte inferior do dispositivo através de uma peça de plástico (11) à qual se ajusta o invólucro metálico (1).
O funcionamento do dispositivo é o que se descreve a seguir.
Com a tampa protectora da espoleta vol tada para a frente, introduz-se na embocadura da arma que se vai utilizar para o seu lançamento, e quando se dispara essa arma e o dispositivo ê lançado para a frente, o percutor da espoleta (12) impulsionado pela força de inércia provocada pela acelaração comunicada ao dispositivo, rompe o freio de segurança de transporte (13) e vence a acção da mola antagonista (14), incindindo sobre a cápsula iniciadora (4), produzindo a combustão da mesma uma labareda que se propaga à fita iniciadora (6).
A combustão desta fita não é instantânea, dadas as exigências relativas às caracteristicas térmicas e à ausência de onda mecânica que se lhe exigem para poder iniciar a mistura dos cilindros que o dispositivo contêm.
Como simultaneamente na referida combustão se libertam gases, é necessária a camâra de baixa pressão (15) criada pelo separador (8) na parte alta do dispositivo .
Por outro lado todas estas caracterlsticas da combustão e a existência dessa câmara de baixa pressão provocam um atraso que é necessário ao bom funcionamento do dispositivo o qual atinge a pressão necessária para abrir a tampa do invólucro apenas quando se encontra a uma distância mínima de 20 metros do agente lançador, permitindo assim projectar para diante e correctamente os três cilindros já activados, proporcionando-lhes um alcance equivalente ao que obteria o dispositivo completo.
Os referidos cilindros chegam ao solo jã activados, emitindo uma língua de fogo e uma densa nuvem de fumo por cada um dos orificios das bases. Ao progredir a reacção e ao terminar a emissão de fumos, o cilindro desaparece completamente deixando apenas um pequeno resíduo no lugar onde caiu.
Por outro lado, o efeito de multiplicar por três o dispositivo e a impossibilidade de apanhar alguns desses cilindros, apenas que se utilizam luvas protectoras, impede totalmente a devolução dos mesmos, originando uma grande confusão entre as pessoas as quais foi lançado.
Uma vez descrito pormenorizadamente o objectivo da presente invenção subentende-se que esta não fica limitada â forma de execução que nela se descreve e representa, considerando-se englobadas todas as variantes possíveis de realização dos seus diversos elementos.

Claims (1)

  1. REIVINDICAÇÕES
    Dispositivo fumigeno aperfeiçoado antidistúrbio, caracterizado por ser constituído por três ou mais cilindros independentes, cada um contendo uma mistura fumigena e lacrimogénea e que no momento do lançamento se dispara no ar, emitindo cada um deles uma densa nuvem de fumo com efeito dissuador nas pessoas sobre quem se fez o lançamento.
    - 2aDispositivo fumigeno aperfeiçoado antidisturbio, caracterizado por possuir uma câmara de pressão, sus ceptível de absorver os gases que se produzem na reacção de iniciação e de provocar um atraso na abertura do invólucro e na dispersão da mistura fumigena dos cilindros, permitindo que o dispositivo esteja para além da distância de segurança do lançador, quando este arremessa.
    - 3aDispositivo fumigeno aperfeiçoado antidistúrbios, caracterizado por possuir uma espoleta de inércia iniciadora que torna totalmente desnecessária a manipulação da mesma antes do lançamento.
    - 4aDispositivo fumigeno aperfeiçoado antidistúrbios, caracterizado por dispor de uma tira rígida iniciadora colocada em posição axial relativamente aos cilindros fumígenos .
    - 5aDispositivo fumigeno aperfeiçoado antidistúrbios caracterizado por possuir três ou mais cilindros de mistura fumigena perfurados axialmente e com um invólucro de metal de baixo ponto de fusão de modo que ao produzir-se a reacção que dá lugar à nuvem de fumo não caiam resíduos sólidos dos referidos cilindros.
    - 6aDispositivo fumigeno aperfeiçoado anti5 distúrbios, de acordo com as reivindicações anteriores, caracte rizado por se proporcionar uma protecção na base do dispositivo por meio de um disco de goma e outro de aço.
    A requerente reivindica a prioridade do pedido espanhol apresentado em 15 de Outubro de 1988, sob o n?. 8803136.
PT91989A 1988-10-15 1989-10-13 Dispositivo fumigeno aperfeicoado antidisturbio PT91989B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ES8803136A ES2011681A6 (es) 1988-10-15 1988-10-15 Perfeccionamientos en artificios fumigeos antidisturbios.

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT91989A PT91989A (pt) 1990-04-30
PT91989B true PT91989B (pt) 1995-08-09

Family

ID=8258504

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT91989A PT91989B (pt) 1988-10-15 1989-10-13 Dispositivo fumigeno aperfeicoado antidisturbio

Country Status (6)

Country Link
EP (1) EP0369922B1 (pt)
AT (1) ATE149671T1 (pt)
DE (1) DE68927819T2 (pt)
ES (2) ES2011681A6 (pt)
GR (1) GR3023477T3 (pt)
PT (1) PT91989B (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ES2199032B1 (es) * 2001-09-25 2005-05-01 Falken, S.A. Artificio con carga combustible de efectos fumigenos, lacrimogenos o de señalizacion.
US20030056680A1 (en) * 2001-09-25 2003-03-27 Falken, S.A. Device with combustible charge with smoke-generating, tear-generating or signaling effects

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3685450A (en) * 1970-06-03 1972-08-22 Us Army Floating grenade cup
US3726226A (en) * 1971-08-31 1973-04-10 Us Army Universal smoke marking grenade for dry and inundated areas
US3883942A (en) * 1972-03-16 1975-05-20 Fmc Corp Method of providing a fluid tight seal between a thin walled tube and a piston
DE2437535C3 (de) * 1974-08-03 1981-08-06 Rheinmetall GmbH, 4000 Düsseldorf Ausstoßbarer Nebeltopf für hochbeanspruchte Geschosse
FR2612287B1 (fr) * 1987-03-12 1993-09-10 France Etat Armement Projectile fumigene et munition ainsi equipee

Also Published As

Publication number Publication date
DE68927819D1 (de) 1997-04-10
ES2011681A6 (es) 1990-02-01
EP0369922B1 (en) 1997-03-05
ATE149671T1 (de) 1997-03-15
GR3023477T3 (en) 1997-08-29
EP0369922A2 (en) 1990-05-23
ES2098228T3 (es) 1997-05-01
EP0369922A3 (en) 1992-01-22
PT91989A (pt) 1990-04-30
DE68927819T2 (de) 1997-08-21

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4932329A (en) Simulated hand grenade with marking means
US4976201A (en) Non-lethal distraction device
RU2388508C2 (ru) Устройство для тушения пожара в здании
RU2526329C1 (ru) Ручная граната
US4015355A (en) Incendiary projectile and manual launcher
JP2011047527A (ja) 発煙弾
JP2608952B2 (ja) 爆弾弾丸
US4505202A (en) Multi source cartridge for dispersing a riot control agent
US4416630A (en) Weapons effect signature simulator
US10030955B1 (en) Multi-purpose non-lethal blunt trauma grenade
RU176708U1 (ru) Ручная граната нелетального действия
PT91989B (pt) Dispositivo fumigeno aperfeicoado antidisturbio
RU2622063C2 (ru) Игровой патрон
KR20010008388A (ko) 산불 진화용 소화탄과 방화대 설치 방법
RU140656U1 (ru) Ручная граната
RU180139U1 (ru) Имитатор ручной гранаты
RU2355998C2 (ru) Запал для учебной ручной гранаты
CA2637872A1 (en) Target marking munition
RU2661497C1 (ru) Кассетный выстрел нелетального действия
RU2235289C1 (ru) Запал для ручной гранаты нелетального действия
KR20020042394A (ko) 산불 진화용 소화탄과 방화대 설치 방법
RU2768335C1 (ru) Ручная граната
KR102474870B1 (ko) 연습용 수류탄
RU175652U1 (ru) Запал к ручной гранате нелетального действия
ITFI980077A1 (it) Dispositivo per giochi di guerra simulata

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19950411

MM4A Annulment/lapse due to non-payment of fees, searched and examined patent

Free format text: MAXIMUM VALIDITY LIMIT REACHED

Effective date: 20100411