PT91102B - Maquina aperfeicoada para descascar laranjas e similares - Google Patents

Maquina aperfeicoada para descascar laranjas e similares Download PDF

Info

Publication number
PT91102B
PT91102B PT91102A PT9110289A PT91102B PT 91102 B PT91102 B PT 91102B PT 91102 A PT91102 A PT 91102A PT 9110289 A PT9110289 A PT 9110289A PT 91102 B PT91102 B PT 91102B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
fruit
knife
machine according
arms
rotation
Prior art date
Application number
PT91102A
Other languages
English (en)
Other versions
PT91102A (pt
Inventor
Jose Perez Gonzalo
Original Assignee
Pelanar Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Pelanar Sa filed Critical Pelanar Sa
Publication of PT91102A publication Critical patent/PT91102A/pt
Publication of PT91102B publication Critical patent/PT91102B/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23NMACHINES OR APPARATUS FOR TREATING HARVESTED FRUIT, VEGETABLES OR FLOWER BULBS IN BULK, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; PEELING VEGETABLES OR FRUIT IN BULK; APPARATUS FOR PREPARING ANIMAL FEEDING- STUFFS
    • A23N7/00Peeling vegetables or fruit
    • A23N7/02Peeling potatoes, apples or similarly shaped vegetables or fruit
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47JKITCHEN EQUIPMENT; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; APPARATUS FOR MAKING BEVERAGES
    • A47J17/00Household peeling, stringing, or paring implements or machines
    • A47J17/14Machines for peeling
    • A47J17/16Peeling machines with rotary fruit-holding spindles and fixed or movable peeler blades

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Apparatuses For Bulk Treatment Of Fruits And Vegetables And Apparatuses For Preparing Feeds (AREA)

Description

Descrição
A presente invenção consiste numa máquina aperfeiçoada para descascar laranjas e similares.
São do mesmo inventor da presente invenção as patentes P8603158, EP87560002.5 e P8802255, todas três referentes a máquinas para descascar frutas, com a mesma finalidade.
Os antecedentes que definem o estado da técnica relativamente ao objecto da presente invenção são constituídos pelas referidas patentes, sendo a presente invenção a sua evolução .
Os aparelhos e dispositivos dos ranjas têm de desempenhar necessariamente pais, sem as quais não é possível atingir do. Essas funções são a rotação da fruta e a translacção da faca, ou vice-versa.
descascadores de latrês funções princio objectivo pretendia rotação da faca
Estes três movimentos são relativos e interdependentes isto é, o efeito pretendido poderia obter-se igualmente se, em vez de rodar a laranja, se rodasse o conjunto descascador da faca em torno da laranja, mas é claro que será mais complexo e economicamente pouco vantajoso pretender realizar uma operação usando meios que tendem a torná-la mais complicada quando já existe uma máquina anterior, como atrás se mencionou, inventada
ANA *
pelo mesmo inventor da presente invenção que executa estas funções de maneira simples e eficiente, e cujo aperfeiçoamento é o objecto da presente invenção.
Para efectuar o descasque, o que especificamente tem de ser feito é realizar um movimento helicoidal da faca em torno da laranja, de modo que esta seja descascada de maneira eficiente. Isso faz-se pela rotação da laranja e o movimento da faca ao longo de uma linha tangente à laranja ou por rotação da laranja e o movimento da mesma contra a faca. A forma helicoidal deste movimento sobre a laranja resulta do movimento, de preferência radial, da laranja em relação à faca ou do braço da faca em relação à laranja.
O processo para a obtenção da relação circular na velocidade relativa de deslocamento entre a fruta e a faca pode ser conseguido de várias maneiras, isto é, electronicamente, em relação com um sinal que varia em função do ângulo formado pelo eixo da fruta e a faca, obtido usando um potenciómetro logarítmico que faz variar a velocidade do movimento da faca relativamente ao fruto e também em relação a uma came que executa esta função, com um veio de desenho irregular ou uma barra de ligação.
Este movimento helicoidal pode ser efectuado numa só passagem e pode também ser realizado por meio de duas passagens helicoidais sobre o fruto. A vantagem da passagem única é a sua velocidade. O inconveniente da passagem única é a necessidade de um motor de maior potência. Em ambos os casos, o resultado é satisfatório e, além disso, com duas passagens, os dois motores podem ter menor potência, podendo mesmo funcionar com pilhas secas, visto que neste caso não é necessário cortar muito profundamente para o interior da pele.
Uma outra maneira de variar o descasque da laraja sem efectuar um movimento de translacção como atrás se descreveu é por variação da pressão ou da força com que a faca ataca a laranja, conseguindo-se desse modo o mesmo resultado: a faca não penetra demasiadamente profundamente nas áreas sobre as quais passa mais e penetra mais profundamente nas áreas sobre as quais passa menos. Comparando a laranja a um globo terrestre, é necessária menor pressão nos polos que no equador.
É também possível descascar a laranja uniformemente, sem necessariamente descrever uma hélice perfeita, por meio de um sensor que permite um corte menos profundo nos polos da fruta que no centro, com o mesmo resultado que nos dispositivos atrás mencionados.
Além disso, e no mesmo contexto, é desejável que as bases de prisão nos pontos em que se aplica o movimento de rotação à laranja sejam o menor possíveis a fim de descascar a maior área possível da laranja. Portanto, o veio de tracção da máquina, em especial na máquina que efectua o corte numa só passagem, tem de ter guias do dispositivo de prisão com a profundidade apropriada e com o diâmetro mínimo. 0 diâmetro deve ser de aproximadamente 20 mm e não deve ser menor que 15 mm nem é desejável que seja maior que 25 mm.
A porção não descascada assim obtida é minimizada relativamente à área descascada, deixando duas tampas opostas que são facilmente removidas.
A presente invenção tem por objecto proporcionar um dispositivo para facilitar o descasque de laranjas, que é um aperfeiçoamento das características técnicas das patentes atrás referidas e além disso a sua simplicidade permite a produção económica, simplicidade de utilização e uma grande segurança.
A posição da laranja relativamente ao eixo de corte e vice-versa não tem qualquer importância. O peso da laranja pode apertar a mesma contra a faca, mas pode igualmente aplicar -se uma pressão fixa à faca, por exemplo pelo peso do motor, colocando-o em contacto com a laranja com uma pressão suficiente e uniforme de modo a efectuar um corte eficiente da casca, independentemente das dimensões do fruto.
A laranja é mantida entre dois braços equipados com um fuso roscado duplo movido pelo motor, ou com uma mola que mantém o fruto no seu lugar por pressão, tendo as duas extremidades dos braços uma superfície com pontas constituídas por per nos aguçados ou similar, que globalmente ocupam uma área mínima
de acordo com as necessidades e as dimensões preferidas já descritas atrás, sendo preferível que o seu contacto com a casca da laranja não seja demasiadamente profundo, facilitando a posição da fruta na máquina.
dispositivo que controla a sequnda passagem da faca nas máquinas que descascam em duas passagens consiste num dispositivo que, quando a faca atingir uma das extremidades do seu trajecto, inverte o sentido e roda a laranja, deslocando-se sobre a superfície da laranja no sentido oposto. Isso exige um motor que possa inverter o sentido, ou por mudança de polaridade, no caso da produção contínua, ou por inversão do motor por meio de peças de retenção ou batentes.
A segunda passagem pode também ser efectuada seguindo um perfil de uma carne.
A faca pode ser modelada com a forma de tronco de cone e ser equipada com um sensor ou parte que permite que ela penetre na casca apenas até uma profundidade específica. 0 sensor pode ser de dimensão variável ou de excentricidade variável e portanto ajustável. É também possível ter um sensor que modifica a profundidade de corte em função da posição da laranja dada que, na parte superior a casca, seja sempre mais espessa que o restante da fruta. A faca tem de ser muito afiada e de preferência é constituída por pequenas ranhuras ou dentes, de modo que possa penetrar ou cortar o fruto com casca muito fina ou escorregadia. Deve também ser de pequeno diâmetro e igualmente os braços que retêm e rodam a laranja têm de ser pequenos, de modo que apenas uma área muito pequena da laranja seja deixada não descascada, com duas tampas de casca opostas facilmente removíveis, sem perder qualquer parte comestível da laranja no processo do descasque.
A faca pode também estar equipada com um anel de separação com um diâmetro apropriado para impedir que a faca corte para o interior quer do braço de suporte superior ou quer do inferior.
A posição mais apropriada para a faca é na parte inferior, de modo que o peso do fruto faça pressão contra a faca
enquanto o fruto roda. Neste caso, da faca que pode ficar escondida no qual os pedaços de casca podem ser há um compartimento interior da máquina recolhidos.
junto e no fruto: por ou atrás e montar-se
A faca pode estar em qualquer cima, por baixo, à esquerda , conforme a posição em que é um canal para afastar a casca posição em relação ao ou à direita, à frente instalada, pode ou não cortada.
corte pode também ser que se encontram no mesmo plano, esquerdo-direito, superior-inferior efectuado usando duas facas também em planos opostos: e anterior-posterior.
A força motriz para o movimento da laranja pode ser transmitida por dois pinhões circulares de forma especial, estando uma peça articulada em relação à outra, determinando assim o engreno permanente dos dois pinhões.
Quando a posição do eixo do fruto for fixo mente ao seu eixo de rotação, a faca pode ser guiada ranhura que faz com que o eixo desta última tome uma radial relativamente à laranja.
relativapor uma posição
É também possível montar dois braços de suporte da faca separados, desempenhando o segundo a função de efectuar a segunda passagem quando for necessário, de acordo com a máquina particular.
Para permitir o descasque eficiente de todas as dimensões dos frutos, o arco descrito pelo movimento da faca ou do fruto é radial, pois os braços de suporte são ambos móveis de modo que a máquina pode ser adaptada a qualquer tipo ou diâmetro de laranja.
No mesmo sentido e para facilitar a acção do descascador, proporcionam-se dois braços, um articulado ao outro, para manter a laranja de modo que o fruto se mantenha centrado relativamente ao movimento da faca ou do fruto em relação à faca. Estes braços podem estar equipados com um mecanismo eléctrico de abertura e de fecho.
Para tornar a explicação que segue inteligível, apresentam-se em anexo desenhos mais clara e mais cujas figuras re5 presentam a título de exemplo, a essência da presente invenção.
A fig. 1 representa a carcassa exterior (1) da máquina, concebida de qualquer maneira apropriada para conter os mecanismos correspondentes que se descrevem adiante. É constitui da por duas partes, sendo a parte (2) susceptível de ser removi da para permitir a limpeza das partes que entram em contacto com a fruta, não sendo por isso necessário introduzir a parte eláctrica na água. Esta parte amovível (2) tem também um compartimento amovível (3) que desliza no interior da máquina, cuja função consiste em recolher as cascas. Ela desliza ao longo das ranhuras (4) de modo que pode ser escondida, se se desejar.
A laranja é colocada entre as extremidades de braços (5) e (6) de modo que o veio (7) do braço (6) e a tracção das guias (8) de prisão aguçadas do braço (5) formam os centros de rotação do fruto.
Estes dois braços (5) e (6) estão articulados de acor do com dois pontos de rotação interiores de modo que abrem ou fecham-se de um mesmo ângulo em cada sentido, ocupando o centro do fruto sempre a mesma posição.
Os braços (5) e (6) estão unidos rigidamente a peças (9) e (10) que podem rodar em torno do eixo horizontal dando ao eixo (7-8) do fruto uma variação angular até 180°.
A faca (11) tem a forma de um tronco de cone. A parte traseira tem um anel de separação (12) para impedir que a faca toque no braço (5) quando o braço está a suportar o fruto. A roda (13) regula a profundidade de corte através de uma ligação com uma carne excêntrica (14) que, de acordo com a sua posição, leva o fruto à distância exigida da faca de modo que a camada de casca removida pode ser regulada por este dispositivo.
Há um espaço vazio na parte superior da carcassa para facilitar a abertura da parte superior do braço (6).
A fig. 2 representa o esboço de uma secção transversal que mostra o funcionamento da máquina.
Esta figura mostra um corte transversal da máquina, no qual pode ver-se o mecanismo, com o motor (16) que proporcio
na o movimento circular da base que suporta o fruto por meio da transmissão (17).
Os braços (5) e (5) estão ligados aos eixos indicados respectivamente em (18) e (19). Para prender o fruto, é comunicado um movimento aos braços que levam as peças terminais de prisão (7) e (8) a aproximar-se. Isso consegue-se, por exemplo, através de uma mola (20) ligada à parte traseira da máquina que força os braços (5) e (6) a fechar-se pela tensão.
A unidade de rotação (9) e (10) está ligada a uma roda dentada ou roda de coroa (21) que se move de acordo com o movimento transmitido pelo motor (22). Este motor tem um mecanismo redutor (23) que transmite movimento, por um lado, à referida roda de coroa (21) e, por outro lado, ao eixo (24) que transmite movimento à faca (11). A parte (21) está ligada por uma charneira ao desmultiplicador (23), onde se situa a roda dentada que proporciona o seu movimento , para facilitar o contacto do fruto com a faca, tendo ambos rodas dentadas circulares que permitem que estas peças sejam posicionadas apropriadamente uma em relação à outra, qualquer que seja o ângulo entre as mesmas .
A unidade superior, os braços, o motor e o mecanismo de rotação da laranja está suspensa de modo que o peso próprio da laranja leva-a ao contacto com a faca.
A faca pode também ser ligada a um eixo central, com o motor como contrapeso, de modo que o peso do referido motor faz com que a faca corte a casca do fruto em questão, como está representado na fig. 3, onde pode ver-se o motor (22) cujo peso desloca a faca (11) para o fruto, estando a unidade articulada no ponto de rotação (25).
O mecanismo de carne para o descasque em duas passagens representado na fig. 4, é constituído por uma parte (27) ligada a um eixo (28). A referida parte (27) está equipada com um eixo de rotação (31) sobre o qual se desloca uma carne de forma especial, que roda em torno de um eixo (30), de modo que a forma exterior (21) do mecanismo de rotação acelera ou retarda o seu movimento de rotação em relação com a posição da carne (29).
mecanismo de fuso da fig, 5 é constituído por uma parte (34) ligada a uma guia (33) através da qual se transmite o movimento para a roda de coroa (21) por meio da cavilha (32) desta última, de modo que o fuso (35) accionado pelo motor (36) provoca o deslocamento e portanto a rotação da roda de coroa (21) e portanto do fruto. Para o movimento inverso, o motor que acciona o fuso tem de inverter o sentido de seu movimento.
mecanismo da barra de ligação funciona como se mostra na fig. 6, por meio de uma carne excêntrica (40), com um eixo de rotação (41), ligado a uma barra de ligação (38) fixada na carne em (42), de modo que a periferia da barra de ligação (37) que está em contacto com a roda de coroa (21) tem uma cremalheira e é posicionada por uma cavilha de guia (39).
O mecanismo de fuso para a abertura e o fecho eléctricos dos dois braços de suporte do fruto funciona em duas modalidades, representadas nas fig. 7 e 8. A fig. 7 representa um fuso roscado duplo (43) que actua nas duas partes (44) e (45), ligadas aos braços (5) e (6), de modo tal que o seu movimanto de aproximação ou de afastamento provoca a aproximação ou o afastamento dos braços. A fig. 8 tem um dispositivo análogo ligado a um fuso horizontal com uma rosca unidireccional, de modo tal que as partes (46) e (47) unidas a esta rosca se movem lateralmente abrindo e fechando os dois braços. Nestes dispositivos eléctricos de abertura e fecho dos braços, o mecanismo é ligado a uma peça de retenção que pára o motor quando se tiver produzido uma pressão suficiente entre os braços.
O fuso com uma rosca inversora sem fim está representado na fig. 9 e é constituído por um fuso com uma rosca bidireccional (49) que é alternadamente ligada às duas extremidades de uma peça mais ou menos em forma de ferradura (50), ligada por um eixo de rotação por exemplo à roda de coroa (21), de modo que, quando o fuso se move, a peça de retenção (51) entre as duas pistas roscadas ao chegar à peça de retenção, inverte a rotação da roda de coroa (21).
A fig. 10 representa uma maneira de montar o braço da faca (53) numa ranhura (52) formada radialmente, de modo tal
que a faca fica perpendicular (54) ao eixo longitudinal do braço (53) que é telescópico de modo que pode adaptar-se a possíveis irregularidades da forma do fruto ou a diferentes dimensões do fruto.

Claims (1)

  1. REIVINDICAÇÕES
    - lâ Máquina aperfeiçoada para descascar laranjas e frutos semelhantes, caracterizada por ser constituída por uma carcassa que possui meios de fixação da fruta, meios para proporcionar um movimento de rotação à fruta e meios para inclinar, com velocidade angular constante ou variável, o eixo da fruta em relação à faca, ou vice versa, de preferência até um limite de 180° estando provida de uma faca rotativa que percorre helicoidalmente toda a superfície do fruto.
    - 2â terizada por da fruta ser
    Máquina de acordo com a reivindicação a relação entre o avanço radial da faca e regulada electronicamente.
    - 3ã Máquina de acordo com a reivindicação terizada por a relação entre o avanço radial da faca e da fruta ser obtida por meio de uma came.
    1, caraca rotação
    1, caraca rotação
    - 4ã terizada da fruta vimento
    Máquina de acordo com a reivindicação 1, caracpor a relação entre o avanço radial da faca e a rotação ser obtida através de um pequeno fuso com um desenvolproporcional ao desenvolvimento da fruta conforme a po9 sição da faca em relação ao raio de rotação que percorre.
    - 5ê Máquina de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizada pelo facto de o arco descrito pela translacção da faca relativamente ao fruto ou vice versa ter um raio compreendido entre o de uma laranja grande e uma laranja pequena e súsceptível de se adaptar portanto a um fruto de qualquer dimensão.
    - 6â Máquina de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por a relação entre o avanço radial da faca e a rotação da fruta ser obtida em relação com o movimento de uma biela.
    - 7ã —
    Máquina de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por a faca estar provida de um apalpador variável, um anel separador e ser de preferência troncocónica, estando provida de recortes.
    - 8θ Máquina de acordo com a reivindicação 7, caracterizada por o apalpador ser regulável manualmente e ser formado por um cilindro excêntrico em cujo eixo actua um rolete disposto separado do mesmo.
    - 9§ Máquina de acordo com as reivindicações 7 e 8, caracterizada por o apalpador estar provido de regulação electró nica e adoptar perfis distintos conforme o seu avanço e a posição relativa da faca relativamente à laranja.
    - 10 ante-
    - 10ã Máquina de acordo com as reivindicações riores, caracterizada por o braço que suporta o fruto se separar do braço da faca, ou vice-versa, graças a um anel separador que roda livremente no eixo da faca e tem um diâmetro maior que o da faca.
    - llã Máquina de acordo com a reivindicação 1, carac terizada por a faca ter de preferência a forma troncocónica, tendo a sua parte interior a secção parabólica.
    - 12ã Máquina de acordo com a reivindicação 7, caracterizada por a faca ter na sua aresta de corte pequenos recortes ou dentes.
    - 13ã
    Máquina de acordo com as reivindicações anteri ores, caracterizada por a incidência da faca no fruto estar afastada de alguns milímetros relativamente à tangente perpendi cular ao eixo de rotação do fruto.
    - 14ã Máquina de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por a fixação da laranja se fazer entre dois braços providos de uma articulação que permite uma abertura ou separação simultânea e centrada dos dois braços.
    - 15ã Máquina de acordo com a reivindicação 14, caracterizada por a abertura e o fecho dos braços serem feitos electronicamente, accionados por um motor que actua no pequeno fuso de rosca dupla ligado verticalmente aos braços, ou de rosca única ligado horizontalmente aos braços, ligado a um interruptor de fim de curso colocado de preferência na peça que fixa a fruta no braço superior, que desliga o motor quando a fruta estiver suficientemente fixada pelos braços.
    - 16â Máquina de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por a segunda passagem se efectuar por meio do seguimento de um perfil de carne, que é percorrido por um eixo de rotação ligado a uma peça em forma de sector circular, sendo um dos seus lados, o lado curvo, formado por um arco dentado de modo que este arco dentado produz a rotação alternativa da inclinação do eixo da laranja.
    - 17ã Máquina de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por a segunda passagem ser efectuada por meio de um pequeno fuso com rosca de duplo sentido com inversor de sem-fim, de modo que em cada parte do pequeno fuso actua alternadamente cada uma das extremidades de uma peça com a forma aproximada de ferradura, cujo deslizamento alternativo por cada rosca produz o retorno de coroa dentada que é solidária dos braços que produzem a inclinação do eixo da laranja.
    - 18ã Máquina de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por os braços que suportam a fruta estarem livres e a fruta incidir com o seu peso na faca que realiza o corte.
    - 19§ Máquina de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por os braços que suportam a fruta estarem fixos e a faca se aproximar da fruta devido ao peso do motor colocado na outra extremidade do eixo da peça que suporta o mecanismo de ro tação da faca.
    - 20â Máquina de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por a faca estar ligada a um braço telescópico que coloca a faca perpendicular a este que percorre o contorno da fruta radialmente desde uma torrinha provida de uma ranhura, mantendo a distância radial, estando o seu eixo de rotação provido de uma rotação de preferência com o valor máximo de 180°.
    - 21ê Máquina de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por a peça de corte poder estar provida de duas faças num mesmo plano.
    - 22â Máquina de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por o corte se realizar por meio de dois braços porta-facas separados.
    - 23ã Máquina de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por a transmissão da rotação do motor para a translacção da laranja ser feita por pinhões arredondados, estando ambas as peças articuladas de modo que se assegura o engreno permanente dos dois pinhões.
    - 24â Máquina de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por cada um dos movimentos e operações realizados por motor eléctrico terem um interruptor de fim de curso que desliga ou liga a função correspondente e efectua a paragem automática uma vez terminada a operação de descasque.
    - 25â Máquina de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizada por as partes que entram em contacto com a fruta, designadamente a faca, o apalpador, a caixa de recolha, serem desmontáveis para a sua limpeza, bem como a parte da carcassa ligada ou relacionada com essas partes.
    - 26â Máquina de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por as bases de fixação nos pontos em que se exerce um esforço de rotação da fruta terem um diâmetro aproximadamente de 20 mm, de preferência entre 15 e 25 mm.
PT91102A 1988-07-07 1989-07-07 Maquina aperfeicoada para descascar laranjas e similares PT91102B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ES8802255A ES2012107A6 (es) 1988-07-07 1988-07-07 Pelafrutas.

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT91102A PT91102A (pt) 1990-02-08
PT91102B true PT91102B (pt) 1994-07-29

Family

ID=8257360

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT91102A PT91102B (pt) 1988-07-07 1989-07-07 Maquina aperfeicoada para descascar laranjas e similares

Country Status (12)

Country Link
US (1) US5105735A (pt)
EP (1) EP0350424A3 (pt)
JP (1) JPH02142517A (pt)
KR (1) KR900001322A (pt)
AU (1) AU3784789A (pt)
BR (1) BR8903501A (pt)
DK (1) DK335789A (pt)
ES (1) ES2012107A6 (pt)
IL (1) IL90883A0 (pt)
NO (1) NO892792L (pt)
PT (1) PT91102B (pt)
ZA (1) ZA895134B (pt)

Families Citing this family (25)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2668052B1 (fr) * 1990-10-18 1993-01-22 Deloubes Jean Pierre Dispositif motorise permettant d'eplucher totalement et rapidement certains legumes et fruits, dont les pommes de terre.
US5550927A (en) * 1994-09-13 1996-08-27 Lyco Manufacturing, Inc. Vegetable peel fraction inspection apparatus
US5660104A (en) * 1996-03-22 1997-08-26 Heinzen; Alan Apparatus and method for removing rind from spheriodal fruits and vegetables
US5690022A (en) * 1996-12-11 1997-11-25 Chai; Liao-Chu Peeling device
ES2135346B1 (es) * 1997-11-11 2000-05-01 Pelanar S L Maquina para el pelado de frutas y hortalizas.
KR100286367B1 (ko) * 1998-06-05 2001-05-02 안명수 소성미세분말 황토의 공중살포에 의한 적조방제 방법
US6125744A (en) * 1999-08-23 2000-10-03 Pre-Pack Machinery, Inc. Fruit peeler
ES2168213B2 (es) * 2000-05-18 2003-07-16 Marco Adrian Hernandis Instalacion peladora y exprimidora de citricos.
US6591742B1 (en) * 2003-01-14 2003-07-15 Anaiboni E. Leonor Plantain peeler
JP3878593B2 (ja) * 2003-10-20 2007-02-07 株式会社ムロコーポレーション 果菜の皮むき器
ES2255828B1 (es) * 2004-07-30 2007-04-16 Pelanar, S.L. Mejoras en aparatos pelafrutas.
US7789016B2 (en) * 2005-08-17 2010-09-07 Chiquita Brands, Inc. Device for separating banana pulp from the peel
ITPC20050057A1 (it) * 2005-10-24 2007-04-25 Simone Venturati Pela e taglia frutta e verdura elettrico
KR100867198B1 (ko) 2007-06-13 2008-11-06 최성욱 덩이 형태의 과일 및 식물의 가공 성형장치
US9375858B2 (en) * 2008-08-06 2016-06-28 Edible Arrangements, Llc Method and device for removing rinds from a food item
CA142393S (en) * 2011-04-26 2012-02-13 Pi Design Ag Peeler
USD786631S1 (en) * 2016-02-17 2017-05-16 Helen Of Troy Limited Vegetable spiralizing device
USD791557S1 (en) * 2016-03-26 2017-07-11 Tafa International Corp. Fruit cutter
USD793181S1 (en) * 2016-04-14 2017-08-01 Abdoolally Ebrahim Housewares Limited Foldable spiralizer
CN106724718B (zh) * 2017-02-13 2018-05-01 衢州市依科达节能技术有限公司 一种水果刨皮去核机
USD830140S1 (en) * 2017-02-23 2018-10-09 Shuangma Plastic Manufacturing Inc. Vegetable processor
CN107411117A (zh) * 2017-05-31 2017-12-01 程兆忠 齿轮削刨机
CN109431223A (zh) * 2018-11-01 2019-03-08 长沙宁湖机械设备有限公司 一种柚子剥皮装置
KR102081419B1 (ko) * 2019-02-21 2020-04-23 농업회사법인주식회사팜텍 과일 자동 박피장치
CN110123114A (zh) * 2019-04-23 2019-08-16 杭州一飞冲天科技有限公司 一种便于收集果皮的去皮器

Family Cites Families (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1224203A (en) * 1915-04-30 1917-05-01 Cleveland Dental Mfg Company Belt.
US1380259A (en) * 1920-07-23 1921-05-31 Barney A Sharp Potato-peeling machine
US1579771A (en) * 1921-11-04 1926-04-06 Kools Mfg Company Vegetable peeler
US1872731A (en) * 1926-06-28 1932-08-23 California Packing Corp Fruit peeling machine
US2483930A (en) * 1945-12-18 1949-10-04 Pauls William Fruit peeling device
DE888451C (de) * 1951-07-26 1953-09-03 Abraham Guelicher Schaelmaschine fuer Kartoffeln, AEpfel od. dgl.
US3113603A (en) * 1961-09-11 1963-12-10 Fmc Corp Rotary cutter for peeling fruit
US3881406A (en) * 1973-11-28 1975-05-06 Artemio R Perez Apparatus for peeling fruit or vegetables
US3982482A (en) * 1974-11-22 1976-09-28 Webb's Machine Design Fruit peeling apparatus
US4137839A (en) * 1977-06-13 1979-02-06 Fernand Couture Vegetable peeling apparatus
GB2037147A (en) * 1978-12-11 1980-07-09 Chen Shih Lin Peeling-apparatus
JPS6057828B2 (ja) * 1983-06-07 1985-12-17 日本技術工業株式会社 じやがいも等の芽取り方法および装置
FR2583969B1 (fr) * 1985-06-26 1987-09-11 Cailliot Serge Eplucheuse de fruits et legumes
JPS62175159A (ja) * 1986-01-29 1987-07-31 Muro Kinzoku Kogyo Kk 果菜の皮むき機
ES2003540A6 (es) * 1986-11-24 1988-11-01 Perez Gonzalvo Jose Aparato para el pelado automatico de naranjas y frutas similares

Also Published As

Publication number Publication date
AU3784789A (en) 1990-01-11
DK335789A (da) 1990-01-08
NO892792D0 (no) 1989-07-06
NO892792L (no) 1990-01-08
ZA895134B (en) 1990-03-28
DK335789D0 (da) 1989-07-06
IL90883A0 (en) 1990-02-09
ES2012107A6 (es) 1990-03-01
JPH02142517A (ja) 1990-05-31
US5105735A (en) 1992-04-21
PT91102A (pt) 1990-02-08
EP0350424A3 (en) 1990-03-07
EP0350424A2 (en) 1990-01-10
KR900001322A (ko) 1990-02-27
BR8903501A (pt) 1990-03-13

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT91102B (pt) Maquina aperfeicoada para descascar laranjas e similares
CN210697130U (zh) 仿人工菠萝自动削皮机
CN112746603B (zh) 一种水面漂浮垃圾收集装置
US4834795A (en) Pineapple peeler
CN110122895A (zh) 一种水果自动削皮装置
CN111742737A (zh) 一种柚子树干去皮装置
CN210810452U (zh) 一种能够削皮和去除菠萝眼的菠萝削皮器
US2301729A (en) Shrimp veining machine
US5290199A (en) Apparatus for deveining shrimp
CN109623905B (zh) 一种切割装置
CN204697818U (zh) 带有离心回转输送器的黄鳝、泥鳅宰杀机
CN106688432A (zh) 一种海带收获机
CN205681029U (zh) 一种手动便携式电缆剥皮器
CN106058744A (zh) 一种手动便携式电缆剥皮器
CN216255293U (zh) 一种剥柚子皮装置
GB2037147A (en) Peeling-apparatus
CN112909844B (zh) 一种线缆切皮机
CN213785291U (zh) 一种坚果烘干用均匀翻炒装置
FR2614885A1 (fr) Mecanisme d'entrainement de portes de type accordeon pour cabines d'ascenseurs
PT99736B (pt) Aparelho para a extraccao de sumo de frutos citrinos
FR2501098A1 (fr) Machine pour le decoupage de rouleaux de tissu
CN211581496U (zh) 一种自动取菠萝果肉的设备
US4148252A (en) Fruit and vegetable peeling machine having a rotary drum
CN218851847U (zh) 一种青柑的皮内挖肉装置
CN220235877U (zh) 一种食品穿串装置

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19940107